Dica de Luthier: Rachadura no Tampo do Violão - Como Evitar (Luteria)
Вставка
- Опубліковано 13 гру 2024
- Dica de Luthier: Rachadura no Tampo do Violão - Como Evitar
Esse vídeo tem por finalidade demonstrar como fazer para evitar que seu Violão tenha o tampo rachado devido a variação de umidade e/ou temperatura.
Essa é uma situação muito comum que vários violonistas já passaram. Ao levar seu instrumento a outra cidade que possua uma humidade ou temperatura muito diferente tem o Tampo de seu Violão danificado (rachado). Mas isso pode ocorrer mesmo sem levar a outro local. Caso seja um dia muito quente e muito seco um Violão com tampo maciço (sólido) está sujeito a este acidente. Então para evitar isso, eu (Marcelo H. Oliveira), violonista, professor de violão e Luthier (formado em construção de guitarra com a grande luthier Paula Bifulco - Pauleira) trago aqui algumas soluções muito simples que podem ser aplicadas em qualquer violão por qualquer pessoa.
Me siga também no Instagram:
...
Esse canal é um canal totalmente dedicado à música (principalmente ao Violão). Trago aqui conteúdo sobre Luteria (luthieria), documentários sobre violões de butique feitos pelos maiores luthiers do Brasil, entrevistas com violonistas, conteúdo sobre ensino de violão (Dica do professor) e conteúdo de música em geral.
Caso queira ser meu aluno de violão só entrar em contato inbox no Instagram. Trabalho com aulas particulares Online e Presencial (na cidade de São Paulo) com condições especiais para quem reside na Zona Norte da cidade.
Muito bom. Aqui no sul fazemos o contrário, deixamos pacotes de sílica em gel no case e a desidratamos, porque é muito úmido, mas no caso de ir para estados mais secos, a solução que mostras no vídeo é a solução.
Parabéns pelo lindo trabalho e por tanta dedicação!!! Gratidão...Gratidão...Gratidão!!! 🎼🎼🎼🌅🌅🌅🌱🌱🌱🌱🐞🐞🐞🐞👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Gratidão
Excelente dica, vai ajudar muita gente com certeza. Eu moro no litoral de sp, lugar com umidade entre 80 a 90% o ano todo, muita chuva e periodos de calor intenso. Esse clima é propício ao surgimento de mofo. Por favor, dê algumas dicas para quem mora nessas áreas também. Será que um violão todo laminado não seria melhor nessas condições? Gratidão por compartilhar seu conhecimento.
Obrigado. Fico feliz que tenha gostado. Vou pensar num vídeo sobre lugares com muita umidade. Obrigado pela sugestão.
Caso ainda não seja inscrito no canal peço que se inscreva para acompanhar mais conteúdo como esse.
Boa tarde Marcelo! Muito boas dicas!
Esse tipo de esponja também é vendido em lojas de produtos eletrônicos (componentes, placas, etc.)
É a mesma esponja utilizada para a limpeza da ponta do ferro de solda. Talvez seja mais barata ainda e muito boa também!
Eu tenho uma dúvida, não é o meu caso, mas o uso e armazenamento do violão em ambiente com Ar Condicionado pode causar esse mesmo problema de rachar o tampo?
GRATIDÃO mais uma vez!
Olá Augusto. Obrigado pelo comentário. Ah, com certeza. Ar condicionado resseca o ar e isso aumenta a chance de rachar o violão. Sempre mantenha um umidificador ou uma toalha úmida no ambiente, além das dicas que já passei no vídeo. Abraço.
Amigo eu tenho esse pirata que você mostrou agora eu peguei um frasco de remédio vazio fiz bastante furos coloquei uma esponja dentro e coloco dentro do case
Legal. A ideia é sempre tentar proteger nossos queridos instrumentos da baixa umidade e rachadura. Obrigado por assistir.
@mundoem6cordas qual a marca desse seu case?
Marca AMS. Mas esse modelo e cor eles produzem exclusivo para o Tessarin.
Precisa fazer isso todo dia ou só em dias mais quentes e secos?
Principalmente nos dias quentes e secos. Mas eu faço todos os dias pq já virou hábito kkkk.
Existe uma tendência maior de rachadura para o abeto ou para o cedro? Ou os dois podem rachar igualmente?
Olha. Eu não tenho nenhuma informação oficial sobre isso. Eu acho (apenas acho) que o abeto por ter uma densidade maior que o cedro tende a rachar com mais facilidade. O que eu tenho certeza é que um tampo sólido (maciço) racha muito mais facilmente que um tampo laminado. Obrigado pelo comentário.
@@mundoem6cordas eu tenho um violão com tampo de cedro já com uns 20 anos, até agora impecável, graças a Deus... Se rachasse eu ficaria muito triste... Mas não tiro ele de dentro de casa... Se vou tocar fora, levo um Eagle de tampo laminado...
Obrigado pelo comentário
Eu sei como é ter um instrumento legal e ter medo de algo acontecer com ele. Só uma coisa, o tampo pode rachar mesmo dentro de casa dado que a rachadura se dá pela variação de umidade. Abraço