Quer se destacar na advocacia cível? Participe da minha mentoria exclusiva para advogados e avance com segurança na prática jurídica 🔥 Meu contato: (34) 99271-4018 ou no link: wa.me/5534992714018 💬 Precisa de ajuda com processos judiciais ou quer falar mais sobre a mentoria? Fale diretamente comigo pelo WhatsApp! Link acima. 🚀 Além disso, aprenda a atuar no mercado jurídico digital com o curso Advogando 100% Digital e com Profissionalismo. Link: go.hotmart.com/D84595951R?dp=1
*5:52** Existe aqui um equívoco muito comum sobre essa questão do pro-labore, que pode ser contornado com a fixação de um pro-labore pequeno, ou optando pela remuneração por distribuição de lucro. Na ponta da caneta para faturamento de até 1.800.000,00, o Simples Nacional ainda é o mais prático, sem contar com o ISS fixo.*
Concordo com teu comentário, e acrescento o seguinte. Na verdade não é pró-labore "OU" Distribuição de Lucro. Isso vai depender da posição em que o sócio se encontre na sociedade. Segundo a Receita Federal do Brasil (RFB), o pró-labore é obrigatório para os sócios que trabalham na empresa, como os sócios administradores e titulares de empresas individuais ou de sociedades unipessoais. Isso acontece por eles serem considerados segurados obrigatórios da previdência social, conforme art. 12, V alínea “f”, da Lei n° 8.212/1991. Logo, ao contrário do que muitos acreditam, o pró-labore é opcional apenas para os sócios quotistas, o que pode ser feito via distribuição de lucro a remuneração para estes.
Valeu, estou começando agora na Adv e gostei dessa matéria, esclareceu o imediato pós-graduação quando você adquire a tão sonhada carteira, mostra a realidade.
Não conhecia o canal, mas procurando algumas informações mais específicas sobre a sociedade individual de advocacia, esbarrei nesse vídeo, por isso gostaria de tecer algumas considerações. Na minha opinião, valer a pena ou não abrir um CNPJ está diretamente ligado ao faturamento. A PF tem isenção de IR até determinado valor, que ainda pode ter deduzido da base de cálculos despesas com INSS (Autônomo), Saúde, Educação e Previdência Privada (PGBL) por exemplo. A Sociedade Individual de Advocacia pode ser inserida no Simples Nacional, no Anexo IV, onde a alíquota é de 4,5% para faturamento nos últimos 12 meses de até 180mil; 9,0% entre 180mil e 360mil; 10,20% entre 360mil e 720mil, podendo chegar até 33% para quem fatura entre 3,6 milhões até 4,8 milhões. A PF pode receber através de pro labore ou dividendos. Se for através de pro labore, precisa ficar atento a alíquota do IR da PF, estando a contribuição patronal (11%) inclusa no boleto do Simples, devendo ser complementado 9% para fechar a alíquota de 20% exigida pelo INSS. O Autônomo deve pagar 20% limitado ao teto do INSS. Recebendo como dividendos, entra no IR como isento de IRPF e não tem pagamento de INSS, portanto, não se aposentará pelo INSS, nem terá direito a auxílio doença, etc. Acho que misturou as bolas do 11% do patronal com os 20% do autônomo e chegou a 31%. É um assunto simples, não tenho muitos estudos tributários, mas é basicamente isso..
Como assim não terá direito a aposentadoria e auxilio doença, etc? Mesmo recebendo como dividendos e estando no IR como isento de IRPF, existe o recolhimento de INSS dos 31% do pro labore, portanto a pessoa estará contribuindo, não? Por favor alguém me esclareça!!
@@PedroKirchheim , vamos organizar algumas ideias. A alíquota de contribuição máxima de INSS é 20% em cima do teto, o qual todo ano é reajustado conforme inflação. Quem recolhe os 20% são os autônomos. No caso de quem faz retirada de pro labore de empresa optante do Simples Nacional, dentro do boleto do Simples já contempla a contribuição patronal de 11%, cabendo ao “empregado” a contribuição refere aos 9% restante para fechar os 20%. Se você optar por retirar 100% dos valores recebidos pela PJ como dividendos, não haverá pro labore, logo, se quiser pagar o INSS, será como Autônomo na alíquota de 20%. Caso opte por retirar parte dos valores da PJ como pro labore, a retirada estará sujeita as alíquotas do IR conforme tabela da PF. Como disse na minha postagem anterior, é preciso fazer conta e ver o que vale mais a pena, tudo dependendo do quanto se ganhe, pois em alguns casos pode nem valer a pena ter a PJ.
@@PedroJosino amigo, você trouxe muitas informações relevantes, mas preciso te ajudar em alguns pontos que merecem reforma na sua fala: 1º) Dentro do boleto do simples Nacional não tem nenhuma percentual ou recolhimento de INSS. Em uma sociedade de advocacia pelo simples nacional, os únicos tributos que constam na guia do simples são: IRPJ, CSLL, COFINS, PIS e vai ter ISS apenas se esta sociedade não optou pelo recolhimento fixo anual pelo município sede. Obs.: E todos esses tributos incidem sobre o faturamento desta sociedade; 2º) se na folha de pagamento desta sociedade, possui apenas uma pessoa registrada e a mesma é um sócio, então vai ter uma guia de INSS em separado que incide exclusivamente sobre a remuneração total desta folha de pagamento que neste exemplo é o salário do sócio que deve ser de no mínimo 1 salário mínimo vigente; 3º) Você não pode chamar os "desconto de 11%" de "Patronal", isso porque o desconto é um valor retido do que o sócio iria receber. Você deve chamar de "Patronal" apenas o desembolso obrigatório de 20% que fica a cargo da empresa, pois é uma despesa dela; 4º) Cuidado ao mencionar que " Se você optar por retirar 100% dos valores recebidos pela PJ como dividendos, não haverá pro labore..." => amigo, não existe essa opção, sinto muito te informar, pois o sócio Administrador é obrigado a fazer retiradas de pró-labore a não ser que seja um sócio investidor que não trabalha na sociedade, esse sim pode fazer apenas retiradas de lucros isentos até o limite do lucro e não pode optar por retirar 100% como o amigo mencionou; 5º) e por fim é como você mesmo disse em outra resposta sua anterior: "É um assunto simples, não tenho muitos estudos tributários, mas é basicamente isso..." Amigo, realmente é bom ter um cuidado redobrado nos assuntos que abordamos, fica a dica. Quem precisar de consulta pode entrar em contato: Whatsapp: 82-9-9809-3563
Mesmo pagando INSS, vale à pena. O pro labore é estabelecido pelo próprio advogado, podendo ser um salário. O restante do faturamento pode ser recebido pela PF como distribuição de lucros. Sem falar que se vc receber diretamente do cliente como PF vc tbm tem que pagar INSS, além de IRPF
Não entendi o motivo dos Adv reclamando das taxas aqui. só em um processo trabalhista (e escolhi trabalhista para associar a remuneração do trabalhador) o Adv leva 30% de uma parte. Antes da sumula vinculante ainda tinha mais os honorários sucumbenciais. Imagino eu se em tudo que você fosse pagar/comprar acrescesse 30% como remuneração. enfim, deixa quieto para não fugir do assunto.
Fiz minha inscrição sozinha, não paguei nada na prefeitura e a taxa da OAB aqui foi pouco menos de 400 reais. O contador me cobrou 1 salário só pra fazer esse trâmite. Vou atrás de um contador só pra arrumar a questão do simples nacional.
@@oliveira.sobrinhoadv Já tenho mais de 5 anos de OAB. Minha receita não é grande, mas alguns processos que dei entrada anos atras estão saindo agora, alguns com um montante razoável. Se eu optasse por declarar IR pessoa física ia acabar perdendo bastante.
Boa tarde! Sou contadora e estou fazendo a inscrição do CNPJ de um cliente que é advogado. Minha dúvida na etapa do preenchimento de formulários na OAB, que exige número da inscrição e senha. Como resolvo isso, só com a senha do advogado ou uma senha provisória do contador? Alguém sabe me dizer ?
Você é excelente, te desejo muito sucesso! Sou advogada há 20 anos, entretanto, precisei somente agora abrir uma sociedade individual, pois, sempre prestei serviços como associda. Continue assim, fico feliz😊
Na verdade, o advogado paga 11%, quem paga os 20% remanescentes é a PJ. No fim das contas, sai 31% do advogado, porque é empresa unipessoal, mas a natureza é diferente.
Olá, poderia me orientar com um vídeo ou comentário de como seriam os tramites para a alteração de Sociedade LTDA para Sociedade Unipessoal de Advocacia? Estou com dificuldades em entender por qual órgão começo, se pela Junta Comercial, Redesim ou pela própria OAB. Fico no aguardo, obrigada!
Além de todas as taxas mencionadas no vídeo , depois que se construi a sociedade unipessoal , tem que pagar 2 (duas) anuidades referente ao cpf e ao CNPJ ?
Oi Dr, por favor, eu tenho uma dúvida. Se eu ganho 3.500 de pró- labore fixo, mas pagar os 20% do INSS sobre o valor do salário minimo vigente (de contribuição individual) , isso pode me dar problemas fiscais no futuro?
Outra pergunta. Em relação ao inss, é 20% . Esse 20% é sobre o montante que faturou ou somente do pro labore que estipulou? . Exemplo 1 salário mínimo. Estou com muita dúvida em constituir ou não. Obrigado.
Encontrei esse canal hoje. Adorei! Parabéns e obrigada por ajudar. E tambem tenho uma dúvida, é possível registrar bens em nome da sociedade unipessoal?
Oi amiga, deixa eu contribuir um pouco: Você pode registrar os bens sim sem problemas, mas fique atenta a pelo menos uma desvantagem que eu enxergo: todos os meses esses bens vão perder valor em reais mesmo, isso é pela legislação do imposto de renda. Isso é obrigatório. E essa perda de valor vai diminuir o teu lucro, contabilmente apenas. Você ficará até com dinheiro em caixa, mas vai desmunir teu lucro para o caso de você fazer distribuições de lucros isentos, aos poucos você terá que distribuir cada vez mais lucros tributados por impostos.
Parabéns pelo canal. Uma duvida. Para quem já é aposentado estatutário e constituir, como apisentado, esse tipo de sociedade é necessário pagar esse tributo ao INSS?
Mateus muito obrigado pelo conteúdo. Tenho uma dúvida. Em caso de RPV no qual o INSS paga a indenização pro cliente e também honorários de sucumbência na minha pessoa física. Neste caso eu consigo pagar o imposto pela sociedade individual de advogado como pessoa jurídica ou teria que indicar a empresa antes de emitir o rpv ?
Opa, essa eu posso responder: já desde o início do processo, se o advogado já tiver o CNPJ constituído e no caso em tela, o Unipessoal, pode sim indicar que prefere receber seus honorários pela pessoa jurídica que é vantajoso. Nos clientes que atendemos as vezes acontece dos valores de RPVs em alguns casos serem pagos na Pessoa física e outros na jurídica, por isso o advogado precisa ficar atento, porque um vez tendo sido pago para o advogado o RPV, fica muito difícil pedir ao juiz pra mudar. Porém tendo acontecido de uma forma ou de outra, precisa solicitar ao banco pagador um relatório mensal dos RPVs recebidos para que seja realizada a apuração dos impostos de forma correta. Espero ter ajudado. Paulo Lima Whatsapp: 82-99809-3563 paulolima@portofinocontabilidade.com.br
Fala Dr. Muito boa suas dicas, para quem é pessoa física advogado autônomo,só declara o IR normalmente como qualquer outro né? Quando ultrapassa 28.000,00 anuais?
Mas respondendo a pergunta, precisaria apresentar a declaração sim, visto que tivesse sido pago imposto antecipado. Porque o autônomo dependendo do valor que recebeu no mês deve recolher imposto de renda antecipado.
@@advogandodozero Dr., outra coisa, Na sociedade unipessoal, posso colocar no meu site e na placa do escritório somente o meu sobrenome+advogados? Ou teria que ser: Fulano de tal sociedade unipessoal de advocacia? Não posso simplificar para o meu cartão de visitas e site? Colocando por exemplo: "Sobrenome Advogados" ?
Quem entende essa “vantagem”? Pagar 20% de INSS e mais os outros impostos? Que vantagem? Fiquei somando, somando e não vi nos resultado nenhuma vantagem. Minha matemática é diferente?
A vantagem é se você tem bons rendimentos mensalmente e constantes, não um mês ou outro. Afinal, você paga contador (se for um que entende mesmo, não será menos que 400,00 ou 500,00 no primeiro ano - a depender de quanto você fatura, mas quem vai dar o preço é o profissional da contabilidade) + 20% de CP e 11% do sócio, mais os impostos. Sem falar que é uma dor de cabeça e caro para fazer parceria com advogados que trabalham como PF ou que possuem outra modalidade de sociedade. Uma vez que terá que emitir RPA, com carga tributária bastante elevada. Resumindo, se você tem menos de 5 anos de OAB e seus rendimentos não são tão elevados e constantes, compensa fazer declaração como PF.
Ótimo vídeo! No entanto, você não deveria colocar preço nos serviços Contábeis da mesma forma que não colocamos preço na força de trabalho dos advogados.
Muito bom os vídeos, da uma tranquilidade em assistir e perceber que a vida real é difícil para todos e não só com a gente... Qual câmera é microfone você utiliza nos vídeos??
@@advogandodozero paulada enorme. Rs Faturando 4 mil, como você disse, fica pesado. Aí não tem jeito: ou é informalidade, onde o imposto é zero (rs), ou elisão.
Rapaz, é revoltante, viu? hahahaha. Se matar de estudar e enfrentar o mercado diuturnamente pra bancar um sistema burocráta e gigante, mediante tributos, é fogo! Então, cara, aquele assunto que você iniciou seu canal fazendo, não pretende fazer mais? Falo do crescimento da sua advocacia como um todo.
@@advogandodozero, falo dos primeiros vídeos, nos quais você falava dos fechamentos de contrato e etc... aquele tipo de conteúdo é muito bom pra prospectar mais advogados iniciantes, que têm dúvidas sobre a prática advocatícia e sobre quanto ganha, aproximadamente, um jovem advogado.
@@ailtonlino1568 aaaaah sim, boa. Pode deixar. vou trazer tambem um video sobre uma coisa simples que paasei a fazer e melhorou demais o índice de gente que fecha comigo. Aguarde
Mas isso não me assusta, até porque hoje em dia com meia hora de pesquisa localizam onde você mora kkkkk. Mas atualmente mudei o endereço para a sala que to montando aos pouquinhos
Quer se destacar na advocacia cível? Participe da minha mentoria exclusiva para advogados e avance com segurança na prática jurídica 🔥
Meu contato: (34) 99271-4018
ou no link: wa.me/5534992714018
💬 Precisa de ajuda com processos judiciais ou quer falar mais sobre a mentoria? Fale diretamente comigo pelo WhatsApp! Link acima.
🚀 Além disso, aprenda a atuar no mercado jurídico digital com o curso Advogando 100% Digital e com Profissionalismo.
Link: go.hotmart.com/D84595951R?dp=1
*5:52** Existe aqui um equívoco muito comum sobre essa questão do pro-labore, que pode ser contornado com a fixação de um pro-labore pequeno, ou optando pela remuneração por distribuição de lucro. Na ponta da caneta para faturamento de até 1.800.000,00, o Simples Nacional ainda é o mais prático, sem contar com o ISS fixo.*
Sim, o pro labore fixo em 1 salário é o ideal mesmo.
Acho que você quis dizer: Faturamento de 180 mil
Concordo com teu comentário, e acrescento o seguinte. Na verdade não é pró-labore "OU" Distribuição de Lucro. Isso vai depender da posição em que o sócio se encontre na sociedade. Segundo a Receita Federal do Brasil (RFB), o pró-labore é obrigatório para os sócios que trabalham na empresa, como os sócios administradores e titulares de empresas individuais ou de sociedades unipessoais. Isso acontece por eles serem considerados segurados obrigatórios da previdência social, conforme art. 12, V alínea “f”, da Lei n° 8.212/1991. Logo, ao contrário do que muitos acreditam, o pró-labore é opcional apenas para os sócios quotistas, o que pode ser feito via distribuição de lucro a remuneração para estes.
Canal legal dr. Parabéns. Tenho anos de advocacia e agora caminhando pra montar meu escritório. Valeu pela dica.
Obrigado pelo feedback
Seu canal é muito bom, já aprendi bastante coisa com ele hahahha
Fico feliz em saber
Valeu, estou começando agora na Adv e gostei dessa matéria, esclareceu o imediato pós-graduação quando você adquire a tão sonhada carteira, mostra a realidade.
Obrigadoooo
Não conhecia o canal, mas procurando algumas informações mais específicas sobre a sociedade individual de advocacia, esbarrei nesse vídeo, por isso gostaria de tecer algumas considerações. Na minha opinião, valer a pena ou não abrir um CNPJ está diretamente ligado ao faturamento. A PF tem isenção de IR até determinado valor, que ainda pode ter deduzido da base de cálculos despesas com INSS (Autônomo), Saúde, Educação e Previdência Privada (PGBL) por exemplo. A Sociedade Individual de Advocacia pode ser inserida no Simples Nacional, no Anexo IV, onde a alíquota é de 4,5% para faturamento nos últimos 12 meses de até 180mil; 9,0% entre 180mil e 360mil; 10,20% entre 360mil e 720mil, podendo chegar até 33% para quem fatura entre 3,6 milhões até 4,8 milhões. A PF pode receber através de pro labore ou dividendos. Se for através de pro labore, precisa ficar atento a alíquota do IR da PF, estando a contribuição patronal (11%) inclusa no boleto do Simples, devendo ser complementado 9% para fechar a alíquota de 20% exigida pelo INSS. O Autônomo deve pagar 20% limitado ao teto do INSS. Recebendo como dividendos, entra no IR como isento de IRPF e não tem pagamento de INSS, portanto, não se aposentará pelo INSS, nem terá direito a auxílio doença, etc. Acho que misturou as bolas do 11% do patronal com os 20% do autônomo e chegou a 31%. É um assunto simples, não tenho muitos estudos tributários, mas é basicamente isso..
Rapaz que aula você deu! Inclusive eu j até atualizei esse vídeo justamente pois entendi exatamente como você disse! Muito obrigado viu meu amigo
Ótimo comentário. Deu uma verdadeira aula.
Como assim não terá direito a aposentadoria e auxilio doença, etc? Mesmo recebendo como dividendos e estando no IR como isento de IRPF, existe o recolhimento de INSS dos 31% do pro labore, portanto a pessoa estará contribuindo, não?
Por favor alguém me esclareça!!
@@PedroKirchheim , vamos organizar algumas ideias. A alíquota de contribuição máxima de INSS é 20% em cima do teto, o qual todo ano é reajustado conforme inflação. Quem recolhe os 20% são os autônomos. No caso de quem faz retirada de pro labore de empresa optante do Simples Nacional, dentro do boleto do Simples já contempla a contribuição patronal de 11%, cabendo ao “empregado” a contribuição refere aos 9% restante para fechar os 20%. Se você optar por retirar 100% dos valores recebidos pela PJ como dividendos, não haverá pro labore, logo, se quiser pagar o INSS, será como Autônomo na alíquota de 20%. Caso opte por retirar parte dos valores da PJ como pro labore, a retirada estará sujeita as alíquotas do IR conforme tabela da PF. Como disse na minha postagem anterior, é preciso fazer conta e ver o que vale mais a pena, tudo dependendo do quanto se ganhe, pois em alguns casos pode nem valer a pena ter a PJ.
@@PedroJosino amigo, você trouxe muitas informações relevantes, mas preciso te ajudar em alguns pontos que merecem reforma na sua fala:
1º) Dentro do boleto do simples Nacional não tem nenhuma percentual ou recolhimento de INSS. Em uma sociedade de advocacia pelo simples nacional, os únicos tributos que constam na guia do simples são: IRPJ, CSLL, COFINS, PIS e vai ter ISS apenas se esta sociedade não optou pelo recolhimento fixo anual pelo município sede. Obs.: E todos esses tributos incidem sobre o faturamento desta sociedade;
2º) se na folha de pagamento desta sociedade, possui apenas uma pessoa registrada e a mesma é um sócio, então vai ter uma guia de INSS em separado que incide exclusivamente sobre a remuneração total desta folha de pagamento que neste exemplo é o salário do sócio que deve ser de no mínimo 1 salário mínimo vigente;
3º) Você não pode chamar os "desconto de 11%" de "Patronal", isso porque o desconto é um valor retido do que o sócio iria receber. Você deve chamar de "Patronal" apenas o desembolso obrigatório de 20% que fica a cargo da empresa, pois é uma despesa dela;
4º) Cuidado ao mencionar que " Se você optar por retirar 100% dos valores recebidos pela PJ como dividendos, não haverá pro labore..." => amigo, não existe essa opção, sinto muito te informar, pois o sócio Administrador é obrigado a fazer retiradas de pró-labore a não ser que seja um sócio investidor que não trabalha na sociedade, esse sim pode fazer apenas retiradas de lucros isentos até o limite do lucro e não pode optar por retirar 100% como o amigo mencionou;
5º) e por fim é como você mesmo disse em outra resposta sua anterior: "É um assunto simples, não tenho muitos estudos tributários, mas é basicamente isso..."
Amigo, realmente é bom ter um cuidado redobrado nos assuntos que abordamos, fica a dica.
Quem precisar de consulta pode entrar em contato: Whatsapp: 82-9-9809-3563
Começando do zero, e seus vídeos são muito utéis, parabéns e continue firme e forte.
Que bacana! Fico feliz
Mesmo pagando INSS, vale à pena. O pro labore é estabelecido pelo próprio advogado, podendo ser um salário. O restante do faturamento pode ser recebido pela PF como distribuição de lucros. Sem falar que se vc receber diretamente do cliente como PF vc tbm tem que pagar INSS, além de IRPF
Bem apontado!
Foi o que eu disse em outro comentário. De um faturamento de 100 mil, a diferença na tributação fica em mais de 20 mil…é uma diferença absurda!
Só uma observação importante amigo, caso tenha imóveis a depreciar o lucro integral não poderá ser todo isento de impostos
Também sou advogada em início de carreira. parabéns pelo canal, tem ajudado muito.
Fico muito feliz em saber! Sucesso
Esse Matheus é top demais! Parabéns e muito obrigado por TODAS as dicas que voce publica!!!
Vlw demais meu amigo!
Muito obrigado pelo carinho Sempre, muito importante o que vc faz de nos ajudar Agradeço muito.
Que isso meu amigo, tô aqui pra isso!
Muito obrigado pelas informações! Desejo muito sucesso no seu projeto aqui no canal
Muito obrigado meu amigo!
Fui aprovado no exame 32, estou gostando das dicas, ajuda e muito, agradeço essas dicas.
Que maaaassa parabéns! Valeu dms
Obrigado pelas dicas, foram muito úteis, meu irmão! DeMolay ⚔️🛡️
DeMolay! Um prazer tê-lo aqui irmão
Parabéns, está me ajudando muito!
Que ótimo! Muito obrigado
Top demais meu amigo 👏 parabéns pelo conteúdo ...bem objetivo .
Muito obrigado! Objetivo pra vocês não perderem tempo hehehe. Acompanhe os outros videos
Uma saída seria fazer o pagamento de pró-labore e distribuição de lucro trimestralmente. Assim os encargos de inss seria só 4x ao ano.
Sim! Problema é ter só 4 retiradas né
Excelente vídeo!!! Ansioso pelo do SIMPLES!! ABRÇ
Opa pode deixar, vou trazer sim. Obrigado pelo comentário!
Parabéns doutor 👏🏻👏🏻
Obrigaduuuu
Leiam a descrição, por favor. E deixem aquele LIKE e comentário pra ajudar a crescer!
Estou iniciando.. na advocacia e estou mais perdido que cego em tiroteio😎😎
Super normal meu amigo! Tenho muito conteúdo grátis aqui no canal. Da uma olhada
Super útil seu canal. Conheci hoje é já quero pedir, se possível enviar o modelo de contrato para enviar para OAB. Obrigada
Eu que agradeço pelo feedback
Muito bom Dr Matheus excelente dica!
Obrigado meu amigo!
Parabéns, video super explicativo. 👍
Muito obrigado
Obrigada pelo vídeo!
Obrigado
Não entendi o motivo dos Adv reclamando das taxas aqui. só em um processo trabalhista (e escolhi trabalhista para associar a remuneração do trabalhador) o Adv leva 30% de uma parte. Antes da sumula vinculante ainda tinha mais os honorários sucumbenciais. Imagino eu se em tudo que você fosse pagar/comprar acrescesse 30% como remuneração. enfim, deixa quieto para não fugir do assunto.
🚀
Excelente dicas!
Muito obrigado meu amigo
boa tarde. QUeria um modelo de contrato de constituição da empresa na OAB em SP, como consigo?
Não sei informar
Boa tarde colega
Pode nos disponibilizar o modelo de contrato de sociedade unipessoal pgtlz?
Não tenho!
Manda pra mim, por gentileza, um modelo do contrato. Desde já obrigado.
Manda o e-mail
TÔ ASSISTINDO TODOS OS VÍDEOS. OBRIGADO, MATHEUS. POSTE MAIS ESTÁ AJUDANDO MUITO.
Vou continuar sim, fico feliz em saber que to ajudando!
Fiz minha inscrição sozinha, não paguei nada na prefeitura e a taxa da OAB aqui foi pouco menos de 400 reais. O contador me cobrou 1 salário só pra fazer esse trâmite. Vou atrás de um contador só pra arrumar a questão do simples nacional.
Entendi!
Olá Ingrid, você está no início ou já possui boa receita que ensejou a constituição da sociedade?
@@oliveira.sobrinhoadv Já tenho mais de 5 anos de OAB. Minha receita não é grande, mas alguns processos que dei entrada anos atras estão saindo agora, alguns com um montante razoável. Se eu optasse por declarar IR pessoa física ia acabar perdendo bastante.
@@ingridoliveira5732 Compreendi. Desculpe a curiosidade (kkk), mas constituiu a sociedade depois de quanto tempo? Considerando o seu tempo de OAB.
@@oliveira.sobrinhoadv depois de 5 anos.
Boa tarde! Sou contadora e estou fazendo a inscrição do CNPJ de um cliente que é advogado.
Minha dúvida na etapa do preenchimento de formulários na OAB, que exige número da inscrição e senha.
Como resolvo isso, só com a senha do advogado ou uma senha provisória do contador? Alguém sabe me dizer ?
Infelizmente não sei
Você é excelente, te desejo muito sucesso! Sou advogada há 20 anos, entretanto, precisei somente agora abrir uma sociedade individual, pois, sempre prestei serviços como associda. Continue assim, fico feliz😊
Sucesso! Muito obrigado pelo feedback
E faz bem abrir a sociedade se o faturamento já está indo bem
Ótimo vídeo. Passei no exame 32 e só estou esperando a formatura para começar a minha jornada na advocacia. Seus vídeos são inspiradores.
Muito obrigado pelo comentário meu amigo. Parabéns pela aprovação. Quando começar comenta aqui pra gente saber hahaha!
uuuvuucucuxuuuuzuuuuuuuy kkk. bcvvthjhxhy to gp qqtj u s e a minha jwwl n
paj’z jzhhhhhhhhjjj
ai eu to t desse mim luv
@@victoriaribeiro7212 geeeente kkkkkk
Ótimo vídeo Dr.
@@agnusribeirofigueiredo9044 Muito obrigado!
Na verdade, o advogado paga 11%, quem paga os 20% remanescentes é a PJ. No fim das contas, sai 31% do advogado, porque é empresa unipessoal, mas a natureza é diferente.
Isso
Achei engraçado o: "contratar advogado por no max 200" eita desvalorização do trabalho. Queria ver se fosse os honorários pra ele
Dureza
Matematicamente falando é melhor na pessoa física, a menos que ja esteja faturando acima de 10 mil por mês, sabemos que não é a realidade dos novatos.
Entendi!
Mas não há obrigatoriedade legal sobre o pro labore, né?
Então aí você não tendo, não teria que pagar INSS
Tem que tirar no minimo um salário
Opa amigo, claro que é obrigatório para quem é sócio Administrador.
Poderia me explicar o que muda nessa questão de abrir uma sociedade unipessoal com o Projeto 6º ano da OAB?
Não conheço o projeto
A única vantagem é com relação aos tributos. Mas, é mais uma forma de arrecadação para OAB.
Pois é
Muito bom, cara! Valeu demais! Se eu precisar do modelo do contrato vou te contactar, hein!?
Oooopa, pode cobrar sim. Sem problemas. Valeu demais pelo Feedback
Olá, poderia me orientar com um vídeo ou comentário de como seriam os tramites para a alteração de Sociedade LTDA para Sociedade Unipessoal de Advocacia? Estou com dificuldades em entender por qual órgão começo, se pela Junta Comercial, Redesim ou pela própria OAB. Fico no aguardo, obrigada!
Eu nunca fiz, mas não sei se seria possível vez que confundiriam as responsabilidades. Melhor extinguir a limitada e abrir a unipessoal do zero, não?
Duas perguntas: Qual cidade vc mora? E é possível não identificar o tomador do serviço na nota fiscal?
Moro em Araguari/MG, e, até onde sei, não é possível deixar de identificar o tomador
Boa tarde! Poderia falar sobre o Capital Social, agradeço pela atenção e disponibilidade. Parabéns pelo canal. Como chegou no valor?
Sugestão anotada!
por favor, pode me mandar o modelo de contrato sociedade unipessoal
Eu não tenho atualizado mais
530,00 está desatualizado esse vídeo, já está mais do que 1.000,00
Sim
Poderia me mandar um modelo de contrato de sociedade unipessoal de advogados?
Não tenho mais, atualizado
Aqui no PR tem um programa, 6° ano, nele não pagamos pra abertura da sociedade Nesse caso, para quem está iniciando, ainda assim é vantajoso?
Acho que melhor esperar o 6 ano
Boa. Sou advogado antigo e sofri para pegar esses macetes.
Muito obrigado pelo comentário!
Dr., e na advocacia dativa (convênio entre OAB e DPE), vale a pena atuar como PF ou PJ (sociedade unipessoal)?
PF vale a pena sim, é muito válido
Precisa ir na junta comercial? Fiz tudo na OAB, mas me enrolei no site redesim
Precisa registrar na OAB apenas, porém é bom contar com um contador viu
Além de todas as taxas mencionadas no vídeo , depois que se construi a sociedade unipessoal , tem que pagar 2 (duas) anuidades referente ao cpf e ao CNPJ ?
Não! Unipessoal não
Ótimas dicas! Sabem se, fixando o pro labore em um salário mínimo, há algum risco de a Receita não aceitar? Por ser uma profissão qualificada....
Problema nenhum meu amigo, o meu é de 1 salário
Oi Dr, por favor, eu tenho uma dúvida. Se eu ganho 3.500 de pró- labore fixo, mas pagar os 20% do INSS sobre o valor do salário minimo vigente (de contribuição individual) , isso pode me dar problemas fiscais no futuro?
Se você tira pro labore nesse valor sim. Recomento tirar pro labore de 1 salário e o restante distribui como lucros e dividendos
A alíquota para advogados no simples começa com 4,5%!!!!!
Sim!!!!!
Show
Obrigado!
Mas você pode estipular o valor do seu próprio pró-labore e pagar o mínimo para o INSS.
Mas mesmo assim fica alto
Olá meu Ir", poderia passar o contado do seu contador? Pesquiso alguns mas quase nenhum sabe o que fazer. Abraço"
Olá irmão! Me chama no e-mail da descrição que envio sim
Gostaria de um modelo obrigada
Se não tiver na descrição infelizmente tá indisponível
qual sua sessão colega? aqui em SP o valor de abertura é quase R$ 1.500,00
Sou de Minas Gerais amigo
E na OAB/SP que custa mais de R$1400,00 :(
Ta brincando... Nossa senhora que pedrada
Dr. dentro do simples já está inserido o ISS, assim teríamos "apenas" o simples mais o INSS para pagar de tributos, correto?
Exatamente!
Doutor Matheus, deinicio para prestar so alguns servicos de correspondencia e alguns pela OAB, seria mais economico so PF mesmo?
Sim! Com certeza
Isto é errado pq recebendo 3 anos atrasado indo ao advogado pagar imposto de renda recebendo só mil e cem reais mensal
Não entendi, amiga
Eu não sei o que é o simples nacional
Sistema tributário simplificado
Como vc fez com a intregralização do capital social?
Coloquei 1 salário
valeuu!
Vlw demais
Outra pergunta. Em relação ao inss, é 20% . Esse 20% é sobre o montante que faturou ou somente do pro labore que estipulou? . Exemplo 1 salário mínimo. Estou com muita dúvida em constituir ou não. Obrigado.
Somente do pro labore, meu amigo. Mesmo assim dá um valor consideravel pra quem ta começando né...
@@advogandodozero bom dia, sim, 31% (11% sócio e 20% CPP).
Manda o modelo....
Feliz 2024!
Encontrei esse canal hoje. Adorei! Parabéns e obrigada por ajudar. E tambem tenho uma dúvida, é possível registrar bens em nome da sociedade unipessoal?
Sim é possível, mas não vejo benefícios, uma vez que a responsabilidade nesse tipo de sociedade é ILIMITADA
Oi amiga, deixa eu contribuir um pouco: Você pode registrar os bens sim sem problemas, mas fique atenta a pelo menos uma desvantagem que eu enxergo: todos os meses esses bens vão perder valor em reais mesmo, isso é pela legislação do imposto de renda. Isso é obrigatório. E essa perda de valor vai diminuir o teu lucro, contabilmente apenas. Você ficará até com dinheiro em caixa, mas vai desmunir teu lucro para o caso de você fazer distribuições de lucros isentos, aos poucos você terá que distribuir cada vez mais lucros tributados por impostos.
Parabéns pelo canal. Uma duvida. Para quem já é aposentado estatutário e constituir, como apisentado, esse tipo de sociedade é necessário pagar esse tributo ao INSS?
Vish não sei dizer
Olá, essa eu posso ajudar. É obrigatório sim pagar o INSS, mesmo nas condições citadas por você.
Eu tenho Mei consigo aproveitar em uma sociedade unipessoal?
Não! Não tem como, inclusive da problema se fizer kkkk. E não pode ter sociedade unipessoal de advogado e MEI ao mesmo tempo.
Só pra contribuir, dá pra fazer sim, porém se vc estiver se referindo a advocacia não é permitido nem ser um MEI de advocacia
Mateus muito obrigado pelo conteúdo. Tenho uma dúvida. Em caso de RPV no qual o INSS paga a indenização pro cliente e também honorários de sucumbência na minha pessoa física. Neste caso eu consigo pagar o imposto pela sociedade individual de advogado como pessoa jurídica ou teria que indicar a empresa antes de emitir o rpv ?
Vish não sei meu amigo, recomendo consultar um contador.
Opa, essa eu posso responder: já desde o início do processo, se o advogado já tiver o CNPJ constituído e no caso em tela, o Unipessoal, pode sim indicar que prefere receber seus honorários pela pessoa jurídica que é vantajoso. Nos clientes que atendemos as vezes acontece dos valores de RPVs em alguns casos serem pagos na Pessoa física e outros na jurídica, por isso o advogado precisa ficar atento, porque um vez tendo sido pago para o advogado o RPV, fica muito difícil pedir ao juiz pra mudar. Porém tendo acontecido de uma forma ou de outra, precisa solicitar ao banco pagador um relatório mensal dos RPVs recebidos para que seja realizada a apuração dos impostos de forma correta. Espero ter ajudado.
Paulo Lima
Whatsapp: 82-99809-3563
paulolima@portofinocontabilidade.com.br
Fala Dr. Muito boa suas dicas, para quem é pessoa física advogado autônomo,só declara o IR normalmente como qualquer outro né? Quando ultrapassa 28.000,00 anuais?
Exatamente
Mas respondendo a pergunta, precisaria apresentar a declaração sim, visto que tivesse sido pago imposto antecipado. Porque o autônomo dependendo do valor que recebeu no mês deve recolher imposto de renda antecipado.
é 4,5% e nao 6%..
Isso
tem modelo de contrato?
Não tenho
Interessante... E como capital social, você colocou um valor muito alto?
Coloquei mil reais apenas
Já está em R$789,72... só a abertura kkkkkkkk
Credo em cruz
R$ 200,00 reais para um contador bom?
Tá de brincadeira viu...
Dureza
Posso contratar advogados como associados na minha sociedade unipessoal? E CLT?
Pode sim
@@advogandodozero Dr., outra coisa, Na sociedade unipessoal, posso colocar no meu site e na placa do escritório somente o meu sobrenome+advogados? Ou teria que ser: Fulano de tal sociedade unipessoal de advocacia? Não posso simplificar para o meu cartão de visitas e site? Colocando por exemplo: "Sobrenome Advogados" ?
Com a Lei de liberdade econômica dispensou alvará.
Mesmo? Não sabia
Varia de Estado. Aqui onde eu moro no RS ainda cobram.
Exatamente, dispensou o alvará, mas não dispensou o pagamento da taxa anual desse alvará. kkk
Tudo isso aí de porcentagem desanima
Sim
Quem entende essa “vantagem”?
Pagar 20% de INSS e mais os outros impostos?
Que vantagem? Fiquei somando, somando e não vi nos resultado nenhuma vantagem.
Minha matemática é diferente?
Tá certo
A vantagem é se você tem bons rendimentos mensalmente e constantes, não um mês ou outro.
Afinal, você paga contador (se for um que entende mesmo, não será menos que 400,00 ou 500,00 no primeiro ano - a depender de quanto você fatura, mas quem vai dar o preço é o profissional da contabilidade) + 20% de CP e 11% do sócio, mais os impostos.
Sem falar que é uma dor de cabeça e caro para fazer parceria com advogados que trabalham como PF ou que possuem outra modalidade de sociedade. Uma vez que terá que emitir RPA, com carga tributária bastante elevada.
Resumindo, se você tem menos de 5 anos de OAB e seus rendimentos não são tão elevados e constantes, compensa fazer declaração como PF.
Ótimo vídeo! No entanto, você não deveria colocar preço nos serviços Contábeis da mesma forma que não colocamos preço na força de trabalho dos advogados.
Verdade!
Sociedade individual não tem cnpj. Inclusive não é possível abrir conta bancária como pessoa jurídica.
Tem cnpj sim
E de onde tu tirou isso amigo? Tem CNPJ sim e pode abrir conta bancária sim.
Muito bom os vídeos, da uma tranquilidade em assistir e perceber que a vida real é difícil para todos e não só com a gente...
Qual câmera é microfone você utiliza nos vídeos??
Muito difícil, mas nao desanime. Uso a câmera do meu galaxy S10 Plus e um microfone simples que comprei por 30 reais no mercado livre kkkkk
Meu caro, quanto você paga de contador mensalmente?
Atualmente 200 reais, fora os impostos
@@advogandodozero considerável. Impostos são simples + inss e contribuição patronal, certo?
@@fabiomurilosantana exatamente, o que da uma paulada todo mês né
@@advogandodozero paulada enorme. Rs Faturando 4 mil, como você disse, fica pesado. Aí não tem jeito: ou é informalidade, onde o imposto é zero (rs), ou elisão.
@@fabiomurilosantana exatamente meu caro… Brasil não facilita a conformidade kkkkkk
Rapaz, é revoltante, viu? hahahaha. Se matar de estudar e enfrentar o mercado diuturnamente pra bancar um sistema burocráta e gigante, mediante tributos, é fogo!
Então, cara, aquele assunto que você iniciou seu canal fazendo, não pretende fazer mais? Falo do crescimento da sua advocacia como um todo.
Claro, em que aspecto você fala? Analisar dados e tal? Pretendo sim. Tem alguma sugestão?
@@advogandodozero, falo dos primeiros vídeos, nos quais você falava dos fechamentos de contrato e etc... aquele tipo de conteúdo é muito bom pra prospectar mais advogados iniciantes, que têm dúvidas sobre a prática advocatícia e sobre quanto ganha, aproximadamente, um jovem advogado.
@@ailtonlino1568 aaaaah sim, boa. Pode deixar. vou trazer tambem um video sobre uma coisa simples que paasei a fazer e melhorou demais o índice de gente que fecha comigo. Aguarde
Muito bom. Você colocou seu endereço residencial? Se sim . A questão é que aparece seu endereço residencial no google.
Mas isso não me assusta, até porque hoje em dia com meia hora de pesquisa localizam onde você mora kkkkk. Mas atualmente mudei o endereço para a sala que to montando aos pouquinhos
advogado só se lasca kk
Dentre outros no Brasil kkkk