A História do Cristianismo Parte03

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 13 вер 2024
  • Palestra sobre História do Cristianismo ao longo dos séculos ministrada pelo Pr. Marcos Mendes Granconato. Formado em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida, Atibaia, São Paulo., onde é professor de Teologia Sistemática e ministra cursos de História Eclesiástica. É também formado em Direito pela Universidade São Francisco, em Brangança Paulista. Formou-se em 2009 no mestrado em Teologia Histórica no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, da Universidade Mackenzie, em São Paulo. É pastor Igreja Batista Redenção, em São Paulo. Tem atuado como conferencista em vários retiros e congressos, realizando palestras na área de Teologia Aplicada e História da Igreja. Casado com Simone, o casal tem três filhas: Isabela, Helena e Sofia.

КОМЕНТАРІ • 50

  • @nivaldojorge233
    @nivaldojorge233 4 роки тому +1

    Eu lôuvo a Deus pela vida do pastor granconatto, foi através desses estudos de patrística que descobri que a verdadeira igrêja é a católica " pois os pais da igrêja são os que formam o sagrado magistério da igrêja católica"

  • @eliete1964
    @eliete1964 6 років тому +2

    EXCELENTE VIDEO,, Estou fazendo teologia, esta me ajudando muito.. Parabens

  • @paulohenrique247
    @paulohenrique247 13 років тому

    Fantástico! Esse irmão sabe muito.Os cristãos de modo geral precisam ouvir palestras assim com esse teor e profundidade.

  • @luizclaudiosantos6269
    @luizclaudiosantos6269 4 роки тому

    nao posso deixar de agradecer as querido pastor por compartilhar esses ricos ensinamentos Deus seja louvado

  • @Adialeiptos2
    @Adialeiptos2 12 років тому +1

    Excelente vídeo, parabéns.

  • @DemetrioRodrigues
    @DemetrioRodrigues 11 років тому

    Marcelo Fiuza Deus te abençoe ricamente por ter postado esses videos mano!

  • @josefranciscodesousa9588
    @josefranciscodesousa9588 11 років тому

    machucam e trazem dor ao seu corpo, mas que são através da superação deles que se obtém as vitórias,, nós também não devemos temer o sofrimento das consequências da vida cristã! Grande abraço!

  • @josefranciscodesousa9588
    @josefranciscodesousa9588 11 років тому

    Não é atoa que começamos a aventura da vida pelo sofrimento tanto nosso quanto de nossas mães,,, mas só existe o alívio da mãe e nosso primeiro suspiro, depois de passarmos (nós e nossas mães) pelo sofrimento de um parto! Esse lindo sofrimento e tanto outros como por exemplo a mortificação de nossas paixões terrenas através das penitências são sofrimentos santos que nos aprofundam no mistério de Deus! Como o atleta que precisa muitas vezes doutrinar seu corpo com exercícios que muitas vezes o

  • @josefranciscodesousa9588
    @josefranciscodesousa9588 11 років тому

    da consequencia do pecado, uma vez que vc e eu sabemos que o salário do pecado é a morte (não só a física) ou o sofrimento de uma vida lonje de Deus, é esse sofrimento que a graça transforma e o sacrifício de Jesus redime! Mas a vida da essência real do evangelho exige renúncias que muitas vezes podem serem difíceis de srem vividas! E o sofrimento nascido desta vivência é santo e LINDO! É a esse q eu disse q não devemos temer! A dor e a pedagogia de Deus são tão irmãs quanto a chuva e a terra!

  • @samuelnunes6749
    @samuelnunes6749 Рік тому

    Top

  • @lucascavalcante1931
    @lucascavalcante1931 5 років тому +3

    Ele comete um erro em 36:38, ele diz que Constantino torna o Cristianismo a religião oficial do Império Romano, está errado, quem faz isso é o Imperador Teodósio I em 380 D.C., pesquisem sobre o Édito de Tessalônica.

  • @cesarcowiemanna9732
    @cesarcowiemanna9732 Рік тому

    3:35 fantástico

  • @josefranciscodesousa9588
    @josefranciscodesousa9588 11 років тому

    Triste quando alguem com formação teológica e histórica até confiável vem a publico e fala que pentência é o não saber de cristãos em realocar crstão arrependidos! Até aqui estava indo bem! Por isso não da para deixar a igreja católica única que quando estudo a fundo em questões teológicas ainda não vi errar! Só lembrando que na Pedagogia de Deus o sofrimente é um professor e amigo e n um mal! Vejam o Cristo o pleno mestre que viveu uma vida de penitências santas e que n fazem mal meus irmãos,

  • @Cancella4o
    @Cancella4o 12 років тому +1

    Quem transformou a Igreja Cristã como Religião Oficial não foi Constantino e sim Teodósio I em 27 de fevereiro de 380 d. C.

  • @sergiobezerra6821
    @sergiobezerra6821 7 років тому

    Simplesmente lindo!

  • @marcosmoreno504
    @marcosmoreno504 4 роки тому

    Good

  • @lucascristiano1657
    @lucascristiano1657 6 років тому +2

    São Justino Mártir - citado pelo ilustre Pastor - atesta uma doutrina que os senhores negam e ele afirma que foi recebido por Tradição. Vejam como se dava o culto cristão em Roma no século II:
    "Designamos este alimento eucaristia. A ninguém é permitido dele participar, sem que creia na verdade de nossa doutrina, que já tenha recebido o batismo de remissão dos pecados e do novo nascimento, e viva conforme os ensinamentos de Cristo. Pois não tomamos estas coisas como pão ou bebida comuns; senão, que assim como Jesus Cristo, feito carne pela palavra de Deus, teve carne e sangue para salvar-nos, assim também o alimento feito eucaristia - alimento do qual, por transformação, se nutrem o nosso sangue e as nossas carnes - é a Carne e o Sangue de Jesus encarnado. Assim nos ensinaram."
    Primeiro livro das Apologias, pp. 65-67.
    "Reunimo-nos todos no dia do Sol [o primeiro dia da semana era denominado de dia de Sol no Império Romano até o século IV], não só porque foi o primeiro dia em que Deus, transformando as trevas e a matéria, criou o mundo, mas também porque neste mesmo dia Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dos mortos. Crucificaram-no na véspera do dia de Saturno; e no dia seguinte a este, ou seja, no dia do Sol, aparecendo aos seus apóstolos e discípulos, ensinou-lhes tudo o que também nós vos propusemos como digno de consideração.
    [...]
    No chamado dia do Sol, reúnem-se em um mesmo lugar todos os que moram nas cidades ou nos campos. Lêem-se as memórias dos apóstolos ou os escritos dos profetas, na medida em que o tempo permite. Terminada a leitura, aquele que preside toma a palavra para aconselhar e exortar os presentes à imitação de tão sublimes ensinamentos. Depois, levantamo-nos todos juntos e elevamos as nossas preces; como já dissemos acima, ao acabarmos de orar, apresentam-se pão, vinho e água. Então o que preside eleva ao céu, com todo o seu fervor, preces e ações de graças, e o povo aclama: Amém. Em seguida, faz-se entre os presentes a distribuição e a partilha dos alimentos que foram eucaristizados, que são também enviados aos ausentes por meio dos diáconos. Os que possuem muitos bens dão livremente o que lhes agrada. O que se recolhe é colocado à disposição do que preside. Este socorre os órfãos, as viúvas e os que, por doença ou qualquer outro motivo se acham em dificuldade, bem como os prisioneiros e os hóspedes que chegam de viagem; numa palavra, ele assume o encargo de todos os necessitados."
    Apologia, pp. 6, 427-31.
    A missa católica no século II até hoje preservada em todas as igrejas apostólicas.

  • @eduardofabricio3739
    @eduardofabricio3739 11 років тому

    Vamos sim rs Fica com Deus.

  • @josefranciscodesousa9588
    @josefranciscodesousa9588 11 років тому

    ao contrário nos doutrinam e nos libertam das paixões humanas nos deixando sempre mais livres e verdadeiramente felizes! Não tenham medo do sofrimento, é por ele e nele que muitas vezes contemplamos a verdade! Não tenham medo da cruz!

  • @weydsonfernandeslins
    @weydsonfernandeslins 10 років тому

    Estou me alimentando na história

  • @eduardofabricio3739
    @eduardofabricio3739 11 років тому

    Mas disseste bem. Ele oficializou o cristianismo, entretanto, não placa de denominação, tanto é que não havia nome algum. Apenas os chamava de " cristãos." Pelo o que entendi, salvo engano, a religião foi criada por uma aspiração política, e não com o verdadeiro sentido daquele outrora pregado na teologia da salvação. Enfim...gosto de aprender sobre o assunto. Acho muito pertinente este vídeo. abraços.

  • @josefranciscodesousa9588
    @josefranciscodesousa9588 11 років тому

    rsrsrsrs :) ,,,,, te entendo! Eu tb n sou ninguém para ficar falando de Deus e seus mistérios pelo q tenho vivido! Mas vamo pelo menos ter esperança na misericórdia e "tocar o barco". grande abracx

  • @Tinha49
    @Tinha49 11 років тому

    Não houve a desfraternização da Igreja antes da "formação" da igreja católica romana?

  • @eduardot.s.3246
    @eduardot.s.3246 11 років тому

    Assitam Triunfo da Fé (Santa Helena mãe de Constantino) no youtube

  • @eduardofabricio3739
    @eduardofabricio3739 11 років тому

    e ( 1 Coríntios 6: 19) "Não sabeis que vós que é templo do espirito santo?" Bom, agora está tudo mais claro. Deus criou a igreja/pessoa e não a igreja/religião feita de cimento e tijolo. Bem que eu achava sem sentido a passagem dizendo que uma igreja foi fundada sobre Pedro, que embora seja Pedro=pedra no grego (Cefas), Mas sem sentido com o todo da bíblia. Porque igreja não está no sentido denotativo e sim conotativo. Muito bom saber que o Imperador fundou a religião, não Jesus.

  • @eduardofabricio3739
    @eduardofabricio3739 11 років тому

    Entendo. Eu admito que não vou a nenhuma religião, embora eu creia em Deus, tenho convicção que a religião não me salvará, encontro respaldo em( Marcos 9:38 e seguintes) Sinceramente amigo, nunca entendi a religião, nem a primeira, tão pouco as demais. Tenha certeza que a fé preceituada em (Hebreus 11) vai muito mais alem que formalidades e tradições p/ o homem ver. Quando Jesus diz "onde estiver dois ou três em meu nome lá também estarei. Vejo intrinsecamente ele pedindo qualidade, n quantidade

  • @vozqueclamananet1
    @vozqueclamananet1 11 років тому

    CONSTATINO ENTROU NA CASA DE DEUS QUERENDO SE PARECER DEUS CONFORME PREVIA PAULO 2 TESSALONISSENSES

  • @eduardofabricio3739
    @eduardofabricio3739 11 років тому

    Deixa eu entender. A religião católica então não foi criado por Deus, e sim pelo homem? Bem que faz sentido. (Mt 16:18) "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja," estava sem concordância com ( Atos 7: 48 e 17:24)"Deus não habita em templo feito pela mão humana;"(Marcos 14:58 e João 3:19 Jesus: " Derrubem o templo e edificarei outro em três dias. (Mt 16:18) a igreja está no sentido conotativo, ou seja, não igreja de tijolo e cimento, e sim pessoa, em concordância (1Coríntios 3:16

  • @eduardofabricio3739
    @eduardofabricio3739 11 років тому

    Meu amado, é porque vc nãoa credita na teologia da graça. A lei foi abolida por cristo qndo morreu na cruz, embora Jesus tenha dito que não veio abolir a lei, deve se levar em consideração que ele nasceu sob a lei ( Gálatas 4:4-5) Cumpriu a lei para dizer que foi perfeito em tudo, porém ao morrer na cruz, aboliu toda a lei ( Romanos 10:4 e 2 Coríntios 3: 14-16) Há outras passagens. O pecado hoje não é o do velho testamento. E sim tão somente não crer em Jesus( João 16: 7-9) Interprete vc mesmo.

  • @andrelucasdasilvachagas6328
    @andrelucasdasilvachagas6328 10 років тому +1

    Meu caro amigo,se só a Bíblia não basta,então o que basta pra vcs? seguir tudo que o PaPa diz? se fosse pra seguir opinião de homens ao invés de seguir a Bíblia,Deus nem teria deixado a Bíblia pra nós.Outra a Igreja que Jesus fundou não foi católica nem Evangélica,mais sim Igreja de Cristo,o povo que se reúne para servir a Cristo,se a Igreja Católica é a verdadeira e única fundada por Cristo,então porque Jesus disse que onde tivesse 2 ou 3 reunidos,ele estaria presente? leia Tiago 1:26-27,a verdadeira religião reconhecida por cristo,é não se contaminar pelo mundo e compadecer do necessitado.Em nada a Bíblia aponta que a Igreja católica sería a unica Igreja de Cristo,agora se vcs preferem acreditar em termos históricos contados pelo vaticano,do que na própria Bíblia Sagrada eu sinto mto meu amigo,vcs se denominam Igreja de Cristo e acham que por isso podem interpretar a Bíblia como quiserem? o povo de Israel foi escolhido por Deus e nem por isso podiam ignorar os mandamentos do velho testamento e interpretar como quizessem,é mta soberba e prepotencia se intitular única Igreja de Cristo e ignorar a Bíblia,colocando ás doutrinas da Igreja acima das escrituras,inventando purgatório,intercessão de santos e diversas coisas que não estão em Bíblia nenhuma,nem mesmo na de vcs.Finalizando,vc fala de divisões na Igreja Evangélica,o que me responde sobre Igreja Católica se dividir em Apostolica Romana,Ortodoxa,Católicos Carismáticos e mtos outros que até se desvincularam do Vaticano?

  • @aldo36kcastrol
    @aldo36kcastrol 10 років тому +1

    Dalmound por que tanto ódio? Por que argumenta com ofensas? Aliás suas argumentações são falíveis. Primeiro que não há "batismo de penitência" conforme vc diz (Não é o que está escrito em Mateus 3-1-2. ) Sobre Constantino ele era muito simpático ao Arianismo, inclusive este foi o ramo cristão seguido pelos outros imperadores. Em que momento o pastor disse que Constantino oficializou o cristianismo? A Igreja Católica até o século V, de fato era uma igreja pura, porém, o que se seguiu depois foi a sua corrupção a ponto de nos séculos seguintes em setores da própria igreja se clamar por uma reforma. Respeite as outras denominações, eu respeito a Igreja Católica e sei que nela há pessoas consagradas, como aliás, tem em todos os ramos do cristianismo. É preciso separar o joio do trigo. Abraços!

    • @Wagseravat
      @Wagseravat 7 років тому

      A Bíblia diz quem vai ser salvo. Não é ataque, é fato. Quebrar deliberadamente qualquer um dos mandamentos já nos dá esclarecimento quem será ou, não salvos. Os outros são práticas constantes dos que creem em Jesus. O que significa seguir a Cristo? O que significa fazer a vontade do Pai? O que significa se despojar do velho homem? O que significa defender a fé?

  • @moisesexpedito
    @moisesexpedito 10 років тому

    Igreja Una: ñ, pois tem divisão na raiz- grega e romana. Santa: ñ,pois a santificação(separação) acontece qdo há fidelidade(fé) aos mandamentos d Deus e ela os substitui pela tradição dos homens. Catolica: ñ, pois ñ é universal.os salvos em Cristo formam a Igreja presente em todo o Universo por serem um em Cristo e por Cristo ser onipresente. Apostólica: ñ, pois ñ permanece na doutrina dos apostolos e sim nas doutrinas hereticas do Vaticano q entram em choque c o Novo Testamento(regra d fé e conduta dos cristãos) . Romana: a q aceita a autoridade papal pode ser mas há uma parte q aceita a autoridade do patriarca. a Igreja Catolica da Judeia do séc I existe ainda hoje e ñ deve ser confundida c essa instituição sediada no Vaticano.

  • @josefranciscodesousa9588
    @josefranciscodesousa9588 11 років тому

    A igreja esposa de cristo e estensão de sua realidade divina q foi fundada por ele sobre pedro! ,,Os templos as pessoas, sua teologia e historia é consequência desse ato e não a igreja em si ;)!! O que cosntantino fez, foi oficializar o cristianismo como religião oficial do estado romano! O corpo místico de cristo que é a real igreja vai muito além dos templos Eduardo! Quanto ao sofrimento que eu disse não foi o mesmo q vc se referiu! O sofrimento q deus n quer, é o sofrimento nascido

  • @moisesexpedito
    @moisesexpedito 10 років тому

    João pregou o batismo do arrependimento(metanoia)-mudança d mente, isso nada tem d auto-flagelaçao. Jesus anulou nossa divida cravando-a na cruz; é tb a expiação dos pecados d todo o mundo; pela sua misericordia nos salvou; pela graça,atraves da fe;os homens são justificados gratuitamente pela redençao q há em Jesus. penitencia ñ redime nem reconcilia os homens a Deus, tal ensinamento anula o sacrificio expiatorio d Cristo e faz dEle um tolo. Pedro nunca foi lider maximo e absoluto da Igreja, nem é a Rocha sobre a qual está edificada a Igreja. ver Atos 4v10-12,1 Pedro 5,Efesios2 v 8-10, Romanos 3v23, Tito3v4-7, Efesios2 v 20, Joao 3v16-17, 1Joao1 v7 e 2v2.

  • @Dalmound
    @Dalmound 11 років тому

    Gnosticismo é colocar um Livro (mesmo que seja inspirado divinamente) no Lugar de Deus, como fazem os protestantes com seu Sola Scriptura! Gnosticismo é dizer que "a Bíblia é a coluna e o sustentáculo da verdade" sendo que a própria bíblia diz que " A IGREJA É A COLUNA E O SUSTENTÁCULO DA VERDADE"!
    Querem negar a Igreja de Cristo e dizer que só a bíblia basta - aí cada um lê e recebe o Esp. Santo e interpreta a bíblia - logo, mais de 10 mil seitas!
    Até quando?
    Até quando cairão nessa falácia?
    .

  • @Dalmound
    @Dalmound 11 років тому

    Pastor hipócrita, aí vai alguns pais da Igreja:
    "do mesmo modo que, onde estiver Jesus Cristo, aí está a IGREJA CATÓLICA” Santo Inácio
    "“Não só pela essência, mas também pela opinião, pelo princípio pela excelência, só há uma Igreja antiga e é a IGREJA CATÓLICA." São Clemente
    "“Roma é a matriz e o trono da Igreja Católica.” São Cipriano
    Se há pais da Igreja até o séc. VIII e a Igreja católica foi fundado em 313 como o sr afirma, logo, há pais da Igreja CATÓLICOS ROMANOS - na sua não!
    E aí????
    .

    • @andreilive11
      @andreilive11 7 років тому

      Mais a igreja católica foi apostatando aos poucos, e "católica" é universal.... O problema é que com o tempo foi ficando romanizada e quase totalmente pagã.

    • @lucascavalcante1931
      @lucascavalcante1931 5 років тому

      @@andreilive11 Na verdade não amigo, sou protestante, mas após estudar o catolicismo PELOS CATÓLICOS, você percebe que nada do que você acha que é Catolicismo é verdade. Muitas mentiras são contadas sobre eles.