Melhor explicação que vi depois de buscar muito na internet. Para melhorar, só explicar junto os ciclos harmônicos, que ajudaria alguém que não conhece esse ponto de partida.
@@ESTUDIOGREENdiga professos sua aula é realmente muito boa, mas ainda estar confuso em minha mente ,por exemplo o frígio posso usar em qualquer acorde do tom ou somente no acorde do 3°grau
Comecou muito bem na explicação. Meu livro que comprei em 2005 explicava exatamente assim tbm. Geralmente as pessoas que explicam isso, misturam o início da nota e vai mudando ela em quintas , onde faz o cara se perder. Ja vc fixou no dó e só foi mudando a função e graus dele. Ja vi um cara explicar, ele começou com dó, de repente ja tava falando de fá, e fá era a quarta de dó, que se ficasse sustenida, ou aumentada, na realidade era a escala natural de sol. E foi misturando tudo. Nao sei se deu pra entender a idéia q eu quis passar sobre a explicação dele. Ja vc fica só no dó e vai mudando ele, muito melhor assim.
Brigado mano eu sou da Venezuela. ... nunca me explicaram assim o assunto dos modos.... para ser claro eu no aí. Cara que bom é que vc saiba e comparta brigado professor
Parabéns meu querido, foi a melhor explicação que eu vi até agora... Quebrou a banca... Até que em fim um professor de vdd. É aí que a gente vê a diferença do tocador para o professor. Conseguiu explicar com simplicidade e maestreza.
Meu amigo, que maravilha ler essa mensagem. Muito obrigado pelo carinho e pelas palavras. Tornaram meu dia mais feliz! Farei uma Live hoje às 21h, se estiver disponível fica o convite para assistires. Forte abraço e vamos em frente !
Muito obrigado vc me ajudou bastante ☺️, até q fim eu achei uma pessoa específica para encinar de forma mais fácil, muito obrigado q deus te abençoe 🙌🙏
Muito obrigado pelas palavras meu amigo, ensinar é muito gratificante. Fico feliz de alguma forma poder ter te ajudado. Forte abraço e vamos em frente !
Cara meus parabéns,estou estudo do com apostila e não tinha entendido ai da estes modos,mais com a seus explicaçõa ficou ficou bem claro.valeu,Deus abençoe.
Green, Deus te abençoe muuuito meu irmão, já pesquisei tudo quanto é modos gregos na Internet meu amigo, as pessoas confunde mais, ao invés de explicar, você é o cara, sou seu fã, dando liki e inscrito no canal 🤝👏👏👏👏👏👍
Eugênio Pacelli Santana que maravilha de mensagem meu amigo. Muito obrigado pelas palavras e seja muitíssimo bem vindo ao canal . Forte abraço e vamos em frente !!!
Direto ao assunto , sem enrolação e com uma didática incrível . Parabéns mano ,continue nesse caminho e muito obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento !
Muito obrigado, vc teria alguma dica para me dar sobre jazz? Sempre fico fascinado com o arranjo do Oscar peterson, ele mistura jazz e blues, sabe como fazer isso?
Victor Penna Oscar Peterson é o cara. Ouvir e ouvir e ouvir é um bom primeiro passo, depois iniciar pelo Blues que foi o estilo que originou o jazz, após isso procurar se internar da progressão II V I , tenho esse vídeo no canal , acordes substitutos da dominante também estão no canal e são conteúdo obrigatório nessa praia . Quanto a Linguagem vale muito te baseares em bandas, como play alongs ou ainda o aplicativo iReal , uso esse, me ajuda bastante a praticar as harmonias, temas e solos . Forte abraço meu amigo e bons estudos por aí !
sabe amigo, quando se ensina modos gregos mostrando o acorde na mão esquerda fica espetacular, muito obg. nos ensina outros assuntos mostrando a evolução da mão esquerda, nos ajuda rsrsrs
Meu amigo muito top a explicação ! Mas só faltou passar as notas que vc estava tocando na tela ... Rsrsrs é pq eu toco violão e facilitaria pra mim . Obrigado por explanar com maestria esse método , tmjs maestro !
Primeiro lugar obrigado pelo vídeo e a ótima explicação. Nesse caso poderia se aplicado numa música flamenca que seria A A# Bb/D C7/9 G/Bb (mais ou menos assim, não sei escrever os acordes direito), nesse caso, usaria a escala de F maior? Ou essa sequência não é necessariamente um Lá maior. Essa sequência aparece na música milagreiro do Djavan.
Muito obrigado pelas palavras meu amigo. A música flamenca usa o que chamamos de “cadência frigia”, o modo frígio é o modo da vez nesse estilo musical . Forte abraço e vamos em frente !
Como foi padronizado e escolhido as notas da escala natural do modo jônio? Da natureza? Ela veio da série harmônica da nota dó ( sem considerar a 7 menor óbvio) ?
Professor parabéns pelo vídeo maravilhoso, só uma dúvida eu posso usar os modos recentes ao tô q estou eu entendi, agora posso usar eles no campo harmonico menor também, tipo vou usar em C e posso usar em Cm.
Que maravilha ler essa mensagem meu amigo. Todos os estilos utilizam os modos , mesmo quando a música é maior (jônico) ou puramente menor (eolio) elas estão utilizando os modos gregos. Para melhor entenderes recomendo a você o vídeo de “empréstimo modal completo” , esse vídeo está no canal e lá faço um apanhado melhor sobre a sua dúvida . Forte abraço e vamos em frente !
Boa pergunta, as escalas serão sempre a mesma escala maior, porém quando a mudaNos de posição ela irá gerar terças menores, como o modo dórico e o frigio por exemplo . Forte abraço e vamos em frente !
Em relação ao campo harmônico como fica? Eu posso utilizar todos os modos na progressão de Dó normal ( com acordes em tríade) ou eu tenho que montar uma progressão pra cada baseada no modo?
Carlos Roberto tudo bom meu amigo. A escala pentatônica, como o próprio nome diz, é o modo maior sem o 4º e o 7º grau. Podemos dizer que seria o modo jônico sem essas notas. Forte abraço ! Vamos que vamos !
Green, estou trabalhando em uma música em Ré M, pra aplicarr os modos gregos devo considerar Ré segundo grau de Dó, e assim por diante. Assim eu vou retirar meus acidentes da escala de Ré M é isso? Vou começar por Ré mas fazendo na prática as escalas de Dó maior, Si Bemol etc.
Jaques Mota Ferreira tudo bom meu amigo. Deves considerar o Ré como 1º grau, como local de relaxamento, e a partir daí montar todos os modos partindo de Ré . Forte abraço e boas composições ! Quando puder compartilhe a harmonia .
@@ESTUDIOGREEN Boa. O pessoal me pede pra compartilhar algo a dias! Mas estou sem pedal no teclado então ainda nao dei jeito. Mas logo resolvo isso. Abç
Cara show demais esse vídeo !!! Fiquei com uma dúvida, no modo jonico posso usar a progressão Dm7 G7 C7M pra improvisar No Jonico, quando vou para o dórico eu utilizo a mesma progressão ou vou ter que ir alterando de acordo com o modo ?
Tudo meu amigo. As harmonias usadas estão em do maior e nos modos de do maior, recomendo você assistir ao vídeo “Empréstimo modal” no canal, lá você entenderá melhor as harmonias usadas. Forte abraço e vamos em frente !
E fiquei co duvida em relação ao acorde Pivo no livro do Ian Guest, estava em FÁ maior e terminou em LA Maior,a passagem foi ali RE menor7 ,( VI grau de FÁ) ai vem SI menor7 e MI 7 (E7) e LA Maior, a minha duvida é o D menor é o VI de F maj 7 e D maior é o IV de A maj 7, Ele é o acorde o Acode PIVO ????
Zhezinho Filho me envie a sequência completa pra eu entender o sentido desse Ré . Acorde pivô é um acorde comum a duas tonalidades distintas e que serve para ligar a modulação . Consegues me enviar a harmonia completa da tua dúvida ?
Fmaj7 |Dm7 | Gm7 | C7 | F6 | ( Dm7) | Bm7 | E7 | Amaj 7 | F#m7 | Bm7 | E7 | Amaj7| esta é a sequencia do livro fiquei em duvida no D ele é IV de um e VI do outro ?
Zhezinho Filho o acorde pivô nesse caso é o E ele faz a ponte pra modulação . A música está em F e na sequência modula pra A o acorde de E na tonalidade e fá e dominante secundário de Am , mas o compositor optou por modular a canção. É um acorde comum a tonalidade de F e a de A por isso ele leva esse nome, tem a função de ligar as duas tonalidades com um acorde comum. Espero ter ajudado meu amigo. Forte abraço !!!
Professor ainda me restou uma dúvida de como eu usar esses modos, tipo se eu tou na tonalidade de dó maior eu posso usar os 7 modos sobre qualquer acorde da tonalidade de dó é isso ?
Everaldo Adriano obrigado pelas palavras . Pode sim, esses modos são modos melódicos . Para instrumentos que além de melodias podem fazer harmonias vale assistir o vídeo sobre empréstimo modal que está no canal. Forte abraço, bons estudos e um ótimo 2020!!
Estou com duvidas por exemplo, se eu escolher uma outra escala sem ser a de dó maior,como seria o uso dos modos gregos? É só aplicar os modos gregod da mesma forma que você aplicou ai na escala de Dó ou muda alguma coisa? Não sei porque , mais sempre tive esta duvida. Se puder me ajudar. Obrigado!
Teclad otima pergunta. Deves pensar a escala que irás fazer iniciando ela por 7 posições diferentes, exemplo : Se a escala for de Eb Na primeira posição Eb jônico Na segunda posição , O mi bemol precisa ser a segunda nota de uma escala maior, logo irás encontrar a escala de Db maior, inicias a escala pelo Mi bemol com os acidentes de Db para montar o modo dórico e assim para os demais modos. Espero ter te ajudado . Forte abraço e vamos em frente ! Bons estudos !
Teclad que maravilha ! Forte abraço e vamos em frente ! Vale agora assistires o vídeo sobre empréstimo modal para ficares por dentro 100% desse papo de modos gregos. Bons estudos !
Tudo bom meu amigo, acordes dos modos em questão explicados. Vale assistires a aula “empréstimo modal (completo)” , esse vídeo está no canal, nele entenderas quais acordes uso para explicar cada modo. Forte abraço, bons estudos e feliz ano novo !
@@ESTUDIOGREEN VOCÊ É MIL. JÁ DESCOBRI, TODAS OS MODOS GREGOS, EM OUTRAS TONALIDADES, APENAS COM A SUA EXPLICAÇÃO. EU JÁ TINHA ASSISTIDO VÁRIOS DE OUTROS PROFESSORES, E NÃO ENTENDIA. OBRIGADA POR COMPARTILHAR, O SEU CONHECIMENTO CONOSCO. FORTE ABRAÇO.
Excelente explicação. Eu toco guitarra, mas a maioria dos guitarristas pensa que modos são formatos ou escalas. É preciso recorrer a quem conhece as notas em si para aprender, ou seja, os pianistas... uma dúvida, como você fez todos os exemplos como C jonio, D dórico, etc... você tocou acordes de C (I, IV e V) ou Cm (II, III, VI, VII), no acompanhamento de cada escala, correto?
Rodrigo Sellis maravilha de mensagem meu amigo, devo te dizer que muito do que sei é aprendi foi com grandes amigos guitarristas, vocês sacam tudo ! Quando os modos são menores, dórico, Frígio,me eólio uso os acordes correspondentes aos Campos harmônicos formados por eles . E quando são maiores , jônico, Lídio e mixolidio faço a mesma coisa , harmonias encontradas nos Campos harmônicos dos modos que estão sendo apresentados . Forte abraço e bons estudos por aí !
Deixa eu vê se entendi... No caso para todos os exemplos que você usou eu devo usar as escalas não a de Dó e sim de cada grau que ele representa um exemplo em Sol começando por Dó... C - D - E - F# - G - A - B ,seria isso? Canal excelente diga-se de passagem. Abraço.
@@ESTUDIOGREEN show Maravilha rsrs...tô começando a entender esse negócio rsrs... Perdão ser insistente,mas outra dúvida ,como isso se aplicaria na hora de criar ou fazer um solo?Não sairia da tonalidade da música não? Usando esse mesmo exemplo em Dó,o F# não faz parte de Dó,não embolaria ou sairia fora da harmonia não?
@@gustavo27051986 excelente pergunta meu amigo. A ideia é justamente gerar “tensões”, nesse teu exemplo o fá# é uma tensão (11ª aumentada ), tensão muito usada no jazz por exemplo, filmes da Disney também . É a cereja do bolo de um improvisação por tirar as frases de um lugar previsível . Vale muito o experimento e principalmente se familiarizar com essas sonoridades . Forte abraço e vamos em frente !
@@ESTUDIOGREEN ah sim,então eu posso estar em Dó e solar normalmente com essas notas? Maravilhazobrigaso por tirar minhas dúvidas e perdão o incômodo rsrs.. Grande abraço.
@@gustavo27051986 de forma alguma é incômodo meu amigo. Esse canal tem essa finalidade, compartilhar informações que possam ajudar mais e mais amigos da música . Forte abraço e vamos em frente !
A ideia é que você pode improvisar pela tonalidade , C nesse caso , ou ainda por graus, cada acorde uma escala. Esse segundo modo e mais rico. Forte abraço e vamos em frente !
Brendon Cardoso excelente pergunta, os modos podem sim ser usados nos graus da canção , porém, o grande lance é usá-los na tonalidade da canção . Forte abraço e bons estudos !!! Vamos em frente !
Tudo bom meu amigo. Vale seguires as explicações anotando em um papel os nomes e as escolas que formas os modos Vai dar certo. Forte abraço e vamos em frente !
Olá. Ótima explicação. O que gostaria de entender e se: 1° Se eu estiver numa progressão na mesma escala por ex: C Am F G, a execução de modos teria que ser para cada acorde feito? Teria que aplicar o modo levando em consideração que ao tocar o acorde de G Por ex. O modo seria feito em cima desse acorde e assim sucessivamente para F e para Am? 2° E impressão minha ou qua do vou caindo em relação a saber de C e segunda de quem ou que e 4 de quem e por ai vai, eu acabo tendo a escala de G# ? C Bb Ab G F Eb Db C
Mr. Jhon Pontes essa foi minha dúvida por muito tempo meu amigo. Deves pensar nos modos todos em C nesse teu exemplo . Forte abraço e vamos em frente !
Gostei muito da explicação.
Muito obrigada pela sua explicação.. PARABÉNS....consegui entender.
Melhor explicação que vi depois de buscar muito na internet. Para melhorar, só explicar junto os ciclos harmônicos, que ajudaria alguém que não conhece esse ponto de partida.
Parabéns pela explicação
Ótimo vídeo
Meu amigo assistindo dóis vedeos seu já fiquei fã do se trabalho tu Nei imagina o quanto está me ajudando agora Deus abençoe grato
Que maravilha receber essa mensagem meu amigo .
Seja muitíssimo bem vindo ao canal ,
Forte abraço e vamos em frente que o ano está só começando .
@@ESTUDIOGREEN já comecei a compartilhar o te trabalho
@@germanocenturiaoramires4305 muito obrigado de coração .
Forte abraço !
Interessante como a gente passa uma vida inteira sem saber uma coisas,e um rapaz vem aqui e dá essa aula magnífica
Muito boa aula Professor, toop, muito bem explicado, bom pra entender, parabéns, ganhou um seguidor escrito....
O melhor vídeo sobre o assunto😀💯👏
Cara sem dúvida essa foi a melhor explicação que eu vi sobre os modos grego. Parabéns e muito obrigado por nos ajudar!
Muito obrigado pelas palavras.
Forte abraço e vamos em frente !
@@ESTUDIOGREENdiga professos sua aula é realmente muito boa, mas ainda estar confuso em minha mente ,por exemplo o frígio posso usar em qualquer acorde do tom ou somente no acorde do 3°grau
@@lukasnink10 essa dúvida é bem comum, pode aplicar em qualquer acorde do tom.
Forte abraço e vamos em frente !
já comprei vários cursos on-line,mas nunca tinha sido desmistificado com tamanha clareza.Obrigado.
Muito obrigado pelas palavras meu amigo.
Forte abraço e vamos em frente !
Vendo ak depois de 3 anos, aula incrível, que didática simples, objetiva e lúcida.
Muito obrigado pelas palavras .
Forte abraço e vamos em frente !
Explicação top...parabéns pelo seu conhecimento.Deus te abençoe!!!
Muito obrigado pelas palavras.
Forte abraço e vamos em frente !
PERFEITO, Professor!
Gratidão.
Muito obrigado pelas palavras .
Forte abraço e vamos em frente !
Boa diversão por aí !
Excelente !
Muito obrigado pela palavra .
Forte abraço e vamos em frente !
Muito bom... Didática excelente.
Muito obrigado pelas palavras .
Forte abraço e vamos em frente !
Comecou muito bem na explicação. Meu livro que comprei em 2005 explicava exatamente assim tbm. Geralmente as pessoas que explicam isso, misturam o início da nota e vai mudando ela em quintas , onde faz o cara se perder. Ja vc fixou no dó e só foi mudando a função e graus dele. Ja vi um cara explicar, ele começou com dó, de repente ja tava falando de fá, e fá era a quarta de dó, que se ficasse sustenida, ou aumentada, na realidade era a escala natural de sol. E foi misturando tudo. Nao sei se deu pra entender a idéia q eu quis passar sobre a explicação dele. Ja vc fica só no dó e vai mudando ele, muito melhor assim.
e a melhor explicaçao...É tão bem explicado, que eu entenderia mesmo se eu apenas ouvisse o áudio sem ver o vídeo ..... Deus te abençoe
Que maravilha ler essa mensagem meu amigo.
Muito obrigado pelas palavras.
Seja muito bem vindo ao canal !
Forte abraço e vamos em frente!!!
Obrigado por essa aula. Vc wxplica muito bem
Muito obrigado pelas palavras.
Forte abraço e vamos em frente!
parabéns vc explicou de uma for tao simples e direta que quem ver seus videos intendem de primeiro ,muito obrigado finalmente entendi esse assunto
Dson Machado maravilha de mensagem meu amigo .
Forte abraço e bons estudos !
Parabéns meu nóbre irmão! Explicação magnífica, mta prática. Vwl!
Muito obrigado pelas palavras.
Forte abraço e vamos em frente !
Super dica amei!!!!
Que maravilha !
Bons estudos e vamos em frente, sempre !
Nossa que aula top
MAIKVILSK obrigadão meu amigo .
Forte abraço e vamos em frente !
MAIKVILSK seja muito bem vindo ao canal !
Brigado mano eu sou da Venezuela. ... nunca me explicaram assim o assunto dos modos.... para ser claro eu no aí. Cara que bom é que vc saiba e comparta brigado professor
Muito obrigado pelas palavras meu amigo.
Seja muito bem vindo ao canal!
Forte abraço e vamos em frente !
Cara, você foi o único que fez eu entender essa coisa, muito obrigado
Que maravilha de mensagem meu amigo!
Fiquei muito feliz por saber que esse vídeo te ajudou a entender do assunto.
Forte abraço e vamos em frente !
A MELHOR EXPLICAÇÃO DO UA-cam!!!
Muito obrigado pelas palavras !
Forte abraço e seja muito bem vindo ao canal !
Sensacional!!
Muito obrigado pelo carinho .
Abração !
Parabéns meu querido, foi a melhor explicação que eu vi até agora...
Quebrou a banca...
Até que em fim um professor de vdd.
É aí que a gente vê a diferença do tocador para o professor.
Conseguiu explicar com simplicidade e maestreza.
Meu amigo, que maravilha ler essa mensagem.
Muito obrigado pelo carinho e pelas palavras.
Tornaram meu dia mais feliz!
Farei uma Live hoje às 21h, se estiver disponível fica o convite para assistires.
Forte abraço e vamos em frente !
Cara vc explica de uma forma surpreendente
Muito obrigado meu amigo.
Forte abraço e vamos em frente !
MUITO BEM EXPLICADO. SÓ AGORA ENTENDI. OBRIGADA POR NOS ENSINAR.
Que maravilha de mensagem .
Vamos em frente !
Forte abraço
@@ESTUDIOGREEN OBRIGADA PELO RETORNO. FORTE ABRAÇO.
Muito boa explicação, ficou muito fácil de entender e aplicar
Valeu aprendi modos gregos com essa aula espetacular muito bom
Miguel Carlos que maravilha meu amigo.
Ótima notícia receber essa mensagem .
Forte abraço e seja muito bem vindo ao canal !
rapaz, pela primeira vez p mim ficou claro os modos obrigado parceiro e parabens !!!
Que maravilha de notícia saber que esse vídeo te ajudou a entender do assunto.
Forte abraço e vamos em frente!
Seja muito bem vindo ao canal !
Jônio 1:29 Dórico 1:53 Frígio 2:57 Lídio 4:35 Mixolídio 6:15 Eólio 7:38 Lócrio 8:30
Muito obrigado vc me ajudou bastante ☺️, até q fim eu achei uma pessoa específica para encinar de forma mais fácil, muito obrigado q deus te abençoe 🙌🙏
Muito obrigado pelas palavras meu amigo, ensinar é muito gratificante.
Fico feliz de alguma forma poder ter te ajudado.
Forte abraço e vamos em frente !
@@ESTUDIOGREEN TMJ 🤙🙌
2020 e eu assistindo. Me ajudou muito esse vídeo!!!! Top d+ !!!
Verdadeira Poesia que maravilha de mensagem .
Forte abraço, vamos em frente e seja muito bem vindo (a) ao canal .
Amei e já ganhou mais um inscrito. Me ajudou bastante
juca da medalha que maravilha de mensagem meu amigo.
Seja muito bem vindo ao canal !
Forte abraço e vamos em frente !
Muito bom.
Muito obrigado pelas palavras !
Forte abraço e vamos em frente !
Até que enfim uma explicação que consegui entender bem. Mais um inscrito !
Que maravilha de notícia meu amigo.
Seja muito bem vindo.
Forte abraço e vamos em frente !
Sou iniciante e encontrei seu canal e que facilidade você tem de ensinar. Deus abençoe seu dom.
Anderson Goncalves muito obrigado pelas palavras meu amigo.
Seja muitíssimo bem vindo.
Vamos em frente !
Forte abraço
De fato foi a melhor explicação que encontrei e que finalmente fez sentido pra mim! Vlw !
Que maravilha de mensagem meu amigo.
Muito obrigado pelas palavras e vamos em frente !
Forte abraço !
Muito boa a explicação, agora entendi! Conhecer os modos é fácil, difícil é aplicar como foi exemplificado, muito grato
Obrigado pelas palavras .
Forte abraço e vamos em frente !
Melhor explicação que achei até agora, parabéns, Deus te abençoe ....
Thompson obrigadão meu amigo.
Forte abraço e vamos em frente !
Cara meus parabéns,estou estudo do com apostila e não tinha entendido ai da estes modos,mais com a seus explicaçõa ficou ficou bem claro.valeu,Deus abençoe.
Damiao Roque obrigadão meu amigo.
Vamos em frente !
Forte abraço
bem explicado. eu queria muito saber pra serviam esses modos. agora eu sei. obrigado.
Jackson Amaral obrigadão !
Vamos em frente!
Ótimo ensino
Muito obrigado pelas palavras, forte abraço e vamos em frente !
Maneiro 👍
Ronaldo Freitas obrigadão!
Green, Deus te abençoe muuuito meu irmão, já pesquisei tudo quanto é modos gregos na Internet meu amigo, as pessoas confunde mais, ao invés de explicar, você é o cara, sou seu fã, dando liki e inscrito no canal 🤝👏👏👏👏👏👍
Eugênio Pacelli Santana que maravilha de mensagem meu amigo.
Muito obrigado pelas palavras e seja muitíssimo bem vindo ao canal .
Forte abraço e vamos em frente !!!
Parabéns sua explicação foi a melhor que encontrei vlw 👍🤙
Muito obrigado pelas palavras.
Forte abraço e vamos em frente !
Muito boomm!! Melhor explicação 👌👌👏👏👏
Muito obrigado pelas palavras .
Forte abraço e vamos em frente !
Direto ao assunto , sem enrolação e com uma didática incrível . Parabéns mano ,continue nesse caminho e muito obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento !
Daniel Carvalho obrigadão meu amigo.
Vamos em frente !
Quero saber que modos usar quando por exemplo aparece uma progressão C Em F C e eu preciso improvisar em cima disso?
perfeito.!.!!! melhor explicacao .!!!
Obrigadão pelas palavras !
Abração e seja muito bem vinda ao canal !
Melhor explicação sobre o assunto. Parabéns!
André Lins obrigadão meu amigo.
Forte abraço !!!
Eo incrivel...q a aula é a mesma... parabens man...
Muito bom... virei seu fã a tempo viu.... contigo q consegui aprender com mais facilidade
Denis Batalha que maravilha ler essa mensagem !
Vamos juntos que tem muito assunto pela frente !
Seja muitíssimo bem vindo !
Forte abraço !
Você é fera meu amigo
Victor Penna obrigadão meu amigo.
Seja muito bem vindo ao canal !
Vamos em frente !
Forte abraço !
Muito obrigado, vc teria alguma dica para me dar sobre jazz? Sempre fico fascinado com o arranjo do Oscar peterson, ele mistura jazz e blues, sabe como fazer isso?
Victor Penna Oscar Peterson é o cara.
Ouvir e ouvir e ouvir é um bom primeiro passo, depois iniciar pelo Blues que foi o estilo que originou o jazz, após isso procurar se internar da progressão II V I , tenho esse vídeo no canal , acordes substitutos da dominante também estão no canal e são conteúdo obrigatório nessa praia .
Quanto a Linguagem vale muito te baseares em bandas, como play alongs ou ainda o aplicativo iReal , uso esse, me ajuda bastante a praticar as harmonias, temas e solos .
Forte abraço meu amigo e bons estudos por aí !
@@ESTUDIOGREEN muito obrigado!!
Esse canal é show, parabéns.
Morgan Souza obrigadão !
Vamos que vamos !!!
Forte abraço !
Excelente explicação. Já me inscrevi no canal!
Vini Medina que maravilha de mensagem meu amigos
Seja muito bem vindo !
Forte abraço e vamos em frente!
sabe amigo, quando se ensina modos gregos mostrando o acorde na mão esquerda fica espetacular, muito obg. nos ensina outros assuntos mostrando a evolução da mão esquerda, nos ajuda rsrsrs
Legal também é encontrar o campo harmônico de cada modo.
Patrik Metal isso aí meu amigo.
Uma coisa funciona atrelada a outra m.
Forte abraço, bons estudos e vamos em frente !
OBRIGADO SOLUCIONOU MINHAS DUVIDAS OBRIGADO
Zhezinho Filho que bom saber que te ajudou a entender.
Forte abraço !!!
Até breve com vídeos novos no canal !
A melhor explicação que já vi! Muito obrigado! O que você pensa na hora de criar frases em cima dos modos ou outra escala?
Jomar Filho obrigado pelas palavras meu amigo.
Penso sempre no acorde que estou tocando para criar as frases .
Forte abraço
Meu amigo muito top a explicação ! Mas só faltou passar as notas que vc estava tocando na tela ... Rsrsrs é pq eu toco violão e facilitaria pra mim . Obrigado por explanar com maestria esse método , tmjs maestro !
Inscrito manow.... mais um
Denis Batalha obrigadão pela confiança!
Vamos juntos !
Muito parabéns. Gostaria de saber quais as progressões foram usadas nos improvisos.
Primeiro lugar obrigado pelo vídeo e a ótima explicação. Nesse caso poderia se aplicado numa música flamenca que seria A A# Bb/D C7/9 G/Bb (mais ou menos assim, não sei escrever os acordes direito), nesse caso, usaria a escala de F maior? Ou essa sequência não é necessariamente um Lá maior. Essa sequência aparece na música milagreiro do Djavan.
Muito obrigado pelas palavras meu amigo.
A música flamenca usa o que chamamos de “cadência frigia”, o modo frígio é o modo da vez nesse estilo musical .
Forte abraço e vamos em frente !
Como foi padronizado e escolhido as notas da escala natural do modo jônio? Da natureza? Ela veio da série harmônica da nota dó ( sem considerar a 7 menor óbvio) ?
Professor parabéns pelo vídeo maravilhoso, só uma dúvida eu posso usar os modos recentes ao tô q estou eu entendi, agora posso usar eles no campo harmonico menor também, tipo vou usar em C e posso usar em Cm.
Por exemplo se o tom é de E maior posso aplicar o modo frígio que nesse caso seria a escala de C maior?
Parabens pela primeira vez concegui entender de uma forma clara te pergunto quais os estilos usam mais os modos gregos?
Que maravilha ler essa mensagem meu amigo.
Todos os estilos utilizam os modos , mesmo quando a música é maior (jônico) ou puramente menor (eolio) elas estão utilizando os modos gregos.
Para melhor entenderes recomendo a você o vídeo de “empréstimo modal completo” , esse vídeo está no canal e lá faço um apanhado melhor sobre a sua dúvida .
Forte abraço e vamos em frente !
Qual acorde vc faz em cada modo
Show de bola, uma pergunta quais acordes de apoio você uso ai no modo frigio ?
Obrigado pelas palavras , usei os acordes do campo harmônico frigio .
Tenho essa aula também no canal com o nome “empréstimo modal completo”.
Abração
UMA PERGUNTA AS ESCALAS PRECISAM SER TODOS MAIORES ?
ATÉ A DORICA COMO VOCÊ FEZ?
ELA NUM Ê MENOR ENTÃO C SERIA A SEGUNDA MENOR DE B NE?
Boa pergunta, as escalas serão sempre a mesma escala maior, porém quando a mudaNos de posição ela irá gerar terças menores, como o modo dórico e o frigio por exemplo .
Forte abraço e vamos em frente !
Em relação ao campo harmônico como fica? Eu posso utilizar todos os modos na progressão de Dó normal ( com acordes em tríade) ou eu tenho que montar uma progressão pra cada baseada no modo?
Tudo bom meu amigo.
Tenho no canal o vídeo sobre empréstimo modal , lá explico detalhadamente a tua pergunta .
Forte abraço e vamos em frente !
Muito obrigado 👊🏾👊🏾
@@victordias7497 forte abraço e vamos em frente !
Muito bom, você poderia explicar como aplicar o modo grego em quais tipos de acordes
Marcos Fonseca obrigadão, no canal tenho um vídeo sobre empréstimo modal, lá tem a resposta da tua pergunta .
Forte abraço e bons estudos !
Obrigado
muito boa a aula de modos gregos...show
mas qual a relação deles com as pentatônicas..
valeu
Carlos Roberto tudo bom meu amigo.
A escala pentatônica, como o próprio nome diz, é o modo maior sem o 4º e o 7º grau.
Podemos dizer que seria o modo jônico sem essas notas.
Forte abraço !
Vamos que vamos !
Olá amigo, se eu faço um dó frígio, eu penso na escala de lá bemol ne, mais a tonalidade que eu tenho que improvisa é o dó?
Isso aí meu amigo, forte abraço !
Top
Edson Vieira Mota abração e vamos em frente !
os acordes pra acompanhar esses modos em C tem que ser maiores? pq eu coloquei acordes menores e improvisei as escalas aqui ensinadas e soou muito bom
Você pode mesclar .
Funciona muito bem!
Boa diversão .
Forte abraço e vamos em frente !
Nem acredito dps de tanto tempo tentando entender essa coisa de modos gregos encontrei algum que conseguiu simplificar tudo
Mateus Macedo que maravilha ler essa mensagem meu amigo.
Ganhei meu dia!
Forte abraço, seja muito bem vindo ao canal e ...
Vamos em frente!!!
Green, estou trabalhando em uma música em Ré M, pra aplicarr os modos gregos devo considerar Ré segundo grau de Dó, e assim por diante. Assim eu vou retirar meus acidentes da escala de Ré M é isso?
Vou começar por Ré mas fazendo na prática as escalas de Dó maior, Si Bemol etc.
Jaques Mota Ferreira tudo bom meu amigo.
Deves considerar o Ré como 1º grau, como local de relaxamento, e a partir daí montar todos os modos partindo de Ré .
Forte abraço e boas composições !
Quando puder compartilhe a harmonia .
@@ESTUDIOGREEN Boa. O pessoal me pede pra compartilhar algo a dias! Mas estou sem pedal no teclado então ainda nao dei jeito. Mas logo resolvo isso. Abç
Boa pergunta.
música é uma coisa doida....
Cara show demais esse vídeo !!! Fiquei com uma dúvida, no modo jonico posso usar a progressão Dm7 G7 C7M pra improvisar No Jonico, quando vou para o dórico eu utilizo a mesma progressão ou vou ter que ir alterando de acordo com o modo ?
Caraca eu assisti o vídeo de empréstimo modal, agora deu pra entender. Tem anos de conteúdo só em dois vídeos pra estudar kkkk
@@santtanalucas muito obrigado pelas palavras meu amigo.
Forte abraço e vamos em frente !
Entendi Green tudo sobre os modos, mas a sua harmonia sobre cada modo que vc explicou ... ficou dúvidas. Vc usa harmonia do campo harmônico de C?
Tudo meu amigo.
As harmonias usadas estão em do maior e nos modos de do maior, recomendo você assistir ao vídeo “Empréstimo modal” no canal, lá você entenderá melhor as harmonias usadas.
Forte abraço e vamos em frente !
por favor mais uma pergunta,sobre acorde pivo, obrigado pela atenção
Zhezinho Filho diga lá meu amigo.
Em que posso te ajudar ?
E fiquei co duvida em relação ao acorde Pivo no livro do Ian Guest, estava em FÁ maior e terminou em LA Maior,a passagem foi ali RE menor7 ,( VI grau de FÁ) ai vem SI menor7 e MI 7 (E7) e LA Maior, a minha duvida é o D menor é o VI de F maj 7 e D maior é o IV de A maj 7, Ele é o acorde o Acode PIVO ????
Zhezinho Filho me envie a sequência completa pra eu entender o sentido desse Ré .
Acorde pivô é um acorde comum a duas tonalidades distintas e que serve para ligar a modulação .
Consegues me enviar a harmonia completa da tua dúvida ?
Fmaj7 |Dm7 | Gm7 | C7 | F6 | ( Dm7) | Bm7 | E7 | Amaj 7 | F#m7 | Bm7 | E7 | Amaj7| esta é a sequencia do livro fiquei em duvida no D ele é IV de um e VI do outro ?
Zhezinho Filho o acorde pivô nesse caso é o E ele faz a ponte pra modulação .
A música está em F e na sequência modula pra A o acorde de E na tonalidade e fá e dominante secundário de Am , mas o compositor optou por modular a canção.
É um acorde comum a tonalidade de F e a de A por isso ele leva esse nome, tem a função de ligar as duas tonalidades com um acorde comum.
Espero ter ajudado meu amigo.
Forte abraço !!!
Professor ainda me restou uma dúvida de como eu usar esses modos, tipo se eu tou na tonalidade de dó maior eu posso usar os 7 modos sobre qualquer acorde da tonalidade de dó é isso ?
Exatamente isso !
Dessa forma irás sentir cada um dos modos na mesma tonalidade.
Forte abraço e vamos em frente !
Bons estudos por aí!
Olá, posso aplicar esses modos em um instrumento melódico? Obrigado pela sua iniciativa de ensinar e que Deus lhe recompense com isso.
Everaldo Adriano obrigado pelas palavras .
Pode sim, esses modos são modos melódicos .
Para instrumentos que além de melodias podem fazer harmonias vale assistir o vídeo sobre empréstimo modal que está no canal.
Forte abraço, bons estudos e um ótimo 2020!!
Estou com duvidas por exemplo, se eu escolher uma outra escala sem ser a de dó maior,como seria o uso dos modos gregos? É só aplicar os modos gregod da mesma forma que você aplicou ai na escala de Dó ou muda alguma coisa? Não sei porque , mais sempre tive esta duvida. Se puder me ajudar. Obrigado!
Teclad otima pergunta.
Deves pensar a escala que irás fazer iniciando ela por 7 posições diferentes, exemplo :
Se a escala for de Eb
Na primeira posição Eb jônico
Na segunda posição , O mi bemol precisa ser a segunda nota de uma escala maior, logo irás encontrar a escala de Db maior, inicias a escala pelo Mi bemol com os acidentes de Db para montar o modo dórico e assim para os demais modos.
Espero ter te ajudado .
Forte abraço e vamos em frente !
Bons estudos !
@@ESTUDIOGREENEntendi!! E me ajudou sim rs. O muito obrigado!! Forte Abraço!!
Teclad que maravilha !
Forte abraço e vamos em frente !
Vale agora assistires o vídeo sobre empréstimo modal para ficares por dentro 100% desse papo de modos gregos.
Bons estudos !
@@ESTUDIOGREEN Opa!! Blz irei assistir sim.Obrigado!! 👏🏽😊
Quais são os acordes que vc faz na mão esquerda ?????
Tudo bom meu amigo, acordes dos modos em questão explicados.
Vale assistires a aula “empréstimo modal (completo)” , esse vídeo está no canal, nele entenderas quais acordes uso para explicar cada modo.
Forte abraço, bons estudos e feliz ano novo !
GOSTEI, POIS, VOCÊ, PARTIU DE UMA UNICA ESCALA, NO CASO DÓ, PARA EXPLICAR ,COMO ACHAR AS OUTRAS. MUITO BEM EXPLICADO.
Maravilha de mensagem .
Obrigadão !
Vamos em frente!
@@ESTUDIOGREEN VOCÊ É MIL. JÁ DESCOBRI, TODAS OS MODOS GREGOS, EM OUTRAS TONALIDADES, APENAS COM A SUA EXPLICAÇÃO. EU JÁ TINHA ASSISTIDO VÁRIOS DE OUTROS PROFESSORES, E NÃO ENTENDIA. OBRIGADA POR COMPARTILHAR, O SEU CONHECIMENTO CONOSCO. FORTE ABRAÇO.
@@Sonia-lt6mo que maravilha de mensagem !
Muito obrigado pelo carinho.
Forte abraço e vamos em frente !
Excelente explicação. Eu toco guitarra, mas a maioria dos guitarristas pensa que modos são formatos ou escalas. É preciso recorrer a quem conhece as notas em si para aprender, ou seja, os pianistas... uma dúvida, como você fez todos os exemplos como C jonio, D dórico, etc... você tocou acordes de C (I, IV e V) ou Cm (II, III, VI, VII), no acompanhamento de cada escala, correto?
Rodrigo Sellis maravilha de mensagem meu amigo, devo te dizer que muito do que sei é aprendi foi com grandes amigos guitarristas, vocês sacam tudo !
Quando os modos são menores, dórico, Frígio,me eólio uso os acordes correspondentes aos Campos harmônicos formados por eles .
E quando são maiores , jônico, Lídio e mixolidio faço a mesma coisa , harmonias encontradas nos Campos harmônicos dos modos que estão sendo apresentados .
Forte abraço e bons estudos por aí !
Deixa eu vê se entendi...
No caso para todos os exemplos que você usou eu devo usar as escalas não a de Dó e sim de cada grau que ele representa um exemplo em Sol começando por Dó...
C - D - E - F# - G - A - B ,seria isso?
Canal excelente diga-se de passagem.
Abraço.
Exatamente isso meu amigo.
Muito obrigado pelas palavras !
Forte abraço e vamos em frente !
@@ESTUDIOGREEN show Maravilha rsrs...tô começando a entender esse negócio rsrs...
Perdão ser insistente,mas outra dúvida ,como isso se aplicaria na hora de criar ou fazer um solo?Não sairia da tonalidade da música não?
Usando esse mesmo exemplo em Dó,o F# não faz parte de Dó,não embolaria ou sairia fora da harmonia não?
@@gustavo27051986 excelente pergunta meu amigo.
A ideia é justamente gerar “tensões”, nesse teu exemplo o fá# é uma tensão (11ª aumentada ), tensão muito usada no jazz por exemplo, filmes da Disney também .
É a cereja do bolo de um improvisação por tirar as frases de um lugar previsível .
Vale muito o experimento e principalmente se familiarizar com essas sonoridades .
Forte abraço e vamos em frente !
@@ESTUDIOGREEN ah sim,então eu posso estar em Dó e solar normalmente com essas notas?
Maravilhazobrigaso por tirar minhas dúvidas e perdão o incômodo rsrs..
Grande abraço.
@@gustavo27051986 de forma alguma é incômodo meu amigo.
Esse canal tem essa finalidade, compartilhar informações que possam ajudar mais e mais amigos da música .
Forte abraço e vamos em frente !
Professor se eu estou emmuma progressão C Am F G ckmo devo improvisar? Cada acorde é um modo?
A ideia é que você pode improvisar pela tonalidade , C nesse caso , ou ainda por graus, cada acorde uma escala. Esse segundo modo e mais rico.
Forte abraço e vamos em frente !
Mas eu posso aplicar nos outros acordes?
Ronaldo Freitas pode sim !
Forte abraço e bons estudos !
Ainda não encaixou este assunto mas em breve vai dar certo
Jose Erivan Viana Da Silva Viana o grande lance é ter persistência e paciência .
Vai dar certo!
Bons estudos por aí !
Opa mano tranquilo tem que ter as escalas que agente já conhece ae mano na mão e muito bom esse esquema
muito didático. peguei em dó, e agora se a nota é ré maior eu pergunto: o ré é o nº tal grau de qual nota? e assim vai? obrigado por essa aula
É isso aí meu amigo.
Boa diversão .
Forte abraço e vamos em frente !
A minha dúvida é a seguinte: Eu posso usar os 7 modos para cada acorde que eu repousar ou tem modos específicos para cada acorde?
Brendon Cardoso excelente pergunta, os modos podem sim ser usados nos graus da canção , porém, o grande lance é usá-los na tonalidade da canção .
Forte abraço e bons estudos !!!
Vamos em frente !
@@ESTUDIOGREEN, agradeço pela atenção. Me inscrevi no canal. Abraço! 👍🏻
Brendon Cardoso seja muito bem vindo .
Forte abraço e vamos em frente!
Como conseguir falar contigo?
Opa: anote meu whats 48 999715393
Forte abraço e vamos em frente !
Não estou entendendo as notas na mão esquerda que você faz
Tudo bom meu amigo.
Vale seguires as explicações anotando em um papel os nomes e as escolas que formas os modos
Vai dar certo.
Forte abraço e vamos em frente !
Olá.
Ótima explicação.
O que gostaria de entender e se:
1° Se eu estiver numa progressão na mesma escala por ex: C Am F G, a execução de modos teria que ser para cada acorde feito? Teria que aplicar o modo levando em consideração que ao tocar o acorde de G Por ex. O modo seria feito em cima desse acorde e assim sucessivamente para F e para Am?
2° E impressão minha ou qua do vou caindo em relação a saber de C e segunda de quem ou que e 4 de quem e por ai vai, eu acabo tendo a escala de G# ?
C Bb Ab G F Eb Db C
Mr. Jhon Pontes essa foi minha dúvida por muito tempo meu amigo.
Deves pensar nos modos todos em C nesse teu exemplo .
Forte abraço e vamos em frente !
Na próxima aula bota o teclado de frente para a galera, que fica melhor para entender as explicações
Ronaldo Freitas boa dica .
Farei isso sim.
Abração
Como entender os modos gregos nas músicas que toco ex. Só quem tem raiz de Sarah farias