Boa noite Lucas, Muito obrigado! Que bom que você gostou do vídeo, isso me dá vontade de fazer mais. Em breve farei as manobras de N2 e N3. De onde você é? E qual curso você ministra? Abraço meu camarada!
Muito obrigado pelos seus ensinamentos dia 30 começo o curso aqui onde Moro em Madrid todos os dias venho estudando através dos seus vídeos durante 16 dias 3 vezes na ao dia .
@@Taduroficaemcasa Bom dia Jean! Vai dar tudo certo. Qual o nome do Centro de treinamento que você irá fazer? Para eu ver se consigo ver a estrutura pela internet.
Parabens Ortega como sempre seus videos são espetaculares . Mais uma vez obrigado pelo seu tempo e compartlhar seu comhecomento. Cara segunda agora começo meu curso do irata la na praia grande.
Vlw Claudio! Vai fazer lá na Alpiend? Show de corda! Apesar de eu morar no RJ... eu sou de Praia Grande, morei na Ocyan e na Vila Tupy. Depois conta como foi lá no curso! Abraço.
Bom dia Daniel! Alpinismo é muito coordenação motora, a força é bem vinda mas a coordenação é essencial. O equilíbrio ao realizar uma ascensão é determinante . Tente aproximar o tórax a corda , se achar necessário os dois pés... Pode tentar mas não é necessário.
Boa tarde Genivaldo! Td bem meu camarada? O ideal é perder um pouco de peso, mas... se vc focar na técnica e na postura e não na força... vc consegue fazer bem. Quem sabe em breve teremos um lugar para praticarmos... O canal crescendo... teremos esse lugar. Abraço Genivaldo!
Olá, video excelente. Obrigado por postar. Sei que é apenas um vídeo, não uma aula. Também não sou seu aluno. Então, muito encabulado eu vou te perguntar algumas dúvidas: Ouço dizer que seria preciso dar um nó na ponta da corda como uma última segurança caso eu despenque lá de cima. O nó ficaria entalado no descensor antes de eu bater no solo. Isso procede? Que nó eu daria? Como daria (se meu descensor está no meio do peito eu precisaria fazer isso já pendurado a certa altura)? Outra questão: vejo muito ascensor de punho e peito mas não vejo de joelho nem de pé. Por que não? Peço desculpas pelo monte de perguntas mas fique atento: este foi apenas o primeiro vídeo seu que eu assisti. Prepare-se pois é uma playlist 😂😂😂. Forte abraço!
@@Pqp-wy8kk @Pqp-wy8kk @Pqp-wy8kk Bom dia! Tudo bem? Boas perguntas. O nó de final de corda é o pescador duplo, ele serve para não despencar quando a corda não chega ao solo, se tornando um nó de retenção para que o descensor não ultrapasse o limite da corda resultado em uma queda. Quando a corda chega ao solo, ele tem outra finalidade; impedir que a corda desencape em caso de ruptura da capa da corda, nesse caso o nó fica ao solo. O Ascensor peitoral tem esse nome por ficar próximo ao peito mas o link que sustenta o peso fica próximo a cintura. O Ascensor de punho é utilizado em conjunto com o estribo que o estende até o pé do escalador, então a mão é utilizada para deslizá-lo para cima quando não tem peso em seguida o estribo sustenta todo o peso do escalador para poder deslizar o Ascensor peitoral para cima, sendo a mão apenas um apoio para manter o equilíbrio, a força deverá ser toda na perna. Fique a vontade e pergunte tudo o que quiser! Muito obrigado por assistir os vídeos e perguntar. Abração.
@@academiadeacessopordacordas Obrigado. Na verdade eu já estou até fora do mercado de trabalho (60+). Mas não estou morto kkkk. A vontade de aprender continua. Antigamente a gente subia torre de trinta metros em escada de marinheiro apenas com mãos e pés. Nada de cintos, ganchos e muito menos essa cerca em volta que as escadas possuem hoje - eram apenas os degraus de ferro redondo encravados na parede. Mas vai que um dia eu passe na rua e veja alguém se arriscando. Se eu tiver conhecimento posso livrar alguém de um acidente. Este é um pensamento que me motiva a aprender e a repassar. Mas eu ando subindo em uns telhados e fachadas ainda (para desespero das filhas) :D Então, abusando da sua boa vontade, vou perguntar de novo para aprender: no caso eu teria de fazer o nó pescador duplo na ponta da corda mais ou menos acima da barriga antes de subir, certo? Sequência seria: trava-quedas, descensor, nó. Ok? Outro ponto: eu subo usando ascensor de pé e de joelho com elástico. Tem problema usar esta configuração? É muito rápido e fácil subir. As mãos ficam livres servindo apenas para equilibrar o corpo na vertical. Pode isso no Irata? Mais uma vez, obrigado pelo apoio. Já assisti 6 vídeos seus do nível 1. Gostei muito de ver as passagens e transposições. Forte abraço.
@@Pqp-wy8kk como é seu nome? Em relação a idade... Claro que é um fator, mas não é o fator principal, a vontade e determinação é o principal, porém a questão física pode ser determinante. Vamos falar sobre a sequência que você comentou: trava-quedas, descensor, nó a cima da barriga... Vamos do começo: Duas cordas sendo uma para a segurança ( trava-quedas) e outra de trabalho, caso esteja subindo vai usar um Ascensor de punho e um ventral que você chamou de peitoral, pode usar o de pé com elástico para auxiliar mas nenhum curso irá utilizá-lo durante o aprendizado. Caso estiver descendo irá utilizar o descensor na corda de trabalho. O nó de final de corda, pescador duplo, ficará no piso, ele não limitará a descensão neste caso, ele servirá para a corda não desencapar por completo caso a capa rompa e o escalador fique suspenso pela alma da corda, o nó de final de corda apenas limitará a descensão caso a corda não chegue ao solo. Lembrando que estamos falando sobre acesso por cordas baseado na indústria, que tem como linha de raciocínio a IRATA que é mais antiga no Brasil seguido da ABENDI E ANEAC, sendo o mesmo princípio de segurança.
@@academiadeacessopordacordas Ahhh, agoora clareou! O que acontece com seu amigo da corda aqui é que a gente vai misturando vídeos de escalada esportiva, industrial, canionismo e até alguns maluquismos também kkkk Agora entendi que nem todos os equipamentos são parte dos princípios da Irata. O que acaba sendo uma pena dado o desempenho deles. Obrigado, forte abraço!
Aulas muito bem explicada
Esse é o cara Leandro Ortega, fera na escalada e gente boa demais, me deu muita força quando fiz a certificação irata.
Tmj Rui!
Abração meu amigo.
Irei passar esses vídeos para meus alunos, pois irá ajudar de mais, ótimo trabalho, e ótima explicação com calma e clareza, parabéns
Boa noite Lucas,
Muito obrigado!
Que bom que você gostou do vídeo, isso me dá vontade de fazer mais.
Em breve farei as manobras de N2 e N3.
De onde você é? E qual curso você ministra?
Abraço meu camarada!
Aproveitando... já fala para eles se inscreverem aqui!
Abraço.
Tô aí fazendo curso , domingo e minha prova vou passar se Deus quiser ✋! Passando pelos seus vídeos pra da aquela revisada sempre !
Vlw pela moral Lucas.
Boa prova!
Depois fala pra nós como foi a prova!
Tmj.
Muito obrigado pelos seus ensinamentos dia 30 começo o curso aqui onde Moro em Madrid todos os dias venho estudando através dos seus vídeos durante 16 dias 3 vezes na ao dia .
@@Taduroficaemcasa Bom dia Jean!
Vai dar tudo certo.
Qual o nome do Centro de treinamento que você irá fazer?
Para eu ver se consigo ver a estrutura pela internet.
Vou te mandar o endereço e o nome você ver no Google. BERNIA IRATA ROPE ACESSESS
Google escreve ( GRUPO MACAP ESPANHA )
Parabens Ortega como sempre seus
videos são espetaculares .
Mais uma vez obrigado pelo seu tempo e compartlhar seu comhecomento.
Cara segunda agora começo meu curso do irata la na praia grande.
Vlw Claudio!
Vai fazer lá na Alpiend?
Show de corda!
Apesar de eu morar no RJ... eu sou de Praia Grande, morei na Ocyan e na Vila Tupy.
Depois conta como foi lá no curso!
Abraço.
Sim vai ser la mesmo quando eu chegar eu conto sim .
Gostei muito
Seu canal é top
@@deividrobson5073 Valeu Deivid!
Parabéns mestre seus vídeos são muito bom
Obrigado Roberto!
Estou para começar o meu curso de irata e seus vídeos tem aberto minha mente, obrigado
Tmj Felipe!
Vai fazer onde?
@@academiadeacessopordacordas itaborsi rj, top tec
@@FelipeSilva-dp7pk Vem que vem!
Vai começar segunda feira? Estarei lá.
Muito obrigado amigo! Estou assistindo para começar o curso N1
Boa!
Toamara que os vídeos ajudem.
Qualquer coisa.... só chamar!
21967203304
Muito bom O vídeos parabéns..
Obrigado.
Mto boa aula meu amigo
Muito obrigado pela atenção eu hoje aprovei
@@mieziilunga8706 Excelente notícia.
Curta a vitória!!! Bom demais.
O brabo..🧗
VLW Diego!
Muito bom o vídeo
Estou iniciando agora, tenho 1,76 m e 65 kg mais ou menos
Mas estou inseguro com minha força
Obrigado meu camarada.
@@nekonulhu2230 Fica tranquilo pq alpinismo não é força, é técnica e postura.
Vc vai gostar.
Abraço.
Boa Léo
Ao invés de puxar a corda com a mão, eu posso prender ela com os pés e fazer um "degrau"??
Pode prender entre os pés mas quando estiver na área industrial cuidado para não impregnar a corda com as sugidades da área como a graxa por exemplo.
Pode até prender a corda entre os pés mas use sempre o estribo.
@@academiadeacessopordacordas entendi.
Com isso a corda acaba seu tempo de uso?
Vlw as dicas irmão.
Vamos pra mais uma sessão de vídeo.
Pra cima!
Obrigado meu amigo,ajuda muito
Tmj William!
Vlw pela moral.
Tenho dificuldade pode ser por falta de força ou coordenação de utilizar uma perna para ascensão, posso usar os pés na pedaleira?
Bom dia Daniel!
Alpinismo é muito coordenação motora, a força é bem vinda mas a coordenação é essencial.
O equilíbrio ao realizar uma ascensão é determinante . Tente aproximar o tórax a corda , se achar necessário os dois pés... Pode tentar mas não é necessário.
@@academiadeacessopordacordas obrigado meu amigo.
#goste
Boa tarde meu amigo gosto muito dos seus video tenho 40 anos 170 97 kl ficaria complicado pata mim fazer o curso.
Boa tarde Genivaldo!
Td bem meu camarada?
O ideal é perder um pouco de peso, mas... se vc focar na técnica e na postura e não na força... vc consegue fazer bem.
Quem sabe em breve teremos um lugar para praticarmos... O canal crescendo... teremos esse lugar.
Abraço Genivaldo!
Vamos pra mais uma sessão de vídeos !
Semana que vem já devo estar pa área!
Bora!
Tmj.
Olá, video excelente. Obrigado por postar.
Sei que é apenas um vídeo, não uma aula. Também não sou seu aluno. Então, muito encabulado eu vou te perguntar algumas dúvidas:
Ouço dizer que seria preciso dar um nó na ponta da corda como uma última segurança caso eu despenque lá de cima. O nó ficaria entalado no descensor antes de eu bater no solo. Isso procede? Que nó eu daria? Como daria (se meu descensor está no meio do peito eu precisaria fazer isso já pendurado a certa altura)?
Outra questão: vejo muito ascensor de punho e peito mas não vejo de joelho nem de pé. Por que não?
Peço desculpas pelo monte de perguntas mas fique atento: este foi apenas o primeiro vídeo seu que eu assisti. Prepare-se pois é uma playlist 😂😂😂.
Forte abraço!
@@Pqp-wy8kk @Pqp-wy8kk @Pqp-wy8kk Bom dia!
Tudo bem?
Boas perguntas.
O nó de final de corda é o pescador duplo, ele serve para não despencar quando a corda não chega ao solo, se tornando um nó de retenção para que o descensor não ultrapasse o limite da corda resultado em uma queda. Quando a corda chega ao solo, ele tem outra finalidade; impedir que a corda desencape em caso de ruptura da capa da corda, nesse caso o nó fica ao solo.
O Ascensor peitoral tem esse nome por ficar próximo ao peito mas o link que sustenta o peso fica próximo a cintura.
O Ascensor de punho é utilizado em conjunto com o estribo que o estende até o pé do escalador, então a mão é utilizada para deslizá-lo para cima quando não tem peso em seguida o estribo sustenta todo o peso do escalador para poder deslizar o Ascensor peitoral para cima, sendo a mão apenas um apoio para manter o equilíbrio, a força deverá ser toda na perna.
Fique a vontade e pergunte tudo o que quiser!
Muito obrigado por assistir os vídeos e perguntar.
Abração.
@@academiadeacessopordacordas Obrigado. Na verdade eu já estou até fora do mercado de trabalho (60+). Mas não estou morto kkkk. A vontade de aprender continua.
Antigamente a gente subia torre de trinta metros em escada de marinheiro apenas com mãos e pés. Nada de cintos, ganchos e muito menos essa cerca em volta que as escadas possuem hoje - eram apenas os degraus de ferro redondo encravados na parede.
Mas vai que um dia eu passe na rua e veja alguém se arriscando. Se eu tiver conhecimento posso livrar alguém de um acidente. Este é um pensamento que me motiva a aprender e a repassar.
Mas eu ando subindo em uns telhados e fachadas ainda (para desespero das filhas) :D
Então, abusando da sua boa vontade, vou perguntar de novo para aprender: no caso eu teria de fazer o nó pescador duplo na ponta da corda mais ou menos acima da barriga antes de subir, certo? Sequência seria: trava-quedas, descensor, nó. Ok?
Outro ponto: eu subo usando ascensor de pé e de joelho com elástico. Tem problema usar esta configuração? É muito rápido e fácil subir. As mãos ficam livres servindo apenas para equilibrar o corpo na vertical. Pode isso no Irata?
Mais uma vez, obrigado pelo apoio. Já assisti 6 vídeos seus do nível 1. Gostei muito de ver as passagens e transposições.
Forte abraço.
@@Pqp-wy8kk como é seu nome?
Em relação a idade... Claro que é um fator, mas não é o fator principal, a vontade e determinação é o principal, porém a questão física pode ser determinante.
Vamos falar sobre a sequência que você comentou: trava-quedas, descensor, nó a cima da barriga...
Vamos do começo:
Duas cordas sendo uma para a segurança ( trava-quedas) e outra de trabalho, caso esteja subindo vai usar um Ascensor de punho e um ventral que você chamou de peitoral, pode usar o de pé com elástico para auxiliar mas nenhum curso irá utilizá-lo durante o aprendizado. Caso estiver descendo irá utilizar o descensor na corda de trabalho.
O nó de final de corda, pescador duplo, ficará no piso, ele não limitará a descensão neste caso, ele servirá para a corda não desencapar por completo caso a capa rompa e o escalador fique suspenso pela alma da corda, o nó de final de corda apenas limitará a descensão caso a corda não chegue ao solo.
Lembrando que estamos falando sobre acesso por cordas baseado na indústria, que tem como linha de raciocínio a IRATA que é mais antiga no Brasil seguido da ABENDI E ANEAC, sendo o mesmo princípio de segurança.
@@academiadeacessopordacordas Ahhh, agoora clareou!
O que acontece com seu amigo da corda aqui é que a gente vai misturando vídeos de escalada esportiva, industrial, canionismo e até alguns maluquismos também kkkk
Agora entendi que nem todos os equipamentos são parte dos princípios da Irata. O que acaba sendo uma pena dado o desempenho deles.
Obrigado, forte abraço!
@@Pqp-wy8kk Abração e espero vê-lo sempre nos comentários!
Qualquer coisa pode chamar no WhatsApp também 21967203304
Revendo todos os vídeos pela 4x.
Tmj