IGREJA LUTERANA É IGREJA DE ALEMÃO?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 32

  • @leandrocamargo7849
    @leandrocamargo7849 3 роки тому +1

    Pastor, muito obrigado por esses vídeos tão pertinentes. Continue fazendo esses vídeos para nós.
    Um pedido não muito comum, mas já vi algumas pessoas fazendo: Qualquer dia, faz um vídeo nos mostrando um pouco da biblioteca do senhor. Sei que é um pedido incomum, mas seria legal conhecer um pouco hehe.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  3 роки тому

      Leandro, já fizeram esse pedido por aqui há algum tempo. Minha biblioteca nem pode se chamar assim. É minúscula. Pelo menos, a física. Mas vou fazer um vídeo com algumas curiosidades sim. Um grande abraço!

  • @stefanfreitas4465
    @stefanfreitas4465 3 роки тому +4

    Muito boa reflexão, Pr. Cesar, obrigado. Bem pontuado o caso das Igrejas Luteranas na região da Escandinávia e na Etiópia. A Igreja é de Jesus Cristo, logo não deve existir acepção de pessoas e/ou povos. "Porque para com Deus não há acepção de pessoas." Romanos 2:11

  • @eduardogoulartdonascimento3862
    @eduardogoulartdonascimento3862 3 роки тому +6

    Aqui na Bom Pastor em BH é bem equilibrado o número de descendente de alemães, acho que até tem menos descendentes que descendentes de alemães.
    Todos somos tratados de forma igual e com muito carinho.
    Eu nasci em um lar pentecostal e conheci a igreja luterana graças a internet e sou muito feliz em ter feito essa escolha. 😁
    Ótimo vídeo pastor.

  • @robsonfelipe3499
    @robsonfelipe3499 9 місяців тому +1

    Gostei muito, sou do ES, descendente de alemão e percebo que a igreja se torna muito fechada quando as pessoas tem esse pensamento, e acaba que os membros envelhecem dentro da igreja e são poucos os novos membros

  • @danilocarvalho7366
    @danilocarvalho7366 3 роки тому +4

    Excelente vídeo, pastor! Há poucos dias eu acabei me fazendo essa pergunta, já que (onde eu moro, pelo menos) é bem difícil achar um luterano que não tenha sobrenome alemão.

  • @jaredvictor4200
    @jaredvictor4200 3 роки тому +1

    Rev. Cesar, há muito tempo atrás fiz essa pergunta em um de seus vídeos, não sei se alguém fez ela novamente mas de qualquer forma obrigado pela resposta.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  3 роки тому +2

      Jared, foi você mesmo então! Que bom que você está por aqui ainda para ver essa resposta tanto tempo depois. Peço desculpas pela demora imensa. E fico feliz por você ter comentado. Dá um pequeno alívio saber que o responsável pela pergunta encontrou a resposta. Um grande abraço!

    • @jaredvictor4200
      @jaredvictor4200 3 роки тому

      @@CesarMottaRios
      Sem dúvidas valeu a pena esperar, a resposta veio no momento certo e foi uma ótima maneira de lidar com a questão. Muitos certamente serão contemplados, mais uma vez obrigado pela atenção e pelos esforços.

  • @luizrosa2102
    @luizrosa2102 3 роки тому

    fantástico esse teu canal. Eu fui assistindo, assistindo aos teus conteúdos, mas tinha essa pergunta tmb, que não queria calar! os sobrenomes dos pastores ou membros nos vídeos no UA-cam são de origem germânica, na sua grande maioria. E a predominância são de pessoas caucasianas nessas reportagens, inclusive, assistindo aos cultos.
    Em Salvador (BA), comentava-se que as turistas alemãs, amavam arrumar namorados bem negros, então pessoas negras e afro descendentes são bem acolhidas e desfrutam do mesmo tratamento dentro das duas linhas de luteranismo no Brasil? descobri que na capital baiana tem a presença da IECLB e IELB,mas não há, me parece um avanço rumo ao interior do Estado.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  3 роки тому +1

      Luiz, eu espero que sejam todos bem acolhidos sim. Há variações entre congregações. Algumas agem melhor. Outras, por falta de percepção de seus erros ou por um costume arraigado, podem ser menos simpáticas, ainda que não sejam antipáticas também. Em Salvador, imagino que todas sejam bem abertas e acolhedoras. Congregações que estão em cidades maiores tendem a aprender mais rápido, assim como congregações em cidades pequenas, mas afastadas de centros da imigração germânica. Enfim, é para haver acolhimento e é para deixar de haver qualquer diferenciação entre as pessoas nesse sentido. Se alguma congregação demora nisso, é um erro. E, sim, falta um avanço no interior. A IELB está em todas as capitais do país, mas, no Nordeste, tem pouca presença no interior. Sei de alguma congregação no interior da Bahia, do Maranhão, de Pernambuco, mas não muito mais que isso.
      Obrigado por seu apoio, meu irmão!
      Um grande abraço!

    • @luizrosa2102
      @luizrosa2102 3 роки тому

      @@CesarMottaRios grato, por tua sinceridade. Na maioria dos casos, as pessoas se filiam a uma denominação religiosa e só depois descobrem pontos, digamos, q pra elas são " indesejáveis". Então, no tocante a doutrina Luterana é teu trabalho que nos aproxima, todavia, o receio é que sendo pastoreado por outro clérigo, ou estando numa determinada região, venha a ter surpresas desagradáveis.
      Em relação, a questão geográfica da Igreja, é aquilo, a pessoa é convertida pelo teu exemplo e ensino, mas pra se filiar a Igreja, terá de praticamente aguardar um " milagre"! entenda-se o se filiar, ser ministrado e acolhido, já q tem localidades onde a IELB ou IECLB não se fazem presentes!

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  3 роки тому +1

      Luiz, só para deixar claro: Eu acredito realmente que a ampla maioria de pastores e grupos de luteranos espalhados pelo Brasil são muito acolhedores. Surpresas desagradáveis podem acontecer onde quer que haja humanos envolvidos. Não quero ser fantasioso e fingir que não. Mas é raro, graças a Deus. Um grande abraço!

  • @carlosmonteiro9985
    @carlosmonteiro9985 3 роки тому

    Excelente pastor, a igreja LUTERANA são de todos aqueles que querem aprender e ter comunhão com Cristo Jesus!!!

  • @robertospindola9012
    @robertospindola9012 3 роки тому +2

    Isso me faz lembrar que a igreja luterana de onde eu vim existia uma superioridade alemã onde os alemães e descendentes de alemães era luterano de 1ª classe e os não descentes de alemães era luteranos de 2ª e 3ª classe acredito que lá ainda é assim ainda hj, lembrando que essa comunidade não fazia parte da IELB

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  3 роки тому

      Que tristeza saber que ainda existe disso, meu irmão! Deus abençoe esse povo, de cada congregação assim, para que vejam a verdade. Um grande abraço!

    • @luizrosa2102
      @luizrosa2102 3 роки тому +1

      que triste! 😔

  • @luanpereira868
    @luanpereira868 3 роки тому +4

    Reverendo, onde eu nasci (Domingos Martins, interior do ES) é uma região de bastante presença luterana.
    Existe um esforço missionário por parte igreja no sentido de pensar em plantar novas igrejas em outras regiões através de agência de missões?
    Posso estar enganado pois não conheço tão bem, mas vejo ela sendo mais regional mesmo

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  3 роки тому +1

      Luan, eu tenho amigos de Domingos Martins, dois seminaristas luteranos, inclusive. É mesmo uma região com grande presença de descendentes de imigrantes germânicos. Um grande abraço!

    • @luanpereira868
      @luanpereira868 3 роки тому

      @@CesarMottaRios por acaso um deles seria o Stanley que vai se formar agora no fim do ano? Se for nós somos amigos e estudamos juntos no ensino médio haha

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  3 роки тому

      Sim! Grande músico o Stanley! E uma pessoa muito bacana!

  • @henriquefortunato1285
    @henriquefortunato1285 3 роки тому +1

    Pastor,o que é que o senhor acha da Igreja Evangélica Ucraniana da Confissão de Augsburgo , é uma Igreja Luterana de Rito Bizantino com sede na Ucrânia ,o que que é que o senhor acha de uma igreja Luterana de rito oriental bizantino?

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  3 роки тому +3

      Henrique, não conheço detalhes sobre essa igreja ucraniana. Veja que os luteranos, desde o século XVI, deixaram claro que não precisaríamos de uniformidade de ritos para haver unidade da Igreja. Ou seja, em princípio, é possível haver variação na forma sem que a doutrina seja perdida. É claro que há um diálogo entre o que se crê e como se celebra. Isso requer, então, algum cuidado. Imagino que a apropriação do rito oriental bizantino por parte dos luteranos deva implicar em algumas adaptações, portanto. Se a mensagem do Evangelho não é obscurecida, ótimo.

  • @galocego974
    @galocego974 3 роки тому +1

    Eu só fui descobrir o que é o luteranismo por causa de alguns conhecidos meus que são luteranos (no caso descendentes de pomeranos) ,e fora daquela região do vale europeu é realmente meio dificil achar igrejas luteranas(Inclusive eles até frequentavam a igreja catolica daqui da cidade ,já que não se identificavam muito com as batistas e pentecostais da cidade).mas a questão é que eles não vieram como missionários ,aconteceu algo parecido com igreja ortodoxa(maioria dos fieis delas são descendentes de sirios-libaneses),já as outras tinham um apelo mais popular e menos restrito a etnias ,acabando que mesmo chegando cedo ao brasil ficaram "para trás" em número de fieis.

  • @ismaelbezerrapereira5279
    @ismaelbezerrapereira5279 3 роки тому +2

    Isso explica porque a igreja luterana é fortíssima no sul e praticamente desconhecida no Brasil. Já a Presbitetiana não é forte em nenhum estado mas é mais conhecida no Brasil do que a Luterana. Mas acho que várias igrejas tem um pezinho em sua origem. Quando eu era Batista, tínhamos fortes laços com os americanos. Esse não é um problema exclusivo do luteranismo.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  3 роки тому +2

      Sim, sim. A diferença é que os Batistas são um tipo de protestantismo de missão. Missionários norte-americanos vieram para "converter" brasileiros. Embora os EUA permaneçam como referência, e fonte de ajuda (com teólogos, bibliografia, finanças...), não migraram para cá em massa, formando eles mesmos o grosso da denominação. Sobre a Igreja Luterana no Sul, é curioso que ela é bastante forte em regiões do Espírito Santo (que contou com muitos imigrantes também). Atualmente, também é bastante conhecida em Rondônia, por causa da migração de luteranos gaúchos e paranaenses para lá, pelo que entendi. Grande abraço!

    • @ismaelbezerrapereira5279
      @ismaelbezerrapereira5279 3 роки тому

      @@CesarMottaRios verdade. Que Deus abençoe sua igreja no Brasil.

  • @souzaberriel
    @souzaberriel 2 роки тому

    Gostei da explicação.

  • @valdirwelmer8382
    @valdirwelmer8382 3 роки тому

    Boa tarde para você luterano é criativo luterano conhece de tudo principalmente a Bíblia principalmente a confissão confissão não tem comparação com as outras igrejas criativo é viva ela não para sempre ativa a essência luterano nunca pode perder amém

  • @everaldoDaRosaa
    @everaldoDaRosaa 3 роки тому

    Não era pra ser, mas sim ela é relacionada aos descendentes, eu não tenho nada de Alemão e o povo de fora quando sabem que sou Luterano pensam que sou descendente também, moro em Limeira aqui teve uma imigração até considerável

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  3 роки тому +1

      Pois é, Everaldo. Depende do lugar. Aqui, se alguém diz que é luterano, isso não vem à mente de ninguém. Mas sei que em muitos lugares a associação existe ainda.