O canal não está mais ativo, mas você pode continuar acompanhando meu trabalho no podcast HISTÓRIA FM, onde entrevisto acadêmicos e especialistas sobre os mais diversos temas históricos. Você pode ouvir o programa aqui: open.spotify.com/show/4d1lnERMnFpGTdJiu403pg
Como medievalista (aposentada, de certa forma), olhei o vídeo esperando achar os furos. No geral, foi um vídeo muito bom e bem informativo. Parabéns pela pesquisa. Achei bem legal ter começado citando a Pernoud, aliás, ela poderia ter voltado a aparecer quando você falou de Leonor da Aquitânia. :)
Então, pretendo trabalhar com rainhas africanas sim! Estou trabalhando no momento com figuras de resistência negra, e já vi por cima sobre algumas rainhas. E sobre a duração, eu não posso me estender tanto porque estou estudando pra concurso, e roteiros demandam bastante tempo. Esses 16 minutos me custaram mais de três dias lendo, escrevendo, reescrevendo e tal, por isso não consigo me estender tanto por enquanto. Mas gostaria de conseguir falar muito mais.
Parte 2!! Parte 2!! Parte2!! 0/ 0/ Fala sobre as bruxas, sempre em que se pensa em bruxas no inconsciente geral lembramos das mulheres da idade média queimando em fogueiras pela igreja, e como vc disse a inquisição veio após a reforma. Please!!!!
Não entendo pq a gente aprende td errado sobre o período no ensino regular! Seria bem melhor saber a verdade, pra nao ficar na ignorância pra sempre, no caso de pessoas que não buscam informações além-aula
Caríssima, se você souber a verdade, logo você se libertará. E o poder precisa de você dominada. Por isso não falam tudo ou por isso não lhe ensinam corretamente.
Isso é muito comum, devido a defazagem muito grande entre o material didatico e a pesquisa histórica. O que normalmente aprendemos na escola é consequencia de um conhecimento histórico que está bem ultrapassado e diversas ideias das quais são abordadas, já foram superadas, devido a mudança de perspectivas, aos novos tipos de documentação que foram considerados com o passar das decadas e entre outras questões. O grande problema é que o material didático, os livros que são utilizados tanto no ensino fundamental/médio, via de regra não estão atualizados (quando falo atualizados, me refiro a décadas de pesquisa histórica que foram desenvolvidas e aprimoradas, só que não foram incorporadas). Espero ter ajudado a esclarecer a sua duvida
Com a História cada vez mais alvejada pelo debate público, odiada pelos pais conservadores e relegada a um regime de semestralidade em que a cada 2 semestres só há 1 com História na grade tá difícil ser professor de História!
Acho que não é questão de aprender errado. Nem tudo é "pão, pão, queijo, queijo", nem tudo é pacificado o entendimento. Existem inúmeros pontos de vistas sobre os mesmos fatos históricos e o professor, em suas pesquisas e estudos pra aula, tem que fazer um recorte pra passar o conteúdo em tão pouco tempo. O aluno precisa ter sua parcela nesse aprendizado, pegando a orientação dos professores e buscando se aprofundar nos temas. O problema é que, quando mais novos, muitos não se interessam em estudar além do "pra passar" de ano, aí chega na idade adulta e sente a falta do conhecimento que poderia ter adquirido antes e com uma orientação decente. Esse canal aqui ajuda muito nisso, mas tem cada coisa pela internet, cada revisionismo, que pelamordedeus.
Adoro como vocês conseguem alternar a respeito dos pontos de vista sobre a história, não mostrando apenas sob a perspectiva de um lado. Porque afinal, a vida e a história são complexas e dinâmicas.
Adorei o vídeo! Parabéns! Sobre as mulheres na Antiguidade Clássica, talvez esse exemplo de mulheres restritas aos afazeres domésticos se encaixe bem no exemplo ateniense, embora algumas pesquisas recentes estejam repensando isso. Em Roma, e aí eu posso falar com mais certeza por ser minha área de estudo, encontramos vários exemplos de matronas que tiveram destaque político significativo, embora a administração pública fosse de domínio masculino. Por se tratar de uma sociedade onde a família tinha um peso muito grande, a mulher estava sempre ligada à preservação desta e sua atuação política era exercida neste sentido. Espero ter ajudado.
Quero vídeo de 1 hora simmmmmmm, menina tu arrasa, que voz, que entonação, quanto conteúdo maravilhosoooooooooo,foi muita informação!!!! quero mais vídeo... arrasou
Parte 2,parte 3,parte 4 Esse vídeo foi incrível, quero muito mais. É tão difícil encontrar alguém esmiuçando tão bem a vida das mulheres. Quero muito mais, por favor.
EU AMO ESSE CANAL!!!! CURSO HISTÓRIA NA UFES (Federal do Espírito Santo), e sou admiradora do canal e vcs me ajudam muito na hora de estudar! Obrigadaaaaa
Bologna é uma cidade matriarcal. Morei na Itália e conheci muitas cidades medievais e matriarcais. Fiz curso na unibo e lá as mulheres são reverenciadas , existe nos museus várias estátuas femininas do período medieval eu entrei e falei...-Oi amigas! Kkk As nobres e as que possuem servas tinham muitos professores e tutores, as servas tb tinham instrução, diferente do que dizem os livros .As mulheres medievais eram muito inteligentes ,cultas e a base da economia pois eram as mulheres que tomavam conta do dinheiro e dos suprimentos e faziam parte por direito do mundo medieval, afinal os maridos estavam lutando, quem cuidava dos castelos e dos feudos ???, a Senhora ,Milady ou Signoria ,pois a esposa perdia o nome da família e passava a pertencer a família do marido e deveria preservar e cuidar de tudo enquanto o marido estivesse ausente. As filhas de papás chegavam a ficar no lugar do pai e isso não aconteceu somente com os Borgias. Muitas dessas mulheres foram esquecidas pela nossa história, afinal não tivemos idade média. Mas está longe de ser idade das trevas. Infelizmente depois foi a época em que os gays dominaram e queriam o extermínio das mulheres e matando os amantes descontentes,com a desculpa da inquisição que impunha a volta do analfabetismo e combatia tudo que era contrário seus dogmas eclesiásticos" e homens de má fé " pois bruxaria sempre existiu e a Europa foi fundada em cima do paganismo, não do cristianismo como dizem os livros. As bruxas só passaram a se refugiaram nas igrejas para ter mais liberdade. Um grande exemplo é a filha de Galileu Galilei que salvou o pai da fogueira por ser uma grande abadessa.
Vídeo muito bom amei já inscrita. Sobre Eclesiastes o meu vai até cap. 12 não tem 25. Sobre AP. Paulo ele diz que a mulher deve ficar calada por uma questão cultural; veja em 1 Co. 14 -34/35 ele diz que é vergonhoso a mulher falar na igreja( QUESTÃO CULTURAL ); a mulher pode e deve falar na igreja e em qualquer lugar pois Deus dá dons a ela como aos homens para exercerem a pregação do evangelho; do contrário somente os homens receberiam os dons. Amei o canal Beijos 😍😘😘
Oi! Na bíblia católica tem. Conferi depois, e é isso mesmo, 25:26. Sobre ser questão cultural, realmente, as questões culturais devem ser levadas em consideração, mas a bíblia foi usada para justificar muito da perpetuação de costumes. Entendo o que quisesse dizer, mas creio que muitos clérigos realmente acreditavam na necessidade da mulher ser silenciosa por ser "impura" e por ter esta justificativa na bíblia
Estudo bastante mulheres na Idade Média em uma disciplina da faculdade. É surpreendente. Indico o livro clássico do Duby com a Perrot, além do filme "Visão" (sobre a Hildegarda). Também é interessante ver os escritos da Cláudia Brochado, minha professora.
Muito bom! Estou lendo as Crônicas Saxônicas do Bernard Cornwell que se passam nos séculos IX e XX. Estou admirado com os feitos da princesa Aethelflaed, filha mais velha do rei Alfredo o Grande, no processo de unificação da Inglaterra. Ela foi nomeada senhora da Mércia e comandou exércitos saxões na luta contra as invasões dos povos nórdicos. Talvez seria uma boa falar um pouco dela em uma possível parte 2 desse vídeo.
Muito bom Luana ... Esta na medida certa ... O suficiente para desconstruir os falsos mitos criados ao longo do tempo ... Sugestao : mulheres na idade moderna , para continuar a linha do tempo . Abraços
Além de generosidade, inteligência, esforço e dedicação, consegue ser linda. Parabéns Luanna! Por uma parte dois, por favor! Acho que um vídeo sobre outros continentes, no tocante a participação da mulher na esfera pública, seria bem legal! Um panorama da "história das participações populares por meio do voto no Brasil", num momento tão, digamos, sui-generis, como atualmente vivemos teria grande importância!
um pequeno adendo, em algumas cartas atribuídas a Paulo, algumas interpretações acabaram sendo equivocadas inclusive por muitos protestantes, o exemplo é a necessidade da mulher usar véu no culto e não cortar os cabelos, isso se dava devido a localidade da Igreja na qual foi endereçada a carta, que possuía um prostíbulo próximo e era comum as prostitutas culturais rasparem a cabeça; e com isso muitas denominações protestantes por um bom tempo tinham essa doutrina dentro de sua igrejas da mulher não cortar os cabelos. fugindo do contexto histórico e cultural na qual foi escrito. belo vídeo, abraços
@@jessicasilvano8864 Devem ser lidas procurando entender a intenção do autor. Ao que parece as pessoas pensam que a Bíblia foi escrita aleatoriamente por alguns autores e que a estrutura e contexto de cada livro não existisse.
@@jessicasilvano8864 Penso que parte que fala que é desonroso a mulher cortar o cabelo cutinho é mais geral, pois busca elementos que não se aplica ao contexto cultural local como diz o professor roberto. A referida passagem cita elementos imutáveis.
Linda, inteligente e sarcástica, adoooooro! Uma belezura de vídeo! 💜 E, sobre as mulheres na igreja, como salvação pra elas, gostaria de indicar Juana Inés, uma série da Netflix, que conta a trajetória de vida de uma mulher maravilhosa, que sendo privada de conhecimento, temida pela igreja, encontra no convento seu refúgio. Uma série maravilhosa!
Meninas, vcs já viram absorvendo o tabu tb na Netflix? Esse curta documentário ganhou o último Oscar! Fala o quanto a menstruação é tabu na Índia por motivos religiosos (religião hindu) e sobre uma rerivolta financeira de várias mulheres a vender e usar finalmente os absorventes, descartáveis no caso, e de baixo custo de produção. Por mais que seja um tabu aqui, lá é MUITO MAIS as meninas ñ tem condições econômicas de comprar lá e usam tecidos, jornais, papéis sujos em troca, o que era uma causa de infertilidade e morte de muitas mulheres! Tb tem o filme biográfico do cara que lançou essa fábrica, Pad Men, na Netflix, que chegou a ganhar reconhecimento pela ONU. Lá se envergonha muito de falar da simples fisiologia reprodutiva da mulher entre elas ou eles e elas ficam escondidas sem falar com ninguém (nem família nem marido, nem meninas, nem meninos, dentro) dentro de um quarto quando chega a etapa do endométrio descamado, nem frequentam templos nem podem rezar, senão ñ serão ouvidas. Muitas nem frequentam as escolas nesse dias e até desistem de estudar só por causa disso, já que jornais ñ são tão absorventes.
Seria interessante ouvir sobre as mulheres asiáticas e africanas nesse mesmo período já que se ouve falar tão pouco (e quebraria um galho já que eu estou estudando isso 🥺). O vídeo ficou muito informativo e detalhado, parabéns
Gostaria muito de uma parte 2. Continuação desse vídeo. Não se iguala a uma pesquisa direra, mas a sua narração é boa e gosto muito do canal. Parabéns pelo trabalho. Além da voz linda.
Adorei o vídeo, fiquei super curiosa sobre as coisas que não passam na escola sobre mulheres na Idade Média em outras sociedades que não as europeias. Seria uma contribuição enorme um vídeo sobre isso, é como se nossas outras raízes não existissem... Parabéns pelo canal, já me inscrevi e pretendo acompanhar. Abraços!!!
PARTE II POR FAVOR! esse vídeo é extremamente necessário! Um salve de Petrolina. Sou professor em formação no curso de História na UPE e trabalho com utilização de jogos eletrônicos e medievalidade. O trabalho de vcs é simplesmente maravilhoso, continuem assim ;)
Olá! Queria mt que vcs fizessem um vídeo sobre Catarina a grande e o contexto social/político da Rússia da época. Arrasando nos vídeos como sempre. bjss
E hoje vejo que realmente, quando mergulhei na Igreja, vi que a primeira faculdade para as mulheres foi um padre que fundou a primeira faculdade para as mulheres. Inclusive ele foi morto pelos homens que não queriam as mulheres estudando 👏🏼👏🏼👏🏼
Isso nos faz ver como existem milhares de mulheres que foram F0D4S na Idade Média, mas simplesmente nunca nem ouvimos nada parecido. Eu mesma (que curso filosofia) pensava q na Id Média as mina era tudo queimada por causa da caça as bruxas. Ai fica claro: a História é contada por homens, que silenciam mulheres, nos excluem da história e nos tratam como meras coadjuvantes. Mulheres, contar nossa história e mostrar que tbm somos papéis centrais nela é um ATO POLÍTICO!! É negar a dominação patriarcal, é abrir a nossa boca enquanto eles esperam o nosso silêncio. Pois não vamos ficar caladas e ignorantes, estudar nossa história e contar para os outros é nos incluir na história, afinal o que a história se não aquilo q é contado? Ótimo vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼 MACHISTAS NÃO PASSARÃO! NOSSA HISTÓRIA ESTÁ VIVA E PULSA NA NOSSA ANCESTRALIDADE 💪🏼💪🏼🙏🏼😘
A bíblia é o resultado de várias traduções, em que conforme o interesse se retirava e distorcida o texto! Não perde valor histórico, mas é necessário muitaáaa cautela!
??? Discordo. Hoje, qualquer estudante de grego Koinè e hebraico, pode ler os manuscritos q n são tão distantes dos originais, tornando a Bíblia o documento mais fiel do mundo antigo. Se houvessem distorções, poderíamos averiguar facilmente. Tanto é que se realmente tivessem adulterado a palavra, veríamos doutrinas católicas tão explícitas nas traduções que não haveria reforma protestante, por exemplo.
na verdade há outros livros que também são muito fiéis daquela época,como os livros que deram inspiração para a bíblia,como o livro dos vedas,o livro dos mortos do Egito e até outros livros da Mesopotâmia,que são traduzidos e explicados perfeitamente até hoje.
@@juanrov9972 Na vdd, manuscritos tão antigos como esses, tem mais especulações do q certezas de como era a crença do povo daquela época, devido ao limitadíssimo acervo de cópias e preservação dessas relíquias. Falo dos documentos q vc citou. E n há qualquer evidência pura de q os manuscritos do antigo testamento sofreram influência destes povos. Lembrando q n era de praxe do Hebreu, seja no Egito, seja no exílio na Babilônia, escrever. Já que estavam a mercê de uma cultura dominante. E os escritos daquela época, do povo hebreu, com ctz foi descartado devido ao alto teor pagão que trouxe aos escritos daquela época. Há alguns estudos sobre isso. Justamente sobre a influência dos manuscritos em vista da cultura à sua volta. Como foi o caso de Paulo e a filosofia grega. E volto a dizer, n há pontos específicos no antigo testamento que sofreram de paganismo influenciado pelo convívio.
@@matheusaltoe12 sim não há evidências exactas de que sofreram influência de outras culturas,mas porque não precisa ter,se tu fores ler o livro dos vedas,no início Brahma criou o homem a imagem e semelhança dele,e também o criou do barro,assim como semíramis e outros deuses,porque quando os hebreus foram começando com a escrita os egípcios já haviam escrito o livro dos mortos,na minha opinião,os romanos que criaram a bíblia a partir de outras religiões,para poder controlar os povos bárbaros.
E a gente precisa ver tb q essa questao da mulher na antiguidade estava muito ligada ao mundo greco-romano. No mundo celtico-germanico pelo q parece pelo menos, as mulheres tinham algumas liberdades a mais e eh o q provavelmente influenciou existirem mais direitos nos reinos que adotavam os costumes germanicos, como a Inglaterra, que teve um bocado de rainhas.
O canal é muito bom e gostaria de sugerir que a fala, para não se tornar cansativa nos vídeos longos, fosse mais permeada de imagens , figurinhas, legendas, etc., a exemplo de outros canais, de modo a tornar os vídeos mais leves. Apesar da sua simpatia e entonação agradável, sugiro ainda que seja ou pouquinho mais pausada de modo a absorvermos melhor as informações. Mas que fique bem claro que seus vídeos são excelentes. Grande abraço e te desejo cada vez mais sucesso. 👏👏👏👏
Falando sobre história de mulher...lembrei da Ana Jansen, do Maranhão (conservador), mulher rica, sa política e dona de vários escravos e a partir disso criou-se várias lendas a seu respeito. Ela era do século XIX, se não engano.
Moça, concordo com tudo que você disse. Quanto às mulheres, a bíblia nunca ensinou a inferioridade da mulher. Homens de entendimento limitado tiraram textos dos respectivos contextos e interpretaram inferiorizando-as. Em Gênesis 1:27, Deus não dá poder ao homem. Dá ao casal. O casal representa a Divindade, não o homem. Juízes 4:4, no Antigo Testamento, cita Débora, uma mulher que julgava e guiava o povo de Israel. Paulo em Atos 21:8-9, no Novo Testamento, cita mulheres que profetizavam (ensinavam), ou seja, atuavam no culto. Em Coríntios ele se referia a uma situação local. Ver comentário teológico favorável às mulheres no vídeo curto através do link: ua-cam.com/video/I12Oz3fAegk/v-deo.html . Quanto às impurezas, homens também ficavam "imundos" quando tinham qualquer fluxo por feridas ou emissão de sêmen. Mas essas imundícias eram só enquanto duravam os fluxos e até tomarem banho. Citado em Levítico 15. Tudo isso, atualmente já é superado em várias igrejas. Já existem muitas pastoras, missionárias e a maioria dos membros nas igrejas atualmente são as mulheres. Em outras são maioria como obreiras. O entendimento é crescente em todas as áreas do saber, incluindo a teologia.
@@guinunesnovaes1051 - naquela época, os homens tiveram acesso ao estudo bíblico primeiro que as mulheres e sabiam que deveriam estar atentos aos ensinamentos. Quando as mulheres passaram a ter contato com os estudos bíblicos, elas falavam muito durante os estudos, o que atrapalha. Sabemos que em toda aula, os alunos precisam cessar e prestar atenção. O versículo que fala isso, foi escrito para as mulheres daquela época. Não precisa ser carregado até hj. Se elas tinham dúvidas, deveriam perguntar ao marido em casa, para não atrapalhar a pregação Espero ter ajudado. Eu estudei essa parte da Bíblia...😄
Evolução. Já ouviu falar? Ou vc pensa que já estamos completamente evoluídos? Daqui no máximo 100 anos, outra sumidade fará essa mesma pergunta sem sentido.
.....Ah o vídeo possui temperança e mesmo num campo tão "espinhoso" dado a todo tipo de interpretação incoveniente, mandou bem, Parabéns, fiz História na Ufrgs; embora seja Policial por vocação, gostei e inscrevi vou aconsehar.......
Ótimo vídeo. Fui criada na igreja protestante, tradicional e altamente conservadora, durante quase 30 anos estudei a bíblia como leiga, frequentei seminário teológico como ouvinte, conheço bem as teses que negam que a bíblia prega a submissão da mulher, tanto no antigo quanto no novo testamento. Não caiam nessa.
Tanto a mania pela Idade Média quanto a visão da época como um inferno de trevas e horror contínuo é efeito da sociedade vitoriana. Sir Walter Scott, um escritor inglês do século XIX que criou toda uma forma mais conservadora de enxergar a Idade Média, se baseando em romances de cavalaria cheios de paixão e fúria, mas que sendo um homem conservador, Scott transformou em histórias mais mansas e castas (Ivanhoé é um livro muito influente para a visão mais romântica sobre a Idade Média). Por outro lado, os ingleses começaram a reescrever textos sobre a história da Europa medieval para fazer a Europa continental parecer ainda mais retrógrada e violenta do que havia sido, só pra fazer com que a Inglaterra parecesse mais evoluída em comparação. É o caso da falsificação de vários objetos de tortura "históricos" medievais falsificados por museus na Era Vitoriana, como a dama de ferro e os cintos de castidade.
eu vim aqui pesquisar sobre como eram tratadas as mulheres no periodo da gestação, e mesmo percebendo que não era esse o tema abordado aqui, assisti o video inteiro, nossa nota mil, eu fui cativado
Muitas verdades ditas. Alguns pontos, com preconceitos. Fale também de La Abadesa de las huelgas... As mulheres sempre mandaram. E digo mais, o livro que não foi escrito. As esposas dos líderes do século XIX e XX. Mulheres sempre foram poderosas!
Sou novo no canal e apaixonado pelo estudo da história. Parabéns pela iniciativa! Gostaria de aproveitar e fazer uma pergunta: qual seria vossa opinião crítica e honesta sobre Josef Stálin e Mao Tsétung? Obrigado.
Quando mais estudo sobre a era medieval, mas adoro o Egito antigo, devo confessar hahaha claro que não é perfeito, mas parece que a vida feminina era mais confortável
Muito obrigada por trazer Hildegarde von Bigen e Heloísa para as novas gerações e outras mulheres fundamentais ao conhecimento na idade média. É realmente....euzinha aqui resistindo ao mestrado.
O fato de que as nossas referências sobre a Idade Média quase todas chegam através do cinema Hollywoodiano faz com que muitas informações que a gente acha que sejam universais na realidade sejam sobre coisas peculiares a história da Inglaterra, dos Estados Unidos ou sobre como a Inglaterra ou os Estados Unidos, em algum momento, desejaram que um país de que não gostavam fosse visto.
O canal não está mais ativo, mas você pode continuar acompanhando meu trabalho no podcast HISTÓRIA FM, onde entrevisto acadêmicos e especialistas sobre os mais diversos temas históricos. Você pode ouvir o programa aqui: open.spotify.com/show/4d1lnERMnFpGTdJiu403pg
Tem que ter parte 2, falando sobre as mulheres consideradas bruxas, uma visão sobre as mulheres orientais e na África. Seria muuuito legal!
Ótimo! Por exemplo a complexa e, portanto, interessante presença da mulher na Índia (o yoga, o tantra etc.).
Apoiado amei.
Achei este vídeo por acaso e como amo Historia,ele me chamou a atenção.
Up
Como medievalista (aposentada, de certa forma), olhei o vídeo esperando achar os furos. No geral, foi um vídeo muito bom e bem informativo. Parabéns pela pesquisa. Achei bem legal ter começado citando a Pernoud, aliás, ela poderia ter voltado a aparecer quando você falou de Leonor da Aquitânia. :)
Sugestão, Luanna: Rainhas Africanas👌
Como assim não pode estender tanto😢 bom mesmo é com meia hora, kkkk.
quero pt 2 com 3pirullas de duraçao e.e' run'
@@DeadBard666 Hahahahaha, é disso que o povo gosta
Então, pretendo trabalhar com rainhas africanas sim! Estou trabalhando no momento com figuras de resistência negra, e já vi por cima sobre algumas rainhas. E sobre a duração, eu não posso me estender tanto porque estou estudando pra concurso, e roteiros demandam bastante tempo. Esses 16 minutos me custaram mais de três dias lendo, escrevendo, reescrevendo e tal, por isso não consigo me estender tanto por enquanto. Mas gostaria de conseguir falar muito mais.
Concordooooo
@@luannaduque A gente te entende, haha. Boa sorte no concurso😎😎😎
Parte 2!! Parte 2!! Parte2!! 0/ 0/
Fala sobre as bruxas, sempre em que se pensa em bruxas no inconsciente geral lembramos das mulheres da idade média queimando em fogueiras pela igreja, e como vc disse a inquisição veio após a reforma. Please!!!!
Luciana Conejo Sim!!!!
Recomendo o livro Calibã e a Bruxa, de Silvia Federici. Ela fala justamente sobre a caça às bruxas!!!
@@isabelakroning514 obrigada pela recomendação. :)
MEU DEUS, SIMMM!!!!! AAAAAAAAAAA
bruxas é uma questão mais pertinente à Modernidade
Não entendo pq a gente aprende td errado sobre o período no ensino regular! Seria bem melhor saber a verdade, pra nao ficar na ignorância pra sempre, no caso de pessoas que não buscam informações além-aula
Caríssima, se você souber a verdade, logo você se libertará. E o poder precisa de você dominada. Por isso não falam tudo ou por isso não lhe ensinam corretamente.
Isso é muito comum, devido a defazagem muito grande entre o material didatico e a pesquisa histórica. O que normalmente aprendemos na escola é consequencia de um conhecimento histórico que está bem ultrapassado e diversas ideias das quais são abordadas, já foram superadas, devido a mudança de perspectivas, aos novos tipos de documentação que foram considerados com o passar das decadas e entre outras questões. O grande problema é que o material didático, os livros que são utilizados tanto no ensino fundamental/médio, via de regra não estão atualizados (quando falo atualizados, me refiro a décadas de pesquisa histórica que foram desenvolvidas e aprimoradas, só que não foram incorporadas).
Espero ter ajudado a esclarecer a sua duvida
Com a História cada vez mais alvejada pelo debate público, odiada pelos pais conservadores e relegada a um regime de semestralidade em que a cada 2 semestres só há 1 com História na grade tá difícil ser professor de História!
Acho que não é questão de aprender errado. Nem tudo é "pão, pão, queijo, queijo", nem tudo é pacificado o entendimento. Existem inúmeros pontos de vistas sobre os mesmos fatos históricos e o professor, em suas pesquisas e estudos pra aula, tem que fazer um recorte pra passar o conteúdo em tão pouco tempo. O aluno precisa ter sua parcela nesse aprendizado, pegando a orientação dos professores e buscando se aprofundar nos temas. O problema é que, quando mais novos, muitos não se interessam em estudar além do "pra passar" de ano, aí chega na idade adulta e sente a falta do conhecimento que poderia ter adquirido antes e com uma orientação decente. Esse canal aqui ajuda muito nisso, mas tem cada coisa pela internet, cada revisionismo, que pelamordedeus.
acredito que não aprendemos de forma adequada na escola regular, porque o conhecimento é poder
Sugestão de tema: Yu Niu a mulher que derrotou mais ou menos 3 mil homens, num Concurso que só durou 7 dias, a melhor espadachim da China.🇨🇳
Aonde posso ver essa história?
Adoro como vocês conseguem alternar a respeito dos pontos de vista sobre a história, não mostrando apenas sob a perspectiva de um lado. Porque afinal, a vida e a história são complexas e dinâmicas.
Adorei o vídeo! Parabéns!
Sobre as mulheres na Antiguidade Clássica, talvez esse exemplo de mulheres restritas aos afazeres domésticos se encaixe bem no exemplo ateniense, embora algumas pesquisas recentes estejam repensando isso.
Em Roma, e aí eu posso falar com mais certeza por ser minha área de estudo, encontramos vários exemplos de matronas que tiveram destaque político significativo, embora a administração pública fosse de domínio masculino. Por se tratar de uma sociedade onde a família tinha um peso muito grande, a mulher estava sempre ligada à preservação desta e sua atuação política era exercida neste sentido.
Espero ter ajudado.
Quero vídeo de 1 hora simmmmmmm, menina tu arrasa, que voz, que entonação, quanto conteúdo maravilhosoooooooooo,foi muita informação!!!! quero mais vídeo... arrasou
Pode extender sim, por favor. Faz uma parte depois. Eu amei demais essa vídeo sempre tive muito interesse sobre a vida das mulheres na idade média
Parte 2,parte 3,parte 4
Esse vídeo foi incrível, quero muito mais. É tão difícil encontrar alguém esmiuçando tão bem a vida das mulheres. Quero muito mais, por favor.
EU AMO ESSE CANAL!!!! CURSO HISTÓRIA NA UFES (Federal do Espírito Santo), e sou admiradora do canal e vcs me ajudam muito na hora de estudar! Obrigadaaaaa
Vídeo incrível, Idade Média é um assunto que precisa muito ser desmistificado. Parabéns pelo trabalho de vocês
Bologna é uma cidade matriarcal. Morei na Itália e conheci muitas cidades medievais e matriarcais. Fiz curso na unibo e lá as mulheres são reverenciadas , existe nos museus várias estátuas femininas do período medieval eu entrei e falei...-Oi amigas! Kkk As nobres e as que possuem servas tinham muitos professores e tutores, as servas tb tinham instrução, diferente do que dizem os livros .As mulheres medievais eram muito inteligentes ,cultas e a base da economia pois eram as mulheres que tomavam conta do dinheiro e dos suprimentos e faziam parte por direito do mundo medieval, afinal os maridos estavam lutando, quem cuidava dos castelos e dos feudos ???, a Senhora ,Milady ou Signoria ,pois a esposa perdia o nome da família e passava a pertencer a família do marido e deveria preservar e cuidar de tudo enquanto o marido estivesse ausente. As filhas de papás chegavam a ficar no lugar do pai e isso não aconteceu somente com os Borgias. Muitas dessas mulheres foram esquecidas pela nossa história, afinal não tivemos idade média. Mas está longe de ser idade das trevas. Infelizmente depois foi a época em que os gays dominaram e queriam o extermínio das mulheres e matando os amantes descontentes,com a desculpa da inquisição que impunha a volta do analfabetismo e combatia tudo que era contrário seus dogmas eclesiásticos" e homens de má fé " pois bruxaria sempre existiu e a Europa foi fundada em cima do paganismo, não do cristianismo como dizem os livros. As bruxas só passaram a se refugiaram nas igrejas para ter mais liberdade. Um grande exemplo é a filha de Galileu Galilei que salvou o pai da fogueira por ser uma grande abadessa.
Nossa , não sabia desses detalhes , ainda mais sobre essa parte dos gays do minarem. Tem alguma leitura pra indicar sobre ?
Vídeo muito bom amei já inscrita.
Sobre Eclesiastes o meu vai até cap. 12 não tem 25.
Sobre AP. Paulo ele diz que a mulher deve ficar calada por uma questão cultural; veja em 1 Co. 14 -34/35 ele diz que é vergonhoso a mulher falar na igreja( QUESTÃO CULTURAL ); a mulher pode e deve falar na igreja e em qualquer lugar pois Deus dá dons a ela como aos homens para exercerem a pregação do evangelho; do contrário somente os homens receberiam os dons.
Amei o canal Beijos 😍😘😘
Oi! Na bíblia católica tem. Conferi depois, e é isso mesmo, 25:26.
Sobre ser questão cultural, realmente, as questões culturais devem ser levadas em consideração, mas a bíblia foi usada para justificar muito da perpetuação de costumes. Entendo o que quisesse dizer, mas creio que muitos clérigos realmente acreditavam na necessidade da mulher ser silenciosa por ser "impura" e por ter esta justificativa na bíblia
E ah, obrigada pelos comentários! Beijo 🥰
Estudo bastante mulheres na Idade Média em uma disciplina da faculdade. É surpreendente. Indico o livro clássico do Duby com a Perrot, além do filme "Visão" (sobre a Hildegarda). Também é interessante ver os escritos da Cláudia Brochado, minha professora.
Obrigado por indicar o livro. Não sou da área, mas sou de outra. E estou interessado em história.
Ql seu curso e a disciplina?
AAAAA OI GABS!!!
Muito bom! Estou lendo as Crônicas Saxônicas do Bernard Cornwell que se passam nos séculos IX e XX. Estou admirado com os feitos da princesa Aethelflaed, filha mais velha do rei Alfredo o Grande, no processo de unificação da Inglaterra. Ela foi nomeada senhora da Mércia e comandou exércitos saxões na luta contra as invasões dos povos nórdicos. Talvez seria uma boa falar um pouco dela em uma possível parte 2 desse vídeo.
Vou me juntar ao pessoal que pede parte 2 e que pede sobre os outros continentes e culturas.
Baita vídeo!
Esse vídeo é tão bom que parece que não tem nem 5 minutos
Muito bom Luana ... Esta na medida certa ... O suficiente para desconstruir os falsos mitos criados ao longo do tempo ... Sugestao : mulheres na idade moderna , para continuar a linha do tempo . Abraços
Além de generosidade, inteligência, esforço e dedicação, consegue ser linda. Parabéns Luanna!
Por uma parte dois, por favor!
Acho que um vídeo sobre outros continentes, no tocante a participação da mulher na esfera pública, seria bem legal!
Um panorama da "história das participações populares por meio do voto no Brasil", num momento tão, digamos, sui-generis, como atualmente vivemos teria grande importância!
um pequeno adendo, em algumas cartas atribuídas a Paulo, algumas interpretações acabaram sendo equivocadas inclusive por muitos protestantes, o exemplo é a necessidade da mulher usar véu no culto e não cortar os cabelos, isso se dava devido a localidade da Igreja na qual foi endereçada a carta, que possuía um prostíbulo próximo e era comum as prostitutas culturais rasparem a cabeça; e com isso muitas denominações protestantes por um bom tempo tinham essa doutrina dentro de sua igrejas da mulher não cortar os cabelos. fugindo do contexto histórico e cultural na qual foi escrito. belo vídeo, abraços
Exatamente. Ela foi um pouco tendenciosa nesses ditos. Parece que n se deu ao trabalho de averiguar o fundo histórico das passagens!
eu pensei justamente nesse exemplo enquanto estava vendo o vídeo. Algumas passagens da Bíblia devem ser lidas dentro do seu contexto, não fora dele
@@jessicasilvano8864 Devem ser lidas procurando entender a intenção do autor. Ao que parece as pessoas pensam que a Bíblia foi escrita aleatoriamente por alguns autores e que a estrutura e contexto de cada livro não existisse.
@@jessicasilvano8864 Penso que parte que fala que é desonroso a mulher cortar o cabelo cutinho é mais geral, pois busca elementos que não se aplica ao contexto cultural local como diz o professor roberto. A referida passagem cita elementos imutáveis.
Maravilhosa! Faça umas parte 2, por favor! É muito importante conhecermos o passado para entender o nosso presente e não errar novamente no futuro!
assunto interessantíssimo, parte 2 seria muito bom. Acho que falar sobre as "bruxas" seria muito legal. Parabéns pelo vídeo.
Linda, inteligente e sarcástica, adoooooro! Uma belezura de vídeo! 💜
E, sobre as mulheres na igreja, como salvação pra elas, gostaria de indicar Juana Inés, uma série da Netflix, que conta a trajetória de vida de uma mulher maravilhosa, que sendo privada de conhecimento, temida pela igreja, encontra no convento seu refúgio. Uma série maravilhosa!
Não conhecia, vou dar uma olhada. Amo séries, mas estou um pouco sem tempo. Obrigada ela indicação e os elogios
Meninas, vcs já viram absorvendo o tabu tb na Netflix? Esse curta documentário ganhou o último Oscar! Fala o quanto a menstruação é tabu na Índia por motivos religiosos (religião hindu) e sobre uma rerivolta financeira de várias mulheres a vender e usar finalmente os absorventes, descartáveis no caso, e de baixo custo de produção. Por mais que seja um tabu aqui, lá é MUITO MAIS as meninas ñ tem condições econômicas de comprar lá e usam tecidos, jornais, papéis sujos em troca, o que era uma causa de infertilidade e morte de muitas mulheres! Tb tem o filme biográfico do cara que lançou essa fábrica, Pad Men, na Netflix, que chegou a ganhar reconhecimento pela ONU. Lá se envergonha muito de falar da simples fisiologia reprodutiva da mulher entre elas ou eles e elas ficam escondidas sem falar com ninguém (nem família nem marido, nem meninas, nem meninos, dentro) dentro de um quarto quando chega a etapa do endométrio descamado, nem frequentam templos nem podem rezar, senão ñ serão ouvidas. Muitas nem frequentam as escolas nesse dias e até desistem de estudar só por causa disso, já que jornais ñ são tão absorventes.
"Homens eram felizes na idade média, riam e viviam duzentos anos!"
tô mto apaixonada por esse canal!! conheci agora porque seu namo postou no Twitter EU TO MUITO FELIZ POR TER ACHADO UM CANAL COMO SEUUUU AAAAAA
Vini é o meu maior fã ahahah
Que vídeo maravilhoso 😍
Continue com esse trabalho super necessário!
Seria interessante ouvir sobre as mulheres asiáticas e africanas nesse mesmo período já que se ouve falar tão pouco (e quebraria um galho já que eu estou estudando isso 🥺). O vídeo ficou muito informativo e detalhado, parabéns
Que canal maravilhoso. Parabéns! Gostaria da parte 2,3...
Muito bom. Merece parte 2, 3, 4... Parabéns
Tô conhecendo esse canal agora, geente, é maravilhoso!
Luanna, mulher, sou capaz de ficar horas te ouvindo. Aprendo sorrindo.
Gostei muito do vídeo, caso haja uma parte dois você poderia falar das mulheres ligadas a ciência.
Sim, sim, precisa de um vídeo de segunda parte! Recomendo a leitura de Calibã e a Bruxa, de Silvia Federeci
Esse quadro e perfeito e merece todo o amor e carinho do mundo ❤
Fala sobre de outros continentes, como Africa e ásia. Nas America também!!!! Ótimo trabalho, parabéns para você é os outros
Gostaria muito de uma parte 2. Continuação desse vídeo. Não se iguala a uma pesquisa direra, mas a sua narração é boa e gosto muito do canal. Parabéns pelo trabalho. Além da voz linda.
Eu vim parar aqui por sugestão do yt. E eu nunca agradeci tanto. Melhor canal de todos ♡♡♡♡♡♡♡
Adorei o vídeo, fiquei super curiosa sobre as coisas que não passam na escola sobre mulheres na Idade Média em outras sociedades que não as europeias. Seria uma contribuição enorme um vídeo sobre isso, é como se nossas outras raízes não existissem... Parabéns pelo canal, já me inscrevi e pretendo acompanhar. Abraços!!!
PARTE II POR FAVOR! esse vídeo é extremamente necessário! Um salve de Petrolina. Sou professor em formação no curso de História na UPE e trabalho com utilização de jogos eletrônicos e medievalidade. O trabalho de vcs é simplesmente maravilhoso, continuem assim ;)
Olá! Queria mt que vcs fizessem um vídeo sobre Catarina a grande e o contexto social/político da Rússia da época. Arrasando nos vídeos como sempre. bjss
Com certeza tem que ter a parte dois deste vídeo.
Ótima pesquisa, a Eleonora de Aquitânia dava um ótimo vídeo também.
Parabéns!
Excelente video! parabéns! vc é sensacional! quero o numero 2 desse tema
Vc pode estender o quanto quiser simmmm
KD a parte 2 mulher!!???
#ansiosa!!
E hoje vejo que realmente, quando mergulhei na Igreja, vi que a primeira faculdade para as mulheres foi um padre que fundou a primeira faculdade para as mulheres. Inclusive ele foi morto pelos homens que não queriam as mulheres estudando 👏🏼👏🏼👏🏼
Ótima explanação. Com certeza parte 2, sugiro como leitura Isabelle Anchieta
Que Tenha a parte 2!!!! Ameiii
Fico imaginando se na antiguidade as mulheres pudessem ter tido um papel maior, o quanto teriamos evoluido.
@J Gabriel ??
Merece parte 2 com certeza! Bela aula!
Gostei muito de seu vídeo! Sou professor de História e pesquisador de Teologia Feminista. Parabéns! Continue com suas pesquisas. Você vai longe!
Quanta informação nesse vídeo ♡ parabéns e obrigada por divulgar esse conteúdo por aqui!!!
Isso nos faz ver como existem milhares de mulheres que foram F0D4S na Idade Média, mas simplesmente nunca nem ouvimos nada parecido. Eu mesma (que curso filosofia) pensava q na Id Média as mina era tudo queimada por causa da caça as bruxas. Ai fica claro: a História é contada por homens, que silenciam mulheres, nos excluem da história e nos tratam como meras coadjuvantes.
Mulheres, contar nossa história e mostrar que tbm somos papéis centrais nela é um ATO POLÍTICO!!
É negar a dominação patriarcal, é abrir a nossa boca enquanto eles esperam o nosso silêncio.
Pois não vamos ficar caladas e ignorantes, estudar nossa história e contar para os outros é nos incluir na história, afinal o que a história se não aquilo q é contado?
Ótimo vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼 MACHISTAS NÃO PASSARÃO!
NOSSA HISTÓRIA ESTÁ VIVA E PULSA NA NOSSA ANCESTRALIDADE 💪🏼💪🏼🙏🏼😘
Adorei a aula! Quero a parte 2, 3, enfim quero saber mais!
A bíblia é o resultado de várias traduções, em que conforme o interesse se retirava e distorcida o texto! Não perde valor histórico, mas é necessário muitaáaa cautela!
??? Discordo. Hoje, qualquer estudante de grego Koinè e hebraico, pode ler os manuscritos q n são tão distantes dos originais, tornando a Bíblia o documento mais fiel do mundo antigo. Se houvessem distorções, poderíamos averiguar facilmente. Tanto é que se realmente tivessem adulterado a palavra, veríamos doutrinas católicas tão explícitas nas traduções que não haveria reforma protestante, por exemplo.
na verdade há outros livros que também são muito fiéis daquela época,como os livros que deram inspiração para a bíblia,como o livro dos vedas,o livro dos mortos do Egito e até outros livros da Mesopotâmia,que são traduzidos e explicados perfeitamente até hoje.
@@juanrov9972 Na vdd, manuscritos tão antigos como esses, tem mais especulações do q certezas de como era a crença do povo daquela época, devido ao limitadíssimo acervo de cópias e preservação dessas relíquias. Falo dos documentos q vc citou. E n há qualquer evidência pura de q os manuscritos do antigo testamento sofreram influência destes povos. Lembrando q n era de praxe do Hebreu, seja no Egito, seja no exílio na Babilônia, escrever. Já que estavam a mercê de uma cultura dominante. E os escritos daquela época, do povo hebreu, com ctz foi descartado devido ao alto teor pagão que trouxe aos escritos daquela época. Há alguns estudos sobre isso. Justamente sobre a influência dos manuscritos em vista da cultura à sua volta. Como foi o caso de Paulo e a filosofia grega. E volto a dizer, n há pontos específicos no antigo testamento que sofreram de paganismo influenciado pelo convívio.
@@matheusaltoe12 sim não há evidências exactas de que sofreram influência de outras culturas,mas porque não precisa ter,se tu fores ler o livro dos vedas,no início Brahma criou o homem a imagem e semelhança dele,e também o criou do barro,assim como semíramis e outros deuses,porque quando os hebreus foram começando com a escrita os egípcios já haviam escrito o livro dos mortos,na minha opinião,os romanos que criaram a bíblia a partir de outras religiões,para poder controlar os povos bárbaros.
Concordo em TUDO o que vc diz , pois não existe uma regra sólida na tradução da Bíblia
EXCELENTE !!! OTIMO CONHECIMENTO, DIDATICA E SIMPATIA
Que cabelo lindooooo!!! Tô amando as aulas!
Amo o canal! É show!
E a gente precisa ver tb q essa questao da mulher na antiguidade estava muito ligada ao mundo greco-romano. No mundo celtico-germanico pelo q parece pelo menos, as mulheres tinham algumas liberdades a mais e eh o q provavelmente influenciou existirem mais direitos nos reinos que adotavam os costumes germanicos, como a Inglaterra, que teve um bocado de rainhas.
Vídeo sensacional, desejo tudo de bom e sucesso para o seu canal
O canal é muito bom e gostaria de sugerir que a fala, para não se tornar cansativa nos vídeos longos, fosse mais permeada de imagens , figurinhas, legendas, etc., a exemplo de outros canais, de modo a tornar os vídeos mais leves. Apesar da sua simpatia e entonação agradável, sugiro ainda que seja ou pouquinho mais pausada de modo a absorvermos melhor as informações. Mas que fique bem claro que seus vídeos são excelentes. Grande abraço e te desejo cada vez mais sucesso. 👏👏👏👏
Eu quero a parte dois! Amei!
Falando sobre história de mulher...lembrei da Ana Jansen, do Maranhão (conservador), mulher rica, sa política e dona de vários escravos e a partir disso criou-se várias lendas a seu respeito. Ela era do século XIX, se não engano.
Adoreeeeei! Queremos a parte 2
Guria teu canal é incrível.
Faz pt 2!!!
Moça, concordo com tudo que você disse.
Quanto às mulheres, a bíblia nunca ensinou a inferioridade da mulher. Homens de entendimento limitado tiraram textos dos respectivos contextos e interpretaram inferiorizando-as.
Em Gênesis 1:27, Deus não dá poder ao homem. Dá ao casal. O casal representa a Divindade, não o homem.
Juízes 4:4, no Antigo Testamento, cita Débora, uma mulher que julgava e guiava o povo de Israel.
Paulo em Atos 21:8-9, no Novo Testamento, cita mulheres que profetizavam (ensinavam), ou seja, atuavam no culto.
Em Coríntios ele se referia a uma situação local. Ver comentário teológico favorável às mulheres no vídeo curto através do link: ua-cam.com/video/I12Oz3fAegk/v-deo.html .
Quanto às impurezas, homens também ficavam "imundos" quando tinham qualquer fluxo por feridas ou emissão de sêmen. Mas essas imundícias eram só enquanto duravam os fluxos e até tomarem banho. Citado em Levítico 15.
Tudo isso, atualmente já é superado em várias igrejas.
Já existem muitas pastoras, missionárias e a maioria dos membros nas igrejas atualmente são as mulheres. Em outras são maioria como obreiras.
O entendimento é crescente em todas as áreas do saber, incluindo a teologia.
Obrigada por me explicar esse entendimento. É bom saber da modernização da igreja, pretendo ler um pouco mais sobre.
Pois é. Acho que ela foi um pouco infeliz no que disse ao q tangencia a Bíblia.
Engraçado...era que na Bíblia fala que a mulher não poderia falar na igreja e sim quando tiver dúvida perguntar ao marido..vc poderia me explicar?
Segundo a bliblia deus disse que a mulher deveria ser submissa a o seu marido
@@guinunesnovaes1051 - naquela época, os homens tiveram acesso ao estudo bíblico primeiro que as mulheres e sabiam que deveriam estar atentos aos ensinamentos. Quando as mulheres passaram a ter contato com os estudos bíblicos, elas falavam muito durante os estudos, o que atrapalha. Sabemos que em toda aula, os alunos precisam cessar e prestar atenção.
O versículo que fala isso, foi escrito para as mulheres daquela época. Não precisa ser carregado até hj.
Se elas tinham dúvidas, deveriam perguntar ao marido em casa, para não atrapalhar a pregação
Espero ter ajudado. Eu estudei essa parte da Bíblia...😄
Como a humanidade pôde estar tão atrasada por tantos anos? A mulher evoluiu muito, mas nas classes sociais mais pobres ainda é inferiorizada.
Evolução. Já ouviu falar? Ou vc pensa que já estamos completamente evoluídos? Daqui no máximo 100 anos, outra sumidade fará essa mesma pergunta sem sentido.
praq vc ta querendo alguma coisa pra elas vc e burro? n final elas vao ri de vc e te trocar se toca
Flávio , a mulher tem sido desconsiderada, ofendida, escravizada, violentada e morta com uma facilidade obscena, ao longo da história.
.....Ah o vídeo possui temperança e mesmo num campo tão "espinhoso" dado a todo tipo de interpretação incoveniente, mandou bem, Parabéns, fiz História na Ufrgs; embora seja Policial por vocação, gostei e inscrevi vou aconsehar.......
Que vídeo maravilhoso! Parabéns pelo bom conteúdo de sempre!
Por favor, faça uma parte 2 desse tema!
Ótimo vídeo. Fui criada na igreja protestante, tradicional e altamente conservadora, durante quase 30 anos estudei a bíblia como leiga, frequentei seminário teológico como ouvinte, conheço bem as teses que negam que a bíblia prega a submissão da mulher, tanto no antigo quanto no novo testamento. Não caiam nessa.
Por favor, faz a parte 2! Adorei
Man eu amo história
Excelente!
Fascinante!!
Nós aqui no Ocidente, temos um certo fascínio pela Idade Média.
Tanto a mania pela Idade Média quanto a visão da época como um inferno de trevas e horror contínuo é efeito da sociedade vitoriana.
Sir Walter Scott, um escritor inglês do século XIX que criou toda uma forma mais conservadora de enxergar a Idade Média, se baseando em romances de cavalaria cheios de paixão e fúria, mas que sendo um homem conservador, Scott transformou em histórias mais mansas e castas (Ivanhoé é um livro muito influente para a visão mais romântica sobre a Idade Média).
Por outro lado, os ingleses começaram a reescrever textos sobre a história da Europa medieval para fazer a Europa continental parecer ainda mais retrógrada e violenta do que havia sido, só pra fazer com que a Inglaterra parecesse mais evoluída em comparação. É o caso da falsificação de vários objetos de tortura "históricos" medievais falsificados por museus na Era Vitoriana, como a dama de ferro e os cintos de castidade.
eu vim aqui pesquisar sobre como eram tratadas as mulheres no periodo da gestação, e mesmo percebendo que não era esse o tema abordado aqui, assisti o video inteiro, nossa nota mil, eu fui cativado
Cheguei aqui por acaso e quero ver todos os videos do canal *~*
adora esse canal !
Muitas verdades ditas. Alguns pontos, com preconceitos. Fale também de La Abadesa de las huelgas... As mulheres sempre mandaram. E digo mais, o livro que não foi escrito. As esposas dos líderes do século XIX e XX. Mulheres sempre foram poderosas!
Por favor, a parte 2!!!!!!
Luanna mavilinda!!! Adoro seus vídeos! O defeito desses vídeos é não terem 50 minutos de duração.
Nossa, excelente vídeo! No aguardo dos próximos.
Sugestão de vídeo: mulheres compositoras. Só vai dar trabalho achar referências 😝😭
Pode estender sim, e se reclamarem faz um documentário!
Sensacional!!! Você estão de parabéns pelo vídeo!!
Conhecendo hoje seu canal. Ótimo vídeo.
Adorei tudo. Seu cabelo é lindo.
Sou novo no canal e apaixonado pelo estudo da história. Parabéns pela iniciativa!
Gostaria de aproveitar e fazer uma pergunta: qual seria vossa opinião crítica e honesta sobre Josef Stálin e Mao Tsétung?
Obrigado.
Quando mais estudo sobre a era medieval, mas adoro o Egito antigo, devo confessar hahaha claro que não é perfeito, mas parece que a vida feminina era mais confortável
Muito obrigada por trazer Hildegarde von Bigen e Heloísa para as novas gerações e outras mulheres fundamentais ao conhecimento na idade média. É realmente....euzinha aqui resistindo ao mestrado.
Que cabelo lindo, passei o vídeo todo olhando😍
mano eu tô apaixonada por essa menina, maravilhosa.
Cara, que ótimo vídeo, me apaixonei pelo canal. Já compartilhei nos status
Gente... AMEI!
O fato de que as nossas referências sobre a Idade Média quase todas chegam através do cinema Hollywoodiano faz com que muitas informações que a gente acha que sejam universais na realidade sejam sobre coisas peculiares a história da Inglaterra, dos Estados Unidos ou sobre como a Inglaterra ou os Estados Unidos, em algum momento, desejaram que um país de que não gostavam fosse visto.
Obgda, adorei e compartilhei com meu filho q quer cursar historia.
sugiro vc ler Mulheres Medievais de José Rivair de Macedo e assistir ao filme: "Em Nome de Deus" que é a história de Abelardo e Heloísa.
Assisti esse filme com a minha avó, há muuuito tempo, quando estava na faculdade eu vi que percebi sobre quem se tratava o filme.
Bom, vcs já sabem minha sugestão: a discípula de Minerva, Christine de Pizan xD e posso tbm ajudar com a pesquisa (:
Eu não conheço nada sobre, mas obrigada pela indicação, adoraria ajuda com a pesquisa sim. Podemos falar mais sobre isso.