Deve ser uma sensação muito ruim após fazer uma reflexão: rodar o mundo inteiro e se sentir seguro, vir para o seu país e ter medo de usar a câmera pra gravar e a Michele ter que ficar o tempo inteiro olhando para um lado e outro assustada.
Enquanto nosso país não for um lugar de pessoas fraternas, que lutem pela diminuição da desigualdade social, e ao mesmo tempo, por um sistema penal que seja sério e não um centro de formação de criminosos não vamos deixar de viver esse tipo de problema.
Sou paulistano e fiquei surpreso com a história do Chaginhas, também desconhecia. Não sou cristão mas quando voltar a São Paulo quero conhecer essas duas igrejas e rezar por ele e tantos que morreram nesse local.
Vcs são os melhores do UA-cam! Apesar de toda a dificuldade que estamos passando, continuam produzindo conteúdo e sendo tão queridos como sempre foram! Adoramos vcs Renan e Michele! ♥️
Parabéns, queridos, por mostrarem a SP que não se aprende na escola. As viagens vão afiando a inteligência e o poder de comunicação de vocês, e isso aparece em cada quebrada que visitam. Aos 62, viajante em 30 países e da área do audiovisual, digo que estou muito fã.
Sou historiador e fã do canal, moro em São Paulo, se tiverem interesse faço um tour histórico pelo centro com vocês. Uma cidade muito rica em história e cultura, porém infelizmente os governantes a mantém assim abandonada.
Eles vieram durante a pandemia a cidade está um caos devido a isso, os psicodepedentes são obrigados a ficar nas ruas devido a pandemia. Foi nos piores lugares q muitos bem é turístico, apenas em degrenir a imagem da cidade como brasileiros costumam fazer com o seu próprio país !
@@maxbertioga Não tem nada de "degrenir" a imagem da cidade. Se está assim é minha, sua, nossa culpa. Além de que aquilo sim é a verdadeira imagem de sampa, o resto é ilusão q criam na nossa cabeça
@@maxbertioga cara, como pode defender? Nao tem o que defender.... o Brasil era assim, está assim e será assim porque as atitudes não mudam. Veja você aqui normalizando o indefensável.... Quem saiu do pais percebe a diferença e passa a ser bem mais crítico pois lah fora nao eh assim nao... isso não pode ser aceitável mas te entendo pois eh isso que metem em nossas cabeças todos os dias pela nossa in-cultura.....
Eu moro há 40 anos em SP e na gestão do Haddad era bem pior Tem até menos pessoas nas ruas agora do que antes da pandemia Mas esse prefeito Bruno é péssimo
Para se inteirar da história da cidade de São Paulo recomendo os livros "A Capital da Solidão" e "A Capital da Vertigem" de Roberto Pompeu de Toledo. Ele conta histórias de praticamente todas as ruas do centro, do nascimento da maioria dos bairros e de boa parte das famílias importantes desde 1532 até 1954. Fabuloso!
Eu sou paulistano e amo minha cidade. Rica em história, já sabia quase tudo sobre as informações divulgadas no vídeo, muito legal terem contado a história dos locais. Porém não posso deixar de comentar a situação dos moradores de rua no centro, infelizmente aumentou bastante. Fora a aparência dos prédios e ruas, bem sujos e com falta de zeladoria. Lamento pela ausência de atitude do poder público em tudo isso, mas a história que São Paulo carrega é incrível!
Pois é amigo isso é 30 anos de Tucanistão que vocês insistem em continuar reelegendo essa direita podre do psdb e aliados fascistas e formadores de miséria! aprendam a votar e mudem essa situação.
@@lojadofazendeiro1615 Vocês vírgula, eu mesmo nunca votei nessa tucanada podre. Mas realmente muita gente aqui insiste em continuar botando o PSDB no poder em toda eleição, talvez por acharem que não tem "opções melhores" de candidatos.
@BRASIL CHIQUEIRO Então todo mundo aqui é bandido e drogado segundo sua "mente brilhante"? Fala qual é tua cidade ou estado, se tiver coragem. Toda cidade brasileira tem tudo isso otário, não existe lugar perfeito. Com certeza pelo nomezinho que você usa aqui, não deve gostar mesmo do Brasil.
Fiquei realmente chocada com a quantidade de pessoas em situação de rua, venho acompanhando as entrevistas do Padre Júlio Lancellotti, mas realmente não tinha a dimensão que só as imagens dão e que não aparecem nos noticiários diários. Valeu por mostrarem !
Não é culpa da cidade ou do estado e sim de leis federais que impedem a internação compulsória desses psicodepedentes em rua, e durante a Pandemia não podem ficar em alojamentos e sim na rua. Esse casal veio justamente no pior momento para a cidade no meio de um caos epidemiologica
sao paulo ta um lixo! UM LIXO !! da nojo só de andar na rua! Eu só ando la no centro quando realmente necessario, pq realmente ta um lixo! da raiva só de olhar a pobreza pra toda parte.
Quem diria a uns meses atrás que o Casal do Mundo sem Fim estaria fazendo turismo em São Paulo kkkkkk minha cidade que adoro.....e nois kkkkkpor sinal matou a saudade de vcs mostrarem os póntos turísticos como faziam.....que legal ..... Continua como vocês falaram a fazer ..mesmo que em São Paulo ou quando irem em Coritiba e Brasília como querem estar lá .... E da hora e a aula que o Renan da história do lugar que estão visitando.... Muito bom...vlw......
@BRASIL ATRASADO kkkkkkkkkkkk mendingo não.... Morador de rua ..politicamente correto kkkkk como que o politicamente correto melhora a vida de alguem kkkkkkk mas e vdd o que disse... Deixando a brincadeira de lado....e a decadência do nosso país...fazer o que....
Um casal de brasileiros q passou por varios paises, inclusive regiors onde ha guerra e justamente aqui na terra natal é que eles se sentem inseguros. Q situaçao triste a nossa, ja estamos anestesiados.
Exatamente isso!! Vc falou tudo que eu pensei tbm , senti a Michele completamente apavorada aqui no centro de SP e nós estamos inertes aqui nem precisa de guerras para vivermos totalmente acuados, triste Brasil
@@anamariasantos3815 Verdade. O medo explicito deles é uma referencia do quanto estamos anestesiados, tao sumbetidos à violencia que nem nos damos conta do quanto vivemos inibidos.
Sou de SP, nascido e criado na periferia, comecei a frequentar o centro em 1986, lógico, já tinha muita gente na rua, mas nada se compara ao atual momento. A minha impressão é que antigamente havia muito mais homens, principalmente aqueles que já estavam dominados pelas drogas ou pelo álcool. Esses dias passei pela Cruzeiro do Sul, reparei que tinha muitas famílias em baixo do viaduto, gente com crianças, gente que parecia estar a pouco tempo. Vi uma cena simples, mas que me deixou bem deprimido, uma senhora e uma adolescente, a adolescente penteava o cabelo. Pô, o que tem de mais pentear o cabelo? Nada de mais, só fiquei imaginando que a garota era pra estar estudando, era pra estar sonhando , mas estava embaixo de um viaduto, tentando manter o mínimo de dignidade.
É gente, tá bizarro, de seis meses pra cá tá muito maior a quantidade de gente na rua, já eram muitas pessoas, mas agora tá bem pior. Que tristeza. Isso não é só um desastre social, é um projeto. Tanto prédio abandonado que poderia ser moradia.... E muito interessante a história da Liberdade, não sabia dela toda, deviam era manter o mesmo nome, mais fácil, menos gasto. E eu achava que era o Martinelli o mais alto....
Moradia? Esse povo a realidade e outra. Você pode dar tudo, casa, comida. E ela vão retornar para rua. Todo brasileiro tem direito a moradia. Nada vem de graça.
Sou Paulista, mas moro em Brasília há 10 anos. Ano passado voltei à São Paulo a trabalho e me assustei com as mudanças no centro, trabalhei na obra de um hospital na Av Rio Branco, em frente à Cracolândia e foi muito assustador ver aquela situação, muita gente sem perspectiva de vida, enfim, são diversos problemas sociais envolvidos, mas que acabou se tornando algo comum aos olhos de quem ali vive. Adorei conhecer as histórias dos lugares e parabéns pelo ótimo conteúdo!
Obrigado pela explicação do nome da Liberdade! Sempre achei que tivesse algo com a colônia japonesa. Bom ver o seu lado professor, historiador de novo.
Valeu pela coragem de gravar no centro. No ano passado estive São Paulo e fui tb ao centro, passei por alguns desses lugares que vocês mostraram e realmente não havia tanta gente de rua. parabens pelo 300 mil, já já chega aos 350, 400.... Vocês merecem.
Adorei!!sempre trabalhei em São Paulo e realmente não conhecia a história de alguns lugares,São Paulo atual é de chorar de tristeza ,anos 70 tempo bom !
Em 24.Ando são Paulo,todo .Porém sempre sem nada de objeto muito menos celular. Amo são paulo. ❤tem um projeto de mudar a casa do governo para campos Elísios ❤A esperança é a última que morre ❤Assim dizia meu paí.um Grande Abraço paro os dois.Gratidao.❤❤❤❤
Moro na periferia da ZL e nunca tinha ido na Av Paulista, recentemente eu fui e só fiquei olhando pra cima de tanta fascinação a cidade é realmente mt linda mais é totalmente largada e o povo também n faz mt esforço pra preservar.
Pessoal se vcs puderem conhecer o restaurante syria na av: são João 1248 vale a pena. Eles são refugiados e fazem comidas sensacionais com um preço muito bom. Tem um suco de roma que é uma delícia. Sou de araras s.p e quando melhorar a pandemia podem passar por aqui para conhecer a Cidade e a região e ficar por aqui. Abraços
Qualquer dia vou dar uma passada lá. Eu moro bem pertinho da São João. Dá pra ir à pé. O problema é que eu nem sei o que pedir pois eu não conheço comida síria. Nessa região tem diversos restaurantes de comida estrangeira. Tem comida peruana, japonesa, chinesa, índia, árabe, e até restaurante de comida africana (se não me engano fica na são joão ou na barão de limeira).
Renan, faz um vídeo sobre a sua experiência como programador. Como era sua vida nesse ramo. Quais linguagens você trabalhava? Se compensava? seus projetos, etc.
"O que está acontecendo?" Desde que me conheço por gente é assim, o Centro de SP é um ambiente hostil, com muitos moradores de rua, imóveis abandonados, péssima zeladoria. Situação que começou lá pelos anos 1960 e se estende até hoje.
Só para mim que esse canal tá me ajudando a viver na quarentena? Passo horas e dias fazendo maratona, não desanima desse canal não ele está ajudando muitas pessoas
Cara, eu sou de SP e eu gosto muito de andar pelo centro velho bem ai onde vocês estão. Estou com uma saudade tremenda de ver esse lugar e estou matando a saudade aqui com vocês! Muito obrigado por esses videos e se cuidem! É perigoso ficar andando ai fora com esse virus por ai.
Sou português e vivi em São Paulo durante 3 anos e amei demais essa cidade. Nunca tive problema algum e olha que passava por lugares bem conhecidos por todos como perigosos e graças a Deus sempre tudo correu bem. Amo o Brasil minha segunda pátria. Abraço 🇧🇷❤️🇵🇹
Nasci em Sampa e até hoje tento entender porque a praça da Sé sempre foi assim, cheia de sem tetos de bem e muita tranqueira também..nunca vi tanto morador de rua em Sampa como hoje vejo...
Salve, pessoas! Existe um roteiro bem interessante que fala de suposto lugares mal assombrados em SP, o Edifício Joelma e o edifício Andrade, o Beco dos Aflitos, a Casa da Dona YaYá, o Castelinho da Rua Apa, o cemitério da consolação.... são bem legais e interessantes.
Nasci, morei e não sabia da metade da História contada por vocês. Parabéns, desejo muita sorte ao casal.
3 роки тому+2
Sou Paulistano nacido na maternida Leonor Mendes de Barros no Bairro do Belem em 1949 . Vivi me casei e tive 5 dos meus 6 filhos morando na Penha. Conheci Sampa de Noerte ,Sul, Leste, Oeste como a palma de minha mão, até que me mudei para o Litoral no inicio dos anos 90. Pouco tenho retornado a Capital, mas quando vou, estou sempre na zona leste onde ainda tenho parentes e amigos. Vendo esse Video me deu uma tristeza muito grande ao lembrar o Glamuur que ja foi os Campos Elizios que hoje é chamado de Cracolandia. É muito desanimador ver o centro de Sampa com tanta desolação dos seus moradores de rua. Tenho acompanhado vcs pelo mundo afora e concordo quando vc diz que Sampa tem imagens que nem mesmo em Paises bem mas pobres, vcs viram iguais Parabens pelo trabalho.
a quantidade de gente morando na rua explodiu desde fevereiro. Nos primeiros dias do ano passava por aí pra ir a faculdade, passei novamente agora em julho e é inacreditavel
em relação à mudança do acréscimo de "Japão" ao nome da estação de metrô Liberdade (ficando Liberdade-Japão), é apenas no nome da estação, não do bairro! De vez em quando há troca ou acréscimo por parte do metrô em virtude de pedidos ou homenagem à comunidade local. Já ocorreu por exemplo na antiga estação Ponte Pequena, o nome agora é só Armênia, em virtude da comunidade de armênios que ali vive. Também acrescentam os grandes times: Itaquera virou Corinthians-Itaquera e São Paulo-Morumbi, Palmeiras-Barra Funda, aí o pequeno time Portuguesa choramingou então toma estação Tietê-Portuguesa, aí a estação Bresser passou a se chamar Bresser-Mooca e o Juventus chorou, deram então um nome na estação de trem (não do metrô KKK) Mooca, ficou Mooca-Juventus. Até Santos-Imigrantes existe, que nem na cidade fica o clube, mas é caminho para a Rodovia dos Imigrantes que leva a Santos kkk. Tem até o caso da estação Jardim São Paulo que passou a ser Jardim São Paulo-Ayrton Senna. Enfim, daqui uns 30 anos os nomes das estações vão ter umas 30 palavras pra contentar todo mundo kkkk
A questão não é o nome da estação de metrô. A questão é que esse bairro vem passando por um processo de aculturação há muito tempo, tanto é que muita gente não sabe a real história da Liberdade.
Maratonando o mundo sem fim, até porque ficamos convencendo um pouco do mundo e a voz e coerência do Renan, me trás uma paz incrível. Bjos casal maravilhoso! 🥰
Que angústia ver a Micheli toda desconfiada, desconfortável, com medo 😟
4 роки тому+23
Lembrei da primeira vez que visitei S.P era tudo deslumbre, depois que morei por aí o encanto acabou. Mas sou muito grato ao aprendizado que a cidade me proporcionou e não consigo ficar um mês sem visitá-la.
Salve Renam e Michele! Abraços! Gostei de ver vc's no Flow Podcast Em anos morando em São paulo não Sabia da Historia, não importa onde, mundo sem fim sempre trazendo cultura
Não conhecia muitas das histórias que vocês contaram sobre SP. Gratidão! Vocês são sensacionais. Aliás, adorei a informação trazida pela Michele sobre a fala da primeira dama de SP, Bia Doria. Um absurdo mesmo!
Caros, na estação da Luz tem uma história da minha família, segundo o que eu sei ela foi feita pelos ingleses, minha família (Fishman Petersen) participou da criação da estrada de ferro, meu bisavô saiu de Londres e veio como capataz, meu avô nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ) e meu pai já foi nascer em Santa Fé (Argentina), conforme eles iam fazendo a estrada de ferro.
Quando a gente começa a pesquisar sobre a nossa família descobre muita história. Um dia coloquei o nome de meus bisavós no Google e descobri que 3 deles são nomes de ruas, um em SP e dois em cidades do RS. Meus pais já sabiam disso mas nunca tinham me contado.
Para quem esta assistindo este vídeo de 08/2023 em diante, a Catedral da Sé atualmente encontra-se sem pessoas em situação de rua vivendo lá. Foram "realocados". Quem puder, faça uma visita à Catedral, é realmente bonita.
@@felipize o Dória quando prefeito quis levar a galera forçada, mas o pessoal de humanas não curtiu, não vejo um fim próximo para o lixo que está o centro.
Não é só no Centro. E todas as grandes cidades brasileiras são "um lixo", não ´passam de um amontoado de espigões. E vão ficar sem água porque não tem mais floresta.
São Paulo é a cara do Brasil . Um país rico com pessoas pobres. Se aqui está assim imagina lugares remotos que não possuem acesso a quase nada. Pra mim São Paulo sempre será a maior do Brasil. Espero que um dia o Brasil todo mude ❤️
Dependendo do "lugar remoto", a qualidade de vida é MUITO melhor do que em São Paulo. Boa parte de pequenas cidades no sul do Brasil são melhores para se morar do que SP.
Sempre me questionei isso, se aqui em Porto Alegre (que nem é uma das piores capitais) existe tanta pobreza, imagina em outros estados considerados mais desfavorecidos. Tenho muitos parentes que moram no interior do RS e acho que gostar de morar no interior é algo muito relativo. Alguns adoram por justamente ser mais calmo e seguro (não tanto como há anos atrás, mas ainda mais sossegado que cidades maiores). Já outros preferem cidades maiores justamente por essa comodidade de ter transporte e mais serviços. Então acho que vai da personalidade e da época (idade) de cada um. No meu caso estive em SP capital várias vezes e acho uma cidade muito boa no sentido de vida cultural, gastronômica, etc. Mas não tenho vontade de morar. Já no interior de SP adorei cidades como Campos do Jordão, Águas de São Pedro, Águas de Lindoia, etc. Moraria nessas cidades sem problema.
Gente me encheu os olhos de lágrimas, faz muito tempo que não ando no meu querido centro de São Paulo, desde 2005. O que vou relatar é papo de velho, hoje estou com 52 anos e acredito que vivi um dos momentos mais fervilhantes do centro de São Paulo. Como acompanhante de meu pai, de jovem descobrindo o mundo e de adulto. Quando jovem lá pela década de 80, eu tinha um roteiro que começava na Rua do Gasômetro, por causa do comércio de madeira, mas algumas vezes começava mais longe na Estação Roosevelt de trem por causa do comércio de roupas ou a rua Piratininga por causa do comércio de máquinas usadas e ferramentas. Assim eu andava todo o comércio da rua do Gasômetro com meu pai (e depois de adulto), de lá atravessava o Rio Tamanduateí (pela ponte não nadando kkkkk), em direção ao Mercado Municipal, pois o banco que tinhamos conta era bem na frente do mercado, algumas vezes rodeava o antigo gasômetro da cidade, que naquela época ainda existia o reservatório de gás que ainda funcionava, pois tinha momentos do dia que aquela enorme cúpula ficava mais alta e em outras abaixava. No mercado municipal, andava por aqueles comércios e me lembro de no Natal meu pai comprando aquelas peças de presunto pendurados à venda. De lá subiamos até a rua Florêncio de Abreu, para ver máquinas e materiais especiais que só existiam lá, como polietilenio, nylon e outros produtos plásticos, asbestos e ferramentas especiais. Acabavamos saindo na estação São Bento, no passado tinha uma galerinha que dançava Break Music naquele vão da estação. Dai poderíamos tomar duas direções, ir em direção à Praça da Sé e dar uma olhadinha no Mappin da rua São Bento ou pegar o viaduto Santa Efigênia (somente eu pois eu era estudante de eletrônica), uma curiosidade este viaduto foi pintado em várias cores como um arco iris, pois um ganhador de loteria tinha feito esta promessa se ganhasse o prémio. Eu ia em direção ao comércio de eletrônicos da Rua Santa Efigênia, de guebra atravessava a Avenida Rio Branco e ia até a aquele comércio de motos e peças na rua dos Gusmões e de lá ia em direção à Praça da República e entrava na Rua Barão de Itapetininga ou Rua 24 de Maio e visitava a Loja da Mesbla, algumas vezes subia a galeria 24 de maio ou galeria do rock. E por fim meu passeio acabava do lado do Mappin Praça Ramos, na Rua Conselheiro Crispiniano, onde ia ver e comprar material fotográfico, pois eu tinha um laboratório caseiro de fotografia no banheiro de casa, gente! revelar foto era de longe a coisa mais fantástica que se pode relatar. De quebra andava no Mappin também, se estivesse ainda com muita vontade de andar, caminhava dai até a praça da Sé, onde saia o ônibus para minha casa antes de construir a linha do metrô, depois da construção ficou fácil era só pegar o metrô. Vi o passeio dos dois e me comoveu em ver o estado das construções por onde vocês passaram, as pichações de muito tempo já existem e pra mim no meu conceito começaram a sair de controle na época da administração da Luíza Erundina, o efeito visual que causa é muito ruim e com o tempo os proprietários se cansam de tentar recuperar a fachada. Eu esperei ver no vídeo alguns lugares que estavam no percurso dos dois, como o marco zero em frente da cadetral da Sé, o edifício Martinelli que foi o mais alto edifício à época da sua construção, de citar que o atual prédio da prefeitura foi a sede administrativa do grupo Matarazzo. Mas o que me impressionou mais foi ver o estado da frente do teatro Municipal, eu lembro da época que aquela região tinha um brilho lindo tanto de dia, quanto de noite, afinal eram o centro e o centro financeiro de São Paulo. Bem, vocês estão instalados no centro de São Paulo agora e poderão fazer muitos passeios por ai e conhecer muitas coisas, se a epidemia permitir, têm um lugar perto do teatro municipal ao lado da estação de metrô, que eu ouvi dizer que era muito antiga, era um ponto de parada de tropeiros. Espero que vocês possam voltar a se locomover pelo mundo novamente gostava muito de ver as viagens de vocês. Tudo de bom pra vocês!!!
Que comentário saudoso e gostoso de ler. Tenho metade da sua idade, não sou de SP, mas, consegui imaginar o que você viveu. Bons tempos que não voltam jamais.
Sou mais velho do que você e o centro de SP já era degradado nos anos 80, quando eu morava em Santo Amaro. A época de ouro foi na primeira metade do século passado, pelo que leio por aí.
Olá fiquei curioso com uma coisa rs. Vc diz ter saudade do centro mas pq? Vc se mudou de sp? Durante esse tempo todo nunca mais foi no centro por qual razão?
Oi! Sidney! Muito prazer em te conhecer! Tubo bom? Bem.... Eu nasci em 68 na Vila Mariana, depois meu pai comprou uma casa na Zona Leste, o meu velho reformava elevadores e fazia portaria de prédios, a maioria dos seus clientes estavam no centro velho, então com 7 anos eu andava junto com ele quando não tinha aula, lembro de ter que seguir ele naquela Muvuca que era a praça da Sé, as pernas dele eram enormes pra mim, então ele sempre andou alguns metros na minha frente, ele conversava com os administradores dos prédios, imobiliarias, zeladores e proprietários, assim, até poucos anos atrás eu de vez enquanto ainda ia falar com os zeladores conhecidos, velhinhos, sempre lembravam do meu pai com carinho. O meu pai não era rico, mas tinha um carinho muito grande pelos filhos, na hora do almoço, eu sempre lembro dele perguntando o que eu queria comer, eu fui uma criança acanhada, e dizia que ele escolhesse, meu velho tinha gosto bom!!! Meu primeiro hotdog meu pai me comprou na Loja Americana, não esqueço nunca, era pão prensado na chapa. Conforme fui crescendo nos momentos de folga ou no sábado, minha mãe obrigava meu pai me levar para trabalhar junto, ele queria que eu ficasse em casa e brincasse com os vizinhos. Ele teve vida difícil no interior de São Paulo e queria que a gente vivesse diferente. Quando adocelente, arrumei um emprego bem de frente da Praça da República, era office-boy e andava toda São Paulo e cidades adjacentes, nessa época estudava eletrônica, o que ganhava mau dava pra pagar o colégio, meu pai ajudava aonde dava, mas o ano de 84 foi muito ruim pra ele. Então eu tinha que pegar aquele catalouco lotado (ônibus) para chegar lá na Avenida Celso Garcia, mau tinha dinheiro pro lanche. Assim andei todo o centro de São Paulo, entrei em tudo que era estabelecimento, na Rua 24 de Maio existe uma galeria repleta de restaurantes pequenos e lanchonete, se você viver em São Paulo (depois que o covid ir embora) procura uma lanchonete chamada Sei Lá! Eles faziam sua prórpia maionese, catchup e hamburger, tinha a promoção com suco natural. Para um office-boy pobre aquilo descia verdadeiramente saboroso. Tinha a casa California de lanche de linguiça de Bragança, aquilo é bem antigo, sei que tinha na São Bento e em algum lugar perto do Mappin, depois já adulto entrei na promotoria de São Paulo, e trabalhava no Forum João Mendes, sempre precisava me deslocar para a Liberdade, o Forum Criminal e Rua Libero Badaró e novamente andava pelas ruas do Centro, marquei muitos encontros no centro, afinal, o cinema Comodoro, o maior cinema do Brasil, O cine Espacial, tinha três telas que passavam simultaneamente o mesmo filme, o Cine Ipiranga, o cine Olido, O Cine Metro, eram os lugares aonde eu costuma ver as novidades de filmes, Fiz muitas compras na Santa Efigênia, gostava de ir naqueles lugares onde vendiam tudo de bacião, comprei muito computador e componentes naquele lugar, até adolecente eu ia visitar minhas tias na região da Alta Paulista, pegava o trem na Luz às 9 horas da manhã pra chegar ás nove horas da noite. Já em 2002 eu vivia na base aérea de São José dos Campos, chamei uma galera de outros estados e um pessoal militar estrangeiro e levei eles pra fazer um tour no centro começando desde o Brás (risos) Alguns não aguentaram de tanto andar kkkkk e mudaram de percurso no meio do caminho, mas a maioria ficou comigo até na Praça Ramos de Azevedo, e ficaram surpresos com o tamanho e diversidade que é o centro de São Paulo. Por essas lembranças, eu adoro o centro de paixão, por mais degradado que esteja e esperançoso que um dia os governantes olhem pra lá e façam não um lugar parado no tempo, mas um lugar melhor!!! Uma curiosidade que muita gente desconhece, pastelaria no passado ali no centro tinha de japoneses e de chineses, meu pai sempre perguntava que pastel eu queria comer, o receio do pastel chinês era mais pastoso, o seu pastel tinha um sabor diferente, hoje em dia, mesmo as pastelarias chinesas não mais produzem esse tipo de pastel, agora é tudo padrão. Outra curiosidade, lá na Liberdade, existe um templo Shao Lin, no meio daquele comércio oriental japonês, e aquilo é velho!!!! Por muito tempo ficou sem cuidados, agora que existe uma população de chineses maiores, acho que estão tomando conta melhor. Quanto a não ir mais ao Centro, hoje eu vivo em Yokohama no Japão, nesses 15 anos passei crises financeiras, doenças e não consegui voltar para nossa Paulicéia Desvairada, nossa São Paulo de Piratininga, onde no Brasão da Bandeira esta escrito: NON DVCOR, DVCO, as pessoas que eram mais velhas quando eu era jovem, me ensinaram a admirar esta frase em latim. Amigo, desculpa a mensagem longa, mas como eu disse é um papo de velho e papo de velho é assim a gente quer falar o que viveu, não o que ouviu dizer. Tudo de bom!!!
Gostei de ler o relato das suas memórias, e fico feliz que você tenha esse carinho pelo centro . Porém me veio uma curiosidade: para vocês, moradores da cidade de São Paulo, Erundina que ajudou a agravar o problema da situação de moradores de rua e violência da cidade?
Como sempre ótimo vídeo! Desconhecia a história do Chaginhas! Um detalhe, o edifício da Prefeitura era a sede das empresas Matarazzo, IRFM (Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo). Mirante do vale é o maior edifício de São Paulo e se não me engano é o segundo maior do Brasil, não se nota o seu tamanho pela localização que está na parte baixa diferente do Altino Arantes que está na parte alta dando impressão de ser o maior, a bandeira paulista é vista de vários locais diferentes da cidade. E vejo que o Sebo do Messias está aberto! Quando estava em São Paulo (atualmente estou na Bolívia) costumava passar aí toda semana! Livros, VHS, discos... Comprava de tudo. Pena que estava fechado a Galeria do Rock.
Costumava andar pela região central com frequência e posso afirmar que já estava assim bem antes da pandemia ,depois que o Doria iniciou sua gestão como prefeito de SP ,pouco antes de se tornar governador, o número de moradores de rua começou a triplicar. Deve ser porque a equipe do prefeito empresário e "bom gestor" (dizem por aí que é lobista) é sempre bem sucedida no que faz e trabalha para aumentar o número de VAGAS nos albergues e não o número de LARES ,trata gente como se fosse um amontoado de coisas ,coisas que precisam de VAGAS...
ai gente me bate uma tristeza quando vejo isso, em como é o Brasil. Acompanho vocês há algumas semanas e optei por maratonar os videos antigos primeiro até chegar aqui, na época da pandemia e quando vocês estavam em sp. É nitido o quão desconfortáveis vocês estavam andando por lá, andando em casa, enquanto em outros paises vocês pareciam mais confortáveis e curtindo melhor os lugares por se sentirem mais seguros. É uma pena o Brasil ser tão lindo e riquíssimo de história mas também ser tão inseguro de conhecer
São Paulo é muito rica em sua história, tem construções belíssimas tbm, pena que quando se anda pelo centro, o cheiro de urina e fezes, trombadinhas, larápios em geral e etc, não deixam repararmos nos pontos positivos. Sou paulistano e só vou ao centro por necessidade, uma pena, pq tem muito lugar interessante p visitar. Parabéns pelo cana pessoal, e não parem pf!!!! um abraço
Eu fiquei triste que o vídeo foi feito justamente no caos da pandemia,o psicodepedentes são obrigados a ficar na rua devido a Pandemia! Ele foi nos piores lugares da cidade e só falando mau! Aquela coisa gente do Brasil só sabe falar mau do seu país ! Mau caráter !
@@maxbertioga Chamar uma pessoa de mau carater porque mostrou uma realidade acho um tanto pesado. Vc tem a chance de fazer algo melhor se acredita se sua forma de entender é a correta. Monte um canal e mostre as coisas q acha correto mostrar. Ofensas pela net nao ajudam com certeza.
@@fabianogimenez1319 Já tenho alguns vídeos . Mas você ir em uma cidade durante um período atípico de caos social epidemiologica! Em áreas de psicodepedentes e agora ele disse vai mostrar áreas de prostituição ?! Megalope tem mais coisas positivas do wue negativas alguém q só pega coisas ruins vou acreditar na idole essa pessoa ? Bem simples de você entender porque ele não faz o mesmo em Curitiba que tem os mesmos problemas ? Aí não né !
Cara eu estou extremamente indignado!! COMO EU NAO CONHECI VCS ANTES???? Queria estar acompanhando a viagem em tempo real. Vim pelo flow, sou super fã de vcs agora!! Quando isso tudo passar estarei acompanhando sem perder nenhum video :)
PS: Essa árvore que o Renan parou debaixo para explicar sobre a liberdade fica uns puta pombo, parece umas galinhas kkkkkkk ele parecem que tem ninho bem nessa igreja de fundo e durante o dia ficam nessa árvore, fui vítima deles, parei bem ai e me encostei na mureta da escadaria do metrô, foi só a rajada de fezes puta raiva kkkkkkkk
Casal, boa noite. Novamente vou alertá-los, aquela subida para Sé é perigosa, mas do lado onde tem a escada, pior ainda. Do outro lado, como tem o fórum e fica vigia por ali é menos perigoso.
É o que eu sempre falo, todos so querem cobrar dos governates, mas não fazem sua parte. Tenho raiva quando vejo gente jogando lixo na rua. A politica ruim do BR é reflexo do seu povo.
Alguém dizer que SP não tem muito morador de rua é brincadeira !!!!!! Sou daí, mas moro fora há muito tempo, a última vez que voltei , fiquei assustada 😳
Por favor, não volte! Você vai ficar louca, pois parece que abriram as portas do inferno! A cidade continua suja, muito mais que no passado, além da quantidade enorme de moradores de rua, inclusive há famílias morando na rua.
Esse aumento assustador na quantidade de pessoas em situação de rua não ocorre apenas Na cidade de São Paulo. Transito entre o DF e Goiânia e a situação é a mesma.
Tive a mesma sensação de insegurança quando andei por essas ruas a 15 anos atrás...Também fiquei impressionado na época com a quantidade de moradores de rua ! O grande edifício em frente à prefeitura foi o Othon Palace hotel, prédio q agora pertence a prefeitura.
Maratonando ! E feliz da vida ! Vendo minha terrinha no vídeo ! Mudei há muitos anos de Sampa e sinto saudades sempre. A terra onde nascemos nunca esquecemos...Obrigada a vocês por propiciarem esta alegria para os paulistanos !!!
Um adendo : a rua por onde passaram ,paralela a Galeria do Rock, é a rua 24 de Maio ,rua da entrada lateral da Galeria do Reggae. A pichação nessa rua é mais frequente porque é nela que ocorre o "encontro dos pichadores" ,local onde pichadores de todos os lugares de SP costumam se reunir para uma possível "confraternização" . E o arranha-céu que avistaram ,o maior da cidade, é o Mirante do Vale, fica situado na Praça Pedro Lessa ,mais conhecida como "Praça do Correio". Essa região do "Centro Histórico" também é conhecida como reduto da Torcida do São Paulo Futebol Clube ,uma vez que a maior organizada do clube (Torcida Independente) possui sede principal situada na Galeria do Reggae e a segunda maior torcida organizada do time paulista (Dragões da Real) tinha ,ou ainda tem, como localização da sua sede principal o Edifício Mirante do Vale. A região do Centro Histórico continua feia ,parece piorar a cada dia com a interrupção de projetos que visam a revitalização do centro ,todavia resiste cheia de histórias pra contar... sendo assim, ficarei no aguardo de mais vídeos como esse que ,a meu ver, são de utilidade pública ! 😉
@@bafodoroulffeliz1653 "Se o sinhô não está lembrado Dá licença de contá Que aqui onde agora está Esse adifício arto Era uma casa velha Um palacete assobradado [...] Saudosa maloca, maloca querida Dim-dim donde nós passemos os dias feliz de nossas vidas "... Compositor: Vai Procurar Saber ,1951 ;-)
@@bafodoroulffeliz1653 "Tipo de maloqueiro que você quis relatar" ?... Relatar o quê e para quem ? E comparar o quê e com quem ?! Se orienta, juvenil. Meu comentário foi sobre a cidade e peculiaridades ligadas ao local especificado no vídeo ! Antes de entrometer -se em comentário alheio procure ,pelo menos, melhorar sua interpretação de texto ,para não ser inconveniente e mau-educado com quem nem sabe quem você é ,de onde veio ,por onde anda e para onde vai. E já que ,aparentemente, demonstrou possuir um certo interesse pelo compositor citado ,a ponto de "enquadrá-lo" em um determinado nível [coisa que Adoniram detestava que o fizessem], procure saber os lugares por onde ele costumava andar e com quem andava antes de "vossa senhoria" sair classificando e subjugando pessoas por aí... porque ninguém é obrigado a ficar recebendo mensagens de um idiota que não sabe do que fala.
Sou do abc paulista , infelizmente o centro de sp , tem muito morador de rua e nóia crackero , e as praças cheiram a mijo , lamentável. Para ir ao centro ou regiões por perto só vou obrigado..
Jackson Ho eu também. Infelizmente vou, quando vou, com medo danado de voltar sem os dedos, imagina os anéis. Alias vou sem nada de valor. Ja tentaram roubar uma vez meu relogio... e olha q isso foi há muito tempo, quando os drogados eram os meninos q cheiravam cola.
tour bem completo! eu ainda acrescentaria: Edifício Martinelli (anos 1920-30), primeiro arranha-céus de SP, tem estilo gótico e uma casa na cobertura, pois os paulistanos diziam que um prédio tão grande desabaria, então o Martinelli construiu sua casa lá para provar que era seguro. Normalmente essa casa pode ser visitada, mas acredito que esteja fechada devido à pandemia. Rua 25 de Março pode ser interessante para quem quer ver a muvuca das compras de bugingangas (eu passo! kkk) e o Mercado Municipal, dos anos 1920-30, vitrais antigos muito bonitos, comidas "exóticas" do mundo todo e frutas diferentes de todo o Brasil, e o famoso sanduíche de mortadela, com muita mas muita mortadela mesmo kkkk.
Interessante o que vc falou sobre o edifício Martinelli. Uns tempos atrás passou um documentário no History Chanel sobre a história de empresários brasileiros. Um deles era o Martinelli, que segundo dizem se "espelhou" no Matarazzo como um exemplo de imigrante italiano que enriqueceu no Brasil. O Martinelli tinha como meta construir o edifício mais alto da América Latina, e para isso ia modificando muitas vezes o projeto inicial, para ultrapassar os demais concorrentes. E muitos na época diziam isso: que era uma loucura e perigo um edifício tão alto.
Morei a minha vida toda no centro de SP e muitas coisas eu não sabia sobre a minha própria cidade 😕 Renan é uma enciclopédia 👏🏻👏🏻👏🏻 amo demais esse casa e o canal ❤️
MEU DEUS, vocês são completamente malucos de andar filmando pelo centro assim! Eu morei mais de 20 anos na região dos campos elíseos (Final da Rio Branco), e isso é completamente impensável. De qualquer forma, que bom que não aconteceu nada, e que video maravilhoso! Um forte abraço a vocês!
@@avrumeliahu1959 mais ou menos! É que os campos Elíseos vai até a região da praça princesa Isabel, onde ficam Muitos moradores de rua e usuários de drogas. Devido a isso, sempre acontece alguns furtos vez ou outra.
@@brunonasralla5029 que exagero, eu hein, é perigoso sim, mas não a esse ponto. Tem outros canais que fazem videos no centro histórico de São Paulo de boa, um monte de gente usa celular na região em horário de pico. Eu mesmo quando trabalhava no bom retiro, ia da São Tomás até o term princesa Isabel A NOITE andando pela rio branco com o celular na mão, um lugar cheio de nóias, eles ficam na deles, nem todos são ladrões. Nunca me aconteceu nada, e no tempo todo que eu trabalhei no centro histórico, só vi duas situações em que um cara de bicicleta passava e roubava uma pessoa. Nunca vi gente sendo assaltada a mão armada, até por que é uma região movimentadissima e querendo ou não bem policiado.
Eu moro há 40 anos em SP e na gestão do Haddad era bem pior Tem até menos pessoas nas ruas agora do que antes da pandemia Mas esse prefeito Bruno é péssimo
a parte mais legal desse canal é a narração contando as histórias, poucos canais no youtuber são assim, parabéns
Muito papo ,interessante seria mostrar os estabelecimentos de são Paulo pra quem assistir o vídeo, analisar se quer conhecer
Eu acho a voz ideal e no tom certo. Não é uma voz enjoativa.
Deve ser uma sensação muito ruim após fazer uma reflexão: rodar o mundo inteiro e se sentir seguro, vir para o seu país e ter medo de usar a câmera pra gravar e a Michele ter que ficar o tempo inteiro olhando para um lado e outro assustada.
Mas é aí que vemos o qto é necessário repensar o rumo da nossa sociedade: sentir medo é normal?
Enquanto nosso país não for um lugar de pessoas fraternas, que lutem pela diminuição da desigualdade social, e ao mesmo tempo, por um sistema penal que seja sério e não um centro de formação de criminosos não vamos deixar de viver esse tipo de problema.
@@thot01 qual a relação de querer redução da pobreza? Só uma coisa: bolsonaro é genocida
Dois otário que odeia. São Paulo 0deia pobre.
@@felipemelo090 são.paulo é do.rio.de.janeiro
Moro no centro há 25 anos, e nunca vi tanta gente em situação de rua. É triste e assustador.
E agora estamos sendo atacados por uma gangue de ninjas que usam tchacos , aonde vamos parar ??? Me diga
@@etel2009 onde isso, viajou
Olá. Além do pessoal dependente químico, muitas famílias estão sem emprego e morando na rua...está tudo dominado
são paulo e muito populosa no centro e assim ricos e mendigos
Até na minha cidade, região metropolitana de sp, notei que o número de pedintes aumentou. Muito triste a situação para a qual estamos caminhando.
São Paulo é uma cidade incrível, cheia de História e personalidade. É triste ver a deterioração do centro...
Sou paulistana, moro fora, mas continuo amando a Liberdade. Não sabia a história, adorei conhecer. Obrigada!
Também não conhecia! muito legal
Eu morei em São Paulo, mas nunca tinha ouvido falar dessa história do Chaguinha kkkk
Sou paulistano e fiquei surpreso com a história do Chaginhas, também desconhecia. Não sou cristão mas quando voltar a São Paulo quero conhecer essas duas igrejas e rezar por ele e tantos que morreram nesse local.
Vcs são os melhores do UA-cam! Apesar de toda a dificuldade que estamos passando, continuam produzindo conteúdo e sendo tão queridos como sempre foram! Adoramos vcs Renan e Michele! ♥️
Drogado não é um luxo só de São Paulo! Na Filadélfia tem tanto drogados nas ruas que parece formigas, -los Angeles, nova York, então é geral.
O casal mais simpático e humilde do UA-cam.
Parabéns, queridos, por mostrarem a SP que não se aprende na escola. As viagens
vão afiando a inteligência e o poder de comunicação de vocês, e isso aparece em cada quebrada que visitam. Aos 62, viajante em 30 países e da área do audiovisual, digo que estou muito fã.
Nasci em São Paulo e nunca, NUNCA tive uma imersão tão rica na história dessa cidade. Sou fã de vocês! Conteúdo impecável. Obrigado!
Exatamente,muito bom saber a história do nosso país com detalhes
Sou historiador e fã do canal, moro em São Paulo, se tiverem interesse faço um tour histórico pelo centro com vocês. Uma cidade muito rica em história e cultura, porém infelizmente os governantes a mantém assim abandonada.
Eles vieram durante a pandemia a cidade está um caos devido a isso, os psicodepedentes são obrigados a ficar nas ruas devido a pandemia.
Foi nos piores lugares q muitos bem é turístico, apenas em degrenir a imagem da cidade como brasileiros costumam fazer com o seu próprio país !
@@maxbertioga, Brazil desgraçado pela própria natureza. 🍌🍌🍌
@@maxbertioga Não tem nada de "degrenir" a imagem da cidade. Se está assim é minha, sua, nossa culpa. Além de que aquilo sim é a verdadeira imagem de sampa, o resto é ilusão q criam na nossa cabeça
@@maxbertioga cara, como pode defender? Nao tem o que defender.... o Brasil era assim, está assim e será assim porque as atitudes não mudam. Veja você aqui normalizando o indefensável.... Quem saiu do pais percebe a diferença e passa a ser bem mais crítico pois lah fora nao eh assim nao... isso não pode ser aceitável mas te entendo pois eh isso que metem em nossas cabeças todos os dias pela nossa in-cultura.....
@BRASIL ATRASADO Brasil não, Isso depende de cidade pra cidade! Onde eu moro, por exemplo, não é assim.
Só quem mora em SP sabe o quanto aumentou a mendicância e o número de moradores de rua (infelizmente)....
O centro está um absurdo.
As escadarias do Teatro Municipal só dá mendigo, cheiro de urina e merda por todos os lados.
Aumentou demais.
seguinte moradores de rua somem sempre pois ha um comando no centro que matar os moradores de rua
Eu moro há 40 anos em SP e na gestão do Haddad era bem pior
Tem até menos pessoas nas ruas agora do que antes da pandemia
Mas esse prefeito Bruno é péssimo
😢
No Brasil todo aumentou a miséria, chega deste governo genocida e corrupto.
Adoramos tudo, principalmente vcs 👏🏽👏🏽👏🏽🤗🤗
Para se inteirar da história da cidade de São Paulo recomendo os livros "A Capital da Solidão" e "A Capital da Vertigem" de Roberto Pompeu de Toledo. Ele conta histórias de praticamente todas as ruas do centro, do nascimento da maioria dos bairros e de boa parte das famílias importantes desde 1532 até 1954. Fabuloso!
Valeu pelas recomendações, já guardei os títulos pra depois.
Vlw heim, parece interessante
Valeu a dica, vou ler!!
@@MundoSemFim Eu li em voz alta e gravei toda leitura mas não postei ainda...
Assino embaixo! Um dos livros mais agradáveis que já li. O autor consegue te fazer se imaginar andando pelas ruas ao longo da história.
Eu sou paulistano e amo minha cidade. Rica em história, já sabia quase tudo sobre as informações divulgadas no vídeo, muito legal terem contado a história dos locais. Porém não posso deixar de comentar a situação dos moradores de rua no centro, infelizmente aumentou bastante. Fora a aparência dos prédios e ruas, bem sujos e com falta de zeladoria. Lamento pela ausência de atitude do poder público em tudo isso, mas a história que São Paulo carrega é incrível!
Pois é amigo isso é 30 anos de Tucanistão que vocês insistem em continuar reelegendo essa direita podre do psdb e aliados fascistas e formadores de miséria! aprendam a votar e mudem essa situação.
@@lojadofazendeiro1615 Vocês vírgula, eu mesmo nunca votei nessa tucanada podre. Mas realmente muita gente aqui insiste em continuar botando o PSDB no poder em toda eleição, talvez por acharem que não tem "opções melhores" de candidatos.
@BRASIL CHIQUEIRO Que idiota e ignorante você, vai me dizer que onde você mora não tem drogas também. Inveja mata!
@BRASIL CHIQUEIRO Então todo mundo aqui é bandido e drogado segundo sua "mente brilhante"? Fala qual é tua cidade ou estado, se tiver coragem. Toda cidade brasileira tem tudo isso otário, não existe lugar perfeito. Com certeza pelo nomezinho que você usa aqui, não deve gostar mesmo do Brasil.
@@luizh.colecoes5667 Vc é Brasileiro amigo? Se ñ estás a gostar do teu país caí fora. Todavia ñ fica a chamar o Brasil de chiqueiro.
Fiquei realmente chocada com a quantidade de pessoas em situação de rua, venho acompanhando as entrevistas do Padre Júlio Lancellotti, mas realmente não tinha a dimensão que só as imagens dão e que não aparecem nos noticiários diários. Valeu por mostrarem !
Não é culpa da cidade ou do estado e sim de leis federais que impedem a internação compulsória desses psicodepedentes em rua, e durante a Pandemia não podem ficar em alojamentos e sim na rua.
Esse casal veio justamente no pior momento para a cidade no meio de um caos epidemiologica
@BRASIL ATRASADO isso e um problema de mais de 20 anos o que o retardado da arminha tem a ver com isso, isso e problema da prefeitura e estado
sao paulo ta um lixo! UM LIXO !! da nojo só de andar na rua! Eu só ando la no centro quando realmente necessario, pq realmente ta um lixo! da raiva só de olhar a pobreza pra toda parte.
@@vorveiro KKKKk falou o rico.
Eu moro em Manaus, e também moro em São Paulo (minha família) na liberdade, e eu nunca soube dessa curiosidade sobre a igreja dos enforcados.
Quem diria a uns meses atrás que o Casal do Mundo sem Fim estaria fazendo turismo em São Paulo kkkkkk minha cidade que adoro.....e nois kkkkkpor sinal matou a saudade de vcs mostrarem os póntos turísticos como faziam.....que legal ..... Continua como vocês falaram a fazer ..mesmo que em São Paulo ou quando irem em Coritiba e Brasília como querem estar lá .... E da hora e a aula que o Renan da história do lugar que estão visitando.... Muito bom...vlw......
@BRASIL ATRASADO kkkkk realmente conhece muito sobre a capital econômica da América do Sul
@BRASIL ATRASADO kkkkkkkkkkkk mendingo não.... Morador de rua ..politicamente correto kkkkk como que o politicamente correto melhora a vida de alguem kkkkkkk mas e vdd o que disse... Deixando a brincadeira de lado....e a decadência do nosso país...fazer o que....
Finalmente..um casal humilde na internet
Otro legais é sy e Miguel
Um casal de brasileiros q passou por varios paises, inclusive regiors onde ha guerra e justamente aqui na terra natal é que eles se sentem inseguros. Q situaçao triste a nossa, ja estamos anestesiados.
Exatamente isso!! Vc falou tudo que eu pensei tbm , senti a Michele completamente apavorada aqui no centro de SP e nós estamos inertes aqui nem precisa de guerras para vivermos totalmente acuados, triste Brasil
@@anamariasantos3815 Verdade. O medo explicito deles é uma referencia do quanto estamos anestesiados, tao sumbetidos à violencia que nem nos damos conta do quanto vivemos inibidos.
😥😥😓😓
Sou de SP, nascido e criado na periferia, comecei a frequentar o centro em 1986, lógico, já tinha muita gente na rua, mas nada se compara ao atual momento. A minha impressão é que antigamente havia muito mais homens, principalmente aqueles que já estavam dominados pelas drogas ou pelo álcool.
Esses dias passei pela Cruzeiro do Sul, reparei que tinha muitas famílias em baixo do viaduto, gente com crianças, gente que parecia estar a pouco tempo.
Vi uma cena simples, mas que me deixou bem deprimido, uma senhora e uma adolescente, a adolescente penteava o cabelo. Pô, o que tem de mais pentear o cabelo? Nada de mais, só fiquei imaginando que a garota era pra estar estudando, era pra estar sonhando , mas estava embaixo de um viaduto, tentando manter o mínimo de dignidade.
@@rogeriopeixoto2104 😥😥
Já trabalhei em um prédio da Praça da Liberdade, 130 no ano 1979, sempre foi um bairro que se destacou muito em São Paulo.
É gente, tá bizarro, de seis meses pra cá tá muito maior a quantidade de gente na rua, já eram muitas pessoas, mas agora tá bem pior. Que tristeza. Isso não é só um desastre social, é um projeto. Tanto prédio abandonado que poderia ser moradia.... E muito interessante a história da Liberdade, não sabia dela toda, deviam era manter o mesmo nome, mais fácil, menos gasto. E eu achava que era o Martinelli o mais alto....
Martinelli foi o primeiro edifício mais alto a ser construído... Hj é ocupado pela PMSP
Patricia boulos
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Moradia? Esse povo a realidade e outra. Você pode dar tudo, casa, comida. E ela vão retornar para rua. Todo brasileiro tem direito a moradia. Nada vem de graça.
@@guswen é sempre bom perguntar a um assistente social se isso é verdade. Corre-se o risco de transformarmos achismos em "verdades"
Boa tarde casal simpático!!! Renan suas aulas de história são incríveis e divertidas !!! Se cuidem e que Deus proteja sempre a vida de vcs !!! 👏👍😘
Não vejo a hora de vcs retomarem a estrada e continuarem de onde pararam, esse vídeo matou um pouco a saudades dos formatos antigos.
Sou Paulista, mas moro em Brasília há 10 anos. Ano passado voltei à São Paulo a trabalho e me assustei com as mudanças no centro, trabalhei na obra de um hospital na Av Rio Branco, em frente à Cracolândia e foi muito assustador ver aquela situação, muita gente sem perspectiva de vida, enfim, são diversos problemas sociais envolvidos, mas que acabou se tornando algo comum aos olhos de quem ali vive. Adorei conhecer as histórias dos lugares e parabéns pelo ótimo conteúdo!
Obrigado pela explicação do nome da Liberdade! Sempre achei que tivesse algo com a colônia japonesa. Bom ver o seu lado professor, historiador de novo.
MUITA CORAGEM ANDAR COM A CÂMERA NO CENTRO, VALEUUUUUU.
mais seguro que andar no centro do rio
Se fosse no Rio ele ja teria sido assaltado
O centro histórico de São Paulo é muito lindo!! Pena é o maltrato em alguns locais e a situação social desesperadora. Isso não pode continuar assim!
@BRASIL CHIQUEIRO é verdade, ajuda bastante
Muito foda, eu vivo em São Paulo e já ais imaginei que existisse essa história incrível do Chaguinhas, sempre que passar por lá, vou me lembrar
Valeu pela coragem de gravar no centro.
No ano passado estive São Paulo e fui tb ao centro, passei por alguns desses lugares que vocês mostraram e realmente não havia tanta gente de rua.
parabens pelo 300 mil, já já chega aos 350, 400.... Vocês merecem.
Nesses últimos 4 anos foi tenso, muita gente começou a negar coisas óbvias, como a absurda quantidade de pessoas em situação de rua, triste.
a Igrejinha dos 04:55 eu ja havia visto e não tinha ideia do que era, que legal
Muito bom os comentários do vídeo com embasamento e coerência!!
Adorei!!sempre trabalhei em São Paulo e realmente não conhecia a história de alguns lugares,São Paulo atual é de chorar de tristeza ,anos 70 tempo bom !
Em 70 eu tinha 15 Anos spp era muito legal
Em 24.Ando são Paulo,todo .Porém sempre sem nada de objeto muito menos celular. Amo são paulo. ❤tem um projeto de mudar a casa do governo para campos Elísios
❤A esperança é a última que morre ❤Assim dizia meu paí.um Grande Abraço paro os dois.Gratidao.❤❤❤❤
São Paulo é uma cidade tão linda, pena estar largada desse jeito. Sou apaixonado por ela. É de cortar o coração.
@@piscininhaazul3754 mimimi mimimimi.
Moro na periferia da ZL e nunca tinha ido na Av Paulista, recentemente eu fui e só fiquei olhando pra cima de tanta fascinação a cidade é realmente mt linda mais é totalmente largada e o povo também n faz mt esforço pra preservar.
Po vem conhecer o Rio então chega a ser mais bonito mais também 100 vezes mais largado que SP.
A cidade em si não está largada, e sim muitas das pessoas que estão nela.
@@gustavocampos1768 mano pra mim nada de ruim ofusca a beleza do Rio tenho mta vontade de conhecer.
Pessoal se vcs puderem conhecer o restaurante syria na av: são João 1248 vale a pena. Eles são refugiados e fazem comidas sensacionais com um preço muito bom. Tem um suco de roma que é uma delícia. Sou de araras s.p e quando melhorar a pandemia podem passar por aqui para conhecer a Cidade e a região e ficar por aqui. Abraços
E em araras este local syria ? Vou ir pra Porto Ferreira e irei passar aí
@@sc...6752 Não São paulo Mesmo. Abraços
Qualquer dia vou dar uma passada lá. Eu moro bem pertinho da São João. Dá pra ir à pé. O problema é que eu nem sei o que pedir pois eu não conheço comida síria. Nessa região tem diversos restaurantes de comida estrangeira. Tem comida peruana, japonesa, chinesa, índia, árabe, e até restaurante de comida africana (se não me engano fica na são joão ou na barão de limeira).
@@asilvestr o cardápio tem fotos para ver, e são comidas árabes. Não tem muita coisa diferente. Vai lá que você vai adorar. Abraços
Obrigado pela dica, moro no Centro. E não sabia desse restaurante… vou lá….
Gratidão família!
VCS são d+++++🙏🙏🙏🌵🌵👽😎
Renan, faz um vídeo sobre a sua experiência como programador. Como era sua vida nesse ramo. Quais linguagens você trabalhava? Se compensava? seus projetos, etc.
Sou morador da capital de SP e infelizmente nossa cidade está abandonada há décadas.
Que medo de ver vocês andando com essa câmera, gente do céu. Moro da Liberdade, adoro a região e o canal!!!
O Renan e uma enciclopédia, eu aprendo muito com ele.
Parabéns, Renan e Michelle, Professores Honoris Causa de História nessas viagens que tanto nos enriquecem!
"O que está acontecendo?" Desde que me conheço por gente é assim, o Centro de SP é um ambiente hostil, com muitos moradores de rua, imóveis abandonados, péssima zeladoria. Situação que começou lá pelos anos 1960 e se estende até hoje.
Só para mim que esse canal tá me ajudando a viver na quarentena? Passo horas e dias fazendo maratona, não desanima desse canal não ele está ajudando muitas pessoas
A narração e a história que vcs passam é a melhor parte ❤️
Cara, eu sou de SP e eu gosto muito de andar pelo centro velho bem ai onde vocês estão. Estou com uma saudade tremenda de ver esse lugar e estou matando a saudade aqui com vocês! Muito obrigado por esses videos e se cuidem! É perigoso ficar andando ai fora com esse virus por ai.
Não é só São Paulo capital . Moro no interior Vale do Paraíba, não tá muito diferente não...
Eu admiro esse casal, eles conhecem o Mundo Inteiro. Parabéns pelo vídeo 19.01.2022.-!!!
Apesar dos problemas, eu acho lindo o centro de São Paulo.
Sou português e vivi em São Paulo durante 3 anos e amei demais essa cidade. Nunca tive problema algum e olha que passava por lugares bem conhecidos por todos como perigosos e graças a Deus sempre tudo correu bem. Amo o Brasil minha segunda pátria. Abraço 🇧🇷❤️🇵🇹
Nasci em Sampa e até hoje tento entender porque a praça da Sé sempre foi assim, cheia de sem tetos de bem e muita tranqueira também..nunca vi tanto morador de rua em Sampa como hoje vejo...
É o centro São Paulo virou um acampamento de moradores de rua, vcs são corajosos de filmar por aí mas gostei muito
Salve, pessoas! Existe um roteiro bem interessante que fala de suposto lugares mal assombrados em SP, o Edifício Joelma e o edifício Andrade, o Beco dos Aflitos, a Casa da Dona YaYá, o Castelinho da Rua Apa, o cemitério da consolação.... são bem legais e interessantes.
Nasci, morei e não sabia da metade da História contada por vocês. Parabéns, desejo muita sorte ao casal.
Sou Paulistano nacido na maternida Leonor Mendes de Barros no Bairro do Belem em 1949 . Vivi me casei e tive 5 dos meus 6 filhos morando na Penha. Conheci Sampa de Noerte ,Sul, Leste, Oeste como a palma de minha mão, até que me mudei para o Litoral no inicio dos anos 90. Pouco tenho retornado a Capital, mas quando vou, estou sempre na zona leste onde ainda tenho parentes e amigos. Vendo esse Video me deu uma tristeza muito grande ao lembrar o Glamuur que ja foi os Campos Elizios que hoje é chamado de Cracolandia. É muito desanimador ver o centro de Sampa com tanta desolação dos seus moradores de rua. Tenho acompanhado vcs pelo mundo afora e concordo quando vc diz que Sampa tem imagens que nem mesmo em Paises bem mas pobres, vcs viram iguais Parabens pelo trabalho.
Não conhecia a história do bairro Liberdade
Amei!
Obrigada pela pesquisa
a quantidade de gente morando na rua explodiu desde fevereiro. Nos primeiros dias do ano passava por aí pra ir a faculdade, passei novamente agora em julho e é inacreditavel
@Platão. exe dória é um safado com certeza. Mas acho que é mais pandemia tbm
em relação à mudança do acréscimo de "Japão" ao nome da estação de metrô Liberdade (ficando Liberdade-Japão), é apenas no nome da estação, não do bairro! De vez em quando há troca ou acréscimo por parte do metrô em virtude de pedidos ou homenagem à comunidade local. Já ocorreu por exemplo na antiga estação Ponte Pequena, o nome agora é só Armênia, em virtude da comunidade de armênios que ali vive. Também acrescentam os grandes times: Itaquera virou Corinthians-Itaquera e São Paulo-Morumbi, Palmeiras-Barra Funda, aí o pequeno time Portuguesa choramingou então toma estação Tietê-Portuguesa, aí a estação Bresser passou a se chamar Bresser-Mooca e o Juventus chorou, deram então um nome na estação de trem (não do metrô KKK) Mooca, ficou Mooca-Juventus. Até Santos-Imigrantes existe, que nem na cidade fica o clube, mas é caminho para a Rodovia dos Imigrantes que leva a Santos kkk. Tem até o caso da estação Jardim São Paulo que passou a ser Jardim São Paulo-Ayrton Senna. Enfim, daqui uns 30 anos os nomes das estações vão ter umas 30 palavras pra contentar todo mundo kkkk
Deveria ter ficado o nome antigo, mudam o nome e mudam a lembrança e a "identidade" do lugar 🤷🏻♂️ Isso é formatação da história.
@BRASIL ATRASADO pq ser tão atrasado? Precisamos progredir
Obrigado pela ótima explicação. Já tinha notado estas modificações em vários nomes de estações mesmo.
Legal sua explicação Eduardo!
A questão não é o nome da estação de metrô. A questão é que esse bairro vem passando por um processo de aculturação há muito tempo, tanto é que muita gente não sabe a real história da Liberdade.
Maratonando o mundo sem fim, até porque ficamos convencendo um pouco do mundo e a voz e coerência do Renan, me trás uma paz incrível.
Bjos casal maravilhoso! 🥰
Estou assistindo esse vídeo no dia 19.10.2022 e a situação continua tão ou mais horrível do que antes.
Que angústia ver a Micheli toda desconfiada, desconfortável, com medo 😟
Lembrei da primeira vez que visitei S.P era tudo deslumbre, depois que morei por aí o encanto acabou. Mas sou muito grato ao aprendizado que a cidade me proporcionou e não consigo ficar um mês sem visitá-la.
Isso q passou contigo chama-se Reserva Urbana.
Quanta sensibilidade com este problema de falta de moradia 👏🏽👏🏽. Que é real sim, nem todo mundo que mora na rua mora porque quer.
Salve Renam e Michele! Abraços! Gostei de ver vc's no Flow Podcast
Em anos morando em São paulo não Sabia da Historia, não importa onde, mundo sem fim sempre trazendo cultura
A gente reflete, quando se sente mais seguro "fora" do que "dentro" de casa. :(
Adorei saber sobre SP! Morei praticamente minha vida toda e não sabia de nada 🤦🏽♀️🤦🏽♀️
Vem pra Campinas (interior de SP) também 🥰
Não conhecia muitas das histórias que vocês contaram sobre SP. Gratidão! Vocês são sensacionais. Aliás, adorei a informação trazida pela Michele sobre a fala da primeira dama de SP, Bia Doria. Um absurdo mesmo!
Ate onde eu sei o prefeito de sao paulo e o covas..
@@rodriguszonalestesp5625 Doria era o governador e o palácio do governo chama-se Bandeirantes.
Caros, na estação da Luz tem uma história da minha família, segundo o que eu sei ela foi feita pelos ingleses, minha família (Fishman Petersen) participou da criação da estrada de ferro, meu bisavô saiu de Londres e veio como capataz, meu avô nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ) e meu pai já foi nascer em Santa Fé (Argentina), conforme eles iam fazendo a estrada de ferro.
Quando a gente começa a pesquisar sobre a nossa família descobre muita história. Um dia coloquei o nome de meus bisavós no Google e descobri que 3 deles são nomes de ruas, um em SP e dois em cidades do RS. Meus pais já sabiam disso mas nunca tinham me contado.
Que bacana!! Vamos gravar um vídeo por lá contando a história do bairro
que legal!!!
@@MundoSemFim No pátio do colégio tem um restaurante bem charmoso que vale a pena conhecer e também visitar o Solário da marquesa de Santos.
😱 Que iguinorancia da minha parte? eu não sabia disso sobre o Bairro da Liberdade que Aprendizado eim! Vcs são Ótimos Valeu! 👍
Minha adolescência trabalhando como office boy foi andando em todos esses locais,saudades,hj moro em Recife Pernambuco
Para quem esta assistindo este vídeo de 08/2023 em diante, a Catedral da Sé atualmente encontra-se sem pessoas em situação de rua vivendo lá. Foram "realocados". Quem puder, faça uma visita à Catedral, é realmente bonita.
Infelizmente é isto: o Centro de Sampa está um lixo.
Maldito Dória e Covas...PSDB 30 anos fudendo SP.
Cobra dos prefeitos e governadores comunas que engana o povo . SP não é perigosa , porquê somos GOVERNADOS por bandidos .
@@felipize o Dória quando prefeito quis levar a galera forçada, mas o pessoal de humanas não curtiu, não vejo um fim próximo para o lixo que está o centro.
Não é só no Centro. E todas as grandes cidades brasileiras são "um lixo", não ´passam de um amontoado de espigões. E vão ficar sem água porque não tem mais floresta.
@@felipize Isso ai é intencional Felipe. Socialistas querendo destruir a história Brasileira e não só a Paulista.
São Paulo é a cara do Brasil . Um país rico com pessoas pobres. Se aqui está assim imagina lugares remotos que não possuem acesso a quase nada. Pra mim São Paulo sempre será a maior do Brasil. Espero que um dia o Brasil todo mude ❤️
Dependendo do "lugar remoto", a qualidade de vida é MUITO melhor do que em São Paulo. Boa parte de pequenas cidades no sul do Brasil são melhores para se morar do que SP.
BRASIL UM PAIS RICO COM PESSOAS POBRES.
Sempre me questionei isso, se aqui em Porto Alegre (que nem é uma das piores capitais) existe tanta pobreza, imagina em outros estados considerados mais desfavorecidos. Tenho muitos parentes que moram no interior do RS e acho que gostar de morar no interior é algo muito relativo. Alguns adoram por justamente ser mais calmo e seguro (não tanto como há anos atrás, mas ainda mais sossegado que cidades maiores). Já outros preferem cidades maiores justamente por essa comodidade de ter transporte e mais serviços. Então acho que vai da personalidade e da época (idade) de cada um.
No meu caso estive em SP capital várias vezes e acho uma cidade muito boa no sentido de vida cultural, gastronômica, etc. Mas não tenho vontade de morar. Já no interior de SP adorei cidades como Campos do Jordão, Águas de São Pedro, Águas de Lindoia, etc. Moraria nessas cidades sem problema.
@@norbertovendeto4530 Maiores idh é em SP, seu fanfarrão
na verdade lugares remotos ta bem melhor que SP.
Gente me encheu os olhos de lágrimas, faz muito tempo que não ando no meu querido centro de São Paulo, desde 2005. O que vou relatar é papo de velho, hoje estou com 52 anos e acredito que vivi um dos momentos mais fervilhantes do centro de São Paulo. Como acompanhante de meu pai, de jovem descobrindo o mundo e de adulto. Quando jovem lá pela década de 80, eu tinha um roteiro que começava na Rua do Gasômetro, por causa do comércio de madeira, mas algumas vezes começava mais longe na Estação Roosevelt de trem por causa do comércio de roupas ou a rua Piratininga por causa do comércio de máquinas usadas e ferramentas. Assim eu andava todo o comércio da rua do Gasômetro com meu pai (e depois de adulto), de lá atravessava o Rio Tamanduateí (pela ponte não nadando kkkkk), em direção ao Mercado Municipal, pois o banco que tinhamos conta era bem na frente do mercado, algumas vezes rodeava o antigo gasômetro da cidade, que naquela época ainda existia o reservatório de gás que ainda funcionava, pois tinha momentos do dia que aquela enorme cúpula ficava mais alta e em outras abaixava. No mercado municipal, andava por aqueles comércios e me lembro de no Natal meu pai comprando aquelas peças de presunto pendurados à venda. De lá subiamos até a rua Florêncio de Abreu, para ver máquinas e materiais especiais que só existiam lá, como polietilenio, nylon e outros produtos plásticos, asbestos e ferramentas especiais. Acabavamos saindo na estação São Bento, no passado tinha uma galerinha que dançava Break Music naquele vão da estação. Dai poderíamos tomar duas direções, ir em direção à Praça da Sé e dar uma olhadinha no Mappin da rua São Bento ou pegar o viaduto Santa Efigênia (somente eu pois eu era estudante de eletrônica), uma curiosidade este viaduto foi pintado em várias cores como um arco iris, pois um ganhador de loteria tinha feito esta promessa se ganhasse o prémio. Eu ia em direção ao comércio de eletrônicos da Rua Santa Efigênia, de guebra atravessava a Avenida Rio Branco e ia até a aquele comércio de motos e peças na rua dos Gusmões e de lá ia em direção à Praça da República e entrava na Rua Barão de Itapetininga ou Rua 24 de Maio e visitava a Loja da Mesbla, algumas vezes subia a galeria 24 de maio ou galeria do rock. E por fim meu passeio acabava do lado do Mappin Praça Ramos, na Rua Conselheiro Crispiniano, onde ia ver e comprar material fotográfico, pois eu tinha um laboratório caseiro de fotografia no banheiro de casa, gente! revelar foto era de longe a coisa mais fantástica que se pode relatar. De quebra andava no Mappin também, se estivesse ainda com muita vontade de andar, caminhava dai até a praça da Sé, onde saia o ônibus para minha casa antes de construir a linha do metrô, depois da construção ficou fácil era só pegar o metrô. Vi o passeio dos dois e me comoveu em ver o estado das construções por onde vocês passaram, as pichações de muito tempo já existem e pra mim no meu conceito começaram a sair de controle na época da administração da Luíza Erundina, o efeito visual que causa é muito ruim e com o tempo os proprietários se cansam de tentar recuperar a fachada. Eu esperei ver no vídeo alguns lugares que estavam no percurso dos dois, como o marco zero em frente da cadetral da Sé, o edifício Martinelli que foi o mais alto edifício à época da sua construção, de citar que o atual prédio da prefeitura foi a sede administrativa do grupo Matarazzo. Mas o que me impressionou mais foi ver o estado da frente do teatro Municipal, eu lembro da época que aquela região tinha um brilho lindo tanto de dia, quanto de noite, afinal eram o centro e o centro financeiro de São Paulo. Bem, vocês estão instalados no centro de São Paulo agora e poderão fazer muitos passeios por ai e conhecer muitas coisas, se a epidemia permitir, têm um lugar perto do teatro municipal ao lado da estação de metrô, que eu ouvi dizer que era muito antiga, era um ponto de parada de tropeiros. Espero que vocês possam voltar a se locomover pelo mundo novamente gostava muito de ver as viagens de vocês. Tudo de bom pra vocês!!!
Que comentário saudoso e gostoso de ler. Tenho metade da sua idade, não sou de SP, mas, consegui imaginar o que você viveu. Bons tempos que não voltam jamais.
Sou mais velho do que você e o centro de SP já era degradado nos anos 80, quando eu morava em Santo Amaro. A época de ouro foi na primeira metade do século passado, pelo que leio por aí.
Olá fiquei curioso com uma coisa rs. Vc diz ter saudade do centro mas pq? Vc se mudou de sp? Durante esse tempo todo nunca mais foi no centro por qual razão?
Oi! Sidney! Muito prazer em te conhecer! Tubo bom? Bem.... Eu nasci em 68 na Vila Mariana, depois meu pai comprou uma casa na Zona Leste, o meu velho reformava elevadores e fazia portaria de prédios, a maioria dos seus clientes estavam no centro velho, então com 7 anos eu andava junto com ele quando não tinha aula, lembro de ter que seguir ele naquela Muvuca que era a praça da Sé, as pernas dele eram enormes pra mim, então ele sempre andou alguns metros na minha frente, ele conversava com os administradores dos prédios, imobiliarias, zeladores e proprietários, assim, até poucos anos atrás eu de vez enquanto ainda ia falar com os zeladores conhecidos, velhinhos, sempre lembravam do meu pai com carinho. O meu pai não era rico, mas tinha um carinho muito grande pelos filhos, na hora do almoço, eu sempre lembro dele perguntando o que eu queria comer, eu fui uma criança acanhada, e dizia que ele escolhesse, meu velho tinha gosto bom!!! Meu primeiro hotdog meu pai me comprou na Loja Americana, não esqueço nunca, era pão prensado na chapa. Conforme fui crescendo nos momentos de folga ou no sábado, minha mãe obrigava meu pai me levar para trabalhar junto, ele queria que eu ficasse em casa e brincasse com os vizinhos. Ele teve vida difícil no interior de São Paulo e queria que a gente vivesse diferente. Quando adocelente, arrumei um emprego bem de frente da Praça da República, era office-boy e andava toda São Paulo e cidades adjacentes, nessa época estudava eletrônica, o que ganhava mau dava pra pagar o colégio, meu pai ajudava aonde dava, mas o ano de 84 foi muito ruim pra ele. Então eu tinha que pegar aquele catalouco lotado (ônibus) para chegar lá na Avenida Celso Garcia, mau tinha dinheiro pro lanche. Assim andei todo o centro de São Paulo, entrei em tudo que era estabelecimento, na Rua 24 de Maio existe uma galeria repleta de restaurantes pequenos e lanchonete, se você viver em São Paulo (depois que o covid ir embora) procura uma lanchonete chamada Sei Lá! Eles faziam sua prórpia maionese, catchup e hamburger, tinha a promoção com suco natural. Para um office-boy pobre aquilo descia verdadeiramente saboroso. Tinha a casa California de lanche de linguiça de Bragança, aquilo é bem antigo, sei que tinha na São Bento e em algum lugar perto do Mappin, depois já adulto entrei na promotoria de São Paulo, e trabalhava no Forum João Mendes, sempre precisava me deslocar para a Liberdade, o Forum Criminal e Rua Libero Badaró e novamente andava pelas ruas do Centro, marquei muitos encontros no centro, afinal, o cinema Comodoro, o maior cinema do Brasil, O cine Espacial, tinha três telas que passavam simultaneamente o mesmo filme, o Cine Ipiranga, o cine Olido, O Cine Metro, eram os lugares aonde eu costuma ver as novidades de filmes, Fiz muitas compras na Santa Efigênia, gostava de ir naqueles lugares onde vendiam tudo de bacião, comprei muito computador e componentes naquele lugar, até adolecente eu ia visitar minhas tias na região da Alta Paulista, pegava o trem na Luz às 9 horas da manhã pra chegar ás nove horas da noite. Já em 2002 eu vivia na base aérea de São José dos Campos, chamei uma galera de outros estados e um pessoal militar estrangeiro e levei eles pra fazer um tour no centro começando desde o Brás (risos) Alguns não aguentaram de tanto andar kkkkk e mudaram de percurso no meio do caminho, mas a maioria ficou comigo até na Praça Ramos de Azevedo, e ficaram surpresos com o tamanho e diversidade que é o centro de São Paulo. Por essas lembranças, eu adoro o centro de paixão, por mais degradado que esteja e esperançoso que um dia os governantes olhem pra lá e façam não um lugar parado no tempo, mas um lugar melhor!!! Uma curiosidade que muita gente desconhece, pastelaria no passado ali no centro tinha de japoneses e de chineses, meu pai sempre perguntava que pastel eu queria comer, o receio do pastel chinês era mais pastoso, o seu pastel tinha um sabor diferente, hoje em dia, mesmo as pastelarias chinesas não mais produzem esse tipo de pastel, agora é tudo padrão. Outra curiosidade, lá na Liberdade, existe um templo Shao Lin, no meio daquele comércio oriental japonês, e aquilo é velho!!!! Por muito tempo ficou sem cuidados, agora que existe uma população de chineses maiores, acho que estão tomando conta melhor. Quanto a não ir mais ao Centro, hoje eu vivo em Yokohama no Japão, nesses 15 anos passei crises financeiras, doenças e não consegui voltar para nossa Paulicéia Desvairada, nossa São Paulo de Piratininga, onde no Brasão da Bandeira esta escrito: NON DVCOR, DVCO, as pessoas que eram mais velhas quando eu era jovem, me ensinaram a admirar esta frase em latim. Amigo, desculpa a mensagem longa, mas como eu disse é um papo de velho e papo de velho é assim a gente quer falar o que viveu, não o que ouviu dizer. Tudo de bom!!!
Gostei de ler o relato das suas memórias, e fico feliz que você tenha esse carinho pelo centro . Porém me veio uma curiosidade: para vocês, moradores da cidade de São Paulo, Erundina que ajudou a agravar o problema da situação de moradores de rua e violência da cidade?
Renan, você mostrar São Paulo é maravilhoso. As pessoas têm medo de serem roubadas e não filmam. Obrigada! Muito obrigada!
Quando for pra Curitiba, faz um tur desse lá também 😉👍
Vamos fazer!
Como sempre ótimo vídeo! Desconhecia a história do Chaginhas! Um detalhe, o edifício da Prefeitura era a sede das empresas Matarazzo, IRFM (Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo). Mirante do vale é o maior edifício de São Paulo e se não me engano é o segundo maior do Brasil, não se nota o seu tamanho pela localização que está na parte baixa diferente do Altino Arantes que está na parte alta dando impressão de ser o maior, a bandeira paulista é vista de vários locais diferentes da cidade. E vejo que o Sebo do Messias está aberto! Quando estava em São Paulo (atualmente estou na Bolívia) costumava passar aí toda semana! Livros, VHS, discos... Comprava de tudo. Pena que estava fechado a Galeria do Rock.
Costumava andar pela região central com frequência e posso afirmar que já estava assim bem antes da pandemia ,depois que o Doria iniciou sua gestão como prefeito de SP ,pouco antes de se tornar governador, o número de moradores de rua começou a triplicar.
Deve ser porque a equipe do prefeito empresário e "bom gestor" (dizem por aí que é lobista) é sempre bem sucedida no que faz e trabalha para aumentar o número de VAGAS nos albergues e não o número de LARES ,trata gente como se fosse um amontoado de coisas ,coisas que precisam de VAGAS...
ai gente me bate uma tristeza quando vejo isso, em como é o Brasil. Acompanho vocês há algumas semanas e optei por maratonar os videos antigos primeiro até chegar aqui, na época da pandemia e quando vocês estavam em sp. É nitido o quão desconfortáveis vocês estavam andando por lá, andando em casa, enquanto em outros paises vocês pareciam mais confortáveis e curtindo melhor os lugares por se sentirem mais seguros. É uma pena o Brasil ser tão lindo e riquíssimo de história mas também ser tão inseguro de conhecer
São Paulo é muito rica em sua história, tem construções belíssimas tbm, pena que quando se anda pelo centro, o cheiro de urina e fezes, trombadinhas, larápios em geral e etc, não deixam repararmos nos pontos positivos. Sou paulistano e só vou ao centro por necessidade, uma pena, pq tem muito lugar interessante p visitar.
Parabéns pelo cana pessoal, e não parem pf!!!! um abraço
Eu fiquei triste que o vídeo foi feito justamente no caos da pandemia,o psicodepedentes são obrigados a ficar na rua devido a Pandemia! Ele foi nos piores lugares da cidade e só falando mau!
Aquela coisa gente do Brasil só sabe falar mau do seu país !
Mau caráter !
@@maxbertioga, o próprio Brazil é uma desgraça por natureza. 🍌
Isso aconteceu por que o coração financeiro não está no centro mas sim na região da Paulista, Faria Lima, Berrini, etc.
@@maxbertioga
Chamar uma pessoa de mau carater porque mostrou uma realidade acho um tanto pesado. Vc tem a chance de fazer algo melhor se acredita se sua forma de entender é a correta. Monte um canal e mostre as coisas q acha correto mostrar. Ofensas pela net nao ajudam com certeza.
@@fabianogimenez1319 Já tenho alguns vídeos .
Mas você ir em uma cidade durante um período atípico de caos social epidemiologica! Em áreas de psicodepedentes e agora ele disse vai mostrar áreas de prostituição ?!
Megalope tem mais coisas positivas do wue negativas alguém q só pega coisas ruins vou acreditar na idole essa pessoa ? Bem simples de você entender porque ele não faz o mesmo em Curitiba que tem os mesmos problemas ? Aí não né !
Mundo sem Fim 🤗
Impossível não AMAR❤🐵💙
Salve casal nota mil tão famoso dando entrevista 😀 ,já levaram meu like , CUIDADOOOOO E FIQUEM COM DEUS
.
conteúdo muito bom pessoal!!! 👏👏👏
Cara eu estou extremamente indignado!! COMO EU NAO CONHECI VCS ANTES???? Queria estar acompanhando a viagem em tempo real. Vim pelo flow, sou super fã de vcs agora!! Quando isso tudo passar estarei acompanhando sem perder nenhum video :)
Nunca pensei que falaria isso, maaaas vou falar, saudades de dar um rolê no centro, passar pela liberdade...acaba logo virus.
PS: Essa árvore que o Renan parou debaixo para explicar sobre a liberdade fica uns puta pombo, parece umas galinhas kkkkkkk ele parecem que tem ninho bem nessa igreja de fundo e durante o dia ficam nessa árvore, fui vítima deles, parei bem ai e me encostei na mureta da escadaria do metrô, foi só a rajada de fezes puta raiva kkkkkkkk
Pode esquecer cara, você vai ter que usar máscara pra sempre pq esse é o novo normal que a elite vai te empurrar 🙃
@@paulobonomi9726 Eu também, saudades dos rolês no centro.
Eu amo a inteligência do Renan
Até em São Paulo ❣️ quem tem cultura tem né ❣️❣️🤍
Uma das maravilhas desse canal, é que é riquissimo em história, uma verdadeira aula de conhecimento, com os queridos Renan E Michelle!
Nunca fui em São Paulo mas amei a arquitetura, nunca vi o Brasil desse ângulo
Casal, boa noite.
Novamente vou alertá-los, aquela subida para Sé é perigosa, mas do lado onde tem a escada, pior ainda.
Do outro lado, como tem o fórum e fica vigia por ali é menos perigoso.
Eu não sabia que existiam tantos pontos históricos ainda de pé bem no centro de São Paulo. Parabéns pelo trabalho, vocês são ótimos!
História linda parabéns pelo vídeo de são paulo
É impressionante como um povo não cuida de sua própria cidade. Triste!
O que é de todos não é de ninguém.
É o que eu sempre falo, todos so querem cobrar dos governates, mas não fazem sua parte. Tenho raiva quando vejo gente jogando lixo na rua. A politica ruim do BR é reflexo do seu povo.
@@marcosrobertoferreira4122 Vdd. Quem estraga o Brasil são os brasileiros insensatos.
@BRASIL ATRASADO Mais um esperando pelo papai Estado. A cidade é das pessoas, não do governo.
@@marcosrobertoferreira4122 A teoria das janelas quebradas sempre esteve correta.
Alguém dizer que SP não tem muito morador de rua é brincadeira !!!!!! Sou daí, mas moro fora há muito tempo, a última vez que voltei , fiquei assustada 😳
Por favor, não volte! Você vai ficar louca, pois parece que abriram as portas do inferno! A cidade continua suja, muito mais que no passado, além da quantidade enorme de moradores de rua, inclusive há famílias morando na rua.
Noias
so piora. em 2011 eu trabalhava no centro e ja achava q tinha mt, voltei 9 anos depois e parece um cenário de filme zumbie
Esse aumento assustador na quantidade de pessoas em situação de rua não ocorre apenas Na cidade de São Paulo. Transito entre o DF e Goiânia e a situação é a mesma.
Tive a mesma sensação de insegurança quando andei por essas ruas a 15 anos atrás...Também fiquei impressionado na época com a quantidade de moradores de rua ! O grande edifício em frente à prefeitura foi o Othon Palace hotel, prédio q agora pertence a prefeitura.
Realmente é um problema imenso, tanto administrativo quanto social e como morador do centro(antigo Bixiga - Bela Vista) te confirmo que só piorou.
Maratonando ! E feliz da vida ! Vendo minha terrinha no vídeo ! Mudei há muitos anos de Sampa e sinto saudades sempre. A terra onde nascemos nunca esquecemos...Obrigada a vocês por propiciarem esta alegria para os paulistanos !!!
Um adendo : a rua por onde passaram ,paralela a Galeria do Rock, é a rua 24 de Maio ,rua da entrada lateral da Galeria do Reggae. A pichação nessa rua é mais frequente porque é nela que ocorre o "encontro dos pichadores" ,local onde pichadores de todos os lugares de SP costumam se reunir para uma possível "confraternização" .
E o arranha-céu que avistaram ,o maior da cidade, é o Mirante do Vale, fica situado na Praça Pedro Lessa ,mais conhecida como "Praça do Correio".
Essa região do "Centro Histórico" também é conhecida como reduto da Torcida do São Paulo Futebol Clube ,uma vez que a maior organizada do clube (Torcida Independente) possui sede principal situada na Galeria do Reggae e a segunda maior torcida organizada do time paulista (Dragões da Real) tinha ,ou ainda tem, como localização da sua sede principal o Edifício Mirante do Vale.
A região do Centro Histórico continua feia ,parece piorar a cada dia com a interrupção de projetos que visam a revitalização do centro ,todavia resiste cheia de histórias pra contar... sendo assim, ficarei no aguardo de mais vídeos como esse que ,a meu ver, são de utilidade pública ! 😉
Maloca news huehuehue
@@bafodoroulffeliz1653
"Se o sinhô não está lembrado
Dá licença de contá
Que aqui onde agora está
Esse adifício arto
Era uma casa velha
Um palacete assobradado [...]
Saudosa maloca, maloca querida
Dim-dim donde nós passemos os dias feliz de nossas vidas "...
Compositor: Vai Procurar Saber ,1951 ;-)
@@gleysonalves7001 nao da p comparar Adoniran Barbosa com o tipo de maloqueiro que voce quis relatar. Pichaçao e torcida organizada é outro nível.
@@bafodoroulffeliz1653 "Tipo de maloqueiro que você quis relatar" ?... Relatar o quê e para quem ? E comparar o quê e com quem ?! Se orienta, juvenil.
Meu comentário foi sobre a cidade e peculiaridades ligadas ao local especificado no vídeo !
Antes de entrometer -se em comentário alheio procure ,pelo menos, melhorar sua interpretação de texto ,para não ser inconveniente e mau-educado com quem nem sabe quem você é ,de onde veio ,por onde anda e para onde vai.
E já que ,aparentemente, demonstrou possuir um certo interesse pelo compositor citado ,a ponto de "enquadrá-lo" em um determinado nível [coisa que Adoniram detestava que o fizessem], procure saber os lugares por onde ele costumava andar e com quem andava antes de "vossa senhoria" sair classificando e subjugando pessoas por aí... porque ninguém é obrigado a ficar recebendo mensagens de um idiota que não sabe do que fala.
@@gleysonalves7001 adoniram barbosa andava com pichador??? Hahahahaha
SOU DA CAPITAL. NÃO TENHO CORAGEM DE MOSTRAR O CELULAR NO CENTRO. PASSAR DEPOIS DAS 18H, NEM PENSAR.
VALE A LEI DA SELVA
Sou nascido aqui a 61anos,, zanzo no centro sempre que posso.
andava por essas ruas a noite para levar comida para os moradores de rua, sempre foi bem tranquilo, mas não da para bobiar mesmo não
exagerado... nada a ver esse seu comentário
Sou do abc paulista , infelizmente o centro de sp , tem muito morador de rua e nóia crackero , e as praças cheiram a mijo , lamentável. Para ir ao centro ou regiões por perto só vou obrigado..
Jackson Ho eu também. Infelizmente vou, quando vou, com medo danado de voltar sem os dedos, imagina os anéis. Alias vou sem nada de valor. Ja tentaram roubar uma vez meu relogio... e olha q isso foi há muito tempo, quando os drogados eram os meninos q cheiravam cola.
tour bem completo! eu ainda acrescentaria: Edifício Martinelli (anos 1920-30), primeiro arranha-céus de SP, tem estilo gótico e uma casa na cobertura, pois os paulistanos diziam que um prédio tão grande desabaria, então o Martinelli construiu sua casa lá para provar que era seguro. Normalmente essa casa pode ser visitada, mas acredito que esteja fechada devido à pandemia. Rua 25 de Março pode ser interessante para quem quer ver a muvuca das compras de bugingangas (eu passo! kkk) e o Mercado Municipal, dos anos 1920-30, vitrais antigos muito bonitos, comidas "exóticas" do mundo todo e frutas diferentes de todo o Brasil, e o famoso sanduíche de mortadela, com muita mas muita mortadela mesmo kkkk.
Quiçá da América Latina!
Interessante o que vc falou sobre o edifício Martinelli. Uns tempos atrás passou um documentário no History Chanel sobre a história de empresários brasileiros. Um deles era o Martinelli, que segundo dizem se "espelhou" no Matarazzo como um exemplo de imigrante italiano que enriqueceu no Brasil. O Martinelli tinha como meta construir o edifício mais alto da América Latina, e para isso ia modificando muitas vezes o projeto inicial, para ultrapassar os demais concorrentes. E muitos na época diziam isso: que era uma loucura e perigo um edifício tão alto.
Ótimas lembranças!
Trabalhei lá, no Martinelli.
Morei a minha vida toda no centro de SP e muitas coisas eu não sabia sobre a minha própria cidade 😕 Renan é uma enciclopédia 👏🏻👏🏻👏🏻 amo demais esse casa e o canal ❤️
MEU DEUS, vocês são completamente malucos de andar filmando pelo centro assim! Eu morei mais de 20 anos na região dos campos elíseos (Final da Rio Branco), e isso é completamente impensável. De qualquer forma, que bom que não aconteceu nada, e que video maravilhoso! Um forte abraço a vocês!
De fato, aí é coragem...
@@VagnerCastro Coragem e sorte de terem voltado com a câmera.
Do campos eliseos ate higienopolis sempre parecia tranquilo eu morava minha vida toda la
@@avrumeliahu1959 mais ou menos! É que os campos Elíseos vai até a região da praça princesa Isabel, onde ficam Muitos moradores de rua e usuários de drogas. Devido a isso, sempre acontece alguns furtos vez ou outra.
@@brunonasralla5029 que exagero, eu hein, é perigoso sim, mas não a esse ponto. Tem outros canais que fazem videos no centro histórico de São Paulo de boa, um monte de gente usa celular na região em horário de pico. Eu mesmo quando trabalhava no bom retiro, ia da São Tomás até o term princesa Isabel A NOITE andando pela rio branco com o celular na mão, um lugar cheio de nóias, eles ficam na deles, nem todos são ladrões. Nunca me aconteceu nada, e no tempo todo que eu trabalhei no centro histórico, só vi duas situações em que um cara de bicicleta passava e roubava uma pessoa. Nunca vi gente sendo assaltada a mão armada, até por que é uma região movimentadissima e querendo ou não bem policiado.
A sensação que dá é que todo o centrode SP tá virando uma grande cracolândia ...viciados em toda parte , LAMENTÁVEL !
Sim o pior é que a cidade tá abandonada. E pior que não vai melhorar.
Eu uso drogas
Pois é. Infelizmente hoje em dia tu só acha puta e viciado em cada esquina.
continua linda
Eu moro há 40 anos em SP e na gestão do Haddad era bem pior
Tem até menos pessoas nas ruas agora do que antes da pandemia
Mas esse prefeito Bruno é péssimo
A cada video me apaixono mais por vcs e a simplicidade e informação que vca trazem é sensacional!
Parabens!
Obrigada por chegar e continuar aqui com a gente ❤