Esse canal é de altíssima qualidade! É um canal instrutivo demais. Um verdadeiro professor. Sou bancário, mas sou um admirador dos caminhões, e aprendo muito aqui. Obrigado
Sou velhinho e ex caminhoneiro...O FNM sempre foi meu sonho de consumo. fui proprietário de 3 deles na minha juventude....tentei ganhar dinheiro com eles mas nunca consegui pois os FNM´s ja nasceram superados. eram refugos Europeus (Italianos). quando chegaram ao Brasil eles ja eram superados em uns 20 anos na Europa.....beberrões e mal feitos, concebidos em uma época onde performance eram quase que desconsideradas. Gostar de FNM é mais ou menos como ser apaixonado por "dama da noite"............aprecie mas nunca leve pra casa!
Tive 2 FNM entre os anos de 72 a 81 um era D 9500 barriga d'agua e o outro D 11.000, nessa experiencia fui obrigado a aprender mecânica na raça, pra poder sobreviver. Eu ainda não entendi porque os vídeos sempre elogiam essa carroça,
Esse D11.000 1963 foi o primeiro caminhão do meu pai. Igualzinho em tudo. Faltou a báscula. Meu pai puxava minério na Mannesmann (hoje Vallourec) em Belo Horizonte, puxou minério em Morro Agudo em Rio Piracicaba MG, onde chegava a colocar 22 toneladas de minério, caçamba sem tampa traseira. Depois passou a puxar areia e brita da ICAL (Indústria de Calcinação) em Vespasiano MG. Sobre a grade original, esta só tinha as iniciais F N M. Depois dos 67 é que vieram as grades com o emblema circular e logotipos. O motor original deste ano vinha com as bombas injetoras Spica, fabricadas em Livorno na Itália e que não eram as boas. Meu pai trocava para a bomba injetora Bosch. Quanto à caixa de marchas, meu pai tirava para executar manutenção. Muito pesada. O caminhão era bruto mesmo. Quanto aos diferenciais, você tinha os ajustes denominados "passo curto", "passo semi-médio", "passo médio", "passo semi-longo", "passo longo", sendo que o "passo curto" era mais força e menos velocidade e progressivamente ao "passo longo", menos força e mais velocidade. O meu pai gostava do resultado do "passo médio". O freio dos D11000 e V12000 não eram tão bons, tendo sido melhorados nos FNM´s 180 e 210, que foram fabricados com o tal "Super Freio" acho que a partir do ano de fabricação 1976, além das cabines mais modernas.
@@ernandesabreu1824 Impressiona, mas era verdade. Na mina de Morro Agudo, da Samitri, o caminhão FNM toco carregava 22 toneladas ou um pouco mais e era só descida. As 1113 e acima também só andavam pesadas. Pista de terra mas rigorosamente nivelada pelas Patrols. Não utilizava a tampa traseira da báscula. Esses motoristas das antigas, que trabalharam com minério, sabem bem disso que estou falando.
Um verdadeiro dinossauro vivinho da Silva...ainda posso ouvir a conversa e as bronca desses monstros com seus motoristas na Armando Salles Oliveira...apesar da vocalização animal e meio palhacenta,eles eram um espetáculo antes mesmo de aparecerem ao longe..já davam sinal que estavam passando...oooo saudade..
O vídeo é tão bom que está até trazendo a tona boas lembrança e valores do passado.Bons tempos que faz bem até em lembrar e comentar,um salve para todos que interagem nos comentários deste vídeo.Muita paz saúde e alegria para todos na graça de Deus...
Amo esse caminhão meu sonho de consumo vou comprar só pra ver essa belelinha no feriados e final de semanas se deus quiser amem sonho de infância meu vê um bruto desse no meu terreno
Eu me lembro muito bem desse caminhão FNM quando eu era moleque esses caminhões estavam em atividade, do Lado da minha casa tinha um vizinho que tinha um , Lá pelos anos 60 / 70 essa época !!!
Excelente Vídeo ,,esse Caminhão é uma Lenda Viva cadê os outros concorrentes da época?? Ele é no universo dos Brutos o que o Fusca é no Universo dos populares ,, até hoje em cada bairro das Cidades você encontra um Fusca ,, e esses Brutos aí tbm são os únicos da idade deles que vejo trabalhando ainda por todo o Brasil 👍🏽
1963 e já era injeção direta, motor em alumínio, muito avançado pra época, muito bom amigo, valeu por trazer esse clássico pra nós e estamos a espera do vídeo do motor, valeu
Injeção direta meu amigo, não é injeção eletrônica. KKKkkk...Quase todos os motores diesel da época eram injeção direta. Injeção indireta era os que possuíam ante câmara. Como o MBB LP 321.É isso.
Lá na minha infância,,íamos nas olarias no Paraná,carregar tijolos,,depois de descarregar,,varriamos a carroceria para ganhar uns trocados,,,esse ronco é inesquecível,,esses caminhões eram as estrelas naquela época..
Parabéns pelo vídeo. Esse caminhão ajudou a escrever a história do Brasil. Pra pilotar esses brutos o cara tinha que ser bom de braço e brucutu feito para os fortes.
O Velho e incansável FENEME, lembro que aos meus 7 anos eu morava perto do porto aqui em Natal, e lá timha muitos FENEMES, tinha o seu Sebastião, ele tinha feneme, e os motoristas tinham caminhões mais modernos e ficavam xingando o velho feneme, e seu sebastião dizia - É MAIS FÁCIL O MUNDO SE ACABAR DO QUE O FENEME PARAR, nunca esqueci disso, a 45 anos atrás, e a prova está aí, ainda tem muitos desses GIGANTES rodando e mostrando que ainda tem muto chão pela frente
É o único que aguenta puxar bobina de aço, pode por 500 sacos de cimento que o bicho puxa na manteiga, se for no Mercedes Scania esses peidam pra puxar 300 sacos de cimento
Grandes Presidentes Getúlio Vargas , Jucelino kubstchek. Que orgulho de ser BRASILEIRO, quando o Brasil era dono da FNM, da Embraer, da Vale do Rio Doce, da BR Distribuidora, da RFFSA da Petrobrás, etc, todas 100% Nacionais, quando o Trabalhador se aposentava e vivia com dignidade. Hoje só tem ENTREGUISTAS que irão privatizar tudo, BANDO de safados, é o Nosso Brasil voltando a ser Colônia. Vergonha
Sou fã destes caminhões. Obrigado pela explicação, não sabia que a parte da embreagem era separada da caixa de câmbio. Valeu pela explicação. David, João Pessoa pb.
Boa noite Parabéns pelo canal Meu pai trabalhou com um igual a esse durante uns 15 anos e dizia que os único problema era o diferencial que , se o motorista não fosse habilidoso na condução do caminhão, quebrava ponta de bengala, mas sabendo trabalhar era um bom de carga Abraço
Cara, o meu finado pai, tocou muuuuito esse caminhão! Ele dirigiu tanto a versão trucada, como a versão cavalinho. E dirigia rindo! Ele nos contava que quando estava carregado, nas retas, toooodo mundo, com os demais caminhões da época ultrapassavam ele, devido a lentidão que esse caminhão apresentava, porque ele é um caminhão de torque, força, e não de velocidade, porém quando eles topavam com uma serra muito forte, ele ultrapassava todos esses caminhões, chegando a tirar sarro com os colegas! Sou apaixonado com o som do motor desse caminhão! São muita, as recordações afetivas atreladas à este caminhão!
Excelente materia....FNM, ALFAS, são um campo fértil pra reportagens. Aliás aprendi neste vídeo sobre a curiosidade do cambio e o alumínio utilizado no motor...muito bom!
Adorei, sou filho de FeNeMezeiro com muito orgulho! Parabéns pelo vídeo, muito explicativo e com vários detalhes que eu desconhecia! Tive um 210 ano 75 mas com mecânica do 112!Grande abraço
FNM um baita caminhão muito moderno pra seu tempo , quando me aprofunde pra conhecer descobrir este belo motor 11 litros incrivelmente fundindo em alumínio com válvulas de aço inox todas caracteristicas que ajudam a decipar calor reduzido peso ou seja um tremendo conjunto muito moderno , em outro status não me lembro qual era pude ver que a DBM tbm fabricava chassi pra ônibus com motor instalado na transversal na traseira e central é deitado como nos modelos volvo muito raro de encontrar , legal gostei do vídeo se puder trazer mais matérias sobre está bela máquina( FNM ) detalhando seria ótimo desde já obrigado .
Fui proprietário de um por 16 anos que comprei em um leilão do DNOCS no PI e tive que montar pois faltava muitas peças, hoje tenho saudades de ouvir o funcionamento dele.
Parabéns pelo vídeo explicativo,foi coisas que ainda não sabia sobre esse caminhão falado e famoso de outros tempos. Obrigado por nos "nutrir" de um bom conhecimento.
Eu morava em água ,boa pegava carona na subida do lupe para Paiçandu, motado em uma bicicleta, segurando nas traseira dos fnm ,eles na subida im bem devagar .
Eu amo esses caminhões fenemê, muito bom alguém como vc cara! Pra nos dá essa alegria este prazer de ver e relembrar os montes das estradas chamado: fenemê, valeu irmão.
tem como dar uns 1000 joinha não? Muito bom o vídeo. Aqui na minha cidade tem uma mineração que ainda possui esses caminhões (senão me engano). Acho que carregam os vagões do trem que passa aqui com calcario ou outra coisa que não sei bem. Só sei que é uma mineração.
Incrível, cara! Somente você não ficou com aquela besteirada de bater lavanquinha para lá e para cá. Mostrou o motor em alumínio, caixa de alumínio à parte que ainda por cima facilita a troca do kit embreagem, chassis com reforço dando mais resistência, dando uma palhinha do funcionamento do motor no momento do passeio com o caminhão.
Esse lance de ficar usando as duas alavanquinhas ao mesmo é mero EXIBICIONISMO do motorista. O câmbio do FNM é bem simples: um câmbio de 4marchas, como grande maioria dos automóveis e caminhões da época, em formato H. A outra alavanca do painel era mero redutor de velocidade, que não precisava de forma alguma ser usado concomitantemente com a alavanca de câmbio, embora isso agilizasse um pouco a passagem de marchas quando o mesmo estivesse carregado, de modo a se utilizar um total de 8 velocidades à frente.
Não conhecia essas diferenças do fnm mas me encanto agora com alguns conhecimentot tipo .essa facilidade na troca da embreagem sem tirar o cambio .e mas complicado na parte de diferencial reduzido. Mas hoje vejo algumas adaptações que preenche alguns caminhoes .tanto os mas novos quanto os mais antigos. E acaba ficando melhorado a um ponto de mas durabilidade em manutenção.
Esses exibicionistas estão achando que é coisa de outro mundo trocar marcha junto com a reduzida, mas isso não é nada demais de fazer, simplesmente é treino, tive FNM por 10 anos e o maior lucro que tive foi mudar de profissão, hoje estou aposentado
Grandes Presidentes Getúlio Vargas , Jucelino kubstchek. Que orgulho de ser BRASILEIRO, quando o Brasil era dono da FNM, da Embraer, da Vale do Rio Doce, da BR Distribuidora, da RFFSA da Petrobrás, etc, todas 100% Nacionais, quando o Trabalhador se aposentava e vivia com dignidade. Hoje só tem ENTREGUISTAS que irão privatizar tudo, BANDO de safados, é o Nosso Brasil voltando a ser Colônia. Vergonha
Caminhão muito tri. Dizem que ele tem tipo 2 rodas no bloco do motor pra facilita a retirada e colocação do motor que corre por dentro das longarinas .parabéns pelo vídeo
SALVE SEHORES DOS FNM EU COMI MUITO ARROZ E FEIJAO TRANSPOTADO POR ESTES MARAVILHOSOS CAMINHOES E SEUS PILOTOS DEBRAVADORES PARABENS AOS MOTORISTA E AOS CAMINHOES.
parabéns . esse vídeo realmente trouxe do que eu vi dos outros .... parabéns . e o mínimo que posso dizer .....nunca nunca nunca...... eu imaginei um caminhão sinônimo de força..... motor de alumínio....
Quando era criança meu pai trabalhava numa firma de terra planagem chamada MOTASA. e nossas mudanças eram feitas com esses caminhões FNM. Saudades.meu pai era operador de máquinas e tinha o apelido de..Cachimbo.
Sou fã de motores de todos os tipos e caí no seu canal por acaso. Não entendo muito de caminhão. Dirigi uma MB 1113 por um ano apenas. Gostei muito. Hoje sou da área de informática, mas amo motores e aprendo muito com seus vídeos. Excelente canal.
Caramba estou viajando no tempo com este caminhão, quando eu era uma menino de 8 anos vi um desses funcionado em uma fábrica de tijolos, vale apena a recuperação de um arro desse para as novos gerações conhecerem os antigos caminhões que fizeram historia, para bens ao pesquisador deste vídeo.
Eu acho que todo mundo quando era pequeno tinha pequeno desses caminhões, pelo ronco dele um ronco lindo desbravador roncando feito féra, muito lindo mesmo um clássico pena que o governo não deu mais suporte a fábrica e ele veio a falir.
Eu nunca andei num desses, porém quando eu era criança um vizinho meu tinha 2 modelos iguais a esse, eram 2 FIAT eu gostava muito de ouvir esse ronco do motor dele. Eu sempre ficava olhando pela janela quando ele ligava esse caminhão
Obrigado por mais essa matéria sobre um ícone da indústria e por nutrir mais ainda o conhecimento sobre essas belas máquinas, por mostrar as particularidades boas e ruins e sem ficar fazendo graça com as alavancas.....pois se pesquisar tem 1 milhão de vídeos fazendo zueira e 1 falando sério sobre a máquina ( não preciso falar qual canal é!)
FNM.pura tecnologia , Tinha um modelo que era muito utilizado em estradas ruins em que a cabine era arrebitada ,o que permitia flexibilidade sem trincar cabine
Meu tio trabalhou com dois caminhões desses puxando cana em uma fazenda dos Matarazzo. Fazenda Amália em Santa Rosa de Viterbo SP. Esses caminhão tinha um apelido de João Bobo pois puxa carga em excesso sem capengar. Kkkk Tenho vontade de andar em um monstro desses um dia.
Bom andei muito nesses caminhões, são barulhentos, eu acho até não tenho certeza mas,os ônibus da antiga tusa tinha esses motores ,lembra ? E tudo de bom p Você .
ESSE É UM EXCELENTE CAMINHÃO COM DURABILIDADE EXTREMA HÁ FNMs POR AÍ EM ATIVIDADE COM 60 ANOS!!! NESSE MOTOR É POSSÍVEL FAZER UM UPGRADE PARA MAIS DE 300 CAVALOS DE POTENCIA!! O BRUTO É PURO TORQUE !! ☺👊
Nós tivemos um FNM ou Alfa Romeu 1958, e o que chamava a atenção era que, apesar do ano, as portas tinham uma dobradiça muito resistente, não baixavam e ficavam enroscando nas laterais, como frequentemente os caminhões dessa idade faziam. Muito resistente de chassis, tinha 4 ganchos que permitiam rebocar e ser rebocado com tranquilidade pelas estradas onde andava.
Véi seu canal é muito, mais muuuuuiiitttoooo bom mesmo. parabéns cara continue sempre assim passando seus conhecimentos que Deus sempre te ajudará 👏👏👏👏👏
Não me canso de ver esse vídeo, você tem a capacidade incrivel de transmitir a mesagem, muito bom seu trabalho, espero um vídeo falando do 25 370 e suas anuncias .
Tive um D11000 v12 chassi largo truk de balança .muito bom de motor e caixa.Diferencial quebrava igual mandioca para maneirar pus um diferencial e caixa do 210 aí as coisas mudaram de figura. FREIO JÁ ERA SUPERFREIO LONAS LARGAS. DUAS COISAS BOAS QUE ELE TINHA DOIS GANCHOS E UMA CAMA.
Antes, quando minha coluna véia era boa, eu montei dois motores desses, dos caminhões de um amigão meu, seu Hermes. Um deles era 58 e ele comprou zero em Minas e veio trabalhar na construção de Brasília. Tempo bom ! Cuidado com a coluna amigos da graxa !!!
Boa noite meu irmão adiferencia do 180 para o 210..o 180 é 4 marcas com a reduzida no painel vc tem que cambiar com as duas mãos. O 210 é 6 marcas com a reduzida a ar no botão é mais melhor mais são todos caixas seca.
MELHOR vídeo sobre os aspectos técnicos do caminhão! Pessoal geralmente só conta a história do caminhão e mais nada. Continue sempre fazendo ótimos vídeos assim e obrigado por compartilhar o conhecimento! Abraço aqui do USA!
Esse canal é de altíssima qualidade! É um canal instrutivo demais. Um verdadeiro professor. Sou bancário, mas sou um admirador dos caminhões, e aprendo muito aqui. Obrigado
Sou velhinho e ex caminhoneiro...O FNM sempre foi meu sonho de consumo. fui proprietário de 3 deles na minha juventude....tentei ganhar dinheiro com eles mas nunca consegui pois os FNM´s ja nasceram superados. eram refugos Europeus (Italianos). quando chegaram ao Brasil eles ja eram superados em uns 20 anos na Europa.....beberrões e mal feitos, concebidos em uma época onde performance eram quase que desconsideradas. Gostar de FNM é mais ou menos como ser apaixonado por "dama da noite"............aprecie mas nunca leve pra casa!
Kkkkkkkkkk gostei da última frase
😂😂😂😂😂,boa a dama da noite!
Tive 2 FNM entre os anos de 72 a 81 um era D 9500 barriga d'agua e o outro D 11.000, nessa experiencia fui obrigado a aprender mecânica na raça, pra poder sobreviver. Eu ainda não entendi porque os vídeos sempre elogiam essa carroça,
@@s.m.carvalho7394 👍👍👍👏👏👏
Perfeito
Esse D11.000 1963 foi o primeiro caminhão do meu pai. Igualzinho em tudo. Faltou a báscula. Meu pai puxava minério na Mannesmann (hoje Vallourec) em Belo Horizonte, puxou minério em Morro Agudo em Rio Piracicaba MG, onde chegava a colocar 22 toneladas de minério, caçamba sem tampa traseira. Depois passou a puxar areia e brita da ICAL (Indústria de Calcinação) em Vespasiano MG. Sobre a grade original, esta só tinha as iniciais F N M. Depois dos 67 é que vieram as grades com o emblema circular e logotipos. O motor original deste ano vinha com as bombas injetoras Spica, fabricadas em Livorno na Itália e que não eram as boas. Meu pai trocava para a bomba injetora Bosch. Quanto à caixa de marchas, meu pai tirava para executar manutenção. Muito pesada. O caminhão era bruto mesmo. Quanto aos diferenciais, você tinha os ajustes denominados "passo curto", "passo semi-médio", "passo médio", "passo semi-longo", "passo longo", sendo que o "passo curto" era mais força e menos velocidade e progressivamente ao "passo longo", menos força e mais velocidade. O meu pai gostava do resultado do "passo médio". O freio dos D11000 e V12000 não eram tão bons, tendo sido melhorados nos FNM´s 180 e 210, que foram fabricados com o tal "Super Freio" acho que a partir do ano de fabricação 1976, além das cabines mais modernas.
22 Toneladas, quem conhece sabe que o Bruguzuba aguentava.
@@lulachner O aparecimento do logotipo, na verdade, coincide com a passagem do grupo FNM para a italiana Alfa Romeo.
Muito bom poder aprender tudo isso.. meu avô tbm já teve um FNM desse.. show de bola
@@ernandesabreu1824 Impressiona, mas era verdade. Na mina de Morro Agudo, da Samitri, o caminhão FNM toco carregava 22 toneladas ou um pouco mais e era só descida. As 1113 e acima também só andavam pesadas.
Pista de terra mas rigorosamente nivelada pelas Patrols. Não utilizava a tampa traseira da báscula. Esses motoristas das antigas, que trabalharam com minério, sabem bem disso que estou falando.
@@vanio91 o que era usado no lugar da tampa traseira?
Eita brutão tive D11000 por1 ano aprendi a alavancar nessa máquina respeito total bão de trabalhar.👍👍👍👍😎😎
Um verdadeiro dinossauro vivinho da Silva...ainda posso ouvir a conversa e as bronca desses monstros com seus motoristas na Armando Salles Oliveira...apesar da vocalização animal e meio palhacenta,eles eram um espetáculo antes mesmo de aparecerem ao longe..já davam sinal que estavam passando...oooo saudade..
Quase chorei! Meu saudoso pai tinha um possante desse. Orgulho nacional.
O vídeo é tão bom que está até trazendo a tona boas lembrança e valores do passado.Bons tempos que faz bem até em lembrar e comentar,um salve para todos que interagem nos comentários deste vídeo.Muita paz saúde e alegria para todos na graça de Deus...
Um dos melhores vídeos sobre o projeto em si !!! Sobre a história muitos falam , mas pouco se detalha tão simples sobre o projeto ...
Acacio Monteiro Santos se inscrevam lá no canal . O tema é comum ....
Meu tio teve um deste!!! Forte pra caramba,esse caminhão já veio muito além do tempo na época! Principalmente o cabinado.muito confortável...
Amo esse caminhão meu sonho de consumo vou comprar só pra ver essa belelinha no feriados e final de semanas se deus quiser amem sonho de infância meu vê um bruto desse no meu terreno
Eu me lembro muito bem desse caminhão FNM quando eu era moleque esses caminhões estavam em atividade, do Lado da minha casa tinha um vizinho que tinha um , Lá pelos anos 60 / 70 essa época !!!
Monstro assustador d crianças! kkkk ronco, estilo, qualidade e força ímpares. Isso sim é respeito. Isso sim é máquina.
Acho massa o ronco dele... Inconfundível! 😍
Excelente Vídeo ,,esse Caminhão é uma Lenda Viva cadê os outros concorrentes da época?? Ele é no universo dos Brutos o que o Fusca é no Universo dos populares ,, até hoje em cada bairro das Cidades você encontra um Fusca ,, e esses Brutos aí tbm são os únicos da idade deles que vejo trabalhando ainda por todo o Brasil 👍🏽
1963 e já era injeção direta, motor em alumínio, muito avançado pra época, muito bom amigo, valeu por trazer esse clássico pra nós e estamos a espera do vídeo do motor, valeu
Injeção direta meu amigo, não é injeção eletrônica. KKKkkk...Quase todos os motores diesel da época eram injeção direta. Injeção indireta era os que possuíam ante câmara. Como o MBB LP 321.É isso.
Nada mal para um projeto da década de 30.
Se ano fosse alguma coisa hoje só teria maravilha xara
Sou leigo mas gosto muito de dirigi e aprecio bastante vídeos de caminhões e ônibus. Suas explicações são precisas e muito didáticas.
Seu Tunico e tio Elcy. Eram campeões num FNM 1971. Que caminhão
Lá na minha infância,,íamos nas olarias no Paraná,carregar tijolos,,depois de descarregar,,varriamos a carroceria para ganhar uns trocados,,,esse ronco é inesquecível,,esses caminhões eram as estrelas naquela época..
Que legal, fui pesquisar vídeos sobre caminhões e achei seu canal. Reconheci as estradas de Criciúma!
Parabéns pelo vídeo.
Esse caminhão ajudou a escrever a história do Brasil.
Pra pilotar esses brutos o cara tinha que ser bom de braço e brucutu feito para os fortes.
O Velho e incansável FENEME, lembro que aos meus 7 anos eu morava perto do porto aqui em Natal, e lá timha muitos FENEMES, tinha o seu Sebastião, ele tinha feneme, e os motoristas tinham caminhões mais modernos e ficavam xingando o velho feneme, e seu sebastião dizia - É MAIS FÁCIL O MUNDO SE ACABAR DO QUE O FENEME PARAR, nunca esqueci disso, a 45 anos atrás, e a prova está aí, ainda tem muitos desses GIGANTES rodando e mostrando que ainda tem muto chão pela frente
É o único que aguenta puxar bobina de aço, pode por 500 sacos de cimento que o bicho puxa na manteiga, se for no Mercedes Scania esses peidam pra puxar 300 sacos de cimento
Grandes Presidentes Getúlio Vargas , Jucelino kubstchek.
Que orgulho de ser BRASILEIRO, quando o Brasil era dono da FNM, da Embraer, da Vale do Rio Doce, da BR Distribuidora, da RFFSA da Petrobrás, etc, todas 100% Nacionais, quando o Trabalhador se aposentava e vivia com dignidade.
Hoje só tem ENTREGUISTAS que irão privatizar tudo, BANDO de safados, é o Nosso Brasil voltando a ser Colônia.
Vergonha
Sou fã destes caminhões. Obrigado pela explicação, não sabia que a parte da embreagem era separada da caixa de câmbio. Valeu pela explicação. David, João Pessoa pb.
Boa noite
Parabéns pelo canal
Meu pai trabalhou com um igual a esse durante uns 15 anos e dizia que os único problema era o diferencial que , se o motorista não fosse habilidoso na condução do caminhão, quebrava ponta de bengala, mas sabendo trabalhar era um bom de carga
Abraço
Cara, o meu finado pai, tocou muuuuito esse caminhão! Ele dirigiu tanto a versão trucada, como a versão cavalinho. E dirigia rindo! Ele nos contava que quando estava carregado, nas retas, toooodo mundo, com os demais caminhões da época ultrapassavam ele, devido a lentidão que esse caminhão apresentava, porque ele é um caminhão de torque, força, e não de velocidade, porém quando eles topavam com uma serra muito forte, ele ultrapassava todos esses caminhões, chegando a tirar sarro com os colegas! Sou apaixonado com o som do motor desse caminhão! São muita, as recordações afetivas atreladas à este caminhão!
Sou motorista e sou seu fã .pois com os vídeos trás muito conhecimento pra jente
Bom dia..bah me lembro dos meus 16 anos...trabalhei em uma granja e guiei um azul....sdds
meu pai tinha um D11000 1959, parabéns pelo video fala mais sobre esses motores e se e lenda que era primeiramente um projeto para motor de aviao!
É tanta História que tem esse brutos,os caminhões de hj não farão história
Excelente materia....FNM, ALFAS, são um campo fértil pra reportagens. Aliás aprendi neste vídeo sobre a curiosidade do cambio e o alumínio utilizado no motor...muito bom!
Show de bola mano Civiqueiros rj Um abraço fica com Deus
Adorei, sou filho de FeNeMezeiro com muito orgulho! Parabéns pelo vídeo, muito explicativo e com vários detalhes que eu desconhecia! Tive um 210 ano 75 mas com mecânica do 112!Grande abraço
FNM um baita caminhão muito moderno pra seu tempo , quando me aprofunde pra conhecer descobrir este belo motor 11 litros incrivelmente fundindo em alumínio com válvulas de aço inox todas caracteristicas que ajudam a decipar calor reduzido peso ou seja um tremendo conjunto muito moderno , em outro status não me lembro qual era pude ver que a DBM tbm fabricava chassi pra ônibus com motor instalado na transversal na traseira e central é deitado como nos modelos volvo muito raro de encontrar , legal gostei do vídeo se puder trazer mais matérias sobre está bela máquina( FNM ) detalhando seria ótimo desde já obrigado .
Vc e o cara! nao deixe de compartilhar seu conhecimento obrigado desde uruguay
SHOW MUITO LINDO ! É DA MINHA ÉPOCA NOS ANOS 71 ATÉ MEADOS DOS ANOS 80 ERA MUITO VISTOS ESSES BRUTUS DANDO SHOW !!!!
Montei muitos motores , câmbio, diferencial desse bruto .
Esse é o bruto mesmo tenho meu mercedes boiadeiro 1113 mas adoro esses guerreiros das estradas quando eu puder vou comprar um desse tambem
Motor e caixa em alumínio mesmo sento de 1963 ainda esta a frente de muitos caminhões e carro novos
Fui proprietário de um por 16 anos que comprei em um leilão do DNOCS no PI e tive que montar pois faltava muitas peças, hoje tenho saudades de ouvir o funcionamento dele.
Parabéns pelo vídeo explicativo,foi coisas que ainda não sabia sobre esse caminhão falado e famoso de outros tempos.
Obrigado por nos "nutrir" de um bom conhecimento.
saudades quando so caminhões nao eram arqueados
Quero comprar um d 11 mil
Saudades demais! Eu tinha 5 anos e pegavamos carona nesse gigante pelas regiões de Maringá, Campo Mourao PR.
Eu morava em água ,boa pegava carona na subida do lupe para Paiçandu, motado em uma bicicleta, segurando nas traseira dos fnm ,eles na subida im bem devagar .
Essa região tinha bastante.acho que tem umas relíquias por aí
Eu amo esses caminhões fenemê, muito bom alguém como vc cara! Pra nos dá essa alegria este prazer de ver e relembrar os montes das estradas chamado: fenemê, valeu irmão.
Que relíquia lindo caminhão parabéns
Falou tecnamente com conhecimento mostrando as qualidades deste nobre pesado um classico
tem como dar uns 1000 joinha não? Muito bom o vídeo. Aqui na minha cidade tem uma mineração que ainda possui esses caminhões (senão me engano). Acho que carregam os vagões do trem que passa aqui com calcario ou outra coisa que não sei bem. Só sei que é uma mineração.
Sensacional.
Obrigado pela aula! Deus abençoe a todos.
Oi ! Parabénz mesmo bela máquina ! Esses caminhões estão raros de achar , boa tarde ! .
Parabéns pelo vídeo muito bacana sua explicação . Eu gosto muito de caminhões antigos e os FNM tem história. Parabéns mais uma vez .
Legal! Bastante informação técnica. Muito conhecimento dessa mecânica!
Didática impecável! Parabéns 👏👏👏
Incrível, cara!
Somente você não ficou com aquela besteirada de bater lavanquinha para lá e para cá. Mostrou o motor em alumínio, caixa de alumínio à parte que ainda por cima facilita a troca do kit embreagem, chassis com reforço dando mais resistência, dando uma palhinha do funcionamento do motor no momento do passeio com o caminhão.
Esse lance de ficar usando as duas alavanquinhas ao mesmo é mero EXIBICIONISMO do motorista. O câmbio do FNM é bem simples: um câmbio de 4marchas, como grande maioria dos automóveis e caminhões da época, em formato H. A outra alavanca do painel era mero redutor de velocidade, que não precisava de forma alguma ser usado concomitantemente com a alavanca de câmbio, embora isso agilizasse um pouco a passagem de marchas quando o mesmo estivesse carregado, de modo a se utilizar um total de 8 velocidades à frente.
Não conhecia essas diferenças do fnm mas me encanto agora com alguns conhecimentot tipo .essa facilidade na troca da embreagem sem tirar o cambio .e mas complicado na parte de diferencial reduzido. Mas hoje vejo algumas adaptações que preenche alguns caminhoes .tanto os mas novos quanto os mais antigos. E acaba ficando melhorado a um ponto de mas durabilidade em manutenção.
Esses exibicionistas estão achando que é coisa de outro mundo trocar marcha junto com a reduzida, mas isso não é nada demais de fazer, simplesmente é treino, tive FNM por 10 anos e o maior lucro que tive foi mudar de profissão, hoje estou aposentado
Grandes Presidentes Getúlio Vargas , Jucelino kubstchek.
Que orgulho de ser BRASILEIRO, quando o Brasil era dono da FNM, da Embraer, da Vale do Rio Doce, da BR Distribuidora, da RFFSA da Petrobrás, etc, todas 100% Nacionais, quando o Trabalhador se aposentava e vivia com dignidade.
Hoje só tem ENTREGUISTAS que irão privatizar tudo, BANDO de safados, é o Nosso Brasil voltando a ser Colônia.
Vergonha
Caminhão muito tri. Dizem que ele tem tipo 2 rodas no bloco do motor pra facilita a retirada e colocação do motor que corre por dentro das longarinas .parabéns pelo vídeo
Parabéns pela bela reportagem
Sou apaixonado por caminhões antigos
Show show show. Esse barulho do motor é inigualável!
SALVE SEHORES DOS FNM EU COMI MUITO ARROZ E FEIJAO TRANSPOTADO POR ESTES MARAVILHOSOS CAMINHOES E SEUS PILOTOS DEBRAVADORES PARABENS AOS MOTORISTA E AOS CAMINHOES.
cara , seus videos sao muito didaticos ,sabendo explicar sem complicar, legal mesmo!
Quando eu era pequeno tinha medo desses caminhões.
É !!!! Colega esses bichos são feios mesmo kkkkk parecem até que são filhos do especto-man...kkkkkk
parabéns . esse vídeo realmente trouxe do que eu vi dos outros .... parabéns . e o mínimo que posso dizer .....nunca nunca nunca...... eu imaginei um caminhão sinônimo de força..... motor de alumínio....
Gosto muito das suas explicações , parabéns pelo canal e por nós dá essa aula de conhecimento!!!
Show....um dos primeiros vídeos que assisti do seu canal!
Quando era criança meu pai trabalhava numa firma de terra planagem chamada MOTASA. e nossas mudanças eram feitas com esses caminhões FNM. Saudades.meu pai era operador de máquinas e tinha o apelido de..Cachimbo.
Sou fã de motores de todos os tipos e caí no seu canal por acaso. Não entendo muito de caminhão. Dirigi uma MB 1113 por um ano apenas. Gostei muito. Hoje sou da área de informática, mas amo motores e aprendo muito com seus vídeos. Excelente canal.
Caramba estou viajando no tempo com este caminhão, quando eu era uma menino de 8 anos vi um desses funcionado em uma fábrica de tijolos, vale apena a recuperação de um arro desse para as novos gerações conhecerem os antigos caminhões que fizeram historia, para bens ao pesquisador deste vídeo.
Que vídeo incrível, um dos melhores canais sobre caminhões do UA-cam. Um verdadeiro curso!
Parabéns 👍
Nunca tinha ouvido tantos detalhes técnicos 👏👏👏
UM verdadeiro clássico esses caminhões fizeram história deixando aquele like
Eu acho que todo mundo quando era pequeno tinha pequeno desses caminhões, pelo ronco dele um ronco lindo desbravador roncando feito féra, muito lindo mesmo um clássico pena que o governo não deu mais suporte a fábrica e ele veio a falir.
Ai você foi ao fundo do baú, voltou na época que eu nem existia, é uma relíquia mesmo todo enferrujado
O verdadeiro rei da estrada!
Excelente vídeo, muita informação interessante. Parabéns por compartilhar essa raridade.
Show de bola! Sou fã desse bruto aí! Parabéns pelo vídeo!!
Eu nunca andei num desses, porém quando eu era criança um vizinho meu tinha 2 modelos iguais a esse, eram 2 FIAT eu gostava muito de ouvir esse ronco do motor dele. Eu sempre ficava olhando pela janela quando ele ligava esse caminhão
Obrigado por mais essa matéria sobre um ícone da indústria e por nutrir mais ainda o conhecimento sobre essas belas máquinas, por mostrar as particularidades boas e ruins e sem ficar fazendo graça com as alavancas.....pois se pesquisar tem 1 milhão de vídeos fazendo zueira e 1 falando sério sobre a máquina ( não preciso falar qual canal é!)
Top blz no capricho muito bom Jorge curi de Uberaba MG
Boa tardee eu me lebro um dessa cor que era da empresa E.I.T ela tinha pioa caçaba e carga seca muinto Showwww👏👏👏👏👏👏👏👏
FNM.pura tecnologia ,
Tinha um modelo que era muito utilizado em estradas ruins em que a cabine era arrebitada ,o que permitia flexibilidade sem trincar cabine
Vídeo excelente top D+ conteúdo muito bom parabéns pelo vídeo.Fico no aguardo da explicação do sistema dos bicos muito curioso o assunto até logo...
valeu pela aula companheiro tá de parabéns
Meu tio trabalhou com dois caminhões desses puxando cana em uma fazenda dos Matarazzo. Fazenda Amália em Santa Rosa de Viterbo SP. Esses caminhão tinha um apelido de João Bobo pois puxa carga em excesso sem capengar. Kkkk Tenho vontade de andar em um monstro desses um dia.
Bom andei muito nesses caminhões, são barulhentos, eu acho até não tenho certeza mas,os ônibus da antiga tusa tinha esses motores ,lembra ? E tudo de bom p Você .
Lindo vídeo lembra minha infância!
muito bom seus videos , caminhao e mecanica , ta ai duas coisas q eu particulamente adoro e tenho muita curiosidade....show
ESSE É UM EXCELENTE CAMINHÃO COM DURABILIDADE EXTREMA HÁ FNMs POR AÍ EM ATIVIDADE COM 60 ANOS!!! NESSE MOTOR É POSSÍVEL FAZER UM UPGRADE PARA MAIS DE 300 CAVALOS DE POTENCIA!! O BRUTO É PURO TORQUE !! ☺👊
Nós tivemos um FNM ou Alfa Romeu 1958, e o que chamava a atenção era que, apesar do ano, as portas tinham uma dobradiça muito resistente, não baixavam e ficavam enroscando nas laterais, como frequentemente os caminhões dessa idade faziam. Muito resistente de chassis, tinha 4 ganchos que permitiam rebocar e ser rebocado com tranquilidade pelas estradas onde andava.
Bela aula parabéns
GOSTEI....do esclarecimento....técnico...como TAMBEM....da zueira do FNM....ótimo...
Realmente o amigo e especialista gostei da explicação
Sou mecânico de automóveis cheguei a consertar um vez só uma vez também e dei sorte ficou bom Adilton de Alexânia Goiás
Véi seu canal é muito, mais muuuuuiiitttoooo bom mesmo. parabéns cara continue sempre assim passando seus conhecimentos que Deus sempre te ajudará 👏👏👏👏👏
Não me canso de ver esse vídeo, você tem a capacidade incrivel de transmitir a mesagem, muito bom seu trabalho, espero um vídeo falando do 25 370 e suas anuncias .
Esse canal é o mais top da categoria!!! Valeuuu
Tive um D11000 v12 chassi largo truk de balança .muito bom de motor e caixa.Diferencial quebrava igual mandioca para maneirar pus um diferencial e caixa do 210 aí as coisas mudaram de figura. FREIO JÁ ERA SUPERFREIO LONAS LARGAS. DUAS COISAS BOAS QUE ELE TINHA DOIS GANCHOS E UMA CAMA.
Antes, quando minha coluna véia era boa, eu montei dois motores desses, dos caminhões de um amigão meu, seu Hermes. Um deles era 58 e ele comprou zero em Minas e veio trabalhar na construção de Brasília. Tempo bom ! Cuidado com a coluna amigos da graxa !!!
Mais um otimo video explicativo meus parabéns mestre belo presente para o nosso domingo ! 👏👏
Tudo bom meu gostaria de ver um vídeo sobre a diferença do Fnm 180 para o 210
Abraços !
Boa noite meu irmão adiferencia do 180 para o 210..o 180 é 4 marcas com a reduzida no painel vc tem que cambiar com as duas mãos. O 210 é 6 marcas com a reduzida a ar no botão é mais melhor mais são todos caixas seca.
Muito Legal...meu pai já dirigiu muito o Feneme.
E fazia muito Romeu e Julieta.
O som do motor é uma maravilha.
Ótimo vídeo.
Ai q começou a história de peso pesado
Esse roncado é música pra o ouvido
Quando era criança adorava quando passava um na rua
MELHOR vídeo sobre os aspectos técnicos do caminhão! Pessoal geralmente só conta a história do caminhão e mais nada. Continue sempre fazendo ótimos vídeos assim e obrigado por compartilhar o conhecimento! Abraço aqui do USA!