Se tiver algo errado, por favor marque a minutagem do vídeo e comente para galera poder saber mais dessa historia! E veja 💖MAJI RPG: forms.gle/ANRUDJ3ghLvWUeHi8 💖PROJETO OST: www.catarse.me/ost
Vídeo muito bom! Gostaria que você tivesse colocado as informações que temos no arg do samuel em alguns pontos (Como o Yuri tendo virado o Tirano: "Toda tirania é destinada a conceber a prole de seu próprio fim" e do Jaser ser filho dele: “O verdadeiro vazio só é capaz de nascer da Eternidade.") mas ficou bem explicado todos os pontos!
só não fiz passo a passo de todos os enigmas, porque se alguém puder algum dia jogar o game, quero que tenha a chance de ver cada enigma e resolver por si próprio. Menos os enigmas que fazem parte da lore, ai precisei mostrar.
Ótimo vídeo! Hypei. Pensando na lore de Ordem Paranormal, o que me deixa mais intrigado são duas: 1) Se o Deus do Medo existe, será que sua existência deriva de alguma relíquia da calamidade? 2) se o Deus do Medo é o "jogador" nessa perspectiva de metalinguagem do "jogo quebrando", se vc leva isso para outras mídias, é meio que o Cellbit dizendo que ele - enquanto mestre do jogo - é o "deus do medo" tbm, pq pode manipular a história As implicações desse jogo para o rpg de Ordem Paranormal são maiores doq se aparentam. Acho que a história vai continuar no RPG mesmo e não nas DLCs
Minha teoria é que o Deus do medo era a mia e os braços eram o próprio perímetro. Tipo, se você parar pra pensar a única coisa que podia impedir o ciclo era algo que jaser nunca havia visto antes, e ele sabia que estava sendo observado. Bom, e se quem estava vigiando era o próprio perímetro? Querendo impedir que o ciclo se quebrasse, mas não podendo impedir a mia até ela trazer o outro final pois é impossível ele impedir. Ao mesmo tempo o próprio jaser fala que Deus tem muitos significados, provavelmente eles diziam Deus pois não sabiam o que poderia assombrar o desasombrado então achavam que era algo mitologico, e por isso a gente nunca cogita que é a Mia pq nós estamos acostumados com Deus sendo uma divindade.
@gta_edither posso estar errado, mas creio que o símbolo do Ritual de Imersão que a Mia faz é o mesmo que tem no Menu Inicial Oq reforça que a Mia está apenas "usando" as memórias dos personagens que ela acessa com o ritual, assim como a gente só "controla" ela e os demais personagens no jogo Não acho que a Mia seja o Deus do Medo, mas uma marcada pelo medo justamente pq ela é uma personagem jogável e que aos poucos vai tomando consciência que era "usada" (tal qual o Jaser era e rompe isso no final do jogo ao escolher não nascer e passa a marca dele para a Mia) Mas acho sua interpretação sobre o perímetro valida tbm
@@RPGExplorer faça mais vídeos explorando oq vc achou do enigma do medo, lore de Ordem Paranormal após esse jogo e etc Acho muito bom seus comentários sobre a obra!
@mathavila eu acho que ela é o Deus do medo por conta da profecia, que o Deus do medo assombrara o dessasombrado na catedral. Tipo, apesar do jogador poder ser o Deus do medo a gente só consegue quebrar o outro final com a mia entrando, e especificamente com o jaser olhando pra ela. E tem o negócio de o "Deus do Medo" não ser necessariamente, podendo ser uma metáfora pra mia ou pelo acontecimento.
Quando o Jaser, escolhe não existir ele troca de lugar com a Mia? Por isso a Mia recebe a mecha branca e aparece ela na foto do final do jogo, ou seja, ela se torna a desassombrada e ele o Deus do medo que deve não existir?
muito bom o vídeo. Mia = deus do medo = ao impossível que ela fez = informações dadas pelos jogadores = quebra de um loop infinito = Jaser livre das correntes do loop, o que deveria ser impossível.
1:01:28 não exatamente. Você tem que lembrar que a Ordem enviou agentes para investigar os Strach antes do Veríssimo, mais de uma vez! Alguns voltaram, alguns ficaram desaparecidos. Os que voltavam, não tinham mais memórias do Perímetro. Foi por isso que a Ordem montou um time para ficar meses ou anos naquele lugar, com o literal lider da organização lara certificar a análise completa do local. Não sei quando o Yuri se foi, mas ele provavelmente não estava vivo quando o Abraão morreu.
1:23:36 acho que é importante ressaltar que, para o Calisto, o ritual não funcionava em sua totalidade. No documento ele diz que a função do Ritual de Imersão é para alterar a realidade com as memórias(um mini tutorial para fazer as pessoas tentarem mexer dentro de uma memória, e não achar q é só uma cutscene). Interessante notar que a Mia não reage as memórias tmb, como visto na lápide na ala do Desassombrado em que a Mia pergunta oque aconteceu pro Lupi ficar daquele jeito, como se de fato ela não tivesse visto a morte do pai. Só o Lupi que consegue alterar as memórias. Por quê será? Outro ponto é que o símbolo do ritual perde a marca do Medo quando é aprendido na Transcendência... Pessoas acorrentadas não podem usar de rituais de Medo.
Eu pensei que você ia citar que, ja que o Veríssimo falou que ia apagar o áudio logo q pudesse, mas acabou não fazendo isso, isso pode significar q Sofia entrou em trabalho de parto no dia seguinte rs alias, pelo que me lembre, dá para achar todos os documentos, gravações e/ou ecos que gravam os momentos finais dos agentes na missão.
ACERTOS: Eu acertei que a Andrea morreu no parto, e que iamos controlar o Desassombrado passando por toda a sua vida, acertei que a Mia era um Desassombrado pelo que o nome dela dizia que ela era o presente de deus/pergunta de Deus/ Quem é como Deus?/ acertei que o Jorge e o Diogo Laiks eram os responsáveis pelo Castelo Espiral 🏰 através da tradução do sobrenome deles que significa "TEMPO" bem como a Lethicia que traduzi Vergeten e descobri que significa "Esquecer" e o sobrenome do Oswaldo, Eu descobri que ele ia ser o médico da equipe já que "MAGANI" significa Rémedio, acertei sobre a viagem no tempo que iria voltar como bebê mas esse foi um acerto metade | metade.
Sobre o destino da família Strach depois do outro final(Spoiler) Eu entendo que desde Eliakim,o primeiro Strach, que tem uma estátua na parte do mausoléu , segue o culto ao medo na família pq ele recebeu informações do Samuel no futuro quando ele transcendia(no final do Samuel quando se joga com ele). Eu pessoalmente acredito que o Jaser cortou isso e impediu o culto ao medo e portanto ele deixou de existir e talvez todos os descendentes de Eliakim até Abraão também, então na minha opinião os Strach não existem na linha do tempo nova pq a Profecia do desassombrado e a revelação de Eliakim nunca existiram.
Eu achei que tudo era o cheiro do lupi, e fiquei pensando que o resto tava bugado porque só funcionou em um deles kkkkkk. Só da segunda vez que zerei que percebi isso, sem querer,
@@RPGExplorerteorisei com uma amiga q em alguns meses celbit deve jogar mostrando tanto curiosidades do desenvolvimento quanto alguns segredos da lore
Cellbit falou que são duas histórias separadas e que não se afetam diretamente, o Único personagem que é importante nas duas é o Veríssimo então se a mia aparecer em calamidade 2 por exemplo vai ser só como easter egg ou pra fazer uma participação bem pequena
A minha interpretação sobre o Deus do Medo é a seguinte: O deus do medo somos nós, o jogador, durante o jogo vemos diversas vezes a mesma mensagem "o deus do medo está observando". Acredito que essa frase fale de nós, o jogador, que sempre estamos observando tudo. Também os cristais da caverna tem uma propriedade muito única, a propriedade de vermos em terceira pessoa, e quem vê tudo em terceira pessoa durante o jogo inteiro? NÓS, o jogador (tanto que o nome do grande cristal que fica no fundo da caverna é o "olho do deus do medo". Nós somos o deus do medo e apenas guiamos a Mia para que ela quebre o ciclo, não acredito que ela seja o deus do medo como algumas pessoas teorizam, acredito que apenas nós, o jogador, somos o deus do medo, mia é apenas a peça que guiamos para quebrar o ciclo. Mas depois de eu ter essa teoria eu tive outra pergunta "se o deus do medo somos nós, pq ele tenta matar a mia na última boss fight?" E a minha interpretação é a seguinte: A criatura enorme das mãos pretas é o deus do medo (em um dos ataques do bicho ele pisca e nos dá dano de sanidade, e vemos que o olho da criatura é verde, igual ao cristal ou o "olho do deus do medo". Após termos quebrado o ciclo, mia não deveria existir mais (como é explicado no vídeo) após quebrar o ciclo o deus do medo tenta nessa boss fight apagar mia da existência, já que agora que o ciclo esta quebrado ela nunca "nasceu". A boss fight é o deus do medo tentando (e conseguindo no final como vemos) apagar mia. Mas jaser consegue fazer a escolha impossível e escolhe nunca existir para que mia possa existir no lugar dele. Bem foi mal pelo textão kk mas essa é minha interpretação.
Fala sobre os bagulhos descartados dos trailers, porque se eu não me engano no primeiro trailer de Enigma do Medo tem uma parte onde a Mia está se escondendo de um homem
Eu achei a Catedral realmente um lugar do elemento Conhecimento, só pode para ser tão broxa!!! Não falando mal, porque eu gosto do elemento Conhecimento, só queria ao menos criaturas Conhecimento tipo os existidos, mas é uma fase que o Kian ia gostar.
A catedral não é um lugar de conhecimento! Catedral é um lugar de medo Ja que foi criada pelo abrao. Quando o final acontece agente percebe o símbolo de conhecimento no chão onde estaria o subsolo e a pessoa que teria a visão seria o calisto por que provavelmente o desejo dele era saber tudo sobre aquele lugar... Até ele perder tudo
@@taldegh4374 e como você explica o tom amarelado presente por toda a Catedral? Amarelo é uma cor completamente ligada ao elemento Conhecimento. O subsolo não tem criaturas de Conhecimento, o Abraão construiu a Catedral com o Conhecimento baseado no futuro da sua visão, não é tão simples assim já que Cada lugar do Perímetro pode ser ligado a elementos diferentes, mas todos conectados ao Medo.
Provavelmente não tem nada a ver com o vídeo eu só queria desabafar isso que é uma teoria muito louca, q eu tô pensando e eu precisava de alguém que entendesse do ordem para desenvolver isso junto comigo Bom aqui vai: Eu não vi o vídeo ainda mas uma coisa que eu queria comentar é que o ritual no menu é o ritual de imersão a gente usa o ritual de imersão na marca da mia ou seja os quatro personagens do menu tem a marca do medo e só o jaser e a mia conseguem trazer o outro final porque eles nasceram no perímetro. (Já que o Jaser tem a marca do medo e o único medo dele é o desconhecido provavelmente a marca do medo significa o desconhecido, as marcas no cemitério São similares a marca do medo provavelmente sendo uma variação do medo do desconhecido) Bom é isso eu queria comentar em seu vídeo por que eu gosto do seu raciocínio desculpa por ser muito grande e provavelmente você não vai ver isso 😅
Vamos lá, então seria algo como! Nós o jogador, estamos usando o RITUAL de IMERSÃO, para "mudar ou ver" a história do Enigma do medo, em especial Jaser e Mia que são a parte central por serem parte do perímetro. PERFEITO! se for mais ou menos isso que entendi, faz sentido. Minha interpretação quebra de quarta parede, era que a gente via a história deles, porque os pilares dão ao Deus do Medo a visão do lugar, mas ai, não faria sentido completo, porque na parte do Jaser, ainda não existia os pilares. E o Jaser diz que "O Deus do Medo já está aqui", ou seja, já existia a interferência dele antes dos pilares. E sua ideia do ritual faz sentido para esse momento existir também!
No caso a Mia não afetou o Jaser por nascer no perímetro em si, ela afetou pq ela nasceu no quarto mas o jaser não estava destinado a entrar no quarto então ele não conhecia a mia, quando ele encontrou mia ele percebeu que ela era o Deus do Medo, e aí veio o outro final.
@@RPGExplorerEXATO! Quanso eu percebi que O ritual dimensão da mia quando ela tá selecionando os itens não tem uma marca do medo ou o nome do medo o que significa que você tem que colocar uma marca específica por isso que o ritual funciona nas lápides que possuem variações da marca do medo. O ritual de imersão seria tipo buscar no Google e a marca no meio seria tipo nome de uma pessoa ou um med de uma ou várias pessoas como os 4 personagens do jogo...
gente espera, eu to meio confuso e honestamente com medo do final. o Jaser escolheu não existir? Se sim, por que isso fez a Mia continuar existindo? Por que ela ta com a mecha branca igual ao Jaser? Eu tenho uma teoria que eu não quero que esteja certa e que me deixa com um honesto medo aqui. Por acaso a escolha do Jaser foi existir como Mia? Ele nasceu como sendo a Mia por acaso? Se sim eu to honestamente triste com o final, porque basicamente significa que a Mia que a gente conheceu deixou de existir como se jamais tivesse existido, e foi meramente substituída por uma outra versão dela que na verdade e o Jaser, e por mais que essa versão seja idêntica a Mia que a gente conheceu com exceção da mecha, não é ela de fato, entendem? é só basicamente uma copia idêntica a original.
não acho que seja isso. Se o Jaser nunca existiu, o que aconteceu em decorrência de sua existência também não. -A Mia não nasceu porque o Jaser existi! com ou sem ele, ela existe sim. -A Sofia, não morreu porque existe o Jaser! -Porém, os agentes morreram por culpa da existência do Jaser. -Os Strach, só se tornaram o que se tornaram, por causa do Jaser existir. Sem o Jaser, a Marca do medo deve ter escolhido outra pessoa, então sendo a Mia. Por isso o cabelo branco. É minha interpretação, pode estar errada é claro.
@@RPGExplorer entendi, em teoria: sem a existência do Jaser, todos os eventos que aconteceram por causa dele, incluindo a própria profecia de sua existência, deixaram de existir, e tudo que a família Strach fez por gerações em nome dela também deixou de existir. Mas, outras coisas como o relacionamento do Verissimo com a Sofia, junto da consequente geração da Mia como fruto dessa relação, e a morte da Sofia em seu parto, continuam tendo acontecido, só que fora do perímetro que assim como o Jaser, nunca existiu. Mas se a Mia é mesmo a nova escolhida da marca do medo, e esse é o motivo da mecha, isso significa que agora ela é o desassombrado? se sim, oque isso representa? ja que diferente do Jaser, ela não esta presa em um looping, e nem tem a mesma visão sem escolhas próprias que o Jaser tinha. E como a Mia lembra do nome do Jaser? ela se lembra do que nunca aconteceu? da mesma forma que o Lupi também lembrava dela quando ela foi "apagada"?
@@comunicacaosocialmultimidi1068 O conceito do Desassombrado não existe, porque sem o LOOP, a Mia não tem mais a MISSÃO como o Jaser tinha. Mesmo que a Marca a siga, isso não significa mais nada. A Mia parece lembra de tudo mesmo! Acho que ela não esqueceu do Final Ruim. Porque ela é o impossível!
@@RPGExplorer é faz sentido, e eu como eu gostei bem mais dessa teoria, porque como eu disse, a minha me deixava triste, eu vou ficar com ela. Mas de uma coisa eu tenho certeza, a gente é o deus do medo! não sei muito bem o que é aquela coisa que a gente enfrenta no final, mas o deus do medo é que não é. Tanto que ela não só tenta atacar a mia, mas também atrapalhar a gente cobrindo a nossa visão, e como a gente combate isso? exatamente usando a lanterna que tem o cristal que serve como olho do deus do medo, coincidência? acho que não!! ps: sei que o deus do medo é pra ser deixado como uma incógnita propositalmente, porque oque é um deus depende do ponto de vista e etc... mas nada tira essa teoria da minha cabeça!
@@RPGExplorer ah, essa é só por curiosidade mesmo mas, o Samuel e principalmente a Mia que aparentemente ainda lembra de tudo, continuam sendo transcendidos? e que eu não sei se tem como apagar esse tipo de coisa
Alguém sabe me dizer o proque o Jaser não sabia da existência da Mia? Porque existe um documento no jogo ontem existe uma silhueta masculina preta e uma silhueta feminina branca se encarando (o que faz alusao ao final do jogo onde o jaser e a mia conversam). Se o Jaser sabia de tudo, ele também não deveria saber que uma mulher aparecia eventualmente?
Porque a Sofia morreu antes da Visão, logo não existia Outro Final para ela. A Mia existe, então a Sofia ainda precisa ter dado a luz a ela. É coisa de paradoxo, é o mesmo para "porque a Mia não sumiu?" ou "porque o V ainda lembra o nome Jaser?". Porque aquilo existiu! só não existe mas, aconteceu! só que agora não aconteceu mais.
@ entendiii entendii, achei q era alguma explicação talvez até mais simples de tipo, a Sofia tinha sido a unica a ter uma morte “natural”, ao parir a Mia kkkkkk Mas entendi! Faz super sentido, valeu!!!!!
É porque eles perderiam a memória, e também porque são agentes com objetivo de terminar isso. O V foge. Calisto não queria fugir porque sabia que isso não iria impedir o final ruim. O Beto ia fugir com a Letícia, mas foi morto na hora. Theo ia buscar os tios e fugir, mas morreu antes. E o resto a mesma coisa, ou queriam fugir mais não deu tempo, ou queria tentar evitar o final ruim cumprindo seu objetivo. E tem uns agentes que fugiram, mas voltaram porque perderam a memória e não lembravam que a missão já tinha começado.
@@taldegh4374mas a Amy não deixou o rádio dentro da caixa pro Theo? Se não me engano tem um papel onde ela fala que tá lá pro Rossi não quebrar, como ele pede na nota da barraca, e se ele quiser resolver o enigma a solução tá num canto no mausoléu. Pra isso, ela teria que ter aberto ela em algum momento. 😅
Se tiver algo errado, por favor marque a minutagem do vídeo e comente para galera poder saber mais dessa historia! E veja
💖MAJI RPG: forms.gle/ANRUDJ3ghLvWUeHi8
💖PROJETO OST: www.catarse.me/ost
Não esqueçam re hypar o video rapaziada
Super importanteeeee
mtobrigado por lembrar
cara, até agora esse é o vídeo mais completo de edm que tem no youtube
muito bom, parabéns!!
Simplismente CINEMA
Parabéns pelo vídeo.
Vídeo muito bom! Gostaria que você tivesse colocado as informações que temos no arg do samuel em alguns pontos (Como o Yuri tendo virado o Tirano: "Toda tirania é destinada a conceber a prole de seu próprio fim" e do Jaser ser filho dele: “O verdadeiro vazio só é capaz de nascer da Eternidade.") mas ficou bem explicado todos os pontos!
1:25 muito simples de resolver ele disse que nem parece que ficou metade da demo preso ali 😂
Omite essa informação kkkkkkkk
FINALLY!!!
Estava esperando alguém fazer um vídeo da história completa e detalhada passo a passo, finalmente saiu!! Muito bom o vídeo, parabéns.
só não fiz passo a passo de todos os enigmas, porque se alguém puder algum dia jogar o game, quero que tenha a chance de ver cada enigma e resolver por si próprio. Menos os enigmas que fazem parte da lore, ai precisei mostrar.
Ótimo vídeo! Hypei.
Pensando na lore de Ordem Paranormal, o que me deixa mais intrigado são duas:
1) Se o Deus do Medo existe, será que sua existência deriva de alguma relíquia da calamidade?
2) se o Deus do Medo é o "jogador" nessa perspectiva de metalinguagem do "jogo quebrando", se vc leva isso para outras mídias, é meio que o Cellbit dizendo que ele - enquanto mestre do jogo - é o "deus do medo" tbm, pq pode manipular a história
As implicações desse jogo para o rpg de Ordem Paranormal são maiores doq se aparentam. Acho que a história vai continuar no RPG mesmo e não nas DLCs
Minha teoria é que o Deus do medo era a mia e os braços eram o próprio perímetro. Tipo, se você parar pra pensar a única coisa que podia impedir o ciclo era algo que jaser nunca havia visto antes, e ele sabia que estava sendo observado. Bom, e se quem estava vigiando era o próprio perímetro? Querendo impedir que o ciclo se quebrasse, mas não podendo impedir a mia até ela trazer o outro final pois é impossível ele impedir. Ao mesmo tempo o próprio jaser fala que Deus tem muitos significados, provavelmente eles diziam Deus pois não sabiam o que poderia assombrar o desasombrado então achavam que era algo mitologico, e por isso a gente nunca cogita que é a Mia pq nós estamos acostumados com Deus sendo uma divindade.
@gta_edither posso estar errado, mas creio que o símbolo do Ritual de Imersão que a Mia faz é o mesmo que tem no Menu Inicial
Oq reforça que a Mia está apenas "usando" as memórias dos personagens que ela acessa com o ritual, assim como a gente só "controla" ela e os demais personagens no jogo
Não acho que a Mia seja o Deus do Medo, mas uma marcada pelo medo justamente pq ela é uma personagem jogável e que aos poucos vai tomando consciência que era "usada" (tal qual o Jaser era e rompe isso no final do jogo ao escolher não nascer e passa a marca dele para a Mia)
Mas acho sua interpretação sobre o perímetro valida tbm
@@mathavila Penso desse jeito!!!!
@@RPGExplorer faça mais vídeos explorando oq vc achou do enigma do medo, lore de Ordem Paranormal após esse jogo e etc
Acho muito bom seus comentários sobre a obra!
@mathavila eu acho que ela é o Deus do medo por conta da profecia, que o Deus do medo assombrara o dessasombrado na catedral. Tipo, apesar do jogador poder ser o Deus do medo a gente só consegue quebrar o outro final com a mia entrando, e especificamente com o jaser olhando pra ela. E tem o negócio de o "Deus do Medo" não ser necessariamente, podendo ser uma metáfora pra mia ou pelo acontecimento.
Tava precisando desse vídeo, muito obrigado.
Espero que goste!
Adorei o video. Por favor faz um video falando de todas as referências de ordem paranormal em enigma do medo. Tipo a agatha falando de mananciais
Quando o Jaser, escolhe não existir ele troca de lugar com a Mia? Por isso a Mia recebe a mecha branca e aparece ela na foto do final do jogo, ou seja, ela se torna a desassombrada e ele o Deus do medo que deve não existir?
2h? "Senta q lá vem história.." kk
Que video foda irmao! parabens
Dale, dale, dale de Hypar o videozão top de linha!
Esse vídeo ta simplesmente fenomenal, mandou muito!
muito bom o vídeo. Mia = deus do medo = ao impossível que ela fez = informações dadas pelos jogadores = quebra de um loop infinito = Jaser livre das correntes do loop, o que deveria ser impossível.
parabéns pelo esforço.
48:29 foi aí também que todo mundo da ordem teve sua visão, e que o Veríssimo fugiu.
Exatoooo! Bem lembrado.
1:01:28 não exatamente. Você tem que lembrar que a Ordem enviou agentes para investigar os Strach antes do Veríssimo, mais de uma vez! Alguns voltaram, alguns ficaram desaparecidos. Os que voltavam, não tinham mais memórias do Perímetro. Foi por isso que a Ordem montou um time para ficar meses ou anos naquele lugar, com o literal lider da organização lara certificar a análise completa do local. Não sei quando o Yuri se foi, mas ele provavelmente não estava vivo quando o Abraão morreu.
Bem provável, quando vamos a história de Jaser, o Yuri parece já ter ido de base.
1:23:36 acho que é importante ressaltar que, para o Calisto, o ritual não funcionava em sua totalidade. No documento ele diz que a função do Ritual de Imersão é para alterar a realidade com as memórias(um mini tutorial para fazer as pessoas tentarem mexer dentro de uma memória, e não achar q é só uma cutscene). Interessante notar que a Mia não reage as memórias tmb, como visto na lápide na ala do Desassombrado em que a Mia pergunta oque aconteceu pro Lupi ficar daquele jeito, como se de fato ela não tivesse visto a morte do pai. Só o Lupi que consegue alterar as memórias. Por quê será? Outro ponto é que o símbolo do ritual perde a marca do Medo quando é aprendido na Transcendência... Pessoas acorrentadas não podem usar de rituais de Medo.
Eu pensei que você ia citar que, ja que o Veríssimo falou que ia apagar o áudio logo q pudesse, mas acabou não fazendo isso, isso pode significar q Sofia entrou em trabalho de parto no dia seguinte rs alias, pelo que me lembre, dá para achar todos os documentos, gravações e/ou ecos que gravam os momentos finais dos agentes na missão.
1:16:06 vc fala jorge ao inves de diogo!! Erro simples mas vc pediu pra informar kkkk
Vendo aq pq meu notebook não roda o jogo e nao quero ficar de fora nos próximos rpgs
vc acabou explicando alguns puzzles kkk mas a gente releva
Como disse, só os que fazem diferença pra história, como os de configuração kkkkk. Posso ter deixado passar outros.
ACERTOS:
Eu acertei que a Andrea morreu no parto, e que iamos controlar o Desassombrado passando por toda a sua vida, acertei que a Mia era um Desassombrado pelo que o nome dela dizia que ela era o presente de deus/pergunta de Deus/ Quem é como Deus?/ acertei que o Jorge e o Diogo Laiks eram os responsáveis pelo Castelo Espiral 🏰 através da tradução do sobrenome deles que significa "TEMPO" bem como a Lethicia que traduzi Vergeten e descobri que significa "Esquecer" e o sobrenome do Oswaldo, Eu descobri que ele ia ser o médico da equipe já que "MAGANI" significa Rémedio, acertei sobre a viagem no tempo que iria voltar como bebê mas esse foi um acerto metade | metade.
Finalmente! Tava esperando um video assim 😁😁😁😁
Agora eu entendi pq de 5 a 10 dias HAUSHAUAHAUUA
ISSO MANO!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Agora falta do vídeo explicando, pq eu entendi só metade hauahsuahaau@@RPGExplorer
@@ianslorentz5568 sim! vai sair kkkkkk
Amém 🙏🏻 kkkkkkk
Oswald e Alan o casal que teve um fim horrível
Mas o paranormal os trouxe de volta
Ficou incrível valeu o esforço! Parabéns😊
Fodaaaaa
Mt bom o vídeo, parabens
Não é possível que eu chorei de novo, serio que jogo meus amigos! QUE JOGO!
Sobre o destino da família Strach depois do outro final(Spoiler)
Eu entendo que desde Eliakim,o primeiro Strach, que tem uma estátua na parte do mausoléu , segue o culto ao medo na família pq ele recebeu informações do Samuel no futuro quando ele transcendia(no final do Samuel quando se joga com ele). Eu pessoalmente acredito que o Jaser cortou isso e impediu o culto ao medo e portanto ele deixou de existir e talvez todos os descendentes de Eliakim até Abraão também, então na minha opinião os Strach não existem na linha do tempo nova pq a Profecia do desassombrado e a revelação de Eliakim nunca existiram.
Na Boss fight do cemitério eu fui no chute kkkkk não sabia dessa mecânica, não prestei atenção
Eu achei que tudo era o cheiro do lupi, e fiquei pensando que o resto tava bugado porque só funcionou em um deles kkkkkk. Só da segunda vez que zerei que percebi isso, sem querer,
@RPGExplorer eu fui em tentativa e erro, acabou que gravei as portas que tinha que passar kkk
Finalmente loreeee!! 🥳
Kkkk vendo a história explocada assim, fico mais confuso com esse paradoxo e o que significa Deus do medo, talvez o cellbit de uma "polida" nisso dps
sim! necessário!
@@RPGExplorerteorisei com uma amiga q em alguns meses celbit deve jogar mostrando tanto curiosidades do desenvolvimento quanto alguns segredos da lore
Maluco
o jogo segue a historia principal, logo caso tenhamos uma temporada de rpg seguindo o de calamidade vai nos amostrar os agentes do enigma do medo?
Cellbit falou que são duas histórias separadas e que não se afetam diretamente, o Único personagem que é importante nas duas é o Veríssimo então se a mia aparecer em calamidade 2 por exemplo vai ser só como easter egg ou pra fazer uma participação bem pequena
A minha interpretação sobre o Deus do Medo é a seguinte:
O deus do medo somos nós, o jogador, durante o jogo vemos diversas vezes a mesma mensagem "o deus do medo está observando". Acredito que essa frase fale de nós, o jogador, que sempre estamos observando tudo. Também os cristais da caverna tem uma propriedade muito única, a propriedade de vermos em terceira pessoa, e quem vê tudo em terceira pessoa durante o jogo inteiro? NÓS, o jogador (tanto que o nome do grande cristal que fica no fundo da caverna é o "olho do deus do medo".
Nós somos o deus do medo e apenas guiamos a Mia para que ela quebre o ciclo, não acredito que ela seja o deus do medo como algumas pessoas teorizam, acredito que apenas nós, o jogador, somos o deus do medo, mia é apenas a peça que guiamos para quebrar o ciclo. Mas depois de eu ter essa teoria eu tive outra pergunta "se o deus do medo somos nós, pq ele tenta matar a mia na última boss fight?" E a minha interpretação é a seguinte:
A criatura enorme das mãos pretas é o deus do medo (em um dos ataques do bicho ele pisca e nos dá dano de sanidade, e vemos que o olho da criatura é verde, igual ao cristal ou o "olho do deus do medo".
Após termos quebrado o ciclo, mia não deveria existir mais (como é explicado no vídeo) após quebrar o ciclo o deus do medo tenta nessa boss fight apagar mia da existência, já que agora que o ciclo esta quebrado ela nunca "nasceu". A boss fight é o deus do medo tentando (e conseguindo no final como vemos) apagar mia. Mas jaser consegue fazer a escolha impossível e escolhe nunca existir para que mia possa existir no lugar dele.
Bem foi mal pelo textão kk mas essa é minha interpretação.
Parabéns meu mano
Muito obrigado 🙌
Correcao: Andre nao é uma Strach!
Pera? De nome eu acho que é. Deve ter pegado o nome do marido, de sangue não ou é parente distante.
é sim ueKKKKKKK
Jantar de qualidade
Jantar Lucios assistindo janta. Opa!
@@RPGExplorerlá ele
Fala sobre os bagulhos descartados dos trailers, porque se eu não me engano no primeiro trailer de Enigma do Medo tem uma parte onde a Mia está se escondendo de um homem
Opa, já fiz, foi um dos últimos vídeos. É trailers antigos VS o jogo
Incrível
2 horas de vídeo. MEU GIRATINA HISTÓRIA LONGA DA PORRA
SIM! foram 19 horas pra zerar, e mais 10 para zerar para o vídeo. Além de mais de 5 de gravações de narração e umas 10 de edição kkkkkk
Absolute cinema!!! aliás o que era a criatura gigante com mãos negras que ataca a mia no limbo, teorias sobre?
Que video incrivel
Espero que gostei! Deu trabalho demais kkkkk
Que vídeo bom meu deus
Cara,eu sou main penny e essa skin está linda!😬😬😬
fazendo minha pipoca 😂
Eu quero kkkkk
Que vídeozasso
Bom vídeo
30:32 Creio que você errou, essa seria a Fernanda, não?
isso! Fernanda, eu toquei o nome das duas diversas vezes nas gravações, e tive que ficar ajeitando na edição, nesse ai deixei passar sem querer.
Eu achei a Catedral realmente um lugar do elemento Conhecimento, só pode para ser tão broxa!!! Não falando mal, porque eu gosto do elemento Conhecimento, só queria ao menos criaturas Conhecimento tipo os existidos, mas é uma fase que o Kian ia gostar.
A catedral não é um lugar de conhecimento! Catedral é um lugar de medo Ja que foi criada pelo abrao.
Quando o final acontece agente percebe o símbolo de conhecimento no chão onde estaria o subsolo e a pessoa que teria a visão seria o calisto por que provavelmente o desejo dele era saber tudo sobre aquele lugar... Até ele perder tudo
Também senti falta das criaturas de conhecimento não vou mentir hehe
@@taldegh4374 e como você explica o tom amarelado presente por toda a Catedral? Amarelo é uma cor completamente ligada ao elemento Conhecimento.
O subsolo não tem criaturas de Conhecimento, o Abraão construiu a Catedral com o Conhecimento baseado no futuro da sua visão, não é tão simples assim já que Cada lugar do Perímetro pode ser ligado a elementos diferentes, mas todos conectados ao Medo.
slay king
Boraaaaa kkkkk
Provavelmente não tem nada a ver com o vídeo eu só queria desabafar isso que é uma teoria muito louca, q eu tô pensando e eu precisava de alguém que entendesse do ordem para desenvolver isso junto comigo
Bom aqui vai:
Eu não vi o vídeo ainda mas uma coisa que eu queria comentar é que o ritual no menu é o ritual de imersão a gente usa o ritual de imersão na marca da mia ou seja os quatro personagens do menu tem a marca do medo e só o jaser e a mia conseguem trazer o outro final porque eles nasceram no perímetro. (Já que o Jaser tem a marca do medo e o único medo dele é o desconhecido provavelmente a marca do medo significa o desconhecido, as marcas no cemitério São similares a marca do medo provavelmente sendo uma variação do medo do desconhecido)
Bom é isso eu queria comentar em seu vídeo por que eu gosto do seu raciocínio desculpa por ser muito grande e provavelmente você não vai ver isso 😅
Vamos lá, então seria algo como! Nós o jogador, estamos usando o RITUAL de IMERSÃO, para "mudar ou ver" a história do Enigma do medo, em especial Jaser e Mia que são a parte central por serem parte do perímetro. PERFEITO! se for mais ou menos isso que entendi, faz sentido.
Minha interpretação quebra de quarta parede, era que a gente via a história deles, porque os pilares dão ao Deus do Medo a visão do lugar, mas ai, não faria sentido completo, porque na parte do Jaser, ainda não existia os pilares.
E o Jaser diz que "O Deus do Medo já está aqui", ou seja, já existia a interferência dele antes dos pilares. E sua ideia do ritual faz sentido para esse momento existir também!
No caso a Mia não afetou o Jaser por nascer no perímetro em si, ela afetou pq ela nasceu no quarto mas o jaser não estava destinado a entrar no quarto então ele não conhecia a mia, quando ele encontrou mia ele percebeu que ela era o Deus do Medo, e aí veio o outro final.
@@RPGExplorerEXATO! Quanso eu percebi que O ritual dimensão da mia quando ela tá selecionando os itens não tem uma marca do medo ou o nome do medo o que significa que você tem que colocar uma marca específica por isso que o ritual funciona nas lápides que possuem variações da marca do medo.
O ritual de imersão seria tipo buscar no Google e a marca no meio seria tipo nome de uma pessoa ou um med de uma ou várias pessoas como os 4 personagens do jogo...
gente espera, eu to meio confuso e honestamente com medo do final. o Jaser escolheu não existir? Se sim, por que isso fez a Mia continuar existindo? Por que ela ta com a mecha branca igual ao Jaser? Eu tenho uma teoria que eu não quero que esteja certa e que me deixa com um honesto medo aqui. Por acaso a escolha do Jaser foi existir como Mia? Ele nasceu como sendo a Mia por acaso? Se sim eu to honestamente triste com o final, porque basicamente significa que a Mia que a gente conheceu deixou de existir como se jamais tivesse existido, e foi meramente substituída por uma outra versão dela que na verdade e o Jaser, e por mais que essa versão seja idêntica a Mia que a gente conheceu com exceção da mecha, não é ela de fato, entendem? é só basicamente uma copia idêntica a original.
não acho que seja isso.
Se o Jaser nunca existiu, o que aconteceu em decorrência de sua existência também não.
-A Mia não nasceu porque o Jaser existi! com ou sem ele, ela existe sim.
-A Sofia, não morreu porque existe o Jaser!
-Porém, os agentes morreram por culpa da existência do Jaser.
-Os Strach, só se tornaram o que se tornaram, por causa do Jaser existir.
Sem o Jaser, a Marca do medo deve ter escolhido outra pessoa, então sendo a Mia. Por isso o cabelo branco.
É minha interpretação, pode estar errada é claro.
@@RPGExplorer entendi, em teoria: sem a existência do Jaser, todos os eventos que aconteceram por causa dele, incluindo a própria profecia de sua existência, deixaram de existir, e tudo que a família Strach fez por gerações em nome dela também deixou de existir.
Mas, outras coisas como o relacionamento do Verissimo com a Sofia, junto da consequente geração da Mia como fruto dessa relação, e a morte da Sofia em seu parto, continuam tendo acontecido, só que fora do perímetro que assim como o Jaser, nunca existiu.
Mas se a Mia é mesmo a nova escolhida da marca do medo, e esse é o motivo da mecha, isso significa que agora ela é o desassombrado? se sim, oque isso representa? ja que diferente do Jaser, ela não esta presa em um looping, e nem tem a mesma visão sem escolhas próprias que o Jaser tinha. E como a Mia lembra do nome do Jaser? ela se lembra do que nunca aconteceu? da mesma forma que o Lupi também lembrava dela quando ela foi "apagada"?
@@comunicacaosocialmultimidi1068
O conceito do Desassombrado não existe, porque sem o LOOP, a Mia não tem mais a MISSÃO como o Jaser tinha. Mesmo que a Marca a siga, isso não significa mais nada.
A Mia parece lembra de tudo mesmo! Acho que ela não esqueceu do Final Ruim.
Porque ela é o impossível!
@@RPGExplorer é faz sentido, e eu como eu gostei bem mais dessa teoria, porque como eu disse, a minha me deixava triste, eu vou ficar com ela.
Mas de uma coisa eu tenho certeza, a gente é o deus do medo! não sei muito bem o que é aquela coisa que a gente enfrenta no final, mas o deus do medo é que não é. Tanto que ela não só tenta atacar a mia, mas também atrapalhar a gente cobrindo a nossa visão, e como a gente combate isso? exatamente usando a lanterna que tem o cristal que serve como olho do deus do medo, coincidência? acho que não!!
ps: sei que o deus do medo é pra ser deixado como uma incógnita propositalmente, porque oque é um deus depende do ponto de vista e etc... mas nada tira essa teoria da minha cabeça!
@@RPGExplorer ah, essa é só por curiosidade mesmo mas, o Samuel e principalmente a Mia que aparentemente ainda lembra de tudo, continuam sendo transcendidos? e que eu não sei se tem como apagar esse tipo de coisa
Alguém sabe me dizer o proque o Jaser não sabia da existência da Mia? Porque existe um documento no jogo ontem existe uma silhueta masculina preta e uma silhueta feminina branca se encarando (o que faz alusao ao final do jogo onde o jaser e a mia conversam). Se o Jaser sabia de tudo, ele também não deveria saber que uma mulher aparecia eventualmente?
eu tenho uma duvida, se tudo foi desfeito do perímetro…pq a Sofia continua morta?
Porque a Sofia morreu antes da Visão, logo não existia Outro Final para ela. A Mia existe, então a Sofia ainda precisa ter dado a luz a ela.
É coisa de paradoxo, é o mesmo para "porque a Mia não sumiu?" ou "porque o V ainda lembra o nome Jaser?". Porque aquilo existiu! só não existe mas, aconteceu! só que agora não aconteceu mais.
@ entendiii entendii, achei q era alguma explicação talvez até mais simples de tipo, a Sofia tinha sido a unica a ter uma morte “natural”, ao parir a Mia kkkkkk Mas entendi! Faz super sentido, valeu!!!!!
Paaara para para para... Yuri pai do Jaser?? Onde, quando, como!? PRECISO DE RESPOSTAS!
São só indicações como falei, quando diz “O verdadeiro vazio só é capaz de nascer da Eternidade.”
@RPGExplorer tendiii
Mas como o veríssimo saiu do perímetro ? O jogo chegar a falar como ?
Sim quando a sofia (mãe da mia) morreu no parto veríssimo saiu do perímetro
Na pernada
@@Tiago-te5vt Ué, mas geral querendo sair do perímetro e o veríssimo só saiu andando de lá assim ?
É porque eles perderiam a memória, e também porque são agentes com objetivo de terminar isso.
O V foge.
Calisto não queria fugir porque sabia que isso não iria impedir o final ruim.
O Beto ia fugir com a Letícia, mas foi morto na hora.
Theo ia buscar os tios e fugir, mas morreu antes.
E o resto a mesma coisa, ou queriam fugir mais não deu tempo, ou queria tentar evitar o final ruim cumprindo seu objetivo.
E tem uns agentes que fugiram, mas voltaram porque perderam a memória e não lembravam que a missão já tinha começado.
Calisto nao morreu?
no outro final ele ta vivo
Eu nn entendi como a amy morreu
Eu acho que ela morreu tentando desvendar o enigma da Caixa ela só morreu de velhice mesmo
Possível de depressão, não comeu e nem bebeu água na frente da caixa até morrer.
@@taldegh4374mas a Amy não deixou o rádio dentro da caixa pro Theo? Se não me engano tem um papel onde ela fala que tá lá pro Rossi não quebrar, como ele pede na nota da barraca, e se ele quiser resolver o enigma a solução tá num canto no mausoléu. Pra isso, ela teria que ter aberto ela em algum momento. 😅