Rapaz, tô vendo novamente. Tenho uma CR10 desde 2019, estou trabalhando com bico 06 e ABS. E a partir desta análise fez TODO O SENTIDO a razão pela qual tem sido tão crítico melhorar a aderência entre camadas neste processo. Eu queria trabalhar com camada 0,3 e não ficava boa a aderência, então mudei pra 0,28 e ficou digamos aceitável. Estou vendo aqui com velocidade 50mm/s tenho um FLOW de 10.8!!! Com hotend standard da CR10 a 245ºC pra ABS kkkkk Fez todo o sentido agora. Eu até posso aumentar essa velocidade mas pra isso terei que investir num hotend capaz de ir além. Inclusive, pra melhorar a qualidade do meu produto terei é que reconfigurar pra reduzir esse FLOW de 10.8.... Pois devido a fraca aderência eu reforcei muito a espessura da parede da peça, que aumentou cerca de 100 gramas. Agora vou fazer estes testes, e talvez só de baixar a velocidade eu possa reduzir também esta espessura por conseguir uma aderência perfeita entre camadas. Já fiz também a compra do tubo Capricorn. Cara obrigado! (Foi mal pelo textão kkkk mas minha história pode ser mais um toquezinho na ficha de alguém que veja seu vídeo rsrs)
Eu estava tendo muitas dificuldades com o meu filamento novo da 3D prime HT branco, pesquisei muito sobre capacidade volumétrica, pois o padrão vem 18mm³/S, mas minhas impressões estavam ficando muito feias por conta do fluxo, depois da sua explicação cheguei ao máximo de 30mm³/sS na minha ender 3 V3 ke a 240⁰C, nunca mais tive problemas com fluxo e nem temperatura agradeço demais a sua ótima explicação e foi muito difícil encontrar seu vídeo tá de parabéns!!!
LELO ME AJUDA to com um problema ate hoje sem solução ja estive em foruns e grupos onde relatei esse problema e ate hoje ninguem jamais conseguiu ajudar a resolver a minha é uma ender 3v2 sempre imprimi de boa mas certo dia estava imprimindo um stl qualquer ao longo da impressão notei muita subextrusão e a extrusora fazendo aquele TEC TEC logo pensei que pudesse ser bico entupido, baixa temperatura, mesa desnivelada e/ou extrusora com problema passou-se o tempo e fiz a troca por uma extrusora daquelas vermelhas de metal sabe? ao fazer a instalação aproveitei e troquei todo o conjunto de hotend foi só alegria, a impressora imprimia perfeitamente ate umas 4 impressões ate eu perceber que voltou o mesmo problema do TEC TEC na extrusora e a sub extrusão analisei os mesmo locais onde poderiam ser os problemas em bico entupido, baixa temperatura, mesa desnivelada mas não encontrei NADA percebi algo curioso o filamento estava muito amassado e mastigado pela extrusora por consequencia ele ficava preso dentro do tubo PTFE onde não conseguia ser empurrado nem puxado por estar esmagado ele simplesmente ficava extremamente preso dentro do PTFE Ainda sem entender o motivo disso, eu acabei chegando a uma conclusão por acaso oque estava ocasionando isso era simplesmente a RETRAÇÃO notei que em peças onde haviam muita retração ele acabava ocasionando esse problema talvez pelo empurra e puxa do filamento ele acabava mordendo o filamento ao desativar a retração jamais tive problemas com isso mas por outro lado sofro com strings extremos por estar com a retração desativada ja busquei ajuda aos 4 cantos do mundo e não consigo uma resposta de ninguem... OBS: HOTEND NOVO EXTRUSORA NOVA ALL METAL TUBO PTFE NOVO NIVELAMENTO DA MESA CORRETO FILAMENTO DE OTIMA QUALIDADE DA 3DFILA
Caramba Lelo, achei vc !! Eu acompanhava e interagia com vc no seu canal de drone. Aí de repente vc sumiu. Cheguei a perguntar sobre vc no canal do seu parceiro de importação onde vc fazia os vídeos, mas ninguém respondeu. Vc mudou de ramo radicalmente, rsrs.... bacana. Vou me inscrever no seu canal. Um abraço.
Uma coisa também que seria interessante mencionar é que mexer no fluxo, automaticamente mexe nas dimensões das peças, então se você vai fazer alguma peça mecânica ou algo que tenha rosca, provavelmente você terá que mexer em outros parâmetros, bem como expansão horizontal e expansão do furo. Fiz um teste aqui no meu caso com o cubo de calibração, 20x20x10 3 paredes com espessura de 0.75. O cubo por fora ficou com 21mm e a costura ficou bem mais aparente. Temos os ônus e o bônus. Eu gosto de utilizar paredes mais grossas quando é peça maciça.
Mais uma ótima aula, parabéns. Eu costumo imprimir os vasos com 0,6mm de parede, altura de camada de 0,32mm, temperatura de extrusão de 215 graus e 60mm/s na anycubic I3 Mega S, uso o PLA Silk da voolt. Diz a patroa que ficaram ótimos assim 🤣🤣🤣🤣
Muito legal o video! Não conhecia seu canal e estou entando no mundo das impressoras 3D, ou seja, seu canal caiu como uma luva! Lelo, uma dica, caso vc não seja eng, da uma lida sobre mecânicas do fluídos e fenômenos de transporte. Pois a aula que vc deu e basicamente o que estas disciplinas ensinam. A relação entre escoamento, transferência de calor e mudança de fase de uma material. Então e possivel ( se é que alguem já nao tenha feito) calcular, para cada material, a relação entre a temperatura do hot end, velocidade de extrusão e a velocidade de impressão. No mais ótimo video!
po, cai aqui de gaiato, top demais o video, tenho uma recem ender 3 igualzinha essa da mesa!!! to começando a me entender com ela!!!! depois de passar uns meses parado pelo desanimo de ter perdido muito tempo e filamento!! Se possivel me responde uma coisa: no teste de fluxo que voce fez no final, nao percebi qual o problema no ultimo que deu 'erro' entao voce usa o numero anterior!! como ver isso?
Oi Lelo. Montei a um bom tempo já o projeto da impressora grande do Rodrigo Conrado. É baseada em core X, Y e extrusora Bowden, uma mesa gigante de 420x420mm. Ela usa Arduino e obviamente esta com Marlin. De início achei muito legal, mas agora quero subir o nível. Consigo imprimir a meros 25mm/s, isso é bem lento para atualidade. Ela esta com um hotend V6 padrão, ching ling mesmo e uma extrusora da Ender 3, aquela vermelhinho de alumínio. Qual a sugestão para um upgrade? Talvez um hotend Phaethus com uma extrusora melhor.... Será que tem forma de aumentar a velocidade dessa máquina? Pessoal, aceito sugestões. ;-)
caramba agora entendi porque descolava da mesa usando 0,40mm de altura bico 0.8 e 70mm/s parede de 1.2mm o vaso ate sai mas fica fica fragil agora entendi que tem que ajustar a temperadura de extrusao
Obrigado cara, a explicação ja ajudou demais. Enquanto assistia eu fiquei pensando, Nas impressoras com tubo ptfe, se tivesse uma resistencia pré aquecendo o filamento não totalmente digamos a 50% da temperatura do bico, ao longo do caminho da extrusora até o hot end não ajudaria o hot end a aquecer até a temperatura final de impressão? ideia de maluco tá nao sei se isso existe ou faria sentido? e como é o nome do hotend que voce mostrou? tem ele para a ender?
A idéia é boa mas não tem como.... a temperatura de transição vítrea (material deixa de ser sólido) do PLA é em torno de 60graus sendo que alguns até menos do que isso entao o pré aquecimento teria que ser até uns 40graus o que não mudaria nada entendeu? Um grande abraço, Lello
Fala meu querido, blz? vc tem ai o ABS azul caneta da 3dfila? tem como fazer um teste com ele? uso ele a anos e ultimamente tenho encontrado dificuldades para obter o mesmo resultado q antes... brigadão...
Lelo to com uma duvida!! tenho uma ender 3 s1 bem nivelada mas tem uma parte na impressao de um objeto articulado com um angulo de 60 graus mais ou menos que levanta as pontas do filamento e o bico da impressora acaba arrancando essa parte da mesa! mas antes isso nao acontecia! ja troquei de filamento ja nivelei a mesa novamente, o fluxo ta bom! a sobreposição do filamento testei em 20% e 50% e acontece mesma coisa! alguma dica? filamento pla otima qualidade! nao tem umidade obrigado!!!
Tenta 2 coisas: - Vira essa parte da impressao para a frente da impressora onde ta o fan de resfriamento das pecas para melhorar o overhang. - Ativa o Z-Hop no cura e coloca pra fazer ele quando tiver retração e programa para no minimo 0,5mm
Lelo, primeiramente parabéns pelo conteúdo. Camarada, preciso de um help aqui, tenho uma Ender S1 Pro, pouco mais de 2 meses, tudo estava perfeito, até que sem motivo aparente estou tendo problema de sub extrusão (linha fraca) e pior, ele acontece sempre na mesma camada, tanto no cura quanto no prusa, já troquei filamento, aumentei temperatura, troquei bico e quando chega em uma determinada camada, começa o tec, tec, tec de perda de passo. Reforçando, acontece sempre nas mesmas camadas da peça (cada peça em lugares diferentes) você já viu isso?
Direct drive e all metal precisa ser retracao bem pequena, normalmente abaixo de 2mm... quanto voce ta usando?!? Quando comeca a ter muita retracao se estiver usando um valor alto pode acontecer de entupir tudo la dentro!!! Eu desmontaria o hotend todo e daria uma olhadinha!!! Nao deve ser nada muito complicado nao!!!
Obrigado por mais uma aula mestre!!! Você conhece o hotend Spider da Creality (não o Sprite) que promete até 500° ? Pra chegar nos 350° precisaria de um cartucho de aquecimento de quantos watts aproximadamente? E uma combinação desses 350° com uma extrusora Titan chegaria a quantos mm³/s ? Tem algum valor teórico pra isso? Obrigado!!!
Essas promessas são que o material do hotend não derrete a 500C. Tenho um cartucho de 50W e chego a 300C sem problemss. O problema é que por volta dos 290-300C começa a degradar a capa de silicone do seu hotend. Além disso o termopar tem uma faixa que ele opera direito. Vai ter que escolher um que tenha precisão na faixa que você quer imprimir e mexer no firmware. Se usar o padrão vai queimar. A limitação real hoje mesmo é refrigeração pois você consegue fazer passar até uns 60mm3 pelo bico mas não consegue fazer a impressão ficar boa pois vai derreter a camada debaixo de tão quente.
Eu tenho um rolo de Tritan aqui e não tem nada de especial além que você precise de um hotend que aguente chegar por volta dos 260 a 280C ou seja ele tem que ser all metal. E você vai ter que repogramar a impressora e talvez fazer um regulagem de PID pois por padrão elas não deixam chegar nessa temperatura
@@romariosilvagamer9886 amigo o número do fluxo exato eu n vou ter aq e vai ser diferente de impressora pra impressora mas tenho conseguido imprimir a 100mms com ela, bem melhor q antes q eu imprimia a 40-50 q era padrão do fatiador
Bom dia, alguém sabe me dizer pq minhas impressões 3d estão ficando com as paredes descoladas uma das outras, já fiz varias configs e vi vários vídeos e naum consegui deixar elas unidas e solidas.
@@luisfernandosantos8331 uso PLA, temperatura 205/45, velocidade de 60 e velocidade da parede 30, altura da camada 0.16 e espessura de parede 1.6 com 4 paredes
O preço mudou fazem 2 semanas... Era pra ter mudado no meio do ano e seguramos. Provavelmente entre dezembro e janeiro mude novamente quando entrar o curso de Resina.
Rapaz, tô vendo novamente. Tenho uma CR10 desde 2019, estou trabalhando com bico 06 e ABS. E a partir desta análise fez TODO O SENTIDO a razão pela qual tem sido tão crítico melhorar a aderência entre camadas neste processo. Eu queria trabalhar com camada 0,3 e não ficava boa a aderência, então mudei pra 0,28 e ficou digamos aceitável. Estou vendo aqui com velocidade 50mm/s tenho um FLOW de 10.8!!! Com hotend standard da CR10 a 245ºC pra ABS kkkkk Fez todo o sentido agora. Eu até posso aumentar essa velocidade mas pra isso terei que investir num hotend capaz de ir além. Inclusive, pra melhorar a qualidade do meu produto terei é que reconfigurar pra reduzir esse FLOW de 10.8.... Pois devido a fraca aderência eu reforcei muito a espessura da parede da peça, que aumentou cerca de 100 gramas. Agora vou fazer estes testes, e talvez só de baixar a velocidade eu possa reduzir também esta espessura por conseguir uma aderência perfeita entre camadas. Já fiz também a compra do tubo Capricorn. Cara obrigado! (Foi mal pelo textão kkkk mas minha história pode ser mais um toquezinho na ficha de alguém que veja seu vídeo rsrs)
Eu estava tendo muitas dificuldades com o meu filamento novo da 3D prime HT branco, pesquisei muito sobre capacidade volumétrica, pois o padrão vem 18mm³/S, mas minhas impressões estavam ficando muito feias por conta do fluxo, depois da sua explicação cheguei ao máximo de 30mm³/sS na minha ender 3 V3 ke a 240⁰C, nunca mais tive problemas com fluxo e nem temperatura agradeço demais a sua ótima explicação e foi muito difícil encontrar seu vídeo tá de parabéns!!!
Estou com o mesmo problem no mesmo filamento sendo preto
Antes mesmo de comprar minha impressora , que ainda não chegou eu já assistia teus videos, quero um dia fazer um dos cursos teu, abraço
Excelente material. Aprendi muito. Não encontrei a descrição do modelo do Hotend recomendado no vídeo.
LELO vc e de BH . só te fan . si vc for de BH sou aqui de minas turmalina mg . adoraria faz vídeo com vc . e mostra alguns projetos meus
Sou de São Paulo
LELO ME AJUDA to com um problema ate hoje sem solução
ja estive em foruns e grupos onde relatei esse problema e ate hoje ninguem jamais conseguiu ajudar a resolver
a minha é uma ender 3v2
sempre imprimi de boa mas certo dia estava imprimindo um stl qualquer ao longo da impressão notei muita subextrusão e a extrusora fazendo aquele TEC TEC
logo pensei que pudesse ser bico entupido, baixa temperatura, mesa desnivelada e/ou extrusora com problema
passou-se o tempo e fiz a troca por uma extrusora daquelas vermelhas de metal sabe?
ao fazer a instalação aproveitei e troquei todo o conjunto de hotend
foi só alegria, a impressora imprimia perfeitamente ate umas 4 impressões ate eu perceber que voltou o mesmo problema do TEC TEC na extrusora e a sub extrusão
analisei os mesmo locais onde poderiam ser os problemas em bico entupido, baixa temperatura, mesa desnivelada mas não encontrei NADA
percebi algo curioso
o filamento estava muito amassado e mastigado pela extrusora por consequencia ele ficava preso dentro do tubo PTFE onde não conseguia ser empurrado nem puxado
por estar esmagado ele simplesmente ficava extremamente preso dentro do PTFE
Ainda sem entender o motivo disso, eu acabei chegando a uma conclusão por acaso
oque estava ocasionando isso era simplesmente a RETRAÇÃO
notei que em peças onde haviam muita retração ele acabava ocasionando esse problema
talvez pelo empurra e puxa do filamento ele acabava mordendo o filamento
ao desativar a retração jamais tive problemas com isso mas por outro lado sofro com strings extremos por estar com a retração desativada
ja busquei ajuda aos 4 cantos do mundo e não consigo uma resposta de ninguem...
OBS: HOTEND NOVO
EXTRUSORA NOVA ALL METAL
TUBO PTFE NOVO
NIVELAMENTO DA MESA CORRETO
FILAMENTO DE OTIMA QUALIDADE DA 3DFILA
Caramba Lelo, achei vc !! Eu acompanhava e interagia com vc no seu canal de drone. Aí de repente vc sumiu. Cheguei a perguntar sobre vc no canal do seu parceiro de importação onde vc fazia os vídeos, mas ninguém respondeu. Vc mudou de ramo radicalmente, rsrs.... bacana. Vou me inscrever no seu canal. Um abraço.
Agora eu entendi pq a extrusora perde passo qdo eu coloco camada 0.3 na minha impressora. Salvou minha vida. Agora vou ficar de olho nesses parâmetros.
Sensacional. Melhor vídeo sobre fluxo que já vi.
Parabéns Lelo, explica bem a lógica de funcionamento.
Top aula 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👊🏽
Muito obrigado pelo video, Comando... to apanhando aq na minha CR200B... abs
Grande Lelo, só no chima !!
Parabéns Lelo!!! Excelente aula!
Excelente conteúdo como sempre muito obrigado pelo.
Parabens pelo trabalho !!!
Valeu mesmo pelos comentários....
Um baita de um abraço,
Lello
Olá, testa o SUPERVOLCANO! O lance é bruto. Mais do que o dobro de comprimento de um aquecedor do volcano. Vale a pena cada centavo! Abs
Que aula heim! Parabéns. Muito top.
Uma coisa também que seria interessante mencionar é que mexer no fluxo, automaticamente mexe nas dimensões das peças, então se você vai fazer alguma peça mecânica ou algo que tenha rosca, provavelmente você terá que mexer em outros parâmetros, bem como expansão horizontal e expansão do furo.
Fiz um teste aqui no meu caso com o cubo de calibração, 20x20x10 3 paredes com espessura de 0.75.
O cubo por fora ficou com 21mm e a costura ficou bem mais aparente. Temos os ônus e o bônus. Eu gosto de utilizar paredes mais grossas quando é peça maciça.
Mais uma ótima aula, parabéns.
Eu costumo imprimir os vasos com 0,6mm de parede, altura de camada de 0,32mm, temperatura de extrusão de 215 graus e 60mm/s na anycubic I3 Mega S, uso o PLA Silk da voolt. Diz a patroa que ficaram ótimos assim 🤣🤣🤣🤣
Show!
Muito legal o video! Não conhecia seu canal e estou entando no mundo das impressoras 3D, ou seja, seu canal caiu como uma luva! Lelo, uma dica, caso vc não seja eng, da uma lida sobre mecânicas do fluídos e fenômenos de transporte. Pois a aula que vc deu e basicamente o que estas disciplinas ensinam. A relação entre escoamento, transferência de calor e mudança de fase de uma material. Então e possivel ( se é que alguem já nao tenha feito) calcular, para cada material, a relação entre a temperatura do hot end, velocidade de extrusão e a velocidade de impressão. No mais ótimo video!
Bom dia, parabéns pelo conteúdo, excelente explicação, principalmente a parte dos testes.
po, cai aqui de gaiato, top demais o video, tenho uma recem ender 3 igualzinha essa da mesa!!! to começando a me entender com ela!!!! depois de passar uns meses parado pelo desanimo de ter perdido muito tempo e filamento!!
Se possivel me responde uma coisa: no teste de fluxo que voce fez no final, nao percebi qual o problema no ultimo que deu 'erro' entao voce usa o numero anterior!! como ver isso?
Muito bom!
Oi Lelo. Montei a um bom tempo já o projeto da impressora grande do Rodrigo Conrado. É baseada em core X, Y e extrusora Bowden, uma mesa gigante de 420x420mm. Ela usa Arduino e obviamente esta com Marlin. De início achei muito legal, mas agora quero subir o nível. Consigo imprimir a meros 25mm/s, isso é bem lento para atualidade. Ela esta com um hotend V6 padrão, ching ling mesmo e uma extrusora da Ender 3, aquela vermelhinho de alumínio. Qual a sugestão para um upgrade? Talvez um hotend Phaethus com uma extrusora melhor.... Será que tem forma de aumentar a velocidade dessa máquina? Pessoal, aceito sugestões. ;-)
Boa Noite Lelo tudo bem? Você ja usou o filamento PS alguma vez? Eu vi uma empresa vendendo a preço de banana e não sei se deve ser bom
Bom dia, Parabéns pelo vídeo mais uma vez, tem alguma indicação de quem dê manutenção em impressora??
Obrigado!
Ainda é um equipamento que a manutenção faz parte do Hobby!!! Muito dificil conseguir pessoas que façam manutenção pra voce!!!
@@brmakers tô com uma lk1, q tá tenso....
caramba agora entendi porque descolava da mesa usando 0,40mm de altura bico 0.8 e 70mm/s parede de 1.2mm o vaso ate sai mas fica fica fragil agora entendi que tem que ajustar a temperadura de extrusao
Obrigado cara, a explicação ja ajudou demais. Enquanto assistia eu fiquei pensando, Nas impressoras com tubo ptfe, se tivesse uma resistencia pré aquecendo o filamento não totalmente digamos a 50% da temperatura do bico, ao longo do caminho da extrusora até o hot end não ajudaria o hot end a aquecer até a temperatura final de impressão? ideia de maluco tá nao sei se isso existe ou faria sentido? e como é o nome do hotend que voce mostrou? tem ele para a ender?
A idéia é boa mas não tem como.... a temperatura de transição vítrea (material deixa de ser sólido) do PLA é em torno de 60graus sendo que alguns até menos do que isso entao o pré aquecimento teria que ser até uns 40graus o que não mudaria nada entendeu?
Um grande abraço,
Lello
@@brmakers entendi o filamento ficaria mole demais para continuar passando pelo ptfe. Ta show Brigadao cara.
Bom dia, qual é modelo deste hotend que você mostra no vídeo?
Original da S1 pro... Chama sprite mas pra comprar separado acho que é meio carinho!!!
Muito esclarecedor, obrigado. Linktree com problema, pode verificar?
Valeu por avisar.... Arrumei!!!
Um grande abraço,
Lello
Lelo, me ajuda aí, estou imprimindo com uma s1 pro e depois de algumas camadas, o bico de impressão fica raspando, e batendo no preenchimento da peça
Tenta usar Z-Hop
E para imprimir vasos que não estão sólidos? nesse caso teria que imprimir como uma peça comum sem ser no modo vaso né?
Tem algum teste de mm3 por segundos da neptune 4
Esse dai você pode fazer pra ela... Ou se tiver o Orca Slicer tem teste de flow bem legal também
Fala meu querido, blz? vc tem ai o ABS azul caneta da 3dfila? tem como fazer um teste com ele? uso ele a anos e ultimamente tenho encontrado dificuldades para obter o mesmo resultado q antes... brigadão...
Poutz não tenho... só tenho um azul bem clarinho aqui!!!
E steps tem haver com flow ou é outra medida diferente?
É a regulagem dele... Para ver se o motor está mandando mesmo a quantidade (em mm lineares) de filamento que deveria.
Show
Quantos milimetros um stepper motor da creality 42 40 deve ter para caber na dual gear extruder? se souber me manda o link (pfv)
te respondi no outro video... mas todos os links estao na descricao do video... inclusive esse
Nao ta tendo como comprar as impressoras na china, o frete ta muito alto. Inviabiliza a compra totalmente
opa Lelo boa noite, pq seu cura mostra imagens e mais detalhes quando vc passa o mouse nas configurações? o meu só mostra texto (5.2)
Tem um plugin que faz isso.
Lelo to com uma duvida!! tenho uma ender 3 s1 bem nivelada mas tem uma parte na impressao de um objeto articulado com um angulo de 60 graus mais ou menos que levanta as pontas do filamento e o bico da impressora acaba arrancando essa parte da mesa! mas antes isso nao acontecia! ja troquei de filamento ja nivelei a mesa novamente, o fluxo ta bom! a sobreposição do filamento testei em 20% e 50% e acontece mesma coisa! alguma dica? filamento pla otima qualidade! nao tem umidade obrigado!!!
Tenta 2 coisas:
- Vira essa parte da impressao para a frente da impressora onde ta o fan de resfriamento das pecas para melhorar o overhang.
- Ativa o Z-Hop no cura e coloca pra fazer ele quando tiver retração e programa para no minimo 0,5mm
@@brmakers obrigado vou testa hj mesmo depois te mando um feed !!!
No meu Cura não aparece essa opção de visualizar o fluxo no esquema de cores, só aparece tipo de linha, alguém sabe como habilitar?
No começo tava meio perdido, no final parecia que tava no começo kkkk mas tá valendo
hahahahahahahahaha tudo padrao de sempre entao!!! rsrsrs
Boa noite Br Makers, teria algum link da 3dfila ? ou algum cupom de desconto ?
Poutz não tenho, quem costuma ter é o Wilson3dprint
@@brmakers vlw mano queria algum link de indicação sua pow, aprendi muito com você . Rsrs
Lelo, primeiramente parabéns pelo conteúdo. Camarada, preciso de um help aqui, tenho uma Ender S1 Pro, pouco mais de 2 meses, tudo estava perfeito, até que sem motivo aparente estou tendo problema de sub extrusão (linha fraca) e pior, ele acontece sempre na mesma camada, tanto no cura quanto no prusa, já troquei filamento, aumentei temperatura, troquei bico e quando chega em uma determinada camada, começa o tec, tec, tec de perda de passo. Reforçando, acontece sempre nas mesmas camadas da peça (cada peça em lugares diferentes) você já viu isso?
Direct drive e all metal precisa ser retracao bem pequena, normalmente abaixo de 2mm... quanto voce ta usando?!? Quando comeca a ter muita retracao se estiver usando um valor alto pode acontecer de entupir tudo la dentro!!! Eu desmontaria o hotend todo e daria uma olhadinha!!! Nao deve ser nada muito complicado nao!!!
Aconteceu o mesmo comigo, era meu eixo Z que ficou solto e eu nao sabia, so descobri quando puxei o eixo e ele veio na minha mao.
Obrigado por mais uma aula mestre!!!
Você conhece o hotend Spider da Creality (não o Sprite) que promete até 500° ? Pra chegar nos 350° precisaria de um cartucho de aquecimento de quantos watts aproximadamente? E uma combinação desses 350° com uma extrusora Titan chegaria a quantos mm³/s ?
Tem algum valor teórico pra isso?
Obrigado!!!
Essas promessas são que o material do hotend não derrete a 500C. Tenho um cartucho de 50W e chego a 300C sem problemss. O problema é que por volta dos 290-300C começa a degradar a capa de silicone do seu hotend. Além disso o termopar tem uma faixa que ele opera direito. Vai ter que escolher um que tenha precisão na faixa que você quer imprimir e mexer no firmware. Se usar o padrão vai queimar. A limitação real hoje mesmo é refrigeração pois você consegue fazer passar até uns 60mm3 pelo bico mas não consegue fazer a impressão ficar boa pois vai derreter a camada debaixo de tão quente.
@@felipenavas obrigado pelo conhecimento. Mas esse hotend Spider serviria para Tritan?
Eu tenho um rolo de Tritan aqui e não tem nada de especial além que você precise de um hotend que aguente chegar por volta dos 260 a 280C ou seja ele tem que ser all metal. E você vai ter que repogramar a impressora e talvez fazer um regulagem de PID pois por padrão elas não deixam chegar nessa temperatura
Vi aqui e esse hotend parece ser OK, parece ser a versão da creality do Dragon
O hotend da moda hoje é o Rapido
Quao sera o fluxo da enderzinha 3 ? Vou testar amanha hahaha
conseguiu testar qual o limite ? kkkk é que eu vou pegar uma usada
@@romariosilvagamer9886 amigo o número do fluxo exato eu n vou ter aq e vai ser diferente de impressora pra impressora mas tenho conseguido imprimir a 100mms com ela, bem melhor q antes q eu imprimia a 40-50 q era padrão do fatiador
Bom dia, alguém sabe me dizer pq minhas impressões 3d estão ficando com as paredes descoladas uma das outras, já fiz varias configs e vi vários vídeos e naum consegui deixar elas unidas e solidas.
Temperatura, velocidade, usando abs sem os devidos cuidados … tente explicar melhor o que acontece
@@luisfernandosantos8331 uso PLA, temperatura 205/45, velocidade de 60 e velocidade da parede 30, altura da camada 0.16 e espessura de parede 1.6 com 4 paredes
Booooa…
Como compro o curso por R$497 ? pelo link fica R$ 697,00...
O preço mudou fazem 2 semanas... Era pra ter mudado no meio do ano e seguramos. Provavelmente entre dezembro e janeiro mude novamente quando entrar o curso de Resina.
maaaaaaaano do céu, impressão de 30 min em 8, tedoide
Show