A um tempo atras meu filho pegou 3 cascudos com anzol em uma lagoa aqui perto de casa e ficou num balde com agua de um dia p o outro ... no segundo dia apareceu alguns filhotes, derrepente vimos que um estava parindo os filhotes ...os filhotes nasciam e nadavam com uma velocidade incrível.
top, comprei dois cascudos sem saber muita coisa sobre eles. Esse vídeo ajudou muito, pq vi q estou totalmente errado, não tenho toca, não sabia se ele era carnívoros, onívoro e nem se o espaço era suficiente para eles. Valeu
Que aula maravilhosa! Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento com a gente! Já vou pensar nos esconderijos que posso criar/trazer pro meu aquário!!
A série de vídeos sobre cascudos é maravilhosa! Aprendendo bastante e confirmando algumas observações que tenho feito com "meus" cascudinhos no laboratório de peixes aqui da UFMT Sinop, o LIT. Valeu professor 👏👏
Muito obrigado, Andressa! Saudade do LIT e da UFMT! Espero poder voltar em breve pra SINOP e a gente pode fazer alguns vídeos subaquáticos aí na região. Topa?
Leandro, não sei se é o video ideal pro comentário, mas gostaria de saber como vocês fazem o controle de doenças e parasitas nos peixes, estou tentando montar uma criação de algumas espécies, ajustei, tudo, só que algumas doenças levam meus peixes a óbito, vocês fazer algum método ou tratamento preventivo rotineiro? Usam alguma medicação ou substância nos aquários?
Já tinha assistido a aula, mas ficou bem organizado tanto quanto as estampas na descrição, quanto a organização na barra do vídeo, muito bom para rever as aulas em consultas futuras 😎👍
Impressionante que esses Cascudos Pão parecem bem dóceis... tenho 1 no aquário e é raríssimo ver ele fora da toca. e mesmo quando ele sai, se ele percebe qualquer movimentação minha ele corre pra trás da pedra. 16:00 WOW...que foto!
Obrigado pelo comentário, Lucas! Gostou da foto do Pterygoplichthys xinguensis? ;) Estou prestes a publicar um livro com fotos subaquáticas de peixes do Xingu e essa é uma delas. Acho que vai ser um livro bem legal. Quando for publicado farei alguns vídeos sobre ele, hehehe.
Sobre os Hypancistrus pão saírem mais ou menos durante o dia, varia muito de como eles estão aclimatados, o tipo de ornamentação, a fauna acompanhante, etc. No aquário que mostrei existem uns 30 indivíduos da mesma espécie mais ou menos do mesmo tamanho e eles acostumaram a sair rápido dos abrigos quando damos alimento (pois rola uma competição entre eles pra ver quem come primeiro). Acho que isso influencia a desinibição dos que eu mostrei. Como é no seu caso?
@@LeandroSousa_IctioXingu no meu caso ele vive em um aquário de 300L com mais de 30 Tetras, 12 Corydoras, 6 Otocinclus, 5 Cruzeiros do Sul e alguns outros peixes, não sei se algum desses peixes assusta ele... mas nem de noite ele sai, é muito raro eu pegar ele comendo. o aquário tem algumas pedras e troncos em um dos cantos.... ele fica la o tempo todo, tem uma pedra específica que é o "ninho" dele. Tem um vídeo que subi a um tempo atrás que mostra bem o aquário.... mas hoje ele ja está com muito mais plantas.
Muito obrigado. Excelente como sempre. No meu caso os meus cascudos fazem reprodução em tocas abertas e até da parte debaixo de em tronco. Nunca tinha visto
Valeu, Zé! Que honra ter você por aqui! Esse canal é minha singela contribuição pra divulgação científica no Brasil. Que bom que o pessoal está gostando!
Caramba, pela qualidade de informação, é like e subscribe sem pensar, obrigado. Comprei um cascudo pão, porem ele fica em uma toca bem diferente das citadas, nunca o vejo , estava pensando em remover, mas acredito que mudar o tipo de toca seria o melhor.
Eu também gostei muito. Acho que a aula sobre nutrição dos cascudos vai me auxiliar bastante! Obrigada Gabriel, por sugerir. Obrigada professor por nos trazer conhecimento precioso.
Obrigado, Maikel! Essa é uma boa idéia! Nós até já temos uma camiseta do projeto, mas por enquanto apenas para a equipe do laboratório. Vou pensar em como poderíamos viabilizar isso. Valeu pela dica!
@@LeandroSousa_IctioXingu cara explica por favor a interação do cascudo com o ituí cavalo, é um peixe que tem pouquíssimo conteúdo e quando falamos de interação aí é que tem pouco mesmo, apesar de ser peixes completamente diferentes, eles tem hábitos iguais, inclusive o territorialismo
Boa noite. Eu tenho um cascudinho em aquario comunitário. Ei percebi que ele tem dificuldade em si alimentar, pois as rações de fundo que jogo, os peixes atacam antes. Como eu posso fazer pra alimentar ele? Manda um abraco pra Galera de Belém/PA!
Muito obrigado, Kairo! Que bom que está curtindo! Esse vídeo ficou meio longo né, hehehe. E olha que ainda faltou muito assunto que não incluí senão ia dar umas 3 horas de vídeo, hahaha
Muito legal o video! Eu nunca me interessei muito por cascudos. Muito interessante!! 1) Os odontódeos são venenosos? Acredito que haja a possibilidade de infecção bacteriana, no caso de machucarmos a mão ao manusear esses peixes. Qual o ideal para manuseá-los: rede ou luva? 2) Algum livro ou site atualizado para a identificação da maioia das espécies? 3) Por favor, qual seria o tamanho em compimento e altura da toca para o acasalamento de Sturisoma panamense? Tenho 3 espécimes no meu aquário de 283 litros. Acredito que o ideal seria, independente de possibilidade de acasalmento, temos uma toca para cada indivíduo? Ou mais de uma toca para cada? Muito 0brigado!
Aqui temos ardósia a vontade..meu aquário é bem Largo 60 de largura 50 de altura 2 metros e meio de comprimento...tenho tijolos tocas feita de Barro rochas.placas de ardósia não tenho....mas aqui é fácil de achar.grato pela informação.
@@LeandroSousa_IctioXingu The subtitles are wonderful and work great. I have watched most if not all of your videos. After successfully breeding Parancistrus aurantiacus "Xantos " and L340 Hypancistrus "Mega Clown", I am now working with Zebra Plecos because of your videos. You are one of the best out there.
Boa tarde guerreiro..fiquei sem internet.. Quando ia lhe responder sobre o cascudo de Cachoeira de água gelada..cascudo com várias barbichas..não suportando água além da temperatura gelada das cachoeiras...aqui no Rio de Janeiro...foi dito que tem essa variedade na costa verde uma área de praias e morros com cachoeiras.. vou ver se consigo a foto do cascudo lhe enviando em seguida...grato por tudo.
Dr.leandro ! Qual o tamanho de toca ideal para hypancistrus sp. L333 ? Pois estou com 22 exemplares e quero reproduzir tentar reproduzir esses animais.
Boa noite ! Leandro estou começando agora , tenho um aquário com 2 cascudos Mas mesmo limpando bastante O aquário fica com muito cheiro Tenho essa dulvida de algum produto para diminuir cheiro por favor,
Muito bom todos os vídeos , comecei a ver e maratonei o seu canal, parabéns! Sei q vcs não vendem nem doam os cascudos pois tomei o cuidado de ler todos os comentários antes, mas vc poderia indicar algum ou alguns criadores comerciais? Agradeço desde de já e obrigado pela aula, me inspirou a formar casais no meu aquário.
Boa noite! Parabéns pelo canal excelentes conteúdos, estou a iniciar na criação de cascudos, sou de Portugal. Estou a pensar em fazer aquário com as seguintes dimensões 100cm X 50cm X 31cm altura. A minha questão é para quantos cascudos de pequeno porte dá este aquário?
Um dos melhores vídeo, que ouvir sobre uma espécie de peixe ,que aula em todos aspectos eu não conhecia Dr. Leandro , parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼 ,com certeza será um dos canais que irei acompanhar,e tirar dúvidas Parabéns.
Parabéns por mais 1 bela aula muito bem explicado, por muitos vídeos destes. Uma questão, nos panaques por exemplo nos L190 ou L191, o diformismo sexual podemo nos guiar tb pela forma da cabeça odontorios etc? Vejo pouca informação sobre panaques. Obrigado
Obrigado, Rui! Panaque é um pouco mais difícil pois a forma do corpo é meio diferente e fica mais sutil ainda a diferença da relação do abdômen com a cabeça, mas os machos possuem odontódeos maiores principalmente na região do opérculo e no acúleo peitoral.
Olá professor, cara... adorando seus videos... quero assistir todos, pois cada um aprendo algo que devo levar por toda vida. Obrigado por nos ensinar tanta coisa. Eu sou construtor de lagos ornamentais, estado do Espirito Santo, e um dos principais inimigos dos lagos é o acumulo de algas. Usamos esterilizador UV para conter, mas nas pedras elas estão sempre acumulando. Comecei a usar cascudos e algae eather chines para ajudar nesta faxina, o que já estou tendo resultados satisfatórios. Queria te perguntar uma coisa, com sua experiencia... quais das especies de cascudos que voce acha que irão mais me ajudar nesta limpeza das algas...
Obrigado, Jadilson! Que bom que está gostando do conteúdo! Sou fã de lagos ornamentais! Os que eu fiz até hoje eu controlei as algas com UV e/ou sombreamento seletivo, seja com estruturas externas ou mesmo plantas flutuantes (mas essas últimas demandam MUITA manutenção, né). As espécies de cascudos para comerem as algas dos lagos vão depender muito do clima da região. Espécies de Pterygoplichtys (as cascudo-abacaxi) costumam ser uma boa pedida para lagos. Os cascudos do gênero Hypostomus também são bons pastadores. Quais espécies você tem usado nos seus lagos?
@@LeandroSousa_IctioXingu obrigado pela dica, tenho usado mais o abacaxi, até pelo custo e facilidade de encontrar. Sou totalmente contra a controle quimico como antialgas, e a UV ela esteriliza as algas em suspensão, que passam pelo sistema de filtragem, e não as que se instalam nas pedras e outras partes. Ancistrus mostrou resultado, Hypostomus acho que cresce muito. Outro peixe que mostrou bons resultados na pratica foi os Poeciliidae, principalmente a molinesia. Penso em testar o limpa vidro, e mais alguns outros chineses (flying fox e Crossocheilus siamensis). Os Algae eater mostraram resultado satisfatorios, mas percebi que quando em lagos, logos atingem um tamanho grande, e começam a perder interesse pelas algas. Outra coisa que percebi que quanto mais voce investe no sistema de filtragem biológica, menor a incidencia de algas, devido a diminuição da carga orgânica na agua. Enfim, vou continuar a busca pelo melhor algueiro do mundo (rsrs), acho que vai ser um cascudo mesmo, e espero encontrá-lo e colocar em seu devido trono de maior aliado dos laguistas e aquaristas. Bora nesta missão..? (rsrsrs)
@@jadilsonbeliqui4372 Bora! É uma ótima missão! Achei que você estava interessado em espécies maiores, por isso sugeri os Hypostomus e Pterygoplichthys. Entre as espécies médias e menores, os Ancistrus são ótimos candidatos sim, pois costumam ser mais resistentes e generalistas do que outros (os Otocinclus, por exemplo, são basntante exigentes nutricionalmente, e precisam de uma complementação além das algas para serem mantidos a longo prazo).
Boa tarde. Parabéns pelo Vídeo. Por favor fale sobre alimentação de cascudos. Aqui utilizo as rações fundo mas acho que fica difícil deles comerem, pois são muito pequenas. O que posso usar como alimentos para animais que não são raspadores de algas (não carnívoros ou onívoros). Agradeço.
@@LeandroSousa_IctioXingu Boa noite. Na minha humilde opinião, Hypostomus ancistroides ou Hypostomus nigromaculatus, coletados por pescadores aquaristas em afluente do Rio Sapucai Mirim. Franca São Paulo. utilizei este guia: GUIA de Identificação das Espécies de PEIXES da Bacia do Rio das Pedras interligados
Muito obrigado pelo comentário! Você sabe o gênero do cascudo chocolate albino que você se refere? É um Hypostomus ou Pterygoplichthys? (ou ainda outro gênero?)
@@LeandroSousa_IctioXingu obrigado professor por me responder, se eu puder te enviar fotos por e-mail ou por whatsapp agradeço. Como posso entrar em contato com o senhor? Segue link que achei na Net www.rsdiscus.com.br/animais-de-agua-doce/agua-acida/cascudos/cascudo-albino-gold-6-a-7-cm
Muito bom Professor Dr. Leandro! Só uma dúvida, onde consigo, ou como consigo saber o tamanho correto da toca para uma espécie de cascudo? Obrigado, sempre uma inspiração para nós.
Valeu, Ronaldo! As dimensões das tocas podem variar de espécie pra espécie, mas um bom começo é uma toca com a largura 1,5 vezes a largura da cabeça do macho e profundidade de 1,5 vezes o comprimento do macho. A toca tem que ser grande o suficiente pra caber a casal apertadinho lá dentro, mas pequena o suficiente pro macho poder defendê-la com as nadadeiras abertas (ou semi-abertas). Mas isso pode variar de espécie pra espécie. Algumas são mais exigentes, outras nem tanto. Tem alguma espécie em mente?
Comptas são lindas, né?! Você tem onde conseguir tocas aí onde mora? Se não tiver, pode tentar pegar um tijolo de 6 furos (em alguns lugares chamados de tijolo baiano) e colar um dos fundos dele com uma placa (de piso ou de ardósia ou algo assim) e deixar a outra parte aberta. Você terá feito 6 tocas de uma vez só! Dependendo do tamanho das suas Peckoltias pode dar certo.
@@LeandroSousa_IctioXingu muito obrigado pela dica! aqui eu consigo ardósia, vou tentar algumas opções então, vou fazer o tijolo, fazer umas tocas com ardósia com tamanho diferente do tijolo e colocar umas placas de ardósia como no vídeo.
@@ronaldokobayashi4845 Sim, é a melhor coisa. Dê várias opções pra eles no começo e eles vão escolher as melhores. Dica importante, depois retire algumas das tocas e deixe as que os machos escolheram apenas (e talvez mais uma) e faça abrigos semi-abertos para as fêmeas.
Caramba!!! Em 20min eu aprendi mais sobre cascudos do que em 20 anos.. muito grato!
Valeu, Daniel! Fico muito feliz que o vídeo tenha sido útil!
A um tempo atras meu filho pegou 3 cascudos com anzol em uma lagoa aqui perto de casa e ficou num balde com agua de um dia p o outro ... no segundo dia apareceu alguns filhotes, derrepente vimos que um estava parindo os filhotes ...os filhotes nasciam e nadavam com uma velocidade incrível.
Melhor vídeo sobre cascudos que eu já assisti. Parabéns, ÓTIMO!!!!
A aula foi show de bola, valeu .
🤗🤗🤗🤗🤗🤗
Muito legal ...obrigada pelo conhecimento passado
Obrigado pela excelente aula professor !
Top demais 👏👏👏... sempre tive vontade de fazer um aquário só de cascudos , por não ter muito conhecimento sobre eles , nunca montei um . parabéns
Já tô sendo chato de tanto elogiar o canal e o professor Leandro. Parabéns mestre, sem palavras para agradecer tanto conteúdo !!
Valeu, Márcio! Chato nada! hahaha
top, comprei dois cascudos sem saber muita coisa sobre eles. Esse vídeo ajudou muito, pq vi q estou totalmente errado, não tenho toca, não sabia se ele era carnívoros, onívoro e nem se o espaço era suficiente para eles. Valeu
O melhor que nós temos! Obrigado, professor.
Valeu demais! Obrigado!
Isso sim é uma aula, espetacular!!!!!
PARABÉNS pelo conteúdo em todos os sentidos. Simples e bastante objetivas suas explicações. Muito bacana mesmo. Mais uma vez PARABÉNS.
Obrigado, Roberto!
Que aula maravilhosa! Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento com a gente! Já vou pensar nos esconderijos que posso criar/trazer pro meu aquário!!
Obrtigado, Maressa! Que bom que gostou!
Caí aqui de para quedas e achei essa aula o máximo!! Parabéns ótimo conteúdo!!
Que bom! Obrigado!
A série de vídeos sobre cascudos é maravilhosa! Aprendendo bastante e confirmando algumas observações que tenho feito com "meus" cascudinhos no laboratório de peixes aqui da UFMT Sinop, o LIT. Valeu professor 👏👏
Muito obrigado, Andressa! Saudade do LIT e da UFMT! Espero poder voltar em breve pra SINOP e a gente pode fazer alguns vídeos subaquáticos aí na região. Topa?
@@LeandroSousa_IctioXingu Só topo heheheh
Então demorou! ;)
Boa tarde, parabéns pelo conteúdo riquíssimo em detalhes , Deus abençoe pelo esforço e trabalho! Muito obrigado pela publicação
Obrigado!
exelente aula fácil de compreender ....obrigado
Leandro, não sei se é o video ideal pro comentário, mas gostaria de saber como vocês fazem o controle de doenças e parasitas nos peixes, estou tentando montar uma criação de algumas espécies, ajustei, tudo, só que algumas doenças levam meus peixes a óbito, vocês fazer algum método ou tratamento preventivo rotineiro? Usam alguma medicação ou substância nos aquários?
Muito obrigado por nós ensinar sobre cascudos,eu aprendi bastante através do seu vídeo 🤩🤗
Que aula fantástica parabéns Professor !
Muito obrigado!!!
Conteúdo de primeira qualidade, professor! Parabéns! Um dia ainda dou um pulo aí em seu laboratório!
Obrigado, Marcos! As portas estarão abertas pra te receber!
Já tinha assistido a aula, mas ficou bem organizado tanto quanto as estampas na descrição, quanto a organização na barra do vídeo, muito bom para rever as aulas em consultas futuras 😎👍
Muito obrigado, Andressa!
Legal, gostei muito 👍
Impressionante que esses Cascudos Pão parecem bem dóceis... tenho 1 no aquário e é raríssimo ver ele fora da toca.
e mesmo quando ele sai, se ele percebe qualquer movimentação minha ele corre pra trás da pedra.
16:00 WOW...que foto!
Obrigado pelo comentário, Lucas! Gostou da foto do Pterygoplichthys xinguensis? ;) Estou prestes a publicar um livro com fotos subaquáticas de peixes do Xingu e essa é uma delas. Acho que vai ser um livro bem legal. Quando for publicado farei alguns vídeos sobre ele, hehehe.
Sobre os Hypancistrus pão saírem mais ou menos durante o dia, varia muito de como eles estão aclimatados, o tipo de ornamentação, a fauna acompanhante, etc. No aquário que mostrei existem uns 30 indivíduos da mesma espécie mais ou menos do mesmo tamanho e eles acostumaram a sair rápido dos abrigos quando damos alimento (pois rola uma competição entre eles pra ver quem come primeiro). Acho que isso influencia a desinibição dos que eu mostrei. Como é no seu caso?
@@LeandroSousa_IctioXingu Cara, que show
vou querer um com certeza
sou fotografo, mas não subaquático hahaha
@@LeandroSousa_IctioXingu no meu caso ele vive em um aquário de 300L com mais de 30 Tetras, 12 Corydoras, 6 Otocinclus, 5 Cruzeiros do Sul e alguns outros peixes,
não sei se algum desses peixes assusta ele... mas nem de noite ele sai, é muito raro eu pegar ele comendo.
o aquário tem algumas pedras e troncos em um dos cantos.... ele fica la o tempo todo, tem uma pedra específica que é o "ninho" dele.
Tem um vídeo que subi a um tempo atrás que mostra bem o aquário.... mas hoje ele ja está com muito mais plantas.
Muito obrigado. Excelente como sempre. No meu caso os meus cascudos fazem reprodução em tocas abertas e até da parte debaixo de em tronco. Nunca tinha visto
Muito obrigado, João! Seus cascudos são as Dekeyseria, né? (L52) Elas possuem uma estratégia reprodutiva bem interessante também.
Cara sou teu fã,com todo respeito, vc é Fd.
Isso que é vídeo aula,bem simplificado.
Parabéns,sucesso.
A eu sou daqui de ATM, rsrsr.
Muito legal este vídeo!!! poderia tbm fazer um vídeo sobre as práticas nutricionais usadas para os cascudos em aquário!!
Obrigado, Aurisan! Vou fazer um vídeo sobre nutrição de cascudos sim. Está na fila! Obrigado pelo feedback!
@@LeandroSousa_IctioXingu Eu que agradeço por compartilhar seu conhecimento muito obrigado professor!!!
Que massa Gabiru! Conteúdo de ótima qualidade e produção do vídeo ficou profi... Abraço
Valeu, Zé! Que honra ter você por aqui! Esse canal é minha singela contribuição pra divulgação científica no Brasil. Que bom que o pessoal está gostando!
Caramba, pela qualidade de informação, é like e subscribe sem pensar, obrigado. Comprei um cascudo pão, porem ele fica em uma toca bem diferente das citadas, nunca o vejo , estava pensando em remover, mas acredito que mudar o tipo de toca seria o melhor.
Buen día Dr. Alejandro, estaría magnifico que colocara subtítulos en español de lo que nos esta explicando en sus vídeos. Saludos.
Estava precisando dessa aula KKKK. Obrigado professor.
Que bom, Gabriel!
@@LeandroSousa_IctioXingu Professor, você pretende algum dia fazer um vídeo falando só de como alimentar os cascudos? Seria bem legal
Sim, Gabriel! Estou preparando alguns vídeos sobre nutrição de cascudos e como alimentamos os nossos. Está na fila! hehehe
Eu também gostei muito. Acho que a aula sobre nutrição dos cascudos vai me auxiliar bastante!
Obrigada Gabriel, por sugerir.
Obrigada professor por nos trazer conhecimento precioso.
Excelente. Muchas gracias por compartir tu conocimiento de esta hermosa familia de peces.
Gracias!
Excelente Aula Dr. Leandro...Top Demais! Que tal fazer uma Camisa do Projeto pra Vender pra nós loucos por Cascudos? 😍
Obrigado, Maikel! Essa é uma boa idéia! Nós até já temos uma camiseta do projeto, mas por enquanto apenas para a equipe do laboratório. Vou pensar em como poderíamos viabilizar isso. Valeu pela dica!
@@LeandroSousa_IctioXingu cara explica por favor a interação do cascudo com o ituí cavalo, é um peixe que tem pouquíssimo conteúdo e quando falamos de interação aí é que tem pouco mesmo, apesar de ser peixes completamente diferentes, eles tem hábitos iguais, inclusive o territorialismo
Muito bom 👍
Leandro é o cara, parabéns
Que nada! Dizem que a lenda é o Denis! hahaha
Mais um excelente vídeo parabéns Prof.
👏🏾👏🏾🌱🐟
Obrigado!
Boa tarde!!!! Mestre Leandro arrasando nas aulas como sempre👏
Valeu ;)
Boa noite. Eu tenho um cascudinho em aquario comunitário. Ei percebi que ele tem dificuldade em si alimentar, pois as rações de fundo que jogo, os peixes atacam antes. Como eu posso fazer pra alimentar ele? Manda um abraco pra Galera de Belém/PA!
eu me assusto com seu conhecimento , com o tamanho do vídeo só curto eheheheh
parabéns.... como sempre uma aula grandiosa ... valeu professor
Muito obrigado, Kairo! Que bom que está curtindo! Esse vídeo ficou meio longo né, hehehe. E olha que ainda faltou muito assunto que não incluí senão ia dar umas 3 horas de vídeo, hahaha
Muito legal o video! Eu nunca me interessei muito por cascudos. Muito interessante!!
1) Os odontódeos são venenosos? Acredito que haja a possibilidade de infecção bacteriana, no caso de machucarmos a mão ao manusear esses peixes. Qual o ideal para manuseá-los: rede ou luva?
2) Algum livro ou site atualizado para a identificação da maioia das espécies?
3) Por favor, qual seria o tamanho em compimento e altura da toca para o acasalamento de Sturisoma panamense? Tenho 3 espécimes no meu aquário de 283 litros. Acredito que o ideal seria, independente de possibilidade de acasalmento, temos uma toca para cada indivíduo? Ou mais de uma toca para cada?
Muito 0brigado!
Bom dia. Adorei seu canal no UA-cam, as explicações sobre o cascudo. A minha pergunta é: posso criar um cascudo pepita de ouro em aquário de 80litros?
Quanta informação legal! Obrigada e Parabéns.
Obrigado, Elisa!
Mto legal e educativo o vídeo !!! Obrigado pelas informações!!
Muito obrigado, Eduardo!
Aqui temos ardósia a vontade..meu aquário é bem Largo 60 de largura 50 de altura 2 metros e meio de comprimento...tenho tijolos tocas feita de Barro rochas.placas de ardósia não tenho....mas aqui é fácil de achar.grato pela informação.
Grande aula, parabéns pelo ótimo trabalho!
Obrigado, Douglas!
Bom te ver Leandrão! Abração e sucesso!
Aula maravilhosa! Ainda vou visitar o seu projeto em Altamira/PA.
Obrigado! As portas estarão abertas!
Excelente 👏😄👏😄👏
PARABÉNS pelo o trabalho!
Obrigado, Ivo!
Que incrível !! Professor Leandro sempre arrasando, o conteúdo ficou maravilhoso!
Obrigado, Aline! Nos próximos vídeos vou precisar da ajuda de vocês! ;)
Excelente conteúdo! Obrigado pelas informações !
Disponha! ;)
Excelente aula parabéns 🥳🥳
Obrigado 😃
Vídeo excepcional!
Obrigado, Raphael!
Awesome video. Very informative and well done. Looking forward to your future videos.
Thanks, Tom! I'm glad the subtitles are working (I suppose, right?). Did you check the other videos of this series as well?
@@LeandroSousa_IctioXingu The subtitles are wonderful and work great. I have watched most if not all of your videos. After successfully breeding Parancistrus aurantiacus "Xantos " and L340 Hypancistrus "Mega Clown", I am now working with Zebra Plecos because of your videos. You are one of the best out there.
Top de mais obrigado pelo vídeo
Poderia falar um pouco do banjo (bunocephalus coracoideus), adoro ele
Boa tarde guerreiro..fiquei sem internet..
Quando ia lhe responder sobre o cascudo de Cachoeira de água gelada..cascudo com várias barbichas..não suportando água além da temperatura gelada das cachoeiras...aqui no Rio de Janeiro...foi dito que tem essa variedade na costa verde uma área de praias e morros com cachoeiras.. vou ver se consigo a foto do cascudo lhe enviando em seguida...grato por tudo.
Excelente!!!
Obrigada pelo vídeo, me ajudou muito 💕
Parabéns pelo excelente trabalho Leandro !!!
Valeu, Renato!
Lindo trabalho!
Muitíssimo obrigado!
Olá amigo ... gostei do conteudo diferenciado sobre aquarismo ... tento tambem fazer algo diferente ... gostei muito.
Show de bola! Fui lá dar uma olhada e já me inscrevi!
@@LeandroSousa_IctioXingu pocha ... é gente boa ainda por cima kkkk obrigado amigo
Qual a melhor ração ou alimentação pra ajudar na reprodução dos ancistrus ?
Dr.leandro ! Qual o tamanho de toca ideal para hypancistrus sp. L333 ? Pois estou com 22 exemplares e quero reproduzir tentar reproduzir esses animais.
Boa noite ! Leandro estou começando agora , tenho um aquário com 2 cascudos
Mas mesmo limpando bastante
O aquário fica com muito cheiro
Tenho essa dulvida de algum produto para diminuir cheiro por favor,
Quais os parâmetros da água para os ancistrus? Um ou dois exemplares ficaram bem em um aquário amazônico de 200 litros com as tocas? Obrigado
Muito bom todos os vídeos , comecei a ver e maratonei o seu canal, parabéns! Sei q vcs não vendem nem doam os cascudos pois tomei o cuidado de ler todos os comentários antes, mas vc poderia indicar algum ou alguns criadores comerciais? Agradeço desde de já e obrigado pela aula, me inspirou a formar casais no meu aquário.
Mais um inscrito, video com conteúdo e bem feito
Leandro, tudo bem ? Pode me indicar algum fornecedor que envie para bhte. ? Desde já, agradeço
Tá bom ☺️
Que aula!
Muito top professor
estou muito encantado com as aulas kkkkk
gostaria muito de um dia ter a possibilidade de estudas engenharia de pesca, pois é o meu sonho!!!!!!!!!
Muito bom, Ivo! Tem que ir atrás do sonho então!
Vídeo perfeito! Parabéns
Boa noite
Quais parâmetros ideais para reproduzir os cascudos?
Melhor canal
Parabéns, ótimo como sempre
Obrigado, Rafael!
Boa noite Leandro. O cascudo L95 reproduz em toca também ?
Boa noite! Parabéns pelo canal excelentes conteúdos, estou a iniciar na criação de cascudos, sou de Portugal. Estou a pensar em fazer aquário com as seguintes dimensões 100cm X 50cm X 31cm altura. A minha questão é para quantos cascudos de pequeno porte dá este aquário?
Muito bom , obrigado.
Valeu, Jorge!
Meus parabéns que vídeo top
Obrigado, Wendal!
Grande conhecimento adquirido!
Vc falou de Altamira, de qual estado?
Um dos melhores vídeo, que ouvir sobre uma espécie de peixe ,que aula em todos aspectos eu não conhecia Dr. Leandro , parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼 ,com certeza será um dos canais que irei acompanhar,e tirar dúvidas Parabéns.
Olá bom dia meu cascudo se machucou vc sabe como tratar ?
😉👌👌👌
Vim pelo aquadoce piscicultura!!
Bem-vindo, Leonardo! Um forte abraço pro pessoal do Acquadoce Piscicultura!!!
Parabéns pelo vídeo.
Uma dúvida: cascudos arrancam plantas ?
Se sim : Existe meio de evitar ?
LEANDRO, MT BOM SEU VIDEO. P FV , SOU DO MS, PODERIAS ME PASSAR O CONTARO DO ERIBERTO EM CAMPO GRANDE,., GOSTARIA INICIAR ESSA CRIAÇAO BGD
Parabéns pelo vídeo me ajudou muito vcs vendem essas tocas
Não vendemos as tocas, mas em breve farei um vídeo de como fazê-las.
Muito top
Valeu!
Parabéns por mais 1 bela aula muito bem explicado, por muitos vídeos destes.
Uma questão, nos panaques por exemplo nos L190 ou L191, o diformismo sexual podemo nos guiar tb pela forma da cabeça odontorios etc? Vejo pouca informação sobre panaques. Obrigado
Obrigado, Rui! Panaque é um pouco mais difícil pois a forma do corpo é meio diferente e fica mais sutil ainda a diferença da relação do abdômen com a cabeça, mas os machos possuem odontódeos maiores principalmente na região do opérculo e no acúleo peitoral.
@@LeandroSousa_IctioXingu obrigado, grande abraço
Olá professor, cara... adorando seus videos... quero assistir todos, pois cada um aprendo algo que devo levar por toda vida. Obrigado por nos ensinar tanta coisa.
Eu sou construtor de lagos ornamentais, estado do Espirito Santo, e um dos principais inimigos dos lagos é o acumulo de algas. Usamos esterilizador UV para conter, mas nas pedras elas estão sempre acumulando. Comecei a usar cascudos e algae eather chines para ajudar nesta faxina, o que já estou tendo resultados satisfatórios.
Queria te perguntar uma coisa, com sua experiencia... quais das especies de cascudos que voce acha que irão mais me ajudar nesta limpeza das algas...
Obrigado, Jadilson! Que bom que está gostando do conteúdo! Sou fã de lagos ornamentais! Os que eu fiz até hoje eu controlei as algas com UV e/ou sombreamento seletivo, seja com estruturas externas ou mesmo plantas flutuantes (mas essas últimas demandam MUITA manutenção, né). As espécies de cascudos para comerem as algas dos lagos vão depender muito do clima da região. Espécies de Pterygoplichtys (as cascudo-abacaxi) costumam ser uma boa pedida para lagos. Os cascudos do gênero Hypostomus também são bons pastadores. Quais espécies você tem usado nos seus lagos?
@@LeandroSousa_IctioXingu obrigado pela dica, tenho usado mais o abacaxi, até pelo custo e facilidade de encontrar. Sou totalmente contra a controle quimico como antialgas, e a UV ela esteriliza as algas em suspensão, que passam pelo sistema de filtragem, e não as que se instalam nas pedras e outras partes. Ancistrus mostrou resultado, Hypostomus acho que cresce muito. Outro peixe que mostrou bons resultados na pratica foi os Poeciliidae, principalmente a molinesia. Penso em testar o limpa vidro, e mais alguns outros chineses (flying fox e Crossocheilus siamensis). Os Algae eater mostraram resultado satisfatorios, mas percebi que quando em lagos, logos atingem um tamanho grande, e começam a perder interesse pelas algas. Outra coisa que percebi que quanto mais voce investe no sistema de filtragem biológica, menor a incidencia de algas, devido a diminuição da carga orgânica na agua. Enfim, vou continuar a busca pelo melhor algueiro do mundo (rsrs), acho que vai ser um cascudo mesmo, e espero encontrá-lo e colocar em seu devido trono de maior aliado dos laguistas e aquaristas. Bora nesta missão..? (rsrsrs)
@@jadilsonbeliqui4372 Bora! É uma ótima missão!
Achei que você estava interessado em espécies maiores, por isso sugeri os Hypostomus e Pterygoplichthys. Entre as espécies médias e menores, os Ancistrus são ótimos candidatos sim, pois costumam ser mais resistentes e generalistas do que outros (os Otocinclus, por exemplo, são basntante exigentes nutricionalmente, e precisam de uma complementação além das algas para serem mantidos a longo prazo).
Boa tarde. Parabéns pelo Vídeo. Por favor fale sobre alimentação de cascudos. Aqui utilizo as rações fundo mas acho que fica difícil deles comerem, pois são muito pequenas. O que posso usar como alimentos para animais que não são raspadores de algas (não carnívoros ou onívoros). Agradeço.
Oi Alexandre! Quais espécies você está mantendo?
@@LeandroSousa_IctioXingu Boa noite. Na minha humilde opinião, Hypostomus ancistroides ou Hypostomus nigromaculatus, coletados por pescadores aquaristas em afluente do Rio Sapucai Mirim. Franca São Paulo. utilizei este guia: GUIA de Identificação
das Espécies de PEIXES da Bacia do Rio das Pedras interligados
Tenho uma bateria de 27 aquarios de 60 litros. inteligados a um sump. Vou buscar reproduzir.
@@alexandreferreiradialogo Legal! Essa bateria tem aquecimento? Já reproduziu algumas espécies nela?
@@LeandroSousa_IctioXingu bettas poecilideos, acara bandeira , acara joia. Com aquecimento
Excelente aula mestre Leandro, com relação ao cascudo chocolate albino, poderia fazer uma aula sobre eles por favor?
Muito obrigado pelo comentário! Você sabe o gênero do cascudo chocolate albino que você se refere? É um Hypostomus ou Pterygoplichthys? (ou ainda outro gênero?)
@@LeandroSousa_IctioXingu obrigado professor por me responder, se eu puder te enviar fotos por e-mail ou por whatsapp agradeço. Como posso entrar em contato com o senhor? Segue link que achei na Net www.rsdiscus.com.br/animais-de-agua-doce/agua-acida/cascudos/cascudo-albino-gold-6-a-7-cm
Boa noite pode demo todo tempo!
Por favor, qual cascudo não cresce muito e QUE NÃO VAI ATACAR o acará disco selvagem?
Cascudo vive bem em GH 10? Qual o melhor parâmetro?
BRAVOOO
Muito bom Professor Dr. Leandro!
Só uma dúvida, onde consigo, ou como consigo saber o tamanho correto da toca para uma espécie de cascudo?
Obrigado, sempre uma inspiração para nós.
Valeu, Ronaldo! As dimensões das tocas podem variar de espécie pra espécie, mas um bom começo é uma toca com a largura 1,5 vezes a largura da cabeça do macho e profundidade de 1,5 vezes o comprimento do macho. A toca tem que ser grande o suficiente pra caber a casal apertadinho lá dentro, mas pequena o suficiente pro macho poder defendê-la com as nadadeiras abertas (ou semi-abertas). Mas isso pode variar de espécie pra espécie. Algumas são mais exigentes, outras nem tanto. Tem alguma espécie em mente?
Professor, tenho sim, Peckoltia compta. Tenho 5 exemplares falta separa-los e fazer a sexagem.
Comptas são lindas, né?! Você tem onde conseguir tocas aí onde mora? Se não tiver, pode tentar pegar um tijolo de 6 furos (em alguns lugares chamados de tijolo baiano) e colar um dos fundos dele com uma placa (de piso ou de ardósia ou algo assim) e deixar a outra parte aberta. Você terá feito 6 tocas de uma vez só! Dependendo do tamanho das suas Peckoltias pode dar certo.
@@LeandroSousa_IctioXingu muito obrigado pela dica! aqui eu consigo ardósia, vou tentar algumas opções então, vou fazer o tijolo, fazer umas tocas com ardósia com tamanho diferente do tijolo e colocar umas placas de ardósia como no vídeo.
@@ronaldokobayashi4845 Sim, é a melhor coisa. Dê várias opções pra eles no começo e eles vão escolher as melhores. Dica importante, depois retire algumas das tocas e deixe as que os machos escolheram apenas (e talvez mais uma) e faça abrigos semi-abertos para as fêmeas.
Professor Leandro, é possível utilizar sal para tratar cascudos? Até que dosagem é seguro? Obrigado.