Papo de junguiano: O mundo moderno e a nossa relação com o tempo.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 жов 2024
  • Essa foi a nossa live, um bate papo bem informal para falarmos sobre essa percepção de falta de tempo.
    Talvez a falta de tempo tão presente no mundo contemporâneo tenha se tornado a nossa melhor desculpa para evitar a relação entre aquilo que se encontra fora no mundo exterior e aquilo que se encontra em nosso interior.
    Acredito que a relação que a humanidade tinha com o tempo em um passado não muito distante tem uma relação com a vida simbólica muito mais rica, nossa consciência não era estimulada o tempo inteiro. Jung quando construiu a torre de Bollingen estava atrás de uma vida mais primitiva, propositalmente ele se colocou ausente de luz elétrica e qualquer facilidade que o mundo moderno pudesse lhe oferecer a fim de possibilitar mais contato com o inconsciente. Jung em suas viagens fora da Europa visitando povos primitivos percebeu que não havia muita diferença entre o mundo interno e externo, a vida tinha total relação com a natureza, cada época do ano tinha um significado próprio, cada estação do ano era vivenciada intimamente através de ritualísticas que marcavam cada passagem em direção ao novo.
    Não podemos esquecer que é no inconsciente, neste mundo interior que as novas possibilidades podem surgir, que a criatividade tem seu ponto de partida, assim como as potencialidades de autorrealização.
    #tempo
    #faltadetempo
    #Jung
    #psicología
    #psicologiajunguiana
    #mundointerior
    #terapia
    #psicoterapia
    #psicologiaanalitica
    #comunidadecj
    #conhecendojung

КОМЕНТАРІ • 1