A maioria das pessoas só pensa no bebê de colo, cria muitas expectativas sobre a personalidade e gostos dos filhos no futuro, e quando começam a entender que os filhos não são clones deles, que tem personalidade, opiniões próprias, e que nem sempre vão seguir aquilo que os pais querem, a realidade cai como uma bomba, e ficam aí sofrendo.
Concordo. Eu tenho 30 anos e optei por n ter filho. Meu marido tem 37 tbm n quer. O motivo é esse, ter um filho, amar, cuidar, investir tempo e dinheiro, n é pra qualquer um. Eu amo criança. Mas criar é diferente de gostar de criança.
Isso é bem mais complexo. Sempre amei criança. sempre cuidei da criança dos outros, porém nada é igual ao se tornar mãe, sempre fui saudável psicologicamente e custei a ter filho pq estava postergando, tive meu filho com 36 anos de idade e hj estou com 42 e me sinto exausta, adquiri ansiedade pela privação do sono, fiquei 3 anos sem dormir uma noite inteira. Não tive rede de apoio e tenho um marido incrível que tb está exausto. Ficamos tão traumatizados que jamais pensaremos em ter um outro filho. Tomo remédio e usamos camisinha e ainda tenho pavor de engravidar novamente pra vc ver o nível. Deixei uma escala de 6x1 no shopping pra cuidar do meu filho, vê-lo crescer, e hj trabalho em casa e meu marido largou os correios pra ser serviços gerais só pra ter tempo em casa (hj ele trabalha 6 horas de segunda a sexta) então veja, não é questão de dedicação, amor temos muito pelos nossos pequenos, educar sem bater (pq se bater é prisão). Então assim, faço tudo q posso pelo meu filho, ver ele feliz, saudável, com mãe e pai presente, só que mesmo assim dói, machuca a gente, conhecemos dores que nem sabíamos que existia. Entendo todas as mães frustradas e não julgo jamais.
@barbarasl6825 te entendo. Como eu tbm disse aqui nos comentários eu tenho 30 anos e n quero ter filhos. Eu sempre dou muita atenção a pessoas como vc q falam a verdade sobre ter um filho. Se quem nao tem filho ouvisse mais pessoas como vc, q dizem a verdade q muitos escondem, iriam pensar mil vezes em n ter, e muitos tomariam a decisão de n ter. Tem q acabar essa romantização da maternidade. Ainda mais para quem é pobre.
@@barbarasl6825 eu sou Mãe de 3 e sei exatamente o quanto é exaustivo! Mas infelizmente não podemos voltar no tempo! 🥹 São fases da vida de todos seres humanos… um dia fomos crianças também! Se Deus nos confiou exercer esse papel, temos que seguir em frente! Mesmo sendo difícil! Não é fácil mesmo! Meu filho do meio tem 6 anos e não dormia direito…. A duas semanas atrás fez cirurgia de adenoide, amígdalas… ele não dormia pq acordava sufocado! E demoramos p perceber que era isso! Na verdade ele é o meu filho que mais dá trabalho em todos os sentidos.. mas percebo que quanto mais eu falo mais piora kkkk… enfim! Os outros são diferentes, mais tranquilos… cada um vem de um jeitinho… Deus vai dando forças! E o tempo passa tão rápido! Mas de coração, eu te entendo! Tem dias que quero fugir! Só quem é mãe sabe! Mas as crianças não pediram pra nascer… lembrarmos que é uma construção faz toda diferença… enfim.. já que estamos aqui, vamos tentar dar o nosso melhor… ❤️😘
Acho tão forte esse sentimento de arrependimento. Uma coisa é sair das suas expectativas, outra coisa é carregar no coração um sentimento de arrependimento sobre seu próprio filho! Isso é muito triste!
também concordo . é até diabolico , uma forma de negar o que Deus instituiu . mas sim quem não tem capacidade de ter filhos tenha pet mesmo . só que as pessoas que tem pet querem comparar uma criança a um pet , inacreditável. Aliás se vc precisar um pet nada pode fazer por vc , se vc estiver num hospital internado um pet não pode ser acompanhante. enfim estão demonizando a criação dos filhos . Eu pergunto e antigamente quando as mulheres tinham tantos filhos e mesmo diante de tantas dificuldades muitos reconheceram e foram gratos aos pais .
Vou te dar a minha experiência, eu sou filha de uma mãe arrependida, sempre disse que se arrependeu e isso nunca me foi um peso, vi todas as renúncias que ela fez para criar a gente, isso nunca foi falta de amor, mas quando ela dizia isso eu via que ela lamentava muitas oportunidades que ela perdeu. Eu humanizei a minha mãe com o passar do tempo, separei a mãe da mulher, nos damos muito bem e sei que ela pode ter se arrependido, mas que não é sobre mim é sobre a vida dela e está tudo bem. A gente precisa entender que as mães tambem são sobretudo pessoas, então se vc é uma mãe arrependida espero que vc receba esse abraço de uma filha que entende isso ❤❤❤
Acho que não dá para romantizar, mas não considero certo externar isso a uma criança. Nessa conversa de normalizar muitas podem falar de forma que não deveriam
@@tata.tribunais acredito que é melhor sim falar sobre. É como eu disse é um processo até vc entender que como filho não é sobre vc. E eu acho que isso fez muito bem para nós, porque eu pude entender as perdas e as necessidades da minha mãe em se afastar de vez enquando, se ela nunca tivesse falado sobre isso, talvez eu achasse que ela estava me evitando, ao invés de entender que ela também precisa ter o tempo dela. É como eu disse precisamos humanizar nossas mães, elas são pessoas com seus próprios desejos, necessidades, erros e acertos.
Eu trabalho com saúde familiar há mais de 21 anos, eu sempre olhei o meu redor... Observei minhas irmãs, vizinhas, amigas.... E decidi não ser mãe.❤ Hoje eu vejo que foi a melhor escolha que eu fiz.
Eu não pude ter filhos, quando tive condições financeiras de fazer in vitro meus pais e irmã me aconselharam a não ter eu eu estava em dúvida. Compramos uma casa em ia me arrependi. Somos felizes só nós dois com nossos 3 filhos pet.
Teria minha filha mais mil vzs. Ela é a maior alegria que tenho, super prestativa, responsavel, doce e amável, me dediquei a ela a edicar, cuidar e zelar e esta se tornando uma moça incrível, todas as fases passam
Eu penso igual a vc!! Meu filho é minha alegria de viver!! Nao consigo sentir esses sentimentos que tantas falam… so sinto coisas boas em relacao a ele, e isso em todas as fases!! Hoje ele tem 13 anos e ele também é iguala sua.. ele é prestativo, carinhoso, amavel, responsável, educado, engracado e uma delicia de conviver! ❤❤❤❤
Não sou mulher, mas muita gente ja tentou me empurrar essa ideia de " tenha filhos e vc vai ver como sua mente vai mudar". Sempre digo que eu seria um péssimo pai pq eu nao sou capaz de amar nada incondicionalmente e tudo que depende de mim vira um peso. O fato de ser autista faz com que choro e grito de criança seja algo que eu não consigo suportar. Em toda a minha vida sempre que tive crianças pequenas da familia fiquei longe até crescerem finalmente. Me acho muito frio e graças a Deus minha esposa concorda com seria uma mãe horrivel tb
Que bom que vc tem consciência, amigo. Melhor assim... Quantos homens foram pais horríveis que só estragaram a vida de filhos! Todo mundo sabe disso e as pessoas ignoram esse fato!
Também me sinto pressionada, mais graças a Deus ñ cair na pilha. Tenho amor suficiente, mais ñ tenho condições pra manter um filho de forma tranquila, va ser difícil eu sei pela minha situação financeira, quando me justifico, dizendo q ñ tenho condições eles vem com essa "de q morrer de fome ñ vai" me polpe se fosse só isso seria fácil.
A maternidade é linda pra quem têm a famosa "rede de apoio" porque quem não têm, é só a mãe e a fé em Deus pra dar conta de tudo é MUITO difícil. São tantas dificuldades e provações.Contavamos com o apoio do pai mas foi só mais uma das pessoa que nos deixou sozinhas nessa caminhada. São tantas renúncias... misericórdia Senhor daí -nos força.
O meu pai é daquele tipo provedor, que não deixa nada faltar dentro de casa(comida, roupas e etc.) e minha mãe sofreu para criar a mim e meus irmãos porque todo o resto foi nas costas dela. Eu tento imaginar o quão pior é hoje em dia que as mães têm que se virar com absolutamente tudo, misericórdia😢
Nada é lindo e perfeito nessa vida, essas maes ai nao tem maturidade alguma...nao sei pq abrem as pernas se nao querem engravidar. A CRIANÇA nao tem culpa
@@rosangelasilvasalvador630 realmente não é fácil! Mas reclamar infelizmente não vai mudar nada!!! Só vai dar mais munição para as pessoas falarem da gente! Eu não tenho rede de apoio também.. e cheguei a conclusão que antigamente era mais fácil pq as pessoas moravam mais próximas umas das outras por isso existe aquele expressão : O provérbio africano "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança" significa que a educação de uma criança não depende apenas da família nuclear, mas também de toda a comunidade em que vive… mas infelizmente as pessoas não tem essa visão hoje em dia! 😕 e as mães se sentem tão sozinhas… solidão materna é triste demais!
E só conte com rede de apoio, se você puder pagar por ela. Parentes não devem ser contados como rede de apoio, já vi muitas mães se frustarem porque achavam que teriam apoio de avó, tias, e não tiveram, até porque a obrigação é o PAI e da MÃE. Então se não puder pagar uma babá, não tenha filhos, e se tiver não adianta reclamar que não tem ajuda.
Tenho 37 anos e não terei filho. Pra mim e pra minha vida é a melhor escolha que fiz. Mas quem quer ter e teve que seja feliz, cada um tem que viver o que quer 🙌🏼
Eu sou homem e também decidi não ter filhos. E por sorte sempre tive relacionamentos que a mulher também não queria ter filhos. Além do psicológico temos que pensar no futuro o que eu queto para meu relacionamento, eu conheço minha companheira suficiente para termos filhos, o relacionamento vai durar até filho ser autossuficiente, temos uma situação financeira para dar uma vida de conforto. São critérios que não pode de jeito nenhum ser ignorados.
Também ñ quero mais ter já estou com quase 36 anos, confesso q tem horas q quero ter, mais já estou na fase da vida q ñ conseguir estabilidade financeira sempre almejei isso primeiro, pra da um pouco de conforto a um filho se caso tivesse algum, ñ quero ter só por egoísmo, quero amar, cuidar, poder passar a maior parte do tempo com ele ou ela, mais sei q ñ tem como. Então vou deixar essa vontade de ter passar, ñ quero ser emotiva. Amor eu tenho o suficiente mais infelizmente só tenho pro básico e morro de medo de deixar meu filho passar por privações, eu passei e ñ foi bom ñ, mesmo tendo uma mãe q me ama, ela teve muitos filhos, e nus criou sozinha, passamos por muito aperto, mais as sequelas existem.
MARAVILHOSO ESSE VÍDEO.! Passou um filme de 37 anos da minha vida. Me vi um pouco em cada uma mas principalmente me identifiquei com a Patrícia quando lembrei da alegria por saber que seria mãe de um homem. E acabei sendo de dois. Tive meu 1º filho com 20, e o 2º com 24 anos. Me separei com 32 e criei-os sozinha e estudando porque resolvi fazer faculdade após a separação. Mas hoje com 57 e vendo os homens maravilhosos que eles são como maridos, como pais, como filhos e principalmente como são tementes a Deus vejo que deu certo mesmo que não tenha sido uma mãe perfeita e que tenha falhado muito, Deus deu um jeito e cuidou das lacunas que fui deixando. MINHA MAIOR REALIZAÇÃO FOI SER MÃE. Nada se compara a isso.
29 anos, 1 bb de 3 meses, 2 faculdades e agradeço a Deus por minha filha ser minha força para estudar. Não é fácil, mas coloco ela no canguru e levo pra as aulas não me arrependo dela. Minha rede de apoio é eu mesma, é cansativo é, mas eu sabia disso e escolhir ter ela. Sempre rezava por ela na barriga pra ela ser calma e não me atrapalhar nas rotinas, todo dia eu rezava e minha filha não dá um piu na faculdade. Se cuidem mulheres, rezem pelo seu bb desde o ventre, toda fase trabalhosa passa, a fase de não dormir passa e logo com jeitinho vcs se adaptam a rotina. ❤ O sorriso dela é o que me faz vencer o cansaço e lutar pra eu e ela ter um futuro melhor.
@@lua2324 que comentário lindo🥰, verdade...minha casa vire e mexe está uma zona, mas essa fase passa, tenho 1 menino de 11 anos e uma bebê de 1 ano e 9 meses e os 2 foram planejados, esperados, desejados❤️❤️.
Espera ela caminhar e depois me conta se dá pra levar pra faculdade. Três meses você não viu nada ainda e não e falta de amor nem de oração quando a criança começa a ter vontade própria tudo muda .
@lucienedarosa5918 como também não falta força de vontade minha de continuar estudando! Quem quer dar um jeito quem não quer dar uma desculpa. E se quiser deixa seu ZAP que eu mando a foto de minha filha levando meu diploma.
Acho nojento isso, jamais deveriam falar isso, tá com lroblemas, desabafa no psicólogo mas ir pra Internet igual essas, imagina o filho vendo isso, eu sendo filho delas, surtaria
@@isabelmatos1547 ou não, eu não entenderia, me sentiria péssima, espero que esss mulheres busquem ajuda psicológica elas estão precisando, pode ser depressão prolongada pós parto e se continuarem assim vão fazer seus filhos precisarem de terapia futuramente... Eu tive depressão por parto, me tornei depressiva, sou mae atipica, não foi nada fácil e continua não sendo, apesar dos pesares jamais gravaria vídeo falando essas coisas e não me arrependo de ser mãe, fui mãe jovem, ainda sou jovem e consegui amadurecer a tempo antes de causar um possível trauma na minha filha, busquei ajuda com o tempo Infelizmente elas e muitas outras se pressipitaram em gravar vídeos desse tipo (até porque vão ficar salvos pra sempre), espero que elas consigam ajuda enquanto é tempo.
Sobre a primeira mãe, eu acho que ela deveria evitar falar sobre isso na frente de uma criança. Eles entendem tudo, mas não tem maturidade pra processar esse tipo de assunto. Acredito que só piora expor a criança à esse tipo de discussão sem filtros.
Eu acho que nenhuma deveria falar disso na internet, é impossível apagar as coisas na Internet. Os filhos vão crescer, imagina a dor quando eles descobrirem. Essas "mães "nem pensam nos filhos. Acaso não tem uma amiga, Irmã ou mãe para desabafar? Até podem ir na igreja com o padre ou pastor, os psicólogo também existem. Quando você se torna mãe independente de como se sentir, os filhos sempre devem ser prioridades. Elas moram num país, ninguém as obrigou a ter filho. E a pressão não é escusa, como adultas poderiam simplesmente mandar um fora
A primeira deveria procurar ajuda psicológica e não ficar falando essas coisas na internet. Infelizmente essa atitude não resolve nada e os comentários nos vídeos só fazem piorar a situação.
Cada criança tem um tempo e blá-blá-blá. Eu tenho 3 filhos e o terceiro parecia que veio do avesso, descobrimos em abril que ele é autista, agora conseguimos lidar melhor e as crises quase que sumiram. Essa mãe é jovem, não se preparou e por esse recorte parace que ela não está estudando o comportamento da criança em cada fase.
Filho não é brincadeira é uma responsabilidade muito grande para o resto da vida. Cuido do meu sozinha, meus pais faleceram há 14 anos, meu filho tem 11 anos, trabalho, fiz faculdade online, enquanto trabalho deixo meu filho com uma moça que cuida dele desde pequeno. Não tenho apoio de ninguém fora ela. Faço tudo que posso para estar presente na vida dele. Pois ele é só uma criança e não tem culpa de nada.
Eu penso q os adultos deveriam arcar com suas escolhas e atitudes sem esse mimimi todo! Eu nunca quis ser mãe e não serei, me cuido MUITO pra isso! Desejo q as mães e os pais se cuidem tb para não criarem pessoas desequilibradas para o mundo! Força!!!!
Mimimi? Muitas mães tem que lidar com a exaustão por estarem SOZINHAS, sem uma rede de apoio ou ate o outro responsável por fazer a criança (o pai). A mulher sempre deve aguentar, agora se fosse um pai solo reclamando seria outro recurso. É impressionante!
Que falta de empatia chamar de mimimi.... Cuidar de um filho é difícil independente de ter rede de apoio ou não. Ter a responsabilidade de criar alguém nunca será fácil.... mesmo sendo a pessoa mais rica e feliz do mundo. É um ato de amor e altruísmo supremo. Aprenda a se colocar no lugar do outro. Ninguém tem obrigação de ser feliz sempre ou de ter tudo controle sempre .... desabafos irão acontecer e não é mimimi... tendo filhos ou não.
@@priscilamathiassMoça é muito importante esses relatos. Ainda tem muitas mulheres que acham que maternidade é mil maravilhas. Vendo esses vídeos talvez elas pensem um pouco mais antes de terem um. Então não é mimi
Eu,com 30 anos,já tinha três filhos e um marido que viajava a semana inteira e eu ficava sozinha,sem parentes por perto. Procurei aprender a dirigir e dei conta de tudo. Sempre priorizei as brincadeiras,lazer e fazer os meus filhos felizes. A casa sempre veio em segundo plano.
Igual à minha rotina. Dirigia, me virava na semana, creche, trabalho, casa, faculdade. No final de semana eu largava tudo e viajava, passeava no parquinho, participava dos eventos na escola, no escoteiro, no inglês...na segunda era uma loucura de novo. E foi assim que sobrevivi a insanidade da maternidade. Tomei uns remédios, tomei. O problema maior em todas elas, eu passei por isso, é a autocobrança pela maternidade perfeita.
Sou mãe de uma menina de 3 anos e amo meus momentos com ela! Passamos todas as manhãs juntas e é o período mais feliz do meu dia! És um exemplo de mãe!! Parabéns!
Que lindooo, dá alegria ler isso, nos dias de hoje só vejo mulher reclamando de algo tão natural, que quando vejo uma falando coisas bonitas fico feliz, não sou mãe ainda, mas já tive pavor da maternidade por conta das mulheres que demonizam a maternidade, hoje mudei muito e gosto de ver a Patrícia pq ela é o contrário disso
@@lilianmartins6251 pois é! Eu mesma tenho o sonho de ter 4 filhos, porém vendo esses relatos horríveis de maternidade me fazem pensar se realmente conseguiria ser uma boa mãe. Mas não posso deixar esse sonho morrer. Ser mãe é lindo, e com muita força, dedicação e disciplina eu consigo!
@@MariaJosédoNascimentoleleuLele claro que impõe. Há um condicionamento mental de que mulher solteira tem algum problema e sem filhos é incompleta. Do mesmo jeito, há uma imposição da sociedade ao homem, de que deve ser garanhão, bem sucedido, provedor. Aí quem não cumpre isso se sente um fracassado. Voltando às mulheres: Aí, dessas exigências idiotas, surgem mulheres que não encontraram um homem legal ainda, desesperadas aos 30 anos pra encontrar alguém. Ou mulher se juntando com qualquer um só pra formar família e ter filhos. E isso está mais claro do que nunca. Vc já viu os discursos do Trump de de J.D. Vance, depreciando mulheres que não têm filhos, como se fossem inúteis aos EUA (como se a PRINCIPAL função da mulher fosse gerar filhos)? Isso é imposição social e religiosa. Ninguém aponta arma pra cabeça de ninguém, afinal, não é necessário. Basta buzinar, desde a infância, de que o destino da menina é casar e ter filhos.
26:07 essa passagem do tempo... Dói, viu. A saudade de quando meus filhos eram pequenos, de quando dava pra pegá-los no colo e cheirar o pescocinho; eu dava um dedo pra reviver um dia de cada um quando pequeno. Dói. 20 anos passaram VOANDO. E meio que não adianta dizer "aproveita enquanto é pequeno", porque quando a criança é pequena, os pais estão lutando com a vida, como aquela moça do começo do vídeo que trabalha e estuda, geralmente a mãe está cozinhando, lavando roupa, limpando casa, educando, levando pra escola - cansada demais para "aproveitar", e o pai está trabalhando etc. (sei que há outras configurações de família, e sei tb que em todas em que há criança pequena há trabalho e cansaço demais). É a dureza e a beleza da vida.
Não estou disposta a renunciar minha vida. E muito menos ficar a mercê de ex, sendo humilhada. Deus me livre. Eu agradeço a mim mesma de ter tido discernimento aos 15 anos quando decidi que a maternidade não era pra mim.
@@mrssol8750Por isso que acho que nem todos deveriam ter filhos. Esse pessoal do vídeo nem deveriam ter cogitado a possibilidade de procriar. Tenho 2 e ajudei a criar meu irmão e NUNCA tive problemas com minhas filhas.Uma mãe amorosa e DISCIPLINADA cria filhos amorosos e disciplinados ,simples assim
@@sarahregina2143 Fique tranquila , filho não vai encher sua barriga, você é que tem de trabalhar para seu sustento e não depender de ninguém e depois ajudar seu filho
Acho que uma mãe mesmo que se arrependa, jamais fique falando sobre isso, dizendo que se arrepende de ter filhos, isso vai marcar pra sempre a vida da pessoa que ouve, vocês vão acabar com a vida dos filhos, eu já ouvi isso, e até hoje essa frase está guardada na minha mente.
A única coisa que que não me arrependo foi não ter filhos, graças a Deus meu marido tbm não queria, então deu muito certo. Nunca foi uma opção na minha vida, não quero nada que dependa de mim, gosto de dormir a vontade. Até amanhã minha querida, bjs millll pra dividir com as crianças.
É melhor fazer isso mesmo quando não se quer ter filhos, pra mim é insuportável as mulheres que tem e vivem reclamando, se eu já acho um absurdo gente que tem animal de estimação e não cuida ou até mesmo abandona, imagina um ser humano
Antigamente (antes da pílula anticoncepcional) não era uma opção, então apenas se cuidava da sua obrigação. Agora que temos opção abre discussão pra querer ou não, mas isso não quer dizer que cabe ser irresponsável e infantil depois que já tem: decidiu ter, ou teve... Agora cala (publicamente)e lide com suas questões em terapia, grupo De apoio, ou sei lá, mas não gerando um trauma óbvio de rejeição na criança! O adulto é você. Se responsabilize pelas suas responsabilidades, literalmente e seja a fortaleza dessa relação pai/filho mãe/filho. Isso é literalmente sua obrigação. Nas demais relações, vc em primeiro lugar... Com filho menor de idade: ele. Nossa geração não gosta da palavra "obrigação", mas elas existem. E quando vc tem, só cabe cimprir. Se tem guerra, homens de 18 anos em diante, vão. Fim. Se tem renda, vc paga imposto. Se tem filho, vc cuida. Fim. Não importa se vc GOSTA . A hora de conjecturar sobre isso era antes.
Gostei,viu? Muito sóbrio seu comentário. Eu sou mae de duas crianças e uma delas tbm é atípica. Não me lamentando sobre as dificuldades cria-los. Isso mesmo ❤
Verdade! As pessoas parecem não saber mais o que deve ser tratado na intimidade, parece que quanto mais íntimo mais as pessoas querem compartilhar com o mundo.
Acho Erradissimo calar a boca publicamente. Se é alardeado o tempo o romantismo exagerado da maternidade tem que ser exposto a realidade dela também. Que as mães desabafem sim até pra aliviar internamente. O que não concordo é isso ficar evidente para os filhos quando eles ainda não tem preparo mental pra entender de fato o problema e não sentirem o problema.
Não façam isso em rede sociais. Levanta a cabeça e agora educa. Isso ficará gravado eternamente. Procure um outro caminho, uma terapia, sei lá o que mas, internet não.
São questionamentos coletivos, por isso está na internet. Muita gente está se questionando sobre isso, por isso virou assunto em rede social. O tempo de jogar as coisas debaixo do tapete acabou.
Tem jogar na internet mesmo, para tirar essa fantasia da maternidade impostas as mulheres O que tem de mulheres que são mães sem desejar fortemente isso não é brincadeira
@gabrielaqueiros4784 para ser pai e mãe tem que ter uma saúde emocional muito boa , primeiro se amar muito para não se perder como indivíduo e não se tornar dependente emocional dos filhos como se a vida só fizesse sentido porque ele existe e segundo para ensinar o filho como viver no mundo com maturidade
Eu tive um Pai presente, ele morava na mesma casa que eu me dava comida, mas ele não falava comigo, quando eu perguntava algo pra ele, ele simplesmente me ignorava oi revirava os olhos e continuava me ignorando. Com o tempo ele acabou fazendo outras coisas pra piorar a nossa relação. Fora que a gente já conversou sobre e ele disse abertamente que eu não fui planejado e que ele ficou com minha mãe meio abrigado. Hj eu tenho nojo de ficar perto dele, até tentei relevar tudo e term uma relação com ele mas não da, evito ter relação com ele, internamente perdoei mas não esqueci, e sim sinto falta de um Pai mas não dele, sinto falta de um Pai que eu não tive.
Muito triste o seu Pai perdeu a oportunidade de conhecer e amar alguém incrível que você é, ele foi completamente egoísta. Vc precisa se reerguer e a culpa do desprezo dele não foi culpa sua e sim sobre o que ele é. Deus te abençoe e te fortalece que vc consiga vencer.
Caracas vivi exatamente a mesma coisa, idêntico, a parte dele não gostar da minha mãe e só ter ficado com ela só porque eu nasci, até fui ver seu perfil pra ver se não era meu irmão escrevendo. Essa experiência me gerou tantos traumas, tô me curando aos poucos graças à Deus
Ele é um egoísta que só queria transar, mas não queria arcar com as responsabilidades disso. Mas siga sua vida, quem perde é seu pai. Ao invés dele celebrar a família que teve, resolveu ficar magoadinho, pq queria ser um eterno garotão. Esqueça ele.
Eu tenho dó dessas crianças! Se eu ouvisse a minha mãe falando uma coisas dessas, minha relação com ela seria muito diferente, eu não conseguiria me sentir confortável com ela. Ia me sentir um peso, e me afastaria dela pra fazer com que ela não sinta esse sentimento ruim em relação a mim.
Isso destrói a vida dos filhos, eu já ouvi isso, e até hoje tenho esse remorso de algo que não tive culpa, até porque não pedi pra nascer. Essas mulheres deveriam procurar um psicólogo, mas vão pra Internet desabafar, amanhã os filhos vão crescer e vão ver esses vídeos e provavelmente essa relação vai mudar.
@edleuzamelo7440 penso a mesma coisa. Isso é tão sério, mas pra muitos o like é mais importante que o outro. Estão brincando com a vida dos filhos! Que Deus alivie a sua dor Edileuza, vc é muito importante, Ele não te criou a toa! Abraços! 🥰
Eu amo ser mãe, fui mãe aos 16 anos,cometi muitos erros,mas hoje olho e vejo o quanto sou abençoada por ter meus filhos. Um de 32, 12 e 9 anos,são meu coração fora do peito.
Eu ainda não tenho filhos. Sou professora, convivo com crianças diariamente, amo crianças, amo a ideia da maternidade, sou casada há 8 anos, tenho uma boa situação financeira e já passei dos 30. Fui criada com uma visão muito negativa da maternidade, eu sabia que minha mãe me amava, mas eu sentia constantemente esse sentimento de inadequação, de que eu não cumpria com as expectativas familiares e que isso trazia tristeza para todos. Pois bem, decidi que precisava romper com essa linhagem de traumas familiares, que não iria ter filhos até que eu conseguisse sair da ignorância psicológica que minha família se encontrava. Hoje eu me sinto um pouco mais preparada, mas não consigo encontrar um motivo altruísta para engravidar. Eu conheço pouquíssimas mulheres que amam seus filhos, que amam a maternidade e que criaram boas crianças. Na verdade, eu tenho uma ou duas conhecidas que realmente parecem ser ótimas mães. O restante só reclama, diz que detesta, me diz para não ter filhos, que filhos são muito fofos, mas um inferno na terra. Eu sei que não posso decidir as coisas pautadas na experiência de outras pessoas, mas eu não vejo muito sentido em se submeter a uma experiência com um potencial tão devastador (como dizem). Se eu tivesse pouca ou nenhuma noção da trabalheira, do cansaço, da quantidade de problemas que uma criança traz, talvez eu fosse mais inconsequente, mas eu sou professora e trabalho com crianças com deficiência. Pensei também que um dia, talvez com o tédio do cotidiano, eu pensaria em ter filhos. Como ter tédio se minha vida é enterrar meus familiares com um cotidiano completamente caótico? Não sei, continuo aqui no meu profundo processo de análise, buscando motivos que me impulsionem a uma decisão dessas. Ter um marido sem muito interesse na paternidade também me deixa tranquila para pensar. Confesso que até agora, o movimento mais audacioso que já tive foi conversar sobre entrar na fila de adoção. E paramos por ali mesmo.
@@becasauro Antes eu não queria ser mãe e meu esposo não sonhava em ser pai, eu achava que odiava crianças kkkkk. Até engravidar aos 28 anos, tive depressão na gestação , mas eu amei minha filha assim que ela nasceu. O amor e a paciência são construídos não se nasce com isso, se aprende! Sim é cansativo, e eu também venho de uma família traumática. Rompi esse ciclo saindo de casa, e assim que ela nasceu decidi ser o que meus pais não foram comigo, hoje daria minha vida por minha filha e o pai dela ama ser pai dela, pra finalizar tudo é construído até o amor, a menos que a pessoa tenha algum grau de psicopatia para não amar algo que pariu. Em fim, em qualquer decisão esteja pronta, mas saiba que não é as mesmas experiências que as outras mães, a maternidade só é negativa se você se permitir que seja. Sem contar que o amor materno genuíno supera qualquer cansaço!
13:06 as pessoas SEMPRE vão julgar uma mãe, seja porque ela tranalha e estuda e deixa o filho com o pai, seja porque ela trabalha e deixa o filho na creche em período integral, seja porque ela nao trabalha e é sustentada pelo marido, seja por qual motivo for. Se a gente der muita pelota para o que as pessoas pensam da gente, a gente PIRA. Eu digo que o que as pessoas pensam de mim é problema DELAS, não meu. Agora, a coisa muda de figura se essa mãe está rodeada de gente que não a apoia (marido, mãe etc.). É diferente. E tem outra coisa ainda: quando o filho crescer, ninguém garante que ele vai reconhecer o que você fez por ele. Por mais que a gente os crie bem, dê uma boa educação etc., filhos são pessoas com pensamentos próprios, são pessoas destacadas dos pais, são pessoas completas por si só. Claro que a maioria dos filhos reconhece os esforços feitos pelos pais, mas há aqueles que não o fazem. Ao fim e ao cabo, maternidade é um assunto complexo, nada é preto no branco, há muitas nuances.
Conheci seu canal hoje, seus comentários confortaram meu coração, fui mamãe com 17 anos, casei nova e planejei com meu marido. Hoje minha "bebê" já tem 10 anos, eu não consigo emprego e meu coração doía quando eu via mulheres independentes, chegava a sentir inveja e eu me sentia super culpada(tenho TAB) mais graças a Deus meu marido prove bastante e até mimamos demais nossa filha. Nossa filha é muito apegada a mim pelo fato de eu ficar em casa se dedicando ela, o tempo todo ela me elogia e diz que me ama me usa de psicóloga, não tem sensação melhor, talvez quando ela crescer mais um pouco eu me forme em um curso ❤ chorei no final do vídeo pois gosto de gastar monentos com minha filha de todos os jeitos, já até ta sabendo cozinhar.
Sou muitissimo grata a Deus porque o meu filho de 6 anos, é e sempre foi muito bonzinho, carinhoso, respeitoso, inteligente e corajoso, graças a Deus, mas me compadeço com a dor dessas mães.
Fui mãe com 21 anos e não tive problema com a maternidade, hoje meu filho tem 17 anos e uma menina de 13 anos, casada a 20 anos,meu esposo sempre me ajudou,estou colhendo os frutos de ser uma mãe presente.
Tem mulher que passa a vida toda correndo atrás de homens que não estão nem ai para elas, se humilhando, se sacrificando por pequenas doses de afeto. Mas, quando se trata de um filho, vem logo com esse drama todo. A realidade é que atualmente crianças estão sendo criadas por mulheres desequilibradas, sem noção, que não usaram camisinha e vivem para reclamar as consequências das próprias atitudes. E é por isso que as crianças e adolescentes são do jeito que são hoje em dia.
Na verdade, a diferença é que antes era imposto (mulher que não casava era mal vista, ou seja, ser viúva era melhor do que ser solteira, como se o valor de uma mulher fosse medido pelo fato de ter estado com um homem) e a maternidade era vista como algo que é divino e romântico, mesmo que na prática elas descobrissem que fosse um inferno, já que até as que não tinham traquejo com criança tinham que ser filhos. Só ver o tanto de mulher de antigamente sem paciêncîa. Não explicavam nada pros filhos, era na base do laço. Se o filho não quer comer? Laço. O filho tá com medo? Laço. Muitos desses filhos cresceram, juram que não têm trauma nenhum pelos bifes, mas vivem cheios de insegurança, especialmente sobre autoestima. Acho perigoso falar sobre arrependimento com maternidade, com o nome e imagem expostos, pois mais tarde os filhos podem ver isso. Por outro lado, é bom começar a desmistificar a maternidade. Não existe isso de "a mulher só é completa se tiver um filho". Essa frase só é verdadeira quando se refere às mulheres que querem ser mães e se imaginam nessa posição.
@@Gobbete Entendo seu ponto de vista, mas ainda assim não anula o que eu falei pois antigamente as mulheres não tinham escolhas, e hoje elas tem sim, podem escolher casar, com quem casar, ficar solteira e fazer o que bem entenderem. Pelo que já reparei de 90% das mulheres que convivo, as que tem dificuldades com maternidade são aquelas que casaram mal, que tiveram uma vida sexual ativa e muitas delas engravidaram de um homem que não ajudam nada com o filho. Diferente das que escolheram a dedo com quem iam se relacionar. Voltando ao que eu disse antes, tem mulheres que passam a vida toda se humilhando por homens que não prestam, ai quando engravidam é obvio que não vão gostar da maternidade e vão querer descontar as frustações em cima das crianças, igual essa doente ai do vídeo fez. E ainda existe mulher que sim, escolheu ser mãe mesmo sabendo das dificuldades, e consegue superar tudo pois tem um pai de verdade que assume as responsabilidades e não deixa só para cima da mãe. A vida é feita de escolhas, quem escolhe mal vai ter que viver mal, infelizmente é assim que a vida funciona
O melhor youtube que vi nos ultimos tempos. Precisamos falar sobre esses assuntos mais vezes. A maternidade nao é facil. Mas é algo lindo. E sim vc pode escolher, viver isso ou nao. Bora bater papo.
Patrícia, muito verdade isso que você falou no segundo vídeo. A criança naonprecisa de coisas materiais caras, elas precisam de atenção e compainha dos pais... Acho fundamental que isso seja dito 👏🏻
Espero que essas ditas mães que dizem que não queriam os filhos, não falem isso nunca na frente dos filhos, a pior coisa que existe é crescer se sentindo um peso e um fardo para as outras pessoas, isso trás tanto trauma. As pessoas são muito egoístas, não sabem renunciar nada, o que pode ser maos importante que uma vida humana?
qualquer crianca filha de pais separados possui esse mesmo sentimento de se sentir um peso para os pais... um encosto.... mesmo que os pais amem muito. eles recomecam a vida com outras pessoas e a crianca se sente como se estivesse sobrando naquele novo nucleo..entao, tem coisas que estao fora de nosso controle.
Cada caso é um caso. Eu tenho total consciência de que minha mãe se esforçou muita pra conquistar as coisas e dar o melhor pra mim e sei das dificuldades que ela passou, inclusive risco de morte por gravidez por ter trombofilia e apesar de ela nunca ter se arrepender, sei que ela teria ido mais longe e não teria sofrido e ao invés de sentir raiva eu sinto que isso me mais simpatizar mais com ela pq ela não cagou como muitas fazem. Por mim a mulher pode se arrepender o quanto quiser e se ela for uma ótima mãe isso não muda nada o fato de ela ser incrível pq a vida não é um conto de fadas.
@@marcellecosta8685 exatamente marcelle... tenho o mesmo sentimento. ja conversei com minha mae sobre isso, ela é maravilhosa e me ama incondicionalmente... é uma maezona... mas concordamos que ter filhos foi uma decisao ruim para ela... matou sonhos, gerou muitas dificuldades financeiras, ela deixou de fazer e viver muitas coisas... principalmente porque me teve com 19 anos... uma crianca quase (na minha percepcao de hoje que tenho 30 anos).
Estamos vivendo na geração com o maior índice de depressão e fraqueza mental, as pessoas não estão dando conta nem de gerir suas emoções e mente e quer ter filhos o resultado será essas mulheres do vídeo!
Meu filho é minha alegria de viver!! Nao consigo sentir esses sentimentos ruins que tantas falam… so sinto coisas boas em relacao a ele, e isso em todas as fases!! Hoje ele tem 13 anos e ele é prestativo, carinhoso, amavel, responsável, educado, engracado e uma delicia de conviver! ❤❤❤❤ todas as fases maravilhosas de viver ao seu lado
Mas ter um filho com todas essas características é fácil… quero ver manter o discurso com um filho com um temperamento difícil, que te desafia todos os dias, por horas a fio.
Minha mãe é analfabeta, nasci no interior da Bahia e tenho muito orgulho dela. Tenho muita alegria da infância que eu tive, e o que eu lembro é dos cuidados que ela teve comigo, das comidas que ela fazia, dos passeios... Hoje estou com 33 anos e estou me preparando para ser mãe, por isso cai nesse vídeo.
Minha mãe foi mãe solteira, hoje entendo que muita coisa ela fez até onde podia.. Eu tenho extremo orgulho de tudo o que fez. Eu a amo muito! Hoje penso em ter filhos, mas não nesse momento. Tenho amadurecido essa ideia, mas antes eu preciso compreender tudo o que passei com a ausência do meu pai. A maternidade para filhos e mães são de aprendizados compreensões. Viver o agora é o segredo, mas nós achamos que nunca passa, não é? Mas a vida passa...
Essa primeira moça do vídeo está de fato precisando de acompanhamento de um profissional em psicologia, absurdo ela estar falando tudo o que falou com a criança no colo , onde já se viu gente ???!!! O interessante é que são mulheres tão inteligentes e não se preveniram no sentido de evitar virem os “abençoados filhos”!
Moça tenho um casal de crianças, e penso mesmo eu amo tanto eles parece q ganhei uma força incrível no meu ser melhorei como ser humano, aprendi tanta coisa em pouco tempo q não havia aprendido em toda minha vida, talvez tudo isso aconteceu porque eu desejava muito eles eu mim entrego de verdade. Dar trabalho sim, muda muita coisa mais eu amo demais tudo isso.
Foi tão bom ter assistido esse vídeo, porque me relembra o quão importante é passar tempo com a minha filha, talvez agora eu não esteja nas melhores condições pra dar a ela aquilo que eu sonho em presentea-la, mas só o fato de passar tempo com ela, seja deixando a louça pra depois pra ficar com ela no colo mais um pouquinho ou deixando as tarefas pra passar o dia com ela no parque ja faz muita diferença.
Eu tbm. Escolhi ser mais presente. Trabalho mas meio período. Eh agora tô de molho de atestado em casa e percebo que ele tá mais feliz. E ele já tem 12 anos 😂.
Por essas e outras que não quero ter filhos, sem contar que pra ter filhos precisa ter rede de apoio, é querer contar com quem não tem nada a ver com a sua maternidade. Simplesmente sem condições.
Tenho uma bebê de 2, estou grávida do segundo. Tenho um grande arrependimento sim, que foi não ter tido bebês antes. A maternidade não é absolutamente nada fácil, ela não exige muito, ela exige tudo, mas tem sido a ferramenta mais poderosa de transformar minha vida e de meu marido em uma vida cheia de propósito!
Pra mim é tudo tão distante isso tudo! Cada mãe é uma mãe da forma que dá pra ser… eu sou uma mãe que “amo demais” então sou muito intensa e vivo cada segundo os momentos com meu filho e nunca tive nenhuma rede de apoio… minha contribuição é, seja a mãe que seu coração quer e pode ser ❤
Filhos dão trabalho e hj em dia as essas meninas romantizam muito . Umas trabalham e querem compensar o tempo longe dando objetos e o q as crianças querem é tão somente a presença . A culpa é tão destrutiva tanto para a mãe quanto para criança . Cada realidade é única . O tempo de presença tem q ser o mais saudável e intenso ,isso q importa . Amor ,limites e presença dão certo .
Escolher ter uma profissão vai além do orgulho que o filho possa ter. É sobre poder prover mais que o necessário para que ele cresça e se desenvolva. É sobre ver os filhos adultos livres das preocupações financeiras de uma mãe sem renda, sem aposentadoria... Nem todas as famílias podem ter 5 filhos e viver BEM com o salário do pai, apenas. Muito triste esse julgamento, desnecessário, sobre as mães que trabalham fora. Óbvio que todas trabalham por dinheiro, salvo raras exceções que ainda buscam vida além da maternidade.
Eu sou pai e um pai muito presente! Eu participei ativamente do pós parto, participei de muitas coisas do cuidado e sei que pra mulher é muito difícil. Para mim, hoje, o mais difícil é ter que trabalhar e perder muitas fazes boas e ruins do crescimento dela. O tempo tá passando muito rápido e eu trabalho muito. Quando chegou na parte do vídeo em que diz que “quando seu filho te chama para fazer algo com ele, pare tudo que você está fazendo e faça…” eu me lembrei de tantos momentos em que isso acontece. Mulheres, não quero que com meu comentário entendam que é diminuir as dores de vocês. Mas para o pai (o de verdade) também existem dores, sofrimentos e preocupações. O peso da responsabilidade masculina existe. Por isso Deus nos fez em pares. Pra um suportar a dor do outro, para que possamos seguir em frente como casal e criarmos os nossos filhos da melhor forma. Pra mim, o maior aprendizado é: esteja presente! Esse é o seu maior legado, esse é o seu maior presente que você pode oferecer ao seu filho.
Por isso a natalidade vai tender a cair e as mulheres vão querer dedicar mais ao trabalho pois elas não têm esse privilégio de ser mãe e poder trabalhar duro no que ela ama fazer O número de mulheres solteiras vai crescer muito e seu fosse mulher faria o mesmo Na Coreia do Sul as mulheres estão abrindo a mão da maternidade por esses motivos de está sobrecarregada Só porque a mulher tem o filho não quer dizer que ela tem mais peso e responsabilidade de cuidar mais do que o homem não e o cara continuar no seu trabalho de boa Vejo exemplo dos casais LGBTs em que a responsabilidade e peso é totalmente igual sem privilégios para ninguém ambos tem que abdicar do trabalho para nenhum saí perdendo Quem fica para cuidar do filho sempre sairá perdendo
Concordo não posso generalizar e banalizar a paternidade por minhas próprias experiências..meu paizinho um pedreiro que lavava nossa roupa no tanquinho, fazia nossa comida na lenha e nunca faltou uma reunião de escola! E o pai que escolhi para meus filhos do mesmo modo: nunca faltou um pré natal meu, leva e busca os filhos na escola, vai quando preciso nas reuniões e tudo mais. Pais de verdade tem seu valor e concerteza trabalho também só que homem e mulher exercem funções diferentes e nenhum é melhor que o outro por isso❤
Sou mae de um príncipe de 2 aninhos. Meu filho nasceu com um grave problema cardiaco e lutamos muito pela vida dele. Graças a Deus ele fez uma cirurgia de correcao e deu tudo certo! Acho que isso fez eu me envolver mais a fundo ainda na maternidade! O amor de uma mae por filho é algo muito forte. Mas, realmente, a maternidade é desafiadora!!! Pela situação do meu filho, e ele tendo nascido em meio a pandemia, com varias restrições, eu tive que abrir mao da minha profissao, fechar meu negocio e viver so pra ele. Maternidade é RENUNCIA, RENUNCIA E RENUNCIA! O amor nos ajuda a lidar com isso, mas se vc acha que nao pode renunciar a nada na vida, nao tenha filhos! É melhor!! Hoje meu filho esta numa fase, ate entao, a pior que ja vivenciei com ele Muitas birras! As vezes tenho paciência, as vezes choro de desespero. É um misto de sensacoes, como ela descreve perfeitamente no inicio do video Mas Deus dá o frio conforme o cobertor! 🙏🏻
Que benção ouvir que você é mãe de 5, Patrícia! Eu tenho 30 e sonho em ser mãe de muitos, ainda não engravidei, mas ficava com esse pensamento de que já tô velha…
Sim, sou casada e tenho 28 anos, não tenho filhos ainda. Estamos planejando ter daqui uns dois anos, mas sempre pensava se não estaríamos "velhos"... penso que filho não é só sair fazendo, por isso estou me planejando.
30 anos ta velha nao, alias melhor idade p ter. Cabeça é outra. Na faixa dos 20, é mae adolescente, perdendo a melhor fase da vida trocando fraldas, privando sono, se estressando e adquirindo rugas antes do tempo.
@@ktsky4843a melhor fase da vida é quando você realiza seus sonhos, trocar fralda é incrível pra quem deseja ser mãe, melhor coisa da vida é ter filho depois dos 18, até porque 18 já é adulto e praticamente os filhos crescem juntos.
Nossa, com esse vídeo vc fez muitas mães chorarem, assim com eu chorei lembrando das minhas crianças. Tudo o que vc falou é verdade , a gente quer o melhor prós filhos, mas esse melhor não é o que eles querem e precisam.
Se as pessoas entendessem q criança nao é cara de vdd,é vc q compra tudo para ela,fica mais facil,as crianças nao presisam de muitos brinquedos(ter muitos ate faz mal),e coisas caras,elas so presisam do basico:uma casa minimamente adequada e limpa,comida saldavel,rolpas minimamente boas e adequadas para a idade,e atençao e amor,so isso! Uma vida simples,boa, e amorosa é tudo q eles precisão!!
Graças a Deus eu pude abrir mão de trabalhar para ficar em casa com minha bebê. Ela tem 3 meses e eu estou vivendo os melhores dias da minha vida. E não está sendo tudo perfeito. Pelo contrário, eu nunca passei por tanta provação e quebra de mim mesma ❤
Isso mesmo, já passei por tantos problemas por conta disso, hoje ela com 65 anos vez ou outra ainda relembra passado e mexe de novo na ferida dizendo a mesma coisa.
Muitas foram mãe por "acidente" e aí se arrependem. Os pais hoje não podem ser mais rígidos que estão reprimindo e violentando, mas ninguém liga para os pais que imploram por socorro. Muitas mães solos, que trabalham muito e mau conseguem pagar as contas e cuidar dos filhos e quem cuida acaba sendo os de fora, ensinando as ideologias e a educação deles e não da família. Mulheres que engravidam ainda meninas. Na escola do meu filho tem 3 meninas gravidas com idade de 12 a 13 anos. Pais que querem dar tudo pros filhos e não sabem dizer não, criando crianças mimadas, problemáticas e até narcisistas. Gente, já tem narcisistas demais....chega! Fui abandonada com um filho de 6 anos e conheço bem esta dor de ser mãe solo sobrecarregada.
Sobre as mães arrependidas porque tiveram que abdicar de suas vidas, percebe-se que o problema reside no fato de terem tido filho antes dos 30, num período em que deveriam estar investindo em si, cuidando da formação, divertindo-se, viajando, namorando (mesmo com o próprio marido) etc. Enfim, meteram o pé no acelerador sem refletir e não podem agora culpar quem não tem culpa: as crianças.
Meu pai abandonou a minha mãe grávida de mim, e realmente tenho o sentimento de abandono. Então quando tive meu filho, meu foco foi estar com ele, ver ele crescer ajudo- lo na escola, estar com ele nos momentos bons e ruins, na escola quando tem evento, vejo a cabecinha dele me procurando 🥰 acho tão fofo, eu tenho certeza que nunca vou me arrepender disso. Vi um documentário de pessoas com doenças terminal, o repórter perguntou para uma mulher qual é o seu maior arrependimento, ela disse." Se eu pudesse voltar para traz, eu trabalharia menos, eu teria passado mais tempo com as minhas filhas, eu achava que dar de tudo era o mais importante, mas agora eu vejo que ter passado mais tempo com elas, fazer as coisas com elas é o mais importante". No outro dia o repórter foi ve- lá, e ela tinha falecido. A fala dela mexeu muito comigo, porque é esse tipo de arrependimento que não quero ter quando morrer. Claro que cada um tem a sua condição, graças a Deus tenho uma vida confortável é um bom marido, e isso me ajuda muito, a ter tempo para o meu filho.
Dias atrás vi um vídeo onde apoiava "o não amamentar" e uma elementa disse q não era vaca leiteira. (Mas foi brinquedo e depósito de porra). Vergonha alheia. O filho tem direito a jogar pro alto tudo q ensinamos, e como muitas de nos fizemos e deu certo na vida. Filhos vem para serem educados não dominados.
Amei o comentário dela sobre o homem arranjar briga com a mulher que está para ganhar bebê. Eu engravidei de um cara com quem me relacionava há pouco tempo. Quando soube da gravidez, parei imediatamente de tomar meu antidepressivo, somado a isso veio esse turbilhão de hormônios. Uma noite, sem motivo algum, ou apenas por eu me posicionar dizendo o que eu pensava sobre alguma coisa, esse cara, que não aceitava ser contrariado, disse: "Nossa! Tirou a máscara?". Foi tão ofensivo! Juro que eu não havia feito nada, só estava com humor alterado por não tomar mais o antidepressivo e por estar com turbilhão de hormônios. Meus pais conversaram com ele sobre isso e olha que eu não sou nenhuma adolescente. Ele continuou com algumas ofensas e insinuações. Minha pressão subiu e perdi o bebê. Ele dizia que queria muito ser pai e, então, percebi que era tudo ilusão.
Meu pai sempre trabalhou muito pra criar eu e minhas irmãs, quem cuidava da gente era minha mãe, meu pai qndo tinha tempo livre eu pedia pra gente sair pra fazer alguma coisa mas ele falava q não tinha dinheiro, eu falava q não precisava a gente só ia andar de bicicleta ou ir na praia, só ia gastar a passagem do ônibus e uma água, mas ele só queria sair se tivesse com muito dinheiro mas a gente nunca tinha muito dinheiro só q ele comprava as coisas q eu pedia, computador, bicicleta, videogame e etc mas aquela atenção de conviver junto eu não tinha muito, acho q isso me afetou um pouco me sinto muito carente de afeição paterna e qualquer coisa q ele fala me afeta muito, eu queria ter tido mais atenção dele na infância, talvez essa história q ele falava q não tinha dinheiro pra sair era só pq ele tava muito cansado e precisava descansar ele trabalhava muito mas as crianças não entendem como eu não entendia, só não queria q isso tivesse me afetado tanto
Tive a impressão de que os 3 relatos tem haver com ter filhos antes de um relacionamento saudável, forte e estável com os pais. A figura masculina e paterna é essencial. Deus abençoe muito as 3 mães que consigam vencer. Para aquelas que ainda não tiveram, resta o conselho de: Só tenham filhos dentro de um relacionamento extremamente estável, porque ser mãe sozinha deve ser realmente pesadíssimo 😢
Na sua visão, o que é um relacionamento estável? Pergunto isso, pois tem muita mãe por aí que tem filho dentro de relacionamento estável, mas o pai não quer nem trocar as fraldas da criança.
As leis aqui no Brasil são só para proteger os bandidos. O criminoso mata crianças e adolescentes e são soltos em pouco tempo pela justiça. E vc nem pode se proteger ou proteger sua família.
Sou mãe de uma menina hoje com 11 anos . Fui mãe na adolescência com 19 anos , sem apoio ! Pensem aí o baque que foi pra mim ?! Porém levantei a cabeça , e fui pro mundo lutar por nós duas . Hoje tenho uma melhor amiga do lado . Sempre criei com amor , e forma uma menina de caráter . E ela é uma benção , amorosa , estudiosa obediente . Claro que passamos momentos que eu dou uma leve surtada . Nunca me culpei de nada , estive presente todas as vezes que pude na infância e me faço presente sempre que possível. Pq quando não posso eu sei que não estou por aí batendo perna , e sim lutando por nós . Trabalhando e conquistando nosso futuro , pq amor não enche barriga !! Me orgulho sim da mulher que me tornei e já ouvi da minha própria filha que eu sou muito forte e que ela quer ser igual a mim quando crescer . Ser mãe é isso amor , renúncia , alegrias , dúvidas etc ! Só peço a Deus saúde e sabedoria pq o resto a gente corre atrás .
A criança só precisa da melhor atenção, o melhor colo, a melhor a melhor brincadeira com os pais, o melhor beijo. Dinheiro é bom , mas não é tudo. Desejo que essa moça acorda a tempo. O filho só quer ter uma mãe de bom caráter.
E verdade! O povo da pitaco , as vezes a pessoa tem 3 filhos, e apenas 1 da problema, sendo que a criação e a mesma. Cada criança tem uma personalidade diferente.
Amei ver esse video! Tenho 26 anos, casei agora e todo mundo fica falando para engravidar. Desde muito nova, sempre falei que teria filhos apenas com 28 anos ou 29. Hoje vejo que foi a melhor escolha que fiz, filhos nao sao fáceis e minhaa priminha que cresceu cmg e meus irmaos, é a priva viva disso, passo cada raiva com ela as vezes. Ainda moro de aluguel e estamos juntando dinheiro pea comprar nossa casa e dar um conforto melhor para meus filhos. Minha r3de de apoio é maravilhosa, meu marido, sogra, mae, irmaos, sei que nem vou precisar comprar nada, pois minha familia dará tudo, pois será o primeiro sobrinho e neto da familia. Mas ainda assim sei que nao estou preparada. Ainda estou aprendendo a ser uma boa esposa e dona de casa. A fase do meu filho vai chegar, mas quando eu m sentir completa com vida financeira e mentalmente.
22:37 não acho de bom tom falar publicamente ou na frente do filho esse tipo de coisa, porque os filhos crescem e podem ter acesso a esse tipo de fala, e podem se sentir um fardo para a mãe. Por mais que se fale "ah, mas eu amo meu filho, independente de qualquer coisa" depois de ter falado publicamente ou na frente do filho que se pudesse não teria filho, de bate pronto o sentimento do filho será "nossa, eu acabei com a vida da minha mãe", e isso gera um estrago na autoestima da pessoa, no psicológico dela.
Pior de tudo é que a criança sente tudo, se sente um fardo por ver a mãe chorando por causa dela, é bem complicado a situação, sinceramente se visse minha mãe chorando e reclamando o tempo todo por mim me sentiria horrível, acho que poderia ter um acolhimento profissional pra todas as mães que se sentem assim, pq não deve ser nada fácil pra ambas as partes
Tenho uma filha de quase 5 anos , e uma que ta pra nascer , que eu não queria de jeito nehum , mais ta aqui , vou cuidar e amar . Pra que ela não seja igual eu , depressiva, só com vontade de morrer, por falta de amor dos pais . Tenho certeza , que quando eu tiver idosa , não vou me arrepender do que fiz , as escolhas são delas , e o caminho a seguir!!! Meu marido fala , que se a vida fosse facil , com tudo oque nós desejamos , seria sem graça. E eu concordo com ele! Vejo hoje , que sou amada verdadeiramente, por minha filha de 5 anos . E esse amor , jamais iria experimentar, se não fosse p ser mãe.
Nunca senti estinto maternal e decidi não ter filhos. Muitas pessoas me questionam porque eu não tenho filhos mas foi a melhor decisão que eu tomei na minha vida . Já vi vários relatos de mulheres que não sentiam estinto maternal e para agradar a sociedade tiveram filhos e o arrependimento chegou e elas vivem infelizes e as crianças sentem que não foram desejados 😢. Essa primeira moça do vídeo precisa de ajuda psicológica.
Eu amo crianças mas não me vejo e não quero ser mãe. Eu ainda sou nova então minha mãe ignora um pouco, com a esperança de que um dia eu vou mudar e querer ter um filho. Eu sou filha única e ela quer muito ter um neto no futuro, e eu sei que a minha família vai me pressionar, mas (com o meu pensamento de hj) eu sei que filhos não é uma opção pra mim
Nossa, primeira vez no Canal e amei esse vídeo. Estou com 42 anos, não sou mãe, até gostaria de ser, mas penso muito no futuro. Penso q se ainda não estou bem financeiramente, apesar de estabilizada profissionalmente, imagine com filhos. Porém, penso tb q se até hj não tive filhos, quando terei? É utópico o q vou dizer, mas acho q o correto seria toda mãe ter apoio financeiro até a criança completar 06 anos de idade. A etapa da infância é extremamente importante, principalmente a vivência com a figura materna e/ou paterna. Seria a mulher ter condições de se dedicar à criança durante 24h e vivenciar todos os momentos, desde conhecer o mundo infantil q a cerca, passeios, compras, viagens etc. Esse tipo de vivência só é possível quando a mãe pode se dedicar exclusivamente aos filhos até q eles completem 06 anos de idade. Na idade escolar, a mãe já conseguiria incluir alguma atividade para ela, algum trabalho de meio período ou trabalhar por conta própria. Considero um crime o q ocorre com a maioria das mães e das crianças, pois, são retiradas delas, momentos essenciais para o desenvolvimento de ambas(Crianças e mães quanto à maternidade). A maternidade não precisaria ser traumática, entretanto, infelizmente, as famílias atualmente são muito desestruturadas e o mercado de trabalho suga todo o tempo e energia dos pais q precisam trabalhar recebendo pouco para manter o lar. 😢😢
Patrícia casei com 26 anos e depois de 2 anos desejei ter filhos. Depois de 8 anos e meio minha filha chegou. Foi tão desejada, amada, mas não foi nada fácil. Tive uma irmã que cuidou dela para que eu pudesse trabalhar, com 3 anos meu marido perdeu emprego e demorou para arrumar outro. Fui aprendendo a ser mãe ao longo do tempo, trabalhando( sou professora) teve dias bem difíceis, a adolescência dela foi muito complicada, porém não me arrependo nem um dia de ter tido minha filha. Te admiro muito você por ter 5 filhos. Parabéns pela linda família que construiste. Um abraço ❤❤❤❤
Eu acho que ninguém deve ser obrigada a ter filhos se não tem vontade. Não é fácil ser mãe, principalmente quando entram na adolescência. Por isso só deve ter filho quem realmente tem esse desejo.
Por isso que decidir ter so um. Tenho um menino de 5 anos ele é a minha vida, minha melhor escolha, mas se eu quero ter mais?? NÃO! KKK Da trabalho na mesma proporção do amor que a gente senti, mas estou super satis😢feita só com ele mesmo é um filho super carinhoso 😊❤
Pedi a conta de um trabalho de 6 anos para ficar com meu bebê, quando eu estava trabalhando eu queria muito.estar em casa, agora em casa eu sinto falta de cuidar mais de mim, pois quando eu trabalhava eu me arrumava mais, "descansava mais no serviço" do que em casa, agora o dia inteiro em casa me estresso mais com ele, e ele só tem 7 meses 😢 Me culpava quando estava trabalhando e agora me culpo por estar o dia todo fechada em casa e fico muito estressada. Pq temos essa mania de nunca estar bom? Tão complicado! Hj já chorei tanto mas tanto, pq eu ia fazer minha sobrancelha e iria levar ele, mas tivemos uma noite caótica de sono e durante o dia ele não fez nenhuma soneca 😢 tive que desmarcar o salão pois ele está muito estressado, e sábado agora vou ser madrinha de casamento, estou chateada pq não vou conseguir fazer, vou ter que fazer em casa mesmo, minha autoestima está muito baixa.
Calma, tbm sou mãe que fica em casa no começo é bem difícil mais depois vai ficando mais fácil, se apega com Deus, faça jejum, jejum me ajudou muito a ter mais paciência com minha filha
Mãezinha sei o que vc diz. Tinha dias que eu lembrava três horas da tarde, que eu não tinha nem escovado o dente. Chorava muito mesmo. Larguei emprego tbm pra me dedicar a maternidade, sou formada, e tudo. Hj minha filha tem 3 anos, e ela é minha vida, minha companheirinha e continua igual, se eu sumir das vistas dela um minuto ela já fala que eu escondi dela... 😂 Agora que eu voltei pra academia, vou pra depilação, arrumar unha... Pq deixo com o meu esposo e vou... Eu só aviso, tal dia e tal hora tenho isso, tenho aquilo... E vou. Eu precisava disso pq vivia frustrada e descontava nela, mesmo sem querer... Eles não têm culpa. Agora me cuido mais, e se eu estou bem ela tbm vai ficar bem... Com 7 meses é muito difícil pq eles não tem sono regulado, a gente só sobrevive mesmo... Mas depois eles começam a dormir melhor, comer, andar e falar fica mais fácil, vc vai ver. ❤
Eu tbm entendo muito esse dilema, foi bem difícil mais ali no início, mas sempre pedi ajuda a Deus e continuo pedindo, cada vez quando vou orar levo ele junto no quartinho de oração que tenho aqui em casa, e quando vou dormir oro pra o meu bebê dormir bem e pra Deus proteger ele, e sempre que surge uma dificuldade peço sabedoria pra lidar com cada fase nova que surge, mas claro já orava por ele antes de ficar grávida, orei durante a gestação, e quando comparo ele com outros bebês, a diferença é grande, então digo com muita certeza no coração, orar faz muuuuita diferença, vc vai orar, a vida não vai ser perfeita, mas se orar sempre Deus vai ajudando, pode acreditar.
eu imagino estas crianças vendo mas tarde o vídeo das mães falando de se arrependeram de ser mãe é muito triste isso tenho meus dois filhos foram planejados com todo amor e um deles é autista o amor de nossas vidas .parabéns pelo seu trabalho
Minha mãe não precisa dizer isso mais está escrito na cara dela o arrependimento ela só sofreu com monte de filho. Nessa ilusão ela cuidou deu amor e amo a minha mãe mais sei que ela é humana e não tinha preparação nenhuma pra ter a gente e não é feliz com isso.
O problema é achar que ter filhos é a mesma coisa de brincar de boneca . Não quis ter filhos observando em volta . Namoro há anos e nao pretendo me casar . Está maravilhoso assim. Sempre prezei por minha liberdade .
Que sirva de exemplos para que as pessoas saibam que filho requer tempo, dinheiro ( muito dinheiro) e dedicação. Lançam os buneco sem pensar, a mais penalizada é a mulher, sempre. E se vc é pobre vc já sentencia seus filhos a vida de exploração e de dificuldades. Filho é uma coisa séria, e que não é pra todo mundo, a qualquer hora.
Uallll que vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼 Me fez refletir mais ainda o quanto eu sou grata a Deus por ter meus dois filhos , um de 30 anos e um que irá fazer 20 anos agora em dezembro !! Eu com 47 anos fui viúva e mãe solo por 25 anos . Morando no Brasil a vida estava difícil e parti para o Chile onde lá vivi por 6 anos , e não foi fácil . De lá voltei ao Brasil e a vida também não estava fácil , vim pro Japão e aqui estou por 25 anos e muitas coisas passaram na minha vida ! Muitas perdas muitos problemas é óbvio muita dificuldades . Porém sou grata a Deus por ter meus dois filhos !!!! E sou uma mãe completa !! Em nenhum momento da minha vida eu me arrependi de ter tido eles !! E, porque me fez refletir ? Porque eu vejo hoje mamães que tem seus filhos e sim se arrependeram de ter tido , e algumas delas odeia a maternidade e não se empenharam em dedicar o mínimo de tempo para cuidar deles e até mesmo educar ou dar amor 😢 e vi que não é só aqui mas em todo lugar do mundo . E sabendo de tudo isso a gente para e analisa, como é bom saber que vc ( EU) teve a capacidade de criar , educar e dar amor a um filho ! Hoje faria melhor com a idade que tenho porém com a idade que tive não tinha maturidade o suficiente, mas não existe arrependimento e sou completamente grata por ter tido a oportunidade de ser mãe ! Fiz uma retirada de útero a 3 meses por questões de saúde , e se um dia eu tiver condições adotaria uma criança sim para aplicar todo o meu conhecimento que hoje tenho !! Obrigada pelo vídeo !!
Gente! A infância do filho só vai existir uma vez (esse momento crucia que exige presença materna e paterna) as crianças crescem vão pra escola, fazem atividades fora. Se a mãe ou o pai (assim como eu) não conseguiu conquistar certas coisas antes do filho nascer penso que a faculdade e carreira que espere 3, 4 anos..
Eh bem óbvio que essas três mães não tem maturidade alguma,estabilidade emocional. São crianças tendo crianças. E ao invés de seguraram as consequências de seus atos. A segunda tem uma vibe bem, o mundo gira em torno do seu umbigo
Vi minha mãe no relato das mulheres do vídeo, sempre julgada e nunca acolhida. Quando eu era mais nova me frustrava muito pois minha mãe não era como as outras mães, hoje sei separar a mulher da mãe e percebo que ela fez o melhor que ela podia naquele momento sendo apenas uma adolescente de 15 anos tendo que criar uma criança sozinha. Hoje meus irmãos mais novos possuem uma mãe mais madura e paciente e fico muito feliz por isso.
Um importante adendo: macho não tem que "sumir no mundo" se fizer um filho que não quis; macho tem de ser obrigado a, NO MÍNIMO, dar o dinheiro necessário para sustentar a criança que teve 50% de responsabilidade de pôr no mundo.
Sou mãe de dois, 11 meses de diferença entre eles. Hoje são jovens adultos. Eu nasci para ser mãe , não tenho vergonha de dizer isso, mas deixo claro aqui que ser mãe é muito difícil e solitário. É uma devoção em tempo integral, para todo e sempre. Meus filhos nunca me atrapalharam em absolutamente nada, muito pelo contrário. Eles foram e são os meus maiores estímulos. Eles sabem. Mas eles sabem tb o quanto é séria esta escolha.
Gente a primeira mulher contando que não queria ter tido filhos na frente da criança pelo amor de Deus! Gente crianças são seres humanos e traumas podem ser criados na infância, sério, que insensibilidade. Eu sofri com minha mãe que já disse isso pra mim na hora da raiva quando eu era pequena e até hoje tenho um certo afastamento com ela mesmo a amando muito, eu nunca faria isso com uma filha mesmo estando muito estressada
Estas mulheres reclamando com filhos saudáveis e as q tem filhos com deficiência sendo agradecidas pela força q Deus oferece. Também a quantidade de mulheres q gostariam de gerar e educar uma criança Parece q está tudo do avesso
Muitas com filhos com deficiências também reclamam. Imagina ter que aguentar várias crises do filho e os vizinhos ainda pensarem que você está espancando a criança?
Incrível o seu canal Pati. Fala de tudo! E este vídeo de hoje fez cair uma lagrima aqui e pensar em viver momentos por.maos simples que sejam com meus filhos. Obrigada ❤
A maioria das pessoas só pensa no bebê de colo, cria muitas expectativas sobre a personalidade e gostos dos filhos no futuro, e quando começam a entender que os filhos não são clones deles, que tem personalidade, opiniões próprias, e que nem sempre vão seguir aquilo que os pais querem, a realidade cai como uma bomba, e ficam aí sofrendo.
Tbm acho que o problema é a expectativa que criam.
Acham que crianças , filhos são robôs. É so a gente parar e analisar, como é que somos como filhos.
Minha mãe aí
Muitos querem ter filhos, mas poucos querem se dedicar a amar, cuidar e educar uma criança como ela realmente precisa e merece. Telma Abrahão
Concordo. Eu tenho 30 anos e optei por n ter filho. Meu marido tem 37 tbm n quer. O motivo é esse, ter um filho, amar, cuidar, investir tempo e dinheiro, n é pra qualquer um. Eu amo criança. Mas criar é diferente de gostar de criança.
Eu não quero ter por isso faço Abortos , aborto legalizado já ..
Isso é bem mais complexo. Sempre amei criança. sempre cuidei da criança dos outros, porém nada é igual ao se tornar mãe, sempre fui saudável psicologicamente e custei a ter filho pq estava postergando, tive meu filho com 36 anos de idade e hj estou com 42 e me sinto exausta, adquiri ansiedade pela privação do sono, fiquei 3 anos sem dormir uma noite inteira. Não tive rede de apoio e tenho um marido incrível que tb está exausto. Ficamos tão traumatizados que jamais pensaremos em ter um outro filho. Tomo remédio e usamos camisinha e ainda tenho pavor de engravidar novamente pra vc ver o nível. Deixei uma escala de 6x1 no shopping pra cuidar do meu filho, vê-lo crescer, e hj trabalho em casa e meu marido largou os correios pra ser serviços gerais só pra ter tempo em casa (hj ele trabalha 6 horas de segunda a sexta) então veja, não é questão de dedicação, amor temos muito pelos nossos pequenos, educar sem bater (pq se bater é prisão). Então assim, faço tudo q posso pelo meu filho, ver ele feliz, saudável, com mãe e pai presente, só que mesmo assim dói, machuca a gente, conhecemos dores que nem sabíamos que existia. Entendo todas as mães frustradas e não julgo jamais.
@barbarasl6825 te entendo. Como eu tbm disse aqui nos comentários eu tenho 30 anos e n quero ter filhos. Eu sempre dou muita atenção a pessoas como vc q falam a verdade sobre ter um filho. Se quem nao tem filho ouvisse mais pessoas como vc, q dizem a verdade q muitos escondem, iriam pensar mil vezes em n ter, e muitos tomariam a decisão de n ter. Tem q acabar essa romantização da maternidade. Ainda mais para quem é pobre.
@@barbarasl6825 eu sou Mãe de 3 e sei exatamente o quanto é exaustivo! Mas infelizmente não podemos voltar no tempo! 🥹 São fases da vida de todos seres humanos… um dia fomos crianças também! Se Deus nos confiou exercer esse papel, temos que seguir em frente! Mesmo sendo difícil! Não é fácil mesmo! Meu filho do meio tem 6 anos e não dormia direito…. A duas semanas atrás fez cirurgia de adenoide, amígdalas… ele não dormia pq acordava sufocado! E demoramos p perceber que era isso! Na verdade ele é o meu filho que mais dá trabalho em todos os sentidos.. mas percebo que quanto mais eu falo mais piora kkkk… enfim! Os outros são diferentes, mais tranquilos… cada um vem de um jeitinho… Deus vai dando forças! E o tempo passa tão rápido! Mas de coração, eu te entendo! Tem dias que quero fugir! Só quem é mãe sabe! Mas as crianças não pediram pra nascer… lembrarmos que é uma construção faz toda diferença… enfim.. já que estamos aqui, vamos tentar dar o nosso melhor… ❤️😘
Acho tão forte esse sentimento de arrependimento. Uma coisa é sair das suas expectativas, outra coisa é carregar no coração um sentimento de arrependimento sobre seu próprio filho! Isso é muito triste!
também concordo . é até diabolico , uma forma de negar o que Deus instituiu . mas sim quem não tem capacidade de ter filhos tenha pet mesmo . só que as pessoas que tem pet querem comparar uma criança a um pet , inacreditável. Aliás se vc precisar um pet nada pode fazer por vc , se vc estiver num hospital internado um pet não pode ser acompanhante. enfim estão demonizando a criação dos filhos . Eu pergunto e antigamente quando as mulheres tinham tantos filhos e mesmo diante de tantas dificuldades muitos reconheceram e foram gratos aos pais .
Vou te dar a minha experiência, eu sou filha de uma mãe arrependida, sempre disse que se arrependeu e isso nunca me foi um peso, vi todas as renúncias que ela fez para criar a gente, isso nunca foi falta de amor, mas quando ela dizia isso eu via que ela lamentava muitas oportunidades que ela perdeu. Eu humanizei a minha mãe com o passar do tempo, separei a mãe da mulher, nos damos muito bem e sei que ela pode ter se arrependido, mas que não é sobre mim é sobre a vida dela e está tudo bem. A gente precisa entender que as mães tambem são sobretudo pessoas, então se vc é uma mãe arrependida espero que vc receba esse abraço de uma filha que entende isso ❤❤❤
Como.so pode ter 8 likes um texto tão maduro desses?
Gostei do seu raciocinio, geralmente romantizamos as situações.
Acho que não dá para romantizar, mas não considero certo externar isso a uma criança. Nessa conversa de normalizar muitas podem falar de forma que não deveriam
@@tata.tribunais acredito que é melhor sim falar sobre. É como eu disse é um processo até vc entender que como filho não é sobre vc. E eu acho que isso fez muito bem para nós, porque eu pude entender as perdas e as necessidades da minha mãe em se afastar de vez enquando, se ela nunca tivesse falado sobre isso, talvez eu achasse que ela estava me evitando, ao invés de entender que ela também precisa ter o tempo dela. É como eu disse precisamos humanizar nossas mães, elas são pessoas com seus próprios desejos, necessidades, erros e acertos.
Amei seu depoimento! Você tem muita maturidade.
Eu trabalho com saúde familiar há mais de 21 anos, eu sempre olhei o meu redor...
Observei minhas irmãs, vizinhas, amigas....
E decidi não ser mãe.❤
Hoje eu vejo que foi a melhor escolha que eu fiz.
Eu tenho dois e não aconselho ninguém a ter.
Eu não pude ter filhos, quando tive condições financeiras de fazer in vitro meus pais e irmã me aconselharam a não ter eu eu estava em dúvida. Compramos uma casa em ia me arrependi. Somos felizes só nós dois com nossos 3 filhos pet.
Maravilhosa você pela escolha tão sensata! ❤ tenho 35 anos e também optei por não ter!
❤
Maternidade não é só ser mãe! É amadurecer junto! É virar mulher!!!!! ❤ ontem, pela primeira vez quis que o tempo passasse rápido, uns 10 anos.. 😢
Teria minha filha mais mil vzs. Ela é a maior alegria que tenho, super prestativa, responsavel, doce e amável, me dediquei a ela a edicar, cuidar e zelar e esta se tornando uma moça incrível, todas as fases passam
Eu penso igual a vc!! Meu filho é minha alegria de viver!! Nao consigo sentir esses sentimentos que tantas falam… so sinto coisas boas em relacao a ele, e isso em todas as fases!! Hoje ele tem 13 anos e ele também é iguala sua.. ele é prestativo, carinhoso, amavel, responsável, educado, engracado e uma delicia de conviver! ❤❤❤❤
Ter filho é sim difícil, mas as pessoas se esquecem que filho cresce, acham que eles vão ter 5 anos pra sempre.
Não sou mulher, mas muita gente ja tentou me empurrar essa ideia de " tenha filhos e vc vai ver como sua mente vai mudar". Sempre digo que eu seria um péssimo pai pq eu nao sou capaz de amar nada incondicionalmente e tudo que depende de mim vira um peso. O fato de ser autista faz com que choro e grito de criança seja algo que eu não consigo suportar. Em toda a minha vida sempre que tive crianças pequenas da familia fiquei longe até crescerem finalmente. Me acho muito frio e graças a Deus minha esposa concorda com seria uma mãe horrivel tb
Que bom que vc tem consciência, amigo. Melhor assim... Quantos homens foram pais horríveis que só estragaram a vida de filhos! Todo mundo sabe disso e as pessoas ignoram esse fato!
Pelo menos vocês estão sendo sinceros, filho não é pra todo mundo, eu também não tenho vontade de ter.
Parabéns pela sensatez. Ter filho é pra poucos
Também me sinto pressionada, mais graças a Deus ñ cair na pilha. Tenho amor suficiente, mais ñ tenho condições pra manter um filho de forma tranquila, va ser difícil eu sei pela minha situação financeira, quando me justifico, dizendo q ñ tenho condições eles vem com essa "de q morrer de fome ñ vai" me polpe se fosse só isso seria fácil.
@@millalops6294verdade
A maternidade é linda pra quem têm a famosa "rede de apoio" porque quem não têm, é só a mãe e a fé em Deus pra dar conta de tudo é MUITO difícil. São tantas dificuldades e provações.Contavamos com o apoio do pai mas foi só mais uma das pessoa que nos deixou sozinhas nessa caminhada. São tantas renúncias... misericórdia Senhor daí -nos força.
O meu pai é daquele tipo provedor, que não deixa nada faltar dentro de casa(comida, roupas e etc.) e minha mãe sofreu para criar a mim e meus irmãos porque todo o resto foi nas costas dela. Eu tento imaginar o quão pior é hoje em dia que as mães têm que se virar com absolutamente tudo, misericórdia😢
Nada é lindo e perfeito nessa vida, essas maes ai nao tem maturidade alguma...nao sei pq abrem as pernas se nao querem engravidar. A CRIANÇA nao tem culpa
@@rosangelasilvasalvador630 realmente não é fácil! Mas reclamar infelizmente não vai mudar nada!!! Só vai dar mais munição para as pessoas falarem da gente! Eu não tenho rede de apoio também.. e cheguei a conclusão que antigamente era mais fácil pq as pessoas moravam mais próximas umas das outras por isso existe aquele expressão :
O provérbio africano "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança" significa que a educação de uma criança não depende apenas da família nuclear, mas também de toda a comunidade em que vive… mas infelizmente as pessoas não tem essa visão hoje em dia! 😕 e as mães se sentem tão sozinhas… solidão materna é triste demais!
E só conte com rede de apoio, se você puder pagar por ela.
Parentes não devem ser contados como rede de apoio, já vi muitas mães se frustarem porque achavam que teriam apoio de avó, tias, e não tiveram, até porque a obrigação é o PAI e da MÃE.
Então se não puder pagar uma babá, não tenha filhos, e se tiver não adianta reclamar que não tem ajuda.
Fazer filhos e esperar rede de apoio não dá nada .Quem parou que cuide .
O filho não é uma multinacional que vai avaliar o seu currículo kkkkk
😂 Pois é
Não é 😅
Minha mãe sempre disse que nunca foi fácil ter filhos...
Então, hj com 43 anos, decidi não ter...
Plena e feliz🎉
Tenho 37 anos e não terei filho. Pra mim e pra minha vida é a melhor escolha que fiz. Mas quem quer ter e teve que seja feliz, cada um tem que viver o que quer 🙌🏼
Eu sou homem e também decidi não ter filhos. E por sorte sempre tive relacionamentos que a mulher também não queria ter filhos. Além do psicológico temos que pensar no futuro o que eu queto para meu relacionamento, eu conheço minha companheira suficiente para termos filhos, o relacionamento vai durar até filho ser autossuficiente, temos uma situação financeira para dar uma vida de conforto. São critérios que não pode de jeito nenhum ser ignorados.
Tenho dois e digo,você está certíssima
Também ñ quero mais ter já estou com quase 36 anos, confesso q tem horas q quero ter, mais já estou na fase da vida q ñ conseguir estabilidade financeira sempre almejei isso primeiro, pra da um pouco de conforto a um filho se caso tivesse algum, ñ quero ter só por egoísmo, quero amar, cuidar, poder passar a maior parte do tempo com ele ou ela, mais sei q ñ tem como. Então vou deixar essa vontade de ter passar, ñ quero ser emotiva. Amor eu tenho o suficiente mais infelizmente só tenho pro básico e morro de medo de deixar meu filho passar por privações, eu passei e ñ foi bom ñ, mesmo tendo uma mãe q me ama, ela teve muitos filhos, e nus criou sozinha, passamos por muito aperto, mais as sequelas existem.
Eu também acho isso@@jmacicorrea
Sim, eu também
MARAVILHOSO ESSE VÍDEO.! Passou um filme de 37 anos da minha vida. Me vi um pouco em cada uma mas principalmente me identifiquei com a Patrícia quando lembrei da alegria por saber que seria mãe de um homem. E acabei sendo de dois. Tive meu 1º filho com 20, e o 2º com 24 anos. Me separei com 32 e criei-os sozinha e estudando porque resolvi fazer faculdade após a separação. Mas hoje com 57 e vendo os homens maravilhosos que eles são como maridos, como pais, como filhos e principalmente como são tementes a Deus vejo que deu certo mesmo que não tenha sido uma mãe perfeita e que tenha falhado muito, Deus deu um jeito e cuidou das lacunas que fui deixando. MINHA MAIOR REALIZAÇÃO FOI SER MÃE. Nada se compara a isso.
Oii tenho 24 anos uma nenem de 3, qual dica materna pode me dar? Deus abençoe
Lindo relato
29 anos, 1 bb de 3 meses, 2 faculdades e agradeço a Deus por minha filha ser minha força para estudar. Não é fácil, mas coloco ela no canguru e levo pra as aulas não me arrependo dela. Minha rede de apoio é eu mesma, é cansativo é, mas eu sabia disso e escolhir ter ela. Sempre rezava por ela na barriga pra ela ser calma e não me atrapalhar nas rotinas, todo dia eu rezava e minha filha não dá um piu na faculdade. Se cuidem mulheres, rezem pelo seu bb desde o ventre, toda fase trabalhosa passa, a fase de não dormir passa e logo com jeitinho vcs se adaptam a rotina. ❤ O sorriso dela é o que me faz vencer o cansaço e lutar pra eu e ela ter um futuro melhor.
@@lua2324 que comentário lindo🥰, verdade...minha casa vire e mexe está uma zona, mas essa fase passa, tenho 1 menino de 11 anos e uma bebê de 1 ano e 9 meses e os 2 foram planejados, esperados, desejados❤️❤️.
@@lua2324 obrigada por este comentário
Meu marido fala , se a vida fosse fácil , seria sem graça .
Espera ela caminhar e depois me conta se dá pra levar pra faculdade. Três meses você não viu nada ainda e não e falta de amor nem de oração quando a criança começa a ter vontade própria tudo muda .
@lucienedarosa5918 como também não falta força de vontade minha de continuar estudando! Quem quer dar um jeito quem não quer dar uma desculpa. E se quiser deixa seu ZAP que eu mando a foto de minha filha levando meu diploma.
O que e mais difícil e ter uma mae que fala abertamente que nao queria ter filhos, isso marca tanto e deixa tantas feridas 😢... Mas vida que segue
A minha fala
Acho nojento isso, jamais deveriam falar isso, tá com lroblemas, desabafa no psicólogo mas ir pra Internet igual essas, imagina o filho vendo isso, eu sendo filho delas, surtaria
Minha genitora
@@kamie1146algum dia os filhos vão entender, eu acho
@@isabelmatos1547 ou não, eu não entenderia, me sentiria péssima, espero que esss mulheres busquem ajuda psicológica elas estão precisando, pode ser depressão prolongada pós parto e se continuarem assim vão fazer seus filhos precisarem de terapia futuramente...
Eu tive depressão por parto, me tornei depressiva, sou mae atipica, não foi nada fácil e continua não sendo, apesar dos pesares jamais gravaria vídeo falando essas coisas e não me arrependo de ser mãe, fui mãe jovem, ainda sou jovem e consegui amadurecer a tempo antes de causar um possível trauma na minha filha, busquei ajuda com o tempo
Infelizmente elas e muitas outras se pressipitaram em gravar vídeos desse tipo (até porque vão ficar salvos pra sempre), espero que elas consigam ajuda enquanto é tempo.
Sobre a primeira mãe, eu acho que ela deveria evitar falar sobre isso na frente de uma criança. Eles entendem tudo, mas não tem maturidade pra processar esse tipo de assunto. Acredito que só piora expor a criança à esse tipo de discussão sem filtros.
Eu acho que nenhuma deveria falar disso na internet, é impossível apagar as coisas na Internet. Os filhos vão crescer, imagina a dor quando eles descobrirem. Essas "mães "nem pensam nos filhos. Acaso não tem uma amiga, Irmã ou mãe para desabafar? Até podem ir na igreja com o padre ou pastor, os psicólogo também existem. Quando você se torna mãe independente de como se sentir, os filhos sempre devem ser prioridades.
Elas moram num país, ninguém as obrigou a ter filho. E a pressão não é escusa, como adultas poderiam simplesmente mandar um fora
Mais tarde lembra e entende.
A primeira deveria procurar ajuda psicológica e não ficar falando essas coisas na internet.
Infelizmente essa atitude não resolve nada e os comentários nos vídeos só fazem piorar a situação.
Cada criança tem um tempo e blá-blá-blá. Eu tenho 3 filhos e o terceiro parecia que veio do avesso, descobrimos em abril que ele é autista, agora conseguimos lidar melhor e as crises quase que sumiram. Essa mãe é jovem, não se preparou e por esse recorte parace que ela não está estudando o comportamento da criança em cada fase.
Sim, péssimo! Essa mãe está, claramente, exausta, precisa de ajuda em muitos nìveis...
Filho não é brincadeira é uma responsabilidade muito grande para o resto da vida. Cuido do meu sozinha, meus pais faleceram há 14 anos, meu filho tem 11 anos, trabalho, fiz faculdade online, enquanto trabalho deixo meu filho com uma moça que cuida dele desde pequeno. Não tenho apoio de ninguém fora ela. Faço tudo que posso para estar presente na vida dele. Pois ele é só uma criança e não tem culpa de nada.
Eu penso q os adultos deveriam arcar com suas escolhas e atitudes sem esse mimimi todo! Eu nunca quis ser mãe e não serei, me cuido MUITO pra isso! Desejo q as mães e os pais se cuidem tb para não criarem pessoas desequilibradas para o mundo! Força!!!!
Mimimi? Muitas mães tem que lidar com a exaustão por estarem SOZINHAS, sem uma rede de apoio ou ate o outro responsável por fazer a criança (o pai). A mulher sempre deve aguentar, agora se fosse um pai solo reclamando seria outro recurso. É impressionante!
@ concordo com vc! Por isso desejei q as mães e OS PAIS se cuidem para não tornarem seus filhos tão desequilibrados quanto!
Que falta de empatia chamar de mimimi.... Cuidar de um filho é difícil independente de ter rede de apoio ou não. Ter a responsabilidade de criar alguém nunca será fácil.... mesmo sendo a pessoa mais rica e feliz do mundo. É um ato de amor e altruísmo supremo. Aprenda a se colocar no lugar do outro. Ninguém tem obrigação de ser feliz sempre ou de ter tudo controle sempre .... desabafos irão acontecer e não é mimimi... tendo filhos ou não.
@@Vanessa-fv7jj tá bom, mimizenta! Kkkkkkkkkkk
@@priscilamathiassMoça é muito importante esses relatos. Ainda tem muitas mulheres que acham que maternidade é mil maravilhas. Vendo esses vídeos talvez elas pensem um pouco mais antes de terem um. Então não é mimi
Eu,com 30 anos,já tinha três filhos e um marido que viajava a semana inteira e eu ficava sozinha,sem parentes por perto. Procurei aprender a dirigir e dei conta de tudo. Sempre priorizei as brincadeiras,lazer e fazer os meus filhos felizes. A casa sempre veio em segundo plano.
Minha total admiração por você, porque não é fácil lidar com tudo sozinho
Vc trabalhava fora?
Ainda bem que as mulheres não querem mais essa vida
No seu caso você vive sua vida para os outros
Parabéns....Deus abençoe. Vc fez o melhor conviver c eles.
Igual à minha rotina. Dirigia, me virava na semana, creche, trabalho, casa, faculdade. No final de semana eu largava tudo e viajava, passeava no parquinho, participava dos eventos na escola, no escoteiro, no inglês...na segunda era uma loucura de novo. E foi assim que sobrevivi a insanidade da maternidade. Tomei uns remédios, tomei. O problema maior em todas elas, eu passei por isso, é a autocobrança pela maternidade perfeita.
Sou mãe de uma menina de 3 anos e amo meus momentos com ela!
Passamos todas as manhãs juntas e é o período mais feliz do meu dia! És um exemplo de mãe!! Parabéns!
Que lindooo, dá alegria ler isso, nos dias de hoje só vejo mulher reclamando de algo tão natural, que quando vejo uma falando coisas bonitas fico feliz, não sou mãe ainda, mas já tive pavor da maternidade por conta das mulheres que demonizam a maternidade, hoje mudei muito e gosto de ver a Patrícia pq ela é o contrário disso
@@lilianmartins6251 pois é! Eu mesma tenho o sonho de ter 4 filhos, porém vendo esses relatos horríveis de maternidade me fazem pensar se realmente conseguiria ser uma boa mãe. Mas não posso deixar esse sonho morrer. Ser mãe é lindo, e com muita força, dedicação e disciplina eu consigo!
Tem povo aí que tem filho por puro egoísmo só pra suprir o que a sociedade acha que é certo ou não...
Concordo.
Acha que é obrigatório se casar e ter filhos.
As vezes nem ama com quem está casado . Apenas querem cumprir um projeto social.
@@Kleciareiss Que nem mesmo a sociedade impõe.
É cultural ter filhos, mas as pessoas tem filhos pq quer, a sociedade não impõe nada.
@@MariaJosédoNascimentoleleuLele claro que impõe. Há um condicionamento mental de que mulher solteira tem algum problema e sem filhos é incompleta.
Do mesmo jeito, há uma imposição da sociedade ao homem, de que deve ser garanhão, bem sucedido, provedor.
Aí quem não cumpre isso se sente um fracassado.
Voltando às mulheres:
Aí, dessas exigências idiotas, surgem mulheres que não encontraram um homem legal ainda, desesperadas aos 30 anos pra encontrar alguém.
Ou mulher se juntando com qualquer um só pra formar família e ter filhos.
E isso está mais claro do que nunca. Vc já viu os discursos do Trump de de J.D. Vance, depreciando mulheres que não têm filhos, como se fossem inúteis aos EUA (como se a PRINCIPAL função da mulher fosse gerar filhos)?
Isso é imposição social e religiosa. Ninguém aponta arma pra cabeça de ninguém, afinal, não é necessário. Basta buzinar, desde a infância, de que o destino da menina é casar e ter filhos.
Verdade
26:07 essa passagem do tempo... Dói, viu. A saudade de quando meus filhos eram pequenos, de quando dava pra pegá-los no colo e cheirar o pescocinho; eu dava um dedo pra reviver um dia de cada um quando pequeno. Dói. 20 anos passaram VOANDO. E meio que não adianta dizer "aproveita enquanto é pequeno", porque quando a criança é pequena, os pais estão lutando com a vida, como aquela moça do começo do vídeo que trabalha e estuda, geralmente a mãe está cozinhando, lavando roupa, limpando casa, educando, levando pra escola - cansada demais para "aproveitar", e o pai está trabalhando etc. (sei que há outras configurações de família, e sei tb que em todas em que há criança pequena há trabalho e cansaço demais).
É a dureza e a beleza da vida.
Não estou disposta a renunciar minha vida. E muito menos ficar a mercê de ex, sendo humilhada. Deus me livre. Eu agradeço a mim mesma de ter tido discernimento aos 15 anos quando decidi que a maternidade não era pra mim.
1:04 a filha com 4 anos e a mulher já esta surtando. Imagina quando chegar na adolescência.
Hahahahah né?
Ela vai parar no caps 😅 estou nessa fase da adolescência com um autista e uma normal meu irmão pense num caos 😅 mas seguimos... fé
Direito dela surtar, ninguem é de ferro😂 reclamem enquanto podem 😊
@@mrssol8750então nao tenham filhos suas loucas kkkkk
@@mrssol8750Por isso que acho que nem todos deveriam ter filhos.
Esse pessoal do vídeo nem deveriam ter cogitado a possibilidade de procriar.
Tenho 2 e ajudei a criar meu irmão e NUNCA tive problemas com minhas filhas.Uma mãe amorosa e DISCIPLINADA cria filhos amorosos e disciplinados ,simples assim
Tive uma mãe ausente porque ela trabalhava muito, tenho orgulho dela, mas a falta dela me gerou muitos traumas .
Muito triste ouvir isso pq eu trabalho e sinto culpa por não está com minha filha, mas qndo chego eu dou toda minha atenção a ela
@@sarahregina2143 Fique tranquila , filho não vai encher sua barriga, você é que tem de trabalhar para seu sustento e não depender de ninguém e depois ajudar seu filho
@@sarahregina2143Essa cultura da maternidade acaba com as mulheres, antes de vc ser mãe vc é uma mulher que precisar ter uma vida
Muitas mulheres quando são mães morrem e nunca mais se encontra como indivíduo
Sentimos mais a falta da mãe do que do pai. A mãe estando em casa tudo certo! Os pais sempre estiveram mais tempo fora de casa do que as mães.
Acho que uma mãe mesmo que se arrependa, jamais fique falando sobre isso, dizendo que se arrepende de ter filhos, isso vai marcar pra sempre a vida da pessoa que ouve, vocês vão acabar com a vida dos filhos, eu já ouvi isso, e até hoje essa frase está guardada na minha mente.
A única coisa que que não me arrependo foi não ter filhos, graças a Deus meu marido tbm não queria, então deu muito certo.
Nunca foi uma opção na minha vida, não quero nada que dependa de mim, gosto de dormir a vontade.
Até amanhã minha querida, bjs millll pra dividir com as crianças.
É melhor fazer isso mesmo quando não se quer ter filhos, pra mim é insuportável as mulheres que tem e vivem reclamando, se eu já acho um absurdo gente que tem animal de estimação e não cuida ou até mesmo abandona, imagina um ser humano
Está certa. Não precisa ter filhos pra saber que dá trabalho
@@lilianmartins6251verdade
"Graça a Deus" NÃO, Deus é a favor da família 😅😂
Graças a vocês mesmos..
Antigamente (antes da pílula anticoncepcional) não era uma opção, então apenas se cuidava da sua obrigação. Agora que temos opção abre discussão pra querer ou não, mas isso não quer dizer que cabe ser irresponsável e infantil depois que já tem: decidiu ter, ou teve... Agora cala (publicamente)e lide com suas questões em terapia, grupo
De apoio, ou sei lá, mas não gerando um trauma óbvio de rejeição na criança! O adulto é você. Se responsabilize pelas suas responsabilidades, literalmente e seja a fortaleza dessa relação pai/filho mãe/filho. Isso é literalmente sua obrigação. Nas demais relações, vc em primeiro lugar... Com filho menor de idade: ele. Nossa geração não gosta da palavra "obrigação", mas elas existem. E quando vc tem, só cabe cimprir. Se tem guerra, homens de 18 anos em diante, vão. Fim. Se tem renda, vc paga imposto. Se tem filho, vc cuida. Fim. Não importa se vc GOSTA . A hora de conjecturar sobre isso era antes.
Gostei,viu? Muito sóbrio seu comentário. Eu sou mae de duas crianças e uma delas tbm é atípica. Não me lamentando sobre as dificuldades cria-los. Isso mesmo ❤
Excelente comentário! Faço minhas as suas palavras !
Ainda existe sanidade nessa internet!
Verdade! As pessoas parecem não saber mais o que deve ser tratado na intimidade, parece que quanto mais íntimo mais as pessoas querem compartilhar com o mundo.
Essas mães simplesmente estão usando a internet como um desabafo pq as vezes elas não tem como quem conversar
Acho Erradissimo calar a boca publicamente. Se é alardeado o tempo o romantismo exagerado da maternidade tem que ser exposto a realidade dela também. Que as mães desabafem sim até pra aliviar internamente. O que não concordo é isso ficar evidente para os filhos quando eles ainda não tem preparo mental pra entender de fato o problema e não sentirem o problema.
Não façam isso em rede sociais. Levanta a cabeça e agora educa. Isso ficará gravado eternamente. Procure um outro caminho, uma terapia, sei lá o que mas, internet não.
São questionamentos coletivos, por isso está na internet. Muita gente está se questionando sobre isso, por isso virou assunto em rede social. O tempo de jogar as coisas debaixo do tapete acabou.
Tem jogar na internet mesmo, para tirar essa fantasia da maternidade impostas as mulheres
O que tem de mulheres que são mães sem desejar fortemente isso não é brincadeira
Concordo. Um absurdo ficar traumatizando as crianças e rejeitando dessa forma.
@gabrielaqueiros4784 para ser pai e mãe tem que ter uma saúde emocional muito boa , primeiro se amar muito para não se perder como indivíduo e não se tornar dependente emocional dos filhos como se a vida só fizesse sentido porque ele existe e segundo para ensinar o filho como viver no mundo com maturidade
@@Vttd-v8l Abriu as pernas pq quiseram, não tenho dó.
Eu tive um Pai presente, ele morava na mesma casa que eu me dava comida, mas ele não falava comigo, quando eu perguntava algo pra ele, ele simplesmente me ignorava oi revirava os olhos e continuava me ignorando.
Com o tempo ele acabou fazendo outras coisas pra piorar a nossa relação.
Fora que a gente já conversou sobre e ele disse abertamente que eu não fui planejado e que ele ficou com minha mãe meio abrigado.
Hj eu tenho nojo de ficar perto dele, até tentei relevar tudo e term uma relação com ele mas não da, evito ter relação com ele, internamente perdoei mas não esqueci, e sim sinto falta de um Pai mas não dele, sinto falta de um Pai que eu não tive.
Muito triste o seu Pai perdeu a oportunidade de conhecer e amar alguém incrível que você é, ele foi completamente egoísta. Vc precisa se reerguer e a culpa do desprezo dele não foi culpa sua e sim sobre o que ele é. Deus te abençoe e te fortalece que vc consiga vencer.
Caracas vivi exatamente a mesma coisa, idêntico, a parte dele não gostar da minha mãe e só ter ficado com ela só porque eu nasci, até fui ver seu perfil pra ver se não era meu irmão escrevendo. Essa experiência me gerou tantos traumas, tô me curando aos poucos graças à Deus
Procure Deus, ele è um pai perfeito
Ele é um egoísta que só queria transar, mas não queria arcar com as responsabilidades disso. Mas siga sua vida, quem perde é seu pai. Ao invés dele celebrar a família que teve, resolveu ficar magoadinho, pq queria ser um eterno garotão. Esqueça ele.
Muitos não falam disso , que pai dentro de casa não significa ser pai presente.
Eu tenho dó dessas crianças! Se eu ouvisse a minha mãe falando uma coisas dessas, minha relação com ela seria muito diferente, eu não conseguiria me sentir confortável com ela. Ia me sentir um peso, e me afastaria dela pra fazer com que ela não sinta esse sentimento ruim em relação a mim.
Isso destrói a vida dos filhos, eu já ouvi isso, e até hoje tenho esse remorso de algo que não tive culpa, até porque não pedi pra nascer. Essas mulheres deveriam procurar um psicólogo, mas vão pra Internet desabafar, amanhã os filhos vão crescer e vão ver esses vídeos e provavelmente essa relação vai mudar.
@edleuzamelo7440 penso a mesma coisa. Isso é tão sério, mas pra muitos o like é mais importante que o outro. Estão brincando com a vida dos filhos! Que Deus alivie a sua dor Edileuza, vc é muito importante, Ele não te criou a toa! Abraços! 🥰
E se afastaria do pai também se ele fizesse isso?
@@Vttd-v8lDos dois!
@@Vttd-v8l A maioria dos pais não são assim.
Mulheres são um bando de frustadas e mal amadas!
Eu amo ser mãe, fui mãe aos 16 anos,cometi muitos erros,mas hoje olho e vejo o quanto sou abençoada por ter meus filhos. Um de 32, 12 e 9 anos,são meu coração fora do peito.
Eu ainda não tenho filhos. Sou professora, convivo com crianças diariamente, amo crianças, amo a ideia da maternidade, sou casada há 8 anos, tenho uma boa situação financeira e já passei dos 30. Fui criada com uma visão muito negativa da maternidade, eu sabia que minha mãe me amava, mas eu sentia constantemente esse sentimento de inadequação, de que eu não cumpria com as expectativas familiares e que isso trazia tristeza para todos. Pois bem, decidi que precisava romper com essa linhagem de traumas familiares, que não iria ter filhos até que eu conseguisse sair da ignorância psicológica que minha família se encontrava. Hoje eu me sinto um pouco mais preparada, mas não consigo encontrar um motivo altruísta para engravidar. Eu conheço pouquíssimas mulheres que amam seus filhos, que amam a maternidade e que criaram boas crianças. Na verdade, eu tenho uma ou duas conhecidas que realmente parecem ser ótimas mães. O restante só reclama, diz que detesta, me diz para não ter filhos, que filhos são muito fofos, mas um inferno na terra. Eu sei que não posso decidir as coisas pautadas na experiência de outras pessoas, mas eu não vejo muito sentido em se submeter a uma experiência com um potencial tão devastador (como dizem). Se eu tivesse pouca ou nenhuma noção da trabalheira, do cansaço, da quantidade de problemas que uma criança traz, talvez eu fosse mais inconsequente, mas eu sou professora e trabalho com crianças com deficiência. Pensei também que um dia, talvez com o tédio do cotidiano, eu pensaria em ter filhos. Como ter tédio se minha vida é enterrar meus familiares com um cotidiano completamente caótico? Não sei, continuo aqui no meu profundo processo de análise, buscando motivos que me impulsionem a uma decisão dessas. Ter um marido sem muito interesse na paternidade também me deixa tranquila para pensar. Confesso que até agora, o movimento mais audacioso que já tive foi conversar sobre entrar na fila de adoção. E paramos por ali mesmo.
@@becasauro Antes eu não queria ser mãe e meu esposo não sonhava em ser pai, eu achava que odiava crianças kkkkk. Até engravidar aos 28 anos, tive depressão na gestação , mas eu amei minha filha assim que ela nasceu. O amor e a paciência são construídos não se nasce com isso, se aprende! Sim é cansativo, e eu também venho de uma família traumática. Rompi esse ciclo saindo de casa, e assim que ela nasceu decidi ser o que meus pais não foram comigo, hoje daria minha vida por minha filha e o pai dela ama ser pai dela, pra finalizar tudo é construído até o amor, a menos que a pessoa tenha algum grau de psicopatia para não amar algo que pariu. Em fim, em qualquer decisão esteja pronta, mas saiba que não é as mesmas experiências que as outras mães, a maternidade só é negativa se você se permitir que seja. Sem contar que o amor materno genuíno supera qualquer cansaço!
13:06 as pessoas SEMPRE vão julgar uma mãe, seja porque ela tranalha e estuda e deixa o filho com o pai, seja porque ela trabalha e deixa o filho na creche em período integral, seja porque ela nao trabalha e é sustentada pelo marido, seja por qual motivo for. Se a gente der muita pelota para o que as pessoas pensam da gente, a gente PIRA. Eu digo que o que as pessoas pensam de mim é problema DELAS, não meu.
Agora, a coisa muda de figura se essa mãe está rodeada de gente que não a apoia (marido, mãe etc.). É diferente.
E tem outra coisa ainda: quando o filho crescer, ninguém garante que ele vai reconhecer o que você fez por ele. Por mais que a gente os crie bem, dê uma boa educação etc., filhos são pessoas com pensamentos próprios, são pessoas destacadas dos pais, são pessoas completas por si só. Claro que a maioria dos filhos reconhece os esforços feitos pelos pais, mas há aqueles que não o fazem.
Ao fim e ao cabo, maternidade é um assunto complexo, nada é preto no branco, há muitas nuances.
Missão complexa e difícil, com muita chance de fracasso. Só para os fortes e com muita disposição.
Conheci seu canal hoje, seus comentários confortaram meu coração, fui mamãe com 17 anos, casei nova e planejei com meu marido. Hoje minha "bebê" já tem 10 anos, eu não consigo emprego e meu coração doía quando eu via mulheres independentes, chegava a sentir inveja e eu me sentia super culpada(tenho TAB) mais graças a Deus meu marido prove bastante e até mimamos demais nossa filha. Nossa filha é muito apegada a mim pelo fato de eu ficar em casa se dedicando ela, o tempo todo ela me elogia e diz que me ama me usa de psicóloga, não tem sensação melhor, talvez quando ela crescer mais um pouco eu me forme em um curso ❤ chorei no final do vídeo pois gosto de gastar monentos com minha filha de todos os jeitos, já até ta sabendo cozinhar.
Sim , acho q um amor de uma mãe por um filho e de um filho pela mãe , é único , e não existe outro igual.
Sou muitissimo grata a Deus porque o meu filho de 6 anos, é e sempre foi muito bonzinho, carinhoso, respeitoso, inteligente e corajoso, graças a Deus, mas me compadeço com a dor dessas mães.
Fui mãe com 21 anos e não tive problema com a maternidade, hoje meu filho tem 17 anos e uma menina de 13 anos, casada a 20 anos,meu esposo sempre me ajudou,estou colhendo os frutos de ser uma mãe presente.
Assim comigo.
Parabens. Só não use isso para diminuir quem tem problemas com a maternidade
Vc é uma exceção
@@ttp9576 A maioria são um bando se frustadas.😅
@@Anameyrei Sim. A maioria são péssimas mães!
Tem mulher que passa a vida toda correndo atrás de homens que não estão nem ai para elas, se humilhando, se sacrificando por pequenas doses de afeto. Mas, quando se trata de um filho, vem logo com esse drama todo. A realidade é que atualmente crianças estão sendo criadas por mulheres desequilibradas, sem noção, que não usaram camisinha e vivem para reclamar as consequências das próprias atitudes. E é por isso que as crianças e adolescentes são do jeito que são hoje em dia.
Na verdade, a diferença é que antes era imposto (mulher que não casava era mal vista, ou seja, ser viúva era melhor do que ser solteira, como se o valor de uma mulher fosse medido pelo fato de ter estado com um homem) e a maternidade era vista como algo que é divino e romântico, mesmo que na prática elas descobrissem que fosse um inferno, já que até as que não tinham traquejo com criança tinham que ser filhos.
Só ver o tanto de mulher de antigamente sem paciêncîa. Não explicavam nada pros filhos, era na base do laço. Se o filho não quer comer? Laço. O filho tá com medo? Laço.
Muitos desses filhos cresceram, juram que não têm trauma nenhum pelos bifes, mas vivem cheios de insegurança, especialmente sobre autoestima.
Acho perigoso falar sobre arrependimento com maternidade, com o nome e imagem expostos, pois mais tarde os filhos podem ver isso.
Por outro lado, é bom começar a desmistificar a maternidade. Não existe isso de "a mulher só é completa se tiver um filho".
Essa frase só é verdadeira quando se refere às mulheres que querem ser mães e se imaginam nessa posição.
@@Gobbete Entendo seu ponto de vista, mas ainda assim não anula o que eu falei pois antigamente as mulheres não tinham escolhas, e hoje elas tem sim, podem escolher casar, com quem casar, ficar solteira e fazer o que bem entenderem. Pelo que já reparei de 90% das mulheres que convivo, as que tem dificuldades com maternidade são aquelas que casaram mal, que tiveram uma vida sexual ativa e muitas delas engravidaram de um homem que não ajudam nada com o filho. Diferente das que escolheram a dedo com quem iam se relacionar. Voltando ao que eu disse antes, tem mulheres que passam a vida toda se humilhando por homens que não prestam, ai quando engravidam é obvio que não vão gostar da maternidade e vão querer descontar as frustações em cima das crianças, igual essa doente ai do vídeo fez. E ainda existe mulher que sim, escolheu ser mãe mesmo sabendo das dificuldades, e consegue superar tudo pois tem um pai de verdade que assume as responsabilidades e não deixa só para cima da mãe. A vida é feita de escolhas, quem escolhe mal vai ter que viver mal, infelizmente é assim que a vida funciona
@@oialanabarbosa sábia resposta❤
O melhor youtube que vi nos ultimos tempos. Precisamos falar sobre esses assuntos mais vezes. A maternidade nao é facil. Mas é algo lindo. E sim vc pode escolher, viver isso ou nao. Bora bater papo.
Patrícia, muito verdade isso que você falou no segundo vídeo. A criança naonprecisa de coisas materiais caras, elas precisam de atenção e compainha dos pais... Acho fundamental que isso seja dito 👏🏻
Eu sou professora e nós sempre dizemos o estudante (problematico) é temporário, mas o filho é para sempre❗🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣
Por essas e outras não tenho filhos. Não tenho tempo, dinheiro nem saúde mental.
Espero que essas ditas mães que dizem que não queriam os filhos, não falem isso nunca na frente dos filhos, a pior coisa que existe é crescer se sentindo um peso e um fardo para as outras pessoas, isso trás tanto trauma. As pessoas são muito egoístas, não sabem renunciar nada, o que pode ser maos importante que uma vida humana?
Mas mesmo que elas não falem, os filhos verem como elas carregam os filhos na maioria sozinhas
qualquer crianca filha de pais separados possui esse mesmo sentimento de se sentir um peso para os pais... um encosto.... mesmo que os pais amem muito. eles recomecam a vida com outras pessoas e a crianca se sente como se estivesse sobrando naquele novo nucleo..entao, tem coisas que estao fora de nosso controle.
Cada caso é um caso. Eu tenho total consciência de que minha mãe se esforçou muita pra conquistar as coisas e dar o melhor pra mim e sei das dificuldades que ela passou, inclusive risco de morte por gravidez por ter trombofilia e apesar de ela nunca ter se arrepender, sei que ela teria ido mais longe e não teria sofrido e ao invés de sentir raiva eu sinto que isso me mais simpatizar mais com ela pq ela não cagou como muitas fazem. Por mim a mulher pode se arrepender o quanto quiser e se ela for uma ótima mãe isso não muda nada o fato de ela ser incrível pq a vida não é um conto de fadas.
@@marcellecosta8685 exatamente marcelle... tenho o mesmo sentimento. ja conversei com minha mae sobre isso, ela é maravilhosa e me ama incondicionalmente... é uma maezona... mas concordamos que ter filhos foi uma decisao ruim para ela... matou sonhos, gerou muitas dificuldades financeiras, ela deixou de fazer e viver muitas coisas... principalmente porque me teve com 19 anos... uma crianca quase (na minha percepcao de hoje que tenho 30 anos).
Estamos vivendo na geração com o maior índice de depressão e fraqueza mental, as pessoas não estão dando conta nem de gerir suas emoções e mente e quer ter filhos o resultado será essas mulheres do vídeo!
Meu filho é minha alegria de viver!! Nao consigo sentir esses sentimentos ruins que tantas falam… so sinto coisas boas em relacao a ele, e isso em todas as fases!! Hoje ele tem 13 anos e ele é prestativo, carinhoso, amavel, responsável, educado, engracado e uma delicia de conviver! ❤❤❤❤ todas as fases maravilhosas de viver ao seu lado
Mas ter um filho com todas essas características é fácil… quero ver manter o discurso com um filho com um temperamento difícil, que te desafia todos os dias, por horas a fio.
@ Verdade… nunca pensei nisso 😱
Minha mãe é analfabeta, nasci no interior da Bahia e tenho muito orgulho dela. Tenho muita alegria da infância que eu tive, e o que eu lembro é dos cuidados que ela teve comigo, das comidas que ela fazia, dos passeios... Hoje estou com 33 anos e estou me preparando para ser mãe, por isso cai nesse vídeo.
Minha mãe foi mãe solteira, hoje entendo que muita coisa ela fez até onde podia.. Eu tenho extremo orgulho de tudo o que fez. Eu a amo muito!
Hoje penso em ter filhos, mas não nesse momento. Tenho amadurecido essa ideia, mas antes eu preciso compreender tudo o que passei com a ausência do meu pai.
A maternidade para filhos e mães são de aprendizados compreensões. Viver o agora é o segredo, mas nós achamos que nunca passa, não é?
Mas a vida passa...
Essa primeira moça do vídeo está de fato precisando de acompanhamento de um profissional em psicologia, absurdo ela estar falando tudo o que falou com a criança no colo , onde já se viu gente ???!!!
O interessante é que são mulheres tão inteligentes e não se preveniram no sentido de evitar virem os “abençoados filhos”!
Eu nunca me arrependi de ter filhos, eles são a minha vida! Minha vida não tem sentido sem eles
Também amo ser mãe ❤❤❤
Nao julgue reze por elas. ❤
Moça tenho um casal de crianças, e penso mesmo eu amo tanto eles parece q ganhei uma força incrível no meu ser melhorei como ser humano, aprendi tanta coisa em pouco tempo q não havia aprendido em toda minha vida, talvez tudo isso aconteceu porque eu desejava muito eles eu mim entrego de verdade. Dar trabalho sim, muda muita coisa mais eu amo demais tudo isso.
Oremos sim por essas Mães para que elas consigam se encontrar.
Foi tão bom ter assistido esse vídeo, porque me relembra o quão importante é passar tempo com a minha filha, talvez agora eu não esteja nas melhores condições pra dar a ela aquilo que eu sonho em presentea-la, mas só o fato de passar tempo com ela, seja deixando a louça pra depois pra ficar com ela no colo mais um pouquinho ou deixando as tarefas pra passar o dia com ela no parque ja faz muita diferença.
Falou tudo!
Eu tbm. Escolhi ser mais presente. Trabalho mas meio período. Eh agora tô de molho de atestado em casa e percebo que ele tá mais feliz. E ele já tem 12 anos 😂.
Por essas e outras que não quero ter filhos, sem contar que pra ter filhos precisa ter rede de apoio, é querer contar com quem não tem nada a ver com a sua maternidade. Simplesmente sem condições.
Tenho uma bebê de 2, estou grávida do segundo.
Tenho um grande arrependimento sim, que foi não ter tido bebês antes.
A maternidade não é absolutamente nada fácil, ela não exige muito, ela exige tudo, mas tem sido a ferramenta mais poderosa de transformar minha vida e de meu marido em uma vida cheia de propósito!
Pra mim é tudo tão distante isso tudo! Cada mãe é uma mãe da forma que dá pra ser… eu sou uma mãe que “amo demais” então sou muito intensa e vivo cada segundo os momentos com meu filho e nunca tive nenhuma rede de apoio… minha contribuição é, seja a mãe que seu coração quer e pode ser ❤
Filhos dão trabalho e hj em dia as essas meninas romantizam muito . Umas trabalham e querem compensar o tempo longe dando objetos e o q as crianças querem é tão somente a presença . A culpa é tão destrutiva tanto para a mãe quanto para criança . Cada realidade é única . O tempo de presença tem q ser o mais saudável e intenso ,isso q importa . Amor ,limites e presença dão certo .
Escolher ter uma profissão vai além do orgulho que o filho possa ter. É sobre poder prover mais que o necessário para que ele cresça e se desenvolva. É sobre ver os filhos adultos livres das preocupações financeiras de uma mãe sem renda, sem aposentadoria... Nem todas as famílias podem ter 5 filhos e viver BEM com o salário do pai, apenas. Muito triste esse julgamento, desnecessário, sobre as mães que trabalham fora. Óbvio que todas trabalham por dinheiro, salvo raras exceções que ainda buscam vida além da maternidade.
Eu particularmente acho que a criança tem que ter a atenção integral da mãe.
@@valeriarn6461 ngm liga pra oq vc acha
Perfeito comentário! Julgar é fácil. Se a moça fosse acomodada seria cobrada do mesmo jeito!
Eu sou pai e um pai muito presente! Eu participei ativamente do pós parto, participei de muitas coisas do cuidado e sei que pra mulher é muito difícil.
Para mim, hoje, o mais difícil é ter que trabalhar e perder muitas fazes boas e ruins do crescimento dela.
O tempo tá passando muito rápido e eu trabalho muito.
Quando chegou na parte do vídeo em que diz que “quando seu filho te chama para fazer algo com ele, pare tudo que você está fazendo e faça…” eu me lembrei de tantos momentos em que isso acontece.
Mulheres, não quero que com meu comentário entendam que é diminuir as dores de vocês. Mas para o pai (o de verdade) também existem dores, sofrimentos e preocupações. O peso da responsabilidade masculina existe.
Por isso Deus nos fez em pares. Pra um suportar a dor do outro, para que possamos seguir em frente como casal e criarmos os nossos filhos da melhor forma.
Pra mim, o maior aprendizado é: esteja presente! Esse é o seu maior legado, esse é o seu maior presente que você pode oferecer ao seu filho.
Por isso a natalidade vai tender a cair e as mulheres vão querer dedicar mais ao trabalho pois elas não têm esse privilégio de ser mãe e poder trabalhar duro no que ela ama fazer
O número de mulheres solteiras vai crescer muito e seu fosse mulher faria o mesmo
Na Coreia do Sul as mulheres estão abrindo a mão da maternidade por esses motivos de está sobrecarregada
Só porque a mulher tem o filho não quer dizer que ela tem mais peso e responsabilidade de cuidar mais do que o homem não e o cara continuar no seu trabalho de boa
Vejo exemplo dos casais LGBTs em que a responsabilidade e peso é totalmente igual sem privilégios para ninguém ambos tem que abdicar do trabalho para nenhum saí perdendo
Quem fica para cuidar do filho sempre sairá perdendo
Infelizmente, vc é exceção.
Concordo não posso generalizar e banalizar a paternidade por minhas próprias experiências..meu paizinho um pedreiro que lavava nossa roupa no tanquinho, fazia nossa comida na lenha e nunca faltou uma reunião de escola! E o pai que escolhi para meus filhos do mesmo modo: nunca faltou um pré natal meu, leva e busca os filhos na escola, vai quando preciso nas reuniões e tudo mais. Pais de verdade tem seu valor e concerteza trabalho também só que homem e mulher exercem funções diferentes e nenhum é melhor que o outro por isso❤
@AlineMuzi Acho que esse negócio de funções acaba com as mulheres
Exemplo são os casais LGBTs onde ambos são companheiros e cooperam um com outro
@@AlineMuzi exatamente
Sou mae de um príncipe de 2 aninhos. Meu filho nasceu com um grave problema cardiaco e lutamos muito pela vida dele. Graças a Deus ele fez uma cirurgia de correcao e deu tudo certo! Acho que isso fez eu me envolver mais a fundo ainda na maternidade! O amor de uma mae por filho é algo muito forte. Mas, realmente, a maternidade é desafiadora!!!
Pela situação do meu filho, e ele tendo nascido em meio a pandemia, com varias restrições, eu tive que abrir mao da minha profissao, fechar meu negocio e viver so pra ele.
Maternidade é RENUNCIA, RENUNCIA E RENUNCIA!
O amor nos ajuda a lidar com isso, mas se vc acha que nao pode renunciar a nada na vida, nao tenha filhos! É melhor!!
Hoje meu filho esta numa fase, ate entao, a pior que ja vivenciei com ele
Muitas birras! As vezes tenho paciência, as vezes choro de desespero. É um misto de sensacoes, como ela descreve perfeitamente no inicio do video
Mas Deus dá o frio conforme o cobertor! 🙏🏻
So reafirmou a minha vontade de nunca ter filho kkkk vou continuar sem.
Que benção ouvir que você é mãe de 5, Patrícia! Eu tenho 30 e sonho em ser mãe de muitos, ainda não engravidei, mas ficava com esse pensamento de que já tô velha…
Sim, sou casada e tenho 28 anos, não tenho filhos ainda. Estamos planejando ter daqui uns dois anos, mas sempre pensava se não estaríamos "velhos"... penso que filho não é só sair fazendo, por isso estou me planejando.
30 anos ta velha nao, alias melhor idade p ter. Cabeça é outra. Na faixa dos 20, é mae adolescente, perdendo a melhor fase da vida trocando fraldas, privando sono, se estressando e adquirindo rugas antes do tempo.
@@ktsky4843a melhor fase da vida é quando você realiza seus sonhos, trocar fralda é incrível pra quem deseja ser mãe, melhor coisa da vida é ter filho depois dos 18, até porque 18 já é adulto e praticamente os filhos crescem juntos.
Nossa, com esse vídeo vc fez muitas mães chorarem, assim com eu chorei lembrando das minhas crianças. Tudo o que vc falou é verdade , a gente quer o melhor prós filhos, mas esse melhor não é o que eles querem e precisam.
Se as pessoas entendessem q criança nao é cara de vdd,é vc q compra tudo para ela,fica mais facil,as crianças nao presisam de muitos brinquedos(ter muitos ate faz mal),e coisas caras,elas so presisam do basico:uma casa minimamente adequada e limpa,comida saldavel,rolpas minimamente boas e adequadas para a idade,e atençao e amor,so isso! Uma vida simples,boa, e amorosa é tudo q eles precisão!!
Graças a Deus eu pude abrir mão de trabalhar para ficar em casa com minha bebê. Ela tem 3 meses e eu estou vivendo os melhores dias da minha vida. E não está sendo tudo perfeito. Pelo contrário, eu nunca passei por tanta provação e quebra de mim mesma ❤
Você gera muita maldição na vida dos filhos, falando que se arrepende de ter tido eles
E ainda fala isso na frente da criança
Ciclo se repete.
Isso mesmo, já passei por tantos problemas por conta disso, hoje ela com 65 anos vez ou outra ainda relembra passado e mexe de novo na ferida dizendo a mesma coisa.
Aaah vaaa
Muitas foram mãe por "acidente" e aí se arrependem.
Os pais hoje não podem ser mais rígidos que estão reprimindo e violentando, mas ninguém liga para os pais que imploram por socorro.
Muitas mães solos, que trabalham muito e mau conseguem pagar as contas e cuidar dos filhos e quem cuida acaba sendo os de fora, ensinando as ideologias e a educação deles e não da família.
Mulheres que engravidam ainda meninas. Na escola do meu filho tem 3 meninas gravidas com idade de 12 a 13 anos.
Pais que querem dar tudo pros filhos e não sabem dizer não, criando crianças mimadas, problemáticas e até narcisistas. Gente, já tem narcisistas demais....chega!
Fui abandonada com um filho de 6 anos e conheço bem esta dor de ser mãe solo sobrecarregada.
Sobre as mães arrependidas porque tiveram que abdicar de suas vidas, percebe-se que o problema reside no fato de terem tido filho antes dos 30, num período em que deveriam estar investindo em si, cuidando da formação, divertindo-se, viajando, namorando (mesmo com o próprio marido) etc. Enfim, meteram o pé no acelerador sem refletir e não podem agora culpar quem não tem culpa: as crianças.
Meu pai abandonou a minha mãe grávida de mim, e realmente tenho o sentimento de abandono. Então quando tive meu filho, meu foco foi estar com ele, ver ele crescer ajudo- lo na escola, estar com ele nos momentos bons e ruins, na escola quando tem evento, vejo a cabecinha dele me procurando 🥰 acho tão fofo, eu tenho certeza que nunca vou me arrepender disso. Vi um documentário de pessoas com doenças terminal, o repórter perguntou para uma mulher qual é o seu maior arrependimento, ela disse." Se eu pudesse voltar para traz, eu trabalharia menos, eu teria passado mais tempo com as minhas filhas, eu achava que dar de tudo era o mais importante, mas agora eu vejo que ter passado mais tempo com elas, fazer as coisas com elas é o mais importante". No outro dia o repórter foi ve- lá, e ela tinha falecido. A fala dela mexeu muito comigo, porque é esse tipo de arrependimento que não quero ter quando morrer. Claro que cada um tem a sua condição, graças a Deus tenho uma vida confortável é um bom marido, e isso me ajuda muito, a ter tempo para o meu filho.
Dias atrás vi um vídeo onde apoiava "o não amamentar" e uma elementa disse q não era vaca leiteira. (Mas foi brinquedo e depósito de porra). Vergonha alheia. O filho tem direito a jogar pro alto tudo q ensinamos, e como muitas de nos fizemos e deu certo na vida. Filhos vem para serem educados não dominados.
Amei o comentário dela sobre o homem arranjar briga com a mulher que está para ganhar bebê. Eu engravidei de um cara com quem me relacionava há pouco tempo. Quando soube da gravidez, parei imediatamente de tomar meu antidepressivo, somado a isso veio esse turbilhão de hormônios. Uma noite, sem motivo algum, ou apenas por eu me posicionar dizendo o que eu pensava sobre alguma coisa, esse cara, que não aceitava ser contrariado, disse: "Nossa! Tirou a máscara?". Foi tão ofensivo! Juro que eu não havia feito nada, só estava com humor alterado por não tomar mais o antidepressivo e por estar com turbilhão de hormônios. Meus pais conversaram com ele sobre isso e olha que eu não sou nenhuma adolescente. Ele continuou com algumas ofensas e insinuações. Minha pressão subiu e perdi o bebê. Ele dizia que queria muito ser pai e, então, percebi que era tudo ilusão.
Meu pai sempre trabalhou muito pra criar eu e minhas irmãs, quem cuidava da gente era minha mãe, meu pai qndo tinha tempo livre eu pedia pra gente sair pra fazer alguma coisa mas ele falava q não tinha dinheiro, eu falava q não precisava a gente só ia andar de bicicleta ou ir na praia, só ia gastar a passagem do ônibus e uma água, mas ele só queria sair se tivesse com muito dinheiro mas a gente nunca tinha muito dinheiro só q ele comprava as coisas q eu pedia, computador, bicicleta, videogame e etc mas aquela atenção de conviver junto eu não tinha muito, acho q isso me afetou um pouco me sinto muito carente de afeição paterna e qualquer coisa q ele fala me afeta muito, eu queria ter tido mais atenção dele na infância, talvez essa história q ele falava q não tinha dinheiro pra sair era só pq ele tava muito cansado e precisava descansar ele trabalhava muito mas as crianças não entendem como eu não entendia, só não queria q isso tivesse me afetado tanto
Tive a impressão de que os 3 relatos tem haver com ter filhos antes de um relacionamento saudável, forte e estável com os pais. A figura masculina e paterna é essencial. Deus abençoe muito as 3 mães que consigam vencer. Para aquelas que ainda não tiveram, resta o conselho de: Só tenham filhos dentro de um relacionamento extremamente estável, porque ser mãe sozinha deve ser realmente pesadíssimo 😢
Na sua visão, o que é um relacionamento estável?
Pergunto isso, pois tem muita mãe por aí que tem filho dentro de relacionamento estável, mas o pai não quer nem trocar as fraldas da criança.
Eu, tô fora. A meu ver, quem tem filho em 2024 é maluco.
👏🏻👏🏻👏🏻
Verdade
As leis aqui no Brasil são só para proteger os bandidos. O criminoso mata crianças e adolescentes e são soltos em pouco tempo pela justiça. E vc nem pode se proteger ou proteger sua família.
Eu tenho 3 filhas maravilhosas e agradeço sempre a DEUS por serem tão boas para mim.E as tres são unidas,amigas e fazem muita coisa juntas.Bom demais!
Ninguém é obrigada a ser mãe e está tudo bem. Mas depois que tem já era 😂
Eu gosto de criança, gosto de bebê, mas acho que não saberia lidar com a adolescência. Isso me faz pensar muito se devo ou não ser mãe.
Sou mãe de uma menina hoje com 11 anos . Fui mãe na adolescência com 19 anos , sem apoio ! Pensem aí o baque que foi pra mim ?! Porém levantei a cabeça , e fui pro mundo lutar por nós duas . Hoje tenho uma melhor amiga do lado . Sempre criei com amor , e forma uma menina de caráter . E ela é uma benção , amorosa , estudiosa obediente . Claro que passamos momentos que eu dou uma leve surtada . Nunca me culpei de nada , estive presente todas as vezes que pude na infância e me faço presente sempre que possível. Pq quando não posso eu sei que não estou por aí batendo perna , e sim lutando por nós . Trabalhando e conquistando nosso futuro , pq amor não enche barriga !! Me orgulho sim da mulher que me tornei e já ouvi da minha própria filha que eu sou muito forte e que ela quer ser igual a mim quando crescer . Ser mãe é isso amor , renúncia , alegrias , dúvidas etc ! Só peço a Deus saúde e sabedoria pq o resto a gente corre atrás .
19 anos não é mais adolescência😅 . Mas eu te entendo, tenho 35 anos e me acho uma adolescente
A criança só precisa da melhor atenção, o melhor colo, a melhor a melhor brincadeira com os pais, o melhor beijo. Dinheiro é bom , mas não é tudo. Desejo que essa moça acorda a tempo. O filho só quer ter uma mãe de bom caráter.
E verdade! O povo da pitaco , as vezes a pessoa tem 3 filhos, e apenas 1 da problema, sendo que a criação e a mesma. Cada criança tem uma personalidade diferente.
Amei ver esse video! Tenho 26 anos, casei agora e todo mundo fica falando para engravidar. Desde muito nova, sempre falei que teria filhos apenas com 28 anos ou 29. Hoje vejo que foi a melhor escolha que fiz, filhos nao sao fáceis e minhaa priminha que cresceu cmg e meus irmaos, é a priva viva disso, passo cada raiva com ela as vezes. Ainda moro de aluguel e estamos juntando dinheiro pea comprar nossa casa e dar um conforto melhor para meus filhos. Minha r3de de apoio é maravilhosa, meu marido, sogra, mae, irmaos, sei que nem vou precisar comprar nada, pois minha familia dará tudo, pois será o primeiro sobrinho e neto da familia. Mas ainda assim sei que nao estou preparada. Ainda estou aprendendo a ser uma boa esposa e dona de casa. A fase do meu filho vai chegar, mas quando eu m sentir completa com vida financeira e mentalmente.
22:37 não acho de bom tom falar publicamente ou na frente do filho esse tipo de coisa, porque os filhos crescem e podem ter acesso a esse tipo de fala, e podem se sentir um fardo para a mãe. Por mais que se fale "ah, mas eu amo meu filho, independente de qualquer coisa" depois de ter falado publicamente ou na frente do filho que se pudesse não teria filho, de bate pronto o sentimento do filho será "nossa, eu acabei com a vida da minha mãe", e isso gera um estrago na autoestima da pessoa, no psicológico dela.
Nunca desejei ser mãe.
Ainda bem.
Me sinto extremamente feliz❤🎉
Pior de tudo é que a criança sente tudo, se sente um fardo por ver a mãe chorando por causa dela, é bem complicado a situação, sinceramente se visse minha mãe chorando e reclamando o tempo todo por mim me sentiria horrível, acho que poderia ter um acolhimento profissional pra todas as mães que se sentem assim, pq não deve ser nada fácil pra ambas as partes
Tenho uma filha de quase 5 anos , e uma que ta pra nascer , que eu não queria de jeito nehum , mais ta aqui , vou cuidar e amar . Pra que ela não seja igual eu , depressiva, só com vontade de morrer, por falta de amor dos pais . Tenho certeza , que quando eu tiver idosa , não vou me arrepender do que fiz , as escolhas são delas , e o caminho a seguir!!! Meu marido fala , que se a vida fosse facil , com tudo oque nós desejamos , seria sem graça. E eu concordo com ele! Vejo hoje , que sou amada verdadeiramente, por minha filha de 5 anos . E esse amor , jamais iria experimentar, se não fosse p ser mãe.
Nunca senti estinto maternal e decidi não ter filhos.
Muitas pessoas me questionam porque eu não tenho filhos mas foi a melhor decisão que eu tomei na minha vida .
Já vi vários relatos de mulheres que não sentiam estinto maternal e para agradar a sociedade tiveram filhos e o arrependimento chegou e elas vivem infelizes e as crianças sentem que não foram desejados 😢.
Essa primeira moça do vídeo precisa de ajuda psicológica.
*instinto
Eu amo crianças mas não me vejo e não quero ser mãe. Eu ainda sou nova então minha mãe ignora um pouco, com a esperança de que um dia eu vou mudar e querer ter um filho. Eu sou filha única e ela quer muito ter um neto no futuro, e eu sei que a minha família vai me pressionar, mas (com o meu pensamento de hj) eu sei que filhos não é uma opção pra mim
Fui pai solo do mais novo que hoje faz mestrado sendo funcionário do estado do Rio Grande do Norte.
Nossa, primeira vez no Canal e amei esse vídeo. Estou com 42 anos, não sou mãe, até gostaria de ser, mas penso muito no futuro. Penso q se ainda não estou bem financeiramente, apesar de estabilizada profissionalmente, imagine com filhos. Porém, penso tb q se até hj não tive filhos, quando terei? É utópico o q vou dizer, mas acho q o correto seria toda mãe ter apoio financeiro até a criança completar 06 anos de idade. A etapa da infância é extremamente importante, principalmente a vivência com a figura materna e/ou paterna. Seria a mulher ter condições de se dedicar à criança durante 24h e vivenciar todos os momentos, desde conhecer o mundo infantil q a cerca, passeios, compras, viagens etc. Esse tipo de vivência só é possível quando a mãe pode se dedicar exclusivamente aos filhos até q eles completem 06 anos de idade. Na idade escolar, a mãe já conseguiria incluir alguma atividade para ela, algum trabalho de meio período ou trabalhar por conta própria. Considero um crime o q ocorre com a maioria das mães e das crianças, pois, são retiradas delas, momentos essenciais para o desenvolvimento de ambas(Crianças e mães quanto à maternidade). A maternidade não precisaria ser traumática, entretanto, infelizmente, as famílias atualmente são muito desestruturadas e o mercado de trabalho suga todo o tempo e energia dos pais q precisam trabalhar recebendo pouco para manter o lar. 😢😢
Patrícia casei com 26 anos e depois de 2 anos desejei ter filhos. Depois de 8 anos e meio minha filha chegou. Foi tão desejada, amada, mas não foi nada fácil. Tive uma irmã que cuidou dela para que eu pudesse trabalhar, com 3 anos meu marido perdeu emprego e demorou para arrumar outro. Fui aprendendo a ser mãe ao longo do tempo, trabalhando( sou professora) teve dias bem difíceis, a adolescência dela foi muito complicada, porém não me arrependo nem um dia de ter tido minha filha. Te admiro muito você por ter 5 filhos. Parabéns pela linda família que construiste. Um abraço ❤❤❤❤
Eu acho que ninguém deve ser obrigada a ter filhos se não tem vontade. Não é fácil ser mãe, principalmente quando entram na adolescência. Por isso só deve ter filho quem realmente tem esse desejo.
Por isso que decidir ter so um. Tenho um menino de 5 anos ele é a minha vida, minha melhor escolha, mas se eu quero ter mais?? NÃO! KKK Da trabalho na mesma proporção do amor que a gente senti, mas estou super satis😢feita só com ele mesmo é um filho super carinhoso 😊❤
Pedi a conta de um trabalho de 6 anos para ficar com meu bebê, quando eu estava trabalhando eu queria muito.estar em casa, agora em casa eu sinto falta de cuidar mais de mim, pois quando eu trabalhava eu me arrumava mais, "descansava mais no serviço" do que em casa, agora o dia inteiro em casa me estresso mais com ele, e ele só tem 7 meses 😢 Me culpava quando estava trabalhando e agora me culpo por estar o dia todo fechada em casa e fico muito estressada. Pq temos essa mania de nunca estar bom? Tão complicado!
Hj já chorei tanto mas tanto, pq eu ia fazer minha sobrancelha e iria levar ele, mas tivemos uma noite caótica de sono e durante o dia ele não fez nenhuma soneca 😢 tive que desmarcar o salão pois ele está muito estressado, e sábado agora vou ser madrinha de casamento, estou chateada pq não vou conseguir fazer, vou ter que fazer em casa mesmo, minha autoestima está muito baixa.
Calma, tbm sou mãe que fica em casa no começo é bem difícil mais depois vai ficando mais fácil, se apega com Deus, faça jejum, jejum me ajudou muito a ter mais paciência com minha filha
Tenta fazer tudo em casa
No começo é difícil, mas lembre-se tudo passa
Vai pra academia e leva o bebê na cadeirinha
Mãezinha sei o que vc diz. Tinha dias que eu lembrava três horas da tarde, que eu não tinha nem escovado o dente. Chorava muito mesmo. Larguei emprego tbm pra me dedicar a maternidade, sou formada, e tudo. Hj minha filha tem 3 anos, e ela é minha vida, minha companheirinha e continua igual, se eu sumir das vistas dela um minuto ela já fala que eu escondi dela... 😂 Agora que eu voltei pra academia, vou pra depilação, arrumar unha... Pq deixo com o meu esposo e vou... Eu só aviso, tal dia e tal hora tenho isso, tenho aquilo... E vou. Eu precisava disso pq vivia frustrada e descontava nela, mesmo sem querer... Eles não têm culpa. Agora me cuido mais, e se eu estou bem ela tbm vai ficar bem... Com 7 meses é muito difícil pq eles não tem sono regulado, a gente só sobrevive mesmo... Mas depois eles começam a dormir melhor, comer, andar e falar fica mais fácil, vc vai ver. ❤
Eu tbm entendo muito esse dilema, foi bem difícil mais ali no início, mas sempre pedi ajuda a Deus e continuo pedindo, cada vez quando vou orar levo ele junto no quartinho de oração que tenho aqui em casa, e quando vou dormir oro pra o meu bebê dormir bem e pra Deus proteger ele, e sempre que surge uma dificuldade peço sabedoria pra lidar com cada fase nova que surge, mas claro já orava por ele antes de ficar grávida, orei durante a gestação, e quando comparo ele com outros bebês, a diferença é grande, então digo com muita certeza no coração, orar faz muuuuita diferença, vc vai orar, a vida não vai ser perfeita, mas se orar sempre Deus vai ajudando, pode acreditar.
Obrigada pelas palavras maezinhas 🥰❤️🙏🏻🥺
eu imagino estas crianças vendo mas tarde o vídeo das mães falando de se arrependeram de ser mãe é muito triste isso tenho meus dois filhos foram planejados com todo amor e um deles é autista o amor de nossas vidas .parabéns pelo seu trabalho
Minha mãe não precisa dizer isso mais está escrito na cara dela o arrependimento ela só sofreu com monte de filho. Nessa ilusão ela cuidou deu amor e amo a minha mãe mais sei que ela é humana e não tinha preparação nenhuma pra ter a gente e não é feliz com isso.
O problema é achar que ter filhos é a mesma coisa de brincar de boneca .
Não quis ter filhos observando em volta .
Namoro há anos e nao pretendo me casar . Está maravilhoso assim.
Sempre prezei por minha liberdade .
Que sirva de exemplos para que as pessoas saibam que filho requer tempo, dinheiro ( muito dinheiro) e dedicação. Lançam os buneco sem pensar, a mais penalizada é a mulher, sempre. E se vc é pobre vc já sentencia seus filhos a vida de exploração e de dificuldades. Filho é uma coisa séria, e que não é pra todo mundo, a qualquer hora.
Uallll que vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼
Me fez refletir mais ainda o quanto eu sou grata a Deus por ter meus dois filhos , um de 30 anos e um que irá fazer 20 anos agora em dezembro !! Eu com 47 anos fui viúva e mãe solo por 25 anos . Morando no Brasil a vida estava difícil e parti para o Chile onde lá vivi por 6 anos , e não foi fácil . De lá voltei ao Brasil e a vida também não estava fácil , vim pro Japão e aqui estou por 25 anos e muitas coisas passaram na minha vida ! Muitas perdas muitos problemas é óbvio muita dificuldades .
Porém sou grata a Deus por ter meus dois filhos !!!! E sou uma mãe completa !! Em nenhum momento da minha vida eu me arrependi de ter tido eles !! E, porque me fez refletir ?
Porque eu vejo hoje mamães que tem seus filhos e sim se arrependeram de ter tido , e algumas delas odeia a maternidade e não se empenharam em dedicar o mínimo de tempo para cuidar deles e até mesmo educar ou dar amor 😢 e vi que não é só aqui mas em todo lugar do mundo . E sabendo de tudo isso a gente para e analisa, como é bom saber que vc ( EU) teve a capacidade de criar , educar e dar amor a um filho !
Hoje faria melhor com a idade que tenho porém com a idade que tive não tinha maturidade o suficiente, mas não existe arrependimento e sou completamente grata por ter tido a oportunidade de ser mãe !
Fiz uma retirada de útero a 3 meses por questões de saúde , e se um dia eu tiver condições adotaria uma criança sim para aplicar todo o meu conhecimento que hoje tenho !! Obrigada pelo vídeo !!
Gente! A infância do filho só vai existir uma vez (esse momento crucia que exige presença materna e paterna) as crianças crescem vão pra escola, fazem atividades fora. Se a mãe ou o pai (assim como eu) não conseguiu conquistar certas coisas antes do filho nascer penso que a faculdade e carreira que espere 3, 4 anos..
Eh bem óbvio que essas três mães não tem maturidade alguma,estabilidade emocional. São crianças tendo crianças. E ao invés de seguraram as consequências de seus atos. A segunda tem uma vibe bem, o mundo gira em torno do seu umbigo
Vi minha mãe no relato das mulheres do vídeo, sempre julgada e nunca acolhida. Quando eu era mais nova me frustrava muito pois minha mãe não era como as outras mães, hoje sei separar a mulher da mãe e percebo que ela fez o melhor que ela podia naquele momento sendo apenas uma adolescente de 15 anos tendo que criar uma criança sozinha. Hoje meus irmãos mais novos possuem uma mãe mais madura e paciente e fico muito feliz por isso.
Um importante adendo: macho não tem que "sumir no mundo" se fizer um filho que não quis; macho tem de ser obrigado a, NO MÍNIMO, dar o dinheiro necessário para sustentar a criança que teve 50% de responsabilidade de pôr no mundo.
Sou mãe de dois, 11 meses de diferença entre eles. Hoje são jovens adultos. Eu nasci para ser mãe , não tenho vergonha de dizer isso, mas deixo claro aqui que ser mãe é muito difícil e solitário.
É uma devoção em tempo integral, para todo e sempre.
Meus filhos nunca me atrapalharam em absolutamente nada, muito pelo contrário. Eles foram e são os meus maiores estímulos. Eles sabem.
Mas eles sabem tb o quanto é séria esta escolha.
Gente a primeira mulher contando que não queria ter tido filhos na frente da criança pelo amor de Deus! Gente crianças são seres humanos e traumas podem ser criados na infância, sério, que insensibilidade. Eu sofri com minha mãe que já disse isso pra mim na hora da raiva quando eu era pequena e até hoje tenho um certo afastamento com ela mesmo a amando muito, eu nunca faria isso com uma filha mesmo estando muito estressada
Se a pessoa não consegue segurar o comentário (nossa, você engordou), imagina quando a criança tá com xilique
Estas mulheres reclamando com filhos saudáveis e as q tem filhos com deficiência sendo agradecidas pela força q Deus oferece.
Também a quantidade de mulheres q gostariam de gerar e educar uma criança
Parece q está tudo do avesso
Muitas com filhos com deficiências também reclamam. Imagina ter que aguentar várias crises do filho e os vizinhos ainda pensarem que você está espancando a criança?
Incrível o seu canal Pati. Fala de tudo!
E este vídeo de hoje fez cair uma lagrima aqui e pensar em viver momentos por.maos simples que sejam com meus filhos. Obrigada ❤