COMENTÁRIO COM SPOILER. Não achei que ela desprezou o Conrado por sua debilidade física, mas sim por perceber que ele fazia parte daquela ciranda e que se ela ficasse com ele, ela jamais cresceria como pessoa.
Minha impressão é de que o Natércio foi um marido muito omisso para a Laura, na cena das flores deu impressão de que ele costumava agredi-la também. Ela se libertou quando conheceu o Daniel, mas o preço que ela pagou devido o julgamento da sociedade foi a loucura. O Daniel parecia amar demais a Virgínia, tanto é que nunca revelou ser seu pai porque acreditava que ser filha do Natércio era um refúgio para ela. Luciana também é uma personagem muito sofrida nessa história. Na verdade, toda a ciranda não é o ideal que a Virgínia imaginava, nenhum deles parece estar bem. Acho que na segunda parte do livro ela percebe isso e por isso se afasta. Ela foi incluída no grupo que ela tanto sonhava e quando entrou descobriu que não é o que ela pensava.
Eu também adoro a primeira parte. A segunda, pra mim, é um soco no estômago, justamente por causa do olhar adulto e amargurado com o qual a Virgínia observa o mundo. Acho interessante essa ruptura entre a inocência da infância e o tédio do crescimento.
A Lygia é rainha demais, e muito pouca falada no booktube. Uma pena que ela não tenha escrito muito romances, mas Ciranda de Pedra é sensacional, inesquecível, um dos melhores romances da minha vida
Tive esse livro como leitura obrigatória no 2 ano do ensino médio, e estava nessa ideia também de não pertencer a um grupo, ter "desespero" por atenção de amigos. Me marcou muito nessa época.
Li esse livro com 13 anos e fiquei estarrecida com a escrita dela... Tão profunda,tão subjetivo,incrível! Estou com quase 16 e louca para reler ciranda de pedra e ler todos os livros dela :)
Isa, você disse tanta coisa sobre a Lygia que eu sempre tentei exprimir. Tenho As meninas autografado e com dedicatória minha estante. De vez em quando eu pego o livro, o olho e olho e paro na sua dedicatória: Para Pedro Davi, com um abraço de fraternal afeto, Lygia Fagundes Telles Eu sempre tremo um pouco, porque Lygua é tão especial, tão profunda que, quando vemos isso, ficamos extasiados sempre. Ela não é uma senhora de 94 aninhos; ela é uma gênia, e os gênios nunca envelhecem! Obrigado por dizer tão bem sobre a grande pessoa que é Lygia!
Impressão minha ou você apertou o botão F e começou a fazer vídeos mais longos??? Adorei!!! Isso é sinal de que seus seguidores já são mais maduros. Vc é demais!!! Grande abraço e ótimas leituras a todos!
Estou fazendo testes. Vou tentar fazer vídeos mais longos, e ver se a recepção de vocês é boa. Caso não seja, volto aos vídeos de cerca de 10 minutos :)
Ler Antes de Morrer eu adoro esses vídeos longos, com conteúdo, maravilhosos e tocantes. Você é um respiro num booktube lotado de conteúdo de amenidades
Oi Isa! Amo Lygia Fagundes Telles. Tanto seus contos, quanto romance. Li Ciranda de Pedra faz algum tempo e como em seus contos, Lygia sempre nos provoca incomodo. Ela parte de algumas situações que começam calmas e banais e de repente sem nos darmos conta ela explode a nossa cabeça. E ela faz isso de forma sutil e em uma escrita requintada. Amo demais. Vídeo lindo! Parabéns! E o vídeo já começou lindo com Chico Buarque. Beijos Fran Borges
Lygia era muito diva. Eu vejo as fotos da juventude e ela tinha um olhar belo e forte. Eu gosto da novela Ciranda de Pedra de 2008. Quero pegar o livro novamente e poder ler com calma. A versão de 2008 e acredito que de 1981 tratam também sobre o Transtorno de Bipolaridade através de Laura .
Eu sou apaixonada por essa escritora. Me emocionei com a sua comoção diante dela. Me emocionei com o vídeo todo também; é visível o seu carinho pela literatura dela ❤
Esse livro é uma pérola; me arrependo muito de não tê-lo lido antes. A construção de personagens de Lygia é arrasadora, a linguagem (ao mesmo tempo realista e alucinatória) é brilhante e as imagens criadas pela escritora são magníficas: nunca piegas, nunca exageradas, sempre sutis. Nada no livro está lá por acaso. Obra fenomenal de nossa maior escritora viva.
O primeiro livro da lygia que eu li, e me marcou profundamente, a lygia descreve as cenas mais detalhadas e deixa sempre uma sombra de amargura e melancolia. A primeira parte eu passei muita raiva pela ciranda excluir muito a Virgínia, tive pena dela tbm. A segunda eu morri de aflição pq a Virgínia amadureceu da forma mais amarga. Gosto demais desse livro.
Achei a Virgínia muito corajosa, e ter escolhido a si mesma foi a melhor coisa que ela fez ❤️ gostei muito dessa personagem tem tantas camadas, achei ela tão humana.
Eu adoro "feedback", "spoiler", resumos, segredos! Amei sua resenha e continuarei vendo com o maior prazer. Aliás, me dá mais vontade ainda de ler todos esses livros. Gratidão!
Isabella, que vídeo excelente. Estou adorando estas resenhas mais longas e aprofundadas, sempre com alguns liames com a sua própria vivência e pessoalidade. Parabéns. Se já me apaixonei por seu trabalho desde o primeiro vídeo que assisti, pouco mais de ano atrás, agora então é amor eterno. Adiante com tudo isso porque quão lindo é esse seu empenho pela melhora do mundo através da alfabetização cultural.
Acho incrível a paixão pela literatura que transborda em seus vídeos. Obrigado por me lembrar a cada vídeo desta paixão. Sem eles n leria nada além de jornal.
Eu li esse livro aos 11 anos e amei. Aos 28 reli e engraçado a sensação que tive foi como se nunca tivesse lido. Foi o primeiro livro da escritora que tive contato e virei fã.
Fica ótimo este formato vídeo! Principalmente por já ter lido Ciranda de Pedra e poder saber a sua opinião! Achei a segunda parte do livro bem interessante por mostrar os conflitos da Virgínia e seu amadurecimento e principalmente pela Lygia traçar personagens imperfeitos e interessantes!
nossaaaaa li este livro a muito tempo e me apaixonei por ligia mesmo sem ter maturidade pra entender muito pq assim como vc eu tb era muito jovem e imatura e hoje eu vejo este video e me emociono com o que me vem a cabeça. Que coisa linda.
Isa, tudo o que você fizer aqui será sempre um prazer em poder ver, isso porque é evidente a sua paixão e dedicação pelo seu trabalho, e, consequentemente, é uma oportunidade de compartilhar reflexões, experiências que a leitura pode nos proporcionar. Aprovadíssimo esse formato!
Por favor, continue adentrando mais ao universo dos livros, sem medo dos ditos spoilers. O prazer da leitura não se perde em razão de um conhecimento prévio do enredo ou de fatos de uma obra, até por que se fosse assim dom quixote estaria fadado a desaparecer das prateleiras rs
Isa, já havia lido alguns contos dela, até que assisti ao seu vídeo sobre "As Meninas"(obrigada por apresentar esse livro).A partir daí, fiquei mega interessada pela autora, comecei a ler os romances e me apaixonei totalmente tanto por sua escrita quanto por seus feitos. No entanto, como você bem disse, este é um mundo feito para homens.Ao longo do meu ensino médio, os livros de leitura obtigatória foram todos de autoria masculina. Mesmo agora, estudando 3ra Geração Modernista, Lygia e Clarice passaram praticamente em branco, enquanto meu professor deu destaque muito maior a Nelson Rodrigues e outros HOMENS...
Isa , a Bela, a Sensível que me faz arrepiar de emoção! Sabe de uma coisa: parabéns aos seus pais, a quem criou você e acompanhou seus primeiros passos! Menina vc é D+ . Sua narrativa me encanta !
Eu li esse livro na escola. Foi muito impactante pra mim, porque foi um dos primeiros livros do gênero que eu li. Gostei tanto que tirei cópia das últimas páginas. Fiquei fascinada com a discrição que a autora fez do caminho por onde Virgínia passou.
Que incrível oportunidade Isa! Conhecer a rainha Lygia é no mínimo, sublime! Parabéns pela resenha e pelo modo como traduziu toda a beleza dessa obra para nós
Li, reli, li de novo. Bem, ao todo quatro vezes. Uma identificação enorme. Uma escrita evolvente. Virgínia, a observadora. Sempre me vem à mente o trecho em que Virgínia tem um "insight" e dá significado ao quadro que Otávia pintou. Parabéns pela resenha.
Muito bom o vídeo, o livro nem se fala, surpreendente do inicio ao fim, principalmente a segunda parte, que mostra como as pessoas podem criar regras para os outros que não serve pra si mesmo, falando da Bruna especificamente.
Acho ótimo que você tenha comentado sobre o livro no final. O que me pareceu é como se tivesse encontrado alguém para discutir sobre o livro, a sensação de quando você acaba de ler e tem uma imensa vontade de falar sobre mas não tem com quem. Obrigada e parabéns pelo canal 👏👏👏👏👏
Isa, que resenha linda. Cheguei a me emocionar com a forma que tu falou da tua maturidade, muito belo. Ainda não li e não assisti o vídeo até o fim hahahaha, mas muito curiosa para conhecer a obra. Parabéns pelo canal!
Também achei a primeira parte muito mais fascinante! Inclusive a princípio me decepcionei um pouco na segunda, porque imaginei que a história iria para outro lugar. Uma coisa que não entendi é tanto as crises "histéricas" da Virgília na primeira parte, quanto a questão dos avós terem supostamente morrido em um incêndio, que não foi mais retomada. Não consegui captar o motivo desses elementos na história.
Siiim. Por favor, esses comentários mais aprofundados da obra fazem toda diferença! E da forma como você colocou, bem no final, deixa todo mundo avisado que dali pra frente tem spoiler
Amei esse tipo de vídeo com spoilers no final! Continuaaaa! Mas sem perder aquele início maravilhoso q só encontro aqui, com essa contextualização à época em q foi escrito. Você é ótima!
Particularmente prefiro a segunda parte, pois é aí que começa a acentuação dos conflitos. Não escreverei muito aqui pra não dar spoiller, mas a parte adulta da Virgínia fez a história dar uma aquecida e se tornar mais interessante. Opinião minha. Amo o livro, li 3 ou 4 vezes ( tenho ele). E vi a novela de 2008 na Globo, que pouco tem da obra literária, mas não é menos gostosa.
Isabela, eu conheci muito recentemente Lygia Fagundes e adorei muito, principalmente com relação aos detalhes como você falou. Eu também achei os diálogos pouco realistas, perdia em verossimilhança, mas não deixam de ser lindos. Que bom ver sua trajetória de ligação com a autora, gostei muito de conhecer isso :))) Também fiz uns vídeos sobre Ciranda de Pedra, te convido a conhecer no meu canal Sobre O Escrito ^^ bjoo
Isa, esse livro me ajudou a amadurecer a minha concepção de vida. Acho um livro excelente! Adorei o formato comentando o final dos livros. Sugiro que você faça o vídeo sobre "Olhai os Lírios do Campo", do Érico Veríssimo e sobre o "Angústia", do Graciliano Ramos. Um abraço!
Ah e obrigada pelo vídeo! eu adorei o conteúdo e o formato. Muito boa essa questão do mundo ideal representado pela Bruna, Otávia e Letícia. E tb n tinha percebido q o besouro era o Natercio kkk
Gostei demais do novo formato, por favor mais comentários no fim do vídeo! É uma parte do vídeo mais madura e individualista, que coloca a gente pra pensar mesmo sobre o livro.
Oi Isa! Eu adorei esse, talvez, novo "formato" de vídeos, onde depois do vídeo normal você comenta sobre o livro. O único livro que eu li da Lygia foi "Venha ver o pôr do sol e outros contos" e eu amei! Mal posso esperar para ler esse e muitos outros. Beijos
Uma coisa interessante que eu não tenho ctz até hj. É que a autora dá a entender que Otávia vai herdar a demência da mãe, e por isso ela agia com indiferença e displicência em grande parte do livro, é como se ela soubesse do seu destino e portanto se "importasse" com o que realmente é relevante
Achei a segunda parte do livro muito mais interessante por apresentar uma Virginia madura, com desenvoltura e dotada de atitude. É importante perceber as reflexões e decisões dela nesse momento da história. E quanto ao Conrado, não acho que ela "desistiu" por conta das condições dele e sim para se aventurar e se redescobrir sozinha longe daquela eterna e confusa ciranda.
Me emocionei muito assistindo a esta resenha. Lembro de ter lido esse livro com muita angústia pelo ar de inocência da protagonista em meio a toda a "malícia" das irmãs dela. Em relação à essa liberdade sexual que vc comentou, lembro que cheguei a sentir ódio das personagens por elas desfrutarem de algo que era tão abominado pela sociedade e, principalmente, por elas mesmas que trataram da situação da mãe delas de uma forma tão fria justamente pelo ato de liberdade que a mãe também tomou. Talvez essa "idealização" possa ser uma demonstração até do quanto as mulheres (apesar de sentirem suas vontades) ainda eram condicionadas a manter esse pensamento em relação às outras... não sei se estou viajando muito. haha. Enfim, acho que já falei demais. Gostaria muito de discutir mais sobre o livro, porque depois de ver este video, percebi o quanto ele me marcou. Amei a resenha! Beijo e sucesso!
Isa....na boa...muita inveja de vc ter estado com essa pessoa maravilhosa que é a Lygia. Uma das mulheres que mais admito. Melhor escritora brasileira. Amo demais.
Vou ler esse livro em breve e estou super empolgada! Na verdade pretendia ler As meninas, mas como Ciranda de Pedra foi o primeiro romance da Lygia decidi começar por ele.
Oi Isa. Seu canal é maravilhoso. Te sigo há uns anos e tenho visto uma melhora crescente. Apoio vc fazer comentários com spoilers no fim dos vídeos. Pois qndo termino de ler sempre venho ouvir as resenhas e gosto desse trocar de visões sobre a história. Parabéns pelo seu trabalho. Sucesso! 🙏🏻❤️
Boa noite . Resenha excelente. Lygia é maravilhosa. Tenho essa edição de Ciranda de Pedra e vou reler. Eis uma autora que pretendo ler tudo que puder dentre suas obras.
Adoro esse conto! Na foto que estou com a Lygia ela está justamente segurando meu exemplar do livro que tem esse título. É uma edição dos anos 1970 e ela até comentou que era bem antiga. Beijo!!
COMENTÁRIO COM SPOILER.
Não achei que ela desprezou o Conrado por sua debilidade física, mas sim por perceber que ele fazia parte daquela ciranda e que se ela ficasse com ele, ela jamais cresceria como pessoa.
Oi, Renata! Também vi dessa forma e confesso que fiquei feliz por essa "reação"' da Virginia.
Renata Ziliotto Justamente. Foi isso mesmo. Nada tinha a ver com a impotência dele.
também acho!
Super concordo!
Sim!!!!! Também tive essa interpretação
Minha impressão é de que o Natércio foi um marido muito omisso para a Laura, na cena das flores deu impressão de que ele costumava agredi-la também. Ela se libertou quando conheceu o Daniel, mas o preço que ela pagou devido o julgamento da sociedade foi a loucura. O Daniel parecia amar demais a Virgínia, tanto é que nunca revelou ser seu pai porque acreditava que ser filha do Natércio era um refúgio para ela. Luciana também é uma personagem muito sofrida nessa história. Na verdade, toda a ciranda não é o ideal que a Virgínia imaginava, nenhum deles parece estar bem. Acho que na segunda parte do livro ela percebe isso e por isso se afasta. Ela foi incluída no grupo que ela tanto sonhava e quando entrou descobriu que não é o que ela pensava.
Ela também acabou nos deixando há alguns dias. Que descanse em paz, seu legado foi deixado e será sempre lembrado.
Eu também adoro a primeira parte. A segunda, pra mim, é um soco no estômago, justamente por causa do olhar adulto e amargurado com o qual a Virgínia observa o mundo. Acho interessante essa ruptura entre a inocência da infância e o tédio do crescimento.
A Lygia é rainha demais, e muito pouca falada no booktube. Uma pena que ela não tenha escrito muito romances, mas Ciranda de Pedra é sensacional, inesquecível, um dos melhores romances da minha vida
Tive esse livro como leitura obrigatória no 2 ano do ensino médio, e estava nessa ideia também de não pertencer a um grupo, ter "desespero" por atenção de amigos. Me marcou muito nessa época.
O jeito apaixonado com o qual você falou dessa autora, cujos livros tanto marcaram minha adolescência, me deixou emocionada!
Li esse livro com 13 anos e fiquei estarrecida com a escrita dela...
Tão profunda,tão subjetivo,incrível!
Estou com quase 16 e louca para reler ciranda de pedra e ler todos os livros dela :)
Era viciada na novela de 2008, acho que a ultima novela da perfeiçao Ana Paula Arosio. Vou ler sim
A Lygia é uma grande diva! Dá para realmente sentir a sua emoção na foto. E, sim, considero uma grande injustiça ela não ter levado o Nobel. 😞
Essa do Bob Dylan foi de doer mesmo!!! Kkk o pior que um monte de gente defendeu. Lygia é diva. Vida longa à Lygia!!! Amei Ciranda de Pedra!
Adorei a divisão: sem spoiler e com spoiler. O video fica mais enriquecedor para quem leu e quer mais argumentação.
Isa, você disse tanta coisa sobre a Lygia que eu sempre tentei exprimir. Tenho As meninas autografado e com dedicatória minha estante. De vez em quando eu pego o livro, o olho e olho e paro na sua dedicatória:
Para Pedro Davi,
com um abraço de fraternal afeto,
Lygia Fagundes Telles
Eu sempre tremo um pouco, porque Lygua é tão especial, tão profunda que, quando vemos isso, ficamos extasiados sempre. Ela não é uma senhora de 94 aninhos; ela é uma gênia, e os gênios nunca envelhecem!
Obrigado por dizer tão bem sobre a grande pessoa que é Lygia!
Impressão minha ou você apertou o botão F e começou a fazer vídeos mais longos??? Adorei!!! Isso é sinal de que seus seguidores já são mais maduros. Vc é demais!!! Grande abraço e ótimas leituras a todos!
Estou fazendo testes. Vou tentar fazer vídeos mais longos, e ver se a recepção de vocês é boa. Caso não seja, volto aos vídeos de cerca de 10 minutos :)
Ler Antes de Morrer eu adoro esses vídeos longos, com conteúdo, maravilhosos e tocantes. Você é um respiro num booktube lotado de conteúdo de amenidades
Sim, adorei esse formato de vídeo, assim, a pessoa só leva spoiler se quiser mesmo rs
Oi Isa! Amo Lygia Fagundes Telles. Tanto seus contos, quanto romance. Li Ciranda de Pedra faz algum tempo e como em seus contos, Lygia sempre nos provoca incomodo. Ela parte de algumas situações que começam calmas e banais e de repente sem nos darmos conta ela explode a nossa cabeça. E ela faz isso de forma sutil e em uma escrita requintada. Amo demais. Vídeo lindo! Parabéns! E o vídeo já começou lindo com Chico Buarque. Beijos Fran Borges
Lygia era muito diva. Eu vejo as fotos da juventude e ela tinha um olhar belo e forte. Eu gosto da novela Ciranda de Pedra de 2008. Quero pegar o livro novamente e poder ler com calma. A versão de 2008 e acredito que de 1981 tratam também sobre o Transtorno de Bipolaridade através de Laura .
Eu sou apaixonada por essa escritora. Me emocionei com a sua comoção diante dela. Me emocionei com o vídeo todo também; é visível o seu carinho pela literatura dela ❤
Esse livro é uma pérola; me arrependo muito de não tê-lo lido antes. A construção de personagens de Lygia é arrasadora, a linguagem (ao mesmo tempo realista e alucinatória) é brilhante e as imagens criadas pela escritora são magníficas: nunca piegas, nunca exageradas, sempre sutis. Nada no livro está lá por acaso. Obra fenomenal de nossa maior escritora viva.
O primeiro livro da lygia que eu li, e me marcou profundamente, a lygia descreve as cenas mais detalhadas e deixa sempre uma sombra de amargura e melancolia. A primeira parte eu passei muita raiva pela ciranda excluir muito a Virgínia, tive pena dela tbm. A segunda eu morri de aflição pq a Virgínia amadureceu da forma mais amarga. Gosto demais desse livro.
Achei a Virgínia muito corajosa, e ter escolhido a si mesma foi a melhor coisa que ela fez ❤️ gostei muito dessa personagem tem tantas camadas, achei ela tão humana.
Isa, não sei como você teve um ataque, ou infartou vendo a Lygia assim tão de perto, rs. A foto ficou linda! Ah, e parabéns pela resenha!
O enredo cresce espantosamente. Maravilhoso.
Eu adoro "feedback", "spoiler", resumos, segredos! Amei sua resenha e continuarei vendo com o maior prazer. Aliás, me dá mais vontade ainda de ler todos esses livros. Gratidão!
Isabella, que vídeo excelente. Estou adorando estas resenhas mais longas e aprofundadas, sempre com alguns liames com a sua própria vivência e pessoalidade. Parabéns. Se já me apaixonei por seu trabalho desde o primeiro vídeo que assisti, pouco mais de ano atrás, agora então é amor eterno. Adiante com tudo isso porque quão lindo é esse seu empenho pela melhora do mundo através da alfabetização cultural.
Lygia sempre foi uma bela mulher além dessa estupenda escritora
Adoro a Lygia! Li vários romances dela na adolescência e virei fã desde então. Li muitos contos dela também.
Lygia Fagundes Telles é incrível.
Um dos maiores romances já escritos. Li tantas vezes que quase o decorei
Acho incrível a paixão pela literatura que transborda em seus vídeos.
Obrigado por me lembrar a cada vídeo desta paixão.
Sem eles n leria nada além de jornal.
O final desse livro foi um dos mais impactantes que já li, muito poético, lindo e fez total sentido
Dela li Durante Aquele Estranho Chá, livro de memórias, amei, livro maravilhoso, quero ler outras obras dela
Eu li esse livro aos 11 anos e amei. Aos 28 reli e engraçado a sensação que tive foi como se nunca tivesse lido. Foi o primeiro livro da escritora que tive contato e virei fã.
Fica ótimo este formato vídeo! Principalmente por já ter lido Ciranda de Pedra e poder saber a sua opinião!
Achei a segunda parte do livro bem interessante por mostrar os conflitos da Virgínia e seu amadurecimento e principalmente pela Lygia traçar personagens imperfeitos e interessantes!
Assistir este vídeo hoje me doeu bastante, mas me alegrou imensamente. Vida longa à Lygia Fagundes Telles!
Eu li recentemente "A Disciplina do Amor", gostei bastante, é também sobre contos!
nossaaaaa
li este livro a muito tempo e me apaixonei por ligia mesmo sem ter maturidade pra entender muito pq assim como vc eu tb era muito jovem e imatura e hoje eu vejo este video e me emociono com o que me vem a cabeça. Que coisa linda.
Isa, tudo o que você fizer aqui será sempre um prazer em poder ver, isso porque é evidente a sua paixão e dedicação pelo seu trabalho, e, consequentemente, é uma oportunidade de compartilhar reflexões, experiências que a leitura pode nos proporcionar. Aprovadíssimo esse formato!
Isa esse é um dos meu livros favoritos dela.... Esse livro é emocionante....
Por favor, continue adentrando mais ao universo dos livros, sem medo dos ditos spoilers. O prazer da leitura não se perde em razão de um conhecimento prévio do enredo ou de fatos de uma obra, até por que se fosse assim dom quixote estaria fadado a desaparecer das prateleiras rs
Isa, já havia lido alguns contos dela, até que assisti ao seu vídeo sobre "As Meninas"(obrigada por apresentar esse livro).A partir daí, fiquei mega interessada pela autora, comecei a ler os romances e me apaixonei totalmente tanto por sua escrita quanto por seus feitos. No entanto, como você bem disse, este é um mundo feito para homens.Ao longo do meu ensino médio, os livros de leitura obtigatória foram todos de autoria masculina. Mesmo agora, estudando 3ra Geração Modernista, Lygia e Clarice passaram praticamente em branco, enquanto meu professor deu destaque muito maior a Nelson Rodrigues e outros HOMENS...
Isa , a Bela, a Sensível que me faz arrepiar de emoção! Sabe de uma coisa: parabéns aos seus pais, a quem criou você e acompanhou seus primeiros passos! Menina vc é D+ . Sua narrativa me encanta !
Eu li esse livro na escola. Foi muito impactante pra mim, porque foi um dos primeiros livros do gênero que eu li. Gostei tanto que tirei cópia das últimas páginas. Fiquei fascinada com a discrição que a autora fez do caminho por onde Virgínia passou.
Ah 22 min de Isa, só para mim...
ADOROOO😍😍😍.
Que incrível oportunidade Isa! Conhecer a rainha Lygia é no mínimo, sublime! Parabéns pela resenha e pelo modo como traduziu toda a beleza dessa obra para nós
Li, reli, li de novo. Bem, ao todo quatro vezes. Uma identificação enorme. Uma escrita evolvente. Virgínia, a observadora. Sempre me vem à mente o trecho em que Virgínia tem um "insight" e dá significado ao quadro que Otávia pintou. Parabéns pela resenha.
Muito bom o vídeo, o livro nem se fala, surpreendente do inicio ao fim, principalmente a segunda parte, que mostra como as pessoas podem criar regras para os outros que não serve pra si mesmo, falando da Bruna especificamente.
Isabella, parabéns pelo vídeo! A Lygia Fagundes Telles é incrível, suas narrativas são fascinantes. Você vai adorar o "Seminário dos ratos".
Encantada com esse vídeo. Isa , a cada dia gosto mais de ler por sua causa. ❤
Muito bom esse formato, o ruim é quando do nada a pessoa conta coisas do livro sem estarmos esperando, mas assim é ótimo.
Acho ótimo que você tenha comentado sobre o livro no final. O que me pareceu é como se tivesse encontrado alguém para discutir sobre o livro, a sensação de quando você acaba de ler e tem uma imensa vontade de falar sobre mas não tem com quem. Obrigada e parabéns pelo canal 👏👏👏👏👏
Caramba, me emocionei com esse vídeo, de verdade. Não consigo nem expressar o que tô sentindo, é algo maravilhoso. Obrigada por fazer esse vídeo 😍
Isa, que resenha linda. Cheguei a me emocionar com a forma que tu falou da tua maturidade, muito belo. Ainda não li e não assisti o vídeo até o fim hahahaha, mas muito curiosa para conhecer a obra. Parabéns pelo canal!
A Lygia é maravilhosa!
Teu vídeo ficou fantástico: que delícia ver tua explanação com tanta emoção, mas sem perder o foco, com conteúdo rico.Parabéns!
Também achei a primeira parte muito mais fascinante! Inclusive a princípio me decepcionei um pouco na segunda, porque imaginei que a história iria para outro lugar. Uma coisa que não entendi é tanto as crises "histéricas" da Virgília na primeira parte, quanto a questão dos avós terem supostamente morrido em um incêndio, que não foi mais retomada. Não consegui captar o motivo desses elementos na história.
Assisti até o fim!!! adoreii esses videos mais longos pq eu quero saber mais sobre a história antes de ler. Amei!
Obrigada pela excelente resenha! Sua maneira profunda e apaixonada de partilhar sobre os livros que lhe tocam emociona!
Siiim. Por favor, esses comentários mais aprofundados da obra fazem toda diferença! E da forma como você colocou, bem no final, deixa todo mundo avisado que dali pra frente tem spoiler
Elen Oliveira Sim, é só avisar que vai ter spoiler. Continua vendo quem já leu ou, tipo eu, que não liga para spoilers.
Amei esse tipo de vídeo com spoilers no final! Continuaaaa! Mas sem perder aquele início maravilhoso q só encontro aqui, com essa contextualização à época em q foi escrito. Você é ótima!
Adorei o formato do vídeo... mais longo e com mais opiniões! Isso faz toda a diferença. Ansiosa pro Caçador de Pipas. Bjs
Particularmente prefiro a segunda parte, pois é aí que começa a acentuação dos conflitos. Não escreverei muito aqui pra não dar spoiller, mas a parte adulta da Virgínia fez a história dar uma aquecida e se tornar mais interessante. Opinião minha.
Amo o livro, li 3 ou 4 vezes ( tenho ele).
E vi a novela de 2008 na Globo, que pouco tem da obra literária, mas não é menos gostosa.
Tbm, fiquei muito emocionada com o amadurecimento dela.
Isabela, eu conheci muito recentemente Lygia Fagundes e adorei muito, principalmente com relação aos detalhes como você falou. Eu também achei os diálogos pouco realistas, perdia em verossimilhança, mas não deixam de ser lindos. Que bom ver sua trajetória de ligação com a autora, gostei muito de conhecer isso :))) Também fiz uns vídeos sobre Ciranda de Pedra, te convido a conhecer no meu canal Sobre O Escrito ^^ bjoo
Isa, esse livro me ajudou a amadurecer a minha concepção de vida. Acho um livro excelente! Adorei o formato comentando o final dos livros. Sugiro que você faça o vídeo sobre "Olhai os Lírios do Campo", do Érico Veríssimo e sobre o "Angústia", do Graciliano Ramos. Um abraço!
Ah e obrigada pelo vídeo! eu adorei o conteúdo e o formato. Muito boa essa questão do mundo ideal representado pela Bruna, Otávia e Letícia. E tb n tinha percebido q o besouro era o Natercio kkk
Que legal fala com tanto entusiasmo
Eu li o livro ouvindo a música clássica Mariage D'amour de Richard, ficou muito lindo, um casamento perfeito.
Gostei demais do novo formato, por favor mais comentários no fim do vídeo! É uma parte do vídeo mais madura e individualista, que coloca a gente pra pensar mesmo sobre o livro.
O que mais me marcou na novela era as surras que Laura levava... Vou ler o livro
Oi Isa! Eu adorei esse, talvez, novo "formato" de vídeos, onde depois do vídeo normal você comenta sobre o livro.
O único livro que eu li da Lygia foi "Venha ver o pôr do sol e outros contos" e eu amei!
Mal posso esperar para ler esse e muitos outros.
Beijos
Uma coisa interessante que eu não tenho ctz até hj. É que a autora dá a entender que Otávia vai herdar a demência da mãe, e por isso ela agia com indiferença e displicência em grande parte do livro, é como se ela soubesse do seu destino e portanto se "importasse" com o que realmente é relevante
terminei de ler esse livro e vim correndo pra ver a resenha!
Eu adorei esse formato novo Isa!!
Que vídeo perfeito, Isa! Sua emoção me comoveu muito! Grande abraço!!
Achei a segunda parte do livro muito mais interessante por apresentar uma Virginia madura, com desenvoltura e dotada de atitude. É importante perceber as reflexões e decisões dela nesse momento da história. E quanto ao Conrado, não acho que ela "desistiu" por conta das condições dele e sim para se aventurar e se redescobrir sozinha longe daquela eterna e confusa ciranda.
Amei vc falando da Lígia e do seu encontro com ela.
Me emocionei muito assistindo a esta resenha. Lembro de ter lido esse livro com muita angústia pelo ar de inocência da protagonista em meio a toda a "malícia" das irmãs dela. Em relação à essa liberdade sexual que vc comentou, lembro que cheguei a sentir ódio das personagens por elas desfrutarem de algo que era tão abominado pela sociedade e, principalmente, por elas mesmas que trataram da situação da mãe delas de uma forma tão fria justamente pelo ato de liberdade que a mãe também tomou. Talvez essa "idealização" possa ser uma demonstração até do quanto as mulheres (apesar de sentirem suas vontades) ainda eram condicionadas a manter esse pensamento em relação às outras... não sei se estou viajando muito. haha.
Enfim, acho que já falei demais. Gostaria muito de discutir mais sobre o livro, porque depois de ver este video, percebi o quanto ele me marcou. Amei a resenha! Beijo e sucesso!
Que mulher linda, gata, inteligente.... apaixonante....
Isabela ou Lygia?, rsrsrs
Olá, Isabella! Que coincidência boa: acabei de comprar esta obra! ;)
Esse livro é muito top. Confesso que li ciranda de pedra umas 2 vezes pra entender.
Não tenho (ainda ) maturidade p sensibilidade da Lygia. Li um livro de contos dela, achei lindo e complexo! 😍 Resenha linda!
Lygia é fundamental ! amei a resenha, parabéns Isa :)
Que resenha maravilhosa !!! Tô amando esses vídeos mais longos :)
Isa....na boa...muita inveja de vc ter estado com essa pessoa maravilhosa que é a Lygia. Uma das mulheres que mais admito. Melhor escritora brasileira. Amo demais.
Vou ler esse livro em breve e estou super empolgada! Na verdade pretendia ler As meninas, mas como Ciranda de Pedra foi o primeiro romance da Lygia decidi começar por ele.
Dei like no vídeo logo de cara só pela música de abertura.
Oi Isa. Seu canal é maravilhoso. Te sigo há uns anos e tenho visto uma melhora crescente. Apoio vc fazer comentários com spoilers no fim dos vídeos. Pois qndo termino de ler sempre venho ouvir as resenhas e gosto desse trocar de visões sobre a história. Parabéns pelo seu trabalho. Sucesso! 🙏🏻❤️
Eterna Lygia 🌹
Seu canal é o melhor 👏👏👏
Boa noite . Resenha excelente. Lygia é maravilhosa. Tenho essa edição de Ciranda de Pedra e vou reler. Eis uma autora que pretendo ler tudo que puder dentre suas obras.
Essa resenha está demais.... vc está cada vez melhor.
Vou reler esse livro novamente.
bjs
adorei esse formato...... maravilhoso!!!!
Meus olhos marejaram só vc falar da sua experiência com a Lygia 😢😢😢
Ótimo vídeo Isa! Continue sim com a parte de spoilers no final. Assim temos um olhar mais pessoal sobre como foi a sua experiência de leitura :). Bjs!
Isa, tava contando os dias aqui pra sair resenha da Lygia.
Adoro esse conto! Na foto que estou com a Lygia ela está justamente segurando meu exemplar do livro que tem esse título. É uma edição dos anos 1970 e ela até comentou que era bem antiga.
Beijo!!
Isa você já leu conto venha ver o por do sol?
que vídeo lindo, parabens
Adorei os comentários no final do vídeo.
Eu amei a leitura deste livro. Quero ler tudo dela.
Gostei mais desse novo formato, com suas impressões pós-resenha.
Sua diva inspiradora isa !