AMEI demais a fala da Carol reconhecendo a atitude tóxica das mulheres que se colocam como superiores às outras porque se acham diferentonas. Eu deixei de ir em festivais de música "riponga" porque vi MUITO isso... A galera se achando o máximo por umas besteiras, e quem estivesse fora daquele "padrão diferentão" (sim, isso existe) era duramente criticado. Ranço eterno de gente assim.
Já vi mulheres se sentindo melhores que as outras por serem brancas, terem mais dinheiro, mais estudo, corpo em forma, cabelo liso ou por serem mais novas, mas por serem ripongas é a primeira vez kkkk
Esse "mas pelo menos", eu juro que é a expressão que mais ouvi NA VIDA!!! Eu odeio meu emprego e toda vez que comento isso com alguém, as pessoas dizem "mas pelo menos vc ganha mais que a maioria da população", "mas pelo menos vc tem estabilidade" e mais uma porção de características do serviço público que não são esse conto de fadas que as pessoas pensam que é. Essas pessoas simplesmente deslocam a gente do momento de sofrimento pra uma posição de "vive reclamando de barriga cheia" e, de tanto ouvir isso, uma hora a gente passa a acreditar mesmo que a gente tá sempre errada (e nunca a culpa é do chefe que pratica assédio moral, do machismo e da homofobia no trabalho ou whatever). É um veneninho que as pessoas tóxicas destilam aos poucos e a gente engole achando que é doce. Empatia mandou beijos.
Os memes de vcs são muito bons kkkk! O que eu acho que falta de verdade é a mulher se ver antes como ser humano, se autoconhecer, aumentar a autoestima de verdade, por dentro, e daí cada uma terá suas próprias características, sem rótulos, cada uma vivendo a sua verdade. O que acontece é esse pensamento ainda hoje de que a mulher está numa prateleira pra ser escolhida pelos homens, e baseiam muito sua autoestima nisso, e aí se tornam todas competidoras.
Oxeee, tive uma amiga com o perfil da vítima e a desculpa era o transtorno mental que ela tava tratando. Me afastei quando percebi que eu era apenas um depósito emocional com a responsabilidade de resolver os problemas da vida dela (como se eu não tivesse nada meu pra resolver e, quando tinha, ela não podia ajudar porque era... a vítima que tava sempre encrencada!).
Somos moldadas no arquétipo Cinderela. Todas nós crescemos e vivemos acreditando que só quem é linda e perfeita , é feliz. Por isso essa corrida enlouquecida atrás da estética "padrão ". A estética é vendida como sinônimo de felicidade.
Eu queria dizer uma coisa. Eu não critico nenhuma mulher que faça todo o tipo de sacrifícios pela beleza, mas eu não faço sacrifícios que me causem sofrimento físico. Não ando de saltos altos, não penso em fazer cirurgias plásticas, nem dietas dolorosas. Fiz depilação definitiva a laser, e essa foi o único tratamento um pouco doloroso que fiz. Não sou desleixada com a minha aparência, mas acho que nós, as mulheres, não fizemos mal a ninguém, por isso, não temos de sofrer para ser bonitas, como antigamente se dizia. Além disso, não acho que os homens hetero sejam assim tão seletivos como nós os imaginamos. Nós é que somos muito selectivas e críticas, e olhamos para todos os pormenores. Eles nem reparam em pequenas imperfeições se nós lhes falarmos nelas.
É um inferno esse negócio de "mulher multitarefa" simplesmente não dá p ser assim. Essa sobrecarga é tóxica. Putz "Guardiã dos homens" hahahah pqp!!! Eu não descreveria melhor esta categoria.
Eu entendo que todos os estereótipos aqui apresentados foram levados ao extremo. Porque na vida real, cada uma de nós tem um pouco de alguns desses comportamentos. No entanto, em relação à Diferentona, desde que não haja um exagero no seu discurso, eu acho que essa mulher é aquela que mais tenta lutar pela mudança da mulher princesa (onde quase todos os outros modelos se incluem) e torná-la uma mulher mais independente da tutela e da validação masculina, e até feminina. A Diferentona, se for critica no sentido construtivo, e desde que não se preocupe só em dizer mal das outras mulheres, mas sim em mostrar que as mulheres não são só corpo, mas também inteligência, as diferentonas podem ajudar a mudar algo para melhor na vida de todas as mulheres.
Acho que a Cinderela tb tem a ver com a "mulheridade" no comportamento... ela tb é bela, delicada, recatada, do lar. Um dos motivos pelos quais ela é "boazinha" e as meia-irmãs são "más" é que ela é uma super dona de casa, e as irmãs são "preguiçosas". A Cinderela limpa a casa, lava, passa, cozinha, é quieta, suave, obediente... É o tal do "fisgar homem" não apenas pela beleza, mas tb por outros atributos tidos como "femininos" e ideais "para casar".
Adoro os vídeos de vcs e concordo em grande parte.. mas nesse caso tb estão estereotipando o comportamento feminino .. eu poderia inclusive colocar a UA-camr em uma dessas categorias (a diferentona que tenta desconstruir) percebem como é perverso? somos todas mulheres feridas tentando jogar o jogo da vida, na qual temos uma carga imensa. Abs
Também percebi isso. Me pareceu mais como uma oportunidade de rotular as pessoas e falar mal das pessoas pelos estereótipos, do que realmente tratar da cultura da toxicidade. Pena. Seria legal se trouxessem algum psicanalista para tratar desse assunto, pois é um tema de profundidade psicológica e não de externalidades.
Sua colocação faz sentido, eu entendo. Mas também penso que talvez essa construção do pensamento da Clara, em perfis de comportamento, auxilie a pessoa a se enxergar melhor, a identificar padrões que se repetem em nós... E outra, quando alguém trata de um assunto com exemplos, acaba sendo mais didático do que quando expõe um monte de teorias que nem todo mundo vai compreender e acompanhar....
os arquétipos servem para termos uma imagem visual de cada extremo que podemos ocupar ao vivermos nossas vidas, é fato. É raro alguém ser 100% um único arquétipo. Podemos exercê-los (todos) ao mesmo tempo, em intensidades diferentes, e ainda assim seremos julgados como bons/maus, tóxicos/atóxicos... realmente o exercício é esperar todos se manifestarem na cabeça para elaborar a questão, agradeço demais a dica :) Com certeza a máxima evocada pela Clara é a melhor - não faça o que não gostaria que fizessem contigo.
Sempre acho legal colocar as pessoas em variáveis, ajuda muito a refletir, interessante colocar que se a moça conhecesse mais homens no seu cotidiano de vida teria a certeza de que pra cada tipo de mulher dessa existe um homem igualzinho, a maioria nunca nem chegou perto de ser o rei ou rainha de baile de colégio dos filmes e viu na prática as pessoas os diminuindo em pró dos bonitinhos e bonitinhas arrogantes do colégio e por aí vai. Parabéns pelo sucesso do canal, vocês são realmente muito dedicados. Viva a liberdade de opiniōes.
@@vitormanoel2040 hahaha. Tem a ver com o que disseram no vídeo. Que nós mulheres temos que estar sempre bonitas e arrumadas. Para.... Tcharan: conquistar um maridão!! Rs. Não foi intenção de patada. Mals.
Isto é, deixem as pessoas viverem e serem felizes como podem. A pessoa tem muitas coisas doloridas por dentro e todas esses conceitos só pioram a solução da vida das pessoas.
Ledo engano seu se pensa q os homens são unidos... A gente até é em certo ponto, mas quando o assunto é compartilhar sentimentos e emoções, fudeu. P vc ter noção, eu sou hétero mas quando preciso falar sobre sentimentos, SÓ recorro a amigas mulheres e amigos gays.
@@tonhofranco5184 Mas nao gostamos de fazer isso pq gostamos de compartilhar alegrias e nao tristezas Saber que seu amigo esta do Seu lado independente da opiniao dele ou se ele sabe do assunto ja é importante
Eu me identifiquei com a Nirvana, e depois de mta análise percebi que eu fui educada para “dar meus “pulos” sem reclamar e não contar com nem com meus pais. Eu nunca tive autorização para falhar, para ser grossa, para dizer não, para chorar... e eu me tornei essa mulher é já fui tóxica nesse sentido muitas vezes, mas já tem um tempo que venho práticando um silêncio interno e percebendo que isso não é saudável. Mas antes eu não sabia, achava que isso era o mínimo e que se eu não fosse isso não seria “suportada”. Sobre me sentir amada simplesmente então... seria impossível, pq eu nunca fui boa o suficiente. #sos
Ouço isso o tempo todo. Só respondo: "E quem disse q eu preciso ser mãe p conhecer esse 'amor'"? Não quis ser mãe por n motivos. Mas sou julgada o tempo todo. Hoje não ligo mais, nem me explico, pq a preguiça de explicar p essa "gente superior" é enorrrrrrrrme...
Rindo muito, me divertindo sozinha porque identifiquei um monte de gente, eu mesma , e até homens... se divertir é um click pra pensar e se melhorar!!! Muito dez!!!
Gostei muito do vídeo, entretanto penso que a definição do feminismo tóxico ainda não ficou clara, principalmente na utilização do termo "arquétipo" e me pareceu colocar a origem na conta do "patriarcado"; a atenção ao príncipe, quando se fala do conto da Cinderela, também achei que não houve atração ao cerne da estória. Penso que ainda é necessário mais vídeos sobre... Muito grato pelas informações.
As mulheres são muito críticas em relação às outras mulheres, e também em relação a si próprias. Eu sinto que nós, mulheres, achamos que estamos sempre a ser avaliadas por toda a gente, e então nunca relaxamos... Mesmo sem querer, achamos que estamos sempre a falhar em alguma coisa. Mas, na verdade, se nós pararmos de querer ser perfeitas, nada de mal no mundo irá acontecer. Pelo contrário, seremos todas mais felizes, e provavelmente, os homens também. Há alturas em que, até eles ficam stressados, ao verem as parceiras tão nervosas e ansiosas na busca pelo perfeccionismo.
à pouco tempo descobri que na psicanálise, integridade como pessoa, significa a soma entre ação, decisão e emoçao, qual seja o seu o tema que a pessoa decida. Esse conceito, é usado como um dos instrumentos psicológicos à ser usado por uma pessoa que sofreu por um processo de alienação causado por um narcisista. Basicamente, diz sobre tirar o foco da outra pessoa, tentar não viver a vida dela e levar o foco para sí. como quem sofreu com narcisismo, tirar o foco do outro e trazê-lo para sí, é uma coisa muito difícil, trazer a integridade para sí, é o primeiro passo para deixar de ter suas energias mentais serem sugadas. Quando o pessoal começa à querer regrar a vida das outras pessoas e quererem que elas todas vivam de uma maneira uniforme, essa pessoa que faz isso, é na verdade, um narcisista e vampiro de emoções alheias. Acho mais legal andar com gente que deixa as outras pessoas serem elas mesmas e não enclausuradas no playground particular de terceiros. Melhor ser livre e íntegro consigo mesmo, né?
@@Jyudah Pelo teu comentário, eu percebi que o narcisista pretende que as outras pessoas se comportem como ele acha que está certo. Ou seja, ele é o dono da verdade, e todos devem pensar, sentir e agir como ele considera ser o correcto. Interessante, porque eu conheço várias pessoas assim, e eu não percebia o porquê delas viverem tão frustradas quando os outros não correspondiam a esses modelos de comportamento.
@@paularosendo3693 É mais ou menos por aí mesmo. A maior parte dos narcisista tem o poder de "sequestrar" a mente das outras pessoas, à ponto das pessoas começarem inconscientemente à pensar como ela, sem perceber disso. E isso, o narcisista faz, começando por fazer a pessoa duvidar de sí mesmas, das suas capacidades e minando a sua auto-estima, até que essa pessoa esteja totalmente à mercê dela. Na maioria, o que fazem é basicamente, controlarem o pensamento das outras pessoas, para poder destruir elas, porque lhes faltam os atributos positivos, que ela procura destruir. Por isso é que são parasitas e vampiros emocionais e a sociedade está cheia.
adorei quase tudo. So nao concordo com a parte de que a beleza nao poderia estar associada ao amor-próprio. A beleza é uma posição, não se restringe ao físico. A beleza é muito bem vinda. E se sentir bonita vai muito além do espelho, mas o espelho faz parte.
Me identifiquei muito com o arquétipo da diferente e não sou mulher hahahahhahahah. Acho o mundo masculino muito tóxico por isso busco ser "diferente" mas acabo me sentindo superior e tals
@@sigaseupropriocaminho1538 Amado,onde tu ouviu isso? Ela falou isso no vídeo? Amado tu ta claramente ofendido com algo,se cuida amado,vc falar que mulheres falam que todos os homens são todos ruins,vc ta fazendo o mesmo,olha se quiser conversar to aqui
feminilidade tóxica não é um bom nome. Não é equivalente à masculinidade tóxica. Parece um modo de tentar aliviar a carga da crítica sobre os homens. Há que se atacar ao sistema machista e não às mulheres que historicamente ainda tem menos privilégios. Vale lembrar o recente caso da Mari Ferrer. Categorizar as mulheres é uó, vamos categorizar os atos, as opressões!!! chng.it/cKHB9bndQV
Concordo que o nome é péssimo, mas acho que reconhecer esses traços em nós mulheres faz parte de um lado do feminismo às vezes muito desvinculado à luta: saúde mental. Essas tocicidades são prinicipamente pra gente. O que ela exempflifica são vários comportamentos que afastam a nossa felicidadade de nós mesmas. Fora que, em um discurso de realmente preocupado com a sociedade como um todo, tem que haver um reconhecimento de que existem milhares de homens menos privigeados do que nós aqui assistindo esse canal. Existem muuuitos homens que precisam trabalhar todo dia (assim como mulheres) para conseguir uns trocados pra botar a comida na mesa. Definitivamente precisamos ter melhor consciência da luta dos outros e de nós mesmas
Qual o problema do nome ? Quando e homem nao tem problema agora quando e mulher chora tóxico é tóxico independentemente de homem ou mulher ou só homem é ruim e toda mulher é boa e qual o problema de categorizar mulher ? nao pode ?toda mulher é santa mas homem pode até ser crucificado
Já vi mto este negócio da "diferente" pensar q as outras merecem ser mal tratadas, por + idiota q seja o motivo. É f... Qdo estes "valores" são tão estruturais q a própria pessoa não compreende o q acontece d vdd.
Seria melhor falar sobre os comportamentos tóxicos, sem rotular a mulher como x ou y, como se ela fosse tóxica como um todo ou como se apenas um comportamento definisse quem ela é
@@rosildasilva2448 Se for pelo viés do conceito de trabalho, é uma espécie de "tradutor" das tendências tecnológicas que ainda não são aplicáveis, mas que são promissoras para resolver os problemas da sociedade do consumo. A mais importante dessas pessoas, é uma mulher chamada Lala Dehelzelim. Esse ´pessoal surge, acompanhado muito na força daquele livro sobre economia do Thomas Pickety, " O Capitalismo do Século XXI". www.panoramamercantil.com.br/a-economia-criativa-e-um-processo-lala-deheinzelin-futurista-e-criadora-da-fluxonomia-4d/
Futurologia é o estudo de acontecimentos do futuro, levando em consideração os conhecimentos científicos acerca do que acontece no presente. Os futurólogos tentam dar um panorama das situações possíveis, prováveis e desejáveis que estão por acontecer.
@@LuizH. Bem melhor essa definição. Eu só fui conhecer mais ou menos, por conta de alguns trabalhos sobre Economia Criativa que fiz. Por isso, só conheço pelo viés do trabalho. Outras, não conheço muito não.
Pessoal, Bom dia!!!! Eu tenho 54 anos sou separada, cuido do meu peso por conta da minha saúde Gosto de exercícios físicos e de cuidar de mim. Nao vejo isso como toxidade.
É possível sim, Catarina! Ajudar na auto estima das mulheres é muito positivo sim. Só não dá pra ser escrava da estética, aí já tem uma carga de sofrimento e obrigações.
@@ingridrodrigues444 eu entendi o seu raciocínio, mas vc que não entendeu a intenção da minha pergunta. Não estou me referindo a uma espécie de femismo, que faria um conta ponto ao machismo, mas sim a atitudes que geralmente são mais vistas em mulheres e são sim tóxicas (atitudes possivelmente induzidas tb pela sociedade patriarcal e machista) e reconhecer a existência disso n anula a legitimidade da luta feminista.
A Olímpica é um clássico rsrsrsrs. Eu sempre brinco sobre isso em situações quando falo alguma coisa e a pessoa tipo "eu tenho um câncer e a outra diz "eu tenho dois". É cansativo! Desisto da conversa na hora! Preguiça!
Eu adoro roupas , sapatos e maquiagem, você pode gostar de moda e ser FEMINISTA! SER FEMINISTA É VOCÊ PODER SE APODERAR A CARGOS DE CHEFIA, DE CARGOS NA POLÍTICA SEM TER QUE DEIXAR DE SER FEMININA E SER PARECIDA COM OS HOMENS!
O negócio é se amar e se aceitar e deixar esses padrões de lado. Tem que se conhecer, tem que decidir por si mesma e não se deixar tanto influenciar pelos outros. Tem que ver menos TV também 😂😂😂
Gente adorei o papo, só que fiquei sem saber como se encaixa o comportamento das mulheres, que infelizmente tem uma grande fatia do bolo, que acaba com a reputação de qualquer mulher na face da terra, aquelas que são... puxa como vou dizer sem escrever, não pode kkk, aquelas que não prestam sabe, enfim, não podemos ser colocadas no mesmo saco. Somente nisso não concordo
EU ME DIVIRTO MUITOOOOOOOO COM ESSA RIVALIDADE E ESSA COMPETIÇÃO ENTRE AS MULHERES! AINDA MAIS QUANDO VÃO RESOLVER ALGUMA QUESTÃO NA PORRADA! É SHOW! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Não sei se existe feminilidade tóxica. Esses padrões impostos não foram escolhas femininas. Essa história de feminilidade tóxica parece querer colocar a culpa nos indivíduos femininos e ignora que essas mulheres estão reproduzindo padrões de um sistema machista. Não vai na raiz do problema, rotula pessoas e mistura questões psicológicas que são comuns aos dois gêneros.
A ditadura do politicamente correto é perigosa mesmo... Quando interessa não respeita o diferente. Tem mulher que gosta e é respeitada por ser dondoca. Vamos respeitá-la.
kkk eu sou a diferente, eu entendo q deve ser errado me achar superior por n ligar pra muito pra minha aparencia.Mas tipo eu n gosto muito da ideia de mulher usa a aparencia pra melhorar a auto estima e ganhar elogio ou ser qerida eu acho o amor proprio e felicidade deve ser de caracteristicas e personalidade e n de aparencia q é mutavel e raso,eu tenho uma boa auto estima pra fala isso ?n ,mas é isso q eu acho
Tenho estudado algumas coisas sobre narcisismo e uma coisa me intrigou bastante. Primeiro, estudo para poder ser um homem melhor e viver melhor, mas de fato, se vivemos num país cujas bases culturais são fundadas em cima do catolicismo, como então, pode-se afirmar que no Brasil existe um patriarcado? Não está se importando uma mentalidade de países cujas bases não tenham sido o catolicismo? Não é uma repetição do complexo de vira-latas e do brasileiro cordial, como lapidou e "colou" a idéia o Sérgio Buarque de Holanda? Não está havendo uma espécie de mimetismo e fenômeno do empata, sendo generalizado?
@@LuizH. Luiz, existe uma diferença muito grande e secular sobre os diferentes ramos do cristianismo. Não vou falar do judaísmo, que é outra coisa e que em síntese, só pode ser aplicado para Israel. Países islâmicos são outra história também, mas vou me ater somente ao cristianismo. Estamos falando em termos de simbologia e arquetipia. O catolicismo, à partir de 500, 700 depois de cristo, adotou como símbolo maior e intercessora da relação entre Deus e a humanidade, Maria, mãe de Jesus. Em nenhum dos evangelhos e das cartas dos apóstolos, vc verá nenhuma glorificação, endeusamento ou colocação de Maria como acima das pessoas e do cristo como a que tem o poder de convencer à Deus de qualquer coisa e a que detém o poder de decidir quem tem o acesso à Deus. Paulo, quando rompeu com o velho testamento, ele já havia pronunciado a realidade do sacerdócio universal, ou seja, todos são filhos de Deus e ninguém precisa de sacerdote e nenhuma intermediação nessa relação pai e filhos. Essa intercessão de Maria, só foi surgir à partir do ano 500. Pare para pensar que de 500 até 1500, o mundo ocidental viveu o período conhecido como Idade das Trevas, onde o povo não sabia e não era permitido ler as escrituras e dentre várias coisas, a igreja católica instituiu Maria como sua figura maior e que o povo precisava e não poderia ter acesso nem às escrituras e nem a comunhão com Deus, se não for através da figura do sacerdote. padre, sacristão, seja como vc queira chamar. 1500 vem a reforma protestante que rompe com essas preceitos católicos e à partir daí, o evangelho é acessado por maior parte das pessoas e depois, impulsionado mais ainda pela imprensa de Guttemberg. Igrejas que são de origens protestantes, vc não terá Maria como uma espécie de deusa ou "Jesusa", mas somente como uma pessoa normal, como todos os outros. À isso, a gente chama de matriarcado à muito tempo antes, das convenções atuais, exportadas de outros países. Já pensou no porque que padre não pode casar? Se vc puder achar na bíblia algo que determine isso, me mostre. É sabido que países cuja religião "oficial " é o catolicismo, como aqui no Brasil e na itália, existe um fenômeno grande de relativização e disfuncionalidade, onde, quando vc diz sim e a pessoa entende como não, vc diz não e ela entende que sim e esse tipo de coisa e é aqui onde reside o narcisismo. Mas não e narcisismo o tema e sim, cultura e educação patriarcado e matriarcado. Pare para pensar e se puder pesquisar um pouco a diferença das religiões e do porque haver duas igrejas católicas e um monte de protestantes e mais ainda de neopentecostais, vc verá que diferença é essa. Nos países cujas fundações ou religião predominante seja de base protestante, vc pode dizer patriarcado à vontade. Onde é o catolicismo, não.
@@GraziB.A. Graziela, onde vc viu que narcisismo é algo mais incidente em homens, quando é da figura da mãe que todos precisam fazer a cissão freudiana e é delas que vem as primeiras educações, para ambos os sexos? Eu não estou citando machismo. Estou falando sobre organização social.
@@sarahmagon Nunca encontrei essas estatísticas, sendo que todos os estudos na Pepsico e na Scielo dizem que mães narcisistas geram filhas narcisistas e a probabilidade é que esse ciclo só se encerre à partir da 4ª geração. Vc tem algum link de fontes respeitadas sobre o assunto, que mostrem essas estatísticas?
AMEI demais a fala da Carol reconhecendo a atitude tóxica das mulheres que se colocam como superiores às outras porque se acham diferentonas. Eu deixei de ir em festivais de música "riponga" porque vi MUITO isso... A galera se achando o máximo por umas besteiras, e quem estivesse fora daquele "padrão diferentão" (sim, isso existe) era duramente criticado. Ranço eterno de gente assim.
Já vi mulheres se sentindo melhores que as outras por serem brancas, terem mais dinheiro, mais estudo, corpo em forma, cabelo liso ou por serem mais novas, mas por serem ripongas é a primeira vez kkkk
Esse "mas pelo menos", eu juro que é a expressão que mais ouvi NA VIDA!!! Eu odeio meu emprego e toda vez que comento isso com alguém, as pessoas dizem "mas pelo menos vc ganha mais que a maioria da população", "mas pelo menos vc tem estabilidade" e mais uma porção de características do serviço público que não são esse conto de fadas que as pessoas pensam que é. Essas pessoas simplesmente deslocam a gente do momento de sofrimento pra uma posição de "vive reclamando de barriga cheia" e, de tanto ouvir isso, uma hora a gente passa a acreditar mesmo que a gente tá sempre errada (e nunca a culpa é do chefe que pratica assédio moral, do machismo e da homofobia no trabalho ou whatever). É um veneninho que as pessoas tóxicas destilam aos poucos e a gente engole achando que é doce. Empatia mandou beijos.
Os memes de vcs são muito bons kkkk! O que eu acho que falta de verdade é a mulher se ver antes como ser humano, se autoconhecer, aumentar a autoestima de verdade, por dentro, e daí cada uma terá suas próprias características, sem rótulos, cada uma vivendo a sua verdade. O que acontece é esse pensamento ainda hoje de que a mulher está numa prateleira pra ser escolhida pelos homens, e baseiam muito sua autoestima nisso, e aí se tornam todas competidoras.
"O padrão acaba aos 30!". Perfeito!
Oxeee, tive uma amiga com o perfil da vítima e a desculpa era o transtorno mental que ela tava tratando. Me afastei quando percebi que eu era apenas um depósito emocional com a responsabilidade de resolver os problemas da vida dela (como se eu não tivesse nada meu pra resolver e, quando tinha, ela não podia ajudar porque era... a vítima que tava sempre encrencada!).
vixe, sai fora, corre rápido...
Sai Sai Sai Sai de perto desse troço
Anotando para não usar nunca mais!
“E eu que....”
“Mas, pelo menos”
“Aí é fácil, queria ver se fosse”
Gente, chocada! Essa questão da mulher branca forte e independente é muito real!!! Conteúdo incrível!
Somos moldadas no arquétipo Cinderela. Todas nós crescemos e vivemos acreditando que só quem é linda e perfeita , é feliz. Por isso essa corrida enlouquecida atrás da estética "padrão ". A estética é vendida como sinônimo de felicidade.
Eu queria dizer uma coisa. Eu não critico nenhuma mulher que faça todo o tipo de sacrifícios pela beleza, mas eu não faço sacrifícios que me causem sofrimento físico. Não ando de saltos altos, não penso em fazer cirurgias plásticas, nem dietas dolorosas. Fiz depilação definitiva a laser, e essa foi o único tratamento um pouco doloroso que fiz. Não sou desleixada com a minha aparência, mas acho que nós, as mulheres, não fizemos mal a ninguém, por isso, não temos de sofrer para ser bonitas, como antigamente se dizia. Além disso, não acho que os homens hetero sejam assim tão seletivos como nós os imaginamos. Nós é que somos muito selectivas e críticas, e olhamos para todos os pormenores. Eles nem reparam em pequenas imperfeições se nós lhes falarmos nelas.
Eu critico, quem foca só na estética é pq tem a mente vazia, todo excesso esconde uma falta
Por favor façam um podcast!!!!! Aaaahhhh nunca te pedi nada! Por favorr! N precisa nem ter trabalho e só postar o áudio dos vídeos no spotify!!!
Simmm, por favor!!!
SIMMMMMMM
Seria meu sonhoooo
É um inferno esse negócio de "mulher multitarefa" simplesmente não dá p ser assim. Essa sobrecarga é tóxica.
Putz "Guardiã dos homens" hahahah pqp!!! Eu não descreveria melhor esta categoria.
Essa feminilidade tóxica está ai pra quem sabe observar e refletir. Obrigada por esse vídeo no meu niver 🦂🦂🦂💜
Eu entendo que todos os estereótipos aqui apresentados foram levados ao extremo. Porque na vida real, cada uma de nós tem um pouco de alguns desses comportamentos. No entanto, em relação à Diferentona, desde que não haja um exagero no seu discurso, eu acho que essa mulher é aquela que mais tenta lutar pela mudança da mulher princesa (onde quase todos os outros modelos se incluem) e torná-la uma mulher mais independente da tutela e da validação masculina, e até feminina. A Diferentona, se for critica no sentido construtivo, e desde que não se preocupe só em dizer mal das outras mulheres, mas sim em mostrar que as mulheres não são só corpo, mas também inteligência, as diferentonas podem ajudar a mudar algo para melhor na vida de todas as mulheres.
Esse vídeo só tem um defeito: Ele acaba ♥
Nossaaaaa! O conteúdo dessa Live é pra refletir o resto da vida! Muito bom! Olhar pra dentro de si e buscar transformações positivas!
Acho que a Cinderela tb tem a ver com a "mulheridade" no comportamento... ela tb é bela, delicada, recatada, do lar. Um dos motivos pelos quais ela é "boazinha" e as meia-irmãs são "más" é que ela é uma super dona de casa, e as irmãs são "preguiçosas". A Cinderela limpa a casa, lava, passa, cozinha, é quieta, suave, obediente... É o tal do "fisgar homem" não apenas pela beleza, mas tb por outros atributos tidos como "femininos" e ideais "para casar".
Estou apaixonada por Clara! Obrigada Clara! Quanta sabedoria e leveza
Adoro os vídeos de vcs e concordo em grande parte.. mas nesse caso tb estão estereotipando o comportamento feminino .. eu poderia inclusive colocar a UA-camr em uma dessas categorias (a diferentona que tenta desconstruir) percebem como é perverso? somos todas mulheres feridas tentando jogar o jogo da vida, na qual temos uma carga imensa. Abs
Maravilhoso o seu comentário. Subscrevo!
Também percebi isso. Me pareceu mais como uma oportunidade de rotular as pessoas e falar mal das pessoas pelos estereótipos, do que realmente tratar da cultura da toxicidade. Pena. Seria legal se trouxessem algum psicanalista para tratar desse assunto, pois é um tema de profundidade psicológica e não de externalidades.
Mas com um homem pode? Kkk com a masculinidade pode? Não existe mulher babaca?
@@sigaseupropriocaminho1538 Q amigo? Amado,quem aqui falou que mulher não é babaca? Tem muita mina babaca,tu viu o video?
Sua colocação faz sentido, eu entendo. Mas também penso que talvez essa construção do pensamento da Clara, em perfis de comportamento, auxilie a pessoa a se enxergar melhor, a identificar padrões que se repetem em nós... E outra, quando alguém trata de um assunto com exemplos, acaba sendo mais didático do que quando expõe um monte de teorias que nem todo mundo vai compreender e acompanhar....
os arquétipos servem para termos uma imagem visual de cada extremo que podemos ocupar ao vivermos nossas vidas, é fato. É raro alguém ser 100% um único arquétipo. Podemos exercê-los (todos) ao mesmo tempo, em intensidades diferentes, e ainda assim seremos julgados como bons/maus, tóxicos/atóxicos... realmente o exercício é esperar todos se manifestarem na cabeça para elaborar a questão, agradeço demais a dica :) Com certeza a máxima evocada pela Clara é a melhor - não faça o que não gostaria que fizessem contigo.
Boas observações. Falta muito pra sororidade deixar de ser hastag e se tornar realidade. Valeu!
Sempre acho legal colocar as pessoas em variáveis, ajuda muito a refletir, interessante colocar que se a moça conhecesse mais homens no seu cotidiano de vida teria a certeza de que pra cada tipo de mulher dessa existe um homem igualzinho, a maioria nunca nem chegou perto de ser o rei ou rainha de baile de colégio dos filmes e viu na prática as pessoas os diminuindo em pró dos bonitinhos e bonitinhas arrogantes do colégio e por aí vai. Parabéns pelo sucesso do canal, vocês são realmente muito dedicados. Viva a liberdade de opiniōes.
Minha mãe sempre me diz o tal ditado: "quem não se enfeita, por si se enjeita" Triste...
Desculpe a minha ignorância mas ñ entedi o ditado poderia me ajudar a enteder?
@@vitormanoel2040 pq vc é homem
@@liviamaria7579 hahahahahahaha pó me explica aí, pra que essa patada de graça. Tentando ser um homem hetero melhor aqui pra sociedade, me ajuda aí
@@vitormanoel2040 hahaha. Tem a ver com o que disseram no vídeo. Que nós mulheres temos que estar sempre bonitas e arrumadas. Para.... Tcharan: conquistar um maridão!! Rs. Não foi intenção de patada. Mals.
@@liviamaria7579 tranquilo, muito obrigada pela explicação. Eu tó só ouvindo o vídeo tô na faxina aqui de casa
observar nossos comportamentos e atitudes deve ser uma constante. Tarefa difícil, mas sempre necessária!
Isto é, deixem as pessoas viverem e serem felizes como podem. A pessoa tem muitas coisas doloridas por dentro e todas esses conceitos só pioram a solução da vida das pessoas.
Me lembrei muito do livro "mito da beleza" assistindo está conversa
Eu aqui uma miscelânea de perfis tóxicos! Obrigada por mais essa janela soltos. Xru
A Clara é incrível! Aprendi mto com ela, maravilhosa ❤️❤️❤️
Penso que está faltando as mulheres se unirem como os homens são unidos
Ledo engano seu se pensa q os homens são unidos... A gente até é em certo ponto, mas quando o assunto é compartilhar sentimentos e emoções, fudeu. P vc ter noção, eu sou hétero mas quando preciso falar sobre sentimentos, SÓ recorro a amigas mulheres e amigos gays.
Kkkkkkkkkkk homens Unidos? Kkkkkkkkkkk
@@tonhofranco5184
Mas nao gostamos de fazer isso pq gostamos de compartilhar alegrias e nao tristezas
Saber que seu amigo esta do Seu lado independente da opiniao dele ou se ele sabe do assunto ja é importante
@@tonhofranco5184 eu imagino amigo
Eu me identifiquei com a Nirvana, e depois de mta análise percebi que eu fui educada para “dar meus “pulos” sem reclamar e não contar com nem com meus pais. Eu nunca tive autorização para falhar, para ser grossa, para dizer não, para chorar... e eu me tornei essa mulher é já fui tóxica nesse sentido muitas vezes, mas já tem um tempo que venho práticando um silêncio interno e percebendo que isso não é saudável. Mas antes eu não sabia, achava que isso era o mínimo e que se eu não fosse isso não seria “suportada”. Sobre me sentir amada simplesmente então... seria impossível, pq eu nunca fui boa o suficiente. #sos
Ser mulher não é fácil.
Mas agente tenta mudar.😔
Ouço isso o tempo todo. Só respondo: "E quem disse q eu preciso ser mãe p conhecer esse 'amor'"? Não quis ser mãe por n motivos. Mas sou julgada o tempo todo. Hoje não ligo mais, nem me explico, pq a preguiça de explicar p essa "gente superior" é enorrrrrrrrme...
Também não quero ter. porém não me manifesto pois sei a enchurrada de críticas que terei q ouvir.
Incrível esse papo e vídeo! Eu mesma me policiando para evitar a minha mulher olímpica enquanto fujo do entorno nirvana e Cinderela!
Eu também estou nesse processo.
Vc não está sozinha.
Assunto muito pertinente! Como sempre, excelente conteúdo!
melhor vídeo desse canal
Rindo muito, me divertindo sozinha porque identifiquei um monte de gente, eu mesma , e até homens... se divertir é um click pra pensar e se melhorar!!! Muito dez!!!
Uauuuu. Que aula. Me alertou para vários comportamentos. Sou meio Nirvana kkkkk. Tapa na cara, gente.
Mais empatia e menos julgamentos com as coleguinhas ...a carapuça tá servindo aí?😂🙋🏻♀️
Excelente assunto ! No Brasil ainda pouco falado…
Gostei muito do vídeo, entretanto penso que a definição do feminismo tóxico ainda não ficou clara, principalmente na utilização do termo "arquétipo" e me pareceu colocar a origem na conta do "patriarcado"; a atenção ao príncipe, quando se fala do conto da Cinderela, também achei que não houve atração ao cerne da estória. Penso que ainda é necessário mais vídeos sobre... Muito grato pelas informações.
Ameiiii o vídeo, Clara é maravilhosa ❤
As mulheres são muito críticas em relação às outras mulheres, e também em relação a si próprias. Eu sinto que nós, mulheres, achamos que estamos sempre a ser avaliadas por toda a gente, e então nunca relaxamos... Mesmo sem querer, achamos que estamos sempre a falhar em alguma coisa. Mas, na verdade, se nós pararmos de querer ser perfeitas, nada de mal no mundo irá acontecer. Pelo contrário, seremos todas mais felizes, e provavelmente, os homens também. Há alturas em que, até eles ficam stressados, ao verem as parceiras tão nervosas e ansiosas na busca pelo perfeccionismo.
à pouco tempo descobri que na psicanálise, integridade como pessoa, significa a soma entre ação, decisão e emoçao, qual seja o seu o tema que a pessoa decida. Esse conceito, é usado como um dos instrumentos psicológicos à ser usado por uma pessoa que sofreu por um processo de alienação causado por um narcisista. Basicamente, diz sobre tirar o foco da outra pessoa, tentar não viver a vida dela e levar o foco para sí. como quem sofreu com narcisismo, tirar o foco do outro e trazê-lo para sí, é uma coisa muito difícil, trazer a integridade para sí, é o primeiro passo para deixar de ter suas energias mentais serem sugadas. Quando o pessoal começa à querer regrar a vida das outras pessoas e quererem que elas todas vivam de uma maneira uniforme, essa pessoa que faz isso, é na verdade, um narcisista e vampiro de emoções alheias. Acho mais legal andar com gente que deixa as outras pessoas serem elas mesmas e não enclausuradas no playground particular de terceiros. Melhor ser livre e íntegro consigo mesmo, né?
@@Jyudah Pelo teu comentário, eu percebi que o narcisista pretende que as outras pessoas se comportem como ele acha que está certo. Ou seja, ele é o dono da verdade, e todos devem pensar, sentir e agir como ele considera ser o correcto. Interessante, porque eu conheço várias pessoas assim, e eu não percebia o porquê delas viverem tão frustradas quando os outros não correspondiam a esses modelos de comportamento.
@@paularosendo3693 É mais ou menos por aí mesmo. A maior parte dos narcisista tem o poder de "sequestrar" a mente das outras pessoas, à ponto das pessoas começarem inconscientemente à pensar como ela, sem perceber disso. E isso, o narcisista faz, começando por fazer a pessoa duvidar de sí mesmas, das suas capacidades e minando a sua auto-estima, até que essa pessoa esteja totalmente à mercê dela. Na maioria, o que fazem é basicamente, controlarem o pensamento das outras pessoas, para poder destruir elas, porque lhes faltam os atributos positivos, que ela procura destruir. Por isso é que são parasitas e vampiros emocionais e a sociedade está cheia.
E já estou seguindo a Clara, essa conterrânea mega inteligente !!! Parabéns pelo vídeo.
adorei quase tudo. So nao concordo com a parte de que a beleza nao poderia estar associada ao amor-próprio. A beleza é uma posição, não se restringe ao físico. A beleza é muito bem vinda. E se sentir bonita vai muito além do espelho, mas o espelho faz parte.
Mas "beleza" é muito relativa. Geralmente está associada a algum padrão.
Eu não sabia que eu precisava desse termo na minha vida até ler aqui. Genial.
Otima!!!economisou varias seões de analize!!
Ual! Ajudou demais ! Maravilhosos sempre !
incrível discussão! maravilhosos!
Mas pelo menos... 😂😂 eu faço isso, confesso, mas... 😂😂 é pra interromper mesmo quando a pessoa se vitimiza demais😒😒😒 vou elaborar sobre😑😑
Meu canal 💙 só tema sensacional. Vocês são incríveis!
Me identifiquei muito com o arquétipo da diferente e não sou mulher hahahahhahahah. Acho o mundo masculino muito tóxico por isso busco ser "diferente" mas acabo me sentindo superior e tals
O mundo feminino é super legal né? Chamar homens de lixo e falar que todos os homens não prestam....
@@sigaseupropriocaminho1538 Amado,onde tu ouviu isso? Ela falou isso no vídeo? Amado tu ta claramente ofendido com algo,se cuida amado,vc falar que mulheres falam que todos os homens são todos ruins,vc ta fazendo o mesmo,olha se quiser conversar to aqui
@@_anny_3015 kkk não existe isso no mundo das Feministas, né? Kk não existe Mulheres babacas, né?
Tem muito necessário, arrasaram mais uma vez soltos!
Que fodaaaaaaa!!!!
Aplaudindo em pé!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Maravilhosa Clara! Adorei!
Conteúdo maravilhoso. Obrigada, soltos
Eu fui nirvana quando casada... Pra nunca mais kkk
Minha exnamorada tinha muito o arquétipo da vitima, sofri kkkkkkkkk
Ameio o vídeo querl uma versão da masculinidade tóxica
Maravilhoso.
Que aula!
Sensacional!
"Zero defeitos" como a gente diz pra colega né... hahahah
feminilidade tóxica não é um bom nome. Não é equivalente à masculinidade tóxica. Parece um modo de tentar aliviar a carga da crítica sobre os homens. Há que se atacar ao sistema machista e não às mulheres que historicamente ainda tem menos privilégios. Vale lembrar o recente caso da Mari Ferrer. Categorizar as mulheres é uó, vamos categorizar os atos, as opressões!!!
chng.it/cKHB9bndQV
Concordo que o nome é péssimo, mas acho que reconhecer esses traços em nós mulheres faz parte de um lado do feminismo às vezes muito desvinculado à luta: saúde mental. Essas tocicidades são prinicipamente pra gente. O que ela exempflifica são vários comportamentos que afastam a nossa felicidadade de nós mesmas. Fora que, em um discurso de realmente preocupado com a sociedade como um todo, tem que haver um reconhecimento de que existem milhares de homens menos privigeados do que nós aqui assistindo esse canal. Existem muuuitos homens que precisam trabalhar todo dia (assim como mulheres) para conseguir uns trocados pra botar a comida na mesa. Definitivamente precisamos ter melhor consciência da luta dos outros e de nós mesmas
exatamente. tudo é fruto do machismo
Qual o problema do nome ? Quando e homem nao tem problema agora quando e mulher chora tóxico é tóxico independentemente de homem ou mulher ou só homem é ruim e toda mulher é boa e qual o problema de categorizar mulher ? nao pode ?toda mulher é santa mas homem pode até ser crucificado
@@klaussalles856o homem, pra variar, não entendeu nada
Mari ferrer é Uma mentirosa
O "E Eu que..." Pode ser usado em uma conversa c homens tb!
Mind blowing!!! Adorei esse vídeo!!
Vejo-me em muitos destes arquétipos...tenho pitadas de cada perfil desses...preciso mudar urgentemente...não quero ser assim!!!
Adorei o tema
Já vi mto este negócio da "diferente" pensar q as outras merecem ser mal tratadas, por + idiota q seja o motivo.
É f... Qdo estes "valores" são tão estruturais q a própria pessoa não compreende o q acontece d vdd.
“Todas somos mulheres olímpicas”.
Eu sou forçada a ser.
Odeio ter q dar conta de tudo.
3:48 kkkkkkkk isso faz tanto sentido quanto racismo reverso. Tadinha da pequeno burguesa padrão se sentindo oprimida
Seria melhor falar sobre os comportamentos tóxicos, sem rotular a mulher como x ou y, como se ela fosse tóxica como um todo ou como se apenas um comportamento definisse quem ela é
Vídeo muuuito bom!!! 💥
Amei a Clara!
Amooooo esses videos mds!!!
Muito bom.
sem medo d parecer ignorante mas o q é futuróloga?
Estou me perguntando o mesmo 🤦🏼♀️
Desculpa, nunca tinha ouvido falar sobre esse ramo do conhecimento.
@@rosildasilva2448 Se for pelo viés do conceito de trabalho, é uma espécie de "tradutor" das tendências tecnológicas que ainda não são aplicáveis, mas que são promissoras para resolver os problemas da sociedade do consumo. A mais importante dessas pessoas, é uma mulher chamada Lala Dehelzelim.
Esse ´pessoal surge, acompanhado muito na força daquele livro sobre economia do Thomas Pickety, " O Capitalismo do Século XXI".
www.panoramamercantil.com.br/a-economia-criativa-e-um-processo-lala-deheinzelin-futurista-e-criadora-da-fluxonomia-4d/
Futurologia é o estudo de acontecimentos do futuro, levando em consideração os conhecimentos científicos acerca do que acontece no presente.
Os futurólogos tentam dar um panorama das situações possíveis, prováveis e desejáveis que estão por acontecer.
@@LuizH. Bem melhor essa definição. Eu só fui conhecer mais ou menos, por conta de alguns trabalhos sobre Economia Criativa que fiz. Por isso, só conheço pelo viés do trabalho. Outras, não conheço muito não.
@@Jyudah obrigada pelo exclarecimento, muito interessante.
Essa "mulher olímpica" acontece na verdade com todos nós, que vivemos nessa sociedade individualista. É uma reação quase que automática.
Nossa, se for fazer a lista de todos os defeitos dos homens e das mulheres... senta que lá vem história!
Pessoal, Bom dia!!!!
Eu tenho 54 anos sou separada, cuido do meu peso por conta da minha saúde
Gosto de exercícios físicos e de cuidar de mim.
Nao vejo isso como toxidade.
Se vc gosta, se sente bem, faz isso sem impor aos outros ou julgar quem não faz ou não gosta não vc não está sendo tóxica.
Amei! 💜
Gente, sonho em trabalhar com a parte estética. Mas queria muito que fosse algo positivo... Sem toxicidade. Acham que isso é possível?
É possível sim, Catarina! Ajudar na auto estima das mulheres é muito positivo sim. Só não dá pra ser escrava da estética, aí já tem uma carga de sofrimento e obrigações.
@@siteixeira muito obrigada por essa perspectiva ♡ Adorei :)
E a feminilidade tóxica das mulheres com os homens? Não existe? Nunca ouço ninguém sequer cogitar isso...
Tipo racismo inverso?!
Na minha vida já existiu dezenas de vezes hahaha Faz joguinho, te deixa como segundo plano, gosta de ser bancada por um e fica com outros, etc
Ingrid Rodrigues poxa, encerrando o dialogo assim, parece que nao viu o video :/
@@ingridrodrigues444 Ahhh claro, o contrário não acontece não .... Microfísica do Poder, livrinho do Focault, recomendo...
@@ingridrodrigues444 eu entendi o seu raciocínio, mas vc que não entendeu a intenção da minha pergunta. Não estou me referindo a uma espécie de femismo, que faria um conta ponto ao machismo, mas sim a atitudes que geralmente são mais vistas em mulheres e são sim tóxicas (atitudes possivelmente induzidas tb pela sociedade patriarcal e machista) e reconhecer a existência disso n anula a legitimidade da luta feminista.
Tem um cara no UA-cam falando que á mulher tem que ficar arrumada dentro de casa, tem que cozinhar bem e transar com o marido regularmente.
Show!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Claaraaa 👏🏻👏🏻❤️
Canal 💯💯
A Olímpica é um clássico rsrsrsrs. Eu sempre brinco sobre isso em situações quando falo alguma coisa e a pessoa tipo "eu tenho um câncer e a outra diz "eu tenho dois". É cansativo! Desisto da conversa na hora! Preguiça!
Eu adoro roupas , sapatos e maquiagem, você pode gostar de moda e ser FEMINISTA! SER FEMINISTA É VOCÊ PODER SE APODERAR A CARGOS DE CHEFIA, DE CARGOS NA POLÍTICA SEM TER QUE DEIXAR DE SER FEMININA E SER PARECIDA COM OS HOMENS!
Aff eu falo muito "mas pelo menos..."
O negócio é se amar e se aceitar e deixar esses padrões de lado. Tem que se conhecer, tem que decidir por si mesma e não se deixar tanto influenciar pelos outros. Tem que ver menos TV também 😂😂😂
Eu sou a Mulher, Mãe, que Vive falando de Feminismo e Problematizando TUDO. Kkkkk... Tá difícil ser MULHER.
Gente adorei o papo, só que fiquei sem saber como se encaixa o comportamento das mulheres, que infelizmente tem uma grande fatia do bolo, que
acaba com a reputação de qualquer mulher na face da terra, aquelas que são... puxa como vou dizer sem escrever, não pode kkk, aquelas que não prestam sabe, enfim, não podemos ser colocadas no mesmo saco.
Somente nisso não concordo
Ela esqueceu de falar do bullying feminino que é a base da toxicidade feminina …
EU ME DIVIRTO MUITOOOOOOOO COM ESSA RIVALIDADE E ESSA COMPETIÇÃO ENTRE AS MULHERES! AINDA MAIS QUANDO VÃO RESOLVER ALGUMA QUESTÃO NA PORRADA! É SHOW! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Adoro o canal, mas sempre está muito baixo
Não sei se existe feminilidade tóxica. Esses padrões impostos não foram escolhas femininas.
Essa história de feminilidade tóxica parece querer colocar a culpa nos indivíduos femininos e ignora que essas mulheres estão reproduzindo padrões de um sistema machista. Não vai na raiz do problema, rotula pessoas e mistura questões psicológicas que são comuns aos dois gêneros.
Dani-se se o homem não quer...Rs
feminilidade tóxica não é culpa do feminismo, é culpa do patriarcado. Mais essa !
"soltos e soltas" rsrs
Gente quanto esteriótipos, cansativo demais isso tudo.
A ditadura do politicamente correto é perigosa mesmo... Quando interessa não respeita o diferente. Tem mulher que gosta e é respeitada por ser dondoca. Vamos respeitá-la.
Futurólogaa ?????
kkk eu sou a diferente, eu entendo q deve ser errado me achar superior por n ligar pra muito pra minha aparencia.Mas tipo eu n gosto muito da ideia de mulher usa a aparencia pra melhorar a auto estima e ganhar elogio ou ser qerida eu acho o amor proprio e felicidade deve ser de caracteristicas e personalidade e n de aparencia q é mutavel e raso,eu tenho uma boa auto estima pra fala isso ?n ,mas é isso q eu acho
Tenho estudado algumas coisas sobre narcisismo e uma coisa me intrigou bastante. Primeiro, estudo para poder ser um homem melhor e viver melhor, mas de fato, se vivemos num país cujas bases culturais são fundadas em cima do catolicismo, como então, pode-se afirmar que no Brasil existe um patriarcado?
Não está se importando uma mentalidade de países cujas bases não tenham sido o catolicismo? Não é uma repetição do complexo de vira-latas e do brasileiro cordial, como lapidou e "colou" a idéia o Sérgio Buarque de Holanda? Não está havendo uma espécie de mimetismo e fenômeno do empata, sendo generalizado?
Mas o catolicismo é inteiramente construído por e para a manutenção do patriarcado. Não faz sentdo o que você tá dizendo...
@@LuizH. Luiz, existe uma diferença muito grande e secular sobre os diferentes ramos do cristianismo. Não vou falar do judaísmo, que é outra coisa e que em síntese, só pode ser aplicado para Israel. Países islâmicos são outra história também, mas vou me ater somente ao cristianismo. Estamos falando em termos de simbologia e arquetipia. O catolicismo, à partir de 500, 700 depois de cristo, adotou como símbolo maior e intercessora da relação entre Deus e a humanidade, Maria, mãe de Jesus. Em nenhum dos evangelhos e das cartas dos apóstolos, vc verá nenhuma glorificação, endeusamento ou colocação de Maria como acima das pessoas e do cristo como a que tem o poder de convencer à Deus de qualquer coisa e a que detém o poder de decidir quem tem o acesso à Deus. Paulo, quando rompeu com o velho testamento, ele já havia pronunciado a realidade do sacerdócio universal, ou seja, todos são filhos de Deus e ninguém precisa de sacerdote e nenhuma intermediação nessa relação pai e filhos. Essa intercessão de Maria, só foi surgir à partir do ano 500. Pare para pensar que de 500 até 1500, o mundo ocidental viveu o período conhecido como Idade das Trevas, onde o povo não sabia e não era permitido ler as escrituras e dentre várias coisas, a igreja católica instituiu Maria como sua figura maior e que o povo precisava e não poderia ter acesso nem às escrituras e nem a comunhão com Deus, se não for através da figura do sacerdote. padre, sacristão, seja como vc queira chamar. 1500 vem a reforma protestante que rompe com essas preceitos católicos e à partir daí, o evangelho é acessado por maior parte das pessoas e depois, impulsionado mais ainda pela imprensa de Guttemberg.
Igrejas que são de origens protestantes, vc não terá Maria como uma espécie de deusa ou "Jesusa", mas somente como uma pessoa normal, como todos os outros. À isso, a gente chama de matriarcado à muito tempo antes, das convenções atuais, exportadas de outros países. Já pensou no porque que padre não pode casar? Se vc puder achar na bíblia algo que determine isso, me mostre.
É sabido que países cuja religião "oficial " é o catolicismo, como aqui no Brasil e na itália, existe um fenômeno grande de relativização e disfuncionalidade, onde, quando vc diz sim e a pessoa entende como não, vc diz não e ela entende que sim e esse tipo de coisa e é aqui onde reside o narcisismo. Mas não e narcisismo o tema e sim, cultura e educação patriarcado e matriarcado.
Pare para pensar e se puder pesquisar um pouco a diferença das religiões e do porque haver duas igrejas católicas e um monte de protestantes e mais ainda de neopentecostais, vc verá que diferença é essa. Nos países cujas fundações ou religião predominante seja de base protestante, vc pode dizer patriarcado à vontade. Onde é o catolicismo, não.
@@GraziB.A. Graziela, onde vc viu que narcisismo é algo mais incidente em homens, quando é da figura da mãe que todos precisam fazer a cissão freudiana e é delas que vem as primeiras educações, para ambos os sexos?
Eu não estou citando machismo. Estou falando sobre organização social.
@@Jyudah sim, estatisticamente o narcisismo é mais comum em homens enquanto que mulheres são mais comumente CO-dependentes .
@@sarahmagon Nunca encontrei essas estatísticas, sendo que todos os estudos na Pepsico e na Scielo dizem que mães narcisistas geram filhas narcisistas e a probabilidade é que esse ciclo só se encerre à partir da 4ª geração.
Vc tem algum link de fontes respeitadas sobre o assunto, que mostrem essas estatísticas?