Mariza - Live Concert in London - Barco Negro - TelediscoVideoArte

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 22 бер 2013
  • Marisa dos Reis Nunes ComIH (Lourenço Marques, 16 de Dezembro de 1973) é o nome de nascimento da fadista portuguesa Mariza, segundo ela própria corrige na TSF à conversa com Carlos Vaz Marques em 2003, «cantadeira de fados».
    Tem sido presença regular em palcos como o Carnegie Hall, em Nova Iorque, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, o Lobero Theater, em Santa Bárbara, a Salle Pleyel, em Paris, a Ópera de Sydney ou o Royal Albert Hall. O jornal britânico The Guardian considerou-a «uma diva da música do mundo».
    Biografia
    Infância e juventude
    Marisa nasceu em Lourenço Marques (actual Maputo), capital da província ultramarina portuguesa de Moçambique. É filha de pai português, José Brandão Nunes, e mãe moçambicana, Isabel Nunes. Nasceu prematura, de seis meses e meio sem qualquer justificação clínica aparente, e, segundo declarações da cantora à SIC, o pai considerava-a o bebé mais feio que alguma vez vira. Segundo ela «ainda tinha as orelhas coladas e os olhos por abrir» [2] e o próprio pai pensou que não sobreviveria.
    Ao colo da mãe,com três anos, chegou ao Aeroporto da Portela em Lisboa, pela primeira vez em 1977. Na actual Maputo, o pai trabalhara como gerente de uma empresa Holandesa de nome Zuid.Durante o êxodo das famílias portuguesas nas antigas colónias ultramarinas portuguesas, o pai abandonou Moçambique com a família mais chegada, escolhendo Lisboa para recomeçar uma nova vida. Instalaram-se em Corroios e mais tarde no n.º 22 da Travessa dos Lagares, na Mouraria.
    Em 1979 reabriram o restaurante Zalala no bairro típico de Lisboa, Mouraria, berço do fado e frequentado por inúmeros fadistas de referência, como Fernando Maurício e Artur Batalha bem como Alfredo Marceneiro Jr, filho de Alfredo Marceneiro, que levou Mariza com 7 anos a cantar pela primeira vez num ambiente profissional na Casa de Fado Adega Machado. Zalala, hoje fechado, o restaurante onde Mariza cresceu, foi assim nomeado em homenagem a uma praia moçambicana.
    Foi o pai que determinou o gosto da cantora pelo fado. Segundo ela, o pai estava «sempre a ouvir fado e, na hora das refeições, nunca se via televisão; ouviam-se discos, sempre de fado...» Fernando Farinha, Fernando Maurício, Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, entre muitos outros, eram os predilectos de José Nunes, e foram os que mais influenciaram a forma de cantar de Mariza.
    Com cinco anos de idade, recebeu o seu primeiro xaile, e começou então a moldar a voz que a tornou famosa. Sobre o estabelecimento onde aprendeu a cantar o fado e onde actuou pela primeira vez aos cinco anos, já envergando um xaile negro, Mariza referiu:
    Foi aqui que toda a história começou. Se calhar é aqui que vai acabar. Tudo pode acabar de repente, tal como começou, e eu volto à minha Mouraria e à taberninha dos meus pais para servir dobradinhas e copos de vinho que não me chateia nada!
    Ali cruzou-se «com tantos fadistas que as suas caras já se esfumam na memória».O restaurante permanece fechado há vários anos mas ainda conserva na porta a placa com o seu nome e uma legenda que diz «O cantinho do artista».
    Apenas na adolescência começou a ser levada a sério como cantora, mas os pais admitiram em várias entrevistas saberem que a filha tinha um «dom». O primeiro fado que interpretou no Zalala foi Os Putos, de Carlos do Carmo, que o seu pai lhe ensinou fazendo desenhos em toalhetes de papel. Ainda a menina não sabia ler, e era a forma de decorar os fados preferidos pelo pai, assim como Ó Ai Ó Linda e Menina das Tranças Pretas.
    O recreio da escola primária da Mouraria era um palco para a menina de seis anos. Em entrevista ao Correio da Manhã, a antiga auxiliar de educação da escola, Dª. Fernanda, referiu qua a jovem fazia uma roda com as colegas e depois ia para o meio delas onde cantava, com as professoras de vigia nos vestíbulos ou atrás das janelas, para que não se sentisse constrangida.
    Outro dos seus hobbies era o sapateado, praticado à porta de casa com caricas de Coca-Cola coladas nos sapatos. Cantava em casa e, a cumprir o papel de microfone, utilizava latas de laca e desodorizantes. «Era a minha imitação do Fred Astaire!»,
    declarou posteriormente.
    Já na adolescência, Mariza passa a frequentar a Escola Secundária Gil Vicente. Era hábito seu fugir de casa para ir ouvir as noites de fado para o Grupo Desportivo da Mouraria, onde permanecia à porta, já que não lhe permitiam a entrada..

КОМЕНТАРІ • 12

  • @saonestranedinare644
    @saonestranedinare644 2 роки тому

    A legend. I was there.

  • @ginagraca1906
    @ginagraca1906 2 роки тому

    Quem não gosta,não gosta...mas,aconselho que pesquisem Amália Rodrigues, e este fado cantado por ela.......

  • @alexandrejesus78
    @alexandrejesus78 9 років тому +2

    Es a melhor, fazes-me ter orgulho em ser Portugues!!!!!

    • @dalbrin
      @dalbrin 7 років тому +2

      Música feia.

    • @juliskamassei
      @juliskamassei 7 років тому

      A música, a intérprete, a história. Tudo é lindo!

    • @zieverlong271
      @zieverlong271 3 роки тому +3

      @@dalbrin
      I agree, it sucks!

  • @aldenberguebarros8486
    @aldenberguebarros8486 6 років тому

    Belíssima. Sem palavras!!

  • @vitorfreitas1173
    @vitorfreitas1173 4 роки тому

    Gostava de saber porquê é que três pessoas não gostaram deste fado ou deste vídeo, simplesmente a MARISA mostrou aqui todo o seu potencial como fadista, e a maneira como ajuda as pessoas no início a perceber um fado que será cantado noutro idioma que não o da maioria dos seus ouvintes e simplesmente genial. PARABÉNS MARISA

  • @liegegrossklaus6086
    @liegegrossklaus6086 3 роки тому +4

    horrível demais

  • @lilicabianchi3535
    @lilicabianchi3535 3 роки тому +2

    Too horrible !!

  • @zieverlong271
    @zieverlong271 3 роки тому +4

    For the Portuguese this song may be beautiful, but I particularly find it awful. I'm sorry, but I'm being honest. I couldn't hear the whole song, neither singer nor the song itself ... they are terrible !!