Sobre o vídeo de hoje: Notei que alguns não entenderam ou não acreditaram no que disse sobre munição Ogival na Puma, pois o incidente por acionamento no tubo é raríssimo no Brasil (se é que houve algum aqui). As munições nacionais em .357mag e .44mag são fornecidas pela CBC apenas com projétil ponta oca ou plana, o .38spl até tem ogival ETOG, mas é uma ponta bem arredondada e o recuo é minúsculo neste calibre. A minha preocupação está nos novos donos de PUMA, já que aqui existe uma boa variedade de projéteis de várias marcas, alguns até pontiagudos e encamisados totais, aumentando o risco desse incidente nesse tipo de arma. Eu sempre prezo pela segurança, por isso recomendo evitarem projéteis até mesmo ogivais nas pumas, mesmo sendo projétil mais arredondado e de chumbo nu ou pintado na ponta, eu não aconselho dar sorte ao azar. No exterior se tem casos com os calibre .30-06 e .30-30 neste tipo de arma, é recomendado utilizar apenas munição própria para elas, com a ponta plana e de chumbo nu. A chance de um incidente desses ocorrer com projéteis ogivais é minúscula, diria até que é 1 em 1 milhão, o que me preocupa não é apenas uma chance pequena da ponta, mas o lotes de espoletas recentes.. Só este ano eu vi várias espoletas mais duras que o normal, outras mais moles do que deveria e peguei 3 menores do que deveria (a ponto de não parar no estojo). Está previsto para 2023 a CBC lançar uma puma no calibre .30-06 Springfield, quem for adquirir terá que ter um cuidado extremo em não utilizar munição pontiaguda, mesma coisa serve para quem tem um AR-15 em 5,56x45 e também em .300 Blackout, se confundir e colocar uma munição de .300blk no 5.56, adeus arma! Ou pior.. Acho que todo cuidado é pouco, e as munições ogivais e pontiagudas não trazem tanto benefício assim em calibres tão "lentos" como os que temos hoje na Puma, espero que compreendam minha preocupação, abraço!
Concordo plenamente. A ponta plana do projetil inserido exerce pressão distribuída em quase todos os pontos da base do estojo a frente, de modo a não concentrar a pressão sobre a área da espoleta
Tem outros temas de vídeo sobre o puma mais relevante, tais como; Escada de mira, queda do projétil, perda de energia em grande distância, recarga e peso de ponta pra caçar.
O mais importante da Puma é o manejo seguro. Foi caçar, não pôde dar um disparo. Chegou no acampamento. Primeiro: fique longe da parceria, segundo: puxê o cão para o descanso, 3, trave a arma, 4 maneje a palanca para descarregar com os dedos em pinça, no fundo da alça da palanca. Nunca carregue sem contar as munições, esvaziou, confira a Câmara e vá se sentar com a parceria. Abraços, a puma é muito perigosa, mas todo CAC têm que ter.
É uma plataforma clássica. Já atirei com a .357 e com a .44. Mas, para a diversão e tiros à uma distância superior à 100 metros, eu optei em comprar uma carabina 8122. Coloquei uma boa mira telescópica e um bipé retrátil. Com a variedade de munições .22LR, existentes no mercado, você acerta com facilidade alvos à 200 metros com um bom agrupamento. E tem a questão do preço da munição que permite ao atirador, assalariado, atirar muito! E é muito divertido! Impressiona, também, que o sistema de repetição da 8122 ejeta tudo! Nunca tive uma pane na ejeção do cartucho. E é um armamento bem acessível. Paguei, na época, 2100 reais.
@Patriota Qual luneta e bipé você me aconselharia para o 8122? Você encontrou um bom "case" (bolsa) para guardá-lo e transportá-lo? Qual? Obrigado! Abraço!
Tenho Puma 357 de 20 polegadas e já usei muita munição recarregada com ponta ogival. Creio que o chumbo é muito mole e pouco pontudo, além da espoleta ser muito dura para ocorrer uma deflagração no tubo. Se fosse ponta jaquetada e bem pontada, eu não arriscaria.
A espoleta indicada pela CBC para 357 é a 5 e 1/2, que é bem mais dura que a 1 e 1/2, mas ambas servem. Sendo mais dura gera mais segurança nestes casos. Melhor não arriscar, sem contar que na recarga pode haver com a ogival alguma falha na alimentação, a depender da altura da ponta.
Tenho uma PUMA desde 1986 e na epoca quase ninguem falava em recarga ( mas foi quando me iniciei na recarga ) e a propria CBC só fonecia munição de chunbo ogival e eu até hoje não soube de nenhum caso de acidente com essa munição original de fabrica,mas acredito que com recargas do tipo +p ou +p+ pode dar problema devido ao aumento de recuo ,porrém nunca fiz este tipo de recarga com ponta de chumbo por causa do chumbamento devido a alta velocidade .Quando eu ,recaregava com estas cargas só usava pontas jaquetas planas proprias para o 357 magnum
Até onde eu conheço, o projeto da Puma, (o mecanismo), que báscula a munição para a câmara, foi feito para usar ponta ogival... Outro tipo de ponta, costuma enroscar no momento da troca....
Amigo, tenho uma 357 20 polegadas. Esse equipamento é espetacular. Ela dispõe de um mecanismo que não vejo ninguém comentar como efetivo. A trava do cão. Vc puxa o cão a retaguarda e ele trava o gatilho na metade do percurso. Para desfazer, vc precisa puxar o cão pra trás. Eu uso esse método. Um abraço e parabéns pelo seu trabalho.
Samuel eu tive uma carabina .38 legalizada e não aconteceu , porém na hora das manobras de alimentar a arma uma das munições estava com a espoleta marcada ,,, detalhes a mola do tubo estáva cansada eu já tinha comprado a carabina usada ,,,, troquei a mola ,,,,,,só notei porque eu tive que retirar as munições do tubo , graças a Deus nada de anormal
Interessantes essas dicas, sobretudo a orientação sobre não usar projéteis pontiagudos. Entretanto, posso dizer que nunca tive problemas com as pontas de chumbo originais de fabrica da cbc, as quais são bem arredondadas e , confesso que nunca ouvi falar de nenhum acidente com esse tipo de projétil. Competi em algumas modalidades e atirei com essa arma durante trinta e cinco anos, sem observar qualquer tipo de acidente com atiradores, salvo, pelo fato de ter visto um único caso de um disparo acidental, quando um atirador inexperiente, tentou baixar o "cão" da arma, após desistir de efetuar um tiro. Acho a puma uma excelente arma para defesa, sobretudo, o modelo com cano de 20 polegadas. Para quem precisa fazer o manejo do javali, dependendo do calibre e do tipo de munição empregada, pode ser uma ótima opção . É uma arma simples, robusta e versátil. Em outras palavras, uma arma sem frescuras, ideal para os verdadeiros aventureiros e homens do campo e boa para manejo de javalis, em especial, em áreas de bosques e florestas, onde as distâncias de tiro não são exageradamente grandes. Nessa situação, típica do que ocorre em boa parte das caçadas dessa espécie invasora nas regiões rurais do nosso País, os modelos de cano menor podem ser manobrados com mais facilidade entre as árvores, principalmente, quando há a necessidade de se deter um ataque de um animal enfurecido. Sendo usada de forma correta e com a finalidade certa, pode ser mesmo uma ótima opção para quem queira adquirir uma arma. A prova disso, é que desde os meados do século 19 que armas desse tipo são fabricadas por diversos fabricantes e ainda não caíram de moda, sobretudo nos EUA, Canadá, Brasil, etc.
Show muito feliz esperando a minha 357 20' chegar, uma dica que eu dou é que se for pra usar uma puma pra manejo optar pela de 20 polegadas já que vai ser carregada por bastante tempo já que a de 24 polegadas é um pouco mais pesada e no meio do mato talvez possa enroscar mesmo, minha opinião,mas gosto é gosto, só acho que deveria ter 20 polegadas com o cano octogonal aí sim ficaria top, parabéns pelo vídeo e já aprendi as dicas também
Samuel... Acho importante a dica de evitar disparos a seco nesta plataforma.... Tive problemas de quebra de percutor 2x tive que mandar para a fabrica para reparo e na segunda vez o supervisor técnico da CBC entrou em contato sugerindo que este tenha sido o problema de quebra. Realmente parei de treinar a seco com ela e não tive mais este tipo de problema. ABS
Tenho uma igual essa do vídeo q uso p caça. Acho a mira original mto boa. Com visada rápida. Um acessório quase obrigatório nesta arma é uma boa bandoleira. É pesada p andar com ela... Acho excelente!!
@@ricardopv16 cara essa arma com uma boa prática, acerta a 150, 200 metros fácil, mas acertar um animal que muitas vezes é caçado no início da noite pra frente, creio que 50m seja o máximo, ainda mais com a mira que é ruim de visada de noite, o ideal seria a substituição do aparelho de pontaria.
Tudo é possível ! Mas já atiro com carabina puma. .38 com munição de fabrica e recarregada +P / +P+ em configuração ogival de chumbo a uns 20 anos e nunca vi uma explosão do tubo carregador por acionamento em série das munições. massssss
Já ouviu aqueles ditados que seguro morreu de velho e cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém? Então. Numa dessas da vida num stand a gente pega arma de colega pra comparar, como se faz com uma moto e se pede pra dar uma volta na de um amigo de igual modelo pra comparar com a sua e sanar possíveis vícios de operação, como um manete mais duro, conduzir meio de lado porque o quadro esta desalinhado, suspensão se comportando diferente, essas coisas, e por conta do costume com nosso equipamento acaba se expondo a risco com equipamento cuja manutenção não é conhecida. Aconteceu aqui na cidade uma vez e deu problema pro clube de tiro.
Embora esse vídeo tenha sido mais de um ano, resolvi comentar. Sempre admirei as armas longas, e vi apenas uma vez um pequenino rifle de repetição manual calibre 22, muito antigo. Esse tipo, era municiado por acionamento de uma alavanca. Gostaria que, se possível, se existir outros modelos, você fizesse vídeos mostrando. Obrigado por sua dedicação e profissionalismo nos seus vídeos.
Sobre a munição ogival: Não há absolutamente nenhum risco em utilizar municiando tiro a tiro, caso desejem fazer tiros longos. o que desbanca a afirmação de que em tiros de 200-300 metros não tem agrupamento bom. Não é o calibre, mas o projétil em sí (vulgarmente ponta) Utilizando munições 357 jaquetadas, ogivais, municiando tiro a tiro, você vai ter tiros bem precisos nessa distância. Agora, obviamente com munição ponta oca não vai haver precisão na distância porque o projétil não foi feito pra distância, mas para dano aumentado. É super importante para um atirador conhecer a munição, tanto quanto a arma.
O problema são as pontas pontiagudas, as ogivais não tem problema não... Só olhar os rifles lever action americanos nos calibres 30-30 winchester e 30-06 springfield são usadas as pontas arredondadas ao invés de pontudas (pontudas usadas em rifles de ferrolho e arredondadas em lever action)
Tem um canal que testou no youtube, todas com ponta, e não aconteceu nada, bateram na arma até a arma quebrar, atiraram na arma, martelaram, mas nenhuma no tubo deu fogo. pode procurar na internet, é quase impossível ativar a espoleta até pq a mola, por mais que esteja comprimida, amortece e estourar a espoleta não é tão fácil. Mas é um costume antigo, é pela mesma razão que vc não escuta rádio a pila na banheira, vc sabe que não vai morrer, mas é melhor evitar
eu concordava até 2021, onde peguei alguns lotes de espoleta extremamente mal feitos. expliquei melhor no texto publicado no comentário fixado no topo, abraço!!
Ola Samuel, 4 coisas corretas porem ela agrupa mais que um 22 lr, com munição recarregada para precisão, pode até comprar com cz 455 em 22lr que a 100/150/200mts a carabina agrupa mais, com 13.5 Gr de pólvora 220, projétil semi enjaquetado da CBC, pesados e medidos p melhorar a precisão, agrupa a 100mts meio moa , colocamos luneta shot dot de 1-6 com trilho, fica ótima, pode testar, até te empresto a minha p fazer o Review. Abraço
Ainda que com pouquíssima experiência prática com plataformas 'Lever Actions', estas são, lado-a-lado com o COLT NAVY 1851 e o COLT PEACEMAKER, as que mais me encantam! Sem dúvida, minha mais prazerosa experiência no Tiro, foi graças a uma desta PUMA do vídeo. Em minha família existem dois exemplares WINCHESTER originais; uma Mod 1892 (Trapper 14" (rara)) produzida em 1907, e uma Mod 1873 (Papo Amarelo) cano Octogonal, produzida em 1911; ambas 44-40!... simplesmente LINDAS; belezas particularmente ressaltadas por suas "marcas do tempo"! Ainda não possuo MEU exemplar de LEVER ACTION, mas admito ter, como "SONHO", uma irmã desta que apresentou! São absolutamente PRIMOROSAS as PUMAs! Agradeço pelo vídeo e pelas inestimáveis dicas de manuseio da plataforma! Grande abraço!!
Tenho uma igual à do vídeo. Arma muito boa: simples, precisa, relativamente acessível. Falta uma bandoleira de fábrica pra facilitar o transporte. Excelentes vídeos, parabéns.
Só faltou dizer que quando se quer desmuniciar uma PUMA com a munição na camara (principalmente durante uma caça ) deve -se tomar muito cuidado,pois se munição não defragada acertar alguem pode machucar ( o problema fica maior nas PUMAS antigas onde não existe o liberador de munição no caregador tubular,tendo que descarregar todas as muinições por acionamento da alavanca)
Ela é top; errei a de meu pai das antigas fabricadas pelo Amadeo Rossi… teteia a alguns anos atrás após muitos anos de negligência tive oportunidade de limpar ela e díspar com ela … simplesmente top a arma respondeu como deveria… isso é como se nova fosse.
Gostei principalmente da importância de usar o formato correto da munição para evitar que o rifle sozinho. Você poderia falar sobre os diversos tipos de Winchester?
Bom dia ! Uma sugestão; acho que os pré candidatos apoiados pelo PROARMAS tem que ficar mais em evidência nas plataformas tamanha a relevância deste assunto . Eu consegui encontrar, mas acho que deveriam estar na Vitrine !
Samuel, sinceramente eu já tive "vários" pumas, sempre caçando em mata e NUNCA SEQUER OUVI FALAR NESSA DE DISPARAR NO TUBO rsrsrrs, acho que aí vc viajou legal...
Concordo plenamente contigo. Já devo ter dado mais de 15.000 tiros com minhas 3 puma em caça e tiro esportivo, principalmente duelo 3x7 sempre com ponta ogival.
Winchester se eu fosse comprar seria minha primeira opção, por questões sentimentais.Evidententemente o racional e objetivos, mais a escassez de grana , pesariam bastante. Ótima aula !
Acho que seria legal falar de como é a limpeza e manutenção. O manual não é muito explicativo e a puma não tem desmontagem em 1º escalão, sem ferramentas.
Caro Samuel....eu cresci e envelheçí vendo meu pai atirando com uma Winchester cal. 38 SPL. E como atirava bem, era sempre na sua"mosca". E em toda sua vida e até hoje nunca ouvi falar sobre esse possível acidente de uma bala detonar outra dentro do tubo carregador. Vc é um mestre no assunto e eu um simples seguidor. Mas acho pouquíssimo provável que isso possa acontecer. Nunca vi ou lí absolutamente nada sobre isso, foi a primeira vez. Não se trata de um possível excesso de zelo? Forte abraço.
Samuel, sempre trazendo assuntos de extrema importância. Tenho uma em .38SPL e recarrego com pontas ogivais. Será que para o .38 teria algum problema, já que o recuo é menor? obs. tenho a minha há uns 4 anos e nunca tive problemas
O acidente de detonação em cadeia não costuma ocorrer durante o recuo, mas, sim, no momento da manobra da alavanca, quando um cartucho sai do tubo para a mesa transportadora e toda a fileira de cartuchos desloca-se para trás.
Parabéns, Samuel: execelentes considerações! Tive o prazer de atirar com uma arma desta, e o resultado foi muita precisão a longa distância na silueta metálica.
Ótima Aula, ótima Arma, mas não pretendo comprar uma dessas, para meu uso acho mais interessante armas longas (Semi Automática) tipo escopeta, seria bom se fizesse uma dessas Semi Automática calibre .45 Carregador de 25, ficava porreta
A primeira vez q atirei com essa arma cometi esse erro q ele comentou. Ciclei a arma com o dedo dentro do guarda mata e já voltou disparando. Gatilho muito sensível. Arma deliciosa de usar. É rústica mesmo sendo nova.
Tem + 1: na extração, faz uma pequena rebarba no estojo. Se recarregada a munição e não retirada a rebarba, ela pode enroscar no tudo de depósito. É perigoso pq o operador acha que a arma está descarregada e não está. TEM SEMPRE BASCULAR A ALAVANCA E VER O PLÁSTICO COLORIDO QUE ENCOSTA NA MOLA.
Esse projeto é muito bom, essa arma é fantástica, a única divergência que tive do vídeo foi o lance da munição, sim vi o argumento do colt, mas isso está mais relacionado a qualidade da munição, uma munição "boa", se o percusor estiver um pouco menor, muitas não vão funcionar, então é um problema de munição. Pra mim a falha desse projeto é a mira como foi dito no vídeo, é um aparelho "pouco" intuitivo, a pessoa tem que treinar bastante com esse aparelho, talvez a substituição seja a melhor opção.
Se eu não me engano, foi anunciafo que a Taurus ria lançar essa plataforma no calibre 30.06,...procede ? Se sim, como fica a história de enfileirar munição com projéteis pontiagudos no carregador ?
Eu presenciei, mas foi com espingarda CBC Pump calibre 12 e o balote Knock Down. Tratava-se de um lote defeituoso desses balotes, onde a ponta ficava mais alta do que a borda do cartucho. O tubo explodiu no acionamento da corrediça. A mola do tubo foi parar depois do alvo...
Eu tenho uma calibre 38 antiga, munição ponta plana ela dá pane, a rampa não sobe a munição para a camara porq a pura munição que está a frente desce um pouquinho e trava a rampa, com munição ogival ela funciona perfeitamente
Pois é, portei a minha na fazenda desde a infância, diversos anos, diversas horas por dia... Levei muito tombo, deixei a arma cair... Não tem nada a ver a munição ogival.
Sempre desde a minha 8nfancia acompanho a história americana e leio revistas de faroeste,e essa Winchester auxiliou a conquista da colonização americana. Tenho amigos que tem esse tipo de arma e dizem " tiro dado bico deitado". Uma arma que gostaria de atirar e ter como dono .Qual o peso dessa Winchester? Muito boa explicação.Luiz Carlos . Santo Ângelo RS.
MEU NOME É KARLOS CENTELHA SOU DE RIBEIRÃO PRETO SP. SOU UM APAIXONADO EM WINCHESTER . MAS NO BRASIL ......... MEU SONHO É TER UMA DESSA MESMO QUE SEJA AIRGUN. PARABÉNS PELO SEU MAGNÍFICO CANAL .
Pode usar munição Ogival sem problema! Portei a minha na fazenda dos meus 7 anos de idade até meus 25 anos. Quase todos os dias, horas e horas por dia, galopando a cavalo, deixando cair... Nunca aconteceu nada... Já a questão do dedo no gatilho realmente!
Desculpe de me meter em sua pergunta que nao se dirige a mim mas a marcondes produz projeteis produzidos expecialmente para a 30 30 peso de 150 grains denominada de "flat point" se nao estou enganado ...eu uso projeteis deles para o .308 sao muito bons bem precisos.
Aconteceu comigo recentemente ao atirar com um iniciante. Mesmo alertado sobre o dedo reto e fora do gatilho , ao fazer o movimento de carregar , deu um tiro para cima. Sorte estarmos em na estande de tiro em ambiente controlado fazendo o máximo possível do controle da cano.
Pra acionar a puma recomenda-se quando manobrar coloca os tres dedos na alavanca, indicador na frente manobra depois vem com o dedo no gatilho, se não corre o perigo de disparo.
Oi Samuel, ja possui uma arma dessa So usava munição orgival, nunca tive problema! Na minha região aqui o nome aqui é rifle. Possui na minha pripiedade um rifle 38 era otimo e possui um rifle desse 44 sempre com munição orgival.
Boa tarde Samuel eu tenho uma 24polegadas octagonal mas calibre 38 gosto muito desta plataforma acho linda , muito simples depois que vc acostuma com ela, abraços
Sinceramente não acredito que o tranco pós tiro faça detonar uma munição dentro do tubo carregador. Já tive essa arma e atirei muito com ela. Abraço Samuel.
Parabéns pelos vídeos curto seu trabalho ; essa será minha 1 aquisição de armas longas a questão não é escolha entre melhor e tal e sim paixão mesmo sou apaixonado por essas carabinas é sonho de infância que pronto com a graça de Deus vou realizar
Comprei minha puma em 1976. Depois dela parti para as Marlins. São melhores e a colocação de luneta ajuda muito em tiros longos. A ejeção de cartuchos é lateral.
A primeira coisa que sei é que eu não posso comprar pq vivo numa ditadura miserável e escancarada. Depois de saber disso, perdi o ânimo de saber do resto.
Em termos de imposto, você compra uma arma e paga mais duas para o governo. É proposital, assim limita pelo custo. E o processo de lucença, então... só para quem tem muito $$$$.
Dessa arma a que mais gostei foi o modelo .357 Magnum tática, muito bonita com seus 16" de cano. Tem um modelo de trilho que pode colocar em cima da saída do cartucho, assim o cartucho fica com ejeção lateral. E o outro modelo que mais gostei, foi a semi automática 22 Magnum.
Tenho uma 357 de 20 pol. E mesmo sabendo da posição do dedo esticado acabei efetuando um disparo acidental rumo ao chão. Desde então minha atenção com a segurança redobrou. Nunca mais comentei esse erro.
@SamuelCout não sei absolutamente nada de arma de fogo, mas em pesquisa na Internet cheguei até seu canal. Gostei de suas explicações sobre esse rifle 22. Estou pensando em comprar um pq comprei um sítio e estou criando pato e galinhas. Os carcarás e gaviões estão comendo os pintos, preciso matar essas águias 😂😂😂. Acho que essa arma aí resolve, né! E também vi que é boa para "diversão" fazer alguns tiros em alvo de até 200m. Qual a documentação para comprar e registrar uma arma dessas???
Hoje tive uma decepção. Peguei minha 44-40 . Há loja aqui perto da fazenda não tem essa munição pra venda . Isso me pegou de jeito 😃 munição só há 250 km
Faz um vídeo testando a pistola G3 XL e a X ainda não tem nada sobre, comprei hoje a minha e acho que vai ser bem aceita... pois continua sendo uma arma boa para ser velada porém com 1 polegada a mais de cano, trazendo um pouquinho mais de precisão
Samuel, a questão do formato do projétil nas Pumas (e similares) me surpreendeu muito! Algum comentário da fabricante CBC, e outros fabricantes das carabinas lever action?
Com toda essa violência, que se encontra em nosso País, é muito necessário que cada cidadão conservador, esteja pranto pra agir ... mesmo porquê bandido bom é bandido morto !
Idéia pra revolucionar o mercado dos caçadores, leva pra Taurus a criação de uma arma na plataforma da cal.12 só que ,357 . O uso seria caçar, desta forma seria uma pegada estilo puma e a plataforma da 12 e mais barata. Imagina o tanto que iria difundir uma 357 carabina por 4 mil reais
@@nicolashippolitomota9493 kkkkkkk a imagem mental que foi foda, sim mano, uma perfeita 12 igual a uma qualquer com alça e massa porém ao invés de cartuchos cal.12 ser cartuchos 357 ogival. Ou seja um cano de diâmetro menor tanto no de recarga quanto de disparo
@@italloricardo8482 ah sim, aquele sistema chama pump action, é o mais comum em calibre 12 mas não é o único. Tem 12 de carregamento manual (1 ou 2 tiros), semiautomática e em formato de fuzil (com carregador destacavel). Esse sistema que vc falou a Taurus lançou uma Rossi, depois procura 22 pump action, mas realmente, sua ideia de uma 357 assim é muito boa.
Eu nunca vi projétil ogival acionar espoleta, até uma hora dessas vou testar, colocar um estojo apenas com espoleta e martelar um projétil ogival em cima pra ver se aciona, tiro acima de 150 com esses calibres de arma curta acho mais sorte que habilidade, mas que a puma é excelente isso nem tem o q falar e o gatilho dela pra deixar com 300g é uma barbada, só não da pra entregar na mão de tonto pq é tiro no pé ou no teto fácil....
eu ja tive uma munição deflagrada no tambor do revolver , pela ação da inércia, qe detonou com o choque contra a parede traseira atrás do tambor, da mesma forma, contra a ponta da munição anterior, perfeitamente possível com o recuo
Kkk.. Samuel, eu infelizmente enfiei o gatilho no dedo na Shotfair.....eita....ficou sangrando um tempo, e eu estava cumprimentando as pessoas com o dedo do gatilho afastado durante o aperto de mãos....kkk..os caras devem ter pensado.."esse sim respeita as regras de segurança"... Kkkk
Sobre o vídeo de hoje:
Notei que alguns não entenderam ou não acreditaram no que disse sobre munição Ogival na Puma, pois o incidente por acionamento no tubo é raríssimo no Brasil (se é que houve algum aqui). As munições nacionais em .357mag e .44mag são fornecidas pela CBC apenas com projétil ponta oca ou plana, o .38spl até tem ogival ETOG, mas é uma ponta bem arredondada e o recuo é minúsculo neste calibre.
A minha preocupação está nos novos donos de PUMA, já que aqui existe uma boa variedade de projéteis de várias marcas, alguns até pontiagudos e encamisados totais, aumentando o risco desse incidente nesse tipo de arma.
Eu sempre prezo pela segurança, por isso recomendo evitarem projéteis até mesmo ogivais nas pumas, mesmo sendo projétil mais arredondado e de chumbo nu ou pintado na ponta, eu não aconselho dar sorte ao azar.
No exterior se tem casos com os calibre .30-06 e .30-30 neste tipo de arma, é recomendado utilizar apenas munição própria para elas, com a ponta plana e de chumbo nu.
A chance de um incidente desses ocorrer com projéteis ogivais é minúscula, diria até que é 1 em 1 milhão, o que me preocupa não é apenas uma chance pequena da ponta, mas o lotes de espoletas recentes..
Só este ano eu vi várias espoletas mais duras que o normal, outras mais moles do que deveria e peguei 3 menores do que deveria (a ponto de não parar no estojo).
Está previsto para 2023 a CBC lançar uma puma no calibre .30-06 Springfield, quem for adquirir terá que ter um cuidado extremo em não utilizar munição pontiaguda, mesma coisa serve para quem tem um AR-15 em 5,56x45 e também em .300 Blackout, se confundir e colocar uma munição de .300blk no 5.56, adeus arma! Ou pior..
Acho que todo cuidado é pouco, e as munições ogivais e pontiagudas não trazem tanto benefício assim em calibres tão "lentos" como os que temos hoje na Puma, espero que compreendam minha preocupação, abraço!
Concordo plenamente. A ponta plana do projetil inserido exerce pressão distribuída em quase todos os pontos da base do estojo a frente, de modo a não concentrar a pressão sobre a área da espoleta
Tem outros temas de vídeo sobre o puma mais relevante, tais como; Escada de mira, queda do projétil, perda de energia em grande distância, recarga e peso de ponta pra caçar.
Fica tranquilo, Samuel!
Vc foi muito claro em sua exposição (como sempre).
Quem não entendeu... paciência.
Essa arma é perfeita. Ela não foi feita pra aceitar gambiarras. Que dá , dá.. mas não é nescessário.
Quando será lançada essa plataforma na opção de calibres de munição longa?
O mais importante da Puma é o manejo seguro. Foi caçar, não pôde dar um disparo. Chegou no acampamento. Primeiro: fique longe da parceria, segundo: puxê o cão para o descanso, 3, trave a arma, 4 maneje a palanca para descarregar com os dedos em pinça, no fundo da alça da palanca. Nunca carregue sem contar as munições, esvaziou, confira a Câmara e vá se sentar com a parceria. Abraços, a puma é muito perigosa, mas todo CAC têm que ter.
Boa orientação. Sempre tem que seguir o protocolo de segurança.
Ao retornar o cão antes da trava não será possível mais acionar a trava, então a sequência é inversa, primeiro trave e depois desarme o cão.
Opa boa noite adquiri um Hischester 44.antigo trak maki americano vc já viu falar dele
É uma plataforma clássica. Já atirei com a .357 e com a .44. Mas, para a diversão e tiros à uma distância superior à 100 metros, eu optei em comprar uma carabina 8122. Coloquei uma boa mira telescópica e um bipé retrátil. Com a variedade de munições .22LR, existentes no mercado, você acerta com facilidade alvos à 200 metros com um bom agrupamento. E tem a questão do preço da munição que permite ao atirador, assalariado, atirar muito! E é muito divertido! Impressiona, também, que o sistema de repetição da 8122 ejeta tudo! Nunca tive uma pane na ejeção do cartucho. E é um armamento bem acessível. Paguei, na época, 2100 reais.
Qual luneta você usa nela.
@Patriota Qual luneta e bipé você me aconselharia para o 8122? Você encontrou um bom "case" (bolsa) para guardá-lo e transportá-lo? Qual? Obrigado! Abraço!
Armas q nem podem ser comparadas.
Por favor dê a dica da luneta para a 8122 com bom agrupamento em 200m, estou começando agora, obrigado
Concordo plenamente, Bolt action é superior ao Lever action, se tivesse algum no Br 357/.44 Bolt seria sucesso
Tenho Puma 357 de 20 polegadas e já usei muita munição recarregada com ponta ogival. Creio que o chumbo é muito mole e pouco pontudo, além da espoleta ser muito dura para ocorrer uma deflagração no tubo. Se fosse ponta jaquetada e bem pontada, eu não arriscaria.
Verdade. O chumbo é mole e não é capaz de deflagrar a espoleta que é bem mais dura.
A espoleta indicada pela CBC para 357 é a 5 e 1/2, que é bem mais dura que a 1 e 1/2, mas ambas servem. Sendo mais dura gera mais segurança nestes casos. Melhor não arriscar, sem contar que na recarga pode haver com a ogival alguma falha na alimentação, a depender da altura da ponta.
Tenho uma PUMA desde 1986 e na epoca quase ninguem falava em recarga ( mas foi quando me iniciei na recarga ) e a propria CBC só fonecia munição de chunbo ogival e eu até hoje não soube de nenhum caso de acidente com essa munição original de fabrica,mas acredito que com recargas do tipo +p ou +p+ pode dar problema devido ao aumento de recuo ,porrém nunca fiz este tipo de recarga com ponta de chumbo por causa do chumbamento devido a alta velocidade .Quando eu ,recaregava com estas cargas só usava pontas jaquetas planas proprias para o 357 magnum
Se a puma conseguir disparar uma munição no tudo de alimentação deficilmente o atirador vai sobrar para contar a história.
Até onde eu conheço, o projeto da Puma, (o mecanismo), que báscula a munição para a câmara, foi feito para usar ponta ogival... Outro tipo de ponta, costuma enroscar no momento da troca....
o babaca inventando a roda!!! 🤦🤦🤦 só dá para usar munição ogival. ponta oca trava. concordo com vc!!!
bacana*
Amigo, tenho uma 357 20 polegadas. Esse equipamento é espetacular. Ela dispõe de um mecanismo que não vejo ninguém comentar como efetivo. A trava do cão. Vc puxa o cão a retaguarda e ele trava o gatilho na metade do percurso. Para desfazer, vc precisa puxar o cão pra trás. Eu uso esse método.
Um abraço e parabéns pelo seu trabalho.
TB uso, e perfeito
Samuel eu tive uma carabina .38 legalizada e não aconteceu , porém na hora das manobras de alimentar a arma uma das munições estava com a espoleta marcada ,,, detalhes a mola do tubo estáva cansada eu já tinha comprado a carabina usada ,,,, troquei a mola ,,,,,,só notei porque eu tive que retirar as munições do tubo , graças a Deus nada de anormal
Do Puma só tenho uma coisa a falar. Só me deu alegrias , medalhas e campeonatos. ❤
Pessoa física pode comprar uma puma?
Interessantes essas dicas, sobretudo a orientação sobre não usar projéteis pontiagudos.
Entretanto, posso dizer que nunca tive problemas com as pontas de chumbo originais de fabrica da cbc, as quais são bem arredondadas e , confesso que nunca ouvi falar de nenhum acidente com esse tipo de projétil.
Competi em algumas modalidades e atirei com essa arma durante trinta e cinco anos, sem observar qualquer tipo de acidente com atiradores, salvo, pelo fato de ter visto um único caso de um disparo acidental, quando um atirador inexperiente, tentou baixar o "cão" da arma, após desistir de efetuar um tiro.
Acho a puma uma excelente arma para defesa, sobretudo, o modelo com cano de 20 polegadas.
Para quem precisa fazer o manejo do javali, dependendo do calibre e do tipo de munição empregada, pode ser uma ótima opção .
É uma arma simples, robusta e versátil.
Em outras palavras, uma arma sem frescuras, ideal para os verdadeiros aventureiros e homens do campo e boa para manejo de javalis, em especial, em áreas de bosques e florestas, onde as distâncias de tiro não são exageradamente grandes.
Nessa situação, típica do que ocorre em boa parte das caçadas dessa espécie invasora nas regiões rurais do nosso País, os modelos de cano menor podem ser manobrados com mais facilidade entre as árvores, principalmente, quando há a necessidade de se deter um ataque de um animal enfurecido.
Sendo usada de forma correta e com a finalidade certa, pode ser mesmo uma ótima opção para quem queira adquirir uma arma.
A prova disso, é que desde os meados do século 19 que armas desse tipo são fabricadas por diversos fabricantes e ainda não caíram de moda, sobretudo nos EUA, Canadá, Brasil, etc.
Show muito feliz esperando a minha 357 20' chegar, uma dica que eu dou é que se for pra usar uma puma pra manejo optar pela de 20 polegadas já que vai ser carregada por bastante tempo já que a de 24 polegadas é um pouco mais pesada e no meio do mato talvez possa enroscar mesmo, minha opinião,mas gosto é gosto, só acho que deveria ter 20 polegadas com o cano octogonal aí sim ficaria top, parabéns pelo vídeo e já aprendi as dicas também
Estou só esperando meu CRAF!
Samuel... Acho importante a dica de evitar disparos a seco nesta plataforma.... Tive problemas de quebra de percutor 2x tive que mandar para a fabrica para reparo e na segunda vez o supervisor técnico da CBC entrou em contato sugerindo que este tenha sido o problema de quebra. Realmente parei de treinar a seco com ela e não tive mais este tipo de problema. ABS
Boa noite. tenho a de 20 polegadas e estou muito satisfeito com o desempenho dela. excelente vídeo. 👍🏻💪👏🏻👏🏻👏🏻
Tenho uma igual essa do vídeo q uso p caça. Acho a mira original mto boa. Com visada rápida. Um acessório quase obrigatório nesta arma é uma boa bandoleira. É pesada p andar com ela... Acho excelente!!
Olá amigo pro javali até qual a distância da pra atirar
@@ricardopv16 cara essa arma com uma boa prática, acerta a 150, 200 metros fácil, mas acertar um animal que muitas vezes é caçado no início da noite pra frente, creio que 50m seja o máximo, ainda mais com a mira que é ruim de visada de noite, o ideal seria a substituição do aparelho de pontaria.
As Pumas calibre 38 que usam munição ogival comum nunca vi acontece isso! Tive uma nunca tive problemas...
Tudo é possível ! Mas já atiro com carabina puma. .38 com munição de fabrica e recarregada +P / +P+ em configuração ogival de chumbo a uns 20 anos e nunca vi uma explosão do tubo carregador por acionamento em série das munições. massssss
Boa noite amigo!
Concordo plenamente...
Pra falar a verdade nem sabia que poderia ter uma explosão em sequência dentro do tubo alimentador.
Já ouviu aqueles ditados que seguro morreu de velho e cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém? Então. Numa dessas da vida num stand a gente pega arma de colega pra comparar, como se faz com uma moto e se pede pra dar uma volta na de um amigo de igual modelo pra comparar com a sua e sanar possíveis vícios de operação, como um manete mais duro, conduzir meio de lado porque o quadro esta desalinhado, suspensão se comportando diferente, essas coisas, e por conta do costume com nosso equipamento acaba se expondo a risco com equipamento cuja manutenção não é conhecida. Aconteceu aqui na cidade uma vez e deu problema pro clube de tiro.
Embora esse vídeo tenha sido mais de um ano, resolvi comentar. Sempre admirei as armas longas, e vi apenas uma vez um pequenino rifle de repetição manual calibre 22, muito antigo. Esse tipo, era municiado por acionamento de uma alavanca. Gostaria que, se possível, se existir outros modelos, você fizesse vídeos mostrando. Obrigado por sua dedicação e profissionalismo nos seus vídeos.
Sobre a munição ogival: Não há absolutamente nenhum risco em utilizar municiando tiro a tiro, caso desejem fazer tiros longos. o que desbanca a afirmação de que em tiros de 200-300 metros não tem agrupamento bom. Não é o calibre, mas o projétil em sí (vulgarmente ponta) Utilizando munições 357 jaquetadas, ogivais, municiando tiro a tiro, você vai ter tiros bem precisos nessa distância.
Agora, obviamente com munição ponta oca não vai haver precisão na distância porque o projétil não foi feito pra distância, mas para dano aumentado.
É super importante para um atirador conhecer a munição, tanto quanto a arma.
O problema são as pontas pontiagudas, as ogivais não tem problema não... Só olhar os rifles lever action americanos nos calibres 30-30 winchester e 30-06 springfield são usadas as pontas arredondadas ao invés de pontudas (pontudas usadas em rifles de ferrolho e arredondadas em lever action)
E a Black Mamba? Vc acha que tem risco?
@@jeaantunes acredito que não, pois mesmo que seja afunilada, ela não é de fato pontiaguda
Tem um canal que testou no youtube, todas com ponta, e não aconteceu nada, bateram na arma até a arma quebrar, atiraram na arma, martelaram, mas nenhuma no tubo deu fogo. pode procurar na internet, é quase impossível ativar a espoleta até pq a mola, por mais que esteja comprimida, amortece e estourar a espoleta não é tão fácil. Mas é um costume antigo, é pela mesma razão que vc não escuta rádio a pila na banheira, vc sabe que não vai morrer, mas é melhor evitar
Pois é. Será que na época que a Winchester lançou o projeto existia projetil de ponta plana?
eu concordava até 2021, onde peguei alguns lotes de espoleta extremamente mal feitos. expliquei melhor no texto publicado no comentário fixado no topo, abraço!!
Ola Samuel, 4 coisas corretas porem ela agrupa mais que um 22 lr, com munição recarregada para precisão, pode até comprar com cz 455 em 22lr que a 100/150/200mts a carabina agrupa mais, com 13.5 Gr de pólvora 220, projétil semi enjaquetado da CBC, pesados e medidos p melhorar a precisão, agrupa a 100mts meio moa , colocamos luneta shot dot de 1-6 com trilho, fica ótima, pode testar, até te empresto a minha p fazer o Review. Abraço
Ainda que com pouquíssima experiência prática com plataformas 'Lever Actions', estas são, lado-a-lado com o COLT NAVY 1851 e o COLT PEACEMAKER, as que mais me encantam!
Sem dúvida, minha mais prazerosa experiência no Tiro, foi graças a uma desta PUMA do vídeo.
Em minha família existem dois exemplares WINCHESTER originais; uma Mod 1892 (Trapper 14" (rara)) produzida em 1907, e uma Mod 1873 (Papo Amarelo) cano Octogonal, produzida em 1911; ambas 44-40!... simplesmente LINDAS; belezas particularmente ressaltadas por suas "marcas do tempo"!
Ainda não possuo MEU exemplar de LEVER ACTION, mas admito ter, como "SONHO", uma irmã desta que apresentou!
São absolutamente PRIMOROSAS as PUMAs!
Agradeço pelo vídeo e pelas inestimáveis dicas de manuseio da plataforma!
Grande abraço!!
Tenho uma igual à do vídeo. Arma muito boa: simples, precisa, relativamente acessível. Falta uma bandoleira de fábrica pra facilitar o transporte. Excelentes vídeos, parabéns.
Só faltou dizer que quando se quer desmuniciar uma PUMA com a munição na camara (principalmente durante uma caça ) deve -se tomar muito cuidado,pois se munição não defragada acertar alguem pode machucar ( o problema fica maior nas PUMAS antigas onde não existe o liberador de munição no caregador tubular,tendo que descarregar todas as muinições por acionamento da alavanca)
Essa é a mãe das armas ,um classico
Sempre gostei dos filmes do John Wayne, então atirei com a PUMA no Stand um doce, peito e cabeça e fácil de acertar a empunhadura e firme.
Clássica, confiável, excelente opção para defesa rural 👍.
Parabéns Samuel, por vc abranger didaticamente nossas dúvidas !
Tenho uma puma 38 de 24 polegadas ! Estou muito satisfeito com minha aquisição. Abraços à todos.
Obrigado pelas dicas.
Ela só aceita 38cbc isso?
Tenho uma 1892 ela só aceita bala 38 cbc isso mesmo?
Sou fã número 1, da Carabina Rossi 16 polegadas, tanto no calibre .38Spl ou .3,57Magnum!
Fiz o pedido da minha 357 😉😉um sonho de 30 anos atrás , graças a Deus tô quase realizando
Pediu por onde?
Tenho interesse
Ela é top; errei a de meu pai das antigas fabricadas pelo Amadeo Rossi… teteia a alguns anos atrás após muitos anos de negligência tive oportunidade de limpar ela e díspar com ela … simplesmente top a arma respondeu como deveria… isso é como se nova fosse.
Gostei principalmente da importância de usar o formato correto da munição para evitar que o rifle sozinho. Você poderia falar sobre os diversos tipos de Winchester?
A minha opinião que eu (olho muitos vídeos de Puma) o seu vídeo foi muito esclarecedor. Obrigado Samuel!!
Bom dia ! Uma sugestão; acho que os pré candidatos apoiados pelo PROARMAS tem que ficar mais em evidência nas plataformas tamanha a relevância deste assunto .
Eu consegui encontrar, mas acho que deveriam estar na Vitrine !
Gosto dessas orientações.
Extremamente didático...
Samuel, sinceramente eu já tive "vários" pumas, sempre caçando em mata e NUNCA SEQUER OUVI FALAR NESSA DE DISPARAR NO TUBO rsrsrrs, acho que aí vc viajou legal...
Concordo plenamente contigo. Já devo ter dado mais de 15.000 tiros com minhas 3 puma em caça e tiro esportivo, principalmente duelo 3x7 sempre com ponta ogival.
Winchester se eu fosse comprar seria minha primeira opção, por questões sentimentais.Evidententemente o racional e objetivos, mais a escassez de grana , pesariam bastante. Ótima aula !
Acho que seria legal falar de como é a limpeza e manutenção. O manual não é muito explicativo e a puma não tem desmontagem em 1º escalão, sem ferramentas.
Caro Samuel....eu cresci e envelheçí vendo meu pai atirando com uma Winchester cal. 38 SPL.
E como atirava bem, era sempre na sua"mosca". E em toda sua vida e até hoje nunca ouvi falar sobre esse possível acidente de uma bala detonar outra dentro do tubo carregador. Vc é um mestre no assunto e eu um simples seguidor. Mas acho pouquíssimo provável que isso possa acontecer. Nunca vi ou lí absolutamente nada sobre isso, foi a primeira vez. Não se trata de um possível excesso de zelo?
Forte abraço.
Samuel, sempre trazendo assuntos de extrema importância. Tenho uma em .38SPL e recarrego com pontas ogivais. Será que para o .38 teria algum problema, já que o recuo é menor? obs. tenho a minha há uns 4 anos e nunca tive problemas
Não é lá a segurança pq tu vai ter uma mola comprimida apertando as munições, pode dar merda
O acidente de detonação em cadeia não costuma ocorrer durante o recuo, mas, sim, no momento da manobra da alavanca, quando um cartucho sai do tubo para a mesa transportadora e toda a fileira de cartuchos desloca-se para trás.
@@ericktamberg670 faz sentido porque está sobre pressão da mola
Parabéns, Samuel: execelentes considerações! Tive o prazer de atirar com uma arma desta, e o resultado foi muita precisão a longa distância na silueta metálica.
Ótima Aula, ótima Arma, mas não pretendo comprar uma dessas, para meu uso acho mais interessante armas longas (Semi Automática) tipo escopeta, seria bom se fizesse uma dessas Semi Automática calibre .45 Carregador de 25, ficava porreta
Muito linda essa PUMA. Adquirí uma e estou encantada. O treino é gratificante. Vou acompanhar alguma outra orientação a respeito dela. Obrigado.
Sempre gosto dos seu vídeos
Principalmente de carabinas, na minha infância meu pai tinha duas 44 papo amarelo kkkkkk parabéns
44 papo amarelo na verdade seria o 44-40?
A primeira vez q atirei com essa arma cometi esse erro q ele comentou. Ciclei a arma com o dedo dentro do guarda mata e já voltou disparando. Gatilho muito sensível. Arma deliciosa de usar. É rústica mesmo sendo nova.
Tem + 1: na extração, faz uma pequena rebarba no estojo. Se recarregada a munição e não retirada a rebarba, ela pode enroscar no tudo de depósito. É perigoso pq o operador acha que a arma está descarregada e não está. TEM SEMPRE BASCULAR A ALAVANCA E VER O PLÁSTICO COLORIDO QUE ENCOSTA NA MOLA.
Aconteceu comigo.
Esse projeto é muito bom, essa arma é fantástica, a única divergência que tive do vídeo foi o lance da munição, sim vi o argumento do colt, mas isso está mais relacionado a qualidade da munição, uma munição "boa", se o percusor estiver um pouco menor, muitas não vão funcionar, então é um problema de munição.
Pra mim a falha desse projeto é a mira como foi dito no vídeo, é um aparelho "pouco" intuitivo, a pessoa tem que treinar bastante com esse aparelho, talvez a substituição seja a melhor opção.
Não tinha medo tal João De Santo Cristo, era o que todos diziam quando ele se perdeu...
Poucos irão entender! Kkk
A dele era uma .22
@@rodrigocorrea1891 sim.
Winchester .22
@@guilhermemartinez3346 e nunca brinque com um peixes de ascendente escorpião 🌝
Atirei hoje, achei extremamente difícil de municiar, duro pra caramba, algumas não entravam. Fora isso, a arma é muito boa.
Se eu não me engano, foi anunciafo que a Taurus ria lançar essa plataforma no calibre 30.06,...procede ?
Se sim, como fica a história de enfileirar munição com projéteis pontiagudos no carregador ?
Muito obrigado, Samuel!
Você nos ajuda muito.
Boa noite Samuel fale um pouco sobre os novos calibres para o manejo (caça de javali )nesta plataforma que a CBC vai lançar
@grupo caça caes de agarre faz um pra nós então amigo falando delas !!!!
Linda, paquero com uma Rossi .38SPL cano redondo de 20 polegadas fabricada em 1984, o velho nem vende, nem troca, nem empresta.
Boa dica... Samuel já houve algum relato de disparo acidental no tubo alimentador?
Duvido muito
Nunca ouvi falar sobre isso
no Brasil nunca ouvi falar, até deixei um comentário fixado no topo explicando. Abraço!
Eu presenciei, mas foi com espingarda CBC Pump calibre 12 e o balote Knock Down. Tratava-se de um lote defeituoso desses balotes, onde a ponta ficava mais alta do que a borda do cartucho. O tubo explodiu no acionamento da corrediça. A mola do tubo foi parar depois do alvo...
Acabei de adquirir o 8022 o 7022 e o puma 357 cano inox de 24” porém ainda não fui no clube atirar com nem deles 🤦🏻♂️
Eu tenho uma calibre 38 antiga, munição ponta plana ela dá pane, a rampa não sobe a munição para a camara porq a pura munição que está a frente desce um pouquinho e trava a rampa, com munição ogival ela funciona perfeitamente
as primeiras pumas eram 38 spl ,na época a cbc não fabricava tipos diferentes de munição, tudo ogival, nunca ouvi falar de acidentes!
Pois é, portei a minha na fazenda desde a infância, diversos anos, diversas horas por dia... Levei muito tombo, deixei a arma cair... Não tem nada a ver a munição ogival.
deixei um comentário fixado no topo explicando, abraço!
Pois eu TB me criei com o pai usando munição ogival na puma e nunca deu provlema
@@Giutter essa nova geração do Tiro ..fica procurando história..quem usa realmente no dia a dia e outra história
A minha próxima aquisição. Sem dúvidas. Sempre gostei dessa arma, desde criança, quando assistia filmes do "Velho Oeste" com meu pai.
Por que você nunca menciona o 44.40? Acho um excelente calibre.
Sempre desde a minha 8nfancia acompanho a história americana e leio revistas de faroeste,e essa Winchester auxiliou a conquista da colonização americana. Tenho amigos que tem esse tipo de arma e dizem " tiro dado bico deitado". Uma arma que gostaria de atirar e ter como dono .Qual o peso dessa Winchester? Muito boa explicação.Luiz Carlos . Santo Ângelo RS.
Oi Samuel só uma correção, adoro seu trabalho, mas as orgivais NUNCA vão causar uma detonação, principalmente as não encamisadas, abração!
Nunca diga nunca.
N sei de onde ele tirou isso kk
MEU NOME É KARLOS CENTELHA SOU DE RIBEIRÃO PRETO SP.
SOU UM APAIXONADO EM WINCHESTER .
MAS NO BRASIL .........
MEU SONHO É TER UMA DESSA MESMO QUE SEJA AIRGUN.
PARABÉNS PELO SEU MAGNÍFICO CANAL .
Pode usar munição Ogival sem problema! Portei a minha na fazenda dos meus 7 anos de idade até meus 25 anos. Quase todos os dias, horas e horas por dia, galopando a cavalo, deixando cair... Nunca aconteceu nada... Já a questão do dedo no gatilho realmente!
Valeu!
Samuel, com relação ao calibre 30 30, o que você recomendaria de projéteis?
Desculpe de me meter em sua pergunta que nao se dirige a mim mas a marcondes produz projeteis produzidos expecialmente para a 30 30 peso de 150 grains denominada de "flat point" se nao estou enganado ...eu uso projeteis deles para o .308 sao muito bons bem precisos.
Acho que no Brasil, só a Marcondes mesmo.
Comentários técnicos à parte, essa arma é linda! ❤
Aconteceu comigo recentemente ao atirar com um iniciante. Mesmo alertado sobre o dedo reto e fora do gatilho , ao fazer o movimento de carregar , deu um tiro para cima. Sorte estarmos em na estande de tiro em ambiente controlado fazendo o máximo possível do controle da cano.
Pra acionar a puma recomenda-se quando manobrar coloca os tres dedos na alavanca, indicador na frente manobra depois vem com o dedo no gatilho, se não corre o perigo de disparo.
Arma incrível, o problema é o preço!!
Quanto?
Oloko, tá pouco mais de 6k, zera, na Taurus! Barato demais numa arma tão boa
Paguei 7mil, na 24 polegadas octogonal
Onde eu compro Aqui em sp?
@@danilo-diamanteribeirao774 vi preço num site...
14.900.00 octagonal 24 polegadas .
7.800.00 cano redondo 20 polegadas .
Ambas cromada
Comprei uma usada 10.000.00
Octagonal 24 polegadas!!!
Oi Samuel, ja possui uma arma dessa
So usava munição orgival, nunca tive problema! Na minha região aqui o nome aqui é rifle. Possui na minha pripiedade um rifle 38 era otimo e possui um rifle desse 44 sempre com munição orgival.
Acho incrível, só os preços não ajudam muito.
Boa noite! Poderia me dizer o valor dessa arma. Desde já obrigado!
@@zezitopais965 depende de cada estado, faz o cadastro como atirador no site oficial da Taurus que já vê o valor e formas de pagamento.
Boa tarde Samuel eu tenho uma 24polegadas octagonal mas calibre 38 gosto muito desta plataforma acho linda , muito simples depois que vc acostuma com ela, abraços
Sinceramente não acredito que o tranco pós tiro faça detonar uma munição dentro do tubo carregador.
Já tive essa arma e atirei muito com ela.
Abraço Samuel.
Tb qria saber de onde ele tirou isso ...
Parabéns pelos vídeos curto seu trabalho ; essa será minha 1 aquisição de armas longas a questão não é escolha entre melhor e tal e sim paixão mesmo sou apaixonado por essas carabinas é sonho de infância que pronto com a graça de Deus vou realizar
“Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez.”
@@edufx68 Eu acho que não.
@@edufx68 Tá bom.
Comprei minha puma em 1976. Depois dela parti para as Marlins. São melhores e a colocação de luneta ajuda muito em tiros longos. A ejeção de cartuchos é lateral.
Me expliquem uma coisa: porque algumas carabinas Puma tem esse cano no formato octogonal?
Só uma questão estética
As de 20 polegadas vem com cano redondo , as de 24 vem com o octogonal , questão de estética...
Acho que o cano nesse formato fica mais pesado ...ou seja , dependendo da munição irá ajudar
Aí Sameul, sou fã dessa lendária carabina. Assisti muito bang bang do velho oeste ao som da lendária Carabina!
A primeira coisa que sei é que eu não posso comprar pq vivo numa ditadura miserável e escancarada. Depois de saber disso, perdi o ânimo de saber do resto.
Pode sim. AINDA podemos....Informe-se.
Essa pode zé! Ainda pode
Em termos de imposto, você compra uma arma e paga mais duas para o governo. É proposital, assim limita pelo custo. E o processo de lucença, então... só para quem tem muito $$$$.
Boas dicas! Obrigado, Samuel
Boa noite Samuel eu acho esse rifle dmais muito lindo lembra muito aqueles filmes no velho oeste e parece ser bem pratica pra uso rapido ok .
Dessa arma a que mais gostei foi o modelo .357 Magnum tática, muito bonita com seus 16" de cano. Tem um modelo de trilho que pode colocar em cima da saída do cartucho, assim o cartucho fica com ejeção lateral.
E o outro modelo que mais gostei, foi a semi automática 22 Magnum.
Tenho uma 357 de 20 pol. E mesmo sabendo da posição do dedo esticado acabei efetuando um disparo acidental rumo ao chão. Desde então minha atenção com a segurança redobrou. Nunca mais comentei esse erro.
Pode usar ogival sim... tanto que tem municao propria pra rifle com ponta mais afinada, porem soft point...
@SamuelCout não sei absolutamente nada de arma de fogo, mas em pesquisa na Internet cheguei até seu canal. Gostei de suas explicações sobre esse rifle 22.
Estou pensando em comprar um pq comprei um sítio e estou criando pato e galinhas. Os carcarás e gaviões estão comendo os pintos, preciso matar essas águias 😂😂😂.
Acho que essa arma aí resolve, né! E também vi que é boa para "diversão" fazer alguns tiros em alvo de até 200m.
Qual a documentação para comprar e registrar uma arma dessas???
Armeiro Jose Cassiano faz um mout e prepara para ejeção lateral a Puma, fica top, e faz um prolongador lateral para o cão...
Parabéns, mais uma vez tudo bem colocado e esclarecido.
Tenho marlin 44 e 30.30 , excelentes, tenho tbm a puma 38
Adoro estas armas
Hoje tive uma decepção. Peguei minha 44-40 . Há loja aqui perto da fazenda não tem essa munição pra venda . Isso me pegou de jeito 😃 munição só há 250 km
Faz um vídeo testando a pistola G3 XL e a X ainda não tem nada sobre, comprei hoje a minha e acho que vai ser bem aceita... pois continua sendo uma arma boa para ser velada porém com 1 polegada a mais de cano, trazendo um pouquinho mais de precisão
Nunca vai deflagrar no tubo. Pow Samuel agora tu desceu o nível... você é o melhor do Brasil
Gostei muito da sua informação... Acertei o alvo no centro com a 357 cano curto, revólver... No 3º tiro...😂 ela e muito enconfortável para atirar..
Samuel, a questão do formato do projétil nas Pumas (e similares) me surpreendeu muito! Algum comentário da fabricante CBC, e outros fabricantes das carabinas lever action?
Com toda essa violência, que se encontra em nosso País, é muito necessário que cada cidadão conservador, esteja pranto pra agir ... mesmo porquê bandido bom é bandido morto !
Idéia pra revolucionar o mercado dos caçadores, leva pra Taurus a criação de uma arma na plataforma da cal.12 só que ,357 . O uso seria caçar, desta forma seria uma pegada estilo puma e a plataforma da 12 e mais barata.
Imagina o tanto que iria difundir uma 357 carabina por 4 mil reais
Vc tá falando de uma 357 magnum com pump action?
@@nicolashippolitomota9493 o formato da cal.12 porém atirando 357
@@italloricardo8482 Mas vc tá falando aquele negocio que faz "tchitchi" heheheh, a forma que vc recarrega a munição pro próximo tiro?
@@nicolashippolitomota9493 kkkkkkk a imagem mental que foi foda, sim mano, uma perfeita 12 igual a uma qualquer com alça e massa porém ao invés de cartuchos cal.12 ser cartuchos 357 ogival. Ou seja um cano de diâmetro menor tanto no de recarga quanto de disparo
@@italloricardo8482 ah sim, aquele sistema chama pump action, é o mais comum em calibre 12 mas não é o único. Tem 12 de carregamento manual (1 ou 2 tiros), semiautomática e em formato de fuzil (com carregador destacavel). Esse sistema que vc falou a Taurus lançou uma Rossi, depois procura 22 pump action, mas realmente, sua ideia de uma 357 assim é muito boa.
Sempre usei ponta aguda nunca tive problemas. Não soube de ninguém q teve porém vale o alerta
Eu nunca vi projétil ogival acionar espoleta, até uma hora dessas vou testar, colocar um estojo apenas com espoleta e martelar um projétil ogival em cima pra ver se aciona, tiro acima de 150 com esses calibres de arma curta acho mais sorte que habilidade, mas que a puma é excelente isso nem tem o q falar e o gatilho dela pra deixar com 300g é uma barbada, só não da pra entregar na mão de tonto pq é tiro no pé ou no teto fácil....
Melhor projeto de armas longas de repetição que conheço.
eu ja tive uma munição deflagrada no tambor do revolver , pela ação da inércia, qe detonou com o choque contra a parede traseira atrás do tambor, da mesma forma, contra a ponta da munição anterior, perfeitamente possível com o recuo
Consegui pegar meu 38 , depois de oito meses de espera, agora vou tentar pegar uma dessa .
Gostei de como posicionar os dedos na hora do carregamento. Show 👏👏👏
Kkk.. Samuel, eu infelizmente enfiei o gatilho no dedo na Shotfair.....eita....ficou sangrando um tempo, e eu estava cumprimentando as pessoas com o dedo do gatilho afastado durante o aperto de mãos....kkk..os caras devem ter pensado.."esse sim respeita as regras de segurança"... Kkkk
Uma vantagem que acho é que não precisa obrigatoriamente encostar a bochecha na coronha pra fazer a visada como em alguns rifles e espingardas!