Rev. Lucas eu ia esquecendo quero lembrar que a salvação oferecida hoje não é completa ela vai se cumprir quando Cristo voltar em glória. E a humanidade será toda diferente sem títulos, mas não seremos povo de Deus, seremos filhos de Deus.
Podemos também dividirmos as dispensações na ótica de Paulo em três. Observe sua carta aos Efésios. 1- Mistério (Ef 3.9). 2- Graça (Ef 3.2). 3- Plenitude dos tempos (Ef 1.10). Isto resume toda a história.
Observando o comentário do irmão dispensacionalista , dar se a entender que há três classes de salvos, os que nasceram antes de Abraão, os israelitas que descenderam de Abraão e a igreja que nasceu com a vinda de Jesus.
ZACARIAS 12:10 Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito -Zacarias 12:10
João 11:51 e 52 destrói completamente o dispensacionalismo. Jesus iria morrer não só pela nação mas para Reunir num só corpo os filhos de Deus q andam dispersos
Deus não faz nenhuma aliança incondicional com ninguém, toda a aliança que Deus faz é condicional. Ex:19:5;Jr:31:31-34. A outra parte,tem que cumprir as condições dadas por Deus.(Rm:9:25-33;10:18-23). O dispensacionalismo é uma teologia criada pelo homem. Ensinam arrebatamento secreto,que a Igreja não passará pela grande tribulação, ensinam que haverá salvação depois da segunda vinda de Cristo,e separam Israel da igreja. Jesus só tem uma noiva,só tem um corpo que é a Igreja,(ICo:12:12,13;Jo:10:16;Ef:2:11-16).😢
E Gn:3:15;e Ef:1:4,a Igreja já estava nos planos de Deus antes da fundação do mundo,(IPe:1:18- 20),nao é nenhum "hiato,ou parêntese " na história, Israel com o Tabernáculo,Lei, sacrifícios,festas,só foi dado por causa dos pecados (Gl:3:19 e como sombra dos bens futuros,(Hb:10:1-17),que é a Salvação em Cristo,tanto para judeus,como para gentios,que nascem de novo,(Jo:3;3;At:3:19;). Glória à Deus.😅😊
A Nova Aliança estava em transição no período do NT..o Templo e rituais cerimoniais da Lei mosaica ainda estavam em franca atividades.. A Nova Aliança só se instalou de vez com a destruição de Jerusalém e termino da Antiga Aliança em 70dC
@@juniorteixeira1788 CITA AÍ UMA CONFUSÃO DO DISPENSACIONALISMO. Eu cito confusão do Aliancismo e ma delas é dizer que o Milenio é a Era da igreja. Que matemática é essa onde mil é dois mil? Se você é contratado por dois mil reais e recebe apenas mil você acha o que? Desde quando mil é dois mil?
@@MarcosSouza-el8wv A Aliança é uma, que foi se repetindo e se renovando ao longo das Eras. Mas as Eras são sete. É preciso discernir as Tipologias Biblicas para descobrir que os anos sabáticos, anos setes onde a terra, os homens e animais descansavam - Levitico 25:4, para discernir que os anos sabáticos apontavam para o Milenio onde a terra, os homens e animais estarão em descanso com o filho de Davi, Jesus, reinando no Trono de seu pai, Davi - Lucas 1:32, Atos 15:16, Amós 9:11 e 15, entre outros. O Milenio será a Setima Dispensação e por isso cumprir-se-a o ano sabático com o descanso da terra, dos homens e dos animais. Eis aí a razão pela qual Israel foi levado cativo para a Babilonia, pois não cumpriram o ano sabático.
@@juniorteixeira1788 Quem falou que foi os homens que fizeram as Dispensações? As Dispensações são diferentes Eras e formas de Deus se dispensar aos homens e ao mundo. 1)Na Era da inocência que terminou com o casal sendo expulso do Edem Deus se relacionava de uma forma. 2) Na Era da consciência, imediatamente após o pecado. Ao homem foi dado a respónsabilidade de fugir do mal. 3) A Era do Governo humano que começou com Ninrode. Ali o homem tentou ser independente de Deus e Deus lidou com isso confundindo as linguas. 4) A Dispensação da promessa que começou com o chamado de Abraão. Ali Deus começa a preparar o mundo formando de Abraão uma Nação e um povo especial para introduzir o Messias na humanidade. O divisor de águas estava exposto no chamado de Abraão. 5) Dispensação da Lei. Ali Deus lidou e se dispensou ao povo hebreu através da Lei. 6) Dispensação da Graça. Com o penhor da Graça que foi o sacrficio vicario de Jesus, a Realidade que é Jesus chegou e dissipou a dispensação dos tipos, sombras e figuras da Era da Lei. 7) Dispensação do Milenio. Jesus reinará sobre o Trono de Davi seu pai - Lucas 1:32, Atos 15:16, Amós 9:11 e 15, entre outros. E Israel será celeiro de bênçãos à todos os povos - Zacarias 8:23, 14:16-18. Israel será Titular do Evangelho do Reino Eterno que começará com um Anjo pregando - Apocalipse 14:6. Lembrando que o Evangelho da Graça na dispensação da igreja Anjos não pregam -1ª Pedro 1:12. Se você não entendeu lamento dizer mas você é muito rude. Acredito que você entendeu sim.
Milênio como era da Igreja é algo não apenas do aliancismo. E não é necessário do aliancismo, porque há pré-milenistas e pós-milenistas que não veem assim. Embora isso seja o correto.
Olá, Pr Sezar Chame os pastores Marcus Paixão, Fernando Angelim ou William Teixeira. Eles seguem o Aliancismo Batista Reformado que lida de forma diferente (assim como John Owen) que lida de forma diferente com Jr 31 e Hb 8 quanto a Nova Aliança, vendo claramente 2 pactos, o que difere do aliancismo pedobatista comum (Mainstream de Westminster).
@@mauriciosantos3918 Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio" (Gálatas 3:23-25).
Sou da iead. Acho muito "complicado" quando vc ler a bíblia. O dispensacionalismo clássico é ultrapassado.. o progressivo é mais de acordo com bíblia..
Concordo contigo pastor. As denominações cristãs estão muito confusas. Cada pr de cada denominação prega conforme aprenderam em seus milhões de seminários. Só Jesus Cristo para nos salvar das ideologias não ortodoxas. Mariana! Ora vem Senhor Jesus!
O dispensacionalismo é tao confuso que o proprio pastor intitulado Dr. se perde totalmente, imagina entao os irmãos que frequentam a igreja e q nada entendem. Há uma semelhanca com o que fazia a igreja católica ao afastar os cristãos das verdades das escrituras. O dispensacionalismo vem fazendo o mesmo, confundindo a mente do povo. Lamentável...
EVANGELHO DA GRAÇA E EVANGELHO DO REINO São as mesmas coisa. Evangelho da graça relacionado com a morte de Jesus pelos nossos pecados para que todo aquele que crê seja salvo. Evangelho do reino haver com o senhorio, governo de Cristo. É a mesma coisa!
Mais e claro que a uma diferença Muito Grande. Entre Israel e Igreja. O dispesacionalistas Clássico é Bíblico. Os reformados estão muito desinformado. ( não diga que Israel e Igreja é a mesma coisa nunca foi nem será. Muito falta de interpretação bíblica e teológica. )
Uma das maiores heresias do dispensacionalismo é dizer que a igreja nasceu em atos 2, eles não levam em consideração a profecia de AMÓS 9 onde Deus por meio de jesus iria levantar e não fundar o tabernáculo de davi que estava caído e iria restaurar e reparar as suas ruínas! Ficam criando ideias pra poder vender livros.
A Igreja foi fundada por Jesus Cristo e não pelos profetas. Os profetas profetizaram debaixo da Lei de Moisés, a Igreja foi fundada pelo Deus encarnado aos 33 anos e meio de vida.
@@adalbertojosepimentel7696 claro que não varão, isso é um conceito teológico que inventaram pra desvincular a igreja de israel. Uma das promessas que jesus cumpriu foi levantar o tabernáculo caído de davi e reparar as suas ruínas e reedifica-los novamente como nos tempos da antiguidade. Jesus veio fazer a vontade do Pai varão. Pode ler e reler atos 2 que não tem nada dizendo que a igreja nasceu naquela ocasião
Eu não sou dispensacionalista, estou estudando ainda, mas não faz sentido o que vc disse, porque mesmo que o aliancismo esteja certo, a igreja n existia na época dessa profecia, por isso se trata de uma "profecia" .
@@Isaiasmello3631 Se é que tendes ouvido a DISPENSAÇÃO DA GRAÇA DE DEUS, que para convosco me foi dada -Efésios 3:2 ¹⁰ De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, NA DISPENSAÇÃO DA PLENITUDE DOS TEMPOS, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra - Efésios 1:10 ²⁵ Da qual eu estou feito ministro segundo A DISPENSAÇÃO DE DEUS, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus - Colossenses 1:25. AS DISPENSAÇÕES SÃO CLARAS NA BIBLIA, mas só descobre quem examina. Paulo deixou claro que estamos NA DISPENSAÇÃO DA GRAÇA cujo penhor é a cruz, o sacrficio vicário de Jesus. No passado as pessoas eram salvas por esse penhor que se cumpriria, e cumpriu no futuro. Se você descobrir as Tipologias Biblicas vai descobrir que os anos saabáticos, ou seja de sete em sete anos, será uma Era onde a terra, os hmens e ani ais descansam e os Profetas falaram desse descanso no Milenio. Tem que conhecerr os Profetas. Se você não conhece os Profetas então não sabe de nada. Meu irmão, a revelação da profundidade Biblica é só para os que examinam profundamente.
@@Isaiasmello3631 Preteristas só são valentes quando falam sozinhos. Mas basta alguém confrontar vocês para saber que preterista não sabe de nada. Quer ir para um debate agora? Já vou te falar o resultado, você vai escorregar do debate igual a bagre ensaboado. Não dá outrs, os preteristas não resistem ao debate. Podemos debater? Lá vai a primeira pergunta: 1) Em Atos 1:11 diz que todos em Israel vai ver Jesus voltando assim como viram Ele subir. Em Apocalipse 1:7 diz que quando Jesus voltar todo olho o verá. Pergunto, quem viu Jesus voltando no ano 70 depois de Cristo? 2) Zacarias 14:4 diz que ao voltar Jesus coloca os pés no Monte das Oliveiras e o Monte se fendirá ao meio, e um vale muito grande se instalará ali, uma parte vai para o norte e outra para o sul. Por acaso isso aconteceu no ano 70?
Quero deixar registrado aqui que o rev. Lucas está confundindo, ou misturando, irmão pastor perdão mas, precisamos distinguir devido aos propósitos ou missão de Cristo, quando o senhor diz que Deus resolveu não dar oportunidade para a humanidade se consertar ou acertar, fica implícito que Deus é um ditador, ou seja, vai ser do meu jeito agora, é a Bíblia não diz isso. Temos que voltar na história, o Messias foi prometido, mas o Cristo não foi prometido. Entenda que Cristo com solução só existe na vontade de Deus. Outra coisa cristãos só existe Depois da RESSURREIÇÃO, mesmo quem foi perdoado, salvo, não é em Cristo, ainda é na velha ALIANÇA. É preciso fazer exegese profunda.
Uma é a velha aliança que foi finalizada em Cristo! Apostolo Paulo disse que o "o fim da lei é Cristo" A biblia em todas as Versões usa a PALAVRA NOVA ALIANÇA NOVO PACTO (sacrificio eterno de Cristo) Hebreus 8:7-10 NVI [7] Pois, SE aquela PRIMEIRA ALIANÇA fosse perfeita, NÃO seria necessário PROCURAR LUGAR PARA OUTRA. [8] Deus, PORÉM, achou o POVO em FALTA (não conseguiam cumprir toda a lei ) e disse: “ESTÃO CHEGANDO OS DIAS, declara o Senhor, quando FAREI UMA NOVA ALIANÇA(cumpriu com a morte e RESSUREIÇÃO de Jesus) com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. [9] NÃO SERÁ COMO a ALIANÇA que FIZ com os seus antepassados, quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles NÃO PERMANECERAM FIÉIS à MINHA ALIANÇA(velha aliança), eu me afastei deles”, diz o Senhor. [10] “ESTA É a ALIANÇA que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei MINHAS LEIS em sua MENTE e as ESCREVEREI em seu CORAÇÃO (o Espirito santo é a nova lei do Espírito e da vida que faz parte dos filhos de Deus). Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. [13] Chamando “NOVA ” essa ALIANÇA, ele TORNOU ANTIQUADA a PRIMEIRA; e o que se torna ANTIQUADO e envelhecido está a ponto de DESAPARECER."
O sistema teológico dispensacionalista é o correto, ele é baseado na interpretação histórico gramatical literal das Sagradas Escrituras observando as diferenças das promessas para Israel e Igreja, essa é a forma correta de interpretar.
É baseado nos delírios de alguém que rejeita a sã doutrina. Nesse sistema dispensacionalista estam contidas todas as heresias possíveis, baseadas em vãs filosofias e doutrinas inventadas por homens totalmente desprovido do espírito santo!
E desde quando existe promessa para nós cristãos fora de israel,em romanos 9 paulo é bem enfático em dizer que "são israelitas, são deles as promessas, o culto, o messias, a herança! Só participamos das promessas se permanecermos na oliveira, porém se vivermos fora da oliveira que fique sabendo, não existe promessa pra zambujeiro!
@@tiagosantos1003 Por que os judeus, como nação, rejeitam Jesus Cristo até hoje? Vc sabia que Zacarias ensina que só 1/3 dos judeus serão salvos? E que 2/3 serão mortos por causa da dureza de coração. Eu sei que eles são a videira, mas somente os que se encurvam a Jesus Cristo de Nazaré, o Deus encarnado para salvar o mundo inteiro. Por que a Graça será quebrada, Aliança feita por Deus com todos os povos. Leia Zacarias Capitulo 11, e vê se eu estou mentindo.
Then, Todos os tipos primários de Aliancismo são baseados no sistema de interpretação histórico-gramatical, literal. O Aliancismo Batista, Oweniano, Luterano e de Cameron também observam diferenciações entre Israel e a Igreja.
Apenas o Dispensacionalismo tem respostas conclusivas para todas as perguntas Biblicas. O restante só faz uma salada mista da Biblia e provoca cada vez mais pergutas em cima de perguntas.
Somente jesus tem as respostas corretas para suas dúvidas, "os que confiam no senhor não serão confundidos", não deposite tua confiança no homem não pois o homem se corrompe. Em 1 João 2:27 diz que não há necessidade de que ninguém vos ensine. "Porque nele estam contidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento"!
@@tiagosantos1003 O que tem a ver seu comentário com o Dispensacionalismo ou Não Dispensacionalismo? É claro que as respostas a todas s perguntas é a Biblia que responde, mas tem que examinar, refletir, questionar, analisar. Sim ou não?
@@DINORATHEREZINHA minha irmã boa noite. O dispensacionalismo é uma invenção de homens, é um conjunto de regras que visam estabelecer e organizar a forma de se examinar as escrituras. Isso é o que paulo chama de ergonomia no grego,essa palavra foi traduzida por "obras da lei". É por isso que ele afirma que os que são das obras da lei(ergonomia)estam debaixo de maldição! Se nós apresentamos outro cunjunto regras além das escrituras, alem da lei de cristo nós estamos debaixo de maldição pois a lei de cristo é suficiente para salvar-nos, se nós acrescentamos qualquer outra coisa então os ensinamentos de cristo são insuficientes e caimos no erro
A igreja nasceu em atos 2, cadê uma referência bíblica falando de igreja no Velho testamento? Agora tem muitos reformados etc desinformado. fica falando Eresia.
Essas 7 dispensações não é bíblico de modo algum, só confunde a ortodoxia da sã doutrina. Bíblico é somente a administração da graça de Deus sobre os gentios por meio de jesus cristo, a qual Deus fez de paulo o administrador dessa graça e nenhum outro. Tenho absoluta certeza que essas 7 dispensações não foram reveladas para j n darbi como foi para paulo,mas é fruto da lógica humana, "e a profecia jamais teve origem na vontade humana,mas homens Santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo"!
@@dilaehugo6619 paz do Senhor varão mas eu não preciso da invenção de JND pra poder examinar as escrituras corretamente, ja tenho o que preciso, tenho a torah, tenho os profetas,a doutrina dos apóstolos e dos profetas, tenho os evangelhos, tenho as cartas de paulo e o melhor de tudo os ensinamentos do meu mestre Jesus o maior rabino que está terra já viu, seus ensinos são mais valiosos que pedras preciosas, o mestre dos mestres! "Porque nele estam contidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento!
O dispensacionalismo é a metodologia mais fácil para se compreender o estudo sistemático da Bíblia, do começo ao fim do mundo. Inocência, Consciência, Governo humano, patriarcal, lei, Graça (Grande Tribulação) e por fim milênio. Juízo final, Lago de fogo, Novos céus e nova terra, Nova Jerusalém,, e por fim Estado eterno ou eternidade.
Gogue e MAGOGUE estão incluídos na última dispensação. Será a última guerra mundial. Satanás será solto para enganar as nações da terra, conforme o salmo 2. Então todos os homens morrerão. Não ficarão na terra nenhum descendente humano como ficou no dilúvio. O juízo final será no céu. Enquanto isto a terra está sendo reciclada pelo fogo, como ensina 2 Pedro 3.10. Então os remidos de todas as eras viverão na nova terra que é herança de Jesus Cristo. E viveremos eternamente com o Senhor.
Dispensacionalismo clássico é ultrapassado! Uma "eterna" dualismo. Celestial e terrena . Igreja e Israel. Reino de Deus e reino dos Céus. Jesus é rei somente do judeus e senhor da igreja. Ou seja , ultrapassado! É por que existe o Revisado e o progressivo.
@@joaopaulodasilvacruz5100 A paz de Cristo! Reino de Deus e Reino dos céus são a mesma coisa. Quem escreveu Reino dos céus foi Mateus, porque era judeu, e o judeu não pode falar ou escrever o nome de Deus (Yhvh). E quem escreveu Reino de Deus foi Lucas, porque para os gentios não há problema cultural ou religioso escrever ou falar o nome de Jeová (YHVH). Então a sua conclusão não está correta.
O dispensacionalismo tira do servo de Deus a responsabilidade de guardar os mandamentos de Deus alegando que a graça substitui a lei, isso é engodo e doutrinas de demônios! "os que são da ergonomia(obras da lei)estão debaixo de maldição"!
@@dilaehugo6619 me prova que eu não sei o que digo. Por acaso foi por revelação ou foi por construção teológica que essas 7 dispensações foram elaboradas?
@@adalbertojosepimentel7696 meu querido o sábado é a maior prova de santificação, e a maior honra que nós como filhos e servos de Deus poderiamos dar ao nosso pai que está nos céus
@@adalbertojosepimentel7696 qual é o pai que não espera ser lembrado pelo filho no dia de seu aniversário, e nós, como temos honrado nosso pai, negligenciando o dia do senhor, tornando comum aquilo ele santificou
Recomendo também um debate entre o aliancsimo Batista e o aliancismo presbiteriano
É interessante expandir
UP!
E aprofundar maism
Envilver esse assunto da influência maçônica na IPB e o pessoal da IPI e suas diferenças.
Rev. Lucas eu ia esquecendo quero lembrar que a salvação oferecida hoje não é completa ela vai se cumprir quando Cristo voltar em glória. E a humanidade será toda diferente sem títulos, mas não seremos povo de Deus, seremos filhos de Deus.
Como sempre um debate maravilhoso,pastores super educados e sabios em suas colocações,pastor cezar super admiro..
No Éden Deus já tinha determinado que Jesus Cristo iria resolver o problema da queda, Ele não ficou tentando até não ter outra opção.
Mas Deus não criou o homem para pecar. Pois Deus odeia por natureza o pecado.
Isso é qualquer coisa, menos dispensacionalismo.
O milênio é simbólico. Amém
Rev. Lucas Gálatas é justamente a chave 6:16, irmão o texto diz que deixa de existir Nação e se tona Igreja, no caso a igreja é formada de Filhos.
Podemos também dividirmos as dispensações na ótica de Paulo em três.
Observe sua carta aos Efésios.
1- Mistério (Ef 3.9).
2- Graça (Ef 3.2).
3- Plenitude dos tempos (Ef 1.10).
Isto resume toda a história.
Acabei de pender para o aliancismo
Não esqueça que é mesma coisa como trocar de óculos.
@@antoniovaldir5466 sempre
Observando o comentário do irmão dispensacionalista , dar se a entender que há três classes de salvos, os que nasceram antes de Abraão, os israelitas que descenderam de Abraão e a igreja que nasceu com a vinda de Jesus.
ZACARIAS 12:10 Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito -Zacarias 12:10
João 11:51 e 52 destrói completamente o dispensacionalismo. Jesus iria morrer não só pela nação mas para Reunir num só corpo os filhos de Deus q andam dispersos
destrói tuas ventas kkk
Deus não faz nenhuma aliança incondicional com ninguém, toda a aliança que Deus faz é condicional. Ex:19:5;Jr:31:31-34. A outra parte,tem que cumprir as condições dadas por Deus.(Rm:9:25-33;10:18-23). O dispensacionalismo é uma teologia criada pelo homem. Ensinam arrebatamento secreto,que a Igreja não passará pela grande tribulação, ensinam que haverá salvação depois da segunda vinda de Cristo,e separam Israel da igreja. Jesus só tem uma noiva,só tem um corpo que é a Igreja,(ICo:12:12,13;Jo:10:16;Ef:2:11-16).😢
E Gn:3:15;e Ef:1:4,a Igreja já estava nos planos de Deus antes da fundação do mundo,(IPe:1:18- 20),nao é nenhum "hiato,ou parêntese " na história, Israel com o Tabernáculo,Lei, sacrifícios,festas,só foi dado por causa dos pecados (Gl:3:19 e como sombra dos bens futuros,(Hb:10:1-17),que é a Salvação em Cristo,tanto para judeus,como para gentios,que nascem de novo,(Jo:3;3;At:3:19;). Glória à Deus.😅😊
Dispensacionalismo é uma maneira simples não simplória de entender o enigmático
A Nova Aliança estava em transição no período do NT..o Templo e rituais cerimoniais da Lei mosaica ainda estavam em franca atividades..
A Nova Aliança só se instalou de vez com a destruição de Jerusalém e termino da Antiga Aliança em 70dC
@@sentry4654 Qual é a base bíblica da sua afirmação? Então Deus só começou a perdoar, purificar e habitar depois do ano 70 d.c? E o relato de atos 2?
Se o Dispensacionalismo não existe, então tudo é uma bagunça. Deus não trabalha na bagunça.
@@juniorteixeira1788 CITA AÍ UMA CONFUSÃO DO DISPENSACIONALISMO. Eu cito confusão do Aliancismo e ma delas é dizer que o Milenio é a Era da igreja. Que matemática é essa onde mil é dois mil? Se você é contratado por dois mil reais e recebe apenas mil você acha o que? Desde quando mil é dois mil?
@@MarcosSouza-el8wv A Aliança é uma, que foi se repetindo e se renovando ao longo das Eras. Mas as Eras são sete. É preciso discernir as Tipologias Biblicas para descobrir que os anos sabáticos, anos setes onde a terra, os homens e animais descansavam - Levitico 25:4, para discernir que os anos sabáticos apontavam para o Milenio onde a terra, os homens e animais estarão em descanso com o filho de Davi, Jesus, reinando no Trono de seu pai, Davi - Lucas 1:32, Atos 15:16, Amós 9:11 e 15, entre outros. O Milenio será a Setima Dispensação e por isso cumprir-se-a o ano sabático com o descanso da terra, dos homens e dos animais.
Eis aí a razão pela qual Israel foi levado cativo para a Babilonia, pois não cumpriram o ano sabático.
@@juniorteixeira1788 Quem falou que foi os homens que fizeram as Dispensações? As Dispensações são diferentes Eras e formas de Deus se dispensar aos homens e ao mundo.
1)Na Era da inocência que terminou com o casal sendo expulso do Edem Deus se relacionava de uma forma.
2) Na Era da consciência, imediatamente após o pecado. Ao homem foi dado a respónsabilidade de fugir do mal.
3) A Era do Governo humano que começou com Ninrode. Ali o homem tentou ser independente de Deus e Deus lidou com isso confundindo as linguas.
4) A Dispensação da promessa que começou com o chamado de Abraão. Ali Deus começa a preparar o mundo formando de Abraão uma Nação e um povo especial para introduzir o Messias na humanidade. O divisor de águas estava exposto no chamado de Abraão.
5) Dispensação da Lei. Ali Deus lidou e se dispensou ao povo hebreu através da Lei.
6) Dispensação da Graça. Com o penhor da Graça que foi o sacrficio vicario de Jesus, a Realidade que é Jesus chegou e dissipou a dispensação dos tipos, sombras e figuras da Era da Lei.
7) Dispensação do Milenio. Jesus reinará sobre o Trono de Davi seu pai - Lucas 1:32, Atos 15:16, Amós 9:11 e 15, entre outros. E Israel será celeiro de bênçãos à todos os povos - Zacarias 8:23, 14:16-18. Israel será Titular do Evangelho do Reino Eterno que começará com um Anjo pregando - Apocalipse 14:6. Lembrando que o Evangelho da Graça na dispensação da igreja Anjos não pregam -1ª Pedro 1:12.
Se você não entendeu lamento dizer mas você é muito rude. Acredito que você entendeu sim.
Mas nunca existiu, foi criado recentemente por John Nelson Darby em 1.800, pô acreditar nisso
Milênio como era da Igreja é algo não apenas do aliancismo. E não é necessário do aliancismo, porque há pré-milenistas e pós-milenistas que não veem assim.
Embora isso seja o correto.
Se o Israel hj vem do mesmo povo hebreu sob promessas logo a Lei ainda estaria em vigor e Cristo morreu debalde.
Olá, Pr Sezar
Chame os pastores Marcus Paixão, Fernando Angelim ou William Teixeira.
Eles seguem o Aliancismo Batista Reformado que lida de forma diferente (assim como John Owen) que lida de forma diferente com Jr 31 e Hb 8 quanto a Nova Aliança, vendo claramente 2 pactos, o que difere do aliancismo pedobatista comum (Mainstream de Westminster).
Paulo diz que a antiga Aliança foi um Aio que conduziu Israel para Cristo e não nós igreja....
Nada vê,
@@mauriciosantos3918
Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio" (Gálatas 3:23-25).
@@mauriciosantos3918 "Serviu"....
O Aliancismo Batista, Oweniano e Luterano também observam assim...
AS 7 DISPENSAÇÕES APENAS DIVIDE OS TEMPOS DETALHADOS,PARA SER DE MELHOR ENTENDIMENTO,NÃO É UM MÉTODO RUIM,FÁCIL DE ENTENDER,DEUS ABENÇOE À TODOS...
Pode me informar de onde veio e como e quando surgiu
Sou da iead. Acho muito "complicado" quando vc ler a bíblia. O dispensacionalismo clássico é ultrapassado.. o progressivo é mais de acordo com bíblia..
Concordo contigo pastor. As denominações cristãs estão muito confusas. Cada pr de cada denominação prega conforme aprenderam em seus milhões de seminários. Só Jesus Cristo para nos salvar das ideologias não ortodoxas. Mariana! Ora vem Senhor Jesus!
@@adalbertojosepimentel7696MARIANA? OXI KKKKKK
O irmão Lucas não sabe o que quer defender, acaba querendo agradar a todos...
dispensanacionalismo é um sistema tão complexo, que nem tem um censo comum entre quem acredita dessa forma.
O dispensacionalismo é tao confuso que o proprio pastor intitulado Dr. se perde totalmente, imagina entao os irmãos que frequentam a igreja e q nada entendem. Há uma semelhanca com o que fazia a igreja católica ao afastar os cristãos das verdades das escrituras. O dispensacionalismo vem fazendo o mesmo, confundindo a mente do povo. Lamentável...
EVANGELHO DA GRAÇA E EVANGELHO DO REINO São as mesmas coisa.
Evangelho da graça relacionado com a morte de Jesus pelos nossos pecados para que todo aquele que crê seja salvo.
Evangelho do reino haver com o senhorio, governo de Cristo.
É a mesma coisa!
Ah! Nem! O Pastor Edimar deixou o debate morno. Não teve ousadia, nem convicção. Que pena!
Mais e claro que a uma diferença Muito Grande. Entre Israel e Igreja. O dispesacionalistas Clássico é Bíblico. Os reformados estão muito desinformado. ( não diga que Israel e Igreja é a mesma coisa nunca foi nem será. Muito falta de interpretação bíblica e teológica. )
Uma das maiores heresias do dispensacionalismo é dizer que a igreja nasceu em atos 2, eles não levam em consideração a profecia de AMÓS 9 onde Deus por meio de jesus iria levantar e não fundar o tabernáculo de davi que estava caído e iria restaurar e reparar as suas ruínas! Ficam criando ideias pra poder vender livros.
A Igreja foi fundada por Jesus Cristo e não pelos profetas. Os profetas profetizaram debaixo da Lei de Moisés, a Igreja foi fundada pelo Deus encarnado aos 33 anos e meio de vida.
@@adalbertojosepimentel7696 claro que não varão, isso é um conceito teológico que inventaram pra desvincular a igreja de israel. Uma das promessas que jesus cumpriu foi levantar o tabernáculo caído de davi e reparar as suas ruínas e reedifica-los novamente como nos tempos da antiguidade. Jesus veio fazer a vontade do Pai varão. Pode ler e reler atos 2 que não tem nada dizendo que a igreja nasceu naquela ocasião
@@adalbertojosepimentel7696Em ATOS 7:38 estevão vai dizer que a eclesia/igreja esteve no deserto, foi lá que ela nasceu!
Eu não sou dispensacionalista, estou estudando ainda, mas não faz sentido o que vc disse, porque mesmo que o aliancismo esteja certo, a igreja n existia na época dessa profecia, por isso se trata de uma "profecia" .
Cristo é o cabeça da igreja, se existisse igreja no antigo testamento seria uma igreja sem cabeça
Em todas as Dispensações Deus estende o período um pouco mais e isso acontecerá com a Sétima Dispensação cuja metáfora eram os anos sabáticos.
@@Isaiasmello3631 Se é que tendes ouvido a DISPENSAÇÃO DA GRAÇA DE DEUS, que para convosco me foi dada -Efésios 3:2
¹⁰ De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, NA DISPENSAÇÃO DA PLENITUDE DOS TEMPOS, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra - Efésios 1:10
²⁵ Da qual eu estou feito ministro segundo A DISPENSAÇÃO DE DEUS, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus - Colossenses 1:25.
AS DISPENSAÇÕES SÃO CLARAS NA BIBLIA, mas só descobre quem examina. Paulo deixou claro que estamos NA DISPENSAÇÃO DA GRAÇA cujo penhor é a cruz, o sacrficio vicário de Jesus. No passado as pessoas eram salvas por esse penhor que se cumpriria, e cumpriu no futuro.
Se você descobrir as Tipologias Biblicas vai descobrir que os anos saabáticos, ou seja de sete em sete anos, será uma Era onde a terra, os hmens e ani ais descansam e os Profetas falaram desse descanso no Milenio. Tem que conhecerr os Profetas. Se você não conhece os Profetas então não sabe de nada.
Meu irmão, a revelação da profundidade Biblica é só para os que examinam profundamente.
@@Isaiasmello3631 Preteristas só são valentes quando falam sozinhos. Mas basta alguém confrontar vocês para saber que preterista não sabe de nada. Quer ir para um debate agora? Já vou te falar o resultado, você vai escorregar do debate igual a bagre ensaboado. Não dá outrs, os preteristas não resistem ao debate. Podemos debater? Lá vai a primeira pergunta:
1) Em Atos 1:11 diz que todos em Israel vai ver Jesus voltando assim como viram Ele subir. Em Apocalipse 1:7 diz que quando Jesus voltar todo olho o verá. Pergunto, quem viu Jesus voltando no ano 70 depois de Cristo?
2) Zacarias 14:4 diz que ao voltar Jesus coloca os pés no Monte das Oliveiras e o Monte se fendirá ao meio, e um vale muito grande se instalará ali, uma parte vai para o norte e outra para o sul. Por acaso isso aconteceu no ano 70?
Quero deixar registrado aqui que o rev. Lucas está confundindo, ou misturando, irmão pastor perdão mas, precisamos distinguir devido aos propósitos ou missão de Cristo, quando o senhor diz que Deus resolveu não dar oportunidade para a humanidade se consertar ou acertar, fica implícito que Deus é um ditador, ou seja, vai ser do meu jeito agora, é a Bíblia não diz isso. Temos que voltar na história, o Messias foi prometido, mas o Cristo não foi prometido. Entenda que Cristo com solução só existe na vontade de Deus. Outra coisa cristãos só existe Depois da RESSURREIÇÃO, mesmo quem foi perdoado, salvo, não é em Cristo, ainda é na velha ALIANÇA. É preciso fazer exegese profunda.
Só o Preterismo é bíblico pois trata hermeneuticamente da escatologia dentro do contexto e período revelacional somente!
Pator @sezarcavalcante estou tendo dificuldades pra acessar o link do curso, aparece uma mensagem como se eu nao tivesse whatsapp.
Uma é a velha aliança que foi finalizada em Cristo!
Apostolo Paulo disse que o
"o fim da lei é Cristo"
A biblia em todas as Versões usa a PALAVRA NOVA ALIANÇA NOVO PACTO (sacrificio eterno de Cristo)
Hebreus 8:7-10 NVI
[7] Pois, SE aquela PRIMEIRA ALIANÇA fosse perfeita, NÃO seria necessário PROCURAR LUGAR PARA OUTRA.
[8] Deus, PORÉM, achou o POVO em FALTA (não conseguiam cumprir toda a lei ) e disse:
“ESTÃO CHEGANDO OS DIAS, declara o Senhor, quando FAREI UMA NOVA ALIANÇA(cumpriu com a morte e RESSUREIÇÃO de Jesus) com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá.
[9] NÃO SERÁ COMO a ALIANÇA que FIZ com os seus antepassados, quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles NÃO PERMANECERAM FIÉIS à MINHA ALIANÇA(velha aliança), eu me afastei deles”, diz o Senhor.
[10] “ESTA É a ALIANÇA que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor.
“Porei MINHAS LEIS em sua MENTE e as ESCREVEREI em seu CORAÇÃO (o Espirito santo é a nova lei do Espírito e da vida que faz parte dos filhos de Deus). Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
[13] Chamando “NOVA ” essa ALIANÇA, ele TORNOU ANTIQUADA a PRIMEIRA; e o que se torna ANTIQUADO e envelhecido está a ponto de DESAPARECER."
O sistema teológico dispensacionalista é o correto, ele é baseado na interpretação histórico gramatical literal das Sagradas Escrituras observando as diferenças das promessas para Israel e Igreja, essa é a forma correta de interpretar.
É baseado nos delírios de alguém que rejeita a sã doutrina. Nesse sistema dispensacionalista estam contidas todas as heresias possíveis, baseadas em vãs filosofias e doutrinas inventadas por homens totalmente desprovido do espírito santo!
E desde quando existe promessa para nós cristãos fora de israel,em romanos 9 paulo é bem enfático em dizer que "são israelitas, são deles as promessas, o culto, o messias, a herança! Só participamos das promessas se permanecermos na oliveira, porém se vivermos fora da oliveira que fique sabendo, não existe promessa pra zambujeiro!
@@tiagosantos1003 Por que os judeus, como nação, rejeitam Jesus Cristo até hoje? Vc sabia que Zacarias ensina que só 1/3 dos judeus serão salvos? E que 2/3 serão mortos por causa da dureza de coração. Eu sei que eles são a videira, mas somente os que se encurvam a Jesus Cristo de Nazaré, o Deus encarnado para salvar o mundo inteiro. Por que a Graça será quebrada, Aliança feita por Deus com todos os povos. Leia Zacarias Capitulo 11, e vê se eu estou mentindo.
@@adalbertojosepimentel7696 é verdade varão, o profeta diz: ainda que israel seja como a areia do mar, somente o remanescente será salvo.
Then, Todos os tipos primários de Aliancismo são baseados no sistema de interpretação histórico-gramatical, literal. O Aliancismo Batista, Oweniano, Luterano e de Cameron também observam diferenciações entre Israel e a Igreja.
Apenas o Dispensacionalismo tem respostas conclusivas para todas as perguntas Biblicas. O restante só faz uma salada mista da Biblia e provoca cada vez mais pergutas em cima de perguntas.
@creatidesgames Essa é somente a tua opinião.
Correto.
Somente jesus tem as respostas corretas para suas dúvidas, "os que confiam no senhor não serão confundidos", não deposite tua confiança no homem não pois o homem se corrompe. Em 1 João 2:27 diz que não há necessidade de que ninguém vos ensine. "Porque nele estam contidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento"!
@@tiagosantos1003 O que tem a ver seu comentário com o Dispensacionalismo ou Não Dispensacionalismo? É claro que as respostas a todas s perguntas é a Biblia que responde, mas tem que examinar, refletir, questionar, analisar. Sim ou não?
@@DINORATHEREZINHA minha irmã boa noite. O dispensacionalismo é uma invenção de homens, é um conjunto de regras que visam estabelecer e organizar a forma de se examinar as escrituras. Isso é o que paulo chama de ergonomia no grego,essa palavra foi traduzida por "obras da lei". É por isso que ele afirma que os que são das obras da lei(ergonomia)estam debaixo de maldição! Se nós apresentamos outro cunjunto regras além das escrituras, alem da lei de cristo nós estamos debaixo de maldição pois a lei de cristo é suficiente para salvar-nos, se nós acrescentamos qualquer outra coisa então os ensinamentos de cristo são insuficientes e caimos no erro
Não se rotulem, não se dividem,não se deixem escravizar!
A igreja nasceu em atos 2, cadê uma referência bíblica falando de igreja no Velho testamento? Agora tem muitos reformados etc desinformado. fica falando Eresia.
Quando.. Jesus.teve.aqy..na.terra.ja.tynha.munytos.relyjyoso..tynha.us.faryzeus..uas.judeus..us.budysta..alam.cardeq.us.moroms..testemunhás.de.Jeová.São.varas.relyjyao.PR.adao
Essas 7 dispensações não é bíblico de modo algum, só confunde a ortodoxia da sã doutrina. Bíblico é somente a administração da graça de Deus sobre os gentios por meio de jesus cristo, a qual Deus fez de paulo o administrador dessa graça e nenhum outro. Tenho absoluta certeza que essas 7 dispensações não foram reveladas para j n darbi como foi para paulo,mas é fruto da lógica humana, "e a profecia jamais teve origem na vontade humana,mas homens Santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo"!
As 7 dispensações são plenamente bíblicas, é só tu estudar a Bíblia corretamente.
@@dilaehugo6619 paz do Senhor varão mas eu não preciso da invenção de JND pra poder examinar as escrituras corretamente, ja tenho o que preciso, tenho a torah, tenho os profetas,a doutrina dos apóstolos e dos profetas, tenho os evangelhos, tenho as cartas de paulo e o melhor de tudo os ensinamentos do meu mestre Jesus o maior rabino que está terra já viu, seus ensinos são mais valiosos que pedras preciosas, o mestre dos mestres!
"Porque nele estam contidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento!
O dispensacionalismo é a metodologia mais fácil para se compreender o estudo sistemático da Bíblia, do começo ao fim do mundo. Inocência, Consciência, Governo humano, patriarcal, lei, Graça (Grande Tribulação) e por fim milênio. Juízo final, Lago de fogo, Novos céus e nova terra, Nova Jerusalém,, e por fim Estado eterno ou eternidade.
Gogue e MAGOGUE estão incluídos na última dispensação. Será a última guerra mundial. Satanás será solto para enganar as nações da terra, conforme o salmo 2. Então todos os homens morrerão. Não ficarão na terra nenhum descendente humano como ficou no dilúvio. O juízo final será no céu. Enquanto isto a terra está sendo reciclada pelo fogo, como ensina 2 Pedro 3.10. Então os remidos de todas as eras viverão na nova terra que é herança de Jesus Cristo. E viveremos eternamente com o Senhor.
Dispensacionalismo clássico é ultrapassado! Uma "eterna" dualismo. Celestial e terrena . Igreja e Israel. Reino de Deus e reino dos Céus. Jesus é rei somente do judeus e senhor da igreja. Ou seja , ultrapassado!
É por que existe o Revisado e o progressivo.
@@joaopaulodasilvacruz5100 A paz de Cristo! Reino de Deus e Reino dos céus são a mesma coisa. Quem escreveu Reino dos céus foi Mateus, porque era judeu, e o judeu não pode falar ou escrever o nome de Deus (Yhvh).
E quem escreveu Reino de Deus foi Lucas, porque para os gentios não há problema cultural ou religioso escrever ou falar o nome de Jeová (YHVH). Então a sua conclusão não está correta.
Acho que o aliancismo é muito mal elaborado. Mas não desprezo o dispensacionalismo
O dispensacionalismo tira do servo de Deus a responsabilidade de guardar os mandamentos de Deus alegando que a graça substitui a lei, isso é engodo e doutrinas de demônios! "os que são da ergonomia(obras da lei)estão debaixo de maldição"!
Você não sabe o que diz.
@@dilaehugo6619 me prova que eu não sei o que digo. Por acaso foi por revelação ou foi por construção teológica que essas 7 dispensações foram elaboradas?
O sábado é uma lei cerimonial, já caiu em desuso. Leia Colossenses Capitulo 2.
@@adalbertojosepimentel7696 meu querido o sábado é a maior prova de santificação, e a maior honra que nós como filhos e servos de Deus poderiamos dar ao nosso pai que está nos céus
@@adalbertojosepimentel7696 qual é o pai que não espera ser lembrado pelo filho no dia de seu aniversário, e nós, como temos honrado nosso pai, negligenciando o dia do senhor, tornando comum aquilo ele santificou