Eu também já passei e passo por isso na Universidade,mais quer saber o que importa é a minha família e meus pouco amigos,eu sei quem me ama de verdade é Deus, e também ele ama muito vcs, então isso que importa né mesmo 😍❣️😍❣️😍
Eu acredito que o seu curso de Psicologia só deixou você mais rica com medica, porque hoje em dia é difícil encontra um médico que tenha essa sua atitude de EMPATIA, com os pacientes! Eu sou Fisioterapeuta, eu estou sempre disposta a ouvir os pacientes, principalmente hoje em meio a pandemia, você acaba notando o quanto tem pessoa que sofrem de ansiedade e fica isolado em um quarto de hospital, sem pode receber visita de familiares não é nada fácil, por isso que eu me doou para ouvi-los! Hoje eu faço faculdade de Teologia, mas Psicologia está na minha lista de cursos futuros. Meus parabéns, porque você não deixou que as desilusões da medicina, mudassem sua essência, e a pessoa que você é. Te desejo muito sucesso. DEUS te abençoe.
A medicina exige a perfeição e acho que quando as pessoas são mais novas elas compram mais essa idealização do estudante perfeito. Sinto isso já no cursinho, parece que é algo que não pode ser questionado e se você questiona então você não é "digno" de fazer parte do "grupo". Enfim, acabei devaneando aqui rs. Ótimo vídeo ♡
Acho ridículo essa questão do médico “ter que se achar superior” …. Gosto quando o médico é descontraído e gente boa, isso faz toda a diferença, deixa o paciente mais a vontade!!
Acho que por conta de alguns muitos se queimam não e todo médico que se acha superior isso tem mais haver com caráter forma de ser que a profissão em si , o foco da medicina e salva vidas o salário maior que as outras profissões eu acho justo afinal são 10 anos estudando muito
Esse vídeo é NECESSÁRIO!! Eu tbm entrei atrasada na faculdade e fiquei chocada de como as coisas são levadas a ferro e fogo. Pior é ver tanta gente entrando nesse sistema sem questioná-lo. Tenho amigas q aceitam absurdos (ABSURDOS) impostos por aqueles q se dizem "populares" para ter algum status. Isso não é normal, isso não é aceitável. Considerando q seremos profissionais da saúde, seja ela física ou mental, a faculdade de medicina não deveria ser um ambiente tão holstil, competitivo e egoísta. Fica aqui meu desabafo e, como disse uma veterana quando eu entrei na faculdade: não se deixe levar por grupos de "maior influência". É isso.
Sou médico há 25 anos, tenho 60 , logo me formei aos 35 anos , como vc. Médicos jovens com visão imatura da nossa profissão é que são os maiores responsáveis pelo declínio da imagem e dignidade da medicina. Pacientes não nos respeitam mais por que nós mesmo não impomos respeito.
No começo achava q as pessoas não gostaram de mim, até q por fim aceitei QUE EU REALMENTE NAO GOSTAVA DE DETERMINADAS PESSOAS. E não perdi nada, GANHEI..paz se espírito, não me contaminei, estou sendo MEGA FELIZ, com quem realmente importa!!
100%. A gente chega pensando "finalmente passei" agora vou fazer amigos, me enturmar, e viver aquele sonho, e vc se depara com pessoas querendo pisar na sua cabeça, gritar na sua cara e te ofender. A faculdade é um grande lugar pra você aprender que tipo de ser humano e profissional você não quer ser pq terão muitos exemplos ruins (assim como bons, claro). Existem muitas decepções, mas quando vc se encontra no seu propósito como profissão, você aceita passar pelas coisas ruins pra chegar no final. A relação com o paciente e ver que vc pode ajudar, que seja 1%, tudo vale a pena.
Eu fiz curso de odontologia, e tentaram me isolar. Eu fiz 4 amizades apenas, e sempre deixei claro que não fazia questão de aproximação com pessoas como aquelas. Eu senti a falsidade e a perversidade deles. Então, selecionei. Tive até professoras que me perseguiram por causa de questão religiosa, que não tinha nada a ver,mas enfim... Eu apenas não ria das piadas ,que eu considerava inadequadas e desrespeitosas . Bastou. Eu mesma não queria me envolver com a turma inteira.
Fiz odonto e agora to na med... nao muda mto nao, acho a odonto ate pior as vezes, mto filhinhos de papai, panelinhas etc... meu curso é pbl na med, entao acho q força as pessoas a terem um bom convívio no geral, pq cada hr vc ta com uma turma diferente... apesar das relações serem bem superficiais, acho q só o bom convívio é o suficiente.
Nossa! Acho q isso deve ser um problema da saúde, porque fiz Enfermagem e as pessoas eram tão más umas com as outras. Era um ambiente de disputa. Péssimo.
Na universidade onde estudo, o clima é bem mais leve, inclusive na questão de recepção aos calouros e no modo como funcionam os esportes, a bateria, as ligas... Enfim, acho que tive sorte de entrar em uma federal mais "atual", sem essa pegada exageradamente tradicional. Por outro lado, há muitas decepções que sinto dentro do curso de medicina, mas que não sei se vale a pena discutir aqui... O fato é que qualquer coisa na vida pode nos decepcionar em algum nível hahaha mas isso é normal da vida :)
@@washingtonluan8116 Então, Washington... Eu achei melhor não colocar aqui essas decepções por se tratarem de questões bastante pessoais ou particulares, sabe? Algumas especificamente atreladas à universidade onde estudo. Provavelmente sejam coisas que desagradam a mim, mas que agradam a muitas pessoas... O fato é que sempre haverá alguma decepçãozinha em qualquer coisa que a gente faça na vida, e isso não significa que tenhamos que desistir, mudar os planos ou coisas do tipo. Significa que temos que nos adaptar ou, quando possível, tentar corrigir os defeitos haha. Mas se mesmo assim vc quiser saber a respeito ou quiser trocar uma ideia sobre coisas da medicina sem os filtros das redes sociais, fique à vontade para me enviar email (paulocsxavier.med@gmail.com). Abraço e sucesso pra ti.
@@med.pauloxavier Eu ando procurando justamente por essas pedras do curso só que não consegui encontrar. Eu falei com uma menina que cursa medicina aqui em Pernambuco e ela postou um storie falando que algo estava mto difícil e abalando ela,e eu desejo saber os percalços do caminho. Mandarei email,te entendo perfeitamente.Obrigado
Poxa, sinto muito que você tenha tido essas desilusões. Tenho impressão que sua faculdade tinha uma dinâmica bem tradicional, até mesmo nas relações entre alunos. Eu sinto que nos últimos anos, esse cenário tem mudado na minha faculdade, deixando a vibe do curso menos hostil, mas ainda assim, alguns aspectos não mudaram tanto. Acredito que sejam características estruturais da formação médica aqui no Brasil, difíceis de serem mudadas.
Curso superior e trabalho não é ambiente para fazer amizades. São ambientes extremamente competitivos. Um verdadeiro vale tudo e cheio de hipocrisia. Na faculdade você foca em conseguir um grupo para fazer e dividir os trabalhos escolares. Nada mais. Ambiente escolar e profissional, não se esqueça, tudo pode ser utilizado contra você. MUITO CUIDADO AO FALAR DA SUA VIDA. Fazer amizades no seu curso de psicologia é que foi milagroso. O normal é competividade e hipocrisia. Triste mas verdadeiro.
O que vc disse é a mais pura verdade e aprendi da pior forma…Mas não esqueço nunca mais! “Cobra mata abraçando” mas é aquilo, “what goes around comes back around” e vamo que vamo
Thais vc é maravilhosa. Vejo em vc uma pessoa muito humana e fico muito muito feliz que vc não deixou de ser inspiração para milhoes de pessoas por causa meia dúzias de pessoas infantis.
Oi, Thais! Muito legal poder ouvir a realidade da sua experiência. Por vezes idealizamos muito o que queremos, ou a forma como as coisas vão acontecer. Nem sempre nos lembramos que haverá várias frustrações pelo caminho. É bom ter sua experiência nua e crua como uma forma de lembrar-nos disso, que nem tudo são flores, e que tudo bem ser assim. Fico muito feliz por você ter seguido seu sonho e passado por todos os percalços em busca de um objetivo que fazia sentido para você, filtrando sempre o que não agregava dos outros. Te admiro tremendamente e espero que você tenha muito sucesso na sua jornada.
Eu entendo completamente as expectativas que você colocou em certas coisas na faculdade de medicina, pois também tive muitas sobre as relações que eu teria por lá, entretanto, como voce disse, as pessoas são muito hostis. Eu atualmente faço o mesmo que você fez, me apego a quem eu sei que sou, à minha família, aos meus amigos mais antigos, aos meus objetivos e sonhos. No final das contas o importante é não perder a nossa essência.
Seus vídeos sempre me trazem muito conforto e compreensão. Esse teve um sentido ainda mais especial quando citou a questão de amizades dentro da Medicina. Por muito tempo idealizei que teria um grupo de amigos próximos dentro da faculdade e isso não aconteceu. Estou no 3º ano e hoje tenho colegas mas ao longo desse tempo me coloquei em situações que não me colocaria novamente na tentativa de me aproximar de grupos diferentes. Senti desde o primeiro dia na faculdade uma certa aversão das pessoas em relação a mim e isso me fez muito mal nos primeiros semestres já que sempre me culpei pela situação. E se sentir só num ambiente que exige tanto tempo e esforço é muito difícil. Hoje já fiz minhas pazes com essa questão e aceitei que tenho amizades incríveis fora da faculdade e que o julgamento das pessoas daquele ambiente não deve me fazer ter pensamentos autodepreciativos ou me fazer agir diferente do que sou. Além dessa, acredito que outra desilusão foi ter me deparado com um ambiente tão competitivo onde parece valer tudo pra se destacar ou parecer melhor mesmo que seja em detrimento da saúde mental e desrespeito a outras pessoas.
Poxa, Felipe! Que legal saber que meu vídeo te ajudou ou ao menos provocou uma reflexão. Quem sabe assim as próximas gerações que entram na faculdade de medicina (ou qualquer outro curso com comportamentos parecidos) não mudam um pouquinho, pelo menos.
6 meses de facu e compartilho de varias impressões apontadas por você. O pensamento retrógrado e esse ambiente hostil de produtividade, sem olhar a quem, isto é, o que vale é o ego se elevar, alimentar o narciso dentro de si sabe? Deixando de lado, não apenas a coletividade, mas também a empatia com os outros colegas e criar laços de fato. Esses seus apontamentos que você deu, sem duvidas se fossem mudados na graduação de medicina, certamente formariam proficionais muito mais competentes, assim como humanos muito mais "humanizados".
Meu maior medo é esse “ isolamento” estou com 25 anos e voltei pra o cursinho agora para tentar Med, tenho um histórico de depressão e síndrome do pânico e tenho medo de não aguentar a pressão. Mas tomar que de tudo certo 🙏🏻❤️
Não desanima. Entrei aos 25 e a ansiedade grita, e tive pânico em um passado, a faculdade não é fácil, tem mta gente tóxica,mas é gratificante e você vai encontrar algumas pessoas legais. Quando entrar não esqueça do que te levou ali pq isso vai te dar forças pra continuar. Boa sorte!
É muito difícil ter um problema de saúde mental no curso de medicina. Fui diagnosticada com TAG e depressão há 3 anos, mas agora a psi está com suspeita de que eu tenha borderline. É muito difícil lidar com as variações de humor e ter que estudar um volume gigantesco de matérias. Tenho medo de medicina não ser para mim por causa disso
"como é que um médico tatuado vai atender um paciente?" hoje em dia quase todo mundo tem tatuagem, se brincar médico e paciente vão indicar seus respectivos tatuadores haha
Eu fiz odonto antes, acho q nao muda mto dessa questao de competição... entao entrei na medicina sabendo o que esperar, e estou 100% focada nos meus estudos e formação... nao tenho a necessidade de fazer mtas amizades ou participar de qq coisa fora do curriculo, pq no final é isso que importa. Infelizmente é cada um por si msm, o metodo pbl talvez amenize isso... pq sempre troca de turma e dificulta a formação de panelinhas e, de certa forma, estimula o bom convívio.
Nossa. Como foi bom assistir esse vídeo nesse momento que eu estou passando. Muito obrigada! você é incrível! me senti compreendida, pois me sinto isolada lá na faculdade também. Meu estilo de vida incomoda as pessoas e eu não vou forçar amizade. Estou lá com o intuito de aprender, mas infelizmente não estou concordando nem com a maioria dos professores. Muito complicado.
Eu acho incrível tua postura enquanto médica. E o que eu mais lamento, é que és excessão. Parabéns, Thaís. Por expor tua humanidade e nos colocar em contato com coisas tão íntimas, mas que nos fazem ter empatia e respeito por todos. Quem dera termos em toda equipe de saúde um profissional da medicina como tu. Sucesso e saúde sempre.
Sobre a parte que você não conseguiu fazer muitas amizades, eu senti a dor daqui. Eu não fiz medicina, fiz o curso de Arquitetura e eu literalmente saí da faculdade sem nenhum vínculo forte de amizades, apenas colegas. É muito triste essa realidade e posso dizer que não é só no curso de medicina que acontece :(
Cai de paraquedas aqui no vídeo. também sou arquiteta e tive a mesma experiência. Saí da faculdade sem nenhum amigo, tive péssimas experiências sociais ao longo do curso e hoje tenho só colegas. É foda
Eu fiz arquitetura e também achei o clima muito competitivo, pode ser por conta da carga de conhecimento ser extenuante, assim como as tantas noites sem dormir para terminar os projetos. Deixa todo mundo louco!
Seu relato é muito importante, tenho 36 anos e comecei enfermagem junto com jovens de 19/20 anos...senti muito na pele essa questão da diferença de idade, mais pela falta de sintonia mesmo, simplesmente são papos e fases que não me interessam mais e a gente acaba se excluindo um pouco
Primeiramente adoro seus vídeos, que pena que retorno para São Paulo, sou de Rio Preto e nunca tive a oportunidade de encontrar e conversar pessoalmente, ou seja você é iluminada. A medicina traz esse clima extremamente competitivo e desumano muitas vezes fútil acredito que a faculdade também pode influenciar nessa cultura. Tenho um olhar pela FAMERP ( que é pública ) e outras particulares que passa uma imagem uma cultura de alunos com cabecinha estudar estudar estudar num ambiente de colégio particular. Por outro lado vejo a Federal de São Carlos (UFSCAR) como exemplo mais com cara de Universidade com uma galera mais cabeça de não apenas se formar em medicina mais formar um cidadão com suas responsabilidades na sociedade. Desejo felicidades pra família vcs merecem. Abraço
Nossa, essa de encontrar amigos é muito real :( e fica pior ainda quando eles descobrem que você é cotista. Já tive que presenciar um garoto da minha sala ficando sem grupo,pois ninguém queria fazer com o "da lista de repescagem" e hoje ele é meu melhor amigo na faculdade. É foda,mas a gente aguenta,pois o que importa mesmo é o futuro onde seremos médicos.
Genteeee q ngc ridículo! Hoje 50% da turma é de cotistas, pelo menos na minha universidade... ent n tem essa não A gnt ta é caçando o pessoal q ta entrando nas outras chamadas pra botar logo no grupo da turma kkkkk
Ainda bem que vc não desistiu por nada, porque tenho que vc é uma excelente médica... Pois tens uma característica que falta muito, na relação médico-paciente... Humanidade!!
Essa questão da superioridade é muito errada, mas a acredito que vem da supervalorização da profissão. Merece valor com certeza, mas isso não significa que tem mais valor que todo o resto e é aqui que confundiram.
Adorei seu vídeo. Fiz questão de assistir, pois pretendo realizar curso de medicina, e tenho 57 anos, e pelo que ouvi de vc, é já esperava,vai ser complicado as pessoas. Mas tenho personalidade pra evoluir. Parabéns por desempenhar uma medicina humanizada.
Lindaaaa há muito tempo vi seus vídeos e ficava sonhando se um dia eu iria estar no mesmo lugar, me formei em Direito e daqui dois meses começam minhas aulas de medicina, você foi uma inspiração pra mim!
Comentário sobre não sentar na frente dos pacientes. Há um tempo atrás assistindo a um ciclo de palestras um doutor falou que sentar quando passava visita na verdade é bom. O médico que passa pela enfermeira e fica sempre em pé "passou" por lá, já aquele que sentou e falou com o paciente, mesmo que pelo o mesmo tempo, "esteve" lá. E é essa sensação do paciente que realmente importa.
Exatamente, Valéria!! Você se aproxima do seu paciente de diversas formas - ficar em pé, pra se mostrar superior, deveria ser recomendado cada vez menos!
Thaís, conheci seu canal a pouco tempo e está sendo maravilhoso pra mim. Me identifico demais com seus depoimentos e seus vídeos tem sido importantes pra eu entender o sentimento que a medicina me trás e me trouxe. Estou no sexto ano e vivi coisas muito frustrantes e decepcionantes, passei por várias crises ao longo dos anos por não me identificar com esse sistema rígido, excludente, competitivo, hostil e sem humanidade. Me decepcionei muito, principalmente com a falta de empatia e humanidade dos médicos, dos professores e dos alunos de Medicina. E por muito tempo me senti culpada, desajeitada e inadequada dentro da faculdade, dentro do curso e da profissão. Mas hoje entendo que o problema não era eu e sim essa mentalidade distorcida da verdadeira medicina. Você tem me ajudado a entender mais sobre esse sentimento, a me aceitar, a me valorizar, a me encorajar e me reconhecer dentro dessa área. Enfim, muito obrigada por compartilhar sua história, suas reflexões, seus desafios, suas conquistas! Seu canal é uma inspiração! Seguimos com coragem e resistência, por uma medicina mais humanizada! ❤️
Além disso tudo, também quero medicina de família e fui desencorajada de todas as maneiras por professores e médicos que conheço e você tem me inspirado muito a seguir firme no meu sonho! GRATIDÃO e parabéns pela sua trajetória!
Thais, vc não imagina o tanto que eu fico emocionada com o seu depoimento! Fico muito feliz e faz tudo isso aqui fazer ainda mais sentido! Obrigada por compartilhar comigo!
Vi seu video agora, ja ganhou +1 escrito. Parabens pela sua vitoria. Estou me formando em medicina na Argentina. Em breve, espero começar a residencia de MFC no Brasil.
Parabéns ... Pelo seu trabalho, comprometimento, caráter, personalidade. Sinta se uma pessoa diferenciada com muito amor, compreensão e dedicação com o próximo. 👏👏👏🙏💖
Vendo esse vídeo, to agradecendo a Deus por ter escolhido fazer Direito e só ter mudado de ideia agora. Na época, talvez eu não aguentasse essa pressão e esse clima entre os alunos. Os mais nariz em pé competitivos do Direito já me deixavam tão desconfortável.. e olha que caí numa turma maravilhosa, que me acolheu com muito carinho. Entrei na faculdade aos 17. Ali tive meu primeiro emprego, tbm muito amorosos comigo e dispostos a me ensinar, me valorizaram, e minha autoestima foi se construindo. Acho que agora eu aguento mais o tranco. Eu era muito novinha pra isso, sairia destruída.
Faço enfermagem em uma instituição privada, durante minha graduação vivenciei coisas horríveis, muito ruins e que me fizeram aos poucos me entristecer com a profissão! Hoje estudo como sempre estudei, pretendo continuar por um tempo na área, mas é algo que não me encaixo mais. Pretendo fazer outro curso!
Acabei de me formar em fisioterapia. E pretendo fazer medicina. Meu maior medo é a cobrança de uma pessoa que já tem um curso superior. Se eu entrar em uma universidade, pretendo esconder pra não sofrer mais pressão ainda.
Te encontrei tem poucos dias e você faz total sentido pra mim. Sou estudante de medicina da segunda etapa e sou médica veterinária, atuante na área há 11 anos. Obrigada pelo canal. Não te conheço pessoalmente, mas te sinto amiga
Nossa, Thaís, me encontrei muito no seu discurso, principalmente no que diz respeito às amizades. Estou vindo de outra graduação para a medicina também e estou entrando apenas um ano mais novo do que vc entrou (estou com 26). Tudo bem, as aulas começaram há pouco mais de um mês e está tudo a distância pelo desenrolar da pandemia, mas mesmo assim, nos poucos momentos em que houve atividades presenciais eu senti essa questão do isolamento beeem presente, sabe? Não parece acontecer de maneira deliberada, mas ela simplesmente acontece. Existem outras pessoas mais velhas na turma, até mais velhas que eu, então não acredito que no meu caso tenha a ver com isso. Não sei, venho de um lugar onde as coisas são diferentes. As pessoas são muito diferentes. Principalmente porque venho de uma instituição pública e agora estou numa particular. O cenário é tão diferente. Já me queixei disso pra algumas pessoas próximas. Eu sinto que vou levar a graduação como você: meus amigos da faculdade anterior continuarão ocupando um espaço muito especial na minha vida e que dificilmente terei alguma coisa próxima disso nessa nova jornada.
Isso não vai te fazer nem melhor, nem pior do que os seus atuais colegas - as vezes eles estão em outra fase de vida e a gente consegue se dedicar mais a outras coisas, que talvez com 26 anos tenha mais importância do que com 18. Bjs e obrigada pelo comentário.
Te entendo perfeitamente. Estou no segundo periodo e não me sinto feliz na faculdade. Eu amo estudar, mas com esse ambiente pesado, com pessoas que não me identifico, está pesando a minha caminhada. Sem contar que essa pressão por estudar em curto periodo de tempo está me tirando o amor pelo estudo, como eu tinha antes de entrar na medicina, pois eu sempre fui autodidata. A sensação que eu tenho é que pra eu me manter nesse lugar, eu vou ter que emburrecer, decorar tudo só pra passar, e eu odeio estudar desse jeito só pra manter notas. Eu gosto de aprender e parece que a faculdade não foi feita pra isso. É como se voce tivesse que dar a sua alma em troca de um diploma, ou seja, você perde sua felicidade, não tem amigos verdadeiros, na hora de fazer trabalho em dupla ou em grupo as pessoas não estudam como eu... está tudo horrivel.
como estudante, já percebi isso tudo. o isolamento foi vencido graças a um grupo, que assim como eu, já tinham uma graduação e idade mais avançada em relação a média geral. Depois de um tempo os mais novos passaram a admirar nossa união. mas é um universo apaixonante!
Comigo aconteceu algo parecido. Durante meu internato, a precptora me desqualificou por conta de eu ter puxado e sentado na escadinha pra explicar e escutar um paciente q estava reativo a realizaćao do procedimento de colonoscopia. Ele era um paciente com Sida. Ela me chamou grosseiramente para fora da enfermaria (pelo menos, rs) e começou a gritar e me culpar pela falta de respeito com a classe medica, na frente de todos os colegas do internato, residentes e da equipe de enfermagem.
Me identifiquei muito kkk tenho muita vontade de cursar medicina, mas tbm gosto muito de psicologia, fico na dúvida qual fazer e qual vou me adaptar melhor, mesmo gostando da ideia de fazer os dois ainda fico na dúvida
Também não concordo com isso de que médico tem que ser superior ao paciente,Sllr,acho que isso deve ser super chato e desconfortável para o paciente mais também para o médico,aff, deve ser um porre ter que manter a postura de superior sempre,não poder ser gentil e etc. Acho que eu não conseguiria manter essa pose nem por uma semana,os médicos aqui da minha cidade passam por um corredor onde os pacientes esperam é antes tem uma bancada que é a recepção, eles já chegam dando ordens para as enfermeiras e mandando levar um monte de coisa na sala deles enquanto as enfermeiras estão correndo atrás,passam pelos pacientes e não dão um "Bom dia",quando eu era pequena isso me agradava kkķkkk achava que era legal,mais aff, acho isso super chato,que Deus me livre de ser assim
E qual profissão é mar de rosas??? So advogada e estudo medicina na minha opnião é BEMMMM MELHOR que na área jurídica então tudo é relativo...coisa ruim tem em toda parte, o que diferencia é o gostar de verdade da profissão, isso é o que separam as crianças dos adultos.
Uma vez estava passando por uma praça pública próximo do meu trabalho. Notei que tinha uns alunos de MED praticando 1°Socorros... nem pensava neste curso. Notei que aquele alunos menosprezam outros. Acho que por causa da classe social... Bem hostil. "Você é uma mulher com valores" muito diferente da sociedade atual.
Eu penso um pouquinho diferente - talvez ainda sobressaia em relação às outras profissões no que diz respeito a sempre ter onde trabalhar (não fica sem emprego), diferente de outras profissões como engenharia, que muitos acabaram buscando outras opções de trabalho, enquanto falta emprego na área de formação.
@@avidamedicina concordo contigo. Sou eng. formado na USP e atuo autonomamente em outra área. Estive pensando em alguma profissao que me desse controle sobre o meu tempo, que fosse bem remunerada e que me permitisse ser meu chefe. Entre med e odonto escolhi odonto. Estou no 4a ano (de 6) na USP Capital. No meu curso tem médicos, engs, enfermeiros, e outros profissionais. Tenho 47 anos e nao sou o o mais velho. Mas nao tenho grupos dw amizades. Meu foco é ser o melhor cirurgião dentista que eu puder, me especializar em implantodontia e endo e ser feliz. Te desejo muita boa sorte. Vc merece!
@@avidamedicina se as atleticas no país fossem todass dedicadas ao desenvolvimento de praticas desportivas, de interecao de grupo, acoes sociais, simposios, auxilio ao medico recem formado, e entre tantas outras coisas realmente pertinentes, aí valeria ser de atletica. Antes tudo oq eu queria era ter capa, to no internato e tenho é vergonha de usar uma...vou tentar ir pro exercito e ver se encontro oq procuro, mas provavelmente vai ser uma frustração tbm. Mas pelo menos eu vou estar fazendo, flexao, corrida e atendendo uma tropa, e nao bebendo, usando droga e faltando estagio.
O que acontece se o aluno bater de frente com algum professor chato e machista? Porque tenho certeza absoluta que se algum dia eu conseguir cursar medicina vou discutir bastante kkkkkkkk não sei levar desaforo pra casa
Isso ajuda mesmo! Eu não consegui enturmar nem com o pessoal mais velho igual eu. Tinha umas questões de valores que não me permitia aproximar de algumas pessoas. rsrs
Anjinha de Deus , infelizmente a maioria entra pq papai pagou ou querem ganhar Dindin, zero humanismo. Graças a Deus vc está formada e fará a diferença nesse meio em que a maioria das pessoas são frias e calculistas . Estou querendo largar a advocacia para seguir esse sonho, só estou com muito medo. Gratidão por seus ensinamentos , amei seu canal . Papai do céu esteja sempre com você e sua família ❤
acho que as nossas expectativas influenciam muito na forma que valor nos adequar ao ambiente, é muito chato as coisas nao sairem como a gente quer e isso nao anula as coisas boas que aconteceram no processo. Acho lindo a paixão na sua voz ao nos falar de medicina. bjss
o time de quem não fez um grupo de amigos 🙋🏻♀️
senti essa dor quando vc foi falando.
❤️ ao menos fizemos nossas amizades através das redes sociais, né?
@@avidamedicina ai, sim!
Eu já me preparo para não fazer grupo de amigos na facul, pois já tô acostumada kkkkk
Eu também já passei e passo por isso na Universidade,mais quer saber o que importa é a minha família e meus pouco amigos,eu sei quem me ama de verdade é Deus, e também ele ama muito vcs, então isso que importa né mesmo 😍❣️😍❣️😍
sim....
o ruim da med, é vc se sentir deslocada a maior parte do tempo com os grupinhos.
Olá. Sou engenheiro, policial e estou começando Medicina aos 49. Mas, continuarei firme na luta e espero atravessar bem essa nova fase da vida.
😮😮😮 show de mais.
Parabéns. Me motivou !
Karay véio, vai em frente...Faca na caveira!! Parabéns!
Me motivouuu
Nossa eu tenho 40 e estou com medo de entrar de achar que minha idade está velha..vove me motivou agora ...você está fazendo no Brasil ou fora
Eu acredito que o seu curso de Psicologia só deixou você mais rica com medica, porque hoje em dia é difícil encontra um médico que tenha essa sua atitude de EMPATIA, com os pacientes! Eu sou Fisioterapeuta, eu estou sempre disposta a ouvir os pacientes, principalmente hoje em meio a pandemia, você acaba notando o quanto tem pessoa que sofrem de ansiedade e fica isolado em um quarto de hospital, sem pode receber visita de familiares não é nada fácil, por isso que eu me doou para ouvi-los! Hoje eu faço faculdade de Teologia, mas Psicologia está na minha lista de cursos futuros.
Meus parabéns, porque você não deixou que as desilusões da medicina, mudassem sua essência, e a pessoa que você é. Te desejo muito sucesso. DEUS te abençoe.
Vrdd, concordo! Parabéns pela sua escolha!🥰
A medicina exige a perfeição e acho que quando as pessoas são mais novas elas compram mais essa idealização do estudante perfeito. Sinto isso já no cursinho, parece que é algo que não pode ser questionado e se você questiona então você não é "digno" de fazer parte do "grupo". Enfim, acabei devaneando aqui rs. Ótimo vídeo ♡
Primeiro a gente curte, depois a gente assiste o vídeo. Rs te adoro!
Hahahah obrigadooooo ❤️
Tmb faço assim
Acho ridículo essa questão do médico “ter que se achar superior” …. Gosto quando o médico é descontraído e gente boa, isso faz toda a diferença, deixa o paciente mais a vontade!!
Com certeza!!! Aprendi com muitos professores como não ser no dia a dia da minha profissão. Até pra isso os professores servem! rsrs
Acho que por conta de alguns muitos se queimam não e todo médico que se acha superior isso tem mais haver com caráter forma de ser que a profissão em si , o foco da medicina e salva vidas o salário maior que as outras profissões eu acho justo afinal são 10 anos estudando muito
Esse vídeo é NECESSÁRIO!! Eu tbm entrei atrasada na faculdade e fiquei chocada de como as coisas são levadas a ferro e fogo. Pior é ver tanta gente entrando nesse sistema sem questioná-lo. Tenho amigas q aceitam absurdos (ABSURDOS) impostos por aqueles q se dizem "populares" para ter algum status. Isso não é normal, isso não é aceitável. Considerando q seremos profissionais da saúde, seja ela física ou mental, a faculdade de medicina não deveria ser um ambiente tão holstil, competitivo e egoísta. Fica aqui meu desabafo e, como disse uma veterana quando eu entrei na faculdade: não se deixe levar por grupos de "maior influência". É isso.
É isso, Kath! Beijão!
Isso é muito cabeça de jovem adulto: neuroticismo e necessidade vital de pertencer à algum lugar
Sou médico há 25 anos, tenho 60 , logo me formei aos 35 anos , como vc. Médicos jovens com visão imatura da nossa profissão é que são os maiores responsáveis pelo declínio da imagem e dignidade da medicina. Pacientes não nos respeitam mais por que nós mesmo não impomos respeito.
😌 obrigado pela sua contribuição do ponto de vista!
Ta ai seu ego
Muitos medicos tratam os pacientes igual cachorro
Como é que quer respeito?
No começo achava q as pessoas não gostaram de mim, até q por fim aceitei QUE EU REALMENTE NAO GOSTAVA DE DETERMINADAS PESSOAS. E não perdi nada, GANHEI..paz se espírito, não me contaminei, estou sendo MEGA FELIZ, com quem realmente importa!!
100%. A gente chega pensando "finalmente passei" agora vou fazer amigos, me enturmar, e viver aquele sonho, e vc se depara com pessoas querendo pisar na sua cabeça, gritar na sua cara e te ofender.
A faculdade é um grande lugar pra você aprender que tipo de ser humano e profissional você não quer ser pq terão muitos exemplos ruins (assim como bons, claro).
Existem muitas decepções, mas quando vc se encontra no seu propósito como profissão, você aceita passar pelas coisas ruins pra chegar no final. A relação com o paciente e ver que vc pode ajudar, que seja 1%, tudo vale a pena.
Eu fiz curso de odontologia, e tentaram me isolar. Eu fiz 4 amizades apenas, e sempre deixei claro que não fazia questão de aproximação com pessoas como aquelas. Eu senti a falsidade e a perversidade deles. Então, selecionei. Tive até professoras que me perseguiram por causa de questão religiosa, que não tinha nada a ver,mas enfim... Eu apenas não ria das piadas ,que eu considerava inadequadas e desrespeitosas . Bastou. Eu mesma não queria me envolver com a turma inteira.
Fiz odonto e agora to na med... nao muda mto nao, acho a odonto ate pior as vezes, mto filhinhos de papai, panelinhas etc... meu curso é pbl na med, entao acho q força as pessoas a terem um bom convívio no geral, pq cada hr vc ta com uma turma diferente... apesar das relações serem bem superficiais, acho q só o bom convívio é o suficiente.
Eu fazia odonto e larguei pq n aguentava o ambiente
Nossa! Acho q isso deve ser um problema da saúde, porque fiz Enfermagem e as pessoas eram tão más umas com as outras. Era um ambiente de disputa. Péssimo.
@@mayaraborges5686 na enfermagem é bem pior que nas outros cursos de saúde, já vi várias pessoas reclamando dessa competição desnecessária.
Eu sou uma pessoa muito sensível,não sei lidar com essas coisas. Por isso, tenho medo de medicina não ser para mim.
Na universidade onde estudo, o clima é bem mais leve, inclusive na questão de recepção aos calouros e no modo como funcionam os esportes, a bateria, as ligas... Enfim, acho que tive sorte de entrar em uma federal mais "atual", sem essa pegada exageradamente tradicional. Por outro lado, há muitas decepções que sinto dentro do curso de medicina, mas que não sei se vale a pena discutir aqui... O fato é que qualquer coisa na vida pode nos decepcionar em algum nível hahaha mas isso é normal da vida :)
Fala das decepções pfv :)
Preciso de informações
Qual tua universidade?
@@desy7864 Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (Chapecó/SC)
@@washingtonluan8116 Então, Washington... Eu achei melhor não colocar aqui essas decepções por se tratarem de questões bastante pessoais ou particulares, sabe? Algumas especificamente atreladas à universidade onde estudo. Provavelmente sejam coisas que desagradam a mim, mas que agradam a muitas pessoas... O fato é que sempre haverá alguma decepçãozinha em qualquer coisa que a gente faça na vida, e isso não significa que tenhamos que desistir, mudar os planos ou coisas do tipo. Significa que temos que nos adaptar ou, quando possível, tentar corrigir os defeitos haha.
Mas se mesmo assim vc quiser saber a respeito ou quiser trocar uma ideia sobre coisas da medicina sem os filtros das redes sociais, fique à vontade para me enviar email (paulocsxavier.med@gmail.com). Abraço e sucesso pra ti.
@@med.pauloxavier
Eu ando procurando justamente por essas pedras do curso só que não consegui encontrar.
Eu falei com uma menina que cursa medicina aqui em Pernambuco e ela postou um storie falando que algo estava mto difícil e abalando ela,e eu desejo saber os percalços do caminho.
Mandarei email,te entendo perfeitamente.Obrigado
Poxa, sinto muito que você tenha tido essas desilusões. Tenho impressão que sua faculdade tinha uma dinâmica bem tradicional, até mesmo nas relações entre alunos. Eu sinto que nos últimos anos, esse cenário tem mudado na minha faculdade, deixando a vibe do curso menos hostil, mas ainda assim, alguns aspectos não mudaram tanto. Acredito que sejam características estruturais da formação médica aqui no Brasil, difíceis de serem mudadas.
Curso superior e trabalho não é ambiente para fazer amizades.
São ambientes extremamente competitivos. Um verdadeiro vale tudo e cheio de hipocrisia.
Na faculdade você foca em conseguir um grupo para fazer e dividir os trabalhos escolares.
Nada mais.
Ambiente escolar e profissional, não se esqueça, tudo pode ser utilizado contra você. MUITO CUIDADO AO FALAR DA SUA VIDA.
Fazer amizades no seu curso de psicologia é que foi milagroso.
O normal é competividade e hipocrisia.
Triste mas verdadeiro.
O que vc disse é a mais pura verdade e aprendi da pior forma…Mas não esqueço nunca mais! “Cobra mata abraçando” mas é aquilo, “what goes around comes back around” e vamo que vamo
Tenho certeza que a gente seria super amigas se fôssemos da mesma sala. Você é incrível!!
Thais vc é maravilhosa. Vejo em vc uma pessoa muito humana e fico muito muito feliz que vc não deixou de ser inspiração para milhoes de pessoas por causa meia dúzias de pessoas infantis.
❤ não foi fácil, mas, sobrevivi à graduação! rs
Oi, Thais! Muito legal poder ouvir a realidade da sua experiência. Por vezes idealizamos muito o que queremos, ou a forma como as coisas vão acontecer. Nem sempre nos lembramos que haverá várias frustrações pelo caminho. É bom ter sua experiência nua e crua como uma forma de lembrar-nos disso, que nem tudo são flores, e que tudo bem ser assim. Fico muito feliz por você ter seguido seu sonho e passado por todos os percalços em busca de um objetivo que fazia sentido para você, filtrando sempre o que não agregava dos outros. Te admiro tremendamente e espero que você tenha muito sucesso na sua jornada.
Eu entendo completamente as expectativas que você colocou em certas coisas na faculdade de medicina, pois também tive muitas sobre as relações que eu teria por lá, entretanto, como voce disse, as pessoas são muito hostis.
Eu atualmente faço o mesmo que você fez, me apego a quem eu sei que sou, à minha família, aos meus amigos mais antigos, aos meus objetivos e sonhos.
No final das contas o importante é não perder a nossa essência.
Falou tudo!! Bjs!
Seus vídeos sempre me trazem muito conforto e compreensão. Esse teve um sentido ainda mais especial quando citou a questão de amizades dentro da Medicina. Por muito tempo idealizei que teria um grupo de amigos próximos dentro da faculdade e isso não aconteceu. Estou no 3º ano e hoje tenho colegas mas ao longo desse tempo me coloquei em situações que não me colocaria novamente na tentativa de me aproximar de grupos diferentes. Senti desde o primeiro dia na faculdade uma certa aversão das pessoas em relação a mim e isso me fez muito mal nos primeiros semestres já que sempre me culpei pela situação. E se sentir só num ambiente que exige tanto tempo e esforço é muito difícil. Hoje já fiz minhas pazes com essa questão e aceitei que tenho amizades incríveis fora da faculdade e que o julgamento das pessoas daquele ambiente não deve me fazer ter pensamentos autodepreciativos ou me fazer agir diferente do que sou. Além dessa, acredito que outra desilusão foi ter me deparado com um ambiente tão competitivo onde parece valer tudo pra se destacar ou parecer melhor mesmo que seja em detrimento da saúde mental e desrespeito a outras pessoas.
Poxa, Felipe! Que legal saber que meu vídeo te ajudou ou ao menos provocou uma reflexão. Quem sabe assim as próximas gerações que entram na faculdade de medicina (ou qualquer outro curso com comportamentos parecidos) não mudam um pouquinho, pelo menos.
6 meses de facu e compartilho de varias impressões apontadas por você. O pensamento retrógrado e esse ambiente hostil de produtividade, sem olhar a quem, isto é, o que vale é o ego se elevar, alimentar o narciso dentro de si sabe? Deixando de lado, não apenas a coletividade, mas também a empatia com os outros colegas e criar laços de fato. Esses seus apontamentos que você deu, sem duvidas se fossem mudados na graduação de medicina, certamente formariam proficionais muito mais competentes, assim como humanos muito mais "humanizados".
Bíblico: " A humildade é o princípio da Sabedoria." Ser Sábio é ser humilde.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria
Meu maior medo é esse “ isolamento” estou com 25 anos e voltei pra o cursinho agora para tentar Med, tenho um histórico de depressão e síndrome do pânico e tenho medo de não aguentar a pressão. Mas tomar que de tudo certo 🙏🏻❤️
Não desista, você consegue!
Não desanima. Entrei aos 25 e a ansiedade grita, e tive pânico em um passado, a faculdade não é fácil, tem mta gente tóxica,mas é gratificante e você vai encontrar algumas pessoas legais. Quando entrar não esqueça do que te levou ali pq isso vai te dar forças pra continuar. Boa sorte!
vai dar tudo certo! estou nessa jornada, aos 36 anos comecei a estudar entrar na federal...fica tranquila, o tempo vai passar de qualquer jeito
Nem tente, medicina e pressão pura principalmente na graduação!!
É muito difícil ter um problema de saúde mental no curso de medicina.
Fui diagnosticada com TAG e depressão há 3 anos, mas agora a psi está com suspeita de que eu tenha borderline.
É muito difícil lidar com as variações de humor e ter que estudar um volume gigantesco de matérias.
Tenho medo de medicina não ser para mim por causa disso
"como é que um médico tatuado vai atender um paciente?" hoje em dia quase todo mundo tem tatuagem, se brincar médico e paciente vão indicar seus respectivos tatuadores haha
Do mesmo jeito que um médico não tatuado! hahah minhas tatuagens não escolhem o remédio que eu preciso passar ou não! hahaha
Caso eu passe, serei um ex tatuador médico sem tatuagem kkkkk
Eu fiz odonto antes, acho q nao muda mto dessa questao de competição... entao entrei na medicina sabendo o que esperar, e estou 100% focada nos meus estudos e formação... nao tenho a necessidade de fazer mtas amizades ou participar de qq coisa fora do curriculo, pq no final é isso que importa.
Infelizmente é cada um por si msm, o metodo pbl talvez amenize isso... pq sempre troca de turma e dificulta a formação de panelinhas e, de certa forma, estimula o bom convívio.
Deve ser mt bom, odeio essas relações de interdependência q obrigam a gente a aguentar um monte de coisas.
Cada dia que passa fico mais feliz de te acompanhar, você é muito humana Thais. Te admiro demais!!!!
Obrigada, Martha! 💜
Nossa, se eu fosse fazer um relato seria Ctrl + C / Ctrl + V hahaha espantada com as semelhanças, ou não né, o mesmo curso haha
Nossa. Como foi bom assistir esse vídeo nesse momento que eu estou passando. Muito obrigada! você é incrível! me senti compreendida, pois me sinto isolada lá na faculdade também. Meu estilo de vida incomoda as pessoas e eu não vou forçar amizade. Estou lá com o intuito de aprender, mas infelizmente não estou concordando nem com a maioria dos professores. Muito complicado.
Eu acho incrível tua postura enquanto médica. E o que eu mais lamento, é que és excessão. Parabéns, Thaís. Por expor tua humanidade e nos colocar em contato com coisas tão íntimas, mas que nos fazem ter empatia e respeito por todos. Quem dera termos em toda equipe de saúde um profissional da medicina como tu. Sucesso e saúde sempre.
Obrigada, querida! Saude pra todos nos!
Amei esse vídeo! Você é muito comunicativa e calma! ❤
Nossa não sabia dessa questão da medicina não, difícil, mas continua, obrigada por compartilhar com a gente!
Me identifiquei bastante qnd vc falou sobre a relação entre "amigos"😣❤️❤️
É complicada, mas, pelo que eu tenho visto aqui nos comentários é mais comum do que eu imaginava. 😣 sinta-se acolhida por mim então! ❤️
Sobre a parte que você não conseguiu fazer muitas amizades, eu senti a dor daqui. Eu não fiz medicina, fiz o curso de Arquitetura e eu literalmente saí da faculdade sem nenhum vínculo forte de amizades, apenas colegas. É muito triste essa realidade e posso dizer que não é só no curso de medicina que acontece :(
Sinto muito por isso. Na minha primeira faculdade (Psico) eu trouxe amigos até os dias de hoje. Senti muito no curso de medicina.
Cai de paraquedas aqui no vídeo. também sou arquiteta e tive a mesma experiência. Saí da faculdade sem nenhum amigo, tive péssimas experiências sociais ao longo do curso e hoje tenho só colegas. É foda
Eu fiz arquitetura e também achei o clima muito competitivo, pode ser por conta da carga de conhecimento ser extenuante, assim como as tantas noites sem dormir para terminar os projetos. Deixa todo mundo louco!
Parabéns. O importante é isso, você participa de todo um processo de desconstrução do estrelismo da medicina.
Seu relato é muito importante, tenho 36 anos e comecei enfermagem junto com jovens de 19/20 anos...senti muito na pele essa questão da diferença de idade, mais pela falta de sintonia mesmo, simplesmente são papos e fases que não me interessam mais e a gente acaba se excluindo um pouco
Verdade! Mas, a gente acaba fazendo algumas poucas amizades também, né? Acho que acaba sendo aquelas que fazem mais sentido. Bjs e boa formação! :-*
Primeiramente adoro seus vídeos, que pena que retorno para São Paulo, sou de Rio Preto e nunca tive a oportunidade de encontrar e conversar pessoalmente, ou seja você é iluminada. A medicina traz esse clima extremamente competitivo e desumano muitas vezes fútil acredito que a faculdade também pode influenciar nessa cultura. Tenho um olhar pela FAMERP ( que é pública ) e outras particulares que passa uma imagem uma cultura de alunos com cabecinha estudar estudar estudar num ambiente de colégio particular. Por outro lado vejo a Federal de São Carlos (UFSCAR) como exemplo mais com cara de Universidade com uma galera mais cabeça de não apenas se formar em medicina mais formar um cidadão com suas responsabilidades na sociedade. Desejo felicidades pra família vcs merecem. Abraço
Essa diferença de convivência entre psico e medicina é muito real, poderia dar exatamente o mesmo relato.
É impressionante, né? ❤️ Bjs!
Vc é muito maravilhosa,se eles não gostaram de vc, mais nós gostamos de vc muito
❤️❤️❤️
Nossa, essa de encontrar amigos é muito real :( e fica pior ainda quando eles descobrem que você é cotista. Já tive que presenciar um garoto da minha sala ficando sem grupo,pois ninguém queria fazer com o "da lista de repescagem" e hoje ele é meu melhor amigo na faculdade. É foda,mas a gente aguenta,pois o que importa mesmo é o futuro onde seremos médicos.
Eu falo que o ambiente da medicina é tóxico! Tomara que a gente consiga mudar isso, pelo menos um pouco, pra melhor! Bjs!
Genteeee q ngc ridículo!
Hoje 50% da turma é de cotistas, pelo menos na minha universidade... ent n tem essa não
A gnt ta é caçando o pessoal q ta entrando nas outras chamadas pra botar logo no grupo da turma kkkkk
Ainda bem que vc não desistiu por nada, porque tenho que vc é uma excelente médica... Pois tens uma característica que falta muito, na relação médico-paciente... Humanidade!!
Obrigada pelo elogio e carinho!
@@avidamedicina 🥰💞
Essa questão da superioridade é muito errada, mas a acredito que vem da supervalorização da profissão. Merece valor com certeza, mas isso não significa que tem mais valor que todo o resto e é aqui que confundiram.
Foi precisa no seu comentário, Evelin! ❤️ Obrigada por contribuir comigo e com o canal.
Adorei seu vídeo. Fiz questão de assistir, pois pretendo realizar curso de medicina, e tenho 57 anos, e pelo que ouvi de vc, é já esperava,vai ser complicado as pessoas. Mas tenho personalidade pra evoluir. Parabéns por desempenhar uma medicina humanizada.
Lindaaaa há muito tempo vi seus vídeos e ficava sonhando se um dia eu iria estar no mesmo lugar, me formei em Direito e daqui dois meses começam minhas aulas de medicina, você foi uma inspiração pra mim!
Comentário sobre não sentar na frente dos pacientes. Há um tempo atrás assistindo a um ciclo de palestras um doutor falou que sentar quando passava visita na verdade é bom. O médico que passa pela enfermeira e fica sempre em pé "passou" por lá, já aquele que sentou e falou com o paciente, mesmo que pelo o mesmo tempo, "esteve" lá. E é essa sensação do paciente que realmente importa.
Exatamente, Valéria!! Você se aproxima do seu paciente de diversas formas - ficar em pé, pra se mostrar superior, deveria ser recomendado cada vez menos!
Nossa, Thais, eu queria ter uma amiga que fosse como você :(
Thaís, conheci seu canal a pouco tempo e está sendo maravilhoso pra mim. Me identifico demais com seus depoimentos e seus vídeos tem sido importantes pra eu entender o sentimento que a medicina me trás e me trouxe. Estou no sexto ano e vivi coisas muito frustrantes e decepcionantes, passei por várias crises ao longo dos anos por não me identificar com esse sistema rígido, excludente, competitivo, hostil e sem humanidade. Me decepcionei muito, principalmente com a falta de empatia e humanidade dos médicos, dos professores e dos alunos de Medicina. E por muito tempo me senti culpada, desajeitada e inadequada dentro da faculdade, dentro do curso e da profissão. Mas hoje entendo que o problema não era eu e sim essa mentalidade distorcida da verdadeira medicina. Você tem me ajudado a entender mais sobre esse sentimento, a me aceitar, a me valorizar, a me encorajar e me reconhecer dentro dessa área. Enfim, muito obrigada por compartilhar sua história, suas reflexões, seus desafios, suas conquistas! Seu canal é uma inspiração! Seguimos com coragem e resistência, por uma medicina mais humanizada! ❤️
Além disso tudo, também quero medicina de família e fui desencorajada de todas as maneiras por professores e médicos que conheço e você tem me inspirado muito a seguir firme no meu sonho! GRATIDÃO e parabéns pela sua trajetória!
Thais, vc não imagina o tanto que eu fico emocionada com o seu depoimento! Fico muito feliz e faz tudo isso aqui fazer ainda mais sentido! Obrigada por compartilhar comigo!
@@avidamedicina 💕💕💕💕💕
Vi seu video agora, ja ganhou +1 escrito. Parabens pela sua vitoria. Estou me formando em medicina na Argentina. Em breve, espero começar a residencia de MFC no Brasil.
Que médica lindaaaaa
Parabéns ...
Pelo seu trabalho, comprometimento, caráter, personalidade.
Sinta se uma pessoa diferenciada com muito amor, compreensão e dedicação com o próximo.
👏👏👏🙏💖
Obrigada de coração 🙏💖
Vendo esse vídeo, to agradecendo a Deus por ter escolhido fazer Direito e só ter mudado de ideia agora. Na época, talvez eu não aguentasse essa pressão e esse clima entre os alunos. Os mais nariz em pé competitivos do Direito já me deixavam tão desconfortável.. e olha que caí numa turma maravilhosa, que me acolheu com muito carinho. Entrei na faculdade aos 17. Ali tive meu primeiro emprego, tbm muito amorosos comigo e dispostos a me ensinar, me valorizaram, e minha autoestima foi se construindo. Acho que agora eu aguento mais o tranco. Eu era muito novinha pra isso, sairia destruída.
Faço enfermagem em uma instituição privada, durante minha graduação vivenciei coisas horríveis, muito ruins e que me fizeram aos poucos me entristecer com a profissão! Hoje estudo como sempre estudei, pretendo continuar por um tempo na área, mas é algo que não me encaixo mais. Pretendo fazer outro curso!
Aconteceu o mesmo comigo no curso de química
@@matheusfontenele3099 É bem triste né?
Sinto muito por isso! Mas, mantenha-se firme nos seus valores! Beijão e boa sorte!
Acontece em todos os cursos, pelos relatos que leio aqui! :(
Sim, é triste demais! Fiquem bem!
Acabei de me formar em fisioterapia. E pretendo fazer medicina. Meu maior medo é a cobrança de uma pessoa que já tem um curso superior. Se eu entrar em uma universidade, pretendo esconder pra não sofrer mais pressão ainda.
Fico muito triste e/ou chateada com o fato de que acabamos nos isolando parar sermos mais felizes
Te encontrei tem poucos dias e você faz total sentido pra mim. Sou estudante de medicina da segunda etapa e sou médica veterinária, atuante na área há 11 anos. Obrigada pelo canal. Não te conheço pessoalmente, mas te sinto amiga
Nossa, Thaís, me encontrei muito no seu discurso, principalmente no que diz respeito às amizades. Estou vindo de outra graduação para a medicina também e estou entrando apenas um ano mais novo do que vc entrou (estou com 26). Tudo bem, as aulas começaram há pouco mais de um mês e está tudo a distância pelo desenrolar da pandemia, mas mesmo assim, nos poucos momentos em que houve atividades presenciais eu senti essa questão do isolamento beeem presente, sabe? Não parece acontecer de maneira deliberada, mas ela simplesmente acontece. Existem outras pessoas mais velhas na turma, até mais velhas que eu, então não acredito que no meu caso tenha a ver com isso. Não sei, venho de um lugar onde as coisas são diferentes. As pessoas são muito diferentes. Principalmente porque venho de uma instituição pública e agora estou numa particular. O cenário é tão diferente. Já me queixei disso pra algumas pessoas próximas. Eu sinto que vou levar a graduação como você: meus amigos da faculdade anterior continuarão ocupando um espaço muito especial na minha vida e que dificilmente terei alguma coisa próxima disso nessa nova jornada.
Isso não vai te fazer nem melhor, nem pior do que os seus atuais colegas - as vezes eles estão em outra fase de vida e a gente consegue se dedicar mais a outras coisas, que talvez com 26 anos tenha mais importância do que com 18. Bjs e obrigada pelo comentário.
Eu acho que ela levou muito do paz e amor de humanas para algo oposto disso
Que vídeo lindo 😍.
Dá uma calma assistir seus vídeos falando sobre☺☺☺
Que vídeo maravilhoso
Se fosse na minha cidade só ia querer ser atendido por essa médica 👩⚕️! Mara vilhoooo sa !!!
❤️ obrigada pelo carinho, Rayan!
Nossa você foi guerreira, amo ver sua trajetória. Um dia irei compartilhar a minha.
Obrigada de coração, Pablor!
Te entendo perfeitamente. Estou no segundo periodo e não me sinto feliz na faculdade. Eu amo estudar, mas com esse ambiente pesado, com pessoas que não me identifico, está pesando a minha caminhada. Sem contar que essa pressão por estudar em curto periodo de tempo está me tirando o amor pelo estudo, como eu tinha antes de entrar na medicina, pois eu sempre fui autodidata. A sensação que eu tenho é que pra eu me manter nesse lugar, eu vou ter que emburrecer, decorar tudo só pra passar, e eu odeio estudar desse jeito só pra manter notas. Eu gosto de aprender e parece que a faculdade não foi feita pra isso. É como se voce tivesse que dar a sua alma em troca de um diploma, ou seja, você perde sua felicidade, não tem amigos verdadeiros, na hora de fazer trabalho em dupla ou em grupo as pessoas não estudam como eu... está tudo horrivel.
Que Bacana 👏👏👏👏👏😍 perseverou e conseguiu fazer o curso que queria!!!
👏😍
@@avidamedicina não lhe conheço, mas admiro 😊
Me identifiquei muito com você
Já estou me inscrevendo 👏🏻
Obrigada, Meira! 🥰
A psico tem essa vibe mesmo ❤️
Na Psico USP o hino é: "A psico é mais legal, a psico é mais legal" hihihi sou suspeita pra falar, pq é mesmo! ❤️
@@avidamedicina ❤️
como estudante, já percebi isso tudo. o isolamento foi vencido graças a um grupo, que assim como eu, já tinham uma graduação e idade mais avançada em relação a média geral. Depois de um tempo os mais novos passaram a admirar nossa união. mas é um universo apaixonante!
Que bom que vc conseguiu lidar com isso. A gente sempre acaba encontrando pessoas que nos acolhem - mas, que é dificil, isso é! rsrs bjs
Vídeo necessário! É triste que as pessoas tenham a visão que medicina seja “greys anatomy”
Nossa, e como tem, né? Grey's Anatomy não é nem 1% do que é medicina mesmo! rsrs
Comigo aconteceu algo parecido. Durante meu internato, a precptora me desqualificou por conta de eu ter puxado e sentado na escadinha pra explicar e escutar um paciente q estava reativo a realizaćao do procedimento de colonoscopia. Ele era um paciente com Sida. Ela me chamou grosseiramente para fora da enfermaria (pelo menos, rs) e começou a gritar e me culpar pela falta de respeito com a classe medica, na frente de todos os colegas do internato, residentes e da equipe de enfermagem.
Aff! Absurdo demais né, Paula?
Arraso!!! Faz parte 2
To achando que vou fazer mesmo, hein? ❤️
34 aninhos? Não acreditooooo! Parece ter bem menos🤭.
Maravilhosa, te admiro bastante! Uma das minhas inspirações ❤️
hihihi dizem que eu durmo no formol! rsrs mas, eu não faço isso não! Obrigada querida! Bjs!
Me identifiquei muito kkk tenho muita vontade de cursar medicina, mas tbm gosto muito de psicologia, fico na dúvida qual fazer e qual vou me adaptar melhor, mesmo gostando da ideia de fazer os dois ainda fico na dúvida
É normal ter essa dúvida em várias opções de curso, mas, dependendo do quanto essa dúvida te prejudique, pode ser importante fazer uma terapia ;)
Estava cursando psicologia e já era difícil participar de grupos ...imagina os trabalhos em grupos deve ser uma droga.
Também não concordo com isso de que médico tem que ser superior ao paciente,Sllr,acho que isso deve ser super chato e desconfortável para o paciente mais também para o médico,aff, deve ser um porre ter que manter a postura de superior sempre,não poder ser gentil e etc. Acho que eu não conseguiria manter essa pose nem por uma semana,os médicos aqui da minha cidade passam por um corredor onde os pacientes esperam é antes tem uma bancada que é a recepção, eles já chegam dando ordens para as enfermeiras e mandando levar um monte de coisa na sala deles enquanto as enfermeiras estão correndo atrás,passam pelos pacientes e não dão um "Bom dia",quando eu era pequena isso me agradava kkķkkk achava que era legal,mais aff, acho isso super chato,que Deus me livre de ser assim
Excelente vídeo! 👏👏👏
Obrigada! ❤️
O que é bateria?
a bateria é tocar o instrumento, bumbo pandeiro as faculdades de medicina tem Atletica, que tocam com
Instrumentos musicais
Isso aí! :) obrigada pela explicação Hércules!
Que triste Thais 😔 eu sou pediatra e sei o que estás falando.
Até hoje conto nos dedos quem são amigos.
Você conhece slow medicine?
Bom dia! Penso em Pediatria! Poderia me passar algum contato ? Obrigada
@@alessandragabrielaserpagui6458 pra ser pediatra vc tem que fazer medicina primeiro
E depois se especializar na area da pediatria
O que eu acho legal, em todos os seus videos, é a franqueza nível "federal" kkkkk isso é maturidade nível hard, um exemplo
hahaha obrigada, Bianca!
Medicina e pra quem e bom de coração e salve pessoas muitos vão pelo dinheiro 💰💰💰 e não por amor
E qual profissão é mar de rosas??? So advogada e estudo medicina na minha opnião é BEMMMM MELHOR que na área jurídica então tudo é relativo...coisa ruim tem em toda parte, o que diferencia é o gostar de verdade da profissão, isso é o que separam as crianças dos adultos.
Uma vez estava passando por uma praça pública próximo do meu trabalho. Notei que tinha uns alunos de MED praticando 1°Socorros... nem pensava neste curso. Notei que aquele alunos menosprezam outros. Acho que por causa da classe social... Bem hostil. "Você é uma mulher com valores" muito diferente da sociedade atual.
Obrigada, Dani!!
E, infelizmente, é muito comum encontrar essa hostilidade, tanto na faculdade, como depois de formada.
que vontade de abraçar você ❤️
❤ sinta-se abraçado! hahaha
Quem romantiza as coisas termina em ilusão mesmo. Pé no chão sempre.
Eu tambem nao gosto de desrespeito e essa energia pesada que alguns humanos gostam de pertencer.
Medicina é uma das profissões mais bem pagas do Brasil, se não for do mundo. E tem uma autonomia impensável, ou seja, tudo de bom.
Eu penso um pouquinho diferente - talvez ainda sobressaia em relação às outras profissões no que diz respeito a sempre ter onde trabalhar (não fica sem emprego), diferente de outras profissões como engenharia, que muitos acabaram buscando outras opções de trabalho, enquanto falta emprego na área de formação.
@@avidamedicina concordo contigo. Sou eng. formado na USP e atuo autonomamente em outra área. Estive pensando em alguma profissao que me desse controle sobre o meu tempo, que fosse bem remunerada e que me permitisse ser meu chefe. Entre med e odonto escolhi odonto. Estou no 4a ano (de 6) na USP Capital. No meu curso tem médicos, engs, enfermeiros, e outros profissionais. Tenho 47 anos e nao sou o o mais velho. Mas nao tenho grupos dw amizades. Meu foco é ser o melhor cirurgião dentista que eu puder, me especializar em implantodontia e endo e ser feliz. Te desejo muita boa sorte. Vc merece!
3 amizades... Fez muito ainda hehe
hahahaha
Sou estudante de medicina e não concordo com a sindrome do jaleco ....ou super egos
Como estudar anatomia?
a maior de todas é saber que a grande maioria dos medicos ganham até 12 mil
Kkkkkkkkkkkkkk
parabéns pelo canal
Obrigada!!!
atletica é coisa pra mauricinho e paty fazer festa e fazer grupinho. Se vc é diferente e não tem grana não vá pra uma atlética.
Faz um certo sentido seu comentário.
@@avidamedicina se as atleticas no país fossem todass dedicadas ao desenvolvimento de praticas desportivas, de interecao de grupo, acoes sociais, simposios, auxilio ao medico recem formado, e entre tantas outras coisas realmente pertinentes, aí valeria ser de atletica. Antes tudo oq eu queria era ter capa, to no internato e tenho é vergonha de usar uma...vou tentar ir pro exercito e ver se encontro oq procuro, mas provavelmente vai ser uma frustração tbm. Mas pelo menos eu vou estar fazendo, flexao, corrida e atendendo uma tropa, e nao bebendo, usando droga e faltando estagio.
O que acontece se o aluno bater de frente com algum professor chato e machista?
Porque tenho certeza absoluta que se algum dia eu conseguir cursar medicina vou discutir bastante kkkkkkkk não sei levar desaforo pra casa
O Bom que na minha sala tem uma galera fazendo 2 graduação me sinto bem entrosado.
Isso ajuda mesmo! Eu não consegui enturmar nem com o pessoal mais velho igual eu. Tinha umas questões de valores que não me permitia aproximar de algumas pessoas. rsrs
Anjinha de Deus , infelizmente a maioria entra pq papai pagou ou querem ganhar Dindin, zero humanismo.
Graças a Deus vc está formada e fará a diferença nesse meio em que a maioria das pessoas são frias e calculistas .
Estou querendo largar a advocacia para seguir esse sonho, só estou com muito medo.
Gratidão por seus ensinamentos , amei seu canal .
Papai do céu esteja sempre com você e sua família ❤
E eu a querer entrar com 26 na faculdade de Med. N sei se consigo.
se vc querer mesmoo vc consegue, só ter força de vontade
De fato, um médico tatuado passa a mesma confiança que um dentista fumante. 😒
Meu fiquei passada
Superioridade ? Fala sério . ..to vendo que vou brigar na sala de aula kkkk
Faz uma parte 2!
Todo dia é uma parte 2! rsrsrs
@@avidamedicina 😅
Eu acredito que vc tem medo da concorrência, porque só traz vídeos negativos e vem dizer que é realista.
Ou seja, medicina é o curso mais Arcaico que existe.
Sim, precisa evoluir em muitos aspectos, principalmente no preparo humano dos próprios médicos
Eu passei por isso
acho que as nossas expectativas influenciam muito na forma que valor nos adequar ao ambiente, é muito chato as coisas nao sairem como a gente quer e isso nao anula as coisas boas que aconteceram no processo. Acho lindo a paixão na sua voz ao nos falar de medicina. bjss
Verdade! Como já diriam famosos pensadores: crie unicórnios mas, não crie expectativas! rsrs ❤️