Eninei alguns amigos meus a jogar magic e todos eles jogam muito bem hoje, e se tem uma coisa que eu disse pra todos eles quando tava ensinando era "Não importa o que eu te ensine, a melhor forma de aprender é jogando!", agora vendo o vídeo do andrézão percebi que eu tava bem certo no quesito não tentar forçar um monte de termos na cabeça da pessoa e sim algo mais "Pra ganhar, o seu oponente tem que chegar a 0 de vida." uma coisa que eu sempre fiz, foi pegar um card de cada tipo do deck que a pessoa ia jogar (Tipo 1 terreno 1 criatura 1 spell, etc) e dar um mini exemplo ali tipo "pra baixar essa criatura você precisa de 2 desse (Mostrava 2 terrenos, virava eles e colocava a criatura na mesa)". Outra coisa que eu sempre fiz foi deixar BEM claro pra pessoa que se ela não soubesse algo que estava escrito na carta (Um voar, atropelar ou algo assim) não tinha problema ela me perguntar o que é ou até mesmo mostrar a carta, tipo, eu poderia muito bem usar isso pra minha vantagem (Pra ganhar no caso), mas eu não fazia isso, na verdade eu ajudava dando dicas pra pessoa.
Eu criei um projeto de Magic na escola em que trabalho e segui o princípio do ensino teórico e a prática em seguida. Partindo da premissa de que a aprendizagem (também) se dá a partir da associação teoria+prática imediata. Então expliquei sobre o objetivo do jogo (levar os pontos de vida a zero ou menos), expliquei cada tipo de carta (mas só as mais básicas, nada de planeswalkers, batalhas, sagas), valor de mana, terrenos e como se dava o combate. Em seguida, pedi pra eles jogarem turno a turno ao mesmo tempo. Quem tinha dificuldade eu ajudava. De lá pra cá, 4 alunos permaneceram. Vieram jogar até nas férias escolares. Eu quase cometi o erro de explicar a história com trailers de edição pra chamar a atenção dos alunos, mas não funcionou por problemas no som (e observando hoje, graças a Deus deu errado).
Eu aprendi a jogar com seus vídeos inicialmente, e depois dei mais uma avançada com os vídeos do elba explicando as palavras chave enquanto dirige. Meu ensino fundamental e o médio dentro do Magic 😅
Uma coisa importante que voce nao mencionou é: dá logo as cartas na mão do seu amiguinho ou amiguinha e comecem a jogar. Claro que uma introdução é importante. Mas explicar "o só, embaralha e compra 7 cartas e blz, agora no seu primeiro turno vc pode baixar um terreno..." é algo prático de fazer e a pessoa aprender jogando.
Fala Paupeiro! Cara, que colocação excelente! André, me permite um adendo? NÃO USEM TERMOS EM INGLÊS PELO AMOR DE DEUS! A pessoa já tá tendo que lidar com uma informação nova, não deixem que a língua, num país com tão poucos bilingues seja mais uma questão!
minha maior dificuldade de ensinar magic é justamente a barreira da lingua. Tenho amigos que gostariam de aprender, mas não falam ingles, e a maioria das minhas cartas são em ingles, então nem consigo montar um deck pra ensinar pra pessoa.
@@gustavocve1779 até aí beleza, mas PRATICAMENTE todos os termos que usamos como “milar”, “counterar”, “castar”, tudo isso dá pra ser falado em português e a galera NÃO USA!
Também sempre tive uma aversão ao uso desses neologismos. Porque é um "aportuguesamento" de palavras em inglês. Sendo que já existem os termos em português 😂 Passei anos falando termos em português com amigos e colegas. Daí, voltei a jogar em loja e fui bombardeado com termos estranhos, que me deixavam boiando buscando entender o significado. Aos poucos fui assimilando, mas até hoje (e é um julgamento) acho que é mais pompa do jogador ao usar esses termos do que uma coisa imprescindível (tudo bem que às vezes você torna aquele termo uma coisa automática). E concordo muito, se for ensinar, melhor evitar esses termos, porque dificulta ainda mais a assimilação da informação.
Adicionando uma informação sobre as exceções das regras: eu concordo q é interessante não abordar esse tipo d exceção e deixar a pessoa descobrir elas sozinha justamente pelo exemplo do infect. Eu por exemplo me interessei pelo deck d portões pq eu descobri ele do nada depois d um tempo jogando o arena
Se for pra ensinar só o básico, como regras, como jogar, o que fazer... Só coloca pra jogar o tutorial do arena, quando comecei no magic nunca tinha visto literalmente nada sobre o game, um dia só deu vontade e baixei, aprendi tudo pq o tutorial é muito bem feito. E sobre coisas mais avançadas, é questão de prática ou bons professores.
Não lembro exatamente como deixei meus amigos interessados no magic, mas sem meme ensinei eles a jogar mandando sua Playlist de tutoriais, bem antiga, nem sei se ela ainda existe mas deu bem certo. Eles aprenderam e ficaram completamente viciados kkkkkk.
Minha birra com Card Game ( especificamente Yugioh o único que joguei bastante ) é que os jogos se baseiam muito em meta game, vou usar o Duel Links como exemplo, você acaba batalhando contra o mesmo deck ou combo em 90% dos casos, outra coisa é a banlist, quando você está se acostumando e gostando do deck, ele toma banlist em algo e vc tem que remontar e reaprender a jogar com outro deck, fora que não adianta jogar com um deck pq gosta dele, se ele não for meta ou anti-meta ele vai ser destruído no online, o que deixa a diversão em segundo plano...
sempre tento ensinar meus amigos a jogar. acabou que ficaram melhores e mais viciados que eu. (mas o André poderia até fazer um curso vendendo aulas sobre magic)
Qual a melhor forma de ensinar Magic? Primeiro de tudo quero ver é aprender. Joguei Magic na escola e a galera jogava toda errada, ninguém entendia o conceito da 'magica instantânea' ser jogada a qualquer momento, quando alguém falava em 'permanente' ficava sempre a dúvida, carta de anula só faltava anular o deck e as mãos do adversário. Deixei de jogar Magic quando encontrei uma galera entendida do assunto, parecia outro jogo pra mim e quando fui jogar Magic: The Gathering Online vi que o negócio era complexo mesmo.
Que coincidência legal, eu presenteei um amigo com um produtinho do magic e marcamos de eu ensinar para ele como é o jogo neste domingo que vem. E olha só, esse vídeo (e aquele anterior) caíram como uma luva pra mim, rs
André vou fazer um pergunta não de magic desta vez kk eu gostaria em algum vir a colecionar todos ou livros, hqs histórias afins da personagem arlequina, no entanto não sei a quantidade de obras que se tem e a sequência de lançamentos. Você saberia me dizer um site ou app que me auxilie a conseguir todas obras e ir verificando oq falta ou não? A raridade que tem de se encontrar e a faixa de preços correta pra não ser enganado
Quer mostrar magic pra uma pessoa, mostre o arena, facil de explicar com exemplos praticos. Nao tem que gastar nada e se ele gostar vai querer comprar algo e jogar com vc. Jogava yugioh ate 6 anos atraz (ainda sei das novidades) quando vim pro magic as coisas que mais estranhei : criaturas que batem nao defendem, que voce pode acumular dano para matar alguma criatura, todas criaturas causam dano direto e VOCE escolhe quem defende, que presisa de mana pra conjurar as coisa e nao da pra vomitar a mao(isso foi a melhor ja que os combos no yugioh deixaram aquilo exageradamente ruim, vulgo power creep), e que voce pode ganhar com cartas "ruins" o Yusei iria adorar isso.
Tenho uns amigos que não jogam Magic, mas que quero apresentar. Tenho alguns decks pauper que posso usar para esse intento. Qual seria o melhor deck pauper pra isso?
Comecei no Magic recentemente. Me tira uma dúvida que eu sempre tive? A relevância do meta no game. Em diversos jogos, jogadores profissionais que são grandes campeões, se destacam bastante e conseguem facilmente derrotar jogadores casuais. Você acha que o campeão mundial de Magic jogando com um deck aleatório, montado ali na hora com cartas fora do meta, seria capaz de ganhar de um jogador casual experiente como você? Eu sei que não existe uma resposta simples pra essa pergunta, mas gostaria de entender melhor. As vezes vejo comentários dizendo que ganhar offmeta é excessão, outros dizendo que sim, um jogador profissional ganha de um casual com "qualquer deck". Enfim, espero que tenha dado pra entender.
Na minha visão isso depende muito. Se você jogar com um deck superior e for um iniciante contra alguém com mais experiência com um deck inferior, o de mais experiência vai reconhecer o deck que você está jogando e utilizar de uma melhor estratégia com o deck que ele está jogando. Quais mágicas baixar, qual melhor momento pra isso, quais mágicas anular e criaturas matar. Tudo vai do conhecimento que você tem tanto do deck que você está batalhando quanto do seu próprio deck...
10 місяців тому+1
Mto bom! Recomenda algum deck que seja mais simples do que o Starter oficial para ensinar adolescentes/crianças? Algum que venha só criaturas, ou criaturas e feitiços/instantaneas simples?
Eninei alguns amigos meus a jogar magic e todos eles jogam muito bem hoje, e se tem uma coisa que eu disse pra todos eles quando tava ensinando era "Não importa o que eu te ensine, a melhor forma de aprender é jogando!", agora vendo o vídeo do andrézão percebi que eu tava bem certo no quesito não tentar forçar um monte de termos na cabeça da pessoa e sim algo mais "Pra ganhar, o seu oponente tem que chegar a 0 de vida."
uma coisa que eu sempre fiz, foi pegar um card de cada tipo do deck que a pessoa ia jogar (Tipo 1 terreno 1 criatura 1 spell, etc) e dar um mini exemplo ali tipo "pra baixar essa criatura você precisa de 2 desse (Mostrava 2 terrenos, virava eles e colocava a criatura na mesa)".
Outra coisa que eu sempre fiz foi deixar BEM claro pra pessoa que se ela não soubesse algo que estava escrito na carta (Um voar, atropelar ou algo assim) não tinha problema ela me perguntar o que é ou até mesmo mostrar a carta, tipo, eu poderia muito bem usar isso pra minha vantagem (Pra ganhar no caso), mas eu não fazia isso, na verdade eu ajudava dando dicas pra pessoa.
Eu criei um projeto de Magic na escola em que trabalho e segui o princípio do ensino teórico e a prática em seguida.
Partindo da premissa de que a aprendizagem (também) se dá a partir da associação teoria+prática imediata.
Então expliquei sobre o objetivo do jogo (levar os pontos de vida a zero ou menos), expliquei cada tipo de carta (mas só as mais básicas, nada de planeswalkers, batalhas, sagas), valor de mana, terrenos e como se dava o combate.
Em seguida, pedi pra eles jogarem turno a turno ao mesmo tempo. Quem tinha dificuldade eu ajudava.
De lá pra cá, 4 alunos permaneceram. Vieram jogar até nas férias escolares.
Eu quase cometi o erro de explicar a história com trailers de edição pra chamar a atenção dos alunos, mas não funcionou por problemas no som (e observando hoje, graças a Deus deu errado).
queria ter um prof assim :(
Aprendi com você Andre, aprendo até hoje.
Meu amigo marcou um "mesão" e eu me virei pra decorar as habilidades estáticas. 😂
Eu aprendi a jogar com seus vídeos inicialmente, e depois dei mais uma avançada com os vídeos do elba explicando as palavras chave enquanto dirige. Meu ensino fundamental e o médio dentro do Magic 😅
Comece pelo comander com cartas da reserved list e custom artes. Vai ser muito divertido! kkkk
De uma carta de mil reais para ele ficar com cara de pikachu surpreso
Jogo commander apenas. Apresento logo commander pq tem decks mt simples. Pra minha esposa por exemplo montei um ruricthar.
Meu cunhado apresentou Magic pra mim... e hoje eu sou melhor que ele porque eu comecei a assistir o André antes dele kkkkkkk
Uma coisa importante que voce nao mencionou é: dá logo as cartas na mão do seu amiguinho ou amiguinha e comecem a jogar.
Claro que uma introdução é importante.
Mas explicar "o só, embaralha e compra 7 cartas e blz, agora no seu primeiro turno vc pode baixar um terreno..." é algo prático de fazer e a pessoa aprender jogando.
Fala Paupeiro!
Cara, que colocação excelente! André, me permite um adendo? NÃO USEM TERMOS EM INGLÊS PELO AMOR DE DEUS!
A pessoa já tá tendo que lidar com uma informação nova, não deixem que a língua, num país com tão poucos bilingues seja mais uma questão!
minha maior dificuldade de ensinar magic é justamente a barreira da lingua. Tenho amigos que gostariam de aprender, mas não falam ingles, e a maioria das minhas cartas são em ingles, então nem consigo montar um deck pra ensinar pra pessoa.
@@gustavocve1779 até aí beleza, mas PRATICAMENTE todos os termos que usamos como “milar”, “counterar”, “castar”, tudo isso dá pra ser falado em português e a galera NÃO USA!
Também sempre tive uma aversão ao uso desses neologismos. Porque é um "aportuguesamento" de palavras em inglês.
Sendo que já existem os termos em português 😂 Passei anos falando termos em português com amigos e colegas. Daí, voltei a jogar em loja e fui bombardeado com termos estranhos, que me deixavam boiando buscando entender o significado.
Aos poucos fui assimilando, mas até hoje (e é um julgamento) acho que é mais pompa do jogador ao usar esses termos do que uma coisa imprescindível (tudo bem que às vezes você torna aquele termo uma coisa automática).
E concordo muito, se for ensinar, melhor evitar esses termos, porque dificulta ainda mais a assimilação da informação.
@@OBraboWatanabe te falar que aprendi inglês por causa do Magic, de tanto correlacionar as palavras e sentenças kkkkk
oi andré
Escolinha do Professor André ✌🏻
Obrigado André, foi tú que me ensinou a jogar, assistir aqueles seus vídeos antigos quando comecei
Opa, amei esse tema einnnn
Lor foi mencionado ❤️
Na semana que vou ensinar pra minha namorada, vem esse vídeo. Gênio.
Adicionando uma informação sobre as exceções das regras: eu concordo q é interessante não abordar esse tipo d exceção e deixar a pessoa descobrir elas sozinha justamente pelo exemplo do infect. Eu por exemplo me interessei pelo deck d portões pq eu descobri ele do nada depois d um tempo jogando o arena
Tenho apresentado Magic com deck de Commander simples de pilotar (tipo deck monogreen) - tem funcionado
A melhor forma é no grito!
Se for pra ensinar só o básico, como regras, como jogar, o que fazer... Só coloca pra jogar o tutorial do arena, quando comecei no magic nunca tinha visto literalmente nada sobre o game, um dia só deu vontade e baixei, aprendi tudo pq o tutorial é muito bem feito.
E sobre coisas mais avançadas, é questão de prática ou bons professores.
Todos os meus amigos ensinei já nas regras de commander, um deles numa mesa com mais 6 caras, não aconselho realmente, é um aprendizado mais doído
Não lembro exatamente como deixei meus amigos interessados no magic, mas sem meme ensinei eles a jogar mandando sua Playlist de tutoriais, bem antiga, nem sei se ela ainda existe mas deu bem certo. Eles aprenderam e ficaram completamente viciados kkkkkk.
Minha birra com Card Game ( especificamente Yugioh o único que joguei bastante ) é que os jogos se baseiam muito em meta game, vou usar o Duel Links como exemplo, você acaba batalhando contra o mesmo deck ou combo em 90% dos casos, outra coisa é a banlist, quando você está se acostumando e gostando do deck, ele toma banlist em algo e vc tem que remontar e reaprender a jogar com outro deck, fora que não adianta jogar com um deck pq gosta dele, se ele não for meta ou anti-meta ele vai ser destruído no online, o que deixa a diversão em segundo plano...
esse foi o exato motivo que me fez migrar do yugioh pro magic, fora a ambientação do magic que acho melhor, te entendo rsrsrs
simplesmente um baita vídeo
sempre tento ensinar meus amigos a jogar. acabou que ficaram melhores e mais viciados que eu.
(mas o André poderia até fazer um curso vendendo aulas sobre magic)
Veio em momento perfeito tô querendo converter uns amigos pro Magic
Qual a melhor forma de ensinar Magic?
Primeiro de tudo quero ver é aprender. Joguei Magic na escola e a galera jogava toda errada, ninguém entendia o conceito da 'magica instantânea' ser jogada a qualquer momento, quando alguém falava em 'permanente' ficava sempre a dúvida, carta de anula só faltava anular o deck e as mãos do adversário. Deixei de jogar Magic quando encontrei uma galera entendida do assunto, parecia outro jogo pra mim e quando fui jogar Magic: The Gathering Online vi que o negócio era complexo mesmo.
Tem que falar da roda das cores, sempre falo e aumenta o sentido do jogo e as características de cada cor antes de qualquer coisa
Que coincidência legal, eu presenteei um amigo com um produtinho do magic e marcamos de eu ensinar para ele como é o jogo neste domingo que vem. E olha só, esse vídeo (e aquele anterior) caíram como uma luva pra mim, rs
Andre voce é mt perspicaz
André vou fazer um pergunta não de magic desta vez kk eu gostaria em algum vir a colecionar todos ou livros, hqs histórias afins da personagem arlequina, no entanto não sei a quantidade de obras que se tem e a sequência de lançamentos. Você saberia me dizer um site ou app que me auxilie a conseguir todas obras e ir verificando oq falta ou não? A raridade que tem de se encontrar e a faixa de preços correta pra não ser enganado
Gostei dessa arte andre
Como fica sabendo.o.resultado dos sorteios da Liga Magic? Já comprei algumas vezes com eles e nunca encontro
O pior que a cada vlog do andré eu sinto que ele ta deixando de ser jogador de magic e ta virando boxeador, pq é cada gancho que eu tomo desprevenido
Quer mostrar magic pra uma pessoa, mostre o arena, facil de explicar com exemplos praticos. Nao tem que gastar nada e se ele gostar vai querer comprar algo e jogar com vc.
Jogava yugioh ate 6 anos atraz (ainda sei das novidades) quando vim pro magic as coisas que mais estranhei :
criaturas que batem nao defendem, que voce pode acumular dano para matar alguma criatura, todas criaturas causam dano direto e VOCE escolhe quem defende, que presisa de mana pra conjurar as coisa e nao da pra vomitar a mao(isso foi a melhor ja que os combos no yugioh deixaram aquilo exageradamente ruim, vulgo power creep), e que voce pode ganhar com cartas "ruins" o Yusei iria adorar isso.
doido pra aprender vale a pena comprar aquele kit pronto do magic ou pagando mais barato em um pronto na shopee?
Tenho uns amigos que não jogam Magic, mas que quero apresentar. Tenho alguns decks pauper que posso usar para esse intento. Qual seria o melhor deck pauper pra isso?
Mana é um conceito da Antropologia. Especificamente de grupos melanésios.
meu deus essa thumb ta muito bom
momento certo
Comecei no Magic recentemente. Me tira uma dúvida que eu sempre tive? A relevância do meta no game. Em diversos jogos, jogadores profissionais que são grandes campeões, se destacam bastante e conseguem facilmente derrotar jogadores casuais. Você acha que o campeão mundial de Magic jogando com um deck aleatório, montado ali na hora com cartas fora do meta, seria capaz de ganhar de um jogador casual experiente como você? Eu sei que não existe uma resposta simples pra essa pergunta, mas gostaria de entender melhor. As vezes vejo comentários dizendo que ganhar offmeta é excessão, outros dizendo que sim, um jogador profissional ganha de um casual com "qualquer deck". Enfim, espero que tenha dado pra entender.
Na minha visão isso depende muito. Se você jogar com um deck superior e for um iniciante contra alguém com mais experiência com um deck inferior, o de mais experiência vai reconhecer o deck que você está jogando e utilizar de uma melhor estratégia com o deck que ele está jogando. Quais mágicas baixar, qual melhor momento pra isso, quais mágicas anular e criaturas matar. Tudo vai do conhecimento que você tem tanto do deck que você está batalhando quanto do seu próprio deck...
Mto bom! Recomenda algum deck que seja mais simples do que o Starter oficial para ensinar adolescentes/crianças? Algum que venha só criaturas, ou criaturas e feitiços/instantaneas simples?
Explicar MTG de forma simples é só usar as cartas de Alfa e Beta como exemplos
Boa
Mds! Mas o André só fala de Magic!