ENCONTROS ABM #1 | Acadêmica Salomea Gandelman entrevista o professor Carlos Kater

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 сер 2024
  • A primeira edição dos "Encontros ABM” aconteceu no dia 20 de maio de 2021. O musicólogo, compositor e educador musical Carlos Kater inaugurou a programação online de palestras, entrevistas e mesas-redondas deste ano, dedicadas à música e educação, sendo entrevistado pela acadêmica Salomea Gandelman.
    Carlos Kater é Doutor pela Universidade de Paris IV-Sorbonne, com Pós-Doutorado pela mesma instituição, e Professor Titular concursado da Escola de Música da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Professor-Adjunto no Instituto de Artes da UNESP e participou da equipe de concepção e implantação do Curso de Música / Licenciatura em Educação Musical da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos. Um dos criadores do Música na Escola, projeto pioneiro no Brasil que levou música a mais de 120.000 alunos de escolas públicas de MG (1997/99), e criador do projeto A Música da Gente (iniciado em 2013), dedicado a criação musical coletiva - cujas ações já atingiram mais de 10.000 participantes em escolas de diferentes regiões do Brasil. Criou e editou importantes revistas, dentre elas Cadernos de Estudo: Análise Musical, Cadernos de Estudo: Educação Musical e Música Hoje. É autor de artigos e livros, dos quais se destacam: Música Viva e H.J.Koellreutter: movimentos em direção à modernidade, Eunice Katunda, musicista brasileira, e Por toda parte (coleção editada pela FTD), aprovado pelo MEC e um dos 10 finalistas indicado ao Prêmio Jabuti de Livro Didático (2017).
    Um dos fundadores da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, é também Membro Permanente do Conselho Assessor da Catedra Livre de Pensamento Pedagogico Musical Latinoamericano, junto ao Depto. de Artes Musicales y Sonoras da UMA - Universidad Nacional de las Artes (Buenos Aires/Argentina) e Professor Colaborador do Curso de Pós-Graduação em Música da ECA/USP.
    Atua como consultor e parecerista de diversas associações científicas brasileiras, e como educador e conferencista ministrando cursos e oficinas dirigidas à “Formação Musical Inventiva” com foco no desenvolvimento humano.Possui composições apresentadas em significativos festivais e encontros de música no Brasil e exterior, bem como arranjos musicais e restauração de obras (música colonial mineira). É Professor Orientador do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade São Marcos (SP) e diretor do “Grupo de Musicantes da Atravez”, que realiza apresentações em espaços culturais, educativos e sociais de São Paulo.

КОМЕНТАРІ •