As escolhas de Bolsonaro para a equipe econômica

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 вер 2024
  • Já foram escolhidos os principais nomes da equipe econômica do Governo Jair Bolsonaro. Joaquim Levy no BNDES, Roberto Campos Neto no Banco Central, Mansueto Almeida na Secretaria do Tesouro Nacional, além, claro, de Paulo Guedes no Ministério da Economia. Tais escolhas não representam surpresa alguma, pois estão em linha com a visão econômica de Paulo Guedes e com a defendida por Bolsonaro na campanha eleitoral.

КОМЕНТАРІ • 27

  • @guilhermevilasboasgoncalve5326
    @guilhermevilasboasgoncalve5326 5 років тому +4

    Gabriel, vc é muito foda cara !!! Você tem que fazer um canal dando sua opinião sobre a politica atual e economia.

    • @GabrielMedeiros
      @GabrielMedeiros  5 років тому +1

      Obrigado pelo elogio! É esse mesmo o propósito do canal. Abraço!

    • @Vinicius-gy8wk
      @Vinicius-gy8wk 5 років тому +1

      Já comentei isso com ele, acho que atrairia muito mais views e inscritos

    • @Guizambaldi
      @Guizambaldi 5 років тому +1

      Boto fé e faço coro!

  • @Deivid64029
    @Deivid64029 3 роки тому +1

    Estou em 2021 e a economia brasileira está bombando: inflação baixa, brasileiro comendo carne a vontade, tanque de gasolina cheio, pleno emprego e o Brasil surpreendendo o mundo, como diz nosso excelso ministro Guedes. O dono desse canal é uma piada kkkkkk

    • @GabrielMedeiros
      @GabrielMedeiros  3 роки тому +1

      1) Aponte em que momento do vídeo foi feita alguma garantia de resultados. Aponte em que momento do vídeo foi dito que estourar as contas públicas com quase 800 bilhões só de déficit primário e praticar uma Selic irreal e abaixo da inflação eram os caminhos das pedras para fazer o Brasil crescer.
      2) Metade da equipe econômica já não existe mais, debandou do governo Bolsonaro ou foi mandada embora por ele. Esperava-se um governo de linha reformista e com apreço pela responsabilidade fiscal, mas o que se viu foi um chefe de estado com práticas patrimonialistas, anti-privatização, anti-reformas e favorável a dar totó em precatórios. Desenhando, o governo Bolsonaro quebrou as expectativas dos próprios apoiadores. Isso pra ficar apenas na parte econômica.
      Levando-se em conta isso, explique melhor por que eu seria uma piada. Do contrário, fazendo mera lacração, a piada muito provavelmente é você.

  • @eumesmo989
    @eumesmo989 2 роки тому

    Foi um "sucesso"!!! Hihihihi...

    • @GabrielMedeiros
      @GabrielMedeiros  2 роки тому

      Né? Quem imaginava em 2018 que uma equipe econômica vista como liberal aplicaria o plano econômico do Ciro e do PT - redução de taxa Selic na marra e descontrole das contas públicas.

    • @jegao2006
      @jegao2006 2 роки тому

      Bem, a taxa selic sempre foi determinada na caneta, mesmo. Nada mudou!
      Quanto ao "descontrole" das contas públicas, podemos dizer que o governo foi desastrado, mas diante da situação que cobriu o país, a atitude era naquela direção mesmo!

    • @GabrielMedeiros
      @GabrielMedeiros  2 роки тому

      @@jegao2006 pois é! Só não tentem jogar na conta do liberalismo o desastre inflacionário que se vê.

    • @jegao2006
      @jegao2006 2 роки тому

      Em resumo, o liberalismo diz que o Estado não deve interferir na economia.
      Alimentos:
      Nesse caso, o governo interfere via estoques reguladores que se formam quando há produção elevada e uma tendência de queda exacerbada dos preços, impedindo que essa queda ocorra, o governo compra o excedente e eleva os estoques nos armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Quando a produção cai, o movimento é oposto, o governo libera o estoque no mercado evitando uma alta exagerada dos preços. De acordo com o liberalismo, nada disso deve ser feito e o orçamento da Conab foi esvaziado.
      O resultado foi que nos armazéns da Conab - que chegaram a estocar quase 8 milhões de toneladas de arroz, por exemplo - em 2020, haviam menos de 20 mil toneladas. No mesmo ano em que foi batido o recorde histórico na produção de arroz, o valor do produto chegou a aumentar mais de 3 vezes!
      Combustíveis:
      O liberalismo afirma que os preços dos combustíveis não devem sofrer interferência do governo e seguir tendências de mercado, nesse caso, o mercado global de petróleo. Isso foi feito e em 5 anos o preço “explodiu”! Com o diesel aumentando 122% no período, alguns apontam 166%. Contrariando o que disseram os defensores de tal medida.
      De acordo com os jornais, junto à energia, alimentos e combustíveis respondem por mais da metade da inflação observada.
      Diante de tais observações, podemos dizer que o liberalismo é em grande parte responsável pelo desastre inflacionário, Medeiros!

    • @GabrielMedeiros
      @GabrielMedeiros  2 роки тому

      ​@@jegao2006 ah, claro. Até porque a única forma de intervenção do governo é ter estoque regulador... Tributos e cotas de importação sobre o arroz vindo de fora do Mercosul não são intervenção... Ademais, os estoques reguladores de arroz já estavam praticamente encerrados desde 2015 (queda de 1 milhão para 130 mil toneladas desde 2010).
      Sobre combustível, a Petrobrás está vendendo diesel e gasolina na refinaria com defasagem de preço de quase 1 real por litro em relação aos preços internacionais. Portanto, você erra novamente ao dizer que não há intervenção.
      O núcleo do IPCA brasileiro (já descontando alimentos e energia) está em 9,44%, enquanto que a inflação cheia está em 12,13%. Ou seja, quase 80% da inflação atual não se deve a alimentos, combustíveis e tarifas de energia. Mais uma vez você está enganado.
      Por fim, você está bem descolado da realidade quando associa o liberalismo a não intervenção estatal. Bancos Centrais são instituições que intervem profundamente nos mercados, tanto no aspecto regulatório quanto no aspecto da política econômica, e são instituições aceitas pelos liberais. Logo, veja como é infantil a sua concepção de liberalismo. O que caracteriza o liberalismo não é a ausência de intervenção, mas sim a sua forma. E no que tange ao BCB e ao governo federal, principalmente em 2020, suas intervenções foram claramente expansionistas, keynesianas, sendo essa a principal causa da inflação atual.

  • @rolecom2945
    @rolecom2945 2 роки тому

    Entrando aqui e tentando entender sua visão de saida para o Brasil com o Bolsonaro no terceiro mandato fazendo merda e a polarização com Lula. Vai anular o voto ou rever conceitos?

  • @Vinicius-gy8wk
    @Vinicius-gy8wk 4 роки тому

    Sdds de um dos maiores canais do YouToba