O QUE A ANVISA EXIGE NO CONTROLE DE QUALIDADE DE SANEANTES
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- O controle de qualidade na produção de saneantes é item obrigatório segundo a RDC 47/2013, que aprova o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos Saneantes, e dá outras providências.
Link da RDC 47/2013: antigo.anvisa.g...
Saiba onde adquirir metodologias confiáveis para o controle de qualidade em saneantes e cosméticos: www.incqs.fioc...
O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) é uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que atua em áreas de ensino, de pesquisa e de tecnologias de laboratório relativas ao controle da qualidade de insumos, produtos, ambientes e serviços sujeitos à ação da Vigilância Sanitária. Age em estreita cooperação com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com Secretarias estaduais e municipais de Saúde, entre outros parceiros.
Olá tudo bem? espero que sim eu tenho alguns produtos para regularizar e estou com uma duvida a avisa exige que façamos analise de teor de ativos de todos os produtos por exemplo um detergente acido tem vários ácidos não tem tem como fazer de apenas um pois os outros interferem na analise
Ola, amigo ! Tenho uma dúvida . Para adquirir o selo da Anvisa saneantes a Anvisa vai até a empresa fazer alguma fiscalização ?? Porque eles cobra a taxa de fiscalização .
Eu não encontro na legislação, quais produtos, a frequência e os parâmetros aceitáveis para análise microbiológica em saneantes. Na RDC 47 diz “quando aplicável“ fazer lote a lote.
Qualquer analise, parametro e frequencia é determinado pelo químico ou equipe de P&D, a anvisa não tem como definir como cada produto se comporta ou quais parametros são aceitáveis, toda vez que a equipe de desenvolvimento cria uma nova formulação ela faz o chamado teste de prateleira que é feito para determinar o prazo de validade. Caso o produto seja registrado esse teste deve ser feito por laboratório externo.
Somente alguns parametros são determinados pela legislação, como teor de cloro em água sanitária 2,0 a 2,5%.