Amigo, eu como ex-pintor usei o Ferrox algumas vezes. Mas é necessario se passar duas a tres demãos em intervalos de algumas horas entre elas (ver rótulo) para dar uma proteção e converter a ferrugem em superficie boa para pintura. Estes produtos não protegem indefinidamente contra corrosão, a função principal é deixar a superficie pronta para a pintura, pois é a tinta que dá a proteção. Para uma proteção ótima nos metais ferrosos eu sempre usei a tinta grafite de muito boa marca (suvinil) antes da cor final em esmante sintético. O grafite dá uma proteção ótima ao metal, mas tem de ser de marca boa, servindo de base para pintura final. Acredito que os dois produtos sejam bons. Espero ter ajudado alguém no caso dos anti ferrosos. Parabéns pelo video, todos deveriam lhe copiar o making of. Oswaldo Rib. Preto
Nossa e bom saber amigo,apesar de q sou uma.mulher ,mas mexo com máquinas de costura e elas vivem precisando de reparos aq por conta da maresia!Obrigada!
@@renanrafa2868 qual seria a tinta grafite?? o que vc me indica de tinta resistência para pintar uma balança de gado?? vou passar o removedor de ferrugem e uma pintura
Os conversores de ferrugem servem pra preparar uma área levemente oxidada (se estiver muito enferrujada, deve-se lixar até ficar em uma fina camada) diretamente para a pintura. Ele "converte" os óxidos metálicos em uma espécie de primer (uma das bases do zarcão é justamente um óxido metálico). Já os neutralizadores e removedores de ferrugem "dissolvem" a ferrugem, deixando a chapa em um estado quase virgem. Para a aplicação desses o certo é lixar o máximo possível a chapa. Após o tempo de ação o mesmo deve ser removido e a chapa deve ser imediatamente tratada com um primer ou similar, pois estará extremamente susceptível à ação de agentes oxidantes. Como de praxe, leia sempre as instruções de uso e use o EPI correto. Produtos como esse são compostos por agentes químicos bastante agressivos e descuidos podem acarretar em acidentes.
Para desempatar, o melhor Fabricante, será aquele que patrocinar o Lajota, esse "moleque" incrível!!! Esse raro brasileiro genial, sem ser esnobe... Sucesso Lajota!!!!!
Como bom dono de carro velho eu uso TF7 e vim aqui ver sobre o Ferrox pra ver se vale a pena mudar. Em 2013 eu abri uma pequena bolha que tinha na porta do carro e simplesmente passei o TF7 por cima da ferrugem. Hoje, em 2022 ela não avançou um milímetro. Sim, eu sou um relaxado porque ainda não mandei fazer, mas posso comprovar a eficácia do produto.
O ideal pra usar TF7 é passar apenas uma escova de aço e espátula, pra arrancar a pintura solta e as cascas de ferrugem, dai ele converte a oxidação em base, pode pintar por cima sem precisar lixar nada, só lavar com uma pressão pra tirar o pó e qualquer sujeira. Se lixar tanto o ferrox quando TF7 não vão agir direito, pq eles agem na oxidação em excesso, se retirar eles não tem material com que reagir, vai ter gasto lixa e produto a toa, alem do tempo. Esses produtos são pra economizar tempo de lixa, então não precisa lixar pra usar. Fica ai a recomendação, escova e espatula, TF7 e depois já manda o prime pra quebrar o pretão, e depois a tinta na cor que quiser, forma mais rápida e economica, com excelente qualidade.
@@LuisFilho75 ele fez o teste em todas as situações. Não falou qual é melhor, ou em qual situação eles agem melhor, se com ferrugem ou não. Acho que pelo fato de serem empresas muito poderosas. Pode até rolar um processo, imagino...
Tem uma motoca aqui q vou botar na trilha está com os raio e aro bastante enferrujado, vou passar bom bril pra tirar o maior e aplica esse produto e pintar então. Ia tentar tirar toda a ferrugem mas se esse produto da certo vai adianta bastante o trampo
Bom a função principal do tf7 é transformar ferrugem em fundo em preparação para pintura portanto é recomendo para pre pintura, e o ferroxi tem uma ação diferente que e a retirada (remoção total do ferrugem), sendo que os dois necessita do ferrugem pra reação indicada de cada um, então na parte lixada não há o principal componente para reação, por isso há uma reação adiversa, cada um tem sua função específica um transforma e o ferrugem e outro remove, o que tem que ser observado e a aplicação nescessária pra cada aplicação!
Leandro, Os produtos tipo "convertedores de ferrugem" são utilizados quando se quer converter o pó da lixação superficial, em fundo. Os tipo neutralizadores, são conhecidos também como removedores de ferrugem. Porém após a remoção, ocorre o contato direto do ar com o metal e a oxidação do ferro na composição aço, recomeça seu ciclo novamente. É interessante utilizar o removedor e após remover o óxido ferroso (de ferro), utilizar o convertedor para formar a película de proteção ou algum oxidantes tipo os utilizados para deixar as armas na cor preto grafitado, que também forma a película protetora contra a ação contínua do ar agredindo por reação iônica e formando as decomposições erosivas ao metal. O melhor método para evitar a erupção da ferrugem sepultada é tinta impermeável ao ar. As tintas catalisadas por evaporação são as piores, nesses casos (água e solventes são diluentes e atuam como catalisadores também, mas não seria a situação que abordo aqui. Então checar se a secagem se dá pela evaporação ou pela catálise, é fundamental). Melhores opções são as bicomponente catalizadas por reação química ao catalizador.
Parabéns, ambos não foram feitos pra levar água como nos testes, são um fundo protetor, vai ficar comentando e jogando água até acabar o metal, já que tá usando errado.rsrs
Meu pai ganhou um portão muito enferrujado ai tirei as cascas de ferruge e lavei ele para tirar a poeira passei o tf7 onde q estava o ferrugem e joguei esmalte sintético, mais de um ano bate sol e chuva e não apareceu nada de ferrugem ótimo produto e vídeo.
fiz mesma coisa com um portao aqui em casa, tirei ferrugem mais grossa e passei tf7 e deixei tempo ver, em menos de 2 meses a ferrugem voltou brotar por baixo da camada que ele faz
@@odirleimuhlbauer8673 então você NÃO fez a mesma coisa! Ele usou tf7 e pintou. Essa é a recomendação do fabricante. Se tivesse feito isso ai sim *seria a mesma coisa*
Exatamente o que vc observou, milagre não existe. Sempre uso esses antiferrugem como auxiliares na limpeza da ferrugem, mas o ideal é acabar de limpar e aplicar o zarcão.
Ótimo teste! Uso o TF7 e Vedacit e já usei o PCF.. Aplicamos a limpeza mecânica, limpeza química com tiner e depois o Vedacit. Esperamos por 1h e limpamos com o tiner. Fica ótimo.
LetraJota, leia: De @MarcosCarvalhordo há 5 anos "Amigo, o convertedor não tem sentido aplicar em chapa limpa. É para ser aplicado sobre superfície com ferrugem, mas lixando antes ou escovando afim de remover a ferrugem solta/acumulada. Age transformando o óxido de ferro (ferrugem) em fosfato ferroso (cor cinza escuro) que é a proteção (barreira) da chapa. Em cima dele se faz a aplicação da tinta de recobrimento sem necessidade de lixar antes. Um abraço" Abraços!
O TF7 atua como um Primer que é o nome do conversor de ferrugem! Faça o teste com tinta acrílica sobre um metal enferrujado e veja que funciona como base zarcão igual da eucatex. Fiz o teste aqui em casa e nunca descascou a tinta!
Realmente, seu moço, a aplicação do neutralizador convertedor superpoderoso caseiro é a melhor solução para exterminar, de forma neutra e convergente, a oxidação ferrosa que aflija as superfícies constituídas por esse minério, o ferro, em qualquer de suas ligas. Abraço! Só vídeos TOP, seu menino! Parabéns e muito obrigado pelo teu trabalho jornalístico científico informativo superpoderoso e caseiro! UHUUU!!!... Sucesso pleno aos teus planos e sonhos!
Muito legal! Pra completar, eu só queria sugerir você pintar por cima das superfícies pra mostrar como a tinta se comporta e ver se pipoca ferrugem por baixo de novo. De qualquer forma, parabéns! Já me inscrevi no canal.
Já usei esse TF7 e não gostei! Mesmo passando a Esmerilhadeira ou a escova de aço, lixar a ferrugem sempre volta com o tempo! Num gradil que pintei usei o TF7 depois de raspar bem a ferrugem, antes de cair uma chuva ou sereno passei uma camada de zarcão e só então pintei com tinta esmalte! Aí sim a pintura durou 10 anos! Como bem vc falou esses produtos não fazem milagres! Abraço,
Boa Irmão excelente vídeo. Vou da uma dica; se vc busca uma durabilidade maior para o container; te recomendo utilizar TF7 sem passar lixa após a reação, pois aquela película que fica já serve como revestimento por isso o fabricante informa que não precisa retirar pois finalidade e mais durabilidade do que estética. vlw irmão tmj
Aquela cor preta que o Tf7 faz no ferro enferrujado após ser aplicado .... é uma película de proteção por causa da reação ? Por isso não precisa lixar ?
@@LeonardoTorrieri Sim serve como proteção sim. Aquilo e uma formação de oxido; vc pode lixar para fim de estetica; porém para eficiência do material o ideal e não lixa pq assim vc perde material consequente mente fica mas fragil. Lembrando que ligas metalicas tende oxidação o tratamento da sua superfice é essencial para maior tempo de vida do material.
Leandro tudo bem eu trabalhei muito tempo em indústria química e fazia muita entrega em empresas que faziam torres de ferro galvanizado para rede elétrica. Eles usavam Acido Muriático para limpar as peças antes de galvanizar
Jotão, mandou muito bem, cara! Parabéns!!! Principalmente pelo fato de sempre deixar claro a diferença entre "neutralizador" e "convertedor". Muito bem feito o seu vídeo e com muitos pontos relevantes analisados. Se me permite uma sugestão de comparação, dois produtos exatamente idênticos de finalidade (convertedores), são: TF7 x PCF. Se puder compará-los, seria top. Um abraço!
2 роки тому
Concordo plenamente com você Robson.👍👍👍👍 Valeu 😂😂😂🤗🤗🤗
TF7 reage com a ferrugem formando uma camada protetora. como na parte que você lixou não havia muita ferrugem, a camada não foi criada. Mas ele não é um removedor de ferrugem, então não pode ser tratado como um (pessoal nos comentários). o ideal é pintar depois, de pref com uma tinta anti-ferrugem. Aí fica top.
bem interessante a conclusao, de se é bom ou nao lixar muito antes de aplicar! Tbm entendi que o ferrox é pra proteger, e o tf7 é pra criar uma base pra pintura, pra proteger tem q pintar depois
Legal os testes. Mas vou deixar aqui minha experiência com o TF7 porque o ferro nunca usei. Comprei um gol 92 no ano de 2004 eu sou o segundo dono dele e as únicas ferrugens que ele tinha era naquela canaleta na parte de cima do porta malas onde vai a borracha encaixada e como deu uns furinhos deu uma enferrujada no assoalho do porta malas aí eu pensei em fazer algo provisório até mandar fazer em um chapeador. Sabe oque fiz; Dei uma lixadinha e fiz como manda no rótulo do Tf7 dar uma agitada e esperar uns 10 min e depois apliquei com um pincel uma mão esperei pouco mais de uma hora e passei a segunda mão e nos furos passei durepox pois é um lugar que não aparece e no outro dia pintei com a mesma tinta do carro e para minha surpresa pois tenho o carro até hoje e está intacto o local.
Belo trabalho mano . A melhor conclusão possível !!! Eu tirei nesse vídeo não poderia ser melhor q isso . Tirou minha dúvida. Mas ao mesmo tempo q tirou a minha dúvida . Fiquei com dúvida de qual usar rsrsrs . Obrigado...
Boa explicação, más não recomendo nenhum dos dois pois já tive a oportunidade de utilizar-los seguindo todas as recomendações do fabricante, cuidados com oleosidade, poeira, umidade pintura após o tempo de cura...na hora tudo maravilhoso e depois de alguns anos surgiram os problemas, porque são produtos altamente corrosivos ,por isso não aceitam tintas a base de água, além de ser produtos caros, seria melhor utilizar um jato de areia e partir diretamente para um primer mesmo que seja o zarcão, pois já peguei trabalhos em que tive que lixar para pintar portões com mais de trinta anos e o zarcão e a ferragem estavam intactas, se utilizar os bi-componentes melhor ainda.
Os dois produtos tem função diferentes, o TF7 converte a ferrugem superficial em um fundo pré pintura tendo um tempo x para fazer a pintura e terminar o processo. Já o Ferrox/Ferlicom tem a função de criar uma camada protetora por reação química gerando um oxido de zinco neutralizando a continuidade da ferrugem, ele não serve de fundo, após o período de reação, deve ser removido o excesso e feito a aplicação do fundo e posterior pintura. Ou seja, um é uma espécie de primer o outro um tratamento anti ferrugem.
Cara estou com algumas grades enferrujadas e lichei para pintar, já outras comprei aquele zarcao preto e passei direto na ferrugem agora estou observando para ver se a ferrugem volta mas o certo e lichar para pinter...
Aqui também testei, pelo que observei no video, me parece que funcionou até que melhor que estes produtos...aqui em 24h reagiu de tal forma que com uma espatula e uma bucha com detergente limpou toda a ferrugem!
Qualquer produto ácido remove ferrugem, porém se o ferro não for tratado de imediato a oxidação será potencializada devido a ionização do ácido no ferro. Depois de tratar o ferro deve se pintar ou tratar com óleo mineral.
Bacana o teste... acho que depois do segundo dia, uma nova etapa de lixamento e uma segunda demão de produto ficaria interessante tbm. Achei o ferrox mais interessante quando não se pensa em pintar o metal
Muito bom gostei , só que tem que tomar muito cuidado , eu usei o TF - 7 sem luvas , o produto entrou numa trinca da cutícula e danificou a unha , já está na 5 camada de crescimento da unha e não sara !
Sei que já faz dois anos esse vídeo, mas seria interessante vc fazer esse vídeo usando removedor de chuva ácida, da qual vc limparia a superfície sem lixar, enxaguando secando e após esses processos depois do metal totalmente exposto usar um desses dois produtos
Mano agente precisa seguir o manual de cada produto por exemplo uso sempre TF7 e qual seria a indicação dele? Passa na superfície enferrujada e deixa agir por 1 hora depois passa uma camada e deixa agir por 30 minutos depois desse tempo vc já vem com a tinta e pinta por cima sem lixar sem nada pois a coloração preta serve como fundo pra receber a tinta, espero ter ajudado 😁🤭. Porém se o ferrugem tiver muito agressivo vc dar uma lixada com escova rotatória ou disco Flap depois passa o produto
Qual você recomenda bater dentro da caixa de ar? Estou reformando meu chevette e na parte de dentro da caixa tá dando ferrugem queria bater pra evitar algo depois
Adorei o vídeo, desmistificando... Vinagre branco de um real por por dois dias, estopa para limpar e wd-40 para conservar, vinagre é mais eficiente que qualquer fosfatizante...
Parabéns, Letra! No começo não botei fé no seu trabalho! Achei que era quase que meio que brincadeira!! Você ta merecendo e precisando de um bom patrocínio!
Irmão, vídeo muito bem explicado, faz um vídeo consertando uma lâmpada de LED dessas que vendem no mercado, estava vendo que dá para recuperalas, e vc e o cara que pode nos explicar detalhadamente. 😉
Muito bom o teste, mas tbm tem a questão do tipo de material e forma de tratamento superficial e a que finalidade o produto se aplica, pq metal ferroso até inox tem um percentual de de minério de ferro, sei que esse perfil que foi aplica do o teste é peça única mas tem ligas metálica que são fabricadas para não precisar nem de tinta, pois forma uma camada passivadora de óxido de ferro que é justamente o que protege o material pois ela forma essa camada de dentro pra fora e não tem produto aplicado que vá "proteger" o material
Vim para o youtube só pra comentar, pois no youtube go na posso cmt. Tenho um convertedor que orienta a agitar o produto antes de usar, e, será que não faltou isso para um resultado mais justo. Gosto dos seus vídeos, vc é o cara. Parabéns.
Mano, havia um bom tempo que não assistia seus vídeos. Hoje, vi esse. Reafirmo meu prazer em ver seus vídeos e minha satisfação por você. Leandro, vc é muito maneiro. Deus te ajude sempre e lhe dê saúde, prosperidade e paz. Grande abraço
Tem o Armatec OX7 da Vedacit neutralizador de ferrugem, que prefiro utilizar mais que estes dois produtos. Cada um usa o que lhe convém. Parabéns pelo vídeo!
@@crdor30 sim, mas dependendo da camada de ferrugem o tf7 age mais na superfície, o ideal é que tenha uma camada bem fina de ferrugem para usar o tf7, pelo menos é o que eu penso, não fiz nenhum estudo em laboratório, só observando.. abs
Ótimo vídeo. Anti ferrugem é para remover ferrugem. O correto é usar um Zarcao para proteção depois do lixamento. Se você fez um lixamentanto para remover a ferrugem que nada mais é do que uma reação do ferro com o oxigênio do ar, ou, da própria água. Não há motivo apenas usar para proteção.
Já usei os dois resultados muito bons. Aqui na minha cidade os mas antigos dizem que vinagre com bicarbonato e bom também faz um vídeo aí valeu um forte abraço
@@RobsonNascimento95 se passar tf7 tem que pintar assim que secar .Se quiser deixar lisa a superfície ou não vai de cada um.Lembrando tem que pintar onde passar, Tf7 neutraliza a ferrugem.wlu
Para qm tá vendo em Out. de 2020 a experiência de qm já usou os 2. O TF7 NÃO É PRA USAR COM ÁGUA! Deve-se passá-lo na superfície deixar reagir e logo em seguida fazer uma pintura pois ele funciona como um primer. Se jogar água e houver infiltração (ele não pega onde não há ferrugem) ele deixa infiltrar água e oxida de novo. Por isso onde não foi lixado não oxidou novamente pq não houve ponto de infiltração na camada q ele formou para pintura. Já o Ferrox já foi feito, inclusive, PARA SER DILUÍDO COM UM POUCO de ÁGUA pois ela até ajudar na reação pq libera mais oxigênio (usa o próprio fenômeno da oxidação do ferro para reagir e eliminar o oxigênio, NEUTRALIZANDO a reação (por isso é neutralizador). Por isso q qdo houve a chuva a parte do Ferrox ficou limpa, praticamente sem mais ferrugem! Ou seja, ambos são ótimos, cada um para a sua finalidade específica. É só usar corretamente. P.S.: no caso do Ferrox há um porém q é necessário deixar uma boa qtde da solução sobre a ferrugem para agir. Passar um pouquinho com pincel não fará deixará uma qtde muito pqna do líquido reagir, ainda mais com um ferro tão grosso. O ideal era ter feito o teste com pregos, passando TF7 com pincel em alguns e colocando outros em um vasilhame com Ferrox até cobrir. Aí sim o resultado seria bem mais nítido! E devia ter mostrado como ficou a barra depois da mistureba final... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Olá amigo, achei Interessante tua explicação. Agora lhe pergunto, em outra situação, na qual faço alguns trabalhos, metais polidos, como faço, pois após um tempo sempre brota a oxidação, comprometendo todo o trabalho realizado, sabes de algo q possa me ajudar com essa questão?
@@rafaeldillmann5047 Precisaria ver o q vc fez mas se vc está com material q não é inoxidável, for decorativo e qr manter ele protegido, envernize todo ele com verniz automotivo (camada fina, apenas pra impedir o contato com o ar) logo após fazer o tratamento com uma solução (se for o caso) e o acabamento.
@@rafaeldillmann5047 Faça o máximo de tratamento possível antes (lixando, usando ferrox (neste caso o TF não serve)) e por fim cubra-a toda com uma leve camada de verniz mas q a cubra a ponto de não deixar nenhum ponto exposto ao ar, q levará à oxidação.
A diferença entre os dois é que o TF7 converte a ferrugem numa película preta de oxido de ferro ( Fe3O4), chamada de magnetita , e bastante aderente ao metal base . O FERROX converte a ferrugem numa película branca de Fosfatos de Ferro ( Fe PO4) aderente ao metal , num processo chamado de Fosfatização . Ambas as películas são bem aderentes ao metal e fornecem proteção contra corrosão posterior , mas eu já uso o TF7 há tempos e prefiro a película de magnetita porque acho melhor . NO RÓTULO de ambos os produtos o fabricante não aconselha aplicar no metal sem ferrugem pois o produto precisa de um pouco de ferrugem residual na superfície a ser tratada para reagir e formar a película protetora , por isso não se deve lixar o metal até ficar no osso antes de aplicar !
Munha impressão é que o TF7 apenas cobre a ferrugem e que o Ferrox age mais intensamente apesar de ser um pouco mais demorado. Particularmente achei o Ferrox mais interessante e mais proativo.
@@reallife2129, se a causa da fraqueza for o vinagre seria interessante testar utilizando acido acético no lugar do vinagre, o problema vai ser o cheiro.... kkkk
Sugestão: Convertedor PCF. Usei esse produto em um tubo de ferro para varal, com pontos de solda...tive bons resultados. Esse varal foi montado em 98 e ainda está exposto ao tempo.
Gente usem 300 ml de vinagre 2 colher de amido de milho Como fazer: Coloque em fogo baixo uma vasilha Jogue os 400 ml de vinagre e as 2 colher de amido de milho e mexa até engrossar desligue o fogo e espere uma hora de tempo pra esfriar depois jogo uma colher de óleo de cozinha e mexa até misturar bem aí e só passar no ferrugem e aguardar de 12 a 24 hs vcs vão ver oq é tirar ferrugen
Claudinei.... Curiosidade..? . Vc uma hora você fala em 300ml..e 2 colheres... Logo vc fala para adicionar 400ml e manter as 2 colheres... Afinal....! São qto colheres ? Mas valeu...!
Isso não chega nem perto da ação do ferrox. Usei esse método em uma chapa de ferro fundido. (chapa para churrasqueira) Tive que lixar muito para sair o ferrugem. É bom quando tem um objeto pouco enferrujado. Abraço.
Tem uma tinta da Suvinil que promete não precisar o neutralizador de ferrugem... Você lixa a superfície e aplica a tinta direto no ferro e segundo a Suvinil a própria tinta dispensa o uso de fundo e neutralizador de ferrugem você lixa e usa ela direto faz um vídeo para nós ver se é verdade
@@letrajota tinha um zarcão top das galáxias que nos usava ante ele era marrom meio avermelhado diferencial era que era brilhante nunca mais achei pra compra e com a idade que estou nunca mais lembrarei da marca kkkkk
Achei que a mistura ia explodir na sua cara kkkk. Show brother!!!!! Muito legal o teste. Estou fazendo minha casa de container. Vejo todos os seus vídeos.
TF7 não é um removedor de ferrugem e não pode ser tratado como um. Ele é muito bom pra reagir com ferrugem e formar uma camada protetora pronta pra se pintar.
@@infini667 exatamente existe uma grande diferença entre convertedor de ferrugem e neutralizador de ferrugem o convertedor é para pintar por cima e o neutralizador é para não pintar mas se quiser também pode
Muito bom, eu estava na dúvida, o preço do ferrox e muito alto, o TF é mais barato, pelo que vi, no momento para mim o TAF atende, obrigado pelo vídeo foi muito bom, ajudou na minha decisão
Para mim o melhor é o PCF da Tapmatic, que converte a ferrugem em uma camada protetora e não é a base de água como o TF7. além de secar bem mais rápido.
Ziebart era usado nos carros da GM nos anos 80. Monza por exemplo vinha nas borrachas de portas e vincos. Tinha até um adesivo informando sobre o produto e pra nao limpar. Devia ser muito bom. Hj os carros enferruja na garagem!!!!
Olá Leandro, tudo bem? Gostaria de fazer uma observação sobre o teste, mas antes, esclareço que não possuo vínculo de qualquer natureza com os fabricantes, lojistas, representante comercial entre outros... Do ponto de vista da aparência ou comportamento dos produtos a olho nu tudo está muito apropriado, porém, do ponto de vista da correta execução do procedimento acho que houve uma falha. Como pudemos ver, as superfícies apresentaram manchas ao serem banhadas com água (superfície hidrofóbica), isso se deu pela possível contaminação da superfície por óleo ou gordura e mesmo que não seja essa a causa, a dúvida permanece. Não estou afirmando que tenha sido proposital, mas que a descontaminação da área de aplicação deveria fazer parte do procedimento. Portanto, após a limpeza da superfície (remoção de detritos e da ferrugem) uma aplicação de detergente ou desengraxante deve ser utilizado para uma melhor análise dos resultados. Perdoe-me pelo meu jeito, não é minha pretensão criar um aspecto de crítica destrutiva, mas contribuir (crítica construtiva) para uma avaliação fidedigna. Desde já agradeço pelo conteúdo apresentado no canal e desejo-lhe sucesso sempre... Abraço!
Senhor Leandro! Por favor. Poderia fazer um remake dos vídeos do Catavento? Deu para entender que você não entendia muito de edição de vídeos, na época. Mas agora se tivesse mais explicações de como cada um pode fazer o seu, para sua casa, ou sítio, tenho certeza que ia ajudar a bombar mais o canal. Ainda mais com ajuda do marketing do filme, O Menino que Prendeu o Vento.(Netflix, paga nós!) 🤣😂🤣😂🤣😂🤣
No rótulo da embalagem diz que não pode pegar sereno, tem que pintar no mesmo dia. Outra coisa não pode lixar depois de aplicar o produto, pois vai servir como prime para ser pintado. O teste foi bom
Nao vai funcionar, já fiz isso, o ácido muriático é o ácido clorídrico em 30% o ácido clorídrico tem por efeito químico corroer todo tipo de metal, ele pode até tirar o ferrugem mas vai comer o ferro e dps de um tempo irá enferrujar dnv pior que antes tô falando pq já fiz isso
2023, sempre que bate aquela dúvida, a gente volta pra rever os super-testes/vídeos do canal. (e eu gostei mais da receita superpoderosa caseira que converteu a ferrugem em massa atômica)
Muito boa análise, parabéns . Apenas uma dúvida, será que não seria adequado vc ter aplicado a segunda ou até terceira demão ? É apenas uma curiosidade minha !
Esse material reage como óxido de ferro (reação química), produzindo um fundo protetor contra corrosão. Nas partes que você removeu o óxido de ferro não ouve reação, portanto não ouve proteção do metal exposto. Após a aplicação do fundo convertedor, você deve aplicar um fundo protetor (Armatec ZN) e por último uma tinta de cobertura e ai sim a superfície do metal estará protegida contra corrosão. Da forma que você realizou o teste, não dá pra medir muita coisa. Mas de qualquer forma valeu pelo teste.
Amigo, eu como ex-pintor usei o Ferrox algumas vezes. Mas é necessario se passar duas a tres demãos em intervalos de algumas horas entre elas (ver rótulo) para dar uma proteção e converter a ferrugem em superficie boa para pintura. Estes produtos não protegem indefinidamente contra corrosão, a função principal é deixar a superficie pronta para a pintura, pois é a tinta que dá a proteção. Para uma proteção ótima nos metais ferrosos eu sempre usei a tinta grafite de muito boa marca (suvinil) antes da cor final em esmante sintético.
O grafite dá uma proteção ótima ao metal, mas tem de ser de marca boa, servindo de base para pintura final. Acredito que os dois produtos sejam bons.
Espero ter ajudado alguém no caso dos anti ferrosos.
Parabéns pelo video, todos deveriam lhe copiar o making of.
Oswaldo
Rib. Preto
Nossa e bom saber amigo,apesar de q sou uma.mulher ,mas mexo com máquinas de costura e elas vivem precisando de reparos aq por conta da maresia!Obrigada!
Obrigado Oswaldo
A tinta grafite em substituição a esses 2 produtos?
@@fabianabragacampos1158 não, após o uso deles pra proteção
@@renanrafa2868 qual seria a tinta grafite??
o que vc me indica de tinta resistência para pintar uma balança de gado?? vou passar o removedor de ferrugem e uma pintura
Os conversores de ferrugem servem pra preparar uma área levemente oxidada (se estiver muito enferrujada, deve-se lixar até ficar em uma fina camada) diretamente para a pintura. Ele "converte" os óxidos metálicos em uma espécie de primer (uma das bases do zarcão é justamente um óxido metálico).
Já os neutralizadores e removedores de ferrugem "dissolvem" a ferrugem, deixando a chapa em um estado quase virgem. Para a aplicação desses o certo é lixar o máximo possível a chapa. Após o tempo de ação o mesmo deve ser removido e a chapa deve ser imediatamente tratada com um primer ou similar, pois estará extremamente susceptível à ação de agentes oxidantes.
Como de praxe, leia sempre as instruções de uso e use o EPI correto. Produtos como esse são compostos por agentes químicos bastante agressivos e descuidos podem acarretar em acidentes.
Para desempatar, o melhor Fabricante, será aquele que patrocinar o Lajota, esse "moleque" incrível!!! Esse raro brasileiro genial, sem ser esnobe... Sucesso Lajota!!!!!
Lajota? Kkk faltou então o nervura
Lajota kkkkkkkkk
Mas tirando o nome, assino embaixo.
Vim aqui pra rir kkkkkk kkkkkk
Maldito corretor kkkk
Não sei porquê, mas quando vi a palavra "incrível", passei a ler com a voz do Luciano Hulk... 😂😂
Como bom dono de carro velho eu uso TF7 e vim aqui ver sobre o Ferrox pra ver se vale a pena mudar. Em 2013 eu abri uma pequena bolha que tinha na porta do carro e simplesmente passei o TF7 por cima da ferrugem. Hoje, em 2022 ela não avançou um milímetro. Sim, eu sou um relaxado porque ainda não mandei fazer, mas posso comprovar a eficácia do produto.
Olha acima um comentário meu sobre o TF7 que passei em um gol meu em 2004 e pintei e até hoje tenho o gol e nunca mais enferujou!
Valeu mesmo se eu tinha alguma dúvida acabou vou misturar os dois falo aqui de montes Claros Minas gerais
@@RAFAELSOUZA-lv5sz kkkk, e arriscado um anular o outro, ou corroerem tudo....
Poxa, seu comentário ajudou bastante pra eu estar decidindo pelo TF7
@@RAFAELSOUZA-lv5sz é doido, é?
O ideal pra usar TF7 é passar apenas uma escova de aço e espátula, pra arrancar a pintura solta e as cascas de ferrugem, dai ele converte a oxidação em base, pode pintar por cima sem precisar lixar nada, só lavar com uma pressão pra tirar o pó e qualquer sujeira. Se lixar tanto o ferrox quando TF7 não vão agir direito, pq eles agem na oxidação em excesso, se retirar eles não tem material com que reagir, vai ter gasto lixa e produto a toa, alem do tempo. Esses produtos são pra economizar tempo de lixa, então não precisa lixar pra usar. Fica ai a recomendação, escova e espatula, TF7 e depois já manda o prime pra quebrar o pretão, e depois a tinta na cor que quiser, forma mais rápida e economica, com excelente qualidade.
Maybe Human 7 boa vc esta certíssimo
Exatamente isso estranho jota não se ligar nisso
@@LuisFilho75 ele fez o teste em todas as situações. Não falou qual é melhor, ou em qual situação eles agem melhor, se com ferrugem ou não. Acho que pelo fato de serem empresas muito poderosas. Pode até rolar um processo, imagino...
Tem uma motoca aqui q vou botar na trilha está com os raio e aro bastante enferrujado, vou passar bom bril pra tirar o maior e aplica esse produto e pintar então. Ia tentar tirar toda a ferrugem mas se esse produto da certo vai adianta bastante o trampo
Primer sería o zarcão meu amigo?
Bom a função principal do tf7 é transformar ferrugem em fundo em preparação para pintura portanto é recomendo para pre pintura, e o ferroxi tem uma ação diferente que e a retirada (remoção total do ferrugem), sendo que os dois necessita do ferrugem pra reação indicada de cada um, então na parte lixada não há o principal componente para reação, por isso há uma reação adiversa, cada um tem sua função específica um transforma e o ferrugem e outro remove, o que tem que ser observado e a aplicação nescessária pra cada aplicação!
Leandro,
Os produtos tipo "convertedores de ferrugem" são utilizados quando se quer converter o pó da lixação superficial, em fundo.
Os tipo neutralizadores, são conhecidos também como removedores de ferrugem. Porém após a remoção, ocorre o contato direto do ar com o metal e a oxidação do ferro na composição aço, recomeça seu ciclo novamente.
É interessante utilizar o removedor e após remover o óxido ferroso (de ferro), utilizar o convertedor para formar a película de proteção ou algum oxidantes tipo os utilizados para deixar as armas na cor preto grafitado, que também forma a película protetora contra a ação contínua do ar agredindo por reação iônica e formando as decomposições erosivas ao metal.
O melhor método para evitar a erupção da ferrugem sepultada é tinta impermeável ao ar. As tintas catalisadas por evaporação são as piores, nesses casos (água e solventes são diluentes e atuam como catalisadores também, mas não seria a situação que abordo aqui. Então checar se a secagem se dá pela evaporação ou pela catálise, é fundamental). Melhores opções são as bicomponente catalizadas por reação química ao catalizador.
Parabéns, ambos não foram feitos pra levar água como nos testes, são um fundo protetor, vai ficar comentando e jogando água até acabar o metal, já que tá usando errado.rsrs
Irmão ! posso utilizar primeiro o Quimox, e depois o PCF? abraço..
@@sr.smith.2447 exatamente, usando um neutralizado expondo o metal e depois deixar no tempo? Não faz sentido algum.
Deu aula em.
Traduzindo: Lixe, passe o ferrox e por último o tf7 kkkkkkk
Meu pai ganhou um portão muito enferrujado ai tirei as cascas de ferruge e lavei ele para tirar a poeira passei o tf7 onde q estava o ferrugem e joguei esmalte sintético, mais de um ano bate sol e chuva e não apareceu nada de ferrugem ótimo produto e vídeo.
Victor, depois do convertedor precisa de zarcão?
fiz mesma coisa com um portao aqui em casa, tirei ferrugem mais grossa e passei tf7 e deixei tempo ver, em menos de 2 meses a ferrugem voltou brotar por baixo da camada que ele faz
@@odirleimuhlbauer8673 então você NÃO fez a mesma coisa! Ele usou tf7 e pintou. Essa é a recomendação do fabricante. Se tivesse feito isso ai sim *seria a mesma coisa*
@@MCAES01 nem tempo deu de pintar, foi igual ao video ai com 2 ou 3 dias já comecou amarelar por baixo da camada preta de tf7
odirlei muhlbauer o recomendado é em até 24hrs após a aplicação efetuar a pintura
Exatamente o que vc observou, milagre não existe. Sempre uso esses antiferrugem como auxiliares na limpeza da ferrugem, mas o ideal é acabar de limpar e aplicar o zarcão.
Parabéns Leandro!
Usei o TF7 aqui em casa em baixo do container e gostei muito do produto!
Ótimo teste! Uso o TF7 e Vedacit e já usei o PCF..
Aplicamos a limpeza mecânica, limpeza química com tiner e depois o Vedacit. Esperamos por 1h e limpamos com o tiner. Fica ótimo.
LetraJota, leia:
De @MarcosCarvalhordo
há 5 anos
"Amigo, o convertedor não tem sentido aplicar em chapa limpa. É para ser aplicado sobre superfície com ferrugem, mas lixando antes ou escovando afim de remover a ferrugem solta/acumulada. Age transformando o óxido de ferro (ferrugem) em fosfato ferroso (cor cinza escuro) que é a proteção (barreira) da chapa. Em cima dele se faz a aplicação da tinta de recobrimento sem necessidade de lixar antes. Um abraço"
Abraços!
Perfeito foi assim que aprendi e o experimento provou isso 👊🏼
Bom dia!
Convertedor e neutralizador super poderoso caseiro.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 😁
O TF7 atua como um Primer que é o nome do conversor de ferrugem!
Faça o teste com tinta acrílica sobre um metal enferrujado e veja que funciona como base zarcão igual da eucatex. Fiz o teste aqui em casa e nunca descascou a tinta!
Realmente, seu moço, a aplicação do neutralizador convertedor superpoderoso caseiro é a melhor solução para exterminar, de forma neutra e convergente, a oxidação ferrosa que aflija as superfícies constituídas por esse minério, o ferro, em qualquer de suas ligas.
Abraço! Só vídeos TOP, seu menino! Parabéns e muito obrigado pelo teu trabalho jornalístico científico informativo superpoderoso e caseiro! UHUUU!!!... Sucesso pleno aos teus planos e sonhos!
Muito legal! Pra completar, eu só queria sugerir você pintar por cima das superfícies pra mostrar como a tinta se comporta e ver se pipoca ferrugem por baixo de novo.
De qualquer forma, parabéns! Já me inscrevi no canal.
Já usei esse TF7 e não gostei! Mesmo passando a Esmerilhadeira ou a escova de aço, lixar a ferrugem sempre volta com o tempo! Num gradil que pintei usei o TF7 depois de raspar bem a ferrugem, antes de cair uma chuva ou sereno passei uma camada de zarcão e só então pintei com tinta esmalte! Aí sim a pintura durou 10 anos! Como bem vc falou esses produtos não fazem milagres!
Abraço,
Boa Irmão excelente vídeo. Vou da uma dica; se vc busca uma durabilidade maior para o container; te recomendo utilizar TF7 sem passar lixa após a reação, pois aquela película que fica já serve como revestimento por isso o fabricante informa que não precisa retirar pois finalidade e mais durabilidade do que estética. vlw irmão tmj
Aquela cor preta que o Tf7 faz no ferro enferrujado após ser aplicado .... é uma película de proteção por causa da reação ? Por isso não precisa lixar ?
@@LeonardoTorrieri Sim serve como proteção sim. Aquilo e uma formação de oxido; vc pode lixar para fim de estetica; porém para eficiência do material o ideal e não lixa pq assim vc perde material consequente mente fica mas fragil. Lembrando que ligas metalicas tende oxidação o tratamento da sua superfice é essencial para maior tempo de vida do material.
Verdade
Leandro tudo bem eu trabalhei muito tempo em indústria química e fazia muita entrega em empresas que faziam torres de ferro galvanizado para rede elétrica. Eles usavam Acido Muriático para limpar as peças antes de galvanizar
Jotão, mandou muito bem, cara! Parabéns!!!
Principalmente pelo fato de sempre deixar claro a diferença entre "neutralizador" e "convertedor".
Muito bem feito o seu vídeo e com muitos pontos relevantes analisados.
Se me permite uma sugestão de comparação, dois produtos exatamente idênticos de finalidade (convertedores), são:
TF7 x PCF. Se puder compará-los, seria top.
Um abraço!
Concordo plenamente com você Robson.👍👍👍👍 Valeu 😂😂😂🤗🤗🤗
TF7 reage com a ferrugem formando uma camada protetora. como na parte que você lixou não havia muita ferrugem, a camada não foi criada. Mas ele não é um removedor de ferrugem, então não pode ser tratado como um (pessoal nos comentários). o ideal é pintar depois, de pref com uma tinta anti-ferrugem. Aí fica top.
Pode pintar com tinta a base de água sobre tf7?
@@ifeelsleepy1684 não
Olá! Eu também, fico com o ferrox, achei mais indicado e melhor, após ver os testes! Obrigada
Esqueceu de falar que se bater mil likes faz o vídeo mostrando o que aconteceu com a mistura!
bem interessante a conclusao, de se é bom ou nao lixar muito antes de aplicar! Tbm entendi que o ferrox é pra proteger, e o tf7 é pra criar uma base pra pintura, pra proteger tem q pintar depois
Legal os testes.
Mas vou deixar aqui minha experiência com o TF7 porque o ferro nunca usei.
Comprei um gol 92 no ano de 2004 eu sou o segundo dono dele e as únicas ferrugens que ele tinha era naquela canaleta na parte de cima do porta malas onde vai a borracha encaixada e como deu uns furinhos deu uma enferrujada no assoalho do porta malas aí eu pensei em fazer algo provisório até mandar fazer em um chapeador.
Sabe oque fiz; Dei uma lixadinha e fiz como manda no rótulo do Tf7 dar uma agitada e esperar uns 10 min e depois apliquei com um pincel uma mão esperei pouco mais de uma hora e passei a segunda mão e nos furos passei durepox pois é um lugar que não aparece e no outro dia pintei com a mesma tinta do carro e para minha surpresa pois tenho o carro até hoje e está intacto o local.
🎉estou precisando fazer isso na minha fiorino o assoalho esta com ferrugem
Parabéns pelo vídeo, muito esclarecedor, entre os vários que mostram o teste destes produtos o seu foi muito claro, você é o cara, Parabéns.
Belo trabalho mano . A melhor conclusão possível !!! Eu tirei nesse vídeo não poderia ser melhor q isso . Tirou minha dúvida. Mas ao mesmo tempo q tirou a minha dúvida . Fiquei com dúvida de qual usar rsrsrs . Obrigado...
Boa explicação, más não recomendo nenhum dos dois pois já tive a oportunidade de utilizar-los seguindo todas as recomendações do fabricante, cuidados com oleosidade, poeira, umidade pintura após o tempo de cura...na hora tudo maravilhoso e depois de alguns anos surgiram os problemas, porque são produtos altamente corrosivos ,por isso não aceitam tintas a base de água, além de ser produtos caros, seria melhor utilizar um jato de areia e partir diretamente para um primer mesmo que seja o zarcão, pois já peguei trabalhos em que tive que lixar para pintar portões com mais de trinta anos e o zarcão e a ferragem estavam intactas, se utilizar os bi-componentes melhor ainda.
Os dois produtos tem função diferentes, o TF7 converte a ferrugem superficial em um fundo pré pintura tendo um tempo x para fazer a pintura e terminar o processo.
Já o Ferrox/Ferlicom tem a função de criar uma camada protetora por reação química gerando um oxido de zinco neutralizando a continuidade da ferrugem, ele não serve de fundo, após o período de reação, deve ser removido o excesso e feito a aplicação do fundo e posterior pintura.
Ou seja, um é uma espécie de primer o outro um tratamento anti ferrugem.
Então no caso comprar os dois seria uma boa? Pois o Ferrox primeiro trata a ferrugem e depois a aplica TF7 preparando para a pintura?
Cara estou com algumas grades enferrujadas e lichei para pintar, já outras comprei aquele zarcao preto e passei direto na ferrugem agora estou observando para ver se a ferrugem volta mas o certo e lichar para pinter...
Muito bom pois uso o tf7 já muito tempo pois é um paralizador do processo de ferrugem parabéns garoto
Adorei! Parabéns! EStou assistindo em outubro de 2023. Muito útil. Obrigada
Leandro faz um vídeo mostrando removedor de ferrugem caseiro com vinagre e amido de milho 👍👍👍
Já usei esse caseiro, vinagre, amido de milho e óleo de cozinha e funcionou!
O amido de milho apenas da consistência, o que causa a reação é apenas o vinagre
@@viking1930 Exatamente, e o óleo para facilitar a retirada.
Aqui também testei, pelo que observei no video, me parece que funcionou até que melhor que estes produtos...aqui em 24h reagiu de tal forma que com uma espatula e uma bucha com detergente limpou toda a ferrugem!
Qualquer produto ácido remove ferrugem, porém se o ferro não for tratado de imediato a oxidação será potencializada devido a ionização do ácido no ferro.
Depois de tratar o ferro deve se pintar ou tratar com óleo mineral.
Muito show de bola Leandro você é fera vou tirar alguns pontos de ferrugem do meu carro. Esclareceu muito minha dúvida de qual o melhor produto
Bacana o teste... acho que depois do segundo dia, uma nova etapa de lixamento e uma segunda demão de produto ficaria interessante tbm. Achei o ferrox mais interessante quando não se pensa em pintar o metal
Essa e a grande sacada, se for pintar use tf7, se não for pintar utilize o ferrox ...
Muito bom gostei , só que tem que tomar muito cuidado , eu usei o TF - 7 sem luvas , o produto entrou numa trinca da cutícula e danificou a unha , já está na 5 camada de crescimento da unha e não sara !
Sei que já faz dois anos esse vídeo, mas seria interessante vc fazer esse vídeo usando removedor de chuva ácida, da qual vc limparia a superfície sem lixar, enxaguando secando e após esses processos depois do metal totalmente exposto usar um desses dois produtos
Velho acabei de ver em um canal que o camarada tirou toda a ferrugem com Maizena e vinagre, algo SENSACIONAL..
Verdade, é um Mingau de maisena, só que ao invés de água ou leite, é colocado vinagre, e o resultado realmente é muito bom!
Faço isso direto , sai tudo
Vinagre tira a ferrugem, mas não prepara a superfície. Imediatamente a oxidação começa a agir novamente.
Seria interessante você fazer o teste de longo prazo, acredito que a maioria queria ver o resultado.
Grande contribuição, parabéns e obrigado por compartilhar.
Um é fosfatizante (ferrox) e o outro forma uma película com conversão de ferrugem em ferro mas por baixo fica a ferrugem (TF7). Top o vídeo.
Mano agente precisa seguir o manual de cada produto por exemplo uso sempre TF7 e qual seria a indicação dele? Passa na superfície enferrujada e deixa agir por 1 hora depois passa uma camada e deixa agir por 30 minutos depois desse tempo vc já vem com a tinta e pinta por cima sem lixar sem nada pois a coloração preta serve como fundo pra receber a tinta, espero ter ajudado 😁🤭.
Porém se o ferrugem tiver muito agressivo vc dar uma lixada com escova rotatória ou disco Flap depois passa o produto
Qual você recomenda bater dentro da caixa de ar? Estou reformando meu chevette e na parte de dentro da caixa tá dando ferrugem queria bater pra evitar algo depois
Adorei o vídeo, desmistificando... Vinagre branco de um real por por dois dias, estopa para limpar e wd-40 para conservar, vinagre é mais eficiente que qualquer fosfatizante...
Faz um mingau de vinagre com maizena pra dar uma liga onde o vinagre consegue ficar mais tempo em contato com a ferrugem
Parabéns meu irmão, você é show de bola!
Achei muito legal o seu teste; Se for possível faz o teste com o convertedor P.C.F
C é o cara msm......muito inteligente e brincalhão, continue assim...Jesus te ama....
Parabéns, Letra!
No começo não botei fé no seu trabalho! Achei que era quase que meio que brincadeira!!
Você ta merecendo e precisando de um bom patrocínio!
Tudo junto e minsturado! Fechou com chave de ouro. kkk. Para pequenas peças eu uso a eletrólise com carregador de notebook 19v fica perfeito.
Irmão, vídeo muito bem explicado, faz um vídeo consertando uma lâmpada de LED dessas que vendem no mercado, estava vendo que dá para recuperalas, e vc e o cara que pode nos explicar detalhadamente. 😉
Top!! Meus parabéns pelo vídeo, vai me ajudar na pintura dor portão aqui em casa!!
Eu prefiro a parte que você fez o neutralizador- convertedor super poderoso caseiro
Muito bom o teste, mas tbm tem a questão do tipo de material e forma de tratamento superficial e a que finalidade o produto se aplica, pq metal ferroso até inox tem um percentual de de minério de ferro, sei que esse perfil que foi aplica do o teste é peça única mas tem ligas metálica que são fabricadas para não precisar nem de tinta, pois forma uma camada passivadora de óxido de ferro que é justamente o que protege o material pois ela forma essa camada de dentro pra fora e não tem produto aplicado que vá "proteger" o material
Eu prefiro a parte que vc faz o neutralizador super poderoso caseiro ;)
100%
Mostra o resultado comparando os três depois de pintar pra ver se estoura ferrugem na pintura :D
@@letrajota posso passar o TF7 e depois massa poliéster?
@@alexpereira5582 não massa direto na lata
Vim para o youtube só pra comentar, pois no youtube go na posso cmt.
Tenho um convertedor que orienta a agitar o produto antes de usar, e, será que não faltou isso para um resultado mais justo.
Gosto dos seus vídeos, vc é o cara.
Parabéns.
Mano, havia um bom tempo que não assistia seus vídeos. Hoje, vi esse. Reafirmo meu prazer em ver seus vídeos e minha satisfação por você. Leandro, vc é muito maneiro. Deus te ajude sempre e lhe dê saúde, prosperidade e paz. Grande abraço
Tem o Armatec OX7 da Vedacit neutralizador de ferrugem, que prefiro utilizar mais que estes dois produtos. Cada um usa o que lhe convém. Parabéns pelo vídeo!
Normalmente eu uso o ferrox, lixo e repito o processo diversas vezes restando pequenos pontos, aí sim eu passo o tf7 e faço a pintura.
Nesse caso não seria melhor ir direto no TF7? Sinceramente gostei mais dele. E sem lixar, como fala o fabricante
@@crdor30 sim, mas dependendo da camada de ferrugem o tf7 age mais na superfície, o ideal é que tenha uma camada bem fina de ferrugem para usar o tf7, pelo menos é o que eu penso, não fiz nenhum estudo em laboratório, só observando.. abs
Ótimo vídeo. Anti ferrugem é para remover ferrugem. O correto é usar um Zarcao para proteção depois do lixamento. Se você fez um lixamentanto para remover a ferrugem que nada mais é do que uma reação do ferro com o oxigênio do ar, ou, da própria água. Não há motivo apenas usar para proteção.
Como o pessoal diz aqui eles deram uma tapiada boa kkkk, bom teste amigo
ou seja: lixar antes e depois te ter usado o convertedor de Ferrugem
Já usei os dois resultados muito bons. Aqui na minha cidade os mas antigos dizem que vinagre com bicarbonato e bom também faz um vídeo aí valeu um forte abraço
Simples tf7 assim que escurecer tem que pintar pois se molhar por chuva ou este caso ele perde a proteção.obs sou pintor e usa tf7.
Você lixa a superfície ou aplica o TF7 diretamente sobre a camada enferrujada?
@@RobsonNascimento95 se passar tf7 tem que pintar assim que secar .Se quiser deixar lisa a superfície ou não vai de cada um.Lembrando tem que pintar onde passar, Tf7 neutraliza a ferrugem.wlu
@@alexross2017 olá pode me ajudar quero passar tf7 na máquina lavar roupa e não sei que tinta uso para pintura
@@taniacimionatto6747 Pode usar tinta esmalte a base de solvente ou automotiva.
@@taniacimionatto6747 automotiva e a melhor
Para qm tá vendo em Out. de 2020 a experiência de qm já usou os 2.
O TF7 NÃO É PRA USAR COM ÁGUA! Deve-se passá-lo na superfície deixar reagir e logo em seguida fazer uma pintura pois ele funciona como um primer. Se jogar água e houver infiltração (ele não pega onde não há ferrugem) ele deixa infiltrar água e oxida de novo. Por isso onde não foi lixado não oxidou novamente pq não houve ponto de infiltração na camada q ele formou para pintura.
Já o Ferrox já foi feito, inclusive, PARA SER DILUÍDO COM UM POUCO de ÁGUA pois ela até ajudar na reação pq libera mais oxigênio (usa o próprio fenômeno da oxidação do ferro para reagir e eliminar o oxigênio, NEUTRALIZANDO a reação (por isso é neutralizador). Por isso q qdo houve a chuva a parte do Ferrox ficou limpa, praticamente sem mais ferrugem!
Ou seja, ambos são ótimos, cada um para a sua finalidade específica. É só usar corretamente.
P.S.: no caso do Ferrox há um porém q é necessário deixar uma boa qtde da solução sobre a ferrugem para agir. Passar um pouquinho com pincel não fará deixará uma qtde muito pqna do líquido reagir, ainda mais com um ferro tão grosso. O ideal era ter feito o teste com pregos, passando TF7 com pincel em alguns e colocando outros em um vasilhame com Ferrox até cobrir. Aí sim o resultado seria bem mais nítido! E devia ter mostrado como ficou a barra depois da mistureba final... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Olá amigo, achei Interessante tua explicação. Agora lhe pergunto, em outra situação, na qual faço alguns trabalhos, metais polidos, como faço, pois após um tempo sempre brota a oxidação, comprometendo todo o trabalho realizado, sabes de algo q possa me ajudar com essa questão?
@@rafaeldillmann5047 Precisaria ver o q vc fez mas se vc está com material q não é inoxidável, for decorativo e qr manter ele protegido, envernize todo ele com verniz automotivo (camada fina, apenas pra impedir o contato com o ar) logo após fazer o tratamento com uma solução (se for o caso) e o acabamento.
@@meitecinfo sim, não é inoxidável, e é pra decoração. Vou fazer o teste com verniz, espero q não descasque. Obrigado pela dica, abç!
@@rafaeldillmann5047 Faça o máximo de tratamento possível antes (lixando, usando ferrox (neste caso o TF não serve)) e por fim cubra-a toda com uma leve camada de verniz mas q a cubra a ponto de não deixar nenhum ponto exposto ao ar, q levará à oxidação.
Eu vi no Facebook um cara usando laser para tirar ferrugem, nem dei muito bola. Agora que eu assisti seu vídeo pode ser bacana vc conhecer
Caro pra cacete e se não me engano não tem pra comprar no Brasil, é um equipamento realmente muito top
Bacana jovem parabéns pelo seu serviço tirando as dúvidas você é D + abraço
Parabéns pelo vídeo,
Ser sensato é o mais importante.
Fala a vdd só traz credibilidade ao canal.
Mais uma vez parabéns pelo teste.
A diferença entre os dois é que o TF7 converte a ferrugem numa película preta de oxido de ferro ( Fe3O4), chamada de magnetita , e bastante aderente ao metal base .
O FERROX converte a ferrugem numa película branca de Fosfatos de Ferro ( Fe PO4) aderente ao metal , num processo chamado de Fosfatização . Ambas as películas são bem aderentes ao metal e fornecem proteção contra corrosão posterior , mas eu já uso o TF7 há tempos e prefiro a película de magnetita porque acho melhor .
NO RÓTULO de ambos os produtos o fabricante não aconselha aplicar no metal sem ferrugem pois o produto precisa de um pouco de ferrugem residual na superfície a ser tratada para reagir e formar a película protetora , por isso não se deve lixar o metal até ficar no osso antes de aplicar !
Tenta o desoxidante Wanda, vai ver como remove!
Outra idéia é utilizar ácido clorídrico o mais próximo de 100%
Abraço!
Munha impressão é que o TF7 apenas cobre a ferrugem e que o Ferrox age mais intensamente apesar de ser um pouco mais demorado. Particularmente achei o Ferrox mais interessante e mais proativo.
Qual dos dois você recomenda pra bater dentro da caixa de ar do carro?
Obrigado pela instrução prática e objetiva. Parabéns
passa um removedor de ferrugem caseira, com vinagre com amido de milho pra ver se funciona mermo
Funciona sim...
Já fiz isso, funciona mas é muito fraco, nao tem tanta eficácia, se quiser aprender a reparar carenagem de moto passa no meu canal tmj
@@reallife2129, se a causa da fraqueza for o vinagre seria interessante testar utilizando acido acético no lugar do vinagre, o problema vai ser o cheiro.... kkkk
Joga coca cola shudhushu
Sugestão: Convertedor PCF. Usei esse produto em um tubo de ferro para varal, com pontos de solda...tive bons resultados. Esse varal foi montado em 98 e ainda está exposto ao tempo.
Gente usem
300 ml de vinagre
2 colher de amido de milho
Como fazer:
Coloque em fogo baixo uma vasilha
Jogue os 400 ml de vinagre e as 2 colher de amido de milho e mexa até engrossar desligue o fogo e espere uma hora de tempo pra esfriar depois jogo uma colher de óleo de cozinha e mexa até misturar bem aí e só passar no ferrugem e aguardar de 12 a 24 hs vcs vão ver oq é tirar ferrugen
Claudinei.... Curiosidade..? . Vc uma hora você fala em 300ml..e 2 colheres... Logo vc fala para adicionar 400ml e manter as 2 colheres... Afinal....! São qto colheres ?
Mas valeu...!
Isso não chega nem perto da ação do ferrox. Usei esse método em uma chapa de ferro fundido. (chapa para churrasqueira) Tive que lixar muito para sair o ferrugem. É bom quando tem um objeto pouco enferrujado. Abraço.
Tem uma tinta da Suvinil que promete não precisar o neutralizador de ferrugem...
Você lixa a superfície e aplica a tinta direto no ferro e segundo a Suvinil a própria tinta dispensa o uso de fundo e neutralizador de ferrugem você lixa e usa ela direto faz um vídeo para nós ver se é verdade
Depois vc faz outro texte aí wash primer vs preto fosco vinílico e zarcão kkkk deixa no tempo tambem.
Top esse vai ser polêmico vamos fazer
@@letrajota tinha um zarcão top das galáxias que nos usava ante ele era marrom meio avermelhado diferencial era que era brilhante nunca mais achei pra compra e com a idade que estou nunca mais lembrarei da marca kkkkk
Ótimo vídeo amigo
@@MotoMecanicaOnline HAMMERITE!
@@letrajota você sabe me dizer se posso usar esse produto para remover ferrugem do meu tanque de combustível da minha moto?
Achei que a mistura ia explodir na sua cara kkkk. Show brother!!!!! Muito legal o teste. Estou fazendo minha casa de container. Vejo todos os seus vídeos.
Eu removo ferrugem de peças pequenas usando o método da eletrólise, com uma fonte 12V.
E o removedor de ferrugem da Alchenn Quimica... já testei vários e este é o melhor de todos, tira tudo e forma uma pelicula base para pintura
Podia ter mostrado o resultado do Convertedor e Neutralizador Super Poderoso Caseiro... Valeu mano, esse vídeo me ajudou bem.
Gostei MUiittoooo!!!SUPER DESENROLADO É SINCERO. SEM PUXAR SACO DE NINGUÉM!!!
MATOU A COBRA É MOSTROU O RESULTADO.SHOWW
Leandro esse do tubo amarelo pra mim é uma bosta o ferrox e bom mas e caro experimenta o desoxidante Wanda não e caro e frasco e de 1 litro.
Bora testar Valeu pela dica
TF7 não é um removedor de ferrugem e não pode ser tratado como um. Ele é muito bom pra reagir com ferrugem e formar uma camada protetora pronta pra se pintar.
Desodorante Wanda 1 LT. Ou desoxidante lazuril ,no mercado hj não existe melhor. Porém tem que tirar só as partes soltas e mandar ver!
@@infini667 exatamente existe uma grande diferença entre convertedor de ferrugem e neutralizador de ferrugem o convertedor é para pintar por cima e o neutralizador é para não pintar mas se quiser também pode
@@artferrugem9146 vou experimentar para ver se esse desodorante é cheiroso....kkk
Muito bom, eu estava na dúvida, o preço do ferrox e muito alto, o TF é mais barato, pelo que vi, no momento para mim o TAF atende, obrigado pelo vídeo foi muito bom, ajudou na minha decisão
pesquisa sobre o hammerite 'tinta esmalte aplicada direto na ferrugem'
Já mandei essa mensagem em outros vídeos para ele e até agora nada. 😂
Hamerite não dura nem um ano em condições severas tipo maresia.
Para mim o melhor é o PCF da Tapmatic, que converte a ferrugem em uma camada protetora e não é a base de água como o TF7. além de secar bem mais rápido.
Acredito que uma segunda demão no segundo dia, , tanto um quando outro ficaria melhor , mas tf7 é melhor por deixar uma proteção na superfície 👍🥂
Wash Primer também é show como fundo antiferrugem e fica lisinho,bom para pintar.
nos anos 70, tinha o comercial "ziebart ou ferrugem". será q isso ainda existe? vai deixar esse super poderoso caseiro mais caseiro ainda!
Top vou pesquisar
Ziebart era usado nos carros da GM nos anos 80. Monza por exemplo vinha nas borrachas de portas e vincos. Tinha até um adesivo informando sobre o produto e pra nao limpar. Devia ser muito bom. Hj os carros enferruja na garagem!!!!
Olá Leandro, tudo bem?
Gostaria de fazer uma observação sobre o teste, mas antes, esclareço que não possuo vínculo de qualquer natureza com os fabricantes, lojistas, representante comercial entre outros...
Do ponto de vista da aparência ou comportamento dos produtos a olho nu tudo está muito apropriado, porém, do ponto de vista da correta execução do procedimento acho que houve uma falha. Como pudemos ver, as superfícies apresentaram manchas ao serem banhadas com água (superfície hidrofóbica), isso se deu pela possível contaminação da superfície por óleo ou gordura e mesmo que não seja essa a causa, a dúvida permanece. Não estou afirmando que tenha sido proposital, mas que a descontaminação da área de aplicação deveria fazer parte do procedimento. Portanto, após a limpeza da superfície (remoção de detritos e da ferrugem) uma aplicação de detergente ou desengraxante deve ser utilizado para uma melhor análise dos resultados.
Perdoe-me pelo meu jeito, não é minha pretensão criar um aspecto de crítica destrutiva, mas contribuir (crítica construtiva) para uma avaliação fidedigna.
Desde já agradeço pelo conteúdo apresentado no canal e desejo-lhe sucesso sempre... Abraço!
Por um lado eles não te patrocinarem eh ruim. Por outro inserção total nos testes!
Sempre tive essa dúvida de qual era melhor. Valeu 👍
Muito bom Letra J. Parabéns pela dedicação.
Senhor Leandro!
Por favor.
Poderia fazer um remake dos vídeos do Catavento?
Deu para entender que você não entendia muito de edição de vídeos, na época.
Mas agora se tivesse mais explicações de como cada um pode fazer o seu, para sua casa, ou sítio, tenho certeza que ia ajudar a bombar mais o canal.
Ainda mais com ajuda do marketing do filme, O Menino que Prendeu o Vento.(Netflix, paga nós!)
🤣😂🤣😂🤣😂🤣
O nome é o menino que descobriu o vento
Muito bom, gostei. Sempre tive esta dúvida. Você é eclético e prático em suas abordagens. Parabéns.
O canal mais maneiro do UA-cam! Parabéns!
No rótulo da embalagem diz que não pode pegar sereno, tem que pintar no mesmo dia. Outra coisa não pode lixar depois de aplicar o produto, pois vai servir como prime para ser pintado. O teste foi bom
testa o acido muriático ou limpa pedras mais tem que ser puro para tirar ferrugem!
100%
Nao vai funcionar, já fiz isso, o ácido muriático é o ácido clorídrico em 30% o ácido clorídrico tem por efeito químico corroer todo tipo de metal, ele pode até tirar o ferrugem mas vai comer o ferro e dps de um tempo irá enferrujar dnv pior que antes tô falando pq já fiz isso
Foi um teste excelente! Tirou realmente a minha dúvida! Parabéns 👏
MISTURA OS 2 kkkehuehueuhehueuheuhe EU IA COMENTAR PARA QUE VOCÊ FIZESSE ISSO, SHOWWW BRO HAHAHAHAHA
2023, sempre que bate aquela dúvida, a gente volta pra rever os super-testes/vídeos do canal. (e eu gostei mais da receita superpoderosa caseira que converteu a ferrugem em massa atômica)
Muito boa análise, parabéns . Apenas uma dúvida, será que não seria adequado vc ter aplicado a segunda ou até terceira demão ? É apenas uma curiosidade minha !
O fabricante indica passar 2 a 3 demãos .
Esse material reage como óxido de ferro (reação química), produzindo um fundo protetor contra corrosão. Nas partes que você removeu o óxido de ferro não ouve reação, portanto não ouve proteção do metal exposto. Após a aplicação do fundo convertedor, você deve aplicar um fundo protetor (Armatec ZN) e por último uma tinta de cobertura e ai sim a superfície do metal estará protegida contra corrosão. Da forma que você realizou o teste, não dá pra medir muita coisa. Mas de qualquer forma valeu pelo teste.
Explicou perfeita.
O produto não é um protetor de superfície.
Além de não ter dado a 2 demãos indicadas.
Se o produto reage com o óxido de ferro significa que preciso remover antes a tinta velha que está descascando ?