Boa tarde, nos anos 80, trabalhava na Fuji Film e o meu chefe trouxe um rádio do Japão, só mexi na bobina e puxei para faixa de 88 MHz. Pois trabalhava na faixa de 76 a 90. Só mexi na bobina apertando ou aumentado o espaçamento das espiras. Ele ficou muito contente
Já ouviu uma radio pirata em AM ? Acredite, atualmente escuto elas todos os dias no Web SDR da Holanda. É muitíssimo interessante as musicas folclóricas que tocam por lá. Quanto ao radio AM no Brasil, não é economicamente sustentável, mesmo que tecnicamente ainda seja uma possibilidade. Pra piorar tudo, as igrejas deram o tiro de misericórdia pra acabar de exterminar com o Rádio em geral. Lamentável.
@@ricbrasil2005 aqui no Rio de Janeiro capital ainda há rádio AM mas muitas são evangélicas. Para quem gosta tudo bem. A Globo, Tupy, CBN que eram as melhores migraram.
Na década de 80 eu fazia isso para adaptar os rádios portáteis FM para a faixa de aviação. Fiz num rádio meu, e o resultado foi tão bom que diversos conhecidos do aeroclube local pediram para fazer para eles também. Devo ter convertido uns 20 radinhos desses.
Bom dia. Circuito de recepção nem sempre permite o alargamento da faixa somente com o aumento da indutância da bobina de recepção e da osciladora da FI local. A faixa superior, também vai abaixar as frequências cortando a faixa superior de recepção. Tentativa e erro com acréscimo e ou alterações de capacitores e bobinas neste estágio de recepção.
aqui na minha cidade ainda tem uma rádio AM. a querida rádio clube de corumbá. é a única rádio que vai longe no pantanal sul mato-grossense quanto a construção dos rádios está muito ruim 👎. Porque comparando com os antigos é muito diferente. tenho um receptor philco transglob.um rádio muito bom excelente.e também o moto rádio outro super rádio.
Radio AM ? Eu tenho Histórias pra contar, sou muito fan da faixa. Radio AM, sempre será lembrado como Radio AM. Sabemos que a faixa, chama-se OM(MW em inglês). Montei muitos rádios de Amplificação direta com transistores PNP de Germanio ( 2SB72 ). Montei inclusive aquele Radio AM com o C.I ZN414( coração do Radio *orelhinha* Copa de 1986). Montei Radio de amplificação direta com as Válvulas 12AX7( duplo triodo) e 6AV6(triodo + diodo detector). Certa vez eu modifiquei um radio de pilhas( de bolso ) para receber a faixa de LW( Ondas longas ), capitei o sinal goniometrico da Estação NDB Radio Farol de Olinda -PE ( nem lembro a frequência) --- •-•• -•• =OLD ( transmite um sinal em código Morse modulado em amplitude ). Tive um chassis de Radio a válvulas ABC canarinho, achado no lixo, fiz funcionar. Capitéis várias rádios em OC ( era tudo nítido e estável ( Graças ao AVC/AGC ). Válvulas ECH81, 2x 6BE6, 1 6AV6 e EL84 ( esse chassis de Radio foi roubado, até hoje sinto saudades 😞 ). Em 1987( se não me falha a memoria), numa Revista Saber, falava-se no tal Radio OM digital. Ate hoje eu espero por esse radio ! rss Aqui em Recife se muito tiver, tem uma meia dúzia de radio operando nessa faixa ( Radio Club de Pernambuco a primeira do Brasil e mais potente por muitas décadas 100Kw, continua operando ). Tem muito mais coisas,mas, não cabe aqui citar. Gratidão, Eletrolab.
Muito obrigado Luis Carlos, por apoiar o canal! Ótimos projetos, especialmente o das válvulas! Montar rádios AM por muito tempo foi o primeiro projeto de muitos que se iniciaram na eletrônica, uma aula completa sobre sinais, RF, ressonância, filtros, amplificador de áudio, antenas, etc!!!
Bom saber que o AM não vai acabar. Muita gente ouve e muitas são de utilidade pública, principalmente no interior, permitindo saber notícias e acompanhar suas igrejas. Mesmo com a internet, rádio é insubstituível.
Sou pernambucano e há 26 anos atrás eu estava morando em Salvador e numa sexta-feira à noite entre umas geladas bateu saudades e resolvi subir na laje com um rádio AM e consegui sintonizar a Rádio Jornal do Commércio de Recife e peguei o telefone liguei pro locutor e contei de onde eu estava ouvindo o programa, isso é a magia do rádio.
Ótima matéria. Nos anos 70 e 80 morávamos em fazendas no antigo Mato Grosso hoje Mato Grosso do Sul e sintonizávamos á noite emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro. Porto Alegre, Paraná, Minas Gerais, além de outros países como Paraguai, Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Rússia(Antiga União Soviética) e até da China.
Conheci a rádio CBN, que ouço até hoje pela internet, a 25 anos atrás nas madrugadas, sintonizando nos 860khz do Rio de Janeiro, mesmo morando no sul de Minas.
Uma Rádio AM aqui da cidade bem antiga que está no ar desde 1946 migrou para FM 107,5. A antena ficava aqui perto da minha casa. A antena fazia parte do visual da cidade. Fiquei triste quando a desmontaram. Qdo jovem mexia com eletrônica e aprendi muito montando circuitos para sintonizar as Rádios.
Eu sou desse tempo por este meio me transformei em radioamador quando menino ganhei de Natal um rádio portátil nos anos 60 que esse meio estava no auge. Tinhamos grandes emissoras no RJ MG RS e SP que tinham alcance Internacional
Rádio AM captava até frequência de torre de controle, eu morava perto de guarulhos e era corredor para aproximação em baixa altitude e as vezes ouvindo rádio, ou assistindo tv sempre captava o contato da torre de controle
Verdade , eu recentemente tinha montado um rádio Am e aqui em casa só pega de noite e quando eu coloco o fio da antena do rádio no ferro da antena da TV daqui de casa
Boa tarde! Eu, particularmente vejo que as rádios FM, na sua grande maioria, tem uma programação bastante deficiente e com programas que ficam no chinelo se comparadas com as AM de anos atrás...sou radioamador e escuta de rádio há muito anos, lamento muito mesmo essa migração imposta pelo governo...claro que o áudio em FM tem mais qualidade, mas se poderia manter as AM's com transmissores mais modernos que a tecnologia de hoje proporciona...aqui as AM's tbm poderiam ser usadas com caráter informativo como o é nos EUA.
Sem dúvida ! A esperança é que o decreto permite que as rádios que desejarem continuem em OM, desde sejam de caráter regional ou nacional, com potências maiores.
Quase ninguém tem mais receptores AM para mantar emissoras com esse aparelhamento. É um público mínimo, um nicho, na verdade. Os celulares e rádios automotivos nem vem mais com AM.
@@candidato252002 Um dos grandes problemas também, são os anunciantes, pois a maioria, preferem as FM. São poucos os anunciantes de AM, e as despesas são muito alta. Aqui em BH, acho que ficaram umas sete emissoras. Quanto as de FM... Não tem espaço pra nada. É uma verdadeira competição pelo espaço, emissoras comerciais x emissoras comunitárias, quando também aparecem as piratas 😁😁😁. Às vezes saio de casa com rádio sintonizado em uma emissora, depois de alguns kms, entra outra no lugar 😁.
Não ouço rádio Fm, principalmente porquê as de bom nivel, não tem grande alcance, então continuo ouvindo as radios Am. Se acabar confirma a minha tese, que tudo Brasil se é bom, decente acaba.
Nos estados unidos na década de 50 já existiam radios AM com ótimo som exemplo a Kfwb de Los Angeles. Tem vários programas dela no youtube do ano de 1958 59 e 60. Fantastico
O fato de aparelho celular, sintonizar só FM, não impede o interessado ouvir AM (também) no mesmo celular. Basta usar um aplicativo. Vão aparecer dezenas até centenas de opções de emissoras transmitindo em AM.
@@Electrolab-EletronicaTentarao digitalizar tudo e bem rapido. Tudo esta se alinhando com um projeto totalitário. Triste ver que as pessoas ignoram o risco.
Para mim nunca vai acabar o AM porque eu moro aqui na fronteira do Uruguai e da Argentina e aqui eles ainda são muito fortes quanto esse aspecto,e sintonizo muitos programas bons em várias rádios. Particularmente eu não escuto mais FM por opinião própria.
Você falou sobre o horário noturno se conseguir captar até rádios OM de outros países, lembrei na hora dos "Transglobers" que meu pai e meu avô tinham, e realmente a noite se pegava várias estações diferentes. Parabéns pela explanação.
para pessoas de fazendas e locais remotos foi um desastre ,pois se não tiver Internet não conseguem mais ouvir rádio para entretenimento ou se informar ,uma perca absurda em termos de comunicação instantânea.
Muitos técnicos e engenheiros estão fabricando pequenos amplificadores e rádios valvulados em casa como hobby. A sintonização da faixa de ondas médias também tem sido feita por um público razoável que gostam de DX (me incluo nessa) e radiamadores como vc mesmo disse. A eletronica tem evoluído no sentido de tornar tudo mais integrado, encapsulado, miniaturizado e barato. Essa prática típica dos tempos atuais só são acessíveis a mega empresas pq demandam equipamentos extremamente precisos e que trabalham com dimensões em que a mão humana simplesmente não cabe. Por isso a eletrônica analógica nunca desaparecerá.
Equipamentos analógicos são incríveis, minha vó tem uma tv a válvula preto e branco de 78, dá um choque da moléstia na antena kkk mas ainda assim funciona perfeitamente, demora para abrir a imagem porque é de válvulas, mas funciona até hoje com poeira até no topo kkk O canal dela é feito uma catraca de bicicleta.. 😂😂😂
@@thiagolnkshion Antes nós controlávamos os equipamentos através de botões, knobs e chaves. Depois passou a ser digital que oferecia um controle lógico através de um conjunto de botões que ativavam funções lógicas. Mais tarde veio a informatização que passou a fornecer uma camada mais alta nesse painel de controle que nos dá uma interface informatizada interativa para controlar os equipamentos. Por exemplo, os amplificadores lineares para rádio amadores usam, ou transistores ou válvulas para entregar cerca de 2KW de potência, mas o painel frontal é todo informatizado com uma tela touch e um sistema operacional. O que quero dizer é que as pessoas tinham uma ideia completamente errada da eletrônica digital e continuam tendo em relação a informatização. Essas tecnologias não vem para substituir os equipamentos analógicos mas fornecer uma interface amigável e avançada para um controle mais seguro e exato dos recursos que o dispositivo oferecem. Só que as vezes nós queremos fazer as coisas à moda antiga em que o controle dos recursos eram efetuados manualmente, em que vc girara o botão do dial e alterava a capacitância do capacitor variável diretamente no circuito. Hoje vc não troca de marcha no carro apenas dá o comando e o sistema o faz por vc, mas as vezes é bom pegar um carro que podemos trocar as marchas manualmente. É como disse o Marcelo Tretine piloto executivo que tem um canal aqui no youtube com seu nome, o dia em que ele deixou o Phenon 100 e foi pilotar um César: "Estou voando depois de muitos anos". Ele disse isso pq os aviões de hoje é que voam pelo piloto. Num aviãozinho desses o cara sente no manche a força do vento querendo jogar o avião e precisa manter o controle o tempo todo.
Muito legal e informativo o vídeo! Duas coisas que não deveriam deixar de existir, rádios AM e rádio amador. Em momentos de grandes colapsos, essas tecnologias são muito resilientes.
Igual acontece com as redes de celular. Só planejam e distribuem altas velocidades nos grandes centros, mas nas áreas mais afastadas e rurais, nunca tem sinal, e nenhuma previsão de melhoramento na rede. Agora ainda vão acabar com a maneira mais prática de ouvirmos rádio.
Muito bom dia para todos, Parabéns pelo interessante assunto! Deixo um relato interessante para vocês, sou um fã da rádio difusão e sempre tenho um radinho comigo... (nem que seja um a pilha mesmo). Um dos motivos que fez cair muito a audiência das AMs foi as interferências provocadas pelas lâmpadas fluorescentes compactas, eu mesmo tive que deixar de escutar as AMs de minha cidade quanto troquei as lâmpadas incandescentes pelas "econômicas" fluorescentes! Essas lâmpadas simplesmente suprimem as rádios AMs de menor potência e geram uma interferência muito grande nas de maiores potências. Hoje com a diminuição dos preços das lâmpadas de LEDs voltei a escutar "a" AM que sobrou aqui em minha cidade (Ficou apenas uma). Fiquei contente em saber que essas rádios não serão extintas imediatamente, pois pensei que não teria mais tempo de vida para escuta-las novamente. Que Deus os abençoe e continuem a trazer assuntos como esses para nosso cotidiano.
Acho que cada rádio tem seu público e o governo tem que parar de se intrometer em coisas sem objetivo! Pessoas que moram no sitio ou em granjas, que só pegam sinal AM "OM" vão ficar sem a informação rápida do rádio, uma vez que o sinal FM não alcança essas localidades! Afinal tem coisas importantes e necessárias pro governo resolver que não estão fazendo! A gente vê o governo sempre fazer 💩, como a lei que proíbe a venda de pão por unidade, mas só por quilo! Desnecessário, pois se o pão é pequeno demais, em relação ao valor, compro em outro lugar, sempre funcionou! Hoje os pães estão pequenos e pesados, perdendo a quantidade! Nem sabemos o que estão colocando dentro do pão! O governo precisa parar de se meter na produção brasileira! Lamentável essa intromissão governamental!
Concordo! Esperamos que essas emissoras continuem, mesmo que em menor quantidade, com as emissões em OM. Especialmente as de caráter regional e nacional, de maior potência e alcance!
Quem é que faz lobby pela migração pro FM? a iniciativa privada Venda de pão a kilo(o que tem a ver com rádio???) é só pra inglês ver, todo mundo vende por unidade, se aumentar a demanda toda padaria utiliza bromato pra acelerar o feitio da massa e o pão fica uma b0sta, sempre foi assim Concordo que as ondas médias perderam audiência, mas não deu pra ganharem $ esses anos todos? tem concessões de rádio AM com a mesma família há décadas quem não se estabelece pede pra sair oras Eu defendo uma rádio pública de qualidade, sinal analógico em ondas médias para cobertura regional e analógico em ondas curtas para cobertura nacional, pela integração do país e função social do rádio, duas coisas que não interessam à iniciativa privada(não dá lucro)
Nas capitais a recepção do rádio AM é problemática, principalmente pela interferência e a falta da seletividade dos aparelhos. Com o celular tudo está resolvido, pois sintonizo qualquer emissoras do mundo.
Em termos, pois com o celular precisa ter internet disponível e na maioria das vezes paga. Em regiões remotas do país essa solução não se aplica, mas com certeza em grandes metrópoles é uma boa opção.
Comprei uma antena AM e achava que tinha perdido dinheiro. Bom demais saber que a radio continua, pelo menos as regionais e nacionais. Aqui em Minas Gerais, gosto da Itatiaia 610AM e que bom que seguirá ativa. Gostava da America 750AM mas essa infelizmente foi pro FM. Mas consigo ouvir a 9 de julho 1600AM. Obrigado pelas explicações.
Muito bom, moro na região metropolitana de Campinas e de fato AM é sofrível, inclusive em 27mhz. Eu gosto muito do AM mas reconheço que eu teria que sintonizar no interior mesmo. Obrigado por compartilhar 🇧🇷
Eu acredito que esses decretos são para realmente diminuir o contato e diminuir a chegada de notícias em locais longínquos. Acredito que tenha algo obscuro por traz dessas leis. Ultimamente escuto muito mais OM do que FM, sempre sintonizo Nacional em 980 ou 610 itatiaia, além de escutar dezenas de outras radios. Não gosto de rádio ligado a energia elétrica 220, sempre uso rádio a pilhas, justamente por causa das interferências, fica a dica. Possuo um PL 600 Tecsun. Parabéns pelo vídeo (usando conta do trabalho para responder)
Gostei do conteúdo. Sou instalador de som automotivo e percebi que os rádios novos que vou configurar pro cliente o rádio já começa em 76 . Agora entendi o motivo 👍😎
Em 2020 liguei um radio em ondas curtas e tava ouvindo uma radio em japonês ou coisa do tipo, era tarde da noite e som limpo além do céu aberto, nunca mais esqueci disso e passei a mexer com muitos radios
Eu torço para que nunca acabe as ondas curtas e nem as ondas médias!!! Escuto rádio desde de minha infância, sempre gostei de rádio, não troco por esses aplicativos em telefone,se quer transmissão em tempo real tem que ser no bom e velho rádio!! Na minha coleção de rádios antigos tem um Philco Transglobe igual ao mostrado no vídeo,um rádio espetacular!!!!
Conteúdo maravilhoso mais uma vez mestre Eloy. Apesar de estar no rádio desde 1997 nunca trabalhei em OM (AM), mas acompanho de perto as mudanças. Migrações para a faixa de FM e tudo mais. Alias trabalho atualmente em uma emissora em minha região que era uma AM. Grande abraço professor.
Amigo, rádio OM foi muito usado na aviação. Tem um instrumento com a sigla ATF que na verdade seria um goniômetro, o piloto vindo de São Paulo sintonizava na rádio Mundial com frequência de 860 khzs , que na época era a rádio com maior potencia. O ponteiro indicava de onde vinha o sinal. Era só seguir a indicação do ponteiro que chegaria aqui no Rio.
Bom dia, Em primeiro lugar, parabéns pela excelente explanação rica em conhecimento é ótima didática. Sou emgenheiro trabalhando há vários anos na área de elétrica, eletrônica e telecomunicação. Há algumas vantagens, como relatado, no sistema AM que supera o FM. A cidade do RJ tem topografia que complica em muitas áreas a recepção de FM. Eu, por exemplo moro jo Bairro de Botafogo, próximo às antenas transmissoras de FM e não consigo sintonizar a maioria das emissoras, só a MEC FM, e mesmo assim tem dias que nem ela chega. Não é um defeito do receptor, porque isso acontece com vários rádios. Um outro aspecto a destacar é o alcance inigualável do sinal AM. Muito obrigado. Douglas
Conteúdo bem interessante! E com um assunto muito pouco discutido hoje em dia! - Mas as rádios AM fazem parte da minha história de vida, e foi justamente nesta onda de transmissão que mantive um programa de rádio por quase um ano. Coisa que na época, e bancando do próprio bolso, era algo praticamente inviável em uma FM. De qualquer forma, tenho boas lembranças daquela época, e serei eternamente grato por ter feito parte desta história das rádios AM no Brasil. - E é engraçado, pois na época, eu até que possuía uma boa audiência. Centenas de vezes maior do que tenho hoje, globalmente, com um podcast. E isso a décadas atrás, e com bem menos tecnologia.
Tema de atualidade, vc fez uma excelente pesquisa sobre um assunto que já estava começando a incomodar por falta de esclarecimentos técnicos e legais. Parabéns pelo conteúdo único no YT.
Boa tarde mestre Eloy, estou um puco afastado, devido as novas necessidades com relação aos cuidados com meu Pai de 84 anos portador de ALZAIMER, mas sempre que posso assisto seus videos e aulas, principalmente nas madrugadas quando me sobra tempo. Forte abraço, obrigado por mais conhecimento.
Muito bom o vídeo sobre a emissão OM, mas em nenhum momento você fala sobre o rádio DIGITAL, que é uma realidade no resto do mundo, mas aqui no Brasil está no limbo.
Sim, o foco aqui era de fato o rádio tradicional OM. O rádio digital é comentado por aqui há mais de 10 anos e nada sai do papel, de fato não merece por enquanto uma atenção diferenciada, mas poderemos no futuro tratar desse assunto também.
@@Electrolab-Eletronica Sim, mas acontece que o assunto é totalmente interligado pois trata-se de extinção de bandas e frequências e aproveitamento de outras.
@carlosserpa4370 talvez você não saiba ou não acredita, mas tem cura sim. Pesquise sobre o Dr. Lair Ribeiro e outros médicos, que falam sobre o uso de óleo de coco (três colheres por dia e por algumas semanas para que apareça algum resultado, creio eu). Existe uma publicação em inglês, feito por um médico famoso. O título é (traduzido): O fim de Alz...
Eloy, ao contrário da TV digital, a migração AM-FM não foi imposta a nenhum radiodifusor, quem quiser continuar nas ondas médias poderá fazê-lo, mas diante dos problemas mencionados, a maioria das emissoras OM optou pela migração. Não é o fim do AM como muitos apregoam, mas acredito que dentro de uma década, poucas emissoras brasileiras de OM ficarão no ar.
Sim, a única exigência é quem permanecer em OM (como local) precisa alterar a outorga para caráter regional ou nacional e não pode permanecer em OM (depois de 31/12//2023) como caráter local e isso pode exigir alterações na potência do transmissor.
Dica: a Rádio Cultura Brasil (SP) 1200 kHz possui uma excelente programação para quem gosta da música brasileira. "Sintonizo" via Internet. Excelente vídeo.
Muito boa matéria, temos uma rádio comunitária, há 25 anos. Os limites legais são injustos; Pouquíssima potência, frequência única, restrições de faturamento e obrigações legais, absurdas! Quem sabe não corremos atrás de uma OM, Uns 1500W. A possibilidade de sucesso pode estar no conteúdo oferecido aos ouvintes!! Utopia? Será?
Obrigado Batista! É possível, a questão é que o custo da operação em OM é bem maior que em FM. Mas sem dúvida a legislação para rádios comunitárias merecia ser revista. Parabéns pela manutenção da rádio, sucesso!
Muito legal o video. O esvaziamento é notável mesmo. De noite, quando vou escutar OM, pego mais radios do exterior (Paraguai, Argentina e etc) do que Brasileiras. Infelizmente. Varias radios do RJ do AM q ouvia aqui em SP nao ouço mais. Pq sairam. Um tiro no pé. Até pq, hoje o lucro financeiro de algumas emissoras de radio (tenho uma materia falando sobre isso) é maior do que emissoras de TV (incluindo a rede Globo). E nos EUA, o ibope do radio é mto superior o da tv. A Internet esta matando a TV mas não o radio. E para vc ver como esse abandono de OM é sem sentido, basta acessar os SDRs do exterior e ver a quantidade de emissoras. 73 de PY2ECM
Obrigado! Não tenha dúvida, estou de pleno acordo! Desligar as potentes emissoras que de fato tinham audiência muito grande e eram facilmente sintonizadas com boa qualidade, foi um movimento muito equivocado. Essas que foram para o FM só estão se sustentando pois fazem a mesma programação de transmissão dos jogos de futebol que faziam no AM, pois o resto da programação é de baixa qualidade, não tem padrão característico do FM tradicional e nem da programação popular do AM. 73!
Na linha automotiva temos alguns modelos da marca "Pioneer" que já vem com a banda do FM estendida, começa em 76 mhz e vai até 108 mhz. Parabéns pelo vídeo, muito bacana.
@@ciel.correa Opa, boa noite. Não sei te informar quais são os modelos que tem a banda estendida, eu trabalho com manutenção de som automotivo e já vi vários modelos da pioneer com a banda de fm estendida. São esses mais novos que não tem mais o leitor de CD, só tem pendrive e alguns com bluetooth e rádio.
Parabéns pelo canal ! Sempre gostei muito do rádio, desde criança quando escutava rádios estrangeiras em ondas curtas até tarde da noite (Canadá, Rússia/União Soviética na época), França, Voz da América, BBC etc). Como sou do RS, escutava a Rádio Guaíba de Porto Alegre em AM à noite, com som local, lá em Barbacena-MG. Hoje ainda tenho alguns bons aparelhos receptores que sempre me dão prazer em escutar emissoras em AM. E mesmo não sendo profissional da área, fiz alguns cursos de eletrônica e estudei alguma coisa só para entender melhor como funcionam as transmissões por rádio. Então, mais uma vez, parabéns pelo canal ...
Excelente vídeo, esclarece bem o assunto. Bandeirantes e Tupi assim como a Globo ja tinham AM e FM antes da migração, a Globo desligou as dela por conveniência própria as outras não sei se vão manter o AM embora a Bandeirantes ja tenha uma FM na faixa estendida em SP. Eu tinha muitas dúvidas e tirei a maior parte delas com o vídeo. Volte sempre ao assunto com as atualizações, parabéns pela qualidade. Tmj
Bom dia Eloy. Foi muito ótimo você abordar sobre esse assunto pois muitos não sabiam sobre essas novas regras de emissão de novas frequências e quais os limites de permissão das mesmas e vários outros fatores. Ótimo assunto de grande importância.
Excelente detalhamento acabando minhas dúvidas, já que sou colecionador de radios antigos valvulados e portanto só AM (OM E OC), assim continuarei podendo consertar e ouvir estes radios que estão no caminho de se constituir a história. Parabéns pelas informações do vídeo.
Aqui em Sampa está cada dia mais escasso. Outro dia estava fazendo alguns testes e sofri pra sintonizar alguma estação. E olha que estou na capital. Aqui, a interferência chega a ser insuportável. Não dá pra ouvir nada de forma aceitável. As rádios em AM vão continuar a existir, mas serão locais, de pequeno alcançe e visando o público das cidades pequenas. Nas grandes cidades, nem FM terá mais. Em países nórdicos e escandinavos os "radios" de carros já vem com internet. Você faz o seu dial. Abraço! :-)
Sim, nas grande cidades a interferência é muito grande! Mas as rádios OM vão permanecer com alcances regionais e nacionais, na verdade com alta potência para atingir os locais mais remotos, onde certamente terão o seu maior público.
Ótimas informações. Nós tínhamos esse rádio Transglobe da Philco. Ouvíamos rádios de diversos países. Nostalgia pura. Decisões para questões como essa, sempre levarão em conta o aspecto comercial. Excelentes rádios (inclusive FMs) simplesmente acabaram ou viraram "on-line". Obrigado professor. Bom fim de semana.
Meu pai e meu vô tinham. Eram otimos... Dali comecei a gistar de AM desde criança, primeiro ganhei um seiko depois comprei um sony...mas o transglobe era melhor
Lamentáveis essas decisões de governos, recentemente encerrou as atividades aqui no Rio Grande do Sul, dia 31 de agosto a Rádio Pelotense, poucos dias antes de completar 98 anos operando nos 530 Kz, a mais antiga emissora do estado e uma das mais antigas do Brasil. Consta que, não sei se por motivos técnicos ou financeiros, não conseguiu fazer a transição para FM
👍🏽👍🏽👍🏽👍🏽 grato por mais essa ótima aula, prof. Eloy. Ouvi muito OM e OC nos anos 80 e 90. Bom saber que ainda restarão por muito tempo. Professor, pelos SDRs da vida dá para ouvir OM, OC e DRM (Digital Radio Mondiale), talvez o pessoal DX já esteja migrando para SDR e WebSDR. 📻🔌🙂
Só complementando as palavras do Grande Mestre Eloy. Os Software Defined Rádios podem ser comprados por menos de duzentos reais. Pegam a banda corrida de 150KHz até 1.7GHz. Modelos mais caros já passam de 6.0GHz, qualquer tipo de modulação analógica ou digital. Um bom começo é ouvir os SDRs que uns caras bacanas deixam abertos via Web, por exemplo o SDR de Pardinho-SP.
Aki em fortaleza ainda muitas radios AM e sintonizo com boa qualidade. E moro em apto onde ha uma variedade de fontes de interferencia. Um bom receptor, os feitos com dsp controlam muito bem essas interferencias. Marcas chinesas como tecsun, xhdata e outras mais. Muitos longos anos de vida ao radio em OM ou AM!
Eu tenho um relógio digital de parede que é atualizado e sincronizado por um emissor de onda longa localizado na Alemanha, como estou em Portugal tem alturas em que capta o sinal e tem outras alturas que não consegue captar nada, depende muito da altura do dia, da altura do ano e das condições atmosféricas devido á distância em que está o emissor.
Fala Eloy ! Tudo bem ? Ótima abordagem parabéns! Eu realmente não consigo ver com bons olhos essas mudanças ! Acredito que você se lembra da desativação dos NDBs na aviação ocorre que na AM nós temos a possibilidade de transpor obstáculos, por issso que nas antigas tvs o som era enviado em AM e a imagem em FM por conta desta característica, onde o som sofria mais interferências de obstáculos mas a imagem também tinha muitos problemas. É extenso o assunto. Certa vez eu fiz um comentário no aeroclube de SP e quase arrumei confusão ao discutir com um ignorante porque eu disse que a modulação no avião era em AM. O o que o referido não sabia era a diferença de frequência e modulação e sim é em AM justamente pela capacidade de transpor obstáculos. No Japão onde resido atualmente o AM é de suma importância, tal como você citou, nas estradas existe uma frequência de 1620 KHz para eventualidades. O FM é limitado a esta banda devido a utilização de serviços públicos em frequências acima de 100MHz e os avisos de precaução são feitos através de estruturas com recepção em FM que vão para os falantes externos. O Japão é um pais com um relevo montanhoso e o AM ainda deve perdurar por muito tempo. Já no Brasil acredito que deva haver interesses comerciais e também um não há um devido preparo para eventuais catástrofes como temos visto recentemente e no passado onde se viu a atuação da RENER e etc. Infelizmente nem sempre há uma estratégia de prevenção e acaba se descobrindo certas necessidades tarde demais. Desculpe o texto longo! FT 73
Olá Rene, tudo bom? Concordo com você! E veja que nos países de primeiro mundo, como o exemplo que citou, o rádio AM (OM) permanece nem que seja para emissoras de serviços de utilidade pública, não há como simplesmente desidratar a faixa para que ela agonize e morra. Em caso de emergências graves (cada vez mais frequentes no mundo), o celular, o rádio FM que tem nele, a internet e outros meios similares vão falhar e precisamos ter condições de sintonizar um meio barato e simples de comunicação! Mas infelizmente outros interesses ignoram essa relevância, entre outras. Obrigado pelo comentário! 73!
Sou aeromodelista há mais de 30 anos e nos início usávamos os Rádios Futaba AM de 4 canais, porém, eram muito suscetíveis a interferências e quedas dos aeromodelos.
Sim, é verdade! Para rádio comando a faixa de 72 MHz e 2.4GHz eram usadas, sendo que a primeira modulando em AM ou FM. No caso da 2.4GHz o problema é a interferência do 4G e do Wi-fi.
Ótimo vídeo muito bem explicativo. Cogitaram um tempo atrás de fazerem a migração do rádio analógico OC, OM e FM para o rádio digital utilizando o mesmo espectro das bandas OM e FM, mas abandonaram a ideia e optaram por manterem o FM analógico extendido para a migração das rádios AM. Mas acredito que o futuro do rádio irá ser o radio via Internet como a maioria das emissoras atualmente transmitem desta forma como uma outra forma de transmissão além da de transmissão por RF.
O sistema "Internet" não precisa ser operado em micro-ondas, mas, visando unicamente a multiplexagem da transmissão de Áudio, ou controle remoto, ele pode ser adaptado para ondas curtas, ou médias, ou até ondas longas, a fim de evitar as reflexões degenerativas; isso seria excelente para os veículos sem motoristas ou que dependam do GPS que é via satélite; enfim seria a ampliação da faixa de aplicação da Internet.
Faz uns 20 anos que não tenho u receptor de rádio AM,FM e SW.Tinha um Transglobe e gostava de ouvir emissoras internacionais de ondas curtas e enviava relatórios de recepção ( dexismo).Com a chegada da Internet ficou só a saudade. Tenho 73 anos .Jorge de Natal RN
Sou radioamador. Dificuldades em recepção sempre existiu... encontramos também na transmissão... a migração para FM, não vamos incentivar como mudança, mas simplesmente para ocupar a faixa. Mas acho que no AM OM deveria haver um incentivo, superar as dificuldades que aparecerão daqui para frente. Acho sim, uma boa antena para transmissão, aumentar a potência.. seriam as soluções, mas nunca acabar ou desistir da faixa. Abraços e bom trabalho. Precisamos.
Pessoal falando de radio digital (internet) mas qndo tem desastre natural como aconteceu aqui em SC e agora recente no RS que acaba ou desligam a energia por segurança, vc não terá internet por muito tempo, é só o tempo do nobreak na torre de sinal, depois já era. Somente radio mesmo, e AM vem a longa distância pra salvar a comunicação
@@carlosbutzke quando houver uma catástrofe se natural ou não e também dificuldades para se comunicar, procure sempre um radioamador. Pelo espírito de solidariedade comum natural nele de prestar ajuda...ele o atenderá de pronto. Ele não pode negar. Isso está na legislação. Se negar ele perde a licença.
@@LuizCMeira , exatamente, ainda não tirei minha carteira pra PY, mas quero me envolver melhor nesse mundo, tirei minha licença em PX e utilizo no carro quando viajo, mas um dia pretendo fazer minha estação base fixa
@@Electrolab-Eletronica gostei muito dos rádios antigos...3faixas...5 válvulas.. me dá saudades...bons tempos.. muitos choques..kkkk haja ferro de solda.
meu saudoso avô era técnico em eletrônica e sabia muito de rádio principalmente esses rádios portáteis mais antigos, ele gostava muito da AM, hj se ele estivesse vivo estaria meio triste com essa saída das rádios da AM, a jovem pan ainda tem a frequência AM, aqui na cidade onde moro todas as rádios já são FM, praticamente não existe mais emissora de rádio AM aqui
Obrigado professor Eloy pela aula, somente uma observação! A Frequência Modulada tem um problema aqui em Minas Gerais. Meu estado é um Mar de Montanhas. Eu adoro Rádio, aprendi com minha Mãe! Em um tempo oportuno poderia falar sobre o sistema Satélite, muito comum nos Estado Unidos!
Obrigado! Sugestão anotada! De fato a propagação na faixa de VHF é mais prejudicada por obstáculos. As antenas precisam estar bem altas, tanto a da transmissão quanto a da recepção, para que seja possível a sintonia em alguns casos.
Realmente as ondas curtas e ultra-curtas são como a onda de luz que não contornam obstáculos e as reverberações ou ecos geram as degenerações tipo "imagem fantasma" até em rádios ... sds das "Ondas Longas" ...
@@Electrolab-Eletronica acho que tem futuro e potencial pra incentivar curiosos de eletrônica e também ajudar estudantes. Tem gente que ganha dinheiro fazendo isso, como o Emílio e a Kamila do Bla-blalogia
AM amplitude nodulada usei esta frequência nos anos 90 quanto tive rádio px eu modulava em 40 casais em 27 MHz em um rádio cobra 148 gtl. Om era a rádio eduxadora que tinha na cidade de Afonso Cláudio ES 1580 Khz. Esta é minha experiência e boas lembranças de um tempo que deixa saldades.
Bom vídeo. Queria que falasse sobre as novas parabólicas que estão chegando para as tvs, pelo que percebi as antenas comuns não vão mais funcionar.Desde já te agradeço. Valeu Eletrolab, gosto muito dos seus vídeos falando de tecnologia. Deus te abençoe
Parabéns pela excelente matéria. Moro em Rondônia, pratiquei por alguns anos o DX (RADIO ESCUTA), e com essa fuleragem de migração, me desgostei, e abandonei o hobby. Minha praia era as AMs. Hoje apenas mantenho uma pequena colação com 15 rádios. Nunca mais liguei nenhum!!!
Prá colaborar com o amigo e esse esforço herculeo de informar. O limite de áudio da faixa AM é de 5kHz, ou seja, o corte de som se faz em 5000Hz e como a onda corre de 5-0-5, dá 10kHz. Em 1979 eu montei um receptor com um rádio Motorola com todas as faixas tropicais e OM, num trabalho de alguns meses eu consegui catalogar em todas as frequências em torno de 300 emissoras de rádio do Brasil e do mundo, criei no console do aparelho o nome, a frequência e local de origem de cada emissão, bastava ajustar a frequência e horário e a rádio, não importava da onde, era sintonizada, infelizmente o tempo escanteou esse aparelho e ele se perdeu no tempo, mas desfrutei por mais de 10 anos, conheci a cultura do mundo pelas ondas hertezianas. Em 2008, eu tive um choque, o plano que pretendia digitalizar as transmissões foi aprovado e ali foi condenado as emissoras de AM, bastou o tempo estimado e tudo está sendo consumado, as potências malucas de irradiação foram condenadas, as rádios se tornaram de bairro e o mundo ficou sem o seu alcance, hoje resta a internet, mas ninguém o pouca gente sabe o que procurar, a internet é uma Freeway sem carros, tanto espaço e ninguém sabe achar quase nada nela e sequer sabem o que procurar, infelizmente o muito ou pouco de inteligência do século 20 foi literalmente pro espaço, perdido na solidão das ondas hertezianas de longo alcance.
Olá Fernando! Obrigado pela ressalva. Sem dúvida, a largura de banda do sinal modulante em AM é limitado à metade da largura do canal! Por aqui 5kHz e na Europa 4,5kHz, já que os canais por lá são de 9kHz. Muito bacana o levantamento das emissoras, deve ter ficado muito prático a sintonia! De fato também tenho lamentado essas decisões, que com certeza vão criar um vazio numa faixa tão interessante como OM. Felizmente ainda temos algumas operando, além das emissoras em OT e OC.
As coisas que fazemos sofrem do mesmo mal que aplicamos às pessoas, o envelhecimento delas parecem nos incomodar, nos traz desconforto existêncial, dá-se a impressão que paramos no tempo e ao invés de preservar em função das coisas novas, jogamos no lixo, um assilo reflete isso com clareza. Não conseguimos coexistir com o velho e o novo ao mesmo tempo, temos certa raiva do passado e duvidamos do futuro, nosso presente sofre por nosso egocentrismo sem tratamento. As ondas magnéticas são naturalmente em amplitude, inventamos o FM para fugir dos ruídos que nos incomodavam, mas o FM por ser artificial, tem perna curta, não chega muito além do horizonte, encareceu o rádio, tornou a comunicação somente local, e como consequência, tornou a cultura de um lugar poderoso como SP, iradiando sua visão de mundo no meio da caatinga ou no fundo da floresta, ficando lá, repetidoras de suas vozes, enquanto o AM apartir dos fins dos anos 70, morreria lentamente até agonizar nos dias de hoje. A internet agora se encarrega do resto, criamos um buraco negro no mundo das comunicações. Tenho certeza que tem uma geração tenra aí que não sabe o que é uma rádio.
Bela tese e colocação Fernando! Infelizmente é o que tem ocorrido em vários segmentos! Nos resta o alento dos que ainda lutam para manterem vivas e funcionais essas tecnologias. Vale aqui um destaque para os radioamadores ativos no mundo inteiro, mesmo que reduzidos com a "concorrência" da internet, continuam promovendo pesquisas, experiências, concursos, etc, nas mais diversas bandas, incluindo as tradicionais OL, OM e OC.
Pois é, o problema das rádios e tvs abertas é a veia comercial, dinheiro faz diferença nesse meio. Se tem uma coisa que está servindo a extinção da Tv aberta em AM e agora as rádios, é que as faixas de interferência das estações de rádio amadores, se livraram de um incomodo terrível, não há mais tv captando conversas indesejáveis das estações de rádio amadores, taí uma coisa que teve benefíco. Os Rádio amadores também preservam e mantém as bandas USB ou SSB, bandas laterais unicas, elas são algo extraordinário na modulação de portadora, algo que a população desconhece por completo, sequer sabem que existe esse tipo de comunicação, pena que é mundo muito restrito. Estamos presenciando algo parecido com os LPs, parecia que iam sumir e estão aí, as transmissões em AM talvez tenham mais chances de se eternizarem e de serem acessíveis como é o caso de rádio amador. Abraço!
Parabéns pelo video, explicações tecnicas perfeitas. Quando foi lançado o decreto disse que era um grande erro dos radiodifusores esta migração por ser o radio em AM historico, de tradição e abrangente. Deveriam os radiodifusores terem trabalhado mais no projeto do radio DRM - Digital Radio Mundial, no AM. Este estudo já existe e vem sendo feito em mais de 100 paises. Com o DRM no AM o som e muito melhor, som limpo, o alcançe e maior e o custo operacional reduz em 80% (Custo do AM são os transmissores, o consumo de energia etc) - Vamos aqui lembrar que hoje o FM esta virando uma grande salada pois são contempla tudo que é estilo e já esta dominado pela chamado estilo AM que vinha da antiga frequencia. Por fim vamos lembrar que o Brasil também é signatario do projeto do DRM e algumas emissoras estão no projeto base que vem sendo desenvolvido (Radio Nacional AM) é o comitê internacional espera concluir ate o final de 2024 o sistema e isto vindo acontecer poderá o governo baixar um novo decreto estabelecendo concessões novamente para esta faixa.
Obrigado João! Sim, estamos com grandes esperanças que o DRM seja aprovado e implementado em OM. Foram 10 anos após o decreto e nada se concluiu em termos de DRM por aqui.
Parabéns Eloy por esclarecimentos sobre transmissão em AM, Sou fã de rádio, mas... Confesso que rádio físico não uso a um bom tempo. Com estações como Caprice, russa que transmite em streaming apodemos ouvir em uma única rádio qualquer estilo musical com qualidade de 128 a 330kbps, no Brasil Tb tem boas estações. Gosto de um player de rádio chamado (RadioSure) nele seleciono rádios do mundo inteiro com alta qualidade.
Ola, eu observei esses dias atrás que haviam emissoras de FM operando abaixo dos 88 MHz e lembrei que eu tive um rádio toca-fitas portátil Aiwa com a possibilidade de operar no padrão japonês e eu mudava pra essa opção e ouvia o som da TV no canal 5, isso em 1999. Todo amante de eletrônica sempre faz hackerismo nas coisas.... 😂
Meu pai até hoje ainda tem um motoradio 6 faixas Om . Ele insiste em ouvir notícias e resultado de jogos , mas é impressionante como as ondas vai sumindo e a zueira toma conta do rádio, aí ele sai e volta a sintonizar . As 3 pilhas D e sagrada todo mês, ele sofre mas deve sentir algum prazer naquele trem zuando no ouvido kk
A qualidade do rádio AM é precária mas o alcance é gigante, quando eu era criança morava numa pequena cidade do norte do RS e meu pai ouvia as notícias da radio Guaíba de Porto Alegre que fica cerca de 500 km de distância, o FM tem a qualidade muito superior mas a maioria delas não tem alcance de 50 km
Anos 80 dava para eu ouvir aqui no Triângulo Mineiro, à noite, as rádios emissoras AM da cidade São Paulo,a Rádio Nacional AM, ver transmissão ao vivo dos jogos dos campeonatos paulistas, carioca e até o gaúcho por rádio .
Muita bobagem dita sobre esse assunto em grupos de radio-escutas pela internet, tentar exclarecer tanta gente que se recusa chega a cansar, é como dar murro em ponta de faca, passarei a compartilhar esse vídeo, obrigado Electrolab 😁👍
Olá Aloy! Obrigado pelo conteúdo! Uma sugestão de pauta seria sobre o DRM (Digital Radio Mondiale). Tem pouca informação sobre isso, além de eu nunca ter visto um rádio que permite este tipo de recepção. Será que "flopou"? Abraços!
Aqui em Recife a Rádio Clube AM 720khz acabou mas por Pressão do Público acabou voltando a operar.
Interessante a informação, sinal que a audiência existe de fato!
Eu estou em em João Pessoa-PB a rádio clube de Recife.
Boa tarde, nos anos 80, trabalhava na Fuji Film e o meu chefe trouxe um rádio do Japão, só mexi na bobina e puxei para faixa de 88 MHz. Pois trabalhava na faixa de 76 a 90. Só mexi na bobina apertando ou aumentado o espaçamento das espiras. Ele ficou muito contente
Maravilha Edmond! Pela faixa estreita alguns rádios permitem esse ajuste.
Já ouviu uma radio pirata em AM ?
Acredite, atualmente escuto elas todos os dias no Web SDR da Holanda.
É muitíssimo interessante as musicas folclóricas que tocam por lá.
Quanto ao radio AM no Brasil, não é economicamente sustentável, mesmo que tecnicamente ainda seja uma possibilidade.
Pra piorar tudo, as igrejas deram o tiro de misericórdia pra acabar de exterminar com o Rádio em geral.
Lamentável.
@@ricbrasil2005 aqui no Rio de Janeiro capital ainda há rádio AM mas muitas são evangélicas. Para quem gosta tudo bem. A Globo, Tupy, CBN que eram as melhores migraram.
Na década de 80 eu fazia isso para adaptar os rádios portáteis FM para a faixa de aviação. Fiz num rádio meu, e o resultado foi tão bom que diversos conhecidos do aeroclube local pediram para fazer para eles também. Devo ter convertido uns 20 radinhos desses.
Bom dia.
Circuito de recepção nem sempre permite o alargamento da faixa somente com o aumento da indutância da bobina de recepção e da osciladora da FI local.
A faixa superior, também vai abaixar as frequências cortando a faixa superior de recepção.
Tentativa e erro com acréscimo e ou alterações de capacitores e bobinas neste estágio de recepção.
É uma pena isso. Na minha região tem muita área rural que as FMs não chegam muito bem, e o AM salva. Na época do meu avô era o velho OC, OM
Sim, esperamos que as longo alcance permaneçam no ar!
@@Electrolab-Eletronica "Ondas curtas" basicamente significava poder ouvir rádios de outros países, e no tempo pré-Internet isso era maravilhoso!
@@JCCyCa internet é o novo "ondas curtas" !!
@@Bruno17115com muito mais qualidade e volume
aqui na minha cidade ainda tem uma rádio AM. a querida rádio clube de corumbá. é a única rádio que vai longe no pantanal sul mato-grossense quanto a construção dos rádios está muito ruim 👎. Porque comparando com os antigos é muito diferente. tenho um receptor philco transglob.um rádio muito bom excelente.e também o moto rádio outro super rádio.
Radio AM ?
Eu tenho Histórias pra contar, sou muito fan da faixa.
Radio AM, sempre será lembrado como Radio AM.
Sabemos que a faixa, chama-se OM(MW em inglês).
Montei muitos rádios de Amplificação direta com transistores PNP de Germanio ( 2SB72 ).
Montei inclusive aquele Radio AM com o C.I ZN414( coração do Radio *orelhinha* Copa de 1986).
Montei Radio de amplificação direta com as Válvulas 12AX7( duplo triodo) e 6AV6(triodo + diodo detector).
Certa vez eu modifiquei um radio de pilhas( de bolso ) para receber a faixa de LW( Ondas longas ), capitei o sinal goniometrico da Estação NDB Radio Farol de Olinda -PE ( nem lembro a frequência)
--- •-•• -•• =OLD ( transmite um sinal em código Morse modulado em amplitude ).
Tive um chassis de Radio a válvulas ABC canarinho, achado no lixo, fiz funcionar.
Capitéis várias rádios em OC ( era tudo nítido e estável ( Graças ao AVC/AGC ).
Válvulas ECH81, 2x 6BE6, 1 6AV6 e EL84 ( esse chassis de Radio foi roubado, até hoje sinto saudades 😞 ).
Em 1987( se não me falha a memoria), numa Revista Saber, falava-se no tal Radio OM digital.
Ate hoje eu espero por esse radio ! rss
Aqui em Recife se muito tiver, tem uma meia dúzia de radio operando nessa faixa ( Radio Club de Pernambuco a primeira do Brasil e mais potente por muitas décadas 100Kw, continua operando ).
Tem muito mais coisas,mas, não cabe aqui citar.
Gratidão, Eletrolab.
Muito obrigado Luis Carlos, por apoiar o canal! Ótimos projetos, especialmente o das válvulas! Montar rádios AM por muito tempo foi o primeiro projeto de muitos que se iniciaram na eletrônica, uma aula completa sobre sinais, RF, ressonância, filtros, amplificador de áudio, antenas, etc!!!
Obrigado pelo vídeo, ganhou mais um inscrito.
Realmente, bons tempos em que se formavam TÉCNICOS. Chegou a consertar alguma Rotex? E Grundig? E aquele 12 faixas da Sony ICF-7601?
Eu fiz um rádio "Galena " porém com diodo de germânio .
1976.
Eu tinha 11 anos de idade
Parabéns pelo seu conhecimento !!!
Bom saber que o AM não vai acabar. Muita gente ouve e muitas são de utilidade pública, principalmente no interior, permitindo saber notícias e acompanhar suas igrejas. Mesmo com a internet, rádio é insubstituível.
Sem dúvida!
Sou pernambucano e há 26 anos atrás eu estava morando em Salvador e numa sexta-feira à noite entre umas geladas bateu saudades e resolvi subir na laje com um rádio AM e consegui sintonizar a Rádio Jornal do Commércio de Recife e peguei o telefone liguei pro locutor e contei de onde eu estava ouvindo o programa, isso é a magia do rádio.
Sem dúvida, algo mágico!
Ótima matéria. Nos anos 70 e 80 morávamos em fazendas no antigo Mato Grosso hoje Mato Grosso do Sul e sintonizávamos á noite emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro. Porto Alegre, Paraná, Minas Gerais, além de outros países como Paraguai, Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Rússia(Antiga União Soviética) e até da China.
Maravilha! Bons tempos!
Final dos anos 90 eu tinha uns rádios que tinham a faixa SW pegava uns rádios internacionais,
Conheci a rádio CBN, que ouço até hoje pela internet, a 25 anos atrás nas madrugadas, sintonizando nos 860khz do Rio de Janeiro, mesmo morando no sul de Minas.
Maravilha! Uma rádio de fato potente. A imagem da derrubada da torre incluia a antena da CBN AM.
Gosto de rádios antigos e torço para que OM e OC continuem.
Esperamos que sim, por muito tempo ainda!
Espero que nunca acabe as ondas médias e as ondas curtas
Uma Rádio AM aqui da cidade bem antiga que está no ar desde 1946 migrou para FM 107,5. A antena ficava aqui perto da minha casa. A antena fazia parte do visual da cidade. Fiquei triste quando a desmontaram. Qdo jovem mexia com eletrônica e aprendi muito montando circuitos para sintonizar as Rádios.
De fato uma pena esses desmontes, sendo que ainda seria possível usar a frequência por muito tempo!
Eu sou desse tempo por este meio me transformei em radioamador quando menino ganhei de Natal um rádio portátil nos anos 60 que esse meio estava no auge. Tinhamos grandes emissoras no RJ MG RS e SP que tinham alcance Internacional
Bons tempos Cezar!
Rádio AM captava até frequência de torre de controle, eu morava perto de guarulhos e era corredor para aproximação em baixa altitude e as vezes ouvindo rádio, ou assistindo tv sempre captava o contato da torre de controle
Bem bacana!
Que boa informação, gosto muito do rádio AM, tenho um transglobo, infelizmente somente a noite consigo sintonizar emissoras.
Obrigado Paulo! Excelente rádio o Transglobe!
Verdade , eu recentemente tinha montado um rádio Am e aqui em casa só pega de noite e quando eu coloco o fio da antena do rádio no ferro da antena da TV daqui de casa
Boa tarde! Eu, particularmente vejo que as rádios FM, na sua grande maioria, tem uma programação bastante deficiente e com programas que ficam no chinelo se comparadas com as AM de anos atrás...sou radioamador e escuta de rádio há muito anos, lamento muito mesmo essa migração imposta pelo governo...claro que o áudio em FM tem mais qualidade, mas se poderia manter as AM's com transmissores mais modernos que a tecnologia de hoje proporciona...aqui as AM's tbm poderiam ser usadas com caráter informativo como o é nos EUA.
Sem dúvida ! A esperança é que o decreto permite que as rádios que desejarem continuem em OM, desde sejam de caráter regional ou nacional, com potências maiores.
Quase ninguém tem mais receptores AM para mantar emissoras com esse aparelhamento. É um público mínimo, um nicho, na verdade. Os celulares e rádios automotivos nem vem mais com AM.
@@candidato252002eu ainda tenho um 3 em 1 da CCE SS 5880 de 1993 !!! Somente porque, eu o tinha desde aquela época !!! E ele tem o AM (MW).
@@candidato252002
Um dos grandes problemas também, são os anunciantes, pois a maioria, preferem as FM.
São poucos os anunciantes de AM, e as despesas são muito alta.
Aqui em BH, acho que ficaram umas sete emissoras.
Quanto as de FM...
Não tem espaço pra nada.
É uma verdadeira competição pelo espaço, emissoras comerciais x emissoras comunitárias, quando também aparecem as piratas 😁😁😁.
Às vezes saio de casa com rádio sintonizado em uma emissora, depois de alguns kms, entra outra no lugar 😁.
Não sei porque os programas de FM está uma porcaria.
*GOSTO DE AM PRINCIPALMENTE A NOITE. OUÇO MUITO EMISSORAS DO URUGUAY/ARGENTINA E PARAGUAY. ENQUANTO EXISTIR AM CONTINUAREI OUVINDO.*
Sim, ótimo para receber rádios internacionais, assim como em OC!
Vc deve ter uns 128anos 😅
Não ouço rádio Fm, principalmente porquê as de bom nivel, não tem grande alcance, então continuo ouvindo as radios Am. Se acabar confirma a minha tese, que tudo Brasil se é bom, decente acaba.
Pois é, não creio que acabem em definitivo como comentei, mas com certeza teremos menos emissoras ativas em OM.
Nos estados unidos na década de 50 já existiam radios AM com ótimo som exemplo a Kfwb de Los Angeles. Tem vários programas dela no youtube do ano de 1958 59 e 60. Fantastico
Rádio AM é uma tortura.
O fato de aparelho celular, sintonizar só FM, não impede o interessado ouvir AM (também) no mesmo celular. Basta usar um aplicativo. Vão aparecer dezenas até centenas de opções de emissoras transmitindo em AM.
@@Electrolab-EletronicaTentarao digitalizar tudo e bem rapido. Tudo esta se alinhando com um projeto totalitário.
Triste ver que as pessoas ignoram o risco.
Os Multimidias dos carros da VW, tem a alguns anos comecam com 76.1 no FM ! Adoro o AM , vamos aguardar
Sim, vamos ver como ficará.
Que pena. Vai deixar saudade. Eu lembro que eu ouvia até interferências dos raios e sabia que estava chuvendo em algum lugar
Sim, sem dúvida! Mas ainda teremos as rádios nacionais e regionais, porém vão exigir um receptor de melhor qualidade e uma antena.
Para mim nunca vai acabar o AM porque eu moro aqui na fronteira do Uruguai e da Argentina e aqui eles ainda são muito fortes quanto esse aspecto,e sintonizo muitos programas bons em várias rádios. Particularmente eu não escuto mais FM por opinião própria.
Maravilha Marcio!
Você falou sobre o horário noturno se conseguir captar até rádios OM de outros países, lembrei na hora dos "Transglobers" que meu pai e meu avô tinham, e realmente a noite se pegava várias estações diferentes. Parabéns pela explanação.
Obrigado Mozart!
para pessoas de fazendas e locais remotos foi um desastre ,pois se não tiver Internet não conseguem mais ouvir rádio para entretenimento ou se informar ,uma perca absurda em termos de comunicação instantânea.
eu ouvia rádio em uma velha TV telefuken
@@pitacodeleigojoaogurgelinternet via satélite da StarLink seria uma opção.
@CB-Patricko sol também gera interferência eletromagnética
Muitos técnicos e engenheiros estão fabricando pequenos amplificadores e rádios valvulados em casa como hobby. A sintonização da faixa de ondas médias também tem sido feita por um público razoável que gostam de DX (me incluo nessa) e radiamadores como vc mesmo disse. A eletronica tem evoluído no sentido de tornar tudo mais integrado, encapsulado, miniaturizado e barato. Essa prática típica dos tempos atuais só são acessíveis a mega empresas pq demandam equipamentos extremamente precisos e que trabalham com dimensões em que a mão humana simplesmente não cabe. Por isso a eletrônica analógica nunca desaparecerá.
Verdade Vicente!
Equipamentos analógicos são incríveis, minha vó tem uma tv a válvula preto e branco de 78, dá um choque da moléstia na antena kkk mas ainda assim funciona perfeitamente, demora para abrir a imagem porque é de válvulas, mas funciona até hoje com poeira até no topo kkk
O canal dela é feito uma catraca de bicicleta.. 😂😂😂
@@thiagolnkshion Antes nós controlávamos os equipamentos através de botões, knobs e chaves. Depois passou a ser digital que oferecia um controle lógico através de um conjunto de botões que ativavam funções lógicas. Mais tarde veio a informatização que passou a fornecer uma camada mais alta nesse painel de controle que nos dá uma interface informatizada interativa para controlar os equipamentos.
Por exemplo, os amplificadores lineares para rádio amadores usam, ou transistores ou válvulas para entregar cerca de 2KW de potência, mas o painel frontal é todo informatizado com uma tela touch e um sistema operacional.
O que quero dizer é que as pessoas tinham uma ideia completamente errada da eletrônica digital e continuam tendo em relação a informatização.
Essas tecnologias não vem para substituir os equipamentos analógicos mas fornecer uma interface amigável e avançada para um controle mais seguro e exato dos recursos que o dispositivo oferecem.
Só que as vezes nós queremos fazer as coisas à moda antiga em que o controle dos recursos eram efetuados manualmente, em que vc girara o botão do dial e alterava a capacitância do capacitor variável diretamente no circuito.
Hoje vc não troca de marcha no carro apenas dá o comando e o sistema o faz por vc, mas as vezes é bom pegar um carro que podemos trocar as marchas manualmente.
É como disse o Marcelo Tretine piloto executivo que tem um canal aqui no youtube com seu nome, o dia em que ele deixou o Phenon 100 e foi pilotar um César: "Estou voando depois de muitos anos".
Ele disse isso pq os aviões de hoje é que voam pelo piloto. Num aviãozinho desses o cara sente no manche a força do vento querendo jogar o avião e precisa manter o controle o tempo todo.
Muito legal e informativo o vídeo! Duas coisas que não deveriam deixar de existir, rádios AM e rádio amador. Em momentos de grandes colapsos, essas tecnologias são muito resilientes.
Não tenha dúvida!
Deus nos livre de AM
Povo tem q parar de pensar só em cidade grande. No interior é o OM que funciona. Somos um país continental.
Isso mesmo!
Igual acontece com as redes de celular. Só planejam e distribuem altas velocidades nos grandes centros, mas nas áreas mais afastadas e rurais, nunca tem sinal, e nenhuma previsão de melhoramento na rede. Agora ainda vão acabar com a maneira mais prática de ouvirmos rádio.
verdade
Excelente observação. Nosso pais funcionária em matéria de cobertura de enormes distâncias com o bom e velho am e ondas curtas.
Hoje em dia moro aqui em SP, mas antigamente ouvia a radio globo lá na Bahia. Excelente abordagem, Eloy. Parabéns!!
Obrigado Marco!
Eu me lembro da rádio globo,era uma das melhores ,mais forte de todas
*AQUI EM TAUBATÉ JÁ NÃO EXISTEM MAIS EMISSORAS A.M.😢UMA PENA..EU SEMPRE OUVIA EMISSORAS BEM LONGÍNQUAS!!*
Sim, lamentável!
Ainda tem muitas, ouço toda noite com a minha antena long wire. Pra variar tinha que ter o dedo da politica, so serve pra esse tipo de coisa mesmo
Muito bom dia para todos, Parabéns pelo interessante assunto!
Deixo um relato interessante para vocês, sou um fã da rádio difusão e sempre tenho um radinho comigo... (nem que seja um a pilha mesmo).
Um dos motivos que fez cair muito a audiência das AMs foi as interferências provocadas pelas lâmpadas fluorescentes compactas, eu mesmo tive que deixar de escutar as AMs de minha cidade quanto troquei as lâmpadas incandescentes pelas "econômicas" fluorescentes! Essas lâmpadas simplesmente suprimem as rádios AMs de menor potência e geram uma interferência muito grande nas de maiores potências.
Hoje com a diminuição dos preços das lâmpadas de LEDs voltei a escutar "a" AM que sobrou aqui em minha cidade (Ficou apenas uma).
Fiquei contente em saber que essas rádios não serão extintas imediatamente, pois pensei que não teria mais tempo de vida para escuta-las novamente.
Que Deus os abençoe e continuem a trazer assuntos como esses para nosso cotidiano.
Obrigado pelo relato! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Acho que cada rádio tem seu público e o governo tem que parar de se intrometer em coisas sem objetivo!
Pessoas que moram no sitio ou em granjas, que só pegam sinal AM "OM" vão ficar sem a informação rápida do rádio, uma vez que o sinal FM não alcança essas localidades!
Afinal tem coisas importantes e necessárias pro governo resolver que não estão fazendo!
A gente vê o governo sempre fazer 💩, como a lei que proíbe a venda de pão por unidade, mas só por quilo!
Desnecessário, pois se o pão é pequeno demais, em relação ao valor, compro em outro lugar, sempre funcionou!
Hoje os pães estão pequenos e pesados, perdendo a quantidade!
Nem sabemos o que estão colocando dentro do pão!
O governo precisa parar de se meter na produção brasileira!
Lamentável essa intromissão governamental!
Concordo! Esperamos que essas emissoras continuem, mesmo que em menor quantidade, com as emissões em OM. Especialmente as de caráter regional e nacional, de maior potência e alcance!
Quem é que faz lobby pela migração pro FM? a iniciativa privada
Venda de pão a kilo(o que tem a ver com rádio???) é só pra inglês ver, todo mundo vende por unidade, se aumentar a demanda toda padaria utiliza bromato pra acelerar o feitio da massa e o pão fica uma b0sta, sempre foi assim
Concordo que as ondas médias perderam audiência, mas não deu pra ganharem $ esses anos todos? tem concessões de rádio AM com a mesma família há décadas quem não se estabelece pede pra sair oras
Eu defendo uma rádio pública de qualidade, sinal analógico em ondas médias para cobertura regional e analógico em ondas curtas para cobertura nacional, pela integração do país e função social do rádio, duas coisas que não interessam à iniciativa privada(não dá lucro)
a AM em aracaju-se ate o ano passo tinha a 630 e 670 porem ambas migraram para FM . gostava mais daquele som AM
Sim, uma pena que não mantiveram as emissões em OM simultâneas com FM, o alcance de público seria maior, embora o custo também seria elevado..
Nas capitais a recepção do rádio AM é problemática, principalmente pela interferência e a falta da seletividade dos aparelhos. Com o celular tudo está resolvido, pois sintonizo qualquer emissoras do mundo.
Em termos, pois com o celular precisa ter internet disponível e na maioria das vezes paga. Em regiões remotas do país essa solução não se aplica, mas com certeza em grandes metrópoles é uma boa opção.
Adoro Radio AM. Nunca vai acabar é Lendário !!!
Sem dúvida!
Triste mas na região de Santos praticamente acabou e Ribeirão Preto tb
Comprei uma antena AM e achava que tinha perdido dinheiro. Bom demais saber que a radio continua, pelo menos as regionais e nacionais. Aqui em Minas Gerais, gosto da Itatiaia 610AM e que bom que seguirá ativa. Gostava da America 750AM mas essa infelizmente foi pro FM. Mas consigo ouvir a 9 de julho 1600AM. Obrigado pelas explicações.
Valeu Rafael? Sim, esperamos que essas permaneçam!
A rádio 9 de julho 1600 AM de São Paulo até onde eu sei também irá migrar para o FM.
@@GTASP100 viu onde essa informação? Não vi o nome da radio na lista da Anatel das que se transformariam em fm local. Se tiver a fonte agradeço
Muito bom, moro na região metropolitana de Campinas e de fato AM é sofrível, inclusive em 27mhz. Eu gosto muito do AM mas reconheço que eu teria que sintonizar no interior mesmo. Obrigado por compartilhar 🇧🇷
Obrigado Rick!
a am da rádio bandeirantes aqui em SP, capital, pega muito mal. não dá pra ouvir normalmente
Eu acredito que esses decretos são para realmente diminuir o contato e diminuir a chegada de notícias em locais longínquos. Acredito que tenha algo obscuro por traz dessas leis. Ultimamente escuto muito mais OM do que FM, sempre sintonizo Nacional em 980 ou 610 itatiaia, além de escutar dezenas de outras radios. Não gosto de rádio ligado a energia elétrica 220, sempre uso rádio a pilhas, justamente por causa das interferências, fica a dica. Possuo um PL 600 Tecsun. Parabéns pelo vídeo
(usando conta do trabalho para responder)
Obrigado!!!
Só aqui o am está sendo destruído, agradeço ao Pt
Gostei do conteúdo. Sou instalador de som automotivo e percebi que os rádios novos que vou configurar pro cliente o rádio já começa em 76 . Agora entendi o motivo 👍😎
Sim, exatamente por conta da faixa estendida!
Em 2020 liguei um radio em ondas curtas e tava ouvindo uma radio em japonês ou coisa do tipo, era tarde da noite e som limpo além do céu aberto, nunca mais esqueci disso e passei a mexer com muitos radios
Sempre uma experiência muito bacana! Em OC você pode receber rádios do mundo todo, conforme certas condições.
Eu torço para que nunca acabe as ondas curtas e nem as ondas médias!!!
Escuto rádio desde de minha infância, sempre gostei de rádio, não troco por esses aplicativos em telefone,se quer transmissão em tempo real tem que ser no bom e velho rádio!!
Na minha coleção de rádios antigos tem um Philco Transglobe igual ao mostrado no vídeo,um rádio espetacular!!!!
Concordo com você Walmir! Sobre o Transglobe , com certeza é um excelente rádio!
Excelente vídeo, bastante esclarecedor.....
Obrigado!
Conteúdo maravilhoso mais uma vez mestre Eloy. Apesar de estar no rádio desde 1997 nunca trabalhei em OM (AM), mas acompanho de perto as mudanças. Migrações para a faixa de FM e tudo mais. Alias trabalho atualmente em uma emissora em minha região que era uma AM. Grande abraço professor.
Obrigado Fabio!! Abcs!
Rádio AM me faz lembrar da minha infância, minha avó gostava muito do Programa Zé Bétio que era modulado pela faixa AM
Sim, a programação era variada e agradava a vários públicos.
Amigo, rádio OM foi muito usado na aviação. Tem um instrumento com a sigla ATF que na verdade seria um goniômetro, o piloto vindo de São Paulo sintonizava na rádio Mundial com frequência de 860 khzs , que na época era a rádio com maior potencia. O ponteiro indicava de onde vinha o sinal. Era só seguir a indicação do ponteiro que chegaria aqui no Rio.
Interessante informação Bueno! Obrigado!
Se o piloto levasse essa indicação a ferro e fogo, chegaria na antena da rádio.
Isso era usado só em emergência
Bom dia,
Em primeiro lugar, parabéns pela excelente explanação rica em conhecimento é ótima didática.
Sou emgenheiro trabalhando há vários anos na área de elétrica, eletrônica e telecomunicação.
Há algumas vantagens, como relatado, no sistema AM que supera o FM.
A cidade do RJ tem topografia que complica em muitas áreas a recepção de FM.
Eu, por exemplo moro jo Bairro de Botafogo, próximo às antenas transmissoras de FM e não consigo sintonizar a maioria das emissoras, só a MEC FM, e mesmo assim tem dias que nem ela chega.
Não é um defeito do receptor, porque isso acontece com vários rádios.
Um outro aspecto a destacar é o alcance inigualável do sinal AM.
Muito obrigado.
Douglas
Bom dia Douglas! Obrigado! Com certeza, são diferenciais do AM não só para longas distâncias, bem como para topografias acidentadas como no Rio.
É lamentável esse decreto, tudo é sempre o pior pra nós, sencacional essa aula tua amigão obrigado
Obrigado amigo!
Muito esclarecedor! Obrigado pelo vídeo.
Obrigado!
Aqui no Sul (Paraná), durante o inverno e por causa do desligamento do AM no interior, tem chegado rádios do Paraguai e Argentina.
Interessante Erick! Um DX.
Moro em uma capital, onde temos uma emissora tradicional que agora tem a frequencia FM, porém manteve o AM e a onda tropical.
Que bom Renato! Espero que mantenham as transmissões em todas essas bandas por muitos anos!
Exemplo que deve ser seguido e um patrimônio histórico.
Que aula maravilhosa. como sempre, ótimas informações.
Obrigado!!
Conteúdo bem interessante! E com um assunto muito pouco discutido hoje em dia! - Mas as rádios AM fazem parte da minha história de vida, e foi justamente nesta onda de transmissão que mantive um programa de rádio por quase um ano. Coisa que na época, e bancando do próprio bolso, era algo praticamente inviável em uma FM.
De qualquer forma, tenho boas lembranças daquela época, e serei eternamente grato por ter feito parte desta história das rádios AM no Brasil. - E é engraçado, pois na época, eu até que possuía uma boa audiência. Centenas de vezes maior do que tenho hoje, globalmente, com um podcast. E isso a décadas atrás, e com bem menos tecnologia.
Obrigado Fabio! Ótimo relato!
Tema de atualidade, vc fez uma excelente pesquisa sobre um assunto que já estava começando a incomodar por falta de esclarecimentos técnicos e legais. Parabéns pelo conteúdo único no YT.
Obrigado Sandro!
Boa tarde mestre Eloy, estou um puco afastado, devido as novas necessidades com relação aos cuidados com meu Pai de 84 anos portador de ALZAIMER, mas sempre que posso assisto seus videos e aulas, principalmente nas madrugadas quando me sobra tempo. Forte abraço, obrigado por mais conhecimento.
Olá Carlos! Obrigado, você é sempre bem-vindo. Estimo as melhoras do seu pai! Abcs!
Muito bom o vídeo sobre a emissão OM, mas em nenhum momento você fala sobre o rádio DIGITAL, que é uma realidade no resto do mundo, mas aqui no Brasil está no limbo.
Sim, o foco aqui era de fato o rádio tradicional OM. O rádio digital é comentado por aqui há mais de 10 anos e nada sai do papel, de fato não merece por enquanto uma atenção diferenciada, mas poderemos no futuro tratar desse assunto também.
@@Electrolab-Eletronica Sim, mas acontece que o assunto é totalmente interligado pois trata-se de extinção de bandas e frequências e aproveitamento de outras.
@carlosserpa4370 talvez você não saiba ou não acredita, mas tem cura sim. Pesquise sobre o Dr. Lair Ribeiro e outros médicos, que falam sobre o uso de óleo de coco (três colheres por dia e por algumas semanas para que apareça algum resultado, creio eu). Existe uma publicação em inglês, feito por um médico famoso. O título é (traduzido): O fim de Alz...
Eloy, ao contrário da TV digital, a migração AM-FM não foi imposta a nenhum radiodifusor, quem quiser continuar nas ondas médias poderá fazê-lo, mas diante dos problemas mencionados, a maioria das emissoras OM optou pela migração. Não é o fim do AM como muitos apregoam, mas acredito que dentro de uma década, poucas emissoras brasileiras de OM ficarão no ar.
Sim, a única exigência é quem permanecer em OM (como local) precisa alterar a outorga para caráter regional ou nacional e não pode permanecer em OM (depois de 31/12//2023) como caráter local e isso pode exigir alterações na potência do transmissor.
Dica: a Rádio Cultura Brasil (SP) 1200 kHz possui uma excelente programação para quem gosta da música brasileira. "Sintonizo" via Internet. Excelente vídeo.
Boa dica Álvaro, obrigado!
Am não pode acabar.
Ouço com muito prazer ,rápido sintonia, todos estado ..
Esperamos que continue!
Muito boa matéria, temos uma rádio comunitária, há 25 anos. Os limites legais são injustos; Pouquíssima potência, frequência única, restrições de faturamento e obrigações legais, absurdas! Quem sabe não corremos atrás de uma OM, Uns 1500W. A possibilidade de sucesso pode estar no conteúdo oferecido aos ouvintes!! Utopia? Será?
Obrigado Batista! É possível, a questão é que o custo da operação em OM é bem maior que em FM. Mas sem dúvida a legislação para rádios comunitárias merecia ser revista. Parabéns pela manutenção da rádio, sucesso!
Muito legal o video. O esvaziamento é notável mesmo. De noite, quando vou escutar OM, pego mais radios do exterior (Paraguai, Argentina e etc) do que Brasileiras. Infelizmente. Varias radios do RJ do AM q ouvia aqui em SP nao ouço mais. Pq sairam. Um tiro no pé. Até pq, hoje o lucro financeiro de algumas emissoras de radio (tenho uma materia falando sobre isso) é maior do que emissoras de TV (incluindo a rede Globo). E nos EUA, o ibope do radio é mto superior o da tv. A Internet esta matando a TV mas não o radio. E para vc ver como esse abandono de OM é sem sentido, basta acessar os SDRs do exterior e ver a quantidade de emissoras. 73 de PY2ECM
Obrigado! Não tenha dúvida, estou de pleno acordo! Desligar as potentes emissoras que de fato tinham audiência muito grande e eram facilmente sintonizadas com boa qualidade, foi um movimento muito equivocado. Essas que foram para o FM só estão se sustentando pois fazem a mesma programação de transmissão dos jogos de futebol que faziam no AM, pois o resto da programação é de baixa qualidade, não tem padrão característico do FM tradicional e nem da programação popular do AM. 73!
Me lembro que eu ouvia jogos em espanhol da argentina quando era criança no AM, de noite. Bem como você comentou. A onda ia longe mesmo de noite.
Sim, grande alcance noturno!
Na linha automotiva temos alguns modelos da marca "Pioneer" que já vem com a banda do FM estendida, começa em 76 mhz e vai até 108 mhz. Parabéns pelo vídeo, muito bacana.
Obrigado! Boa dica! Creio que os novos veículos já precisam sair de fábrica com a faixa estendida, por conta do decreto de 2019.
Será que o Pioneer x3000br tem? POis quero comprar e não tenho muitas informações
@@ciel.correa Opa, boa noite. Não sei te informar quais são os modelos que tem a banda estendida, eu trabalho com manutenção de som automotivo e já vi vários modelos da pioneer com a banda de fm estendida. São esses mais novos que não tem mais o leitor de CD, só tem pendrive e alguns com bluetooth e rádio.
Parabéns pelo canal ! Sempre gostei muito do rádio, desde criança quando escutava rádios estrangeiras em ondas curtas até tarde da noite (Canadá, Rússia/União Soviética na época), França, Voz da América, BBC etc). Como sou do RS, escutava a Rádio Guaíba de Porto Alegre em AM à noite, com som local, lá em Barbacena-MG. Hoje ainda tenho alguns bons aparelhos receptores que sempre me dão prazer em escutar emissoras em AM. E mesmo não sendo profissional da área, fiz alguns cursos de eletrônica e estudei alguma coisa só para entender melhor como funcionam as transmissões por rádio. Então, mais uma vez, parabéns pelo canal ...
Obrigado Marco! O hobby de rádio escuta sempre foi muito interessante! Seja bem-vindo ao canal!
Excelente vídeo, esclarece bem o assunto. Bandeirantes e Tupi assim como a Globo ja tinham AM e FM antes da migração, a Globo desligou as dela por conveniência própria as outras não sei se vão manter o AM embora a Bandeirantes ja tenha uma FM na faixa estendida em SP. Eu tinha muitas dúvidas e tirei a maior parte delas com o vídeo. Volte sempre ao assunto com as atualizações, parabéns pela qualidade. Tmj
Obrigado!!
parabéns pelas informações.
bom demais;
e que saudades da Era de Ouro do Rádio.
Obrigado!
Bom dia Eloy. Foi muito ótimo você abordar sobre esse assunto pois muitos não sabiam sobre essas novas regras de emissão de novas frequências e quais os limites de permissão das mesmas e vários outros fatores. Ótimo assunto de grande importância.
Obrigado!!
Excelente detalhamento acabando minhas dúvidas, já que sou colecionador de radios antigos valvulados e portanto só AM (OM E OC), assim continuarei podendo consertar e ouvir estes radios que estão no caminho de se constituir a história. Parabéns pelas informações do vídeo.
Obrigado Edson!
Aqui em Sampa está cada dia mais escasso. Outro dia estava fazendo alguns testes e sofri pra sintonizar alguma estação. E olha que estou na capital. Aqui, a interferência chega a ser insuportável. Não dá pra ouvir nada de forma aceitável.
As rádios em AM vão continuar a existir, mas serão locais, de pequeno alcançe e visando o público das cidades pequenas. Nas grandes cidades, nem FM terá mais. Em países nórdicos e escandinavos os "radios" de carros já vem com internet. Você faz o seu dial.
Abraço! :-)
Sim, nas grande cidades a interferência é muito grande! Mas as rádios OM vão permanecer com alcances regionais e nacionais, na verdade com alta potência para atingir os locais mais remotos, onde certamente terão o seu maior público.
Sempre fui fã de AM, desde pequeno. Uma das coisas que fez eu interessar em eletronica.
Maravilha Fabio!
Ótimas informações. Nós tínhamos esse rádio Transglobe da Philco. Ouvíamos rádios de diversos países. Nostalgia pura. Decisões para questões como essa, sempre levarão em conta o aspecto comercial. Excelentes rádios (inclusive FMs) simplesmente acabaram ou viraram "on-line". Obrigado professor. Bom fim de semana.
Obrigado Evandro! Para você também!
Meu pai e meu vô tinham. Eram otimos... Dali comecei a gistar de AM desde criança, primeiro ganhei um seiko depois comprei um sony...mas o transglobe era melhor
Oi,não,gostei,adoro,Am.moro,nosertao,,
Conteúdo fantástico. Comecei no rádio AM
em 1985. Super informativo. Parabéns.
Obrigado Nelci!!
Lamentáveis essas decisões de governos, recentemente encerrou as atividades aqui no Rio Grande do Sul, dia 31 de agosto a Rádio Pelotense, poucos dias antes de completar 98 anos operando nos 530 Kz, a mais antiga emissora do estado e uma das mais antigas do Brasil. Consta que, não sei se por motivos técnicos ou financeiros, não conseguiu fazer a transição para FM
Uma pena mesmo! Poderia até tentar migrar para caráter regional, mas a questão financeira deve ter pesado de fato!
O que li a respeito foi mais problema financeiro mesmo, infelizmente.
👍🏽👍🏽👍🏽👍🏽 grato por mais essa ótima aula, prof. Eloy. Ouvi muito OM e OC nos anos 80 e 90. Bom saber que ainda restarão por muito tempo. Professor, pelos SDRs da vida dá para ouvir OM, OC e DRM (Digital Radio Mondiale), talvez o pessoal DX já esteja migrando para SDR e WebSDR. 📻🔌🙂
Obrigado! Sim, o SDR é bastante versátil!
O que é SDR?
Um rádio cuja frequência de sintonia e outros recursos são determinados por um software interno e configurável.
Só complementando as palavras do Grande Mestre Eloy. Os Software Defined Rádios podem ser comprados por menos de duzentos reais. Pegam a banda corrida de 150KHz até 1.7GHz. Modelos mais caros já passam de 6.0GHz, qualquer tipo de modulação analógica ou digital. Um bom começo é ouvir os SDRs que uns caras bacanas deixam abertos via Web, por exemplo o SDR de Pardinho-SP.
Meu avô tinha um rádio portátil de 7 faixas q pegava rádios dos USA, Colômbia, Portugal, França, etc.
Muito top.
Sim, são as chamadas ondas curtas!
Gostei muito do vídeo mas a realidade é que, aqui em Aracaju-SE, não existe praticamente mais estações na faixa de AM, infelizmente.
Sim, resta sintonizar as emissoras regionais e nacionais.
Aki em fortaleza ainda muitas radios AM e sintonizo com boa qualidade. E moro em apto onde ha uma variedade de fontes de interferencia. Um bom receptor, os feitos com dsp controlam muito bem essas interferencias. Marcas chinesas como tecsun, xhdata e outras mais. Muitos longos anos de vida ao radio em OM ou AM!
Que boa notícia!! Vida longa ao OM/AM!!
Na Europa (Alemanha) existia o alerta nas auto-estradas nas ondas longas. Vantagem do alcance. Não sei se existe ainda. Obrigado pelo vídeo Eloy.
Obrigado! Nos EUA é amplamente usado em todo o país.
Eu tenho um relógio digital de parede que é atualizado e sincronizado por um emissor de onda longa localizado na Alemanha, como estou em Portugal tem alturas em que capta o sinal e tem outras alturas que não consegue captar nada, depende muito da altura do dia, da altura do ano e das condições atmosféricas devido á distância em que está o emissor.
Exelente vídeo. Nós recebemos com alguma frequencia comentarios sobre esse tema e passarei a compartilhar o seu vídeo. Saudações!
Muito obrigado Mauro! Abcs.
Fala Eloy ! Tudo bem ?
Ótima abordagem parabéns!
Eu realmente não consigo ver com bons olhos essas mudanças ! Acredito que você se lembra da desativação dos NDBs na aviação ocorre que na AM nós temos a possibilidade de transpor obstáculos, por issso que nas antigas tvs o som era enviado em AM e a imagem em FM por conta desta característica, onde o som sofria mais interferências de obstáculos mas a imagem também tinha muitos problemas. É extenso o assunto. Certa vez eu fiz um comentário no aeroclube de SP e quase arrumei confusão ao discutir com um ignorante porque eu disse que a modulação no avião era em AM. O o que o referido não sabia era a diferença de frequência e modulação e sim é em AM justamente pela capacidade de transpor obstáculos.
No Japão onde resido atualmente o AM é de suma importância, tal como você citou, nas estradas existe uma frequência de 1620 KHz para eventualidades. O FM é limitado a esta banda devido a utilização de serviços públicos em frequências acima de 100MHz e os avisos de precaução são feitos através de estruturas com recepção em FM que vão para os falantes externos.
O Japão é um pais com um relevo montanhoso e o AM ainda deve perdurar por muito tempo.
Já no Brasil acredito que deva haver interesses comerciais e também um não há um devido preparo para eventuais catástrofes como temos visto recentemente e no passado onde se viu a atuação da RENER e etc.
Infelizmente nem sempre há uma estratégia de prevenção e acaba se descobrindo certas necessidades tarde demais.
Desculpe o texto longo! FT 73
Olá Rene, tudo bom? Concordo com você! E veja que nos países de primeiro mundo, como o exemplo que citou, o rádio AM (OM) permanece nem que seja para emissoras de serviços de utilidade pública, não há como simplesmente desidratar a faixa para que ela agonize e morra. Em caso de emergências graves (cada vez mais frequentes no mundo), o celular, o rádio FM que tem nele, a internet e outros meios similares vão falhar e precisamos ter condições de sintonizar um meio barato e simples de comunicação! Mas infelizmente outros interesses ignoram essa relevância, entre outras. Obrigado pelo comentário! 73!
Bom dia!
Aqui no ES ainda resiste a Rádio ES AM 1190 Khz
Ela tem mais de 80 anos de existência!
Bom dia Robson! Maravilha, que continue por muitos anos ainda!
Em uma catástrofe global, notícias serão veiculadas por rádios amadores ou AM!!! São essenciais e não podem acabar!!!
Não tenha dúvida! As transmissões via internet serão as primeiras a cair.
@@Electrolab-Eletronica É por isso que não podemos ficar nas mãos da internet!!! Precisamos de um plano B!!!
Sou aeromodelista há mais de 30 anos e nos início usávamos os Rádios Futaba AM de 4 canais, porém, eram muito suscetíveis a interferências e quedas dos aeromodelos.
Sim, é verdade! Para rádio comando a faixa de 72 MHz e 2.4GHz eram usadas, sendo que a primeira modulando em AM ou FM. No caso da 2.4GHz o problema é a interferência do 4G e do Wi-fi.
Ótimo vídeo muito bem explicativo. Cogitaram um tempo atrás de fazerem a migração do rádio analógico OC, OM e FM para o rádio digital utilizando o mesmo espectro das bandas OM e FM, mas abandonaram a ideia e optaram por manterem o FM analógico extendido para a migração das rádios AM. Mas acredito que o futuro do rádio irá ser o radio via Internet como a maioria das emissoras atualmente transmitem desta forma como uma outra forma de transmissão além da de transmissão por RF.
Obrigado! Sim, é possível, mas no futuro distante, pois não temos cobertura de internet em todos os locais, especialmente nas regiões remotas.
O sistema "Internet" não precisa ser operado em micro-ondas, mas, visando unicamente a multiplexagem da transmissão de Áudio, ou controle remoto, ele pode ser adaptado para ondas curtas, ou médias, ou até ondas longas, a fim de evitar as reflexões degenerativas; isso seria excelente para os veículos sem motoristas ou que dependam do GPS que é via satélite; enfim seria a ampliação da faixa de aplicação da Internet.
Faz uns 20 anos que não tenho u receptor de rádio AM,FM e SW.Tinha um Transglobe e gostava de ouvir emissoras internacionais de ondas curtas e enviava relatórios de recepção ( dexismo).Com a chegada da Internet ficou só a saudade. Tenho 73 anos .Jorge de Natal RN
Obrigado pelo relato Jorge!
Sou radioamador. Dificuldades em recepção sempre existiu... encontramos também na transmissão... a migração para FM, não vamos incentivar como mudança, mas simplesmente para ocupar a faixa. Mas acho que no AM OM deveria haver um incentivo, superar as dificuldades que aparecerão daqui para frente. Acho sim, uma boa antena para transmissão, aumentar a potência.. seriam as soluções, mas nunca acabar ou desistir da faixa. Abraços e bom trabalho. Precisamos.
Concordo Luiz! É uma importante faixa e deve ter sempre sua ocupação garantida! 73!
Pessoal falando de radio digital (internet) mas qndo tem desastre natural como aconteceu aqui em SC e agora recente no RS que acaba ou desligam a energia por segurança, vc não terá internet por muito tempo, é só o tempo do nobreak na torre de sinal, depois já era. Somente radio mesmo, e AM vem a longa distância pra salvar a comunicação
@@carlosbutzke quando houver uma catástrofe se natural ou não e também dificuldades para se comunicar, procure sempre um radioamador. Pelo espírito de solidariedade comum natural nele de prestar ajuda...ele o atenderá de pronto. Ele não pode negar. Isso está na legislação. Se negar ele perde a licença.
@@LuizCMeira , exatamente, ainda não tirei minha carteira pra PY, mas quero me envolver melhor nesse mundo, tirei minha licença em PX e utilizo no carro quando viajo, mas um dia pretendo fazer minha estação base fixa
@@Electrolab-Eletronica gostei muito dos rádios antigos...3faixas...5 válvulas.. me dá saudades...bons tempos.. muitos choques..kkkk haja ferro de solda.
Nos anos 80 e 90, no interior de MG, ouvíamos as rádios Globo, Tupi, Aparecida... O rádio era nosso companheiro, sobretudo nas primeiras horas do dia.
Sem dúvida!
Eu gosto das Rádio Am por causa das bos programação eo Alcance!
Sem dúvida!
meu saudoso avô era técnico em eletrônica e sabia muito de rádio principalmente esses rádios portáteis mais antigos, ele gostava muito da AM, hj se ele estivesse vivo estaria meio triste com essa saída das rádios da AM, a jovem pan ainda tem a frequência AM, aqui na cidade onde moro todas as rádios já são FM, praticamente não existe mais emissora de rádio AM aqui
Uma pena mesmo!
Obrigado professor Eloy pela aula, somente uma observação! A Frequência Modulada tem um problema aqui em Minas Gerais. Meu estado é um Mar de Montanhas. Eu adoro Rádio, aprendi com minha Mãe! Em um tempo oportuno poderia falar sobre o sistema Satélite, muito comum nos Estado Unidos!
Obrigado! Sugestão anotada! De fato a propagação na faixa de VHF é mais prejudicada por obstáculos. As antenas precisam estar bem altas, tanto a da transmissão quanto a da recepção, para que seja possível a sintonia em alguns casos.
Realmente as ondas curtas e ultra-curtas são como a onda de luz que não contornam obstáculos e as reverberações ou ecos geram as degenerações tipo "imagem fantasma" até em rádios ... sds das "Ondas Longas" ...
Eu ouço de mais AM. Desde novinho. Um abraço De São Luís do Maranhão
Valeu José Gomes! Abcs!
Muito legal esse formato de um podcast. Falta um pouco desse tema na mídia e pode ter algum espaço
Obrigado Ricardo! Fiz uns poucos aqui no canal. Sempre que tiver um assunto pertinente na área de tecnologia/eletrônica, vamos fazer mais!
@@Electrolab-Eletronica acho que tem futuro e potencial pra incentivar curiosos de eletrônica e também ajudar estudantes. Tem gente que ganha dinheiro fazendo isso, como o Emílio e a Kamila do Bla-blalogia
AM amplitude nodulada usei esta frequência nos anos 90 quanto tive rádio px eu modulava em 40 casais em 27 MHz em um rádio cobra 148 gtl. Om era a rádio eduxadora que tinha na cidade de Afonso Cláudio ES 1580 Khz. Esta é minha experiência e boas lembranças de um tempo que deixa saldades.
Bons tempos!
Bom vídeo. Queria que falasse sobre as novas parabólicas que estão chegando para as tvs, pelo que percebi as antenas comuns não vão mais funcionar.Desde já te agradeço. Valeu Eletrolab, gosto muito dos seus vídeos falando de tecnologia. Deus te abençoe
Obrigado Robson! Sugestão anotada!!
O sinal de internet móvel 5G irá usar a frequências de ondas das antigas parabólicas, as novas parabólicas irão usar a tal da banda KU. (KU😶🤣🤣🤣)
Parabéns pela excelente matéria. Moro em Rondônia, pratiquei por alguns anos o DX (RADIO ESCUTA), e com essa fuleragem de migração, me desgostei, e abandonei o hobby. Minha praia era as AMs. Hoje apenas mantenho uma pequena colação com 15 rádios. Nunca mais liguei nenhum!!!
Obrigado! Uma pena, mas pode ainda tentar a recepção das rádios mais distantes que ainda operam.
Prá colaborar com o amigo e esse esforço herculeo de informar. O limite de áudio da faixa AM é de 5kHz, ou seja, o corte de som se faz em 5000Hz e como a onda corre de 5-0-5, dá 10kHz. Em 1979 eu montei um receptor com um rádio Motorola com todas as faixas tropicais e OM, num trabalho de alguns meses eu consegui catalogar em todas as frequências em torno de 300 emissoras de rádio do Brasil e do mundo, criei no console do aparelho o nome, a frequência e local de origem de cada emissão, bastava ajustar a frequência e horário e a rádio, não importava da onde, era sintonizada, infelizmente o tempo escanteou esse aparelho e ele se perdeu no tempo, mas desfrutei por mais de 10 anos, conheci a cultura do mundo pelas ondas hertezianas. Em 2008, eu tive um choque, o plano que pretendia digitalizar as transmissões foi aprovado e ali foi condenado as emissoras de AM, bastou o tempo estimado e tudo está sendo consumado, as potências malucas de irradiação foram condenadas, as rádios se tornaram de bairro e o mundo ficou sem o seu alcance, hoje resta a internet, mas ninguém o pouca gente sabe o que procurar, a internet é uma Freeway sem carros, tanto espaço e ninguém sabe achar quase nada nela e sequer sabem o que procurar, infelizmente o muito ou pouco de inteligência do século 20 foi literalmente pro espaço, perdido na solidão das ondas hertezianas de longo alcance.
Olá Fernando! Obrigado pela ressalva. Sem dúvida, a largura de banda do sinal modulante em AM é limitado à metade da largura do canal! Por aqui 5kHz e na Europa 4,5kHz, já que os canais por lá são de 9kHz. Muito bacana o levantamento das emissoras, deve ter ficado muito prático a sintonia! De fato também tenho lamentado essas decisões, que com certeza vão criar um vazio numa faixa tão interessante como OM. Felizmente ainda temos algumas operando, além das emissoras em OT e OC.
As coisas que fazemos sofrem do mesmo mal que aplicamos às pessoas, o envelhecimento delas parecem nos incomodar, nos traz desconforto existêncial, dá-se a impressão que paramos no tempo e ao invés de preservar em função das coisas novas, jogamos no lixo, um assilo reflete isso com clareza. Não conseguimos coexistir com o velho e o novo ao mesmo tempo, temos certa raiva do passado e duvidamos do futuro, nosso presente sofre por nosso egocentrismo sem tratamento. As ondas magnéticas são naturalmente em amplitude, inventamos o FM para fugir dos ruídos que nos incomodavam, mas o FM por ser artificial, tem perna curta, não chega muito além do horizonte, encareceu o rádio, tornou a comunicação somente local, e como consequência, tornou a cultura de um lugar poderoso como SP, iradiando sua visão de mundo no meio da caatinga ou no fundo da floresta, ficando lá, repetidoras de suas vozes, enquanto o AM apartir dos fins dos anos 70, morreria lentamente até agonizar nos dias de hoje. A internet agora se encarrega do resto, criamos um buraco negro no mundo das comunicações. Tenho certeza que tem uma geração tenra aí que não sabe o que é uma rádio.
Bela tese e colocação Fernando! Infelizmente é o que tem ocorrido em vários segmentos! Nos resta o alento dos que ainda lutam para manterem vivas e funcionais essas tecnologias. Vale aqui um destaque para os radioamadores ativos no mundo inteiro, mesmo que reduzidos com a "concorrência" da internet, continuam promovendo pesquisas, experiências, concursos, etc, nas mais diversas bandas, incluindo as tradicionais OL, OM e OC.
Pois é, o problema das rádios e tvs abertas é a veia comercial, dinheiro faz diferença nesse meio. Se tem uma coisa que está servindo a extinção da Tv aberta em AM e agora as rádios, é que as faixas de interferência das estações de rádio amadores, se livraram de um incomodo terrível, não há mais tv captando conversas indesejáveis das estações de rádio amadores, taí uma coisa que teve benefíco. Os Rádio amadores também preservam e mantém as bandas USB ou SSB, bandas laterais unicas, elas são algo extraordinário na modulação de portadora, algo que a população desconhece por completo, sequer sabem que existe esse tipo de comunicação, pena que é mundo muito restrito. Estamos presenciando algo parecido com os LPs, parecia que iam sumir e estão aí, as transmissões em AM talvez tenham mais chances de se eternizarem e de serem acessíveis como é o caso de rádio amador. Abraço!
Parabéns pelos comentários.@@fernandogiordano-veiculoscarro
Parabéns pelo video, explicações tecnicas perfeitas. Quando foi lançado o decreto disse que era um grande erro dos radiodifusores esta migração por ser o radio em AM historico, de tradição e abrangente. Deveriam os radiodifusores terem trabalhado mais no projeto do radio DRM - Digital Radio Mundial, no AM. Este estudo já existe e vem sendo feito em mais de 100 paises. Com o DRM no AM o som e muito melhor, som limpo, o alcançe e maior e o custo operacional reduz em 80% (Custo do AM são os transmissores, o consumo de energia etc) - Vamos aqui lembrar que hoje o FM esta virando uma grande salada pois são contempla tudo que é estilo e já esta dominado pela chamado estilo AM que vinha da antiga frequencia. Por fim vamos lembrar que o Brasil também é signatario do projeto do DRM e algumas emissoras estão no projeto base que vem sendo desenvolvido (Radio Nacional AM) é o comitê internacional espera concluir ate o final de 2024 o sistema e isto vindo acontecer poderá o governo baixar um novo decreto estabelecendo concessões novamente para esta faixa.
Obrigado João! Sim, estamos com grandes esperanças que o DRM seja aprovado e implementado em OM. Foram 10 anos após o decreto e nada se concluiu em termos de DRM por aqui.
Parabéns Eloy por esclarecimentos sobre transmissão em AM, Sou fã de rádio, mas... Confesso que rádio físico não uso a um bom tempo. Com estações como Caprice, russa que transmite em streaming apodemos ouvir em uma única rádio qualquer estilo musical com qualidade de 128 a 330kbps, no Brasil Tb tem boas estações. Gosto de um player de rádio chamado (RadioSure) nele seleciono rádios do mundo inteiro com alta qualidade.
Obrigado Antônio Carlos! Hoje de fato temos algumas alternativas interessantes!
Se já é difícil nos dias de hoje, manter uma AM local... Imagina daqui pra frente, se manter com alcance regional ou nacional! Não se paga mais.
Na madrugada eu escutava muito a rádio tupi no meu radinho am de duas pilhas (Sharp)
Bons tempos!!
Ola, eu observei esses dias atrás que haviam emissoras de FM operando abaixo dos 88 MHz e lembrei que eu tive um rádio toca-fitas portátil Aiwa com a possibilidade de operar no padrão japonês e eu mudava pra essa opção e ouvia o som da TV no canal 5, isso em 1999. Todo amante de eletrônica sempre faz hackerismo nas coisas.... 😂
Rsrrsrsr, verdade Gilson!!
À noite eu sintonizava emissoras OM da Argentina. Nesse horário aumenta muito o alcance dessa faixa de frequência.
Sim, longo alcance noturno!
Meu pai até hoje ainda tem um motoradio 6 faixas Om . Ele insiste em ouvir notícias e resultado de jogos , mas é impressionante como as ondas vai sumindo e a zueira toma conta do rádio, aí ele sai e volta a sintonizar . As 3 pilhas D e sagrada todo mês, ele sofre mas deve sentir algum prazer naquele trem zuando no ouvido kk
Rsrs, são hábitos difíceis de mudar.
A qualidade do rádio AM é precária mas o alcance é gigante, quando eu era criança morava numa pequena cidade do norte do RS e meu pai ouvia as notícias da radio Guaíba de Porto Alegre que fica cerca de 500 km de distância, o FM tem a qualidade muito superior mas a maioria delas não tem alcance de 50 km
Sem dúvida Gelson! O alcance é muito superior!
Acredito que uma boa saida seria passar para emissão digital no segmento de om
Sim, seria uma boa altarnativa!
Anos 80 dava para eu ouvir aqui no Triângulo Mineiro, à noite, as rádios emissoras AM da cidade São Paulo,a Rádio Nacional AM, ver transmissão ao vivo dos jogos dos campeonatos paulistas, carioca e até o gaúcho por rádio .
Bons tempos!
Maravilha!
Muita bobagem dita sobre esse assunto em grupos de radio-escutas pela internet, tentar exclarecer tanta gente que se recusa chega a cansar, é como dar murro em ponta de faca, passarei a compartilhar esse vídeo, obrigado Electrolab 😁👍
Obrigado Anderson!!
Valeu!
Muito obrigado Frank por apoiar o canal!!
Olá Aloy! Obrigado pelo conteúdo! Uma sugestão de pauta seria sobre o DRM (Digital Radio Mondiale). Tem pouca informação sobre isso, além de eu nunca ter visto um rádio que permite este tipo de recepção. Será que "flopou"? Abraços!
Sugestão anotada! Obrigado!