Pior é ouvir em grupos que o sozinho DAC é melhor que um amplificador ou melhor que placa de som e não explicar pra ninguém de onde foi essa conclusão. Muito bom vídeo e esclarecedor rs.
Caraca, simples e compreensível! Parabéns Léo, eu estou entrando nesse universo com o objetivo de consumir música e áudio no geral com mais qualidade, pois pra mim é uma arte que tem grande valor, e durante esse processo teu site e canal tem me ajudado muito! Gostaria de pedir um vídeo explicando amplificadores e DACs para serem utilizados em caixas de som, monitores de áudio, etc. Abraço!
Só sei como fazer no computador. Acesse o Gerenciador de Vídeos e encontre esse vídeo. Clique no botão Editar e depois selecione Legendas e CC. Coloque a opção "Português do Brasil (gerada automaticamente)" como "Publicada". E pronto! As legendas não ficam perfeitas mas ajudam muito quem tem dificuldade de ouvir.
Excelentes vídeos; o fato de mostrar a lista de equipamentos na descrição é algo que demonstra um cuidado e respeito imenso por quem assiste, parabéns!
Revendo os vídeos técnicos e sou obrigado a concordar... Sempre fui um entusiasta e agora começo a gastar uma graninha nisso... Adquiri um Tin HiFi T3 Plus e uso principalmente no celular com um ibasso dc05 e funciona muito bm ... Pensando num conjunto d mesa p fones mais sofisticados, mas dá um medo d errar na escolha do fone e gastar sem necessidade kkkk
Já agora deixo aqui uma ajuda para quem está a começar, não vou listar fones porque é a parte mais subjectiva e mais ao gosto de cada um, e tem aqui este grande canal para tirarem ideias, mas fica um exemplo de um bom Amp, barato, bastante linear e com a capacidade de servir grande parte dos fones, o JDS Labs Atom Amp. E também dois exemplos de DACs, o Topping D10 ou o D30, diferença principal, o D10 tem saidas opticas e o D30 tem entradas opticas, obviamente ambos tem entrada USB. Se estão a começar ficarão muito bem servidos.
Vim aqui através de um comentário na página do Faster, recomendando esse canal. E realmente me impressionei. Você conseguiu me explicar a diferença entre Dac e AMP e se realmente vale a pena. Para eu que sou leigo e estou montando um setup e estou agora na escolha de periféricos, foi essencial o seu vídeo. Muito obrigado e continue assim. Ganhou um inscrito e com certeza recomendarei o canal. Abraços
Cara muito legal, eu troquei de fone ja 4 vezes e vim parar no Sennheiser HD6 MIX, por ele ter 150 de impedancia eu sinto que nao conheço a capacidade maxima dele, uso atualmente uma interface traktor audio 2, amo a qualidade dela, mas andei pesquisando sobre um amplificador externo e achei muito interessante.
Parabéns pelo vídeo, Leonardo. Conteúdo muito bom, como sempre. Só uma sugestão (ou pedido, mesmo). Talvez fosse interessante colocar na descrição o nome dos aparelhos que você cita no decorrer do vídeo (tanto fones quanto DACs e amps), pois em grande parte das vezes eu não fui capaz de entender quando os nomes foram pronunciados. E com todos os nomes na descrição fica mais simples de pesquisar depois. No mais, perfeito. Abs.
Leo obrigado por nos trazer ais informações de uma forma mais simples! Unica coisa que me incomodou foi o som de fundo, dificultou a concentração no que tu está falando! Abraço!
Olá Leonardo! Ótimo video! (E desculpe por postar em um video antigo). Então, a resposta perfeita realmente é "Depende". Acrescentando, em minha opinião no caso do uso do DAC, percebo que depende mais do equipamento que envia o som que do Fone em si. Por exemplo, tenho o Notebook INSPIRON 5584 da DELL e a placa onboard DAC do mesmo é medíocre. A ponto de gerar sons "rachados" e de vez em quando com interferência de rádio. Usando um simples DAC externo como o FIIO K1, todas estas interferências desaparecem. Fico chateado em saber que estes fabricantes usam placas de baixa qualidade para baratear o produto. Bem, eles tem que cortar custos de algum lugar e atacam uma parte que não é perceptível a primeira vista, ou melhor, primeira ouvida. Abraços!
hoje em dia tem diversos aparelhos de dac e amplificadores de fone de ouvido de todo tipo e valores, a gente se vira como pode, no meu caso, meu computador tem saída digital coaxial, então comprei um conversor de som digital coaxial para analógico, tenho um aparelho system bombox japonês sharp com entrada auxiliar p2 analógico e monitor, liguei o conversor de digital que pega som da saída do pc, e liguei na auxiliar do system, e mais duas caixas sony importadas que tem um ótimo grave em monitor, ficou espetacular o som, o system faz meio que médio e agudos e as outras caixas os graves, testei com fones de ouvidos diretamente no conversor digital, ficou nítido o som, porém baixo, então pluguei o fone de ouvido na entrada de fone do system, então o som se transformou ficou muito foda, resumindo: acredito que o system funcionou com uma espécie de amplificador para fones de ouvido,, no meu caso eu me virei, é claro que o cabo do fone tem que ser grande para poder ficar perto do pc. os fones testados foram: akg 414p, e um sony mdr v700 dj (japan)
Leonardo, poderia fazer um vídeo explicando a questão dos fones para jogos e as mentiras de marketing criadas em volta deles? É algo que está em falta no youtube e que ajudaria muita gente.
Excelente vídeo cara... Parabéns pela didática. Acompanho o blog e fiquei extremamente contente pela sua incursão aqui pelo UA-cam. Continue com esses vídeos ótimos!
Eu acho que dizer que um DAC externo é dispensável é algo surpreendente. Talvez seja por uma questão de percepção sonora de detalhes da sua parte. Eu tenho o Fiio E10 e não há condições de eu usar um fone de alta fidelidade em uma placa onboard ou smartphone. Ligado na placa de som onboard, o som perde "pegada" e eu deixo de ouvir uma série de detalhes das músicas, mesmo que eu ligue a saída onboard do computado em um amplificador de fones, sem DAC. Não há condições mesmo! Eu deixo de ouvir, como eu disse, uma série de detalhes, como afeitos e instrumentos colocados durante a gravação das músicas para deixá-las mais preenchidas. Geralmente esses detalhes e instrumentos são postos por questão de produção musical para deixar a música mais encorpada, e são muito interessantes de se ouvir.
Roberto, algumas coisas a dizer: Primeiro, te convido a dar uma olhada tanto no site quanto no Guia MTH ( mindtheheadphone.com.br/2016/06/guia-mind-the-headphone-em-pdf/ ) - acredito que minha audição, ou percepção sonora, não seja um problema. A grande questão do meu argumento é colocar as coisas em perspectiva. Para um iniciante, que quer maximizar o retorno pelos seus investimentos, em minha opinião o DAC é sim dispensável na vasta maioria dos casos. Explico: por mais que ele traga sim uma melhora em relação a ouvir em equipamentos comuns, essa melhora é muito menor do que o que um upgrade de fones vai te dar. É como o exemplo que dei no vídeo: se vc tem, por exemplo, US$300 pra gastar, um Sennheiser HD600 ligado a um bom notebook ou a um smartphone decente vai te dar um resultado bem superior ao de um HD598 ligado a um sistema mais sofisticado. A tonalidade vai ser mais correta, haverá mais palco, maior dinâmica, uma sonoridade mais aberta... sinceramente, não há comparação. E esse, em minha opinião pelo menos, é o caso até que se chegue a fones que sejam REALMENTE exigentes. Quer dizer: em que ponto um upgrade de fonte/amplificação vai te dar um retorno maior pelo seu investimento do que um upgrade de fones? Pra mim, esse ponto é muito mais acima do que a maioria dos entusiastas indica. Tenha em mente, também, que esse vídeo especificamente é mais direcionado a quem está começando - e quero simplesmente alertar essas pessoas que frequentemente vejo querendo investir num DAC e amplificador com um fone mediano. É só vc ver aqui nos próprios comentários desse vídeo quantas pessoas com fones de nível médio pensam/pensariam em investir nesses equipamentos - e, pra mim, essa simplesmente não é a melhor forma de direcionar seus investimentos porque não é o que vai trazer o maior desempenho pelo valor investido. Claro, se o Paparazzi, logo aqui em cima, por exemplo, pegasse mesmo o FiiO E18, dependendo da fonte que ele usa provavelmente haveria uma melhora na qualidade de som. Só que se ao invés disso ele vendesse o M50, juntasse o dinheiro com o que investiria no E18 e pegasse um MSR7 ou um M70X, pode apostar que o resultado sonoro seria consideravelmente superior - inclusive, em termos de detalhamento. Ele pode não estar extraindo o máximo do fone, mas o que é melhor? Extrair o 90% de um fone pior, ou extrair 70% de um fone que já é bem superior? Pra mim, a resposta é a segunda opção. O que mais faz diferença na sonoridade do sistema é o fone/caixa de som. Os outros componentes também contam, é claro, mas têm uma influência muito menor. Em tempo, vc já chegou a fazer um teste cego mais controlado, comparando o FiiO E10 à saída de um iPhone, por exemplo? Mas cego mesmo, e tomando cuidados como fazer um casamento de volume. Vc pode se surpreender e ver que o que pensava que é um salto grande de qualidade não é tão grande assim! Digo isso por já ter feito essa experiência algumas vezes e me surpreendido.
Olá! Obrigado pela resposta. Entendi seu ponto de vista. E fiz vários e vários testes cegos, e sempre acertei a diferença. A única diferença que não consegui notar com o equipamento que tenho foi dos 16 bits para os 24 bits. Um dia vou tentar novamente. Mas, no meu caso, não usar o DAC com um fone mediano já me causa um estranhamento terrível, falta de detalhes e perda de "peso" no som (meu DAC Fiio E10 tem amplificação junto). Claro que os testes que fiz foram com arquivos de 192Khz e 24 bits comparados a 44.1 KHz e 16 bits, sem compactação (.WAV) ou lossless (.FLAC). Quanto ao IPhone, o exemplo não foi bom, pois o IPhone, acho que a partir da versão 5, contém um ótimo DAC já embutido, ficando à frete de qualquer outro concorrente. Abraço!
Roberto, como esses testes foram feitos? Vc fez casamento de volume? Com relação ao iPhone: meu exemplo me parece bastante adequado. O iPhone não é o melhor smartphone em qualidade de som, e atualmente está muito bem acompanhado no mercado. Exemplos: www.pcadvisor.co.uk/test-centre/mobile-phone/best-audio-phone-2016-uk-whats-best-phone-for-music-lg-g5-htc-10-3633585/ ua-cam.com/video/j_l8lsJcKLA/v-deo.html www.head-fi.org/f/threads/best-smartphone-for-audiophile.662095/page-516 candytech.in/5-best-smartphones-for-great-music-experience/ Veja, também, que em momentos do vídeo e, principalmente, nos textos do Guia, tive o cuidado de pontuar que estou falando de smartphones e notebooks minimamente decentes. Com um muito simples, de entrada, o argumento obviamente não se mantém.
@@MINDTHEHEADPHONEtenho um Motorola Edge Plus com Snapdragon Sound, e o som do 6XX fica um LIXO ! Meu Beats Solo de 2009 é 10x melhor, nem se compara. EXTREMA decepção esse fone, essa marca é só hype, vive de nome.
Nesse vídeo vc falou mais sobre sistemas digamos "para casa", vc poderia (se achar que compensa) fazer um vídeo falando sobre sistemas "wearable" ou seja sistemas para pessoas que não costumam passar grande parte do tempo em casa, mas que querem ter o mínimo de qualidade no que estão ouvindo seja no carro, seja no transporte público, de casa pro trabalho, do trabalho pra faculdade, da faculdade pra casa ...principalmente para pessoas que tem pouco espaço disponível (muitas vezes só uma mochila ou somente os bolsos da calça ...rsrsrs) ...sistemas extremamente portáteis desde o fone até um DAC, passando pelo celular ou player portátil ....se puder fazer um vídeo sobre isso eu ficaria bem contente pois é este exatamente o meu caso ...
Mas existem DACs e amplificadores portateis para se acoplar ao celular por exemplo. Ou se achar que fica um trabolho acoplar isso ao celular, a solução é comprar DAPs (Digital Audio Players) mais sofisticados que possuem um DAC melhor e uma amplificação mais forte e refinada.
Posso fazer um vídeo sobre isso em algum momento sim! Mas me adiantando... em sistemas portáteis, idealmente vc usaria um fone portátil - e fones desse tipo, em sua vasta maioria, não são exigentes com amplificação (há exceções, como o Audez'e Sine, por exemplo). Por isso, tudo o que disse no vídeo é ainda mais verdade em sistemas portáteis. Vc pode pegar o melhor in-ear custom disponível e usar com qualquer celular, que ele vai empurrar tranquilamente. Então a minha sugestão é pegar o melhor fone portátil possível e, depois, caso sinta necessidade, vc pode investir como o Vitor disse num DAP dedicado (como FiiO X7, os iBassos ou os Astell & Kern, se quiser luxo e puder pagar muito caro) ou então, o que pra mim é a melhor solução, num bom conjunto de amplificador e DAC para ligar ao celular, como FiiO E18, Oppo HA-2 e Chord Mojo.
Eu estava bem nessa dúvida agora mesmo. Já possuo um Grado SR80i e tava querendo investir em mais alguma coisa. Ou um fone diferente ou um dac + amp. Seu vídeo me poupou uma boa grana, vou pegar mais um fone com uma assinatura diferente pra complementar, e deixar o dac + amp pra quando realmente for necessário. VALEU!
Oi bom dia sou seu fã adoro suas dicas e amo fones de ouvidos tenho um Samsung A71 e já comprei vários fones de ouvido agora estou com um oneodio fusion A 71 me dá uma ajuda qual amplificador portátil é compatível para eu me divertir a caminho de casa / serviço? de já obrigado
Tenho uma asus z270g com uma placa de audio SUPREMEFX que possui um som muito bom. Logo depois adquiri uma Creative Labs SB1500 Sound Blaster, eo som é bem melhor e bem mais alto mesmo não tendo tantos recursos de equalização. Porém, ainda ouço um tipo de audio muito digitalizado. Por fim tive a oportunidade ouvir algumas musicas no Receiver Pioneer Vsx933. Simplesmente espectacular, uma limpidez inigualável. Equilíbrio sonoro é fantástico e até expandiu o palco sonoro do meu fone. A impressão que eu tive, foi que um fone Audio Technica m50x reproduziu 100% de sua qualidade. Já o meu AKG k450 o som ficou muito bom. A pergunta é , no que deveria investir, em um dac ou comprar esse Receiver da Pioneer?
Olá Leonardo :). Descobri agora este canal e comecei por este vídeo. É a 1ª vez que encontro alguém entendido nesta matéria e que explica de modo a que eu consiga entender. Ainda não vi os restantes vídeos, mas parece-me que vou adorar este canal. Como muitas pessoas, também fui influenciado pela conversa de comprar um dac. Em 2016 acabai por comprar um dac, e foi excessivamente caro. O dac em questão foi este: pt.creative.com/p/sound-blaster/sound-blaster-x7-limited-edition Depois de experimentar, tanto com headphones como com as minhas colunas, não notei diferença, e como necessito ligar esse dac à energia, acabei por desistir dele e ligo simplesmente ao meu desktop, evitando o uso de mais uma tomada. Seja como for, gostei muito do vídeo, e continuação de um excelente trabalho!
Pois é, Miguel! Acho que as coisas são frequentemente postas totalmente fora de proporção dentro do hobby - e aí o resultado só pode ser esse: decepção para muitos iniciantes!
Cara parabéns pelo canal e continue trazendo videos deste nível ajudou pakas. Cara acabei de comprar um Ath-M50x e pretendo ficar com ele por muito tempo, até porque comprei no brasil e o preço não é tão baixo. Mano to curtindo muito o som dele e tals. Você acha que o ganho no som investindo em um AMP e um DAC será gritante, ou o este headphone não é tão guloso assim hehe! Abraço.
+Denis Pereira Definitivamente não é um fone faminto - vc já vai ter um resultado legal com qualquer fonte minimamente decente, e se pegar um DAC e amplificador vai ter o que eu, pessoalmente, considero um upgrade marginal!
Sempre muito assertivo! Parabéns! Tenho uma pergunta de neófito: vou comprar um Sennheiser HD 560 S... Preciso de um dac para o "trabalhar" melhor? Obrigado
Parabéns pelos vídeos, sempre muito claros e técnicos! 👏🏼 Sobre o assunto, se a pessoa não for fazer um investimento em fone de alta fidelidade, acho que o melhor e mais prático é optar por um fone Bluetooth que suporte aptX (se possível HD). Penso que o fato de o DAC estar no fone, mesmo que seja simples, resulta em melhor fidelidade, pela redução de transmissão cabeada e do número de conexões, de forma que, para um nível intermediário de qualidade, será a melhor opção em termos de custo x benefício. O que você acha?
Amplificadores para caixas de som já conseguem em certos casos trabalhar com o sinal digital, no caso mais expecifico pwm, ou as vezes algo próximo de um sinal sigma delta, ou algo do tipo, nese caso, claro são os amplificadores em classe D, ou variantes da mesma, como no caso de sinal próximo ao sigma delta, mais próximo da taxa de amostragem e do sinal analógico, principalmente nos agudos, mas acredito que nesse caso é mais difícil de trabalhar com sinal de entrada digital, pois, muitas vezes ele depende da senoide analógica e do próprio sinal de áudio para gerar o sinal sigma delta, acredito que nesse caso seja bem mais difícil trabalhar com sinal digital de entrada, pelo menos não com zeros e 1, ou até mesmo zero e mais 1, e zeros e menos 1, talvez com um sinal digital ainda na taxa de amostragem, de diferentes níveis de tensão, rsrs!!Porem, pelo menos em amplificadores classe D que funcional praticamente com sinais digitais, zeros e 1, zeros e mais 1, zeros e menos 1, onda quadrada mesmo né, no caso, pwm, isso já é mais fácil de fazer, acredito eu, você consegue pegar o sinal digital de zeros e 1, de onda quadrada direto da saída digital de um computador, ou de um microcontrolado, em qualquer equipamento digital, até mesmo saídas de áudio digital de tvs, e passar direto para a parte de chaveamento dos amplificadores classe D, gerando menos perdas e distorssoes do sinal original, por não ter que manipular e transformar toda hora o sinal digital em analogico, depois em digital de novo, ou pwm, para amplificar, você já trabalha direto com o sinal e nível digital, usando-o como um pwm, para ser chaveado e amplificado, e depois só precisar ser filtrado no estágio de saída e reconstituído o sinal analógico original, porém com muito menos erros e distorssoes, do que se tivesse pegado um sinal digital convertido de uma fonte em analógico, e comparado com uma onda dente de serra, para virar onda quadrada, pwm, de novo, por exemplo, perdendo muito menos informações e feito de modo muito mais simples, do que se fizesse isso, se trabalhasse com sinal analogico na entrada de um amplificador classe D pwm, como geralmente é feito, acredito que computadores fazem isso, não sei se alguns fones bluetooth, ou USB também, USB, deve transformar para analógico, se tive amplificador no mesmo, ou transforma-o direto em analógico para poder ser ouvido, analogicamebte pelo ser humano, rsrs, acho, não sei como fones USB funcionam, rsrs, apenas acho que deve ser assim, rsrs, agora fones bluetooth são capazes de serem assim, pelo menos os de maior qualidade, devem ter um micro amplificador classe D, trabalhando com sinal bluetooth já digital, pois dependem de bateria e não pode ser um amplificador linear convencional, nem valvulado né, rsrs, até porque não cabe nem uma micro válvula ali né, rsrs, pois dependem de bateria e não podem gastar muita energia amplificando, nem com muitas etapas, convertendo sinais digitais em analógicos e depois analógicos em digitais para serem amplificados e filtrados de novo, acredito que os novos computadores, televisores, e demais equipamentos modernos sejam assim também, amplifiquem sinais digitais, para depois só serem filtrados em sua saída amplificada, para virarem analógicos de novo, até por que os amplificadores mesmo de fones, de computadores são classe D, e e bem melhor trabalhar com sinais diretamente digitais direto na entrada deles, como um pwm, para depois ser chaveado e amplificado, pois perde-se menos informações e tem-se mais qualidade, talvez seja por isso que sistemas de home theater modernos utilizem saída digital de tvs e tenham melhor resposta assim, não é só por isso, as saídas digitais de tvs tem mais qualidade e canais mesmo, porém, para um amplificador classe D que utilize esse princípio e funcionalidade, fica bem melhor e menos distorcido mesmo, mesmo nos amplificadores de home theater lineares fica melhor também, mas por outros motivos, pela qualidade e número de canais da saída mesmo, porém nesse caso tem que ser transformado em sinal analógico na entrada do amplificador mesmo, pois amplificadores lineares não trabalham com onda quadrada, pwm, sigma delta, nem taxa de amostragem, apenas sinal senoidal, onda “analógica” mesmo, como é o caso também desses amplificadores de fone externos e de maior qualidade, que ainda são até valvulados, rsrs, e só tem como receber sinal analógico em sua entrada, não funcionam com o sinal digital em suas entradas né, rsrs, mas para caixas de som e até áudio profissional do mesmo, os amplificadores classe D e que trabalhe até com sinal de entrada digital, como um pwm, já são uma realidade, cada vez mais aprimorada d com mais qualidade, e qualquer dia nós fones desses tipos serão também, e mais aprimorados, menores e mais leves do que os atuais lineares e até valvulados, rsrs, com a evolução até os amplificadores para fones hi-end, etc vão ser classe D e com sinal digital na entrada, além de saídas de áudio de equipamentos em formato e nível digital se tornar cada vez mais comum, assim como já ocorre em saídas de fones para computadores em saídas de áudio para televisões, celulares, etc, com sucesso, e muito bons até, nos melhores e top de linhas, e com a evolução do mesmo, inteligência artificial no áudio e amplificador, etc, alcancarao ou baterão fácil a qualidade e linearidade de um amplificador linear ineficiente energeticamente, em classe ab, ou até mesmo a, ainda mais valvulados, que esquentam e pesam, rsrs!!Ae acredito que os equipamentos nem vão precisar do dack para serem amplificados, ou terem seu sinal usado em outros estágios para outras coisas, o que poupa espaço e estágios, gerando ainda menos distorção e perdas, cada vez mais próximo do original analógico e sem chiado, esse é o futuro, ainda mais com a inteligencia artificial no mesmo, e nos amplificadores classe D, mas por enquanto ainda demora, temos que esperar, e será muito caro equipamentos de qualidade desse tipo no início né, rsrs, mas vamos ver, e o futuro, as coisas vão evoluir e ficar mais simples e melhores, rsrs, né cara, abraços ae cara, fica com deusa ae, até mais ae cara!!
Sensacional teus vídeos cara!! Muito top e cada vez que assisto teus vídeos me da mais vontade de me envolver nesse mundo do som parabéns!! Que bom a demora dos vídeos, porque assim fica mais explicado....
eu comprei hoje um Kuba Disco. Nunca tive headphones de qualidade, então como o meu fone novo ainda não chegou, estou muito encucado pq sempre amei muito ouvir música, é algo que me completa realmente, e por isso resolvi investir no fone. Queria saber se esses sistemas que vc mencionou no vídeo são muito revolucionários na questão de: minha pele vai arrepiar mais do que sem o sistema, entende? Se alguém puder responder com consciência eu seria muito grato.
Obrigado pelo video Leonardo, vc conseguiu LITERALMENTE tirar uma serie de duvidas que eu enfrentei ao querer buscar maior fidelidade sonora (algo complicado sem um bom headphone e amplificador) Uma duvida importante: Quais os melhores locais para comprar bons headphones e amplificadores?
Como sempre, ótimo vídeo. Bastante didático. Uma dica, diminuía o volume da música de fundo. Em muitos momentos do vídeo, parece que existem duas "vozes" e, não, uma música de fundo. Ou seja, a música não fica de fundo, fica, quase, no mesmo plano que sua voz. Pelo menos comigo, tem hora que causa distração. Então, um periférico como o Fiio K1, por exemplo, não tem utilidade nenhuma? A não ser custar pouco?
É Inseto, eu tenho tido dificuldade em julgar quando está bom... porque já fiz vídeos em que estava baixo demais também! Algo como o K1, em minha opinião, tem utilidade pra quando vc tem uma fonte ruim, ou com algum problema específico, como muito ruído de fundo, impedância de saída muito alta, ou coisas do tipo... seria pra, de certa forma, consertar defeitos. E como o custo é muito baixo, nesses casos pode valer a pena mesmo com fones mais simples.
Valeu. Então, para uso com notebooks que, tendencialmente, tem placas e saídas de sons ruins (com exceção dos para ricos, como os macs) deve valer a pena. Tranquilo. Não foi demais, só achei que poderia ser, ligeiramente, mais baixo. Uma dica, calcule o volume geral pelo pico. O que incomoda não é o volume em si, é o pico. Isso é normal, aos poucos "cê" vai pegando o jeito. Isso não atrapalha em nada a ótima qualidade dos vídeos.
Tenho um cd player que tem dois DACs, e penso em comprar mais um dac para usar no computador para o home theather. Onde moro as pessoas parecem surdas, ouvem em fone de ouvido importado de origem duvidosa e falam que a qualidade de áudio é boa, mas nem tanto, perde-se em muitas frequencias. Um jbl pelo menos ajudaria mais. O que acha dos amplificadores clássicos? Penso em um receiver, acoplado a um pré amplificador, que será acoplado a um amplificador top, com caixas de 3 vias, tendo como fonte de sinal um cd player gradiente cdp4000 que já tem dac duplo, 18 bits.
4 роки тому+1
Comprei ontem um Kuba to ansioso pelo meninão, hihiihhiih
Oi Leonardo, parabéns pelo canal, o conteúdo está muito bom! Você poderia falar sobre a diferença de saídas "normais" pra saídas balanceadas, se vale a pena, por exemplo, trocar o cabo de um fone como o HD 650 por um cabo balanceado e no que isso implicaria em mudança no som.
Obrigado, Matheus! Vou falar sobre isso em algum momento sim. Mas, resumindo, é uma diferença muito pequena. Em tese, vc ganha uma melhor separação entre os canais, um pouquinho a mais de graves e mais ganho. Mas vc não deve escolher um determinado equipamento porque ele é balanceado, já que existem muitas outras características mais relevantes. Mas se vc já tiver um amplificador balanceado e um fone fácil de ser convertido (como o HD650, já que pra ele basta reterminar o cabo original), não tem motivo pra não tentar!
Olá Leonardo, sobre DACs, qual sua avaliação de utilizar interfaces de gravação home studio, como por exemplo no meu caso uma antiga mas boa M AUDIO FAST TRACK ULTRA. No caso, poderia ligar somente um amplificador de fones na saida dela, ou necessito de um DAC especifico para fones?
Você tem algum vídeo comparando em termos de qualidade e vantagens e desvantagens as diferenças entre um dac externo USB para computador e uma placa de som dedicada? Alguma opinião? Obrigado!!
Pelo que notei voce, nesse video, procura a abrangir os iniciantes. poderia fazer um vídeo de como usar o equalizador? não usar, mexer simplesmente, mas fazer os ajustes corretos, como deve ser feito. isso me interessaria, pois gostaria de entender melhor. obrigado.
Sim Augusto, é mais para iniciantes. Mas eu, pessoalmente, não uso nenhum tipo de equalização porque não tenho nem os softwares e nem os hardwares adequados pra isso, então não saberia muito bem falar sobre como equalizar direito!
Opa Leonardo! Alguma sugestão de amplificador para conectar à uma Focusrite Scarlet Solo e então conseguir "empurrar" um fone Beyerdynamic DT 990 Pro de 250ohms? Existe risco do amplificador acabar adicionando mais ruído no sinal, mesmo que muito pouco? Pode ser que o amplificador altere o som, seja pela dinâmica dele, seja por corte de frequências!?
Eu acabei de chegar no canal e já adorei! Acabo de me inscrever! Uma pergunta de um recém chegado: Você tem digas de compra de um setup de som "low budget" para quem quer gravar para a internet? Algo como interface de som + microfones + fones de ouvido para edição que não quebre o orçamento? Algo de entrada para eu poder aprender e conhecer mais sobre esse mundo? Desde já, muito obrigado pelo excelente conteúdo do vídeo! Parabéns pela iniciativa e pelo canal! Sensacional!!
Obrigado, Régis! Pra gravar, eu recomendaria um microfone de lapela (uso um Boya M1) ligado a um smartphone mesmo e, como fone, um Superlux HD668B. Dependendo da sua placa de som, o Superlux pode ficar baixo. Se for esse o caso, uma opção é pegar um amplificador e DAC externos, e aí pode ser algo como um FiiO K1.
Eu vou comprar o Meze 99 neo, você acha que preciso de um dac ou amplificador? Eu escuto música, assisto séries e ainda jogo. Seria a primeira vez que vou comprar um fone descente, já que antes só usava aquelas porcarias de headset que depois de assistir alguns vídeos seus, quero é distância.
Muito bom! Tirou minhas dúvidas... tenho um q701 faz algum tempo e estava a ponde de vende-lo pois achava muito baixo e com pouca quantidade para mixar, hoje eu resolvi tentar novamente e fiquei novamente decepcionado. Com esse vídeo vi o que estava fazendo errado. Ligo ele direto a minha dac, um profire 610, que tem saída de fone, mas agora entendo que preciso de um amplificador, pede me indicar um bom custo benefício?
Talvez seja por isso que certos fones bluetooth ainda tem aquele chiado nos agudos, pois devem possuir um amplificador classe D ainda de baixa qualidade, para boderem poupar bateria e serem baratos, no caso dos mais baratos, mas já vemos melhoras nisso, no caso de algumas marcas principais, até nem tão caras assim, como de celulares, etc, mesmo nas opções mais baratas e de outras marcas menores mundialmente falando, de celulares, daqui a pouco já está tudo bom, ou pelo menos bem mais razoável, se Deus quizer, conforme essa tendência for evoluindo, afinal amplificadores classe D para caixas de som já evoluíram bastante e são usados até em sistemas profissionais agora, além de serem bem mais eficientes e nergeticamente, e bem, bem, mais leves e menores mesmo, né, rsrs, e isso já é uma realidade paraamplificadores de fones de ouvido em celulares, embora ainda mais limitado e dependendo do tipo de fone usado nesse, para dar qualidade e filtragem final, principalmente nos da Apple, e notebooks, sendo geralmente mais avançados e aceitando fones diversos nesses, tvs, rádios modernos, etc, já tendo muito boa qualidade e dinâmica, principalmente nas marcas top de linha, e agora estão começando a usar amplificadores classe D em fones bluetooth, pelo jeito, alguns já usavam classe H, I, acho que G, prem todas essas lineares, também, talvez, mas a classe D ainda é mais eficiente energeticamente e poupa mais energia que essas todas lineares, mesmo as melhores, por isso está sendo usada em amplificadores para fones de ouvido sem fio também, se bobear no futuro teremos até a junção da classe H, I, G, com o classe D, kkkk, para ficar ainda melhor d mais eficiente, kkkk, embirra não sei se isso seja realmente possível no classe D né, rsrs, mas não duvido de nada não né, rsrs, já ouvi falar em botar amplificadores, transistores classe ab em partes de transistores de chaveamento misfits de saída, para corrigir problemas de erros e de velocidade de comutação dos amplificadores classe D, kkkk, então acredito que isso ainda vai evoluir, ainda mais nos fones, que os bluetooth ainda estão muito no início d utilizando isso muito no início, mas vai melhorar muito, como no caso dos computadores e som em caixas de som, se Deus quizer, até porque um amplificador para fone de ouvido em classe D, dependendo do fone e da impedância, pode ser microscópico até, o tornando muito mais eficiente e com muito mais qualidade pelo tamanho e mísera quantidade de potência dissipada, sendo ideal para se usar com baterias né, portáteis e bluetooths né mesmo cara, rsrs, kkkk, e bem melhor assim, além de ser mais fácil e mais eficiente de se fazer filtros para converter o sinal “digital”, pwm, em sinal analógico denovo, com capacitares e indutores, etc, pois são níveis de tensão e potência bem menores do que de para caixas de som, além da indutância da bobina do alto falante dos fones contribuir bem, até mais que em alto falantes externos, para a filtragem do pwm e suas componentes, podendo se trabalhar com frequências mais altas na portadora, até com sinais digitais na entrada, e com melhores correções, de erros de quantização, etc, de sinal, conforme a tecnologia vai evoluindo, podendo derrepente no futuro até existir um conversor, feito com amplificador operacional, flip-flop, em nível de linha de fones de ouvido, pois ainda são um sinal normalmente muito menores do que de amplificadores para caixas de som, dependendo do fone, e derrepente isso será possível, até mesmo, em tensões e potências maiores, com inteligência artificial, com realimentacao de saída com redução para a entrada controlada por inteligência artificial também né cara, por que não né cara, rsrs, legal, embora isso seja bem mais difícil em altas potências e tensões né mesmo cara, rsrs, , quem sabe, futuramente, abraços cara, paz, esse é o futuro, amplificadores classe D avançados, com inteligência artificial até em fone, etc, e com sinais de entrada em digital também né, rsrs, abraços, fica com Deus ae cara, paz ae cara, vlw ae, rsrs, até mais ae, rsrs, vlw, abraços ae, continue assim cara, to aprendendo muito com você também cara, paz ae!!
Será que daria pra fazer um review de DACs/Amplificadores chineses? Tem muitas opcoes soh nao da pra saber se sao bons ou nao. Mas como tem todas as specs (parte eletrica, eletronica) talvez desse pra dar uma opiniao mais embasada.
Opa..ótimo video Leonardo! Não sigo esse hobby por falta de grana, mas gostaria muito. Admiro seu conhecimento e, mesmo não sendo hobbista, gosto de ver seus vídeos. Uma dúvida de leigo: essa história é a mesma para monitores de referência? Sou guitarrista e não entendo nada desse mundo de audio. Mais recentemente testei uma migração pro mundo digital e tenho usado programas de simulação de amplificadores e efeitos. Eu tinha um Audiotechnica ATH-M40x mas queria um in-ear mais em conta e nessa procura conheci seu canal. Acabei comprando um KZ ZSN pra testar, depois do seu review.. acho que me atendeu muito bem. Agora estou na busca de um monitor de audio barato, pq como um bom guitarrista, as vezes preciso do som enchendo o ambiente (mesmo que seja digital). Resumindo, deixo a ideia (pedido?.. rs) pra 2 videos. "Fones monitores" para guitarristas que usam simuladores de amps e outro sobre amplificadores/DACs + Monitores de referencia. Valeu!
É possível existir dac digital? Ou virtual? Tipo, um simulador mas não físico? Eu uso 3 players no Cell: o blackplayer como principal (em modo flat), o Poweramp para músicas energéticas como eletrônicas e hip-hop (com equalizadores próprios personalizados pra cada tipo de som e fone, pois uso o Philip Bass+ shb3175 e o JBL t110) e por último o Onkyo pra músicas clássicas, instrumentais ou de variados Instrumentos (jazz, Soul, metal, show ao vivo), além que o Onkyo é ótimo pra ouvir flac, pois ele não causa aquelas pinicadas quando se usa equalizador. Pergunto tanto o Poweramp quanto o Onkyo tem esses simuladores de dac, o Poweramp tbm até tem uma seção dedicada a dac externo. O Poweramp é excelente e o Onkyo não fica atrás. Mas após ver esse vídeo fiquei pensantivo sobre essas cosias de dac externo, amplificadores e tal.
Eu comprei um Sennheiser HD6XX no Massdrop, o que eu tenho que comprar pra ter a melhor utilização pra esse fone? Vou usar o meu Notebook. Algum desses é indicado? ou uma coisa não nada a ver com a outra? FX Audio DAC-X6 24BIT/192 Optical/Coaxial/USB Digital Audio Amplifier DAC Decoder ? Syba Sonic USB 24 Bit 96 KHz DAC Digital to Analog Headphone Amplifier 2 Stage EQ Digital / Coaxial Output and RCA Output? Massdrop Objective 2 Headphone Amp: Desktop Edition? SMSL DP1 3 IN 1 Hifi Digital Player Turntable Audio DAC with built-in Headphone Amplifier Schiit Magni 3 Headphone Amp and Preamp Meu orçamento é de cerca de $150.00 e vou comprar nos EUA.
Leo, vc já experimentou os celulares da linha LG Vxx (V30, V35, V40, V50...) com o quad-dac e as modulações de saída? Cara, eu achei muito bom e achei que vale muito a pena ter um portátil deses com um bom fone. Se já usou, o que acha? Valeu!
Boa noite, se acha relevante usar um dac para o Kuba disco? Aproveitando o assunto, no site seu, voce dividem em so 6x? Voces vendem pelo mercado livre não?
Eu tenho um DAC Fiio K3 e a diferença do som para o meu Galaxy A50, no Superlux 668b, é muito pouca. Pode acreditar, pessoal: vale a pena começar a investir em fones melhores e, só por último, no DAC. Se puder comprar os dois de uma só vez, melhor...
Eu comprei o fone AKG K7XX e como voce falou no video e um vendedor me disse ele precisa ser "empurrado" com uma potencia alta, entao comprei um dac + amplificador portatil chamada Peachtree Shift. Voce acha que essa conbinação foi boa?
Belo vídeo, Leonardo! Minha placa-mãe conta com um sistema chamado de AudioBoost 4. Quero saber se há a necessidade de um DAC e um amplificador, levando-se em conta que irei utilizar um Philips SHP 9500 para jogos (principalmente), filmes, seriados e músicas. São citadas as seguintes informações e especificações: - Audio Boost operates like a dedicated soundcard by being physically isolated from the rest of the motherboard circuitry to ensure the purest audio signal possible. A bright border illuminated by LEDs showcases and protects the Hi-Fi audio unit. - Using separated layers in the PCB ensures equally pristine sound quality for both left and right audio channels. - Audio Boost 4 is powered by an EMI-shielded High Definition audio processor with built-in DAC, making sure you enjoy the purest sound quality in both stereo and surround sound. - 120dB SNR / 32-bit - Supports DSD Super Audio CD playback & recording (64x better than regular CD quality) - The built-in dedicated headphone amplifier rewards audiophiles with headphones up to 600Ω impedance by delivering studio-grade sound quality from your gaming PC. Audio Boost 4 automatically detects the optimal impedance for your headphones and adjusts the output for the best sound quality. - By dedicating golden audio capacitors to the front output, a high fidelity sound experience with exceptional acoustics and realism for studio level headphones is ensured. The Chemi-Con audio capacitors are widely considered to be one of the great choices for the best sound output. Abraços.
Fala, Xará. Tangenciando o assunto do vídeo, confesso que seu comentário sobre o Hd 598 me atingiu em cheio, porque eu o tenho há menos de um ano e até agora não me agrada como eu gostaria, graças aos agudos. Comprei zerado, mas na época havia alguns HD 600 no mercadolivre usados. Eu sou do Rio... você sabe algum amigo ou contato que queria vendê-lo, Léo? Abraços
Opa! Rapaz, infelizmente não... eu ficaria de olho nos Classificados do HTForum e no grupo de Facebook Compra e Venda de Fones de Ouvido e Acessórios High End!
Vídeo ótimo. Queria fazer um pedido se puder falar sobre celulares bons pra ouvir música. Por exemplo eu tive um Xiaomi Mi Mix de primeira geração ele tinha um som nos fones muito alto e muito limpo por alguma razão o melhor que já escutei. Coisa que não tenho no meu atual Samsung S8.
Excelente video. Ja chegou testar o fone mdr 7506 da sony? Comprei um e uso o amplificador behringer ha 4700. Confesso que esperava mais desse fone principalmente nas frequencias mais baixas
Boa tarde Leonardo. Gostaria que fizesse um review do Anker Soundcore Life Q30. Dizem que além de ter certificação Hi-Res o ANC dele é muito bom e chega perto dos SONY's e BOSE's.
Boa noite. Conheci há pouco tempo o seu canal e estou adorando-o. Sou um apaixonado por som e ainda leigo no assunto. Tenho um DAC da B&O que comprei que é adaptável tanto para o meu celular (LG G5) quanto para usar no notebook. Associado a ele, uso um fone da AKG - M220. Será se essa combinação me dá um som mais equilibrado, mais fiel ou precisaria mudar algo? Muito obrigado.
Estou vendo esse vídeo pela primeira vez, e adorei. Então, primeiro, parabéns. Estou cogitando adquirir meu primeiro fone acima de 50 dólares. Tenho um amplificador yamaha A-S701. Gostaria de saber quais seriam as diferenças na experiência sonora ao plugar um fone como um HD 600 ou HD 598 direto no yamaha em comparação a plugar direto no Pc ou no smartphone.
+Juliano Dourado Santana, o amplificador vai te dar mais potência. Ele até pode trazer uma qualidade de som maior, mas é difícil dizer porque a saída de fones de amplificadores integrados é receivers não costumam ser tão boas. De qualquer forma, acho que é o suficiente - a diferença entre ele e um amplificador de fones não vai ser necessariamente audível, principalmente se vc ainda não tem experiência com fones mais sofisticados. Então, no seu lugar, eu pegaria logo um HD600 (que é MUITO superior ao HD598) e plugava no que vc já tem!
MIND THE HEADPHONE Nesse caso, isto é na escolha do HD 600, seria imperativo obter um segundo headphone para o uso com o smartphone? Preocupa-me que a mini-amplificação do meu Moto Z não leve potência suficiente ao HD 600. Estou entre dois tiros. HD 600. Parece que soará satisfatoriamente com o Yamaha, mas não terá para mim outras aplicações. HD 598. Parece que soará bem no smartphone mas deve soar "pior", "colorido" no Yamaha. Estou divagando por caminhos errados?
+Juliano Dourado Santana, não necessariamente. A questão é: desde que vc forneça ao HD600 uma amplificação minimamente apropriada, em termos de potência, ou seja, que faça com que não falte volume, ele vai ser superior a um HD598 em qualquer sistema que seja. É um fone consideravelmente superior. Eu nunca testei um Moto Z, então não sei o quão potente ele é, mas a maioria dos smartphones topo de linha, como o Moto Z, costuma ser bom em qualidade de som e já consegue empurrar um HD600 - meio no limite, mas consegue. Pra mim, o HD600 no meu antigo Galaxy S7 Edge é superior a um HD598 independente de onde este último estiver ligado. Então eu faria o seguinte: pegaria o HD600 e testaria nos dois equipamentos. Se vc por acaso achar que no Moto X o resultado é muito inferior ao que tem no Yamaha, compraria um amplificador portátil mais barato, como um FiiO qualquer ou Auglamour GR-1. Só uma observação: estou considerando que vc quer usar o HD600 num smartphone pra ter dentro de casa e não ficar preso a um sistema de mesa, ou então em hotéis em viagens. Se vc pretende usá-lo na rua, no avião ou algo assim, não recomendo. É um fone enorme e aberto, então não isola e vaza som a ponto de incomodar quem estiver do seu lado. Isso também vale pro HD598!
Eu importei um Q701(estou ansioso pra chegar), gastei tudo que tinha nesse fone, e nos próximos meses queria alguma coisinha pra melhorar. O que você recomenda pra empurrar esse fone? E que custe menos que ele, é claro. Eu tenho um ATH M50x também, e um AKG k121. E vou comprar novos fones futuramente... então...
Lucas, eu pensaria O2! Tem o da Mayflower, que é US$100: www.mayflowerelectronics.com/shop/headphone-amplifiers/standard-objective2-headphone-amplifier/
posso juntar um amplificador a valvulaas a um amplificador Digital e conectá los a um Dac amplificado com saida de fones? muito claro nas esplicaçoes, parabens e obrigado.
+ricardo pires, o que vc quer dizer com um amplificador digital? Um estado sólido ou um classe D? E com relação ao DAC amplificado, vc se refere ao fato de ele ter uma saída pra fones? Ou é um DAC com pré ou um com um amplificador completo pra caixas de som?
justamente ... e eu so comprei um dac/amp já porque pretendo ainda incluir nos meus fones um AKG K7xx .....a verdade as vezes doí ... vi varias vezes nos grupos do face ... galera cheio de mimimi falando pro pessoal que PRECISA DE DAC EXTERNO e amp!! e a negada comprando de monte amp e ligando em fone de 20 dólares básico tipo em superlux/shp/cloudcore KKKKKKKKKKKKKKKKK ... pessoal vai muito na onda achando vai mudar p krl!!!!
Olá! Amei encontrar esse canal! Vi que é possível fazer o que eu preciso, se vc puder me dar uma dica a mais. Eu tenho um iPhone e canto no app Smule. Acontece que em termos de microfone eu já estou resolvida, mas eu precisava aumentar o volume apenas do retorno de voz e música que chegam no meu phone, pois descobri que se eu aumentar o volume do telefone minha voz vai altíssima pra gravação. Ou seja, eu preciso aumentar o volume do que sai do meu celular, depois que já saiu do celular. Será que expliquei direito?
Cara primeiramente quero agradecer por toda a contribuição que você faz com seus conhecimentos, já cansei de te recomendar quando me perguntam sobre site/guias/análises de equipamentos de sons, e se me permitir eu gostaria da sua opinião para comprar meu equipamento -> Meu objetivo atualmente é comprar um v moda 100 para ouvir eletronica/rock/rap, e o ambiente de uso seria o meu quarto, academia e talvez na rua e/ou andando no shopping etc, portanto eu pergunto: com o que mais devo investir? um bom celular para músicas (ou até mesmo um ipod?) se sim qual? e para usar no pc seria necessário algum equipamento externo/interno extra como os que você citou no vídeo? ou até mesmo uma placa de som potente? Agradeço e grande abraço.
@@MINDTHEHEADPHONE Oi leo, então comprei o vmoda, e o som dele é MARAVILHOSO no meu pc, mas o som é bem baixo no meu celular (é um zenfone antigao) e no meu ipod (o nano antigão também). O que você recomenda nessa situação? comprar um cel melhor? se sim qual? ou comprar um amplificador portátil?
Boa tarde... O dac/amp Fiio k1 melhora consideravelmente a qualidade do som do Superlux HD668b? Meu uso vai ser em Smartphone mesmo, mas precisamente o Moto G5s, para ouvir música e ouvir filmes
3 anos em, faz um update, acabei de ver outro vídeo, e o áudio desse ta meio ruim a captação, haha (isso q da fazer vídeo com qualidade top de áudio, parabéns pelo canal)
Boa Tarde, rapaz, o que eu nao entendia NADAAAAAA me ajudou a entender muito mais sobre esse mundo :D Muito Obrigado, mas ainda tenho uma pequena duvida, montei uma maquina mais atual com peças pra focar 100% em gamer, mais FPS na verdade, COD, CS, PUBG e afins. Graças aos seus videos eu adquiri um SUPERLUX HD 681+ BOYA M1 ao invés dos FONES GAMERS da vida, porem uso minha placa de som ONBOARD da minha placa mae, z390 AORUS PRO, usando codec ALC 1220 -VB. Voce acha que investir em uma placa de som offboard ou dac ajudaria muito? Mudaria na gameplay? Pra escutar passos e determinar direçao? Não tenho um or;camento flexivel no momento. Qual sua opiniao? Obrigado e parabens pelo otimo video.
Parabéns pela qualidade dos seus vídeos! Fico feliz em saber que canais como o seu estão surgindo no Brasil. Vc já testou algum filtro USB de jitter, como o Audioquest jitterbug ou o iFi silencer? Notou alguma diferença sonora considerável? Planeja fazer alguma review sobre MQA? Muito obrigado. Um abraço!
Muito obrigado, Ednei! Quanto às perguntas: eu me coloco no campo dos céticos na audiofilia, porque acho que o que não falta são opiniões muito pouco confiáveis, alimentadas por uma indústria que lucra disso - frequentemente vendendo soluções pra problemas que não existem. E, como no final das contas tratamos de sentidos, é muito, muito fácil nos enganarmos. É mais ou menos como vejo, pessoalmente, esses filtros. Em minha opinião, existem sim casos em que a transmissão USB é afetada por problemas de fato, e aí esses filtros podem resolver. Mas são problemas mesmo, como quedas ou impossibilidade na conexão ou algo do tipo. Acho no mínimo duvidosa a afirmação de que eles melhoram a qualidade do som - a vasta maioria dos DACs atuais já faz um reclock no sinal, então o jitter não deveria ser problema. E por mais que esses aparelhos limpem o sinal de ruídos espúrios, tudo o que o DAC tem que ler são zeros e uns, e eles são sofisticados o suficiente pra isolar o sinal dos ruídos. Dá uma olhada na página do Schiit Wyrd, mais especificamente em como a marca aborda essa questão. É bem mais realista. Com relação ao MQA, a situação é mais ou menos a mesma: não consigo diferenciar arquivos normais dos de alta resolução (apenas, é óbvio, quando a masterização é diferente). Aliás, mais do que isso, não diferencio arquivos mp3 a 320kbps de lossless - e já pude verificar, pessoalmente, inúmeras vezes em que muitos dos que dizem ouvir diferença noite e dia falham num teste cego. Já escrevi sobre isso na seção "Sobre Números e a Música: Formatos de Arquivos" do Guia MIND THE HEADPHONE. Acho que seria legal vc dar uma olhada pra entender mais sobre a minha posição! De qualquer maneira, não deixo de estar aberto a outras possibilidades - e aí, só testando mesmo. Mas assumo uma postura muito mais cética do que o normal, e se eu fizesse esse tipo de teste, precisaria fazer testes cegos também. Não confiaria em minhas impressões imediatas - sei que os mais difíceis de enganar somos nós mesmos.
Mais uma vez, obrigado pela atenção! Vou procurar informação sobre o Schiit Wyrd e também vou dar uma olhada no seu guia. Estou ciente do debate envolvendo os que afirmam ouvir melhoria de qualidade sonora em áudio de alta resolução e os que são céticos em relação a isso. Sinceramente, acho que há exageros de ambos os lados! Até mesmo pq os experimentos científicos, por enquanto, têm apresentado resultados inconclusivos (aliás, boa parte desses estudos apresentam desenhos experimentais muito mal elaborados!). Sem dúvida alguma, como vc apontou, a indústria frequentemente se aproveita da ingenuidade de muitos consumidores prometendo tecnologias revolucionárias. Além disso, muita gente que afirma ouvir melhorias muito significativas sofre de viés de expectativa. Por outro lado, eu também não simpatizo com a postura de negação da existência de avanços técnicos (mesmo que sejam mínimos). Nesse ponto, compartilho da posição de Steven Wilson (produtor e músico que respeito muito) em relação à importância de avanços mínimos e graduais na qualidade de áudio. Em entrevista ao site Digtal Trends, ele pergunta: “even if the difference is 0.1 percent better, why wouldn’t you do it?”, referindo-se ao fato de que ele grava e oferece suas músicas em 96/24.
Possuo um in ear Sony XBA-4 (4 drivers) e adquiri um FiiO E18 para utilizar com celular/pc. Ainda não chegou o dac/amp pra eu testar, estou na expectativa. Além do Sony também uso um modelo AKG K 414P que espero poder usar junto com o E18 como retorno, pois sou músico.
Gilberto, esse caso exemplifica muito bem o que falei no vídeo: em minha opinião, não é uma compra que faz tanto sentido... vc pode, de fato, ter um desempenho melhor do que o que tem com seu celular e computador, mas se ao invés de gastar US$300 no fone e US$100 no FiiO e pegasse um in-ear de US$400, certamente estaria numa categoria de fones que te traria um desempenho superior, mesmo com ele ligado às suas fontes atuais, entende? A menos, é claro, que vc considere o XBA-4 um fone definitivo e que queria extrair a última gota de desempenho dele. Mas, não sendo esse o caso, não é um investimento que eu faria. Exemplificando: hoje uso o DUNU DN-2000 com meu celular, e tenho um desempenho muito, muito superior ao do Titan 5 ligado a uma excelente fonte.
Leonardo, parabéns pelo canal e pelo seu excelente trabalho. Gostaria que pudesse tirar uma duvida, entretanto. Quando você diz que é possível colocar um DAC em um CD player ou num celular ou num computador. Já tendo estes dispositivos um DAC interno, o sinal na saída deles já foi convertido em sinal analogico, certo? logo, como é que o DAC externo vai converter o sinal do CD para analógico se esse sinal já foi convertido e já está convertido na saída do CD ou mesmo do celular ou do computador? Estou realmente confuso. Se puder explicar, fico muito grato. Obrigado.
Obrigado :) Isso depende da saída que vc está usando. Vc pode extrair sinais digitais desses equipamentos usando saídas digitais, que costumam existir. Por exemplo, um computador costuma ser ligado em DACs via USB, que é uma conexão digital, e que por isso só tem como estar enviando dados digitais. O mesmo acontece com CD players que têm, por exemplo, saídas coaxiais ou óticas. Nesses casos, o computador/CD player/smartphone estará atuando apenas como transporte, extraindo dados digitais de uma mídia e enviando, via conexão digital, para um DAC externo que fará a conversão desses dados para um sinal analógico.
@@MINDTHEHEADPHONE muito obrigado, Leonardo. Os meus CDs players são dois Marantz e não tem saída digital, somente XLR.😔 Alguma coisa que eu possa fazer? Obrigado uma vez mais.
Excelente Vídeo. Parabéns. Tens alguma informação se o 'FX-AUDIO DAC-X6' tem bom custo x beneficio. Quero ligar a caixas EDIFIER para ouvir FLAC e CDs.
Canha, TODO equipamento que toca som digital (seu notebook, sua TV, o celular do camelô, o som do seu carro) tem DAC. Isso é o conversor digital-analógico, que é absolutamente necessário para converter sons digitais em analógicos que podem ser "tocados" por alto-falantes. Sobre compensar ou não, depende... eles até podem trazer uma qualidade de som um pouco maior, mas sinceramente, as diferenças provavelmente serão muito sutis, e aí vale ponderar se ela vai ser mais importante que outras características do smartphone que vc também pode valorizar - como câmera, bateria, interface, etc.
Eu quero adquirir um HD 600 pra usar em Mixagem e Masterização, usando uma interface de audio Focusrite Scarlett por exemplo, tenho um resultado bacana para isso?
O fone que vc fez parte o " disco" da cuba. Ele precisa de algum dac ou amplificador. Ou dá pra ouvir de boa, sem perder tanta qualidade quando escutado em celulares Android e Notebooks intermediários.? Resumindo, compensa comprar um dac ou amplificador, nesse tipo de fone ?
obg pelas dicas como sempre, ja estava na cabeça focado pegar um hd598 + um smsl m3 ou fiio e10k.. pois minha placa mae tem um sistema de audio muito simples.. entao vc axa esse combo bom, ou eu invisto num headphone melhor mesmo? e se for qual vc me indicaria tendo uma assinatura parecida com o hd598?
Alan, te respondi melhor lá no Facebook, mas acho que, dependendo, dá pra arriscar um HD600 logo - ou então um HD598 só, sem amplificador/DAC, e vc vê como fica no teu computador direto!
muito obg pela atençao kra, desculpa ae o incomodo q ja estou sendo kkk.. sim estou pesquisando aq sobre os 2.. vi um review em ingles aq, e a pessoa disse q precisava de um bom sistema de audio para rodar o hd600 100%, procede? (minha placa mae é uma Z97M-D3H da gigabyte, me disseram q o sistema de audio dela é bem simples, vc saberia confirmar se é mesmo?)
Alan, é como eu disse no vídeo: em minha opinião, ele não é exigente como dizem, e se dá bem com qualquer fonte minimamente decente. Eu não entendo muito de placas-mãe, então não sei dizer como seria a usa com ele... Agora, com relação a tocar o HD600 100%, isso é complicado, porque se ele melhorar sensivelmente com cada upgrade de amplificação e fonte, o 100% só vai acontecer com o melhor sistema do mundo, né? Mas isso não quer dizer que valha a pena ou que faça sentido.
Excelente foi muito esclarecedor, espero que a galera entenda e não fique indo no hype dos gringos que exageram muito.
Mesmo 2 anos depois esse vídeo e excelente para nossa realidade brasileira , que gostaria de uma experiência boa mas falta money !
Pior é ouvir em grupos que o sozinho DAC é melhor que um amplificador ou melhor que placa de som e não explicar pra ninguém de onde foi essa conclusão.
Muito bom vídeo e esclarecedor rs.
+Danilo Miguel obrigado :)
Eu estava perdido antes de ver este video.. obrigado!!
Caraca, simples e compreensível! Parabéns Léo, eu estou entrando nesse universo com o objetivo de consumir música e áudio no geral com mais qualidade, pois pra mim é uma arte que tem grande valor, e durante esse processo teu site e canal tem me ajudado muito! Gostaria de pedir um vídeo explicando amplificadores e DACs para serem utilizados em caixas de som, monitores de áudio, etc. Abraço!
Tem como ativar as legendas automáticas, por favor? Tenho deficiência auditiva e pra mim o som tá baixo demais pra eu poder ouvir. Valeu!
Rapaz, não sei como se faz isso :(
Só sei como fazer no computador. Acesse o Gerenciador de Vídeos e encontre esse vídeo. Clique no botão Editar e depois selecione Legendas e CC. Coloque a opção "Português do Brasil (gerada automaticamente)" como "Publicada". E pronto! As legendas não ficam perfeitas mas ajudam muito quem tem dificuldade de ouvir.
Não tem essa opção pra mim, Matheus! Apenas de inserir arquivos ou de fazer manualmente... vou pesquisar aqui o que pode estar acontecendo!
Excelentes vídeos; o fato de mostrar a lista de equipamentos na descrição é algo que demonstra um cuidado e respeito imenso por quem assiste, parabéns!
Revendo os vídeos técnicos e sou obrigado a concordar... Sempre fui um entusiasta e agora começo a gastar uma graninha nisso... Adquiri um Tin HiFi T3 Plus e uso principalmente no celular com um ibasso dc05 e funciona muito bm ... Pensando num conjunto d mesa p fones mais sofisticados, mas dá um medo d errar na escolha do fone e gastar sem necessidade kkkk
Já agora deixo aqui uma ajuda para quem está a começar, não vou listar fones porque é a parte mais subjectiva e mais ao gosto de cada um, e tem aqui este grande canal para tirarem ideias, mas fica um exemplo de um bom Amp, barato, bastante linear e com a capacidade de servir grande parte dos fones, o JDS Labs Atom Amp. E também dois exemplos de DACs, o Topping D10 ou o D30, diferença principal, o D10 tem saidas opticas e o D30 tem entradas opticas, obviamente ambos tem entrada USB. Se estão a começar ficarão muito bem servidos.
Prezado. Grato pela ajuda. Supondo um fone bom, com alta impedância: faz diferença o DAC e o Amplificador serem integrados ou separados?
Vim aqui através de um comentário na página do Faster, recomendando esse canal. E realmente me impressionei. Você conseguiu me explicar a diferença entre Dac e AMP e se realmente vale a pena. Para eu que sou leigo e estou montando um setup e estou agora na escolha de periféricos, foi essencial o seu vídeo. Muito obrigado e continue assim. Ganhou um inscrito e com certeza recomendarei o canal. Abraços
Que bom Caio, fico feliz! :)
Cara muito legal, eu troquei de fone ja 4 vezes e vim parar no Sennheiser HD6 MIX, por ele ter 150 de impedancia eu sinto que nao conheço a capacidade maxima dele, uso atualmente uma interface traktor audio 2, amo a qualidade dela, mas andei pesquisando sobre um amplificador externo e achei muito interessante.
Parabéns pelo vídeo, Leonardo. Conteúdo muito bom, como sempre.
Só uma sugestão (ou pedido, mesmo). Talvez fosse interessante colocar na descrição o nome dos aparelhos que você cita no decorrer do vídeo (tanto fones quanto DACs e amps), pois em grande parte das vezes eu não fui capaz de entender quando os nomes foram pronunciados. E com todos os nomes na descrição fica mais simples de pesquisar depois.
No mais, perfeito. Abs.
Obrigado Vicente - não só pelo comentário, mas também pela ótima sugestão! Vou fazer isso sim, começando pelos vídeos que já fiz!
Adicionei nesse aqui já!
MIND THE HEADPHONE Sensacional! Muito obrigado e boa sorte na caminhada.
Leo obrigado por nos trazer ais informações de uma forma mais simples! Unica coisa que me incomodou foi o som de fundo, dificultou a concentração no que tu está falando!
Abraço!
Video sobre amplificadores SS vs Valvulados PLEASE!
Tá na lista de pautas :)
@@MINDTHEHEADPHONE e até hoje nada kk
@@Alexandre201054 é kkk
@MIND THE HEADPHONE, botou muita coisa na frente desse na pauta
Tmb tive essa sensação. Falou muitas vezes a mesma coisa.COmo , falou umas 10X que vale mais a pena gastar mais no fone do que em DAC+Ampl.
Olá Leonardo! Ótimo video! (E desculpe por postar em um video antigo).
Então, a resposta perfeita realmente é "Depende".
Acrescentando, em minha opinião no caso do uso do DAC, percebo que depende mais do equipamento que envia o som que do Fone em si. Por exemplo, tenho o Notebook INSPIRON 5584 da DELL e a placa onboard DAC do mesmo é medíocre. A ponto de gerar sons "rachados" e de vez em quando com interferência de rádio. Usando um simples DAC externo como o FIIO K1, todas estas interferências desaparecem. Fico chateado em saber que estes fabricantes usam placas de baixa qualidade para baratear o produto. Bem, eles tem que cortar custos de algum lugar e atacam uma parte que não é perceptível a primeira vista, ou melhor, primeira ouvida.
Abraços!
Eu já sou feliz com meu akg k 240 mk2 na saida do notebook! As vezes eu ligo em um dac mais e só pra ter mais volume e uma qualidade melhor do som!
hoje em dia tem diversos aparelhos de dac e amplificadores de fone de ouvido de todo tipo e valores, a gente se vira como pode, no meu caso, meu computador tem saída digital coaxial, então comprei um conversor de som digital coaxial para analógico, tenho um aparelho system bombox japonês sharp com entrada auxiliar p2 analógico e monitor, liguei o conversor de digital que pega som da saída do pc, e liguei na auxiliar do system, e mais duas caixas sony importadas que tem um ótimo grave em monitor, ficou espetacular o som, o system faz meio que médio e agudos e as outras caixas os graves, testei com fones de ouvidos diretamente no conversor digital, ficou nítido o som, porém baixo, então pluguei o fone de ouvido na entrada de fone do system, então o som se transformou ficou muito foda, resumindo: acredito que o system funcionou com uma espécie de amplificador para fones de ouvido,, no meu caso eu me virei, é claro que o cabo do fone tem que ser grande para poder ficar perto do pc. os fones testados foram: akg 414p, e um sony mdr v700 dj (japan)
Leonardo, poderia fazer um vídeo explicando a questão dos fones para jogos e as mentiras de marketing criadas em volta deles? É algo que está em falta no youtube e que ajudaria muita gente.
Sim Guilherme, está na lista de pautas! :)
Excelente vídeo cara... Parabéns pela didática. Acompanho o blog e fiquei extremamente contente pela sua incursão aqui pelo UA-cam.
Continue com esses vídeos ótimos!
Obrigado, Rodrigo!
Eu acho que dizer que um DAC externo é dispensável é algo surpreendente. Talvez seja por uma questão de percepção sonora de detalhes da sua parte. Eu tenho o Fiio E10 e não há condições de eu usar um fone de alta fidelidade em uma placa onboard ou smartphone. Ligado na placa de som onboard, o som perde "pegada" e eu deixo de ouvir uma série de detalhes das músicas, mesmo que eu ligue a saída onboard do computado em um amplificador de fones, sem DAC. Não há condições mesmo! Eu deixo de ouvir, como eu disse, uma série de detalhes, como afeitos e instrumentos colocados durante a gravação das músicas para deixá-las mais preenchidas. Geralmente esses detalhes e instrumentos são postos por questão de produção musical para deixar a música mais encorpada, e são muito interessantes de se ouvir.
Roberto, algumas coisas a dizer:
Primeiro, te convido a dar uma olhada tanto no site quanto no Guia MTH ( mindtheheadphone.com.br/2016/06/guia-mind-the-headphone-em-pdf/ ) - acredito que minha audição, ou percepção sonora, não seja um problema.
A grande questão do meu argumento é colocar as coisas em perspectiva. Para um iniciante, que quer maximizar o retorno pelos seus investimentos, em minha opinião o DAC é sim dispensável na vasta maioria dos casos. Explico: por mais que ele traga sim uma melhora em relação a ouvir em equipamentos comuns, essa melhora é muito menor do que o que um upgrade de fones vai te dar. É como o exemplo que dei no vídeo: se vc tem, por exemplo, US$300 pra gastar, um Sennheiser HD600 ligado a um bom notebook ou a um smartphone decente vai te dar um resultado bem superior ao de um HD598 ligado a um sistema mais sofisticado. A tonalidade vai ser mais correta, haverá mais palco, maior dinâmica, uma sonoridade mais aberta... sinceramente, não há comparação.
E esse, em minha opinião pelo menos, é o caso até que se chegue a fones que sejam REALMENTE exigentes. Quer dizer: em que ponto um upgrade de fonte/amplificação vai te dar um retorno maior pelo seu investimento do que um upgrade de fones? Pra mim, esse ponto é muito mais acima do que a maioria dos entusiastas indica.
Tenha em mente, também, que esse vídeo especificamente é mais direcionado a quem está começando - e quero simplesmente alertar essas pessoas que frequentemente vejo querendo investir num DAC e amplificador com um fone mediano. É só vc ver aqui nos próprios comentários desse vídeo quantas pessoas com fones de nível médio pensam/pensariam em investir nesses equipamentos - e, pra mim, essa simplesmente não é a melhor forma de direcionar seus investimentos porque não é o que vai trazer o maior desempenho pelo valor investido.
Claro, se o Paparazzi, logo aqui em cima, por exemplo, pegasse mesmo o FiiO E18, dependendo da fonte que ele usa provavelmente haveria uma melhora na qualidade de som. Só que se ao invés disso ele vendesse o M50, juntasse o dinheiro com o que investiria no E18 e pegasse um MSR7 ou um M70X, pode apostar que o resultado sonoro seria consideravelmente superior - inclusive, em termos de detalhamento. Ele pode não estar extraindo o máximo do fone, mas o que é melhor? Extrair o 90% de um fone pior, ou extrair 70% de um fone que já é bem superior? Pra mim, a resposta é a segunda opção.
O que mais faz diferença na sonoridade do sistema é o fone/caixa de som. Os outros componentes também contam, é claro, mas têm uma influência muito menor. Em tempo, vc já chegou a fazer um teste cego mais controlado, comparando o FiiO E10 à saída de um iPhone, por exemplo? Mas cego mesmo, e tomando cuidados como fazer um casamento de volume. Vc pode se surpreender e ver que o que pensava que é um salto grande de qualidade não é tão grande assim! Digo isso por já ter feito essa experiência algumas vezes e me surpreendido.
Olá! Obrigado pela resposta. Entendi seu ponto de vista. E fiz vários e vários testes cegos, e sempre acertei a diferença. A única diferença que não consegui notar com o equipamento que tenho foi dos 16 bits para os 24 bits. Um dia vou tentar novamente. Mas, no meu caso, não usar o DAC com um fone mediano já me causa um estranhamento terrível, falta de detalhes e perda de "peso" no som (meu DAC Fiio E10 tem amplificação junto). Claro que os testes que fiz foram com arquivos de 192Khz e 24 bits comparados a 44.1 KHz e 16 bits, sem compactação (.WAV) ou lossless (.FLAC). Quanto ao IPhone, o exemplo não foi bom, pois o IPhone, acho que a partir da versão 5, contém um ótimo DAC já embutido, ficando à frete de qualquer outro concorrente. Abraço!
Roberto, como esses testes foram feitos? Vc fez casamento de volume?
Com relação ao iPhone: meu exemplo me parece bastante adequado. O iPhone não é o melhor smartphone em qualidade de som, e atualmente está muito bem acompanhado no mercado. Exemplos:
www.pcadvisor.co.uk/test-centre/mobile-phone/best-audio-phone-2016-uk-whats-best-phone-for-music-lg-g5-htc-10-3633585/
ua-cam.com/video/j_l8lsJcKLA/v-deo.html
www.head-fi.org/f/threads/best-smartphone-for-audiophile.662095/page-516
candytech.in/5-best-smartphones-for-great-music-experience/
Veja, também, que em momentos do vídeo e, principalmente, nos textos do Guia, tive o cuidado de pontuar que estou falando de smartphones e notebooks minimamente decentes. Com um muito simples, de entrada, o argumento obviamente não se mantém.
@@audiostore8498 Você provavelmente não igualou os volumes durante o teste cego, por isso a diferença.
@@MINDTHEHEADPHONEtenho um Motorola Edge Plus com Snapdragon Sound, e o som do 6XX fica um LIXO !
Meu Beats Solo de 2009 é 10x melhor, nem se compara.
EXTREMA decepção esse fone, essa marca é só hype, vive de nome.
Excelente o vídeo. Muita informação de qualidade. Desmistificando a audiofilia. Tonhão é um ícone!
Nesse vídeo vc falou mais sobre sistemas digamos "para casa", vc poderia (se achar que compensa) fazer um vídeo falando sobre sistemas "wearable" ou seja sistemas para pessoas que não costumam passar grande parte do tempo em casa, mas que querem ter o mínimo de qualidade no que estão ouvindo seja no carro, seja no transporte público, de casa pro trabalho, do trabalho pra faculdade, da faculdade pra casa ...principalmente para pessoas que tem pouco espaço disponível (muitas vezes só uma mochila ou somente os bolsos da calça ...rsrsrs) ...sistemas extremamente portáteis desde o fone até um DAC, passando pelo celular ou player portátil ....se puder fazer um vídeo sobre isso eu ficaria bem contente pois é este exatamente o meu caso ...
Mas existem DACs e amplificadores portateis para se acoplar ao celular por exemplo. Ou se achar que fica um trabolho acoplar isso ao celular, a solução é comprar DAPs (Digital Audio Players) mais sofisticados que possuem um DAC melhor e uma amplificação mais forte e refinada.
Posso fazer um vídeo sobre isso em algum momento sim! Mas me adiantando... em sistemas portáteis, idealmente vc usaria um fone portátil - e fones desse tipo, em sua vasta maioria, não são exigentes com amplificação (há exceções, como o Audez'e Sine, por exemplo). Por isso, tudo o que disse no vídeo é ainda mais verdade em sistemas portáteis. Vc pode pegar o melhor in-ear custom disponível e usar com qualquer celular, que ele vai empurrar tranquilamente.
Então a minha sugestão é pegar o melhor fone portátil possível e, depois, caso sinta necessidade, vc pode investir como o Vitor disse num DAP dedicado (como FiiO X7, os iBassos ou os Astell & Kern, se quiser luxo e puder pagar muito caro) ou então, o que pra mim é a melhor solução, num bom conjunto de amplificador e DAC para ligar ao celular, como FiiO E18, Oppo HA-2 e Chord Mojo.
Eu estava bem nessa dúvida agora mesmo. Já possuo um Grado SR80i e tava querendo investir em mais alguma coisa. Ou um fone diferente ou um dac + amp. Seu vídeo me poupou uma boa grana, vou pegar mais um fone com uma assinatura diferente pra complementar, e deixar o dac + amp pra quando realmente for necessário. VALEU!
+Cássio Benincá, que bom que o vídeo te ajudou! :)
Oi bom dia
sou seu fã
adoro suas dicas
e amo fones de ouvidos
tenho um Samsung A71 e já comprei vários fones de ouvido
agora estou com um oneodio fusion A 71
me dá uma ajuda
qual amplificador portátil é compatível para eu me divertir a caminho de casa / serviço?
de já obrigado
Tenho uma asus z270g com uma placa de audio SUPREMEFX que possui um som muito bom. Logo depois adquiri uma Creative Labs SB1500 Sound Blaster, eo som é bem melhor e bem mais alto mesmo não tendo tantos recursos de equalização. Porém, ainda ouço um tipo de audio muito digitalizado. Por fim tive a oportunidade ouvir algumas musicas no Receiver Pioneer Vsx933. Simplesmente espectacular, uma limpidez inigualável. Equilíbrio sonoro é fantástico e até expandiu o palco sonoro do meu fone. A impressão que eu tive, foi que um fone Audio Technica m50x reproduziu 100% de sua qualidade. Já o meu AKG k450 o som ficou muito bom. A pergunta é , no que deveria investir, em um dac ou comprar esse Receiver da Pioneer?
Olá Leonardo :).
Descobri agora este canal e comecei por este vídeo. É a 1ª vez que encontro alguém entendido nesta matéria e que explica de modo a que eu consiga entender. Ainda não vi os restantes vídeos, mas parece-me que vou adorar este canal.
Como muitas pessoas, também fui influenciado pela conversa de comprar um dac. Em 2016 acabai por comprar um dac, e foi excessivamente caro. O dac em questão foi este:
pt.creative.com/p/sound-blaster/sound-blaster-x7-limited-edition
Depois de experimentar, tanto com headphones como com as minhas colunas, não notei diferença, e como necessito ligar esse dac à energia, acabei por desistir dele e ligo simplesmente ao meu desktop, evitando o uso de mais uma tomada.
Seja como for, gostei muito do vídeo, e continuação de um excelente trabalho!
Pois é, Miguel! Acho que as coisas são frequentemente postas totalmente fora de proporção dentro do hobby - e aí o resultado só pode ser esse: decepção para muitos iniciantes!
Cara parabéns pelo canal e continue trazendo videos deste nível ajudou pakas. Cara acabei de comprar um Ath-M50x e pretendo ficar com ele por muito tempo, até porque comprei no brasil e o preço não é tão baixo. Mano to curtindo muito o som dele e tals. Você acha que o ganho no som investindo em um AMP e um DAC será gritante, ou o este headphone não é tão guloso assim hehe!
Abraço.
+Denis Pereira Definitivamente não é um fone faminto - vc já vai ter um resultado legal com qualquer fonte minimamente decente, e se pegar um DAC e amplificador vai ter o que eu, pessoalmente, considero um upgrade marginal!
Sempre muito assertivo! Parabéns! Tenho uma pergunta de neófito: vou comprar um Sennheiser HD 560 S... Preciso de um dac para o "trabalhar" melhor? Obrigado
Parabéns pelos vídeos, sempre muito claros e técnicos! 👏🏼 Sobre o assunto, se a pessoa não for fazer um investimento em fone de alta fidelidade, acho que o melhor e mais prático é optar por um fone Bluetooth que suporte aptX (se possível HD). Penso que o fato de o DAC estar no fone, mesmo que seja simples, resulta em melhor fidelidade, pela redução de transmissão cabeada e do número de conexões, de forma que, para um nível intermediário de qualidade, será a melhor opção em termos de custo x benefício. O que você acha?
Estava justamente buscando um vídeo como esse. Obrigado, Leonado. Parabéns pelo trabalho!
Que aula !!! Obrigado por essa explanação tão esclarecedora.
Amplificadores para caixas de som já conseguem em certos casos trabalhar com o sinal digital, no caso mais expecifico pwm, ou as vezes algo próximo de um sinal sigma delta, ou algo do tipo, nese caso, claro são os amplificadores em classe D, ou variantes da mesma, como no caso de sinal próximo ao sigma delta, mais próximo da taxa de amostragem e do sinal analógico, principalmente nos agudos, mas acredito que nesse caso é mais difícil de trabalhar com sinal de entrada digital, pois, muitas vezes ele depende da senoide analógica e do próprio sinal de áudio para gerar o sinal sigma delta, acredito que nesse caso seja bem mais difícil trabalhar com sinal digital de entrada, pelo menos não com zeros e 1, ou até mesmo zero e mais 1, e zeros e menos 1, talvez com um sinal digital ainda na taxa de amostragem, de diferentes níveis de tensão, rsrs!!Porem, pelo menos em amplificadores classe D que funcional praticamente com sinais digitais, zeros e 1, zeros e mais 1, zeros e menos 1, onda quadrada mesmo né, no caso, pwm, isso já é mais fácil de fazer, acredito eu, você consegue pegar o sinal digital de zeros e 1, de onda quadrada direto da saída digital de um computador, ou de um microcontrolado, em qualquer equipamento digital, até mesmo saídas de áudio digital de tvs, e passar direto para a parte de chaveamento dos amplificadores classe D, gerando menos perdas e distorssoes do sinal original, por não ter que manipular e transformar toda hora o sinal digital em analogico, depois em digital de novo, ou pwm, para amplificar, você já trabalha direto com o sinal e nível digital, usando-o como um pwm, para ser chaveado e amplificado, e depois só precisar ser filtrado no estágio de saída e reconstituído o sinal analógico original, porém com muito menos erros e distorssoes, do que se tivesse pegado um sinal digital convertido de uma fonte em analógico, e comparado com uma onda dente de serra, para virar onda quadrada, pwm, de novo, por exemplo, perdendo muito menos informações e feito de modo muito mais simples, do que se fizesse isso, se trabalhasse com sinal analogico na entrada de um amplificador classe D pwm, como geralmente é feito, acredito que computadores fazem isso, não sei se alguns fones bluetooth, ou USB também, USB, deve transformar para analógico, se tive amplificador no mesmo, ou transforma-o direto em analógico para poder ser ouvido, analogicamebte pelo ser humano, rsrs, acho, não sei como fones USB funcionam, rsrs, apenas acho que deve ser assim, rsrs, agora fones bluetooth são capazes de serem assim, pelo menos os de maior qualidade, devem ter um micro amplificador classe D, trabalhando com sinal bluetooth já digital, pois dependem de bateria e não pode ser um amplificador linear convencional, nem valvulado né, rsrs, até porque não cabe nem uma micro válvula ali né, rsrs, pois dependem de bateria e não podem gastar muita energia amplificando, nem com muitas etapas, convertendo sinais digitais em analógicos e depois analógicos em digitais para serem amplificados e filtrados de novo, acredito que os novos computadores, televisores, e demais equipamentos modernos sejam assim também, amplifiquem sinais digitais, para depois só serem filtrados em sua saída amplificada, para virarem analógicos de novo, até por que os amplificadores mesmo de fones, de computadores são classe D, e e bem melhor trabalhar com sinais diretamente digitais direto na entrada deles, como um pwm, para depois ser chaveado e amplificado, pois perde-se menos informações e tem-se mais qualidade, talvez seja por isso que sistemas de home theater modernos utilizem saída digital de tvs e tenham melhor resposta assim, não é só por isso, as saídas digitais de tvs tem mais qualidade e canais mesmo, porém, para um amplificador classe D que utilize esse princípio e funcionalidade, fica bem melhor e menos distorcido mesmo, mesmo nos amplificadores de home theater lineares fica melhor também, mas por outros motivos, pela qualidade e número de canais da saída mesmo, porém nesse caso tem que ser transformado em sinal analógico na entrada do amplificador mesmo, pois amplificadores lineares não trabalham com onda quadrada, pwm, sigma delta, nem taxa de amostragem, apenas sinal senoidal, onda “analógica” mesmo, como é o caso também desses amplificadores de fone externos e de maior qualidade, que ainda são até valvulados, rsrs, e só tem como receber sinal analógico em sua entrada, não funcionam com o sinal digital em suas entradas né, rsrs, mas para caixas de som e até áudio profissional do mesmo, os amplificadores classe D e que trabalhe até com sinal de entrada digital, como um pwm, já são uma realidade, cada vez mais aprimorada d com mais qualidade, e qualquer dia nós fones desses tipos serão também, e mais aprimorados, menores e mais leves do que os atuais lineares e até valvulados, rsrs, com a evolução até os amplificadores para fones hi-end, etc vão ser classe D e com sinal digital na entrada, além de saídas de áudio de equipamentos em formato e nível digital se tornar cada vez mais comum, assim como já ocorre em saídas de fones para computadores em saídas de áudio para televisões, celulares, etc, com sucesso, e muito bons até, nos melhores e top de linhas, e com a evolução do mesmo, inteligência artificial no áudio e amplificador, etc, alcancarao ou baterão fácil a qualidade e linearidade de um amplificador linear ineficiente energeticamente, em classe ab, ou até mesmo a, ainda mais valvulados, que esquentam e pesam, rsrs!!Ae acredito que os equipamentos nem vão precisar do dack para serem amplificados, ou terem seu sinal usado em outros estágios para outras coisas, o que poupa espaço e estágios, gerando ainda menos distorção e perdas, cada vez mais próximo do original analógico e sem chiado, esse é o futuro, ainda mais com a inteligencia artificial no mesmo, e nos amplificadores classe D, mas por enquanto ainda demora, temos que esperar, e será muito caro equipamentos de qualidade desse tipo no início né, rsrs, mas vamos ver, e o futuro, as coisas vão evoluir e ficar mais simples e melhores, rsrs, né cara, abraços ae cara, fica com deusa ae, até mais ae cara!!
Sensacional teus vídeos cara!! Muito top e cada vez que assisto teus vídeos me da mais vontade de me envolver nesse mundo do som parabéns!!
Que bom a demora dos vídeos, porque assim fica mais explicado....
eu comprei hoje um Kuba Disco. Nunca tive headphones de qualidade, então como o meu fone novo ainda não chegou, estou muito encucado pq sempre amei muito ouvir música, é algo que me completa realmente, e por isso resolvi investir no fone. Queria saber se esses sistemas que vc mencionou no vídeo são muito revolucionários na questão de: minha pele vai arrepiar mais do que sem o sistema, entende?
Se alguém puder responder com consciência eu seria muito grato.
Obrigado pelo video Leonardo, vc conseguiu LITERALMENTE tirar uma serie de duvidas que eu enfrentei ao querer buscar maior fidelidade sonora (algo complicado sem um bom headphone e amplificador)
Uma duvida importante:
Quais os melhores locais para comprar bons headphones e amplificadores?
Parabéns pelo trabalho brother, tu me dá uma perspectiva muito esclarecedora sobre o mundo sonoro.
Caraca amigo, que aula, parabéns
+Jorge Barcelos, obrigado :)
Excelente video. Muito esclarecedor.
Falou o que eu queria ouvir!
Como sempre, ótimo vídeo. Bastante didático.
Uma dica, diminuía o volume da música de fundo. Em muitos momentos do vídeo, parece que existem duas "vozes" e, não, uma música de fundo. Ou seja, a música não fica de fundo, fica, quase, no mesmo plano que sua voz. Pelo menos comigo, tem hora que causa distração.
Então, um periférico como o Fiio K1, por exemplo, não tem utilidade nenhuma? A não ser custar pouco?
É Inseto, eu tenho tido dificuldade em julgar quando está bom... porque já fiz vídeos em que estava baixo demais também!
Algo como o K1, em minha opinião, tem utilidade pra quando vc tem uma fonte ruim, ou com algum problema específico, como muito ruído de fundo, impedância de saída muito alta, ou coisas do tipo... seria pra, de certa forma, consertar defeitos. E como o custo é muito baixo, nesses casos pode valer a pena mesmo com fones mais simples.
Valeu. Então, para uso com notebooks que, tendencialmente, tem placas e saídas de sons ruins (com exceção dos para ricos, como os macs) deve valer a pena.
Tranquilo. Não foi demais, só achei que poderia ser, ligeiramente, mais baixo. Uma dica, calcule o volume geral pelo pico. O que incomoda não é o volume em si, é o pico. Isso é normal, aos poucos "cê" vai pegando o jeito. Isso não atrapalha em nada a ótima qualidade dos vídeos.
Tenho um cd player que tem dois DACs, e penso em comprar mais um dac para usar no computador para o home theather. Onde moro as pessoas parecem surdas, ouvem em fone de ouvido importado de origem duvidosa e falam que a qualidade de áudio é boa, mas nem tanto, perde-se em muitas frequencias. Um jbl pelo menos ajudaria mais. O que acha dos amplificadores clássicos? Penso em um receiver, acoplado a um pré amplificador, que será acoplado a um amplificador top, com caixas de 3 vias, tendo como fonte de sinal um cd player gradiente cdp4000 que já tem dac duplo, 18 bits.
Comprei ontem um Kuba to ansioso pelo meninão, hihiihhiih
Ótimo vídeo. Parabéns e obrigado pelas dicas. Seu trabalho é excelente.
Sou muito fã desse canal!!!!
Oi Leonardo, parabéns pelo canal, o conteúdo está muito bom! Você poderia falar sobre a diferença de saídas "normais" pra saídas balanceadas, se vale a pena, por exemplo, trocar o cabo de um fone como o HD 650 por um cabo balanceado e no que isso implicaria em mudança no som.
Obrigado, Matheus! Vou falar sobre isso em algum momento sim. Mas, resumindo, é uma diferença muito pequena. Em tese, vc ganha uma melhor separação entre os canais, um pouquinho a mais de graves e mais ganho. Mas vc não deve escolher um determinado equipamento porque ele é balanceado, já que existem muitas outras características mais relevantes. Mas se vc já tiver um amplificador balanceado e um fone fácil de ser convertido (como o HD650, já que pra ele basta reterminar o cabo original), não tem motivo pra não tentar!
Olá Leonardo, sobre DACs, qual sua avaliação de utilizar interfaces de gravação home studio, como por exemplo no meu caso uma antiga mas boa M AUDIO FAST TRACK ULTRA. No caso, poderia ligar somente um amplificador de fones na saida dela, ou necessito de um DAC especifico para fones?
Você tem algum vídeo comparando em termos de qualidade e vantagens e desvantagens as diferenças entre um dac externo USB para computador e uma placa de som dedicada? Alguma opinião? Obrigado!!
Pelo que notei voce, nesse video, procura a abrangir os iniciantes. poderia fazer um vídeo de como usar o equalizador? não usar, mexer simplesmente, mas fazer os ajustes corretos, como deve ser feito. isso me interessaria, pois gostaria de entender melhor. obrigado.
Sim Augusto, é mais para iniciantes.
Mas eu, pessoalmente, não uso nenhum tipo de equalização porque não tenho nem os softwares e nem os hardwares adequados pra isso, então não saberia muito bem falar sobre como equalizar direito!
Opa Leonardo! Alguma sugestão de amplificador para conectar à uma Focusrite Scarlet Solo e então conseguir "empurrar" um fone Beyerdynamic DT 990 Pro de 250ohms? Existe risco do amplificador acabar adicionando mais ruído no sinal, mesmo que muito pouco? Pode ser que o amplificador altere o som, seja pela dinâmica dele, seja por corte de frequências!?
Leo, seria legal ligar o Kuba Disco em um DAC?
Minha dúvida também
Eu acabei de chegar no canal e já adorei! Acabo de me inscrever! Uma pergunta de um recém chegado: Você tem digas de compra de um setup de som "low budget" para quem quer gravar para a internet? Algo como interface de som + microfones + fones de ouvido para edição que não quebre o orçamento? Algo de entrada para eu poder aprender e conhecer mais sobre esse mundo?
Desde já, muito obrigado pelo excelente conteúdo do vídeo! Parabéns pela iniciativa e pelo canal! Sensacional!!
Obrigado, Régis!
Pra gravar, eu recomendaria um microfone de lapela (uso um Boya M1) ligado a um smartphone mesmo e, como fone, um Superlux HD668B. Dependendo da sua placa de som, o Superlux pode ficar baixo. Se for esse o caso, uma opção é pegar um amplificador e DAC externos, e aí pode ser algo como um FiiO K1.
MIND THE HEADPHONE muito obrigado pelas dicas! Vou pesquisar!
Que canal foda. Parabéns pelos conteúdo de qualidade!
Eu vou comprar o Meze 99 neo, você acha que preciso de um dac ou amplificador? Eu escuto música, assisto séries e ainda jogo. Seria a primeira vez que vou comprar um fone descente, já que antes só usava aquelas porcarias de headset que depois de assistir alguns vídeos seus, quero é distância.
Muito bom! Tirou minhas dúvidas... tenho um q701 faz algum tempo e estava a ponde de vende-lo pois achava muito baixo e com pouca quantidade para mixar, hoje eu resolvi tentar novamente e fiquei novamente decepcionado. Com esse vídeo vi o que estava fazendo errado. Ligo ele direto a minha dac, um profire 610, que tem saída de fone, mas agora entendo que preciso de um amplificador, pede me indicar um bom custo benefício?
Talvez seja por isso que certos fones bluetooth ainda tem aquele chiado nos agudos, pois devem possuir um amplificador classe D ainda de baixa qualidade, para boderem poupar bateria e serem baratos, no caso dos mais baratos, mas já vemos melhoras nisso, no caso de algumas marcas principais, até nem tão caras assim, como de celulares, etc, mesmo nas opções mais baratas e de outras marcas menores mundialmente falando, de celulares, daqui a pouco já está tudo bom, ou pelo menos bem mais razoável, se Deus quizer, conforme essa tendência for evoluindo, afinal amplificadores classe D para caixas de som já evoluíram bastante e são usados até em sistemas profissionais agora, além de serem bem mais eficientes e nergeticamente, e bem, bem, mais leves e menores mesmo, né, rsrs, e isso já é uma realidade paraamplificadores de fones de ouvido em celulares, embora ainda mais limitado e dependendo do tipo de fone usado nesse, para dar qualidade e filtragem final, principalmente nos da Apple, e notebooks, sendo geralmente mais avançados e aceitando fones diversos nesses, tvs, rádios modernos, etc, já tendo muito boa qualidade e dinâmica, principalmente nas marcas top de linha, e agora estão começando a usar amplificadores classe D em fones bluetooth, pelo jeito, alguns já usavam classe H, I, acho que G, prem todas essas lineares, também, talvez, mas a classe D ainda é mais eficiente energeticamente e poupa mais energia que essas todas lineares, mesmo as melhores, por isso está sendo usada em amplificadores para fones de ouvido sem fio também, se bobear no futuro teremos até a junção da classe H, I, G, com o classe D, kkkk, para ficar ainda melhor d mais eficiente, kkkk, embirra não sei se isso seja realmente possível no classe D né, rsrs, mas não duvido de nada não né, rsrs, já ouvi falar em botar amplificadores, transistores classe ab em partes de transistores de chaveamento misfits de saída, para corrigir problemas de erros e de velocidade de comutação dos amplificadores classe D, kkkk, então acredito que isso ainda vai evoluir, ainda mais nos fones, que os bluetooth ainda estão muito no início d utilizando isso muito no início, mas vai melhorar muito, como no caso dos computadores e som em caixas de som, se Deus quizer, até porque um amplificador para fone de ouvido em classe D, dependendo do fone e da impedância, pode ser microscópico até, o tornando muito mais eficiente e com muito mais qualidade pelo tamanho e mísera quantidade de potência dissipada, sendo ideal para se usar com baterias né, portáteis e bluetooths né mesmo cara, rsrs, kkkk, e bem melhor assim, além de ser mais fácil e mais eficiente de se fazer filtros para converter o sinal “digital”, pwm, em sinal analógico denovo, com capacitares e indutores, etc, pois são níveis de tensão e potência bem menores do que de para caixas de som, além da indutância da bobina do alto falante dos fones contribuir bem, até mais que em alto falantes externos, para a filtragem do pwm e suas componentes, podendo se trabalhar com frequências mais altas na portadora, até com sinais digitais na entrada, e com melhores correções, de erros de quantização, etc, de sinal, conforme a tecnologia vai evoluindo, podendo derrepente no futuro até existir um conversor, feito com amplificador operacional, flip-flop, em nível de linha de fones de ouvido, pois ainda são um sinal normalmente muito menores do que de amplificadores para caixas de som, dependendo do fone, e derrepente isso será possível, até mesmo, em tensões e potências maiores, com inteligência artificial, com realimentacao de saída com redução para a entrada controlada por inteligência artificial também né cara, por que não né cara, rsrs, legal, embora isso seja bem mais difícil em altas potências e tensões né mesmo cara, rsrs, , quem sabe, futuramente, abraços cara, paz, esse é o futuro, amplificadores classe D avançados, com inteligência artificial até em fone, etc, e com sinais de entrada em digital também né, rsrs, abraços, fica com Deus ae cara, paz ae cara, vlw ae, rsrs, até mais ae, rsrs, vlw, abraços ae, continue assim cara, to aprendendo muito com você também cara, paz ae!!
Mais um belo vídeo Leo. Parabéns pelo conteúdo esclarecedor. ;o)
Faz um vídeo falando sobre placa de áudio externo... Se possível.
Eu tenho uma focusrite, ela serve como DAC? tipo da pra usar usar o HD650?
SMSL M6 é um excelente dac/amp por menos de 200 dólares, empurra quase tudo.
Será que daria pra fazer um review de DACs/Amplificadores chineses? Tem muitas opcoes soh nao da pra saber se sao bons ou nao. Mas como tem todas as specs (parte eletrica, eletronica) talvez desse pra dar uma opiniao mais embasada.
Opa..ótimo video Leonardo! Não sigo esse hobby por falta de grana, mas gostaria muito. Admiro seu conhecimento e, mesmo não sendo hobbista, gosto de ver seus vídeos.
Uma dúvida de leigo: essa história é a mesma para monitores de referência? Sou guitarrista e não entendo nada desse mundo de audio. Mais recentemente testei uma migração pro mundo digital e tenho usado programas de simulação de amplificadores e efeitos.
Eu tinha um Audiotechnica ATH-M40x mas queria um in-ear mais em conta e nessa procura conheci seu canal. Acabei comprando um KZ ZSN pra testar, depois do seu review.. acho que me atendeu muito bem.
Agora estou na busca de um monitor de audio barato, pq como um bom guitarrista, as vezes preciso do som enchendo o ambiente (mesmo que seja digital).
Resumindo, deixo a ideia (pedido?.. rs) pra 2 videos. "Fones monitores" para guitarristas que usam simuladores de amps e outro sobre amplificadores/DACs + Monitores de referencia.
Valeu!
É possível existir dac digital? Ou virtual? Tipo, um simulador mas não físico?
Eu uso 3 players no Cell: o blackplayer como principal (em modo flat), o Poweramp para músicas energéticas como eletrônicas e hip-hop (com equalizadores próprios personalizados pra cada tipo de som e fone, pois uso o Philip Bass+ shb3175 e o JBL t110) e por último o Onkyo pra músicas clássicas, instrumentais ou de variados Instrumentos (jazz, Soul, metal, show ao vivo), além que o Onkyo é ótimo pra ouvir flac, pois ele não causa aquelas pinicadas quando se usa equalizador.
Pergunto tanto o Poweramp quanto o Onkyo tem esses simuladores de dac, o Poweramp tbm até tem uma seção dedicada a dac externo. O Poweramp é excelente e o Onkyo não fica atrás.
Mas após ver esse vídeo fiquei pensantivo sobre essas cosias de dac externo, amplificadores e tal.
Eu comprei um Sennheiser HD6XX no Massdrop, o que eu tenho que comprar pra ter a melhor utilização pra esse fone?
Vou usar o meu Notebook.
Algum desses é indicado? ou uma coisa não nada a ver com a outra?
FX Audio DAC-X6 24BIT/192 Optical/Coaxial/USB Digital Audio Amplifier DAC Decoder ?
Syba Sonic USB 24 Bit 96 KHz DAC Digital to Analog Headphone Amplifier 2 Stage EQ Digital / Coaxial Output and RCA Output?
Massdrop Objective 2 Headphone Amp: Desktop Edition?
SMSL DP1 3 IN 1 Hifi Digital Player Turntable Audio DAC with built-in Headphone Amplifier
Schiit Magni 3 Headphone Amp and Preamp
Meu orçamento é de cerca de $150.00 e vou comprar nos EUA.
2 fones que aguardo ansioso seu review: Arcano SHP80 e PHillips SHP9500
Vou fazer em breve, Gabriel!
Leo, vc já experimentou os celulares da linha LG Vxx (V30, V35, V40, V50...) com o quad-dac e as modulações de saída? Cara, eu achei muito bom e achei que vale muito a pena ter um portátil deses com um bom fone. Se já usou, o que acha? Valeu!
Boa noite, se acha relevante usar um dac para o Kuba disco?
Aproveitando o assunto, no site seu, voce dividem em so 6x? Voces vendem pelo mercado livre não?
Muito elucidativo! Parabéns
Eu tenho um DAC Fiio K3 e a diferença do som para o meu Galaxy A50, no Superlux 668b, é muito pouca. Pode acreditar, pessoal: vale a pena começar a investir em fones melhores e, só por último, no DAC. Se puder comprar os dois de uma só vez, melhor...
O que acha ta tecnologia (ou é apenas um recurso?)THX nos amps para fones? Ja teve a oportunidade de testar? Qual a sensação?
Eu comprei o fone AKG K7XX e como voce falou no video e um vendedor me disse ele precisa ser "empurrado" com uma potencia alta, entao comprei um dac + amplificador portatil chamada Peachtree Shift. Voce acha que essa conbinação foi boa?
Belo vídeo, Leonardo! Minha placa-mãe conta com um sistema chamado de AudioBoost 4. Quero saber se há a necessidade de um DAC e um amplificador, levando-se em conta que irei utilizar um Philips SHP 9500 para jogos (principalmente), filmes, seriados e músicas. São citadas as seguintes informações e especificações:
- Audio Boost operates like a dedicated soundcard by being physically isolated from the rest of the motherboard circuitry to ensure the purest audio signal possible. A bright border illuminated by LEDs showcases and protects the Hi-Fi audio unit.
- Using separated layers in the PCB ensures equally pristine sound quality for both left and right audio channels.
- Audio Boost 4 is powered by an EMI-shielded High Definition audio processor with built-in DAC, making sure you enjoy the purest sound quality in both stereo and surround sound.
- 120dB SNR / 32-bit
- Supports DSD Super Audio CD playback & recording (64x better than regular CD quality)
- The built-in dedicated headphone amplifier rewards audiophiles with headphones up to 600Ω impedance by delivering studio-grade sound quality from your gaming PC. Audio Boost 4 automatically detects the optimal impedance for your headphones and adjusts the output for the best sound quality.
- By dedicating golden audio capacitors to the front output, a high fidelity sound experience with exceptional acoustics and realism for studio level headphones is ensured. The Chemi-Con audio capacitors are widely considered to be one of the great choices for the best sound output.
Abraços.
Fala, Xará. Tangenciando o assunto do vídeo, confesso que seu comentário sobre o Hd 598 me atingiu em cheio, porque eu o tenho há menos de um ano e até agora não me agrada como eu gostaria, graças aos agudos. Comprei zerado, mas na época havia alguns HD 600 no mercadolivre usados. Eu sou do Rio... você sabe algum amigo ou contato que queria vendê-lo, Léo? Abraços
Opa! Rapaz, infelizmente não... eu ficaria de olho nos Classificados do HTForum e no grupo de Facebook Compra e Venda de Fones de Ouvido e Acessórios High End!
Excelente vídeo... Show de bola!!! 👏🏿👏🏿👏🏿
Vídeo ótimo. Queria fazer um pedido se puder falar sobre celulares bons pra ouvir música. Por exemplo eu tive um Xiaomi Mi Mix de primeira geração ele tinha um som nos fones muito alto e muito limpo por alguma razão o melhor que já escutei. Coisa que não tenho no meu atual Samsung S8.
Eu amo esse cara
Hahaha
Se chama Libby Hill - Ant the Symbol! :)
Excelente video. Ja chegou testar o fone mdr 7506 da sony? Comprei um e uso o amplificador behringer ha 4700. Confesso que esperava mais desse fone principalmente nas frequencias mais baixas
Já sim, é um fone mais seco, bem centrado nos médios.
Boa tarde Leonardo. Gostaria que fizesse um review do Anker Soundcore Life Q30. Dizem que além de ter certificação Hi-Res o ANC dele é muito bom e chega perto dos SONY's e BOSE's.
Boa noite. Conheci há pouco tempo o seu canal e estou adorando-o. Sou um apaixonado por som e ainda leigo no assunto. Tenho um DAC da B&O que comprei que é adaptável tanto para o meu celular (LG G5) quanto para usar no notebook. Associado a ele, uso um fone da AKG - M220. Será se essa combinação me dá um som mais equilibrado, mais fiel ou precisaria mudar algo? Muito obrigado.
Olá Jorge, obrigado!
Nunca ouvi o M220, mas pelo que vejo, é parecido com o K240. Então acredito que vc esteja com um sistema bem competente sim!
Estou vendo esse vídeo pela primeira vez, e adorei. Então, primeiro, parabéns.
Estou cogitando adquirir meu primeiro fone acima de 50 dólares. Tenho um amplificador yamaha A-S701. Gostaria de saber quais seriam as diferenças na experiência sonora ao plugar um fone como um HD 600 ou HD 598 direto no yamaha em comparação a plugar direto no Pc ou no smartphone.
+Juliano Dourado Santana, o amplificador vai te dar mais potência. Ele até pode trazer uma qualidade de som maior, mas é difícil dizer porque a saída de fones de amplificadores integrados é receivers não costumam ser tão boas. De qualquer forma, acho que é o suficiente - a diferença entre ele e um amplificador de fones não vai ser necessariamente audível, principalmente se vc ainda não tem experiência com fones mais sofisticados. Então, no seu lugar, eu pegaria logo um HD600 (que é MUITO superior ao HD598) e plugava no que vc já tem!
MIND THE HEADPHONE Nesse caso, isto é na escolha do HD 600, seria imperativo obter um segundo headphone para o uso com o smartphone?
Preocupa-me que a mini-amplificação do meu Moto Z não leve potência suficiente ao HD 600.
Estou entre dois tiros.
HD 600. Parece que soará satisfatoriamente com o Yamaha, mas não terá para mim outras aplicações.
HD 598. Parece que soará bem no smartphone mas deve soar "pior", "colorido" no Yamaha.
Estou divagando por caminhos errados?
+Juliano Dourado Santana, não necessariamente. A questão é: desde que vc forneça ao HD600 uma amplificação minimamente apropriada, em termos de potência, ou seja, que faça com que não falte volume, ele vai ser superior a um HD598 em qualquer sistema que seja. É um fone consideravelmente superior.
Eu nunca testei um Moto Z, então não sei o quão potente ele é, mas a maioria dos smartphones topo de linha, como o Moto Z, costuma ser bom em qualidade de som e já consegue empurrar um HD600 - meio no limite, mas consegue. Pra mim, o HD600 no meu antigo Galaxy S7 Edge é superior a um HD598 independente de onde este último estiver ligado.
Então eu faria o seguinte: pegaria o HD600 e testaria nos dois equipamentos. Se vc por acaso achar que no Moto X o resultado é muito inferior ao que tem no Yamaha, compraria um amplificador portátil mais barato, como um FiiO qualquer ou Auglamour GR-1.
Só uma observação: estou considerando que vc quer usar o HD600 num smartphone pra ter dentro de casa e não ficar preso a um sistema de mesa, ou então em hotéis em viagens. Se vc pretende usá-lo na rua, no avião ou algo assim, não recomendo. É um fone enorme e aberto, então não isola e vaza som a ponto de incomodar quem estiver do seu lado. Isso também vale pro HD598!
show de bola!!!
Eu importei um Q701(estou ansioso pra chegar), gastei tudo que tinha nesse fone, e nos próximos meses queria alguma coisinha pra melhorar. O que você recomenda pra empurrar esse fone? E que custe menos que ele, é claro. Eu tenho um ATH M50x também, e um AKG k121. E vou comprar novos fones futuramente... então...
Lucas, eu pensaria O2! Tem o da Mayflower, que é US$100: www.mayflowerelectronics.com/shop/headphone-amplifiers/standard-objective2-headphone-amplifier/
Muito bom vídeo. Bem explicado
posso juntar um amplificador a valvulaas a um amplificador Digital e conectá los a um Dac amplificado com saida de fones? muito claro nas esplicaçoes, parabens e obrigado.
+ricardo pires, o que vc quer dizer com um amplificador digital? Um estado sólido ou um classe D? E com relação ao DAC amplificado, vc se refere ao fato de ele ter uma saída pra fones? Ou é um DAC com pré ou um com um amplificador completo pra caixas de som?
justamente ... e eu so comprei um dac/amp já porque pretendo ainda incluir nos meus fones um AKG K7xx .....a verdade as vezes doí ... vi varias vezes nos grupos do face ... galera cheio de mimimi falando pro pessoal que PRECISA DE DAC EXTERNO e amp!! e a negada comprando de monte amp e ligando em fone de 20 dólares básico tipo em superlux/shp/cloudcore KKKKKKKKKKKKKKKKK ... pessoal vai muito na onda achando vai mudar p krl!!!!
Exatamente!
Penso em pegar esse fone tambem , qual seu dac e amp ?
Olá! Amei encontrar esse canal! Vi que é possível fazer o que eu preciso, se vc puder me dar uma dica a mais. Eu tenho um iPhone e canto no app Smule. Acontece que em termos de microfone eu já estou resolvida, mas eu precisava aumentar o volume apenas do retorno de voz e música que chegam no meu phone, pois descobri que se eu aumentar o volume do telefone minha voz vai altíssima pra gravação. Ou seja, eu preciso aumentar o volume do que sai do meu celular, depois que já saiu do celular. Será que expliquei direito?
Cara primeiramente quero agradecer por toda a contribuição que você faz com seus conhecimentos, já cansei de te recomendar quando me perguntam sobre site/guias/análises de equipamentos de sons, e se me permitir eu gostaria da sua opinião para comprar meu equipamento -> Meu objetivo atualmente é comprar um v moda 100 para ouvir eletronica/rock/rap, e o ambiente de uso seria o meu quarto, academia e talvez na rua e/ou andando no shopping etc, portanto eu pergunto: com o que mais devo investir? um bom celular para músicas (ou até mesmo um ipod?) se sim qual? e para usar no pc seria necessário algum equipamento externo/interno extra como os que você citou no vídeo? ou até mesmo uma placa de som potente?
Agradeço e grande abraço.
Vai só no fone que já é o suficiente :)
@@MINDTHEHEADPHONE Oi leo, então comprei o vmoda, e o som dele é MARAVILHOSO no meu pc, mas o som é bem baixo no meu celular (é um zenfone antigao) e no meu ipod (o nano antigão também). O que você recomenda nessa situação? comprar um cel melhor? se sim qual? ou comprar um amplificador portátil?
@@predadorism Acho que um portátil não mt caro msm seria uma boa pra empurrar
Boa tarde... O dac/amp Fiio k1 melhora consideravelmente a qualidade do som do Superlux HD668b? Meu uso vai ser em Smartphone mesmo, mas precisamente o Moto G5s, para ouvir música e ouvir filmes
Em relação a um celular, é possível que melhore sim.
3 anos em, faz um update, acabei de ver outro vídeo, e o áudio desse ta meio ruim a captação, haha
(isso q da fazer vídeo com qualidade top de áudio, parabéns pelo canal)
A qualidade atual tá topzera, msm
Boa Tarde, rapaz, o que eu nao entendia NADAAAAAA me ajudou a entender muito mais sobre esse mundo :D
Muito Obrigado, mas ainda tenho uma pequena duvida, montei uma maquina mais atual com peças pra focar 100% em gamer, mais FPS na verdade, COD, CS, PUBG e afins.
Graças aos seus videos eu adquiri um SUPERLUX HD 681+ BOYA M1 ao invés dos FONES GAMERS da vida, porem uso minha placa de som ONBOARD da minha placa mae, z390 AORUS PRO, usando codec ALC 1220 -VB.
Voce acha que investir em uma placa de som offboard ou dac ajudaria muito? Mudaria na gameplay? Pra escutar passos e determinar direçao?
Não tenho um or;camento flexivel no momento. Qual sua opiniao?
Obrigado e parabens pelo otimo video.
Parabéns pela qualidade dos seus vídeos! Fico feliz em saber que canais como o seu estão surgindo no Brasil. Vc já testou algum filtro USB de jitter, como o Audioquest jitterbug ou o iFi silencer? Notou alguma diferença sonora considerável? Planeja fazer alguma review sobre MQA? Muito obrigado. Um abraço!
Muito obrigado, Ednei! Quanto às perguntas: eu me coloco no campo dos céticos na audiofilia, porque acho que o que não falta são opiniões muito pouco confiáveis, alimentadas por uma indústria que lucra disso - frequentemente vendendo soluções pra problemas que não existem. E, como no final das contas tratamos de sentidos, é muito, muito fácil nos enganarmos.
É mais ou menos como vejo, pessoalmente, esses filtros. Em minha opinião, existem sim casos em que a transmissão USB é afetada por problemas de fato, e aí esses filtros podem resolver. Mas são problemas mesmo, como quedas ou impossibilidade na conexão ou algo do tipo. Acho no mínimo duvidosa a afirmação de que eles melhoram a qualidade do som - a vasta maioria dos DACs atuais já faz um reclock no sinal, então o jitter não deveria ser problema. E por mais que esses aparelhos limpem o sinal de ruídos espúrios, tudo o que o DAC tem que ler são zeros e uns, e eles são sofisticados o suficiente pra isolar o sinal dos ruídos. Dá uma olhada na página do Schiit Wyrd, mais especificamente em como a marca aborda essa questão. É bem mais realista.
Com relação ao MQA, a situação é mais ou menos a mesma: não consigo diferenciar arquivos normais dos de alta resolução (apenas, é óbvio, quando a masterização é diferente). Aliás, mais do que isso, não diferencio arquivos mp3 a 320kbps de lossless - e já pude verificar, pessoalmente, inúmeras vezes em que muitos dos que dizem ouvir diferença noite e dia falham num teste cego. Já escrevi sobre isso na seção "Sobre Números e a Música: Formatos de Arquivos" do Guia MIND THE HEADPHONE. Acho que seria legal vc dar uma olhada pra entender mais sobre a minha posição!
De qualquer maneira, não deixo de estar aberto a outras possibilidades - e aí, só testando mesmo. Mas assumo uma postura muito mais cética do que o normal, e se eu fizesse esse tipo de teste, precisaria fazer testes cegos também. Não confiaria em minhas impressões imediatas - sei que os mais difíceis de enganar somos nós mesmos.
Mais uma vez, obrigado pela atenção! Vou procurar informação sobre o Schiit Wyrd e também vou dar uma olhada no seu guia.
Estou ciente do debate envolvendo os que afirmam ouvir melhoria de qualidade sonora em áudio de alta resolução e os que são céticos em relação a isso. Sinceramente, acho que há exageros de ambos os lados! Até mesmo pq os experimentos científicos, por enquanto, têm apresentado resultados inconclusivos (aliás, boa parte desses estudos apresentam desenhos experimentais muito mal elaborados!).
Sem dúvida alguma, como vc apontou, a indústria frequentemente se aproveita da ingenuidade de muitos consumidores prometendo tecnologias revolucionárias. Além disso, muita gente que afirma ouvir melhorias muito significativas sofre de viés de expectativa. Por outro lado, eu também não simpatizo com a postura de negação da existência de avanços técnicos (mesmo que sejam mínimos). Nesse ponto, compartilho da posição de Steven Wilson (produtor e músico que respeito muito) em relação à importância de avanços mínimos e graduais na qualidade de áudio. Em entrevista ao site Digtal Trends, ele pergunta: “even if the difference is 0.1 percent better, why wouldn’t you do it?”, referindo-se ao fato de que ele grava e oferece suas músicas em 96/24.
Perfeito, Ednei! Totalmente de acordo ;)
Possuo um in ear Sony XBA-4 (4 drivers) e adquiri um FiiO E18 para utilizar com celular/pc. Ainda não chegou o dac/amp pra eu testar, estou na expectativa. Além do Sony também uso um modelo AKG K 414P que espero poder usar junto com o E18 como retorno, pois sou músico.
Gilberto, esse caso exemplifica muito bem o que falei no vídeo: em minha opinião, não é uma compra que faz tanto sentido... vc pode, de fato, ter um desempenho melhor do que o que tem com seu celular e computador, mas se ao invés de gastar US$300 no fone e US$100 no FiiO e pegasse um in-ear de US$400, certamente estaria numa categoria de fones que te traria um desempenho superior, mesmo com ele ligado às suas fontes atuais, entende?
A menos, é claro, que vc considere o XBA-4 um fone definitivo e que queria extrair a última gota de desempenho dele. Mas, não sendo esse o caso, não é um investimento que eu faria. Exemplificando: hoje uso o DUNU DN-2000 com meu celular, e tenho um desempenho muito, muito superior ao do Titan 5 ligado a uma excelente fonte.
MIND THE HEADPHONE obrigado pelo feedback Léo, com certeza é de muita valia!
Leonardo, parabéns pelo canal e pelo seu excelente trabalho. Gostaria que pudesse tirar uma duvida, entretanto. Quando você diz que é possível colocar um DAC em um CD player ou num celular ou num computador. Já tendo estes dispositivos um DAC interno, o sinal na saída deles já foi convertido em sinal analogico, certo? logo, como é que o DAC externo vai converter o sinal do CD para analógico se esse sinal já foi convertido e já está convertido na saída do CD ou mesmo do celular ou do computador? Estou realmente confuso. Se puder explicar, fico muito grato. Obrigado.
Obrigado :)
Isso depende da saída que vc está usando. Vc pode extrair sinais digitais desses equipamentos usando saídas digitais, que costumam existir. Por exemplo, um computador costuma ser ligado em DACs via USB, que é uma conexão digital, e que por isso só tem como estar enviando dados digitais. O mesmo acontece com CD players que têm, por exemplo, saídas coaxiais ou óticas. Nesses casos, o computador/CD player/smartphone estará atuando apenas como transporte, extraindo dados digitais de uma mídia e enviando, via conexão digital, para um DAC externo que fará a conversão desses dados para um sinal analógico.
@@MINDTHEHEADPHONE muito obrigado, Leonardo. Os meus CDs players são dois Marantz e não tem saída digital, somente XLR.😔 Alguma coisa que eu possa fazer? Obrigado uma vez mais.
Você recomendaria usar um DAC com Kuba Disco?
A maior dúvida de todos nós e até hj sem resposta :(
Excelente Vídeo. Parabéns. Tens alguma informação se o 'FX-AUDIO DAC-X6' tem bom custo x beneficio. Quero ligar a caixas EDIFIER para ouvir FLAC e CDs.
Marcelo, acredito que sim. Mas dependendo do modelo das Edifier, talvez faça mais sentido ir para um modelo acima ao invés de pegar o X6.
o que vc acha desses celulares que tem DAC? por exemplo o LG v30, Zte Axon7, compensa?
Canha, TODO equipamento que toca som digital (seu notebook, sua TV, o celular do camelô, o som do seu carro) tem DAC. Isso é o conversor digital-analógico, que é absolutamente necessário para converter sons digitais em analógicos que podem ser "tocados" por alto-falantes.
Sobre compensar ou não, depende... eles até podem trazer uma qualidade de som um pouco maior, mas sinceramente, as diferenças provavelmente serão muito sutis, e aí vale ponderar se ela vai ser mais importante que outras características do smartphone que vc também pode valorizar - como câmera, bateria, interface, etc.
Ótimo video, sou iniciante no assunto, tenho um shp9500s e estava querendo um fiio k1 ou asus xonar u3. Qual seria melhor?
+Marcos Toneli, infelizmente nunca ouvi nenhum dos dois!
Eu quero adquirir um HD 600 pra usar em Mixagem e Masterização, usando uma interface de audio Focusrite Scarlett por exemplo, tenho um resultado bacana para isso?
O fone que vc fez parte o " disco" da cuba. Ele precisa de algum dac ou amplificador. Ou dá pra ouvir de boa, sem perder tanta qualidade quando escutado em celulares Android e Notebooks intermediários.? Resumindo, compensa comprar um dac ou amplificador, nesse tipo de fone ?
Igor, acho desnecessário pegar um amplificador e DAC pro Disco, é um fone muito fácil de ser empurrado!
obg pelas dicas como sempre, ja estava na cabeça focado pegar um hd598 + um smsl m3 ou fiio e10k.. pois minha placa mae tem um sistema de audio muito simples.. entao vc axa esse combo bom, ou eu invisto num headphone melhor mesmo? e se for qual vc me indicaria tendo uma assinatura parecida com o hd598?
Alan, te respondi melhor lá no Facebook, mas acho que, dependendo, dá pra arriscar um HD600 logo - ou então um HD598 só, sem amplificador/DAC, e vc vê como fica no teu computador direto!
muito obg pela atençao kra, desculpa ae o incomodo q ja estou sendo kkk.. sim estou pesquisando aq sobre os 2.. vi um review em ingles aq, e a pessoa disse q precisava de um bom sistema de audio para rodar o hd600 100%, procede? (minha placa mae é uma Z97M-D3H da gigabyte, me disseram q o sistema de audio dela é bem simples, vc saberia confirmar se é mesmo?)
Alan, é como eu disse no vídeo: em minha opinião, ele não é exigente como dizem, e se dá bem com qualquer fonte minimamente decente. Eu não entendo muito de placas-mãe, então não sei dizer como seria a usa com ele...
Agora, com relação a tocar o HD600 100%, isso é complicado, porque se ele melhorar sensivelmente com cada upgrade de amplificação e fonte, o 100% só vai acontecer com o melhor sistema do mundo, né? Mas isso não quer dizer que valha a pena ou que faça sentido.
para potencializar o volume do fone seria interessante o dac ou o amp?