PR 6 Trilho do Glaciar e Alto do Vez

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 вер 2024
  • Local: Arcos de Valdevez
    Nível de dificuldade: Moderado
    Extensão: 12,45 km
    Tipo de percurso: Circular e sinalizado
    Inicio/Fim do percurso: Porta Cova
    Melhor altura para ir: Primavera/Outono
    O que levar para o caminho (Normalmente o que levo comigo):
    - Mochila confortável
    - Calçado e roupa adequada para as caminhadas
    - Casaco impermeável em épocas de chuvas (Verificar sempre a meteorologia)
    - Bastões de caminhada
    - Comida e água
    - Protetor solar, chapéu e óculos de sol
    - Um saquinho para colocarem o vosso lixo
    - Telemóvel para terem ajuda do GPS (não esquecer de ter mapa offline, muito importante para sítios com muita pouca rede ou nenhuma)
    - Powerbank
    - Kit de primeiros socorros
    Este trilho começa em Porta Cova perto de Sistelo e vamos começar a subir pela calçada, aqueles caminhos de pedra lindíssimos entre muros.
    Por aqui já temos uma linda paisagem onde os socalcos se destacam nesta imensa panorâmica.
    Continuando a subir pela calçada vamos ver a primeira Branda, a Branda de Crastibô com algumas casinhas em ruínas e aqui estava a primeira vaquinha feliz. As brandas eram zonas de habitação temporárias de verão nas partes mais altas da serra e no inverno as famílias voltavam para os vales nas zonas mais baixas da serra.
    O percurso tem sido espetacular e podemos perceber que a vida ali não era fácil, imaginar o que percorriam com as carroças e os bois a puxar...a vida do campo. Vamos lá continuar a subir e mais a frente temos mais umas vaquinhas felizes na calçada, é lindo ver animais pelos trilhos não é? Mas foi difícil passar por elas pois não tinham como se desviar e eu tive que ir com calma e passar ao lado, estava a sentir-me muito observada ahaha.
    Jã não falta muito para chegar ao ponto mais alto do trilho, entre calçadas, muros e trilhos de terra estamos lá, que vistaaaaa daqui.
    Agora a partir daqui é a descer, para mim vai ser mais fácil pois o calor já aperta. Vamos a caminho da próxima Branda, a Branda do Furado. Mas antes, a vista continua extraordinária, ao fundo temos a Branda de Santo António com os seus campos verdes e as eólicas destacam-se ao fundo.
    Água à vistaaaa!!!!! Uma fonte de água, de imediato fui refrescar-me!!
    Bem vamos lá então conhecer a Branda do Furado, aqui já tem casas arranjadinhas parece que ainda utilizam ali as casas.
    Vamos agora entrar no vale glaciar desta linda serra (massa de gelo que iam arrastando lentamente formando um vale em forma de U). Se eu tivesse começado o percurso ao contrário teria uma percepção diferente em termos de visão sobre este vale...seria a subir
    Continuando o percurso entre carreiros de pedra e de terra, de vez em quando vai-se apanhando alguma sombra de uma árvore ali e outra árvore acolá...a descida tem sido tranquila nada acentuado.
    Já começo a ver a Porta Cova ao fundo e estamos de novo naquela paisagem dos socalcos lindíssima e a descer pela magnifica calçada de pedra.
    Já falta pouco para terminar este percurso.... a entrar de novo na aldeia de Porta Cova avisto uma senhora de idade a cartar um saco ás costas, diz ela para mim "veio fazer o nosso percurso sozinha???" Vim sim respondi eu , e é lindo! "então não tem medo de andar por ai?", e eu... Se eu pensar no medo nunca saio de casa... E a senhora sorriu e disse "Assim é que é corajosa".
    Link do percurso no Wikiloc
    pt.wikiloc.com...
    Música:
    Sappheiros - Smile
    Support Sappheiros / sappheirosmusic

КОМЕНТАРІ • 6