Caramba, o Pedro tinha parado de "vilanizar" as ideias desenvolvimentistas. Voltou a fazer isso neste vídeo. Que pena. Um dos maiores defeitos dos liberais é esse: achar que só o liberalismo entrega as soluções para todos os problemas... Dá p/ fazer um bem bolado de boas ideias e boas práticas das duas correntes.
Pedro, você é um excelente jornalista. Neste vídeo você esclareceu essa "coisa" de ser Liberal, mas tbm progressista. Me vejo nessa linha e não sou muito compreendida Quando você denomina: "Sou a esquerda do liberalismo" É isso! Minha linha de pensamento se encontrou ali. Esclarecedor. Além de enfatizar o quanto Dados podem ser manipulados e corremos este risco sim, o que também pode não ocorrer, mas temos histórico. Trabalho com Dados e sei o quanto é possível e o quanto muitas empresas privadas fazem. Durante o período do governo Bolsonaro viemos uma espécie de fascismo, onde muitos fascistas se identificaram com ele. Muita gente o idolatrou, a ponto de ficarem o esperando numa avenida a motociata dele passar, simplesmente para ser homenageado, para tentarem tirar foto e pegar na "mão" do presidente. Moro em Curitiba e isso aconteceu aqui. Neste dia haviam vários restaurantes com painéis gigantes com a foto do Bolsonaro. Nunca vi isso na vida. Tudo isso me chocou, esse nível de idolatria por um líder fascista me fez lembrar das cenas de Mussolini em meio ao povo alucinado. 😢 Neste dia eu vi o quanto eu estava rodeada de fascistas, porque uma pessoa que não pensa ou vive nessa linha não idolatra um ser como ele. Essas pessoas encontraram alguém que os representassem. Ouvi desses idolatras que o Guedes foi o melhor economista deste país. 😂. E pior, esses não vão mudar, vão ficar piores para 2026, por isso precisamos ter uma boa base, uma boa estratégia para 2026.
Parabéns Pedro! Palmas pra você como jornalista e por democraticamente apresentar suas opiniões. Nos comentários no entanto é assustador perceber nos comentários como muitos ou não compreenderam suas palavras ou estão "programados" a distorcer o que lêem ou assistem. Não é à toa que estamos diante de tantos desafios. Acredito que precisamos de menos posições extremadas e de mais diálogo.
Mais um golaço do P. Dória ao entender a questão da chamada "Teologia da Prosperidade". E na questão do Estado opressor em relação ao pequeno empreendedor na periferia.
Pedro! Em sua narrativa, sedutora (você é sedutor), fica clara a sua habilidade crítica em se manter no MEIO. Sou crítico ao Lula, por ele não atender aos meus anseios revolucionários; as vezes isso me entedia um tanto no discurso pragmático e elegante, quase romântico, deste , meio do caminho, que no máximo vislumbra a novidade, nunca o novo. Ainda assim, parabéns pelo trabalho, obrigado por compartilhar suas ideias; nunca deixo de apreciar!
Tá mais q na hora de o Ponto de Partida lançar vídeos de cortes, viu? Existem muitos argumentos e/ou trechos de argumentos q são pérolas dentre os vários assuntos esmiuçados pelo Pedro q muitas vezes ficam "escondidos" em vídeos de mais de meia hora. Fica aqui o meu pedido. 😊👍
Vídeo brilhante! Desafia a noção pré-concebida de que pobreza é sinônimo de esquerdismo. Valoriza a diversidade de pensamento na periferia. Reflexão profunda sobre o papel da esquerda como "guardiã". Parabéns!😍
Lembrai-vos sempre de Joãosinho XXX: "quem gosta de pobreza é intelectual, pobre gosta de luxo". Ou de Mamonas Assassinas: "quanta gente, quanta alegria, a minha felicidade é um crediário nas Casas Bahia."
Na edição dá para pegar o áudio, equalizar melhor e dar uma masterizada ( mesmo que vindo de cenários externos - como hoje, em que ele estava num hotel em Minas). Não é nenhum bicho de 7 cabeças. O toque é super válido
Ninguém foi demitido do IPEA. Apenas algumas pessoas devolvidas aos seus órgãos de origem e saíram gritando "Fogo!". Uma decisão administrativa totalmente legítima. Nenhum técnico foi demitido
Pedro discussão interessante. Mas vale alguns reparos são necessários. Getúlio nunca foi de esquerda, ele teve uma fase que muitos historiadores classificam como totalitarismo brasileiro e uma outra que ele foi mais nacionalista, em todas essas fases ele sempre esteve mais a direita do espectro político.
Pedro, me tire uma dúvida, quando o Bolsa Família foi lançado no início do governo Lula em 2003 você também o achava eleitoreiro e o chamava de bolsa esmola ou já acreditava em sua real necessidade? A minha crítica aos liberais de hoje é que na hora de escolher para votar entre um neoliberal ou um social democrata, eles sempre votam no neoliberal, o que na prática os transformam em neoliberais. E quando chegam ao governo só se preocupam em reduzir o estado, não ligando para o social, o que mais uma vez os transformam em neoliberais. E a única desculpa para se dizerem liberais é que o governo FHC acabou com a inflação, desindexou a economia e acabou com a emissão de dívidas estaduais e municipais. Algo importante, mas que todos os governos sérios também correriam atrás disso, tanto um governo de esquerda como um de direita.
Pedro deu os créditos do Bolsa Escola ao governo FHC. Mas esse programa, foi primeiramente implantado nas primeiras prefeituras geridas pelo PT, e em Brasília, com o governador Cristovam Buarque (na época no PT)...
Que aliás, foi um bom governador, mas não conseguiu ser reeleito por causa exatamente dos petistas... Buarque dobrou o salário dos professores, policiais e outros funcionários, mas queriam mais aumentos e vantagens, sendo que as finanças do DF não comportava mais benesses. Fizeram greves e reclamaram tanto que a oposição corrupta e bandida venceu. Bem feito!
Pedrão, perdão, geralmente eu concordo em 90% com suas falas, mas a última sobre Marcio Pochmann me fez pesquisar sobre o assunto, sobre o currículo, sobre a tão criticada forma de presidir o Ipea, e cheguei a conclusão, depois de ler várias reportagens sobre o assunto, que não há o se possa realmente desabonar esta indicação, a não ser a controvérsia inicial com a Simone Tebet, que logo tratou de disfazer o mal entendido (ou mal discutido internamente). No fim, acho que você exagerou. Seguiu as massas, como fazem muitos. Minha conclusão é que você tem uma opinião formada sobre o assunto, do tipo que não quer mudar. Sua vinda ao UA-cam pela segunda vez para falar sobre este assunto, deixa claro que tem dúvidas, e quer tentar justificar seu ponto de vista, para não dar o braço a torcer.
Eu também pesquisei e a reclamação de perseguição se deve a volta de funcionários "emprestados" de outros órgãos, que não pertenciam ao IPEA, e alguns já com tempo de aposentadoria que continuavam em exercício e foram "aposentados"... Mas como em todo serviço público, devemos sim ficar de olho e cobrar caso algum mal feito seja cometido!
Dória, seu posicionamento e explicação sobre o facismo moderno foi fantástico e revelador. Também lamento muito sobre como muitas pessoas não enchergaram o bolsonarismo como facista.
*Pedro, onde cê vai eu também vou Mas tudo acaba onde começou* Qual a possibilidade de considerar a visão do materialismo dialético na apresentação do seu conteúdo?? *Todos os caminhos são iguais O que leva à glória ou à perdição Há tantos caminhos tantas portas Mas somente um tem coração*
Teologia da Prosperidade é a exploração da fé. Transforma templos em empresas e crentes em clientes. Enquanto líderes religiosos enriquecem, o crente empobrece espiritual, cultural e financeiramente. 🐀🤑🐀🤑🐀🤑🐀
Parabéns pelas reflexões sobre o fascismo hoje , em especial, pela luz clara lançada sobre a natureza fascista do pensamento (!?) e ação bolsonaristas.
Pedro, esse comentário não se trata diretamente sobre esse vídeo, mas de uma solicitação que há muito penso em fazê-la, mas que venho deixando para "o próximo"... Tenho muito interesse em saber de uma forma "real" como funciona as formas (se é que posso chamar assim) de liberalismos existentes. Qual literatura você poderia me indicar? Como sempre, muito obrigado a você pelo "Ponto de partida".
Em tempo, muito bom o comentário feito pela Cíntia; e igualmente boa a resposta que voce deu. É um assunto que dá um bom debate, já que se falou (e ainda fala) tanto de fascismo aqui no Brasil...
Duas coisas que eu queria comentar desse vídeo: . No caso Pochmann no IBGE, acho que a solução no caso seria fazer do presidente do órgão um cargo independente e com mandato fixo, nos moldes atuais do BC: com indicação do presidente e aprovação do Senado para a confirmação; . É curioso notar que muitas das coisas que você falou do fascismo (militarização da sociedade, culto ao líder, fusão de partido, governo e nação) se encaixa direitinho nos regimes comunistas clássicos dos quais a gente já ouviu falar. Não tem como não lembrar da Teoria da Ferradura.
O que me chamou a atenção na reflexão sobre o facismo é quando ele discorre sobre masculinidade. No contexto de manchetes de jornais sobre política "mulher forte" significa a luta contra a opressão, a liberdade e o empoderamento. Já "homem forte" é o retrógrado, violento e autoritário. Os adjetivos relacionados ao masculino são pejorativos ou recebem uma interpretação desabonadora (o homen já não tem mais o direito de ser "forte"), e as adjetivações ao feminino são quase idolatria ao "sagrado feminino". Misandria camuflada operando no nível das palavras.
Pedro, gostei da sua explicação e descrição do "fascismo bolsonarista". gostei da análise. Além disto, guardarei a sua diferenciação entre liberalismo e neoliberalismo. Valeu pelas reflexões
Dória, sou fã do seu trabalho. Sou progressista e entendo seu ponto de vista o qual posso discordar, e quando não, me faz repensar meus posicionamentos também. Não compactuo com certos comportamentos da esquerda que vem a seu canal e deixam uma ofensa ou uma caricatura da sua pessoa ao final dos comentários. Queria deixar uma opinião sobre o trabalho do Dória que, mesmo nós do campo progressista discordando de certos pontos de vista, temos que celebrar que TUDO o que é discorrido nesses vídeos está dentro do campo racional, humano, respeitoso, enfim, dentro de todas as possibilidades de discursão, desde o sentido amplo até o mais restrito. As vezes parece que a esquerda esquece do que passamos nesses últimos anos de viés fascista, com informações sequestradas que incita paixões e ressentimentos criando o discurso irracional que quase destruiu o país.
Não gosto desses vídeos de comentários. Pedro assume um tom professoral 90% das vezes e descredibiliza os comentários das pessoas. Nunca vi ele usar o comentário para repensar algum argumento, de fato estabelecendo um diálogo, que me parece que era a intenção. Desse jeito parece que é apenas para se defender e acaba passando uma ideia de arrogância. Sobre o primeiro comentário, a esquerda carioca sofre com o evangélico político por exemplo. Mas não é verdade que a esquerda não consegue lidar com isso, muitos vem da periferia, como os parlamentares do Psol. Esse se reflete nos votos da esquerda serem concentrados justamente nos de menos poder aquisitivo. A direita sim não sabe falar com eles, a exceção são os evangélicos.
Em que momento da história o liberalismo prático fez isso que você fala? A revolução industrial foi uma revolução liberalista? Quais foram os resultados para os trabalhadores?
O governo acaba de anunciar um instituto federal do Alemão e vc não vê nenhum esforço do governo para com a educação básica? Vale lembrar que o estados e municípios são responsáveis pela administração da educação básica. O governo federal não tem autonomia. Não faz mais sentido cobrar dos governadores e prefeitos? Esse só fazem merda, fecham escolas, entulham os alunos nas salas de aula, pagam um salário abaixo do piso para os professores e etc. E cadê a pressão sobre os prefeitos e governadores por parte do “partido liberal” (imprensa)?
Alguns políticos de esquerda tiveram votação expressiva em determinadas periferias. Essa simplificação de que a esquerda não fala com a periferia é meio errônea.
A imprensa hoje vive pra agradar sua claque . A perda da força econômica advinda da publicidade, fez com que cada organização de imprensa busque agradar um determinado nicho de público
Há Pedro... Você falar que há vários economistas preocupados, "tecnicamente", com o Pochmann não é demais? Explico. Quando algum economista ou jornalista econômico acertou alguma previsão? É evidente a incompetência (ou fingimento) de grande parte dos analistas econômicos, sobretudo os do mercado. Agora, sobre a preocupação com o IBGE, havia isso quando o Guedes estava no governo anterior e o governo não tinha orçamento (ou intenção de fazer) para o censo do IBGE? Houve esse barulho do mercado, dos economistas e da mídia com as falas e atitudes do Guedes? Caso esse Pochmann realmente persiga pessoas, é de fato lamentável. Mas, a gritaria, especulação ou euforia está demais.
Logo que puder, vou assinar seu canal. Vc é muito preparado, sensato e eu concordo muito com vc, principalmente porque vc não é radical nem de esquerda, tampouco da direita. A esquerda se tornou chata, com discurso desatualizado e enfadonho e a direita extremamente violenta, conservadora e burra. Siga em frente Pedro.
O Nazi-fascismo é um regime totalitário, ultra-autoritário e de extrema-direita que existe basicamente para assegurar a grande propriedade da burguesia.
Então alguém alardeia q foi perseguido por outrem e isso é o suficiente? Gostaria muito de saber se o Meio é um veículo Liberal ou apenas tem jornalistas que o são e podem trazer diversidade de opinião.
Temos divergências de opiniões, mas podermos concordar que Bolsonaro entende muito mais de fascismo do que de capitalismo. E nesse sentido, posso até dizer que Lula é mais capitalista do que Bolsonaro, pois Lula fez o Brasil se tornar a sexta maior economia do mundo, e um período fértil, mas que alguém como Bolsonaro definitivamente não saberia aproveitar.
Bolsonaro e Lula são extremamente capitalistas, pelo menos no sentido em que ambos são fissurados em meter a mão na grana - no caso, dinheiro público, e dinheiro de venda de MPs a empresários. A grana é o deus deles.
Parabéns Jornalista Pedro Doria, Temos no Brasil a ABRICOM, a ABRICOM Tem Federação Nacional da Imprensa No Brasil, ABRICOM Sempre Emitindo a Carteira de Jornalista da Abricom ( Identidade de Jornalista / Imprensa ) - Validade Nacional e Reconhecida Pela Lei de Imprensa no Brasil, ABRICOM Pela Lei 972 / 69 a Lei do Jornalista no Brasil, ABRICOM Seriedade e Profissionalismo na Imprensa no Brasil, ABRICOM Para Todos Os Jornalistas, Imprensa, Fotógrafos, Escritores, Social Midia, Colunistas, Colunistas Social, Blogueiros e de Midias Digital de Todo o Brasil, ABRICOM A Sua Filiação Faz Parte Na ABRICOM No Brasil, ABRICOM Unica Pela Democracia e Liberdade de Imprensa e de Expressão no Brasil Em 2023 No BRASIL. 2023.
Chamar o RCN de liberal é ofender os liberais. Ele apoiou abertamente o bozo, votou de camisa da seleção e era do grupo de whatsapp dos ministros do bozo. Abs.
Tábata Amaral é a cara da periferia paulistana raiz. Mas nessa década temos muita migração de Estados menos liberais que tem dado esse tom de Estado me dá.
Pedro explica para o público o "jornalismo Minorit Report" de acusar alguém de cometer um crime que aina não aconteceu. Com a devida vênia, mas acusar alguém de futura manipulação de dados do IBGE não me parece nada razoável para quem diz fazer jornalismo sério. Sobre seu destempero no comentário, meu avô dizia que quem perde a razão perde o argumento.
Mas essa dificuldade da esquerda em falar com a periferia não é necessariamente porque "o cara da periferia é de direita" ou "é conservador". Sim, parte é mesmo, muito também por influência das igrejas evangélicas; mas essas pessoas, sobretudo, têm um pragmatismo intuitivo de que luta pra sobreviver ou crescer. Como vc mesmo disse, Pedro, elas querem ver resultados concretos da ação de estado na vida delas - e colocar o discurso ideológico mais abstrato acima de um discurso mais concreto de melhoria de vida é muitas vezes uma falha do campo da esquerda. Até porque no campo abstrato a direita reacionária já ocupou um espaço enorme com o discurso do pânico moral.
Pedro, vc n respondeu o Guilherme. Aliás, vc faz isso costumeiramente: desvia do q foi perguntado e comenta apenas o q interessa. É uma estratégia, mas n convence todo mundo. O desafio foi ver vc defender na periferia o Capialismo Liberal como está posto. Defender q a redução das desigualdades precisa ser lenta e dialogada ( no Brasil). E aí vc vem a resposta de q a periferia gosta do Capitalismo, mas isso n foi colocado em questão. Duvido q alguém com o mínimo de leitura vá dizer aqui q os Partidos brasileiros, ditos de esquerda, conseguem dialogar c a periferia... Todos sabem q n!
Ninguém aguenta mais esse tipo de coisa, né? Liberal só sabe repetir isso igual papagaio. Não tem fundamento.. veio falar que Tebet foi atropelada por lula na indicação, ela já desmentiu, veio falar que os servidores receiam interferência ideológica, já vierem servidores a público dizer que não tem qualquer medo disso.. até agora tô tentando entende o chilique liberal totalmente desproporcional sobre esse cara e ainda não consegui. Me ajuda aí, Pedro!
@@padonov Nem este pessoal que depois votou no Lula falou uma palavra quando um dono de uma Locadora de carro foi nomeado no governo Bozo. Nem quando o próprio IBGE foi ocupado por uma indicação da filha de uma amiga do Paulo Guedes. Uma dentista foi para o IPHAN (patrimônio histórico), e o próprio Guedes, que nunca fez nada fora do mundo de investimentos, foi escalado para o cargo. Ficamos 5 anos sem política industrial, sem nada para desenvolvimento, todas as instituições foram atacadas por fascistas alucinados ligados à um outro fascista (Olavo). E os caras que o Pochmann tirou do Ipea eram da linha neoliberal em um governo desenvolvimentista.
O ex-presidente FHC era chamado de neoliberal acredito que isso era por causa das privatizações e do enxugamento das contas públicas. Ronaldo Reagan e Margareth Tacher eram liberais ou neoliberais?
E outra, ta assinalando virtude quando diz que o problema dele com Pochmann é o possível assedio que ele poderia fazer no IBGE. Não foi isso que ele disse no video. Agora que ele tá lançando um panico moral aí, como se alguem fosse a favor de assédio moral, nak vejo todo essa preocupação quando gente de esquerda é assediada por suas posições nas instituições (onque é mais comum). É muito facil escolher pautas quando lhe convem. Só pode ser piada.
V é bem vindo no governo atual! E Pode criticar! Agora nós funcionamos assim, graças a Deus! A crítica é bem vinda, por isso te sigo, sou mais esquerdista q o próprio governo e tb estou aberta para escutar o q não for criacionismo ou terraplanismo. E bora pensar!
@@canyamanbrasil5662exato. Dentro do campo democrático tudo pode ser discutido sem terraplanismo, criacionismo e coisas míticas. O debate só faz que as pessoas cheguem a soluções dos problemas do país mais inteligentes e que consigam mais comprometimento nas suas execuções.
@@robertolpereiraDentro do estudo da teoria geral do Estado, um dos elementos do Estado é o povo, e o povo possui suas tradições, costumes, religiões, etc. Por isso, não há como a "religião não fazer parte do Estado". Provavelmente, o que você quer dizer é que o aparato burocrático administrativo não deva tomar decisões a partir de fundamentos religiosos, o que é uma contradição muitas vezes, porque de certa forma o ordenamento jurídico do Estado se fundamenta em preceitos éticos, e este por vezes está muitas vezes influenciado por fundamentos metafisicos/religiosos. A discussão é longa, mas só pra entendermos que não tem como a religião não fazer parte de um Estado.
Jornalista d midia alternativa fala "tchiuria" e "tchiologia" e n se importa q ninguem fale assim e q isso incomode. Valorizo a mídia tradicional pelo zelo q tem.
Não ignorando que a grande maioria do povo brasileiro é analfabeta política, devemos sempre lembrar que se não fosse pelo fanatismo religioso dos evangélicos e de alguns católicos, totalmente explorado por Bolsonaro, o Lula venceria fácil no primeiro turno em praticamente todas as regiões do Brasil. Se retirarmos o conservadorismo religioso da equação e fizermos ao povo brasileiro perguntas objetivas sobre o que ele espera da política, veremos que ele é em sua grande maioria social democrata.
Mas será que o extremismo religioso só foi explorado pq essas ideias fazem parte estruturante desses grupos? Olhando por esse lado não seria difícil falar em retirar ela da equação?
Mas...Dados...é passível de ser interpretado. Posso ter dados de altíssima qualidade e realizar interpretações enviesadas. Essa é uma acusação complicada de comprovação e de fácil acusação. Será que não?
Lembrando que o período analisado no coaf foi de 6 meses e o pix de Bolsonaro que foi divulgado nas redes corresponde a apenas 12 dias...a pergunta que fica é qual foi o percentual dessa grana que cai antes da chuva de pix...isso a imprensa não mostra...
As pessoas assistiram o filme 'A onda' e associaram à esquerda sem nenhuma análise, apenas seguindo o olavismo. Quando a extrema direita usou essa estratégia eles nem se deram conta.
Pedro, sinceramente, você não tem direito de falar "diz isso na periferia" para alguém, chega a ser um insulto para as pessoas que moram nessas regiões.
Olha Pedro, as pessoas da periferia acreditam no capitalismo, disso não tenho dúvida, mas tenho dúvidas de que acreditem na democracia. Num e noutro caso a influência do neopentecostalismo ultraconservador é perceptível a olho nu.
No vídeo dele sobre democracia relativa, ele caiu no mesmo problema. A democracia é relativa sim, se eu moro na periferia e meu direito de ir e vir é atacado por polícia, ou a falta dela, então a democracia evocada por ele não tá lá. Ou ela não existe, ou ela é relativa. E outra, ele praticou futurologia só afirmar que o Pochmann iria fazer a mesma coisa que fez no ipea, que mexeria em pesquisas e etc. Quero saber se já ensinam futurologia nos cursos do Meio.
Ele não afirmou, ele trás a tona o passado do cara e diz pq não é uma boa ideia ele para o cargo de Presidente do IBGE, e na minha opinião esse é o trabalho da imprensa, trazer informações e levantar a discussão. Se o trabalho vai ser bom ou não só o tempo dirá. Mas a reflexão que faço é: ele não poderia ser indicado a outro cargo onde esse passado não fosse relevante? Não teria alguém sem esse passado para ser indicado ao IBGE?
Podem não concordar com a ideologia do Pochmann, mas pq essa blá blá da mídia com ele? Deixa o cara trabalhar primeiro. O Lula que é o PR, queriam que colocassem quem? Difícil. E não entendo essa comparação com a Argentina.
Cara. Que os governos do PT possam ter errado nos investimentos das políticas públicas segundo sua ótica. Apesar de não ser bem assim. Ok. Vamos lá. Mas, o que vc, um liberal, não diz é: Quem a pseudo esquerda do PT tem apenas menos de vinte anos em quinhentos anos. Vc não diz e nem vai dizer que somente geraram fome e miséria durante séculos de dominação dos liberais e depois os capitalistas. Vc, desculpa, um dia ainda o verei lutar pelo Brasil e seu povo.
@@JVRabello Sim, por exemplo, a República Velha, da qual o Pedro Doria disse abertamente ser fã pelo seu amplo diálogo e democracia, (o presidente era eleito com 99% do votos e governava sobre lei marcial fora das grandes cidades) se proclamava abertamente como um regime liberal.
Eu não concordo com algumas defesas que o meio faz, mas leitor Premium. Por quê? Por causa do serviço Premium? Não. Por que terapia é caro e o que o Doria tem de aguentar de comentário aqui, só com calma, paciência e terapia pra aguentar. Cheio de bolsonarista de esquerda.
Pedro, me identifico mais à esquerda, mas tenho uma dúvida: o Stalinismo e o Maoismo também não tinham essa mesma glorificação da morte e do líder como um grande salvador, apesar de serem comunistas e não fascistas?
Bom a gazeta do povo está revoltado com a volta da professora que foi ameaça de morte Márcia Tiburi. O que faz de alguém fascista? Bom alguém que é racista no caso do brasileiro mesmo não sendo branco mas achando que é. A religião também faz o fascista, o homossexual (M e F) religioso que se esconde na religião tbm faz o fascista. Etc, etc,etc.
Pedro, fico pensando o quão mais curto ficou o caminho para rastrear sonegação de ir, à partir do momento em que toda movimentação de pix passa diretamente pelo bacen. Basta o governo, qualquer governo, precisar aumentar a arrecadação que já tem essa arma na mão. Quando se trata de pix eu realmente tenho minha teoria da conspiração. Governo nunca faz nada para ajudar, ele sempre tem alguma intenção escondida.
Você conhece mesmo a região Leste de São Paulo? Pois definir está região como miserável é um absurdo, têm sim muitos problemas, como em todas as regiões desta gigante cidade. Por favos corrija seu comentário.
Ao falar do pix (antes de sua implantação), o Pochmann tão somente estava falando, de forma acadêmica, sobre a expansão do capitalismo financeiro com a aceleração da circulação do dinheiro. Ele não se colocou contra o pix que nem sequer havia sido implantado e, de início, causava estranhamento em muita gente.
Pode ser que a IA nem seja tão imponente nos nossos modos de vida quanto é a interação dos meros leitores e espectadores com os formadores de opinião e com os demais leitores e espectadores nas redes sociais. Ela foi o motor que impulsionou campanhas eleitores no mundo todo, que fez metade do nosso eleitorado acreditar que o micto tinha algo de bom a oferecer, que cancela artistas, jornalistas, atletas e políticos em poucas horas após um opinião. Enfim, essa interação faz alguém despejar ódio cego no anonimato e na segurança da própria cadeira gamer e incomodar muita gente. E a IA? Pode ser que seja vista como uma comodidade nas nossas vidas, muito menos transformadora.
Em resumo, há um detalhe aqui e acolá (compartilhado por todos os conservadores e até mesmo petistas) já torna-o completamente fascista. Bônus, ainda fala em "homoerótico" como se isso fosse ofensivo, usando de homofobia para atacar.
gosto mais da definição de ultradireita que você deu em outro vídeo. acho mais adequado, e ajuda conservadores a distinguirem o fascismo europeu do inicio do século 20 e o movimento atual. pois o primeiro argumento que se usa quando se fala em fascismo atualmente, é falarem: sério que você ta comparando Fulano com mussolini, hitler e afins?
Pedrinho, vc pode espernear quanto quiser! O cara vai trampar no governo e acabou!!! Para cara!!! Vc esta visivelmente alterado mais não adianta… vai fazer propaganda pro Aécio pq agora ele tá pronto pra ser o “novo presidente “ do Brasil pra vc e a globo😂😂😂😂😂😂😂
Caramba, o Pedro tinha parado de "vilanizar" as ideias desenvolvimentistas. Voltou a fazer isso neste vídeo. Que pena. Um dos maiores defeitos dos liberais é esse: achar que só o liberalismo entrega as soluções para todos os problemas...
Dá p/ fazer um bem bolado de boas ideias e boas práticas das duas correntes.
Quando ele parou? Kkkkkk
Precisamos de mais vozes como a do Pedro Doria.
Pedro, você é um excelente jornalista. Neste vídeo você esclareceu essa "coisa" de ser Liberal, mas tbm progressista. Me vejo nessa linha e não sou muito compreendida
Quando você denomina: "Sou a esquerda do liberalismo" É isso! Minha linha de pensamento se encontrou ali.
Esclarecedor.
Além de enfatizar o quanto Dados podem ser manipulados e corremos este risco sim, o que também pode não ocorrer, mas temos histórico.
Trabalho com Dados e sei o quanto é possível e o quanto muitas empresas privadas fazem.
Durante o período do governo Bolsonaro viemos uma espécie de fascismo, onde muitos fascistas se identificaram com ele.
Muita gente o idolatrou, a ponto de ficarem o esperando numa avenida a motociata dele passar, simplesmente para ser homenageado, para tentarem tirar foto e pegar na "mão" do presidente.
Moro em Curitiba e isso aconteceu aqui. Neste dia haviam vários restaurantes com painéis gigantes com a foto do Bolsonaro. Nunca vi isso na vida.
Tudo isso me chocou, esse nível de idolatria por um líder fascista me fez lembrar das cenas de Mussolini em meio ao povo alucinado. 😢
Neste dia eu vi o quanto eu estava rodeada de fascistas, porque uma pessoa que não pensa ou vive nessa linha não idolatra um ser como ele. Essas pessoas encontraram alguém que os representassem.
Ouvi desses idolatras que o Guedes foi o melhor economista deste país. 😂.
E pior, esses não vão mudar, vão ficar piores para 2026, por isso precisamos ter uma boa base, uma boa estratégia para 2026.
Que bom,vc é um diamante nessa região (sul) do pais tão esnobe,preconceituosa,puritana,fascista.Logico que tem honrosas exceções, e vc é uma delas!
Parabéns Pedro! Palmas pra você como jornalista e por democraticamente apresentar suas opiniões. Nos comentários no entanto é assustador perceber nos comentários como muitos ou não compreenderam suas palavras ou estão "programados" a distorcer o que lêem ou assistem. Não é à toa que estamos diante de tantos desafios. Acredito que precisamos de menos posições extremadas e de mais diálogo.
Mais um golaço do P. Dória ao entender a questão da chamada "Teologia da Prosperidade". E na questão do Estado opressor em relação ao pequeno empreendedor na periferia.
Pedro! Em sua narrativa, sedutora (você é sedutor), fica clara a sua habilidade crítica em se manter no MEIO. Sou crítico ao Lula, por ele não atender aos meus anseios revolucionários; as vezes isso me entedia um tanto no discurso pragmático e elegante, quase romântico, deste , meio do caminho, que no máximo vislumbra a novidade, nunca o novo. Ainda assim, parabéns pelo trabalho, obrigado por compartilhar suas ideias; nunca deixo de apreciar!
Acusar alguém que pense diferente de você é um bom começo,
Muito bom!
Tá mais q na hora de o Ponto de Partida lançar vídeos de cortes, viu? Existem muitos argumentos e/ou trechos de argumentos q são pérolas dentre os vários assuntos esmiuçados pelo Pedro q muitas vezes ficam "escondidos" em vídeos de mais de meia hora. Fica aqui o meu pedido. 😊👍
Pensei a mesma coisa vendo o vídeo
Pedro,
Este seu comentário deveria ser impresso e emoldurado para que todos podessem ler e ler várias vezes.
Parabéns!
Vídeo brilhante! Desafia a noção pré-concebida de que pobreza é sinônimo de esquerdismo. Valoriza a diversidade de pensamento na periferia. Reflexão profunda sobre o papel da esquerda como "guardiã". Parabéns!😍
Bem... Esquerda não é nada disso.
Lembrai-vos sempre de Joãosinho XXX: "quem gosta de pobreza é intelectual, pobre gosta de luxo". Ou de Mamonas Assassinas: "quanta gente, quanta alegria, a minha felicidade é um crediário nas Casas Bahia."
até pq no Brasil, negro é racista e pobre é conservador e de Direita.
somos meio masoquista mesmo...
Pedro, teu conteúdo é excelente (quase viciante!), mas conversa com alguma técnico em áudio pra ver se consegue gerar vídeos com som mais alto! Abs
Na edição dá para pegar o áudio, equalizar melhor e dar uma masterizada ( mesmo que vindo de cenários externos - como hoje, em que ele estava num hotel em Minas). Não é nenhum bicho de 7 cabeças. O toque é super válido
Muita admiração.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤
Ninguém foi demitido do IPEA. Apenas algumas pessoas devolvidas aos seus órgãos de origem e saíram gritando "Fogo!". Uma decisão administrativa totalmente legítima. Nenhum técnico foi demitido
Ele nem sabe o que ocorreu direito. Ele usou fofoca e descontentamento de pessoas pra justificar o piti liberal dele.
Pedro discussão interessante. Mas vale alguns reparos são necessários. Getúlio nunca foi de esquerda, ele teve uma fase que muitos historiadores classificam como totalitarismo brasileiro e uma outra que ele foi mais nacionalista, em todas essas fases ele sempre esteve mais a direita do espectro político.
Vargas foi um direitista nacional-desenvolvimentista.
Pra quê investir em educação em País agrário e extrativista? Não está na ordem do dia
Pedro, me tire uma dúvida, quando o Bolsa Família foi lançado no início do governo Lula em 2003 você também o achava eleitoreiro e o chamava de bolsa esmola ou já acreditava em sua real necessidade?
A minha crítica aos liberais de hoje é que na hora de escolher para votar entre um neoliberal ou um social democrata, eles sempre votam no neoliberal, o que na prática os transformam em neoliberais. E quando chegam ao governo só se preocupam em reduzir o estado, não ligando para o social, o que mais uma vez os transformam em neoliberais.
E a única desculpa para se dizerem liberais é que o governo FHC acabou com a inflação, desindexou a economia e acabou com a emissão de dívidas estaduais e municipais. Algo importante, mas que todos os governos sérios também correriam atrás disso, tanto um governo de esquerda como um de direita.
Pedro deu os créditos do Bolsa Escola ao governo FHC. Mas esse programa, foi primeiramente implantado nas primeiras prefeituras geridas pelo PT, e em Brasília, com o governador Cristovam Buarque (na época no PT)...
Que aliás, foi um bom governador, mas não conseguiu ser reeleito por causa exatamente dos petistas...
Buarque dobrou o salário dos professores, policiais e outros funcionários, mas queriam mais aumentos e vantagens, sendo que as finanças do DF não comportava mais benesses. Fizeram greves e reclamaram tanto que a oposição corrupta e bandida venceu.
Bem feito!
Eu complementaria mais uma característica do facismo: a necessidade de um “inimigo”. Via de regra, demonizado.
Verdade!
Pedrão, perdão, geralmente eu concordo em 90% com suas falas, mas a última sobre Marcio Pochmann me fez pesquisar sobre o assunto, sobre o currículo, sobre a tão criticada forma de presidir o Ipea, e cheguei a conclusão, depois de ler várias reportagens sobre o assunto, que não há o se possa realmente desabonar esta indicação, a não ser a controvérsia inicial com a Simone Tebet, que logo tratou de disfazer o mal entendido (ou mal discutido internamente).
No fim, acho que você exagerou. Seguiu as massas, como fazem muitos.
Minha conclusão é que você tem uma opinião formada sobre o assunto, do tipo que não quer mudar.
Sua vinda ao UA-cam pela segunda vez para falar sobre este assunto, deixa claro que tem dúvidas, e quer tentar justificar seu ponto de vista, para não dar o braço a torcer.
Eu também pesquisei e a reclamação de perseguição se deve a volta de funcionários "emprestados" de outros órgãos, que não pertenciam ao IPEA, e alguns já com tempo de aposentadoria que continuavam em exercício e foram "aposentados"...
Mas como em todo serviço público, devemos sim ficar de olho e cobrar caso algum mal feito seja cometido!
Muito obrigado, Pedro 👏👏👏
Dória, seu posicionamento e explicação sobre o facismo moderno foi fantástico e revelador. Também lamento muito sobre como muitas pessoas não enchergaram o bolsonarismo como facista.
Genial.! Parabéns.!!
*Pedro, onde cê vai eu também vou
Mas tudo acaba onde começou*
Qual a possibilidade de considerar a visão do materialismo dialético na apresentação do seu conteúdo??
*Todos os caminhos são iguais
O que leva à glória ou à perdição
Há tantos caminhos tantas portas
Mas somente um tem coração*
Teologia da Prosperidade é a exploração da fé. Transforma templos em empresas e crentes em clientes. Enquanto líderes religiosos enriquecem, o crente empobrece espiritual, cultural e financeiramente.
🐀🤑🐀🤑🐀🤑🐀
Parabéns pelas reflexões sobre o fascismo hoje , em especial, pela luz clara lançada sobre a natureza fascista do pensamento (!?) e ação bolsonaristas.
Fantástico
Pedro, esse comentário não se trata diretamente sobre esse vídeo, mas de uma solicitação que há muito penso em fazê-la, mas que venho deixando para "o próximo"...
Tenho muito interesse em saber de uma forma "real" como funciona as formas (se é que posso chamar assim) de liberalismos existentes. Qual literatura você poderia me indicar?
Como sempre, muito obrigado a você pelo "Ponto de partida".
Boa! Reforço a solicitação!
Em tempo, muito bom o comentário feito pela Cíntia; e igualmente boa a resposta que voce deu. É um assunto que dá um bom debate, já que se falou (e ainda fala) tanto de fascismo aqui no Brasil...
Duas coisas que eu queria comentar desse vídeo:
. No caso Pochmann no IBGE, acho que a solução no caso seria fazer do presidente do órgão um cargo independente e com mandato fixo, nos moldes atuais do BC: com indicação do presidente e aprovação do Senado para a confirmação;
. É curioso notar que muitas das coisas que você falou do fascismo (militarização da sociedade, culto ao líder, fusão de partido, governo e nação) se encaixa direitinho nos regimes comunistas clássicos dos quais a gente já ouviu falar. Não tem como não lembrar da Teoria da Ferradura.
O que me chamou a atenção na reflexão sobre o facismo é quando ele discorre sobre masculinidade. No contexto de manchetes de jornais sobre política "mulher forte" significa a luta contra a opressão, a liberdade e o empoderamento. Já "homem forte" é o retrógrado, violento e autoritário. Os adjetivos relacionados ao masculino são pejorativos ou recebem uma interpretação desabonadora (o homen já não tem mais o direito de ser "forte"), e as adjetivações ao feminino são quase idolatria ao "sagrado feminino". Misandria camuflada operando no nível das palavras.
Pedro, gostei da sua explicação e descrição do "fascismo bolsonarista". gostei da análise. Além disto, guardarei a sua diferenciação entre liberalismo e neoliberalismo. Valeu pelas reflexões
Dória, sou fã do seu trabalho. Sou progressista e entendo seu ponto de vista o qual posso discordar, e quando não, me faz repensar meus posicionamentos também. Não compactuo com certos comportamentos da esquerda que vem a seu canal e deixam uma ofensa ou uma caricatura da sua pessoa ao final dos comentários.
Queria deixar uma opinião sobre o trabalho do Dória que, mesmo nós do campo progressista discordando de certos pontos de vista, temos que celebrar que TUDO o que é discorrido nesses vídeos está dentro do campo racional, humano, respeitoso, enfim, dentro de todas as possibilidades de discursão, desde o sentido amplo até o mais restrito.
As vezes parece que a esquerda esquece do que passamos nesses últimos anos de viés fascista, com informações sequestradas que incita paixões e ressentimentos criando o discurso irracional que quase destruiu o país.
quase destruiu o país e que continua por aí, no cio...
Necessário!! ❤
Não gosto desses vídeos de comentários. Pedro assume um tom professoral 90% das vezes e descredibiliza os comentários das pessoas. Nunca vi ele usar o comentário para repensar algum argumento, de fato estabelecendo um diálogo, que me parece que era a intenção. Desse jeito parece que é apenas para se defender e acaba passando uma ideia de arrogância. Sobre o primeiro comentário, a esquerda carioca sofre com o evangélico político por exemplo. Mas não é verdade que a esquerda não consegue lidar com isso, muitos vem da periferia, como os parlamentares do Psol. Esse se reflete nos votos da esquerda serem concentrados justamente nos de menos poder aquisitivo. A direita sim não sabe falar com eles, a exceção são os evangélicos.
Em que momento da história o liberalismo prático fez isso que você fala?
A revolução industrial foi uma revolução liberalista? Quais foram os resultados para os trabalhadores?
Parabéns pelo ótimo conteúdo. Obrigado e abraço
O governo acaba de anunciar um instituto federal do Alemão e vc não vê nenhum esforço do governo para com a educação básica? Vale lembrar que o estados e municípios são responsáveis pela administração da educação básica. O governo federal não tem autonomia. Não faz mais sentido cobrar dos governadores e prefeitos? Esse só fazem merda, fecham escolas, entulham os alunos nas salas de aula, pagam um salário abaixo do piso para os professores e etc. E cadê a pressão sobre os prefeitos e governadores por parte do “partido liberal” (imprensa)?
Excelente!
Alguns políticos de esquerda tiveram votação expressiva em determinadas periferias. Essa simplificação de que a esquerda não fala com a periferia é meio errônea.
Pois é.. a direita só não tem mais espaço no BR por causa dos pobres.
perfeito
A imprensa hoje vive pra agradar sua claque . A perda da força econômica advinda da publicidade, fez com que cada organização de imprensa busque agradar um determinado nicho de público
Obrigado, Pedro Doria
Há Pedro... Você falar que há vários economistas preocupados, "tecnicamente", com o Pochmann não é demais? Explico. Quando algum economista ou jornalista econômico acertou alguma previsão? É evidente a incompetência (ou fingimento) de grande parte dos analistas econômicos, sobretudo os do mercado. Agora, sobre a preocupação com o IBGE, havia isso quando o Guedes estava no governo anterior e o governo não tinha orçamento (ou intenção de fazer) para o censo do IBGE? Houve esse barulho do mercado, dos economistas e da mídia com as falas e atitudes do Guedes? Caso esse Pochmann realmente persiga pessoas, é de fato lamentável. Mas, a gritaria, especulação ou euforia está demais.
FALA IMPACTANTE!
Logo que puder, vou assinar seu canal. Vc é muito preparado, sensato e eu concordo muito com vc, principalmente porque vc não é radical nem de esquerda, tampouco da direita. A esquerda se tornou chata, com discurso desatualizado e enfadonho e a direita extremamente violenta, conservadora e burra. Siga em frente Pedro.
O Pedro está certo quanto a atuação do Pochmman no IPEA. Perseguiu, censurou e calou os discordantes. Fonte primária. A atuação do PB nunca foi assim.
Pedro Dória. Então, na sua visão, um regime de esquerda autoritária também pode ser considerado Fascista?
Se não, o que os distingue?
Obrigado.
O Nazi-fascismo é um regime totalitário, ultra-autoritário e de extrema-direita que existe basicamente para assegurar a grande propriedade da burguesia.
Então alguém alardeia q foi perseguido por outrem e isso é o suficiente? Gostaria muito de saber se o Meio é um veículo Liberal ou apenas tem jornalistas que o são e podem trazer diversidade de opinião.
A sua critica , realmente, nao ficou clara. Talvez o problema seja por minha falta de " alcance" ... Mas to atenta !
Eu conheci o Pix pelas pessoas que eu tinha que pagar. Pessoas que me prestaram algum tipo de serviço.
Temos divergências de opiniões, mas podermos concordar que Bolsonaro entende muito mais de fascismo do que de capitalismo. E nesse sentido, posso até dizer que Lula é mais capitalista do que Bolsonaro, pois Lula fez o Brasil se tornar a sexta maior economia do mundo, e um período fértil, mas que alguém como Bolsonaro definitivamente não saberia aproveitar.
Bolsonaro e Lula são extremamente capitalistas, pelo menos no sentido em que ambos são fissurados em meter a mão na grana - no caso, dinheiro público, e dinheiro de venda de MPs a empresários. A grana é o deus deles.
Parabéns Jornalista Pedro Doria, Temos no Brasil a ABRICOM, a ABRICOM Tem Federação Nacional da Imprensa No Brasil, ABRICOM Sempre Emitindo a Carteira de Jornalista da Abricom ( Identidade de Jornalista / Imprensa ) - Validade Nacional e Reconhecida Pela Lei de Imprensa no Brasil, ABRICOM Pela Lei 972 / 69 a Lei do Jornalista no Brasil, ABRICOM Seriedade e Profissionalismo na Imprensa no Brasil, ABRICOM Para Todos Os Jornalistas, Imprensa, Fotógrafos, Escritores, Social Midia, Colunistas, Colunistas Social, Blogueiros e de Midias Digital de Todo o Brasil, ABRICOM A Sua Filiação Faz Parte Na ABRICOM No Brasil, ABRICOM Unica Pela Democracia e Liberdade de Imprensa e de Expressão no Brasil Em 2023 No BRASIL. 2023.
Chamar o RCN de liberal é ofender os liberais. Ele apoiou abertamente o bozo, votou de camisa da seleção e era do grupo de whatsapp dos ministros do bozo. Abs.
A vitória de Bolsonaro foi didática pra muita gente pobre e também pra classe média, agora é saber qual o projeto escolher!
21:15 é o famoso " chover no molhado ", Pedro.
Concordo
Tábata Amaral é a cara da periferia paulistana raiz. Mas nessa década temos muita migração de Estados menos liberais que tem dado esse tom de Estado me dá.
Sobre a parte final, bolsonarismo... Totalmente alinhado contigo!
Pedro explica para o público o "jornalismo Minorit Report" de acusar alguém de cometer um crime que aina não aconteceu. Com a devida vênia, mas acusar alguém de futura manipulação de dados do IBGE não me parece nada razoável para quem diz fazer jornalismo sério. Sobre seu destempero no comentário, meu avô dizia que quem perde a razão perde o argumento.
Mas essa dificuldade da esquerda em falar com a periferia não é necessariamente porque "o cara da periferia é de direita" ou "é conservador". Sim, parte é mesmo, muito também por influência das igrejas evangélicas; mas essas pessoas, sobretudo, têm um pragmatismo intuitivo de que luta pra sobreviver ou crescer. Como vc mesmo disse, Pedro, elas querem ver resultados concretos da ação de estado na vida delas - e colocar o discurso ideológico mais abstrato acima de um discurso mais concreto de melhoria de vida é muitas vezes uma falha do campo da esquerda. Até porque no campo abstrato a direita reacionária já ocupou um espaço enorme com o discurso do pânico moral.
A esquerda perdeu para Bolsonaro em 2018, como vc disse, né... E o liberal ganhou com o Bolsonaro? Como é essa sua lógica?
Pedro, vc n respondeu o Guilherme. Aliás, vc faz isso costumeiramente: desvia do q foi perguntado e comenta apenas o q interessa. É uma estratégia, mas n convence todo mundo. O desafio foi ver vc defender na periferia o Capialismo Liberal como está posto. Defender q a redução das desigualdades precisa ser lenta e dialogada ( no Brasil). E aí vc vem a resposta de q a periferia gosta do Capitalismo, mas isso n foi colocado em questão. Duvido q alguém com o mínimo de leitura vá dizer aqui q os Partidos brasileiros, ditos de esquerda, conseguem dialogar c a periferia... Todos sabem q n!
Argentina, Pedro? Sério isso?
Ninguém aguenta mais esse tipo de coisa, né? Liberal só sabe repetir isso igual papagaio. Não tem fundamento.. veio falar que Tebet foi atropelada por lula na indicação, ela já desmentiu, veio falar que os servidores receiam interferência ideológica, já vierem servidores a público dizer que não tem qualquer medo disso.. até agora tô tentando entende o chilique liberal totalmente desproporcional sobre esse cara e ainda não consegui. Me ajuda aí, Pedro!
Queria acreditar em papai noel igual vcs e sentir essa percepção de alienação intensa que vcs sentem
@@padonov Nem este pessoal que depois votou no Lula falou uma palavra quando um dono de uma Locadora de carro foi nomeado no governo Bozo. Nem quando o próprio IBGE foi ocupado por uma indicação da filha de uma amiga do Paulo Guedes. Uma dentista foi para o IPHAN (patrimônio histórico), e o próprio Guedes, que nunca fez nada fora do mundo de investimentos, foi escalado para o cargo. Ficamos 5 anos sem política industrial, sem nada para desenvolvimento, todas as instituições foram atacadas por fascistas alucinados ligados à um outro fascista (Olavo). E os caras que o Pochmann tirou do Ipea eram da linha neoliberal em um governo desenvolvimentista.
Rsrsrs esse vídeo gravado em Uberaba, bem interessante 😅 conheço esse chão aí 😅
O ex-presidente FHC era chamado de neoliberal acredito que isso era por causa das privatizações e do enxugamento das contas públicas.
Ronaldo Reagan e Margareth Tacher eram liberais ou neoliberais?
Ronald Reagan, Margaret Thatcher e Augusto Pinochet foram a direita conservadora neoliberal; já FHC é um neoliberal progressista.
Celebrar conservadorismo na periferia é igual celebrar trabalho escravo ver progresso em extrativismo mineraçao etc
E outra, ta assinalando virtude quando diz que o problema dele com Pochmann é o possível assedio que ele poderia fazer no IBGE.
Não foi isso que ele disse no video.
Agora que ele tá lançando um panico moral aí, como se alguem fosse a favor de assédio moral, nak vejo todo essa preocupação quando gente de esquerda é assediada por suas posições nas instituições (onque é mais comum).
É muito facil escolher pautas quando lhe convem.
Só pode ser piada.
V é bem vindo no governo atual! E Pode criticar! Agora nós funcionamos assim, graças a Deus! A crítica é bem vinda, por isso te sigo, sou mais esquerdista q o próprio governo e tb estou aberta para escutar o q não for criacionismo ou terraplanismo. E bora pensar!
Exatamente. Eu me considero de centro-esquerda e estou sempre por aqui. Quem só ouve os que pensam igual, não entende a democracia e não evolui.
@@canyamanbrasil5662exato. Dentro do campo democrático tudo pode ser discutido sem terraplanismo, criacionismo e coisas míticas. O debate só faz que as pessoas cheguem a soluções dos problemas do país mais inteligentes e que consigam mais comprometimento nas suas execuções.
@@robertolpereirareligião não pode na democracia então? Estás falando que criacionismo é indevido…
@@marceloconde2968 religião pode conviver com a democracia, mas não pode ser parte do Estado.
@@robertolpereiraDentro do estudo da teoria geral do Estado, um dos elementos do Estado é o povo, e o povo possui suas tradições, costumes, religiões, etc. Por isso, não há como a "religião não fazer parte do Estado". Provavelmente, o que você quer dizer é que o aparato burocrático administrativo não deva tomar decisões a partir de fundamentos religiosos, o que é uma contradição muitas vezes, porque de certa forma o ordenamento jurídico do Estado se fundamenta em preceitos éticos, e este por vezes está muitas vezes influenciado por fundamentos metafisicos/religiosos. A discussão é longa, mas só pra entendermos que não tem como a religião não fazer parte de um Estado.
Jornalista d midia alternativa fala "tchiuria" e "tchiologia" e n se importa q ninguem fale assim e q isso incomode. Valorizo a mídia tradicional pelo zelo q tem.
Não ignorando que a grande maioria do povo brasileiro é analfabeta política, devemos sempre lembrar que se não fosse pelo fanatismo religioso dos evangélicos e de alguns católicos, totalmente explorado por Bolsonaro, o Lula venceria fácil no primeiro turno em praticamente todas as regiões do Brasil.
Se retirarmos o conservadorismo religioso da equação e fizermos ao povo brasileiro perguntas objetivas sobre o que ele espera da política, veremos que ele é em sua grande maioria social democrata.
Mas será que o extremismo religioso só foi explorado pq essas ideias fazem parte estruturante desses grupos? Olhando por esse lado não seria difícil falar em retirar ela da equação?
Se não fossemos um país de analfabetos politicos, nem Lula nem Bolsonaro teriam qualquer chance de sequer chegar ao segundo turno.
Mas...Dados...é passível de ser interpretado. Posso ter dados de altíssima qualidade e realizar interpretações enviesadas. Essa é uma acusação complicada de comprovação e de fácil acusação. Será que não?
Temos no Brasil Pdt ( 12 ), União Brasil ( 44 ) - A Direita No Brasil.
Eu acho melhor ler quais são as questões do Pix a longo prazo, não cometer o erro como Amazon e os Streamings.
Vale comentar os 17 milhões depositados por brasileiros para o Bolsonaro.
Se fosse 17 milhões na conta do lula, o mundo tinha acabado já...rssss
Lembrando que o período analisado no coaf foi de 6 meses e o pix de Bolsonaro que foi divulgado nas redes corresponde a apenas 12 dias...a pergunta que fica é qual foi o percentual dessa grana que cai antes da chuva de pix...isso a imprensa não mostra...
As pessoas assistiram o filme 'A onda' e associaram à esquerda sem nenhuma análise, apenas seguindo o olavismo. Quando a extrema direita usou essa estratégia eles nem se deram conta.
peguei no pulo do gato😃
Não confudam votar no Lula e gostar dele, com ser Progressistas Identitários
Pedro, sinceramente, você não tem direito de falar "diz isso na periferia" para alguém, chega a ser um insulto para as pessoas que moram nessas regiões.
Pois é, periferia conservadora, reacionaria na verdade é vitória da barbárie. Tipo islamismo fundamentalista
Só quem oprime é ou o Estado ou as grandes empresas, o capitalismo não oprime não….😂🤦🏼♂️🤮
Olha Pedro, as pessoas da periferia acreditam no capitalismo, disso não tenho dúvida, mas tenho dúvidas de que acreditem na democracia. Num e noutro caso a influência do neopentecostalismo ultraconservador é perceptível a olho nu.
No vídeo dele sobre democracia relativa, ele caiu no mesmo problema.
A democracia é relativa sim, se eu moro na periferia e meu direito de ir e vir é atacado por polícia, ou a falta dela, então a democracia evocada por ele não tá lá. Ou ela não existe, ou ela é relativa.
E outra, ele praticou futurologia só afirmar que o Pochmann iria fazer a mesma coisa que fez no ipea, que mexeria em pesquisas e etc.
Quero saber se já ensinam futurologia nos cursos do Meio.
Ele não afirmou, ele trás a tona o passado do cara e diz pq não é uma boa ideia ele para o cargo de Presidente do IBGE, e na minha opinião esse é o trabalho da imprensa, trazer informações e levantar a discussão.
Se o trabalho vai ser bom ou não só o tempo dirá.
Mas a reflexão que faço é: ele não poderia ser indicado a outro cargo onde esse passado não fosse relevante?
Não teria alguém sem esse passado para ser indicado ao IBGE?
Governo hj em dia, so pensa no salario deles
Podem não concordar com a ideologia do Pochmann, mas pq essa blá blá da mídia com ele? Deixa o cara trabalhar primeiro. O Lula que é o PR, queriam que colocassem quem? Difícil. E não entendo essa comparação com a Argentina.
Cara.
Que os governos do PT possam ter errado nos investimentos das políticas públicas segundo sua ótica. Apesar de não ser bem assim.
Ok.
Vamos lá.
Mas, o que vc, um liberal, não diz é: Quem a pseudo esquerda do PT tem apenas menos de vinte anos em quinhentos anos.
Vc não diz e nem vai dizer que somente geraram fome e miséria durante séculos de dominação dos liberais e depois os capitalistas.
Vc, desculpa, um dia ainda o verei lutar pelo Brasil e seu povo.
Mas quem governou por 500 anos foram liberais? Não é bem assim
@@JVRabello Sim, por exemplo, a República Velha, da qual o Pedro Doria disse abertamente ser fã pelo seu amplo diálogo e democracia, (o presidente era eleito com 99% do votos e governava sobre lei marcial fora das grandes cidades) se proclamava abertamente como um regime liberal.
@@Velo-hw3pc mas um liberalismo anacrônico e elitista
Eu não concordo com algumas defesas que o meio faz, mas leitor Premium. Por quê? Por causa do serviço Premium? Não. Por que terapia é caro e o que o Doria tem de aguentar de comentário aqui, só com calma, paciência e terapia pra aguentar. Cheio de bolsonarista de esquerda.
Pedro, me identifico mais à esquerda, mas tenho uma dúvida: o Stalinismo e o Maoismo também não tinham essa mesma glorificação da morte e do líder como um grande salvador, apesar de serem comunistas e não fascistas?
Stalinismo e maoísmo foram degenerações burocráticas e autoritárias do Socialismo.
Bom a gazeta do povo está revoltado com a volta da professora que foi ameaça de morte Márcia Tiburi. O que faz de alguém fascista? Bom alguém que é racista no caso do brasileiro mesmo não sendo branco mas achando que é. A religião também faz o fascista, o homossexual (M e F) religioso que se esconde na religião tbm faz o fascista.
Etc, etc,etc.
Pedro, fico pensando o quão mais curto ficou o caminho para rastrear sonegação de ir, à partir do momento em que toda movimentação de pix passa diretamente pelo bacen. Basta o governo, qualquer governo, precisar aumentar a arrecadação que já tem essa arma na mão.
Quando se trata de pix eu realmente tenho minha teoria da conspiração. Governo nunca faz nada para ajudar, ele sempre tem alguma intenção escondida.
Você conhece mesmo a região Leste de São Paulo?
Pois definir está região como miserável é um absurdo, têm sim muitos problemas, como em todas as regiões desta gigante cidade. Por favos corrija seu comentário.
Verdade, embora more mais em São Paulo, ainda vejo a Zona Leste como uma região de classe média baixa ou pobres remediados, miseráveis não...
Assistam o vídeo novamente. Ele não disse que a região leste de São Paulo é miserável. Ele disse que existe pobreza, não miséria.
Pedrão, pode falar mais da relação ideológica do católico com o PT? no sentido da culpa? abs
O PT foi fundado em parte no início da década de 1980 por católicos progressistas como os da Teologia da Libertação.
Sindicatos e servidores públicos= Trabalhadores!! Né???
Ao falar do pix (antes de sua implantação), o Pochmann tão somente estava falando, de forma acadêmica, sobre a expansão do capitalismo financeiro com a aceleração da circulação do dinheiro. Ele não se colocou contra o pix que nem sequer havia sido implantado e, de início, causava estranhamento em muita gente.
Pode ser que a IA nem seja tão imponente nos nossos modos de vida quanto é a interação dos meros leitores e espectadores com os formadores de opinião e com os demais leitores e espectadores nas redes sociais. Ela foi o motor que impulsionou campanhas eleitores no mundo todo, que fez metade do nosso eleitorado acreditar que o micto tinha algo de bom a oferecer, que cancela artistas, jornalistas, atletas e políticos em poucas horas após um opinião. Enfim, essa interação faz alguém despejar ódio cego no anonimato e na segurança da própria cadeira gamer e incomodar muita gente. E a IA? Pode ser que seja vista como uma comodidade nas nossas vidas, muito menos transformadora.
NOs velhos tempos enforcavam...
Em resumo, há um detalhe aqui e acolá (compartilhado por todos os conservadores e até mesmo petistas) já torna-o completamente fascista. Bônus, ainda fala em "homoerótico" como se isso fosse ofensivo, usando de homofobia para atacar.
gosto mais da definição de ultradireita que você deu em outro vídeo. acho mais adequado, e ajuda conservadores a distinguirem o fascismo europeu do inicio do século 20 e o movimento atual. pois o primeiro argumento que se usa quando se fala em fascismo atualmente, é falarem: sério que você ta comparando Fulano com mussolini, hitler e afins?
Pedrinho, vc pode espernear quanto quiser! O cara vai trampar no governo e acabou!!! Para cara!!! Vc esta visivelmente alterado mais não adianta… vai fazer propaganda pro Aécio pq agora ele tá pronto pra ser o “novo presidente “ do Brasil pra vc e a globo😂😂😂😂😂😂😂
E vc comemora o fato da periferia nao ser de esquerda?
Você que decide agora o que a periferia aqui deve ser? Vai se candidatar a imperador?
Perdeu o fio da meada 😊. Isso é normal 😅
👍🏼👍🏼