КОМЕНТАРІ •

  • @veronicaalvesdesousa2153
    @veronicaalvesdesousa2153 20 днів тому +1

    É sempre bom ver os seus vídeos, tem muito conteúdo na área de arquitetura principalmente no que diz respeito à remodelação das casas de aldeia.

    • @arqcasanova
      @arqcasanova 19 днів тому +1

      @@veronicaalvesdesousa2153 obrigada! Este direto teve duas tentativas, mas lá consegui arrancar à 2ª! Na próxima semana repetimos a ver se corre melhor.
      Vem aí muito mais informação sobre reabilitação de casas de aldeia, se lhe interessa o tema, fique atenta 😁

  • @beautyJade5
    @beautyJade5 8 днів тому

    Aqui em Aveiro é muito típico as casas estarem revestidas a azulejo. Será que é possível remover o azulejo? Será que a Câmara não implica? É que os azulejos contribuem tanto para infiltrações.. e por isso acho que o ideal seria remover os azulejos

    • @arqcasanova
      @arqcasanova 8 днів тому +1

      @@beautyJade5 não é permitido alterar a cor ou materialidade das fachadas sem comunicar à Câmara essa alteração e azulejos então, muito menos. As fachadas azulejadas estão protegidas por lei, o que não quer dizer que as pessoas sejam obrigadas a ter casas com infiltrações. Os azulejos podem ser removidos para intervencionar as fachada, desde que, no final voltem a ser substituídos por réplicas. Isto é válido para azulejos que tenham um reconhecido valor patrimonial.
      Nem todos os azulejos são dignos de serem preservados. Por isso mesmo, essa alteração deve ser debatida com a Autarquia para perceber o valor patrimonial do revestimento que tem e a necessidade (ou não) de manter esses azulejos após a intervenção.
      Resumindo, não remova sem primeiro validar junto da Autarquia essa remoção.