nossa eu sou pedreiro porem gosto muito de informação e tem sonhos de fazer uma faculdade de engenharia e gostei muito do seu vídeo e já sou inscrito do seu canal parabéns
Cleber, Então procure realizar o seu sonho, para que em breve possamos ser parceiros de profissão. Não deixe o seu sonho se apagar, muito pelo contrário coloque-o em prática. Abraço
Conselho faça sim nunca é tarde , desde criança que queria ser Arquiteta , não passava na federal , então fiz letras, mas muito triste , há três anos concluir o curso técnico de Designer de Interiores , e hoje já estou graduando Arquitetura aos 57 anos 😉❤️❤️❤️como gosto de estudar muito mesmo e maravilhoso . Então tem faculdades bem em conta . O segredo é você amar o que faz , daí você se torna um ótimo profissional , pois buscamos mais conhecimento além do que nos dão , e foi assim que encontrei esse engenheiro , isto é , este canal que amo . Faça seu sonho realizar
Sou técnica em Edificações, trabalho no laboratório de uma fábrica de pre moldados ,estou em buscas de mais conhecimentos, é minha primeira Trabalhando, faço slump, moldagem de CP, granulometria, etc, ótimo conteúdo o seu, legal esse controle, vou mais a fundo
Parabéns 👏 Mestre pela grande Aula d Engenharia Civil a respeito d Concreto,,,,, 👍 souuu Enstai Medeiros Nova Floresta PB, trabalho com Artefatos de Cimento (Premoldados) e constantemente venho buscando conhecimentos na Área p melhorar cada vez mais os meus produtos e serviços....
Muito bom este Canal, mais uma ferramenta importante para aqueles que gostam e apreciam um bom conhecimento e que só vem a acrescentar e melhorar as nossas experiências profissionais. Recomendo e divulgo para todos os meus amigos da Faculdade. Parabéns ao Eng. Silvio Andrade pelo trabalho. Muitas Paz e Saúde. Abraços.
Ótimo vídeo. Vejo muito em minhas perícias a falta de qualidade no controle tecnológico, falta de testes, sondagens, cuidados essenciais na execução de uma edificação. Parabéns, muito bom ver a qualidade profissional sendo compartilhada!
Boa tarde!... Estou aprendendo e muito com seu canal!. Eu acredito que um dos grandes problemas hoje na construção civil é a quantidade de profissionais da área sem a qualificação necessária. Todos os semestres saem das faculdades uma gama de diplomados que mal sabem o que é concreto. Muita informação e pouco conhecimento. O que é exatamente o contrário desse canal, pois aqui estamos tendo muita informação com uma grande quantidade de conhecimento. Parabéns mais uma vez por essa iniciativa, vamos todos colocar esse canal em alta. Abraço.
Engraçado que em 3 anos de estágio, eu sempre soube que era somente romper o corpo de prova e dormir tranquilo... Essa preocupação com o controle tecnológico dentro da obra é difícil de se ver. Na realidade, todo mundo sabe que deve ser feito, mas ninguém dá a devida importância. Esses procedimentos não são cobrados pelos gestores da obra como algo indispensável, como algo do tipo: "ou faz, ou faz!". Digo isso baseado no que eu já vi. Infelizmente não aprendi como realmente deve ser. Porém o seu vídeo é muito bom e agora eu vejo o que e como realmente deve ser feito. Percebi que no início do vídeo você falou um pouco sobre as propriedades do concreto no estado fresco. Você poderia falar um pouco sobre as propriedades do concreto no estado endurecido? Abraços!
Juliana, Seria muito importante perceber que a falta de controle das nossas estruturas, custa muito caro. Atualmente as recuperações, re-impermeabilizações, etc., estão ocorrendo muito mais cedo. Não sei porque as construtoras ainda não somam os custos dos retornos precoces com o custo de construção. Com relação as propriedades do concreto endurecido, vou analisar e ver qual o melhor quadro para respondê-la, se no "Por dentro da Engenharia Civil" ou "Pergunte ao Silvio Andrade". Abraço
São poucas empresas que fazem controle tecnológico rigoroso. O que se vê é muita pressa para executar e entregar a obra. A grande maioria dos clientes tbm não exigem qualidade.
Parabéns, Sílvio. Ótimos vídeos com instruções e difusão de conhecimento para uma melhor engenharia no país. É necessário termos conhecimento das manifestações patológicas, para que possamos corrigi-las da maneira correta, utilizando os materiais adequados. Mas, principalmente, tomarmos providências para que as mesmas sejam evitadas e, assim, as construções tenham uma durabilidade melhor, além de evitar o aumento de custo das obras. Grande abraço. Lucas
Prezado Lucas, Além de todas as observações pertinentes que você escreveu, é importante a troca de informações para que possamos difundir a boa prática da engenharia civil. Por isso agradeço sua observação e espero que continue participando dando opiniões, perguntando e divulgando o canal, para que mais pessoas possam também entrar no debate.
ELOIZIO Verdade temos que ter cuidado na concretagem ,porque tem muitas variável para se controlar. Caso temo uma sem devido controle,podemos ter uma perda total no nosso concreto.
Parabéns pelo trabalho @Silvio de Andrade, conteúdo sensacional. Gostaria de tirar uma dúvida, em relação aos agregados para dosagem do concreto: o uso de pó de pedra pode trazer algum prejuízo à dosagem do concreto ? Me refiro em relação ao teor de finos e exsudação.. Já vi em algumas notas de projeto de estaca hélice contínua, por exemplo, a recomendação de não utilizar pó de pedra. Seria pelo teor de finos ?
Parabéns Silvio, ótimos vídeos, bem informativos e didáticos! Continue com o bom trabalho e tenho certeza que logo este será o maior canal do assunto. Abraços!
Muito obrigado. A nossa intensão é exatamente colocar nossa experiência em benefício da nossa engenharia. Continue participando, é muito importante para nós. Abraços!
Assunto interessante e com muita informações detalhadas no vídeo, não se encontra nos livros de Engenharia Civil, além do modo como o assunto é explicado, claro e objetivo, parabéns!
Obrigado A nossa intensão é exatamente essa, ser direto e prático. É levar informações para quem tem que tomar decisões rápidas na obra e não tem tempo de procurar as soluções, como também, dar um complemento técnico na formação dos estudantes de engenharia civil. Entender as causas é o melhor caminho para construir bem e, se for o caso, recuperar melhor.
Parabéns professor, trabalho com controle tecnológico de concreto e sei como é a resistência por parte dos empresários entenderem o quão importante é esse serviço, muitos vêem como somente custo, abraço e continue difundindo conhecimento.
muito bom, muito bom mesmo, estou fazendo tecnologia da construçao de edificio, e trabalho em meio a obra, e com esse video o Senhor esclareceu muita coisa.
William, Obrigado! A cura do concreto, tão negligenciada, é um ponto muito importante para a qualidade do concreto. Vou ver como poderie viabilizar um video.
Continue participando, fazendo perguntas e dando sugestões de temas. O canal nasceu para que possamos promover debates sobre a engenharia civil. Obrigado!
Eu não entendi uma coisa , quando concreto chega na obra faz-se o slump test e caso obtenha a consistência adequada esse concreto é utilizado certo ? Mas e se depois dos ensaios com concreto endurecido observar que não obteve as resistências adequadas ? Ele já foi despejado na obra ... o que fazer ?
Prezado colega. Somente sugiro, para não induzir os neófitos a erro, que se faça a devida ressalva para o slump test e a moldagem de corpo de provas, sendo o primeiro realizado antes da descarga e o último no terço médio da mesma. Erro muito comum nas obras. De resto, parabéns!!!!
Parabens pelo video! Achei interessante a informação sobre a cura da laje, mas gostaria de saber aonde o senhor adquiriu aquele dado de perca de resistência de 33%? É algo que assusta, uma queda de resistência dessa proporção. Obrigado e mais uma vez parabens.
Rodrigo, Essa perda com a falta de cura em 24 horas, que pode chegar até 33%, é determinada pela exposição da laje ou pavimento de concreto às intempéries. Ou seja, umidade, temperatura ambiente, velocidade de do vento, incidência do sol, etc. Imagine se o concreto for mal dosado, ou mal adensado...? A perda será bem maior. Com relação da fonte desse dado, segue artigo da Carlos Campos Consultoria, de Goiânia, que é uma empresa conceituada de tecnologia do concreto.(www.carloscampos.com.br/index.php/artigos/2-curadesformaconcreto)
Parabéns pelo vídeo. Uma verdadeira aula. Tenho duas perguntas: como seria o processo de uma cura química e a outra é em relação ao tempo que o caminhão betoneira leva pra chegar na obra. Como isso influencia no concreto? Muitas vezes peguei caminhões que a hora da dosagem estava escrita a mão. Não passou confiança.
Silvio, tenho algumas perguntas: 1º No vídeo #02 você cita os principais problemas para a fissura no concreto, e você fala que para evita-los é necessário o controle tecnológico. Até aqui ok. Porém o PRINCIPAL problema é o alto teor de c3s nos concretos atuais. Com isso, o controle tecnológico não tem muito o que fazer já que é a tecnologia atual de produção ( no meu ponto de vista claro ). Então existe algo que amenize este problema? Em sala de aula ouvi dizer que a inserção de gelo no caminhão betoneira pode vir a amenizar este calor de hidratação. Essa seria a solução? 2° Neste vídeo, você comenta que quando a concretagem é maior do que 2 metros, utiliza-se o "cachimbo". O que é isso? Tem algum link de vídeo na internet ou imagem ou situação que possa representar? ( lembrando que ainda sou estagiário e estou participando de 3 obras sendo que 1 está na fundação e uma batendo laje, então gostaria de saber que medidas posso vir a tomar quando eu for o responsável por futuras obras em ambos os casos). No mais, parabéns pelo conteúdo.
Predados, Exatamente pelo fato do cimento ser composto com um alto teor de C3S é que devemos nos preocupar com o controle tecnológico, ou seja: traço adequado para peça a ser concretada, excelente mistura, transporte apropriado, lançamento com utilização de sistema compatível com a estrutura e com o slump do concreto e uma cura o mais perfeita possível. O gelo, normalmente, é utilizado em estruturas com grandes massas. A utilização do gelo também ajuda a diminuir a fissuração do concreto do pavimento. Abaixo segue uma figura do cachimbo. Postado por Eddy HG Abraço
Acho que o título do capítulo poderia ser Controle Tecnológico da Estrutura, acho que seria mais adequado tenso em vista abranger etapas do procedimentos de concretagem, ou seja, do método construtivo e não especificamente do concreto. Inclusive seria interessante explicar a exsudação e segregação de modo mais aprofundado.
Silvio Andrade Boa noite tenho uma contrutora TECTOTAL ENGENHARIAS em teresina estado do Piaui estou aprendendo muito com seus vídeos tem um pacote destes V ideos que possa comprar
Prezado, bom dia! Acabei de lançar um curso inteiramente online sobre EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO, DA FÔRMA A DESFORMA. Neste curso mostro que a maioria das patologias das edificações são originadas nas etapas da confecção das estrutura, ou seja, na fôrma, lançamento, adensamento, cura e desforma. No curso fornecemos informações importantes de cada uma das etapas que possibilitam minimizar ou até mesmo eliminar muitas das patologias. Caso você queira maiores informações sobre o curso, por gentileza, envie e-mail para contato@sasolucoes.com.br, que enviaremos. Abraço
Silvio parabéns pelo seu excelente trabalho exercido no seu canal, sou novo aqui no canal mas já gostei bastante do conteúdo. Tenho uma dúvida a respeito da resistência do concreto à tração, porque o concreto tem baixa resistência à tração? ( Se já tiver respondido essa dúvida em algum vídeo por gentileza me diga qual é, desde já muito obrigado!)
Silvio , o concreto chega na obra , faz-se o slump test, se passar na consistência, usa-se ele .... mas e se os ensaios com concreto endurecido que é feito em laboratório não passar nas resistência necessárias ? Ele já foi utilizado na obra .... o que fazer ? Não sei se entendi essa cronologia ...
Jéssica, Excelente pergunta. Como o resultado só vem depois do concreto endurecido, é necessário fazer o mapeamento durante a concretagem, determinando as regiões concretada por cada concreto de cada caminhão betoneira. Com o resultado de baixa resistência, deve ser feito ensaios na região comprometida e recalcular com a resistência real, para ver se a baixa resistência compromete a estrutura. Caso comprometa existem duas opções, demolir e refazer ou fazer o projeto de reforço estrutural e reforçar a estrutura. Cada caso deve ser analisado por engenheiros experientes. Abraço
Parabéns pelos vídeos!! Tenho uma dúvida, o que é melhor para maior resistência em piso de concreto, fazer um lastro de brita ou forrar com lona de PEBD? Obrigado!
Marcelo, As preocupações quando executamos concreto de pavimento, é a perda de água do concreto por sucção do substrato e por evaporação para o ambiente. Brita é muito usada para fazer drenos, ou seja ela facilita a passagem de água. Com isso, ela pode facilitar a fuga de água, diminuindo a água necessária para a hidratação do concreto. Caso coloque lastro de brita, é importante ser saturado com água, para minimizar as perda. Não esqueça de curar bem este concreto. Abraço
Herlando, O projeto estrutural tem a preocupação com o fck e módulo de elasticidade. O construtor é que tem que ter a preocupação com o traço, o teor de argamassa, a relação água/cimento, etc., para poder ter um concreto de qualidade, caso seja misturado, lançado, adensado e curado de formas corretas. Abraço
professor eu queria saber, qual concreto uso na minha lage, qual pedra e melhor, como uma pessoa igual a mim sem conhecimento vai fiscalizar o concreto,, oque vou falar na hora de comprar meu concreto la no escritório da empresa,,, porque liguei pra uma empresa a recepcionista me passou direito pro vendedor,,, ele me deu preço do concreto sem nota fiscal e com nota,,, estou assustadissimo,, presciso comprar meu concreto com confiança me ajude professor. grato
Silvio Andrade ola professor e o seguinte minha lage e essa normal que geralmente todos fazem de izopor. oitenta metros quadrado,,, eu tive obsservando que muitos pede o concreto frio isso e sem secage rapida,, oque você acha
Se o corpo de prova cilíndrico tiver o diâmetro de 100 mm, são duas camadas de 12 golpes, mas se ele tiver o diâmetro de 150 mm, que é o normalmente utilizado nas obras e foi sobre ele que falamos, são três camadas de 25 golpes. NBR 5738. Abraço
eu trabalho a 30 anos na construção civil no laboratório e qualidade, já ouvi m uitos gestores falarem si vc enterromper nosso trabalho e ameaçar de mandar embora1
nossa eu sou pedreiro porem gosto muito de informação e tem sonhos de fazer uma faculdade de engenharia e gostei muito do seu vídeo e já sou inscrito do seu canal parabéns
Cleber,
Então procure realizar o seu sonho, para que em breve possamos ser parceiros de profissão.
Não deixe o seu sonho se apagar, muito pelo contrário coloque-o em prática.
Abraço
Olá Cleber, tudo bem? Estou na torcida para que você realize seu sonho, para que em breve possamos ser parceiros de profissão.
Faça mesmo, pois nossa profissão é maravilhosa...
Conselho faça sim nunca é tarde , desde criança que queria ser Arquiteta , não passava na federal , então fiz letras, mas muito triste , há três anos concluir o curso técnico de Designer de Interiores , e hoje já estou graduando Arquitetura aos 57 anos 😉❤️❤️❤️como gosto de estudar muito mesmo e maravilhoso . Então tem faculdades bem em conta . O segredo é você amar o que faz , daí você se torna um ótimo profissional , pois buscamos mais conhecimento além do que nos dão , e foi assim que encontrei esse engenheiro , isto é , este canal que amo . Faça seu sonho realizar
Sou técnica em Edificações, trabalho no laboratório de uma fábrica de pre moldados ,estou em buscas de mais conhecimentos, é minha primeira Trabalhando, faço slump, moldagem de CP, granulometria, etc, ótimo conteúdo o seu, legal esse controle, vou mais a fundo
Ótima didática, aprendendo com as aulas.
Muito obrigado
Parabéns 👏 Mestre pela grande Aula d Engenharia Civil a respeito d Concreto,,,,, 👍 souuu Enstai Medeiros Nova Floresta PB, trabalho com Artefatos de Cimento (Premoldados) e constantemente venho buscando conhecimentos na Área p melhorar cada vez mais os meus produtos e serviços....
Sempre muito bom informações
CONTEÚDO DIDÁTICO, SENDO PASSADO COM SERIEDADE ! PARABÉNS PROFESSOR!
Clemilson
Muito obrigado
Abraço
Muito bom este Canal, mais uma ferramenta importante para aqueles que gostam e apreciam um bom conhecimento e que só vem a acrescentar e melhorar as nossas experiências profissionais. Recomendo e divulgo para todos os meus amigos da Faculdade. Parabéns ao Eng. Silvio Andrade pelo trabalho. Muitas Paz e Saúde. Abraços.
Santos
Muito obrigado pela divulgação do nosso canal e pelas palavras elogiosas.
Abraço
Muito bom o assunto do vídeo e bem explicado, obrigado
Ótimo vídeo.
Vejo muito em minhas perícias a falta de qualidade no controle tecnológico, falta de testes, sondagens, cuidados essenciais na execução de uma edificação.
Parabéns, muito bom ver a qualidade profissional sendo compartilhada!
Welthon,
Muito obrigado e Feliz Natal.
Abraço
Conteúdo de extrema qualidade! Continue com seu maravilhoso serviço à educação pfv!
Muito boa aula, conteúdo transmitido com clareza
Muito obrigado
Abraço
É sempre uma oportunidade de crescimento com as aulas do Prof Silvio!!
Si
Exelente explicación, especialmente para aquellos que no sabemos nada de concretos . Me suscribo, para aprender más. Gracias
Rodolfo,
Muchas gracias por su observación.
abrazo
Excelente explicação professor! Sou Engenheiro Civil recém formado e sempre que surge alguma dúvida corro para assistir os seus vídeos rsrs abraço!!
Boa tarde!... Estou aprendendo e muito com seu canal!. Eu acredito que um dos grandes problemas hoje na construção civil é a quantidade de profissionais da área sem a qualificação necessária. Todos os semestres saem das faculdades uma gama de diplomados que mal sabem o que é concreto. Muita informação e pouco conhecimento. O que é exatamente o contrário desse canal, pois aqui estamos tendo muita informação com uma grande quantidade de conhecimento. Parabéns mais uma vez por essa iniciativa, vamos todos colocar esse canal em alta.
Abraço.
Silvio,
Que bom que nossas informações estão sendo bem aproveitadas.
Abraço
Eng. Silvio Andrade. Parabéns pela exposição didática e pelos conhecimento apresentados. Continue assim.
Carlos,
Muito obrigado
Abraço
Engraçado que em 3 anos de estágio, eu sempre soube que era somente romper o corpo de prova e dormir tranquilo... Essa preocupação com o controle tecnológico dentro da obra é difícil de se ver. Na realidade, todo mundo sabe que deve ser feito, mas ninguém dá a devida importância. Esses procedimentos não são cobrados pelos gestores da obra como algo indispensável, como algo do tipo: "ou faz, ou faz!". Digo isso baseado no que eu já vi. Infelizmente não aprendi como realmente deve ser. Porém o seu vídeo é muito bom e agora eu vejo o que e como realmente deve ser feito.
Percebi que no início do vídeo você falou um pouco sobre as propriedades do concreto no estado fresco. Você poderia falar um pouco sobre as propriedades do concreto no estado endurecido?
Abraços!
Juliana,
Seria muito importante perceber que a falta de controle das nossas estruturas, custa muito caro. Atualmente as recuperações, re-impermeabilizações, etc., estão ocorrendo muito mais cedo. Não sei porque as construtoras ainda não somam os custos dos retornos precoces com o custo de construção.
Com relação as propriedades do concreto endurecido, vou analisar e ver qual o melhor quadro para respondê-la, se no "Por dentro da Engenharia Civil" ou "Pergunte ao Silvio Andrade".
Abraço
Obrigada, Silvio!
Verdade Juliana porque muitas das empresas só visam lucro. E não se preocupam com a segurança das pessoas.
São poucas empresas que fazem controle tecnológico rigoroso. O que se vê é muita pressa para executar e entregar a obra. A grande maioria dos clientes tbm não exigem qualidade.
Parabéns, Sílvio. Ótimos vídeos com instruções e difusão de conhecimento para uma melhor engenharia no país. É necessário termos conhecimento das manifestações patológicas, para que possamos corrigi-las da maneira correta, utilizando os materiais adequados. Mas, principalmente, tomarmos providências para que as mesmas sejam evitadas e, assim, as construções tenham uma durabilidade melhor, além de evitar o aumento de custo das obras.
Grande abraço.
Lucas
Prezado Lucas,
Além de todas as observações pertinentes que você escreveu, é importante a troca de informações para que possamos difundir a boa prática da engenharia civil. Por isso agradeço sua observação e espero que continue participando dando opiniões, perguntando e divulgando o canal, para que mais pessoas possam também entrar no debate.
ELOIZIO Verdade temos que ter cuidado na concretagem ,porque tem muitas variável para se controlar.
Caso temo uma sem devido controle,podemos ter uma perda total no nosso concreto.
Eloizio,
É muito comum a preocupação com a resistência e o slump. Mas tem muito mais a se preocupar para ter um concreto de qualidade.
Abraço
Parabéns o conteúdo do seu canal é ótimo
Mariely
Muito obrigado
Abraço
Um dos melhores canais sobre o assunto parabéns
Cláudio
Muito obrigado
Abraço
Parabéns pelo trabalho @Silvio de Andrade, conteúdo sensacional. Gostaria de tirar uma dúvida, em relação aos agregados para dosagem do concreto: o uso de pó de pedra pode trazer algum prejuízo à dosagem do concreto ? Me refiro em relação ao teor de finos e exsudação.. Já vi em algumas notas de projeto de estaca hélice contínua, por exemplo, a recomendação de não utilizar pó de pedra. Seria pelo teor de finos ?
Parabéns Silvio, ótimos vídeos, bem informativos e didáticos! Continue com o bom trabalho e tenho certeza que logo este será o maior canal do assunto. Abraços!
Muito obrigado. A nossa intensão é exatamente colocar nossa experiência em benefício da nossa engenharia. Continue participando, é muito importante para nós. Abraços!
Muito esclarecedor! Obrigada.
Edivânia
Este seu comentário é uma injeção de ânimo para continuar.
Muito obrigado
Abraço
Sensacional seus vídeos. Conteúdos de qualidade e muito boa didática. Parabéns pela iniciativa! Nós estudantes agradecemos.
Assunto interessante e com muita informações detalhadas no vídeo, não se encontra nos livros de Engenharia Civil, além do modo como o assunto é explicado, claro e objetivo, parabéns!
Obrigado
A nossa intensão é exatamente essa, ser direto e prático. É levar informações para quem tem que tomar decisões rápidas na obra e não tem tempo de procurar as soluções, como também, dar um complemento técnico na formação dos estudantes de engenharia civil. Entender as causas é o melhor caminho para construir bem e, se for o caso, recuperar melhor.
e estudantes de técnicos de edificações
Valeu!....obrigado.
Conteúdo riquísssimo!!
Joyce
Muito obrigado.
A partir da segunda-feira, 29/04/24, voltamos a colocar vídeos de domingo a domingo no nosso canal, espero que goste.
Abraço
Muito explicativo. Excelentes informações.
Sua didática simplesmente me motiva a alçar voos mais altos, obrigado!
Janderson,
Muito obrigado. Que bom que nossos vídeos estão servindo para lhe inspirar.
Abraço
Sou engenheiro civil e estou especializando em Engenharia Diagnóstica. Os seus vídeos estão sendo uma bênção. Obrigado!
Mais uma vez, muito obrigado
abraço
Parabéns sou estudante do quarto período de Engenharia Civil, e seus vídeos está me ajudando muito.
Muito obrigado
Parabéns a empresa siguimatec.
Silvio mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.
Mais uma vez, muito obrigado
Parabéns pelo vídeo! Explicação bem analisada para cada item fundamental de análise do concreto.
Carlos,
Muito obrigado
Abraço
Objetivo e direto.. Assim que deve ser... Parabéns pelo trabalho..
Muito obrigado
Parabéns pela excelente explicação Silvio. Muito obrigado!
Eu é que agradeço sua participação.
Parabéns professor, trabalho com controle tecnológico de concreto e sei como é a resistência por parte dos empresários entenderem o quão importante é esse serviço, muitos vêem como somente custo, abraço e continue difundindo conhecimento.
Jr,
Nós, engenheiros civis, temos que entender que a economia em detrimento da engenharia, geram muitos gastos futuros com as patologias.
Abraço
Que aula! Parabéns Eng. Silvio>
Prezado Agenor
Muito obrigado
muito bom, muito bom mesmo, estou fazendo tecnologia da construçao de edificio, e trabalho em meio a obra, e com esse video o Senhor esclareceu muita coisa.
Wanderson,
Agradeço pelo seu comentário e espero continuar com sua participação.
Abraço
Parabéns pelo canal. Muito rico de conteúdo. Vou ajudar a divulgar!
Prezada Karoline,
Muito obrigado
Onde fazer um bom treinamento sobre controle tecnológico?
Moldagem de CP é feito em duas camadas de 12 golpes cada.
Muito bom as orientações.
Wellington,
Muito obrigado
Valeu Professor !!!!
Cristiano,
Muito obrigado
Abraço
Parabéns pelos vídeos. Sua didática é excelente!
Marcelo,
Muito obrigado.
Abraço
Faça um vídeo falando sobre as várias formas e a melhor forma de cura do concreto, principalmente de pavimento. Valeu pelos vídeos.
William, Obrigado!
A cura do concreto, tão negligenciada, é um ponto muito importante para a qualidade do concreto. Vou ver como poderie viabilizar um video.
O que eu mais vejo é patologia consequente de cura mal feita, seria um vídeo muito interessante.
Explicação perfeita!! Aprendi bastante!!
André
Muito obrigado por sua participação no nosso canal.
Abraço
Parabéns pelo teu trabalho, campeão. Sou estudante de engenharia civil. ;)
Parabéns, e obrigado pelas informações!!!
Continue participando, fazendo perguntas e dando sugestões de temas. O canal nasceu para que possamos promover debates sobre a engenharia civil.
Obrigado!
Obrigado amigo!
Sabe me dizer qual é a norma que diz que não pode se movimentar o concreto a mais de 50 metros a pós sua descarga
Sempre é bom relembrar !! Excelente didática !! mais um inscrito !!
Silfarle, muito obrigado!
Excelente aula Silvio!
Marcel
Muito obrigado
Abraço
Excelente Silvio, Parabéns!!
Fabrício,
Muito obrigado
Abraço
Obrigado pelo esclarecimento e parabens pelo canal!
Muito Obrigado! Em breve teremos mais novidades
Muito bom o vídeo 👏👏
Muitissimo bom.........
Obrigado, Angelo.
Abraço
Video excelente! Parabens Silvio!
Taynara
Muito obrigado
Abraço
Muito bom!!
Cristiane
Muito grato
Abraço
Ótima sua explicação! parabéns.
Renato
Muito obrigado
Abraço
Muito bom! Parabéns pelo vídeo!
Robson
Muito obrigado
Abraço
Uma senhora aula sobre o controle do concreto, muito obrigado.
Nieldo,
Muito obrigado
Abraço
muito bom ...
Sandra,
Muito obrigado
Abraço
Esta aula não tem valor. Silvo, faz um vídeo sobre Traços de concreto (fck). Obrigado!! Olha, se cada um de nós compartilhar esse canal vai longe.
Laércio,
Mais uma vez muito obrigado. Vou pensar sobre sua sugestão.
Abraço
Gostei demaissssss
muito obrigado
Abraço
Silvio, boa noite, quantos corpos de prova é necessário, para romper em uma grande concretagem, de acordo com a norma.
Eu não entendi uma coisa , quando concreto chega na obra faz-se o slump test e caso obtenha a consistência adequada esse concreto é utilizado certo ? Mas e se depois dos ensaios com concreto endurecido observar que não obteve as resistências adequadas ? Ele já foi despejado na obra ... o que fazer ?
Muito bom parabéns!
Mt bom. Ótimo o seu trabalho, Parabéns
Daphne,
Muito obrigado
Como definir o diâmetro do molde do corpo de concreto. Se uso de 15 ou 10cm ??
Parabéns pelo canal!!
Pablo,
Muito obrigado.
Abraço
Parabéns, obrigado pela explicação!
Maicon, muito obrigado!
Muito bom! Parabens!
Muito obrigado
Abraço
Muito bom, adorei a explicação.
Muito obrigado
Toooop.
Pena que no dia a dia das obras não vemos esse controle..
Prezado colega. Somente sugiro, para não induzir os neófitos a erro, que se faça a devida ressalva para o slump test e a moldagem de corpo de provas, sendo o primeiro realizado antes da descarga e o último no terço médio da mesma. Erro muito comum nas obras. De resto, parabéns!!!!
Parabens pelo video!
Achei interessante a informação sobre a cura da laje, mas gostaria de saber aonde o senhor adquiriu aquele dado de perca de resistência de 33%? É algo que assusta, uma queda de resistência dessa proporção.
Obrigado e mais uma vez parabens.
Rodrigo, Essa perda com a falta de cura em 24 horas, que pode chegar até 33%, é determinada pela exposição da laje ou pavimento de concreto às intempéries. Ou seja, umidade, temperatura ambiente, velocidade de do vento, incidência do sol, etc. Imagine se o concreto for mal dosado, ou mal adensado...? A perda será bem maior. Com relação da fonte desse dado, segue artigo da Carlos Campos Consultoria, de Goiânia, que é uma empresa conceituada de tecnologia do concreto.(www.carloscampos.com.br/index.php/artigos/2-curadesformaconcreto)
Parabéns pelo vídeo. Uma verdadeira aula. Tenho duas perguntas: como seria o processo de uma cura química e a outra é em relação ao tempo que o caminhão betoneira leva pra chegar na obra. Como isso influencia no concreto? Muitas vezes peguei caminhões que a hora da dosagem estava escrita a mão. Não passou confiança.
Gustavo, Vou responder suas perguntas em vídeo. Em breve será colocada no canal.
Abraço
Muto obrigado!
Gustavo, hoje vai ao ar a sua resposta. Abraço
Gustavo, hoje vai ao ar a sua resposta. Abraço
Silvio, tenho algumas perguntas:
1º No vídeo #02 você cita os principais problemas para a fissura no concreto, e você fala que para evita-los é necessário o controle tecnológico. Até aqui ok.
Porém o PRINCIPAL problema é o alto teor de c3s nos concretos atuais. Com isso, o controle tecnológico não tem muito o que fazer já que é a tecnologia atual de produção ( no meu ponto de vista claro ). Então existe algo que amenize este problema? Em sala de aula ouvi dizer que a inserção de gelo no caminhão betoneira pode vir a amenizar este calor de hidratação. Essa seria a solução?
2° Neste vídeo, você comenta que quando a concretagem é maior do que 2 metros, utiliza-se o "cachimbo". O que é isso? Tem algum link de vídeo na internet ou imagem ou situação que possa representar?
( lembrando que ainda sou estagiário e estou participando de 3 obras sendo que 1 está na fundação e uma batendo laje, então gostaria de saber que medidas posso vir a tomar quando eu for o responsável por futuras obras em ambos os casos).
No mais, parabéns pelo conteúdo.
Predados,
Exatamente pelo fato do cimento ser composto com um alto teor de C3S é que devemos nos preocupar com o controle tecnológico, ou seja: traço adequado para peça a ser concretada, excelente mistura, transporte apropriado, lançamento com utilização de sistema compatível com a estrutura e com o slump do concreto e uma cura o mais perfeita possível. O gelo, normalmente, é utilizado em estruturas com grandes massas. A utilização do gelo também ajuda a diminuir a fissuração do concreto do pavimento.
Abaixo segue uma figura do cachimbo.
Postado por Eddy HG
Abraço
Prezados,
A figura colada, não apareceu. Coloque no google: Cachimbo de concretagem, que você verá como é.
Abraço
Acho que o título do capítulo poderia ser Controle Tecnológico da Estrutura, acho que seria mais adequado tenso em vista abranger etapas do procedimentos de concretagem, ou seja, do método construtivo e não especificamente do concreto. Inclusive seria interessante explicar a exsudação e segregação de modo mais aprofundado.
Silvio Andrade Boa noite tenho uma contrutora TECTOTAL ENGENHARIAS em teresina estado do Piaui estou aprendendo muito com seus vídeos tem um pacote destes V ideos que possa comprar
Prezado, bom dia!
Acabei de lançar um curso inteiramente online sobre EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO, DA FÔRMA A DESFORMA. Neste curso mostro que a maioria das patologias das edificações são originadas nas etapas da confecção das estrutura, ou seja, na fôrma, lançamento, adensamento, cura e desforma. No curso fornecemos informações importantes de cada uma das etapas que possibilitam minimizar ou até mesmo eliminar muitas das patologias. Caso você queira maiores informações sobre o curso, por gentileza, envie e-mail para contato@sasolucoes.com.br, que enviaremos.
Abraço
Silvio parabéns pelo seu excelente trabalho exercido no seu canal, sou novo aqui no canal mas já gostei bastante do conteúdo. Tenho uma dúvida a respeito da resistência do concreto à tração, porque o concreto tem baixa resistência à tração? ( Se já tiver respondido essa dúvida em algum vídeo por gentileza me diga qual é, desde já muito obrigado!)
Prezado lucas,
Vou responder sua pergunta no próximo "Pergunte ao Silvio Andrade" e deve ir ao ar nesta quinta.
Abraço
Silvio Andrade obrigado pela atenção. Forte abraço!
Só um acréscimo, o concreto para ser bombeado pode ter slump de até 22Mpa em casos de auto adensáveis por exemplo
Mais um detalhe a ser acrescentado é que na cura submersa, realizada em laboratório, a água deve ser saturada com Cal.
Valtesom,
Muito obrigado pela observação
Abraço
Silvio , o concreto chega na obra , faz-se o slump test, se passar na consistência, usa-se ele .... mas e se os ensaios com concreto endurecido que é feito em laboratório não passar nas resistência necessárias ? Ele já foi utilizado na obra .... o que fazer ? Não sei se entendi essa cronologia ...
Jéssica,
Excelente pergunta.
Como o resultado só vem depois do concreto endurecido, é necessário fazer o mapeamento durante a concretagem, determinando as regiões concretada por cada concreto de cada caminhão betoneira. Com o resultado de baixa resistência, deve ser feito ensaios na região comprometida e recalcular com a resistência real, para ver se a baixa resistência compromete a estrutura. Caso comprometa existem duas opções, demolir e refazer ou fazer o projeto de reforço estrutural e reforçar a estrutura. Cada caso deve ser analisado por engenheiros experientes.
Abraço
@@SilvioAndradevideos muito obrigada ! Agora entendi 😃🙏🏼
Parabéns pelos vídeos!!
Tenho uma dúvida, o que é melhor para maior resistência em piso de concreto, fazer um lastro de brita ou forrar com lona de PEBD?
Obrigado!
Marcelo,
As preocupações quando executamos concreto de pavimento, é a perda de água do concreto por sucção do substrato e por evaporação para o ambiente. Brita é muito usada para fazer drenos, ou seja ela facilita a passagem de água. Com isso, ela pode facilitar a fuga de água, diminuindo a água necessária para a hidratação do concreto. Caso coloque lastro de brita, é importante ser saturado com água, para minimizar as perda. Não esqueça de curar bem este concreto.
Abraço
Ótimos vídeos.
Quais especificações do concreto devem conter no Projeto estrutural?
Herlando,
O projeto estrutural tem a preocupação com o fck e módulo de elasticidade. O construtor é que tem que ter a preocupação com o traço, o teor de argamassa, a relação água/cimento, etc., para poder ter um concreto de qualidade, caso seja misturado, lançado, adensado e curado de formas corretas.
Abraço
Obrigado!
25 Golpes é no slump, no corpo de prova são 15 golpes por camada
👏👏
Sílvio, por que um concreto com A/C de 0,70 necessita um tempo maior de cura que uma dosagem de fator A/C 0,50 ?
abraço
Prezado Daniel,
Essa sua pergunta foi respondida em vídeo e será lançada no canal na próxima semana.
Muito obrigado pela participação!
Abraço
Ela será lançada no canal, no novo quadro:
Pergunte a Silvio Andrade
professor eu queria saber, qual concreto uso na minha lage, qual pedra e melhor, como uma pessoa igual a mim sem conhecimento vai fiscalizar o concreto,, oque vou falar na hora de comprar meu concreto la no escritório da empresa,,, porque liguei pra uma empresa a recepcionista me passou direito pro vendedor,,, ele me deu preço do concreto sem nota fiscal e com nota,,, estou assustadissimo,, presciso comprar meu concreto com confiança me ajude professor. grato
Welton,
Sua laje é em concreto armado ou pré-moldada? Quais são as dimensões dela?
Silvio Andrade ola professor e o seguinte minha lage e essa normal que geralmente todos fazem de izopor. oitenta metros quadrado,,, eu tive obsservando que muitos pede o concreto frio isso e sem secage rapida,, oque você acha
Silvio Andrade não entendo armado ou,,,,,.. so sei que e de isopor
gostei, visse?
Marcel
Muito obrigado
Abraço
25 golpes no corpo de prova? Pois n e 15?
Na verdade esse controle é " feito " já trabalhei no acompanhamento por 6 anos
A respeito da moldagem voce está errado meu amigo,são apenas 2 camadas com 12 golpes.
Se o corpo de prova cilíndrico tiver o diâmetro de 100 mm, são duas camadas de 12 golpes, mas se ele tiver o diâmetro de 150 mm, que é o normalmente utilizado nas obras e foi sobre ele que falamos, são três camadas de 25 golpes. NBR 5738.
Abraço
Ótima explicação. Parabéns,
Gabriel
Muito obrigado
Abraço
muito bom ...
Sandra,
Mais uma vez muito obrigado
Abraço
eu trabalho a 30 anos na construção civil no laboratório e qualidade, já ouvi m uitos gestores falarem si vc enterromper nosso trabalho e ameaçar de mandar embora1
muito bom ...