Bicicleta GRAVEL: Gosto do conceito, MAS…

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 сер 2024
  • A bicicleta gravel vem ganhando espaço entre os ciclistas no Brasil. Cada vez mais, a bike gravel gera curiosidade e faz com que mais gente pedale nessa modalidade. O grande argumento da gravel é ser uma bicicleta versátil, para vários terrenos, como asfalto, estrada de terra e até mesmo trilhas. Mas o mercado de bicicletas gravel ainda enfrenta alguns desafios. Nesse vídeo, discuto se teria interesse em pedalar com bike gravel e até mesmo se trocaria minha mountain bike por uma bicicleta gravel - a opinião de um ciclista recreativo, ciclista entusiasta.
    Vídeo sobre minha baixa visão e ciclismo:
    • O ciclismo MUDOU minha...
    O canal Realidade do Pedal traz reflexões e experiências do cotidiano de um apaixonado por pedalar.
    Acessórios que uso ou já usei para os meus pedais e posso recomendar:
    Canivete Ferramentas 12 Funções: amzn.to/4cVU5oY
    Limpador de corrente para bike: amzn.to/4deBuEh
    Bomba Absolute Prime (portátil): amzn.to/3YhpoWP
    Bomba De Ar De Pé 160psi: amzn.to/4fecQFH
    GPS para Bike Xoss G+: amzn.to/3Skk2q0
    GPS iGPSPORT BSC200: amzn.to/3WB7KfB
    Sinalizador traseiro LED: amzn.to/3A6vY8k
    Convido você a assistir a esse outro vídeo também:
    • Pedalar sozinho: opção...
    #Gravel #Bicicleta #Ciclismo

КОМЕНТАРІ • 120

  • @RealidadeDoPedal
    @RealidadeDoPedal  Місяць тому +11

    A opinião de todos é bem-vinda! Vamos compartilhar experiências e visões diferentes sobre o assunto. Abraços.

  • @gbarruda77
    @gbarruda77 Місяць тому +18

    Tenho minha Caloi 10 de 1988... Faço a manutenção e só coloco peças baratas... Pura diversão... Me sinto no tour de france na orla de Niterói... Abraço!

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому +4

      Isso aí, ciclismo é simplicidade. Cada vez mais eu compreendo isso..abraços!

  • @andrelange9877
    @andrelange9877 Місяць тому +12

    Uma sugestão pra quem é entusiasta também da parte mecânica da bike: Montar ou modificar uma MTB 29" de coroa dupla ou tripla, transformando-a em híbrida, desviando da configuração MTB somente os pontos que você acha que podem melhorar o seu pedal.
    Posso compartilhar a minha configuração abaixo. Quem olha a minha bike fica confuso, não sabem se chamam de MTB, de gravel, de bike de cicloturismo... Alguns até debocham, mas o que importa pra mim é que toda peça que coloquei faz sentido pro meu tipo de uso, pro tipo de pedal que eu mais faço, que é pelas ruas, ciclovias e e estradas da minha região. Não faço trilhas e nem ando no barro. Prezo mais pelo conforto do que pelo peso total da bike. Conforto te faz querer pedalar mais e mais tempo, enquanto peso não faz tanta diferença quanto a maioria dos ciclistas pensa de forma obsessiva.
    Não utilizo nenhum componente caro justamente pra manter o custo de manutenção baixo e poder fazer toda a manutenção em casa.
    Prefiro investir em ferramentas e conhecimentos de mecânica de bike do que em uma garantia de fabricante, que acaba por aprisionar o cliente, restringindo o que ele pode e não pode fazer com a sua bike. Sem contar que mesmo com garantia as empresas muitas vezes deixam o cliente na mão ou dificultam muito a resolução de um problema, com agendas lotadas de suas oficinas e burocracias do fabricante pra honrar um reparo em garantia.

    • @skiwil19
      @skiwil19 Місяць тому +2

      Vou seguir teu conselho

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому +1

      Ótima sugestão. Valeu por compartilhar essa sua experiência

    • @andrelange9877
      @andrelange9877 Місяць тому

      A minha híbrida fiz modificando gradualmente uma MTB Caloi 29 em alumínio. Ficou assim:
      Relacao 3x8V, sendo pedivela 22-32-42D, e K7 8V 11-34D megarange
      Câmbios linha Altus
      Aros de largura interna 19mm e pneus 700x38C modelo K180
      Freios hidráulicos MT200, com disco de 180mm na dianteira e 160mm traseiro.
      Guidão corner bar (me inspirei no vídeo do Edu Capivara).
      Suspensão dianteira XCM30, que o elemento elástico é mola mas o retorno e a trava são a óleo, com comando da trava no guidão (ela permite travar abaixada pra sprint ou subida íngreme).
      Cubos rolamentados com blocagem padrão.
      Essa configuração nas ruas alcança e mantém velocidades maiores do que MTBs modernas e originais, sem perder o conforto pra pedais longos, continuando podendo passar com a frente em defeitos da pista sem levar pancada de garfo rígido. Range completo pra subidas, planos e descidas.
      Acompanho gravel nas retas e não sofro como eles nas subidas, porque tenho a vovozinha de grupo MTB e não de grupo speed como vejo os fabricantes colocarem nas gravel, por causa da compatibilidade com STI que eles tem que fazer, enquanto com guidão corner bar não precisa sistema STI.

  • @aronyaparecidolopes5663
    @aronyaparecidolopes5663 Місяць тому +7

    Cara seu canal é interessante
    Para iniciar, pedalo desde o começo da década de 80, uma outra época para quem era ciclista.
    Sobre Gravel, assim, já usei speedy, MTB, urbana, etc. Busco montar as minhas, o preço fica muito mais atrativo e você consegue um bike personalizada para você, esquecendo questões de mercado como se o seu por um custo muito inferir a uma bike pronta de mercado e essa será mais adaptada para suas necessidades.
    Não vou falar do mercado, isso você já discutiu bem em outro vídeo que vi.
    A escolha da sua bike ou bikes, é um estilo de vida, se você gosta de ciclo turismo, como eu, a gravel é uma ótima opção.
    A MTB atende qualquer terreno, tem razão, mas a pilotagem é totalmente diferente, como já falei antes é uma questão de estilo de vida, no que se adapta melhor para cada pessoa.
    Semana passada fiz uma viagem curta, 200km, peguei estrada de Terra, areia, cascalho, muita pedra e asfalto, levando alforges com uns 15kg. Meu parceiro de viagem estava de MTB, e fomos ambos bem tranquilos em todos os terrenos.
    Vai muito além formato da bike, é muito mais se aquele bike é boa para você, no meu caso a Gravel ficou perfeita, optei por esse estilo de bike muito antes dessa moda atual que o mercado trouxe.
    Alias o conceito de gravel bike não é recente, talvez o nome que deram, mas gerações passadas já buscavam fazer adaptações nesse sentido.
    Deixo uma mensagem final para todos, pedalem e sejam felizes, não olhe o que o mercado fala para você, mas o que mais te satisfaz, sem ficar nessa neura de performance, competição, etc.
    Deus abençoe e novamente parabéns pelo canal

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому

      Muito obrigado por compartilhar essa sua rica experiência. Contribuiu muito. Concordo com sua mensagem. Valeu pelo apoio. Abraços

  • @tehudi2719
    @tehudi2719 Місяць тому +7

    Olá amigo.. parabéns pelo canal.. já "maratonei" vários vídeos.. já fiz várias cicloviagens e estou retornando agora após me mudar pra o interior de Minas Gerais.. pesquisei bastante e concordo contigo com relação ao preço.. ficou surreal pós pandemia.. comprei a OGGI HDS de entrada focando em cicloviagem e algumas trilhas.. pra mim o fator decisivo foi também a suspensão dianteira com trava que permite maior flexibilidade e conforto em algumas situações. . grande abs

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому +2

      Muito obrigado pelo apoio! Já tive uma Oggi HDS, é uma bike incrível. Fiz grandes pedais com ela. Só troquei pois surgiu um negócio de oportunidade muito bom. Abraços!

  • @giltonaugusto
    @giltonaugusto 23 дні тому +2

    Entre Gravel e MTB eu ainda prefiro a MTB. Concordo com suas ponderações.

  • @Diego_Curcino
    @Diego_Curcino Місяць тому +2

    Troquei e gostei.. Na gravel tenho velocidade e conforto.. Me sinto numa road bike, mas ao mesmo tempo a gravel tem estrutura pros estradões terríveis do Brasil que antes so mtb entregava. Recomendo.
    A sensação aerodinamica que apenas o guidão com flare/drop que uma road bike/gravel dá, é uma sensação única. Em planos e ladeiras vc sente toda a aerodinâmica trabalhando e seu corpo é projetado pra frente ao ponto q vc consegue mais potência na pedalada.
    Agora tem aquela né.. Questão de gosto. Tem ,qm não se adapte de jeito nenhum a guidão de road/gravel.

  • @franciscoraulino-is9lu
    @franciscoraulino-is9lu Місяць тому +7

    Tenho uma gt gravel só posso dizer que é uma bike espetacular. Teste uma é saberá.

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому +1

      Se eu tiver oportunidade, quero testar. Abraços.

  • @williamroder
    @williamroder Місяць тому +2

    Eu já tive road bike, de fato até lá corri de road, tenho uma MTB e tenho uma gravel já de nível intermediário pra alto (Soul Seeker com Apex hidráulico), mas antes de chegar a essa gravel já tive outras, uma Show que montei peça a peça, uma Soul Spry com freio a disco mecânico.
    A última road que eu tive foi embora essa semana, e não era qualquer bike, era uma Giant TCR Advanced de carbono com grupo Campagnolo, freio no aro, mas uma bike muito top.
    Na MTB tenho uma Soul 329 mas está tunada, grupo Deore de 11, suspensão Proshock, guidão, canote de selim de carbono, uma ótima bike de nível entrada/intermediária.
    Então tenho experiência com os 3 tipos e o que posso dizer:
    1 - não tem de fato como falar sobre a experiência da gravel sem pedalar uma.
    2 - de fato custa mais caro em se falando de entrada. Por outro lado uma gravel já de média gama tem um salto menor em relação a uma de alta gama (uma gravel boa de 15, 18 mil tem pouca diferença de uma de 40 mil, coisa que no MTB é bem diferente, uma MTB de 10, 12 mil é muito inferior a uma de 30 mil, a diferença será de ser full ou hardtail, ter canote retrátil, grupo eletrônico, rodas melhores que farão muita diferença).
    3 - gravel é uma bike pra quem já sabe o que quer e é pra estradão de terra bem batido, asfalto, viagens e gosta da pegada esportiva e estética de uma road.
    4 - pode ser muito versátil, eu tenho pares de rodas diferentes pra minha gravel. Um par tem pneus 47mm, cassete grande pra subidas duras na terra e outro par de rodas com cassete 10x36, pneus de 32mm quase totalmente lisos que uso pra rodar no asfalto, dá até pra girar com a galera de road se o treino não for tipo rachão.
    Honestamente já considero vender minha MTB e ficar só com a gravel exatamente porque o ponto 4 que coloco acima está claro pra mim.
    Sobre economizar com o uso, é um argumento pouco favorável pra gravel, exceto pela questão da suspensão que tem manutenção cara na MTB e na gravel não tem. Demais pneus bons de gravel duram mais mas tendem a custar mais que os bons de MTB, corrente, cassete duram igual se o terreno usado for igual (quando dizem que de MTB dura menos, esquecem de dizer que uma coisa é pedalar de MTBs na trilha pesada e outra é pedalar no mesmo lugar que a gravel - se usar nos mesmos lugares transmissão de gravel e mtb duram igual).
    Se a ideia é um pedal "for fun", sem querer rodar mais forte, se a ideia é andar mais na terra e vez ou outra no asfalto e você tem 5 ou 6 mil pra gastar, vá de MTB e tá tudo certo, se tem 10 ou 12 mil ou mais e vai andar bem misto de estradão e asfalto e gosta de um estilo meio road, vá de gravel, usada já se acha coisa muito boa nesse preço e nova a Spry hidráulica é ótima.

  • @Operador.
    @Operador. Місяць тому +4

    Ótima analogia tenho uma mtb é até gostaria de ter uma experiência com a Gravel mas concordo plenamente com você.

  • @garciademoura
    @garciademoura Місяць тому +4

    Reflexão racional é outra coisa!

  • @mauricioroberto5453
    @mauricioroberto5453 Місяць тому +3

    Parabéns pelo comentário, tbm acho os valores são um pouco fora , o que encarece ela são os STI , mas montando ela com guidao flat não fica tão cara, tenho visto vídeos de gravel com guidao flat

  • @modobike
    @modobike Місяць тому +1

    Legal o tema! Montei uma híbrida de baixo custo, tá com 1200km e nenhuma manutenção, aros usados de alguém que achou que precisava de um k7, uso catraca de rosca 9v 13/32 com câmbios sem marca, tres coroas 48/38/28, garfo rígido e pneus 700x32 e freio a disco mecânico. Quando quebrar coloco k7, freio hidráulico e tal. O importante é que ta rodando... ✌️🚴

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому

      Ótimo projeto. Parabéns! Bons pedais para você!

  • @skiwil19
    @skiwil19 Місяць тому +5

    Eu tbm sou iniciante no mundo das bikes , tenho 3 meses pedalando e até hoje consigo andar acima dos 200km de recorrido , minha bike é uma MTB Sense One , meu pedal é recreativo e gosto andar tanto de estrada de terra e asfalto , cada vez tô querendo ir mais longe e sem dúvidas a gravel se encaixa no meu estilo de pedal , porém , os valores dessa bike é absurdo pela qual tal vez eu decida comprar futuramente de segunda mão , então , seria capaz de ter 2 bikes , MTB para aventuras só em trilhas , enquanto a gravel seria de uso para cicloviagem e distâncias acima dos 100km de recorrido

  • @caetanoaragao4678
    @caetanoaragao4678 Місяць тому +5

    Eu gosto muito da estética e proposta da gravel. De fato, muito versátil e uma boa alternativa para a maioria dos pedais que não exigem trilhas técnicas ou busca por altas velocidades em asfalto.
    Mas o custo ainda é alto e as ponderações trazidas no vídeo são muito sensatas. Não faz sentido pra todo mundo.

  • @andersonprs07
    @andersonprs07 Місяць тому +3

    Você tocou no ponto certo, o freio. Eu tenho uma quase gravel e tirando o drop não vejo lá muita vantagem. O que você pode fazer pra gravelizar, caso seja útil, é tirar essa suspensão ou talvez pegar um pneu menos cravudo.

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому +1

      Boa dica. Está chegando a hora de trocar pneu traseiro e estou pensando em colocar um que tenha mais durabilidade e rolagem. Esse kenda booster gasta muito.

  • @saulorodrigues5831
    @saulorodrigues5831 12 днів тому +1

    👏👏👏👏👏👏👏 vc e o cara salve a mtb massa seus vídeos

  • @DJA_BIKE
    @DJA_BIKE Місяць тому +4

    Poderia ter as 2, mas trocar não...

  • @JJAIRTON
    @JJAIRTON Місяць тому +2

    Sou um ciclista purista.
    Não esquento cabeça com muita besteira.
    Quero apenas pedalar.😊👍🏼

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому +1

      Muito bom. Você está certíssimo. Hoje em dia o povo só inventa moda.

  • @eli4734
    @eli4734 Місяць тому +1

    Tenho a minha gravel a quatro anos e não me arrependo. hj não vejo o porque ter uma road ou mtb, até porque não sou atleta nessas modalidade de ciclismo. A gravel me atendeu super bem, vendi a road e mtb. Hj tenho uma gravel simples ( entrada ), manunteção simples e barata. Moro no sul de minas e faço tudo de freio mecânico. a única mudança foi fazer um upgrade na rodas simples por uma tubulees para ter um pouco mais de conforto só isso e sem contar a autonimia que a gravel tem para distancias longas e cicloturismo...Agora mtb é mtb, e gravel é gravel...nunca uma substituirá a outra. No Brasil vejo que ainda não entenderam o conceito e estilo gravel...a maioria das pessoas quando falam de gravel, acham q é para substituir uma mtb ou road bike.

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому

      Eu não falei que é para substituir. Disse que são modalidades diferentes. Mas se a pessoa pensa em ter apenas uma bike, inevitavelmente vai ter que escolher entre uma delas... Discordo de que as pessoas não entenderam ainda. Pelas pessoas que falei, acho que a maioria tem muito claro o propósito de uma gravel. Eu acho que a dificuldade está sendo a questão financeira mesmo.

  • @gearheadturbo
    @gearheadturbo Місяць тому +1

    Estou chegando agora no seu canal, gostei e gostaria de dar minha opinião. Tenho duas bikes, uma Oggi 7.1 2021 que meu velho pai usava e me deu. A outra bike é uma Absolute Nero 4 que montei e atualmente está na terceira configuração. Hoje não entendo muito a pessoa investir numa bike de montadora em função da garantia, se considerarmos o valor final que o consumidor paga. Até por que, se em uma bike montada peça por peça quebrar um componente, o usuário tem tantas outras opções de preços e marcas que ainda sim sairá mais em conta do que comprar uma bike caríssima por conta da garantia. Vejo bicicleta como a junção de peças e o valor final em função disso. Diferentemente de um celular, um notebook ou mesmo uma geladeira que é/são projetos únicos que não permitem muitos upgrades ou grandes alterações. Vejo bicicleta como um "LEGO". Vide as diferenças entre a Oggi 7.1 e a Oggi 7.2 só com exemplo.

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому +1

      Show de bola. Valeu! Pode ser que em muitos casos isso seja verdade. Mas também tem peças que comprando separadas são muito caras. Ainda mais agora com a taxação no Aliexpress. Tem que analisar caso a caso, dependendo a configuração que a pessoa quer. 7.1 e 7.2 tem quadros com medidas e geometrias diferentes, não é só diferença de configuração. As bikes que compartilham mesmo quadro são 7.2 e 7.3

  • @FabioGabriel-b7l
    @FabioGabriel-b7l Місяць тому +3

    Também já pensei no conceito, o primeiro fator negativo é o preço, mas tem também o negócio do guidão que é pouco prático quando se pensa em usar a bike no dia a dia além do esporte. Uma alternativa melhor é usar um quadro com dois pares de rodas, um pro asfalto/estradão/urbano e outro pra trilha.

  • @leonardo_telles
    @leonardo_telles Місяць тому +1

    Concordo totalmente contigo e estendo as ponderações que você fez às bicicletas urbanas. A proposta é muito bacana (muita gente compra a MTB, mas deveria comprar a urbana, pois só roda na cidade e quase nunca faz trilhas ou coisas do tipo), mas são super caras e com componentes medíocres, como é o caso da Sense Activ, que custa mais R$ 3.200 e vem com o grupo Altus, 3 por 9 (que é praticamente de entrada; poderiam pelo menos ter colocado o Alívio, 2 por 9), cabeamento praticamente todo externo (olhe em baixo do nome Sense, no centro do quadro) e, se não estou enganado, os raios não são inox. Com menos do que isso, é possível comprar uma Caloi Explorer Expert, que é fechada no Deore (três níveis acima do Altus), 2 por 10, além de possuir cabeamento interno, raios que não enferrujam e suspensão Rock Shox (só essa suspensão custa R$ 1.500), ou seja, uma bicicleta inegavelmente superior. Em outras palavras, a gente é obrigado a comprar a MTB, que é muito mais pesada, porque a urbana não compensa.

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому +1

      Perfeito, Leonardo. É exatamente o que eu sinto. Tem gente que diz que o brasileiro é "ignorante" por querer comprar MTB em qualquer situação. Que brasileiro não conhece outros conceitos de bikes. Mas eu discordo. Como você falou, a gente é obrigado comprar MTB pelo custo x benefício

  • @sergioricardogimenez6989
    @sergioricardogimenez6989 Місяць тому +2

    EU COMPREI UMA GRAVEL ,GOSTEI MUITO,MAIS NÃO ABANDONO A MINHA MONTANBIK ,ABRAÇO A VOCÊ E TODOS OS ESCRITOS.

  • @andrelange9877
    @andrelange9877 Місяць тому +2

    Boa tarde. Gostei do seu canal. Me identifiquei bastante.

  • @dua2roda2
    @dua2roda2 Місяць тому +3

    Compactuo da sua visão

  • @cristaoviajero
    @cristaoviajero Місяць тому +3

    Tenho uma monster gravel, que é uma mountain bike transformada em gravel bike e em seguida vou montar uma gravel bike do zero. É possível montar uma gravel bike de entrada por 4 ou 5 mil, com freio mecânico, que em testes colocados aqui no UA-cam mesmo, se mostraram tão eficientes quanto os freios hidráulicos, em alguns casos até mais eficientes que os hidráulicos. Existe também os freios semi hidráulicos. Mas realmente, freio hidráulico pra road ou gravel são bem caros mesmos.

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому

      Muito bacana. Parabéns pelos seus projetos. Eu nunca vi um freio mecânico ser melhor que um freio hidráulico, se o hidráulico for de qualidade. A pegada é outra, na minha opinião. Pra uma frenagem simples, o teste pode até indicar algo diferente. Mas pega uma serra longa e íngreme e desce num mecânico e num hidráulico (que seja bom, claro) pra ver a sua sensação. Cada um tem sua opinião. Eu não trocaria hahaha semi hidráulicos nunca testei, então não posso opinar! Abraços e sucesso nos seus projetos

    • @andrelange9877
      @andrelange9877 Місяць тому +1

      Eu já tive um hidráulico ruim. Dava muito problema e perdi um monte de pastilhas. De raiva troquei por freio mecânico e fiquei assim por 1 ano, até poder comprar um hidráulico que preste. Hoje aquele freio mecânico eu instalei em uma bike secundária que montei do zero e assim voltei a utilizá-lo. Não acho ruim, apenas ele é menos preciso e requer puxar o manete com mais força. Por sinal o modelo de pastilha é o mesmo do hidráulico.

    • @Diego_Curcino
      @Diego_Curcino Місяць тому

      uso a gravel com mecânico da Sense.. Nunca me deixou na mão.. e ja faz quase 1 ano q nem faço manutenção...
      Nunca vi diferença nenhuma na freagem.. As pessoas criam preciosismo demais acerca do hidraulico ..

  • @alelimascks
    @alelimascks Місяць тому +5

    Tenho uma gravei e gosto bastante, mas sei que o custo benefício é péssimo.

  • @detectoristatx850acampamen3
    @detectoristatx850acampamen3 Місяць тому +4

    😂nunca e eu sou trouxa de ir em rodovia me torrar no asfalto sem ter terra e trilha depois p me refrescar 😂😂😂 no córrego 🎉🎉🎉

  • @mariomartins507
    @mariomartins507 Місяць тому +1

    Tive uma speed por dois anos e a parte que menos gostava era o guidão drop. Na epoca aventei a possibilidade de por um guidão flat nela. Na minha opinião pessoal, uma MTB ckm guidão drop não faz o menor sentido.

  • @AleSabiaLavras
    @AleSabiaLavras Місяць тому +1

    Sugestão.... Dá uma olhada nos videos do Edu Capivara do canal Pedaleria com o assunto Monster Gravel. Uma adaptação de varios componentes pode ajudar a montar uma "gravel" a partir da MTB que já tem. 😃

  • @okada73
    @okada73 Місяць тому +2

    A forma mais barata de se ter uma "Gravel" é montar a sua MTB com rodas e pneus de Gravel, existe Gravel com guidão Flat em vez de Drop.

  • @luisf431
    @luisf431 28 днів тому +1

    eu acho legal ter as duas ou as 3 ,como assim 3? uma bike p fazer trilhas pesadas,ou seja uma bike mais resistente e forte! uma bike leve p fazer só estradão e uma speed ,caso goste de pedalar em rodovias,se não gostar de pedalar em rodovias ai só uma mtb p trilhas e uma gravel p estradão e asfalto de vez em quando ja esta bom! ai dependendo p o rumo q for vc vai com uma determinada bike.

  • @alexandresouza9932
    @alexandresouza9932 Місяць тому +2

    Temos que ter uma : MTB, SPEED, GRAVEL, URBANA. Será ?

    • @luisf431
      @luisf431 28 днів тому

      eu acho q só uma boa mtb e uma gravel já atende tudo,só se o cara gostar muito de pedalar em rodovia,ai tem q ter uma speed tmb,na vdd uma boa mtb vai p qualquer lugar,ela vai na rodovia,na cidade,estrada de terra com pedras,buracos,lama,areia etc... mas é claro q a performance dela cai um pouco em rodovias perto de uma gravel ou speed q são mais adequada p este tipo de uso,mas no sentido geral a mtb seria a mais completa,seria a bike p todo momento,já quem tem só a speed,ou gravel pode ficar mais limitado,não podendo por ex pegar trilhas ,um downhill de leve ...

  • @wilsongomes1649
    @wilsongomes1649 Місяць тому +2

    O meu estilo de pedal é o mesmo que o teu; e também tenho essa curiosidade;
    Mas quando me deparo com os valores; desisto.

  • @ElionFritz
    @ElionFritz Місяць тому +1

    Tenho uma caloi city tour 2021 que me atende super bem e custou 1200, a bike pesa menos de 12 kg, freios mecânicos, grupo shimano altus. Creio que uma gravel me serviria bem, mas é inconcebível pagar 6 vezes mais.

  • @duartegoncalves4390
    @duartegoncalves4390 Місяць тому +2

    Em países em que as estradas de cascalho e rodovias são tapetes e o relevo não é acidentado pode até fazer sentido. Aqui no brasil, onde é só pedra solta, buraco e ribanceira, a história é outra. Só é mais rápida que a mtb por causa da geometria e dos pneus que geralmente sao mais finos e menos cravudos no centro. De resto é uma tristeza, relação reduzida, escorregadia que nem quiabo em terreno com pedra solta ou pó, sem suspensão... muito desconfortável! Ja tive e posso afirmar: sao duas alegrias, uma quando vc compra e uma quando vc vende.

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому +1

      Muito obrigado ppr compartilhar sua experiência. Eu acredito que também não iria me adaptar bem

    • @airsoftche181
      @airsoftche181 Місяць тому +1

      Ela é mais rápida também pela posição de pilotagem. A questão do conforto é relativo, porque envolve aspectos como tamanho do quadro, bikefit, etc. E em um pedal longo, a gravel pode sim ser mais confortável. Conte mais sobre sua experiência, por favor. Qual o modelo que você tinha? Onde andava? Qual a maior distância que percorreu? Pergunto porque peguei minha Sense Versa usada semana passada e achei ela bastante divertida, e pelo que pesquisei a maioria das pessoas que experimenta, gosta. A primeira impressão - de uma pessoa que tem mtb e nunca havia andado em gravel - é que ela é estranha, mas acostuma rápido. Sinto muito que tenha tido uma experiência não muito boa com a sua.

    • @duartegoncalves4390
      @duartegoncalves4390 Місяць тому +1

      @@airsoftche181 foi o que eu disse, ela é mais rapida tbm por questões de geometria (tamanho de quadro, posição de ciclista, bikefit sao questões de geometria, certo?!). "Em um pedal mais longo é mais confortável": só se for no asfalto, pq em terra batida e cascalho, sem suspensão, com pneus mais finos que exigem pressao mais alta da vontade de chorar. Eu tinha uma diverge, no início andava em asfalto e estradao. Depois passei a andar só asfalto pq terra era uma tortura. Maior distância percorrida foi uns 130km. Minha experiência nao foi boa. Aprendi na raiva e no bolso que a gravel é só mais um mecanismo do mercado pra arrancar dinheiro do ciclista, de te oferecer uma coisa pior sob o rótulo de que é melhor. Com uma mtb vc vai em qqr lugar que uma gravel ou uma road vao, mas com essas duas vc nao vai em todos os lugares que a mtb vai. Só deixando claro que não estamos falando sobre performance, creio q o objetivo do canal não seja esse. Minhas ponderaçoes sao sobre conforto e versatilidade e minha experiência me fez concluir que essa versatilidade da gravel é mto relativa

  • @brunogamesbr1
    @brunogamesbr1 16 днів тому +1

    Nao consigo me livrar da suspensão, depois que instalei a minha primeira nunca mais consegui me acostumar com um garfo fixo dnv, por esse motivo gravel bikes nao sao tao atrativas pra mim, dito isso, estamos em 2024 e ainda nao temos uma suspensão aerodinamica ultra-leve por um preço acessivel, o que é uma pena

  • @marcoskronenberger1107
    @marcoskronenberger1107 Місяць тому +3

    Nunca

  • @Allucard372
    @Allucard372 Місяць тому +3

    Bos tarde amigo, qual o modela dessa sua oggi?

  • @ericrocha1237
    @ericrocha1237 Місяць тому +1

    Gravel pra mim faz sentido pra quem ainda não tem mtb, e quem não faz pedal técnico, mas o valor ainda não compensa. O nome da MTB em Portugal faz mais sentido, eles chamam de BTT (bike todo terreno), aí uma gravel faz menos sentido ainda

  • @andersonsouza3381
    @andersonsouza3381 Місяць тому +1

    Acho que depende muito da região e tipo de pedal que cada um faz, apesar de eu fazer tanto asfalto quanto estradão e trilhas, eu prefiro ter uma boa mtb e uma speed, pois acredito que a gravel não me atenda bem, além de ser desconfortável e ter uma dirigibilidade ruim nos estradões e trilhas, ela não é tão boa no asfalto.

  • @Sicrano_
    @Sicrano_ Місяць тому +9

    É como o nome já diz né. Bicicleta de greve. Não quer andar na terra não quer andar no asfalto

    • @cristaoviajero
      @cristaoviajero Місяць тому +1

      Pelo contrário, bike gravel é para quem anda tanto no aslfalto quanto na terra. Aliás, bike gravel traduzido é bicicleta de cascalho.

  • @flaviojunior4218
    @flaviojunior4218 Місяць тому +3

    Tenho uma mtb do inicio dos 90, que uso somente em ambiente urbano.

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому +1

      Muito legal. Admiro bastante as bikes mais clássicas.

  • @Eossp
    @Eossp Місяць тому +2

    Deixando a questão financeira de lado, comparar uma gravel com uma mtb não faz muito sentido.

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому +1

      Sim, no vídeo eu deixei brm claro que são modalidades diferentes e projetos diferentes. Mas para quem quer ter apenas uma bike, acaba tendo que "comparar" os prós e contras de cada uma. Abraços.

  • @FTSsjc
    @FTSsjc Місяць тому +4

    Resumindo, não vale o custo benefício, é um brinquedo infelizmente até agora apenas pra quem tem muita grana mesmo.

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому +1

      Pois é, fora da realidade da maioria de nós ciclistas entusiastas

    • @FTSsjc
      @FTSsjc Місяць тому

      @@RealidadeDoPedal Caramba cara respondi duas vezes aqui mas não sei se o youtube não permite links externos. Enfim, havia postado um link de uma motocicleta yamaha yamaha crosser 150, coloquei "Gramado" como localidade e encontrei uma em Porto Alegre, de 2019, anunciada por 14 mil reais. Aí te pergunto: o que tem mais "tecnologia embarcada"? Uma moto 2019 ou uma bicicleta Gravel? O preço das gravels é estratosférico, não faz sentido, é um nicho que sobrevive apenas pois alguns estão dispostos a pagarem o preço.

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому

      @@FTSsjc não discordei de você kkkkk

    • @FTSsjc
      @FTSsjc Місяць тому +1

      @@RealidadeDoPedal hahaha eu sei que não discordou, é só pra ilustrar o absurdo mesmo hahahaha

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому

      @@FTSsjc boa hahaha achei que eu tivesse dado a impressão que concordava com os valores do mercado. Não é o caso mesmo kkkkk

  • @fabianodeos
    @fabianodeos Місяць тому +2

    Não vale a pena trocar uma MTB por uma gravel. Valores muito altos para a segunda opção

  • @bismarck3987
    @bismarck3987 20 годин тому +1

    @RealidadeDoPedal o quadro da sua bike é 17 ou 19? E qual a sua opinião sobre essa sua bike? Compensou compra-la? Estou pensando em comprar uma dessa aí. Abraços.

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  10 годин тому +1

      O quadro é tamanho 19. Eu acho que ela vale bastante a pena. Se quiser ver uma opinião mais detalhada, eu fiz esse vídeo falando sobre ela: ua-cam.com/video/GyyDdjoYivg/v-deo.htmlsi=puar-f9rMmW6Mn_a

    • @bismarck3987
      @bismarck3987 10 годин тому

      @@RealidadeDoPedal Aaaa, sim, obrigado

  • @jcsvjr
    @jcsvjr 10 годин тому +1

    Irretocável seu ponto de vista. Mais lúcido que isso, impossível. Meu retorno anos atrás foi com uma gravel de entrada (Topstone Sora). Eu acho o "estilo de vida" gravel incrível mas a realidade se mostrou diferente pra mim. Eu alternava pedais em estrada basicamente planos, treino no rolo e montanha. Para treinar no rolo era bom, no asfalto era ok mas na montanha era horrível. Os freios mecânicos absolutamente insuficientes e a relação de marchas (Sora) era basicamente um grupo de speed, notadamente insuficiente pra montanha. Participo de grupos de gravel no whats e o que mais se fala é em colocar pneus gordos para melhorar o conforto. Comecei a fazer as contas e para ter uma gravel que me atendesse na montanha e me trouxesse mais conforto e segurança os valores seriam pra cima de 10k, fora os 7 que eu já tinha investido. Comparando com os valores das mtb fica evidente que é, como vc disse, muito melhor investir numa mtb. Acredito que gravel de entrada é cilada. Então o que eu acho que faz sentido é: se a pessoa vai pedalar em estradões com altimetria não muito severa e não tem questões com dinheiro, ok. Ou senão a pessoa tem um fetiche com esse universo e quer pertencer a essa comunidade, ok também. Acho legal se a pessoa quer fazer um randonée ou viagens porque a posição de pilotar é melhor q a do mtb por longas distâncias. Mas gravel de entrada, pra mim, nunca mais. Nesses preços não recomendo pra ninguém. E pra gastar mais de 20k numa gravel pra ter um produto com o mínimo de conforto eu fico na mtb msm.

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  2 години тому

      Muito obrigado pela sua reflexão e por compartilhar sua experiência. Eu vi que a Caloi e a Oggi anunciaram modelos gravel de alumínio com grupo GRX na Shimano Fest. Qual sua opinião a respeito? Eu fiquei curioso, mas estou achando que o preço ainda não vai compensar.

    • @jcsvjr
      @jcsvjr 2 хвилини тому

      @@RealidadeDoPedal pessoalmente gostei bastante da Caloi mas nos grupos de gravel onde participo pessoal achou que a Caloi está cara pela bike que é (não sei o valor), o que reforça o seu ponto de vista do vídeo. A Oggi está hj com preço menor mas a versão de carbono da feira é prototipo ainda. A de alumínio (no mercado hj) eu pessoalmente não compraria. Minha opinião muito pessoal: eu compraria a Caloi Arenita como segunda bicicleta, pra rodar na cidade e treinar. Gosto da pilotagem das gravel. Para as viagens que eu tenho vontade de fazer (Circuito do Vale Europeu, por exemplo) eu iria de mtb. Pra outra viagem q tenho vontade de fazer (São PAulo ao Rio, pelo litoral) iria de gravel.

  • @lucasbrenno4140
    @lucasbrenno4140 Місяць тому +2

    Opa blz então se vc estivesse em escolher entre a bike ou moto ou carro qual seria sua escolha?

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому +1

      Bike. Carro e moto não me serve para nada. Não posso ter CNH.

    • @lucasbrenno4140
      @lucasbrenno4140 Місяць тому

      @@RealidadeDoPedal mas se vc pudesse ainda assim vc escolheria bike?

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому

      @@lucasbrenno4140 cara, não tem como responder algo que não é real. Você escolheria o quê?

  • @julianoribas1797
    @julianoribas1797 23 дні тому +1

    Não vejo sentido e vejo um bocado de marketing e entusiasmo irracional. Questão é quem vem como menos recurso que mtb, sem suspensão e com freios piores, a disco. E custam mais caro. Com freio hidráulico, mais caras ainda. Também faço pedal curto em meio da semana e longos em fim de semana. Com MTB, vou onde quero, desde asfalto (não gosto, mas tem passar pra ir e voltar de trilhas) até trilhas difíceis. Não me vejo descendo trilha pesada sem uma suspensão boa, até deve dar, mas deixa de ser divertido.

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  23 дні тому +1

      Tenho a mesma percepção que você. Não me vejo comprando gravel, ainda mais nos preços atuais...

  • @betobiketur
    @betobiketur 26 днів тому +1

    Até tenho curiosidade, mas devido a lei da oferta da procura, que está encarecendo o produto, tô fora.

  • @asteriowagner7847
    @asteriowagner7847 Місяць тому +2

    Pagar 7.000,00 ou 8.000,00 por uma bicicleta ? É fora do bom senso para quem não é profissional. E aquele guidão em termos de ergonomia para quem usa todo dia com certeza não é bom. Fora a agilidade. Com relação a pneus é só colocar de uso misto ou liso mesmo. São até mais baratos

    • @RealidadeDoPedal
      @RealidadeDoPedal  Місяць тому

      Pois é, um preço muito elevado. Sobre pneus, só falei em função do argumento do pessoal que diz que gravel traz mais economia. Mas os meus estão ok pro meu uso. Se colocar liso, eu (que não tenho a melhor das técnicas) me arrebento nas estradas de chão daqui 😂😂 abraços.

  • @javali.pedala
    @javali.pedala Місяць тому +2

    Troquei minha MTB numa Speed Monark 10 mais do meio com medo dela não aguentar o rojão ou de acabar sofrendo um acidente, mês que vem quero começar a viajar de novo e a última vez que passei pelas estradas de Minas tinha muita "farofa" nós acostamentos, acho que com a speed vai ser chão 😢