Durante visita ao Museu Conde de Linhares e seu acervo de valor inestimável para a história dos blindados brasileiros operados pelo Exército, no ano de seu centenário, a visão do acervo exposto na área externa deixa o engenheiro e especialista em blindados Paulo Bastos chocado, especialmente..... o protótipo 105 mm do EE-T1 Osório da ENGESA. Confira as imagens do Osório preservado em Santa Maria (120mm) e veja como está o protótipo armado com o canhão de 105 mm. Centenário das Forças Blindadas do Exército Brasileiro. AÇO!
Seguindo a lógica de vocês, nenhum pais tem um tanque nacional Estados Unidos usa tecnologia de israel e europa Alemanha,italia, Polônia, turquia e todos países da Europa fazem o mesmo, usam tecnologia dos EUA e de países aliados, até a mesmo a russia compartilha de tecnologias com china e india
Não foi muito bem assim, O ambiente geopolítico onde o Brasil se situava na época não requeria a necessidade de um blindado como o Osório diferentemente dos dias de hoje que sim no cenário atual hoje uma versão vamos dizer 2.0 do Osório seria muito bem vinda, por que são tempos diferentes necessidades diferentes fora a crise econômica na época que acabou dificultando mais ainda. As Partes do Osório foram de outros países em sua maior parte mas isso se deve que na época o Brasil não tinha a capacidade de produção já para esse tipo de armamento teria que ter um incentivo financeiro muito pesado e a Engesa não tinha dinheiro para isso infelizmente. Temos que olhar todo periodo e o contexto histórico onde se encontra.
Meu pai, Engº Projetista há época, trabalhou no projeto da transmissão (Powershift) do Osório na ZF do Brasil, cresci ouvindo sobre ele e lendo nas T&D nos 80!
Ao ver o Osório dá orgulho e muita tristeza ao mesmo tempo, vergonha com a sabotagem do programa e o descaso com nossa história. Mas um dia esse ícone vai renascer como a Fênix, se Deus quiser, ele é lindo e lendário!
Soy Argentino y que lastima me da que lo tengan a la interperie.Un tanque increible que deberia estar en conservacion para una futura reactivacion del proyecto
Eu tive a honra de pilotar ele em Brasília em 1986 no 3º Esquadrão de cavalaria mecanizada , o mesmo foi para Brasília desfilar no 7 de setembro com uma equipe de engenheiros e funcionários .
Na verdade, o projeto era fantástico. Porém, não passava de um protótipo. Muitos dos equipamentos eletrônicos eram fabricados em outros países. Seria necessário criar um pool de empresas que pudessem adquirir as patentes dos equipamentos e fabricá-los aqui no Brasil.
Estes engenheiros que construíram o Osório eram sábios no que usar, pra época ele era fantástico, só a única coisa que pecava era utilizar muitos materiais importados de fora aí ficava muito nas mãos dos outros, o canhão até não digo por que até hoje a Alemanha fornece o canhão dos mais modernos tanques de guerra....
Sugiro fazer uma campanha para divulgar o acervo desse MUSEU e conseguir recursos financeiros para melhorias no prédio e restauração das peças e veículos. Muita gente gosta desse assunto. 24.7.21.
Ainda falta o Osório de canhão 120mm de camuflagem cinza e branco. Esteve em 2010 no 13 RCMec em Pirassununga, agora não sei pra onde foi. Todos foram comprados pelo BB como parte da massa falida da Engesa. Os blindados ainda funcionam e são mais modernos que os atuais leopard 1A5. O Osório estava em pé de igualdade com o leopard 2A4. Ambos blindados de terceira geração. O leopard 2A4 vencia no quesito blindagem. O Osório possui uma blindagem composta, mas vulnerável se alvejado com as APFSDS e parou no tempo na década de 80. Daí pra frente o Leopard 2A4 veio recebendo constantes atualizações. Se o Osório e a Engesa ainda estivessem vivos, com certeza já teríamos um blindado de 04 geração fazendo frente ao T-14 Armata Russo. Mas isso era SE....SE não fossêmos brasileiros, mas como somos bons brasileiros deixamos a fábrica falir, mesmo precisando dele para ser a couraça do nosso Exército. Deixamos de produzir nosso jeep novo 4x4 para o barro para comprar um fusca usado da Alemanha (leopard 1A5). Que já foi comprado obsoleto, e que blindagem horrível, tomara que seja usado só para adestramento. Acho que não segura uma . 50 perfurante 30mm de blindagem é sacanagem.
Orgulho de q . Nunca teve em uma guerra de verdade qual potencia militar comprou . Ninguém quis comprar se fosse tão bom porque falei porque o governo não ajudou? Então o governo vai ter q ajudar meu supermercado senão eu fecha.
Seria interessante uma parceria entre a Iveco - OTO Melara e o CTEx (detentor dos projetos e protótipos) para fabricação local de uma versão atualizada do Osório P2 ou Tamoyo III c/ torre 120mm, "à la" Ariete e Centauro II 🤔
@@guilherme5035 Não existe país desenvolvido que não apoie e financie suas empresas estratégicas. Quem salvou a Ford e a GM da falência? O governo americano. Em 2008 a SpaceX quase quebrou, quem salvou? A NASA. Aliás, quem que está injetando dinheiro, desde 2006, na corrida espacial dos bilionários? Ah, sim, a NASA - como nota, metade do custo de desenvolvimento do foguete Falcon 9 foi financiado por ela. O primeiro mundo sabe preservar suas indústrias, seus empregos e tecnologias, e dá pra ver que implantam muito bem o pensamento contrário no terceiro.
Isso pode desencadear coisa mais grave. Ao deixar símbolos histórcos perecerem, o sentimento patriótico morre junto, principalmente porque as gerações seguintes não terão acesso à história do próprio país, deixando-os dependentes e à mercê de veículos de comunicação corrompidos por ideologias destrutivas, gerando uma miríade de jovens alienados e sem senso crítico acerca do que ocorre na realidade que os cerca.
2 anos atrás fui no museu e fiz o mesmo comentário quando vi o Osório. Também comentei no Google Reviews. Uma pena ver uma parte da nossa história sendo deixada de lado.
Concordo com você ,só acho que não é tão obsoleto assim até pq o exército americano usa o m1a1 até hj e o Osório fez o seu papel frente a frente com o msm
Meu caro, a tecnologia das partes importadas não cria um MBT. É o projeto, a concepção, o design, a integração dos componentes e muito mais que, juntos, criam um veículo respeitável. Falar das tecnologias importadas é desconhecer o que fizemos, o que geramos de tecnologia e acreditar que o mundo era cercado por muros. Certamente, o Brasil não tinha e ainda não tem muito do que é preciso para fazer um MBT. Talvez só os USA podem pensar em fazer um carro 100% nacional. Qualquer outro player tem que buscar coisas fora do seu país. E nem por isso podem ser criticados. A única crítica séria e válida é o resultado final. Nisto o EE T1 passou com 5 estrelas. Nota: nem a Embraer, campeã da indústria aeronáutica domina 100% da tecnologia de um avião. E nem precisa! Não é assim que a vida funciona.
@@RenatoCNetto "Tecnologia não cria um MBT" quem demonstra desconhecimento aqui é você pelo visto.quanto ao resto, pode dizer oque quiser colega, isso não muda o fato.
Sempre que ia pro curso passava pelo Osório, o nível de conservação dele está ótimo pela desgraça que ele já passou e pelo nível de investimentos nos museus do RJ. (O museu Conde de Linhares fica, talvez, a centenas de metros do Museu Nacional - incendiado criminosamente em 2018)
Hermosa colección de blindados historicos. El Osorio un verdadero desperdicio, hubiera sido un gran blindado para el ejercito de Brasil y con posibilidades de exportación. Saludos desde Argentina.
Acredito que esta na hora das industria brasileira de blindados aproveitar o designer e tecnologia dos nossos tanques e partir dai acrescentar as novas tecnologias que inclusive acredito que temos também e fabricar aqui mesmo nossos tanque . Não precisamos importar muito mais precisamos exportar e tia o piorio que pode oferecer ao Brasil as maiores facilidades e qualidades de um produto de primeira especialmente ao Exercito brasileiro.
Logo o nosso orgulho que ta no tempo isso mostra o quanto mesmo nas forças armadas brasileira nossos produtos nacionais nao sao valorizados é lamentavel
O Brasil precisa de política de REINDUSTRIALIZACAO, inclusive na área de Defesa. Que as pessoas que entendem do assunto sejam ouvidas pela área governamental e pelo Congresso. Importante fazer campanha a respeito.
O canhão ferroviário é de origem americana. Canhão naval fabricado pela Bethlem Steel Corporation no calibre 177,8MM (7 polegadas), montado em um reparo ferroviário M1A1 americano, adaptado no Brasil pelas Oficinas Trajano de Medeiros que prestavam serviço a RFCB (Rede Ferroviária Central do Brasil) no Rio de Janeiro. Pertencentes ao 1º Grupo de Atilharia Ferroviária de Costa que era lotado em Niterói.Sua área de Inoã, Buriche, Maricá até Cabo Frio.
Parabéns Caiafa belas imagens,com esses sobreviventes da cavalaria mecanizada no museu,uns bem conservados e outros ao relento, sendo castigados pela ação do clima e esquecimento, muito triste isso infelizmente, abraço a todos.
Preciso ir no Conde de LInhares. Em 2020 estava certo de ir mas pintou a pandemia. Preciso me reorganizar e ir agora em novembro/23, mas espero não me decepcionar com eventuais desleixos que encontrar por lá...
Além do "crime" de deixarem o P1 do Osório ficar nesse estado, aqui em SM cometeram outro "crime", que foi pintar o P2 com as cores atuais dos carros do EB, apagando o esquema original (areia) que o carro ostentava até há pouco tempo, sem falar na decisão de tirar o carro das garagens cobertas e joga-lo na alameda de entrada junto com outras raridades, expostas ao tempo. Aliás Caiafa, quando vieres a SM novamente, vá até o regimento Mallet, lá existe um museu incrível, e pouquíssimo conhecido, com muitas peças de artilharia, itens da FEB e capturados na Itália, e também itens incríveis da guerra do Paraguai. Assim que o museu reabrir, vou lá tirar umas fotos e te enviar.
Cara seria ótimo se o projeto do Osório tivesse ido pra frente hoje em dia poderia ter uma família incrível de blindados, e hoje em dia poderia ter um blindado no eb muito moderno e de fabricação brasileira.
Quando ele foi feito e oferecido para o Brasil está o blindado mais avançado do mundo, ele ainda é muito moderno só que para trazer ele de volta prescisa de muito investimento financeiro e apoio político por parte do governo, ele é até mesmo mais moderno do que o m1 abrams
Para os Emirados arabes ,oque chegou a ser proposto para o Brasil seria mesmo inferior tecnologicamente falando ao 1a5. Não não é ,estamos chegando ao linear da vida útil de seus equivalentes isso significa que já é defasado ,nunca o foi só usava certos equipamentos melhores de maneira mais inteligente.
Ele não é moderno não, só para a época em que ele surgiu. Seria muito caro tornar ele no blindado principal do EB. Pq ia ter que implantar novos sistemas, adptar para o mercado externo, trocar o motor, ia ser uma grande reposição de peças. Praticamente, ia ser outro MBT
É claro que o Osório deu certo o problema é os políticos no Brasil que foram ameaçados pelos Estados Unidos e abaixaram as calças de medo prova disso é hoje em dia o tal lava jato criado pelos americanos só para quebrar a Odebrecht uma das maiores construtoras do mundo e ainda causar crise econômica e política no Brasil já éramos a 6ª economia do mundo hoje estamos em 12º
@@agnaldorodrigues9069 ,bobagem ,era uma época de crise econômica e politica no país ,o Osório foi um empreendimento privado visando os sauditas ,ou seja ,condenado desde o início. Não cara ,aceite a realidade já ouviu falar da Enron? ,aceite que corrupção é um câncer e tudo que tem esse câncer cai cedo ou tarde ,é uma lei da natureza completamente imparcial. Pelo bom das commodities ,sério que não se lembrar? ,caímos por nos preocupar com populismo e corrupção ao invés de investir em setores chave e melhorar nosso estado ineficiente.
Agnaldo Rodrigues para de falar merd4, sério, esse teu comentário é uma piada. Os sauditas, diante do resultado dos testes, podiam escolher o Osório ou o Abrams. Do Osório só tínhamos um protótipo cuja blindagem era inferior a do Abrams que já estava em produção, qual você acha que qualquer país sensato escolheria? E outra: colocar em produção leva anos, protótipo é só 50%.
Pode levantar o ozorio dois a precipito com pressa importadas com o tempo vai sendo substituído o inportadas o importante e tar nas mãos genuína nacionais e nos dar independente das multes nacionais entendeu
E o Brasil em questão de tecnologia e defesa deveria reativar o programa Do carro Blindado pesado o OSÓRIO e modernizar a tecnologia , ele se destacou tão bem nos testes na Arábia antes da guerra do Golfo .
Durante visita ao Museu Conde de Linhares e seu acervo de valor inestimável para a história dos blindados brasileiros operados pelo Exército, no ano de seu centenário, a visão do acervo exposto na área externa deixa o engenheiro e especialista em blindados Paulo Bastos chocado, especialmente..... o protótipo 105 mm do EE-T1 Osório da ENGESA.
Confira as imagens do Osório preservado em Santa Maria (120mm) e veja como está o protótipo armado com o canhão de 105 mm.
Centenário das Forças Blindadas do Exército Brasileiro. AÇO!
Faltou apoio econômico e diplomático do governo! Sempre colocando os interesses estrangeiros na frente dos brasileiros!
O brasil é um pais sem memória não guarda seus herois e nem seu projetos
Os "patriotas" militares abriram mão da nossa indústria bélica por causa da pressão dos americanos. Lamentável.
Não é "esse carro", é "esse tanque", hoje existe idiotização da população, pensando que qualquer coisa está certo, quando está errado.
@@Graus.Celsius.-.Jose.Luiz. O forma correta e carro de combate blindado. Tanque é de lavar roupas. 😆😆😆
O Osório é o retrato do que é o Brasil.
@@Janderson17 Sim mano da nem pra chamar isso de nacional mais e um monstro de tanque
O Osório tinha 7% de nacionalização
Seguindo a lógica de vocês, nenhum pais tem um tanque nacional
Estados Unidos usa tecnologia de israel e europa
Alemanha,italia, Polônia, turquia e todos países da Europa fazem o mesmo, usam tecnologia dos EUA e de países aliados, até a mesmo a russia compartilha de tecnologias com china e india
Não foi muito bem assim, O ambiente geopolítico onde o Brasil se situava na época não requeria a necessidade de um blindado como o Osório diferentemente dos dias de hoje que sim no cenário atual hoje uma versão vamos dizer 2.0 do Osório seria muito bem vinda, por que são tempos diferentes necessidades diferentes fora a crise econômica na época que acabou dificultando mais ainda. As Partes do Osório foram de outros países em sua maior parte mas isso se deve que na época o Brasil não tinha a capacidade de produção já para esse tipo de armamento teria que ter um incentivo financeiro muito pesado e a Engesa não tinha dinheiro para isso infelizmente. Temos que olhar todo periodo e o contexto histórico onde se encontra.
@@nicolastorres8487 Preferia o Tomoyo ;-; era o que o EB precisava
Meu pai, Engº Projetista há época, trabalhou no projeto da transmissão (Powershift) do Osório na ZF do Brasil, cresci ouvindo sobre ele e lendo nas T&D nos 80!
Me da uma tristeza enorme. Tanto potencial, pqp.
Que tristeza ver um equipamento desse quilate tomar esse fim.
Não é "esse carro", é "esse tanque", hoje existe idiotização da população, pensando que qualquer coisa está certo, quando está errado.
Ao ver o Osório dá orgulho e muita tristeza ao mesmo tempo, vergonha com a sabotagem do programa e o descaso com nossa história. Mas um dia esse ícone vai renascer como a Fênix, se Deus quiser, ele é lindo e lendário!
Soy Argentino y que lastima me da que lo tengan a la interperie.Un tanque increible que deberia estar en conservacion para una futura reactivacion del proyecto
E a verdadeira imagem da nossa indústria nacional
Eu tive a honra de pilotar ele em Brasília em 1986 no 3º Esquadrão de cavalaria mecanizada , o mesmo foi para Brasília desfilar no 7 de setembro com uma equipe de engenheiros e funcionários .
Nossa bora cobrir essas relíquias pelo menos
Tamoyo e o Osório, lindos Demais 🔥🤌🏼
Esse Museu é espetacular!!!!
Triste, uma relíquia dessa que poderia ser utilizada pelo exército enferrujando.
Osório é o retrato do ultranacionalismo americano que os brasileiros tanto amam e batem continência...
Na verdade, o projeto era fantástico. Porém, não passava de um protótipo. Muitos dos equipamentos eletrônicos eram fabricados em outros países. Seria necessário criar um pool de empresas que pudessem adquirir as patentes dos equipamentos e fabricá-los aqui no Brasil.
Deveriam ressuscitar o Ósorio, modernizar-ló ou fazer outra versão com peças 100% nacional!
Incrível como até hoje o Osório continua com um design aparentemente atual
É um pena ver um blindado lendário como o Osorio estar nessa condição.. retrato do Brasil mesmo que dó
Estes engenheiros que construíram o Osório eram sábios no que usar, pra época ele era fantástico, só a única coisa que pecava era utilizar muitos materiais importados de fora aí ficava muito nas mãos dos outros, o canhão até não digo por que até hoje a Alemanha fornece o canhão dos mais modernos tanques de guerra....
Sugiro fazer uma campanha para divulgar o acervo desse MUSEU e conseguir recursos financeiros para melhorias no prédio e restauração das peças e veículos. Muita gente gosta desse assunto. 24.7.21.
Ainda falta o Osório de canhão 120mm de camuflagem cinza e branco. Esteve em 2010 no 13 RCMec em Pirassununga, agora não sei pra onde foi. Todos foram comprados pelo BB como parte da massa falida da Engesa. Os blindados ainda funcionam e são mais modernos que os atuais leopard 1A5. O Osório estava em pé de igualdade com o leopard 2A4. Ambos blindados de terceira geração. O leopard 2A4 vencia no quesito blindagem. O Osório possui uma blindagem composta, mas vulnerável se alvejado com as APFSDS e parou no tempo na década de 80. Daí pra frente o Leopard 2A4 veio recebendo constantes atualizações. Se o Osório e a Engesa ainda estivessem vivos, com certeza já teríamos um blindado de 04 geração fazendo frente ao T-14 Armata Russo. Mas isso era SE....SE não fossêmos brasileiros, mas como somos bons brasileiros deixamos a fábrica falir, mesmo precisando dele para ser a couraça do nosso Exército. Deixamos de produzir nosso jeep novo 4x4 para o barro para comprar um fusca usado da Alemanha (leopard 1A5). Que já foi comprado obsoleto, e que blindagem horrível, tomara que seja usado só para adestramento. Acho que não segura uma . 50 perfurante 30mm de blindagem é sacanagem.
É muito triste ver uma cena dessas
é triste ver nosso orgulho (osorio) fora de operação e definhando no tempo.
Orgulho de q . Nunca teve em uma guerra de verdade qual potencia militar comprou . Ninguém quis comprar se fosse tão bom porque falei porque o governo não ajudou? Então o governo vai ter q ajudar meu supermercado senão eu fecha.
Seria interessante uma parceria entre a Iveco - OTO Melara e o CTEx (detentor dos projetos e protótipos) para fabricação local de uma versão atualizada do Osório P2 ou Tamoyo III c/ torre 120mm, "à la" Ariete e Centauro II 🤔
Triste ver esse blindado abandonado e lembrar que a empresa responsável não recebeu ajuda do governo.
Tá certo, livre mercado. Desde quando governo tem que ajudar empresa burra ?
@@guilherme5035 Não existe país desenvolvido que não apoie e financie suas empresas estratégicas. Quem salvou a Ford e a GM da falência? O governo americano. Em 2008 a SpaceX quase quebrou, quem salvou? A NASA. Aliás, quem que está injetando dinheiro, desde 2006, na corrida espacial dos bilionários? Ah, sim, a NASA - como nota, metade do custo de desenvolvimento do foguete Falcon 9 foi financiado por ela. O primeiro mundo sabe preservar suas indústrias, seus empregos e tecnologias, e dá pra ver que implantam muito bem o pensamento contrário no terceiro.
Não é "esse carro", é "esse tanque", hoje existe idiotização da população, pensando que qualquer coisa está certo, quando está errado.
Fui lá a 10 dias, só tinha eu e meu filho.
Adoramos Flak 88, Osório, mg42, Sherman
Brasil é uma vergonha tão grande que deixa o maior carro de combate do seu tempo apodrecer.
o tank não é nacional
@ω ï ι ι ï α η 17 as peças são de outros países e a mesma coisa que vc pegar um carro estrangeiro e falar que é de tal país
Chega a ser um desrespeito deixar esse brindado largado ao ar livre criando ferrugem, e isso é dentro de um museu
Isso pode desencadear coisa mais grave. Ao deixar símbolos histórcos perecerem, o sentimento patriótico morre junto, principalmente porque as gerações seguintes não terão acesso à história do próprio país, deixando-os dependentes e à mercê de veículos de comunicação corrompidos por ideologias destrutivas, gerando uma miríade de jovens alienados e sem senso crítico acerca do que ocorre na realidade que os cerca.
@@theus663 pois é, o Osório enferrujando é uma prova disso.
@@theus663 O nacionalismo está renascendo na internet (está crescendo aos poucos, mas está crescendo)
Como o Bruno Henrique do Flamengo falou se o exército brasileiro tivesse uns 500 tanques osorios como esse o Brasil estaria em outro patamar.
Caramba, esse canhão ferroviário gigante muito foda !! Que museu massa, queria muito ir aí !
2 anos atrás fui no museu e fiz o mesmo comentário quando vi o Osório. Também comentei no Google Reviews. Uma pena ver uma parte da nossa história sendo deixada de lado.
sei que o Osório já é obsoleto porém ele é bonito pra caramba.
Da até tristeza 😔😢😭 isso.
Concordo com você ,só acho que não é tão obsoleto assim até pq o exército americano usa o m1a1 até hj e o Osório fez o seu papel frente a frente com o msm
Esse tanque é um orgulho pra engenharia brasileira. mesmo que tenha sido construído com base em tecnológias exteriores, ainda é sensacional.
Meu caro, a tecnologia das partes importadas não cria um MBT. É o projeto, a concepção, o design, a integração dos componentes e muito mais que, juntos, criam um veículo respeitável. Falar das tecnologias importadas é desconhecer o que fizemos, o que geramos de tecnologia e acreditar que o mundo era cercado por muros.
Certamente, o Brasil não tinha e ainda não tem muito do que é preciso para fazer um MBT. Talvez só os USA podem pensar em fazer um carro 100% nacional. Qualquer outro player tem que buscar coisas fora do seu país. E nem por isso podem ser criticados.
A única crítica séria e válida é o resultado final. Nisto o EE T1 passou com 5 estrelas.
Nota: nem a Embraer, campeã da indústria aeronáutica domina 100% da tecnologia de um avião. E nem precisa! Não é assim que a vida funciona.
@@RenatoCNetto "Tecnologia não cria um MBT" quem demonstra desconhecimento aqui é você pelo visto.quanto ao resto, pode dizer oque quiser colega, isso não muda o fato.
Preservar é muito importante para que as futuras gerações conheça o começo da indústria bélica do Brasi..
Sempre que ia pro curso passava pelo Osório, o nível de conservação dele está ótimo pela desgraça que ele já passou e pelo nível de investimentos nos museus do RJ.
(O museu Conde de Linhares fica, talvez, a centenas de metros do Museu Nacional - incendiado criminosamente em 2018)
Essa é uma coisa que com certeza com um bom relacionamento com alguns empresários os caras levantariam esse Museu aí num instante.
Saudades do que eu nunca viví! Um Brasil soberano e autivo.
Hermosa colección de blindados historicos.
El Osorio un verdadero desperdicio, hubiera sido un gran blindado para el ejercito de Brasil y con posibilidades de exportación.
Saludos desde Argentina.
Visitei esse museu 2 vezes já, e é muito interessante
Vontade de ir ver ele pessoalmente é imensurável
Acredito que esta na hora das industria brasileira de blindados aproveitar o designer e tecnologia dos nossos tanques e partir dai acrescentar as novas tecnologias que inclusive acredito que temos também e fabricar aqui mesmo nossos tanque . Não precisamos importar muito mais precisamos exportar e tia o piorio que pode oferecer ao Brasil as maiores facilidades e qualidades de um produto de primeira especialmente ao Exercito brasileiro.
Logo o nosso orgulho que ta no tempo isso mostra o quanto mesmo nas forças armadas brasileira nossos produtos nacionais nao sao valorizados é lamentavel
O Brasil precisa de política de REINDUSTRIALIZACAO, inclusive na área de Defesa. Que as pessoas que entendem do assunto sejam ouvidas pela área governamental e pelo Congresso. Importante fazer campanha a respeito.
Grande museu....O que falta ali para por as telhas na estrutura metálica que já se encontra instalada ? Ajudaria muito essa proteção .
O canhão ferroviário é de origem americana. Canhão naval fabricado pela Bethlem Steel Corporation no calibre 177,8MM (7 polegadas), montado em um reparo ferroviário M1A1 americano, adaptado no Brasil pelas Oficinas Trajano de Medeiros que prestavam serviço a RFCB (Rede Ferroviária Central do Brasil) no Rio de Janeiro. Pertencentes ao 1º Grupo de Atilharia Ferroviária de Costa que era lotado em Niterói.Sua área de Inoã, Buriche, Maricá até Cabo Frio.
Muito bom, não conhecia esse canhão ferroviário e nem que tinham construido uma ferrovia só pra seu uso.
Parabéns Caiafa belas imagens,com esses sobreviventes da cavalaria mecanizada no museu,uns bem conservados e outros ao relento, sendo castigados pela ação do clima e esquecimento, muito triste isso infelizmente, abraço a todos.
Ganhou o meu respeito e mais um inscrito "O IMORTAL OZÓRIO". PARABÉNS!!!
Osório. Com S.
Cara incrível como o Osório é imponente até hoje!
Saudades do que a gente não viveu Osório 😪
Preciso ir no Conde de LInhares. Em 2020 estava certo de ir mas pintou a pandemia. Preciso me reorganizar e ir agora em novembro/23, mas espero não me decepcionar com eventuais desleixos que encontrar por lá...
Absurdo !!! Vergonhoso ! ver o descaso com a história do País !!!
Queria mto ir num museu destes
Além do "crime" de deixarem o P1 do Osório ficar nesse estado, aqui em SM cometeram outro "crime", que foi pintar o P2 com as cores atuais dos carros do EB, apagando o esquema original (areia) que o carro ostentava até há pouco tempo, sem falar na decisão de tirar o carro das garagens cobertas e joga-lo na alameda de entrada junto com outras raridades, expostas ao tempo. Aliás Caiafa, quando vieres a SM novamente, vá até o regimento Mallet, lá existe um museu incrível, e pouquíssimo conhecido, com muitas peças de artilharia, itens da FEB e capturados na Itália, e também itens incríveis da guerra do Paraguai. Assim que o museu reabrir, vou lá tirar umas fotos e te enviar.
bagui é fazer uma Petição pra botar o EET-2 Osorio pra produção
Quando puder faça um vídeo sobre o canhão ferroviário que poucos conhecem.
Osório Immortal 😱 ,
Mas esse canhão de defesa de costa deve ser uma porrada atirar com ele imagina o estrago 🙈
É triste demais ver o Osório se acabar desse jeito.
Caiafa faça um vídeo detalhado com mais imagens em detalhes desse Engesa se possível
Muito lindo até hoje é muito atual o modelo
Faltou apoio do governo para engesa mas vamos falar a verdade o Osório dependia muito de parte vindas da Inglaterra frança e Alemanha ...
Era para o exército restaurar pelo menos um Osório desse para ficar de recordação
Cara seria ótimo se o projeto do Osório tivesse ido pra frente hoje em dia poderia ter uma família incrível de blindados, e hoje em dia poderia ter um blindado no eb muito moderno e de fabricação brasileira.
Coisas do Brasil, onde falta dinheiro para certas coisas, mas há muito disponível para outras....
Caiafa muito top esse museu ja passei perdido ali vi os blindados de longe mas eu ainda vou la para visitar
O Brasil não investe nem se quer nas coisas que tinha TD para dar certo
eu nem era nascido quando a engesa estava na sua gloria, se tivesse ainda hoje estaríamos com Osorio de terceira geração
Vários países copiaram o modelo e agora oferecer pó Brasil..pena os políticos corruptos brasileiro não valoriza
Fico pensando se não seria possível entregar esse projeto a outra empresa para desenvolver o projeto e produção do modelo modernizada...
Quando ele foi feito e oferecido para o Brasil está o blindado mais avançado do mundo, ele ainda é muito moderno só que para trazer ele de volta prescisa de muito investimento financeiro e apoio político por parte do governo, ele é até mesmo mais moderno do que o m1 abrams
Para os Emirados arabes ,oque chegou a ser proposto para o Brasil seria mesmo inferior tecnologicamente falando ao 1a5.
Não não é ,estamos chegando ao linear da vida útil de seus equivalentes isso significa que já é defasado ,nunca o foi só usava certos equipamentos melhores de maneira mais inteligente.
Ele não é moderno não, só para a época em que ele surgiu. Seria muito caro tornar ele no blindado principal do EB. Pq ia ter que implantar novos sistemas, adptar para o mercado externo, trocar o motor, ia ser uma grande reposição de peças. Praticamente, ia ser outro MBT
*adaptar
Osório colocou os Abraans no bolso na Arábia Saudita !!!
O Osório é história. Não tem porque ressuscitar um projeto antigo. Muito mudou a tecnologia de MBT desde então. Tem que projetar tudo de novo.
Exatamente
Se do Osorio tivesse dado certo, com todo o incrível trabalho de engenharia e tecnologia empregado no projeto seria tão bom quanto um M1 Abrams
É claro que o Osório deu certo o problema é os políticos no Brasil que foram ameaçados pelos Estados Unidos e abaixaram as calças de medo prova disso é hoje em dia o tal lava jato criado pelos americanos só para quebrar a Odebrecht uma das maiores construtoras do mundo e ainda causar crise econômica e política no Brasil já éramos a 6ª economia do mundo hoje estamos em 12º
@@agnaldorodrigues9069 ,bobagem ,era uma época de crise econômica e politica no país ,o Osório foi um empreendimento privado visando os sauditas ,ou seja ,condenado desde o início.
Não cara ,aceite a realidade já ouviu falar da Enron? ,aceite que corrupção é um câncer e tudo que tem esse câncer cai cedo ou tarde ,é uma lei da natureza completamente imparcial.
Pelo bom das commodities ,sério que não se lembrar? ,caímos por nos preocupar com populismo e corrupção ao invés de investir em setores chave e melhorar nosso estado ineficiente.
Agnaldo Rodrigues para de falar merd4, sério, esse teu comentário é uma piada. Os sauditas, diante do resultado dos testes, podiam escolher o Osório ou o Abrams. Do Osório só tínhamos um protótipo cuja blindagem era inferior a do Abrams que já estava em produção, qual você acha que qualquer país sensato escolheria? E outra: colocar em produção leva anos, protótipo é só 50%.
Valente Osório da Enjeza 👼🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌹🌹🌹🌹🕊️🌹🌹🌹🐆🐆🐆🐆🐆🐆🐆🐆
Ver esses equipamentos militares históricos ao relento dói na alma, Brasil é incompetente até para preservar a sua história!
Lembrei do museu kkkk
Tristeza da porr
Ja tive olhando de perto esse Osorio ai ele tem um design bem atual....
Olhar por fora é uma coisa, a realidad é outra.
Pode levantar o ozorio dois a precipito com pressa importadas com o tempo vai sendo substituído o inportadas o importante e tar nas mãos genuína nacionais e nos dar independente das multes nacionais entendeu
Uma pena, ví esse carro funcionando e sendo apresentado ao Comando da 5 Bda Cavalaria Bld, no Rio, em 1990, ainda cheio de esperança. Uma pena
O q vc disse q é mais antigo tem um no centro de Curitiba na praça do expedicionário
Para quem e do RJ esse museu fica em frente da Quinta da Boa Vista
Isso ai e em sao Cristóvão no rio de janeiro!!
Ja fui ai . muito maneiro
Massa gostei do vídeo 👏
Absurdo o Osório está assim.
Monumento ao atraso descaso e falta de visão das nossas "elites diretivas". Brasil acima de tudo e DEUS acima de todos.
O "pequeno" canhão ferroviário, deu um trabalho danado pintar ele na época que ficava no 19º BLog em Niterói hahaha Tá do lado do Osório
Esse tanque entrou para história como o grande mail batlhe tank da história...hoje estaria no top
Sempre que for ao Rio retornarei aí e no Monumento aos Pracinhas
O Osório que está em Santa Maria também está no relento só deram um banho de tinta nela!!
Ele estava igual esse aí na última vez que o vi!!
nossa, o osório parado ! triste mesmo, dá pra mim ! ! ! eu cuido
Kkkkkkkkkkkk
Lamentávelmente os governos civis do Brasil não incentivou a indústria de defesa no Brasil. Perdemos muito.
O responsavel foi o Collor se eu não me engano
Grande trabalho, Caiafa
Se até os museus q são para preservar a história estão tratando a história desse jeito, imagine o resto
E o Brasil em questão de tecnologia e defesa deveria reativar o programa Do carro Blindado pesado o OSÓRIO e modernizar a tecnologia , ele se destacou tão bem nos testes na Arábia antes da guerra do Golfo .
Grande Osório tem que da continuação de ou novo brindando para da orgulho
Excelente vídeo 👏
Em pensar que tanto dinheiro foi gasto em paises estrangeiros , nossos museus foram abandonados pelos governos .A historia do Brasil se perdendo.
O Brasil é forte.
O Brasil tem tanto potencial, mas é vergonhoso como não é valorizado ;-(
Pelos próprios brasileiros, em sua maioria
Muito lindo o Osório
O outro exemplar do ossário pode ser usado atualmente fazer disparos??
Primeiro 147 blindado que a Fiat mandou pra gente