Fala Amante da Engenharia! Conheça os cursos selecionados por nós: www.engenhariadetalhada.com.br/cursos Se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo! Clique no link e conheça essa seleção de cursos recomendados por nós.
Compartilhe aqui conosco so você tem interesse em instalar um sistema de Aproveitamento da Água da Chuva em sua casa. Caso já possua, compartilhe sua opinião. Qual o percentual de economia de água tem experimentado?
Falou Tudo e mais um pouco !! Informação assim nunca fica velha ou obsoleta !!! Parabéns !!! Agora que bombear água sem custo nenhum só olhando as leis da Física, não é difícil não.... Bombas inteligentes !!! Vamos criar ? Pra ontem !!!
Vídeo sensacional e muito bem explicado. Estou para construir minha casa e pretendo aplicar esta idéia para usar em descarga, lavagem de carro e do quintal. Parabéns a você por este canal!!!! Bora ajudar o planeta! Abraços.
Gostei muito do vídeo. Bem informativo. Aqui no Rio de Janeiro (não sei em outros estados) o aproveitamento da água da chuva pelo menos na minha situação seria de 100%, pois água "potável" aqui não existe (geosmina da CEDAE). Por isso sempre compro a água para consumo. Gasto 40,00 semanais na compra de galões de água retirada direto na nascente. No aguardo de futuros vídeos mais práticos. Obrigado!
Com certeza Charles. Eu super apoio a captação de água de chuva, pois além de ajudar o meio ambiente diminuindo o consumo de água doce de nossos reservatórios, nós acabamos também diminuindo o custo. Nosso bolso agradece. Você já fez a captação de água de chuva amigo?
Cuidado extremo para não ocorrer contaminação por comunicação entre água potável e água de reuso da chuva. Destinando a descarga tem que ter filtragem e tratamento, pode ser com pastilha de cloro, mas sempre verificando e trocando as pastilhas, mais ou menos a cada 2 meses. Casas de piscianas podem informar
E ao invés de cavar uma cisterna eu instalar uma caixa d'água alta pra economizar com bomba ? Por que a água cai da calha direto pra essa caixa que estará um pouco mais baixa que o telhado. Quero usar principalmente para regas
Não, o vídeo começa em 0:00. Talvez a informação que você queira esteja em 3:30. Mas será que a informação que você está buscando, que você nem disse qual é, serve para todas as pessoas?
O título do vídeo é: Como aproveitar a água da chuva, e não: pq aproveitar. Não mostra como aproveitar, não tem explicando o sistema, não mostra a necessidade de uma caixa de recarga nem como interligá-la como na imagem inicial do vídeo. Pouco conteúdo pelo título
Cuidado extremo para nao ocorrer contaminação por comunicação principalmente nas descargas. Consultar especialistas. Por exemplo essa alimentação da cx de agua de chuva porla rede pode dar contaminação
Comecei a me interessar no assunto a pouco tempo, tenho visto muitos vídeos e estou fazendo algumas pesquisas. Quero fazer um sistema de captação de água da chuva para minha casa, onde moro fico até mais de um mês sem abastecimento de concessionária de água. Vi que o filtro Sawyer S3 purifica a água das possíveis contaminações da chuva e do telhado, e no mercado ja existem alguns produtos que deixam a água própria para consumo. Gostaria de saber se é verdade
Quando vão lançar um vídeo com o projeto detalhado? Eu já estou na impermeabilização da minha cisterna mas agora estou sofrendo para saber como indicar para a caixa de água que ficará para chuva se ela deve buscar água da cisterna ou da outra caixa (a normal). Pode me ajudar?
Olá Fernando. Boa pergunta. Nós planejamos fazer vídeos com detalhamento de projetos no futuro. Hoje, infelizmente, não temos recursos suficientes para tal. Mas vamos ver se consigo te ajudar, blz? Existem hoje recursos relativamente baratos de automação utilizando arduino que você pode projetar em sua casa mesmo. vou deixar um link aqui de um artigo aqui para você www.mundodaeletrica.com.br/automacao-de-reservatorios-com-arduino-e-sensores-de-nivel/ Basicamente você terá que instalar sensores de nível na sua cisterna, e o sistema de controle irá verificar o nível da cisterna para ligar a bomba ou não. Caso o nível da cisterna esteja no mínimo, controlador pode então, acionar a válvula da caixa dágua central da sua casa para transferir a água da caixa principal para a água da chuva. Espero ter ajudado. Grande abraço
o "sistema" aqui em casa é basicamente uma lixeira de 100L que eu comprei e botei embaixo daonde a calha do telhado tá torta e fica derramando agua na varanda kkkkk o problema virou solução!! aí eu uso uma jarra de suco que tá com a alça quebrada pra poder regar as plantas e lavar o quintal kkkkkk e pessoal lembre-se de botar uma tampa no reservatorio senão dá dengue até dizer chega!! a minha lixeira tem tampa!! kkkkkk
Pfv me tira uma duvida, a prefeitura exige uma porcentagem de área permeável por lote, em um lote de 250m2 que não tem grama, nem pisos drenantes e é exigido 25% de área permeável, com uma cisterna é possível resolver o problema? o quanto uma cisterna agrega nessa contagem
No seminário árido se não beber água da chuva só tem 3 alternativas: 1 - beber água de barreiro contaminada com mijo e bosta de boi; 2 - morrer desidratado; 3 - ou ir embora ...
Infelizmente não sabemos Thiemmy. Seria interessante você entrar em contato diretamente com a companhia de água ou alguma empresa que já tenha feito esse tipo de serviço, pois o procedimento costuma variar um pouco de companhia de água para outra
Boa tarde Sr.Engenheiro Eu sou do Rio Grande do Sul.,NÃO sei lidar com a internet estou tentando falar com Senhor, sou aposentada e Dona do Lar eo esposo aposentado Gosátira de saber sobre o aproveitamento da água da chuva se conseguir mandar a fotos Eu envio o meu pátio fica cheio de água qualquer chuvinha me orientaram fazer a saide de canos maior já que era uns canos muito antigas gastei em torno de três mil mas agora apareceu o problema da fossa é muito antigas só que me entristece e saber água vai embora e formando inundação no bairro então olhando seu. Vídeo resolvifr perguntar, o meu desejo é fazer uma trenagem no chão bem feita e fazer cisterna para Proveitar água da chuva e tardar patá o banheiro e quando fazer a lavanderia e usar piscina de plástico com tratamento da água. MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO.
Fala Igor, bom dia; por aqui Aroldo, eng civil em Juiz de Fora/MG. Vídeo bacana. Me diz aí .... para reuso necessariamente temos que ter um reservatório para captação (esse obrigatório) e outro elevado (na cobertura) para distribuição? Ou pessoal já tem adotado outras soluções ? Questiono por conta da tubulação de recalque e descida que deverão ser particulares para o sistema e, por si só onera os clientes. Sou adepto a construções sustentáveis porém gosto de deixar claro para os clientes o que acarretará (financeiramente) tais soluções.
Antonio. A água da chuva, dependendo da região, carrega com ela uma parcela dos gases do ar dissolvidos, como CO2 e derivados. Mas isso não impossibilita a utilização para lavagem de roupas. O que acontece muitas vezes é que há muita sujeira em telhados, e como essa água é captada justamente nos telhados, acaba trazendo detritos e sujeiras. Por isso é necessário a instalação de filtros, para segurar essa sujeira. Grande abraço
@@EngenhariaDetalhada Em minha residência eu fiz um sistema que capta água da chuva e possui uma bomba. Ela pressuriza a água que passa por um filtro e vai para máquina de lavar roupas e para uma torneira externa. Funcionando há mais de três anos sem problemas. A cada chuva pelo menos, eu coloco uma tampa de cloro em cada reservatório para fazer o controle de mosquitos que posso a vir tentar se proliferar por lá. Pretendo fazer um vídeo em breve explicando mais detalhes pois todos que viram o meu sistema, sempre perguntam como funciona para fazer um igual.
O tratamento que ele fala, é meter quimica na agua, como fazem por exemplo na empresa águas do rio, e depois diz que a água está boa pra beber, isso é piada. sou das antigas, água boa é água que sai da terra, no mato.
Fala Amante da Engenharia! Conheça os cursos selecionados por nós:
www.engenhariadetalhada.com.br/cursos
Se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo!
Clique no link e conheça essa seleção de cursos recomendados por nós.
Ótima idéia, tudo que agrega ajuda ao planeta.
Top
Genial, ótima solução.
Compartilhe aqui conosco so você tem interesse em instalar um sistema de Aproveitamento da Água da Chuva em sua casa. Caso já possua, compartilhe sua opinião. Qual o percentual de economia de água tem experimentado?
Idéias otimas
Idéias boa essa ai
Falou Tudo e mais um pouco !! Informação assim nunca fica velha ou obsoleta !!! Parabéns !!! Agora que bombear água sem custo nenhum só olhando as leis da Física, não é difícil não.... Bombas inteligentes !!! Vamos criar ? Pra ontem !!!
Energia potencial gravitacional
Excelente dicas 👏👏👏
Mutuas gracia
Vídeo sensacional e muito bem explicado. Estou para construir minha casa e pretendo aplicar esta idéia para usar em descarga, lavagem de carro e do quintal. Parabéns a você por este canal!!!! Bora ajudar o planeta!
Abraços.
Excelente, Marcelo, legal demais.
Depois quando ficar pronto volta aqui nos comentário e nos conte sobre o sistema.
Grande abraço.
O prédio onde moro possui um sistema deste de reaproveitamento da água da chuva. É muito bom!
E é um sistema visível? Será que poderiamos mostrar em um vídeo futuro?
Deixei meu like e me inscrevi hoje dia 27.01.2023. Na madrugada.
show
Gostei muito do vídeo. Bem informativo. Aqui no Rio de Janeiro (não sei em outros estados) o aproveitamento da água da chuva pelo menos na minha situação seria de 100%, pois água "potável" aqui não existe (geosmina da CEDAE). Por isso sempre compro a água para consumo. Gasto 40,00 semanais na compra de galões de água retirada direto na nascente. No aguardo de futuros vídeos mais práticos. Obrigado!
Santo André tem que conhecer esse projeto
Sim ,comprei um terreno e 02 sistemas que quero fazer a cisterna e a energia fotovoltaica, amei o vídeo
Legal 👍
Vou fazer minha cisterna subterrânea de 2000 litros em minha casa. Iniciarei mês que vem.
Que bacana Laurence.
Boa sorte ai na sua obra. Depois volte aqui e comente os resultados.
Somos assaltados pelas companhias de água, Luz, gás e etc..
Então, a captação se faz necessaria em nossos tempos.
Com certeza Charles. Eu super apoio a captação de água de chuva, pois além de ajudar o meio ambiente diminuindo o consumo de água doce de nossos reservatórios, nós acabamos também diminuindo o custo. Nosso bolso agradece. Você já fez a captação de água de chuva amigo?
Eu gostaria de pedir se você pode fazer isse tratamento soque caseiro
Vou instalar 1k no meu telhado e quero usar no mínimo pra lavar a garagem. Mas o foco é direcionar ela pra todos os wcs da casa!
Cuidado extremo para não ocorrer contaminação por comunicação entre água potável e água de reuso da chuva. Destinando a descarga tem que ter filtragem e tratamento, pode ser com pastilha de cloro, mas sempre verificando e trocando as pastilhas, mais ou menos a cada 2 meses. Casas de piscianas podem informar
E ao invés de cavar uma cisterna eu instalar uma caixa d'água alta pra economizar com bomba ? Por que a água cai da calha direto pra essa caixa que estará um pouco mais baixa que o telhado.
Quero usar principalmente para regas
Começa efetivamente em 1:50
Captar e reaproveitar agua da chuva será obrigatório em poucos anos , só esperem pra ver.
Bagual
Vídeo começa em 3:30
Não, o vídeo começa em 0:00. Talvez a informação que você queira esteja em 3:30.
Mas será que a informação que você está buscando, que você nem disse qual é, serve para todas as pessoas?
O título do vídeo é: Como aproveitar a água da chuva, e não: pq aproveitar. Não mostra como aproveitar, não tem explicando o sistema, não mostra a necessidade de uma caixa de recarga nem como interligá-la como na imagem inicial do vídeo. Pouco conteúdo pelo título
@@dudutimo lacreh
Cuidado extremo para nao ocorrer contaminação por comunicação principalmente nas descargas. Consultar especialistas. Por exemplo essa alimentação da cx de agua de chuva porla rede pode dar contaminação
Comecei a me interessar no assunto a pouco tempo, tenho visto muitos vídeos e estou fazendo algumas pesquisas. Quero fazer um sistema de captação de água da chuva para minha casa, onde moro fico até mais de um mês sem abastecimento de concessionária de água. Vi que o filtro Sawyer S3 purifica a água das possíveis contaminações da chuva e do telhado, e no mercado ja existem alguns produtos que deixam a água própria para consumo. Gostaria de saber se é verdade
Quando vão lançar um vídeo com o projeto detalhado?
Eu já estou na impermeabilização da minha cisterna mas agora estou sofrendo para saber como indicar para a caixa de água que ficará para chuva se ela deve buscar água da cisterna ou da outra caixa (a normal).
Pode me ajudar?
Olá Fernando.
Boa pergunta. Nós planejamos fazer vídeos com detalhamento de projetos no futuro. Hoje, infelizmente, não temos recursos suficientes para tal.
Mas vamos ver se consigo te ajudar, blz?
Existem hoje recursos relativamente baratos de automação utilizando arduino que você pode projetar em sua casa mesmo.
vou deixar um link aqui de um artigo aqui para você
www.mundodaeletrica.com.br/automacao-de-reservatorios-com-arduino-e-sensores-de-nivel/
Basicamente você terá que instalar sensores de nível na sua cisterna, e o sistema de controle irá verificar o nível da cisterna para ligar a bomba ou não.
Caso o nível da cisterna esteja no mínimo, controlador pode então, acionar a válvula da caixa dágua central da sua casa para transferir a água da caixa principal para a água da chuva.
Espero ter ajudado.
Grande abraço
@@EngenhariaDetalhada Mais do que ajudou! Vou agora me inscrever no canal devido tamanha ajuda. Obrigado!
Poxa, que bacana!
Seja bem vindo, Fernando!
o "sistema" aqui em casa é basicamente uma lixeira de 100L que eu comprei e botei embaixo daonde a calha do telhado tá torta e fica derramando agua na varanda kkkkk o problema virou solução!! aí eu uso uma jarra de suco que tá com a alça quebrada pra poder regar as plantas e lavar o quintal kkkkkk e pessoal lembre-se de botar uma tampa no reservatorio senão dá dengue até dizer chega!! a minha lixeira tem tampa!! kkkkkk
Pfv me tira uma duvida, a prefeitura exige uma porcentagem de área permeável por lote, em um lote de 250m2 que não tem grama, nem pisos drenantes e é exigido 25% de área permeável, com uma cisterna é possível resolver o problema? o quanto uma cisterna agrega nessa contagem
No seminário árido se não beber água da chuva só tem 3 alternativas: 1 - beber água de barreiro contaminada com mijo e bosta de boi; 2 - morrer desidratado; 3 - ou ir embora ...
Aqui em casa já temos, mas não sabemos fazer o projeto para a Caesb. Você sabe como é?
Infelizmente não sabemos Thiemmy.
Seria interessante você entrar em contato diretamente com a companhia de água ou alguma empresa que já tenha feito esse tipo de serviço, pois o procedimento costuma variar um pouco de companhia de água para outra
Boa tarde Sr.Engenheiro Eu sou do Rio Grande do Sul.,NÃO sei lidar com a internet estou tentando falar com Senhor, sou aposentada e Dona do Lar eo esposo aposentado Gosátira de saber sobre o aproveitamento da água da chuva se conseguir mandar a fotos Eu envio o meu pátio fica cheio de água qualquer chuvinha me orientaram fazer a saide de canos maior já que era uns canos muito antigas gastei em torno de três mil mas agora apareceu o problema da fossa é muito antigas só que me entristece e saber água vai embora e formando inundação no bairro então olhando seu. Vídeo resolvifr perguntar, o meu desejo é fazer uma trenagem no chão bem feita e fazer cisterna para Proveitar água da chuva e tardar patá o banheiro e quando fazer a lavanderia e usar piscina de plástico com tratamento da água. MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO.
E quando zerar a caixa de reuso, como dou descarga no vaso?
Você não prestou atenção no vídeo, né amigão?
No minuto 4:48 está descrito como......
Fala Igor, bom dia; por aqui Aroldo, eng civil em Juiz de Fora/MG. Vídeo bacana. Me diz aí .... para reuso necessariamente temos que ter um reservatório para captação (esse obrigatório) e outro elevado (na cobertura) para distribuição? Ou pessoal já tem adotado outras soluções ? Questiono por conta da tubulação de recalque e descida que deverão ser particulares para o sistema e, por si só onera os clientes.
Sou adepto a construções sustentáveis porém gosto de deixar claro para os clientes o que acarretará (financeiramente) tais soluções.
Não mostrou o projeto.
Vou colocar na pauta do canal, um vídeo para podermos captar a água de chuva explicando o passo a passo amigo.
Pelo q pesquisei, não é recomendado usar agua da chuva para lavagem de roupa. Seria bom pesquisar.
Antonio.
A água da chuva, dependendo da região, carrega com ela uma parcela dos gases do ar dissolvidos, como CO2 e derivados.
Mas isso não impossibilita a utilização para lavagem de roupas.
O que acontece muitas vezes é que há muita sujeira em telhados, e como essa água é captada justamente nos telhados, acaba trazendo detritos e sujeiras.
Por isso é necessário a instalação de filtros, para segurar essa sujeira.
Grande abraço
@@EngenhariaDetalhada Em minha residência eu fiz um sistema que capta água da chuva e possui uma bomba. Ela pressuriza a água que passa por um filtro e vai para máquina de lavar roupas e para uma torneira externa. Funcionando há mais de três anos sem problemas. A cada chuva pelo menos, eu coloco uma tampa de cloro em cada reservatório para fazer o controle de mosquitos que posso a vir tentar se proliferar por lá. Pretendo fazer um vídeo em breve explicando mais detalhes pois todos que viram o meu sistema, sempre perguntam como funciona para fazer um igual.
@@fseeletronicos já fez o vídeo gostaria de saber mais detalhes. Obrigado e parabéns
O tratamento que ele fala, é meter quimica na agua, como fazem por exemplo na empresa águas do rio, e depois diz que a água está boa pra beber, isso é piada. sou das antigas, água boa é água que sai da terra, no mato.
Ruim sem comentario
Perdi seis minutos da minha vida.
Bagual