amzn.to/3EmxSPM - O Processo pela METADE do preço (lembrando que comprar partindo dos nossos links ajuda demais a gente!) amzn.to/3oj1VSS - Metamorfose com 36% de desconto amzn.to/32NVnTH - Box com 3 livros do Kafka por 39 reais!! 50% de desconto amzn.to/3du3uap - O Estrangeiro, do Camus, pela metade do preço amzn.to/3EyalLT - edição que aparece no vídeo
muito doido que no filme tudo é filmado de maneira gigantesca, como se ele fosse quase insignificante naquele universo, um baita acerto de Orson Welles.
Acho que é justamente isso o foco, a insignificância perante o estado e seus processos burocráticos. Lembra muito a questão dos precatórios que correm po anos e anos.
enquanto eu lia eu sempre imaginava os lugares pequenos, bagunçados e mal cuidados, pq a situação em que o Joseph estava preso parecia claustrofóbica demais então pensava em ambientes representativos com a situação de apertamento e até mesmo quase de afogamento
Coincidentemente, acabei de sair de uma aula em que tentei (sem muito sucesso) mostrar pros meus alunos que eles estão imersos em um sistema e que precisam saber disso pra quebrar essa realidade que os rodeia. Uma coisa que posso dizer sem dúvida é que, se para nós, que somos adultos, uma perspectiva de futuro é difícil, para os mais jovens ela é quase impossível.
É muito problema em torno da vida do brasileiro pra ele se preocupar com o mundo, ele tem que cuidar de sua vida primeiro. Preucupação com o mundo é só para aqueles que decidem se abdicar de sua própria vida, ignorando até mesmo aqueles que ama pra buscar soluções pro mundo. Do contrário o sujeito tem de ser rico. Aqui no Brasil as pessoa trabalham demais e recebem de menos, não possuem tempo pra coisas do tipo. Eu sei muito bem que muitos gastam seus finais de semana em baladas, bares, churrasquinhos quando tem dinheiro pra comprar um pouco de carne etc, mas eu não vejo isso exatamente como perda de tempo se é isso que o faz feliz afinal depois de uma semana cheia de trabalho pelo menos o final de semana tem de ser divertido. Isso quando tem final de semana. Podem ter opinião diferente da minha, venho aqui apenas dizer que estou indignado com o tanto de tempo que o brasileiro gasta trabalhando apenas pra sobreviver o mês seguinte, isso já é abuso. Mas todos aceitam como se fosse normal a grade de horas trabalhadas por ano em nosso país.
O Capitalismo e principalmente o capitalismo neoliberal primeiro drenam ao máximos toda possibilidade de vislumbre de uma vida e um mundo melhores para todos
Quem reivindica trabalho de 40 horas semanais, das 9 às 5, como é nos EUA acaba sendo taxado de vagabundo. Pior do que o sistema exploratório é a aceitação e defesa dele.
"A realidade que força as pessoas a vender a força de trabalho em troca de salário, não só faz com que a mercadoria final seja essa coisa estranha, que a pessoa não entende, na qual não se reconhece, mas a afasta daquilo que é constituinte do próprio ser e da própria humanidade." FODAAA Estudo psicologia e estou tendo a abordagem Histórico-cultural, e sinceramente, minha percepção das coisas tem mudado demais
"Provavelmente cheio de significação, mas, entretanto, totalmente incompreensível" é exatamente o que eu sinto lendo Kafka rsrrssrs eu não entendo quase nada mas sei que há vários significados ali que estão imperceptíveis aos meus olhos, e apesar do mundo em que vivemos e das reclamações de minha mãe, eu me esforço em transformar a minha vida e o mundo ao redor parecido com um romance juvenil, de preferência iguais as dos livros da Lucy M Montgomery ( o mais famoso é o Anne de Green Gables)
Sendo bastante sincero, penso que todos sucumbiríamos à angústia e depressão extremas se deixássemos de acreditar em dias melhores, em um mundo melhor. Na verdade, vou além: nós naturalmente já estamos nesse processo de romantização, mesmo aqueles mais pessimistas e desesperados. Isso porquê, se não fosse dessa maneira, recorreríamos imediatamente ao fim da vida, afinal, se não temos esperança de que um dia possamos viver genuinamente felizes, o que ainda fazemos aqui? Entendo que possa ser uma visão simplista e talvez até soe como uma redução da importância e complexidade por trás do suicidio mas é o que penso
Sim cara, eu verdadeiramente acho que acreditar é um dos principais mecanismos evolutivos da humanidade. Temos uma capacidade muito singular de perceber a nossa insignificância a nível cósmico, mas naturalmente a maioria de nós vai tentar resistir, ao menos sobreviver, pq é algo instintivo, um pressuposto básico da vida: tentar sobreviver. E nesse processo nos apegamos as coisas que nos trazem algum sentido. Acreditarmos em nossas ficções/abstrações é extremamente útil à manutenção e desenvolvimento da espécie e da sociedade. Pode parecer uma visão fatilista, na verdade eu acredito sim q podemos transforrmar a vida em coletividade, mas não totalmente. Ideologias, religiões... são radicalizações conceituais q desenvolvemos na ânsia por uma felicidade plena, um estado de contemplação e desfrute ímpar da vida.
Hoje em dia parece mais confortável ser alienado do que viver na realidade mesmo que essa alienação represente uma maneira de controle do estado, as pessoas não se revoltam como na França em busca de direitos, a gente vive num estado de êxtase que as vezes questionamos nossa própria vida, então devida a essa situação nos conformamos!
Tudo o que era sólido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar com serenidade sua posição social e suas relações recíprocas.
"Uma negra e uma criança nos braços Solitária na floresta de concreto e aço Veja, olha outra vez o rosto na multidão A multidão é um monstro sem rosto e coração Hei, São Paulo, terra de arranha-céu A garoa rasga a carne, é a Torre de Babel..."
Maravilhoso! Um dos melhores vídeos. O clima kafkiano do vídeo instala um incômodo que intriga. Não dá só pra aceitar isso. O que fazemos a partir disso? Além de boas teoria, ficamos instigados a intervir na prática. Obrigado pelo vídeo!
Conheci a obra do camus por outro video aqui do quadro em branco e li com muita atenção ''o estrangeiro' e ''mito de sísifo", foram obras que mudaram minha concepção de mundo ativamente. Já agora, por coincidência, havia começado a ler ''o processo'' com o mesmo olhar critico que me foi despertado com aquele video e estes livros: tem sido muito elucidativo. A fala do Otavio só me deu ainda mais curiosidade de ler e analisar o livro ainda mais criticamente. Obrigado por essa inspiração.
Lembra o meu trabalho, que precisamos abrir um chamado pra um monte de coisa. Fora que sempre mandamos coisas pra outros setores em vez de resolver tudo, deixando tudo mais burocrático e menos claro.
Sobre a parte final só me lembrou a célebre frase do Lenin: ''fora do poder tudo é ilusão'', enquanto eles estiverem no poder nada ira mudar. Ps: faz vídeo do RPA 2, nunca te pedi nada.
Aposto como vai, aparecer "casualmente" (aqui nos comentários) um jovem militante Libertário/ANCAP dizendo que, O Processo pode ser interpretado como, uma metáfora para a "opressão" que ele sofre, nas mãos do estado "grande e mal" ou da solidão, consequência de sua posição política "corajosa".
Por isso que o manuscritos econômico-filosóficos se tornou o meu filme favorito do Marx. A forma como a alienação é mostrada ali e como ele debate sobre o trabalho ser a exteriorização do ser, é incrível
O sistema tenta te fazer esquecer q vc está nele criando problemas para nós msm resolver Então temos um dualismo.. o sistema cria o homem sistematizado,apático e espectador de um mundo ou o próprio homem q se acostuma com os problemas "criados" e resolve se acomodar e se entreter com problemas casuais.
Sensacional, conheci o livro O processo pois ele foi citado pela Ex-presidente Dilma no documentário da Netflix, ela dizia ter se sentido como o protagonista deste livro no seu golpe
É possível imaginar e fazer um livro ou um ensaio sobre essa imaginação de um mundo melhor. Atingir isso na prática é outra questão. Sistemas complexos são... complexos.
Se eu não me engano O PROCESSO foi um livro construído depois da morte do Kafka. Ninguém sabe muito bem a ordem da história. Kafka deixou os manuscritos e era pra ter queimado, mas seu amigo desobedeceu a ordem do finado Kafka e publicou a obra, juntou da forma arbitrária que ele entendeu e publicou, a história que a gente têm não é a história original da cabeça do Kafka. Ja vi interpretações freudianas, marxistas e religiosas sobre essa obra. Todas estão erradas. Kafka era um sujeito bem humorado, reza a lenda que ele lia seus textos para os amigos em jantares muito descontraídos. A primeira coisa que vc precisa saber quando lê Kafka é pensar num Nonsense e no HUMOR, algo que muitas pessoas que desconhecem a biografia dele ignoram. Esse vídeo mesmo ficou com uma áurea muito sombria, muito suspense... faltou HUMOR.
Talvez o CHAPLIN seria o ator ideal pra fazer Joseph K, pegando mais o espírito daquilo que o Kafka queriam imprimir nesse texto. Com uma veia mais cômica pra história.
trabalho na defensoria pública com acusados e nossa esse livro é muito doido, tento fazer que a realidade dos assistidos seja um pouco menos como no livro
ele fala tanto sobre o livro "o processo" de kafka (que tem sua adaptação cinematografica) e do livro "o estrangeiro" do Albert Camus (que tambem tem adaptação cinematografica), os filmes de fundo sao algumas dessas adaptações
Engraçado os comentários aqui tentando culpar "a utopia do socialismo" pelos problemas do mundo usando características do proprio capitalismo. E ainda querem falar de alienação. Ta faltando materialismo no canal
Não vi ainda o vídeo, mas tipo: como boa parte do mundo hoje, mais ávido por falar do que por escutar (vejam o Christian Dunker no canal casa do saber), vou meter meu comentário antes. Prometo assistir ao vídeo todo depois. Daria pra conectar esse papo - que só posso julgar pelo título- com a HQ do Sandman "Um sonho de mil gatos" ???
@@QuadroemBranco Imagine que em determinado momento das nossas vidas a gente acorda de manhã e já não consegue mais reconhecer o mundo como aquele lugar razoavelmente confortável que conhecíamos; essa mudança do mundo a nossa volta vem acompanhada de algo que começa a nos acusar de carregarmos algum tipo de culpa que nos negamos absolutamente em reconhecer, porque as coisas são aparentemente tiranas e injustas e achamos que merecemos algum tipo de perdão, sem nem ao menos entendermos que (talvez) a gente seja culpado de nem conseguirmos reconhecer que podemos ser culpados de alguma coisa. É como se, enquanto o K. não reconhece sua condição humana de "culpado", o Mersault por exemplo nem sabe de fato o que falta nele que é essencial pra todo humano, e vive uma vida estrangeira à própria condição humana. Isso é mais ou menos o que é a vida pelos olhos de uma pessoa com uma carga de leitura judaica do mundo, como é o caso do Kafka.
Então, o Processo aponta as mudanças individuais, pontuais como pouco importantes na busca por uma condição de bem viver ? Não entendi como isso não é visto como niilista , são exatamente tais conquistas que mudam paradigmas maiores...
amzn.to/3EmxSPM - O Processo pela METADE do preço (lembrando que comprar partindo dos nossos links ajuda demais a gente!)
amzn.to/3oj1VSS - Metamorfose com 36% de desconto
amzn.to/32NVnTH - Box com 3 livros do Kafka por 39 reais!! 50% de desconto
amzn.to/3du3uap - O Estrangeiro, do Camus, pela metade do preço
amzn.to/3EyalLT - edição que aparece no vídeo
obrigado por sempre deixar os links
Faz um vídeo do filme o surto
Para muitos... imaginar é a única coisa coisa resta.
profundo
Kkkkkkkkkkk
Isso é bem cruel
muito doido que no filme tudo é filmado de maneira gigantesca, como se ele fosse quase insignificante naquele universo, um baita acerto de Orson Welles.
Acho que é justamente isso o foco, a insignificância perante o estado e seus processos burocráticos. Lembra muito a questão dos precatórios que correm po anos e anos.
enquanto eu lia eu sempre imaginava os lugares pequenos, bagunçados e mal cuidados, pq a situação em que o Joseph estava preso parecia claustrofóbica demais então pensava em ambientes representativos com a situação de apertamento e até mesmo quase de afogamento
"quem reconhece a própria condição de alienação, mas também, sinceramente, não consegue conceber a possibilidade de fazer nada a respeito"
É foda isso... esse sentimento de impotência
Coincidentemente, acabei de sair de uma aula em que tentei (sem muito sucesso) mostrar pros meus alunos que eles estão imersos em um sistema e que precisam saber disso pra quebrar essa realidade que os rodeia.
Uma coisa que posso dizer sem dúvida é que, se para nós, que somos adultos, uma perspectiva de futuro é difícil, para os mais jovens ela é quase impossível.
É quase impossível não querer imaginar um mundo melhor, ou algo ao menos suportável
Recomendo o novo álbum do Don L - RPA 2
@@thiagopinho9519 eu já ia comentar isso. a visão é certeira!
@@thiagopinho9519 valeu a dica, já fiz essa viagem uma boa porção de vezes, aliás no meu spotfy tá tocando Vila Rica enquanto escrevo isso.
Apanhador no campo de centeio
Se tu ta aqui é suportavel
É muito problema em torno da vida do brasileiro pra ele se preocupar com o mundo, ele tem que cuidar de sua vida primeiro. Preucupação com o mundo é só para aqueles que decidem se abdicar de sua própria vida, ignorando até mesmo aqueles que ama pra buscar soluções pro mundo. Do contrário o sujeito tem de ser rico.
Aqui no Brasil as pessoa trabalham demais e recebem de menos, não possuem tempo pra coisas do tipo. Eu sei muito bem que muitos gastam seus finais de semana em baladas, bares, churrasquinhos quando tem dinheiro pra comprar um pouco de carne etc, mas eu não vejo isso exatamente como perda de tempo se é isso que o faz feliz afinal depois de uma semana cheia de trabalho pelo menos o final de semana tem de ser divertido. Isso quando tem final de semana.
Podem ter opinião diferente da minha, venho aqui apenas dizer que estou indignado com o tanto de tempo que o brasileiro gasta trabalhando apenas pra sobreviver o mês seguinte, isso já é abuso. Mas todos aceitam como se fosse normal a grade de horas trabalhadas por ano em nosso país.
falo tudo irmão
O Capitalismo e principalmente o capitalismo neoliberal primeiro drenam ao máximos toda possibilidade de vislumbre de uma vida e um mundo melhores para todos
Quem reivindica trabalho de 40 horas semanais, das 9 às 5, como é nos EUA acaba sendo taxado de vagabundo.
Pior do que o sistema exploratório é a aceitação e defesa dele.
Quanto mais capitalismo, menos você trabalha.
@@krui trabalho assalariado talvez.
"A realidade que força as pessoas a vender a força de trabalho em troca de salário, não só faz com que a mercadoria final seja essa coisa estranha, que a pessoa não entende, na qual não se reconhece, mas a afasta daquilo que é constituinte do próprio ser e da própria humanidade."
FODAAA
Estudo psicologia e estou tendo a abordagem Histórico-cultural, e sinceramente, minha percepção das coisas tem mudado demais
Amo essa citação.
"Provavelmente cheio de significação, mas, entretanto, totalmente incompreensível" é exatamente o que eu sinto lendo Kafka rsrrssrs eu não entendo quase nada mas sei que há vários significados ali que estão imperceptíveis aos meus olhos, e apesar do mundo em que vivemos e das reclamações de minha mãe, eu me esforço em transformar a minha vida e o mundo ao redor parecido com um romance juvenil, de preferência iguais as dos livros da Lucy M Montgomery ( o mais famoso é o Anne de Green Gables)
Sendo bastante sincero, penso que todos sucumbiríamos à angústia e depressão extremas se deixássemos de acreditar em dias melhores, em um mundo melhor. Na verdade, vou além: nós naturalmente já estamos nesse processo de romantização, mesmo aqueles mais pessimistas e desesperados. Isso porquê, se não fosse dessa maneira, recorreríamos imediatamente ao fim da vida, afinal, se não temos esperança de que um dia possamos viver genuinamente felizes, o que ainda fazemos aqui? Entendo que possa ser uma visão simplista e talvez até soe como uma redução da importância e complexidade por trás do suicidio mas é o que penso
Sim cara, eu verdadeiramente acho que acreditar é um dos principais mecanismos evolutivos da humanidade. Temos uma capacidade muito singular de perceber a nossa insignificância a nível cósmico, mas naturalmente a maioria de nós vai tentar resistir, ao menos sobreviver, pq é algo instintivo, um pressuposto básico da vida: tentar sobreviver. E nesse processo nos apegamos as coisas que nos trazem algum sentido. Acreditarmos em nossas ficções/abstrações é extremamente útil à manutenção e desenvolvimento da espécie e da sociedade. Pode parecer uma visão fatilista, na verdade eu acredito sim q podemos transforrmar a vida em coletividade, mas não totalmente. Ideologias, religiões... são radicalizações conceituais q desenvolvemos na ânsia por uma felicidade plena, um estado de contemplação e desfrute ímpar da vida.
"Eu só quero ter uma vida tranquila"
Yoshikage kira
Hoje em dia parece mais confortável ser alienado do que viver na realidade mesmo que essa alienação represente uma maneira de controle do estado, as pessoas não se revoltam como na França em busca de direitos, a gente vive num estado de êxtase que as vezes questionamos nossa própria vida, então devida a essa situação nos conformamos!
"Que seria de nós sem o auxílio das coisas que não existem?"
Esse clássico pra quem faz direito é incrível
É o meu filme favorito do Orson Welles. Magistral em todos os sentidos, uma pena que pouca gente conheça essa pequena jóia da década de 60
Que canal bom seh loko
Mt fod4 ne
Tudo o que era sólido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar com serenidade sua posição social e suas relações recíprocas.
Marx
Kafka usou as observações de Marx na literatura, mt massa!
Excelente trabalho pessoal, como sempre desenvolvendo ótimos conteúdos para nós, vcs são muita luz!
"Uma negra e uma criança nos braços
Solitária na floresta de concreto e aço
Veja, olha outra vez o rosto na multidão
A multidão é um monstro sem rosto e coração
Hei, São Paulo, terra de arranha-céu
A garoa rasga a carne, é a Torre de Babel..."
Adoro revisitar esse vídeo. Amo muito ele!
Depois que escutei o album novo do Don L tirei uma conclusão, o mundo pode ser melhor
Maravilhoso! Um dos melhores vídeos. O clima kafkiano do vídeo instala um incômodo que intriga. Não dá só pra aceitar isso. O que fazemos a partir disso? Além de boas teoria, ficamos instigados a intervir na prática.
Obrigado pelo vídeo!
eu parei para refletir em alguns pontos do vídeo e comecei a chorar, parabéns pelo trabalho brilhante!
Conheci a obra do camus por outro video aqui do quadro em branco e li com muita atenção ''o estrangeiro' e ''mito de sísifo", foram obras que mudaram minha concepção de mundo ativamente. Já agora, por coincidência, havia começado a ler ''o processo'' com o mesmo olhar critico que me foi despertado com aquele video e estes livros: tem sido muito elucidativo. A fala do Otavio só me deu ainda mais curiosidade de ler e analisar o livro ainda mais criticamente. Obrigado por essa inspiração.
Que caralho! abri o vídeo pra me sentir melhor e sai pior! mas foi fantástico, parabéns
A alienação assim como a impotência, percebe uma estrutura social enorme sob a qual não se tem poder sobre ela!
Depois desse vídeo, irei ler O Processo novamente!
Excelente pra uma aula de História ou Literatura.
Edição bonita para caramba
Lembra o meu trabalho, que precisamos abrir um chamado pra um monte de coisa. Fora que sempre mandamos coisas pra outros setores em vez de resolver tudo, deixando tudo mais burocrático e menos claro.
Simplesmente genial essa obra, gostei tanto do livro q inclusive citei ele já minha redação no Enem
as vezes me sinto meio burro por n entender alguns videos mas ainda sim amo verkkkjj
Sobre a parte final só me lembrou a célebre frase do Lenin: ''fora do poder tudo é ilusão'', enquanto eles estiverem no poder nada ira mudar. Ps: faz vídeo do RPA 2, nunca te pedi nada.
Precisava desse video
que conteudo bom, slcccc vc é mt foda mano
Compartilhamento, mais like no começo do vídeo, mais o comentário durante pro algoritmo voltar os olhos pro canal
Esse vídeo me deu vontade de ler o processo pra ontem.
Aposto como vai, aparecer "casualmente" (aqui nos comentários) um jovem militante Libertário/ANCAP dizendo que, O Processo pode ser interpretado como, uma metáfora para a "opressão" que ele sofre, nas mãos do estado "grande e mal" ou da solidão, consequência de sua posição política "corajosa".
nem precisa, ja apareceu VOCÊ rsrs
credo, vira essa boca pra lá kkkkkkkkkkkkkkkk
qqtem a verkkkkkkkkkk
ala mane, o maluco se doeukkkkkkkj
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
"Existe um mundo melhor, mas ele é caríssimo"
parece um pensamento que se tem indo pro trabalho chato no busão lotado às 6:30 da manhã.
Por isso que o manuscritos econômico-filosóficos se tornou o meu filme favorito do Marx. A forma como a alienação é mostrada ali e como ele debate sobre o trabalho ser a exteriorização do ser, é incrível
video ficou mto foda! Bem q podia rolar um sobre Lima Barreto.
lançou hoje, yayyyy, vídeo incrível !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O sistema tenta te fazer esquecer q vc está nele criando problemas para nós msm resolver
Então temos um dualismo.. o sistema cria o homem sistematizado,apático e espectador de um mundo ou o próprio homem q se acostuma com os problemas "criados" e resolve se acomodar e se entreter com problemas casuais.
Me lembrou em alguns pontos o vídeo do greg news sobre sonho, o último episódio que teve a poucos dias atrás
vídeo foda Otavio!
Sensacional, conheci o livro O processo pois ele foi citado pela Ex-presidente Dilma no documentário da Netflix, ela dizia ter se sentido como o protagonista deste livro no seu golpe
Possível, é, mas só e somente imaginar.
Que vídeo maravilhoso mds
Lindo, como de costume. Mas aqui Tavs.. fala cm nos, vc e o henrique pensam em escrever um livro?
Esse vídeo fez mt sentido pra mim ao msm tempo q me deixou imensamente assustado ksksksk
Krl Otávio... que vídeo brabo
Difícil é imaginar um pior
Saudades do Otávio fazendo vídeo sobre kafka
Já li metamorfose e estou lendo o processo... Bom demais...
É possível imaginar e fazer um livro ou um ensaio sobre essa imaginação de um mundo melhor. Atingir isso na prática é outra questão. Sistemas complexos são... complexos.
Se eu não me engano O PROCESSO foi um livro construído depois da morte do Kafka. Ninguém sabe muito bem a ordem da história. Kafka deixou os manuscritos e era pra ter queimado, mas seu amigo desobedeceu a ordem do finado Kafka e publicou a obra, juntou da forma arbitrária que ele entendeu e publicou, a história que a gente têm não é a história original da cabeça do Kafka. Ja vi interpretações freudianas, marxistas e religiosas sobre essa obra. Todas estão erradas.
Kafka era um sujeito bem humorado, reza a lenda que ele lia seus textos para os amigos em jantares muito descontraídos. A primeira coisa que vc precisa saber quando lê Kafka é pensar num Nonsense e no HUMOR, algo que muitas pessoas que desconhecem a biografia dele ignoram. Esse vídeo mesmo ficou com uma áurea muito sombria, muito suspense... faltou HUMOR.
Talvez o CHAPLIN seria o ator ideal pra fazer Joseph K, pegando mais o espírito daquilo que o Kafka queriam imprimir nesse texto. Com uma veia mais cômica pra história.
trabalho na defensoria pública com acusados e nossa esse livro é muito doido, tento fazer que a realidade dos assistidos seja um pouco menos como no livro
Vídeo incrível
Um dos livros mais claustrofóbicos que já li, uma soco no estômago.
A morte é um alívio, a única libertação possível.
uma analise sensacional para um livro incrivelllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
Amo quando o quadro em branco faz vídeos desse tipo
Fala sobre Ingmar Bergman
Da pra fazer uma análise do álbum do japa? Adeus Tokyo pt1
Não ouvi!
kkkkkkkkjjjjjj
Faz um vídeo sobre o efeito borboleta prfv
Alguém sabe qual o nome da música que toca?
Qual nome da trilha sonora ?
Imaginar é o limite
pq vc n faz um video sobre arcane?
Muito bom.
Man, 3x eu fui dar like pois esquecia que já tinha cliclado e três vezes fiquei decepcionado por não poder dar mais de 1 like
caraca to lendo esse livro agora 😳
Da uma raiva quando eu pego um livro com uma tradução diferente que parece q corta metade dos sentidos das coisas.
só consigo imaginar um mundo melhor estudando o marxismo/anarquismo
"It's easy if you try".
Qual o nome?
então a resposta é não? vou chorar
É da caveirinha este ?
❤️
perfeito
de que filme o video tá falando?
O Processo (1962), acredito.
ele fala tanto sobre o livro "o processo" de kafka (que tem sua adaptação cinematografica) e do livro "o estrangeiro" do Albert Camus (que tambem tem adaptação cinematografica), os filmes de fundo sao algumas dessas adaptações
Há chave pix do canal? (Uma forma mais direta e fácil de ajudar)
Poxa é super prático ali pelo apoia-se!
é preciso imaginar sísifo feliz.
Engraçado os comentários aqui tentando culpar "a utopia do socialismo" pelos problemas do mundo usando características do proprio capitalismo. E ainda querem falar de alienação. Ta faltando materialismo no canal
Depois que eu assinei o apoie-se como faço pra pegar as recompensas?
Tô hoje mesmo atualizando, chega tudo pelo e-mail cadastrado na campanha!!!
tenso.
Silent Hill 2 é kafkiano?
Está mais para freudiano.
Ta mais pra junguiano
*Adoro não entender os videos desse canal 😅❤*
O filme e tão bom quanto o livro ???
OBS: NAO ASSITI E NEM LI O LIVRO
É muito bom sim!
Não vi ainda o vídeo, mas tipo: como boa parte do mundo hoje, mais ávido por falar do que por escutar (vejam o Christian Dunker no canal casa do saber), vou meter meu comentário antes. Prometo assistir ao vídeo todo depois. Daria pra conectar esse papo - que só posso julgar pelo título- com a HQ do Sandman "Um sonho de mil gatos" ???
Não tenho como responder sem ter lido!
bom
é o engajas
Comparando com outros realidades de mundos
Essa é a melhor realidade, porém cinza as vezes
Mas quem faz as cores desse vida somos nós mesmos
A “lei”.
Tudo bem, mas se você se propor a imaginar que o K. de fato É CULPADO... a história muda completamente de sentido, não?
não!
@@QuadroemBranco Imagine que em determinado momento das nossas vidas a gente acorda de manhã e já não consegue mais reconhecer o mundo como aquele lugar razoavelmente confortável que conhecíamos; essa mudança do mundo a nossa volta vem acompanhada de algo que começa a nos acusar de carregarmos algum tipo de culpa que nos negamos absolutamente em reconhecer, porque as coisas são aparentemente tiranas e injustas e achamos que merecemos algum tipo de perdão, sem nem ao menos entendermos que (talvez) a gente seja culpado de nem conseguirmos reconhecer que podemos ser culpados de alguma coisa. É como se, enquanto o K. não reconhece sua condição humana de "culpado", o Mersault por exemplo nem sabe de fato o que falta nele que é essencial pra todo humano, e vive uma vida estrangeira à própria condição humana.
Isso é mais ou menos o que é a vida pelos olhos de uma pessoa com uma carga de leitura judaica do mundo, como é o caso do Kafka.
Burocracia infernal
Nao
Como é bom o socialismo.
me parece que o socialismo cresce
Então, o Processo aponta as mudanças individuais, pontuais como pouco importantes na busca por uma condição de bem viver ? Não entendi como isso não é visto como niilista , são exatamente tais conquistas que mudam paradigmas maiores...
Hnmmmmmm