Antônio Eustáquio Caldeira, obrigado. Faça parte você também da campanha dos 100k de inscritos. Continue prestigiando o canal, compartilhe e não deixe de dá uma olhada nos nossos livros indicados na descrição do vídeo.
@@TECHNOART mestre eu tendo 4 falantes de 8 pol em 4 ohms numa caixa + 1 falante de 15 de 4 ohms em outra caixa, eu posso fazer a ligação dos 4 falantes menores em série paralelo depois fazer em série com o de 15 ? fecha 8 ohms é isso ?
RICARDO ALVES, se seu amplificador for mono (um canal de saída) você pode ligar os 8 polegadas de 4 Ohms formando dois pares em série. Um par 4+4 = 8. Outro par 4+4 = 8. Em seguida liga os dois pares em paralelo 8 / 2 = 4 Ohms. O conjunto de dois pares que resultaram em 4 Ohms será ligado em série com o alto-falante de 15 polegadas de 4 Ohms. O resultado final será 8 Ohms. Se o amplificador for STEREO (dois canais direito esquerdo), em cada canal ligue um par em série dos alto-falantes de 8 polegadas. E se o amplificador permitir ligação em bridge (ponte) que possibilita juntar os dois canais stereo para operação mono, ligue o 15 polegadas na saída bridge. ATENÇÃO: leia o manual para saber se o amplificador permite ligação em bridge, e qual a impedância mínima em bridge, caso contrário, poderá sobrecarregar o amplificador e queimar. Se a impedância mínima para operação em bridge for 8 Ohms, a solução será ligar outro 15 polegadas de 4 Ohms em série, para obter a soma 4+4 = 8 Ohms. Se tiver dúvidas como fazer as ligações que foram sugeridas, é aconselhável procurar um técnico instalador de som, para evitar queimar o amplificador.
Bom dia ! Parabéns pelo canal ! Amigo por favor, como poderia ligar 3 falantes iguais de 8 ohms para serem utilizados em uma saída de 8 ohms ? Poderia ligar primeiro dois falantes em paralelo chegando em 4 ohms e posteriormente ligar em série no de 8 ohms, chegando assim em 12 ohms ? Obrigado !
BBB, pode ligar dessa forma que você falou, porque não haveria problema para o amplificador. Mas, para obter o máximo desempenho do amplificador, o correto seria ligar 4 alto-falantes de 8 Ohms, ao invés de 3 alto-falantes de 8 Ohms. Para ligar 4 alto-falantes e obter os 8 Ohms do amplificador faça o seguinte: 1- Primeiro, você forma dois pares ligados em paralelo, de modo que cada par resultaria em 4 Ohms. 2- Em seguida, ligue cada par de 4 Ohms em série para formar 8 Ohms. Lembrar de usar todos os alto-falantes iguais e mesma potência, além de combinar (+) com (+) e (-) com (-) para obter máxima qualidade do sistema.
André Azis, o casamento de impedâncias dos médios e agudos é feito da mesma forma mostrada no vídeo. Em série para aumentar a impedância e paralelo para reduzir a impedância. Exemplo: 2 woofer de 8 Ohms 2 mid de 8 Ohms 2 tweeter de Ohms. 1 amplificador de 4 Ohms. São 6 alto-falantes de 8 Ohms cada, para ligar em um amplificador com saída em 4 Ohms. Neste exemplo ligue dois woofer em paralelo, o mesmo para mids e tweeters, combinando + com + e - com -. Dessa forma, cada par de woofers, par de mids e par tweeters em paralelo vão trabalhar em 4 Ohms. Em paralelo reduz a impedância de 8 para 4 Ohms. Os capacitores do par de mid e par de tweeter devem ser os indicados pelo fabricante. Devem ser ligados aos positivos (+) dos mids e tweeters. Após ligar um capacitor ao par de mids e outro capacitor ao par de tweeters, ligue a cada capacitor um cabo vermelho que vem do positivo do par de woofer. Dos positivos do par de woofers ligue um cabo vermelho ao positivo da saída do amplificador. Se o amplificador for stereo (dois canais) repetir as ligações no outro canal. O uso dos capacitores casa a impedância total de todos os alto-falantes em 4 Ohms, igual ao amplificador também de 4 Ohms. Se não ligar os capacitores corretamente, a impedância total reduzirá a 2 Ohms aproximadamente. Isso sobrecarrega a saída do amplificador levando a super aquecimento e queima. Caso tenha dúvidas, é aconselhável procurar um profissional em instalações sonoras, para evitar ligar errado e queimar o amplificador.
Excelente explicação. Tenho 2 autos de 4 ohms e 1twitter de 8 ohms. Posso ligar os dois de 4 ohms em serie que dará 8 ohms e essa junção em serie fazer um paralelo com o Twitter de 8 ohms e ligar em bridge de 4 ohms !? Tenho uma pirâmyd 800
Leojaime Amaral, temos que considerar o seguinte: a impedância final da associação em série/paralelo dos alto-falantes seria: 4 + 4 = 8 Ohms. Após acrescentar a associação em paralelo do tweeter teríamos 8/2 = 4 Ohms. No entanto, haveria um grande problema: o tweeter não pode trabalhar sem o capacitor de filtro, caso contrário seu sistema eletromecânico, projetado só para sons agudos, seria danificado pelos graves. Sendo assim, é obrigatório usar o capacitor de filtro no positivo do tweeter para evitar a passagem dos graves. Então, além de evitar a passagem dos graves, o capacitor de filtro também "isola" a impedância do tweeter, fazendo o amplificador (módulo) trabalhar como se os alto-falantes e o tweeter fossem um único alto-falante de 8 Ohms. Resumindo: devido ao "isolamento" feito pelo capacitor do tweeter, seu sistema não vai trabalhar em 4 Ohms, irá trabalhar em 8 Ohms, com ótima qualidade de som e sem forçar seu amplificador. Se o tweeter estiver "gritando muito" é aconselhável ligar em série com o capacitor um resistor, geralmente o indicado pelo fabricante do tweeter.
Boa noite! Otima explicação. Estou tentando colocar um som de fundo (de 10 alto falantes para todo o ambiente) e gostaria de tirar a dúvida sobre qual cenário se aplicaria melhor para o projeto. Todos os 10 alto falantes sao iguais, de 12w e 8 ohms. 1º cenario: Um amplificador com duas saidas de 15W (2x15W) e 4-8 ohms. 2º cenário: Um amplificador com duas saidas de 20w (2x20W) e 4-8 ohms. 3º cenário: Um amplificador de 4 saídas de 25W cada (4x25W) e 8 ohms. 4º cenário: Um amplificador com duas saídas de 80W cada (2x80W) em 4 ou 8 ohms. Uma outra dúvida: o correro é o alto falante ter potencia maior que a saida do amplificador para nao sobrecarregar o alto falante, certo? Mas se eu tiver mais de um alto falante ligado na mesma saída a potência será dividida por todos os alto falantes? Ex: 6 alto falantes de 12w ligados em uma saída de 80w. A intenção do projeto é deixar uma música de fundo com volume muito baixo, quase imperceptível. Por isso preciso de 10 a 12 alto falantes espalhados pelo ambiente. Parabéns pelo canal. Ganhou mais um inscrito.
@hugoalves2004, obrigado. Montar um sistema de som ambiente, para distribuir em ambientes diferentes, é mais trabalhoso e complexo do que montar um sistema de som potente, para um único ambiente. Além disso, se for necessário ligar a partir de uma certa quantidade de caixas acústicas, dependendo também da distância entre elas e o amplificador, o fabricante pode sugerir a instalação de transformadores para o correto casamento de impedância, para não prejudicar o amplificador. Neste caso, talvez você precise do auxílio de um técnico instalador de sistema de som ambiente. O ideal é comprar um kit para som ambiente. Geralmente, esses kits acompanham um amplificador e a quantidade mínima necessária de pequenas caixas acústicas, próprias para som ambiente, incluindo o esquema de ligações sugerido pelo fabricante. Pesquise na internet por som ambiente. Existem vários vendedores. Evite os mais baratinhos, porque geralmente são frágeis e apresentam problemas com facilidade.
Poderia tirar uma duvida: estas conexões apresentadas acima, é para ligar num canal certo? caso o aplificado r tenha dois canais pode-se repatir as mesmas ligações no outro canal?
@Massayuki-p3c, os dois canais devem ter o mesmo sistema de alto-falantes, ligados da mesma forma e com os mesmos tipos de alto-falantes, para evitar que um canal tenha som diferente do outro. Em um amplificador STEREO (mínimo com dois canais), o sistema de alto-falantes deve ser exatamente igual nos dois canais, para não prejudicar os efeitos sonoros gravados em dois canais (esquerdo e direito).
@robsonpereiradamota5678, a maioria dos amplificadores geralmente trabalha bem com impedâncias de saída entre 4 a 8 Ohms por canal. Seu amplificador tem 4 canais e você quer ligar 4 caixas de 16 Ohms. Neste caso, deverá ligar uma caixa de 16 Ohms em cada canal. O único problema é que, em 16 Ohms em cada canal, o som ficará com potência bem reduzida, somente o suficiente para ouvir dentro de casa. Se quiser usar em uma área grande, um salão de eventos, por exemplo, você teria de trocar as caixas de 16 Ohms por caixas entre 4 a 8 Ohms. Não use caixas com impedância menor que 4 Ohms e potência menor que o amplificador, porque forçará os transistores de potência de saída, podendo queimar os transistores.
show de bola. Parabéns. Para ligar 2 woofers de 8ohms + 1 super tweeter de 8ohms? No receiver tem 2 saídas, que serão utilizadas. 1 woofer em um o outro na outra, mas em conjunto com super twetter. Isso dá pra fazer? Um abrço.
Damiao Barbosa Timoteo , essa ligação não dará certo porque o tweeter funcionaria em mono e os woofers em STEREO. Para o correto funcionamento de qualquer amplificador STEREO, é preciso um tweeter e um woofer em cada canal, caso contrário se perde os efeitos sonoros gravados em STEREO (DOIS CANAIS).
Damiao Barbosa Timoteo, o amplificador é projetado para trabalhar no mínimo com dois canais (STEREO). Em cada canal é obrigatório ter no mínimo um conjunto woofer + tweeter. Você precisa ter dois woofers e dois tweeters para dividir entre os canais, caso contrário perderá os efeitos sonoros gravados em STEREO (DOIS CANAIS). A gravação em STEREO dá a sensação de estar no meio da banda, porque você ouve os instrumentos do lado esquerdo ou direito conforme a posição do músico no dia da gravação. No cinema o sistema é mais sofisticado. Além da sensação do som ser ouvido do lado esquerdo ou direito onde a cena está ocorrendo, acrescentam mais dois canais traseiros que permitem o espectador ouvir os sons que vem por trás do ator, como se o espectador estivesse totalmente dentro da cena junto com o ator. Para ter essa sensação de imersão na cena, não basta ligar simplesmente 4 caixas acústicas, é preciso que o amplificador tenha um sofisticado processador de áudio digital para criar esses efeitos sonoros.
Ótima explicação, porém tenho uma grande dúvida, é sobre as potencias dos AF por exemplo, eu tenho um módulo de 400 watts de 2 Ohms más os meus 4 alto falantes de 8 Ohms são de 200 watts cada um, posso ligar mesmo assim?
Erandir Lopes, a impedância mínima do módulo = 2 Ohms. Você tem 4 alto-falantes de 8 Ohms, sendo assim, poderá montar dois pares de alto-falantes em paralelo para formar 4 Ohms em cada par, ou seja, 8 Ohms / 2 alto-falantes = 4 Ohms. Depois ligue um par em um canal, e o 2º par em outro canal. Cuidado para não inverter as polaridades, o correto: + com + e - com -. Se inverter pode causar distorções. Caso ligue driver e tweeter, ligue os capacitores de filtro conforme recomendado pelo fabricante em série com o positivo do driver e tweeter. Se tiver dúvida sobre as ligações de driver e tweeter, veja este vídeo: ua-cam.com/video/PVh748naMnk/v-deo.html
Guerreiro, parabéns pelo canal! Olha, tenho um som da Sony (Não liga mais), com alto falantes de: 02 CAIXAS FRONTAL SPEAKERS: 6Ω cada - 02 CAIXAS SATELLITE SPEAKERS: 12Ω cada - 02 CAIXAS SUBWOOFER: 8Ω cada ___________ Tenho um mini amplificador (chinês) e na saída dele tem as seguintes informações (02 canais): SPEAKERS IMPEDANCE: 4 - 16 Ω. Qual seria a melhor forma de ligar esses caixas nele? Em série ou em paralelo? Desde já, agradeço sua atenção!
Clécio A. E, o casamento de impedância mostrado no vídeo requer alto-falantes com impedâncias iguais ou próximas. No seu caso as impedâncias são bem diferentes, impossibilitando o correto casamento para aproveitar todas as caixas acústicas. A impedância ficaria muito alta ou muito baixa. A melhor solução (a mais segura) seria usar dois amplificadores, sendo que um deles deverá possuir uma saída auxiliar (AUX. OUT), para ser ligada ao outro amplificador, ou ter uma saída de fones que não desligue as caixas quando o plugue dos fones for encaixado. A saída de fones seria usada como a saída AUX OUT. O primeiro amplificador trabalharia em 6 Ohms com as caixas frontais, e o segundo amplificador em 8 Ohms com as duas caixas de subwoofer. Não tente ligar todas as caixas em paralelo porque a impedância resultante terá um valor menor que o mínimo indicado pelo fabricante (4 Ohms). Pode danificar seu amplificador. Caso queira usar apenas um amplificador, poderia ligar em cada saída uma caixa subwoofer de 8 Ohms em paralelo com uma caixa satélite de 12 Ohms, que resulta em impedância de 4,8 Ohms em cada saída, dentro do limite especificado pelo fabricante (4 a 16 Ohms). No entanto, as caixas satélites têm uma impedância maior em relação à caixa subwoofer e poderia resultar sons médios e agudos muito fracos e desequilibrados (excesso de graves e muita distorção). Outra solução seria tentar consertar seu aparelho de som. Se não está ligando, o defeito pode está na fonte de alimentação, ou saída em curto-circuito. Se tentar fazer o reparo é aconselhável procurar um bom técnico para resolver.
ola amigo estou com uma duvida aqui eu tenho um aplificador que a impedância dele e 4 a 8 ohms so que tenho 2 alto falante um de 6 ohms e um de 5 ohms gostaria de saber se posso fazer par deles se caso poder devo ligar em serie ou paralelo ?
Tiago, temos que analisar o seguinte: 1- Se ligarmos os alto-falantes em série, a impedância será a soma 6 + 5 = 11 Ohms. Aumenta a impedância. 2- Em série, se um dos alto-falantes for mais potente que o outro, o de menos potência poderá trabalhar forçado e queimar. 3- Se os alto-falantes forem ligados em paralelo, o resultado da impedância em paralelo será 6x5 = 30 / 6+5 = 2,72 Ohms. Reduz a impedância a qual será muito menor que a mínima impedância de 4 Ohms do amplificador. Conclusão: 1- A solução menos problemática é a associação em série, mas como dito anteriormente, se um dos alto-falantes tiver menor potência, o de menor potência poderá funcionar forçado e poderá queimar. 2- A solução mais segura é usar somente um alto-falante, ou o de 5 Ohms ou o de 6 Ohms, não usar os dois ao mesmo tempo.
Bom dia amigo tenho um receiver gradiente 1200 com saída de 8 ohms minha caixa de som tem 1 falante 1 tweeter e 1 driver de 8 ohms me dá uma sugestão com fazer pra aproximar a impedância obrigado
Adelson Abreu, quando se usa 3 alto-falantes diferentes, um para grave, outro para médio e outro para agudos não é preciso fazer aproximação de impedâncias, porque basta utilizar um divisor frequências para fazer o correto casamento das impedâncias e divisão das faixas de som. Dessa forma o divisor envia os graves para o woofer, os médios para o mid e os agudos para o tweeter, sem problema de descasamento de impedância. O vídeo abaixo mostra como montar um divisor simples e de boa qualidade. ua-cam.com/video/PVh748naMnk/v-deo.html
Bom dia. Eu tenho um módulo de 4 ohms. e 2 alto-falante de 4 ohms ligando em série. posso ligar mais 2 alto-falante de 8 ohms junto com os 2 alto-falantes de 4 ohms no módulo de 4 ohms
@israelantonio4077, vamos analisar sua pergunta por partes: 1 - Você tem um módulo de 4 Ohms. E, se entendi, ligou dois alto-falantes de 4 Ohms em série. 2 - Não disse se o módulo é mono (um canal) ou STEREO (2 ou mais canais). 3 - Supondo que ligou em um canal (MONO), neste caso os alto-falantes funcionam com 8 Ohms (4+4). 4 - Você quer também ligar mais dois alto-falantes de 8 Ohms em paralelo com os alto-falantes de 4 Ohms no mesmo canal. Se for isso, os alto-falantes de 8 Ohms em paralelo resultam em 4 Ohms (8/2). Sendo assim, a impedância final será: Rt = R1 x R2 / R1+R2 = Os alto-falantes são representados como resistências (R1 e R2). Então teremos: Rt = 8 x 4 / 8 + 4 = 32 / 12 = 2,6 Ohms. Com 2,6 Ohms, a impedância dos alto-falantes associados em série e paralelo é quase a metade da impedância mínima de 4 Ohms do seu módulo. Sendo assim, o módulo vai trabalhar forçado, vai esquentar muito e vai queimar. CONCLUSÃO: a ligação não deve ser feita se for no mesmo canal. Além disso, se usar canais diferentes, o canal que ligar os alto-falantes de 8 Ohms em paralelo vai tocar mais alto que o canal onde ligou em série.
@TECHNOART prezado por favor, tire uma dúvida, quando comprei um receiver de saída de 6ohms aproveitei as caixas (também de 6ohms) que eu já tinha de um outro aparelho que era sistema integrado que as 2 caixas frontais possuem um alto falante e um subwoofer passivo mas para cada caixa eu tenho 4 fios(1 conjunto - e +) para o alto falante e (um conjunto - e +) para o sub , o que fiz foi uma ligação em triângulo igual seu primeiro exemplo, (peguei do alto falante 1 negativo e liguei no positivo do sub e levei 1 negativo e 1 positivo para a saída do receiver, acredito que fazendo subiu para 12 Ohms e se dividir isso vai para 6 Ohms, tendo feito isso eu comprometi a integridade do meu receiver?Obrigado!!
Gilson Tavares, parece que você tentou ligar tudo em série. O sub teria que ter uma saída amplificada independente, e você ligou tudo junto. Se foi isso, não haveria risco para o receiver, mas o som ficará bem prejudicado. A solução seria você ligar em paralelo o sub com os outros alto-falantes de cada caixa. Mas, para dar certo, é obrigatório ligar um filtro de sub graves em cada subwoofer, caso contrário poderia haver uma redução perigosa da impedância e causar danos ao receiver. Se tiver dúvidas para fazer as ligações, sugiro procurar um técnico instalador de som, porque se fizer as ligações erradas poderá queimar seu receiver.
@@TECHNOART Prezado obrigado pelo retorno, na verdade eu tenho 2 caixas frontais de 6 Ohms e cada uma com 1 alto falante na frente em cada uma e em cada uma eu tenho 1 sub passivo na lateral de cada caixa, com isso eu tenho 2 pares de fios saindo atrás da caixa e realmente o que fiz foi essa ligação em série, mas realmente o que percebi e a diminuição da força, mas minha preocupação era ter utilizado uma conexão errada que na verdade já venho utilizando desde 2006 até hoje, eu fiz esse questionamento pois meu receiver atual está com defeito e não funciona mais o áudio nos canais digitais, só tenho áudio nos canais analógicos em 2.0, gosto muito dessas caixas justamente por eu ter na mesma caixa 1 sub passivo e um alto falante que gera uma batida diferente e não queria me desfazer já que estou em busca de um novo receiver que seja em 6 Ohms para eu não abrir mão dessas caixas!! O que realmente me preocupava era trazer esse novo receiver e manter essa ligação comprometendo um equipamento novo!! Obrigado!!
Francinaldo, os alto-falantes não têm problema algum com ligação em paralelo. Se ocorrer uma ligação de alto-falantes em paralelo de forma errada pode forçar e queimar o amplificador. Exemplo: se cada saída do amplificador suportar uma impedância mínima de 4 Ohms, e se ligar dois alto-falantes de 4 Ohms em paralelo em uma das saídas, o resultado será os alto-falantes trabalharem em 2 Ohms, a metade. Dessa forma, a impedância mínima das saídas do amplificador que deveria ser 4 Ohms cai a metade. O resultado é dobrar a potência do amplificador fazendo ele esquentar muito até queimar. Então, para ligar alto-falantes em paralelo na mesma saída do amplificador, apenas seria possível se o amplificador trabalhar, por exemplo, com impedância mínima = 4 Ohms e ligar dois alto-falantes de 8 Ohms em paralelo. O resultado dos dois alto-falantes de 8 Ohms ligados em paralelo será 4 Ohms, que é igual a impedância mínima das saídas do amplificador. Nesse último caso funcionará sem forçar o amplificador. ATENÇÃO: NUNCA ligue 2 ou mais alto-falantes em paralelo na mesma saída do amplificador, se a impedância resultante for menor do que a menor impedância de saída do amplificador. Se ligar um woofer com um driver de médios e agudos a ligação deve ser em paralelo, mas com um capacitor de filtro em série com o driver. Sem o capacitor de filtro a impedância reduz e pode queimar tanto o amplificador quanto o driver.
@alexandersouzaalexcundera, quando se liga alto-falantes em série, a impedância aumenta e a potência diminui. Se ligarmos dois alto-falantes de 4 Ohms em série, = 4+4 = 8 Ohms. Sendo assim, se com um alto-falante de 4 Ohms o amplificador fornecer 100 W RMS, com dois em série a impedância dobra e o amplificador fornecerá a metade da potência = 50 W RMS, sem causar nenhum problema ao amplificador ou aos alto-falantes. Ao contrário, se ligarmos os mesmos alto-falantes de 4 Ohms em paralelo, teremos: 4/4 = 2 Ohms. A impedância reduz à metade e a potência dobra. Então, se com 4 Ohms o amplificador fornece 100 Watts, em 2 Ohms fornecerá 200 Watts. Aí temos que ter muito cuidado para não queimar o amplificador. Para ligarmos alto-falantes em paralelo resultando em 2 Ohms, temos que verificar no manual do amplificador se ele suporta trabalhar em 2 Ohms. Se a impedância mínima do amplificador for 4 Ohms, em 2 Ohms vai super aquecer e queimar o amplificador.
comprei um amplificador frahm slim 1000 25w, o manual diz que pode ligar até 12 cx em ligação paralela, nesse caso daria menos de 1 ohm, isso é permitido? será que tem algum circuito interno, que eleva essa impedância para uma maior?
Laercio Vidal, esse tipo de amplificador que suporta muitas caixas acústicas são projetados para som ambiente, geralmente para grandes ambientes (lojas, supermercados, etc). O sistema de som ambiente usa transformadores especiais dentro das caixas acústicas, e um transformador chamado transformador tronco, para casar a impedância e elevar a tensão. A tensão alta na saída serve para não perder potência em sistemas que usam cabos muito longos. A impedância alta na saída casa a impedância de várias caixas. Esse modelo que você citou é projetado para pequenos ambientes. Segundo o manual do fabricante a impedância mínima = 8 Ohms x 12 caixas acústicas = 96 OHms. Então, já existe um transformador interno para aumentar a tensão e a impedância, e assim poder casar as 12 caixas de 8 Ohms em paralelo. Teremos: 96 Ohms / 12 caixas em paralelo = 8 Ohms. Dessa forma não haverá sobre carga na saída do amplificador.
Lourival, a maneira mais simples é verificar no painel traseiro do amplificador, onde geralmente o fabricante, por segurança, mostra a impedância mínima. Caso a impedância não seja mostrada no painel traseiro, a solução é consultar o manual do fabricante.
Bruno bar, se o sistema for stereo (dois canais) ligue dois sub em paralelo em cada canal. Faça o correto casamento das polaridades (+) com (+) e (-) com (-), caso contrário haverá perda de graves.
Rottweiler Ravena, se o módulo tiver dois canais (STEREO) ligue um alto-falante em um canal, e o outro alto-falante no outro canal. Se o módulo for mono (UM CANAL) a solução vai ser ligar os alto-falantes em série para obter 8 Ohms. Não é possível ligar os dois alto-falantes em paralelo para obter 2 Ohms porque é a metade dos 4 Ohms do módulo. Com 2 Ohms vai forçar o módulo, podendo super aquecer e queimar. Não esqueça de ligar o positivo (+) do alto-falante com o positivo (+) do módulo, e a mesma combinação de polaridade para o negativo (-). Se ligar as polaridades invertidas o som ficará distorcido e sem grave.
Bom dia amigo Tenho um aparelho Toshiba MS 9090 do total de 900w RMS na seguinte configuração: Canais Principais: 2x250W 6 ohms Subwoofer 1x400W 3 ohms Meu canal do subwoofer queimou, tem algum jeito de usar a caixa do sub aproveitando o canal das caixas principais de maior impedância mesmo que a potencia seja reduzida?
@RafaelFerreiravideos, vamos analisar a ligação que você quer fazer. 1 - O canal que não é do sub (reproduz só médio e agudo) iria apresentar descasamento de impedância para menos se for ligado em paralelo ou descasamento para mais se for ligado em série. Caso ligue em paralelo, o resultado seria: 6 x 3 / 6 + 3 = 18/9 = 2 Ohms, menor que a menor impedância de 3 Ohms. Dessa forma, um dos canais com o sub em paralelo funcionaria forçado. Se ligar em série, o resultado seria: 6 + 3 = 9 Ohms, resultando uma impedância muito mais alta, causando perda de potência e som muito mais baixo que o outro canal sem o sub. 2 - Além disso, o canal de subwoofer tem um filtro ativo interno para operar somente nos graves, enquanto os outros canais têm filtros para trabalharem somente nos médios e agudos. Sendo assim, o sub receberia médios e agudos desnecessariamente. Conclusão: não é possível fazer tal ligação sem queimar um dos canais ou reduzir muito a potência desse canal. Então, a melhor opção é fazer o reparo do canal de sub que está parado em uma boa oficina eletrônica.
@TECHNOART show amigo muito obrigado pela ótima explicação, eu peguei esse som usado assim com esse defeito, eu até já abri e vi que literalmente o C.I do amplificador do sub literalmente torrou, ele usa dois deles um para o front stereo e um para o sub ( STA516B 500w FFX ) e aparentemente o ex dono sem conhecimento estava usando em paralelo com um dos canais e ainda me amostrou funcionando, acredito que tava usando assim por um bom tempo que aparelho guerreiro então kkk, enfim obrigado vou comprar o componente e levar em uma eletromecânica pra trocar ele e verificar se tem algo mais também que foi comprometido na saída.
@RafaelFerreiravideos, continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, que estão disponíveis na Amazon. Responder
@user-zv3nw2bq3v, pode ligar, desde que você siga os seguintes critérios: 1- Os alto-falantes devem ter a mesma potência, caso contrário, o de maior potência poderá sobrecarregar e queimar o de menor potência. 2 - É preciso serem de tipos iguais, exemplo: woofer com woofer, driver com driver, tweeter com tweeter, subwoofer com subwoofer, etc.
Santo Walter, o alto-falante que opera com bobina dupla é o sub woofer. Sub woofer não opera em stereo (dois canais separados), opera em mono (um canal). A bobina dupla do sub woofer serve para aumentar a impedância (ligação em série) ou diminuir (ligação em paralelo) conforme as necessidades e instruções do fabricante do módulo. Então significa que as duas bobinas não foram projetadas para operação em stereo (dois canais). Ao invés de ligar uma bobina em cada canal, o correto é ligar as duas em série ou paralelo no modo bridge (mono), conforme as instruções do fabricante do módulo. Se for amplificador para uso não automotivo é preciso verificar se o mesmo dá suporte ao modo bridge. Nesse caso é preciso verificar no painel traseiro do amplificador.
Wilson Pereira, o alto falante deve ter potência maior do que o amplificador, caso contrário pode super aquecer a bobina e queimar. Também não adianta ligar um alto-falante com potência muito maior do que do amplificador, porque o alto falante só converte em som o que recebe de energia do amplificador. A referência para não ligar potência muito alta ou baixa é ligar um alto-falante ou conjunto de alto-falantes cuja potência total seja pelo menos 1,5 vezes maior do que a potência RMS do amplificador. Exemplo: se o amplificador fornece 100W RMS, o alto falante deve suportar pelo menos 150W RMS, uma folga de 50WRMS, que obviamente não vai ser usada, só serve para garantir que o alto falante não queime caso ocorra um forte pico de sinal.
Adriano Galindo, quando se liga vários alto-falantes é preciso que a impedância resultante case (seja igual) a impedância de saída do amplificador, caso contrário poderá sobrecarregar e queimar a saída do amplificador. Não tem a ver com aumento de potência.
Paulo Fernando, bridge deve ser utilizado para subwoofer, porque os subgraves podem trabalhar em mono (UM CANAL). Os Drivers e tweeeters devem trabalhar em dois canais (STEREO) para não prejudicar a divisão dos efeitos sonoros gravados em STEREO. Mas se quiser montar em MONO não usar mais de dois drivers e dois tweeters por canal, com os devidos capacitores de filtro, caso contrário a impedância total por canal poderá ficar menor do que 2 OHms causando super aquecimento do módulo amplificador, e se a proteção do módulo falhar pode queimar o módulo amplificador.
Brenno Nunes, pode sim. O que não deve ser feito é o inverso, ligar uma caixa de som 50W em um amplificador de 100W, porque a caixa de som receberia o dobro de potência que pode suportar, funcionaria forçada e poderia queimar. Com relação à impedância, 4 Ohms é a impedância mínima recomendada pelo fabricante deste seu amplificador, isso significa que pode também trabalhar com 8 Ohms. No entanto, com 8 Ohms a potência reduz à metade, mas, em compensação o amplificador trabalha com menos esforço sem perder qualidade de som.
Amigo eu fiz duas caixas de som que eu fiz vai dois woofer de 8 polegadas 100 watts 8ohm e um drive de 100 watts e um Twitter de 100 watts tudo 8ohm eu preciso saber quanto é a importância final, já que cada caixa tem dois woofer de 8 onhm a corneta e o Twitter o meu receiver é o aa-a35 akai
José Mendes, para usar 2 woofer em 8 Ohms, seria necessário ligar dois woofers de 4 Ohms em série resultando em 4 + 4 = 8 Ohms. Além disso, é preciso usar divisor de frequência para manter o casamento de impedâncias do conjunto formado por dois woofers, 1 drive e 1 tweeter em 8 Ohms, caso contrário teríamos 8 / 3 = 2, 66 Ohms, muito menor do que a impedância mínima requerida pelo amplificador. Isso causaria sobrecarga e queimaria os transistores de potência. Sendo assim, o ideal seria trocar os woofers de 8 Ohms, por woofers de 4 Ohms e ligar os mesmos em série para obter 8 Ohms nos graves, 8 Ohms no drive e 8 Ohms no tweeter. Para manter a impedância em 8 Ohms do conjunto de alto-falantes, sem redução, é preciso usar um divisor de frequências para três vias: graves, médios e agudos.
Olá !! Tenho dois alto falantes Pyramid 700 watts 4 ohms e um módulo Hurricane 2 ohms 640 watts 4 canais da para fazer a instalação ? Pode me ajudar por favor ?
@lucivaloliveiralins7386, pode ligar um alto-falante em um canal e outro em outro canal dos 4 canais do módulo. Nos dois canais que sobrarem, pode ligar driver de médios e tweeter, com seus devidos capacitores de filtro, incluindo os resistores de atenuação para evitar som estridente, conforme instruções do fabricante dos drivers de médios e tweeters. Veja mais detalhes das ligações neste vídeo: ua-cam.com/video/PVh748naMnk/v-deo.html
Tenho um amplificador dbs da Watson, queria colocar dois graves nele de 18 pl, queria saber quantos whts pode ter cada alto falante, para da um grave maneiro?
Heulalyo Fonseca, qualidade de som não depende só de potência e de graves. Para que o equipamento de som funcione da melhor maneira possível depende de uma série de fatores. Por exemplo: 1- do correto casamento de impedâncias entre alto-falantes e amplificador. 2- O projeto acústico da caixa acústica que deve sintonizar o máximo possível com o woofer e ser forte o bastante para evitar vibrações e ruídos desagradáveis. 3- divisor de frequência para correta distribuição dos sons graves, médios e agudos. 4- qualidade do amplificador que deve apresentar distorção harmônica menor que 1% a plena potência, e muitos outros fatores técnicos. Sugiro que você assista os vídeos no link abaixo, sobre divisor de frequência, casamento de impedância e construção de caixa acústica simples de boa qualidade. ua-cam.com/video/PVh748naMnk/v-deo.html
Amigo, poderia me ajudar com uma questão, estou pegando um amplificador de 12000W RMS em 8hms, 6000w RMS em 4 ohms e 3000w RMS em 2 ohms. E quero ligar mais do que 100 caixas. Me corrija se estiver errado, mas se fizer uma associação série paralelo, de modo a manter a quantidade de ohms suportada na saída de cada canal; sendo que esse suporta 2/4/8 ohms eu consigo fazer essa ligação sem problemas? Obs.: Usando caixas de 25RMS e 8hms.
echaiati, se você pretende fazer uma grande instalação de som, primeiramente, para evitar grandes prejuízos, é preciso saber algumas informações muito importantes: 1- Onde será feita a instalação é palco para show, quadra de esportes, clube, ou outro local de grandes dimensões? 2- A potência de energia elétrica instalada no local é suficiente? Amplificadores de alta potência não podem ser ligados em qualquer tomada. 3- O amplificador será instalado em local bem ventilado? 4- O local tem amortecimento acústico para evitar excesso de reverberação que prejudica a qualidade do som? Como pode ser visto são algumas das questões que devem ser analisadas antes de fazer qualquer instalação de som de grande porte. Neste caso, é aconselhável procurar um profissional em instalação de som em sua cidade, para fazer os cálculos do projeto para obter os melhores resultados, e como foi dito anteriormente, evitar grandes prejuízos, inclusive incêndio. OBSERVAÇÃO: ocorreu uma inversão dos valores de potência e impedância, porque a potência é inversamente proporcional a impedância, quanto maior a potência, menor a impedância. Então, seria o seguinte: 12000W RMS em 2 Ohms, 6000W RMS em 4 Ohms e 3000W RMS em 8 Ohms. Se tiver mais alguma dúvida, que possamos ajudar, é só postar nos comentários.
Eu tenho uma duvida se meu amplificador é 4ohms e tem duas saidas minha ligacao de alto falantes tem q dar 4ohms até ai ok, porem tem q ser 4 ohms em cada saida ou dois 2ohms em cada saida
Diegovinicios Silva, nesse caso, o correto para não danificar o amplificador deve ser 4 Ohms em cada saída. Com 2 Ohms em cada saída em um amplificador projetado para 4 Ohms, a corrente máxima seria dobrada, levando o amplificador a super aquecer e queimar.
Boa Tarde. Quero Jampear 2 Amplificadores Novikneo ( 8 Ohms cada) . Sendo que cada canal de ambos, vou Usar uma caixa de 3vias, com divisores de frequencia em 8 Ohms.. A Pergunta é. O Jamper altera o valor de Ohms nas caixas de som ???
Roberto paqt , a forma mais segura para evitar reduzir a impedância dos alto-falantes e queimar os amplificadores, é usando as saídas de uma mesa de som, ou verificar se os amplificadores têm entradas (IN) e saídas (OUT) RCA de pré para interligar outros amplificadores. Existem outras formas, mas depende do fabricante.
Boa tarde, tenho um amplificador Som Ambiente Ab100 100 Watts Rms 4 Ohms e 4 caixas 200w - 60wrms e 08 ohms. Eu deveria fazer a ligação das 4 caixas em paralelo ?
faelztv , quantos canais tem seu amplificador, 4 canais? 2 Canais? Se forem 2 canais você pode ligar as 4 caixas de 8 Ohms em paralelo, de modo que em um dos canais ligue duas caixas em paralelo (8 Ohms / 2 = 4 Ohms). No outro canal ligue as outras duas caixas também em paralelo. Observe a correta ligação das polaridades (+ com + e - com -) Se tiver dúvidas quanto as ligações procure auxílio de um técnico instalador de som, para evitar ligar errado e causar danos ao seu amplificador.
roosberg santana, temos que fazer as seguintes considerações: 1- Sabendo-se que os alto-falantes de menor impedância receberão maior potência do amplificador, esses alto-falantes serão mais forçados e poderão ser danificados. 2- Impedância tão baixa de 1 Ohm pode queimar o módulo, caso haja um pico de sinal. 3- Para operação correta, os alto-falantes devem ter a mesma impedância (4 ou 8 Ohms). Não se deve misturar impedâncias. 4- Misturando as impedâncias dos alto-falantes e os mesmos ligados no mesmo canal, o resultado será: Dois alto-falantes de 8 Ohms em paralelo teremos 4 Ohms. Dois alto-falantes de 4 Ohms em paralelo teremos 2 Ohms. Ligando-se todos em paralelo temos Ztotal = Z1 x Z2 / Z1 + Z2, ou seja, 4 x 2 = 8 / 4 + 2 = 6, então = 1,333 Ohms, próximo a 1 Ohm. Apesar de atingir impedância próxima a impedância mínima do módulo, os alto-falantes de 4 Ohms trabalharão mais forçados.
roosberg santana, mais algumas considerações: 1- O alto-falante woofer é projetado para reproduzir graves (contra baixo, bumbo, etc.) A faixa de médios que o woofer pode reproduzir é pequena. Para reproduzir médios de vocais, guitarra, sopro, etc., o alto-falante projetado para essa função é o midi range ou driver com corneta. Existem drivers que alcançam a faixa de agudos (pratos de bateria, cavaquinho, entre outros), funcionam como se fosse um mid range e tweeter ao mesmo tempo. 2- As recomendações para o correto casamento de impedâncias, evitar distorções sonoras e danos aos alto-falantes ou ao módulo, são as mesmas vistas em detalhes anteriormente. 3- Para esses alto-falantes funcionarem corretamente é preciso usar divisor de frequência.
Eu tenho um amplificador de 550rms saída de 4 ohms, eu poderia ligar 2 caixas de 750rms 4 ohms cada em paralelo sem correr o risco de queimar a saída do amplificador.? Por favor me ajude.
Arte Com Papel, duas caixas acústicas de 4 Ohms ligadas em paralelo resulta em: 4/2=2 Ohms. É a metade da impedância recomendada pelo fabricante. Sendo assim, o amplificador trabalharia forçado. Para esse amplificador só existem duas soluções: 1- Se o amplificador for stereo (dois canais), a outra caixa deve ser ligada ao outro canal. Então, cada canal trabalharia em 4 Ohms. 2- Se o amplificador for mono (um canal), para ligar duas caixas acústicas só seria possível em série (4+4=8 Ohms). O problema seria reduzir a potência à metade. No entanto, se o ambiente a ser sonorizado não for muito grande, 275W dá e sobra potência. Inclusive, o amplificador funcionaria mais folgado.
meu receiver suporta no minemo 6 ohms, se eu casar 4 caixas certinhas e der a impedância necessária, porem uma caixa queimar e diminuir a impedância abaixo de 6 eu vou queimar a saída? ou daria tempo perceber que uma caixa queimou e desligar?
@gsouza579, para ligar 4 caixas de som e obter 6 Ohms é preciso ter 4 caixas de 6 Ohms em cada canal (direito R e esquerdo L). Seriam 8 caixas de som, 4 em cada canal. Você teria que montar 2 pares de caixas de 6 Ohms em série para obter 12 Ohms em cada par. Em seguida ligaria cada par em paralelo para obter 6 Ohms (12 Ohms / 2 pares = 6 Ohms). Se ligar errado, a impedância ficará menor que 6 Ohms, com risco de sobre carregar, e não haveria tempo para desligar o amplificador antes de queimar.
@@TECHNOART muito obrigado amigo, mas me tira só uma dúvida a mais, o risco de uma caixa dessa queimar é alto? Pois tenho medo disso acontecer e desbalancear o casamento das impedância e queimar a saída
@gsouza579, não há risco de queimar a caixa de som, o risco é queimar o amplificador. Suponha um amplificador que a impedância mínima de operação seja 4 Ohms, e você tenta ligar duas caixas de som com 4 Ohms cada em paralelo. O resultado será 4 Ohms / 2 = 2 Ohms. Isso significa que a resistência dos alto-falantes cai a metade e o resultado é dobrar a potência do amplificador, muito além do que ele suporta, causando super aquecimento e queima dos transistores de saída. Sendo assim, nunca ligue caixas de som cuja impedância resultante seja menor que a recomendada pelo fabricante.
Ótimo vídeo amigo, uma dúvida rápida. Tenho um amplificador 4 canais 2 ohms Liguei em bridge o canal 3 e 4 para subwoofer : casou 4 ohms certinho. Sobrou outros dois canais a 2 ohms, em um deles liguei 2 alto falantes de 4 ohms em paralelo, resultando 2 ohms casando corretamente , agora nesse último canal de 2 ohms quero ligar apenas um alto falante woofer de 4 ohms, teria algum problema além da perda de potência? e a perda seria apenas nesse canal ou afetaria outro?
Gabriel Castro, não causaria dano ao amplificador, mas o efeito stereo seria prejudicado porque o canal em 4 Ohms tocaria com a metade do volume. Os efeitos sonoros do canal mais fraco seriam perdidos.
TECHNOART o canal 4 ohms que você diz é o ultimo canal 2 ohms que restou e estou colocando o woofer de 4 ohms certo? e não o canal brigde 4 ohms do subwoofer
Gabriel Castro, conforme explicado anteriormente, o amplificador disponibiliza 4 canais em 2 Ohms. Sendo que cada canal é STEREO, portanto são divididos em dois sub canais R (direito) e L (esquerdo). No entanto, dois canais STEREO foram convertidos em um único canal MONO (BRIDGE), consequentemente sobraram dois canais, cada um STEREO. Um desses canais está operando em 2 Ohms, mas o outro irá operar em 4 Ohms. Se um dos canais operar com o dobro da impedância, esse canal tocará com menos volume em relação ao de menor impedância. Consequentemente, haverá desequilíbrio entre os volumes dos canais restantes, prejudicando os efeitos sonoros criados pelo sistema STEREO. A melhor solução seria comprar outro woofer de 4 Ohms igual aos anteriores e ligar em paralelo no canal que sobrou. Dessa forma se obterá o equilíbrio sonoro. Outro detalhe importante, o efeito stereo só funcionará corretamente, se os alto-falantes forem exatamente iguais, mesmo fabricante, mesmo modelo, mesmo tamanho, mesma impedância.
Olá, tenho 4 alto falantes e um subwoofer, queria fazer duas caixinhas de som pro meu pc e casa caixinha com 2 alto falantes, ambos são de 4 ohms e eu queria que continuassem sendo de 4 ohms, tem como eu fazer a ligação dos dois alto falantes numa mesma entrada do amplificador?
Arthur Vitor, tecnicamente a única maneira de manter a mesma impedância ligando dois alto-falantes, é usar um woofer e um tweeter em cada caixa, de modo que o tweeter deverá ter obrigatoriamente um capacitor de poliéster ou eletrolítico despolarizado de 3,3 uF ligado em série com seu terminal positivo, e o terminal que sobra do capacitor ligar ao positivo do amplificador da placa de som do PC. Se ligar o woofer e o tweeter sem o capacitor, o resultado em série será a soma de 4+4 Ohms = 8 Ohms fazendo a potência cair a metade. Ou a ligação em paralelo ocorrendo a divisão de 4 Ohms / 2 alto-falantes = 2 Ohms, de modo a sobrecarregar a saída do amplificador da placa de som do PC levando a sua queima.
Tenho 2 autofalantes de 4 omhs e 1 de 2 omhs. E tenho um amplificador com duas saídas de resistência variando de 4 a 16 omhs dependendo da carga de energia. Como sugere a ligação dos meus autofalantes?
Guilherme Goes, se seu amplificador tem duas saídas ele é STEREO (DOIS CANAIS). Dessa forma, a única maneira de ligar corretamente sem forçar as saídas, é ligar um dos alto-falantes de 4 Ohms em um canal, e o outro alto-falante de 4 Ohms no outro canal. O alto falante de 2 Ohms não poderá ser ligado porque essa impedância é menor do que 4 Ohms, pois essa é a menor impedância admitida pelo seu amplificador. Se tentar ligar esse alto-falante de 2 Ohms vai super aquecer o amplificador e poderá queimar. Nem sequer em bridge (MONO), quando se junta os 2 canais STEREO, você vai poder ligar, porque em bridge a impedância é maior do que a mínima admitida.
Obrigado amigo por esse excelente vídeo. Não sei se é impressão minha, mais tenho notado que quando a impedância é menor que a saída do amplificador a distorção também aumenta, as vezes até antes de meio volume!
Val Sound System, realmente, quando se reduz a impedância a um valor menor do que a saída do amplificador significa menor resistência nos alto-falantes resultando em maior corrente e maior aquecimento dos transistores de potência. O correto é manter a impedância nos alto-falantes igual a impedância de saída do amplificador para não haver super aquecimento e distorção pelo efeito de clipagem, corte dos picos do sinal sonoro, que são os sinais mais fortes.
Boa tarde...uma dúvida...se vc ligar um falante de 8ohms em série com um resistor consegue obter 4 ohms para ligar na saída da potência? Qual o valor do resistor.
Luiz, é possível ligar resistor em conjunto com alto-falante para modificar a impedância. No entanto, temos que fazer duas considerações: 1- Para reduzir a impedância de 8 para 4 Ohms, a ligação deverá ser em paralelo. Em séria a impedância aumenta. 2- Ligar um resistor em série ou paralelo com o alto-falante para alterar a impedância funciona, mas haveria três problemas: o resistor teria que ser para alta potência, aqueceria muito, e não poderia reproduzir som. Devido a esses problemas ocorreria gasto inútil de potência. O correto é ligar em paralelo um outro alto-falante exatamente igual para 8 Ohms. Dessa forma, a potência do amplificador seria dividida igualmente entre os dois alto-falantes, sem desperdício de energia.
Caina Carvalho, em bridge 4 Ohms só é possível usar somente um woofer. Em 2 Ohms os woofers devem ser ligados em paralelo: 4 Ohms / 2 = 2 Ohms. Existe aí outro problema, esse módulo opera com dois canais em bridge e dois canais stereo. Dessa forma um canal bridge e um canal stereo ficarão sem função, a não ser que você compre mais 3 Woofers iguais aos existentes e repita as mesmas conexões nos outros canais. Se você não tiver experiência procure um técnico, caso contrário poderá danificar o módulo.
@@TECHNOART boa tarde, o módulo um de 2ohms, 4 canais, minha duvida é, se eu colocar 7 alto-falantes, cada canal tem que ter 2 ohms, ou é o módulo todo independente de quantos canais tem? Tipo posso deixar um canal com 2, outro com 4, e como fica ligação em bridge ligando alto-falante em série?
Tiago Mantana, temos de analisar o seguintes itens: 1- Todos os canais devem operar com a mesma impedância. 2- A ligação em bridge (ponte) é para operação mono (um canal), e normalmente só funciona em 4 Ohms. A ligação em bridge obriga os alto-falantes a suportarem o dobro de potência. 3- Para 4 canais (2 + 2 STEREO) em 2 Ohms, você precisa de dois alto-falantes woofer de 4 Ohms em cada canal, ligados em paralelo para obter 2 Ohms. Você precisa de 8 alto-falantes woofer. Faltou um detalhe importante: você não mencionou os alto-falantes para médios (mid range) e agudos (tweeters). Como pretende ligar esses alto-falantes? O módulo tem cross over (divisor de frequência), ou pretende comprar os cross over separados para cada canal?
@@TECHNOART possuo 4 alto-falantes de 6 polegadas um em cada porta ambos 4ohms, uma caixa trio onde o subwoofer é 4ohm e a corneta e o Twitter são 8 ohms, no módulo 4 canais ligarei o subwoofer em um e os outros 6 no restante porém como proceder se 4 são 4ohms e 2 são 8ohm em módulo taramps de 2 ohms?, módulo tem divisor, daí colocarei o subwoofer totalmente para grave, e no outro lado os demais totalmente para voz inclusive com capacitores tbm.
Tiago Mantana, dois Ohms é a impedância mínima, para evitar ligações abaixo de 2 Ohms em cada canal, porque poderia provocar sobre carga ao módulo. Os alto-falantes das portas são FULL RANGE (faixa completa) em 4 Ohms. Reproduzem todas as frequências entre graves, médios e agudos. Ligue os FULL RANGE das portas de modo que se obtenha dois pares de alto-falantes em paralelo. Cada par em paralelo será ligado a um canal para operação STEREO. Ligue cada par em um canal. Para os dois canais que sobram ligue a caixa trio em bridge (ponte). Importante: a caixa trio não pode funcionar totalmente como sub, porque também tem corneta e tweeter. A não ser que desligue a corneta e o tweeter, ou ligue uma caixa só para subwoofer. E para que você quer ligar capacitores?
Rafa, no seu caso a solução é ligar em cada canal um alto-falante de 4 Ohms em paralelo com o outro de 6 Ohms. O resultado da associação em paralelo de dois alto-falantes em paralelo será 4x6 / 4+6 = 24/10 = 2,4 Ohms em cada canal. O ideal para correto funcionamento seria utilizar alto-falantes com a mesma impedância e características iguais (mesmo modelo), para evitar desequilíbrios e distorções sonoras. ATENÇÃO: 1- As potências dos alto-falantes devem suportar a potência do modulo. O ideal é que os alto-falantes suportem potência pelo menos 50% maior do que o módulo. Se o módulo fornecer 200W por canal, cada alto-falante deve suportar pelo menos 300W. Essa sobra de potência dos alto-falantes evitará que eles possam queimar devido a picos sonoros que podem super aquecer as bobinas. Pode usar um pouco menos de potência, por exemplo, 250W, porém, a segurança diminui. Se um dos alto-falantes da associação em paralelo suportar menor potência que o módulo, o de menor potência funcionará forçado e poderá queimar. 2- Use cabo vermelho (+) e preto (-) conforme instruções do fabricante do módulo para ligar os alto-falantes. Combine + com + e - com -, caso contrário, haverá distorção e perda de graves. Esses cabos devem ser bem soldados para evitar maus contatos. O link abaixo mostra como soldar. ua-cam.com/video/Tj735ds7Svk/v-deo.html
Boa noite eu tenho um amplificador com saída em 4 ohns e meu 4 autos falantes são em 8 ohns , qual ligação devo fazer pro final de uma saída ser com 4 onhs ?
Wesley Estavanato , primeiro é preciso saber: 1- o amplificador é mono ou stereo? 2- os 4 alto-falantes são todos woofer, ou tem também mid range e tweeter? Se o amplificador for stereo e os 4 alto-falantes forem do tipo woofer, bastará ligar dois woofer em paralelo em cada canal, ou seja, dois alto-falantes de 8 Ohms ligados em paralelo = 4 Ohms. Se o amplificador for mono a solução é ligar os 4 alto-falantes woofer de 8 Ohms em paralelo que resultará 2 Ohms, e ligar em série com essa associação um resistor de fio 2 Ohms que resultará em 4 Ohms. A potência do resistor deverá ser = 50 W ou mais, a depender da potência do amplificador.
@@TECHNOART é então meus falantes são woofer sim e o amplificador é mono com uma saída de 4 ohns e tbm tem um drive com um divisor de frequências de 500 rms , será que posso fazer essa ligação dos 4 falantes em paralelo junto com o drive ? Obrigado por responder
Wesley Estavanato, pode ligar desde que siga as instruções anteriores. Cuidado: sem o resistor de potência, a impedância reduz para quase 2 Ohms e pode queimar o amplificador.
Boa noite amigo, possuo um receiver 5.1, sendo 5 canais de 75w rms e 1 de 150w rms Gostaria de trocar as caixas frontais e sorround(4 caixas) por 4 6x9 de 100w rms de mesma impedância, isso pode prejudicar meu som? E o que aconteceria se eu ligasse 2 falantes em paralelo em 1 saída só de 75w rms?
Matheus Ramos, com relação às suas perguntas. 1- As caixas acústicas só reproduzem a potência que o amplificador pode fornecer. Portanto, o aumento de potência das caixas acústicas não aumentará a potência. 2- O seu equipamento de som foi projetado e otimizado para trabalhar com as caixas acústicas originais. Se mudar as caixas acústicas poderá desequilibrar o sistema, gerando um som de menor qualidade. Neste caso, desde que as impedâncias sejam as mesmas das caixas originais, você poderia experimentar para verificar se o resultado é satisfatório. 3- Em relação a ligar duas caixas acústicas em paralelo, em uma saída que só admite uma caixa acústica para uma determinada impedância, isso poderia reduzir perigosamente a impedância final, resultando em sobrecarga para essa saída. 4- Se as atuais caixas acústicas não estão agradando sugiro fazer uma manutenção, porque pode haver componentes internos com defeito, os quais prejudicam a performance do sistema.
Quero montar um som com tweeter de 4 ou 8 ohms acima 5000 Mid range 4 ou 8 ohms de 300 a 5000hz Woofer 4 ou 8 ohms de 50 a 4500hz Queria saber o restante dás peças tudo certinho obrigado fico no aguardo
Rafael, este link ua-cam.com/video/PVh748naMnk/v-deo.html mostra um vídeo que já tem mais de 400 mil visualizações e quase 7000 liks de quem experimentou e gostou. Explica em detalhes o que você está querendo. É um divisor de frequência bem fácil de montar, que permite ligar um woofer, um mid e um tweeter. Este divisor casa as impedâncias, deixa o som bem equalizado e gostoso, incluindo também as peças necessárias para o correto funcionamento. Se quiser o esquema completo com várias dicas de montagem envie seu e-mail nos comentários.
Rottweiler Ravena, para obter 4 Ohms com 6 alto-falantes de 4 Ohms em uma única saída do amplificador, seria preciso montar duas séries com 3 alto-falantes de 4 Ohms, depois ligar as duas séries em paralelo. Teríamos então: 1ª série = 4 + 4 + 4 = 12 Ohms 2ª série = 4 + 4 + 4 = 12 Ohms Para finalizar basta ligar as duas séries em paralelo: 12 x 12 / 12 + 12 = 6 Ohms ou 12 / 2 = 6 Ohms. Para obter os exatos 4 Ohms seria preciso mais uma série de 3 alto-falantes com 4 Ohms, ou seja, 3 séries de 4 Ohms ligadas em paralelo. Observe que com apenas duas séries só é possível fazer uma aproximação, onde a impedância final ficaria somente 2 Ohms maior. No entanto, a impedância resultante não seria menor que 4 Ohms, condição que forçaria a saída do amplificador. Caso queira o esquema envie seu e-mail. Se não tiver experiência com ligações série paralelo de alto falantes procure um profissional da área de instalação de som. Se fizer as ligações erradas, a impedância poderá reduzir para menos de 4 Ohms e queimar a saída do amplificador.
@@TECHNOART ok, perfeito. Vou realizar a ligação no sábado. Não tenho muita experiência mas estou aprendendo aos poucos. Ao final da ligação, para ter a certeza se ficou ligado corretamente, vou medir com um multímetro. Obrigado
Rottweiler Ravena, o multímetro comum não mede impedância, mede apenas a resistência ôhmica das bobinas dos alto-falantes. A simples medida com o multímetro comum vai apresentar um valor de resistência menor que o valor real da impedância. Para medir o valor exato da impedância é preciso injetar na entrada do amplificador um sinal com frequência fixa.
Boa noite, vc postou uma video aula sobre tweeter como ligar o som mais bonito. E nele vc colocou um transistor TIP 42 e não explicou pra que serve essa conexão. Poderia por favor explicar?....obgado.
Julio Cesar, o transistor serviu apenas para representar a saída do amplificador ligada aos alto-falantes, como mostrado na descrição do vídeo. Mas, devido a algumas pessoas terem a mesma dúvida, o vídeo foi reeditado sem o transistor. Veja o vídeo reeditado no seguinte link ua-cam.com/video/HJeKbxKWkjQ/v-deo.html
Muito bem ......más por favor poderia informar a combinação de dois falantes de 8 ohms + dois de 4 ohms ......pra fazer lados R e L seria tipo 8x4 = 32 8+4 =12 ou 32/12 =2.6666666667 considerado abaixo de 4 ohms correto ?? podendo usar modulo de 2 ohms ??? ou não ??
dj8359, primeiro é preciso saber se as conexões serão em série, ou paralelo, ou combinadas. Se, por exemplo, ligar um alto-falante de 8 Ohms em paralelo com outro de 4 Ohms o resultado seria 8x4/8+4 = 2,66 Ohms. Se o amplificador não trabalhar com impedância tão baixa vai super aquecer e poderá queimar. Além disso, todos os alto-falantes devem trabalhar com a mesma impedância, porque se houver mistura irá desequilibrar o sistema. Um sistema equilibrado que apresente ótima qualidade de som, só é possível quando se usa alto-falantes de um único fabricante e mesmo modelo, de modo a manter o equilíbrio de impedância, resposta de frequência e potência máxima. No caso do woofer é mais problemático, porque tem de considerar também a sintonia com a caixa acústica. Um sistema de som desequilibrado se torna desagradável e irritante.
@@TECHNOART muito obg por responder.... era o que eu tinha aqui pra fazer o casamento das impedancias dois auto falantes de 8 ohms de seis pol. e mais dois pares diferentes e menores ainda com 4 ohms ,pra portas do carro ,então descobri que o radio tocava com impedancia de 4/8 ohms e ficou mais facíl casa-las ,vallewwww professor
Claudio Martins, você pode ligar sem problemas somente um em cada saída. Não tente ligar mais de um em paralelo em uma saída, porque com essa impedância baixa, o resultado será uma impedância muito mais baixa, que pode queimar o sistema de som.
Octavio Miguel, potências profissionais trabalham com impedâncias geralmente entre 8 a 4 Ohms. A associação de dois alto-falantes de 8 Ohms em paralelo resulta em impedância = 4 Ohms. Então basta ligar cada par de alto-falantes em paralelo em cada canal, de modo que combine + com + e - com - entre alto-falantes e amplificador. O vídeo mostra claramente como fazer. Verifique também se a soma das potências dos dois alto-falantes é maior do que a potência máxima por canal do amplificador em RMS (POTÊNCIA REAL). Se a potência dos alto-falantes for menor, pode queimar os alto-falantes.
@Massayuki-p3c, quando o fabricante mostrar que a impedância por canal equivale a 8 Ohms por canal, significa que cada canal opera com impedância mínima de 8 Ohms. Nesse caso, nunca deverá ser ligado um sistema de alto-falantes com impedância menor que 8 Ohms, porque irá sobrecarregar (aquecer muito) o amplificador a ponto de queimar. Se, por exemplo, o fabricante mostrar que a impedância mínima por canal equivale a 4 Ohms, também significa que cada canal opera com impedância mínima de 4 Ohms, e assim, não se pode ligar um sistema de alto-falantes com impedância menor que 4 Ohms.
sᴡᴇᴇᴛ ᴘᴇᴀ , ligue os dois 6x9 em série que resulta em 4+4 = 8 Ohms. Depois ligue a série dos 6x9 em paralelo com o tweeter de 8 Ohms. O resultado final da associação vai ser 8/2 = 4 Ohms. O positivo da série deve ser ligado ao positivo do tweeter e a mesma coisa para o negativo. OBSERVAÇÕES: 1- O tweeter deve ter um capacitor de poliéster de 2,2 a 3,3 uF x 250V ligado diretamente ao seu positivo. 2- O módulo deve ter impedância de saída = 4 Ohms e do tipo mono. Para funcionar em STEREO é preciso repetir a mesma configuração descrita acima e os outros três alto-falantes devem ser da mesma marca e modelo. 3- Cuidado para não inverter as polaridades: positivo do amplificador com positivo da associação série paralelo. O mesmo para o negativo.
Voce poderia fazer um video explicando como ligar 2 alto falantes em serie, no caso de 4ohms, resultando em 8 mas com um um corte band-pass? no caso queria que passassem só as frequencias de 800hz até 4500hz..
Fabio Guilherme Gonçalves Lopes, com relação ao casamento de impedâncias em série, este vídeo explica em detalhes ua-cam.com/video/JkhLHQxkG7I/v-deo.html Este outro vídeo descreve a montagem de um divisor de frequências simples para três faixas: graves, médios e agudos. O filtro de médios fica na faixa de frequência que você quer. No seu caso basta usar o filtro de médios constituído pelo capacitor e resistor ligados ao positivo do MID (médios). ua-cam.com/video/PVh748naMnk/v-deo.html
Hidel Trabalho, depende da impedância mínima do amplificador. Existem algumas possibilidades: 1 - Se a impedância mínima do amplificador for 4 Ohms, e o amplificador for MONO (UM CANAL) pode ligar os alto-falantes de 4 Ohms em série para formar o total de 8 Ohms sem forçar o amplificador, enquanto o tweeter de 8 Ohms será ligado em paralelo aos alto-falantes. Não esqueça de ligar o capacitor recomendado pelo fabricante do tweeter, caso contrário, a impedância cairá para 8 / 3 = 2,66 Ohms, quase a metade da impedância mínima de 4 Ohms, fazendo o amplificador super aquecer e queimar. Além disso, queimará também o tweeter. 2- Caso o amplificador tenha saída para 4 Ohms em STEREO (dois canais R e L), outra opção seria ligar um alto-falante em cada canal, e um tweeter em paralelo com cada Alto-falante. Cada tweeter deverá ter um capacitor. 3- Se o amplificador suportar impedância mínima de 2 Ohms, e trabalhar em MONO (um canal), você pode ligar os alto-falantes e o tweeter em paralelo. O tweeter deverá também ter um capacitor conforme instruções do fabricante. Os alto-falantes funcionarão em 2 Ohms e o tweeter em 8 Ohms. Essa diferença de impedância não será problema se usar o capacitor de filtro no tweeter. Inclusive, é interessante que o tweeter possua maior impedância, para os sons agudos não ficarem estridentes e desagradáveis (muita distorção). OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 1- O capacitor do tweeter deve ser ligado ao positivo do tweeter 2- Os positivos dos alto-falantes e tweeter devem ser ligados ao positivo do amplificador. O mesmo para os negativos.
@@TECHNOART No caso do meu amp é 2.1 então seguindo a segunda instrução o tweeter seria ligado em paralelo certo? além disso será necessário divisor de frequencia?
Hidel Trabalho, o vídeo abaixo sobre como ligar alto-falantes, casar corretamente a impedância e como melhor aproveitar todos os canais do amplificador sem forçar, pode ajudar a resolver suas dúvidas: ua-cam.com/video/azmaQz6Dn-w/v-deo.html Caso ainda haja dúvida volte a postar aqui nos comentários.
teté saraivah, se os dois alto-falantes forem dois woofer, não é possível transformar um woofer em médio. O woofer foi projetado para reproduzir graves e no máximo médios graves. Se quiser acrescentar médio, é aconselhável instalar um driver tipo corneta, porque tem modelos que reproduzem médios e também agudos. Coloque o capacitor de filtro conforme instruções do fabricante. Cuidado para não inverter as polaridades que devem combinar + com + e - com - entre o woofer e corneta. Se for ligar dois woofer, cuidado com a impedância. A impedância dos woofer jamais pode ser menor do que a menor impedância recomendada pelo fabricante do amplificador.
Amigo me tire uma duvida. Se eu tenho 2 Subwoofer de 200 rms, fazendo a ligacao deles em serie e em paralelo, qual seria a potencia total dos 2 sub nos dois tipos de ligacao?
Glauter Arruda, se as impedâncias dos alto-falantes forem casadas corretamente, conforme mostrado no vídeo, não haverá alteração da potência. Não aumenta e não diminui. Mas, se a impedância não for casada corretamente podem ocorrer as seguintes situações: 1- Quando ligar os alto-falantes em série haverá redução de potência, porque as resistências dos alto-falantes serão somadas, com a redução da corrente de saída do amplificador à metade. 2- O pior caso: se ligar em paralelo sem o correto casamento de impedância, as resistências dos alto-falantes serão divididas e reduzidas à metade. Com isso, a corrente de saída do amplificador dobrará, o amplificador vai super aquecer e queimar. Se não se sentir seguro de como fazer o correto casamento de impedância, conforme explicado no vídeo, procure um profissional especializado em instalação de som.
Amigo tenho um HD 3000 2 ohms, 1 canal, e dois alto falante 4 ohms ligando em paralelo caí pra 2, o módulo não precisa ter dois canais um para cada alto falante?
イ尺Ծフム刀 NEBULOUS, pelo que entendi seu módulo é mono (1 canal). Então basta ligar os alto-falantes de 4 Ohms em paralelo para obter 2 Ohms no canal único do módulo. Não esqueça que deve ser obedecida a polaridade: + com + e -com - , para evitar distorção e perda de graves.
Valdemir Aparecido, se você pretende montar uma caixa acústica tipo torre com 4 alto-falantes de 4 Ohms cada, e para haver o correto casamento de impedâncias entre os alto-falantes e receiver, é preciso fazer as seguintes conexões: 1- ligar dois pares de alto-falantes de 4 Ohms em série. Cada série resultará 4 + 4 = 8 Ohms; 2- Posteriormente cada série deverá ser ligada em paralelo entre si para obter 8 / 2 = 4 Ohms O vídeo mostra os detalhes de ligações em série e em paralelo. Veja também no canal Technoart, o vídeo sobre cuidados para fazer uma boa soldagem e garantir o bom funcionamento. ua-cam.com/video/Tj735ds7Svk/v-deo.html
Hugo Boss, se seu aparelho de som for STEREO com canal direito (R) e esquerdo (L), você deverá fazer o seguinte: 1- Monte dois pares de alto-falantes 8 Ohms em paralelo ligando (+) com (+) e (-) com (-) em cada par. O resultado de cada par será 4 Ohms (8/2=4). Cada par em paralelo vai funcionar como se fosse um alto-falante de 4 Ohms. 2- Após montar os dois pares, ligue um par no canal direito (R) e o outro par no canal esquerdo (L). Veja neste vídeo ua-cam.com/video/Tj735ds7Svk/v-deo.html como soldar os cabos (fios) corretamente e evitar maus contatos e problemas de funcionamento.
Wellington, os alto-falantes são iguais ou diferentes? Exemplo: são três woofer ou é um woofer, um mid e um tweeter? No seu caso se os três forem woofer, só seria possível ligar os três woofer em série, cujo resultado = 2 + 2 + 2 para se obter 6 Ohms em um único canal. O outro canal ficaria sem alto-falantes para formar também os 6 Ohms. Além disso, o amplificador STEREO (2 CANAIS) terá que funcionar em MONO. Para converter para MONO será preciso procurar no painel do amplificador se existe algum botão ou chave para mudar de stereo para mono. Essa mudança de stereo para mono é necessária porque a maioria das gravações musicais são feitas em stereo, onde parte dos sons são gravados no canal direito e outra parte no esquerdo para dar sensação de direção dos sons. Então, em mono, o amplificador junta os dois canais que podem ser ouvidos ao mesmo tempo nos dois canais ou em um dos canais. Só não haverá a sensação de direção do som.
@@TECHNOART entendi. Agora se eu ligar um caixa com 2 alto falante de 2 Ohms cada, em um canal e outro caixa com 1 alto falante de 2 Ohms no outro canal , pode ? O primeiro caixa com 2 alto falante está em série.
Wellington, se você ligar dois alto-falantes em série em um canal o resultado será 2+2 =4 Ohms. Dessa forma , 4 Ohms é menor do que 6 Ohms. Se ligar no outro canal apenas um alto-falante de 2 Ohms, 2 é muito menor do que 6 Ohms. Conclusão: se você tentar qualquer ligação diferente do que foi explicado anteriormente seu amplificador vai super aquecer e queimar.
《Cauã Gamer》BR, se você ligar alto-falantes de 12 Ohms na saída de amplificador de 6 Ohms, o resultado será a redução da potência pela metade. Vai tocar muito baixo. Se ligar as caixas de 6 Ohms na saída do amplificador que também trabalha com 6 Ohms, haverá o casamento perfeito de 6 Ohms com 6 Ohm e vai funcionar sem problemas. Não tente ligar as caixas de 12 Ohms em paralelo (juntas) com as caixas de 6 Ohms, porque o resultado em paralelo será: 12 x 6 / 6 + 12 = 4 Ohms. A impedância resultante será menor do que a do amplificador. Isso vai forçar o amplificador e pode queimar.
joao Firmino, o amplificador tem que funcionar também com 4 Ohms. Cuidado: se ligar os alto falantes de forma errada, a impedância pode ficar menor do que 4 Ohms e queimar a saída do amplificador. Se tiver dificuldade procure ajuda de um técnico instalador de som.
Dayane Moreira, se o amplificador tiver apenas 1 Ohm, ligar dois pares de 5 falantes em paralelo = 0,8 Ohm. Depois ligar cada par de 5 falantes que já estão associados em paralelo, agora em série = 1,6 Ohms. ATENÇÃO: Nunca fazer associações cuja impedância final seja menor do que a menor impedância indicada pelo fabricante.
Meu home teather queimou a saída de duas caixas. E quero ligar elas Junto com as outras q estão boas. A saída é 3, e a caixa tb é 3ohms Como faço? Ou seja, caixas 6ohms, e saída de 3ohms
Karlo Al, se você ligar as caixas de som conforme sua sugestão, elas ficarão em paralelo com as outras caixas, fazendo a impedância ficar muito baixa. O resultado será a sobrecarga do sistema, levando a queima do amplificador. Então, você só terá duas soluções seguras: 1- Ligar as caixas sem série. Nesse caso a potência vai cair a metade. 2- Enviar o equipamento a uma assistência técnica para o devido reparo. Somente essa última opção permitirá o correto funcionamento do home theater.
Boa tarde. Tenho duas caixas com 2 sub-graves de 4 ohms cada uma e uma potencia de duas saidas 4 ohms. Como devo ligar, no paralelo cada caixa vai dar 2 ohms e em série vai dar 8 ohms. Como faço?
ale dovalle, se é que entendi sua pergunta, então neste caso, como a impedância de cada caixa é igual a impedância de cada saída da potência, basta ligar uma das caixas em uma entrada da potência e a outra caixa na outra entrada da potência. Não há necessidade de ligar em paralelo ou série.
ale dovalle, é o inverso: em paralelo a impedância reduz a metade, enquanto em série somam as impedâncias. Nesse caso, se ligar em série haverá redução da potência a metade. Se ligar em paralelo a impedância será muito baixa, quase um curto circuito, e poderá super aquecer os transistores de saída do amplificador de potência, com a conseguente queima do mesmo. Verifique no manual do amplificador se ele pode trabalhar em dois Ohms, referente a associação de 2 alto-falantes de 4 Ohms em paralelo.
ale dovalle, nesse caso só existem duas opções: 1- ligar em cada caixa os dois alto-falantes em série, mas a potência cairá a metade; 2- ligar os alto-falantes em paralelo em cada caixa. Nesse caso a impedância reduz a metade resultando em 2 Ohms. Para usar a opção em paralelo você deverá verificar no manual se seu amplificador de potência suporta trabalhar em 2 Ohms, caso contrário uma impedância tão baixa é quase um curto circuito, e pode queimar seu amplificador.
Marcelo Martins , faltaram várias informações: 1- Qual a impedância dos alto-falantes? 2- Qual a impedância de saída do amplificador? 3- Os alto-falantes são iguais, ou seja, são todos woofer? Ou tem mid range e tweeter? 4- Usa filtro (cross over)? 5- O amplificador é mono (um canal) ou stereo (dois canais)? Sem as informações acima tudo fica na base da suposição. Então supondo que o amplificador seja mono, os alto falantes sejam iguais e sejam woofers de 8 Ohms ligados em paralelo, o resultado será 8 / 4 = 2 Ohms. Se forem woofers de 4 Ohms ligados em paralelo, o resultado será 4/4 = 1 Ohm. Em qualquer das duas situações haverá sobre carga e poderá queimar o amplificador, porque a maioria dos amplificadores são projetados para trabalhar no mínimo com 4 Ohms.
Gostaria de saber o seguinte: Na sua sugestão, qual a melhor associação pra ligar 70 auto falantes de (quatro) 4 Ohms cada um, pra um amplificador com saida de (oito) 8 Ohms?
elionardo machado, precisamos analisar o seguinte: 1- Se você estiver pensando em som ambiente será preciso um amplificador que tenha saída em alta impedância. Amplificador comum com saída de baixa impedância em 8 Ohms não servirá. As caixas acústicas não podem ser comuns, devem ser do tipo de alta impedância para som ambiente. 2- Se não for som ambiente faltou informar se os alto-falantes são iguais, ou seja, são todos woofers, todos mid, ou todos tweeters, ou estão misturados. Se forem misturados ainda é preciso projetar o divisor de frequência correto. Se todos os alto-falantes forem iguais, e o amplificador tiver dois canais, e cada canal em 8 Ohms, será preciso fazer 4 séries com 8 alto-falantes de 4 Ohms, ou 4 Ohms x 8 alto-falantes = 32 Ohms. Depois ligar cada série de 32 Ohms em paralelo, ou 32 / 4 = 8 Ohms para cada canal do amplificador. ATENÇÃO: 1- Observe que para funcionar corretamente, você só vai poder ligar 64 alto-falantes, ou 32 alto-falantes por canal. 2- Se ligar só tweeters ou só mid, é obrigatório usar os capacitores de filtro recomendados pelos fabricantes. 3- As polaridades dos alto-falantes devem ser obedecidas (+) com (+) e (-) com (-). 4- Qualquer ligação errada poderá queimar tweeters, mids e o amplificador. 5- Se não tiver experiência para fazer as ligações corretas de casamento de impedância, e ligações de filtro com capacitores, procure um técnico instalador de som.
@@TECHNOARTSom ambiente de loja... Desculpa, Só corrigindo: São 80 auto falantes de 8(oito Ohms) cada um. O amplificador tem saída com impedância de 8 (oito Ohms). Como seria nesse caso...
elionardo machado, como falei anteriormente, você precisa de um amplificador com saída de alta impedância e caixas acústicas também para alta impedância. Amplificador comum e alto falantes comuns talvez não funcione corretamente, porque geralmente serão necessários dezenas de metros de cabos para interligar os alto-falantes, e dessa forma poderá haver grandes perdas do sinal devido a resistência dos cabos. Se não souber como fazer, aconselho procurar ajuda de quem tem experiência no ramo. Qualquer ligação errada pode queimar o amplificador.
Marcelo Rocha Figueiredo, em 2 Ohms só é possível a seguinte combinação das impedâncias: ligue 4 alto-falantes em paralelo no mesmo canal. Dessa forma o resultado será: 8 Ohms / 4 alto-falantes em paralelo = 2 Ohms. Para ligar em paralelo providencie um cabo de audio polarizado (vermelho e preto) para caixas acústicas. Interligue todos os positivos dos alto-falantes com o fio vermelho, depois todos os negativos com o fio preto. Em seguida interligue o conjunto a um dos canais do amplificador obedecendo a mesma polaridade. Cuidado com a soldagem, soldagem mal feita (solda empelotada e sem brilho) prejudicam a qualidade das interligações. Veja nosso vídeo sobre cuidados durante a soldagem. ua-cam.com/video/Tj735ds7Svk/v-deo.html Se o amplificador tiver dois canais (STEREO) será preciso comprar mais três alto-falantes com 8 Ohms para repetir as ligações no outro canal. Lembre-se que se forem alto-falantes mid ou alto-falantes tweeter precisarão de divisor de frequência, caso contrário queimarão. Veja o vídeo sobre divisor de frequência simples: ua-cam.com/video/PVh748naMnk/v-deo.html
sergio oliveira, se os alto-falantes forem todos woofer é possível se o amplificador for stereo (dois canais). Basta ligar em cada canal dois alto-falantes de 8 Ohms em paralelo, cujo resultado será 8 Ohms / 2 = 4 Ohms. Se os alto-falantes forem todos tweeters ou se todos forem midrange é possivel ligar usando o mesmo esquema, desde que use também os capacitores de filtro conforme instruções dos fabricantes. Não esquecer de obedecer as polaridades (+ com +) e - com - ) para evitar distorções e ruídos.
Andre Santos, se seu amplificador foi projetado para suportar trabalhar em 1 Ohm, quase um curto circuito, então siga esses passos: 1-ligue dois alto-falantes de 4 Ohms em série e em seguida ligue um terceiro alto-falante de 4 Ohms em paralelo com os dois primeiros em série. O resultado será = 2,667 Ohms. 2- Repita a mesma associação com os outros três alto-falantes para obter o mesmo resultado = 2,667 Ohms. 3- Finalize ligando as duas associações série paralelo obtidas anteriormente agora em paralelo. O resultado total = 1,333 Ohm. É o mais próximo que você pode chegar a 1 Ohm de impedância.
Bruno Magalhaes, se você estiver se referindo ao tweeter para agudos e ao driver fenólico para voz, primeiro você tem que saber qual a impedância mínima do seu amplificador e qual a impedância desses alto-falantes (tweeter, driver fenólico e alto-falantes 12 polegadas para graves). Supondo que seu amplificador trabalhe com impedância mínima de 2 Ohms, os st 8 Ohms, os H10 8 Ohms e os alto-falantes de graves trabalhem em 4 Ohms, para você casar corretamente a impedância desses três tipos de alto-falantes, deverá fazer o seguinte: 1- Se o seu amplificador for STEREO, dividido em dois canais, canal esquerdo (L) e canal direito (R), ligue em cada canal um alto-falante de 12 polegadas em paralelo com o tweeter e o driver. O tweeter e o driver devem ter obrigatoriamente ligados aos seus positivos um capacitor. O capacitor do tweeter geralmente deverá ser 3,3 uF por 250V poliéster, e o capacitor do driver deverá ser 10uF eletrolítico despolarizado (bipolar) por 250V ou mais, ou conforme instruções do fabricante. Lembre-se que deve combinar (+) com (+) e (-) com (-) para evitar distorção do som e perda de graves. Se tiver dúvidas como fazer as ligações, procure ajuda de um técnico instalador de som para não danificar seu amplificador e os alto-falantes.
Helder Souza, sim porque o tweeter também é um alto-falante. Ele é projetado para trabalhar com sons agudos (sons que vibram muito rápido). No entanto, para o tweeter funcionar corretamente deve ser usado o capacitor de filtro para evitar receber graves, porque o tweeter não foi projetado para suportar as vibrações pesadas do grave, e o resistor para evitar picos de sinal (som estridente).
@@andersontorres6303, para ligar o tweeter em conjunto com o woofer, é preciso o filtro de agudos formado por um capacitor. Sem esse capacitor os sons graves danificariam a membrana vibrante que gera o som no tweeter. A membrana vibrante do tweeter é projetada para ser leve, e assim, vibrar muito rápido conforme os sons agudos. Os sons graves geram vibrações lentas e pesadas, incompatíveis com o tweeter. Os fabricantes recomendam também um resistor em série com o capacitor para evitar picos de sons agudos que podem queimar o tweeter.
Douglas, para ligar essas duas caixas de 4 Ohms em saída de 6 Ohms só existem as seguintes possibilidades: 1 - Se o amplificador for MONO (uma saída), se ligar as duas caixas em paralelo, o resultado será dois Ohms, muito abaixo de 6 Ohms. A consequência será sobre carga e queima da saída do amplificador. 2 - Se o amplificador for MONO, e se ligar as caixas acústicas em série, o resultado será 8 Ohms, acima de 6 Ohms que resulta em pequena perda de potência, mas SEM SOBRECARGA. 3 - Se o amplificador for stereo, com dois canais de saída, terá que ligar uma caixa em cada canal. O resultado será ligar 4 Ohms em 6 Ohms. A consequência será sobrecarregar e queimar a saída do amplificador. CONCLUSÃO FINAL: Só a opção 2 é viável, porque não haverá sobrecarga, mas uma pequena perda de potência.
rafael ferreira, você tem duas opções, as quais só funcionarão se todos os alto-falantes forem iguais, ou seja, se todos forem woofer, ou todos midrange, ou todos tweeter: 1- se o amplificador for mono (um canal de saída) só será possível ligar 4 falantes de 8 em paralelo para fechar 2 Ohms; 2- se o amplificador for stereo (dois canais de saída), ligar 3 falantes em paralelo em cada canal, resultando 2,66 Ohms, com uma diferença a mais de 0,66 Ohms. A única ligação que jamais deverá ser feita é a que resulte em impedância menor do que 2 Ohms.
Misael Sales, não é possível obter 2 Ohms só com 4 falantes de 16 Ohms. A redução máxima de impedância que se consegue com 4 falantes de 16 Ohms é ligar os 4 em paralelo: 16 / 4 = 4 Ohms.
@marciogreipacheco8189, obrigado. Continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, que estão disponíveis na Amazon.
Saulo Nunes, se você ligar 4 Ohms em paralelo com 2 Ohms temos: 4x2 / 4+2 = 1,333 Ohm. Vai reduzir excessivamente a impedância, causar super aquecimento e vai queimar do amplificador. Se ligar 4 Ohms em série com 2 Ohms temos: 4+2 = 6 Ohms. Não queima o amplificador. Mas, a maioria dos amplificadores são projetados para funcionar corretamente com 4 Ohms ou 8 Ohms. Impedância diferente da recomendada pelo fabricante pode não apresentar boa qualidade sonora.
THANOS, no caso de 6 Ohms, não é possível associar em serie ou paralelo para obter 4 Ohms ou 8 Ohms. Caso use caixa acústica com 6 Ohms não vai queimar a saída do amplificador porque é um valor de impedância intermediário entre 4 e 8 Ohms. O problema que poderia apresentar é afetar o fator de amortecimento e provocar distorção do som. Experimente ligar. Se o som não ficar fanhoso com volume mais alto, então não afetou de forma perceptível o fator de amortecimento. A única coisa que você JAMAIS deve fazer é reduzir a impedância para um valor menor do que o menor valor de impedância, por exemplo: se a impedância mínima for 4 Ohms, não ligue alto falantes menores do que 4 Ohms, se for 2 Ohms não faça associações de alto-falantes menores do que 2 Ohms.
@@TECHNOART OBRIGADO PELA DICA , MAS QUANDO LIGO EM PARALELO DUAS CAIXAS DE 6 OHMS FAÇO A MEDIÇÃO NO MULTIMETRO DÁ 3 OHMS QUEIMARÁ MEU GRADIENTE IA-2 ?
THANOS , conforme explicado anteriormente, ligar impedância menor do que a menor impedância recomendada pelo fabricante, geralmente 4 Ohms, poderá queimar seu amplificador, porque 3 Ohms é menor do que 4 Ohms. Vai forçar o amplificador.
@@TECHNOART SIM, FIZ O SEGUINTE LIGUEI DUAS CAIXAS DE 6 OHMS EM SÉRIE = 12 OHMS E COLOQUEI OUTRA DE 6 OHMS EM PARALELO FICOU ASSIM 12X6 DIVIDIDO POR 18 = 4 OHMS , OBRIGADO PELAS DICAS..
THANOS, a impedância nos dois canais do amplificador ficará desequilibrada. Um canal vai funcionar com 4 Ohms e a caixa que sobra de 6 Ohms ligada ao outro canal desequilibra totalmente o sistema, porque um canal funciona em 4 e o outro em 6. O de 4 tocará mais alto do que o de 6 Ohms. Fora outros desequilíbrios que surgirão com essa ligação. Conforme falei anteriormente além do desequilíbrio da impedância, surgirão outros problemas.
João Vitor Anjos, você aprendeu a ligar corretamente vários alto-falantes e não vai mais queimar a saída de amplificador. Aproveite e entre também na campanha dos 100 mil inscritos. Se atingirmos a meta os inscritos receberão gratuitamente o curso completo de som profissional para iniciantes. Curso que aborda tudo o que o iniciante precisa saber de forma descomplicada e divertida.
Valeu, excelentes informações e de forma clara e breve
Antônio Eustáquio Caldeira, obrigado. Faça parte você também da campanha dos 100k de inscritos. Continue prestigiando o canal, compartilhe e não deixe de dá uma olhada nos nossos livros indicados na descrição do vídeo.
@@TECHNOART mestre eu tendo 4 falantes de 8 pol em 4 ohms numa caixa + 1 falante de 15 de 4 ohms em outra caixa, eu posso fazer a ligação dos 4 falantes menores em série paralelo depois fazer em série com o de 15 ? fecha 8 ohms é isso ?
RICARDO ALVES, se seu amplificador for mono (um canal de saída) você pode ligar os 8 polegadas de 4 Ohms formando dois pares em série. Um par 4+4 = 8. Outro par 4+4 = 8. Em seguida liga os dois pares em paralelo 8 / 2 = 4 Ohms. O conjunto de dois pares que resultaram em 4 Ohms será ligado em série com o alto-falante de 15 polegadas de 4 Ohms. O resultado final será 8 Ohms.
Se o amplificador for STEREO (dois canais direito esquerdo), em cada canal ligue um par em série dos alto-falantes de 8 polegadas. E se o amplificador permitir ligação em bridge (ponte) que possibilita juntar os dois canais stereo para operação mono, ligue o 15 polegadas na saída bridge. ATENÇÃO: leia o manual para saber se o amplificador permite ligação em bridge, e qual a impedância mínima em bridge, caso contrário, poderá sobrecarregar o amplificador e queimar. Se a impedância mínima para operação em bridge for 8 Ohms, a solução será ligar outro 15 polegadas de 4 Ohms em série, para obter a soma 4+4 = 8 Ohms. Se tiver dúvidas como fazer as ligações que foram sugeridas, é aconselhável procurar um técnico instalador de som, para evitar queimar o amplificador.
PARABÉNS MUITO BEM EXPLICADO JA QUEIMEI VARIOS AMPLIFICADORES POR CAUSA DISSO UMA AULA DE SHOW TEM UNS AÍ QUE FALA PRA DENTRO
Glauco Duarte, obrigado, continue prestigiando o canal, inscreva-se, deixe seu lik e compartilhe com seus amigos.
Muito bom as suas explicações a respeito da ligação dos altos falantes em série. Meus parabéns.
Israel Rodrigues, Obrigado. Continue prestigiando o canal, compartilhe e não deixe de dá uma olhada nos nossos livros indicados na descrição do vídeo.
Bom dia ! Parabéns pelo canal !
Amigo por favor, como poderia ligar 3 falantes iguais de 8 ohms para serem utilizados em uma saída de 8 ohms ?
Poderia ligar primeiro dois falantes em paralelo chegando em 4 ohms e posteriormente ligar em série no de 8 ohms, chegando assim em 12 ohms ?
Obrigado !
BBB, pode ligar dessa forma que você falou, porque não haveria problema para o amplificador. Mas, para obter o máximo desempenho do amplificador, o correto seria ligar 4 alto-falantes de 8 Ohms, ao invés de 3 alto-falantes de 8 Ohms.
Para ligar 4 alto-falantes e obter os 8 Ohms do amplificador faça o seguinte:
1- Primeiro, você forma dois pares ligados em paralelo, de modo que cada par resultaria em 4 Ohms.
2- Em seguida, ligue cada par de 4 Ohms em série para formar 8 Ohms.
Lembrar de usar todos os alto-falantes iguais e mesma potência, além de combinar (+) com (+) e (-) com (-) para obter máxima qualidade do sistema.
Show de bola a explicação
Telson Farias, obrigado. O descasamento de impedância pode queimar o amplificador ou reduzir a potência.
Continue prestigiando.
To aprendendo muito com seu vidis obrigado
teté saraivah, obrigado. Continue prestigiando
Gostei do video, mostra no proximo como casar essas impedâncias com mid e tweeter(usando capacitores, claro!).
André Azis, o casamento de impedâncias dos médios e agudos é feito da mesma forma mostrada no vídeo. Em série para aumentar a impedância e paralelo para reduzir a impedância.
Exemplo:
2 woofer de 8 Ohms
2 mid de 8 Ohms
2 tweeter de Ohms.
1 amplificador de 4 Ohms.
São 6 alto-falantes de 8 Ohms cada, para ligar em um amplificador com saída em 4 Ohms.
Neste exemplo ligue dois woofer em paralelo, o mesmo para mids e tweeters, combinando + com + e - com -. Dessa forma, cada par de woofers, par de mids e par tweeters em paralelo vão trabalhar em 4 Ohms. Em paralelo reduz a impedância de 8 para 4 Ohms. Os capacitores do par de mid e par de tweeter devem ser os indicados pelo fabricante. Devem ser ligados aos positivos (+) dos mids e tweeters. Após ligar um capacitor ao par de mids e outro capacitor ao par de tweeters, ligue a cada capacitor um cabo vermelho que vem do positivo do par de woofer. Dos positivos do par de woofers ligue um cabo vermelho ao positivo da saída do amplificador. Se o amplificador for stereo (dois canais) repetir as ligações no outro canal. O uso dos capacitores casa a impedância total de todos os alto-falantes em 4 Ohms, igual ao amplificador também de 4 Ohms. Se não ligar os capacitores corretamente, a impedância total reduzirá a 2 Ohms aproximadamente. Isso sobrecarrega a saída do amplificador levando a super aquecimento e queima. Caso tenha dúvidas, é aconselhável procurar um profissional em instalações sonoras, para evitar ligar errado e queimar o amplificador.
Obrigado vc é fera estava precisando de entender Isso paro o meu amplificador marshall, ele tem 4homs e a caixa são 4 falante de 8homs
Jesse Alvarenga, obrigado. Continue prestigiando e divulgando o canal.
Excelente explicação.
Tenho 2 autos de 4 ohms e 1twitter de 8 ohms. Posso ligar os dois de 4 ohms em serie que dará 8 ohms e essa junção em serie fazer um paralelo com o Twitter de 8 ohms e ligar em bridge de 4 ohms !? Tenho uma pirâmyd 800
Leojaime Amaral, temos que considerar o seguinte: a impedância final da associação em série/paralelo dos alto-falantes seria: 4 + 4 = 8 Ohms. Após acrescentar a associação em paralelo do tweeter teríamos 8/2 = 4 Ohms. No entanto, haveria um grande problema: o tweeter não pode trabalhar sem o capacitor de filtro, caso contrário seu sistema eletromecânico, projetado só para sons agudos, seria danificado pelos graves. Sendo assim, é obrigatório usar o capacitor de filtro no positivo do tweeter para evitar a passagem dos graves. Então, além de evitar a passagem dos graves, o capacitor de filtro também "isola" a impedância do tweeter, fazendo o amplificador (módulo) trabalhar como se os alto-falantes e o tweeter fossem um único alto-falante de 8 Ohms. Resumindo: devido ao "isolamento" feito pelo capacitor do tweeter, seu sistema não vai trabalhar em 4 Ohms, irá trabalhar em 8 Ohms, com ótima qualidade de som e sem forçar seu amplificador. Se o tweeter estiver "gritando muito" é aconselhável ligar em série com o capacitor um resistor, geralmente o indicado pelo fabricante do tweeter.
Boa noite! Otima explicação. Estou tentando colocar um som de fundo (de 10 alto falantes para todo o ambiente) e gostaria de tirar a dúvida sobre qual cenário se aplicaria melhor para o projeto. Todos os 10 alto falantes sao iguais, de 12w e 8 ohms.
1º cenario: Um amplificador com duas saidas de 15W (2x15W) e 4-8 ohms.
2º cenário: Um amplificador com duas saidas de 20w (2x20W) e 4-8 ohms.
3º cenário: Um amplificador de 4 saídas de 25W cada (4x25W) e 8 ohms.
4º cenário: Um amplificador com duas saídas de 80W cada (2x80W) em 4 ou 8 ohms.
Uma outra dúvida: o correro é o alto falante ter potencia maior que a saida do amplificador para nao sobrecarregar o alto falante, certo? Mas se eu tiver mais de um alto falante ligado na mesma saída a potência será dividida por todos os alto falantes? Ex: 6 alto falantes de 12w ligados em uma saída de 80w.
A intenção do projeto é deixar uma música de fundo com volume muito baixo, quase imperceptível. Por isso preciso de 10 a 12 alto falantes espalhados pelo ambiente.
Parabéns pelo canal. Ganhou mais um inscrito.
@hugoalves2004, obrigado.
Montar um sistema de som ambiente, para distribuir em ambientes diferentes, é mais trabalhoso e complexo do que montar um sistema de som potente, para um único ambiente.
Além disso, se for necessário ligar a partir de uma certa quantidade de caixas acústicas, dependendo também da distância entre elas e o amplificador, o fabricante pode sugerir a instalação de transformadores para o correto casamento de impedância, para não prejudicar o amplificador. Neste caso, talvez você precise do auxílio de um técnico instalador de sistema de som ambiente.
O ideal é comprar um kit para som ambiente. Geralmente, esses kits acompanham um amplificador e a quantidade mínima necessária de pequenas caixas acústicas, próprias para som ambiente, incluindo o esquema de ligações sugerido pelo fabricante.
Pesquise na internet por som ambiente. Existem vários vendedores. Evite os mais baratinhos, porque geralmente são frágeis e apresentam problemas com facilidade.
Poderia tirar uma duvida: estas conexões apresentadas acima, é para ligar num canal certo? caso o aplificado r tenha dois canais pode-se repatir as mesmas ligações no outro canal?
@Massayuki-p3c, os dois canais devem ter o mesmo sistema de alto-falantes, ligados da mesma forma e com os mesmos tipos de alto-falantes, para evitar que um canal tenha som diferente do outro.
Em um amplificador STEREO (mínimo com dois canais), o sistema de alto-falantes deve ser exatamente igual nos dois canais, para não prejudicar os efeitos sonoros gravados em dois canais (esquerdo e direito).
Boa tarde amigo. Me tira uma dúvida. Meu amplificador 4 canal 100wts 4ohs.
Tenho 4 caixa alto falante 16ohs 30wts como faço ligações obrigado
@robsonpereiradamota5678, a maioria dos amplificadores geralmente trabalha bem com impedâncias de saída entre 4 a 8 Ohms por canal.
Seu amplificador tem 4 canais e você quer ligar 4 caixas de 16 Ohms. Neste caso, deverá ligar uma caixa de 16 Ohms em cada canal.
O único problema é que, em 16 Ohms em cada canal, o som ficará com potência bem reduzida, somente o suficiente para ouvir dentro de casa. Se quiser usar em uma área grande, um salão de eventos, por exemplo, você teria de trocar as caixas de 16 Ohms por caixas entre 4 a 8 Ohms. Não use caixas com impedância menor que 4 Ohms e potência menor que o amplificador, porque forçará os transistores de potência de saída, podendo queimar os transistores.
Obrigado pela informação 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
@user-vd5nm5zp4n, continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, que estão disponíveis na Amazon.
show de bola. Parabéns. Para ligar 2 woofers de 8ohms + 1 super tweeter de 8ohms? No receiver tem 2 saídas, que serão utilizadas. 1 woofer em um o outro na outra, mas em conjunto com super twetter. Isso dá pra fazer? Um abrço.
Damiao Barbosa Timoteo , essa ligação não dará certo porque o tweeter funcionaria em mono e os woofers em STEREO. Para o correto funcionamento de qualquer amplificador STEREO, é preciso um tweeter e um woofer em cada canal, caso contrário se perde os efeitos sonoros gravados em STEREO (DOIS CANAIS).
@@TECHNOART muito obrigado pelo retorno. Então, o som tem 2 saídas de 40RMS cada.. posso ligar os woofers em 1 saída e o twetter na outra.. daria?
Damiao Barbosa Timoteo, o amplificador é projetado para trabalhar no mínimo com dois canais (STEREO). Em cada canal é obrigatório ter no mínimo um conjunto woofer + tweeter. Você precisa ter dois woofers e dois tweeters para dividir entre os canais, caso contrário perderá os efeitos sonoros gravados em STEREO (DOIS CANAIS). A gravação em STEREO dá a sensação de estar no meio da banda, porque você ouve os instrumentos do lado esquerdo ou direito conforme a posição do músico no dia da gravação. No cinema o sistema é mais sofisticado. Além da sensação do som ser ouvido do lado esquerdo ou direito onde a cena está ocorrendo, acrescentam mais dois canais traseiros que permitem o espectador ouvir os sons que vem por trás do ator, como se o espectador estivesse totalmente dentro da cena junto com o ator. Para ter essa sensação de imersão na cena, não basta ligar simplesmente 4 caixas acústicas, é preciso que o amplificador tenha um sofisticado processador de áudio digital para criar esses efeitos sonoros.
Ótima explicação, porém tenho uma grande dúvida, é sobre as potencias dos AF por exemplo, eu tenho um módulo de 400 watts de 2 Ohms más os meus 4 alto falantes de 8 Ohms são de 200 watts cada um, posso ligar mesmo assim?
Erandir Lopes, a impedância mínima do módulo = 2 Ohms. Você tem 4 alto-falantes de 8 Ohms, sendo assim, poderá montar dois pares de alto-falantes em paralelo para formar 4 Ohms em cada par, ou seja, 8 Ohms / 2 alto-falantes = 4 Ohms. Depois ligue um par em um canal, e o 2º par em outro canal. Cuidado para não inverter as polaridades, o correto: + com + e - com -.
Se inverter pode causar distorções. Caso ligue driver e tweeter, ligue os capacitores de filtro conforme recomendado pelo fabricante em série com o positivo do driver e tweeter.
Se tiver dúvida sobre as ligações de driver e tweeter, veja este vídeo:
ua-cam.com/video/PVh748naMnk/v-deo.html
Guerreiro, parabéns pelo canal!
Olha, tenho um som da Sony (Não liga mais), com alto falantes de:
02 CAIXAS FRONTAL SPEAKERS: 6Ω cada
-
02 CAIXAS SATELLITE SPEAKERS: 12Ω cada
-
02 CAIXAS SUBWOOFER: 8Ω cada
___________
Tenho um mini amplificador (chinês) e na saída dele tem as seguintes informações (02 canais):
SPEAKERS IMPEDANCE:
4 - 16 Ω.
Qual seria a melhor forma de ligar esses caixas nele?
Em série ou em paralelo?
Desde já, agradeço sua atenção!
Clécio A. E, o casamento de impedância mostrado no vídeo requer alto-falantes com impedâncias iguais ou próximas. No seu caso as impedâncias são bem diferentes, impossibilitando o correto casamento para aproveitar todas as caixas acústicas. A impedância ficaria muito alta ou muito baixa. A melhor solução (a mais segura) seria usar dois amplificadores, sendo que um deles deverá possuir uma saída auxiliar (AUX. OUT), para ser ligada ao outro amplificador, ou ter uma saída de fones que não desligue as caixas quando o plugue dos fones for encaixado. A saída de fones seria usada como a saída AUX OUT. O primeiro amplificador trabalharia em 6 Ohms com as caixas frontais, e o segundo amplificador em 8 Ohms com as duas caixas de subwoofer. Não tente ligar todas as caixas em paralelo porque a impedância resultante terá um valor menor que o mínimo indicado pelo fabricante (4 Ohms). Pode danificar seu amplificador. Caso queira usar apenas um amplificador, poderia ligar em cada saída uma caixa subwoofer de 8 Ohms em paralelo com uma caixa satélite de 12 Ohms, que resulta em impedância de 4,8 Ohms em cada saída, dentro do limite especificado pelo fabricante (4 a 16 Ohms). No entanto, as caixas satélites têm uma impedância maior em relação à caixa subwoofer e poderia resultar sons médios e agudos muito fracos e desequilibrados (excesso de graves e muita distorção). Outra solução seria tentar consertar seu aparelho de som. Se não está ligando, o defeito pode está na fonte de alimentação, ou saída em curto-circuito. Se tentar fazer o reparo é aconselhável procurar um bom técnico para resolver.
ola amigo estou com uma duvida aqui eu tenho um aplificador que a impedância dele e 4 a 8 ohms so que tenho 2 alto falante um de 6 ohms e um de 5 ohms gostaria de saber se posso fazer par deles se caso poder devo ligar em serie ou paralelo ?
Tiago, temos que analisar o seguinte:
1- Se ligarmos os alto-falantes em série, a impedância será a soma 6 + 5 = 11 Ohms. Aumenta a impedância.
2- Em série, se um dos alto-falantes for mais potente que o outro, o de menos potência poderá trabalhar forçado e queimar.
3- Se os alto-falantes forem ligados em paralelo, o resultado da impedância em paralelo será 6x5 = 30 / 6+5 = 2,72 Ohms. Reduz a impedância a qual será muito menor que a mínima impedância de 4 Ohms do amplificador.
Conclusão:
1- A solução menos problemática é a associação em série, mas como dito anteriormente, se um dos alto-falantes tiver menor potência, o de menor potência poderá funcionar forçado e poderá queimar.
2- A solução mais segura é usar somente um alto-falante, ou o de 5 Ohms ou o de 6 Ohms, não usar os dois ao mesmo tempo.
Bom dia amigo tenho um receiver gradiente 1200 com saída de 8 ohms minha caixa de som tem 1 falante 1 tweeter e 1 driver de 8 ohms me dá uma sugestão com fazer pra aproximar a impedância obrigado
Adelson Abreu, quando se usa 3 alto-falantes diferentes, um para grave, outro para médio e outro para agudos não é preciso fazer aproximação de impedâncias, porque basta utilizar um divisor frequências para fazer o correto casamento das impedâncias e divisão das faixas de som. Dessa forma o divisor envia os graves para o woofer, os médios para o mid e os agudos para o tweeter, sem problema de descasamento de impedância. O vídeo abaixo mostra como montar um divisor simples e de boa qualidade.
ua-cam.com/video/PVh748naMnk/v-deo.html
Bom dia. Eu tenho um módulo de 4 ohms. e 2 alto-falante de 4 ohms ligando em série. posso ligar mais 2 alto-falante de 8 ohms junto com os 2 alto-falantes de 4 ohms no módulo de 4 ohms
@israelantonio4077, vamos analisar sua pergunta por partes:
1 - Você tem um módulo de 4 Ohms. E, se entendi, ligou dois alto-falantes de 4 Ohms em série.
2 - Não disse se o módulo é mono (um canal) ou STEREO (2 ou mais canais).
3 - Supondo que ligou em um canal (MONO), neste caso os alto-falantes funcionam com 8 Ohms (4+4).
4 - Você quer também ligar mais dois alto-falantes de 8 Ohms em paralelo com os alto-falantes de 4 Ohms no mesmo canal.
Se for isso, os alto-falantes de 8 Ohms em paralelo resultam em 4 Ohms (8/2).
Sendo assim, a impedância final será:
Rt = R1 x R2 / R1+R2 =
Os alto-falantes são representados como resistências (R1 e R2).
Então teremos: Rt = 8 x 4 / 8 + 4 = 32 / 12 = 2,6 Ohms.
Com 2,6 Ohms, a impedância dos alto-falantes associados em série e paralelo é quase a metade da impedância mínima de 4 Ohms do seu módulo. Sendo assim, o módulo vai trabalhar forçado, vai esquentar muito e vai queimar.
CONCLUSÃO: a ligação não deve ser feita se for no mesmo canal. Além disso, se usar canais diferentes, o canal que ligar os alto-falantes de 8 Ohms em paralelo vai tocar mais alto que o canal onde ligou em série.
@TECHNOART prezado por favor, tire uma dúvida, quando comprei um receiver de saída de 6ohms aproveitei as caixas (também de 6ohms) que eu já tinha de um outro aparelho que era sistema integrado que as 2 caixas frontais possuem um alto falante e um subwoofer passivo mas para cada caixa eu tenho 4 fios(1 conjunto - e +) para o alto falante e (um conjunto - e +) para o sub , o que fiz foi uma ligação em triângulo igual seu primeiro exemplo, (peguei do alto falante 1 negativo e liguei no positivo do sub e levei 1 negativo e 1 positivo para a saída do receiver, acredito que fazendo subiu para 12 Ohms e se dividir isso vai para 6 Ohms, tendo feito isso eu comprometi a integridade do meu receiver?Obrigado!!
Gilson Tavares, parece que você tentou ligar tudo em série. O sub teria que ter uma saída amplificada independente, e você ligou tudo junto. Se foi isso, não haveria risco para o receiver, mas o som ficará bem prejudicado. A solução seria você ligar em paralelo o sub com os outros alto-falantes de cada caixa. Mas, para dar certo, é obrigatório ligar um filtro de sub graves em cada subwoofer, caso contrário poderia haver uma redução perigosa da impedância e causar danos ao receiver. Se tiver dúvidas para fazer as ligações, sugiro procurar um técnico instalador de som, porque se fizer as ligações erradas poderá queimar seu receiver.
@@TECHNOART Prezado obrigado pelo retorno, na verdade eu tenho 2 caixas frontais de 6 Ohms e cada uma com 1 alto falante na frente em cada uma e em cada uma eu tenho 1 sub passivo na lateral de cada caixa, com isso eu tenho 2 pares de fios saindo atrás da caixa e realmente o que fiz foi essa ligação em série, mas realmente o que percebi e a diminuição da força, mas minha preocupação era ter utilizado uma conexão errada que na verdade já venho utilizando desde 2006 até hoje, eu fiz esse questionamento pois meu receiver atual está com defeito e não funciona mais o áudio nos canais digitais, só tenho áudio nos canais analógicos em 2.0, gosto muito dessas caixas justamente por eu ter na mesma caixa 1 sub passivo e um alto falante que gera uma batida diferente e não queria me desfazer já que estou em busca de um novo receiver que seja em 6 Ohms para eu não abrir mão dessas caixas!! O que realmente me preocupava era trazer esse novo receiver e manter essa ligação comprometendo um equipamento novo!! Obrigado!!
Meu amigo é verdade se ligar alto falante em paralelas a bombina do alto fante ....trabalha forsada e
Francinaldo, os alto-falantes não têm problema algum com ligação em paralelo. Se ocorrer uma ligação de alto-falantes em paralelo de forma errada pode forçar e queimar o amplificador. Exemplo: se cada saída do amplificador suportar uma impedância mínima de 4 Ohms, e se ligar dois alto-falantes de 4 Ohms em paralelo em uma das saídas, o resultado será os alto-falantes trabalharem em 2 Ohms, a metade. Dessa forma, a impedância mínima das saídas do amplificador que deveria ser 4 Ohms cai a metade. O resultado é dobrar a potência do amplificador fazendo ele esquentar muito até queimar.
Então, para ligar alto-falantes em paralelo na mesma saída do amplificador, apenas seria possível se o amplificador trabalhar, por exemplo, com impedância mínima = 4 Ohms e ligar dois alto-falantes de 8 Ohms em paralelo. O resultado dos dois alto-falantes de 8 Ohms ligados em paralelo será 4 Ohms, que é igual a impedância mínima das saídas do amplificador. Nesse último caso funcionará sem forçar o amplificador.
ATENÇÃO: NUNCA ligue 2 ou mais alto-falantes em paralelo na mesma saída do amplificador, se a impedância resultante for menor do que a menor impedância de saída do amplificador. Se ligar um woofer com um driver de médios e agudos a ligação deve ser em paralelo, mas com um capacitor de filtro em série com o driver. Sem o capacitor de filtro a impedância reduz e pode queimar tanto o amplificador quanto o driver.
@@TECHNOART vlw meu amigos...obgd pelo informações👏👏👏👏👏
Ligando em série a potência em watts dobra...tipo dois falantes de 4 ohms 50 watts...vai virar 8 ohms 100 watts???
@alexandersouzaalexcundera, quando se liga alto-falantes em série, a impedância aumenta e a potência diminui.
Se ligarmos dois alto-falantes de 4 Ohms em série, = 4+4 = 8 Ohms. Sendo assim, se com um alto-falante de 4 Ohms o amplificador fornecer 100 W RMS, com dois em série a impedância dobra e o amplificador fornecerá a metade da potência = 50 W RMS, sem causar nenhum problema ao amplificador ou aos alto-falantes.
Ao contrário, se ligarmos os mesmos alto-falantes de 4 Ohms em paralelo, teremos: 4/4 = 2 Ohms. A impedância reduz à metade e a potência dobra. Então, se com 4 Ohms o amplificador fornece 100 Watts, em 2 Ohms fornecerá 200 Watts. Aí temos que ter muito cuidado para não queimar o amplificador. Para ligarmos alto-falantes em paralelo resultando em 2 Ohms, temos que verificar no manual do amplificador se ele suporta trabalhar em 2 Ohms. Se a impedância mínima do amplificador for 4 Ohms, em 2 Ohms vai super aquecer e queimar o amplificador.
comprei um amplificador frahm slim 1000 25w, o manual diz que pode ligar até 12 cx em ligação paralela, nesse caso daria menos de 1 ohm, isso é permitido? será que tem algum circuito interno, que eleva essa impedância para uma maior?
Laercio Vidal, esse tipo de amplificador que suporta muitas caixas acústicas são projetados para som ambiente, geralmente para grandes ambientes (lojas, supermercados, etc). O sistema de som ambiente usa transformadores especiais dentro das caixas acústicas, e um transformador chamado transformador tronco, para casar a impedância e elevar a tensão. A tensão alta na saída serve para não perder potência em sistemas que usam cabos muito longos. A impedância alta na saída casa a impedância de várias caixas. Esse modelo que você citou é projetado para pequenos ambientes. Segundo o manual do fabricante a impedância mínima = 8 Ohms x 12 caixas acústicas = 96 OHms. Então, já existe um transformador interno para aumentar a tensão e a impedância, e assim poder casar as 12 caixas de 8 Ohms em paralelo. Teremos: 96 Ohms / 12 caixas em paralelo = 8 Ohms. Dessa forma não haverá sobre carga na saída do amplificador.
Uma pergunta é boa tarde como faço para saber a impedância do aplicador ( Aguardo a resp obrigado)
Lourival, a maneira mais simples é verificar no painel traseiro do amplificador, onde geralmente o fabricante, por segurança, mostra a impedância mínima. Caso a impedância não seja mostrada no painel traseiro, a solução é consultar o manual do fabricante.
eu comprei um modulo de 2 homs e 4 sub de 12 pol de 4 homs qual seria o jeito melhor de liga eles
Bruno bar, se o sistema for stereo (dois canais) ligue dois sub em paralelo em cada canal. Faça o correto casamento das polaridades (+) com (+) e (-) com (-), caso contrário haverá perda de graves.
Tenho 2 auto falantes de 4homs cada e um módulo com saída de 4 homs. É melhor ligar os auto falantes para deixar em 2 homs ou em 8 homs?
Rottweiler Ravena, se o módulo tiver dois canais (STEREO) ligue um alto-falante em um canal, e o outro alto-falante no outro canal. Se o módulo for mono (UM CANAL) a solução vai ser ligar os alto-falantes em série para obter 8 Ohms. Não é possível ligar os dois alto-falantes em paralelo para obter 2 Ohms porque é a metade dos 4 Ohms do módulo. Com 2 Ohms vai forçar o módulo, podendo super aquecer e queimar. Não esqueça de ligar o positivo (+) do alto-falante com o positivo (+) do módulo, e a mesma combinação de polaridade para o negativo (-). Se ligar as polaridades invertidas o som ficará distorcido e sem grave.
@@TECHNOART perfeito. Obrigado pela informação. Like e mais um escrito no canal
Bom dia amigo
Tenho um aparelho Toshiba MS 9090 do total de 900w RMS na seguinte configuração:
Canais Principais: 2x250W 6 ohms
Subwoofer 1x400W 3 ohms
Meu canal do subwoofer queimou, tem algum jeito de usar a caixa do sub aproveitando o canal das caixas principais de maior impedância mesmo que a potencia seja reduzida?
@RafaelFerreiravideos, vamos analisar a ligação que você quer fazer.
1 - O canal que não é do sub (reproduz só médio e agudo) iria apresentar descasamento de impedância para menos se for ligado em paralelo ou descasamento para mais se for ligado em série.
Caso ligue em paralelo, o resultado seria: 6 x 3 / 6 + 3 = 18/9 = 2 Ohms, menor que a menor impedância de 3 Ohms. Dessa forma, um dos canais com o sub em paralelo funcionaria forçado.
Se ligar em série, o resultado seria: 6 + 3 = 9 Ohms, resultando uma impedância muito mais alta, causando perda de potência e som muito mais baixo que o outro canal sem o sub.
2 - Além disso, o canal de subwoofer tem um filtro ativo interno para operar somente nos graves, enquanto os outros canais têm filtros para trabalharem somente nos médios e agudos. Sendo assim, o sub receberia médios e agudos desnecessariamente.
Conclusão: não é possível fazer tal ligação sem queimar um dos canais ou reduzir muito a potência desse canal.
Então, a melhor opção é fazer o reparo do canal de sub que está parado em uma boa oficina eletrônica.
@TECHNOART show amigo muito obrigado pela ótima explicação, eu peguei esse som usado assim com esse defeito, eu até já abri e vi que literalmente o C.I do amplificador do sub literalmente torrou, ele usa dois deles um para o front stereo e um para o sub ( STA516B 500w FFX ) e aparentemente o ex dono sem conhecimento estava usando em paralelo com um dos canais e ainda me amostrou funcionando, acredito que tava usando assim por um bom tempo que aparelho guerreiro então kkk, enfim obrigado vou comprar o componente e levar em uma eletromecânica pra trocar ele e verificar se tem algo mais também que foi comprometido na saída.
@RafaelFerreiravideos, continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, que estão disponíveis na Amazon.
Responder
Posso ligar um alto falante de 8 ohms em serie com um de 4 ohms .obtendo os 12 ohms que preciso
@user-zv3nw2bq3v, pode ligar, desde que você siga os seguintes critérios:
1- Os alto-falantes devem ter a mesma potência, caso contrário, o de maior potência poderá sobrecarregar e queimar o de menor potência.
2 - É preciso serem de tipos iguais, exemplo: woofer com woofer, driver com driver, tweeter com tweeter, subwoofer com subwoofer, etc.
É possível ligar um (1) woofer de bobina dupla, em cada canal estéreo para cada bobina dele? E o som como ficaria? Obrigado.
Santo Walter, o alto-falante que opera com bobina dupla é o sub woofer. Sub woofer não opera em stereo (dois canais separados), opera em mono (um canal). A bobina dupla do sub woofer serve para aumentar a impedância (ligação em série) ou diminuir (ligação em paralelo) conforme as necessidades e instruções do fabricante do módulo. Então significa que as duas bobinas não foram projetadas para operação em stereo (dois canais). Ao invés de ligar uma bobina em cada canal, o correto é ligar as duas em série ou paralelo no modo bridge (mono), conforme as instruções do fabricante do módulo. Se for amplificador para uso não automotivo é preciso verificar se o mesmo dá suporte ao modo bridge. Nesse caso é preciso verificar no painel traseiro do amplificador.
Professor o importante é ligar correto as impedância ne mais eu posso colocar um alto falante de potência maor que amplificador??
Wilson Pereira, o alto falante deve ter potência maior do que o amplificador, caso contrário pode super aquecer a bobina e queimar.
Também não adianta ligar um alto-falante com potência muito maior do que do amplificador, porque o alto falante só converte em som o que recebe de energia do amplificador. A referência para não ligar potência muito alta ou baixa é ligar um alto-falante ou conjunto de alto-falantes cuja potência total seja pelo menos 1,5 vezes maior do que a potência RMS do amplificador. Exemplo: se o amplificador fornece 100W RMS, o alto falante deve suportar pelo menos 150W RMS, uma folga de 50WRMS, que obviamente não vai ser usada, só serve para garantir que o alto falante não queime caso ocorra um forte pico de sinal.
@@TECHNOART obrigado professor pela informação valeu
Qual a forma que traz maior potência ou qualidade de som para as caixas, em paralelo ou em série ?
Adriano Galindo, quando se liga vários alto-falantes é preciso que a impedância resultante case (seja igual) a impedância de saída do amplificador, caso contrário poderá sobrecarregar e queimar a saída do amplificador. Não tem a ver com aumento de potência.
Posso ligar 3 driver(d250x) e 1 twitter (300RMS) em bridge no módulo ds800x4 Taramps
Paulo Fernando, bridge deve ser utilizado para subwoofer, porque os subgraves podem trabalhar em mono (UM CANAL).
Os Drivers e tweeeters devem trabalhar em dois canais (STEREO) para não prejudicar a divisão dos efeitos sonoros gravados em STEREO. Mas se quiser montar em MONO não usar mais de dois drivers e dois tweeters por canal, com os devidos capacitores de filtro, caso contrário a impedância total por canal poderá ficar menor do que 2 OHms causando super aquecimento do módulo amplificador, e se a proteção do módulo falhar pode queimar o módulo amplificador.
Posso ligar em um aplicador de 50w 4ohms um alto falante de 100w 8ohms?
Brenno Nunes, pode sim. O que não deve ser feito é o inverso, ligar uma caixa de som 50W em um amplificador de 100W, porque a caixa de som receberia o dobro de potência que pode suportar, funcionaria forçada e poderia queimar.
Com relação à impedância, 4 Ohms é a impedância mínima recomendada pelo fabricante deste seu amplificador, isso significa que pode também trabalhar com 8 Ohms. No entanto, com 8 Ohms a potência reduz à metade, mas, em compensação o amplificador trabalha com menos esforço sem perder qualidade de som.
Amigo eu fiz duas caixas de som que eu fiz vai dois woofer de 8 polegadas 100 watts 8ohm e um drive de 100 watts e um Twitter de 100 watts tudo 8ohm eu preciso saber quanto é a importância final, já que cada caixa tem dois woofer de 8 onhm a corneta e o Twitter o meu receiver é o aa-a35 akai
José Mendes, para usar 2 woofer em 8 Ohms, seria necessário ligar dois woofers de 4 Ohms em série resultando em 4 + 4 = 8 Ohms. Além disso, é preciso usar divisor de frequência para manter o casamento de impedâncias do conjunto formado por dois woofers, 1 drive e 1 tweeter em 8 Ohms, caso contrário teríamos 8 / 3 = 2, 66 Ohms, muito menor do que a impedância mínima requerida pelo amplificador. Isso causaria sobrecarga e queimaria os transistores de potência. Sendo assim, o ideal seria trocar os woofers de 8 Ohms, por woofers de 4 Ohms e ligar os mesmos em série para obter 8 Ohms nos graves, 8 Ohms no drive e 8 Ohms no tweeter. Para manter a impedância em 8 Ohms do conjunto de alto-falantes, sem redução, é preciso usar um divisor de frequências para três vias: graves, médios e agudos.
Olá !! Tenho dois alto falantes Pyramid 700 watts 4 ohms e um módulo Hurricane 2 ohms 640 watts 4 canais da para fazer a instalação ? Pode me ajudar por favor ?
@lucivaloliveiralins7386, pode ligar um alto-falante em um canal e outro em outro canal dos 4 canais do módulo. Nos dois canais que sobrarem, pode ligar driver de médios e tweeter, com seus devidos capacitores de filtro, incluindo os resistores de atenuação para evitar som estridente, conforme instruções do fabricante dos drivers de médios e tweeters.
Veja mais detalhes das ligações neste vídeo:
ua-cam.com/video/PVh748naMnk/v-deo.html
@@TECHNOART muito obrigado ! Que Deus abençoe 🙏 !!
@lucivaloliveiralins7386, continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, disponíveis na Amazon.
excelente vídeo,ganhou um escrito,parabens
OK!
Tenho um amplificador dbs da Watson, queria colocar dois graves nele de 18 pl, queria saber quantos whts pode ter cada alto falante, para da um grave maneiro?
Heulalyo Fonseca, qualidade de som não depende só de potência e de graves. Para que o equipamento de som funcione da melhor maneira possível depende de uma série de fatores. Por exemplo:
1- do correto casamento de impedâncias entre alto-falantes e amplificador.
2- O projeto acústico da caixa acústica que deve sintonizar o máximo possível com o woofer e ser forte o bastante para evitar vibrações e ruídos desagradáveis.
3- divisor de frequência para correta distribuição dos sons graves, médios e agudos.
4- qualidade do amplificador que deve apresentar distorção harmônica menor que 1% a plena potência, e muitos outros fatores técnicos.
Sugiro que você assista os vídeos no link abaixo, sobre divisor de frequência, casamento de impedância e construção de caixa acústica simples de boa qualidade.
ua-cam.com/video/PVh748naMnk/v-deo.html
Amigo, poderia me ajudar com uma questão, estou pegando um amplificador de 12000W RMS em 8hms, 6000w RMS em 4 ohms e 3000w RMS em 2 ohms. E quero ligar mais do que 100 caixas. Me corrija se estiver errado, mas se fizer uma associação série paralelo, de modo a manter a quantidade de ohms suportada na saída de cada canal; sendo que esse suporta 2/4/8 ohms eu consigo fazer essa ligação sem problemas? Obs.: Usando caixas de 25RMS e 8hms.
echaiati, se você pretende fazer uma grande instalação de som, primeiramente, para evitar grandes prejuízos, é preciso saber algumas informações muito importantes:
1- Onde será feita a instalação é palco para show, quadra de esportes, clube, ou outro local de grandes dimensões?
2- A potência de energia elétrica instalada no local é suficiente? Amplificadores de alta potência não podem ser ligados em qualquer tomada.
3- O amplificador será instalado em local bem ventilado?
4- O local tem amortecimento acústico para evitar excesso de reverberação que prejudica a qualidade do som?
Como pode ser visto são algumas das questões que devem ser analisadas antes de fazer qualquer instalação de som de grande porte.
Neste caso, é aconselhável procurar um profissional em instalação de som em sua cidade, para fazer os cálculos do projeto para obter os melhores resultados, e como foi dito anteriormente, evitar grandes prejuízos, inclusive incêndio.
OBSERVAÇÃO: ocorreu uma inversão dos valores de potência e impedância, porque a potência é inversamente proporcional a impedância, quanto maior a potência, menor a impedância. Então, seria o seguinte: 12000W RMS em 2 Ohms, 6000W RMS em 4 Ohms e 3000W RMS em 8 Ohms. Se tiver mais alguma dúvida, que possamos ajudar, é só postar nos comentários.
Eu tenho uma duvida se meu amplificador é 4ohms e tem duas saidas minha ligacao de alto falantes tem q dar 4ohms até ai ok, porem tem q ser 4 ohms em cada saida ou dois 2ohms em cada saida
Diegovinicios Silva, nesse caso, o correto para não danificar o amplificador deve ser 4 Ohms em cada saída. Com 2 Ohms em cada saída em um amplificador projetado para 4 Ohms, a corrente máxima seria dobrada, levando o amplificador a super aquecer e queimar.
Boa Tarde. Quero Jampear 2 Amplificadores Novikneo ( 8 Ohms cada) . Sendo que cada canal de ambos, vou Usar uma caixa de 3vias, com divisores de frequencia em 8 Ohms.. A Pergunta é. O Jamper altera o valor de Ohms nas caixas de som ???
Roberto paqt , a forma mais segura para evitar reduzir a impedância dos alto-falantes e queimar os amplificadores, é usando as saídas de uma mesa de som, ou verificar se os amplificadores têm entradas (IN) e saídas (OUT) RCA de pré para interligar outros amplificadores. Existem outras formas, mas depende do fabricante.
Boa tarde, tenho um amplificador Som Ambiente Ab100 100 Watts Rms 4 Ohms e 4 caixas 200w - 60wrms e 08 ohms. Eu deveria fazer a ligação das 4 caixas em paralelo ?
faelztv , quantos canais tem seu amplificador, 4 canais? 2 Canais? Se forem 2 canais você pode ligar as 4 caixas de 8 Ohms em paralelo, de modo que em um dos canais ligue duas caixas em paralelo (8 Ohms / 2 = 4 Ohms). No outro canal ligue as outras duas caixas também em paralelo. Observe a correta ligação das polaridades (+ com + e - com -) Se tiver dúvidas quanto as ligações procure auxílio de um técnico instalador de som, para evitar ligar errado e causar danos ao seu amplificador.
@@TECHNOART São 2 canais o amplificador. Vou fazer como sugeriu: 2 caixas em paralelo por canal. Obrigado pelo retorno.
Boa noite meu nobre!É possível ligar 2 alto falantes de 8ohms e 2 alto falantes de 4ohms em módulo automotivo com impedância de 1ohms?
roosberg santana, temos que fazer as seguintes considerações:
1- Sabendo-se que os alto-falantes de menor impedância receberão maior potência do amplificador, esses alto-falantes serão mais forçados e poderão ser danificados.
2- Impedância tão baixa de 1 Ohm pode queimar o módulo, caso haja um pico de sinal.
3- Para operação correta, os alto-falantes devem ter a mesma impedância (4 ou 8 Ohms). Não se deve misturar impedâncias.
4- Misturando as impedâncias dos alto-falantes e os mesmos ligados no mesmo canal, o resultado será:
Dois alto-falantes de 8 Ohms em paralelo teremos 4 Ohms.
Dois alto-falantes de 4 Ohms em paralelo teremos 2 Ohms.
Ligando-se todos em paralelo temos Ztotal = Z1 x Z2 / Z1 + Z2, ou seja, 4 x 2 = 8 / 4 + 2 = 6, então = 1,333 Ohms, próximo a 1 Ohm.
Apesar de atingir impedância próxima a impedância mínima do módulo, os alto-falantes de 4 Ohms trabalharão mais forçados.
@@TECHNOART são woofer de 8 polegadas que serão usados como médio
roosberg santana, mais algumas considerações:
1- O alto-falante woofer é projetado para reproduzir graves (contra baixo, bumbo, etc.) A faixa de médios que o woofer pode reproduzir é pequena. Para reproduzir médios de vocais, guitarra, sopro, etc., o alto-falante projetado para essa função é o midi range ou driver com corneta.
Existem drivers que alcançam a faixa de agudos (pratos de bateria, cavaquinho, entre outros), funcionam como se fosse um mid range e tweeter ao mesmo tempo.
2- As recomendações para o correto casamento de impedâncias, evitar distorções sonoras e danos aos alto-falantes ou ao módulo, são as mesmas vistas em detalhes anteriormente.
3- Para esses alto-falantes funcionarem corretamente é preciso usar divisor de frequência.
Eu tenho um amplificador de 550rms saída de 4 ohms, eu poderia ligar 2 caixas de 750rms 4 ohms cada em paralelo sem correr o risco de queimar a saída do amplificador.?
Por favor me ajude.
Arte Com Papel, duas caixas acústicas de 4 Ohms ligadas em paralelo resulta em: 4/2=2 Ohms. É a metade da impedância recomendada pelo fabricante. Sendo assim, o amplificador trabalharia forçado.
Para esse amplificador só existem duas soluções:
1- Se o amplificador for stereo (dois canais), a outra caixa deve ser ligada ao outro canal. Então, cada canal trabalharia em 4 Ohms.
2- Se o amplificador for mono (um canal), para ligar duas caixas acústicas só seria possível em série (4+4=8 Ohms). O problema seria reduzir a potência à metade. No entanto, se o ambiente a ser sonorizado não for muito grande, 275W dá e sobra potência. Inclusive, o amplificador funcionaria mais folgado.
@@TECHNOART muito obrigado!!
meu receiver suporta no minemo 6 ohms, se eu casar 4 caixas certinhas e der a impedância necessária, porem uma caixa queimar e diminuir a impedância abaixo de 6 eu vou queimar a saída? ou daria tempo perceber que uma caixa queimou e desligar?
@gsouza579, para ligar 4 caixas de som e obter 6 Ohms é preciso ter 4 caixas de 6 Ohms em cada canal (direito R e esquerdo L). Seriam 8 caixas de som, 4 em cada canal. Você teria que montar 2 pares de caixas de 6 Ohms em série para obter 12 Ohms em cada par. Em seguida ligaria cada par em paralelo para obter 6 Ohms (12 Ohms / 2 pares = 6 Ohms). Se ligar errado, a impedância ficará menor que 6 Ohms, com risco de sobre carregar, e não haveria tempo para desligar o amplificador antes de queimar.
@@TECHNOART muito obrigado amigo, mas me tira só uma dúvida a mais, o risco de uma caixa dessa queimar é alto? Pois tenho medo disso acontecer e desbalancear o casamento das impedância e queimar a saída
@gsouza579, não há risco de queimar a caixa de som, o risco é queimar o amplificador. Suponha um amplificador que a impedância mínima de operação seja 4 Ohms, e você tenta ligar duas caixas de som com 4 Ohms cada em paralelo. O resultado será 4 Ohms / 2 = 2 Ohms. Isso significa que a resistência dos alto-falantes cai a metade e o resultado é dobrar a potência do amplificador, muito além do que ele suporta, causando super aquecimento e queima dos transistores de saída. Sendo assim, nunca ligue caixas de som cuja impedância resultante seja menor que a recomendada pelo fabricante.
Ótimo vídeo amigo, uma dúvida rápida.
Tenho um amplificador 4 canais 2 ohms
Liguei em bridge o canal 3 e 4 para subwoofer : casou 4 ohms certinho.
Sobrou outros dois canais a 2 ohms, em um deles liguei 2 alto falantes de 4 ohms em paralelo, resultando 2 ohms casando corretamente , agora nesse último canal de 2 ohms quero ligar apenas um alto falante woofer de 4 ohms, teria algum problema além da perda de potência? e a perda seria apenas nesse canal ou afetaria outro?
Gabriel Castro, não causaria dano ao amplificador, mas o efeito stereo seria prejudicado porque o canal em 4 Ohms tocaria com a metade do volume. Os efeitos sonoros do canal mais fraco seriam perdidos.
TECHNOART o canal 4 ohms que você diz é o ultimo canal 2 ohms que restou e estou colocando o woofer de 4 ohms certo? e não o canal brigde 4 ohms do subwoofer
Gabriel Castro, conforme explicado anteriormente, o amplificador disponibiliza 4 canais em 2 Ohms. Sendo que cada canal é STEREO, portanto são divididos em dois sub canais R (direito) e L (esquerdo). No entanto, dois canais STEREO foram convertidos em um único canal MONO (BRIDGE), consequentemente sobraram dois canais, cada um STEREO. Um desses canais está operando em 2 Ohms, mas o outro irá operar em 4 Ohms. Se um dos canais operar com o dobro da impedância, esse canal tocará com menos volume em relação ao de menor impedância. Consequentemente, haverá desequilíbrio entre os volumes dos canais restantes, prejudicando os efeitos sonoros criados pelo sistema STEREO. A melhor solução seria comprar outro woofer de 4 Ohms igual aos anteriores e ligar em paralelo no canal que sobrou. Dessa forma se obterá o equilíbrio sonoro. Outro detalhe importante, o efeito stereo só funcionará corretamente, se os alto-falantes forem exatamente iguais, mesmo fabricante, mesmo modelo, mesmo tamanho, mesma impedância.
TECHNOART Muito obrigado, explicação perfeita e de grande ajuda!
Olá, tenho 4 alto falantes e um subwoofer, queria fazer duas caixinhas de som pro meu pc e casa caixinha com 2 alto falantes, ambos são de 4 ohms e eu queria que continuassem sendo de 4 ohms, tem como eu fazer a ligação dos dois alto falantes numa mesma entrada do amplificador?
Arthur Vitor, tecnicamente a única maneira de manter a mesma impedância ligando dois alto-falantes, é usar um woofer e um tweeter em cada caixa, de modo que o tweeter deverá ter obrigatoriamente um capacitor de poliéster ou eletrolítico despolarizado de 3,3 uF ligado em série com seu terminal positivo, e o terminal que sobra do capacitor ligar ao positivo do amplificador da placa de som do PC.
Se ligar o woofer e o tweeter sem o capacitor, o resultado em série será a soma de 4+4 Ohms = 8 Ohms fazendo a potência cair a metade. Ou a ligação em paralelo ocorrendo a divisão de 4 Ohms / 2 alto-falantes = 2 Ohms, de modo a sobrecarregar a saída do amplificador da placa de som do PC levando a sua queima.
Tenho 2 autofalantes de 4 omhs e 1 de 2 omhs. E tenho um amplificador com duas saídas de resistência variando de 4 a 16 omhs dependendo da carga de energia. Como sugere a ligação dos meus autofalantes?
Guilherme Goes, se seu amplificador tem duas saídas ele é STEREO (DOIS CANAIS). Dessa forma, a única maneira de ligar corretamente sem forçar as saídas, é ligar um dos alto-falantes de 4 Ohms em um canal, e o outro alto-falante de 4 Ohms no outro canal. O alto falante de 2 Ohms não poderá ser ligado porque essa impedância é menor do que 4 Ohms, pois essa é a menor impedância admitida pelo seu amplificador. Se tentar ligar esse alto-falante de 2 Ohms vai super aquecer o amplificador e poderá queimar. Nem sequer em bridge (MONO), quando se junta os 2 canais STEREO, você vai poder ligar, porque em bridge a impedância é maior do que a mínima admitida.
Obrigado amigo por esse excelente vídeo. Não sei se é impressão minha, mais tenho notado que quando a impedância é menor que a saída do amplificador a distorção também aumenta, as vezes até antes de meio volume!
Val Sound System, realmente, quando se reduz a impedância a um valor menor do que a saída do amplificador significa menor resistência nos alto-falantes resultando em maior corrente e maior aquecimento dos transistores de potência. O correto é manter a impedância nos alto-falantes igual a impedância de saída do amplificador para não haver super aquecimento e distorção pelo efeito de clipagem, corte dos picos do sinal sonoro, que são os sinais mais fortes.
Boa tarde...uma dúvida...se vc ligar um falante de 8ohms em série com um resistor consegue obter 4 ohms para ligar na saída da potência?
Qual o valor do resistor.
Luiz, é possível ligar resistor em conjunto com alto-falante para modificar a impedância. No entanto, temos que fazer duas considerações:
1- Para reduzir a impedância de 8 para 4 Ohms, a ligação deverá ser em paralelo. Em séria a impedância aumenta.
2- Ligar um resistor em série ou paralelo com o alto-falante para alterar a impedância funciona, mas haveria três problemas: o resistor teria que ser para alta potência, aqueceria muito, e não poderia reproduzir som. Devido a esses problemas ocorreria gasto inútil de potência. O correto é ligar em paralelo um outro alto-falante exatamente igual para 8 Ohms. Dessa forma, a potência do amplificador seria dividida igualmente entre os dois alto-falantes, sem desperdício de energia.
Olá. Tenho 2 woofer de 4 ohms . E um módulo taramps ds8004x. De 2ohms e 4 ohms bridges. Como devo fazer a ligação. Em série ou paralelo
Caina Carvalho, em bridge 4 Ohms só é possível usar somente um woofer. Em 2 Ohms os woofers devem ser ligados em paralelo: 4 Ohms / 2 = 2 Ohms. Existe aí outro problema, esse módulo opera com dois canais em bridge e dois canais stereo. Dessa forma um canal bridge e um canal stereo ficarão sem função, a não ser que você compre mais 3 Woofers iguais aos existentes e repita as mesmas conexões nos outros canais. Se você não tiver experiência procure um técnico, caso contrário poderá danificar o módulo.
Ótimo conteúdo. Parabéns, irmão!
Koala, Obrigado. Continue participando. Envie sugestões de vídeos aulas.
@@TECHNOART boa tarde, o módulo um de 2ohms, 4 canais, minha duvida é, se eu colocar 7 alto-falantes, cada canal tem que ter 2 ohms, ou é o módulo todo independente de quantos canais tem? Tipo posso deixar um canal com 2, outro com 4, e como fica ligação em bridge ligando alto-falante em série?
Tiago Mantana, temos de analisar o seguintes itens:
1- Todos os canais devem operar com a mesma impedância.
2- A ligação em bridge (ponte) é para operação mono (um canal), e normalmente só funciona em 4 Ohms. A ligação em bridge obriga os alto-falantes a suportarem o dobro de potência.
3- Para 4 canais (2 + 2 STEREO) em 2 Ohms, você precisa de dois alto-falantes woofer de 4 Ohms em cada canal, ligados em paralelo para obter 2 Ohms. Você precisa de 8 alto-falantes woofer.
Faltou um detalhe importante: você não mencionou os alto-falantes para médios (mid range) e agudos (tweeters). Como pretende ligar esses alto-falantes? O módulo tem cross over (divisor de frequência), ou pretende comprar os cross over separados para cada canal?
@@TECHNOART possuo 4 alto-falantes de 6 polegadas um em cada porta ambos 4ohms, uma caixa trio onde o subwoofer é 4ohm e a corneta e o Twitter são 8 ohms, no módulo 4 canais ligarei o subwoofer em um e os outros 6 no restante porém como proceder se 4 são 4ohms e 2 são 8ohm em módulo taramps de 2 ohms?, módulo tem divisor, daí colocarei o subwoofer totalmente para grave, e no outro lado os demais totalmente para voz inclusive com capacitores tbm.
Tiago Mantana, dois Ohms é a impedância mínima, para evitar ligações abaixo de 2 Ohms em cada canal, porque poderia provocar sobre carga ao módulo. Os alto-falantes das portas são FULL RANGE (faixa completa) em 4 Ohms. Reproduzem todas as frequências entre graves, médios e agudos. Ligue os FULL RANGE das portas de modo que se obtenha dois pares de alto-falantes em paralelo. Cada par em paralelo será ligado a um canal para operação STEREO. Ligue cada par em um canal. Para os dois canais que sobram ligue a caixa trio em bridge (ponte). Importante: a caixa trio não pode funcionar totalmente como sub, porque também tem corneta e tweeter. A não ser que desligue a corneta e o tweeter, ou ligue uma caixa só para subwoofer. E para que você quer ligar capacitores?
Eu tenho 2 auto falante de 4 homs e 2 de 6 homs, posso ligar junto no meu módulo de 2 homs?
Rafa, no seu caso a solução é ligar em cada canal um alto-falante de 4 Ohms em paralelo com o outro de 6 Ohms. O resultado da associação em paralelo de dois alto-falantes em paralelo será 4x6 / 4+6 = 24/10 = 2,4 Ohms em cada canal.
O ideal para correto funcionamento seria utilizar alto-falantes com a mesma impedância e características iguais (mesmo modelo), para evitar desequilíbrios e distorções sonoras.
ATENÇÃO:
1- As potências dos alto-falantes devem suportar a potência do modulo. O ideal é que os alto-falantes suportem potência pelo menos 50% maior do que o módulo. Se o módulo fornecer 200W por canal, cada alto-falante deve suportar pelo menos 300W. Essa sobra de potência dos alto-falantes evitará que eles possam queimar devido a picos sonoros que podem super aquecer as bobinas. Pode usar um pouco menos de potência, por exemplo, 250W, porém, a segurança diminui. Se um dos alto-falantes da associação em paralelo suportar menor potência que o módulo, o de menor potência funcionará forçado e poderá queimar.
2- Use cabo vermelho (+) e preto (-) conforme instruções do fabricante do módulo para ligar os alto-falantes. Combine + com + e - com -, caso contrário, haverá distorção e perda de graves. Esses cabos devem ser bem soldados para evitar maus contatos.
O link abaixo mostra como soldar.
ua-cam.com/video/Tj735ds7Svk/v-deo.html
Boa noite eu tenho um amplificador com saída em 4 ohns e meu 4 autos falantes são em 8 ohns , qual ligação devo fazer pro final de uma saída ser com 4 onhs ?
Wesley Estavanato , primeiro é preciso saber:
1- o amplificador é mono ou stereo?
2- os 4 alto-falantes são todos woofer, ou tem também mid range e tweeter?
Se o amplificador for stereo e os 4 alto-falantes forem do tipo woofer, bastará ligar dois woofer em paralelo em cada canal, ou seja, dois alto-falantes de 8 Ohms ligados em paralelo = 4 Ohms.
Se o amplificador for mono a solução é ligar os 4 alto-falantes woofer de 8 Ohms em paralelo que resultará 2 Ohms, e ligar em série com essa associação um resistor de fio 2 Ohms que resultará em 4 Ohms. A potência do resistor deverá ser = 50 W ou mais, a depender da potência do amplificador.
@@TECHNOART é então meus falantes são woofer sim e o amplificador é mono com uma saída de 4 ohns e tbm tem um drive com um divisor de frequências de 500 rms , será que posso fazer essa ligação dos 4 falantes em paralelo junto com o drive ?
Obrigado por responder
Wesley Estavanato, pode ligar desde que siga as instruções anteriores. Cuidado: sem o resistor de potência, a impedância reduz para quase 2 Ohms e pode queimar o amplificador.
Esclareceu tudo obrigado
Parabéns pelo canal
Sempre dando dicas e informações preciosas
Boa noite amigo, possuo um receiver 5.1, sendo 5 canais de 75w rms e 1 de 150w rms
Gostaria de trocar as caixas frontais e sorround(4 caixas) por 4 6x9 de 100w rms de mesma impedância, isso pode prejudicar meu som?
E o que aconteceria se eu ligasse 2 falantes em paralelo em 1 saída só de 75w rms?
Matheus Ramos, com relação às suas perguntas.
1- As caixas acústicas só reproduzem a potência que o amplificador pode fornecer. Portanto, o aumento de potência das caixas acústicas não aumentará a potência.
2- O seu equipamento de som foi projetado e otimizado para trabalhar com as caixas acústicas originais. Se mudar as caixas acústicas poderá desequilibrar o sistema, gerando um som de menor qualidade. Neste caso, desde que as impedâncias sejam as mesmas das caixas originais, você poderia experimentar para verificar se o resultado é satisfatório.
3- Em relação a ligar duas caixas acústicas em paralelo, em uma saída que só admite uma caixa acústica para uma determinada impedância, isso poderia reduzir perigosamente a impedância final, resultando em sobrecarga para essa saída.
4- Se as atuais caixas acústicas não estão agradando sugiro fazer uma manutenção, porque pode haver componentes internos com defeito, os quais prejudicam a performance do sistema.
Quero montar um som com tweeter de 4 ou 8 ohms acima 5000
Mid range 4 ou 8 ohms de 300 a 5000hz
Woofer 4 ou 8 ohms de 50 a 4500hz
Queria saber o restante dás peças tudo certinho obrigado fico no aguardo
Rafael, este link ua-cam.com/video/PVh748naMnk/v-deo.html mostra um vídeo que já tem mais de 400 mil visualizações e quase 7000 liks de quem experimentou e gostou. Explica em detalhes o que você está querendo. É um divisor de frequência bem fácil de montar, que permite ligar um woofer, um mid e um tweeter. Este divisor casa as impedâncias, deixa o som bem equalizado e gostoso, incluindo também as peças necessárias para o correto funcionamento. Se quiser o esquema completo com várias dicas de montagem envie seu e-mail nos comentários.
Qual a ligação ideal para 6 auto falantes de 4 ohms em uma saída de 4 ohms?
Rottweiler Ravena, para obter 4 Ohms com 6 alto-falantes de 4 Ohms em uma única saída do amplificador, seria preciso montar duas séries com 3 alto-falantes de 4 Ohms, depois ligar as duas séries em paralelo.
Teríamos então:
1ª série = 4 + 4 + 4 = 12 Ohms
2ª série = 4 + 4 + 4 = 12 Ohms
Para finalizar basta ligar as duas séries em paralelo:
12 x 12 / 12 + 12 = 6 Ohms ou 12 / 2 = 6 Ohms.
Para obter os exatos 4 Ohms seria preciso mais uma série de 3 alto-falantes com 4 Ohms, ou seja, 3 séries de 4 Ohms ligadas em paralelo.
Observe que com apenas duas séries só é possível fazer uma aproximação, onde a impedância final ficaria somente 2 Ohms maior. No entanto, a impedância resultante não seria menor que 4 Ohms, condição que forçaria a saída do amplificador.
Caso queira o esquema envie seu e-mail.
Se não tiver experiência com ligações série paralelo de alto falantes procure um profissional da área de instalação de som. Se fizer as ligações erradas, a impedância poderá reduzir para menos de 4 Ohms e queimar a saída do amplificador.
@@TECHNOART ok, perfeito. Vou realizar a ligação no sábado. Não tenho muita experiência mas estou aprendendo aos poucos. Ao final da ligação, para ter a certeza se ficou ligado corretamente, vou medir com um multímetro. Obrigado
Rottweiler Ravena, o multímetro comum não mede impedância, mede apenas a resistência ôhmica das bobinas dos alto-falantes. A simples medida com o multímetro comum vai apresentar um valor de resistência menor que o valor real da impedância. Para medir o valor exato da impedância é preciso injetar na entrada do amplificador um sinal com frequência fixa.
@@TECHNOART verdade. O multímetro comum, ajuda para ter uma referência. Realmente não vai realizar a medida corretamente. Obrigado
Boa noite, vc postou uma video aula sobre tweeter como ligar o som mais bonito. E nele vc colocou um transistor TIP 42 e não explicou pra que serve essa conexão. Poderia por favor explicar?....obgado.
Julio Cesar, o transistor serviu apenas para representar a saída do amplificador ligada aos alto-falantes, como mostrado na descrição do vídeo.
Mas, devido a algumas pessoas terem a mesma dúvida, o vídeo foi reeditado sem o transistor.
Veja o vídeo reeditado no seguinte link ua-cam.com/video/HJeKbxKWkjQ/v-deo.html
Muito bem ......más por favor poderia informar a combinação de dois falantes de 8 ohms + dois de 4 ohms ......pra fazer lados R e L seria tipo 8x4 = 32 8+4 =12 ou 32/12 =2.6666666667 considerado abaixo de 4 ohms correto ?? podendo usar modulo de 2 ohms ??? ou não ??
dj8359, primeiro é preciso saber se as conexões serão em série, ou paralelo, ou combinadas. Se, por exemplo, ligar um alto-falante de 8 Ohms em paralelo com outro de 4 Ohms o resultado seria 8x4/8+4 = 2,66 Ohms. Se o amplificador não trabalhar com impedância tão baixa vai super aquecer e poderá queimar. Além disso, todos os alto-falantes devem trabalhar com a mesma impedância, porque se houver mistura irá desequilibrar o sistema. Um sistema equilibrado que apresente ótima qualidade de som, só é possível quando se usa alto-falantes de um único fabricante e mesmo modelo, de modo a manter o equilíbrio de impedância, resposta de frequência e potência máxima. No caso do woofer é mais problemático, porque tem de considerar também a sintonia com a caixa acústica. Um sistema de som desequilibrado se torna desagradável e irritante.
@@TECHNOART muito obg por responder.... era o que eu tinha aqui pra fazer o casamento das impedancias dois auto falantes de 8 ohms de seis pol. e mais dois pares diferentes e menores ainda com 4 ohms ,pra portas do carro ,então descobri que o radio tocava com impedancia de 4/8 ohms e ficou mais facíl casa-las ,vallewwww professor
pensei que o radio tocava só com 4 ohms e ai não ia ter jeito de equilibrar o sistema como disse ,então ficou todos em 8 ohms lado E e D
Posso ligar 4 alto falante de 3 ohms. 250 RMS cada no módulo Taramps ds 1200 RMS 2 ohms 300 RMS cada saída um em cada saída
Claudio Martins, você pode ligar sem problemas somente um em cada saída. Não tente ligar mais de um em paralelo em uma saída, porque com essa impedância baixa, o resultado será uma impedância muito mais baixa, que pode queimar o sistema de som.
Ok obrigado
Amigo! Bom dia! Tenho uma potência DBS 2000,ele e saida de 8 oms, e tenho 4 auto falantes de 8 oms, como eu ligo ele? Sendo dois em cada canal?
Octavio Miguel, potências profissionais trabalham com impedâncias geralmente entre 8 a 4 Ohms. A associação de dois alto-falantes de 8 Ohms em paralelo resulta em impedância = 4 Ohms. Então basta ligar cada par de alto-falantes em paralelo em cada canal, de modo que combine + com + e - com - entre alto-falantes e amplificador.
O vídeo mostra claramente como fazer.
Verifique também se a soma das potências dos dois alto-falantes é maior do que a potência máxima por canal do amplificador em RMS (POTÊNCIA REAL). Se a potência dos alto-falantes for menor, pode queimar os alto-falantes.
Quando se fala que um amplificador tem 8 ohms, e tendo 2 canais, significa que cada canal de 8 ohms ou cada canal de 4 ohms?
@Massayuki-p3c, quando o fabricante mostrar que a impedância por canal equivale a 8 Ohms por canal, significa que cada canal opera com impedância mínima de 8 Ohms. Nesse caso, nunca deverá ser ligado um sistema de alto-falantes com impedância menor que 8 Ohms, porque irá sobrecarregar (aquecer muito) o amplificador a ponto de queimar.
Se, por exemplo, o fabricante mostrar que a impedância mínima por canal equivale a 4 Ohms, também significa que cada canal opera com impedância mínima de 4 Ohms, e assim, não se pode ligar um sistema de alto-falantes com impedância menor que 4 Ohms.
Tenho um par de 6x9 de 4 ohms e um tweete de 8 ohms , que tipo de ligação devo fazer? E o módulo de quantos ohms tem que ser ? Vlw.
sᴡᴇᴇᴛ ᴘᴇᴀ , ligue os dois 6x9 em série que resulta em 4+4 = 8 Ohms. Depois ligue a série dos 6x9 em paralelo com o tweeter de 8 Ohms. O resultado final da associação vai ser 8/2 = 4 Ohms. O positivo da série deve ser ligado ao positivo do tweeter e a mesma coisa para o negativo.
OBSERVAÇÕES:
1- O tweeter deve ter um capacitor de poliéster de 2,2 a 3,3 uF x 250V ligado diretamente ao seu positivo.
2- O módulo deve ter impedância de saída = 4 Ohms e do tipo mono. Para funcionar em STEREO é preciso repetir a mesma configuração descrita acima e os outros três alto-falantes devem ser da mesma marca e modelo.
3- Cuidado para não inverter as polaridades: positivo do amplificador com positivo da associação série paralelo. O mesmo para o negativo.
@@TECHNOART obrigado
Só mais uma pergunta.
O 6x9 é um snake 220 rms cada e o tweeter um jbl st 200 de 100 rms , qual o melhor módulo que posso usar ?
sᴡᴇᴇᴛ ᴘᴇᴀ, o módulo deve trabalhar em 4 Ohms e a potência não deve ser maior do que a soma das potências dos alto-falantes por canal.
Voce poderia fazer um video explicando como ligar 2 alto falantes em serie, no caso de 4ohms, resultando em 8 mas com um um corte band-pass? no caso queria que passassem só as frequencias de 800hz até 4500hz..
Fabio Guilherme Gonçalves Lopes, com relação ao casamento de impedâncias em série, este vídeo explica em detalhes
ua-cam.com/video/JkhLHQxkG7I/v-deo.html
Este outro vídeo descreve a montagem de um divisor de frequências simples para três faixas: graves, médios e agudos. O filtro de médios fica na faixa de frequência que você quer. No seu caso basta usar o filtro de médios constituído pelo capacitor e resistor ligados ao positivo do MID (médios).
ua-cam.com/video/PVh748naMnk/v-deo.html
como seria o melhor esquema para lugar um tweeter de 8 Ohms em 2 falantes de 4 Ohms (cada)?
Hidel Trabalho, depende da impedância mínima do amplificador.
Existem algumas possibilidades:
1 - Se a impedância mínima do amplificador for 4 Ohms, e o amplificador for MONO (UM CANAL) pode ligar os alto-falantes de 4 Ohms em série para formar o total de 8 Ohms sem forçar o amplificador, enquanto o tweeter de 8 Ohms será ligado em paralelo aos alto-falantes. Não esqueça de ligar o capacitor recomendado pelo fabricante do tweeter, caso contrário, a impedância cairá para 8 / 3 = 2,66 Ohms, quase a metade da impedância mínima de 4 Ohms, fazendo o amplificador super aquecer e queimar. Além disso, queimará também o tweeter.
2- Caso o amplificador tenha saída para 4 Ohms em STEREO (dois canais R e L), outra opção seria ligar um alto-falante em cada canal, e um tweeter em paralelo com cada Alto-falante. Cada tweeter deverá ter um capacitor.
3- Se o amplificador suportar impedância mínima de 2 Ohms, e trabalhar em MONO (um canal), você pode ligar os alto-falantes e o tweeter em paralelo. O tweeter deverá também ter um capacitor conforme instruções do fabricante. Os alto-falantes funcionarão em 2 Ohms e o tweeter em 8 Ohms. Essa diferença de impedância não será problema se usar o capacitor de filtro no tweeter. Inclusive, é interessante que o tweeter possua maior impedância, para os sons agudos não ficarem estridentes e desagradáveis (muita distorção).
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1- O capacitor do tweeter deve ser ligado ao positivo do tweeter
2- Os positivos dos alto-falantes e tweeter devem ser ligados ao positivo do amplificador. O mesmo para os negativos.
@@TECHNOART No caso do meu amp é 2.1 então seguindo a segunda instrução o tweeter seria ligado em paralelo certo? além disso será necessário divisor de frequencia?
Hidel Trabalho, o vídeo abaixo sobre como ligar alto-falantes, casar corretamente a impedância e como melhor aproveitar todos os canais do amplificador sem forçar, pode ajudar a resolver suas dúvidas:
ua-cam.com/video/azmaQz6Dn-w/v-deo.html
Caso ainda haja dúvida volte a postar aqui nos comentários.
Oi tudo eu tenho uma caixa com 2 auto falante de 4 omes como faço pra divir um medio e um grave
teté saraivah, se os dois alto-falantes forem dois woofer, não é possível transformar um woofer em médio. O woofer foi projetado para reproduzir graves e no máximo médios graves. Se quiser acrescentar médio, é aconselhável instalar um driver tipo corneta, porque tem modelos que reproduzem médios e também agudos. Coloque o capacitor de filtro conforme instruções do fabricante. Cuidado para não inverter as polaridades que devem combinar + com + e - com - entre o woofer e corneta. Se for ligar dois woofer, cuidado com a impedância. A impedância dos woofer jamais pode ser menor do que a menor impedância recomendada pelo fabricante do amplificador.
Amigo me tire uma duvida. Se eu tenho 2 Subwoofer de 200 rms, fazendo a ligacao deles em serie e em paralelo, qual seria a potencia total dos 2 sub nos dois tipos de ligacao?
Glauter Arruda, se as impedâncias dos alto-falantes forem casadas corretamente, conforme mostrado no vídeo, não haverá alteração da potência. Não aumenta e não diminui. Mas, se a impedância não for casada corretamente podem ocorrer as seguintes situações:
1- Quando ligar os alto-falantes em série haverá redução de potência, porque as resistências dos alto-falantes serão somadas, com a redução da corrente de saída do amplificador à metade.
2- O pior caso: se ligar em paralelo sem o correto casamento de impedância, as resistências dos alto-falantes serão divididas e reduzidas à metade. Com isso, a corrente de saída do amplificador dobrará, o amplificador vai super aquecer e queimar.
Se não se sentir seguro de como fazer o correto casamento de impedância, conforme explicado no vídeo, procure um profissional especializado em instalação de som.
Amigo tenho um HD 3000 2 ohms, 1 canal, e dois alto falante 4 ohms ligando em paralelo caí pra 2, o módulo não precisa ter dois canais um para cada alto falante?
イ尺Ծフム刀 NEBULOUS, pelo que entendi seu módulo é mono (1 canal). Então basta ligar os alto-falantes de 4 Ohms em paralelo para obter 2 Ohms no canal único do módulo. Não esqueça que deve ser obedecida a polaridade: + com + e -com - , para evitar distorção e perda de graves.
Tenho um reciver 4ohms posso ligar 4 alto falantes de 4ohms a caixa e uma so torre
Valdemir Aparecido, não entendi. Você quer ligar 4 alto- falantes e mais duas caixas acústicas?
A caixa e uma só torre com 4 falentes
Valdemir Aparecido, se você pretende montar uma caixa acústica tipo torre com 4 alto-falantes de 4 Ohms cada, e para haver o correto casamento de impedâncias entre os alto-falantes e receiver, é preciso fazer as seguintes conexões:
1- ligar dois pares de alto-falantes de 4 Ohms em série. Cada série resultará 4 + 4 = 8 Ohms;
2- Posteriormente cada série deverá ser ligada em paralelo entre si para obter 8 / 2 = 4 Ohms
O vídeo mostra os detalhes de ligações em série e em paralelo.
Veja também no canal Technoart, o vídeo sobre cuidados para fazer uma boa soldagem e garantir o bom funcionamento.
ua-cam.com/video/Tj735ds7Svk/v-deo.html
Como faço pra liga 4 autofalante de 8 ohms em um aparelho de 4 ohms???
Hugo Boss, se seu aparelho de som for STEREO com canal direito (R) e esquerdo (L), você deverá fazer o seguinte:
1- Monte dois pares de alto-falantes 8 Ohms em paralelo ligando (+) com (+) e (-) com (-) em cada par. O resultado de cada par será 4 Ohms (8/2=4). Cada par em paralelo vai funcionar como se fosse um alto-falante de 4 Ohms.
2- Após montar os dois pares, ligue um par no canal direito (R) e o outro par no canal esquerdo (L).
Veja neste vídeo ua-cam.com/video/Tj735ds7Svk/v-deo.html
como soldar os cabos (fios) corretamente e evitar maus contatos e problemas de funcionamento.
Tenho 3 alto falante de 2 Ohms, quero ligar num amplificador de 6 Ohms com 2 canais, cada canal distribui 150w , como devo fazer ?
Wellington, os alto-falantes são iguais ou diferentes? Exemplo: são três woofer ou é um woofer, um mid e um tweeter? No seu caso se os três forem woofer, só seria possível ligar os três woofer em série, cujo resultado = 2 + 2 + 2 para se obter 6 Ohms em um único canal. O outro canal ficaria sem alto-falantes para formar também os 6 Ohms. Além disso, o amplificador STEREO (2 CANAIS) terá que funcionar em MONO. Para converter para MONO será preciso procurar no painel do amplificador se existe algum botão ou chave para mudar de stereo para mono. Essa mudança de stereo para mono é necessária porque a maioria das gravações musicais são feitas em stereo, onde parte dos sons são gravados no canal direito e outra parte no esquerdo para dar sensação de direção dos sons. Então, em mono, o amplificador junta os dois canais que podem ser ouvidos ao mesmo tempo nos dois canais ou em um dos canais. Só não haverá a sensação de direção do som.
@@TECHNOART entendi. Agora se eu ligar um caixa com 2 alto falante de 2 Ohms cada, em um canal e outro caixa com 1 alto falante de 2 Ohms no outro canal , pode ? O primeiro caixa com 2 alto falante está em série.
Wellington, se você ligar dois alto-falantes em série em um canal o resultado será 2+2 =4 Ohms. Dessa forma , 4 Ohms é menor do que 6 Ohms. Se ligar no outro canal apenas um alto-falante de 2 Ohms, 2 é muito menor do que 6 Ohms.
Conclusão: se você tentar qualquer ligação diferente do que foi explicado anteriormente seu amplificador vai super aquecer e queimar.
@@TECHNOART OK , obrigado !!
Eu tenho um som antigo q a saida é 6 ohms,e consegui umas caixas onde 2 é 6ohms cada e mais 2 pequena,acho q é as twitte q é 12ohms cada.como ligo?
《Cauã Gamer》BR, se você ligar alto-falantes de 12 Ohms na saída de amplificador de 6 Ohms, o resultado será a redução da potência pela metade. Vai tocar muito baixo. Se ligar as caixas de 6 Ohms na saída do amplificador que também trabalha com 6 Ohms, haverá o casamento perfeito de 6 Ohms com 6 Ohm e vai funcionar sem problemas. Não tente ligar as caixas de 12 Ohms em paralelo (juntas) com as caixas de 6 Ohms, porque o resultado em paralelo será: 12 x 6 / 6 + 12 = 4 Ohms. A impedância resultante será menor do que a do amplificador. Isso vai forçar o amplificador e pode queimar.
amigo eu tenho 4 altofalante di4 homem qual anplificado eu conpro
joao Firmino, o amplificador tem que funcionar também com 4 Ohms.
Cuidado: se ligar os alto falantes de forma errada, a impedância pode ficar menor do que 4 Ohms e queimar a saída do amplificador. Se tiver dificuldade procure ajuda de um técnico instalador de som.
Boa tarde
Tem 10 altofalantes 6/9 (5pares)
De 4ohms
1 amplificador 1canal de 1ohm
Qual a melhor opção???
Dayane Moreira, se o amplificador tiver apenas 1 Ohm, ligar dois pares de 5 falantes em paralelo = 0,8 Ohm. Depois ligar cada par de 5 falantes que já estão associados em paralelo, agora em série = 1,6 Ohms. ATENÇÃO: Nunca fazer associações cuja impedância final seja menor do que a menor impedância indicada pelo fabricante.
@@TECHNOART obrigado 👍
Meu home teather queimou a saída de duas caixas.
E quero ligar elas Junto com as outras q estão boas.
A saída é 3, e a caixa tb é 3ohms
Como faço?
Ou seja, caixas 6ohms, e saída de 3ohms
Karlo Al, se você ligar as caixas de som conforme sua sugestão, elas ficarão em paralelo com as outras caixas, fazendo a impedância ficar muito baixa. O resultado será a sobrecarga do sistema, levando a queima do amplificador.
Então, você só terá duas soluções seguras:
1- Ligar as caixas sem série. Nesse caso a potência vai cair a metade.
2- Enviar o equipamento a uma assistência técnica para o devido reparo. Somente essa última opção permitirá o correto funcionamento do home theater.
Boa tarde. Tenho duas caixas com 2 sub-graves de 4 ohms cada uma e uma potencia de duas saidas 4 ohms.
Como devo ligar, no paralelo cada caixa vai dar 2 ohms e em série vai dar 8 ohms. Como faço?
ale dovalle, se é que entendi sua pergunta, então neste caso, como a impedância de cada caixa é igual a impedância de cada saída da potência, basta ligar uma das caixas em uma entrada da potência e a outra caixa na outra entrada da potência. Não há necessidade de ligar em paralelo ou série.
@@TECHNOART é que cada caixa tem 2 altifalantes de 4 ohms cada
Os dois ligados em serie daria 2 ohms e em paralelo 8 ohms, nao seria isso?
ale dovalle, é o inverso: em paralelo a impedância reduz a metade, enquanto em série somam as impedâncias. Nesse caso, se ligar em série haverá redução da potência a metade. Se ligar em paralelo a impedância será muito baixa, quase um curto circuito, e poderá super aquecer os transistores de saída do amplificador de potência, com a conseguente queima do mesmo. Verifique no manual do amplificador se ele pode trabalhar em dois Ohms, referente a associação de 2 alto-falantes de 4 Ohms em paralelo.
ale dovalle, nesse caso só existem duas opções:
1- ligar em cada caixa os dois alto-falantes em série, mas a potência cairá a metade;
2- ligar os alto-falantes em paralelo em cada caixa. Nesse caso a impedância reduz a metade resultando em 2 Ohms. Para usar a opção em paralelo você deverá verificar no manual se seu amplificador de potência suporta trabalhar em 2 Ohms, caso contrário uma impedância tão baixa é quase um curto circuito, e pode queimar seu amplificador.
Tenho um amplificado esquenta MT com 4altofalante ele é de 100w o que eu faço nesse caso obg 👍
Marcelo Martins , faltaram várias informações:
1- Qual a impedância dos alto-falantes?
2- Qual a impedância de saída do amplificador?
3- Os alto-falantes são iguais, ou seja, são todos woofer? Ou tem mid range e tweeter?
4- Usa filtro (cross over)?
5- O amplificador é mono (um canal) ou stereo (dois canais)?
Sem as informações acima tudo fica na base da suposição. Então supondo que o amplificador seja mono, os alto falantes sejam iguais e sejam woofers de 8 Ohms ligados em paralelo, o resultado será 8 / 4 = 2 Ohms. Se forem woofers de 4 Ohms ligados em paralelo, o resultado será 4/4 = 1 Ohm. Em qualquer das duas situações haverá sobre carga e poderá queimar o amplificador, porque a maioria dos amplificadores são projetados para trabalhar no mínimo com 4 Ohms.
Gostaria de saber o seguinte: Na sua sugestão, qual a melhor associação pra ligar 70 auto falantes de (quatro) 4 Ohms cada um, pra um amplificador com saida de (oito) 8 Ohms?
elionardo machado, precisamos analisar o seguinte:
1- Se você estiver pensando em som ambiente será preciso um amplificador que tenha saída em alta impedância. Amplificador comum com saída de baixa impedância em 8 Ohms não servirá. As caixas acústicas não podem ser comuns, devem ser do tipo de alta impedância para som ambiente.
2- Se não for som ambiente faltou informar se os alto-falantes são iguais, ou seja, são todos woofers, todos mid, ou todos tweeters, ou estão misturados. Se forem misturados ainda é preciso projetar o divisor de frequência correto.
Se todos os alto-falantes forem iguais, e o amplificador tiver dois canais, e cada canal em 8 Ohms, será preciso fazer 4 séries com 8 alto-falantes de 4 Ohms, ou 4 Ohms x 8 alto-falantes = 32 Ohms. Depois ligar cada série de 32 Ohms em paralelo, ou 32 / 4 = 8 Ohms para cada canal do amplificador.
ATENÇÃO:
1- Observe que para funcionar corretamente, você só vai poder ligar 64 alto-falantes, ou 32 alto-falantes por canal.
2- Se ligar só tweeters ou só mid, é obrigatório usar os capacitores de filtro recomendados pelos fabricantes.
3- As polaridades dos alto-falantes devem ser obedecidas (+) com (+) e (-) com (-).
4- Qualquer ligação errada poderá queimar tweeters, mids e o amplificador.
5- Se não tiver experiência para fazer as ligações corretas de casamento de impedância, e ligações de filtro com capacitores, procure um técnico instalador de som.
@@TECHNOARTSom ambiente de loja... Desculpa, Só corrigindo: São 80 auto falantes de 8(oito Ohms) cada um. O amplificador tem saída com impedância de 8 (oito Ohms). Como seria nesse caso...
elionardo machado, como falei anteriormente, você precisa de um amplificador com saída de alta impedância e caixas acústicas também para alta impedância. Amplificador comum e alto falantes comuns talvez não funcione corretamente, porque geralmente serão necessários dezenas de metros de cabos para interligar os alto-falantes, e dessa forma poderá haver grandes perdas do sinal devido a resistência dos cabos. Se não souber como fazer, aconselho procurar ajuda de quem tem experiência no ramo. Qualquer ligação errada pode queimar o amplificador.
Bom Dia ! Tenho 5 auto falantes de 8 ohms e a saída do amplifcador de 2 ohms . Poderia por gentileza me auxiliar ? Obrigado
Marcelo Rocha Figueiredo, em 2 Ohms só é possível a seguinte combinação das impedâncias: ligue 4 alto-falantes em paralelo no mesmo canal. Dessa forma o resultado será: 8 Ohms / 4 alto-falantes em paralelo = 2 Ohms. Para ligar em paralelo providencie um cabo de audio polarizado (vermelho e preto) para caixas acústicas. Interligue todos os positivos dos alto-falantes com o fio vermelho, depois todos os negativos com o fio preto. Em seguida interligue o conjunto a um dos canais do amplificador obedecendo a mesma polaridade.
Cuidado com a soldagem, soldagem mal feita (solda empelotada e sem brilho) prejudicam a qualidade das interligações. Veja nosso vídeo sobre cuidados durante a soldagem.
ua-cam.com/video/Tj735ds7Svk/v-deo.html
Se o amplificador tiver dois canais (STEREO) será preciso comprar mais três alto-falantes com 8 Ohms para repetir as ligações no outro canal.
Lembre-se que se forem alto-falantes mid ou alto-falantes tweeter precisarão de divisor de frequência, caso contrário queimarão.
Veja o vídeo sobre divisor de frequência simples:
ua-cam.com/video/PVh748naMnk/v-deo.html
@@TECHNOART Muito Obrigado
É possível ligar 4 falantes 8 omhs em um amplificador de 4omhs?
sergio oliveira, se os alto-falantes forem todos woofer é possível se o amplificador for stereo (dois canais). Basta ligar em cada canal dois alto-falantes de 8 Ohms em paralelo, cujo resultado será 8 Ohms / 2 = 4 Ohms. Se os alto-falantes forem todos tweeters ou se todos forem midrange é possivel ligar usando o mesmo esquema, desde que use também os capacitores de filtro conforme instruções dos fabricantes. Não esquecer de obedecer as polaridades (+ com +) e - com - ) para evitar distorções e ruídos.
boa noite tudo bem? caso eu quiser ligar 06 auto falantes de 04 ohms em um amplificador de 01 ohms consigo?
Andre Santos, se seu amplificador foi projetado para suportar trabalhar em 1 Ohm, quase um curto circuito, então siga esses passos:
1-ligue dois alto-falantes de 4 Ohms em série e em seguida ligue um terceiro alto-falante de 4 Ohms em paralelo com os dois primeiros em série. O resultado será = 2,667 Ohms.
2- Repita a mesma associação com os outros três alto-falantes para obter o mesmo resultado = 2,667 Ohms.
3- Finalize ligando as duas associações série paralelo obtidas anteriormente agora em paralelo.
O resultado total = 1,333 Ohm. É o mais próximo que você pode chegar a 1 Ohm de impedância.
Excelente explicação professor... muito obrigado mesmo pelo esclarecimento....
@@TECHNOART obg pela duvida se puder faz um video explicativo... muito obrigado mesmo...
@@TECHNOART se puder por favor me mande no meu email esse diagrama de ligação????
adlsantos343@gmail.com
andre santos, foi enviado o esquema
Quero ligar duas St, duas h10, e dois falantes de 12 de 100 RMS...como ligo todos juntos ? 😅
Bruno Magalhaes, se você estiver se referindo ao tweeter para agudos e ao driver fenólico para voz, primeiro você tem que saber qual a impedância mínima do seu amplificador e qual a impedância desses alto-falantes (tweeter, driver fenólico e alto-falantes 12 polegadas para graves). Supondo que seu amplificador trabalhe com impedância mínima de 2 Ohms, os st 8 Ohms, os H10 8 Ohms e os alto-falantes de graves trabalhem em 4 Ohms, para você casar corretamente a impedância desses três tipos de alto-falantes, deverá fazer o seguinte:
1- Se o seu amplificador for STEREO, dividido em dois canais, canal esquerdo (L) e canal direito (R), ligue em cada canal um alto-falante de 12 polegadas em paralelo com o tweeter e o driver. O tweeter e o driver devem ter obrigatoriamente ligados aos seus positivos um capacitor. O capacitor do tweeter geralmente deverá ser 3,3 uF por 250V poliéster, e o capacitor do driver deverá ser 10uF eletrolítico despolarizado (bipolar) por 250V ou mais, ou conforme instruções do fabricante. Lembre-se que deve combinar (+) com (+) e (-) com (-) para evitar distorção do som e perda de graves. Se tiver dúvidas como fazer as ligações, procure ajuda de um técnico instalador de som para não danificar seu amplificador e os alto-falantes.
Com relação a impedância, o Tweeter entra nessa conta como se fosse um woofer?
Helder Souza, sim porque o tweeter também é um alto-falante. Ele é projetado para trabalhar com sons agudos (sons que vibram muito rápido). No entanto, para o tweeter funcionar corretamente deve ser usado o capacitor de filtro para evitar receber graves, porque o tweeter não foi projetado para suportar as vibrações pesadas do grave, e o resistor para evitar picos de sinal (som estridente).
@@TECHNOART a twitter no caso agente deve usar divisor de frequência é isso ?
@@andersontorres6303, para ligar o tweeter em conjunto com o woofer, é preciso o filtro de agudos formado por um capacitor. Sem esse capacitor os sons graves danificariam a membrana vibrante que gera o som no tweeter. A membrana vibrante do tweeter é projetada para ser leve, e assim, vibrar muito rápido conforme os sons agudos. Os sons graves geram vibrações lentas e pesadas, incompatíveis com o tweeter. Os fabricantes recomendam também um resistor em série com o capacitor para evitar picos de sons agudos que podem queimar o tweeter.
Tenho duas caixas de som de 4ohms cada uma e o aparelho é de 6ohms na saída como devo fazer essas ligações nessa saída.
Douglas, para ligar essas duas caixas de 4 Ohms em saída de 6 Ohms só existem as seguintes possibilidades:
1 - Se o amplificador for MONO (uma saída), se ligar as duas caixas em paralelo, o resultado será dois Ohms, muito abaixo de 6 Ohms. A consequência será sobre carga e queima da saída do amplificador.
2 - Se o amplificador for MONO, e se ligar as caixas acústicas em série, o resultado será 8 Ohms, acima de 6 Ohms que resulta em pequena perda de potência, mas SEM SOBRECARGA.
3 - Se o amplificador for stereo, com dois canais de saída, terá que ligar uma caixa em cada canal. O resultado será ligar 4 Ohms em 6 Ohms. A consequência será sobrecarregar e queimar a saída do amplificador.
CONCLUSÃO FINAL: Só a opção 2 é viável, porque não haverá sobrecarga, mas uma pequena perda de potência.
Top mesmo
@franciscojosedealmeida8742 continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, disponíveis na Amazon.
Tenho 6 fante de 8homs cada
E 1 modulo de 2 homs. Como faço?
rafael ferreira, você tem duas opções, as quais só funcionarão se todos os alto-falantes forem iguais, ou seja, se todos forem woofer, ou todos midrange, ou todos tweeter:
1- se o amplificador for mono (um canal de saída) só será possível ligar 4 falantes de 8 em paralelo para fechar 2 Ohms;
2- se o amplificador for stereo (dois canais de saída), ligar 3 falantes em paralelo em cada canal, resultando 2,66 Ohms, com uma diferença a mais de 0,66 Ohms. A única ligação que jamais deverá ser feita é a que resulte em impedância menor do que 2 Ohms.
Tenho 4 alto falante de 16 ohms. Para um modulo de 2 ohms.como fazer?
Misael Sales, não é possível obter 2 Ohms só com 4 falantes de 16 Ohms. A redução máxima de impedância que se consegue com 4 falantes de 16 Ohms é ligar os 4 em paralelo: 16 / 4 = 4 Ohms.
Top
@marciogreipacheco8189, obrigado. Continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, que estão disponíveis na Amazon.
Se eu tiver um de 4 e um de 2?
Saulo Nunes, se você ligar 4 Ohms em paralelo com 2 Ohms temos: 4x2 / 4+2 = 1,333 Ohm. Vai reduzir excessivamente a impedância, causar super aquecimento e vai queimar do amplificador.
Se ligar 4 Ohms em série com 2 Ohms temos: 4+2 = 6 Ohms. Não queima o amplificador. Mas, a maioria dos amplificadores são projetados para funcionar corretamente com 4 Ohms ou 8 Ohms. Impedância diferente da recomendada pelo fabricante pode não apresentar boa qualidade sonora.
Legal, só que tenho 4 caixas de 6 ohms e um amplificador que pega somente 4 e 8 ohms
THANOS, no caso de 6 Ohms, não é possível associar em serie ou paralelo para obter 4 Ohms ou 8 Ohms. Caso use caixa acústica com 6 Ohms não vai queimar a saída do amplificador porque é um valor de impedância intermediário entre 4 e 8 Ohms. O problema que poderia apresentar é afetar o fator de amortecimento e provocar distorção do som. Experimente ligar. Se o som não ficar fanhoso com volume mais alto, então não afetou de forma perceptível o fator de amortecimento. A única coisa que você JAMAIS deve fazer é reduzir a impedância para um valor menor do que o menor valor de impedância, por exemplo: se a impedância mínima for 4 Ohms, não ligue alto falantes menores do que 4 Ohms, se for 2 Ohms não faça associações de alto-falantes menores do que 2 Ohms.
@@TECHNOART OBRIGADO PELA DICA , MAS QUANDO LIGO EM PARALELO DUAS CAIXAS DE 6 OHMS FAÇO A MEDIÇÃO NO MULTIMETRO DÁ 3 OHMS QUEIMARÁ MEU GRADIENTE IA-2 ?
THANOS , conforme explicado anteriormente, ligar impedância menor do que a menor impedância recomendada pelo fabricante, geralmente 4 Ohms, poderá queimar seu amplificador, porque 3 Ohms é menor do que 4 Ohms. Vai forçar o amplificador.
@@TECHNOART SIM, FIZ O SEGUINTE LIGUEI DUAS CAIXAS DE 6 OHMS EM SÉRIE = 12 OHMS E COLOQUEI OUTRA DE 6 OHMS EM PARALELO FICOU ASSIM 12X6 DIVIDIDO POR 18 = 4 OHMS , OBRIGADO PELAS DICAS..
THANOS, a impedância nos dois canais do amplificador ficará desequilibrada. Um canal vai funcionar com 4 Ohms e a caixa que sobra de 6 Ohms ligada ao outro canal desequilibra totalmente o sistema, porque um canal funciona em 4 e o outro em 6. O de 4 tocará mais alto do que o de 6 Ohms. Fora outros desequilíbrios que surgirão com essa ligação. Conforme falei anteriormente além do desequilíbrio da impedância, surgirão outros problemas.
Já queimei a saída de duas caixinhas, pq não sabia disso
João Vitor Anjos, você aprendeu a ligar corretamente vários alto-falantes e não vai mais queimar a saída de amplificador. Aproveite e entre também na campanha dos 100 mil inscritos. Se atingirmos a meta os inscritos receberão gratuitamente o curso completo de som profissional para iniciantes. Curso que aborda tudo o que o iniciante precisa saber de forma descomplicada e divertida.