Eu lembro a uns 20 anos atras, quando eu jogava pokemon TCG, eu queria comprar uma "Busca Computadorizada", e ela custava tipo uns 50 reais, ai um amigo meu disse "cara, pode ser um graveto, se vai te fazer feliz, compra". A 20 anos eu tenho essa frase comigo, e ela sempre me conforta, infelizmente ele nunca vai saber o quanto me marcou já que infelizmente ele morreu em um acidente de moto quando ainda éramos adolescentes
Eu não sou de fazer comentários, muito pelo contrário, eu odeio comentar pela sensação que alguém pode ver e responder, mas esse vídeo me tocou e eu realmente queria escrever sobre. Meus pais foram sempre muito pobres, então era difícil eu ter brinquedos caros entre outros, quando eles se separaram e fui morar apenas com minha mãe, e essa situação piorou. Atualmente eu finalmente consegui um emprego e tenho meu próprio dinheiro, mas pra mim é muito difícil comprar coisas que eu realmente gosto. Jogos, mangás, HQs e entre outros, minha cabeça sempre me culpou por isso, pois eu devia gastar com coisas que eu realmente preciso, pq elas vão valer a pena e nunca se sabe se eu vou ter esse dinheiro pra sempre. Quanto mais o tempo passava, dinheiro se tornou algo horrível pra mim, apenas uma lembrança que eu nunca vou ter o suficiente pra viver uma vida boa e o sinal que a vida adulta chegou. Vendo esse vídeo me fez lembrar de como meus amigos, sabendo da minha condição, compraram coisas que envolviam meus hobbys e as coisas que eu gosto pra me incentivar, e justamente esse vídeo me mostrou que, de uma maneira responsável, eu posso colecionar as coisas que eu sempre quis, que sempre sonhei e agora posso finalmente começar, e enfim o dinheiro não ser algo que me deixe tão triste. Muito obrigado elba, não sei se vc esperava isso mas esse vídeo realmente mudou minha visão pra muitas coisas na minha vida...Obrigado de verdade. (e desculpa pelo texto longo KKKKKKKKKK)
"alcançar objetivos nos faz felizes ainda que esses objetivos tenham sido criados por nós próprios" kahskskskkkkkk que frase ótima Me lembra uma que é: Eu quero sim um grande desafio! Mas que não seja muito difícil e que seja opcional"
parece que existe uma doença de alguns anos pra cá, que certas pessoas acham que tem que justificar oque fazem como sendo algo produtivo, e que a todo momento elas precisam ou gastar grana ou tempo com algo que tem algum valor de acordo com o que a sociedade diz, acabam torrando grana em um monte de curso de sei lá oque, normalmente essas pessoas são as que menos fazem cursos, se aprimoram em algo, porque ficam sempre correndo atrás do que a sociedade diz que alguém deve fazer e nunca fazem algo de fato. Eu já fui assim pelo menos, fazia as coisas porque os outros falavam que "eu devia gastar meu tempo com algo produtivo que vai me trazer aperfeiçoamento no futuro".
É um sentimento muito bom ter uma coleção, a uns dias eu tava recomendando mangás de terror pra um amigo, então eu só virei pra minha coleção, peguei uns mangás e comecei a folhear pra recomendar histórias a ele. Tirar os livros da prateleira e limpar eles é uma sensação boa demais.
Mês passado meu carro deu pau a caminho da loja pra jogar armory, foram R$ 720 só pra arrumar (com guincho etc). Tudo o que eu conseguia pensar era "porra eu quero comprar uma túnica de fyendal mas agora estou 720 vezes mais distante" kkk Como tenho filha o carro é uma ferramente que não posso abrir mão.
Elba, acho que seria bacana um video longo sobre esse tema! Abordando coisas que normalmente não são tão comentadas, como questões psicológicas, os motivos que o levaram e levam pessoas a colecionar e coisas assim
Muito bom o vídeo, eu sempre pensei assim e me divirto contemplando as coleções. É difícil explicar a graça do colecionismo, ainda mais um exótico, pra quem não coleciona. Um belo resumo.
Eu coleciono dvd's e blu ray, e a sensação é justamente essa apreciar, relaxar contemplando sua coleção. Certa vez uma pessoa perguntou porque eu nao digitalizava toda minha coleção ao invés de mantê-la. Leve vontade de esganamento
Poucas coisas são tao satisfatórias quanto arrumar carta nova com um amigo, chegr em casa mais tarde, só você e seus decks e arrume um espaço pras cartas novas nos decks, é muito muito terapêutico.
Particularmente comigo, oque me deixa animado com colecionismo é sempre ter um plano futuro sobre oque quero adquirir e etc. Jogando Gachas, sempre tem o ''proximo banner'' o proximo personagem a adquirir (mesmo eu sendo sempre f2p) e com magic sempre tem o proximo deck de commander a se fazer xD
Entendo bem o sentimento! Yeah, gachas não são o passatempo mais saudável, kkk. Mas como F2P, é muito legal se esforçar pra juntar recursos pra pegar um personagem novo, deixar ele com o máximo de upgrades possíveis, ver os detalhes dele, e usar ele em jogo. Ver meus personagens favoritos no estado mais forte que eu consegui deixá-los é sempre uma fonte de orgulho! Fate/GO é um vício que me faz feliz, haha!
Eu faço com minha singela coleção de livros exatamente o que o Elba falou . Por alguns motivos, evito ser colecionista, só mantendo o que tenho pretensão de ler novamente ou os que gosto bastante. O resto simplesmente doo. Mas mesmo nesse modo, depois de algum tempo juntei uma quantidade considerável, e só das coisas que realmente gosto. Então o prazer de olhar, folhear, limpar e organizar é ainda maior do que era antes. Evitar o colecionismo acabou aumentando meu apreço por minha coleção.
Até hoje lembro da minha satisfação quando completei minha primeira coleção de mangá que foi YuYu Hakusho. Ver ela na prateleira e saber q eu posso pegar e ler sempre que quiser é muito satisfatório.
Cara eu tenho o First Quest um RPG que ninguém dava valor em 1995 e agora virou relíquia, as vezes eu pego ele só pra ficar olhando aquelas capas maravilhosas .
A parte do atingir objetivos é um ponto chave, pois eu não tenho coleção de nada específico, mas eu sou muito assim com conquistas em jogos, gosto de ter tudo platinado só pra ver que no meu perfil tem, mesmo que na pratica seja um registro em um banco de dados kkkkk
Procurei por uns 30 sebos em São Paulo e no ABC... quando encontrei o último livro do Sherlock holmes... eu senti uma paz inigualável. Comprar a coleção inteira hoje na Amazon jamais trará a mesma sensação que tive naquela quest. 😁
Eu mesmo hoje to em uma vibe que tenho curtido mais o colecionismo em si. To no Magic desde 1998, nos últimos anos estava jogando bastante o EDH, mas por vários fatores acabei notando que o que me tem dado alegria é o colecionismo das edições que curto entre 94 e 2003!
Super me identifico! no inicio do ano comprei um 3DS e comecei a colecionar jogos da nintendo e amiibos, e cara, que coisa maravilhosa hahah tem dia que to estressado, viro a cadeira do escritório de casa e fico olhando as caixas dos jogos, e meus "bonecos" amiibos.
2:36 resumiu uma boa parte dos caras que colecionam retrogames. "Videogame era bom antigamente, hoje em dia é tudo cópia". Se eu ganhasse dinheiro toda vez que lia ou ouvia isso, estaria milionário.
eu tenho uma coleção de rótulo de cerveja, eu compro uma cerveja diferenciada (normalmente de garrafa pequena com um rótulo) experimento a cerveja e depois passo um tempo tirando o rótulo pra colar no meu caderno onde coleciono, me sinto bem com isso, cada rótulo novo dá um quentinho no coração, tenho orgulho da minha coleção.
Eu quase fiz fullset de Nes, faltou apenas um jogo (Stadium Events). a sensação de ter a coleção era muito bacana, ai eu precisei vender... mas foi legal lembrar dos jogos que eu tive...
Penso a mesma coisa. PS: Quando mais jovem, colecionava carteiras de cigarro, tazos, tampas de refrigerante, quando adulto, colecionei moedas e relogios de bolso.Agora voltei a jogar MAGIC, mas não o coleciono mais.
Numismáta são pessoas doentes 😂, esse tipo de gente no qual me incluo, gasta dinheiro para comprar dinheiro q nem tem mais poder de compra bizarro, eu mesmo tenho algumas q paguei bem caro, sempre q viajo pra algum lugar faço questao de recoler todas as notas e moedas em circulação no local, mas as minha favoritas são as q as pessoas me dão de presente, seja umas velhas perdidas em casa, de lugar q as pessoas foram, acho muito legal alguém se lembrar tanto ao ponto de saber q eu amo colecionar dinheiro, comonsempre video excelente
Resumindo o vídeo: é questão de valor! O que é valor para você! Eu tenho uma coleção enorme de miniaturas de carros 1/64 desde 2003 de quando morei nos EUA e de miniaturas do LoTR. A de video game eu segurei para não fazer.
Eu tenho um pouco desse sentimento com jogos digitais, às vezes gosto de passar pela minha biblioteca na Steam ou Switch e ficar olhando. É uma pena que não há uma boa forma de organizar os jogos no Switch, mas em geral com jogos digitais não há uma forma de materializar isso. Recentemente comprei um 3DS com dois jogos físicos e pude ter um pouco desse sentimento de colecionismo, espero ter oportunidade de experimentar mais disso no futuro.
Eu fico muito feliz quando consigo completar alguma edição de yugioh! Numismática é muito legal, mas precisa ter muita paciência pra achar a melhor peça que se encaixa na sua coleção! Uma vez eu entrei numa loja peguei em mãos um 640 reis muito bem conservado a soberbo, o que me quebrou foi a loja aceitar somente dinheiro! kkkkk Me senti no ano de 1218 e voltei triste pra casa! kkkkk
Eu com a minhas coleções de Sandman e One Piece sou EXATAMENTE assim kakakakaka Necessary edit: Eu com meus Pokémons TAMBÉM SOU EXATAMENTE ASSIM KKKKKKKKK Quando peguei minha shiny Giratina pulei de alegria. Hoje, ela está guardadinha na minha coleção
Eu aqui ouvindo o video e pensando num item que quero pra minha coleção de magic e NAO ACHO DE JEITO NENHUM, o challenger deck: "Deck de Desafio - Viagem para Nyx - Derrote um Deus" (inclusive se alguém tiver pra vender, pode ser aberto, só não estar mastigado, entra em contato comigo, pago bacana nele)
O maior problema dos vídeos de quarta é durar apenas 15 minutos... acho que deveríamos fazer um abaixo-assinado para dobrar esse tempo aí pra ouvir mais elbinha
colecionismo é incentivado por que dá dinheiro não? é uma forma de supervalorizar até papelão, é uma sensação extremamente boa por que desde sempre a gente entende que isso é bom, é uma questão social mesmo, o elitismo faz bem pro ego, a sensação de só eu tenho é muito massa, mas é com certeza um problema 😵💫
isso quando extrapola pra tipo, propriedade intelectual é um tipo de colecionismo, não? é um reforço dele pelo menos, as empresas querem as tecnologias pra si e até hoje uma criança de um bairro pobre não pode jogar um super Nintendo por questão de lucro, paioso
eu conheci um cara que no trabalho ele pedia pra todo mundo que ele via doa-se uma caneta pra ele. Eu vi no minimo 50 formatos diferentes de canetas. E Detalhe: o cara tinha prazer em abrir e colocar tinta em todas as canetas pra deixar elas funcionando. Achei aquilo curioso demais e diferente. Eu curto colecionar jogos de luta de videogame, mesmo sabendo que são tudo a mesma coisa; É curioso essas coisas
Tá jogando na minha cara que minha Shaeffer's é uma BIC, é isso? Huhahahaha Eu também uso meus bens de consumo até o fim, acho ótimo. Ah, vacilou não filmar Pompéia, deve ser um rolê impressionante. Mas uma viajem é bem feita mesmo quando você vê mais do que registra.
Seria muito bacana se você fizesse um quartas da hora falando sobre o efeito metaforando e como as pessoas se convencem que consegue consegue ler mentiras. Tenho curiosidade de saber a sua opinião pois sei que tbm tem formação em psico.
Compartilho o seu gosto por colecionismo Elba, tenho um bom emprego, mas prefiro me sustentar e sustentar minha família e o que sobra gastar com minhas coleções, do que gastar com roupa de grife e carro do ano, para mostrar aos outros que eu sou o ''poderoso'', prefiro fazer meus amigos que compartilham dos mesmos gostos que o meu, do que criar amizades superficiais embasadas naquilo que eu quero parecer ser.
Completei, recentemente, todo o set de Homelands, MTG, o pior set da história do jogo kkkkk foi muito prazeroso fazer essa coleção e correr atrás das cartinhas!
Eu tenho um sonho intimo, infantil, de colecionar Gunplas, desde a minha infância eu tenho esse sonho guardado no fundo do meu coração. Se pá um dia eu começo, só falta ter um salario maior.
nao acredito e colecionismo pelo ato de colecionar, acho q acumula muita tralha, muito 'hoarding', mas tenho mt dificuldade pra jogar algo fora, me apego mt. Então é ate bom q eu nao queira ter uma coleção, pq se eu tivesse nunca iria me livrar dela kkk
Na minha visão, colecionismo é sobre a busca de itens e não a conclusão. Eu tenho uma coleção de moedas/notas brasileiras que consegui de cofrinhos antigos da minha vó, trocando com pessoas, achando. Claramente eu poderia comprar pela internet e completar, mas não vejo graça nenhuma, quero conseguir devagar.
Eu lembro a uns 20 anos atras, quando eu jogava pokemon TCG, eu queria comprar uma "Busca Computadorizada", e ela custava tipo uns 50 reais, ai um amigo meu disse "cara, pode ser um graveto, se vai te fazer feliz, compra". A 20 anos eu tenho essa frase comigo, e ela sempre me conforta, infelizmente ele nunca vai saber o quanto me marcou já que infelizmente ele morreu em um acidente de moto quando ainda éramos adolescentes
Chad
Meus pêsames, meu querido. Grande abraço aí.
Eu admito que fiz um detox de coleção, parei quando meu celular me avisou que eu tinha gasto 150 horas em um mês na OLX e Mercado livre .
Eu não sou de fazer comentários, muito pelo contrário, eu odeio comentar pela sensação que alguém pode ver e responder, mas esse vídeo me tocou e eu realmente queria escrever sobre.
Meus pais foram sempre muito pobres, então era difícil eu ter brinquedos caros entre outros, quando eles se separaram e fui morar apenas com minha mãe, e essa situação piorou.
Atualmente eu finalmente consegui um emprego e tenho meu próprio dinheiro, mas pra mim é muito difícil comprar coisas que eu realmente gosto. Jogos, mangás, HQs e entre outros, minha cabeça sempre me culpou por isso, pois eu devia gastar com coisas que eu realmente preciso, pq elas vão valer a pena e nunca se sabe se eu vou ter esse dinheiro pra sempre. Quanto mais o tempo passava, dinheiro se tornou algo horrível pra mim, apenas uma lembrança que eu nunca vou ter o suficiente pra viver uma vida boa e o sinal que a vida adulta chegou.
Vendo esse vídeo me fez lembrar de como meus amigos, sabendo da minha condição, compraram coisas que envolviam meus hobbys e as coisas que eu gosto pra me incentivar, e justamente esse vídeo me mostrou que, de uma maneira responsável, eu posso colecionar as coisas que eu sempre quis, que sempre sonhei e agora posso finalmente começar, e enfim o dinheiro não ser algo que me deixe tão triste.
Muito obrigado elba, não sei se vc esperava isso mas esse vídeo realmente mudou minha visão pra muitas coisas na minha vida...Obrigado de verdade. (e desculpa pelo texto longo KKKKKKKKKK)
Pqp, lavou minha alma agora! Quantas vezes me peguei olhando as cartinhas de Magic e nem jogava, mas me sentia relaxado depois.
"alcançar objetivos nos faz felizes ainda que esses objetivos tenham sido criados por nós próprios" kahskskskkkkkk que frase ótima
Me lembra uma que é:
Eu quero sim um grande desafio!
Mas que não seja muito difícil e que seja opcional"
parece que existe uma doença de alguns anos pra cá, que certas pessoas acham que tem que justificar oque fazem como sendo algo produtivo, e que a todo momento elas precisam ou gastar grana ou tempo com algo que tem algum valor de acordo com o que a sociedade diz, acabam torrando grana em um monte de curso de sei lá oque, normalmente essas pessoas são as que menos fazem cursos, se aprimoram em algo, porque ficam sempre correndo atrás do que a sociedade diz que alguém deve fazer e nunca fazem algo de fato. Eu já fui assim pelo menos, fazia as coisas porque os outros falavam que "eu devia gastar meu tempo com algo produtivo que vai me trazer aperfeiçoamento no futuro".
É um sentimento muito bom ter uma coleção, a uns dias eu tava recomendando mangás de terror pra um amigo, então eu só virei pra minha coleção, peguei uns mangás e comecei a folhear pra recomendar histórias a ele. Tirar os livros da prateleira e limpar eles é uma sensação boa demais.
Mês passado meu carro deu pau a caminho da loja pra jogar armory, foram R$ 720 só pra arrumar (com guincho etc). Tudo o que eu conseguia pensar era "porra eu quero comprar uma túnica de fyendal mas agora estou 720 vezes mais distante" kkk Como tenho filha o carro é uma ferramente que não posso abrir mão.
Elba, acho que seria bacana um video longo sobre esse tema! Abordando coisas que normalmente não são tão comentadas, como questões psicológicas, os motivos que o levaram e levam pessoas a colecionar e coisas assim
Muito bom o vídeo, eu sempre pensei assim e me divirto contemplando as coleções. É difícil explicar a graça do colecionismo, ainda mais um exótico, pra quem não coleciona. Um belo resumo.
Eu coleciono dvd's e blu ray, e a sensação é justamente essa apreciar, relaxar contemplando sua coleção. Certa vez uma pessoa perguntou porque eu nao digitalizava toda minha coleção ao invés de mantê-la. Leve vontade de esganamento
Poucas coisas são tao satisfatórias quanto arrumar carta nova com um amigo, chegr em casa mais tarde, só você e seus decks e arrume um espaço pras cartas novas nos decks, é muito muito terapêutico.
Particularmente comigo, oque me deixa animado com colecionismo é sempre ter um plano futuro sobre oque quero adquirir e etc. Jogando Gachas, sempre tem o ''proximo banner'' o proximo personagem a adquirir (mesmo eu sendo sempre f2p) e com magic sempre tem o proximo deck de commander a se fazer xD
Entendo bem o sentimento! Yeah, gachas não são o passatempo mais saudável, kkk. Mas como F2P, é muito legal se esforçar pra juntar recursos pra pegar um personagem novo, deixar ele com o máximo de upgrades possíveis, ver os detalhes dele, e usar ele em jogo. Ver meus personagens favoritos no estado mais forte que eu consegui deixá-los é sempre uma fonte de orgulho!
Fate/GO é um vício que me faz feliz, haha!
Fate Go é vida
Eu faço com minha singela coleção de livros exatamente o que o Elba falou . Por alguns motivos, evito ser colecionista, só mantendo o que tenho pretensão de ler novamente ou os que gosto bastante. O resto simplesmente doo.
Mas mesmo nesse modo, depois de algum tempo juntei uma quantidade considerável, e só das coisas que realmente gosto. Então o prazer de olhar, folhear, limpar e organizar é ainda maior do que era antes.
Evitar o colecionismo acabou aumentando meu apreço por minha coleção.
"...quem coleciona são os arautos da vida completa..." Não tem nada mais longe disso, quem coleciona está constantemente buscando preencher algo.
Concordo e entendo perfeitamente vc Elba. As minhas coleções descansam a minha mente.
Até hoje lembro da minha satisfação quando completei minha primeira coleção de mangá que foi YuYu Hakusho. Ver ela na prateleira e saber q eu posso pegar e ler sempre que quiser é muito satisfatório.
Excelente vídeo Elba.
Me identifico com você.
Forte abraço.
Cara eu tenho o First Quest um RPG que ninguém dava valor em 1995 e agora virou relíquia, as vezes eu pego ele só pra ficar olhando aquelas capas maravilhosas .
A parte do atingir objetivos é um ponto chave, pois eu não tenho coleção de nada específico, mas eu sou muito assim com conquistas em jogos, gosto de ter tudo platinado só pra ver que no meu perfil tem, mesmo que na pratica seja um registro em um banco de dados kkkkk
não sou platinadorz mas parece que isso aí é um vício brabo
Isso ai já é um toc kkk, não?
Procurei por uns 30 sebos em São Paulo e no ABC... quando encontrei o último livro do Sherlock holmes... eu senti uma paz inigualável.
Comprar a coleção inteira hoje na Amazon jamais trará a mesma sensação que tive naquela quest. 😁
Eu gosto do conteúdo do Elba porque enquanto tá todo mundo falando de Raluca ele tá falando de joguinho.
Você está falando do Raluca 🧐
Na minha opinião tudo q vc precisa saber sobre essa história aí tá no vídeo do Lucas Inutilismo
Man a história é bem simples. A raluca cometeu crimes, não tem mais nada pra se falar sobre.
@@JPN-SS Falar sobre, é exatamente o que tu está fazendo. O comentário que era pra ser engraçado aparentemente vai desvirtuar o assunto do vídeo.
E você falando dela aqui
Você é o meu pinguim favorito, Elba ❤🐧
Quando eu era moleque eu colecionava tampa de Yakult, cheguei a encher uma caixa de sapato com elas
Eu mesmo hoje to em uma vibe que tenho curtido mais o colecionismo em si. To no Magic desde 1998, nos últimos anos estava jogando bastante o EDH, mas por vários fatores acabei notando que o que me tem dado alegria é o colecionismo das edições que curto entre 94 e 2003!
Super me identifico! no inicio do ano comprei um 3DS e comecei a colecionar jogos da nintendo e amiibos, e cara, que coisa maravilhosa hahah
tem dia que to estressado, viro a cadeira do escritório de casa e fico olhando as caixas dos jogos, e meus "bonecos" amiibos.
Esse vídeo certamente melhorou meu dia, valeu Elba.
Também gosto muito de olhar para as cartas e contemplar as artes. É isso mesmo. Um abraço, Elba.
2:36 resumiu uma boa parte dos caras que colecionam retrogames.
"Videogame era bom antigamente, hoje em dia é tudo cópia". Se eu ganhasse dinheiro toda vez que lia ou ouvia isso, estaria milionário.
eu tenho uma coleção de rótulo de cerveja, eu compro uma cerveja diferenciada (normalmente de garrafa pequena com um rótulo) experimento a cerveja e depois passo um tempo tirando o rótulo pra colar no meu caderno onde coleciono, me sinto bem com isso, cada rótulo novo dá um quentinho no coração, tenho orgulho da minha coleção.
Tem todas as black princess?
Depois desse vídeo vou até da uma moral na minha coleção da rebeca guay e terrenos antigos
Vídeo muito bom Elba!!! Se as pessoas entendessem isso, nós colecionadores seríamos menos criticados.
Eu quase fiz fullset de Nes, faltou apenas um jogo (Stadium Events). a sensação de ter a coleção era muito bacana, ai eu precisei vender... mas foi legal lembrar dos jogos que eu tive...
Voce comentou dos livros de D&D! Hehehe
No momento estou começando a colecionar especificamente os Livro do Mestre (Dungeon Master's Guide) do (A)D&D!
Eu fico folheando meus livros de D&D vendo as ilustrações. Parece algo bobo, mas dá uma paz de espírito. Ótimo vídeo Elba. 😉
Penso a mesma coisa. PS: Quando mais jovem, colecionava carteiras de cigarro, tazos, tampas de refrigerante, quando adulto, colecionei moedas e relogios de bolso.Agora voltei a jogar MAGIC, mas não o coleciono mais.
Numismáta são pessoas doentes 😂, esse tipo de gente no qual me incluo, gasta dinheiro para comprar dinheiro q nem tem mais poder de compra bizarro, eu mesmo tenho algumas q paguei bem caro, sempre q viajo pra algum lugar faço questao de recoler todas as notas e moedas em circulação no local, mas as minha favoritas são as q as pessoas me dão de presente, seja umas velhas perdidas em casa, de lugar q as pessoas foram, acho muito legal alguém se lembrar tanto ao ponto de saber q eu amo colecionar dinheiro, comonsempre video excelente
Resumindo o vídeo: é questão de valor! O que é valor para você!
Eu tenho uma coleção enorme de miniaturas de carros 1/64 desde 2003 de quando morei nos EUA e de miniaturas do LoTR.
A de video game eu segurei para não fazer.
Minha coleção de Mangás e action figures ❤
muito bom o vídeo, obrigado 😊
Marcando minha presença garantida aqui
Belo video meu caro
Eu tenho um pouco desse sentimento com jogos digitais, às vezes gosto de passar pela minha biblioteca na Steam ou Switch e ficar olhando. É uma pena que não há uma boa forma de organizar os jogos no Switch, mas em geral com jogos digitais não há uma forma de materializar isso. Recentemente comprei um 3DS com dois jogos físicos e pude ter um pouco desse sentimento de colecionismo, espero ter oportunidade de experimentar mais disso no futuro.
Eu fico muito feliz quando consigo completar alguma edição de yugioh!
Numismática é muito legal, mas precisa ter muita paciência pra achar a melhor peça que se encaixa na sua coleção!
Uma vez eu entrei numa loja peguei em mãos um 640 reis muito bem conservado a soberbo, o que me quebrou foi a loja aceitar somente dinheiro! kkkkk
Me senti no ano de 1218 e voltei triste pra casa! kkkkk
Eu com a minhas coleções de Sandman e One Piece sou EXATAMENTE assim kakakakaka
Necessary edit: Eu com meus Pokémons TAMBÉM SOU EXATAMENTE ASSIM KKKKKKKKK Quando peguei minha shiny Giratina pulei de alegria. Hoje, ela está guardadinha na minha coleção
Up😊
Te amo cara
Sempre acho genial como o Elba está conseguindo fazer umas transições de propaganda kkkk sempre me pega desprevenido 😂
Eu aqui ouvindo o video e pensando num item que quero pra minha coleção de magic e NAO ACHO DE JEITO NENHUM, o challenger deck: "Deck de Desafio - Viagem para Nyx - Derrote um Deus" (inclusive se alguém tiver pra vender, pode ser aberto, só não estar mastigado, entra em contato comigo, pago bacana nele)
Ter coleção é bom mesmo, tenho uma pasta com todos os vampiros do magic, as vezes é legal só ficar olhando kkkkkk
O maior problema dos vídeos de quarta é durar apenas 15 minutos... acho que deveríamos fazer um abaixo-assinado para dobrar esse tempo aí pra ouvir mais elbinha
Elba, meu psicólogo favorito!
Que vídeo bom!
colecionismo é incentivado por que dá dinheiro não? é uma forma de supervalorizar até papelão, é uma sensação extremamente boa por que desde sempre a gente entende que isso é bom, é uma questão social mesmo, o elitismo faz bem pro ego, a sensação de só eu tenho é muito massa, mas é com certeza um problema 😵💫
isso quando extrapola pra tipo, propriedade intelectual é um tipo de colecionismo, não? é um reforço dele pelo menos, as empresas querem as tecnologias pra si e até hoje uma criança de um bairro pobre não pode jogar um super Nintendo por questão de lucro, paioso
Meu pai colecionava maços de cigarro quando ele era criança
eu conheci um cara que no trabalho ele pedia pra todo mundo que ele via doa-se uma caneta pra ele. Eu vi no minimo 50 formatos diferentes de canetas.
E Detalhe: o cara tinha prazer em abrir e colocar tinta em todas as canetas pra deixar elas funcionando. Achei aquilo curioso demais e diferente.
Eu curto colecionar jogos de luta de videogame, mesmo sabendo que são tudo a mesma coisa; É curioso essas coisas
Vem ai, Elba com franjinha.
Elbinha blz? Acho que você deveria deixar as propagandas a parte dos 15 mins.
Eu coleciono decepções na vida 😎
Kkkkkkkk
gostei do pensamento do Elba, dinheiro nunca levou a felicidade mesmo você comprando um avião por mês
Tá jogando na minha cara que minha Shaeffer's é uma BIC, é isso? Huhahahaha Eu também uso meus bens de consumo até o fim, acho ótimo. Ah, vacilou não filmar Pompéia, deve ser um rolê impressionante. Mas uma viajem é bem feita mesmo quando você vê mais do que registra.
Seria muito bacana se você fizesse um quartas da hora falando sobre o efeito metaforando e como as pessoas se convencem que consegue consegue ler mentiras. Tenho curiosidade de saber a sua opinião pois sei que tbm tem formação em psico.
Que vídeo meus amigos!
Hehe quando eu era mais novo, eu e meu pai tinhamos uma coleção de cartões telefonicos xD
Eu coleciono livros e jogos na steam
Eu tinha lido: "Colonialismo Mexe com a Gente"
o unico problema do Elba não ter carro é não ter explicação de regra no transito 😅
Compartilho o seu gosto por colecionismo Elba, tenho um bom emprego, mas prefiro me sustentar e sustentar minha família e o que sobra gastar com minhas coleções, do que gastar com roupa de grife e carro do ano, para mostrar aos outros que eu sou o ''poderoso'', prefiro fazer meus amigos que compartilham dos mesmos gostos que o meu, do que criar amizades superficiais embasadas naquilo que eu quero parecer ser.
elba, você está usando Manual?
mto bom
eu colecionava cartões telefônicos quando era criança
Completei, recentemente, todo o set de Homelands, MTG, o pior set da história do jogo kkkkk foi muito prazeroso fazer essa coleção e correr atrás das cartinhas!
Video daoraz me inspirou
Vídeo simplesmente PERFEITO. Pena maior parte das pessoas não entenderem isso. Você é foda Elba.
E eu aqui feliz da vida pq tô brincando com os meus tazos do animaniacos
Eu tenho a presilha do saco de pão Pulmann de 1961, início da empresa por George Pullman. Está NM e passou por grading. Obs: zoeira rs
à procura da felicidade... encontrei
Eu apenas coleciono 6 jogos de switch e decepcoes na vida
Colecionar tem um poder parecido com colocar um piercing novo
venho aqui religiosamente para falar que o vídeo esta ótimo como sempre.
eu acho que o jaba poderia ser descontado dos 15 min kkkk
O Elba tá falando sobre colecionismo ou sobre a vida?
Não compro e não jogo nada de Magic a 10 anos,tenho saudades de poder fazer isso
Eu tenho um sonho intimo, infantil, de colecionar Gunplas, desde a minha infância eu tenho esse sonho guardado no fundo do meu coração. Se pá um dia eu começo, só falta ter um salario maior.
Intrigado com os cronometros nos teus videos... Mas teu conteudo é foda, parabens
bom video
a catarse depois de conseguir o volume 1 de cavaleiros do zodiaco episodio G, tinha todos os outros 19, e não achava o 1
eu coleciono canetas bic, sim eu sou melhor que todos vocês.
alguém pfv convence o elba a não incluir o jabá no tempo do vídeo
eu não trocaria meu comander por um caro
nao acredito e colecionismo pelo ato de colecionar, acho q acumula muita tralha, muito 'hoarding', mas tenho mt dificuldade pra jogar algo fora, me apego mt. Então é ate bom q eu nao queira ter uma coleção, pq se eu tivesse nunca iria me livrar dela kkk
Hobbie, por definição, é elitista, afinal, quem não tem dinheiro sobrando não gasta com "passa tempo"
ja vi que o elba nao tem uma bic de 50 anos em...
elba, vc eh tipo uma tia dos gatos, porem com videogames
Na minha visão, colecionismo é sobre a busca de itens e não a conclusão. Eu tenho uma coleção de moedas/notas brasileiras que consegui de cofrinhos antigos da minha vó, trocando com pessoas, achando. Claramente eu poderia comprar pela internet e completar, mas não vejo graça nenhuma, quero conseguir devagar.
Tem alguma coisa diferente nesse vídeo mas eu não sei direito o que é, talvez um pouco mais rápido? Mais alguém com essa impressão ou estou maluco?
ganho salário mínimo coleciono action figures indo pros 40 não tive e não vou ter filhos justamente p manter minha coleção kkk
Olá!
injusto o patrocínio tirar nossos preciosos 15 minutos de opinião 😔