Mar de água doce - Represa de Paraibuna - SP

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 жов 2024
  • Localizado no Vale do Paraíba paulista, entre os municípios de Paraibuna, Natividade da Serra e Redenção da Serra, abrangendo uma área de mais de 200 km². A represa de Paraibuna se formou após a construção da usina hidrelétrica da CESP (Companhia de Energia do estado de São Paulo), em 1978, represando as águas dos rios Paraibuna e Paraitinga, com o objetivo de regular a vazão do rio Paraíba do Sul, gerar energia elétrica e fornecer o abastecimento de água para diversas cidades do Vale do Paraíba e do estado do Rio de Janeiro.
    Porém, a formação dessa gigantesca represa, ocasionou perdas financeiras, materiais e imateriais, inundando diversas fazendas produtivas, estradas, casas e até vilas inteiras dos três municípios, afetando não só milhares de pessoas, mas também a rica fauna e flora. Em partes, para compensar todo esse impacto, a CESP mantém três balsas gratuitas funcionando 24 horas por dia de hora em hora, para atender não só os moradores locais, mas também comerciantes, turistas, pescadores, ciclistas, etc.
    Existe também, um departamento que cuida da fauna (aquática e terrestre) e flora nativa.
    Quem passa pela rodovia dos Tamoios SP-99, que dá acesso ao litoral norte paulista, nem imagina, a imensidão da represa espalhada entre as montanhas. Para conhecer um pouco mais, é preciso percorrer as diversas estradas de terra que cortam a região, uma delas, liga o município de Paraibuna (início na lanchonete Fazendão - Rod. Dos Tamoios km 45) á Natividade da Serra, em um percurso de 42 km com travessia de duas balsas. Esse percurso também, se faz ao contrário.
    Um belo passeio para um final de semana!
    / cyrowatari
    / cyro.watari

КОМЕНТАРІ • 13