Sem dúvida que há uma sobrecarga nos serviços públicos, como é o caso da saúde e educação. Não estávamos preparados para receber tanta gente em tão pouco tempo. No caso da habitação, o problema é extremamente complicado, tanto para portugueses como para imigrantes e não vejo solução para os próximos anos, principalmente para aqueles com menos recursos, pois sem ajuda estatal, só um louco é que irá se aventurar em construir para arrendar às classe mais baixas, dado a situação económica mundial e europeia, com uma guerra à porta. Pondo numa balança o positivo e o negativo, para quem imigra, é Sempre Positivo (salvo raras exceções) pois veio há procura de uma vida melhor e em princípio encontrou o que procurava. Já para quem recebe, para quem cá está, se for empresário será beneficiado certamente, mas se for um português de classe mais baixa, inicialmente, sai prejudicado pelo aumento dos preços dos bens, pelo aumento das rendas e falta de casas, pela deterioração dos serviços públicos. Mas, deem-nos tempo e iremos resolver a situação, começando-se por uma gestão ordenada e sustentável da imigração de modo a que os benefícios superem os desafios. Afinal de contas em pleno século 16, na época das grandes navegações, cerca de 10% da população de Lisboa era composta por imigrantes (valores próximos dos atuais), muitos africanos, judeus e mercadores e marinheiros de vários países da Europa que tiveram um impacto significativo na cultura e na economia de Lisboa, tornando-a a cidade mais cosmopolita da Europa. A experiência já existe!
Mais uma vez apontamentos relevantes, Victor. Para o empresario portugues e para o imigrantes os maiores ganhos da imigração, para os locais menos favorecidos a sensção clara de desvantagem no aumento populacional. Obrigado por dividir.
Concordo com todos os problemas que dizem que Portugal hoje tem, só não concordo com os motivos que dizem ocasionar esses problemas. Vou dar alguns exemplos. Na saúde Portugal é o 2° país com mais médicos por 100 mil habitantes na UE só sendo superado pela Grécia, o que se passa é uma luta de classe e quiçá politica. No ensino as vagas para formar professores esgotaram em 2023 ,o que se passa é muito absentismo derivado a luta de recuperação de tempo de serviço retirado durante o tempo da troyka. Quanto aos emigrantes Portugal convida 1 para o casamento e com eles vêm mais 3 penetras ( ilegais,turismo, etc) e depois a festa corre mal. Pessoalmente não tenho nada contra a emigração legal, porque até vêm colmatar vagas deixadas pelos portugueses que historicamente é um povo que emigra muito especialmente nos dias de hoje com formação universitária. Fomos habituados a ter imigrantes das ex colonias portuguesas de África ao longo dos anos e nunca se falou de quaisquer problemas com essas pessoas, agora facto curioso hoje já não é assim. Sim o emprego deve ser pelo mérito e não pela nacionalidade, mas é sabido que muitas vezes o emigrante por força da necessidade aceita o emprego a salário inferior ao pedido pelo europeu e isso talvez irrite os portugueses. Pessoalmente eu gosto muito do povo de bem do Brasil. Cumprimentos.
Olá amigos ótimos esclarecimentos sobre a imigração em massa , para Portugal. Tem problemas na Saúde, na educação, enfim nem tudo São flores . As pessoas antes de ir tem que analisar tudo e ver se vale a pena ir para Portugal 😮😊
Olá eu sou português, e devido ao envelhecimento da população portuguesa, Portugal precisa de pelo menos cinco milhões de emigrantes e já agora brasileiros porque são guerreiros e falam a mesma lingua. Portugal só tem que se estruturar para receber esses imigrantes e seus filhos, investindo na saude e na educação, na abitação e no emprego para que continue a haver qualidade de vida para todos.
Cinco milhões??? Pois... Portugal é a Arábia Saudita, tem dinheiro a todos para se "Organizar" e pagar as despesas de quem quiser vir. Portugal nem está a conseguir manter aquilo que tinha de bom, quanto mais para alimentar megalomanias.
Eu que ando por ca ha 77 anos nao sei nada comparando com Brasileiros que estao ca ha alguns meses, e começam a comprarar Portugal como fosse um brasilzinho, tenha calma e aprendam antes de falar.
Bom dia, Manuel, seja mais especifico. Do que está falando exatamente? O que não foi aprendido o suficiente e está sendo dito no video que não deveria? Debata, não agrida!
Aumenta vários problemas sociais, complicado a situação da saúde pública ai, com greve dos médicos e a Educação, com todos os problemas. Praticamente os mesmos problemas do Brasil com a saúde e Educação, a diferença que aí tem mais segurança.em toda cidade grande tem problemas de mobilidade. Moradia ai é bem complicado.
Entendo que a necessidade da mão de obra do imigrante é uma necessidade ao mesmo tempo que precisa de muito apoio para ser absorvida da melhor maneira na sociedade, seja portuguesa ou de qualquer lugar do mundo.
As criancas tem que a prendre a lingua que e o prtugues porque isso e portugal porque eu nao vivo em portugal vim para outro pais com 6 anos e nao avia ninguem para falar a minha lingua nem ninguem falava ingles era a lingua do pais mesmo e em 3 meses falava a lingua
Discordo que a imigração seja o problema do SNS. Explico. O principal problema do SNS é que conseguiu níveis dos mais elevados da Europa no aumento da longevidade da população portuguesa e não se adaptou a esta nova realidade. Ou seja, são precisas urgentes medidas para retirar dos hospitais públicos a pressão da população idosa, que só devem ter lugar em situações em que só um hospital pode receber. Por outro lado, e em sequência, devem ser reabertos os anteriores serviços de urgência nos centros de saúde que davam uma excelente resposta, para não entupir a urgência hospitalar que é o fim de linha na área da saúde. Outro problema é que o SNS é bem barato e tem do melhor do mundo em médicos, enfermeiros e tratamentos e medicamentos de ponta - pelo que muitos estrangeiros adquirem a residência ou nacionalidade portuguesa também para serem tratado no SNS. Por outro lado, muito recentemente, o SNS teve uma prova de fogo que foi a Pandemia de covid e foi tido como exemplar no mundo inteiro, pelo que a reorganização teve de ser adiada e sofreu em seguida a pressão do tudo que foi adiado de consultas e de cirúrgicas (por ex). Para quem não o SNS, durante vários anos, foi tido como dos melhores do mundo. A formação médica e de enfermagem continua a ser exemplar, pelo que muitos foram aliciados com condições excecionais sobretudo pelo Reino Unido - felizmente muitos já voltaram, mas muitos foram para o privado na saúde em Portugal.
Obrigado por dividir sua opinião, Ana, pensamos da mesma maneira. Entendemos que a imigração contribui para a lotação de hospitais, mas não é possível responsabilizar exclusivamente o volume de imigrantes e não relevar a falta de investimentos na área.
Desculpem, mas pegando vossa analogia quando alguém convida pessoal para uma festa, não é para os convidados aparecerem doentes, cansados, birrentos, criticando a mobília e esperando encontrar na mesa xarope pra tosse, penso rápido, comprimidos, vacinas, veterinário pra pet e médico para atender você quando não aguenta dançar o samba. Quando é convidado prá festa seu papel é dançar conforme a música e pode solicitar uma ou outra música do seu agrado, mas querer mudar o repertório é falta de educação. No vosso caso pode faltar comida mas reparando no cenário atrás de vocês não falta boa pinga aí com whisky Grants, licor beirão, vinho tinto e o que pareceu uma do 'Poarto, carago'!😂🎉. Quanto aos donos da casa discutirem entre si durante a festa, os vizinhos e amigos já estão habituados e não estranham e comentam entre si que são arrufos de namorados próprios de um casal que respeita a opinião um do outro, mesmo quando essas opiniões parecem insanáveis, com algumas excepções já andam nisto há 900 anos. Só um conselho para os convidados menos próximos do casal, não entra na briga ou sai chamuscado.😂🎉
Obrigado pela opinião, Luis, absolutamente despropositada, pois fala das bebidas que consumimos e das reclamações que muitos fazem em canais aqui no UA-cam, mas, obrigado por dividir o que pensa... seja como for...
Mais sobre a vida em Portugal aqui: ua-cam.com/video/6tFjWa9th00/v-deo.html
Sem dúvida que há uma sobrecarga nos serviços públicos, como é o caso da saúde e educação. Não estávamos preparados para receber tanta gente em tão pouco tempo. No caso da habitação, o problema é extremamente complicado, tanto para portugueses como para imigrantes e não vejo solução para os próximos anos, principalmente para aqueles com menos recursos, pois sem ajuda estatal, só um louco é que irá se aventurar em construir para arrendar às classe mais baixas, dado a situação económica mundial e europeia, com uma guerra à porta.
Pondo numa balança o positivo e o negativo, para quem imigra, é Sempre Positivo (salvo raras exceções) pois veio há procura de uma vida melhor e em princípio encontrou o que procurava. Já para quem recebe, para quem cá está, se for empresário será beneficiado certamente, mas se for um português de classe mais baixa, inicialmente, sai prejudicado pelo aumento dos preços dos bens, pelo aumento das rendas e falta de casas, pela deterioração dos serviços públicos.
Mas, deem-nos tempo e iremos resolver a situação, começando-se por uma gestão ordenada e sustentável da imigração de modo a que os benefícios superem os desafios. Afinal de contas em pleno século 16, na época das grandes navegações, cerca de 10% da população de Lisboa era composta por imigrantes (valores próximos dos atuais), muitos africanos, judeus e mercadores e marinheiros de vários países da Europa que tiveram um impacto significativo na cultura e na economia de Lisboa, tornando-a a cidade mais cosmopolita da Europa. A experiência já existe!
Mais uma vez apontamentos relevantes, Victor. Para o empresario portugues e para o imigrantes os maiores ganhos da imigração, para os locais menos favorecidos a sensção clara de desvantagem no aumento populacional.
Obrigado por dividir.
Um ótimo vídeo, várias informações que muitos escondem.
Temos que estudar e analisar tudo antes de tomar uma atitude.
Parabéns pelo vídeo 👏
Concordo com todos os problemas que dizem que Portugal hoje tem, só não concordo com os motivos que dizem ocasionar esses problemas. Vou dar alguns exemplos. Na saúde Portugal é o 2° país com mais médicos por 100 mil habitantes na UE só sendo superado pela Grécia, o que se passa é uma luta de classe e quiçá politica. No ensino as vagas para formar professores esgotaram em 2023 ,o que se passa é muito absentismo derivado a luta de recuperação de tempo de serviço retirado durante o tempo da troyka.
Quanto aos emigrantes Portugal convida 1 para o casamento e com eles vêm mais 3 penetras ( ilegais,turismo, etc) e depois a festa corre mal. Pessoalmente não tenho nada contra a emigração legal, porque até vêm colmatar vagas deixadas pelos portugueses que historicamente é um povo que emigra muito especialmente nos dias de hoje com formação universitária. Fomos habituados a ter imigrantes das ex colonias portuguesas de África ao longo dos anos e nunca se falou de quaisquer problemas com essas pessoas, agora facto curioso hoje já não é assim. Sim o emprego deve ser pelo mérito e não pela nacionalidade, mas é sabido que muitas vezes o emigrante por força da necessidade aceita o emprego a salário inferior ao pedido pelo europeu e isso talvez irrite os portugueses. Pessoalmente eu gosto muito do povo de bem do Brasil. Cumprimentos.
Muito bem colocado seus apontamentos, Manuel, obrigado por dividir conosco e por discordar argumentativamente.
Boa noite. Muitas informações e muito bom saber td a verdade sobre cada país. Abraços
Olá amigos ótimos esclarecimentos sobre a imigração em massa , para Portugal.
Tem problemas na Saúde, na educação, enfim nem tudo São flores .
As pessoas antes de ir tem que analisar tudo e ver se vale a pena ir para Portugal 😮😊
Seus vídeos são sempre muito informativos!!!
Olá eu sou português, e devido ao envelhecimento da população portuguesa, Portugal precisa de pelo menos cinco milhões de emigrantes e já agora brasileiros porque são guerreiros e falam a mesma lingua. Portugal só tem que se estruturar para receber esses imigrantes e seus filhos, investindo na saude e na educação, na abitação e no emprego para que continue a haver qualidade de vida para todos.
Com cada uma 🙄🙄🙄🙄
Cinco milhões??? Pois... Portugal é a Arábia Saudita, tem dinheiro a todos para se "Organizar" e pagar as despesas de quem quiser vir. Portugal nem está a conseguir manter aquilo que tinha de bom, quanto mais para alimentar megalomanias.
Sem noção, mesmo.
5 milhões?? Chiça, onde os iria meter?? Pessoa que não tem noção do que afirma. Talvez pudessem dormir no mar ou no rio 😂😂😂
Florival,essa ideia só pode vir de uma barata tonta.De que terra é ? Já que diz que é português?
Gosto do jeito que vocês tocam nos assuntos delicados.
Assunto interessante parabéns ótimo vídeo
Quisera eu.poder ir pra Portugal. Gosto.dos seus conteúdos e assim vou conhecendo mais os portugueses.
Obrigado, Beth.
Eu que ando por ca ha 77 anos nao sei nada comparando com Brasileiros que estao ca ha alguns meses, e começam a comprarar Portugal como fosse um brasilzinho, tenha calma e
aprendam antes de falar.
Bom dia, Manuel, seja mais especifico. Do que está falando exatamente? O que não foi aprendido o suficiente e está sendo dito no video que não deveria? Debata, não agrida!
Aumenta vários problemas sociais, complicado a situação da saúde pública ai, com greve dos médicos e a Educação, com todos os problemas. Praticamente os mesmos problemas do Brasil com a saúde e Educação, a diferença que aí tem mais segurança.em toda cidade grande tem problemas de mobilidade. Moradia ai é bem complicado.
Like!!!
Reflexão difícil de fazer sobre o que é ou não é bom na imigração
Me pergunto se no momento frágil que está a politica internacional o movimento massivo de imigração é benefico para quem imigra e para quem recebe.
Entendo que a necessidade da mão de obra do imigrante é uma necessidade ao mesmo tempo que precisa de muito apoio para ser absorvida da melhor maneira na sociedade, seja portuguesa ou de qualquer lugar do mundo.
manter a escolha deve ser um tremendo desafio pro imigrante...
Amei a thumb!
Um dos principais efeitos positivos é a influência de uma cultura na outra
Negativos quis dizer?
As criancas tem que a prendre a lingua que e o prtugues porque isso e portugal porque eu nao vivo em portugal vim para outro pais com 6 anos e nao avia ninguem para falar a minha lingua nem ninguem falava ingles era a lingua do pais mesmo e em 3 meses falava a lingua
Canada, EUA, New Zeralnand, Australia, all of them would be less than zero without foreign work force...
❤
Como tudo na vida a imigração tem seus prós e contras
As grèves nao e so em portugal esta por todo lado so se e agora que paga pouco porque antes eles tinha muitas regalias
Aspecto positivo? A chance de melhoria de vida pro brasileiro que não tem outro caminho
Discordo que a imigração seja o problema do SNS. Explico. O principal problema do SNS é que conseguiu níveis dos mais elevados da Europa no aumento da longevidade da população portuguesa e não se adaptou a esta nova realidade. Ou seja, são precisas urgentes medidas para retirar dos hospitais públicos a pressão da população idosa, que só devem ter lugar em situações em que só um hospital pode receber. Por outro lado, e em sequência, devem ser reabertos os anteriores serviços de urgência nos centros de saúde que davam uma excelente resposta, para não entupir a urgência hospitalar que é o fim de linha na área da saúde. Outro problema é que o SNS é bem barato e tem do melhor do mundo em médicos, enfermeiros e tratamentos e medicamentos de ponta - pelo que muitos estrangeiros adquirem a residência ou nacionalidade portuguesa também para serem tratado no SNS. Por outro lado, muito recentemente, o SNS teve uma prova de fogo que foi a Pandemia de covid e foi tido como exemplar no mundo inteiro, pelo que a reorganização teve de ser adiada e sofreu em seguida a pressão do tudo que foi adiado de consultas e de cirúrgicas (por ex). Para quem não o SNS, durante vários anos, foi tido como dos melhores do mundo. A formação médica e de enfermagem continua a ser exemplar, pelo que muitos foram aliciados com condições excecionais sobretudo pelo Reino Unido - felizmente muitos já voltaram, mas muitos foram para o privado na saúde em Portugal.
Obrigado por dividir sua opinião, Ana, pensamos da mesma maneira. Entendemos que a imigração contribui para a lotação de hospitais, mas não é possível responsabilizar exclusivamente o volume de imigrantes e não relevar a falta de investimentos na área.
Desculpem, mas pegando vossa analogia quando alguém convida pessoal para uma festa, não é para os convidados aparecerem doentes, cansados, birrentos, criticando a mobília e esperando encontrar na mesa xarope pra tosse, penso rápido, comprimidos, vacinas, veterinário pra pet e médico para atender você quando não aguenta dançar o samba. Quando é convidado prá festa seu papel é dançar conforme a música e pode solicitar uma ou outra música do seu agrado, mas querer mudar o repertório é falta de educação. No vosso caso pode faltar comida mas reparando no cenário atrás de vocês não falta boa pinga aí com whisky Grants, licor beirão, vinho tinto e o que pareceu uma do 'Poarto, carago'!😂🎉. Quanto aos donos da casa discutirem entre si durante a festa, os vizinhos e amigos já estão habituados e não estranham e comentam entre si que são arrufos de namorados próprios de um casal que respeita a opinião um do outro, mesmo quando essas opiniões parecem insanáveis, com algumas excepções já andam nisto há 900 anos. Só um conselho para os convidados menos próximos do casal, não entra na briga ou sai chamuscado.😂🎉
Obrigado pela opinião, Luis, absolutamente despropositada, pois fala das bebidas que consumimos e das reclamações que muitos fazem em canais aqui no UA-cam, mas, obrigado por dividir o que pensa... seja como for...
@@OrsatiSEle apenas fixou o olhar no bar, porque será? Vontade de beber?😂😂😂😂😂
Imigrantes = mão de obra necessária!
Fora zucas