Mulheres (e um homem trans) reagem a histórias de assédio enviadas por nossa audiência

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 38

  • @Mescla
    @Mescla  2 роки тому +2

    Participantes da rodada:
    instagram.com/lecolantuono/
    instagram.com/renatarodryguez/
    instagram.com/isa_.a._bela/
    instagram.com/eutatigarcia/
    instagram.com/leticiakm/
    instagram.com/odanielveiga/

  • @disappearingcat
    @disappearingcat 2 роки тому +15

    uma dura realidade de ser lida como mulher nessa sociedade. sinto muito pelo que essas pessoas passaram, e que bom que estamos ficando mais confortáveis em questionar essa normalização da violência masculina e demandar mudanças. força e luta a todes.

  • @fscarlet903
    @fscarlet903 2 роки тому +15

    É bizarro pensar o quanto isso é comum! No auge dos meus 28 anos eu já perdi as contas de quantos assédios eu já sofri na vida e de fato na adolescência é muito pior. Uma coisa que uma das moças comentou no vídeo que eu só fui perceber agora é a questão do uniforme...lembro que quando ia e voltava da escola era a época em que eu mais sofria assédio.

  • @yaramartins4501
    @yaramartins4501 2 роки тому +10

    Já passei por inúmeros assédios. Mas o pior foi uma vez indo para o colégio um cara vindo de bicicleta no mesmo sentido q eu (vindo de trás) passou a mão no meu bumbum e gritou bem alto QUE DURINHO
    Eu tinha 14 anos. Tive pesadelos por muito tempo pensando que ele podia ter marcado meu rosto e caminho que fazia diariamente e voltasse para me atacar. Por vezes me sinto humilhada por ser mulher. Um abraço à todas nós. Que sigamos nossa vida salvas de qualquer violência. Sintam-se acolhidas.

  • @josi.ane3
    @josi.ane3 2 роки тому +9

    Essa moça que falou que assediavam mais ela na adolescência é muito real!! Depois dos meus 25 anos mais ou menos diminuiu muuuuito os episódios de assédio comigo. Os piores episódios foram mais ou menos dos 13 até 18 anos. Não por meninos da minha idade, mas por homens mais velhos e outros com idade pra ser meu pai ou avô. O pior é que o medo é muito grande e nós travamos no medo de reagir a situação ficar pior. O silêncio do medo enquanto mulher é muito real. Pq se você responde pode sofrer mais e se não responde é xingada também.

  • @samyasamya4006
    @samyasamya4006 2 роки тому +6

    Eu tinha 15 anos e estava com meu irmao que na epoca tinha 7. Estavamos esperando minha mae em frente ao mercadinho local que tem na rua da minha casa; eu estava de saia media ate meu joelho e uma camisa masculina enfiada por dentro da saia, um traje social. Dois policiais se aproximaram e começaram a me “elogiar” e dizer o quanto minhas pernas eram lindasPerguntaram minha idade e se o menino estava comigo era meu filho, e eu disse “tenho 15 anos, estou na escola ainda, e esse aqui é meu irmao”
    Em seguida um dos policiais disse, “quem dera eu ter uma mulher dessa na minha época de escola”, e o outro completou “acho que vou voltar para o ensino fundamental”.
    Eles não paravam de dizer o quanto eu parecia uma mulher e não uma menina.
    Foi uma das situações mais desconfortáveis da minha vida. Minha mãe chegou e eu só disse tchau e fui direto para o carro com meu irmão.
    Quando entrei contei o que havia acontecido chorando de nervoso, minha mãe disse “Também, olha como você sai vestida, quer o que?”
    Joguei a saia fora.

  • @ela_aquariana
    @ela_aquariana Рік тому

    Assédio sempre sofri.
    É muito nojento qnd vc nao ta afim e o cara acha que tem direito.
    Eu ja tive que sair de lugares por isso, ja tive que deixar aademia e ir pra outra por conta de assedio do próprio dono.
    Nossa, é muito temso.

  • @samyasamya4006
    @samyasamya4006 2 роки тому +1

    Sobre andar sempre alerta. Essa questão faz parte da vida de toda mulher, bizarro pensar nisso. Andar rápido quando se aparece um homem atrás em uma rua pouco movimentada, pensar em estratégias rápidas de fugir, ficar aflita se um carro passa devagar do seu lado, olhar pra baixo quando se tem homens reunidos na rua torcendo para que não soltem comentários asquerosos, sentir quando um homem olha pra sua bunda, ter que sempre mandar localização e sentir angustia quando volta a pe do trabalho de noite. É foda

  • @Seventh540
    @Seventh540 Рік тому

    3:50 eu nao entendi o ponto dessa senhora, quer colocar na balança os medos como se o de ser estupr@da fosse maior que de tomar um tiro na cara a fora pra um vagabundo levar seu cel?
    É perigoso pra todo mundo, quer se proteger se arme

  • @GrandeVitor19
    @GrandeVitor19 2 роки тому +4

    Como podemos reprimir alguém que cometeu assédio em nossa frente?

    • @kamillamassilon1092
      @kamillamassilon1092 2 роки тому

      do mesmo jeito que você faria se visse alguém cometendo um crime na sua frente, porque é o que isso é.

    • @GrandeVitor19
      @GrandeVitor19 2 роки тому

      @@kamillamassilon1092 Como você faria para eu ter uma base do que fazer da próxima vez?

    • @GrandeVitor19
      @GrandeVitor19 2 роки тому +2

      @@kamillamassilon1092 apesar de que teve uma vez que presenciei um assédio em uma amiga e aí eu fui procurar os responsáveis pelo lugar para eu me informar se pessoas que cometeram assédio pudesse ser expulsos do ambiente e me informaram que não podiam fazer nada.
      Isso me fez ter um remorso e o pior que eu conheço alguns dos assediadores.

    • @kamillamassilon1092
      @kamillamassilon1092 2 роки тому +5

      @@GrandeVitor19 primeiro de tudo, se vc tem condições de parar o assédio na hora, vc se posiciona. Então, por exemplo, se vc ve um assedio acontecendo na sua frente no ônibus, vc chama a atenção pra isso, em vez de fingir que não viu e ficar calado. Segundo, se o assediador ficar violento ou insistir no que está fazendo, você tenta tirar o assediador dali ou separar ele da vítima, mas nunca tente puxar a vítima ou chamar a atenção pra ela, principalmente se vc não conhece ela, porque ela pode se sentir acuada, com medo de vc ser outro assediador. Terceiro, nunca revitimize essa pessoa. Pergunte pra ela se ela quer tomar alguma atitude com relação ao assediador, porque ela já perdeu a própria autonomia como consequência do assédio em si, então você quer devolver isso a ela; e se ela não quiser fazer nada, respeite-a. Ajude ela só o tanto que ela aceitar: não ofereça caronas se vc não a conhecer, não toque nela, não cause um constrangimento pra ela (por exemplo, se vc tá num ambiente com vários desconhecidos e sofre um assédio, a última coisa que vc quer é virar o centro das atenções e ver todos esses desconhecidos te olhando e te julgando), quem deve "chamar a atenção" é o assediador, que não quer isso, é ele que tem que ser constrangido.

    • @kamillamassilon1092
      @kamillamassilon1092 2 роки тому +2

      @@GrandeVitor19 se vc conhece um assediador, o ideal é vc não ser conivente com eles. Se posicione, demonstre a sua desaprovação, porque isso desincentiva o cara a cometer e se gabar dos assédios na sua presença. Eu escrevi uma resposta enorme, mas em suma a ideia é: não finja que não viu, mostre pro assediador que ele foi percebido e que você não concorda com o que ele fez e, se for possível, e a vítima concordar, tome as atitudes cabíveis, desde avisar algum responsável pelo local onde ocorreu de que isso está acontecendo, até chamar a polícia; sempre no intuito de devolver a autonomia pra vítima e de não constrangê-la e nem desrespeitar sua vontade, e protegendo ela de revitimizações. Quando a gente sofre um assédio na frente de outras pessoas, uma das piores coisas é ser desacreditada e menosprezada por quem presenciou, e se sentir impotente frente a indiferença dessas pessoas.

  • @Supernovicetales
    @Supernovicetales 2 роки тому +3

    pesado esse vídeo, uma tristeza ouvir esses relatos.

  • @Vanessa-st7tx
    @Vanessa-st7tx 2 роки тому +1

    Ótimo vídeo! 👏🏻

  • @Seventh540
    @Seventh540 Рік тому

    Eu nao entendi kd o homem nesse video, só vi mulheres falando.

  • @Seventh540
    @Seventh540 Рік тому

    1:14 nao, a gente sabe q com vc nao acontece, vc ouve falar mas acontecer... Sera ? 😅😅😅 Com essa skin ai? Hauahah

  • @severinasantos2901
    @severinasantos2901 2 роки тому

    Acho que o homem tem medo de ser espancado tbm e a mulher tem inumeros medos,principlamente andar sozinha.

    • @kamillamassilon1092
      @kamillamassilon1092 2 роки тому

      além do fato de que é muito menos provável que um cara corra o risco de ser espancado do que uma mulher correr o risco de ser estuprada, um homem ao ser espancado corre quase nenhum risco de pegar uma DST, HIV ou de engravidar por causa disso.

    • @severinasantos2901
      @severinasantos2901 2 роки тому

      @@kamillamassilon1092 e mais morre se for espancado a mulher tbm.

    • @kamillamassilon1092
      @kamillamassilon1092 2 роки тому

      @@severinasantos2901 mas a diferença entre riscos e consequências é gritante. Não da pra equiparar o medo de um homem ser espancado do nada na rua, com o medo de uma mulher ser assediada nas mesmas condições.

    • @ilmalima4794
      @ilmalima4794 2 роки тому

      ​@@kamillamassilon1092 eu sei acho que o Brasil é violento para as mulheres,os homens brancos de classe C a A tem medo de serem roubados ou alguém tomar o carro, os pretos,pardos ou indígenas de serem confundidos com ladrão. lamentável tudo isso.

  • @greicelisik4905
    @greicelisik4905 2 роки тому

    Vídeo pesadíssimo e necessário

  • @amoedoancap9616
    @amoedoancap9616 2 роки тому +4

    A vida das mulheres é muito mais difícil que a dos homens
    Homens sofrem mais suic&di0
    Homens são a maioria de moradores de rua
    Homens possuem espectativa de vida menor que das mulheres
    Edit. Ass3di0 não deveria acontecer, bem como roubo e ass@ssin@to, mas irá acontecer, oq podemos fazer é nos precaver e aprender a nos defender. Tratar um gênero como vilão não vai resolver o problema e vai contribuir para esconder os reais abus@dores.

    • @christianedavi5166
      @christianedavi5166 2 роки тому +15

      Contudo, a maioria dos problemas dos homens são provocados por outros homens. Violência, falta de amizades significativas e saber lidar com sentimentos (leva ao suicídio). Não ir ao médico por não admitir fraquezas.
      Vocês tem o poder e sofrem ao não distribui-lo.

    • @kalineb.barboza1171
      @kalineb.barboza1171 2 роки тому +4

      Machismo é ruim pra todo mundo.

    • @amoedoancap9616
      @amoedoancap9616 2 роки тому +2

      @@christianedavi5166 "Vocês tem (têm) o poder e sofrem ao não distribuí-lo".
      Quem possui o poder é uma minoria da minoria dos homens, a esmagadora maioria está em subemprego, sem perspectiva e sem valor para a sociedade, dos quais alguns resolvem tirar a própria vida ou vc acha que alguém se mat@ por brincadeira? Pq vc acha que um poderoso e rico vai dividir isso com um estranho só pq é um outro homem?
      "Contudo, a maioria dos problemas dos homens são provocados por outros homens."
      Essa narrativa sexicist@ não contribui para a resolução de nenhum problema... então se homens estão se mat@ndo, problema deles. Que falta de empatia é essa? Somos seres humanos.
      Cai uma narrativa de que as mulheres são as que mais sofrem, vc vai querer construir outra de quem tem mais mérito em sofrer?
      A coletivização da culpa já levou a humanidade aos seus atos mais horrendos da história.
      Não existe gênero vilão nisso, existem pessoas criminosas que fazem mal aos outros.

    • @christianedavi5166
      @christianedavi5166 2 роки тому +2

      @@amoedoancap9616 quando se tem um problema grave deve se tentar resolve-lo de todas as formas. Qdo se está perdido, pede-se informação. E por ai vai. Os homens morrem, se matam e matam. Não pedem ajuda de mulheres nem qdo estão perdidos. A opinião, sugestão e ajuda de mulheres em muitas vezes não vale nada.
      Quando se esta na merda é hora de pedir ajuda e não empurrar os que se acredita abaixo mais pra baixo ainda: homossexuais, indígenas, negros, mulheres,... Só pra se sentir melhor.
      Só vamos sair da merda juntos.
      Mas é preciso parar com o machismo para pedir ajuda e aceitar ajuda de seus 'inferiores.' Dividir assim o poder de cuidar e decidir o que é melhor para a família, a vendinha ou empresa da familia, a escola dos filhos, etc etc etc.
      'Empatia' é o que as ovelhas suplicam ao açougueiro desde o início dos tempos.
      O problema não são os homens, mas o machismo em homens e mulheres (sim tem muitas dessas tb). Que separam pessoas de resolver problemas sérios juntos.

    • @amoedoancap9616
      @amoedoancap9616 2 роки тому

      @@christianedavi5166 "quando se tem um problema grave deve se tentar resolvê-lo de todas as formas". Para curar um câncer não podemos matar o paciente no tratamento. Existem propostas que aparentemente podem ser benéficas mas que na prática se mostram contraproducentes e agravam mais ainda o problema, portanto devemos tentar resolver de todas as formas que se demonstrem viáveis e assertivas, levando em conta tentativa e erro.
      Desde os tempos mais remotos homens e mulheres perpetuaram a espécie baseados na divisão de trabalho e ajuda mútua, onde predominantemente homens saíam à caça e buscar provisão de alimentos enquanto mulheres se dedicavam a cuidar das crias. Essa dinâmica se perpetuou, homens se colocaram desde muito pequenos nos diversos tipos de trabalhos, também as mulheres principalmente as mais pobres ajudavam na roça, depois na indústria e mesmo assim os trabalhos mais insalubres e perigosos eram feitos praticamente só por homens. Muitas vezes não era questão de pedir ajuda e sim a obrigação do sacrifício para colocar o pão na mesa da família.
      Quem está empurrando os homossexuais, indígenas negros, mulheres para baixo? (Um adendo: a ideologia sempre se esquece de citar deficientes físicos e mentais nas minorias, pq será?). Qual entidade e qual o CNPJ dela? Qual órgão de classe? Qual ONG ou organização social? Qual partido político? Quando a culpa é de todos ela não é de ninguém!
      "Só vamos sair da merda juntos" concordo plenamente, não vai ser nos dividindo em cores e caixinhas que vamos caminhar nessa direção.
      Machismo é ruim e não devemos confundir com masculinidade que é algo bom e necessário.
      O preconceito não é exclusividade dos homens e seu machismo, está incutido em todos da espécie humana. Algumas feministas atacam e perseguem mulheres que são contra o movimento. Lgbtqiap+ reproduzem o preconceito entre eles quando sexu@lizam negros, julgam afeminados como inferiores, transexuias ativas como menos mulheres que as passivas. No movimento negro parte dos integrantes hostilizam os casais interraci@is.
      O preconceito deve ser combatido dentro de nós e em sua manifestação no mundo, vilanizar ou santificar grupos específicos só vai gerar mais antipatia e ressentimento.
      O meu sonho é o mesmo de Martin Luther King Jr., de que as pessoas possam caminhar juntas sem se importar com suas diferenças.
      Empatia não é segregar pessoas em nome de uma ideologia.