Fodase é oque a massa engole e ama, funk putaria, sertanejo escravocrta, se desinvestissem a atenção dessas musikas pra pesquisar algo bom até achar, a grande maioria doque bomba não seria mediocre ou apelativo.
discordo da sua frase sobre jogadores... a piramide se sustenta só pq obedecem as ordens, mandar qualquer um pode... mas obedece só quem é estúpido... vemos isso com a polícia e com jornalistas tbm, os grandes cumpridores de ordens ilegais.
"bolha estourar" normalmente é algo ruim, pois é algo que não deveria ter crescido (mercado). Aí tem o "furou a bolha" que é algo bichado que veio para o grande público. E "estourou" é o sentido que acredito que seja melhor para o que foi usado. Esse é o meu pensamento né.
O que mais entristece é que hoje em dia qualquer pateta sem talento que rima limão com melão e coloca um refrão chiclete no meio consegue espaço, e pessoas com trabalhos e composições absurdas não são reconhecidas.
É claro meu amigo, o limão com melão tem contatos por trás, gente querendo lavar grana, aí depositam rios de dinheiro e o limão com melão é conhecido em escala nacional e internacional. Só ver a indústria do funk, para o crime é vantagem, pois o retorno da grana é legal. O compositor humilde que n tem 2 reais pra escalar isso, nunca sai do lugar.
@@Diego-xx1qg Concordo 100% com você, mas na gringa eu realmente não sei o porque isso acontece, um exemplo é Digital Daggers, a mais de 13 anos e não tem o reconhecimento que merecia, outro exemplo é Redferrin do Country que tem uns trabalhos legais também, sei lá as vezes eu penso que por lá eles escolhem quem vai subir ou não.
A obsessão pelo "hit", pelo "chiclete" está acabando com a música na essência. Com letras complexas, melodias inovadoras, ... Isso vai acabar. É triste
Se você para pra pensar nada mudou na industrial músical, não sempre foi pelo hit, pelo mainstream, a diferença é que agora existem milhões de bolhas musicais, não existem mais monopólios, e ao mesmo tempo temos, rs só achar sua bolha rs
@@andercms ora, para mim fica mais do que claro que o problema da música é a indústria! Rei Dom Dinis, Mozart, Bach e Vivaldi não compunham para a indústria, compunham para a nobre expressão dos sentimentos¹, e essas composições, por tal, geraram fascínio em gerações antes de serem infelizmente esquecidas, matéria de séculos a fio. Nos dias de hoje, tudo o que faz um grande público, por mais imbecil e frívolo que seja, trará dinheiro e, portanto, a atenção da indústria. Eu quero mais é que a indústria vá a falência e sobreviva o músico que faz música, o poeta que faz poesia, o ARTISTA que faz ARTE. Coisas que não vemos nos dias atuais. P.S. 1: obrigações impostas a alguém não criam a necessidade de que haja um desprezo do trabalho a ser realizado. Ex.: Aleijadinho, pintor renascentista brasileiro, foi contratado para pintar o teto de determinados templos católicos no Brasil, mas nenhuma dessas artes é medíocre pela obrigatoriedade contratual.
@@andercms Não existem monopólios? Hoje, existe mais do que nunca; o agro financia o sertanejo, compra rádios pra tocar só o sertanejo, pagam o spotify, pra que sertanejo esteja em todas as playlists de músicas mais ouvidas, compram espaços em festivais e eventos, irmão, o rock in rio desse ano não tem uma banda de rock, e metade das atrações são do sertanejo, e tu vem me falar que não existe monopólio?
É a mesma coisa que sempre foi, cara. Só você buscar ouvir outras coisas sem ser de maneira passiva . De maneira passiva nos anos 80 e hoje você vai consumir apenas o q a indústria quer.
Me lembro de uma entrevista da ex empresária da Anita, que falou que foi numa rádio do interior pagar para tocar as músicas da Anita e descobriu que um empresário pecuarista tinha comprado a rádio e ali só tocava sertanejo. Ficou imaginando se a própria Anita não consegue igualar o jogo, fico imaginando bandas independentes. É triste, mas resistiremos!
Rádio é nicho, tem rádio que só toca sertanejo, tem rádio que só toca mpb, rádio que só toca música internacional. Chegar a empresária da Anitta na nova Brasil e pedir pra tocar Anitta também não teria sucesso. Não tem nada de mais um pecuarista comprar uma rádio, é uma empresa privada e lá ele toca o que ele quiser, até mesmo Anitta se ELE QUISER.
Tem um vídeo da Senhorita Bira (O algoritmo da Imagem) em que ela comenta sobre como a maior parte dos artista que fazem sucesso hoje têm grandes incentivos financeiros por trás. Acho legal dar uma conferida pra quem gostou do tema do vídeo.
Eu sou poeta, compositor, músico e cantor. Me apresentei algumas vezes em eventos públicos na minha cidade aindaadolescente e fui elogiado por pessoas até mais velhas que eu, mas é frustrante o tanto que pessoas assim como nós não conseguimos espaço... tudo no fim se trata de ganhar dinheiro! Música não é mais arte, é produto, apenas mercadoria.
E pensar que no livro 1984 de George Orwell , lançado nos anos 40, ele falava de máquinas que criavam aleatoriamente letras de músicas que seriam tocadas nas rádios para entreter o proletariado...
Isso seria um prenuncio para os chats gpts da vida. O produtor manda as ideias pra IA, ela retorna com uma música e depois ele só faz uns ajustes aqui e ali. Pronto, já tem uma música
@@NonatoSEsta é uma ótima reflexão! Eu tendo a concordar com alguns estudiosos da área da cultura e linguagem que apontam que o "gosto" é socialmente construído. É incômodo pensar nessa perspectiva, pois remexe questões delicadas e imbrincadas em nossos imaginários. Mas, como apontou outro comentário aqui, é libertador refletir.
A musica Brasileira na decada de 60 e 70 abria muita a mente das pessoas, por isso sofreu um empobrecimento cultural proposital, afinal quanto mais burro o povo mais facil dos ricos roubarem e explorarem.
Sem dúvida, mas por todo os anos 80, 90 e começo dos 2000 tivemos músicas e artistas que despertaram a mente e o sonho por mudanças em muita gente, assim como foram talhados por gravadoras e seus grandes filtros também, mas nada como nesse nível atual. A grande diferença é que lá atrás a maioria dos executivos de gravadoras amavam a música e a arte em si, apesar dos negócios, já hoje é apenas ganância e controle puro, nunca foi tão facil manipular um público que perdeu completamente o senso crítico de tudo.
eu sou da teoria que o chorão foi assassinado para enterrar o rock no brasil, ele foi o ultimo a tentar conscientizar as pessoas, sobre desigualdade social, politica...
Sistema do Anti-Cristo! Plano do diabo! Jesus me libertou, recomendo a todos a Bíblia, pois lá você encontra a resposta pra tudo! “Você é fanático” -> me converti com 19 anos após experimentar tudo que esse mundo tinha para oferecer, mas foi somente com Jesus que eu pude ser liberto desse sistema. “Mas você vive nesse sistema” -> eu vivo nesse sistema, mas não vivo pra ele.
Eu odeio sertanejo universitário, não por conta da musica em si, mas pelo todo, nao tem criatividade nas músicas mais, se você ouvir uma radio no carro por 30 minutos você não distinguir de quem é a música, e isso transforma a musica numa futilidade saturada inútil e chata. Edit: valeu pelas curtidas pessoal, gerou um debate bem top nos comentários! Tmj 👌🤘
Sim! São sempre os mesmos acordes musicais, melodia e temática parecidos entre si. E isso com certeza é porque a industria vê que esse tipo de composição funciona pra vender, então 'jogo que ta ganhando não se mexe'
Legal que o "agro" exaltado no "Sertanojo" br se apropria de indumentárias norteamericanas o gaucho e o vaqueiro nordestino, grandes figuras da pecuária br, simplesmente é apagado em favor do "Cowboy" de calça apertadinha.
De fato amigo! Também fico impressionado com isso Vejo uns cantores aí que em suas músicas dizem-se os roçeiros raízes, verdadeiros caipiras, mas aposto que se colocar um arado na frente, não saberão nem pra o que aquilo serve
Não só a cultura gaúcha e do sertanejo nordestino apagada, mas a cultura caipira do sudeste/centro-oeste tbm está o sendo apagada pela figura cowboy texano
Todo artista tem sua estética, é artificial? Com certeza mas faz parte, e é a mesma coisa pra essa galera do Funk e do trap que paga de maloka correria @@nordesteindependente9065
No fim do ano passado, uma sra lá da escola em que eu trabalho tava toda empolgada pra ir ao show da Ana Castela. Metade das pessoas não sabia quem era. Engraçado, a gente comentou como isso não aconteceria há 20 anos atrás. Tipo, gostando ou não, todo mundo conheceria alguém que faz tanto sucesso. Hoje, com o algoritmo, cada um vive na sua bolha. Mas ainda assim, agora eu sei quem ela é e que é bem famosa.
Isso acontecia até no UA-cam anos atrás.. Todo mundo que estava pela internet conhecia todos os canais grandes, até mesmo de outros países.. Quem nunca ouviu falar de Laranja Irritante por exemplo?! Haha aí vai ver hoje em dia e tem pessoas com mais de milhões de inscritos, seguidores, e a gente não faz ideia quem sejam
Antigamente as bolhas eram as mesmas, era o que passava na TV aos domingos, o que tocava nas rádios. Sempre quem tinha empresário ou gravadora boa estava em evidência. Atualmente com o UA-cam aumentou a variedade porém continua sendo tocado quem tem mais poder de investimento
Eu ainda vejo algo positivo nas bolhas na internet. Você acaba "criando" um ecossistema que consegue se manter com um público fiel. Vou dar um exemplo o canal de youtube que eu produzo o audiovisual. Não somos o maior canal automotivo do Brasil (que por si só ja é um nicho), mas a 7 anos temos uma base de publico fiel (mais de 400k inscritos no youtube e assinantes no site) e que é o suficiente para nos manter e render alguns poucos contratos publicitários. Estamos longe de ser ricos, mas graças a isso conseguimos viver (quase que exclusivamente) disso. É algo que seria impensável a 20 anos atrás.
Verdade, hj em dia eu vejo um canal de 1M e me surpreendo de nao conhecer, naquela época talvez fosse mais raro e tinha menos pessoas no yt @@adriel.013
Cara, esse canal é de cair o queixo mesmo. Não canso de recomendar para meus amigos. E sendo sincero? É um dos canais que mais sinto conexão, seja com o criador, seja com sua criação. Obrigado pelo projeto, Sr. Aprofundo!
Minha banda de hardcore melódico encerrou as atividades esse ano com 10 anos de banda, e posso comprovar a todos tem muitas bandas foda no role ainda criando, compondo e fazendo muita musica boa, seguimos remando contra a maré
O problema é que o Brasil não se faz tanto sucesso quanto faz o Rock nos Estados Unidos, essa culpa não é apenas dos brasileiros, tem um nome no meio disso! A culpa foi do Getúlio Vargas, ele tentou criar uma "cultura própria" para o Brasil, assim reprimindo gêneros como Rock, blues e outros. Deixando apenas pagode e todas essas porcarias que fazem sucesso hoje em dia.
@@gustavogames_br2189 Estados Unidos rock, blues,jazz etc também está bem nichado, topo da parada lá nao deve ter quase nada que é rock , o que rola é country, pop, hip hop, música latina r&b e seus subgêneros a indústria lá é bem parecida com aqui, se vc for em um show de uma banda antiga famosa vai ta lotado, tanto o titãs aqui, quanto KISS lá por exemplo agora bandas extremamentes talentosas que tocam no SESC aqui e tocam em qualquer casa de show menor lá, tão passando aperto igual (cada um na realidade material do seu país claro) tivemos repressão de gêneros com ele e também com a ditadura, o que nao impediu inclusive o mainstream musical brasileiro ter sido bastante dominado pelos estilos e artistas que faziam sucesso nos topos das paradas dos EUA até pelo menos os anos 90, onde a INDÚSTRIA da música junto com as grandes mídias começaram a empurrar sertanejo e pagode pra cima de nós o que diluiu isso porém se manteve brigando com o topo das paradas com rock e seus subgeneros claro que sei que os gêneros músicais brasileiros tiveram um crescimento nesse período que você falou, samba, bossa nova, jovem guarda todos esses estilos basicamente respiram influências músicais de outros países e inclusive abriram portas para gêneros no brasil no brasil, tipo azymuth trazendo alguns brasileiros pro jazz, mutantes pro rock psicodelico, som nosso de cada dia pro rock progressivo ou exemplos assim até os anos 90 o rock e seus generos ainda reinavam nos topos das paradas brasileiros até 95 ainda respiravam nos topos das paradas só que dai pra frente é basicamente sertanejo, pagode, concluindo creio que a industria teve mto mais culpa do que ex presidente ou milico ditador viajei escrevi mó textão kkkk foi mal
@@Lavie-mk7lpsim o rock no Brasil começou a declinar a partir da segunda metade da década de 90, digamos que depois de 1995 como você disse, foi quando começou a estourar os pagode e os grupos de pagode baiano estilo E o Tchan, e o sertanojo começou a se popularizar cada vez mais, após do surgimento de duplas tipo Zezé de Camargo e Luciano, que surgiram no início dos anos 90, a música popularesca já no final da década de 90, dominava o cenário musical do Brasil sabe.
@@frankwillams6529 pensei exatamente nisso, lembrei dos vídeos da Bira na hora quando comecei esse! o nome do canal é o algoritmo da imagem se alguém tiver interesse
Sou produtor de synthwave desde 2018 e quando eu vi realmente como a indústria da musica funciona eu desanimei e fiquei parado por 2 anos, só voltei ano pesado no começo de 2023 pq eu realmente amo synthwave, pq se for pela grana eu tava ferrado. kkkk Excelente video abrass.
Eu sou bartender e trabalho em maioria em festas particulares. No último final de semana, trabalhei em uma festa com menos de 100 pessoas onde um dos convidados tocou ao violão e cantou "Eu, caçador de mim", do nosso amado Bituca❤, fazendo uma homenagem à aniversariante. Me emocionei horrores, tive que segurar pra nao chorar pois essa música me lembra muito meu falecido pai. Observei, e NINGUÉM na festa parecia nem conhecer a música, a não ser eu e a aniversariante. Passou um tempo, começou a tocar essas p0rcarias de sertanojo E TODOS SABIAM CANTAR! Onde fomos parar?
Um baita choque de realidade pra quem ainda sonha em viver desse mercado. Parabéns pela sinceridade, Lucas. Vejo poucas pessoas falando sobre isso no UA-cam! Abraço e sucesso pra vc e pra toda galera da Camelazul.
@@Diario-blackpillvê ser por isso que tenho vontade de escutar alguns cantando rock em vez de sertanejo/funk...tem uns que tem voz que combina demais com rock
Já vi muita publicidade da Insider. Mas as do seu Canal, supera de longe as demais. Notoriamente, tem muito a sua mão, sua cara, a cara do canal. Que propagandas fodas. Alô Insider! Dobra o bicho do homem, ele é o brabo.😎
Muito bom o conteudo! Tamo indo pro 5⁰ disco agora. E confesso que grande parte da energia que tá movendo a gente pra frente nesse novo projeto é o fato de a gente ter conseguido vingar uma lei de incentivo pra gravar esse disco, pela primeira vez em 14 anos de banda.
o jeito é tentar o mercado internacional, embora ainda seja difícil. no meu caso como faço eletrônica n tenho mta opção, quase n tem público aq e se comento com alguma pessoa aleatória tentam comparar com alok, sendo q ele só é conhecido por 1 subgenero específico q é só a ponta do iceberg
Por isso. Que desde de quando a mtv brasil e o reality show da globo fechou as portas e o surgimento do spotfy, Deezer, Amazon music nas plataformas digitais de streaming e distribuidora digital, . O rock/metal ficou cada vez mais Nichado e voltado pro underground incluso fechado na sua propia bolha por isso!!!!!!!!!!!!!!,.!!! E acabou dificultando mais ainda as bandas /Artista independente criativo, eclético, e com talento foda prejudicando cada vez mais desde meado da década de 2010's!!!!!!
Vou admitir que chorei vendo esse vídeo... Eu to numa fase onde estou começando meu segundo projeto musical e sempre penso se realmente vale a pena.. Mas o amor pela arte sempre ganha! Muito obrigado por esse vídeo maravilhoso! E amaria a oportunidade de estar em sua playlist!
Um dos meus favoritos, que nunca mais vi, é Os Caras & Carol. Lembro em 2019, quando estava no 1° ano da escola, escutar todas as músicas e me fascinar com a grandiosidade das letras, me impactou. Eu recomendo muito para quem gosta de letras profundas e instrumentais bem feitos.
Eu sou DJ a 30 anos e produtor musical de house e synthpop a 20 anos. Eu vim do nada, não tinha nada, ninguém me conhecia mas com muito trabalho e esforço, hoje, eu continuo no mesmo lugar que estava a 20 anos😅😅😅😅
Cara aí no Brasil esquece, se quiser fazer sucesso tem quem ir para Europa ou aqui para os EUA. Na Europa, está surgindo uma nova onda de Synth Pop e New Wave bandas incríveis.
Como a Kamilla Fialho disse em um podcast "Você vai na rádio pagar um jabá pra tocar uma música pop aí vem o Agro e compra a rádio" Infelizmente é daí pra pior
O segredo para fazer uma música de sucesso no Brasil é fazer uma canção com no máximo 10 palavras e incluir "rab@", "senta", "soca". A propósito...essa música da Insider versão balada ficou muito boa kkkkk
Para quem está pensando em começar nessa empreitada, recomendo ser organizar em movimentos. Ter diversas bandas ou artistas se ajudando e compartilhando a arte entre ambos os públicos, pode ajudar pelo menos a criar um movimento e uma organização, assim tornando aquele cenário um pouco mais forte e vivo.
O problema não é o artista ser independente, o problema é o ser humano preguiçoso que escuta o que a grande indústria fornece, eu sempre procuro artistas independentes, gente como a gente
Eu enfrento essa dificuldade em ganhar notoriedade e dinheiro no ramo da ilustração, mas mesmo com a inteligência artificial e a concorrência absurda querendo me derrubar eu confio no meu talento e continuo a lutar.
9 місяців тому+14
Eu enfrento no ramo da literatura, e ainda disputamos com tiktokers.
Eu moro numa pequena cidade goiana e tenho que ouvir sertanejo contra a minha vontade há vários anos. Passo os dias sonhando para qual país eu mudaria se não fosse pobre
Compartilho da mesma vontade. Meu sonho ter uma boate que só toque pop e demais gêneros (exceto sertanejo e funk que infelizmente se filtrou aqui também).
Eu ouço qualquer tipo de música, mas sertanejo e sofrencia simplesmente não dá, é intragável. Até ouço uma ou outra muito antiga, mas a maioria me parece muito ruim
Aqui no meu bairro só toca funk de sucesso (gosto de funk sim, porém precisa ter boas masterizações), sertanejo e pagode, é uma pena se quer haver algum lugar com músicas mais eruditas aqui. A questão é que sou alguém mais ufanista, gosto de música nacional? Sim! Porém prefiro muito mais uma bossa nova ou música alternativa nacional do que um pagode, o gênero me remete muito a um ambiente abrasileirado, mas sem ufanismos, conformistas e com pessoas aos quais não tem uma mentalidade de crescimento e zelo com o próprio idioma ao qual seja forte. E aliás, como portador de autismo, sou alguém bem mais seleto com músicas, aprecio muito eletrônica, funk e rock, mas mesmo com o fato das músicas eletrônicas terem um baita potencial para festas, principalmente se fizer dupla com funk proibidão, infelizmente poucos lugares se atrevem a tocar eletrônica, pelo menos em estabelecimentos como bares e baladas. É também paia ver o monoculturalismo musical no Brasil, querendo consumir muito músicas nacionais, porém majoritariamente consumindo apenas faixas contemporâneas, com a possibilidade de se quer saber de artistas como Alceu Valença. Há músicas maravilhosas em inglês e demais idiomas, como: Van Halen - Jump; Bonnie Tyler - Holding Out For a Hero; Rammstein - Ich Tu Dir Weh/Ich Will; Calvin Harris - Iron/Blame; 5FDP - Sham Pain. Porém, para mim, é decepcionante perceber o não apreço dos brasileiros pela arte, sejam elas jogos, músicas ou filmes.
te entendo, eu fui criada em goiás e meu sonho era sair de lá exatamente por esse motivo kkkkk na época era meia dúzia de emo e rockeiro que se reunia na pracinha, fora isso, só sertanejO
Caralh0, conheci a Beatriz Carlos, ela fez FATEC em Tatuí, cidade vizinha aqui onde moro (interior SP) onde se concentra também o grande "Conservatório" de toda região. Se não me engano ela cursava produção fonográfica, uns 7 anos atrás? Chegou até gravar umas músicas independentes também, como faz tempo que não tenho redes sociais nem sabia que ela tinha virado criadora de conteúdo...muito muito bacana ver ela como referência aqui no seu canal... E parabéns pelos conteúdos do canal, estou maratonando um atrás do outro, admiro toda sua dedicação e esforço para conseguir trazer tantas informações necessárias para quem busca saber sobre história e o que "está por trás" das coisas. Ganhou uma inscrita, grande abraço!
Ótimo vídeo, parabéns! Minha observação é que realmente não vejo necessidade de tanta gente pra compor uma música. As vezes as músicas atuais tem uma lista de compositores maior do que a própria letra!
Somos a banda Dona Helena, e estamos ai na luta com todos os artistas independentes brasileiros. Acabamos de lançar nosso primeiro single, disponível aqui no nosso canal e em todos os streamings. Vamos continuar na luta! "Agro é tech, agro é pop e o pop não poupa ninguém."
Galera, sou editor de video no canal Music Box Brazil, é o único canal de TV fechada que fala SOMENTE sobre música brasiliera. Tem MUITO artista independente incrível, que acabei conhecendo por lá.
Um grande problema de artistas pequenos não se tornarem popular é o seu próprio público que não o financia. Vc pode reparar que os fãs de funk e sertanejo sempre estão acompanhando seus artistas e dando atenção aos novos, que estão surgindo, comprando produtos ou indo em show. Enquanto o público da independente não se dá nem ao trabalho de compartilhar ou muito menos,comprar um item. Eu mesmo gosto de algumas bandas de rock nacional, sempre que alguém pede uma sugestão(ou entra no assunto) de música eu os recomendo, ajudo da forma que posso. Nem que seja comprando uma camisa ou alguma outra coisa. Enquanto vcs,nicho, não se tocarem que o grande público e as gravadoras não irão ajudar. Os artistas independentes irão continuar nascendo mortos.
Caramba mano que comentário foda ! é exatamente isso que acontece, até mesmo cantores sertanejos pequenos de barzinho a galera ajuda, mas quem curte bandas dificilmente vai até a um show
Acho que tem um erro fundamental nesse seu comentário, o tamanho do publico de cada “estilo” musical. O publico do “funk br”, “trap” e etc é massivo, então se uma porcentagem pequena realmente seguir os “artistas” eles já tem o “apoio” garantido. Difícil comparar com qualquer artista do Rock, já que o publico rockeiro não é só muito seguimentado, como também muito menor, o que diminui muito o potencial de geração de receitas, de curtidas e compartilhamentos. Em outras palavras, o problema não é desunião, e sim de tamanho de publico. O que faz sentido, esses “artistas” populares, basicamente fazem a mesma coisa que todo mundo dentro dos seus respectivos “estilos”, enquanto você pode ter uma banda de rock que lembre as bandas dos anos 80, bandas de hardcore melódico, bandas de metal e cada uma com sua identidade e público diferente.
@@raphaelcalado4335 o problema do rock e alguns outros estilos é que não fazem mais músicas "populares" que consiga atingir outros estilos. A forma de composição continua a mesma com letras grandes, isso tira espaço dentro das próprias rádios. Alguns artistas como Jão e Jovem Dionísio quebraram a bolha porque conseguiram fazer músicas comerciais enquanto o rock parou no tempo, hoje em dia se vê fácil o mesmo público do rock curtir um sertanejo mesmo que antigo. Música comercial não é só do Tik Tok mas também músicas que conseguem atingir um público maior fora do próprio estilo
@@compositorximenes1419 honestamente acho que “o problema” também não é esse, como demonstrado no vídeo, há outras barreiras para bandas de rock, e eu acredito que provavelmente o tamanho das letras não seja um problema.
Indie sempre foi um rolê difícil. Mas quando é bom... é bom demais. Aproveitando pra indicar Dingo e Cambriana, duas bandas independentes brasileiras q eu curto bastante ♡
Continue fazendo por você... Esse é o meu conselho☝️😁 Vivo de música a 4 anos trago o sustento da minha família da música, frustração e perrengue faz parte do jogo, eu continuo pq amo o que eu faço... Meu lema é 👉humilde e inteligência 👊😁
É triste pensar que tem um monte de artista foda que ainda não consegue alcançar o público do jeito que deveria.. Mas fica o incentivo: busquem as bandas locais, prestigiem e apoiem o trabalho delas pq tem muita coisa boa espalhada por aí Recomendo a banda Enversos de BH :)
Apesar do sertanejo estar dividindo um pouco o espaço com o trap agora, ano passado achei muito curioso a forma escancarada da Globo de mostrar o apoio (rs) do agronegócio: começando pelo Agro é Pop, depois teve novela passada nesse cenário e um reality show de sertanejo, eu fiquei de cara que não disfarçaram kkkkkkk (antes que falem, não sou aqueles malucos contra Globo, estou apenas a encarando como uma grande empresa e suas questões)
Moça, a Globo não faz nada de graça, Pantanal foi o maior sucesso no século 20, foi feito um remake e foi sucesso também, vai falar que o Agro pagou por Pantanal também? O Brasil é mais interior e sertanejo do que você imagina.
@@junior_iera por essa lógica, Laços de Família não teria feito sucesso ou até mesmo Avenida Brasil. Filho, você precisa não pensar só em entretenimento, mas num cenário maior. E, sim, o Brasil é muito interior etc tbm.
Não sou militante do agronegócio mas é curioso que os que mais falam mal do Agro são os mesmos que defendem alinhamento geopolítico com uma China ou Rússia e esses países são quem financia o Agro a China comprando soja e Rússia carne dos pecuaristas ou seja Agropecuária é o que motiva a relação do Brasil com esses 2
@@lucas-prado Não seja limitado, Pantanal fez sucesso em épocas distintas, públicos distintos, não tem nada de apoio do Agro pra Globo ou qualquer coisa do tipo, o sertanejo é um gênero que faz sucesso e incomoda muita gente da MPB, principalmente os ligados a famosa Máfia do Dendê.
@@junior_iera problema é que vc falar que Pantanal só só fez sucesso por causa do interior, oque não é verdade, tem outros fatores e é ctz que interior não foi mais importante.
Amo a forma como esse cara aborda os temas dos vídeos. Dá pra ver que existe um trabalho extenso de pesquisa. Agora estou inscrita e não quero perder nenhum vídeo!
Eu basicamente desisti. Fiz um chá de revelação de classe social pra mim mesma. Voltei a estudar pra concurso e a música ficará como hobbie pra manter minha sanidade. O último videoclipe que lancei foi ano passado, mas tenho uns 4 albuns na gaveta pra lançar quando puder. Um deles é de funk. Acho que vou precisar contratar umas mina nova de bunda grande pro videoclipe, pq se depender da minha, lascou, kkkkkk.
isso me faz respeitar artistas independentes, um exemplo disso é uma das minhas bandas preferidas, The Damned, em 1976 em um tempo onde era super complicado fazer música independente e lançar, eles alugaram um estúdio minúsculo super barato e gravaram o que até hoje é um dos maiores singles do Punk, "New Rose", ajuda o fato da subcultura punk ter muito do sentimento de "diy", mas para aquela época, é um feito e tanto, e posteriormente eles assinaram com uma gravadora também.
@@thigoths esse sempre foi o estilo deles de certa forma, mas muita coisa mudou quando o Brian deixou a banda e o controle criativo ficou mais com o Dave
Jabá 2.0 é o que define o Spotify. Não é raro você entrar na plataforma e ver tanto artistas quanto músicas que você nunca ouviu falar antes como destaques e mais ouvidas. Antigamente as gravadoras e empresários pagavam para as rádios tocarem as músicas X quantidade de vezes, com preços maiores pra destaques maiores. Agora com as rádios ficando em segundo plano, esse foco passou totalmente para plataformas digitais. Você PENSA que tá ouvindo o que quer, quando na realidade não está.
O time desse vídeo após a LINE UP do RNR é genial! Principalmente se tratando do Medina que sabe do histórico de destratar os artistas brasileiros nesse festival e agora na edição de 40 anos, colocar o gênero sertanejo lá (eu não tenho preconceito) mas é puro interessante de lucro do Medina de fazer o RNR virar um "Villa Mix" e afins da vida. Nunca foi por diversidade, mas por dinheiro!
@@sarasilviabarreto8316 Colocou o sertanejo mas ignorou os artistas do Norte! [Tá tendo crítica de tudo quanto é lado!!!] É como eu falo: Não é por diversidade, é por dinheiro isso pq o sertanejo já tem vários festivais e com certeza o Medina só fez isso pq os cantores sertanejos se incomodaram pq não tem um representante do gênero no Rock N Rio ficaram de mimimi, só que tem tantos festivais onde colocaram o sertanejo que nem precisava colocar no Rock N Rio. Já tem Barretos, Villa Mix, Circuito Sertanejo e por aí vai. E também acho que só colocou o sertanejo pq o "Dia do Metal" no RNR fica em baixa nas vendagens. E fora que a escolha da LINE UP desse ano é bem esquisita. Como colocar a Mariah Carey no palco Sunset 👀? Medina, perdendo a mão em toda edição do RNR, infelizmente. Obs: A própria Mariah já fez show em Barretos e até hoje não entendi a lógica dela fazer um show por lá.
@@sarasilviabarreto8316 Isso foi em 2010. Nessa época Mariah estava grávida dos gêmeos. Foi bem no início da gestação dela. Foi basicamente um auge na carreira pois ela estava fazendo muito sucesso nas rádios aqui no Brasil por causa do cover que ela fez do Foreigner que virou trilha de novela e ficou 27 semanas nas paradas musicais.
Lucas, com certeza vou acompanhar a sua banda! Desejo muito sucesso pra vocês! Meu marido compõe lindas canções, e é muito difícil ver tanto talento sem espaço... Se puder adicionar a música dele na sua playlist, recomendo uma música super divertida que ele fez pra mim, de um dia que liguei chorando porque estava devendo no banco de novo! Rsrsrsrs... A música se chama Convite, ele se chama Marcelo Martinelli. Está disponível no Spotify ou aqui no UA-cam também. Espero que goste da brincadeira!
Eu me lembro de quando eu era adolescente e meu passatempo era ficar procurando bandas na internet. Eu adorava mas não fazia ideia do trampo que é para um artista chegar ao auge. A vida adulta não me permite mais passar horas procurando novos artistas mas é bom saber que ainda tem gente por aí desafiando o mainstreaming que, na minha opinião, já tá um saco.
Esses dias escutei Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo, e é tão bom, assim como Maglore, Selvagens, O Grilo, FBC, o Terno, Terno Rei. Tem muita coisa boa com gravadoras independentes como Rockambole, RISCO e Balaclava. ADM Cria a play no Deezer, pls.
Caramba, teve gente que não assistiu até o final comentando que é paia viver desse mundo, mal sabem que nos seis minutos finais o vídeo dá um plot twist.
Também tenho uma banda de rock, chamada Ponte Baixa. Somos do interior do nordeste e aqui claramente o forró é muito mais potente. A gente tem 7 anos de banda, saiu integrante, mudamos a proposta, entramos em hiatos, mas sempre tivemos a vontade de colocar a banda pra frente. E agora tudo está se encaminhando, amadurecemos muito e vamos usar isso tudo pra esse ano fazer algo bacana. Temos muitas músicas autorais já lançadas e isso dá muito orgulho. Para as bandas independentes, façam uso de editais culturais que incentivam os artistas, isso é um ótimo combustível.
Faltou mencionar a falta de união e a alta rivalidade entre os proprios artistas independentes, principalmente aqui no sul. Fotógrafos, produtores, instrumentalistas, cantores e social medias que morem relativamente perto e que tenham um proposito parecido, se unam, se ajudem, se produzam e se divulguem. Criem seus próprios selos, sejam entre sí com a habilidade e dedicação que vocês têm, aquilo que uma gravadora ou uma produtora seria capaz de proporcionar. Foi assim que muitos artistas de diversas areas furaram a bolha nos anos 80 e 90, não se limitem ao gramado do vizinho se comparando a perfis grandes e pagos. Se o seu trabalho não é valorizado pelas redes sociais, o boca-a-boca ainda existe. Meu antro é o Hip-hop, meu nincho é a g-funk e a essência noventista, não é algo facilmente consumido atualmente mas continuo insistindo como nas antigas. Independente do teu genero musical e teu nincho, isso vale pra todo artista.
Infelizmente também existe o viés geracional. Uma geração inteira foi moldada unicamente pelo streamming, isto é, eles tem habitos programados por essas gravadoras. Eles não procuram som novo, NÃO ESCUTAM ALBUM (o que é uma maluquice) e só estão atrás do próximo hype. E não querem ter trabalho nenhum, se tudo vier bem mastigadinho é o ideal. Imagina ter que procurar algo, ler e enterder alguma coisa.. esquece! Já estão programados nessa lógica de playlist no spotify, top da netflix e afins. Talvez por isso os rappers do mainstream estadunidense estejam tão empenhados em faze essa tretinha do momento perdura. Diss sempre teve, mas tantos desdobramentos servem pra reter a atenção de muita gente que não consegue focar em nd sem passa o dedo pra cima e ir pro próximo assunto
E uma geração inteira foi moldada pela TV. Ou você acha que o monopólio do Rock foi orgânico? Porque se acha que boa parte dos influencers de 40+ assumem gostar de rock??
é isso aí gente, bora se ajudar e ajudar a cena! ser artista independente é um perrengue sem tamanho mas desistir não precisar ser uma opção, não desistam de espalhar sua arte pra quem precisa ouvir.
Quando alguém diz que "o tempo das músicas boas acabou", eu realmente não entendo como a pessoa chegou nessa conclusão. Antes a gente garimpava na internet por horas pesquisando em fóruns as bandas boas que estavam nascendo, mas hoje a geração shorts/reels/tiktok não consegue dedicar um tempo a mais no dia pra procurar bons sons. Inclusive vou dar uma conferida nessa sua playlist pra ver quais diamantes eu encontro 🙌🏽
Eu sempre estou procurando boas músicas, escuto um monte e salvo aquelas que mais me marcaram Inclusive crio várias playlistes de músicas de 2018/19/20/21/22/23 e 2024 que mais gostei
Sempre que eu encontro alguma música legal pelo UA-cam eu baixo. Minha playlist tem música de tudo que é gênero e época; e olha que eu nem procuro as músicas, elas simplesmente aparecem em vídeos como memes por exemplo
Como vc disse, não entendo esse papo de "música boa acabou" pois muitas que ouço são bem atuais, e sinceramente eu não dou a mínima pra época/gênero, o que importa é que eu curti o som
É que as pessoas vêem a música de forma muito pretensiosa, viver de música é igual ser um profissional liberal, é totalmente possivel viver disso se você desenvolver o que é essencial, mas realmente, fazer música são outros 500. Você pode depositar muita coisa num trabalho autoral e se frustrar, mas pode viver trabalhando com algo relacionado e ter uma vida normal sem querer ser um artista internacional ou algo do tipo.
E o que adianta esse trabalho todo pra sua música ser esquecida em 3 meses? Atualmente todos estão ferrados, a não ser que vc tenha dinheiro infinito pra refazer tudo de novo várias vezes
Tô precisando de vídeos do Aprofundo todo dia. Aliás, quando o canal decolar, me contrata aí como sonoplasta ou qualquer ajudante geral aí! Bom demais a qualidade e a versatilidade do formato, me lembra uma mistura de vários canais que gosto, dos mais sérios aos mais entretenimento e humor.
Mais um vídeo FENOMENAL do Sr. Aprofundo, só queria indicar um canal chamado Som de Peso que aborda, majoritariamente, o cenário musical e esse canal sempre mostra novas bandas, Br ou não. Recomendo que chequem, e, se possível, sigam o canal
Existem paralelos de como viver de musica x viver de fama, eu por exemplo vivo de musica, mas viver de musica não é apenas compor, lançar musica e tudo, você em grande parte tem que viver de varias funções que a musica pode proporcionar , como por exemplo sou professor de musica e ganho muito melhor que as profissões que tive antes. Viver de palco seja autoral ou cover é conviver com pouco, apesar de eu tocar em ambos, o que me sustenta financeiramente é dar aulas.
*_Concordo em certa parte, acredito que o Brasil seja um país do extremo, se você é muito bom irá fazer sucesso mas ao contrário se for muito ruim também, há exemplos como Caneta azul e até mesmo o recente Grello com o hit amor e fé , não sei se as pessoas realmente gostam ou se é um tipo de compaixão por serem pobres, humildes etc… isso ainda tem muita relevância pois é o “ povão “ quem deixa esses artistas famosos_*
Isso porque você focou na canção, que é um formato muito mais ouvido. Agora magine quem faz música instrumental, música experimental, o perrengue que passa.
Isso entristece um pouco o artista novo que está começando e querendo investir e ter sucesso com um gênero que o povo brasileiro nao escuta tanto, Ainda vou continuar com fé que vai dar certo, espero q a arte não esteja perdida 💜🙏🏻
São mais de 20 anos tendo banda sempre autoral, diversos trabalhos lançados, muito dinheiro e muita energia, muito suor e muitas lágrimas, muito peso carregado, desaforo, humilhações, etc. Minha filha nasceu recentemente. Tenho 37 anos. Cansei. Desisti sim.
Esse vídeo me lembrou muito também a influência desses reality shows musicais que é basicamente assim e vale também citar as decepções desses participantes que participam de reality...como o X Factor Brasil e o descaso com os participantes. E falar dos empresários também, Bonadio 👀. O maior exemplo de empresários que dá o ouro para depois te derrubar. [E vale também mencionar o canal da Radio Guerrilha, que constantemente cita esses assuntos da indústria] Só se mantém quem tem dinheiro e contatos, só dancinha e afins não adianta. A arte fica só em segundo plano. Duvido muito que esse pessoal vá regulamentar algo pra adaptar o I.A, só se acontecer algo muito sério! [Eu sou contra o uso de I.A]
Gente, vocês já pensaram que esses artistas "bons" podem ser ruins? O que mais tem é oportunidade pra lançar uma música hoje em dia. Vai de gravadora de grandes talentos, TV e até o próprio youtube.
Sobre isso, o senhorita Bira no canal Algoritmo da imagem tem um vídeo bem legal sobre isso, se não me engano tem o nome da Pablo vittar no meio. Vale a pena assistir.🤯
A vida é mais complexa que isso. Só o fato de haver esses ritmos que fazem sucesso em determinado momento já é um indício de que esse mercado pode não ser algo tão orgânico assim. As pessoas falam de indústria musical, sabes como uma indústria funciona? Cortar custos, produção em série.
@@edbarros3504 Caramba, eu acho que nada mais orgânico do que uma música atemporal e que marca época e literalmente somem depois, vide Papo de Jacaré do P.O Box, explodiram no Brasil e sumiram, algo que vai de encontro com o que você diz. Você é muito bitolado.
já trabalhei como músico profissionalmente, embora hoje eu tenha mudado de carreira, por causa da família (odiava viajar), acredito que um ponto aí nessa questão que as pessoas desistem é querer "fazer a sua arte". no sentido de fazer sem álbum, músicas, etc e querer expressar sua alma através da arte. pra ser bem sincero, acho que isso é muito difícil sem grana mesmo. mas tem um outro lado da música profissional que é muito mais acessível que é ser músico contratado. tocar em eventos, orquestras, acompanhar outros artistas, ser músico de estúdio, etc. eu acho isso bem possível de ser realizado. mas é aquela coisa: um trabalho burocrático como qualquer outro. vc vai tocar músicas que não gosta, vai tocar em lugares que não gosta, mas vai conseguir levar uma vida confortável. vc só precisa estar preparado tecnicamente e com os equipamentos certo. mas ainda assim, vejo como um investimento menor que tentar compor um hit e bombar.
Eu fique uns 3 anos mantendo um canal de música alternativa, em que que eu subia no UA-cam álbuns de artistas independentes. E era muito doido como eles eram profundamente gratos mesmo sendo um canal pequeno, essa galera luta demsis e deu pre sentir a força dos artistas independentes.
Hoje em dia tá diferente. Lá em meados de 2004~2006, talvez por influência da MTV, o que bombava era Linkin Park, Evanescence, SOAD... E mesmo artistas brasileiros como Jay Vaquer dominavam os tops. Tocavam horrores nas rádios. Todo mundo gostava e conhecia. Agora só vejo acontecer isso com sertanejo e pagode. Mistério.
🌟 Acesse o site da Insider e use o cupom APROFUNDO12 pra garantir sua Tech T-Shirt com 12% de desconto: www.insiderstore.com.br/Aprofundo
Se passou na qualidade do add meu bom. 🤯🤯
eu como artista tenho q reconhecer q é mt dificil crescer nas redes sociais
Fodase é oque a massa engole e ama, funk putaria, sertanejo escravocrta, se desinvestissem a atenção dessas musikas pra pesquisar algo bom até achar, a grande maioria doque bomba não seria mediocre ou apelativo.
discordo da sua frase sobre jogadores... a piramide se sustenta só pq obedecem as ordens, mandar qualquer um pode... mas obedece só quem é estúpido... vemos isso com a polícia e com jornalistas tbm, os grandes cumpridores de ordens ilegais.
"bolha estourar" normalmente é algo ruim, pois é algo que não deveria ter crescido (mercado).
Aí tem o "furou a bolha" que é algo bichado que veio para o grande público.
E "estourou" é o sentido que acredito que seja melhor para o que foi usado.
Esse é o meu pensamento né.
O que mais entristece é que hoje em dia qualquer pateta sem talento que rima limão com melão e coloca um refrão chiclete no meio consegue espaço, e pessoas com trabalhos e composições absurdas não são reconhecidas.
O limão com melão vende, poesia é um pouco mais complicado
@@montanaebranco4124 É isso.
É claro meu amigo, o limão com melão tem contatos por trás, gente querendo lavar grana, aí depositam rios de dinheiro e o limão com melão é conhecido em escala nacional e internacional. Só ver a indústria do funk, para o crime é vantagem, pois o retorno da grana é legal. O compositor humilde que n tem 2 reais pra escalar isso, nunca sai do lugar.
@@Diego-xx1qg Concordo 100% com você, mas na gringa eu realmente não sei o porque isso acontece, um exemplo é Digital Daggers, a mais de 13 anos e não tem o reconhecimento que merecia, outro exemplo é Redferrin do Country que tem uns trabalhos legais também, sei lá as vezes eu penso que por lá eles escolhem quem vai subir ou não.
Mas meu amigo eu te digo uma coisa, muita gente canta bem, MUITA GENTE MESMO, nunca vai ser só cantar.
A obsessão pelo "hit", pelo "chiclete" está acabando com a música na essência. Com letras complexas, melodias inovadoras, ... Isso vai acabar. É triste
Se você para pra pensar nada mudou na industrial músical, não sempre foi pelo hit, pelo mainstream, a diferença é que agora existem milhões de bolhas musicais, não existem mais monopólios, e ao mesmo tempo temos, rs só achar sua bolha rs
@@andercms ora, para mim fica mais do que claro que o problema da música é a indústria! Rei Dom Dinis, Mozart, Bach e Vivaldi não compunham para a indústria, compunham para a nobre expressão dos sentimentos¹, e essas composições, por tal, geraram fascínio em gerações antes de serem infelizmente esquecidas, matéria de séculos a fio.
Nos dias de hoje, tudo o que faz um grande público, por mais imbecil e frívolo que seja, trará dinheiro e, portanto, a atenção da indústria. Eu quero mais é que a indústria vá a falência e sobreviva o músico que faz música, o poeta que faz poesia, o ARTISTA que faz ARTE. Coisas que não vemos nos dias atuais.
P.S. 1: obrigações impostas a alguém não criam a necessidade de que haja um desprezo do trabalho a ser realizado. Ex.: Aleijadinho, pintor renascentista brasileiro, foi contratado para pintar o teto de determinados templos católicos no Brasil, mas nenhuma dessas artes é medíocre pela obrigatoriedade contratual.
@@andercms Não existem monopólios? Hoje, existe mais do que nunca; o agro financia o sertanejo, compra rádios pra tocar só o sertanejo, pagam o spotify, pra que sertanejo esteja em todas as playlists de músicas mais ouvidas, compram espaços em festivais e eventos, irmão, o rock in rio desse ano não tem uma banda de rock, e metade das atrações são do sertanejo, e tu vem me falar que não existe monopólio?
É a mesma coisa que sempre foi, cara. Só você buscar ouvir outras coisas sem ser de maneira passiva . De maneira passiva nos anos 80 e hoje você vai consumir apenas o q a indústria quer.
Vai ter aveeeeeeeeenged@@luisfilipe2747
Me lembro de uma entrevista da ex empresária da Anita, que falou que foi numa rádio do interior pagar para tocar as músicas da Anita e descobriu que um empresário pecuarista tinha comprado a rádio e ali só tocava sertanejo. Ficou imaginando se a própria Anita não consegue igualar o jogo, fico imaginando bandas independentes. É triste, mas resistiremos!
E ela ainda contou que uma anita da vida custa mais de um milhão inicial
Cara, escute a voz na sua cabeça, não adianta...
É isso q repito.. temos praticamente uma máfia forte por trás....
Rádio é nicho, tem rádio que só toca sertanejo, tem rádio que só toca mpb, rádio que só toca música internacional. Chegar a empresária da Anitta na nova Brasil e pedir pra tocar Anitta também não teria sucesso. Não tem nada de mais um pecuarista comprar uma rádio, é uma empresa privada e lá ele toca o que ele quiser, até mesmo
Anitta se ELE QUISER.
Anos depois a propria Anitta admitiu que as pessoas só querem ouvir porcaria. Por isso ela faz musicas ruins.
Tem um vídeo da Senhorita Bira (O algoritmo da Imagem) em que ela comenta sobre como a maior parte dos artista que fazem sucesso hoje têm grandes incentivos financeiros por trás. Acho legal dar uma conferida pra quem gostou do tema do vídeo.
Qual o título do vídeo?
@@opiniaoimpopular019 Se não me engano, Pablo vittar e o sertanejo
Pensei na senhorita bira NA HORA!
Srta diz óbvio sobre capitalismo pra quem nasceu ontem, ótima opção pra conteúdo introdutório.
Esse vídeo da Senhorita Bira é sensacional
Eu sou poeta, compositor, músico e cantor. Me apresentei algumas vezes em eventos públicos na minha cidade aindaadolescente e fui elogiado por pessoas até mais velhas que eu, mas é frustrante o tanto que pessoas assim como nós não conseguimos espaço... tudo no fim se trata de ganhar dinheiro! Música não é mais arte, é produto, apenas mercadoria.
Sempre foi, mas agora é uma mercadoria de baixa qualidade pra qi 83 botar pra tocar no churrasco
Já pensou o plot twist: "Veja como eu criei um canal de sucesso no UA-cam para poder investir na minha banda" 🤯
a casa caiu sr. aprofundo
Me descobriram
@lucasinutilismo kkkkkk
Ora ora faz muito sentido
kkkkkkkkkkk
E pensar que no livro 1984 de George Orwell , lançado nos anos 40, ele falava de máquinas que criavam aleatoriamente letras de músicas que seriam tocadas nas rádios para entreter o proletariado...
Lembrei disso assistindo o vídeo também 😮
Isso seria um prenuncio para os chats gpts da vida.
O produtor manda as ideias pra IA, ela retorna com uma música e depois ele só faz uns ajustes aqui e ali. Pronto, já tem uma música
Orwell foi pintar socialismo e acabou pintando o capitalismo 😂
@@racudo1898na verdade ele tava críticando sistemas totalitários no geral
@@racudo1898um sistema totalitário, o capitalismo não é um sistema totalitário.
Por isso sempre se pergunte: "Eu gosto do que eu gosto, porque de fato eu gosto? Ou eu gosto do que eu gosto porque alguém mandou eu gostar?"
Eu gosto do que eu gosto porque de fato eu gosto e não estou falando de sertanejo, funk ou forró de hoje k
@@SK_Xports É isso ai meu mano! Saber dessas coisas nos dá liberdade
E isso vale pra tudo, comida, bebida, séries de tv, filmes, futebol ou qualquer outro esporte, etc, etc...
@@nath6374 é bom refletir nessas coisas que parecem óbvias
@@NonatoSEsta é uma ótima reflexão! Eu tendo a concordar com alguns estudiosos da área da cultura e linguagem que apontam que o "gosto" é socialmente construído. É incômodo pensar nessa perspectiva, pois remexe questões delicadas e imbrincadas em nossos imaginários. Mas, como apontou outro comentário aqui, é libertador refletir.
A musica Brasileira na decada de 60 e 70 abria muita a mente das pessoas, por isso sofreu um empobrecimento cultural proposital, afinal quanto mais burro o povo mais facil dos ricos roubarem e explorarem.
Sem dúvida, mas por todo os anos 80, 90 e começo dos 2000 tivemos músicas e artistas que despertaram a mente e o sonho por mudanças em muita gente, assim como foram talhados por gravadoras e seus grandes filtros também, mas nada como nesse nível atual. A grande diferença é que lá atrás a maioria dos executivos de gravadoras amavam a música e a arte em si, apesar dos negócios, já hoje é apenas ganância e controle puro, nunca foi tão facil manipular um público que perdeu completamente o senso crítico de tudo.
Não esqueça da Jovem Guarda que servia para iludir romanticamente e afastar o pensamento crítico
eu sou da teoria que o chorão foi assassinado para enterrar o rock no brasil, ele foi o ultimo a tentar conscientizar as pessoas, sobre desigualdade social, politica...
Nem tudo se resume a só dinheiro.
Sistema do Anti-Cristo! Plano do diabo!
Jesus me libertou, recomendo a todos a Bíblia, pois lá você encontra a resposta pra tudo!
“Você é fanático” -> me converti com 19 anos após experimentar tudo que esse mundo tinha para oferecer, mas foi somente com Jesus que eu pude ser liberto desse sistema.
“Mas você vive nesse sistema” -> eu vivo nesse sistema, mas não vivo pra ele.
Nunca vou desistir, sou um artista totalmente versátil, consigo criar letras e fazer qualquer estilo de música. Deus é comigo! ❤🙏
Eu odeio sertanejo universitário, não por conta da musica em si, mas pelo todo, nao tem criatividade nas músicas mais, se você ouvir uma radio no carro por 30 minutos você não distinguir de quem é a música, e isso transforma a musica numa futilidade saturada inútil e chata.
Edit: valeu pelas curtidas pessoal, gerou um debate bem top nos comentários! Tmj 👌🤘
Sim! São sempre os mesmos acordes musicais, melodia e temática parecidos entre si. E isso com certeza é porque a industria vê que esse tipo de composição funciona pra vender, então 'jogo que ta ganhando não se mexe'
"Ela me traiu" "Eu a amava" Eu vou beber" "Eu vou chorar" "Chifres" "Sou Corno(a)"
E tudo igual mesmo!@
São tudo a mesma porcaria.
Sertanejo faz meu ouvido chorar
Legal que o "agro" exaltado no "Sertanojo" br se apropria de indumentárias norteamericanas o gaucho e o vaqueiro nordestino, grandes figuras da pecuária br, simplesmente é apagado em favor do "Cowboy" de calça apertadinha.
De fato amigo!
Também fico impressionado com isso
Vejo uns cantores aí que em suas músicas dizem-se os roçeiros raízes, verdadeiros caipiras, mas aposto que se colocar um arado na frente, não saberão nem pra o que aquilo serve
Não só a cultura gaúcha e do sertanejo nordestino apagada, mas a cultura caipira do sudeste/centro-oeste tbm está o sendo apagada pela figura cowboy texano
@@S4nt_Klaus Desde Tião Carreiro, famoso cosplay de cowboy.
Todo artista tem sua estética, é artificial? Com certeza mas faz parte, e é a mesma coisa pra essa galera do Funk e do trap que paga de maloka correria @@nordesteindependente9065
@@balacobaco9317 realmente vi uma critica que dizia exatamente isso, q qm começou com esta moda do cosplay de Cowboy foi o Tião Carreiro !!!
No fim do ano passado, uma sra lá da escola em que eu trabalho tava toda empolgada pra ir ao show da Ana Castela. Metade das pessoas não sabia quem era. Engraçado, a gente comentou como isso não aconteceria há 20 anos atrás. Tipo, gostando ou não, todo mundo conheceria alguém que faz tanto sucesso. Hoje, com o algoritmo, cada um vive na sua bolha. Mas ainda assim, agora eu sei quem ela é e que é bem famosa.
Isso acontecia até no UA-cam anos atrás.. Todo mundo que estava pela internet conhecia todos os canais grandes, até mesmo de outros países.. Quem nunca ouviu falar de Laranja Irritante por exemplo?! Haha aí vai ver hoje em dia e tem pessoas com mais de milhões de inscritos, seguidores, e a gente não faz ideia quem sejam
Antigamente as bolhas eram as mesmas, era o que passava na TV aos domingos, o que tocava nas rádios. Sempre quem tinha empresário ou gravadora boa estava em evidência. Atualmente com o UA-cam aumentou a variedade porém continua sendo tocado quem tem mais poder de investimento
Eu ainda vejo algo positivo nas bolhas na internet. Você acaba "criando" um ecossistema que consegue se manter com um público fiel. Vou dar um exemplo o canal de youtube que eu produzo o audiovisual. Não somos o maior canal automotivo do Brasil (que por si só ja é um nicho), mas a 7 anos temos uma base de publico fiel (mais de 400k inscritos no youtube e assinantes no site) e que é o suficiente para nos manter e render alguns poucos contratos publicitários. Estamos longe de ser ricos, mas graças a isso conseguimos viver (quase que exclusivamente) disso. É algo que seria impensável a 20 anos atrás.
Verdade, hj em dia eu vejo um canal de 1M e me surpreendo de nao conhecer, naquela época talvez fosse mais raro e tinha menos pessoas no yt @@adriel.013
Nunca ouvi Ana Castela, a não ser por escolha alheia
Cara, esse canal é de cair o queixo mesmo. Não canso de recomendar para meus amigos. E sendo sincero? É um dos canais que mais sinto conexão, seja com o criador, seja com sua criação.
Obrigado pelo projeto, Sr. Aprofundo!
E a bira ja avisava sobre isso há muito tempo atrás, que bom que tem mais canais falando sobre isso
Tudo bem que eu não sou ninguém, mas eu falava isso há mais de dez anos. E aí eu era taxado de preconceituoso e intolerante. 🤗
Minha banda de hardcore melódico encerrou as atividades esse ano com 10 anos de banda, e posso comprovar a todos tem muitas bandas foda no role ainda criando, compondo e fazendo muita musica boa, seguimos remando contra a maré
O problema é que o Brasil não se faz tanto sucesso quanto faz o Rock nos Estados Unidos, essa culpa não é apenas dos brasileiros, tem um nome no meio disso! A culpa foi do Getúlio Vargas, ele tentou criar uma "cultura própria" para o Brasil, assim reprimindo gêneros como Rock, blues e outros. Deixando apenas pagode e todas essas porcarias que fazem sucesso hoje em dia.
Nomeeer
@@lucasalexsander4270 vou indicar 5 bandas do underground
Cannon of hate
Overlap
Banda Mad
Caffeine blues
Acionistas Vienenses
@@gustavogames_br2189 Estados Unidos rock, blues,jazz etc também está bem nichado, topo da parada lá nao deve ter quase nada que é rock , o que rola é country, pop, hip hop, música latina r&b e seus subgêneros
a indústria lá é bem parecida com aqui, se vc for em um show de uma banda antiga famosa vai ta lotado, tanto o titãs aqui, quanto KISS lá por exemplo
agora bandas extremamentes talentosas que tocam no SESC aqui e tocam em qualquer casa de show menor lá, tão passando aperto igual (cada um na realidade material do seu país claro)
tivemos repressão de gêneros com ele e também com a ditadura, o que nao impediu inclusive o mainstream musical brasileiro ter sido bastante dominado pelos estilos e artistas que faziam sucesso nos topos das paradas dos EUA até pelo menos os anos 90, onde a INDÚSTRIA da música junto com as grandes mídias começaram a empurrar sertanejo e pagode pra cima de nós o que diluiu isso porém se manteve brigando com o topo das paradas com rock e seus subgeneros
claro que sei que os gêneros músicais brasileiros tiveram um crescimento nesse período que você falou, samba, bossa nova, jovem guarda todos esses estilos basicamente respiram influências músicais de outros países e inclusive abriram portas para gêneros no brasil no brasil, tipo azymuth trazendo alguns brasileiros pro jazz, mutantes pro rock psicodelico, som nosso de cada dia pro rock progressivo ou exemplos assim
até os anos 90 o rock e seus generos ainda reinavam nos topos das paradas brasileiros
até 95 ainda respiravam nos topos das paradas só que dai pra frente é basicamente sertanejo, pagode,
concluindo creio que a industria teve mto mais culpa do que ex presidente ou milico ditador
viajei escrevi mó textão kkkk foi mal
@@Lavie-mk7lpsim o rock no Brasil começou a declinar a partir da segunda metade da década de 90, digamos que depois de 1995 como você disse, foi quando começou a estourar os pagode e os grupos de pagode baiano estilo E o Tchan, e o sertanojo começou a se popularizar cada vez mais, após do surgimento de duplas tipo Zezé de Camargo e Luciano, que surgiram no início dos anos 90, a música popularesca já no final da década de 90, dominava o cenário musical do Brasil sabe.
Caramba. Essas "fazendas de streaming" me pegou.
Não imaginava que os caras eram tão baixos
Anão
Tava dormindo nas duas últimas eleições,?
Malandragem sempre existiu, cara. As gravadoras pagavam jabá pros artistas de MPB e rock tocarem no rádio e na TV
Irmão faz mais disso, por favor, tem gente passando mal aqui, criança chorando, esse assunto é muito importante, obrigado.
No canal da dona Bira tem um vídeo sobre isso
@@frankwillams6529 no algoritmodaimagem também, mas quanto mais bolhas alcançarem, melhor.
@@frankwillams6529 pensei exatamente nisso, lembrei dos vídeos da Bira na hora quando comecei esse! o nome do canal é o algoritmo da imagem se alguém tiver interesse
Sou produtor de synthwave desde 2018 e quando eu vi realmente como a indústria da musica funciona eu desanimei e fiquei parado por 2 anos, só voltei ano pesado no começo de 2023 pq eu realmente amo synthwave, pq se for pela grana eu tava ferrado. kkkk
Excelente video abrass.
Mano posso ter teu zap?
Eu sou bartender e trabalho em maioria em festas particulares.
No último final de semana, trabalhei em uma festa com menos de 100 pessoas onde um dos convidados tocou ao violão e cantou "Eu, caçador de mim", do nosso amado Bituca❤, fazendo uma homenagem à aniversariante.
Me emocionei horrores, tive que segurar pra nao chorar pois essa música me lembra muito meu falecido pai. Observei, e NINGUÉM na festa parecia nem conhecer a música, a não ser eu e a aniversariante.
Passou um tempo, começou a tocar essas p0rcarias de sertanojo E TODOS SABIAM CANTAR!
Onde fomos parar?
Difícil viu !!😢
Um baita choque de realidade pra quem ainda sonha em viver desse mercado. Parabéns pela sinceridade, Lucas. Vejo poucas pessoas falando sobre isso no UA-cam! Abraço e sucesso pra vc e pra toda galera da Camelazul.
Boa parte dos cantores sertanejos gostam de rock
@@Diario-blackpille o kike?
@@Diario-blackpillvê ser por isso que tenho vontade de escutar alguns cantando rock em vez de sertanejo/funk...tem uns que tem voz que combina demais com rock
Infelizmente no começo é preciso ser tudo... mas principalmente o cara do marketing. É muito difícil, mas não vamos desistir.
Nossa, não conheço nenhuma dessas músicas mais tocadas citadas no vídeo. É uma pena o dinheiro mandar mais do que o talento no mundo da música.
Eu tbm não. Mas capitalismo é isso aí. Dinheiro manda.
Sempre foi assim
@@Moses_90 pior seria no socialismo. A única música que ouviríamos seria a que o estado aprovasse. Vide exemplos da Coreia do Norte.
Tambem não faço ideia quem é a morena que fez o maior sucesso em 2023
@@JeffRodJefftadinho não sabe nem o que diz
Já vi muita publicidade da Insider. Mas as do seu Canal, supera de longe as demais. Notoriamente, tem muito a sua mão, sua cara, a cara do canal. Que propagandas fodas. Alô Insider! Dobra o bicho do homem, ele é o brabo.😎
Pra mim a melhor publi já produzida para a INSIDER até o momento.👏👏👏👏👏
Tb amei, muito criativo😂❤🎉
Muito bom o conteudo! Tamo indo pro 5⁰ disco agora. E confesso que grande parte da energia que tá movendo a gente pra frente nesse novo projeto é o fato de a gente ter conseguido vingar uma lei de incentivo pra gravar esse disco, pela primeira vez em 14 anos de banda.
o jeito é tentar o mercado internacional, embora ainda seja difícil. no meu caso como faço eletrônica n tenho mta opção, quase n tem público aq e se comento com alguma pessoa aleatória tentam comparar com alok, sendo q ele só é conhecido por 1 subgenero específico q é só a ponta do iceberg
Vc posta nesse canal?
A insider tem muita sorte de ter te escolhido pra patrocinar, nunca pulo os anúncios!!
Como eu uso um UA-cam modificado, passa sozinho os anúncios e acaba que eu nem sei o que disseram kskskks 😗
@user-pr2nj7oz7h falou tudo kkkkkkkkkk
@@alexandremontenegro777 qual??
@@ExtremeBulshit se eh escrever, não vai aparecer aqui.
Mas vc compra? Rs
Por isso. Que desde de quando a mtv brasil e o reality show da globo fechou as portas e o surgimento do spotfy, Deezer, Amazon music nas plataformas digitais de streaming e distribuidora digital, . O rock/metal ficou cada vez mais Nichado e voltado pro underground incluso fechado na sua propia bolha por isso!!!!!!!!!!!!!!,.!!! E acabou dificultando mais ainda as bandas /Artista independente criativo, eclético, e com talento foda prejudicando cada vez mais desde meado da década de 2010's!!!!!!
E vc acha que o rock não era jabá puro também? Kkkkk
Vou admitir que chorei vendo esse vídeo... Eu to numa fase onde estou começando meu segundo projeto musical e sempre penso se realmente vale a pena.. Mas o amor pela arte sempre ganha! Muito obrigado por esse vídeo maravilhoso! E amaria a oportunidade de estar em sua playlist!
Não desiste mano, se é o que tu ama, se tu sente que vai dar certo… insiste, persiste. “Se um louco insistir em sua loucura, ele vira um sábio”
Faça por amor a arte n PREMIO
CORUJA BC1
Um dos meus favoritos, que nunca mais vi, é Os Caras & Carol. Lembro em 2019, quando estava no 1° ano da escola, escutar todas as músicas e me fascinar com a grandiosidade das letras, me impactou. Eu recomendo muito para quem gosta de letras profundas e instrumentais bem feitos.
boa, me lembra de ouvir daqui a uma semana, só perguntar se ouvi.
@@npc5983 pode deixar
Vou ouvir agr ! Obrigado pela indicação!
Já estamos até pensando em fazer uma playlist chamada: "Os menores fracassos de The Parabolics". Nossas mais tocadas 😁🎸
Eu sou DJ a 30 anos e produtor musical de house e synthpop a 20 anos. Eu vim do nada, não tinha nada, ninguém me conhecia mas com muito trabalho e esforço, hoje, eu continuo no mesmo lugar que estava a 20 anos😅😅😅😅
Hahahahah me fez rir muito
Produz eletrofunk
Cara aí no Brasil esquece, se quiser fazer sucesso tem quem ir para Europa ou aqui para os EUA. Na Europa, está surgindo uma nova onda de Synth Pop e New Wave bandas incríveis.
@@renatomiranda205q dlç ouvir isso, dá até gosto 😍
Música eletrônica é lá fora. Aqui é muito nichado e sazonal. Só o Alok furou a bolha até agora.
Como a Kamilla Fialho disse em um podcast "Você vai na rádio pagar um jabá pra tocar uma música pop aí vem o Agro e compra a rádio"
Infelizmente é daí pra pior
O segredo para fazer uma música de sucesso no Brasil é fazer uma canção com no máximo 10 palavras e incluir "rab@", "senta", "soca".
A propósito...essa música da Insider versão balada ficou muito boa kkkkk
Ou so prestar atenção em alguma frase/bordão de jovem que viraliza nas redes socias, e fazer uma letra meia boca em cima disso
Oq vc tá esperando pra fazer e ficar rico? Ou vc é burro e n faz nem oq vc pensa!😂
Há um monte de funks proibidões por ai que falam tudo isso e não fazem sucesso.
O ponto do vídeo não é sobre conteúdo da música pra fazer sucesso
Nao e meu amigo, o que faz. Sucesso e flow, Levada, tom de voz e o principal BEAT
Para quem está pensando em começar nessa empreitada, recomendo ser organizar em movimentos. Ter diversas bandas ou artistas se ajudando e compartilhando a arte entre ambos os públicos, pode ajudar pelo menos a criar um movimento e uma organização, assim tornando aquele cenário um pouco mais forte e vivo.
O problema não é o artista ser independente, o problema é o ser humano preguiçoso que escuta o que a grande indústria fornece, eu sempre procuro artistas independentes, gente como a gente
Eu enfrento essa dificuldade em ganhar notoriedade e dinheiro no ramo da ilustração, mas mesmo com a inteligência artificial e a concorrência absurda querendo me derrubar eu confio no meu talento e continuo a lutar.
Eu enfrento no ramo da literatura, e ainda disputamos com tiktokers.
força na peruca irmão 👑🔥
Que vídeo mais incrível! Tô tão lisonjeada por ter participado, muito obrigada 💖 tô torcendo muito pela sua banda, o meu apoio você já tem 💪
Eu moro numa pequena cidade goiana e tenho que ouvir sertanejo contra a minha vontade há vários anos. Passo os dias sonhando para qual país eu mudaria se não fosse pobre
Compartilho da mesma vontade. Meu sonho ter uma boate que só toque pop e demais gêneros (exceto sertanejo e funk que infelizmente se filtrou aqui também).
Eu ouço qualquer tipo de música, mas sertanejo e sofrencia simplesmente não dá, é intragável. Até ouço uma ou outra muito antiga, mas a maioria me parece muito ruim
Aqui no meu bairro só toca funk de sucesso (gosto de funk sim, porém precisa ter boas masterizações), sertanejo e pagode, é uma pena se quer haver algum lugar com músicas mais eruditas aqui.
A questão é que sou alguém mais ufanista, gosto de música nacional? Sim! Porém prefiro muito mais uma bossa nova ou música alternativa nacional do que um pagode, o gênero me remete muito a um ambiente abrasileirado, mas sem ufanismos, conformistas e com pessoas aos quais não tem uma mentalidade de crescimento e zelo com o próprio idioma ao qual seja forte.
E aliás, como portador de autismo, sou alguém bem mais seleto com músicas, aprecio muito eletrônica, funk e rock, mas mesmo com o fato das músicas eletrônicas terem um baita potencial para festas, principalmente se fizer dupla com funk proibidão, infelizmente poucos lugares se atrevem a tocar eletrônica, pelo menos em estabelecimentos como bares e baladas.
É também paia ver o monoculturalismo musical no Brasil, querendo consumir muito músicas nacionais, porém majoritariamente consumindo apenas faixas contemporâneas, com a possibilidade de se quer saber de artistas como Alceu Valença. Há músicas maravilhosas em inglês e demais idiomas, como:
Van Halen - Jump;
Bonnie Tyler - Holding Out For a Hero;
Rammstein - Ich Tu Dir Weh/Ich Will;
Calvin Harris - Iron/Blame;
5FDP - Sham Pain.
Porém, para mim, é decepcionante perceber o não apreço dos brasileiros pela arte, sejam elas jogos, músicas ou filmes.
Não precisa ir pra outro país, outras regiões do Brasil o sertanejo é pouco ouvido nas cidades
te entendo, eu fui criada em goiás e meu sonho era sair de lá exatamente por esse motivo kkkkk na época era meia dúzia de emo e rockeiro que se reunia na pracinha, fora isso, só sertanejO
Caralh0, conheci a Beatriz Carlos, ela fez FATEC em Tatuí, cidade vizinha aqui onde moro (interior SP) onde se concentra também o grande "Conservatório" de toda região. Se não me engano ela cursava produção fonográfica, uns 7 anos atrás? Chegou até gravar umas músicas independentes também, como faz tempo que não tenho redes sociais nem sabia que ela tinha virado criadora de conteúdo...muito muito bacana ver ela como referência aqui no seu canal...
E parabéns pelos conteúdos do canal, estou maratonando um atrás do outro, admiro toda sua dedicação e esforço para conseguir trazer tantas informações necessárias para quem busca saber sobre história e o que "está por trás" das coisas. Ganhou uma inscrita, grande abraço!
Ótimo vídeo, parabéns! Minha observação é que realmente não vejo necessidade de tanta gente pra compor uma música. As vezes as músicas atuais tem uma lista de compositores maior do que a própria letra!
Somos a banda Dona Helena, e estamos ai na luta com todos os artistas independentes brasileiros. Acabamos de lançar nosso primeiro single, disponível aqui no nosso canal e em todos os streamings. Vamos continuar na luta! "Agro é tech, agro é pop e o pop não poupa ninguém."
Up
Galera, sou editor de video no canal Music Box Brazil, é o único canal de TV fechada que fala SOMENTE sobre música brasiliera. Tem MUITO artista independente incrível, que acabei conhecendo por lá.
Um grande problema de artistas pequenos não se tornarem popular é o seu próprio público que não o financia.
Vc pode reparar que os fãs de funk e sertanejo sempre estão acompanhando seus artistas e dando atenção aos novos, que estão surgindo, comprando produtos ou indo em show.
Enquanto o público da independente não se dá nem ao trabalho de compartilhar ou muito menos,comprar um item.
Eu mesmo gosto de algumas bandas de rock nacional, sempre que alguém pede uma sugestão(ou entra no assunto) de música eu os recomendo, ajudo da forma que posso. Nem que seja comprando uma camisa ou alguma outra coisa.
Enquanto vcs,nicho, não se tocarem que o grande público e as gravadoras não irão ajudar. Os artistas independentes irão continuar nascendo mortos.
Exato a desunião é absurda
Caramba mano que comentário foda ! é exatamente isso que acontece, até mesmo cantores sertanejos pequenos de barzinho a galera ajuda, mas quem curte bandas dificilmente vai até a um show
Acho que tem um erro fundamental nesse seu comentário, o tamanho do publico de cada “estilo” musical. O publico do “funk br”, “trap” e etc é massivo, então se uma porcentagem pequena realmente seguir os “artistas” eles já tem o “apoio” garantido.
Difícil comparar com qualquer artista do Rock, já que o publico rockeiro não é só muito seguimentado, como também muito menor, o que diminui muito o potencial de geração de receitas, de curtidas e compartilhamentos.
Em outras palavras, o problema não é desunião, e sim de tamanho de publico.
O que faz sentido, esses “artistas” populares, basicamente fazem a mesma coisa que todo mundo dentro dos seus respectivos “estilos”, enquanto você pode ter uma banda de rock que lembre as bandas dos anos 80, bandas de hardcore melódico, bandas de metal e cada uma com sua identidade e público diferente.
@@raphaelcalado4335 o problema do rock e alguns outros estilos é que não fazem mais músicas "populares" que consiga atingir outros estilos. A forma de composição continua a mesma com letras grandes, isso tira espaço dentro das próprias rádios. Alguns artistas como Jão e Jovem Dionísio quebraram a bolha porque conseguiram fazer músicas comerciais enquanto o rock parou no tempo, hoje em dia se vê fácil o mesmo público do rock curtir um sertanejo mesmo que antigo. Música comercial não é só do Tik Tok mas também músicas que conseguem atingir um público maior fora do próprio estilo
@@compositorximenes1419 honestamente acho que “o problema” também não é esse, como demonstrado no vídeo, há outras barreiras para bandas de rock, e eu acredito que provavelmente o tamanho das letras não seja um problema.
Indie sempre foi um rolê difícil. Mas quando é bom... é bom demais. Aproveitando pra indicar Dingo e Cambriana, duas bandas independentes brasileiras q eu curto bastante ♡
Continue fazendo por você... Esse é o meu conselho☝️😁
Vivo de música a 4 anos trago o sustento da minha família da música, frustração e perrengue faz parte do jogo, eu continuo pq amo o que eu faço...
Meu lema é 👉humilde e inteligência 👊😁
É triste pensar que tem um monte de artista foda que ainda não consegue alcançar o público do jeito que deveria.. Mas fica o incentivo: busquem as bandas locais, prestigiem e apoiem o trabalho delas pq tem muita coisa boa espalhada por aí
Recomendo a banda Enversos de BH :)
Eu vou todo fim de semana no Tribos Mar em Maringá cheio de banda autoral lá do Brasil todo mas quando chega lá tem eu e mais 5 caras 😂
A lou Garcia é uma😢😢
Esse vídeo merecia uma parte 2. Você podia falar sobre agências como a Mynd8 que fazem publicidade desses artistas para canais como a Globo.
Apesar do sertanejo estar dividindo um pouco o espaço com o trap agora, ano passado achei muito curioso a forma escancarada da Globo de mostrar o apoio (rs) do agronegócio: começando pelo Agro é Pop, depois teve novela passada nesse cenário e um reality show de sertanejo, eu fiquei de cara que não disfarçaram kkkkkkk (antes que falem, não sou aqueles malucos contra Globo, estou apenas a encarando como uma grande empresa e suas questões)
Moça, a Globo não faz nada de graça, Pantanal foi o maior sucesso no século 20, foi feito um remake e foi sucesso também, vai falar que o Agro pagou por Pantanal também? O Brasil é mais interior e sertanejo do que você imagina.
@@junior_iera por essa lógica, Laços de Família não teria feito sucesso ou até mesmo Avenida Brasil. Filho, você precisa não pensar só em entretenimento, mas num cenário maior. E, sim, o Brasil é muito interior etc tbm.
Não sou militante do agronegócio mas é curioso que os que mais falam mal do Agro são os mesmos que defendem alinhamento geopolítico com uma China ou Rússia e esses países são quem financia o Agro a China comprando soja e Rússia carne dos pecuaristas ou seja Agropecuária é o que motiva a relação do Brasil com esses 2
@@lucas-prado Não seja limitado, Pantanal fez sucesso em épocas distintas, públicos distintos, não tem nada de apoio do Agro pra Globo ou qualquer coisa do tipo, o sertanejo é um gênero que faz sucesso e incomoda muita gente da MPB, principalmente os ligados a famosa Máfia do Dendê.
@@junior_iera problema é que vc falar que Pantanal só só fez sucesso por causa do interior, oque não é verdade, tem outros fatores e é ctz que interior não foi mais importante.
Amo a forma como esse cara aborda os temas dos vídeos. Dá pra ver que existe um trabalho extenso de pesquisa. Agora estou inscrita e não quero perder nenhum vídeo!
Eu basicamente desisti. Fiz um chá de revelação de classe social pra mim mesma. Voltei a estudar pra concurso e a música ficará como hobbie pra manter minha sanidade. O último videoclipe que lancei foi ano passado, mas tenho uns 4 albuns na gaveta pra lançar quando puder. Um deles é de funk. Acho que vou precisar contratar umas mina nova de bunda grande pro videoclipe, pq se depender da minha, lascou, kkkkkk.
Então vc se vendou apenas pra agradar os patetas do Brasil?
isso me faz respeitar artistas independentes, um exemplo disso é uma das minhas bandas preferidas, The Damned, em 1976 em um tempo onde era super complicado fazer música independente e lançar, eles alugaram um estúdio minúsculo super barato e gravaram o que até hoje é um dos maiores singles do Punk, "New Rose", ajuda o fato da subcultura punk ter muito do sentimento de "diy", mas para aquela época, é um feito e tanto, e posteriormente eles assinaram com uma gravadora também.
The damned é bom d+++!!! Curte a banda the nerves?
E mas entraram em gravadora e mudaram o estilo pra gótico pós punk ( vendidos ) kkkk
@@nerd_looser não tenho conhecimento dela
@@thigoths esse sempre foi o estilo deles de certa forma, mas muita coisa mudou quando o Brian deixou a banda e o controle criativo ficou mais com o Dave
O video da Senhorita Bira sobre esse tema tbm é um tapao na cara.
Te conheci agora, e que incrível a maneira q vc faz propaganda! Kkkkk muito maneiro, não dá nem vontade de pular
Jabá 2.0 é o que define o Spotify. Não é raro você entrar na plataforma e ver tanto artistas quanto músicas que você nunca ouviu falar antes como destaques e mais ouvidas. Antigamente as gravadoras e empresários pagavam para as rádios tocarem as músicas X quantidade de vezes, com preços maiores pra destaques maiores. Agora com as rádios ficando em segundo plano, esse foco passou totalmente para plataformas digitais. Você PENSA que tá ouvindo o que quer, quando na realidade não está.
O time desse vídeo após a LINE UP do RNR é genial!
Principalmente se tratando do Medina que sabe do histórico de destratar os artistas brasileiros nesse festival e agora na edição de 40 anos, colocar o gênero sertanejo lá (eu não tenho preconceito) mas é puro interessante de lucro do Medina de fazer o RNR virar um "Villa Mix" e afins da vida.
Nunca foi por diversidade, mas por dinheiro!
Pois é. Vc vê que tem muito dinheiro envolvido quando o Villa Mix traz artista internacional, por isso o Medina cresceu o olho.
@@sarasilviabarreto8316 Colocou o sertanejo mas ignorou os artistas do Norte!
[Tá tendo crítica de tudo quanto é lado!!!]
É como eu falo:
Não é por diversidade, é por dinheiro isso pq o sertanejo já tem vários festivais e com certeza o Medina só fez isso pq os cantores sertanejos se incomodaram pq não tem um representante do gênero no Rock N Rio ficaram de mimimi, só que tem tantos festivais onde colocaram o sertanejo que nem precisava colocar no Rock N Rio.
Já tem Barretos, Villa Mix, Circuito Sertanejo e por aí vai.
E também acho que só colocou o sertanejo pq o "Dia do Metal" no RNR fica em baixa nas vendagens.
E fora que a escolha da LINE UP desse ano é bem esquisita.
Como colocar a Mariah Carey no palco Sunset 👀?
Medina, perdendo a mão em toda edição do RNR, infelizmente.
Obs: A própria Mariah já fez show em Barretos e até hoje não entendi a lógica dela fazer um show por lá.
@@larissanascimento1035 Mariah em Barretos, essa eu não sabia kk
@@sarasilviabarreto8316 Isso foi em 2010.
Nessa época Mariah estava grávida dos gêmeos.
Foi bem no início da gestação dela.
Foi basicamente um auge na carreira pois ela estava fazendo muito sucesso nas rádios aqui no Brasil por causa do cover que ela fez do Foreigner que virou trilha de novela e ficou 27 semanas nas paradas musicais.
@@larissanascimento1035 entendi
Lucas, com certeza vou acompanhar a sua banda! Desejo muito sucesso pra vocês! Meu marido compõe lindas canções, e é muito difícil ver tanto talento sem espaço... Se puder adicionar a música dele na sua playlist, recomendo uma música super divertida que ele fez pra mim, de um dia que liguei chorando porque estava devendo no banco de novo! Rsrsrsrs... A música se chama Convite, ele se chama Marcelo Martinelli. Está disponível no Spotify ou aqui no UA-cam também. Espero que goste da brincadeira!
Obrigado pelo apoio de sempre Julia! Adorei a canção do seu marido, um samba muito bom! Já está na playlist hehe
@@Aprofundo legal!! Obrigada!! Que bom que gostou!!! ☺️
Acabei de ouvir aqui e gostei! Também tá na minha playlist de samba.
@@zeta3069 Ahhhh, que legal!!! Valeu!!
Vou conferir 😊
Essa é a VERDADE sobre a indústria da música no Brasil.
Mencionou até sobre a Fazenda de Streaming 👏
Agora tudo faz sentido quando eu estava me perguntando como do nada essa galerinha tomou as radios...
Eu me lembro de quando eu era adolescente e meu passatempo era ficar procurando bandas na internet. Eu adorava mas não fazia ideia do trampo que é para um artista chegar ao auge. A vida adulta não me permite mais passar horas procurando novos artistas mas é bom saber que ainda tem gente por aí desafiando o mainstreaming que, na minha opinião, já tá um saco.
Disse tudo !!!
Esses dias escutei Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo, e é tão bom, assim como Maglore, Selvagens, O Grilo, FBC, o Terno, Terno Rei. Tem muita coisa boa com gravadoras independentes como Rockambole, RISCO e Balaclava. ADM Cria a play no Deezer, pls.
Eu acho essas bandas bem sem graça
@@nerd_looser pô cara parabéns, pena que é só sua opinião tlgd? Assim como a minha é que são boas ☕😸
Por isso eu admiro muito o Afonso Fonseca da Anacruse. Trampo do cara é muito bom e ele tá conseguindo reconhecimento na base da insistência.
Caramba, teve gente que não assistiu até o final comentando que é paia viver desse mundo, mal sabem que nos seis minutos finais o vídeo dá um plot twist.
Pessoal é muito ansioso, não tem paciência mais pra nada
Pois é
Também tenho uma banda de rock, chamada Ponte Baixa. Somos do interior do nordeste e aqui claramente o forró é muito mais potente. A gente tem 7 anos de banda, saiu integrante, mudamos a proposta, entramos em hiatos, mas sempre tivemos a vontade de colocar a banda pra frente. E agora tudo está se encaminhando, amadurecemos muito e vamos usar isso tudo pra esse ano fazer algo bacana. Temos muitas músicas autorais já lançadas e isso dá muito orgulho.
Para as bandas independentes, façam uso de editais culturais que incentivam os artistas, isso é um ótimo combustível.
Faltou mencionar a falta de união e a alta rivalidade entre os proprios artistas independentes, principalmente aqui no sul. Fotógrafos, produtores, instrumentalistas, cantores e social medias que morem relativamente perto e que tenham um proposito parecido, se unam, se ajudem, se produzam e se divulguem. Criem seus próprios selos, sejam entre sí com a habilidade e dedicação que vocês têm, aquilo que uma gravadora ou uma produtora seria capaz de proporcionar. Foi assim que muitos artistas de diversas areas furaram a bolha nos anos 80 e 90, não se limitem ao gramado do vizinho se comparando a perfis grandes e pagos. Se o seu trabalho não é valorizado pelas redes sociais, o boca-a-boca ainda existe. Meu antro é o Hip-hop, meu nincho é a g-funk e a essência noventista, não é algo facilmente consumido atualmente mas continuo insistindo como nas antigas. Independente do teu genero musical e teu nincho, isso vale pra todo artista.
Infelizmente também existe o viés geracional. Uma geração inteira foi moldada unicamente pelo streamming, isto é, eles tem habitos programados por essas gravadoras. Eles não procuram som novo, NÃO ESCUTAM ALBUM (o que é uma maluquice) e só estão atrás do próximo hype. E não querem ter trabalho nenhum, se tudo vier bem mastigadinho é o ideal. Imagina ter que procurar algo, ler e enterder alguma coisa.. esquece! Já estão programados nessa lógica de playlist no spotify, top da netflix e afins.
Talvez por isso os rappers do mainstream estadunidense estejam tão empenhados em faze essa tretinha do momento perdura. Diss sempre teve, mas tantos desdobramentos servem pra reter a atenção de muita gente que não consegue focar em nd sem passa o dedo pra cima e ir pro próximo assunto
E uma geração inteira foi moldada pela TV. Ou você acha que o monopólio do Rock foi orgânico? Porque se acha que boa parte dos influencers de 40+ assumem gostar de rock??
@@silasvieira4695 pois é essa galera quer Iron Maiden na Globo Kiss no SBT e as mesmas bandas manjadas de sempre
é isso aí gente, bora se ajudar e ajudar a cena!
ser artista independente é um perrengue sem tamanho mas desistir não precisar ser uma opção, não desistam de espalhar sua arte pra quem precisa ouvir.
Quando alguém diz que "o tempo das músicas boas acabou", eu realmente não entendo como a pessoa chegou nessa conclusão. Antes a gente garimpava na internet por horas pesquisando em fóruns as bandas boas que estavam nascendo, mas hoje a geração shorts/reels/tiktok não consegue dedicar um tempo a mais no dia pra procurar bons sons. Inclusive vou dar uma conferida nessa sua playlist pra ver quais diamantes eu encontro 🙌🏽
O problema é que a maioria da massa não é deste jeito que você citou sabe.
@@nanomoura9389 não tem mas a paciência de "garimpar"? Se sim, foi o que eu disse.
Eu sempre estou procurando boas músicas, escuto um monte e salvo aquelas que mais me marcaram
Inclusive crio várias playlistes de músicas de 2018/19/20/21/22/23 e 2024 que mais gostei
Sempre que eu encontro alguma música legal pelo UA-cam eu baixo. Minha playlist tem música de tudo que é gênero e época; e olha que eu nem procuro as músicas, elas simplesmente aparecem em vídeos como memes por exemplo
Como vc disse, não entendo esse papo de "música boa acabou" pois muitas que ouço são bem atuais, e sinceramente eu não dou a mínima pra época/gênero, o que importa é que eu curti o som
É que as pessoas vêem a música de forma muito pretensiosa, viver de música é igual ser um profissional liberal, é totalmente possivel viver disso se você desenvolver o que é essencial, mas realmente, fazer música são outros 500. Você pode depositar muita coisa num trabalho autoral e se frustrar, mas pode viver trabalhando com algo relacionado e ter uma vida normal sem querer ser um artista internacional ou algo do tipo.
Vc é incrível Lucas! Desejo toda a sorte do mundo para a sua banda!
Ótimo vídeo. Sugestão para o próximo: o que há por trás do fenômeno das tech t-shirts?
Obs: não aguento mais propaganda da insider no youtube aaaaaah
ALGUÉM FALOU SOBRE AAAAA
Também não aguento mais amigo
Como eles arranjam TANTO DINHEIRO para patrocinar TODOS os UA-camrs? kkkkkkk
juro mano que bagulho chato, eu pulo todo o pedaço sempre independente do youtuber e indepente da "criatividade" da publi
eu me recuso a comprar insider, que praga viu, so quero ver meu video em paz, eu nao quero uma camisa preta jesus.
Primeira vez que quase choro com uma publi, quem dera tivéssemos uma diversidade musical como foi apresentado
Parabéns! 👏🏽
Quando eu ouvi o paulista falando confesso que bugou minha cabeça "ueh trocou de vídeo? Foi pro caixa preta?" Kkkkk
Três meses!
Paulista já foi músico, por três meses
SIm, pior que estava com um CP pela metade na outra aba. Cheguei a pausar este achando que por algum motivo havia entrado o outro kkkkk que bugada
Recomendações do apronfundo: Delphos, FBC, Juvi, Bala desejo, Lamparina, Ondastral, Varanda, Ana Frango Elétrico.
E o que adianta esse trabalho todo pra sua música ser esquecida em 3 meses? Atualmente todos estão ferrados, a não ser que vc tenha dinheiro infinito pra refazer tudo de novo várias vezes
Um salve de quem também já desistiu e voltou várias vezes! Seguindo sua banda! Amo ver artistas em seus processos!
Se tiver banda manda também, mano! Vou adorar conhecer
Tô precisando de vídeos do Aprofundo todo dia. Aliás, quando o canal decolar, me contrata aí como sonoplasta ou qualquer ajudante geral aí! Bom demais a qualidade e a versatilidade do formato, me lembra uma mistura de vários canais que gosto, dos mais sérios aos mais entretenimento e humor.
Por isso eu falo com muito orgulho. DEAD FISH, desde 1991 mantendo sua trajetória INDEPENDENTE, e em um nicho muito difícil, que é o Punk/Hardcore. 🤘🏽
Eu ri muito desse sertanejo com o vídeo do boi correndo atrás dos caras
2:02 pior que combina com tudo mesmo kkkk
Melhor propaganda da insider
Agora, pense em tudo isso sendo na área da literatura. É phoda.
Mais um vídeo FENOMENAL do Sr. Aprofundo, só queria indicar um canal chamado Som de Peso que aborda, majoritariamente, o cenário musical e esse canal sempre mostra novas bandas, Br ou não. Recomendo que chequem, e, se possível, sigam o canal
Existem paralelos de como viver de musica x viver de fama, eu por exemplo vivo de musica, mas viver de musica não é apenas compor, lançar musica e tudo, você em grande parte tem que viver de varias funções que a musica pode proporcionar , como por exemplo sou professor de musica e ganho muito melhor que as profissões que tive antes. Viver de palco seja autoral ou cover é conviver com pouco, apesar de eu tocar em ambos, o que me sustenta financeiramente é dar aulas.
*_Concordo em certa parte, acredito que o Brasil seja um país do extremo, se você é muito bom irá fazer sucesso mas ao contrário se for muito ruim também, há exemplos como Caneta azul e até mesmo o recente Grello com o hit amor e fé , não sei se as pessoas realmente gostam ou se é um tipo de compaixão por serem pobres, humildes etc… isso ainda tem muita relevância pois é o “ povão “ quem deixa esses artistas famosos_*
Acho que o bluepen ta mais pra um influencer do que um musico
Valeu pela recomendação!!!!
Que vídeo triste, alegre, cruel e bonitinho!
Toda sorte do mundo para sua banda, Lucas! Vou acompanhar essa jornada desde hoje!
Isso porque você focou na canção, que é um formato muito mais ouvido. Agora magine quem faz música instrumental, música experimental, o perrengue que passa.
Isso entristece um pouco o artista novo que está começando e querendo investir e ter sucesso com um gênero que o povo brasileiro nao escuta tanto,
Ainda vou continuar com fé que vai dar certo, espero q a arte não esteja perdida 💜🙏🏻
Vc esqueceu de citar o fator lavagem de dinheiro
São mais de 20 anos tendo banda sempre autoral, diversos trabalhos lançados, muito dinheiro e muita energia, muito suor e muitas lágrimas, muito peso carregado, desaforo, humilhações, etc. Minha filha nasceu recentemente. Tenho 37 anos. Cansei. Desisti sim.
Esse vídeo me lembrou muito também a influência desses reality shows musicais que é basicamente assim e vale também citar as decepções desses participantes que participam de reality...como o X Factor Brasil e o descaso com os participantes.
E falar dos empresários também, Bonadio 👀.
O maior exemplo de empresários que dá o ouro para depois te derrubar.
[E vale também mencionar o canal da Radio Guerrilha, que constantemente cita esses assuntos da indústria]
Só se mantém quem tem dinheiro e contatos, só dancinha e afins não adianta.
A arte fica só em segundo plano.
Duvido muito que esse pessoal vá regulamentar algo pra adaptar o I.A, só se acontecer algo muito sério!
[Eu sou contra o uso de I.A]
Gente, vocês já pensaram que esses artistas "bons" podem ser ruins? O que mais tem é oportunidade pra lançar uma música hoje em dia. Vai de gravadora de grandes talentos, TV e até o próprio youtube.
Sobre isso, o senhorita Bira no canal Algoritmo da imagem tem um vídeo bem legal sobre isso, se não me engano tem o nome da Pablo vittar no meio. Vale a pena assistir.🤯
A vida é mais complexa que isso. Só o fato de haver esses ritmos que fazem sucesso em determinado momento já é um indício de que esse mercado pode não ser algo tão orgânico assim. As pessoas falam de indústria musical, sabes como uma indústria funciona? Cortar custos, produção em série.
@@edbarros3504 Caramba, eu acho que nada mais orgânico do que uma música atemporal e que marca época e literalmente somem depois, vide Papo de Jacaré do P.O Box, explodiram no Brasil e sumiram, algo que vai de encontro com o que você diz. Você é muito bitolado.
@@junior_iera "música atemporal e que marca época e literalmente somem depois". Como uma música ATEMPORAL some, se ela é ATEMPORAL?
sim, pq Funk é mt bom, mt bem feito, mt bem cantado pra gente patetica como a Pipokinha ter sucesso
Agronegócio destruindo o país em todos os sentidos possíveis...
já trabalhei como músico profissionalmente, embora hoje eu tenha mudado de carreira, por causa da família (odiava viajar), acredito que um ponto aí nessa questão que as pessoas desistem é querer "fazer a sua arte". no sentido de fazer sem álbum, músicas, etc e querer expressar sua alma através da arte. pra ser bem sincero, acho que isso é muito difícil sem grana mesmo.
mas tem um outro lado da música profissional que é muito mais acessível que é ser músico contratado. tocar em eventos, orquestras, acompanhar outros artistas, ser músico de estúdio, etc. eu acho isso bem possível de ser realizado. mas é aquela coisa: um trabalho burocrático como qualquer outro. vc vai tocar músicas que não gosta, vai tocar em lugares que não gosta, mas vai conseguir levar uma vida confortável. vc só precisa estar preparado tecnicamente e com os equipamentos certo. mas ainda assim, vejo como um investimento menor que tentar compor um hit e bombar.
Eu fique uns 3 anos mantendo um canal de música alternativa, em que que eu subia no UA-cam álbuns de artistas independentes. E era muito doido como eles eram profundamente gratos mesmo sendo um canal pequeno, essa galera luta demsis e deu pre sentir a força dos artistas independentes.
Fazer qualquer coisa no brasil é difícil amigo não só ser musico
esse canal só cresce cada dia mais, parabéns
conheço muita gente que ouve sertanejo e sempre no volume no máximo mas não pega nem fudendo numa enxada pra limpar o próprio quintal
CARAMBA, acompanho a Fabrizia há um ano, e não esperava a aparição dela aqui. Ela realmente é muuuito Talentosa.
Hoje em dia tá diferente. Lá em meados de 2004~2006, talvez por influência da MTV, o que bombava era Linkin Park, Evanescence, SOAD... E mesmo artistas brasileiros como Jay Vaquer dominavam os tops. Tocavam horrores nas rádios. Todo mundo gostava e conhecia. Agora só vejo acontecer isso com sertanejo e pagode. Mistério.