A lenda da Vitória Régia ❤️​ O poder de transformação do amor! ❤️​ A lenda da Deusa Lua ❤️​

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 30 лис 2024
  • ❤️​ Conheça a história da Naía, uma bela índia da Amazônia brasileira que se apaixonou por Jaci (a Lua), que segundo a lenda, transformava as jovens em estrela do céu.
    Inscreva-se no canal: bit.ly/3NPaVc8
    Conheça mais histórias e atividades divertidas no sile: www.leituraleg...
    📚​ ​Conheça os e-books ilustrados que as crianças AMAM! - hotm.art/YzvymsOZ 📚
    🪄​ 🪄​Contação de história: a fórmula mágica para ensinar de tudo para as crianças - hotm.art/p5KZtTzc 🪄​🪄​
    Essa história faz parte da coleção do MEC Conta pra Mim.
    A Coleção Conta pra Mim é dedicada à família - mães, pais, filhas, filhos, avós, avôs... Neste livro, vamos conhecer uma história tradicional tipicamente brasileira. Transmitida por gerações, atraiu sempre a curiosidade e a imaginação de todos. Ajude a criança a pesquisar outras narrativas maravilhosas. Viajar por esse universo na companhia da família será com certeza uma experiência que vocês guardarão por toda a vida. Sejam todos muito bem-vindos! Infância e leitura - o caminho de uma boa aventura.
    Veja a história do João-de-barro: • A linda história do Jo...
    Autoria: Rosana Mont’Alvernee
    Ilustrações: Vanessa Alexandre
    Íntegra do livro:
    Há muitos e muitos anos, em certas noites, a Lua, chamada Jaci pelos índios tupis-guaranis, aparecia com todo o seu esplendor para iluminar uma aldeia na Amazônia brasileira.
    Sabia-se que Jaci, quando se escondia atrás das montanhas, sempre levava consigo as jovens de sua preferência e as transformava em estrelas no céu. Acontece que uma moça da tribo, a guerreira Naiá, vivia sonhando com esse encontro, e seus olhos brilhavam quando pensava no grande dia em que seria convidada pela deusa Jaci. No entanto, os anciões da tribo alertavam:
    - Naiá, as moças são transformadas em estrelas depois que são tocadas pela formosa deusa. Não tem volta, Naiá!
    Mas quem conseguia convencê-la? Naiá queria porque queria ser levada pela Lua, para ser estrela no céu e brilhar ao lado de Jaci!
    Nas noites claras da floresta, ou quando apenas um pedacinho da Lua aparecia no céu, a índia sonhadora corria e implorava pelo toque de Jaci, sem nunca a alcançar.
    Naiá subia nos galhos mais altos das árvores ou pernoitava no cume dos morros silenciosos, na esperança de ascender ao céu pelo convite da deusa. Mas Jaci sumia na imensidão do céu, para depois ressurgir linda, redonda e brilhante. Enquanto isso, a jovem índia apenas defi nhava. Naiá já não sentia fome nem sede. E não havia pajé que a curasse do seu imenso desejo.
    Uma noite, tendo parado para descansar após longa caminhada, Naiá sentou-se à beira de um lago. Viu, então, na superfície, a imagem da deusa: a Lua estava bem ali, ao seu alcance, refl etida no espelho d’água. Naiá, pensando que a Lua descera para se banhar, mergulhou fundo ao seu encontro e se afogou.
    Jaci, comovida com tão intenso desejo, quis recompensar o sacrifício da bela jovem índia e resolveu metamorfoseá-la em uma estrela diferente de todas aquelas que brilhavam no céu.
    Assim, Naiá foi transformada na “Estrela das Águas”, única e majestosa, que é a vitória-régia ou mumuru, como é chamada pelos índios tupis-guaranis.
    Conta-se que, por isso, as flores perfumadas e brancas da vitória-régia só se abrem à noite: uma homenagem à Jaci, a deusa Lua. E, ao nascer do sol, as flores ficam rosadas, como o rosto da índia guerreira Naiá.
    #coleçãocontapramim
    #educacaoinfantil
    #amazonia
    #alfabetização
    #leiturainfantil
    #livroinfantil
    #joaodebarro
    #indios
    #índios
    #lendas
    #lendaria
    #deusas
    #contosparacrianças
    #contosnarrados
    #literaturainfantil
    #contosdefada
    #vitória
    #lua
    #lendasbrasileiras

КОМЕНТАРІ •