Eu morei 19 anos aí. A adaptação foi muito rápida. Em 6 meses não me via mais morando em outro lugar que não fosse o Japão. Porém, depois de uns 17 anos comecei a pensar no meu futuro, e na velhice, pois esta fase chega para todos. Então me planejei retornar ao berço explendido. A adaptação foi dureza, mas depois de 10 anos aqui, não me vejo mais vivendo em outro lugar. Durante esse período viajei, conheci outros países e culturas, reaprendi o português, entrei em universidade pública, fiz faculdade, especialização, estou cursando o mestrado. Consegui me estabilizar, cuidar da saúde, administrar meus imóveis. E como uma forma de agradecer ao Japão que me acolheu por quase duas décadas, ministro aulas de nihongo e a cultura japonesa para brasileiros na minha cidade em parceria com uma instituição privada. Confesso que estou muito feliz. Espero que meu depoimento possa encorajar os dekassegis que como eu tinha pavor do retorno ao Brasil. A estratégia que adotei foi economizar, evitar gastos desnecessários, investir em ativos para adquirir renda passiva e cuidar da saúde.
Estou aqui há 5 anos. Mas esbarro no mesmo problema. Minha filha não quer voltar e já estamos muito acostumados com o Japão. Temos amigos japoneses, já aprendi legal o idioma, o dia a dia aqui é tranquilo. Enfim, ninguém nos avisou que mudar pro Japão faria nosso coração ficar partido em dois.
@Edmilson Couto uma coisa que o governo no Brasil não é é socialista. Pode ser negligente, ladrão, subserviente, mas socialista implica um controle estatal da economia MUITO maior, o que não ocorre, nem socialismo de mercado dá pra chamar. O que já tivemos (no passado) foi um governo social democrata, ou seja, que incentiva o capitalismo, mas com programa sociais pra tentar diminuir a desigualdade, mas social democracia NÃO é socialismo. Enfim, só esclarecendo algumas informações, pois me dá angústia as pessoas usando as palavras de qualquer jeito. Eu não deixaria o dinheiro no Brasil simplesmente pq é um país subdesenvolvido, de economia dependente e em recessão, o que desvaloriza o dinheiro, só isso.
@@leonardocavaliere o ideal dentro da lógica socialista seria ser 100%, mas entre teoria e prática, isso não ocorre, pois no mundo globalizado você tem instituições financeiras internacionais forçando países a terem características capitalistas. Por isso a China tem socialismo de mercado, por isso o Vietnã abriu a economia para conseguir crédito. O que temos são experiências socialistas com muitas contradições ( entenda contradição como algo NORMAL entre a teoria e sua aplicação no mundo real, não é necessariamente um defeito, mas pode ser aperfeiçoado sempre) Importante lembrar que socialismo não é SOMENTE estatizar empresas e industrias, o objetivo principal é estruturar a sociedade de maneira que a produção e consumo seja decidida de maneira mais direta pela população, a exemplo das cooperativas que já existem hoje.
Eu já morei no Japão por 15 anos , e já tive essas dúvidas que vc esta tendo. Mas tomei a decisão de voltar com as minhas duas filhas ainda pequenas , na época a mais velha tinha 5 e a mais nova 3 anos. Hoje vejo que fiz a coisa certa , investi tudo na formação delas e quebrei o circulo da miséria. Se sua decisão for ficar no Japão aposte todas as suas fichas na educação de seus filhos. E claro faça um pé de meia para a velhice.
o cara gasta fortuna com carros e viagens com o pensamento de que só se vive uma vez. ta la ha quase 10 anos. e pode perceber que mesmo depois desse tempo inteiro ele ainda tem duvidas se fica ou se volta. ele tinha que ter decidido isso ha uns 5 anos atras. o mais velho nao vai ter condições de pagar uma faculdade por agora. ele pode tentar fazer um curso tecnico que é mais barato e pode afastar ele das fabricas e ter uma vida diferente.
Eu acho o seguinte alguns dizem o Brasil é péssimo, mais quando morre pede ajuda aos que estão aqui ,querra querem voltar pro Brasil tem que decidir e aguentar as consequências da nossa escolha.
Então mano, vc não consegue se decidir pq vc só fala na sua cidade... Em Brasília um apto de 220mil te dá um aluguel de 1.200mes tranquilo.. Esse mesmo apto em 5 anos a depender da região ele já vai tá valendo 250, 260mil
@@Pablo-jl3wv sou do df e dá mesmo. aqui onde moro (ceilandia) uma casa simples é 1200 a 1400 o aluguel. e o rodela citou no video o lance de comprar uma casa e alugar. nao precisa ser assim. ele pode comprar um galpão, uma loja ou até um lote e fazer kitnets para alugar.
@@phillipebrunodearaujo2602 Pelo jeito ele é igual um primo que está a 32 anos no Japão...gasta tudo em coisas inúteis, sem retorno financeiro. ..carro,viagens ,luz vermelha... Eu trabalhei 15 anos nesse país, economizei o máximo, reinvesti tudo que podia no br..hoje tenho uma vida sossegada. Agora meu primo que foi na mesma época que eu fui,hoje está com 52 anos, trabalhando de subemprego no Japão..
Mano eu estou no Japão há 11 anos e vou me aposentar e morrer aqui, espero em breve entrar com o pedido de cidadania. Decidi depois de me casar com uma japonesa e ter uma filha japonesa. Criei vergonha na cara, aprendi 日本語 e hoje toco uma pequena empresa familiar. Se você decidir ficar, recomendo muito que aprenda japonês e faça amizades e vínculos com a pessoas daqui, saia da bolha de brasileiros, senão sempre vai se sentir isolado. Hoje eu participo dos festivais do meu bairro, ajudo no otera todo ano novo e sou tratado como qualquer outro, ninguém me chama de gaijin-san. Acho que as pessoas que reclamam de solidão e preconceito nunca se esforçaram pra se integrar e adotar a cultura daqui.
@@pfvsrmeajd5614 Porque sortudo? Vim pra cá como centenas de milhares de outros BRs, só não me contentei com a vidinha de fábrica-casa-churrasco na folga-repete.
Concordo. Moro numa vila onde sou o único estrangeiro. Nossos amigos japoneses vem aqui em casa e passam horas conversando. Somos convidados para jantar na casa deles toda semana. Sempre ouvi dizer que japonês é frio. Eu penso que eles sejam reservados com quem não conhecem, mas depois que pegam amizade, eles são calorosos. Amo viver aqui. E também toco um negócio próprio. Ficar dependendo de empreiteira é pedir pra se estressar
O rodela se um dia quiser volta para o Brasil vem para Santa Catarina em Balneário Camboriú SC o custo de vida é alto mas é uma cidade muito boa para viver e qualidade de vida, sucesso por ai e seja feliz
Lucas, queria deixar aqui minha experiência: vivi no Japão por 14 anos (divididos em 3 temporadas), gosto muito do Japão acho um país fantástico mas eu e minha esposa sempre tivemos vontade de voltar para o Brasil. Tivemos uma filha nascida no Japão e optamos por voltar antes que ela ficasse mais velha e não conseguisse adaptar com o Brasil. Pouco antes dela completar 5 anos voltamos para casa. Chegamos recentemente (5 meses), apesar dos problemas do Brasil e desse recomeço de vida difícil, não nos arrependemos de forma nenhuma de ter voltado, aliás, tomamos a decisão certa. Vejo minha filha plenamente adaptada e gostando demais do Brasil; acredito que deixando o tempo passar, teríamos problemas com ela mais tarde para adaptação ao Brasil. Pensei muito na minha família, minha mãe com 75 anos, optei por ficar ao lado dela no Brasil. Sei que mesmo tendo uma saúde de ferro, um dia ela irá partir e não conseguiria viver no Japão, sabendo que ela não iria conviver conosco e aproveitar a única neta que ela tem. As questões materiais, abdiquei de tudo, do consumo, das coisas de primeira linha que consegue-se comprar no primeiro mundo, em troca de uma vida mais simples mas com toda família reunida no Brasil. O mesmo falo em nome da minha esposa, que tem a mãe dela aqui no Brasil, também não se continha mais de saudade. Nasci e fui criado entre duas capitais (Brasília e Goiânia), estou voltando a estudar e pretendo seguir minha vida por aqui, o Japão é um excelente lugar mas nunca será minha casa porque não nasci e nem fui criado lá. A satisfação de você encontrar na rua seus amigos de infância, de você chegar num lugar e falar: "Joguei bola nessa rua com os moleques", andava por aqui quando criança! Esse tipo de identificação, você só tem no seu país de origem, em nenhum lugar do mudo você terá isso. É um tipo de sentimento que não troco por nenhum conforto material e nem sinto falta disso. Mas essa foi parte da minha experiência e cada pessoa tem a sua, tem suas opiniões e suas decisões. Obrigado Japão pelos 14 anos que me acolheu junto da minha esposa e até um pedacinho de lá permitiu trazer comigo, através da minha filha nascida no Japão. Só que voltar para meu país, para minha cidade, para minha casa, não tem felicidade maior! Um abraço à todos vocês!
Bens materiais vc consegue se trabalhar aqui como trabalha lá fora. Falo como uma senhora professora de 65 anos, viúva a 20 que terminou de criar 2 filhos e hoje com 4 netos. Nenhum lugar te acolhe tão aconchegante como sua própria pátria mãe. As escolhas são feitas e devemos assumi-la e não colocar a culpa ou desculpa nas coisas matérias como preço de moradia, custo de vida. O nosso Brasil está em pleno desenvolvimento e isso tem o custo de países seculares. É ler e entender a história e economia. Abraço e felicidades.
Rodela com saudades do Brasil, da cidade onde nasceu kkk... Mas, é isso mesmo, bate sim a saudade, só leve pelo menos uma vez seus filhos para conhecer suas origens familiares, será muito bom pra eles conhecer sua história, não só de boca, e sim ver como era sua realidade, os seus familiares daqui do Brasil. Vlw e sucesso.
Eu ía comentar justamente isso. As coisas estão muito complicadas no Brasil nesse sentido. Sem contar essa ideia do Rodela, comprar uma casa de 200k e alugar por quinhentão por mês, 500 reais por mês dá algo em torno de 7 seto ramen no Japão, ou seja, não paga nem a refeição de uma semana.
Eu morei nos Estados Unidos, resorvir voltar, embora com todos os problemas que nosso País tem, é o nosso lugar, onde estão nossos famíliares, que é a maior riqueza que temos, dei a volta por cima aqui, hoje, estou bem melhor que na América...e perto da família..
Eh!!! Esse é o meu problema tb. A minha filha nasceu aqui e não quer morar no Brasil. Principalmente por não ter segurança lá . Aqui todo mundo anda tranquilo sem preocupação de ser roubada .
E quem tá no brasil tá preso nos condomínios(QUEM pode pagar por um). A bandidagem anda solta enquanto a gente fica preso nos condomínios, gastando todo o salário em segurança. Infelizmente roubaram meu carro recentemente e nunca achei, acho que desmancharam, é complicado, meu sonho é ir embora
M Admiro a limpeza e organização das ruas da cidade onde você percorreu. Quanto ao Brasil, é outra realidade que seus filhos jamais entenderão!! Simples assim.
@@robertoribeiro9398 Tenho 4 filhas e simplesmente foi facílimo ensina-las quando pequeninas a não jogar seus lixinhos na rua. Eu disse: não pode jogar na rua e, dá para a mamãe que vou guardar na bolsa e jogar em casa. E eu disse só 1 vez para a mais velha, as outras aprenderam observando. Se todas as mães do Brasil se conscientizarem e ensinar 1 única vez, o Brasil se tornará limpo e mais maravilhoso do que já é.
essa semana chegou um avião cheio de gente com esse pensamento, o engraçado é que quando o cheiro da pólvora chegou até eles rapidinho o Brasil passou a servir pra morar 😌
Eu gosto de viver no Brasil. Minha vida tem qualidade e segurança. Gostaria de apenas conhecer o Japão, assim como outros países. Cada um deve viver onde é feliz, onde têm suas necessidades emocionais, econômicas, sociais, entre outras, supridas. Todo lugar tem prós e contras! 🇧🇷🇧🇷
Segurança no Brasil? Só se VC mora em cidade minúscula ou vive em condomínio fechado em cidades maiores, mas só frequenta lugares privados como shopping, parques e clubes.
Bah parabéns, você conseguiu encontrar qualidade e segurança no Brasil. Eu fico pensando aqui onde moro e cidades arredores e não consigo encontrar um lugar onde mesmo que eu ganha muito dinheiro na vida um dia conseguirei alinhar essas duas coisas ( sem falar todo o resto).
É a vida irmão. Você nunca tinha imaginado estar aí. A vida é uma roda em movimento, o amanhã só Deus sabe. Aproveita o momento, e viva bem com a família , amigos . Abraços de Teresópolis RJ.
Os melhores vídeos teus são esses, de reflexão filosófica. Tu tem que fazer isso, senão tu enlouquece aí nesse lugar. Sentimentos de pertencimento ao lugar. Por mais que o Japão seja hoje o teu lugar, tu pertence ao lugar onde tuas raízes estão. É uma situação difícil essa pela qual tua questão filosófica te leva. O melhor é fazer o que tu tá fazendo... refletir bem as possibilidades. Força aí meu amigo.
Esse assunto buga a mente e o coração da gente ! A segurança, condições financeira e educação do JP é indiscutível… Mas a alegria do povo brasileiro é tão boa e está perto da família tbm … Mas infelizmente a violência do Brasil é gritante, estão enfiando a inversão de valores na cabeça das crianças e jovens . Músicas incentivando a entrarem no mundo do crime, das drogas e put4ria dizendo q é legal e normal … Horrível 😞
Meu Deus, Andrea, apavorante demais! Não conseguiria viver em um Pais onde em nível de incerteza, insegurança, desonestidade, liberdade limitada me faria infeliz mesmo estando entre familiares. Povo brasileiro alegre, brincalhão...mas, assim não da'.
sobre investimento -- meu primo comprou 2 terrenos comprou 8 contêiner e fez casa contêiner -- 700 reais o aluguel cada uma por Mês ----- investimento baixo se comparar com uma casa ele tem 8.......8 casas em 2 terrenos todas alugadas ...renda mensal garantida a baixo investimento... muito baixo
Se o desejo é o de investir sugiro que procure por títulos imobiliários muito mais rentável, seguro, sem imposto, sem dor de cabeça, sem reforma e com renda mensal.
Ter inquilino é loteria. 1 - Vc tem de acertar no inquilino. 2 - Tem de acertar na imobiliária. Fora IPTU, manutenção. BO que não acaba mais. Melhor coisa Fundos Imobiliários.
Quantos depoimentos legais…. É bem diversificado a história…. Cada um com a sua. Conheço uma pessoa q está no Japão há 30 anos e hj com + de 50 anos ainda tem dúvidas se permanece ou volta🤔….. Eu acho q quando se atinge mais de 50 anoso o ideal era ter guardado um dinheirinho para ficar de boa aqui sem se arriscar no mercado tão incerto pq se caso não tenha êxito,a idade seria um fator negativo para conseguir se levantar novamente. Bom…..eu desejo q todos sejam felizes nas suas decisões 🇧🇷🇯🇵
Também morei muito tempo aí no Japão uns 18anos e já tive esse mesmo pensamento , mais acabei voltando para o Brasil já tem uns 10anos , e no fim a gente se acostuma também aqui no Brasil , e agora já e o contrário não me vejo mais morando no Japão , o Brasil e um país complicado e difícil por questões de dinheiro e segurança , mais ainda e o melhor lugar para se viver , Japão e muito bom , mais a rotina aí e muito puxada se trabalha muito , eu acredito que se vc rodela voltar para morar aqui de novo , vai se dar bem , porque vejo que vc e um cara que nunca está parado sempre batalhando , então pra quem e bem esforçado e não tem medo de ir a luta , com certeza tem grande chance de se dar bem aqui no Brasil !!!!
Rodela, o melhor lugar para de viver é onde existe qualidade de vida paz e segurança,o Brasil tem um clima muito bom e belezas naturais mas... e o resto? Nossa cultura tá muito longe de um país de primeiro mundo.
Mas aqui os serviços repetitivos são horríveis, a solidão bate quando o salário não cai na conta, não temos amigos aqui, não dá pra conhecer todo o Japão, pois é muito caro viajar, comprar. O que é bom do Japão é a segurança e serviço você sai de um, logo ali tem outro. Cada 1 sabe o que é melhor pra si. Estou em uma situação parecida com a do Rodela, mas eu trocaria o calor dos meus pais, dos meus parentes do que ter tudo que tenho aqui. Dinheiro, bens materiais, não é tudo e tenho certeza que não traz felicidade.
Olá Rodela. Grande Mirandópolis. O melhor lugar para vc viver é onde vc se sente bem, seja lá onde for, e como for. É igual a felicidade. Ela não está em nenhum lugar. Ela está dentro de vc. Se vc está feliz ai é ai que deve ficar. Eu recentemente fiz uma viagem a minha terra NATAL (Senhor do Bonfim/Andorinha/BAHIA), onde nasci e por lá estive até os 9 anos, quando vim morar em São Paulo/Capital, e ao retornar a São Paulo/Capital, onde resido há 53 anos, tive a mesma sensação que vc está tendo agora. E olha que é no mesmo País, quem dirá outro. KKKK Jamais retornaria para morar lá a não ser em uma ocasião muito especial como a que vc se referiu no vídeo. Então amigo fique onde vc se sinta feliz mas jamais .... jamais, esqueça dos seus entes queridos e amigos que lá deixou. Um forte abraço.
Eu te entendo a saudade, Mais na vida tudo passa Rodela,O Japão te deu uma vida que aqui poderia ser mais tempo pra conquistar,Passeia mano é melhor vc está bem no Japão se for ver dificuldade todo lugar passamos, Felicidades Rodela é oque desejo pra vcs sempre meu amigo!
Fala Rodela, infelizmente o mercado imobiliário não é mais atrativo. O retorno mensal em vista do valor do imóvel é muito pequeno, fora ter que pagar imposto por aluguel recebido por imóvel propio e problemas com inquilinos. Se eu pudesse ter dar uma dica aconselharia a investir em Fundos Imobiliários você recebe aluguéis mensais também e não precisa pagar imposto nenhum.
Amigo como funciona essew tipo de incestimento. No momento tenho uma renda de 1500 reais com aluguel, quanto eu deveria investir em reais pra ter uma renda de 5mil reais por mes no fundos imobiiiarios?
500.000 se vc conseguir fundos boms que pagam 1% ao mês, 1 milhão se os fundos em média pagarem 0.5%. o ideal é mesclar fundos arriscados que pagam mais com menos arriscados
Fala Rodela , bom dia , vendo o vídeo mais recente do seu canal , é difícil mesmo voltar ao Brasil , quando se está acostumado com a rotina aí no Japão , mesmo que seja por pouco tempo... Uma ótima sexta-feira a você , sua família e seus amigos! Abraços a todos vocês! ✌️✌️✌️✌️✌️✌️👍👍👍👍👍👍😀😀😀😀😀😀
E difícil mano eu tbm passo por isso….as crianças só falando japonês não querem ir….fica amarrado, mais tudo no tempo de Deus tem que deixar a vida ir e fazer o que pode de melhor 🙏🏻 que Deus abençoe sempre
No início senti muita saudades da família e do lugares que passei no Brasil. Hoje, jamais voltaria. Tenho 4 meninas que dizem querer conhecer o Brasil, mas morar não. E eu sem elas não é possível VIVER. Brasil é maravilhoso, mas quanto a segurança e tranquilidade não é viável, infelizmente.
Esse negócio de querer conhecer mas n morar n existe pra mim kkk, como q tu tem certeza de algo q tu n conhece? viva a experiência e tire suas conclusões.
@@lihieet3380 aaaa entendi kkk então se você vai conhecer a praia você tem que morar ?? Não pode conhecer??, Oh moça não aconselho vim para cá não cê você vir tirar suas conclusões a senhora vai levar um tiro na cara e vai perder o celular.
@@abinbrics5652 Moça n pq sou homem irmão, e outra, ninguém vai pra um país ver só areia e mar n, ou tu é do tipo q viaja pra outro país e pousa o avião na praia? De certo tu vai pra um aeroporto dentro de uma cidade e n conhece as pessoas, n paga um hotel e experimenta uma nova cultura, se liga irmão, seja racional, tu viaja nadando e dorme jogado em praia?
Eu entendo esse sentimento ,eu fui passear depois de 12 aqui direto , no início e tudo reencontro depois vc fica intediado;mas no Japão vcs tbm tem esses momentos q vc se enche daki fora o cansaço e estresse é complicado a gente entra numa crise existencial e zuado ....
Primeira vzs aqui vendo seu canal. Parabéns pela sua luta diária aí nesse país de história secular e lindo. Qto ao Brasil, sim aqui os preços das casas estão altos, mas valorizados. Aqui se compra casas com quintais grandes, chácaras lindas onde criamos filhos, animais, pomares, hortas. Essas é a diferença daí. Japão é um país minúsculo perto do Brasil, fácil de administrar, policiar( msm assim sabemos dos problemas) sim todos os países tem seus prós e contras. O importante é estar feliz e com o coração em paz nas escolhas que fazemos, isso serve para tudo, material, espiritual e emocional. Não significa que os outros países não são bons o suficiente para nossas escolhas. Só te garanto que a pátria mãe nunca será fora de onde vc nasceu. Ela te acolhe e te respeita, mas nunca te aceita como filho. Viva feliz onde estiver, seja grato por tudo que conquista e inclusive por quem te deu essa oportunidade...seus pais. Visitá-los com um grande e caloroso abraço que brasileiro sabe dar e receber será o necessário para eles. Bens materiais são para desfrutarmos com quem amamos indiferente a pais. Felicidades.
E outra, a Educação dos filhos. Pôde-se dizer que aqui a criança é realmente Educada. Eu pelo menos, desde a minha primeira filha até a última, simplesmente tiro meu chapéu aos professores e as escolas japonesas. Não me arrependo em Educá-las nas escolas daqui. São responsáveis, são moças simples, empáticas, resilientes, honestas, cada qual trabalhando na sua área e se dando muito bem. Tenho orgulho das 4. Se fosse no Brasil já as imagino exibidas, vestidas de shortinhos e top curtos, arrogantes, cheio de maquiagem e sei lá viu😫 Prefiro vê-las caipiras do Japão do que maria saidinha do Brasil.
Parabéns à família! No Brasil existem desigualdades em todas as áreas… no ensino… na área social…. Etc Etc….mas o que me preocupa muito é a inversão de valores onde uma coisa feia passa a ser bonito, O errado vira certo…O correto é chamado de babaca….O esperto no mal sentido é ovacionado como o bonzão… O simples de otario….O humilde de fraco….Enfim, luto tds os dias para dar boa formação a minha filha que tem 12 anos e espero que se torne uma grande mulher.
@@pontacabeca Com base em seu comentário, também torço por ela. Criei dois filhos homens e não sei se consegui por mérito mas acredito que JEOVÁ DEUS criou meus filhos. Eu estava lá pra alimenta-los. São homens prósperos e me orgulham muito. Sou um pai realizado, pois não tenho Jouzinhos na minha casa graças a Deus tenho HOMENS.
Saudações, Rodela! Como você disse, o mundo é grande, e o ser humano se adapta. Com certeza, indo para o Brasil, você há de encontrar um bom lugar. Mas gostei das suas divagações, realmente, o mundo é uma bolinha e a vida da gente muda muito. Deus há de dar boa inspiração a você.
Pra morar no Brasil, a primeira coisa é ter uma profissão, de preferência que te permita trabalhar por conta. Trabalhar de operário no Brasil ganha muito pouco.
Rodela, você saiu do Brasil com um objetivo. Uma vida melhor pra você e pra sua familia e esse é o ponto que você nunca pode esquecer, independente da saudade. Se você observar a realidade não só do brasileiro como a sua, você nunca teria conseguido ter a qualidade de vida que tem, fazendo o que faz, aqui no Brasil. Muita gente vai vir comentar que dinheiro não é tudo, e é verdade. Mas a maioria dessas pessoas não experimentou ainda não ter que se preocupar com segurança, educação, e conforto. E hoje você tem a experiência de vida do que o mundo pode oferecer de melhor. A saudade é grande, mas você não pode deixar ela ficar no caminho do seu progresso pessoal e da sua familia, visite o Brasil, mate a saudade da familia e dos amigos daqui. Mas isso aqui está no seu passado, como uma boa memória, olhe pra frente e pro alto! Forte abraço
Tenho o mesmo sentimento, eu Nasci e me criei no Brasil, mas agora moro no Canada... Mesmo sentimento, parece tão limitado, e vejo meus amigos que ficaram pra trás não evoluiram nada na vida, ainda batalhando e sofrendo com os mesmos problemas... é uma visão dificil mas real.
Rodela seus vídeos é mto bom !! Como é que pode, já são 7 anos acompanhando seus vídeos, passa rápido, meus Deus!!! Rpz, compra as coisas no japão, se na frente vc quiser voltar é só vender. 😉
O que achei interessante é que é bem difícil ver pedestres nestas ruas do Japão, só carros, mas quando tem é é um ou dois e olhe lá. Parece mais cidades vazias...
O importante é estar feliz e estar se realizando, se você está feliz é o que importa. Eu me sinto feliz no Brasil meu filho que levei bebê e trouxe em idade de ir pra escola hoje se encontra aí à mais de 4 anos e não pensa em voltar enquanto que o que nasceu aí não quer nem saber de Japão kkkk .
Obrigado pelo relato, podemos ir nos acostumando então, estamos a pouco tempo fora do Brasil e já começamos a se deparar com isso, pelo jeito depois que tem filhos aumenta essa sensação
Forte abraço rodela,eu era seu vizinho morava em pereira Barreto, problema as vezes não vc comprar o imóvel,o problema é manter seu padrão de vida la cara é difícil,hoje moro em toyota,faz 3 anos que volteio, tentando tirar a carta de caminhão aqui ogata né,mas se fosse para viver de fabrica aqui,dai eu não me vejo aqui é muito difícil aqui também, doloroso ,agora se eu melhorar tanto na qualidade minha profissional e tiver uma vida mas tranquila assim dai pode ser que ficamos aqui,mas que deus abençoe seu melhor caminho, sinceramente não quero que os meus filhos fiquem trancados e limitados aqui dentro de fabricas! abraço 👍
Complicado sua situação Rodela… eu decidi voltar ao Brasil já faz um certo tempo e não me arrependo pois nao tem preço maior que estar ao lado da família e pessoas que amamos ❤️só digo uma coisa tudo na vida precisa ter determinação, foco 🙏🏻
Rodela sou portugues e moro nos estados unidos sai de portugal com 21 anos e voltei la de ferias com 36 quando entrei na minha rua la em portugal me deu uma sencasao que aquilo ja ano era meu pais as pessoas mais velhas ja tinhan falecidos e uma coisa ruim demais de sentir eu entendo voce perfeitamento e mais tem um menino de 5 anos e uma menina de 5 meses nascidos nos estados unidos e complicado mesmo.
A vida aqui no Brasil tá muito difícil Lucas. Aqui, a realidade é totalmente diferente da q vc vive aí. Vc vindo pra cá com sua família é a mesma coisa q trocar o certo pelo duvidoso. Só não fui embora do Brasil ainda porque minha esposa não quer, mas tô plantando tanta semente na cabeça dela, q em algum momento e com minha fé em Deus, essa semente vai brotar e vai nos dar muitos frutos.
@@abinbrics5652 , sim a economia nâo esta nada favoravel, se depender de emprego aqui no Brasil os salarios em media em todas as categorias defasou mais de 50%, a taxação compossiva de imposto disparou mais inflação, e pra variar a corrupção no Brasil é cronico, gerando divisão entre a população, fica no Japão, faz um planejamento de economia e aposentadoria ai, não volte, sera praticamente um retorno agora no Brasil é um tiro no proprio pé...
@@lucianodiniz8409 Nossa irmão nem sabia sobre pensava que o Brasil tava de boa e iria até viajar de volta para o Brasil mas deixa quieto kk, concordo melhor ele ficar no Japão
@@abinbrics5652 para de ser mentiroso,vc tava no comentário acima dizendo q é teu sonho sair do Brasil e so nada vem aqui nesse comentário dizer q não está no Brasil kkkkkk seu mentiroso 🤣🤣🤣 vc ta no Brasil sim 🤣🤣🤣
@@lucianodiniz8409 Os problemas econômicos e a inflação, decorrentes da Pandemia afetaram o Mundo todo, não foi só no Brasil, e o Brasil teve um crescimento de 4,6% em 2021, enquanto a maioria do países teve crescimento negativo. Nos EUA teve inflação de 7,1% e os combustíveis disparam os preços. Morar fora e juntar uma grana pra depois voltar é uma boa, pois se ficar doente em outro pais, lembre-se que lá não tem saúde pública, a exemplo do nosso SUS. Se não tiver grana pra se tratar, vai morrer em casa, como muitos nativos desses países. Morei 07 anos fora, me sentia um forasteiro, residia num bairro de periferia muito perigoso, tinha tiroteio quase toda noite, tinha medo de ir pra casa após escurecer, isso em pais de 1° Mundo. No Japão, EUA, Europa, também tem pobreza, e violência, não se iluda. No Brasil tem bons lugares pra morar.
Esse sim é o rodela raiz, muito foda seus vídeos assim, antes era vc de bike e falando assim sobre as coisas da vida. Faz falta vídeos assim, as vezes queremos q tu so mostre a rua e fale das coisas. Essa sempre foi a essência desse canal.
Seus filhos tem toda a razão. Eles foram criados aí, num país organizado e onde as pessoas se respeitam, se eles viessem morar aqui, ficariam horrorizados. Provavelmente entrariam em depressão. A gente que sempre viveu aqui, já percebe o quanto esse pais é atrasado, imagina quem já teve a oportunidade de viver num país decente e sentiu a diferença. Voltar pra cá seria um retrocesso.
Não é bem assim, lá o Bullying em escolas é maior que o americano, a taxa de suicídio jovem é absurda! Parem de enfeitar todas as culturas, e demonizar só a sua!
É mas a realidade lá fora é outra kkk ele mesmo sempre fala que não sabe até qd vai aguentar ficar no serviço pq é puxado e não está aguentando, vcs pensam que viver no Japão como em alguns países é fácil né 😂 tem que dar o sangue não tem férias não é fácil não, se trabalhar 8 horas apenas vc passa fome ou fica no básico, lá fora qualidade de vida é boa mas É Caro , para ter uma vida boa tem que trabalhar mínimo 12 horas boa que digo é curtir não vai sobrar grana não , parece fácil mas não é , e depois de 10 anos cada ano a sensação é de Caramba se passou mais 1 Ano e não consegui nada aqui 😎
@@MarcioJAPA-fd6si Como não? O cara trabalha e tem o que quer. Se pra você é suficiente viver na merda por trabalhar 8 horas e com férias, boa sorte pra ti.
Isso vai de cada um Rodela. Tem gente que volta pro Br e fica nas saudades do Jp. Outros vivem no Jp com saudades do Br. Filhos um dia voam do ninho (minha fiota talvez saia do Br ano que vem). Se quiser voltar para aposentar, vai fazendo uns investimentos para poder viver de renda por aqui. Não se esqueça que as pessoas mudam... talvez com o tempo o pessoal ai decide voltar tbm... ninguém sabe o que pode acontecer no futuro, só Deus. Importante é ter vários planos e fazer acontecer. Abraços e boa sorte. Sou natural de Araçatuba... já fui dar uns rolês em Mirandópolis.
Já tive essas dúvidas, ainda estou no Japão, tenho uma pequena firma aqui, dos quase 27 anos vivendo entre Brasil e Japão hj tenho CERTEZA de que ter escolhido ficar aqui (Japão) foi a maior cagada da minha vida, a maioria das pessoas que acabam escolhendo viver como imigrantes definitivos no Japão em algum momento vão se arrepender, o país é muito bom em muitos aspectos sim, mas desaponta em muito por ser um país de uma cultura fechada dimais, eu falo isso como uma pessoa bem incluída na sociedade japonesa, minha mina é japa, eu lido com 90% dos meus clientes japoneses, mesmo não dominando a língua bem, me viro, mas a vontade de ir embora é diária, e do que sinto falta? Alguém poderia perguntar né! Sim claro, respondo: sinto falta de estar em um lugar onde mesmo vc tendo características de outros povos vc não se sente de outro lugar, não digo discriminação, isso não, mesmo pq lá no Brasil já fui discriminado por ser pobre, por ser japonês, por muitas coisas, discriminação é genérico tem em todo lugar e gente besta é mato no mundão. Acho que hj depois de viver tanto tempo aqui me sentindo um forasteiro e vendo a situação que o Japão vai descambar estou disposto a começar levantar acampamento e ir embora e terminar esse restinho de vida lá, o Brasil é sim um país dos avesso, mas não me iludo, e a grande diferença é que, pensa comigo, todo o mundo migrou pro Brasil é ninguém foi embora de lá, todo mundo achou um canto e se fixou, aqui só vai se fixando os filhos dos dekasseguis que nasceram aqui, tenho muitos amigos que tiveram seus filhos aqui e pra eles não é voltar pro Brasil, é migrar pro Brasil, aí a diferença, mas se eles ir pra lá mesmo depois de grande 99% de chance nunca vai querer retornar pro Japão, pois os que foram estão lá até hj mesmo falando português pera-pera.
Sim amigo te entendo, mas meu a segurança desse país é lamentável a educação de algumas pessoas etc... Irei Conhecer o Japão caso eu goste ficarei por lá mesmo, e obrigado pelo seu relato ajudou muito
Amigo sucesso para você e espero que de tudo certo se nao conseguir voltar pora morar poderia vim para passear apesar de tudo o Brasil e um país muito acolhedor e caloroso
Sinceramente não vejo nem esperança de melhora para a situação do Brasil. Entendo que a saudade da família deve apertar muito, mas voltar para ficar é complicado. Se você se arrepender, para sair do país dnv, não vai ser fácil.
Da hora rodela, vc é de mirandopolis, moro em Presidente Prudente, pertinho, tenho sítio em Emilianopolis, lá perto. É a realidade de muitos, minha mãe está aí e está neste dilema, ela quer voltar de qualquer jeito, só não sabe no que investir aqui. O custo Brasil está absurdamente caro.
Você já formou um circulo de amizade. Mirandópolis é passado. Seu sogro está aí. Agradece ao Japão. QUANDO você chegar aqui e ver essa paradeira e vai te dar uma depressão tanta que vc vai querer ir embora pro Japão
a primeira coisa que vai impactar ele será o poder de compra e a segurança. no começo pode ser ate que ele aproveite bem o brasil se estiver com o dinheiro no bolso. vai viajar, vai comprar casa, carro, viver vida de patrão. quando acabar o dinheiro ele vai começar a sobreviver no brasil. e ai que a sindrome começa.
@@zackb.3157 mesmo se voce for classe media ou alta no brasil é necessario pensar se vale a pena voltar para o brasil. quanto mais dinheiro, mais segurança vai precisar. no brasil cada dia que passa as casas tem muros mais altos, portões mais fechados e cercas eletricas mais resistentes. tem um casal que fazia video no youtube.Esqueci o nome do canal. no primeiro ano de brasil eles foram roubados e os ladroes chegaram a agredir ate o cachorro deles. e conheci gente que foi sequestrada quando voltou (nao era youtuber). o que mais pesa na decisao de quem mora no japão é poder de compra e segurança. é foda,mas quem mora fora viverá sempre nessa situação. com saudade do brasil e quando volta sente saudade do outro país.
@@phillipebrunodearaujo2602 Morar numa cidade média com boa infraestrutura e em condomínio fechado dar para se ter uma boa qualidade de vida e segurança. E olha q sou grande crítico do sistema político(não querem acabar com a impunidade) que enraizou no país...
A sinceramente eu não trocaria qualidade de vida de um país de primeiro mundo pra um de terceiro mundo,a única que faz a gente sentir falta do Brasil é a família mesmos
@@colvecolhidanaminhaorta6602 ou vc tá só brincando ou é ignorante mesmo. Japão faz parte do g7 lista de países com possui sua economia totalmente desenvolvida... É mesmo com todo esse clima tóxico de trabalho etc, a qualidade de vida do Japão é uma das melhores do mundo.
As vezes a gente sente falta de uma coisa que não existe mais. É o saudosismo, a saudade de uma época que passou. Como você mesmo disse, é difícil se imaginar vivendo em outro lugar depois de se acostumar com sua vida aí. Aproveita ao máximo as oportunidades do Japão principalmente no que diz respeito a educação, saúde e segurança dos seus filhos. Isso não tem preço! Abraço, Rodela!
Pra minha prima nâo deu certo morar no Japâo, so sofrimento aí. Ela voltou pro Brasil. Ela trabalhava com idosos, é enfermeira, mas náo foi como falaram pra ela, hoje ela voltou a trabalhar na área dela e ta bem aqui no Brasil.
Lindo o céu, todo azul. Eu consigo te imagina. Sou de Salvador Bahia e morona na Dinamarca, eu não me imagino volta para o Brasil novamente. É bem complicado.
Acabei de conhecer teu canal, curti. Cara, se eu fosse vc nem voltava não. Brasil tá fadado a ser um país miserável de terceiro mundo pra sempre. O Japão mesmo com seus defeitos com certeza é um lugar melhor pra criar seus filhos.
Muitos amigos moraram no Japão e voltaram pro Brasil, todos ficaram deslocados, sem emprego e dinheiro, voltaram pro Japão na sequência, infelizmente a realidade aqui é outra, questão de emprego e dinheiro afetam demais, no seu lugar Rodela, viria só pra ver a mãe já que você tem essa condição e voltaria pro Japão.
O preço atual das casas são esses que você falou mesmo. Moro a 220km de Mirandópolis, interior também, e aqui os valores são semelhantes. Tem para todos os bolsos, mas uma casa no mínimo boa, é 500 mil, daí pra mais conforme forem tendo mais qualidade. Terrenos e casas dobraram de preço nos últimos 10~15 anos
Bom dia Lucas! É assim mesmo, o lugar perfeito pra morar é junto dos filhos e netos. Acredito q vc não vai acostumar numa cidade pequena. Sua mãe estará feliz onde seu filho estiver feliz. Aluguel não compensa, cada inquilino que sai precisará reformar . Custo/benefício não vale a pena. Moramos agora em SP, nem pensamos voltar pra cidade pequena. A vida que segue e o melhor lugar é onde sua mulher é filhos moram. Abs na Vivi
O meu filho vai vir fazer o que aqui no Brasil, fica aí com seus filhos que é a sua família agora, se der vai passear para visitar a sua mãe. Mas fica aí que cidade linda, Deus abençoe vocês todos 🙏🙏🙏🥰
Se eu saísse do Brasil para um país de 1 mundo e me adaptasse, eu só voltaria para visitar a família e olha lá! Infelizmente, o Brasil só serve pra passar raiva!😱
Eu também sai do Brasil com 23 anos. E já tenho 14 anos direto aqui no Japão. Quero ir só pra visitar minha família, mas está difícil encontrar futuro pra quem perdeu tempo demais aqui no Japão.
O foda q aki n Japão brasileiro não consegui viver a velhice aqui não, aposentadoria aki até os japoneses passam fome imagina nós brasileiros que gastamos muito mais que japonês,, 65 anos d idade não tem jeito não rodela nos brasileiros somos obrigado a voltar p Brasil, realizar
Perfeito vejo-a muitos aqui achando que terão saúde a vida inteira compra casa aqui e talvez nem termine de pagar…no final muitos ficaram longe dos filhos pois eles irão crescer aqui e não irão querer ir embora esse é o ciclo ficamos longe de nossas mães e pais e ficaremos longe de nossos filhos!
Não se imagine em sua cidade , mas sim em outra que tenha maior infraestrutura. Existem várias cidades no Brasil com qualidade de vida , um exemplo disso é Camburiú em Santa Catarina. Curitiba no Paraná , são lugares para investir em ativos com retorno garantido.
Estou indo para o Japão com minha esposa e meus dois filhos, por conta da situação que se encontra o Brasil, infelizmente aqui não temos segurança alguma, sair na rua ser assaltado, não ter emprego, quando tem emprego pagam um salário baixíssimo, por conta da quantidade de pessoas desempregadas, as empresas colocam o salário lá em baixo e como as pessoas estão desesperadas acabam aceitando o que tem. Minha decisão de ir ao Japão é em preocupação no futuro! Fazer um pé de meia, garantir a velhice, mas não investir no Brasil, tenho filhos pequenos, e não vou levá-los agora para o Japão para q dps q eles crescerem e aprenderem os costumes do Japão, conhecer a qualidade de Vida que eles tem aí, para dps trazerem eles de volta para o Brasil e sofrer por não ter um emprego, por não ter segurança, e várias outras situações, fora que não vou conseguir manter um padrão de vida que tinha no Japão aqui no Brasil. Hj trabalho de Uber aqui em SP e acabo pegando muito passageiro descendente de japoneses que foram para o Japão e acabo comentando q vou, e muitos se arrependem de ter voltado para o Brasil. Meus tios mesmo falam que se fossem mais novos voltariam, pq infelizmente a situação no Brasil não está fácil. Hj eu falo pra qualquer um se tem a oportunidade de sair daqui e ir pra qualquer outro país pra tentar mudar de vida, então vá! Principalmente pra quem é novo!
boa sorte nessa nova jornada, eu ja tenho namorado a um bom tempo essa ideia de sair daqui do Brasil, realmente nada aqui é fácil, educação, segurança, etc. Apesar de ser ruim ficar longe dos familiares e amigos e uma otima oportunidade de ter um vida de qualidade de verdade, estou pensando muito em imigrar nos proximos anos para a Europa ou para o Japão
@@matheusgaliza2944 muito obrigado! Posso está dizendo algo banal aos olhos dos outro, porém eu te falo, não se apegue a amigos, familiares etc. Menos seus pais do restante, vc é bom, é lembrado quando tem dinheiro, quando tem saúde, do contrário vc cai no esquecimento. Faça por vc pela sua esposa e pelos seus filhos, pode ser difícil no começo. Mas no futuro vc irá olhar para trás e verá verá foi a melhor escolha q fez! Conquiste, faça seu pé de meia, pq se um dia vc ficar aqui no Brasil e estiver desempregado, sera muito difícil aparecer alguém q lhe estenderá a mão para oferecer ajuda, lhe perguntar se vc precisa de comida paea dar aos seus filhos, um conselho q sempre dou pra grande maioria, se tem a oportunidade de ir embora paea um lugar melhor então vá! Não se prenda a pessoas q hj dizem ser amigos mas q em uma situação difícil lhe dão as costas! Aí sim verá quem é amigo de verdade! E parentes são piores ainda!!!!!!
Eu acho que você deveria comprar uma casa aqui no Brasil em Mirandópolis, porque se acontece algo aí você tem onde morar aqui. Emprego aqui é difícil mas sempre damos um jeito. Se seus filhos quiserem morar aí eles vão adquirir a casa deles. Bom espero ter te dado uma luz!! Abraço. Deus abençoe 🙏
Na minha humilde opinião !!! Acho que a meta seria comprar uma casa no Japão. Depois pensar em comprar no Brasil. Daria segurança aos meninos pra ficar no Japão.
Eu tbm tenho duvidas Rodela,minha familia está em São José dos Campos,estou há 3 anos no Japão. Uma hora a gente não vai mais aguentar mais trabalhar em fábrica. Final do ano vou lá ver a familia.🙌👊🍻
desculpe mais eu tambem quero comprar um sitio ou chacara e voltar /vc por acaso sabe se eles tem face book e o nome dele p/eu entrar em contato e o nome dele obrigado daqui do japao cidade toyohashi
O Léo e a Layna, sem experiência , c problemas climáticos, capital de Giro, p ordenha, preço baixo do leite, pouca terra p criação de gado corte, custos altos, uma só pessoa p tocar um sítio é muito oneroso, hoje Êste casal está sentindo na pele, venderam suas vacas de ordenhas, e morar no sítio onde tudo é distante, não é fácil!!! Falta de planejamento!!!
Oi Rodela, meu caso é inverno, mas eu estou um pouco na frente em idade. Meus filho acabou de formar em engenharia, e minha filha já com 28 anos tem seu próprio consultório de estética. Mas ambos não consegue ter rendas líquida, do que eu ganho aqui no Japão. E eles não vão poder me sustentar qdo tiver mais idade. Já tenho casa em cidade pequena no Paraná E assim estou na mesma situação
E ai blz... Eu morei ai no Japão durante 8 anos e realmente depois de algum tempo aí criamos raízes e fica mesmo complicado essa decisão, ainda mais no seu caso que está com a família e os filhos que cresceram ai. Acho que você tem que ver o futuro, não sei em que tipo de trampo trabalha, tem que ver até quando você vai querer e aguentar o ritmo. A melhor coisa é juntar grana e se de repente decidir mesmo voltar pro Brasil, investir em imóveis, terrenos pois agora é que se pode ter maior segurança financeira. Aqui não tá fácil, desemprego tá alto, inflação, dólar na casa dos R$5,30, gasolina quase R$7,00 em alguns lugares quase R$8,00, insegurança, governo, etc... Brasil é Brasil nossa terra, mas na atual situação eu ficaria aí, acho que você não deve trocar "nesse momento", tudo que você tem e conquistou no Japão por algo incerto aqui no Brasil, deixa a poeira baixar.
A maioria, isso eu falo das crianças, não querem voltar para o Brasil!!! Tanto que as famílias compram casa, pensando deixar para eles!!! Hoje, vc pensa em voltar com a família toda, pois seus filhos são adolescentes, mas se vc voltar daqui 10 anos, seus filhos já serão maiores de idade. Conheço muitos que voltaram e os filhos ficaram. Essa é a realidade!!!
É como você mesmo disse caro Lucas , todo mundo que já morou aí tem esse tipo de dúvidas , morei aí por nove anos também não foi diferente , tive os mesmos problemas conflitos pessoal , até que decidir voltar para o Brasil ver a minha mãe e decidi tentar á viver no Brás novamente , as economias que fiz aí no Japão consegui montar um empreendimento onde consegui me manter por alguns anos até conseguir um emprego fixo , enfim não foi fácil readaptação no Brasil , más acho que vale a pena tentar voltar , o tempo que voltei também pude aproveitar um pra ficar com a minha mãe , nunca imaginei que Deus ia levar ela , pude aproveitar seus últimos anos de vida ao seu lado e hoje vejo que foi a melhor decisão que tomei , pensava muito no meu futuro , pois aí no Japão não temos nenhuma segurança nem estabilidade é uma situação que temos que pensar bem porque temos que investir no presente para desfrutar no futuro , já pensou como vai ser sua velhice ? Meu ditado : Morar no Japão é como morar na casa de um parente , você nunca vai se sentir morando na sua própria casa !.....
salve rodela, eu sou de uma cidade pequena no interior de são paulo e no ano de 2018 tive que me mudar para uma capital, cidade grande, para estudar. Tive essa sensação, acredito que parecida com a sua, que eu me adaptei e me acostumei com a dimensão da cidade, no seu caso, a dimensão do mundo, que não me vejo também morando em cidadezinha pequena. Acho que o que eu senti é parecido com o seu, eu entendi no mesmo instante que falou no vídeo. Pretendo também morar em outro país se possível. Abraço!
Eu morei 19 anos aí. A adaptação foi muito rápida. Em 6 meses não me via mais morando em outro lugar que não fosse o Japão. Porém, depois de uns 17 anos comecei a pensar no meu futuro, e na velhice, pois esta fase chega para todos. Então me planejei retornar ao berço explendido. A adaptação foi dureza, mas depois de 10 anos aqui, não me vejo mais vivendo em outro lugar. Durante esse período viajei, conheci outros países e culturas, reaprendi o português, entrei em universidade pública, fiz faculdade, especialização, estou cursando o mestrado. Consegui me estabilizar, cuidar da saúde, administrar meus imóveis. E como uma forma de agradecer ao Japão que me acolheu por quase duas décadas, ministro aulas de nihongo e a cultura japonesa para brasileiros na minha cidade em parceria com uma instituição privada. Confesso que estou muito feliz. Espero que meu depoimento possa encorajar os dekassegis que como eu tinha pavor do retorno ao Brasil.
A estratégia que adotei foi economizar, evitar gastos desnecessários, investir em ativos para adquirir renda passiva e cuidar da saúde.
No Brasil pra se viver bem tem que se qualificar fazer cursos faculdade etc pra ganhar salários autos caso contrário nada feito
No brasil nem estudando vive bem.... muito dificil viver aqui... duvido rodela sua esposa largar os filhos pra viverem aqui...
Uau que palavras sábias e lindas! Amei este depoimento e a sua família, tbm se adaptou ao Brasil? Ou ficaram no Japão? Fica na paz!
Show
Muito linda a sua história! :)
Estou aqui há 5 anos. Mas esbarro no mesmo problema. Minha filha não quer voltar e já estamos muito acostumados com o Japão. Temos amigos japoneses, já aprendi legal o idioma, o dia a dia aqui é tranquilo. Enfim, ninguém nos avisou que mudar pro Japão faria nosso coração ficar partido em dois.
@Edmilson Couto uma coisa que o governo no Brasil não é é socialista. Pode ser negligente, ladrão, subserviente, mas socialista implica um controle estatal da economia MUITO maior, o que não ocorre, nem socialismo de mercado dá pra chamar. O que já tivemos (no passado) foi um governo social democrata, ou seja, que incentiva o capitalismo, mas com programa sociais pra tentar diminuir a desigualdade, mas social democracia NÃO é socialismo. Enfim, só esclarecendo algumas informações, pois me dá angústia as pessoas usando as palavras de qualquer jeito.
Eu não deixaria o dinheiro no Brasil simplesmente pq é um país subdesenvolvido, de economia dependente e em recessão, o que desvaloriza o dinheiro, só isso.
@@BeatrizRuco Se estatizar o pais em mais de 50% já é considerado socialista ou tem que ser 100% ?
@@leonardocavaliere o ideal dentro da lógica socialista seria ser 100%, mas entre teoria e prática, isso não ocorre, pois no mundo globalizado você tem instituições financeiras internacionais forçando países a terem características capitalistas. Por isso a China tem socialismo de mercado, por isso o Vietnã abriu a economia para conseguir crédito. O que temos são experiências socialistas com muitas contradições ( entenda contradição como algo NORMAL entre a teoria e sua aplicação no mundo real, não é necessariamente um defeito, mas pode ser aperfeiçoado sempre)
Importante lembrar que socialismo não é SOMENTE estatizar empresas e industrias, o objetivo principal é estruturar a sociedade de maneira que a produção e consumo seja decidida de maneira mais direta pela população, a exemplo das cooperativas que já existem hoje.
@Edmilson Couto cara não tem pra onde correr a maldita a nova ordem mundial vai quebrar a economia e deixar todos fudidos
@@BeatrizRuco o socialismo vem antes do Comunismo. Em 50 anos teremos um a república democrática do Japão do norte
Eu já morei no Japão por 15 anos , e já tive essas dúvidas que vc esta tendo. Mas tomei a decisão de voltar com as minhas duas filhas ainda pequenas , na época a mais velha tinha 5 e a mais nova 3 anos. Hoje vejo que fiz a coisa certa , investi tudo na formação delas e quebrei o circulo da miséria. Se sua decisão for ficar no Japão aposte todas as suas fichas na educação de seus filhos. E claro faça um pé de meia para a velhice.
o cara gasta fortuna com carros e viagens com o pensamento de que só se vive uma vez.
ta la ha quase 10 anos.
e pode perceber que mesmo depois desse tempo inteiro ele ainda tem duvidas se fica ou se volta.
ele tinha que ter decidido isso ha uns 5 anos atras.
o mais velho nao vai ter condições de pagar uma faculdade por agora.
ele pode tentar fazer um curso tecnico que é mais barato e pode afastar ele das fabricas e ter uma vida diferente.
Eu acho o seguinte alguns dizem o Brasil é péssimo, mais quando morre pede ajuda aos que estão aqui ,querra querem voltar pro Brasil tem que decidir e aguentar as consequências da nossa escolha.
Então mano, vc não consegue se decidir pq vc só fala na sua cidade... Em Brasília um apto de 220mil te dá um aluguel de 1.200mes tranquilo..
Esse mesmo apto em 5 anos a depender da região ele já vai tá valendo 250, 260mil
@@Pablo-jl3wv sou do df e dá mesmo.
aqui onde moro (ceilandia) uma casa simples é 1200 a 1400 o aluguel.
e o rodela citou no video o lance de comprar uma casa e alugar.
nao precisa ser assim.
ele pode comprar um galpão, uma loja ou até um lote e fazer kitnets para alugar.
@@phillipebrunodearaujo2602
Pelo jeito ele é igual um primo que está a 32 anos no Japão...gasta tudo em coisas inúteis, sem retorno financeiro. ..carro,viagens ,luz vermelha...
Eu trabalhei 15 anos nesse país, economizei o máximo, reinvesti tudo que podia no br..hoje tenho uma vida sossegada.
Agora meu primo que foi na mesma época que eu fui,hoje está com 52 anos, trabalhando de subemprego no Japão..
mano japão e muito lindo .. organização é muito top.
Mano eu estou no Japão há 11 anos e vou me aposentar e morrer aqui, espero em breve entrar com o pedido de cidadania. Decidi depois de me casar com uma japonesa e ter uma filha japonesa. Criei vergonha na cara, aprendi 日本語 e hoje toco uma pequena empresa familiar.
Se você decidir ficar, recomendo muito que aprenda japonês e faça amizades e vínculos com a pessoas daqui, saia da bolha de brasileiros, senão sempre vai se sentir isolado. Hoje eu participo dos festivais do meu bairro, ajudo no otera todo ano novo e sou tratado como qualquer outro, ninguém me chama de gaijin-san. Acho que as pessoas que reclamam de solidão e preconceito nunca se esforçaram pra se integrar e adotar a cultura daqui.
Sortudo
@@pfvsrmeajd5614 Não é sorte é a realidade, maioria dos que reclama não se esforaçaram pra se integrar e adotar a cultura do Japão igual ele falou.
@@pfvsrmeajd5614 Porque sortudo? Vim pra cá como centenas de milhares de outros BRs, só não me contentei com a vidinha de fábrica-casa-churrasco na folga-repete.
@@pfvsrmeajd5614 todo esforço dele não conta né,sorte se tem em jogos ,não na vida !
Concordo. Moro numa vila onde sou o único estrangeiro. Nossos amigos japoneses vem aqui em casa e passam horas conversando. Somos convidados para jantar na casa deles toda semana. Sempre ouvi dizer que japonês é frio. Eu penso que eles sejam reservados com quem não conhecem, mas depois que pegam amizade, eles são calorosos. Amo viver aqui. E também toco um negócio próprio. Ficar dependendo de empreiteira é pedir pra se estressar
O rodela se um dia quiser volta para o Brasil vem para Santa Catarina em Balneário Camboriú SC o custo de vida é alto mas é uma cidade muito boa para viver e qualidade de vida, sucesso por ai e seja feliz
Lucas, queria deixar aqui minha experiência: vivi no Japão por 14 anos (divididos em 3 temporadas), gosto muito do Japão acho um país fantástico mas eu e minha esposa sempre tivemos vontade de voltar para o Brasil. Tivemos uma filha nascida no Japão e optamos por voltar antes que ela ficasse mais velha e não conseguisse adaptar com o Brasil. Pouco antes dela completar 5 anos voltamos para casa. Chegamos recentemente (5 meses), apesar dos problemas do Brasil e desse recomeço de vida difícil, não nos arrependemos de forma nenhuma de ter voltado, aliás, tomamos a decisão certa. Vejo minha filha plenamente adaptada e gostando demais do Brasil; acredito que deixando o tempo passar, teríamos problemas com ela mais tarde para adaptação ao Brasil. Pensei muito na minha família, minha mãe com 75 anos, optei por ficar ao lado dela no Brasil. Sei que mesmo tendo uma saúde de ferro, um dia ela irá partir e não conseguiria viver no Japão, sabendo que ela não iria conviver conosco e aproveitar a única neta que ela tem. As questões materiais, abdiquei de tudo, do consumo, das coisas de primeira linha que consegue-se comprar no primeiro mundo, em troca de uma vida mais simples mas com toda família reunida no Brasil. O mesmo falo em nome da minha esposa, que tem a mãe dela aqui no Brasil, também não se continha mais de saudade. Nasci e fui criado entre duas capitais (Brasília e Goiânia), estou voltando a estudar e pretendo seguir minha vida por aqui, o Japão é um excelente lugar mas nunca será minha casa porque não nasci e nem fui criado lá. A satisfação de você encontrar na rua seus amigos de infância, de você chegar num lugar e falar: "Joguei bola nessa rua com os moleques", andava por aqui quando criança! Esse tipo de identificação, você só tem no seu país de origem, em nenhum lugar do mudo você terá isso. É um tipo de sentimento que não troco por nenhum conforto material e nem sinto falta disso. Mas essa foi parte da minha experiência e cada pessoa tem a sua, tem suas opiniões e suas decisões. Obrigado Japão pelos 14 anos que me acolheu junto da minha esposa e até um pedacinho de lá permitiu trazer comigo, através da minha filha nascida no Japão. Só que voltar para meu país, para minha cidade, para minha casa, não tem felicidade maior! Um abraço à todos vocês!
Bens materiais vc consegue se trabalhar aqui como trabalha lá fora. Falo como uma senhora professora de 65 anos, viúva a 20 que terminou de criar 2 filhos e hoje com 4 netos. Nenhum lugar te acolhe tão aconchegante como sua própria pátria mãe. As escolhas são feitas e devemos assumi-la e não colocar a culpa ou desculpa nas coisas matérias como preço de moradia, custo de vida. O nosso Brasil está em pleno desenvolvimento e isso tem o custo de países seculares. É ler e entender a história e economia. Abraço e felicidades.
Rodela com saudades do Brasil, da cidade onde nasceu kkk... Mas, é isso mesmo, bate sim a saudade, só leve pelo menos uma vez seus filhos para conhecer suas origens familiares, será muito bom pra eles conhecer sua história, não só de boca, e sim ver como era sua realidade, os seus familiares daqui do Brasil. Vlw e sucesso.
Venha sentir a sensação de violência e impunidade, trabalhar muito e não ter direito a nada
Rodela fique no Japão e seja feliz
Eu ía comentar justamente isso. As coisas estão muito complicadas no Brasil nesse sentido. Sem contar essa ideia do Rodela, comprar uma casa de 200k e alugar por quinhentão por mês, 500 reais por mês dá algo em torno de 7 seto ramen no Japão, ou seja, não paga nem a refeição de uma semana.
Eu morei nos Estados Unidos, resorvir voltar, embora com todos os problemas que nosso País tem, é o nosso lugar, onde estão nossos famíliares, que é a maior riqueza que temos, dei a volta por cima aqui, hoje, estou bem melhor que na América...e perto da família..
Eh!!! Esse é o meu problema tb. A minha filha nasceu aqui e não quer morar no Brasil. Principalmente por não ter segurança lá . Aqui todo mundo anda tranquilo sem preocupação de ser roubada .
E quem tá no brasil tá preso nos condomínios(QUEM pode pagar por um). A bandidagem anda solta enquanto a gente fica preso nos condomínios, gastando todo o salário em segurança. Infelizmente roubaram meu carro recentemente e nunca achei, acho que desmancharam, é complicado, meu sonho é ir embora
M
Admiro a limpeza e organização das ruas da cidade onde você percorreu.
Quanto ao Brasil, é outra realidade que seus filhos jamais entenderão!!
Simples assim.
@@joaovictor79-r6e
Oh sinto muito.
@@robertoribeiro9398
Tenho 4 filhas e simplesmente foi facílimo ensina-las quando pequeninas a não jogar seus lixinhos na rua.
Eu disse: não pode jogar na rua e, dá para a mamãe que vou guardar na bolsa e jogar em casa.
E eu disse só 1 vez para a mais velha, as outras aprenderam observando.
Se todas as mães do Brasil se conscientizarem e ensinar 1 única vez, o Brasil se tornará limpo e mais maravilhoso do que já é.
essa semana chegou um avião cheio de gente com esse pensamento, o engraçado é que quando o cheiro da pólvora chegou até eles rapidinho o Brasil passou a servir pra morar 😌
Eu gosto de viver no Brasil. Minha vida tem qualidade e segurança. Gostaria de apenas conhecer o Japão, assim como outros países. Cada um deve viver onde é feliz, onde têm suas necessidades emocionais, econômicas, sociais, entre outras, supridas. Todo lugar tem prós e contras! 🇧🇷🇧🇷
Falou tudo!
Segurança no Brasil? Só se VC mora em cidade minúscula ou vive em condomínio fechado em cidades maiores, mas só frequenta lugares privados como shopping, parques e clubes.
@@zackb.3157 Segurança financeira, Segurança emocional, Segurança em se relacionar, estabilidade no emprego...
@@zackb.3157 Uai moço, tem muitas cidades no interior de SP e no sul principalmente e bem seguras sim, cada um tem uma realidade diferente.
Bah parabéns, você conseguiu encontrar qualidade e segurança no Brasil. Eu fico pensando aqui onde moro e cidades arredores e não consigo encontrar um lugar onde mesmo que eu ganha muito dinheiro na vida um dia conseguirei alinhar essas duas coisas ( sem falar todo o resto).
É a vida irmão. Você nunca tinha imaginado estar aí. A vida é uma roda em movimento, o amanhã só Deus sabe. Aproveita o momento, e viva bem com a família , amigos . Abraços de Teresópolis RJ.
Os melhores vídeos teus são esses, de reflexão filosófica. Tu tem que fazer isso, senão tu enlouquece aí nesse lugar. Sentimentos de pertencimento ao lugar. Por mais que o Japão seja hoje o teu lugar, tu pertence ao lugar onde tuas raízes estão. É uma situação difícil essa pela qual tua questão filosófica te leva. O melhor é fazer o que tu tá fazendo... refletir bem as possibilidades. Força aí meu amigo.
Continue com sua vida no Japão perto da sua família e vem passear a cada 2 anos pra ver sua mãezinha.
Rodela, fica no Japão. Aqui é uma incerteza em tudo. Ai pelo menos voces trabalhndo podem ter uma vida bem confortavel. Aqui só para passeio mesmo.
O melhor a fazer o que o coração sente.
Eu voltei no ano de 1994 nunca mais voltei ao JAPÃO e não sinto saudades.
Esse assunto buga a mente e o coração da gente ! A segurança, condições financeira e educação do JP é indiscutível… Mas a alegria do povo brasileiro é tão boa e está perto da família tbm … Mas infelizmente a violência do Brasil é gritante, estão enfiando a inversão de valores na cabeça das crianças e jovens . Músicas incentivando a entrarem no mundo do crime, das drogas e put4ria dizendo q é legal e normal … Horrível 😞
O cenário que vc escreveu é mundial estamos nos últimos dias vai ficar pior
Meu Deus, Andrea, apavorante demais! Não conseguiria viver em um Pais onde em nível de incerteza, insegurança, desonestidade, liberdade limitada me faria infeliz mesmo estando entre familiares. Povo brasileiro alegre, brincalhão...mas, assim não da'.
sobre investimento -- meu primo comprou 2 terrenos comprou 8 contêiner e fez casa contêiner -- 700 reais o aluguel cada uma por Mês ----- investimento baixo se comparar com uma casa ele tem 8.......8 casas em 2 terrenos todas alugadas ...renda mensal garantida a baixo investimento... muito baixo
Se o desejo é o de investir sugiro que procure por títulos imobiliários muito mais rentável, seguro, sem imposto, sem dor de cabeça, sem reforma e com renda mensal.
Ter inquilino é loteria.
1 - Vc tem de acertar no inquilino.
2 - Tem de acertar na imobiliária.
Fora IPTU, manutenção. BO que não acaba mais.
Melhor coisa Fundos Imobiliários.
@@MoriReal Boa
@@MoriReal Tem que estudar muito pra ser investidor de titulo imobiliários ? É muito dificil ?
@@MoriReal concordo
Quantos depoimentos legais….
É bem diversificado a história…. Cada um com a sua.
Conheço uma pessoa q está no Japão há 30 anos e hj com + de 50 anos ainda tem dúvidas se permanece ou volta🤔…..
Eu acho q quando se atinge mais de 50 anoso o ideal era ter guardado um dinheirinho para ficar de boa aqui sem se arriscar no mercado tão incerto pq se caso não tenha êxito,a idade seria um fator negativo para conseguir se levantar novamente. Bom…..eu desejo q todos sejam felizes nas suas decisões 🇧🇷🇯🇵
Também morei muito tempo aí no Japão uns 18anos e já tive esse mesmo pensamento , mais acabei voltando para o Brasil já tem uns 10anos , e no fim a gente se acostuma também aqui no Brasil , e agora já e o contrário não me vejo mais morando no Japão , o Brasil e um país complicado e difícil por questões de dinheiro e segurança , mais ainda e o melhor lugar para se viver , Japão e muito bom , mais a rotina aí e muito puxada se trabalha muito , eu acredito que se vc rodela voltar para morar aqui de novo , vai se dar bem , porque vejo que vc e um cara que nunca está parado sempre batalhando , então pra quem e bem esforçado e não tem medo de ir a luta , com certeza tem grande chance de se dar bem aqui no Brasil !!!!
Salve Rodela...eu acho que tudo que você falou no vídeo faz sentido.
Você já está estruturado aí.
Eu compartilho do seu sentimento! Tantos anos de Japão, acabei tendo aqui como lar mesmo amando o Brasil!
Rodela, o melhor lugar para de viver é onde existe qualidade de vida paz e segurança,o Brasil tem um clima muito bom e belezas naturais mas... e o resto? Nossa cultura tá muito longe de um país de primeiro mundo.
Verdade
Concordo
Falou pouco mas abrangeu muito.
Mas aqui os serviços repetitivos são horríveis, a solidão bate quando o salário não cai na conta, não temos amigos aqui, não dá pra conhecer todo o Japão, pois é muito caro viajar, comprar. O que é bom do Japão é a segurança e serviço você sai de um, logo ali tem outro. Cada 1 sabe o que é melhor pra si. Estou em uma situação parecida com a do Rodela, mas eu trocaria o calor dos meus pais, dos meus parentes do que ter tudo que tenho aqui. Dinheiro, bens materiais, não é tudo e tenho certeza que não traz felicidade.
@@rodrigocarioca1 exato
moro no japão a 20 anos também cheguei aqui com 23 anos estou igual você acho que vou ficar por aqui mesmo no japão ate quando Deus quiser
Olá Rodela. Grande Mirandópolis. O melhor lugar para vc viver é onde vc se sente bem, seja lá onde for, e como for. É igual a felicidade. Ela não está em nenhum lugar. Ela está dentro de vc. Se vc está feliz ai é ai que deve ficar. Eu recentemente fiz uma viagem a minha terra NATAL (Senhor do Bonfim/Andorinha/BAHIA), onde nasci e por lá estive até os 9 anos, quando vim morar em São Paulo/Capital, e ao retornar a São Paulo/Capital, onde resido há 53 anos, tive a mesma sensação que vc está tendo agora. E olha que é no mesmo País, quem dirá outro. KKKK Jamais retornaria para morar lá a não ser em uma ocasião muito especial como a que vc se referiu no vídeo. Então amigo fique onde vc se sinta feliz mas jamais .... jamais, esqueça dos seus entes queridos e amigos que lá deixou. Um forte abraço.
Para quem enfrentou a ida para o outro lado do mundo, não existe barreira quanto mudanças. Porém, nos prós e contras, fica por aí meu camarada.
Eu te entendo a saudade, Mais na vida tudo passa Rodela,O Japão te deu uma vida que aqui poderia ser mais tempo pra conquistar,Passeia mano é melhor vc está bem no Japão se for ver dificuldade todo lugar passamos, Felicidades Rodela é oque desejo pra vcs sempre meu amigo!
Fala Rodela, infelizmente o mercado imobiliário não é mais atrativo. O retorno mensal em vista do valor do imóvel é muito pequeno, fora ter que pagar imposto por aluguel recebido por imóvel propio e problemas com inquilinos. Se eu pudesse ter dar uma dica aconselharia a investir em Fundos Imobiliários você recebe aluguéis mensais também e não precisa pagar imposto nenhum.
Foi exatamente o que eu falei no outro comentário.
Amigo como funciona essew tipo de incestimento. No momento tenho uma renda de 1500 reais com aluguel, quanto eu deveria investir em reais pra ter uma renda de 5mil reais por mes no fundos imobiiiarios?
500.000 se vc conseguir fundos boms que pagam 1% ao mês, 1 milhão se os fundos em média pagarem 0.5%. o ideal é mesclar fundos arriscados que pagam mais com menos arriscados
Fala Rodela , bom dia , vendo o vídeo mais recente do seu canal , é difícil mesmo voltar ao Brasil , quando se está acostumado com a rotina aí no Japão , mesmo que seja por pouco tempo... Uma ótima sexta-feira a você , sua família e seus amigos! Abraços a todos vocês! ✌️✌️✌️✌️✌️✌️👍👍👍👍👍👍😀😀😀😀😀😀
E difícil mano eu tbm passo por isso….as crianças só falando japonês não querem ir….fica amarrado, mais tudo no tempo de Deus tem que deixar a vida ir e fazer o que pode de melhor 🙏🏻 que Deus abençoe sempre
OLÁ RODELA! MUITO BOM SEU VÍDEO. VLW
No início senti muita saudades da família e do lugares que passei no Brasil.
Hoje, jamais voltaria.
Tenho 4 meninas que dizem querer conhecer o Brasil, mas morar não.
E eu sem elas não é possível VIVER.
Brasil é maravilhoso, mas quanto a segurança e tranquilidade não é viável, infelizmente.
Esse negócio de querer conhecer mas n morar n existe pra mim kkk, como q tu tem certeza de algo q tu n conhece? viva a experiência e tire suas conclusões.
@@lihieet3380 aaaa entendi kkk então se você vai conhecer a praia você tem que morar ?? Não pode conhecer??, Oh moça não aconselho vim para cá não cê você vir tirar suas conclusões a senhora vai levar um tiro na cara e vai perder o celular.
@@abinbrics5652 Moça n pq sou homem irmão, e outra, ninguém vai pra um país ver só areia e mar n, ou tu é do tipo q viaja pra outro país e pousa o avião na praia? De certo tu vai pra um aeroporto dentro de uma cidade e n conhece as pessoas, n paga um hotel e experimenta uma nova cultura, se liga irmão, seja racional, tu viaja nadando e dorme jogado em praia?
@@lihieet3380 cadê a Interpretação Eu falei moça me referindo a ela e aquela resposta que você deu.
@@lihieet3380 ss eu posso ir para o Japão conhecer pessoas alugar um hotel mesmo assim eu vou estar conhecendo.
Brasil e bom demais....eu adoro florianopolis...um dia vou morar lá....lugar incrivel
Eu entendo esse sentimento ,eu fui passear depois de 12 aqui direto , no início e tudo reencontro depois vc fica intediado;mas no Japão vcs tbm tem esses momentos q vc se enche daki fora o cansaço e estresse é complicado a gente entra numa crise existencial e zuado ....
Primeira vzs aqui vendo seu canal. Parabéns pela sua luta diária aí nesse país de história secular e lindo. Qto ao Brasil, sim aqui os preços das casas estão altos, mas valorizados. Aqui se compra casas com quintais grandes, chácaras lindas onde criamos filhos, animais, pomares, hortas. Essas é a diferença daí. Japão é um país minúsculo perto do Brasil, fácil de administrar, policiar( msm assim sabemos dos problemas) sim todos os países tem seus prós e contras. O importante é estar feliz e com o coração em paz nas escolhas que fazemos, isso serve para tudo, material, espiritual e emocional. Não significa que os outros países não são bons o suficiente para nossas escolhas. Só te garanto que a pátria mãe nunca será fora de onde vc nasceu. Ela te acolhe e te respeita, mas nunca te aceita como filho. Viva feliz onde estiver, seja grato por tudo que conquista e inclusive por quem te deu essa oportunidade...seus pais. Visitá-los com um grande e caloroso abraço que brasileiro sabe dar e receber será o necessário para eles. Bens materiais são para desfrutarmos com quem amamos indiferente a pais. Felicidades.
E outra, a Educação dos filhos.
Pôde-se dizer que aqui a criança é realmente Educada.
Eu pelo menos, desde a minha primeira filha até a última, simplesmente tiro meu chapéu aos professores e as escolas japonesas.
Não me arrependo em Educá-las nas escolas daqui.
São responsáveis, são moças simples, empáticas, resilientes, honestas, cada qual trabalhando na sua área e se dando muito bem.
Tenho orgulho das 4.
Se fosse no Brasil já as imagino exibidas, vestidas de shortinhos e top curtos, arrogantes, cheio de maquiagem e sei lá viu😫
Prefiro vê-las caipiras do Japão do que maria saidinha do Brasil.
Vdd a adolescência no Brasil e precária e sem educação, não e que todos sejam assim mais a maioria sim!
Cara virei seu fã. Falou exatamente o que penso dos jovens brasileiros. Deus te abençoe por proporcionar uma vida melhor para seus filhos.
E grávidas aos 15 se fosse aqui
Parabéns à família!
No Brasil existem desigualdades em todas as áreas… no ensino… na área social…. Etc Etc….mas o que me preocupa muito é a inversão de valores onde uma coisa feia passa a ser bonito, O errado vira certo…O correto é chamado de babaca….O esperto no mal sentido é ovacionado como o bonzão… O simples de otario….O humilde de fraco….Enfim, luto tds os dias para dar boa formação a minha filha que tem 12 anos e espero que se torne uma grande mulher.
@@pontacabeca Com base em seu comentário, também torço por ela. Criei dois filhos homens e não sei se consegui por mérito mas acredito que JEOVÁ DEUS criou meus filhos. Eu estava lá pra alimenta-los. São homens prósperos e me orgulham muito. Sou um pai realizado, pois não tenho Jouzinhos na minha casa graças a Deus tenho HOMENS.
Saudações, Rodela! Como você disse, o mundo é grande, e o ser humano se adapta. Com certeza, indo para o Brasil, você há de encontrar um bom lugar. Mas gostei das suas divagações, realmente, o mundo é uma bolinha e a vida da gente muda muito. Deus há de dar boa inspiração a você.
Pra morar no Brasil, a primeira coisa é ter uma profissão, de preferência que te permita trabalhar por conta. Trabalhar de operário no Brasil ganha muito pouco.
Rodela, você saiu do Brasil com um objetivo. Uma vida melhor pra você e pra sua familia e esse é o ponto que você nunca pode esquecer, independente da saudade. Se você observar a realidade não só do brasileiro como a sua, você nunca teria conseguido ter a qualidade de vida que tem, fazendo o que faz, aqui no Brasil. Muita gente vai vir comentar que dinheiro não é tudo, e é verdade. Mas a maioria dessas pessoas não experimentou ainda não ter que se preocupar com segurança, educação, e conforto. E hoje você tem a experiência de vida do que o mundo pode oferecer de melhor. A saudade é grande, mas você não pode deixar ela ficar no caminho do seu progresso pessoal e da sua familia, visite o Brasil, mate a saudade da familia e dos amigos daqui. Mas isso aqui está no seu passado, como uma boa memória, olhe pra frente e pro alto! Forte abraço
Estou em Andradina desde 2019 depois de 12 anos de nihon ,a gente acostuma novamente kkkk e ta muito quente na nossa regiao
Salve Rodela!! Muito bacana esse vídeo!!! Abraço
Tenho o mesmo sentimento, eu Nasci e me criei no Brasil, mas agora moro no Canada... Mesmo sentimento, parece tão limitado, e vejo meus amigos que ficaram pra trás não evoluiram nada na vida, ainda batalhando e sofrendo com os mesmos problemas... é uma visão dificil mas real.
Rodela seus vídeos é mto bom !! Como é que pode, já são 7 anos acompanhando seus vídeos, passa rápido, meus Deus!!! Rpz, compra as coisas no japão, se na frente vc quiser voltar é só vender. 😉
O que achei interessante é que é bem difícil ver pedestres nestas ruas do Japão, só carros, mas quando tem é é um ou dois e olhe lá.
Parece mais cidades vazias...
Cidades do interior do Japão são assim mesmo, vc só encontra a galera nas lojas de departamento, mercado, etc.
Tudo ao seu tempo. Na hora certa vc vai saber oque fazer. Sucesso!
O importante é estar feliz e estar se realizando, se você está feliz é o que importa.
Eu me sinto feliz no Brasil meu filho que levei bebê e trouxe em idade de ir pra escola hoje se encontra aí à mais de 4 anos e não pensa em voltar enquanto que o que nasceu aí não quer nem saber de Japão kkkk .
Obrigado pelo relato, podemos ir nos acostumando então, estamos a pouco tempo fora do Brasil e já começamos a se deparar com isso, pelo jeito depois que tem filhos aumenta essa sensação
Forte abraço rodela,eu era seu vizinho morava em pereira Barreto, problema as vezes não vc comprar o imóvel,o problema é manter seu padrão de vida la cara é difícil,hoje moro em toyota,faz 3 anos que volteio, tentando tirar a carta de caminhão aqui ogata né,mas se fosse para viver de fabrica aqui,dai eu não me vejo aqui é muito difícil aqui também, doloroso ,agora se eu melhorar tanto na qualidade minha profissional e tiver uma vida mas tranquila assim dai pode ser que ficamos aqui,mas que deus abençoe seu melhor caminho, sinceramente não quero que os meus filhos fiquem trancados e limitados aqui dentro de fabricas! abraço 👍
Show de bola escutar um relato desses. Sou de Guararapes cidade praticamente vizinha a Mirandópolis e a 29 anos praticamente nada mudou.
Complicado sua situação Rodela… eu decidi voltar ao Brasil já faz um certo tempo e não me arrependo pois nao tem preço maior que estar ao lado da família e pessoas que amamos ❤️só digo uma coisa tudo na vida precisa ter determinação, foco 🙏🏻
Rodela sou portugues e moro nos estados unidos sai de portugal com 21 anos e voltei la de ferias com 36 quando entrei na minha rua la em portugal me deu uma sencasao que aquilo ja ano era meu pais as pessoas mais velhas ja tinhan falecidos e uma coisa ruim demais de sentir eu entendo voce perfeitamento e mais tem um menino de 5 anos e uma menina de 5 meses nascidos nos estados unidos e complicado mesmo.
A vida aqui no Brasil tá muito difícil Lucas. Aqui, a realidade é totalmente diferente da q vc vive aí. Vc vindo pra cá com sua família é a mesma coisa q trocar o certo pelo duvidoso. Só não fui embora do Brasil ainda porque minha esposa não quer, mas tô plantando tanta semente na cabeça dela, q em algum momento e com minha fé em Deus, essa semente vai brotar e vai nos dar muitos frutos.
@Tiko Takara Tá tão ruim assim no Brasil??
@@abinbrics5652 , sim a economia nâo esta nada favoravel, se depender de emprego aqui no Brasil os salarios em media em todas as categorias defasou mais de 50%, a taxação compossiva de imposto disparou mais inflação, e pra variar a corrupção no Brasil é cronico, gerando divisão entre a população, fica no Japão, faz um planejamento de economia e aposentadoria ai, não volte, sera praticamente um retorno agora no Brasil é um tiro no proprio pé...
@@lucianodiniz8409 Nossa irmão nem sabia sobre pensava que o Brasil tava de boa e iria até viajar de volta para o Brasil mas deixa quieto kk, concordo melhor ele ficar no Japão
@@abinbrics5652 para de ser mentiroso,vc tava no comentário acima dizendo q é teu sonho sair do Brasil e so nada vem aqui nesse comentário dizer q não está no Brasil kkkkkk seu mentiroso 🤣🤣🤣 vc ta no Brasil sim 🤣🤣🤣
@@lucianodiniz8409 Os problemas econômicos e a inflação, decorrentes da Pandemia afetaram o Mundo todo, não foi só no Brasil, e o Brasil teve um crescimento de 4,6% em 2021, enquanto a maioria do países teve crescimento negativo. Nos EUA teve inflação de 7,1% e os combustíveis disparam os preços. Morar fora e juntar uma grana pra depois voltar é uma boa, pois se ficar doente em outro pais, lembre-se que lá não tem saúde pública, a exemplo do nosso SUS. Se não tiver grana pra se tratar, vai morrer em casa, como muitos nativos desses países. Morei 07 anos fora, me sentia um forasteiro, residia num bairro de periferia muito perigoso, tinha tiroteio quase toda noite, tinha medo de ir pra casa após escurecer, isso em pais de 1° Mundo. No Japão, EUA, Europa, também tem pobreza, e violência, não se iluda. No Brasil tem bons lugares pra morar.
Rodela, faça mais vídeos assim, estilo os MotoVlogs de antigamente!! Show de bola, falando um pouco mais sobre sua vida!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Esse sim é o rodela raiz, muito foda seus vídeos assim, antes era vc de bike e falando assim sobre as coisas da vida. Faz falta vídeos assim, as vezes queremos q tu so mostre a rua e fale das coisas. Essa sempre foi a essência desse canal.
Segue e seja feliz ...Forte abraço Lucas...
Seus filhos tem toda a razão. Eles foram criados aí, num país organizado e onde as pessoas se respeitam, se eles viessem morar aqui, ficariam horrorizados. Provavelmente entrariam em depressão. A gente que sempre viveu aqui, já percebe o quanto esse pais é atrasado, imagina quem já teve a oportunidade de viver num país decente e sentiu a diferença. Voltar pra cá seria um retrocesso.
Não é bem assim, lá o Bullying em escolas é maior que o americano, a taxa de suicídio jovem é absurda! Parem de enfeitar todas as culturas, e demonizar só a sua!
@@nathanbrito3583 ok mais qual parte ele fala que não tem bullying
@@nathanbrito3583 e qual parte ele demoniza a própria cultura, ele tá falando de estilo de vida não de qual cultura é melior
@@nathanbrito3583 Aqui tem altas taxas de homicídios
sim, retrocesso.. salário ruim e humilhações ainda por cima.
Bom dia, nossa seus pais moram no interior de sp que legal!!! Pertinho da minha cidade
complicado???? ... se louco amigo .... pergunta pra população de se puder ir embora acho que 7 em casa 10 sai do BRASIL sem olhar pra trás...
Fato! é a mais pura verdade.
Vdd e pra mim eu acho que as 10 nem pensariam duas vezes
É mas a realidade lá fora é outra kkk ele mesmo sempre fala que não sabe até qd vai aguentar ficar no serviço pq é puxado e não está aguentando, vcs pensam que viver no Japão como em alguns países é fácil né 😂 tem que dar o sangue não tem férias não é fácil não, se trabalhar 8 horas apenas vc passa fome ou fica no básico, lá fora qualidade de vida é boa mas É Caro , para ter uma vida boa tem que trabalhar mínimo 12 horas boa que digo é curtir não vai sobrar grana não , parece fácil mas não é , e depois de 10 anos cada ano a sensação é de Caramba se passou mais 1 Ano e não consegui nada aqui 😎
@@MarcioJAPA-fd6si Como não? O cara trabalha e tem o que quer. Se pra você é suficiente viver na merda por trabalhar 8 horas e com férias, boa sorte pra ti.
Em Agosto vai abrir termas em Andradina, acho bom planejar alguma coisa na região
Isso vai de cada um Rodela.
Tem gente que volta pro Br e fica nas saudades do Jp.
Outros vivem no Jp com saudades do Br.
Filhos um dia voam do ninho (minha fiota talvez saia do Br ano que vem).
Se quiser voltar para aposentar, vai fazendo uns investimentos para poder viver de renda por aqui.
Não se esqueça que as pessoas mudam... talvez com o tempo o pessoal ai decide voltar tbm... ninguém sabe o que pode acontecer no futuro, só Deus.
Importante é ter vários planos e fazer acontecer.
Abraços e boa sorte.
Sou natural de Araçatuba... já fui dar uns rolês em Mirandópolis.
Já tive essas dúvidas, ainda estou no Japão, tenho uma pequena firma aqui, dos quase 27 anos vivendo entre Brasil e Japão hj tenho CERTEZA de que ter escolhido ficar aqui (Japão) foi a maior cagada da minha vida, a maioria das pessoas que acabam escolhendo viver como imigrantes definitivos no Japão em algum momento vão se arrepender, o país é muito bom em muitos aspectos sim, mas desaponta em muito por ser um país de uma cultura fechada dimais, eu falo isso como uma pessoa bem incluída na sociedade japonesa, minha mina é japa, eu lido com 90% dos meus clientes japoneses, mesmo não dominando a língua bem, me viro, mas a vontade de ir embora é diária, e do que sinto falta? Alguém poderia perguntar né! Sim claro, respondo: sinto falta de estar em um lugar onde mesmo vc tendo características de outros povos vc não se sente de outro lugar, não digo discriminação, isso não, mesmo pq lá no Brasil já fui discriminado por ser pobre, por ser japonês, por muitas coisas, discriminação é genérico tem em todo lugar e gente besta é mato no mundão. Acho que hj depois de viver tanto tempo aqui me sentindo um forasteiro e vendo a situação que o Japão vai descambar estou disposto a começar levantar acampamento e ir embora e terminar esse restinho de vida lá, o Brasil é sim um país dos avesso, mas não me iludo, e a grande diferença é que, pensa comigo, todo o mundo migrou pro Brasil é ninguém foi embora de lá, todo mundo achou um canto e se fixou, aqui só vai se fixando os filhos dos dekasseguis que nasceram aqui, tenho muitos amigos que tiveram seus filhos aqui e pra eles não é voltar pro Brasil, é migrar pro Brasil, aí a diferença, mas se eles ir pra lá mesmo depois de grande 99% de chance nunca vai querer retornar pro Japão, pois os que foram estão lá até hj mesmo falando português pera-pera.
Sim amigo te entendo, mas meu a segurança desse país é lamentável a educação de algumas pessoas etc... Irei Conhecer o Japão caso eu goste ficarei por lá mesmo, e obrigado pelo seu relato ajudou muito
Trabalhei quase duas décadas no Japão, sempre em mente que meu lugar final seria o Brazil.Estou com a consciência em paz ao lado da família
Amigo sucesso para você e espero que de tudo certo se nao conseguir voltar pora morar poderia vim para passear apesar de tudo o Brasil e um país muito acolhedor e caloroso
Sinceramente não vejo nem esperança de melhora para a situação do Brasil. Entendo que a saudade da família deve apertar muito, mas voltar para ficar é complicado. Se você se arrepender, para sair do país dnv, não vai ser fácil.
Da hora rodela, vc é de mirandopolis, moro em Presidente Prudente, pertinho, tenho sítio em Emilianopolis, lá perto. É a realidade de muitos, minha mãe está aí e está neste dilema, ela quer voltar de qualquer jeito, só não sabe no que investir aqui. O custo Brasil está absurdamente caro.
Você já formou um circulo de amizade. Mirandópolis é passado. Seu sogro está aí. Agradece ao Japão. QUANDO você chegar aqui e ver essa paradeira e vai te dar uma depressão tanta que vc vai querer ir embora pro Japão
vai mesmo.´
é a sindrome do regresso.
vai ficar o dia todo vendo video do japao e sentindo vontade de voltar.
a primeira coisa que vai impactar ele será o poder de compra e a segurança.
no começo pode ser ate que ele aproveite bem o brasil se estiver com o dinheiro no bolso.
vai viajar, vai comprar casa, carro, viver vida de patrão.
quando acabar o dinheiro ele vai começar a sobreviver no brasil.
e ai que a sindrome começa.
@@phillipebrunodearaujo2602 No Brasil só vale a pena se VC for de classe média, média alta. Ele pode encontrar isto se souber investir.
@@zackb.3157 mesmo se voce for classe media ou alta no brasil é necessario pensar se vale a pena voltar para o brasil.
quanto mais dinheiro, mais segurança vai precisar.
no brasil cada dia que passa as casas tem muros mais altos, portões mais fechados e cercas eletricas mais resistentes.
tem um casal que fazia video no youtube.Esqueci o nome do canal.
no primeiro ano de brasil eles foram roubados e os ladroes chegaram a agredir ate o cachorro deles.
e conheci gente que foi sequestrada quando voltou (nao era youtuber).
o que mais pesa na decisao de quem mora no japão é poder de compra e segurança.
é foda,mas quem mora fora viverá sempre nessa situação.
com saudade do brasil e quando volta sente saudade do outro país.
@@phillipebrunodearaujo2602 Morar numa cidade média com boa infraestrutura e em condomínio fechado dar para se ter uma boa qualidade de vida e segurança.
E olha q sou grande crítico do sistema político(não querem acabar com a impunidade) que enraizou no país...
Mirandopolis? meu melhor amigo veio de lá. bom lugar pelo que ouvi.
A sinceramente eu não trocaria qualidade de vida de um país de primeiro mundo pra um de terceiro mundo,a única que faz a gente sentir falta do Brasil é a família mesmos
Comunista que gosta de viver no primeiro mundo? Seu destino deveria ser China, Coreia do Norte, Venezuela, Argentina, Cuba, Rússia etc...
Japão primeiro mundo kkkkk, rapaz vem aki tenta ficar um ano e kero ve se vc vai falar ki aki e primeiro mundo
@@colvecolhidanaminhaorta6602 ou vc tá só brincando ou é ignorante mesmo. Japão faz parte do g7 lista de países com possui sua economia totalmente desenvolvida... É mesmo com todo esse clima tóxico de trabalho etc, a qualidade de vida do Japão é uma das melhores do mundo.
@@colvecolhidanaminhaorta6602 conte mais piadas cara
@@fanclubezukilandia388 ok boomer
As vezes a gente sente falta de uma coisa que não existe mais. É o saudosismo, a saudade de uma época que passou. Como você mesmo disse, é difícil se imaginar vivendo em outro lugar depois de se acostumar com sua vida aí. Aproveita ao máximo as oportunidades do Japão principalmente no que diz respeito a educação, saúde e segurança dos seus filhos. Isso não tem preço! Abraço, Rodela!
Pra minha prima nâo deu certo morar no Japâo, so sofrimento aí. Ela voltou pro Brasil. Ela trabalhava com idosos, é enfermeira, mas náo foi como falaram pra ela, hoje ela voltou a trabalhar na área dela e ta bem aqui no Brasil.
Vem p Campo Grande MS Lucas que arrumo casa do jeito,do valor e onde vc quiser .
Bora que aqui tá top top.
Cidade do Monicão...
Eu querendo morar aí.. Aqui no Brasil é triste!
Lindo o céu, todo azul. Eu consigo te imagina. Sou de Salvador Bahia e morona na Dinamarca, eu não me imagino volta para o Brasil novamente. É bem complicado.
Problemas recorrentes do brasil: segurança, educação, saúde, qualidade de vida, poder aquisitivo, muitoa violência, impunidade dos bandidos...
Acabei de conhecer teu canal, curti.
Cara, se eu fosse vc nem voltava não. Brasil tá fadado a ser um país miserável de terceiro mundo pra sempre. O Japão mesmo com seus defeitos com certeza é um lugar melhor pra criar seus filhos.
Muitos amigos moraram no Japão e voltaram pro Brasil, todos ficaram deslocados, sem emprego e dinheiro, voltaram pro Japão na sequência, infelizmente a realidade aqui é outra, questão de emprego e dinheiro afetam demais, no seu lugar Rodela, viria só pra ver a mãe já que você tem essa condição e voltaria pro Japão.
O preço atual das casas são esses que você falou mesmo. Moro a 220km de Mirandópolis, interior também, e aqui os valores são semelhantes.
Tem para todos os bolsos, mas uma casa no mínimo boa, é 500 mil, daí pra mais conforme forem tendo mais qualidade.
Terrenos e casas dobraram de preço nos últimos 10~15 anos
Bom dia Lucas! É assim mesmo, o lugar perfeito pra morar é junto dos filhos e netos. Acredito q vc não vai acostumar numa cidade pequena. Sua mãe estará feliz onde seu filho estiver feliz. Aluguel não compensa, cada inquilino que sai precisará reformar . Custo/benefício não vale a pena. Moramos agora em SP, nem pensamos voltar pra cidade pequena. A vida que segue e o melhor lugar é onde sua mulher é filhos moram. Abs na Vivi
O meu filho vai vir fazer o que aqui no Brasil, fica aí com seus filhos que é a sua família agora, se der vai passear para visitar a sua mãe. Mas fica aí que cidade linda, Deus abençoe vocês todos 🙏🙏🙏🥰
Se eu saísse do Brasil para um país de 1 mundo e me adaptasse, eu só voltaria para visitar a família e olha lá! Infelizmente, o Brasil só serve pra passar raiva!😱
Salve Lucas, parabéns pelo vídeo ficou show
Eu também sai do Brasil com 23 anos.
E já tenho 14 anos direto aqui no Japão.
Quero ir só pra visitar minha família, mas está difícil encontrar futuro pra quem perdeu tempo demais aqui no Japão.
5.000.000 円 dá mais ou menos R$ 215.000.
Se é pra morar num lugar que fala português que seja "seguro" seria Portugal 🇵🇹.
Nossa quanto desfeita,da sua terra Natal 🤔 a hora que der um daqueles tremores de terra ai , ai vai se lembrar do nosso brasil,que é a terra da Paz...
O foda q aki n Japão brasileiro não consegui viver a velhice aqui não, aposentadoria aki até os japoneses passam fome imagina nós brasileiros que gastamos muito mais que japonês,, 65 anos d idade não tem jeito não rodela nos brasileiros somos obrigado a voltar p Brasil, realizar
Perfeito vejo-a muitos aqui achando que terão saúde a vida inteira compra casa aqui e talvez nem termine de pagar…no final muitos ficaram longe dos filhos pois eles irão crescer aqui e não irão querer ir embora esse é o ciclo ficamos longe de nossas mães e pais e ficaremos longe de nossos filhos!
Não se imagine em sua cidade , mas sim em outra que tenha maior infraestrutura. Existem várias cidades no Brasil com qualidade de vida , um exemplo disso é Camburiú em Santa Catarina. Curitiba no Paraná , são lugares para investir em ativos com retorno garantido.
Estou indo para o Japão com minha esposa e meus dois filhos, por conta da situação que se encontra o Brasil, infelizmente aqui não temos segurança alguma, sair na rua ser assaltado, não ter emprego, quando tem emprego pagam um salário baixíssimo, por conta da quantidade de pessoas desempregadas, as empresas colocam o salário lá em baixo e como as pessoas estão desesperadas acabam aceitando o que tem. Minha decisão de ir ao Japão é em preocupação no futuro! Fazer um pé de meia, garantir a velhice, mas não investir no Brasil, tenho filhos pequenos, e não vou levá-los agora para o Japão para q dps q eles crescerem e aprenderem os costumes do Japão, conhecer a qualidade de Vida que eles tem aí, para dps trazerem eles de volta para o Brasil e sofrer por não ter um emprego, por não ter segurança, e várias outras situações, fora que não vou conseguir manter um padrão de vida que tinha no Japão aqui no Brasil. Hj trabalho de Uber aqui em SP e acabo pegando muito passageiro descendente de japoneses que foram para o Japão e acabo comentando q vou, e muitos se arrependem de ter voltado para o Brasil. Meus tios mesmo falam que se fossem mais novos voltariam, pq infelizmente a situação no Brasil não está fácil. Hj eu falo pra qualquer um se tem a oportunidade de sair daqui e ir pra qualquer outro país pra tentar mudar de vida, então vá! Principalmente pra quem é novo!
boa sorte nessa nova jornada, eu ja tenho namorado a um bom tempo essa ideia de sair daqui do Brasil, realmente nada aqui é fácil, educação, segurança, etc. Apesar de ser ruim ficar longe dos familiares e amigos e uma otima oportunidade de ter um vida de qualidade de verdade, estou pensando muito em imigrar nos proximos anos para a Europa ou para o Japão
@@matheusgaliza2944 muito obrigado! Posso está dizendo algo banal aos olhos dos outro, porém eu te falo, não se apegue a amigos, familiares etc. Menos seus pais do restante, vc é bom, é lembrado quando tem dinheiro, quando tem saúde, do contrário vc cai no esquecimento. Faça por vc pela sua esposa e pelos seus filhos, pode ser difícil no começo. Mas no futuro vc irá olhar para trás e verá verá foi a melhor escolha q fez! Conquiste, faça seu pé de meia, pq se um dia vc ficar aqui no Brasil e estiver desempregado, sera muito difícil aparecer alguém q lhe estenderá a mão para oferecer ajuda, lhe perguntar se vc precisa de comida paea dar aos seus filhos, um conselho q sempre dou pra grande maioria, se tem a oportunidade de ir embora paea um lugar melhor então vá! Não se prenda a pessoas q hj dizem ser amigos mas q em uma situação difícil lhe dão as costas! Aí sim verá quem é amigo de verdade! E parentes são piores ainda!!!!!!
E como está hoje?
Eu acho que você deveria comprar uma casa aqui no Brasil em Mirandópolis, porque se acontece algo aí você tem onde morar aqui. Emprego aqui é difícil mas sempre damos um jeito. Se seus filhos quiserem morar aí eles vão adquirir a casa deles. Bom espero ter te dado uma luz!! Abraço. Deus abençoe 🙏
Na minha humilde opinião !!!
Acho que a meta seria comprar uma casa no Japão. Depois pensar em comprar no Brasil. Daria segurança aos meninos pra ficar no Japão.
Me admira a limpeza e organização das ruas
Eu tbm tenho duvidas Rodela,minha familia está em São José dos Campos,estou há 3 anos no Japão.
Uma hora a gente não vai mais aguentar mais trabalhar em fábrica.
Final do ano vou lá ver a familia.🙌👊🍻
SJC na área
@@martonsame ai simmmmm
Já estive ai entre 2003 e 2007....verdadeiramente é uma decisão difícil, voltei e consegui me estabilizar no Brasil.
Abraços
Tenho muitos amigos que voltaram mas os filhos ficaram . Mas um dica mostre o Thermas dos laranjais em Olímpia pertinho de são José do Rio preto
Sigo um casal que ficou 5 anos no Japão, veiu émbora comprou um sítio,tá vivendo muito brm e é muito feliz com a conquista deles!
Leo e layna?rsrs
o ls oriente.
desculpe mais eu tambem quero comprar um sitio ou chacara e voltar /vc por acaso sabe se eles tem face book e o nome dele p/eu entrar em contato e o nome dele obrigado daqui do japao cidade toyohashi
O Léo e a Layna, sem experiência , c problemas climáticos, capital de Giro, p ordenha, preço baixo do leite, pouca terra p criação de gado corte, custos altos, uma só pessoa p tocar um sítio é muito oneroso, hoje Êste casal está sentindo na pele, venderam suas vacas de ordenhas, e morar no sítio onde tudo é distante, não é fácil!!! Falta de planejamento!!!
Fique com sua familia. E que Deus te abençoe grademente.
Ah Rodela, eu acho que vc vai mudar de ideia de novo quando voltar e ficar uns dias de ferias aqui kkkkkkkkkkkk. É sempre assim
Oi Rodela, meu caso é inverno, mas eu estou um pouco na frente em idade.
Meus filho acabou de formar em engenharia, e minha filha já com 28 anos tem seu próprio consultório de estética. Mas ambos não consegue ter rendas líquida, do que eu ganho aqui no Japão. E eles não vão poder me sustentar qdo tiver mais idade.
Já tenho casa em cidade pequena no Paraná
E assim estou na mesma situação
E ai blz... Eu morei ai no Japão durante 8 anos e realmente depois de algum tempo aí criamos raízes e fica mesmo complicado essa decisão, ainda mais no seu caso que está com a família e os filhos que cresceram ai. Acho que você tem que ver o futuro, não sei em que tipo de trampo trabalha, tem que ver até quando você vai querer e aguentar o ritmo. A melhor coisa é juntar grana e se de repente decidir mesmo voltar pro Brasil, investir em imóveis, terrenos pois agora é que se pode ter maior segurança financeira.
Aqui não tá fácil, desemprego tá alto, inflação, dólar na casa dos R$5,30, gasolina quase R$7,00 em alguns lugares quase R$8,00, insegurança, governo, etc...
Brasil é Brasil nossa terra, mas na atual situação eu ficaria aí, acho que você não deve trocar "nesse momento", tudo que você tem e conquistou no Japão por algo incerto aqui no Brasil, deixa a poeira baixar.
Tooop o video! Tmj Rodela!
A maioria, isso eu falo das crianças, não querem voltar para o Brasil!!! Tanto que as famílias compram casa, pensando deixar para eles!!! Hoje, vc pensa em voltar com a família toda, pois seus filhos são adolescentes, mas se vc voltar daqui 10 anos, seus filhos já serão maiores de idade. Conheço muitos que voltaram e os filhos ficaram. Essa é a realidade!!!
É como você mesmo disse caro Lucas , todo mundo que já morou aí tem esse tipo de dúvidas , morei aí por nove anos também não foi diferente , tive os mesmos problemas conflitos pessoal , até que decidir voltar para o Brasil ver a minha mãe e decidi tentar á viver no Brás novamente , as economias que fiz aí no Japão consegui montar um empreendimento onde consegui me manter por alguns anos até conseguir um emprego fixo , enfim não foi fácil readaptação no Brasil , más acho que vale a pena tentar voltar , o tempo que voltei também pude aproveitar um pra ficar com a minha mãe , nunca imaginei que Deus ia levar ela , pude aproveitar seus últimos anos de vida ao seu lado e hoje vejo que foi a melhor decisão que tomei , pensava muito no meu futuro , pois aí no Japão não temos nenhuma segurança nem estabilidade é uma situação que temos que pensar bem porque temos que investir no presente para desfrutar no futuro , já pensou como vai ser sua velhice ? Meu ditado : Morar no Japão é como morar na casa de um parente , você nunca vai se sentir morando na sua própria casa !.....
Lucas, meu sonho é ir embora desse país maldit0 e ir pro Canadá ! Nunca volte pra cá, não faça essa loucura
salve rodela, eu sou de uma cidade pequena no interior de são paulo e no ano de 2018 tive que me mudar para uma capital, cidade grande, para estudar. Tive essa sensação, acredito que parecida com a sua, que eu me adaptei e me acostumei com a dimensão da cidade, no seu caso, a dimensão do mundo, que não me vejo também morando em cidadezinha pequena. Acho que o que eu senti é parecido com o seu, eu entendi no mesmo instante que falou no vídeo. Pretendo também morar em outro país se possível. Abraço!