Esse grampeador é bom porém, como toda ferramenta, é preciso usar com cuidado e atenção. A pessoa pode facilmente se ferir na mão ou, o pior, pode voar um grampo nos olhos. Abração!
Existem sim, mas não é fácil de encontrar. Por falar nisso, pouca gente hoje em dia sabe o que é uma tela ortofônica... Até mesmo nas lojas especializadas, é melhor pedir logo um "tecido para frente de caixa de som". Abração.
Funciona sim. O problema que tive com o organsa é que a qualidade varia. Acredito que é por isso que algumas telas que fiz com ele foram ficando frouxas ao longo do tempo. Abs.
Que bom que gostou do vídeo, mas devo alertar que as telas da CP88 são presas com cola, e não com grampos. O principio de colocação é o mesmo, mas ao invés de prender usando grampos é preciso ir colando. Abs.
Essas caixas foram fabricadas em diversas versões. Nas que chegaram até nós estavam com tweeters Novik de 2,5 polegadas (daqueles que são presos com 3 parafusos).
Fazendo com calma e capricho fica bom sim, Sugiro praticar com um pano qualquer para pegar um pouco de prática no manuseio, e só depois partir para a peça definitiva. Existem telas onde o tecido é colado ao invés de grampeado, mas os procedimentos são similares. Desejo um bom serviço!
me tira uma dúvida se puder.... eu tenho um micro system desses da LG gostaria de colocar lã de vidro dentro das caixas. realmente melhora o som ou é lenda? outra coisa... posso deixar a lã solta ou tenho que colar?
Boa tarde! Sou André de Piúma ES. Parabéns pelo seu canal! É espetacular tem ampliado os meus conhecimentos. Gostaria de um ponto de vista: tenho pa 1800D cignus. Engenharia alto falante de 15 polegad
Eu tenho caixas concert 3 Gradiente e procurando o manual delas, terminei achando os da concert II que contem as seguintes informações: Para uma audição realmente precisa, recomenda-se que o telar seja removido pois as caixas Concert II foram projetadas para minimizar os efeitos de dispersão das ondas sonoras, sem o telar. Creio que se aplica também a 3, então, uso elas sem as telas mas sempre as limpo para não juntar pó e as vezes penso em colocar as telas quando não as tiver usando.
Se for para extrair o máximo de qualidade da caixa, o melhor mesmo é usar sem as telas. Contudo, na prática, o que reparei é que as telas influem mais é no ângulo de dispersão dos agudos. Se caixas estiverem apontadas para os ouvidos não percebi qualquer diferença com e sem as telas. Sugiro que faça um teste de audição e, se concordar comigo, sugiro, também, que deixe sempre com as telas, para proteger essa verdadeira jóia que é esta caixa. Um abraço.
Ótimo vídeo...👍🏻😉 agora se minha estrutura da tela não é de madeira...se for tipo um plástico como faz...? A estrutura da minhas caixas Spectrum 87 caixas de segunda geração da linha Spectrum 87 é de plástico... levei num técnico pra ele colocar as telas e teve dificuldades...como posso travar o tecido nesse tipo de estrutura? Like👍🏻
Puxa vida, acabei esquecendo das molduras em plástico... Assim que tiver oportunidade vou fazer outro vídeo mostrando o procedimento. É quase a mesma coisa, exceto que se usa cola ao invés dos grampos, e precisa colar um dos lados quase inteiro, depois o outro, depois se faz as duas pontas junto com o que faltou das laterais.
Essas madeiras podem ser compradas nas lojas que vendem madeiras. Existem em diversas medidas como 1x1cm, 2x2cm, 1x3 cm. Alternativamente, pode pegar uma ripa aparelhada (destes que usam em telhado) e cortar na serra circular de bancada.
Essa tela foi comprada na região da Santa Ifigenia, em São Paulo, mas era um fim de estoque de uma pequena loja e que fechou logo depois, na época do COVID. Fui informado que existe outra loja por lá que tem esse material, mas não fui conferir. Este tecido também está disponível no Mercado Livre, mas parece que eles só tem um tipo de padronagem, ou seja, não tem variação de cores ou de textura. Desculpe não poder ajudar mais no momento...
@@audioclassico ok muito obrigado, realmente no mercado livre só estou achando com furos maiores, eu estou procurando uma bem fininha com.micro furos.. muito obrigado!
Tenho caixas ssb 1220 que estão sem a tela original. Em relação ao som/acústica faz alguma diferença?? Pensei em cobrir com uma tela “aço expandido” que vi pelo mercado livre, somente para não ficar exposto
Se a malha não for muito fechada, uma tela de aço expandido pode servir para proteger os falantes sem perda significativa da qualidade auditiva. Mas isto é fácil de perceber, depois da tela pronta, deixe uma caixa com a tela e outra sem a tela e avalie o resultado. Abração.
Estava precisando das buchas que prendem os pinos da tela na caixa. A minha caixa e a ds67 e o furos erodiram., pois como vieram sem as buchas a fixação dos.pinos.era diretamente a madeira. Saberia dizer onde encontrar as buchas e pinos?
De vez em quando aparecem essas buchas para vender no Mercado Livre. O que temos feito é usar pinos de plástico do tipo macho/fêmea vendidos nas lojas de artigos para marcenaria. Esses conjuntos são usados para prender prateleiras e alinhar partes dos móveis. Esses pinos não prendem a tela, eles só posicionam, por isso a gente usa velcro para fixar as telas.
Tenho umas caixinhas de som de um Home Theater da Sony que estavam sem a tela de proteção, então eu fiquei imaginando qual seria o tecido que poderia usar para substituir e proteger os falantes do meu Home, e na falta do tecido ortofônico, do Voil e da Musseline, a solução que encontrei e que por incrível que pareça, ficou muito bom, foi utilizar o tecido da calça de lycra da minha irmã 😁 (logicamente uma calça de lycra que ela não utiliza mais), como o tecido era mais fino que o convencional, o resultado ficou excelente, ficou bonito, discreto, não ficou transparente, porém resistente, e não atrapalhou em nada a qualidade de som...😉
@@audioclassico Temos que considerar que o tecido da calça de lycra era mais fina e consequentemente mais elástica, e o fato de ter sido feito em uma caixinha de Home Theater, já em uma caixa acústica convencional (como por exemplo, o no vídeo) esse tecido que utilizei pode não servir... Um abraço 😉
Boas observações! É verdade, a lycra pode ser uma saída para caixas pequenas, mas para as demais talvez seja melhor procurar um tecido próprio para a função.
Os que eu usei são vendidos nas lojas para artigos de marcenaria. Na verdade não são pinos próprios para isto, mas sim para colocar por baixo das prateleiras nos armários. Fiz uma pequena adaptação lixando os pinos e assim ajustando a pressão. Mas os pinos corretos mesmos podem eventualmente ser encontrados no Mercado Livre. Não é sempre que tem, mas às vezes aparecem. Também pode ser feita uma improvisação com os pinos de madeira (cavilhas) que também são usados em marcenaria.
Estou querendo fazer uma caixa de som da Gradiente linha Master ou DS 67 ou 78, minha duvida divisor de frequência estou querendo, senhor tem esquema ou tem este divisor, eu já tenho woofer de 10" mid ranger, twetter Gostei do som da linha (DS) gradiente caixa e clone. Estou querendo fazer uma réplica da caixa ja tenho a medida das caixa, não tenho a dimensão colocar woofer, mid, twetter. Senhor poder mim ajunda
Tem um vídeo no canal que talvez lhe seja útil. Esse vídeo está em ua-cam.com/video/wageL0SVuZg/v-deo.html Além disto, posso fazer algumas considerações: 1 - A linha DS são versões (bem) pioradas das caixas originais. Não acho que sirvam de modelo para qualquer coisa... 2 - O maior problema para clonar caixas é encontrar os alto-falantes originais. Se for utilizar outros falantes, o projeto da caixa é diferente e deve ser feito cuidadosamente. Pode até copíar o estilo, mas se não fizer um novo projeto o resultado vai deixar a desejar. 3 - O divisor das caixas Master era bem simples. São dois capacitores, um para o médios e outro para o tweeter, além de um potenciômetro para regular o volume dos falantes. Alguns criticam esse divisor porque é de 6 dB/oitava, mas isto nada tem a ver com a qualidade do som, é uma característica do projeto e não é necessário (e nem desejável) colocar divisores de 12 dB/oitava.
Existem grampos próprios para isso, mas é difícil de encontrar. De vez em quando aparece alguém vendendo no Mercado Livre, tem que ficar de olho. É possível também comprar na China, em sites como o AliExpress. Alternativamente, é possível usar pinos para fixação que se encontra nas lojas que vendem materiais para marcenaria. Só que estes pinos não seguram, eles servem apenas para manter a posição correta da tela em relação à tela. Para fixar, usa-se fixadores auto-aderentes de velcro, usados para fixação de quadros, que se encontra nas boas papelarias e nas lojas que vendem material para decoração de casas.
Existem vários tipos de armação feita de plástico. Em geral a tela é colada. Se for assim, precisa retirar a tela antiga com cuidado e depois ir colando a nova tela aos poucos usando cola de contato ou similar. Não aconselho colas instantâneas do tipo "superbond".
Boa tarde! Qual a sua opinião sobre as caixas atuais contruídas para simular as caixas daquela época ou que possam trazer um similaridade equivalente, vintage? Como exemplo as que são vendidas nessa loja na qual o video de teste de som delas é mostrado: www.youtube.com/@danielaugusto6096/videos Tenho interesse de comprar uma polivox 100s, original da época, se encontrar uma boa, mas confesso que fiquei balanceado de comprar essas que são vendidas atualmente. Desde já agradeço por sua opinião, visto que o considero entendido no assunto em questão.
Nunca ouvi ao vivo as caixas citadas, portanto só posso dar minha opinião pelo que ouço pelo UA-cam. O som que ouço pelos vídeos não me agrada. Se for isso mesmo, não tem nada a ver com as caixas antigas, principalmente as da Gradiente, Polyvox e Quasar. O design é parecido mas, com todo respeito ao colega, acho que o som é diferente e não é compatível com os aparelhos vintage. Talvez eu mude de idéia depois de ouvir ao vivo e testar em nosso laboratório, mas no momento é o que me parece... Isso se deve aos falantes atuais, que são bem diferentes dos antigos. É por isso, também, que é difícil comprar as caixas antigas. Amaioria delas já teve os falantes mexidos e, portanto, são diferentes dos originais. São poucos os técnicos que conseguem restaurar um falante vintage e deixar com o mesmo som e rendimento dos falantes originais. Sugiro comprar uma caixa antiga, que esteja em condições de ser restaurada. Precisa estar com os falantes originais, mesmo que queimados ou rasgados. Pelo menos vai permitir restaurar num profissional acostumado com esta tarefa. Sugiro que não compre os modelos S da Gradiente. São versões baratas das caixas originais, o som é bem diferente das originais e a qualidade construtiva é absolutamente diferente. Aqui no canal tem um teste comparativo da Master 78, onde mostro as medições e as impressões ao ouvir. Em breve vou publicar no canal um estudo sobre um clone da Master 100, onde faço várias considerações que talvez lhe sejam úteis.
Eu já restaurei várias caixas de som. Eu tenho o grampeador rocama. É muito bom, requer cuidado com seu uso.
Esse grampeador é bom porém, como toda ferramenta, é preciso usar com cuidado e atenção.
A pessoa pode facilmente se ferir na mão ou, o pior, pode voar um grampo nos olhos.
Abração!
Ótima explicação meu prezado! Parabéns mais uma vez, e agradecido por passar o seu conhecimento a todos nós! Grande abraço!
São dicas simples, mas que acredito serem úteis. Abs.
Telas ortofonicas!!! Like! Existem algumas malhas sintéticas muito legais!
Existem sim, mas não é fácil de encontrar.
Por falar nisso, pouca gente hoje em dia sabe o que é uma tela ortofônica...
Até mesmo nas lojas especializadas, é melhor pedir logo um "tecido para frente de caixa de som".
Abração.
Já usei o tecido Organsa que acha em lojas de tecidos.
Funciona sim. O problema que tive com o organsa é que a qualidade varia. Acredito que é por isso que algumas telas que fiz com ele foram ficando frouxas ao longo do tempo. Abs.
Muito bom Iberê!!! Montei minhas caixas de som e quero por a tela. Já comprei o tecido ortofônico. Vou tentar fazer!!! Obrigado pelas dicas.
Tomara que dê tudo certo! Não é tão difícil, precisa apenas um pouco de calma e capricho. Abs
@@audioclassico Quando eu fizer aviso aqui se consegui e se deu certo! Obrigado!! Vou comprar esse grampeador de tapeceiro também.
Trabalho caprichoso. Parabéns!
Que bom que gostou!
Explica tudo direitinho, parabéns!
Que bom que gostou. Espero que seja útil! Abração.
Muito bom. Vou aplicar na reforma das minhas CP88.
Que bom que gostou do vídeo, mas devo alertar que as telas da CP88 são presas com cola, e não com grampos. O principio de colocação é o mesmo, mas ao invés de prender usando grampos é preciso ir colando. Abs.
@@audioclassico Sim, isso pois a moldura delas é plástica. Vi isso somente a pouco quando fui demonstá-las.
@@audioclassico Acabei de verificar que ambas as CP88 vieram sem twiter. Saberia informar qual seria especificação dos twiters originais?
Essas caixas foram fabricadas em diversas versões. Nas que chegaram até nós estavam com tweeters Novik de 2,5 polegadas (daqueles que são presos com 3 parafusos).
Muito explicito video. Parabens ao canal.
Obrigado, espero que as dicas sejam úteis. Grande abraço!
Muito bom. Vou trocar minhas telas. Obrigado.
Fazendo com calma e capricho fica bom sim, Sugiro praticar com um pano qualquer para pegar um pouco de prática no manuseio, e só depois partir para a peça definitiva. Existem telas onde o tecido é colado ao invés de grampeado, mas os procedimentos são similares. Desejo um bom serviço!
Show, obrigado pela aula !!! Abraço.
Tomara que fique bem bonito! Abs.
Show de bola meu amigo
Tomara que seja útil! Um abraço.
Ficou muito boa, parabéns ao canal.
Valeu!
Bom dia , show de bola.
Espero que seja útil! Não sou um grande tapeceiro, mas acho que as dicas podem ajudar.
Bela dica! muito bom!
Espero que seja útil! Abs.
ficou perfeita
Não somos tapeceiros profissionais, mas até que ficou bom sim. Espero que sejam dicas úteis! Abs.
me tira uma dúvida se puder.... eu tenho um micro system desses da LG gostaria de colocar lã de vidro dentro das caixas. realmente melhora o som ou é lenda? outra coisa... posso deixar a lã solta ou tenho que colar?
Boa Mestre tenho 4 pra arrumar boa dica
O grande problema hoje em dia é achar um tecido adequado. Ás vezes precisa testar alguns até achar um que fique bom. Um abraço.
Muito bom!!!!
Espero que seja útil!
Boa tarde! Sou André de Piúma ES. Parabéns pelo seu canal! É espetacular tem ampliado os meus conhecimentos. Gostaria de um ponto de vista: tenho pa 1800D cignus. Engenharia alto falante de 15 polegad
Obrigado pelas palavras tão gentis! Favor mandar a dúvida sobre o Cygnus para o email info@audioclassico.com.br
Eu tenho caixas concert 3 Gradiente e procurando o manual delas, terminei achando os da concert II que contem as seguintes informações: Para uma audição realmente precisa, recomenda-se que o telar seja removido pois as caixas Concert II foram projetadas para minimizar os efeitos de dispersão das ondas sonoras, sem o telar.
Creio que se aplica também a 3, então, uso elas sem as telas mas sempre as limpo para não juntar pó e as vezes penso em colocar as telas quando não as tiver usando.
Se for para extrair o máximo de qualidade da caixa, o melhor mesmo é usar sem as telas. Contudo, na prática, o que reparei é que as telas influem mais é no ângulo de dispersão dos agudos. Se caixas estiverem apontadas para os ouvidos não percebi qualquer diferença com e sem as telas. Sugiro que faça um teste de audição e, se concordar comigo, sugiro, também, que deixe sempre com as telas, para proteger essa verdadeira jóia que é esta caixa. Um abraço.
Ótimo vídeo...👍🏻😉 agora se minha estrutura da tela não é de madeira...se for tipo um plástico como faz...? A estrutura da minhas caixas Spectrum 87 caixas de segunda geração da linha Spectrum 87 é de plástico... levei num técnico pra ele colocar as telas e teve dificuldades...como posso travar o tecido nesse tipo de estrutura? Like👍🏻
Puxa vida, acabei esquecendo das molduras em plástico... Assim que tiver oportunidade vou fazer outro vídeo mostrando o procedimento.
É quase a mesma coisa, exceto que se usa cola ao invés dos grampos, e precisa colar um dos lados quase inteiro, depois o outro, depois se faz as duas pontas junto com o que faltou das laterais.
Boa noite amigo! Fiquei com uma dúvida sobre a madeira, qual material você utilizou para montar o suporte? Obrigado!
Essas madeiras podem ser compradas nas lojas que vendem madeiras. Existem em diversas medidas como 1x1cm, 2x2cm, 1x3 cm. Alternativamente, pode pegar uma ripa aparelhada (destes que usam em telhado) e cortar na serra circular de bancada.
Ola obrigado pelo video, poderia por gentileza indicar qual.loja.de Sao Paulo que comprou? Obrigado!
Essa tela foi comprada na região da Santa Ifigenia, em São Paulo, mas era um fim de estoque de uma pequena loja e que fechou logo depois, na época do COVID.
Fui informado que existe outra loja por lá que tem esse material, mas não fui conferir.
Este tecido também está disponível no Mercado Livre, mas parece que eles só tem um tipo de padronagem, ou seja, não tem variação de cores ou de textura.
Desculpe não poder ajudar mais no momento...
@@audioclassico ok muito obrigado, realmente no mercado livre só estou achando com furos maiores, eu estou procurando uma bem fininha com.micro furos.. muito obrigado!
Maravilha 😊👏👏
Espero que seja útil! Abs.
Tenho caixas ssb 1220 que estão sem a tela original. Em relação ao som/acústica faz alguma diferença?? Pensei em cobrir com uma tela “aço expandido” que vi pelo mercado livre, somente para não ficar exposto
Se a malha não for muito fechada, uma tela de aço expandido pode servir para proteger os falantes sem perda significativa da qualidade auditiva. Mas isto é fácil de perceber, depois da tela pronta, deixe uma caixa com a tela e outra sem a tela e avalie o resultado. Abração.
Estava precisando das buchas que prendem os pinos da tela na caixa. A minha caixa e a ds67 e o furos erodiram., pois como vieram sem as buchas a fixação dos.pinos.era diretamente a madeira. Saberia dizer onde encontrar as buchas e pinos?
De vez em quando aparecem essas buchas para vender no Mercado Livre. O que temos feito é usar pinos de plástico do tipo macho/fêmea vendidos nas lojas de artigos para marcenaria. Esses conjuntos são usados para prender prateleiras e alinhar partes dos móveis. Esses pinos não prendem a tela, eles só posicionam, por isso a gente usa velcro para fixar as telas.
@@audioclassico Obrigado pela resposta. Pesquisando, consegui encontra desses
pinos machos e fêmeas no aliexpress.
Que bom! Assim fica tudo original.
Tenho umas caixinhas de som de um Home Theater da Sony que estavam sem a tela de proteção, então eu fiquei imaginando qual seria o tecido que poderia usar para substituir e proteger os falantes do meu Home, e na falta do tecido ortofônico, do Voil e da Musseline, a solução que encontrei e que por incrível que pareça, ficou muito bom, foi utilizar o tecido da calça de lycra da minha irmã 😁 (logicamente uma calça de lycra que ela não utiliza mais), como o tecido era mais fino que o convencional, o resultado ficou excelente, ficou bonito, discreto, não ficou transparente, porém resistente, e não atrapalhou em nada a qualidade de som...😉
É uma informação interessante, não tinha pensado nisto, mas é uma boa idéia! Fica aqui a sugestão. Obrigado pela dica!
@@audioclassico Temos que considerar que o tecido da calça de lycra era mais fina e consequentemente mais elástica, e o fato de ter sido feito em uma caixinha de Home Theater, já em uma caixa acústica convencional (como por exemplo, o no vídeo) esse tecido que utilizei pode não servir... Um abraço 😉
Boas observações! É verdade, a lycra pode ser uma saída para caixas pequenas, mas para as demais talvez seja melhor procurar um tecido próprio para a função.
onde se encontra os pinos pretos macho e as femeas ????
Os que eu usei são vendidos nas lojas para artigos de marcenaria. Na verdade não são pinos próprios para isto, mas sim para colocar por baixo das prateleiras nos armários. Fiz uma pequena adaptação lixando os pinos e assim ajustando a pressão. Mas os pinos corretos mesmos podem eventualmente ser encontrados no Mercado Livre. Não é sempre que tem, mas às vezes aparecem. Também pode ser feita uma improvisação com os pinos de madeira (cavilhas) que também são usados em marcenaria.
muito obrigafo!
Estou querendo fazer uma caixa de som da Gradiente linha Master ou DS 67 ou 78, minha duvida divisor de frequência estou querendo, senhor tem esquema ou tem este divisor, eu já tenho woofer de 10" mid ranger, twetter
Gostei do som da linha (DS) gradiente caixa e clone.
Estou querendo fazer uma réplica da caixa ja tenho a medida das caixa, não tenho a dimensão colocar woofer, mid, twetter.
Senhor poder mim ajunda
Tem um vídeo no canal que talvez lhe seja útil. Esse vídeo está em ua-cam.com/video/wageL0SVuZg/v-deo.html
Além disto, posso fazer algumas considerações:
1 - A linha DS são versões (bem) pioradas das caixas originais. Não acho que sirvam de modelo para qualquer coisa...
2 - O maior problema para clonar caixas é encontrar os alto-falantes originais. Se for utilizar outros falantes, o projeto da caixa é diferente e deve ser feito cuidadosamente. Pode até copíar o estilo, mas se não fizer um novo projeto o resultado vai deixar a desejar.
3 - O divisor das caixas Master era bem simples. São dois capacitores, um para o médios e outro para o tweeter, além de um potenciômetro para regular o volume dos falantes. Alguns criticam esse divisor porque é de 6 dB/oitava, mas isto nada tem a ver com a qualidade do som, é uma característica do projeto e não é necessário (e nem desejável) colocar divisores de 12 dB/oitava.
Pra uma caixa que não tem tela e vou criar uma fixação pra fazer essa tela, o que se usa pra prender?
Existem grampos próprios para isso, mas é difícil de encontrar. De vez em quando aparece alguém vendendo no Mercado Livre, tem que ficar de olho. É possível também comprar na China, em sites como o AliExpress. Alternativamente, é possível usar pinos para fixação que se encontra nas lojas que vendem materiais para marcenaria. Só que estes pinos não seguram, eles servem apenas para manter a posição correta da tela em relação à tela. Para fixar, usa-se fixadores auto-aderentes de velcro, usados para fixação de quadros, que se encontra nas boas papelarias e nas lojas que vendem material para decoração de casas.
E quendo a armacao da tela e de plástico como fas pra bota
Existem vários tipos de armação feita de plástico. Em geral a tela é colada. Se for assim, precisa retirar a tela antiga com cuidado e depois ir colando a nova tela aos poucos usando cola de contato ou similar. Não aconselho colas instantâneas do tipo "superbond".
Tem algum link desse tecido?
Não tenho, mas no Mercado Livre é só procurar por "tecido ortofônico" e vai encontrar algumas opções. Abs.
Boa tarde! Qual a sua opinião sobre as caixas atuais contruídas para simular as caixas daquela época ou que possam trazer um similaridade equivalente, vintage? Como exemplo as que são vendidas nessa loja na qual o video de teste de som delas é mostrado: www.youtube.com/@danielaugusto6096/videos
Tenho interesse de comprar uma polivox 100s, original da época, se encontrar uma boa, mas confesso que fiquei balanceado de comprar essas que são vendidas atualmente. Desde já agradeço por sua opinião, visto que o considero entendido no assunto em questão.
Nunca ouvi ao vivo as caixas citadas, portanto só posso dar minha opinião pelo que ouço pelo UA-cam.
O som que ouço pelos vídeos não me agrada. Se for isso mesmo, não tem nada a ver com as caixas antigas, principalmente as da Gradiente, Polyvox e Quasar. O design é parecido mas, com todo respeito ao colega, acho que o som é diferente e não é compatível com os aparelhos vintage. Talvez eu mude de idéia depois de ouvir ao vivo e testar em nosso laboratório, mas no momento é o que me parece...
Isso se deve aos falantes atuais, que são bem diferentes dos antigos. É por isso, também, que é difícil comprar as caixas antigas. Amaioria delas já teve os falantes mexidos e, portanto, são diferentes dos originais. São poucos os técnicos que conseguem restaurar um falante vintage e deixar com o mesmo som e rendimento dos falantes originais.
Sugiro comprar uma caixa antiga, que esteja em condições de ser restaurada. Precisa estar com os falantes originais, mesmo que queimados ou rasgados. Pelo menos vai permitir restaurar num profissional acostumado com esta tarefa.
Sugiro que não compre os modelos S da Gradiente. São versões baratas das caixas originais, o som é bem diferente das originais e a qualidade construtiva é absolutamente diferente. Aqui no canal tem um teste comparativo da Master 78, onde mostro as medições e as impressões ao ouvir.
Em breve vou publicar no canal um estudo sobre um clone da Master 100, onde faço várias considerações que talvez lhe sejam úteis.
@@audioclassico Obrigado por responder. Foram importantes suas considerações. Aguardo pelo vídeo comparativo. Grato!
O vídeo falando sobre a clonagem de caixas está em ua-cam.com/video/wageL0SVuZg/v-deo.html
Difícil é comprar o tecido acústico
No Mercado Livre tem várias cores e padrões de acabamento.
Procurar por "tecido ortofônico"