Que trabalho lindo! Adorei conhecer o processo. Sua mãe é uma preciosidade! Que pessoa linda! Muito obrigada por compartilhar e valorizar o trabalho dela. ❤
É por isso que eu pago Internet pra ver essas coisas maravilhosas, muiiiiitttoooo obrigado por postar essa riqueza de vídeo, mostrando esse trabalho lindo e fantástico da sua mãezinha linda, que Deus abençoe todos vocês
Nessa semana, fiz o curso de fiação de lã de ovelha. Já tenho a lã,a rasqueadeira/carda e meu irmão está construindo a roca.Vou produzir fios para tricotar meus casacões.🥰💃🏼🙏
Somente hoje vi seu comentário! Obrigado por comentar! Eu não sabia que o objeto chamado de Carda pela minha mãe tinha esse nome: rasqueadeira. E parabéns pelo curso, é muito bom fazer estes trabalhos artesanais uma ótima terapia ocupacional. A minha mãe já fez também uma coberta de lã de ovelha, mas parece que não havia frio suficiente para usá-la.
Me fez imaginar q por mais difícil q tenha sido os tempos antigos deveriam ser tão alegres em meio a essa simplicidade😍 Obrigado por compartilhar conosco um pouco dessa experiência😊
Obrigado pelo comentário! De fato, eram épocas em que as amizades pareciam ser mais sólidas e verdadeiras, em que as pessoas tinham uma relacionamento maior, até mesmo por haver menos distrações como hoje há! Lembro-me de quando criança na faixa etária de 6 a 7 anos, minha mãe fazendo parte do que chamavam de mutirão das fiandeiras, ou então reunidos na casa da minha vó descascando mandioca, ela, minha vó e minhas tias, preparando as mandiocas enquanto meu pai e os tios iam colher estas raízes para fazerem farinha usando um ralo movido à água da bica que tinha lá na fazenda do meu avô...(Ou quando faziam pamonhas...),Eram reuniões em que havia muita confraternização e muitos casos eram contados ali.
Por favor nao pare de divulgar esse trabalho lindo. Nos mostre o passo a passo da restauração do tear e de confeccionar o tecido. Nossa geração esta vazia, nao sabemos nada da vida. Obrigado por nos emocionar com sua luta.
@@eliana.moreira Obrigado pelo comentário! Infelizmente, demorei muito para montar o Tear, e acho que a minha mãe não vai mais conseguir tecer, pois ela está com um problema na perna que não a permite mais fazer esforços deste tipo! Mas agradeço pelas sugestões!
Fiquei emocionada em Pensar no valor da mulher nas famílias do Brasil , pensei na minha avó, que cozinhava para os empregados da fazenda de café onde meu pai viveu, tudo que era plantado , animais criados e daí saia todas refeições , como trabalharam e sofreram para q seus filhos hoje já avós tivessem um futuro melhor e ninguém lembra disso . Quantos engenheiros advogados professores são profissionais , outros da construção , etc . graças a avós que mantiveram uma família com tanto trabalho ! Parabéns ao filho que valorizou a mãezinha ! Imagina a alegria dela pelo valor e gratidão do filho gravando tudo !
Obrigado pelos comentários! Exatamente isso que descreveu! O que era ruim daquela realidade é que muitas vezes as mulheres que "labutavam" tanto, na roça, na maioria das vezes não tinham seu trabalho reconhecido e valorizado! Minha mãe já ficou à noite toda tecendo e costurando roupas em máquinas de mão sob a pálida luz de lamparina(Na Roça), fazendo roupas para os filhos e até para o meu pai, para irmos bem vestidos na cidade (Morrinhos-GO.), em algumas vezes que precisávamos ir naquela cidade.
Obrigado pelo comentário! Eu admiro muito as coisas antigas, principalmente por ver que Deus sempre proveu a matéria prima para que as pessoas usando suas habilidades e criatividade pudessem fabricar coisas para suprir suas necessidades. E antigamente as pessoas eram muito criativas e inventavam coisas simples mas muito interessantes para os auxiliarem, por exemplo: A roda de fiar, o Tear, etc.
Ki koida mais maravilhosa! Parabéns para a sua mãe e para Sr, que tão gentilmente compartilhou conosco. Queria aprender e também tirar o molde de todas as peças só processo. Essas coisas são um tesouro e não podem se perder.
Obrigado pelo comentário! Também acho que antigamente as pessoas obrigatoriamente tinham de ser muito criativas, pois não havia acesso a tantos recursos tecnológicos como temos atualmente!
Que maravilhoso! Estou pesquisando no mestrado a produção de algodão em Goiás e produção de grupos de fiandeiras que ainda (re)existem no cerrado! Maravilho ver esse vídeo, espero encontrá-la em Hidrolândia
Que bom que estao salvando essas preciosidades 🤩 ...sua mãezinha é linda ,ela sorri com os olhos 🤗.Minha bisavó fazia roupas de algodão...que pena que ninguém salvou nenhuma imagem 😢 obrigada por postar.
Nossa eu pequei um tanto de algodão taquei dentro do tanque d lavar cheio de cisco 😂 imagina kkkkk o que virou .olha essa senhora com tanto amor fazendo esse trabalho me anima cada dia aprender. DEUS ABENÇOE COM MUITA SAÚDE
Muito obrigado pelo comentário! Achei engraçado o que fez! Imagino o que tenha virado o algodão no tanque! 😁😅 - Obrigado também pelo elogio à minha "veinha", ela tem uma disposição incrível!
Também achei muito interessante. Adorei sua mãe, na maior simplicidade guardando um conhecimento milenar.... muito legal. Adoraria entender melhor a última parte --- transformar o fio de algodão em tecido. Se fez outro vídeo mostrando isso no detalhe, me conta! Gostei muito mesmo. Dá um beijo especial em sua mãezinha.
Muito obrigado pelo comentário, e obrigado também pelo elogio à minha "veínha". Eu não fiz outro vídeo ligado a esse tema não. O único que tem uma certa ligação é o seguinte: ua-cam.com/video/fE38gXZSkDY/v-deo.html
Obrigado pelo comentário! Pois é com o passar do tempo vai se perdendo estas habilidades de trabalho artesanal, e as novas gerações não têm conhecimento sobre como era trabalhoso esse trabalho de tecelagem. Minha mãe fica muito empolgada com estes trabalhos.
Vejam também o vídeo: ua-cam.com/video/fE38gXZSkDY/v-deo.html em que mostro uma toalha feita com estas linhas. - Minha mãe é uma mulher guerreira que já trabalhou muito na vida! É muito habilidosa! Já fez muitos tecidos desse jeito, de forma artesanal e trabalhando com o algodão em todas as fases do processo até confeccionar os tecidos que eram cobertas, tecidos para fazer calças e até camisas.
@@thomasjefferson786 Só hoje vi esse comentário! 😁😄 Que nada! É difícil segurar a veinha, ela que não consegue ficar quieta, quando não está fazendo este tipo de trabalho está costurando tapetes, ou inventando outras coisas. rs.
Muito obrigada por partilhar esse processo tão interessante de transformar o algodão da natureza em linha para fazer tecidos e com eles coisas tão variadas como roupas, colchas, etc. A sua mãe foi muito querida em querer mostrar o passo a passo de tudo. Aliás ela é uma querida. Gostei muito desse vídeo, todo esse processo artesanal maravilhoso. Hoje em dia há tanta variedade de coisas que chegam até nós, que nem imaginamos como tudo começou até chegar naquele resultado. Amei❤
Fiz DESIGN DE MODA NUMA UNIVERSIDADE MAS A MELHOR AULA FOI ESSA PARABÉNS PELA DEMONSTRACAO ESPETACULAR E BEM DIDÁTICA ADOREI A SENHORA E UM ENCANTO OBRIGADA E UM GRANDÉ ABRAÇO ❤❤❤❤
Que lembrança maravilhosa em ver o trabalho da senhora ,que foi algo muito vivido quando era criança .minha mae e a nossa vizinha que fez esse trabalho ate morre , eu e meus irmaos ficava muito triste nao podia esta brincando era o tempo todo no escarecador 😂😂😂trabalhando tambem .hoje e muita alegria de lembrar ,se eu podece queria aprender a tecer tapetes com tira no tear .
Obrigado pelo comentário! Eu também tive que escaroçar (era assim que minha mãe falava) algodão algumas vezes. Lembro-me de ver minha mãe tecendo, quando morávamos na fazenda, fazendo cobertas e cantando músicas antigas. Viagem no tempo.
@@almerizeferreira1529 Obrigado pelo comentário! Minha mãe usava uma tinta azul feita com um ramo que chamávamos de anil e também tinta amarelo feita a partir de ferrugem, para tingir as linhas!
Mulher virtuosa , quem achará? O seu valor muito se excede o de Rubins . O coração do marido está nela confiado , e ela nenhuma fazenda faltará . Ela lhe faz bem e não mal , todos os dias da tua vida. Busca lã e linho e trabalha de boa vontade e com as suas mãos. É como o navio mercante , de longe traz o seu pão . Ainda de noite , se levanta , da mantimento a sua família e tarefa as suas servas . Livro de provérbios do Rei Salomão cap, 31 . Deus abençoe o trabalho dessa família tão dedicada e que preserva as traduções . 🙏
Amei pois eu não sabia o processo desde a colheita do algodão até o fio....a Universidade da Vida nos apresenta as melhores professoras ...que linda aula....gostaria de ver fazer os cortes de calças...Parabéns pela sua linda mãe..😃🌻👍
Obrigado! Eu admiro muito a época em que não havia a vasta tecnologia que temos atualmente, e as pessoas mostravam muita criatividade fazendo as coisas de forma artesanal!
Reitero meu agradecimento pelo comentário! Eu já verifiquei com a minha mãe a possiblidade de reproduzirmos o tingimento artesanal que faziam, à base de Anil (Não desses que vendem em pedaços, mas de ramo que minha mãe chamava assim), mas ela disse que esse processo é bem complicado e nunca consegui encontrar os tais ramos de Anil! Ela disse também que era comum fazerem tinta de ferrugem, que dava um cor meio dourada escura no tecido.
Obrigado pelo comentário! Eu admiro muito estes trabalhos manuais. Os trabalhos artesanais assim, utilizando equipamentos antigos, como a roda de fiar, expressam a inteligência e sabedoria dos antepassados, que criavam seus mecanismos para auxiliarem na produção de tecidos (por exemplo), já que não tinham à disposição a vasta tecnologia que possuímos hoje, se viam obrigados a usarem a criatividade para fabricarem tais engenhocas que facilitavam mais o seu trabalho.
Obrigado pela sugestão! Vou combinar com a minha mãe para fazermos este vídeo onde quero acrescentar outras coisas ligados a esta arte de tecelagem artesanal!
Olá, já vi o vídeo da sua mãe varias vezes. Maravilhoso! Também ouvi ela pronunciar o nome de uma cidade "Riolândia"? É isso mesmo? Se for, onde fica essa cidade? Por que moro em uma chamada Riolândia, que foi uma das maiores produtoras de algodão do estado de São Paulo e estamos levantando uma pesquisa sobre a época em que o algodão era forte aqui. Se puder me responda, ficarei muito feliz!
Muito obrigado por assistir ao vídeo, por comentar, e pelo Joinha (que espero, tenha marcado 😄). A minha mãe se referia à cidade de Hidrolândia! Uma pequena cidade próximo à Goiânia, onde pessoas da terceira idade se reúnem alguma(s) vez(es) no mês para trabalharem com artesanato (Inclusive nesta área de Algodão).
@@DedaSilva-o7n Olá! Eu não sei! Já está difícil encontrar isso! Geralmente nos interiores (Principalmente de Goiás e Minas - Pelo que sei), é um pouco mais fácil encontrar com senhorinhas de idade Já avançada, o problema é que na maioria dos casos (Como no meu), os filhos querem guardar estas relíquias!
Obrigado pelo comentário! Falei com a minha mãe sobre seu comentário, ela disse: "Ah eu não posso vender não! Prometi para o meu Genro que vou fazer um corte de calça para ele, antes de morrer, e ainda tá faltando algodão pra completar os novelos que falta!" 😄😄
Obrigado pelos comentários! Essas coisas de trabalho artesanal com algodão, como mostrado no vídeo, estão cada vez mais raras. Ainda é mais fácil encontrar coisas assim nos interiores, principalmente em cidades pequenas no interior de Goiás.
É interessante que mesmo sendo um processo artesanal tem uma boa engenhosidade neste processo! O filete de algodão vai sendo enrolado até se transformar em fio de de acordo com a tensão na canelinha o fio pode ficar mais grosso ou mais fino!
Que trabalho lindo! Adorei conhecer o processo. Sua mãe é uma preciosidade! Que pessoa linda! Muito obrigada por compartilhar e valorizar o trabalho dela. ❤
Eu que agradeço por seu comentário!
Que inteligência dessa senhora, coisa mais linda de se ver, o carinho e atenção que ela tem. Que Deus proteja ela com muita saude💕❤💕
Amém! Que Deus te abençoe também! Muito obrigado pelo comentário!
É por isso que eu pago Internet pra ver essas coisas maravilhosas, muiiiiitttoooo obrigado por postar essa riqueza de vídeo, mostrando esse trabalho lindo e fantástico da sua mãezinha linda, que Deus abençoe todos vocês
Eu agradeço muitíssimo por seu comentário e elogio! Muito obrigado!🤝🤝
Nessa semana, fiz o curso de fiação de lã de ovelha. Já tenho a lã,a rasqueadeira/carda e meu irmão está construindo a roca.Vou produzir fios para tricotar meus casacões.🥰💃🏼🙏
Somente hoje vi seu comentário! Obrigado por comentar! Eu não sabia que o objeto chamado de Carda pela minha mãe tinha esse nome: rasqueadeira. E parabéns pelo curso, é muito bom fazer estes trabalhos artesanais uma ótima terapia ocupacional. A minha mãe já fez também uma coberta de lã de ovelha, mas parece que não havia frio suficiente para usá-la.
Merece milhões de joinha. Unitária de ir até aí para aprender
Obrigado por este gentil comentário!
Que simpatia. Deveriam usar essas tecnologias nas academias. Haja braço. Também para terapias.
Obrigado pelo comentário!
Me fez imaginar q por mais difícil q tenha sido os tempos antigos deveriam ser tão alegres em meio a essa simplicidade😍 Obrigado por compartilhar conosco um pouco dessa experiência😊
Obrigado pelo comentário! De fato, eram épocas em que as amizades pareciam ser mais sólidas e verdadeiras, em que as pessoas tinham uma relacionamento maior, até mesmo por haver menos distrações como hoje há! Lembro-me de quando criança na faixa etária de 6 a 7 anos, minha mãe fazendo parte do que chamavam de mutirão das fiandeiras, ou então reunidos na casa da minha vó descascando mandioca, ela, minha vó e minhas tias, preparando as mandiocas enquanto meu pai e os tios iam colher estas raízes para fazerem farinha usando um ralo movido à água da bica que tinha lá na fazenda do meu avô...(Ou quando faziam pamonhas...),Eram reuniões em que havia muita confraternização e muitos casos eram contados ali.
Meu Deus tô com 61 anos chega chorei nunca vi isso na minha vida chega chorei coisa mais linda mais maravilhosa
Meus sinceros agradecimentos pelo comentário!
Por favor nao pare de divulgar esse trabalho lindo. Nos mostre o passo a passo da restauração do tear e de confeccionar o tecido. Nossa geração esta vazia, nao sabemos nada da vida.
Obrigado por nos emocionar com sua luta.
@@eliana.moreira Obrigado pelo comentário! Infelizmente, demorei muito para montar o Tear, e acho que a minha mãe não vai mais conseguir tecer, pois ela está com um problema na perna que não a permite mais fazer esforços deste tipo! Mas agradeço pelas sugestões!
Obrigada por compartilhar esse conhecimento. Sempre tive muita curiosidade de como a linha era formada antigamente.
Eu que agradeço pelo comentário, e por assistir o vídeo!
Fiquei emocionada em
Pensar no valor da mulher nas famílias do Brasil , pensei na minha avó, que cozinhava para os empregados da fazenda de café onde meu pai viveu, tudo que era plantado , animais criados e daí saia todas refeições , como trabalharam e sofreram para q seus filhos hoje já avós tivessem um futuro melhor e ninguém lembra disso .
Quantos engenheiros
advogados professores são profissionais , outros da construção , etc . graças a avós que mantiveram uma família com tanto trabalho !
Parabéns ao filho que valorizou a mãezinha ! Imagina a alegria dela pelo valor e gratidão do filho gravando tudo !
Obrigado pelos comentários! Exatamente isso que descreveu! O que era ruim daquela realidade é que muitas vezes as mulheres que "labutavam" tanto, na roça, na maioria das vezes não tinham seu trabalho reconhecido e valorizado! Minha mãe já ficou à noite toda tecendo e costurando roupas em máquinas de mão sob a pálida luz de lamparina(Na Roça), fazendo roupas para os filhos e até para o meu pai, para irmos bem vestidos na cidade (Morrinhos-GO.), em algumas vezes que precisávamos ir naquela cidade.
Muito interessante, obrigada por compartilhar.
@@solangehilario5987 Eu que agradeço pelo comentário!
Muito lindo o trabalho artesanal, admiro essas culturas e as pessoas que as produzem .
Obrigado pelo comentário!
Assisti junto com minha filha de 7 anos que queria saber como eram feitos os tecidos, achamos muito legal, ela disse que "- O algodão é demais!".
Obrigado pelo comentário! Eu admiro muito as coisas antigas, principalmente por ver que Deus sempre proveu a matéria prima para que as pessoas usando suas habilidades e criatividade pudessem fabricar coisas para suprir suas necessidades. E antigamente as pessoas eram muito criativas e inventavam coisas simples mas muito interessantes para os auxiliarem, por exemplo: A roda de fiar, o Tear, etc.
Ki koida mais maravilhosa! Parabéns para a sua mãe e para Sr, que tão gentilmente compartilhou conosco. Queria aprender e também tirar o molde de todas as peças só processo. Essas coisas são um tesouro e não podem se perder.
Que vídeo maravilhoso!! Parabéns pela sua mãe, muito talentosa e simpática! Que Deus abençoe grandemente vocês!!
Amém! Muito obrigado pelo comentário!
❤❤❤❤❤❤AMÉM🎉🎉🎉
Parabéns por compartilhar um trabalho tão belo e que conta um pouco da história e avanço da nossa especie.
Obrigado pelo comentário!
Que vídeo satisfatório! Muito obrigada por compartilhar Deus abençoe muito sua mãezinha ela é incrível !❤️
Amém! Obrigado pelo comentário!
Nossa, que vídeo maravilhoso. Vejo que as pessoas mais velhas são muito mais inteligentes do que as de hj em dia. Parabéns
Obrigado pelo comentário! Também acho que antigamente as pessoas obrigatoriamente tinham de ser muito criativas, pois não havia acesso a tantos recursos tecnológicos como temos atualmente!
Fantástico AMIGOS
Obrigado pelo comentário!
Obrigada por compartilhar minha filha e eu amamos.
Eu que agradeço pelo comentário!
Que coisa linda, me lembro da minha vovó😢❤
Obrigado pelo comentário!
Meu Deus que fofura. Obg amigo
Eu que agradeço pelo comentário, e elogio à minha "VEINHA"!
Boa tarde que coisa linda parabéns
Que maravilhoso! Estou pesquisando no mestrado a produção de algodão em Goiás e produção de grupos de fiandeiras que ainda (re)existem no cerrado! Maravilho ver esse vídeo, espero encontrá-la em Hidrolândia
Obrigado pelo comentário!
Que bom que estao salvando essas preciosidades 🤩 ...sua mãezinha é linda ,ela sorri com os olhos 🤗.Minha bisavó fazia roupas de algodão...que pena que ninguém salvou nenhuma imagem 😢 obrigada por postar.
Muito obrigado pelo comentário! Vou transmitir o elogio para a minha veinha(Minha mãe)!
Nossa eu pequei um tanto de algodão taquei dentro do tanque d lavar cheio de cisco 😂 imagina kkkkk o que virou .olha essa senhora com tanto amor fazendo esse trabalho me anima cada dia aprender. DEUS ABENÇOE COM MUITA SAÚDE
Muito obrigado pelo comentário! Achei engraçado o que fez! Imagino o que tenha virado o algodão no tanque! 😁😅 - Obrigado também pelo elogio à minha "veinha", ela tem uma disposição incrível!
Nossa!, a pessoa q faz um fio é mestre.
Q lindo mostrar tudo isso. Parabéns!👏👏👏👏👏
Obrigado pelo comentário!
Que linda
Vida longa e afetuosa para ela, deus abençoe muito.
Amém! Obrigado pelo comentário!
Muito maneiro.
Obrigado pelo comentário!
Amei... parabéns pra sua mãezinha
Obrigado pelo comentário!
Também achei muito interessante. Adorei sua mãe, na maior simplicidade guardando um conhecimento milenar.... muito legal. Adoraria entender melhor a última parte --- transformar o fio de algodão em tecido. Se fez outro vídeo mostrando isso no detalhe, me conta! Gostei muito mesmo. Dá um beijo especial em sua mãezinha.
Muito obrigado pelo comentário, e obrigado também pelo elogio à minha "veínha". Eu não fiz outro vídeo ligado a esse tema não. O único que tem uma certa ligação é o seguinte: ua-cam.com/video/fE38gXZSkDY/v-deo.html
@@kikoisa28 Vou assistir também. Muito obrigada pela atenção e por compartilhar conosco!!!
Que mulher admirável!!!❤❤
Obrigado pelo comentário e pelo elogio à minha veinha!
Parabéns pelo conteúdo! Tudo muito interessante, e principalmente a força que essa mulher tem, muito bom. Sucesso.
Obrigado, pelo comentário!
Q sonho aprender a fazer isso😮! Preciso de uma senhorinha dessa pra me ensinar e futuramente eu repassar pra meus filhos e netos 😍🥹 q herança linda !
Obrigado pelo comentário! Pois é com o passar do tempo vai se perdendo estas habilidades de trabalho artesanal, e as novas gerações não têm conhecimento sobre como era trabalhoso esse trabalho de tecelagem. Minha mãe fica muito empolgada com estes trabalhos.
Amei ver porque. A minha avó. E tias faziam. Isso. E até eu mesma. Ajudava. Parabéns. Pra sua. Mãe. Deus abençoe.
Obrigado, em nome da minha "Veinha"! E obrigado pelo comentário!
Que lindo de ver, Parabens! Wue senhorinha encantadora❤
Obrigado pelo comentário!
Qui coisa maravilhosa assisti este vídeo
muito legal
Muito interessante, amei, parabéns 🥰.
Obrigado!
Obrigada sou professora e esse vídeo me ajudou ❤❤❤
Eu que agradeço pelo comentário! Obrigado!
Vejam também o vídeo: ua-cam.com/video/fE38gXZSkDY/v-deo.html em que mostro uma toalha feita com estas linhas. - Minha mãe é uma mulher guerreira que já trabalhou muito na vida! É muito habilidosa! Já fez muitos tecidos desse jeito, de forma artesanal e trabalhando com o algodão em todas as fases do processo até confeccionar os tecidos que eram cobertas, tecidos para fazer calças e até camisas.
Parabens! 👏🏿❤
Obrigada por mostrar tao lindo video. Dou o maior valor 👏🏿
@@maristelagomes Obrigado pelo comentário!
E vc botando pra trabalhar mais
@@thomasjefferson786 Só hoje vi esse comentário! 😁😄 Que nada! É difícil segurar a veinha, ela que não consegue ficar quieta, quando não está fazendo este tipo de trabalho está costurando tapetes, ou inventando outras coisas. rs.
q vídeo lindo!
Obrigado pelo comentário!
👏👏👏💓💓💓Genial! Adorei ver o passo a passo com tanto detalhe! E essa dona Manu é uma verdadeira inspiração! Obrigada por registrar nossa história!💓
Obrigado por comentar! Realmente essa mulher é uma guerreira que já trabalhou muito na vida e é muito habilidosa! Já fez muito tecido desse jeito!
Sensacional. ❤
Bom
Que linda ...
Que linda ❤ parabéns 👏👏👏👏
Obrigado pelo comentário!
Q enterresante minha gente
Obrigado pelo comentário!
K LINDAAAA
Muito obrigada por partilhar esse processo tão interessante de transformar o algodão da natureza em linha para fazer tecidos e com eles coisas tão variadas como roupas, colchas, etc. A sua mãe foi muito querida em querer mostrar o passo a passo de tudo. Aliás ela é uma querida. Gostei muito desse vídeo, todo esse processo artesanal maravilhoso. Hoje em dia há tanta variedade de coisas que chegam até nós, que nem imaginamos como tudo começou até chegar naquele resultado. Amei❤
Eu é que agradeço pelo comentário e principalmente pelo elogio à minha veinha! Amanhã farei questão de ler para ela este comentário. Obrigado!
muito lindo
Ai que legal tbm queria fazer 😂
Muito bom o Vídeo... parabéns
Obrigado! Também pelo comentário!
Incrível 😍
A minha avó materna já trabalhou muito assim
Que lindo❤
@@mariaelizabetemotta8927 Obrigado pelo comentário!
Aí que coisa mais linda essa mãezinha 🥰
Obrigado pelo comentário! Amo minha velhinha!
👏👏👏👏👏👏👏
Fiz DESIGN DE MODA NUMA UNIVERSIDADE MAS A MELHOR AULA FOI ESSA PARABÉNS PELA DEMONSTRACAO ESPETACULAR E BEM DIDÁTICA ADOREI A SENHORA E UM ENCANTO OBRIGADA E UM GRANDÉ ABRAÇO ❤❤❤❤
Eu é que agradeço, e muito, por este comentário! Obrigado!
Ual ameiiiiiii. ❤️
Que lembrança maravilhosa em ver o trabalho da senhora ,que foi algo muito vivido quando era criança .minha mae e a nossa vizinha que fez esse trabalho ate morre , eu e meus irmaos ficava muito triste nao podia esta brincando era o tempo todo no escarecador 😂😂😂trabalhando tambem .hoje e muita alegria de lembrar ,se eu podece queria aprender a tecer tapetes com tira no tear .
Obrigado pelo comentário! Eu também tive que escaroçar (era assim que minha mãe falava) algodão algumas vezes. Lembro-me de ver minha mãe tecendo, quando morávamos na fazenda, fazendo cobertas e cantando músicas antigas. Viagem no tempo.
Parabéns muito bom ❤
Obrigado pelo comentário@
Mamãe fiava e levava pra uma senhora faser os cobertores era lindas usava uma tinta feita da casca de uma arvore
@@almerizeferreira1529 Obrigado pelo comentário! Minha mãe usava uma tinta azul feita com um ramo que chamávamos de anil e também tinta amarelo feita a partir de ferrugem, para tingir as linhas!
Mulher virtuosa , quem achará? O seu valor muito se excede o de Rubins . O coração do marido está nela confiado , e ela nenhuma fazenda faltará . Ela lhe faz bem e não mal , todos os dias da tua vida. Busca lã e linho e trabalha de boa vontade e com as suas mãos. É como o navio mercante , de longe traz o seu pão . Ainda de noite , se levanta , da mantimento a sua família e tarefa as suas servas . Livro de provérbios do Rei Salomão cap, 31 . Deus abençoe o trabalho dessa família tão dedicada e que preserva as traduções . 🙏
Amém! Obrigado pelo comentário e pela analogia com o versículo Bíblico!
Amei
Obrigado por comentar!
👏👏👏
Parabéns gente! Que top!
Obrigado pelo comentário!
Amei pois eu não sabia o processo desde a colheita do algodão até o fio....a Universidade da Vida nos apresenta as melhores professoras ...que linda aula....gostaria de ver fazer os cortes de calças...Parabéns pela sua linda mãe..😃🌻👍
Obrigado! Eu admiro muito a época em que não havia a vasta tecnologia que temos atualmente, e as pessoas mostravam muita criatividade fazendo as coisas de forma artesanal!
Esses tipo de serviço era executado da Inglaterra o rei contratava as pessoas para fazer esse tipo de serviço
Olá peço por gentileza que compartilhe o tingimento se é com produtos originários naturais como é feito seria muito interessante, desde já obrigada
Reitero meu agradecimento pelo comentário! Eu já verifiquei com a minha mãe a possiblidade de reproduzirmos o tingimento artesanal que faziam, à base de Anil (Não desses que vendem em pedaços, mas de ramo que minha mãe chamava assim), mas ela disse que esse processo é bem complicado e nunca consegui encontrar os tais ramos de Anil! Ela disse também que era comum fazerem tinta de ferrugem, que dava um cor meio dourada escura no tecido.
Obrigada pelo esforço
Muito obrigada por compartilhar, parabéns pra sua mãe trabalho incrível 💛👏
Que gracinha essa senhora parabéns amei um forte abraço Deus abençoe
Amém! Obrigado!
Que lindo e satisfatório ver esse processo. E ela parece ser uma pessoa tão amável😍
Obrigado pelo comentário! Eu admiro muito estes trabalhos manuais. Os trabalhos artesanais assim, utilizando equipamentos antigos, como a roda de fiar, expressam a inteligência e sabedoria dos antepassados, que criavam seus mecanismos para auxiliarem na produção de tecidos (por exemplo), já que não tinham à disposição a vasta tecnologia que possuímos hoje, se viam obrigados a usarem a criatividade para fabricarem tais engenhocas que facilitavam mais o seu trabalho.
Mostra como é feita a lavagem! Em nenhum lugar se encontra como é feita a limpeza do fio ou por quanto tempo seca. Que trabalho caprichoso!
Obrigado pela sugestão! Vou combinar com a minha mãe para fazermos este vídeo onde quero acrescentar outras coisas ligados a esta arte de tecelagem artesanal!
Toda vez que vejo um vídeo antigo assim chego a conclusão de emburrecemos, agora vivemos com roupas cheias de petróleo jogando a frequência no chão.
Obrigado pelo comentário! Eu também acho que apesar do Acúmulo de informações e tecnologia, nossa criatividade tem diminuído através do tempo!
Sua mãe tinha que ser professora eu juro que nunca vi coisa igual
Muito obrigado pelo comentário! Agradeço em nome da minha mãe!
Coisa mais linda.
Tava muito curiosa pra saber, obrigada pelo vídeo. Legal saber sobre coisas antigas.
Obrigado pelo comentário!
Olá, já vi o vídeo da sua mãe varias vezes. Maravilhoso! Também ouvi ela pronunciar o nome de uma cidade "Riolândia"? É isso mesmo? Se for, onde fica essa cidade? Por que moro em uma chamada Riolândia, que foi uma das maiores produtoras de algodão do estado de São Paulo e estamos levantando uma pesquisa sobre a época em que o algodão era forte aqui. Se puder me responda, ficarei muito feliz!
Muito obrigado por assistir ao vídeo, por comentar, e pelo Joinha (que espero, tenha marcado 😄). A minha mãe se referia à cidade de Hidrolândia! Uma pequena cidade próximo à Goiânia, onde pessoas da terceira idade se reúnem alguma(s) vez(es) no mês para trabalharem com artesanato (Inclusive nesta área de Algodão).
Maravilhoso, quero um dia com vcs.
Ela ajusta o fuso com o tempereiro para puxar mais ou puxar menos a pluma
Se eu entendi a pergunta, quanto mais ela aperta, menos puxa a pasta do algodão e a linha fica mais fina!
❤😍😍
Como posso conseguir uma máquina dessa
@@DedaSilva-o7n Olá! Eu não sei! Já está difícil encontrar isso! Geralmente nos interiores (Principalmente de Goiás e Minas - Pelo que sei), é um pouco mais fácil encontrar com senhorinhas de idade Já avançada, o problema é que na maioria dos casos (Como no meu), os filhos querem guardar estas relíquias!
Como eu faço para comprar o algodão fiado por essa senhora? E quanto custa? Quero o contato.
Obrigado pelo comentário! Falei com a minha mãe sobre seu comentário, ela disse: "Ah eu não posso vender não! Prometi para o meu Genro que vou fazer um corte de calça para ele, antes de morrer, e ainda tá faltando algodão pra completar os novelos que falta!" 😄😄
Eu tou chocada. O negócio simplesmente cola no outro e não solta. Mais bizarro do que eu maginava. Eu imaginava que amarravam um no outro
@@TheMoonHasAlreadyBeenSold 😁 Obrigado pelo comentário!
eu quero comprar um fiador desse como fasso
Obrigado pelos comentários! Essas coisas de trabalho artesanal com algodão, como mostrado no vídeo, estão cada vez mais raras. Ainda é mais fácil encontrar coisas assim nos interiores, principalmente em cidades pequenas no interior de Goiás.
Mais a final oque tá acontecendo nessa roda tá coxando o algodão
É interessante que mesmo sendo um processo artesanal tem uma boa engenhosidade neste processo! O filete de algodão vai sendo enrolado até se transformar em fio de de acordo com a tensão na canelinha o fio pode ficar mais grosso ou mais fino!
Porque torceu demais. Precisa distorcer um pouco para desencoxar" o fio. Isso acontece, quando fiamos a lã de ovelha,também.
O nome certo é tear veja na bíblia
Obrigado pelo comentário e pela correção! É que me lembro ainda quando criança minha mãe chamava aquele aparelho de TIALE! 😄