Perfeito ! Morei por anos na Itália , na Umbria . Os italianos em geral não dão qualquer importância e relevância se você tem ascendência italiana. Esta exaltação afetiva à cultura italiana em algumas cidades do Brasil só existe na nossa cabeça . Eles simplesmente não se importam com isto . Não dão qualquer valor .Foi meu primeiro choque cultural.
Isso é verdade, mesmo com passaporte italiano sempre será estrangeiro, os melhores cargos mesmo em fábricas primeiro aos italianos, o que eles não querem fazer dão aos estrangeiros. Eles tem a visão de estrangeiros até com os próprios italianos, um napolitano é considerado gente de segunda e eles não se consideram italiano, só o são quando vão pedir algum direito ao Estado!
Acho isso deles tratarem as pessoas como estrangeiros, mesmo com a cidadania italiana, algo muito natural. Você se criou com eles? Tem os mesmos costumes deles? Entende as gírias da infância deles? Então devemos nos colocar no lugar deles... Eu trabalhei uns 15 anos com uma alemão que já morava a uns 40 anos no Brasil... Ele era super gente boa, super divertido e alegre... Todos o tratavam muito bem e tal... Mas não adianta, ele sempre foi, é e será um estrangeiro...
Mas afirmo: num futuro não muito distante, países como Alemanha, Itália e Coreia do Sul estarão implorando para que pessoas jovens imigrem para esses países...
Concordo Vini! Sou imigrante tbm, mas no Canadá. Minha psicóloga falava no BR qdo estava no BR: “seus problemas não vão acabar com a mudança de país” pura verdade!
Depende de quais problemas... Pois viver num local com mais estabilidade economica e melhor qualidade de vida, influencia muito , pelo menos no nosso humor
Morei na Itália de janeiro de 2019 a janeiro de 2021. Nunca tive problemas como imigrante, mesmo tendo cidadania italiana. Amei o país e quem conviveu comigo também gostaram muito. Quem faz o clima e o ambiente é vc mesmo. Aqui ou fora do país.
Ele está falando da burocracia para documentos isso piorou depois da pendência, determinadas cidades italianas os italianos são frios e também nos últimos anos pelo excesso de emigração está aumentando muito a descriminação contra o estrangeiro, os alugueis nos últimos anos estão nas estrelas e fica difícil morar nas grandes cidades,mas essa realidade está mudando em toda Europa,a Europa de hoje não e a Europa de 20 anos atrás, outra coisa infelizmente os brasileiros fora do Brasil não são unidos, a comunidade brasileira na Europa são invejosos egoístas cada um pôr si Deus por todos, diferente das comunidades peruvianos equatorianos ,ucrainos russos filipinos que são unidos se ajudam entre eles, até os europeus já notaram essas características negativas dos brasileiros na Europa,parece que quando um brasileiro sei do Brasil gira uma chave neles 😮😮😮😮
Excelente suas reflexões, expressou todos os aspectos que penso e passo por aqui na Itália! Mto bom o toque que vc falou da fuga de si, é importante esse alerta!
Já vi vários vídeos seus e também de outros brasileiros que foram não só para a Itália mas também pra outros países de primeiro mundo e vejo muita divergência de vivências, de oportunidades, de opiniões... Mas vejo muito poucos, mas poucos mesmos com vontade de voltar para o Brasil de forma definitiva em função dessas "frustrações e aprendizados", acredito que cada um tem um estilo, e não importa muito onde você estiver, você não muda muito esse estilo... Tomara que você se encontre por ai com o passar dos anos e que a vida seja boa..
Olha, morei na França por muitos anos, aliás fiz toda minha residência médica lá e me senti um estrangeiro nos 6 primeiros meses em Paris. Depois fui para o interior (Nancy) e fui entendendo a vida francesa, fiz amigos franceses com os quais convivia bastante, enfim, foram anos que adorei e que me fizeram não querer voltar ao Brasil e nunca , depois de Paris, me senti um estrangeiro no país. Por razões familiares voltei, fiz uma boa carreira aqui, sem jamais perder o contato com meus amigos franceses. Minha mãe é italiana e sempre tivemos contato com a família em San Donà di Piave, VE. Ao me aposentar ano passado resolvi passar um tempo na Europa com meu cônjuge. Houve uma certa burocracia na obtenção de sua carta de permanência, mas o esperado........entrega de documentos traduzidos, comprovação de rendimentos, seguro saúde.....mas fomos recebidos muito bem na prefeitura de Cahors e em 60 dias ele tinha a carte de séjour. Ficamos 6 meses em uma cidadezinha francesa (Labastide-Murat) que nos acolheu de braços abertos. Fomos chamados inclusive para participar das reuniões na prefeitura e vivemos em uma casa no meio do mato, ao lado também dos donos da fazenda que nos acolheram de braços abertos. Depois fomos para a cidade da minha família italiana por dois meses e, também, na cidade e orgãos públicos fomos super bem tratados e em nenhum momento, seja na França ou Itália, me senti estrangeiro. Então acredito que essa estranheza e essa dificuldades mais burocráticas sejam comuns nas cidades grandes, como Paris, Torino, Milão, etc. Nas cidades menores como Nancy, Cahors, San Donà di Piave, as pessoas, apesar de formais em um primeiro momento, são mais receptivas.
Ola Vini, morei na italia ( Veneto, Piemonte e Reggio Emilia ) por 3 anos e retornei faz 30 dias para o Brasil ! Achei a Italia um pais sensacional com um povo acolhedor ! Mas a parte administrativa do pais é um caos! Eles tem muita dificultdade para cumprir prazos ....nada anda como esperado ....criam dificuldade burocraticas pra tudo ....Tudo atrasa e eles vao se enrolando ....uma bagunça ! por exemplo : A conversao da minha CARTEIRA de motorista italiana deveria demorar de 5 a 8 semanas e demorou 1 ano e 2 meses.
O contato com a natureza faz muita diferença mesmo. Em relação a rede de apoio, é desse jeito. Minha mãe, idosa , morava comigo há 1 ano e 4 meses, eu só saia se pudesse levá-la junto. Há 1 mês atrás ela faleceu, agora minha preocupação é com o meu gato 🐱, só poderei passar dias fora, se eu levá-lo, ou pagar alguém pra ficar vindo aqui ficar com ele. Animal de estimação também prende muito a gente.
Flávia, moro na Itália isso é ilusão e por experiência própria aqui falta casa para alugar e você cai na mão de brasileiro que sublocam quartos vão roubar, destruir suas coisas e vão fazer ver que depende deles e não tem onde ir.Passei esse pesadelo quase um ano e meio: casa 6 quartos dividindo cozinha e banheiro com outros, hoje quero distância disso! Os caras vem para Europa muitos de pequenas cidades do Brasil. Tudo que eles não tem coragem de fazer onde nasceram vem fazer aqui ou seja se comportam mal.na Década de 90 a 2000 era cool ser brasileiro hoje pessoal local torce o nariz!
Sou Brasileiríssima do RJ. Já imigrei para dois países e falo bem a língua dos dois. Vivi 32 anos em um país e 4 anos no outro. Sim, sempre fui tratada como “estrangeira” ou “Brasileira.” Não seria diferente na Itália. Estou pensando em me aposentar na Itália e quero analisar o tema direito à cidadania pela minha bisavó. Não espero que me tratem bem na Itália. As pessoas não aceitam bem imigrantes quando a economia mundial está tão incerta. Agora mais que nunca o mundo mudou e o Brasil ainda não é o pior lugar do mundo. Sim, ansiedade de contas e trabalho viajam bem na mala 😂 Sim, muitos problemas estão simplesmente dentro da gente e afeta a nossa realidade, em qualquer lugar do mundo. Percebo também que muitos Brasileiros encaram um novo país com expectativas muito ilusórias. Triste.
Grande Vini, blz! Que paisagem maravilhosa ao fundo. Você disse a frase mágica: "viver com pouco e esse pouco é o suficiente para se manter". É essa a minha meta para 2025. Já realizei todos os meus sonhos aqui no Brasil, agora o próximo passo e buscar essa tranquilidade com pouco. Valeu a sua reflexão! Abraço
Pura verdade! Melhor enfrentar seus problemas no habitat conhecido... Não se foge de problemas... os FANTASMAS vão junto 😂😂. Super consensioso, como sempre!👏🏻👏🏻👏🏻
Vini não temos mesmo o controlo de nada na vida 😅 vocês ainda são jovens é a vida que nos ensina❤ eu também fui imigrante eu entendo os Italianos sao muito patriotas e tradicionais portanto tem uma outra forma de ver as leis desejo que o universo lhes traga boas energias ❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Bela reflexão da sua caminhada cara, a Itália é um excelente país para muitas pessoas recomeçar a vida levando muita pancada e regada de burocracia.😂 Se aguentou 3 anos os próximos serão fichinha. Penso diferente de você em algumas questões como profissional e problemas que a gente acaba "importando" do Brasil mas obviamente cada um tem uma opinião, corre atrás como pode e vive como pode, o legal do seu canal é isso, obviamente além de você se expressar muito bem e trazer a sua realidade, você trás um tipo de conteúdo autêntico. Eu por outro lado vou continuar na rodinha dos ratos😂 mas pelo menos amo e muito aquilo que eu escolhi fazer😊 acho que isso que importa no final. Um abraço Ótimo vídeo.
Olá Vini🎉 seu resumão muito bom, e verdadeiro ! Concordo que realmente ,não temos controle quanto as nossas documentações e a respeito do aluguel aqui na Itália Parabéns pelo video 😊
a maturidade lhe permitiu ter essas percepções. De fato, pequenas questões não resolvidas ou aparentemente superáveis sempre seguem junto pra onde for. Tanto melhor poder "enfrentar" antes de uma efetiva mudança. Boa sorte!
Vivo nos Estados Unidos ha 23 anos….minha familia ja esta misturada ja que meus filhos casaram com americanos, mas, o que posso falar, depois de tanto tempo, é que não vejo a hora de me aposentar para poder viver livremente nos dois países:Brasil e Estados Unidos……não ha problemas no meu país de origem, grande o sufuciente para impedir minha vontade de voltar a viver la…..assim somos nós, os imigrantes…..
ESTOU A 3 ANOS NA ITALIA. NO BRASIL FUI MILITAR, AQUI NA ITALIA SOU GUARDIA GIURATA E VOS DIGO, É DIFICIL! SIM, MELHOR QUE O BRASIL EM RELAÇAO A QUASE TUDO, MAS É MUITO DIFICIL. MUITOS NAO TEM NOÇAO DE COMO É, PODE SER UM BANHO DE AGUA FRIA.
Lindo esse lugar e o imagem ficou muito boa! Sobre o controle (falta) da vida é verdade! Sobre sempre ser estrangeiro, é verdade. Sobre rede de apoio, faz falta mesmo. Sim os problemas não somem por mudar de país.
Olha eu posso confirmar tudo isso. É muita coisa que acontece e que a gente é obrigada a aceitar, não temos o poder da escolha e nem o controle de absolutamente nada! Mentalmente eu fiquei bem abalada até tive que escolher ou pela minha saúde mental ou pela qualidade de vida que eu estava tendo. Ficamos contra a parede sempre e a escolha é complicada. A natureza a qualidade de vida me fazem falta hoje! Um grande abraço Vini!! Feliz semana!
@viniportieri é muito difícil a decisão. Ao chegar de volta no Br é tudo muito complicado também e também muito frustrante!!! Se você me permite eu te aconselho a ter alguém de confiança para conversar, nem que seja um psicólogo (a) antes de dar os próximos passos. Parece simples mas não é ! Eu torço por você e pela sua esposa! Te envio bons pensamentos e boas energias!
Esse negócio de se enganar achando que alguns problemas se resolveriam só por imigrar é muito verdade, estou há quase 2 meses, é um dos meus choques de realidade estando aqui é "Só estar na Itália/Europa não basta, a luta continua e aqui é ainda pior" kkkkk
Eu moro ha 30 anos na Itália, lombardia, olha super de boa, eu não esperava ser tratada como rainha por eles e nao aconteceu, basta nao ser pretencioso assim não teras desilusao, acho isso problemas de pessoas que esperam muito do proximo depois se frustram. Seja correto viva tua vida e deixe os outros viverem as deles e se darà bem em qualquer lugar.
Moro na Italia e toda a familia està Aqui ou na franca. Morei no norte da Europa mas acabei voltando porque a Italia no.meu caso sinto Como minha casa. Dependendo do trabalho que se Faz Aqui, a Pessoa se sente integrata ou nao. Por incrivel q pareca o tipo do nivel educacional DOS italianos com quem VC trabalha muda muito. O ultimo trabalho q fiz foi o pior da minha vida. O trabalho atual è o melhor. Estou trabalhando em um lugar onde ainda nao se costuma ver estrangeiros. E eu sou o mais colorado ali. Me sinto integrado. Os italianos precisam te conhecer, ver Como VC trabalha pra te considerar.
Oi Vini, Você tem razão no que disse. Estou em Ivrea e precisei resolver algumas papeladas relacionadas à casa. É difícil comunicar com eles ou pedir informações, pois podem dar respostas diferentes para a mesma questão, o que complica ainda mais a solução do problema. Por isso, saber italiano é tão importante. Boa sorte aí!
Bem colocado todos os pontos e te digo mais, sobre estar em contato com a natureza e migrar não te isentar dos conflitos internos, são conclusões que eu confirmo todos os santos dias desde que vim pra Itália. 😅 Sucesso e abraço pra vcs!
Eu recomendo a todos que tem direito e condições a fazer uma cidadania europeia, porém, recomendo antes de sair do Brasil no caso de quem mora em grandes centros a fazer uma experiência em cidades menores no interior de SP por exemplo. Tem um clima agradável e oportunidades. Ei trabalho com reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa, embora não seja da minha conta o porque alguém queira ter outra cidadania, quando me perguntam sobre o que eu acho sempre acabo passando esse ponto de vista. Vale sim a pena fazer uma experiência, mas belas paisagens não te transportam para um conto de fadas.
@Cana-of8cf vou citar algumas. Caso queira mesclar qualidade de vida e oportunidade de trabalho, escolha cidades próximas as cidades de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Marília ou Bauru. Cidades da Questa como Botucatu, São Manuel, Torrinha, Águas de São Pedro. Ou mais próximas de Avare também podem ser uma ótima opção. Matão ou Araraquara também são ótimas opções. E caso goste de calor e rios, Barra Bonita, Igaraçu do Tietê e Brotas. Lençois Paulista e Agudos são próximas da Questa e com muitas oportunidades de trabalho, inclusive em multinacionais. Consulte o IDH destas cidades e verá que são altos. Esse conselho vale também para o interior do Paraná e Santa Catarina. Pesquise antes de deixar o pais.
Video muito interessante, Vini. Acho muito importante expor que as coisas não "se resolvem" com imigração, e que os problemas podem ser trazidos junto contigo se vc nao estiver bem resolvido. Eu mesmo tenho medo de imigrar solteiro e não arrumar mulher kkkkkkk, vai que eu saio do Brasil e fico sozinho na Italia, no Brasil eu sei que é mais tranquilo isso, mas e fora? Tem que estar bem resolvido e entender as consequências dos seus atos e saber se será possível e conviver com isso
Muito bom esse vídeo. No nosso caso, pensamos muito nas dificuldades que com certeza iremos enfrentar, mas pensamos muito na nossa filha e na educação dela. Hoje ela estuda em escola particular no Brasil, está no 7° ano, e cada dia que passa está ficando mais difícil pagar a escola dela. Fora que aqui sempre tem aquela insegurança, então vamos encarar sim assim que sair a cidadania do meu marido. Vai muito do pq queremos imigrar e por ela com certeza vale a oena encarar tudo isso.
Entendo que algumas coisas que você disse é relativo! Fiz muita amizade com as pessoas do comune que eu fiz minha cidadania, é como em qualquer lugar, você precisa ganhar a confiança deles, e eles vão retribuir. Mas, já fui expulso em Bologna de uma partição pública, de forma grosseira e gratuita. Então como disse, é relativo. Procure frequentar mais lugares com italianos, pub, bar, café, etc nesse aspecto sempre fui bem tratado e já fiz algumas amizades
Olá, Vini. Como é viver com gatos aí? Eu e minha esposa queremos fazer esta mudança mas algo que pra mim é inegociável é levar nossos gatos, foi difícil levar seus amimais? As casas alugadas podem ser teladas?
Vini ,no tienen ganas de provar vivir en el sur,ya que son mas amenos,estoy siempre mirando tus videos ,ya te escribi en otro video y me contestaste ,saludos y suerte para ti y tu esposa ,en marzo me mudo para ahi con mi familia para la region de molise ,abrazos 🇺🇾🇺🇾🇺🇾
Acho que seremos sempre imigrantes, o bicho estranho no ninho, talvez a sensação passe depois de muitos anos. Uma coisa que eu acrescentaria na lista que aconteceu comigo foi ter mais orgulho do meu país, ver coisas que no Brasil a gente tem e aqui não.
Boa noite! Vi que você uma vez fez um video com a Ana do canal Da Italia para o Brasil. Você tem alguma noticia dela? Ela parou de fazer videos e agora os comentários estao desativados nos vídeos dela. Estamos preocupados.
Hallo Vini! Você sabe se aconteceu algo com a Ana do canal "da Itália para o Brasil "? Ela sumiu e todos os videos estão bloqueados para escrever. Obrigada 🤗
Vídeo incrível, você trabalha por 40 anos para ter R$ 1 milhão na aposentadoria, enquanto algumas pessoas estão investindo apenas R$ 10 mil em negociações há apenas alguns meses e agora são multimilionárias
Vi a recomendação sobre Kathy, mas não me incomodei em conversar com ela. Na verdade, continuo perdendo. Ainda não entendi como o mercado Forex funciona. Vou apenas procurá-la.
isso ai, ate com meu pai acontece isso, meu pai que é italiano! na cidade dele que teve problemas com terremoto de 2015 2016 não lembro estou aqui com ele e tá difícil achar um local pra ele ficar lembrando ele é italiano! está desde 2023 procurando um lugar pra ficar pra poder alugar é assim ..
Essa questão de ser sentir "um estranho no ninho" éa coisa q mais me incomoda aqui na Itália... Tipo, entendo total qm vem perguntar de onde somos, pq viemos, etc, qdo vamos almoçar em algum lugar e nos ouvem falar português. Mas, por exemplo, meu marido chegou aqui um pouco antes de eu vir com as nossas filhas, mas basicamente moramos no msm lugar há 2 anos já e TODOS OS DIAS as pessoas ficam olhando pra nossa cara como se fôssemos ETs. É bastante irritante. E realmente são poucos os italianos q fazem questão de te integrar. Aqui minhas filhas frequentam a escola e já aconteceu de sermos convidados para festinhas de aniversário e nos isolarem, sabe? São coisas q desanimam, mas vamos aqui fazendo nossa parte. Um abraço!
Exatamente Carol.. eu vivo na mesma zona há 3 anos e nada mudou tbm.. me chamaram pra um campeonato de basquete uma vez, finalmente achei que estaria sendo incluído na dinâmica deles, que nada.. como vc disse, me isolaram. No ano seguinte nem se quer me convidaram pro mesmo evento (contei com mais detalhes num vídeo chamado "sobre fazer amizade com italianos"). Se a gente foca muito nisso é deprimente.. espero o melhor pra vcs aí 🙏🏻
Se não fala italiano, seja brasileiro , espanhol , sueco, alemão, etc, nunca irá ser integrado pela comunidade. O primeiro passo para a integração é o domínio da língua para poder comunicar com os italianos.
@@luisoliveira9135 Exatamente, é isso. Se eles continuar falando português não vão se integrar nunca. Cheguei no Brasil da Italia em 2004, mesmo com mulher brasileira e um filho o choque da língua e da realidade da vida real (não como turista) foi grande. Tentei desde o primeiro dia de falar só português, hoje sou ainda "o italiano" mas perfeitamente integrado, com dois filhos, uma neta, um bom trabalho. A saudade da vida da Italia é enorme, mas não por isso deixei de lutar para ganhar respeito e dignidade nesse país.
Acho que muito disso tem a ver com a vivência italiana da própria família... A minha, apesar de terem ido para São Paulo, onde nasci, sempre teve isso e eu nunca tive problema nenhum em qualquer dos países. E muito menos quando transferi minha residência para il comune di Perugia, há 25 anos atrás e passei 11 anos seguidos morando na Umbria. E mesmo que minha família fosse de Ferrara) Emilia...rss
Parabéns pelos 18k inscritos Vini!! Continue fazendo esse trabalho bacana trazendo a realidade, a burocracia e as dificuldades de viver na Itália. Parabéns e Obrigado! Tô com a minha cidadania reconhecida, passaporte italiano e etc,mas hoje já não tenho mais o sonho e o desejo de imigrar pra Itália. Quero só visitar mesmo..rsrs
Vini, sou novo no canal, pretendo ir para a itelia, mas não sei quais profissões são mais aclamadas para estrangeiros... se alguém puder me dar uma luz, ficarei grato
Mas eles maltratam as pessoas, não é possível!!! O tratamento diferente eu entendo porque é claro que quem não nasceu num país nunca será tratado como local… um papel não é suficiente e sim uma história ao longo dos anos que vc constrói num lugar …eu me sinto uma estranha no meu país então seja possível que eu me sinta melhor fora, o seu canal para mim é uma referência 🎉🎉 obrigada 😊
Vini, comentei no seu video e vc falou que também tinha o sobrenome Casagrande. Vc falou que era do interior de SP... Fiquei curioso porque eu sou de Limeira SP mas o sobrenome vem ali de Sta Bárbara D'oeste, Capivari também... Sera que temos parentesco mesmo? O italiano da minha familia veio de romagnano, ali perto de Trento Só pra matar a curiosidade mesmo! Abraços
Fala Arthur! Meus parentes da parte do Casagrande são de Mairinque! Eu fiz algumas pesquisas já e encontrei alguns parentes na região do Trento também, pode ser que sejamos parentes mesmo kkkkk
Ciao amico. Sou imigrante na China, moro há doze anos aqui, e estou reconhecendo a cidadania italiana por via judicial! Anch'io studio l'italiano tutti i giorni con l'intelligenza artificiale.😅
Cara, eu moro a 25 anos na Italia, todo esse drama eu nao vi, eu to dentro da sociedade italiana, desde o inicio, como no Brasil igualzinho. Sai do mato e fai fazer uns amigos nas cidades meu irmao. A tua visao è negativa pra carai do lugar onde fostes morar. os italianos sao como mudar de Belem do Para a Curitiba ou Florianopolis, nada mais do que isso, eu acho que os italianos sao atè menos preconceituosos que outros brasileiros. Seja mais grato por nao ser mais assaltado no farol, por ter hospitais bacanas e gratis, por viver sem medo de assaltos e se teu filho vai ta legal na escola, a alternativa è voltar pra Osasco! 😂
Eu nao acredito nao me sinto assim eu acho que eles tratam todo mundo mal independente se é italiano pu nao,ele nao são receptivos como nos brasileiros
Cada dia que assisto este canal, vejo que está caída vez pior, 3 anos na Itália, não tem ambição em melhorar a situação da sua família filhos etc aposentadoria, o cara só quer viver um dia após o outro, vejo que este canal não é para mim, boa sorte a todos que seguem oque ele diz.
Aqui no Brasil o povo só falta lamber o chão para estrangeiros, claro que não são todos né mas os americanos e Frances, nesses países somos tratados iguais lixo. O Brasil tá um horror mas como dis minha filha temos o Sus 🤣🤣🤣
Sabe Vini, sou casada com um ingles filho de italianos, eles emigraram ainda jovens e tiveram os filhos e toda uma vida na inglaterra, mas meu marido qdo pequeno, apesar de ter nascido na inglaterra, mas ter sobrenome italiano sofreu muito buliyng .Aqui no brasil principalmente o povo do sul, se sente superior pois tem raizes europeias mas mal sabem que se forem morar lá serão considerados sempre estrangeiro....sofremos a sindome de vira-latas, sempre valorizando o q vem de fora, triste! Parabéns pelo video
Com todo respeito, com 1 ano de Itália devo viver em outro país em relação ao que você vive. Acredito que você sofra da síndrome do vira lata. A imigração nāo é para os fracos e para os meninos, e exige resiliência, e talvez falando assim vc não tenha. Abraço
Sou casado com uma italiana a 40 anos, o meu sogro era gerente de produção na Fiat. Agora está aposentado, já fui várias vezes lá e nunca tive vontade de morar. Minha mulher muito menos, nunca mais quis sair do Brasil. Não entendo porque essa vontade toda de ser cidadão italiano ou sair do Brasil.
Em qual cidade você mora so por curiosidade acho muito bonito ai... Eu tenho cidadania Italiana queri morar em uma cidade pequena pra aprender com minha família o Italiano
Perfeito ! Morei por anos na Itália , na Umbria . Os italianos em geral não dão qualquer importância e relevância se você tem ascendência italiana. Esta exaltação afetiva à cultura italiana em algumas cidades do Brasil só existe na nossa cabeça . Eles simplesmente não se importam com isto . Não dão qualquer valor .Foi meu primeiro choque cultural.
Isso é verdade, mesmo com passaporte italiano sempre será estrangeiro, os melhores cargos mesmo em fábricas primeiro aos italianos, o que eles não querem fazer dão aos estrangeiros. Eles tem a visão de estrangeiros até com os próprios italianos, um napolitano é considerado gente de segunda e eles não se consideram italiano, só o são quando vão pedir algum direito ao Estado!
Acho isso deles tratarem as pessoas como estrangeiros, mesmo com a cidadania italiana, algo muito natural.
Você se criou com eles? Tem os mesmos costumes deles? Entende as gírias da infância deles? Então devemos nos colocar no lugar deles...
Eu trabalhei uns 15 anos com uma alemão que já morava a uns 40 anos no Brasil... Ele era super gente boa, super divertido e alegre... Todos o tratavam muito bem e tal... Mas não adianta, ele sempre foi, é e será um estrangeiro...
Mas afirmo: num futuro não muito distante, países como Alemanha, Itália e Coreia do Sul estarão implorando para que pessoas jovens imigrem para esses países...
@@FabianoPetrillonão vão. Já tem jovens muçulmanos indo aos montes pra lá
@@FabianoPetrillo
Vini, sei un ragazzo profondo ed in gamba. Resisti, ti auguro il meglio
Concordo Vini! Sou imigrante tbm, mas no Canadá. Minha psicóloga falava no BR qdo estava no BR: “seus problemas não vão acabar com a mudança de país” pura verdade!
Depende de quais problemas...
Pois viver num local com mais estabilidade economica e melhor qualidade de vida, influencia muito , pelo menos no nosso humor
Morei na Itália de janeiro de 2019 a janeiro de 2021. Nunca tive problemas como imigrante, mesmo tendo cidadania italiana. Amei o país e quem conviveu comigo também gostaram muito. Quem faz o clima e o ambiente é vc mesmo. Aqui ou fora do país.
Vdd
Ele está falando da burocracia para documentos isso piorou depois da pendência, determinadas cidades italianas os italianos são frios e também nos últimos anos pelo excesso de emigração está aumentando muito a descriminação contra o estrangeiro, os alugueis nos últimos anos estão nas estrelas e fica difícil morar nas grandes cidades,mas essa realidade está mudando em toda Europa,a Europa de hoje não e a Europa de 20 anos atrás, outra coisa infelizmente os brasileiros fora do Brasil não são unidos, a comunidade brasileira na Europa são invejosos egoístas cada um pôr si Deus por todos, diferente das comunidades peruvianos equatorianos ,ucrainos russos filipinos que são unidos se ajudam entre eles, até os europeus já notaram essas características negativas dos brasileiros na Europa,parece que quando um brasileiro sei do Brasil gira uma chave neles 😮😮😮😮
Parabéns pelo vídeo! Muito bom!
Excelente suas reflexões, expressou todos os aspectos que penso e passo por aqui na Itália! Mto bom o toque que vc falou da fuga de si, é importante esse alerta!
Já vi vários vídeos seus e também de outros brasileiros que foram não só para a Itália mas também pra outros países de primeiro mundo e vejo muita divergência de vivências, de oportunidades, de opiniões... Mas vejo muito poucos, mas poucos mesmos com vontade de voltar para o Brasil de forma definitiva em função dessas "frustrações e aprendizados", acredito que cada um tem um estilo, e não importa muito onde você estiver, você não muda muito esse estilo... Tomara que você se encontre por ai com o passar dos anos e que a vida seja boa..
Parabéns! Não me canso de recomendar seu canal a pessoas que desejam fazer a experiência de viver em outro país.
Que honra! Muito obrigado, de coração 🙏🏻
Olha, morei na França por muitos anos, aliás fiz toda minha residência médica lá e me senti um estrangeiro nos 6 primeiros meses em Paris. Depois fui para o interior (Nancy) e fui entendendo a vida francesa, fiz amigos franceses com os quais convivia bastante, enfim, foram anos que adorei e que me fizeram não querer voltar ao Brasil e nunca , depois de Paris, me senti um estrangeiro no país. Por razões familiares voltei, fiz uma boa carreira aqui, sem jamais perder o contato com meus amigos franceses. Minha mãe é italiana e sempre tivemos contato com a família em San Donà di Piave, VE.
Ao me aposentar ano passado resolvi passar um tempo na Europa com meu cônjuge. Houve uma certa burocracia na obtenção de sua carta de permanência, mas o esperado........entrega de documentos traduzidos, comprovação de rendimentos, seguro saúde.....mas fomos recebidos muito bem na prefeitura de Cahors e em 60 dias ele tinha a carte de séjour.
Ficamos 6 meses em uma cidadezinha francesa (Labastide-Murat) que nos acolheu de braços abertos. Fomos chamados inclusive para participar das reuniões na prefeitura e vivemos em uma casa no meio do mato, ao lado também dos donos da fazenda que nos acolheram de braços abertos. Depois fomos para a cidade da minha família italiana por dois meses e, também, na cidade e orgãos públicos fomos super bem tratados e em nenhum momento, seja na França ou Itália, me senti estrangeiro. Então acredito que essa estranheza e essa dificuldades mais burocráticas sejam comuns nas cidades grandes, como Paris, Torino, Milão, etc. Nas cidades menores como Nancy, Cahors, San Donà di Piave, as pessoas, apesar de formais em um primeiro momento, são mais receptivas.
Eu adoro podcast com brasileiros fora do Brazil falando de suas experiências
Ola Vini, morei na italia ( Veneto, Piemonte e Reggio Emilia ) por 3 anos e retornei faz 30 dias para o Brasil ! Achei a Italia um pais sensacional com um povo acolhedor ! Mas a parte administrativa do pais é um caos! Eles tem muita dificultdade para cumprir prazos ....nada anda como esperado ....criam dificuldade burocraticas pra tudo ....Tudo atrasa e eles vao se enrolando ....uma bagunça ! por exemplo : A conversao da minha CARTEIRA de motorista italiana deveria demorar de 5 a 8 semanas e demorou 1 ano e 2 meses.
O contato com a natureza faz muita diferença mesmo. Em relação a rede de apoio, é desse jeito. Minha mãe, idosa , morava comigo há 1 ano e 4 meses, eu só saia se pudesse levá-la junto. Há 1 mês atrás ela faleceu, agora minha preocupação é com o meu gato 🐱, só poderei passar dias fora, se eu levá-lo, ou pagar alguém pra ficar vindo aqui ficar com ele. Animal de estimação também prende muito a gente.
Excelente reflexão!!
Não vejo a hora de ter minha própria impressão sobre isso tudo. Em breve estarei aí!
Flávia, moro na Itália isso é ilusão e por experiência própria aqui falta casa para alugar e você cai na mão de brasileiro que sublocam quartos vão roubar, destruir suas coisas e vão fazer ver que depende deles e não tem onde ir.Passei esse pesadelo quase um ano e meio: casa 6 quartos dividindo cozinha e banheiro com outros, hoje quero distância disso! Os caras vem para Europa muitos de pequenas cidades do Brasil. Tudo que eles não tem coragem de fazer onde nasceram vem fazer aqui ou seja se comportam mal.na Década de 90 a 2000 era cool ser brasileiro hoje pessoal local torce o nariz!
Sou Brasileiríssima do RJ. Já imigrei para dois países e falo bem a língua dos dois. Vivi 32 anos em um país e 4 anos no outro. Sim, sempre fui tratada como “estrangeira” ou “Brasileira.” Não seria diferente na Itália.
Estou pensando em me aposentar na Itália e quero analisar o tema direito à cidadania pela minha bisavó. Não espero que me tratem bem na Itália. As pessoas não aceitam bem imigrantes quando a economia mundial está tão incerta. Agora mais que nunca o mundo mudou e o Brasil ainda não é o pior lugar do mundo. Sim, ansiedade de contas e trabalho viajam bem na mala 😂 Sim, muitos problemas estão simplesmente dentro da gente e afeta a nossa realidade, em qualquer lugar do mundo. Percebo também que muitos Brasileiros encaram um novo país com expectativas muito ilusórias. Triste.
Vini, muito obrigado pela sua autenticidade. ajuda muito as pessoas, wue Deus abençoe vc e sua famiglia 🇮🇹🙌🇧🇷🙏
Gosto de suas reflexões!
Grande Vini, blz! Que paisagem maravilhosa ao fundo. Você disse a frase mágica: "viver com pouco e esse pouco é o suficiente para se manter". É essa a minha meta para 2025. Já realizei todos os meus sonhos aqui no Brasil, agora o próximo passo e buscar essa tranquilidade com pouco.
Valeu a sua reflexão! Abraço
Pura verdade! Melhor enfrentar seus problemas no habitat conhecido... Não se foge de problemas... os FANTASMAS vão junto 😂😂.
Super consensioso, como sempre!👏🏻👏🏻👏🏻
Exatamente kkkk abraço Ana!
Vini não temos mesmo o controlo de nada na vida 😅 vocês ainda são jovens é a vida que nos ensina❤ eu também fui imigrante eu entendo os Italianos sao muito patriotas e tradicionais portanto tem uma outra forma de ver as leis desejo que o universo lhes traga boas energias ❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Mais que patriotas temos uma forte raiz cultural
Obrigado querida ❤️
Bela reflexão da sua caminhada cara, a Itália é um excelente país para muitas pessoas recomeçar a vida levando muita pancada e regada de burocracia.😂 Se aguentou 3 anos os próximos serão fichinha.
Penso diferente de você em algumas questões como profissional e problemas que a gente acaba "importando" do Brasil mas obviamente cada um tem uma opinião, corre atrás como pode e vive como pode, o legal do seu canal é isso, obviamente além de você se expressar muito bem e trazer a sua realidade, você trás um tipo de conteúdo autêntico.
Eu por outro lado vou continuar na rodinha dos ratos😂 mas pelo menos amo e muito aquilo que eu escolhi fazer😊 acho que isso que importa no final.
Um abraço
Ótimo vídeo.
Olá Vini🎉 seu resumão muito bom, e verdadeiro ! Concordo que realmente ,não temos controle quanto as nossas documentações e a respeito do aluguel aqui na Itália
Parabéns pelo video 😊
a maturidade lhe permitiu ter essas percepções. De fato, pequenas questões não resolvidas ou aparentemente superáveis sempre seguem junto pra onde for. Tanto melhor poder "enfrentar" antes de uma efetiva mudança. Boa sorte!
🙏🏻🇮🇹
Não tem controle de nada! Exato, resumiu tudo 😢boa sorte
Vivo nos Estados Unidos ha 23 anos….minha familia ja esta misturada ja que meus filhos casaram com americanos, mas, o que posso falar, depois de tanto tempo, é que não vejo a hora de me aposentar para poder viver livremente nos dois países:Brasil e Estados Unidos……não ha problemas no meu país de origem, grande o sufuciente para impedir minha vontade de voltar a viver la…..assim somos nós, os imigrantes…..
ESTOU A 3 ANOS NA ITALIA. NO BRASIL FUI MILITAR, AQUI NA ITALIA SOU GUARDIA GIURATA E VOS DIGO, É DIFICIL! SIM, MELHOR QUE O BRASIL EM RELAÇAO A QUASE TUDO, MAS É MUITO DIFICIL. MUITOS NAO TEM NOÇAO DE COMO É, PODE SER UM BANHO DE AGUA FRIA.
Lindo esse lugar e o imagem ficou muito boa!
Sobre o controle (falta) da vida é verdade!
Sobre sempre ser estrangeiro, é verdade.
Sobre rede de apoio, faz falta mesmo.
Sim os problemas não somem por mudar de país.
Olha eu posso confirmar tudo isso. É muita coisa que acontece e que a gente é obrigada a aceitar, não temos o poder da escolha e nem o controle de absolutamente nada! Mentalmente eu fiquei bem abalada até tive que escolher ou pela minha saúde mental ou pela qualidade de vida que eu estava tendo. Ficamos contra a parede sempre e a escolha é complicada. A natureza a qualidade de vida me fazem falta hoje! Um grande abraço Vini!! Feliz semana!
Pois é Cristiane, vou te dizer que eu tô nesse seu mesmo sentimento.. me sinto dividido! É complicado
@viniportieri é muito difícil a decisão. Ao chegar de volta no Br é tudo muito complicado também e também muito frustrante!!! Se você me permite eu te aconselho a ter alguém de confiança para conversar, nem que seja um psicólogo (a) antes de dar os próximos passos. Parece simples mas não é ! Eu torço por você e pela sua esposa! Te envio bons pensamentos e boas energias!
Estou maratonando, parabéns 😊
Muito obrigado 😊🙏🏻
Esse negócio de se enganar achando que alguns problemas se resolveriam só por imigrar é muito verdade, estou há quase 2 meses, é um dos meus choques de realidade estando aqui é "Só estar na Itália/Europa não basta, a luta continua e aqui é ainda pior" kkkkk
Pois é mano.. os problemas só mudam de endereço kkkkk
Quando se é pobre, se é pobre em qualquer lugar, Europa, brasil, África. O que muda tudo é ter dinheiro.
Falou tudo Vini, e o aprendizado da vida simples, tb aconteceu comigo, sucesso sempre p vc 🎉🎉🎉
Eu moro ha 30 anos na Itália, lombardia, olha super de boa, eu não esperava ser tratada como rainha por eles e nao aconteceu, basta nao ser pretencioso assim não teras desilusao, acho isso problemas de pessoas que esperam muito do proximo depois se frustram. Seja correto viva tua vida e deixe os outros viverem as deles e se darà bem em qualquer lugar.
Bom vídeo lembro quando você começou eu ainda estava no Brasil o tempo passa em amigo
Moro na Italia e toda a familia està Aqui ou na franca. Morei no norte da Europa mas acabei voltando porque a Italia no.meu caso sinto Como minha casa. Dependendo do trabalho que se Faz Aqui, a Pessoa se sente integrata ou nao. Por incrivel q pareca o tipo do nivel educacional DOS italianos com quem VC trabalha muda muito. O ultimo trabalho q fiz foi o pior da minha vida. O trabalho atual è o melhor. Estou trabalhando em um lugar onde ainda nao se costuma ver estrangeiros. E eu sou o mais colorado ali. Me sinto integrado. Os italianos precisam te conhecer, ver Como VC trabalha pra te considerar.
Oi Vini,
Você tem razão no que disse. Estou em Ivrea e precisei resolver algumas papeladas relacionadas à casa. É difícil comunicar com eles ou pedir informações, pois podem dar respostas diferentes para a mesma questão, o que complica ainda mais a solução do problema. Por isso, saber italiano é tão importante.
Boa sorte aí!
Muito importante este vídeo!
Bem colocado todos os pontos e te digo mais, sobre estar em contato com a natureza e migrar não te isentar dos conflitos internos, são conclusões que eu confirmo todos os santos dias desde que vim pra Itália. 😅
Sucesso e abraço pra vcs!
Kkkk pois é Dani! um abraço 🙏🏻
Muito bom
Eu recomendo a todos que tem direito e condições a fazer uma cidadania europeia, porém, recomendo antes de sair do Brasil no caso de quem mora em grandes centros a fazer uma experiência em cidades menores no interior de SP por exemplo. Tem um clima agradável e oportunidades. Ei trabalho com reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa, embora não seja da minha conta o porque alguém queira ter outra cidadania, quando me perguntam sobre o que eu acho sempre acabo passando esse ponto de vista. Vale sim a pena fazer uma experiência, mas belas paisagens não te transportam para um conto de fadas.
@ricardolongo1864 Você poderia citar algumas dessas cidades no interior de SP? Obrigada.
ricardolongo1864 Você poderia citar algumas dessas cidades no interior de SP?
@Cana-of8cf vou citar algumas. Caso queira mesclar qualidade de vida e oportunidade de trabalho, escolha cidades próximas as cidades de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Marília ou Bauru. Cidades da Questa como Botucatu, São Manuel, Torrinha, Águas de São Pedro. Ou mais próximas de Avare também podem ser uma ótima opção. Matão ou Araraquara também são ótimas opções. E caso goste de calor e rios, Barra Bonita, Igaraçu do Tietê e Brotas. Lençois Paulista e Agudos são próximas da Questa e com muitas oportunidades de trabalho, inclusive em multinacionais. Consulte o IDH destas cidades e verá que são altos. Esse conselho vale também para o interior do Paraná e Santa Catarina. Pesquise antes de deixar o pais.
Obrigada.
@@ricardolongo1864, eu incluo AMERICANA, já li muito sobre essa cidade.
Video muito interessante, Vini. Acho muito importante expor que as coisas não "se resolvem" com imigração, e que os problemas podem ser trazidos junto contigo se vc nao estiver bem resolvido. Eu mesmo tenho medo de imigrar solteiro e não arrumar mulher kkkkkkk, vai que eu saio do Brasil e fico sozinho na Italia, no Brasil eu sei que é mais tranquilo isso, mas e fora? Tem que estar bem resolvido e entender as consequências dos seus atos e saber se será possível e conviver com isso
Eu confio no seu charme, Lucas! Kkkkkk vem sem medo
Finalmente encontrei alguém que enxerga o mesmo que eu!
Muito bom esse vídeo.
No nosso caso, pensamos muito nas dificuldades que com certeza iremos enfrentar, mas pensamos muito na nossa filha e na educação dela.
Hoje ela estuda em escola particular no Brasil, está no 7° ano, e cada dia que passa está ficando mais difícil pagar a escola dela. Fora que aqui sempre tem aquela insegurança, então vamos encarar sim assim que sair a cidadania do meu marido. Vai muito do pq queremos imigrar e por ela com certeza vale a oena encarar tudo isso.
Vai sim Samy! Sucesso pra vcs 🙏🏻
Entendo que algumas coisas que você disse é relativo! Fiz muita amizade com as pessoas do comune que eu fiz minha cidadania, é como em qualquer lugar, você precisa ganhar a confiança deles, e eles vão retribuir. Mas, já fui expulso em Bologna de uma partição pública, de forma grosseira e gratuita. Então como disse, é relativo. Procure frequentar mais lugares com italianos, pub, bar, café, etc nesse aspecto sempre fui bem tratado e já fiz algumas amizades
Fala Vini. Abraço 👏👏👏
Abraço mano!
Sucesso pra vc 👏👏👏🇧🇷
🙏🏻❤️
Belo entendimento do "novo/diferente". Viver é preciso... aprender é necessário.👏👏👏
É isso aí 🙏🏻
Interior da Itália é muito bom 🌹
Você é sábio
Olá, Vini.
Como é viver com gatos aí? Eu e minha esposa queremos fazer esta mudança mas algo que pra mim é inegociável é levar nossos gatos, foi difícil levar seus amimais? As casas alugadas podem ser teladas?
Ola vini sou It holandês passei por isso in Brasil pois não sou fluente no português já que minha língua é o neerlandes.
Prazer amigo, moro no interior de Torino!
Vini ,no tienen ganas de provar vivir en el sur,ya que son mas amenos,estoy siempre mirando tus videos ,ya te escribi en otro video y me contestaste ,saludos y suerte para ti y tu esposa ,en marzo me mudo para ahi con mi familia para la region de molise ,abrazos 🇺🇾🇺🇾🇺🇾
Gracias Claudia! 🙏🏻🇮🇹
Acho que seremos sempre imigrantes, o bicho estranho no ninho, talvez a sensação passe depois de muitos anos. Uma coisa que eu acrescentaria na lista que aconteceu comigo foi ter mais orgulho do meu país, ver coisas que no Brasil a gente tem e aqui não.
Ahh droga, verdade!! Kkkkk eu poderia facilmente ter colocado esse tópico.. eu valorizo o Brasil e as paradas de lá bem mais.. realmente
Estou me preparando psicologicamente pra mudança
Força Débora, precisando tamos aí 🙏🏻
@viniportieri grazie mille Vini.
Força pra vocês também!
Boa noite! Vi que você uma vez fez um video com a Ana do canal Da Italia para o Brasil. Você tem alguma noticia dela? Ela parou de fazer videos e agora os comentários estao desativados nos vídeos dela. Estamos preocupados.
Hallo Vini!
Você sabe se aconteceu algo com a Ana do canal "da Itália para o Brasil "?
Ela sumiu e todos os videos estão bloqueados para escrever.
Obrigada 🤗
Opa, beleza? Eu entrei em contato com ela semana passada e ela me disse que está tudo bem, só não deu detalhes de quando volta e tal
@viniportieri Ok, muito obrigada. Boa noite. 🤗
Acho que pra quem é introvertido até no Brasil está ruim. Depois da pandemia as pessoas ficaram mais fechadas
O brasilero também deveria ser assim com imigrantes, no entanto são totalmente acolhedores. Bjs ❤❤❤
Vídeo incrível, você trabalha por 40 anos para ter R$ 1 milhão na aposentadoria, enquanto algumas pessoas estão investindo apenas R$ 10 mil em negociações há apenas alguns meses e agora são multimilionárias
Uau, estou surpreso de ver Janet mencionada aqui também. Eu não sabia que ela tinha sido gentil com tantas pessoas.
Acho que sou abençoada, senão não teria conhecido alguém tão espetacular quanto a especialista Sra. Janet...
Altamente recomendado 🙌
As histórias de sucesso da Sra. Sara Torini estão por toda parte, em todos os lugares
Lembro-me de amigos me chamando de louco quando comecei, mas agora eu os calo com meus quatro
Figura semanal retornada
Vi a recomendação sobre Kathy, mas não me incomodei em conversar com ela. Na verdade, continuo perdendo. Ainda não entendi como o mercado Forex funciona. Vou apenas procurá-la.
isso ai, ate com meu pai acontece isso, meu pai que é italiano!
na cidade dele que teve problemas com terremoto de 2015 2016 não lembro estou aqui com ele e tá difícil achar um local pra ele ficar lembrando ele é italiano!
está desde 2023 procurando um lugar pra ficar pra poder alugar é assim ..
As agencias imobiliarias nao alugam casa para extrangeiros.
Para conseguir alugar Uma casa necessario q alguem te apresenta para o proprietario.
Essa questão de ser sentir "um estranho no ninho" éa coisa q mais me incomoda aqui na Itália... Tipo, entendo total qm vem perguntar de onde somos, pq viemos, etc, qdo vamos almoçar em algum lugar e nos ouvem falar português.
Mas, por exemplo, meu marido chegou aqui um pouco antes de eu vir com as nossas filhas, mas basicamente moramos no msm lugar há 2 anos já e TODOS OS DIAS as pessoas ficam olhando pra nossa cara como se fôssemos ETs. É bastante irritante.
E realmente são poucos os italianos q fazem questão de te integrar. Aqui minhas filhas frequentam a escola e já aconteceu de sermos convidados para festinhas de aniversário e nos isolarem, sabe? São coisas q desanimam, mas vamos aqui fazendo nossa parte.
Um abraço!
Exatamente Carol.. eu vivo na mesma zona há 3 anos e nada mudou tbm.. me chamaram pra um campeonato de basquete uma vez, finalmente achei que estaria sendo incluído na dinâmica deles, que nada.. como vc disse, me isolaram. No ano seguinte nem se quer me convidaram pro mesmo evento (contei com mais detalhes num vídeo chamado "sobre fazer amizade com italianos"). Se a gente foca muito nisso é deprimente.. espero o melhor pra vcs aí 🙏🏻
Se não fala italiano, seja brasileiro , espanhol , sueco, alemão, etc, nunca irá ser integrado pela comunidade. O primeiro passo para a integração é o domínio da língua para poder comunicar com os italianos.
@@luisoliveira9135 Exatamente, é isso. Se eles continuar falando português não vão se integrar nunca. Cheguei no Brasil da Italia em 2004, mesmo com mulher brasileira e um filho o choque da língua e da realidade da vida real (não como turista) foi grande. Tentei desde o primeiro dia de falar só português, hoje sou ainda "o italiano" mas perfeitamente integrado, com dois filhos, uma neta, um bom trabalho. A saudade da vida da Italia é enorme, mas não por isso deixei de lutar para ganhar respeito e dignidade nesse país.
Acho que muito disso tem a ver com a vivência italiana da própria família... A minha, apesar de terem ido para São Paulo, onde nasci, sempre teve isso e eu nunca tive problema nenhum em qualquer dos países. E muito menos quando transferi minha residência para il comune di Perugia, há 25 anos atrás e passei 11 anos seguidos morando na Umbria. E mesmo que minha família fosse de Ferrara) Emilia...rss
Parabéns pelos 18k inscritos Vini!! Continue fazendo esse trabalho bacana trazendo a realidade, a burocracia e as dificuldades de viver na Itália. Parabéns e Obrigado! Tô com a minha cidadania reconhecida, passaporte italiano e etc,mas hoje já não tenho mais o sonho e o desejo de imigrar pra Itália. Quero só visitar mesmo..rsrs
Obrigado cara! Te entendo completamente! Um abraço e sucesso 🙏🏻
Estou indo em janeiro, com apenas 5k euro e ainda nem sei onde vou ficar mas estou querendo ir p torino (tenho passaporte e códice fiscale já)
Brincadeirinha a parte, mas é realidade. Só quem passou por isso, sabe como é.
Vini, sou novo no canal, pretendo ir para a itelia, mas não sei quais profissões são mais aclamadas para estrangeiros... se alguém puder me dar uma luz, ficarei grato
Atenção Vini : "Bots" aqui nos comentários, BLOQUEIA !
Vini dove vivi in Italia?
Mas eles maltratam as pessoas, não é possível!!! O tratamento diferente eu entendo porque é claro que quem não nasceu num país nunca será tratado como local… um papel não é suficiente e sim uma história ao longo dos anos que vc constrói num lugar …eu me sinto uma estranha no meu país então seja possível que eu me sinta melhor fora, o seu canal para mim é uma referência 🎉🎉 obrigada 😊
Valeu Mery!
Vini, comentei no seu video e vc falou que também tinha o sobrenome Casagrande. Vc falou que era do interior de SP...
Fiquei curioso porque eu sou de Limeira SP mas o sobrenome vem ali de Sta Bárbara D'oeste, Capivari também... Sera que temos parentesco mesmo?
O italiano da minha familia veio de romagnano, ali perto de Trento
Só pra matar a curiosidade mesmo!
Abraços
Fala Arthur! Meus parentes da parte do Casagrande são de Mairinque! Eu fiz algumas pesquisas já e encontrei alguns parentes na região do Trento também, pode ser que sejamos parentes mesmo kkkkk
Como é a agropecuaria na Itália?
Já ouvi dizer que é bem forte Bruno.. qualquer dia trago um vídeo dedicato pra falar mais sobre 🙏🏻
Chega de fora não fala Italiano não fala o dialeto, claro que não é diferente, como se um Nordestino que fosse pro Sul não fosse tratado diferente
Ciao amico. Sou imigrante na China, moro há doze anos aqui, e estou reconhecendo a cidadania italiana por via judicial! Anch'io studio l'italiano tutti i giorni con l'intelligenza artificiale.😅
Boa! Kkkk que legal cara, bem inusitado 😆🇮🇹
@viniportieri kkk sim
A Itália é um país muito complicado, como turista é bem diferente de morar , não gostei.
❤❤❤
Mano vc é um otimo youtuber mas ar mais limpo, brother? 😂😂😂😂 no piemonte? O ar daí é muito poluído, o smog toma conta. Abraços
Comparado ao centro de Torino po, tá valendo kkkk
q M bro. volta pro BR
Cara, eu moro a 25 anos na Italia, todo esse drama eu nao vi, eu to dentro da sociedade italiana, desde o inicio, como no Brasil igualzinho. Sai do mato e fai fazer uns amigos nas cidades meu irmao. A tua visao è negativa pra carai do lugar onde fostes morar. os italianos sao como mudar de Belem do Para a Curitiba ou Florianopolis, nada mais do que isso, eu acho que os italianos sao atè menos preconceituosos que outros brasileiros. Seja mais grato por nao ser mais assaltado no farol, por ter hospitais bacanas e gratis, por viver sem medo de assaltos e se teu filho vai ta legal na escola, a alternativa è voltar pra Osasco! 😂
Eu nao acredito nao me sinto assim eu acho que eles tratam todo mundo mal independente se é italiano pu nao,ele nao são receptivos como nos brasileiros
UllallA
Cada dia que assisto este canal, vejo que está caída vez pior, 3 anos na Itália, não tem ambição em melhorar a situação da sua família filhos etc aposentadoria, o cara só quer viver um dia após o outro, vejo que este canal não é para mim, boa sorte a todos que seguem oque ele diz.
Aqui no Brasil o povo só falta lamber o chão para estrangeiros, claro que não são todos né mas os americanos e Frances, nesses países somos tratados iguais lixo. O Brasil tá um horror mas como dis minha filha temos o Sus 🤣🤣🤣
👏👏👏👏👏
Fora que esses que tem alguma ascendência pensam que são europeus
Sabe Vini, sou casada com um ingles filho de italianos, eles emigraram ainda jovens e tiveram os filhos e toda uma vida na inglaterra, mas meu marido qdo pequeno, apesar de ter nascido na inglaterra, mas ter sobrenome italiano sofreu muito buliyng .Aqui no brasil principalmente o povo do sul, se sente superior pois tem raizes europeias mas mal sabem que se forem morar lá serão considerados sempre estrangeiro....sofremos a sindome de vira-latas, sempre valorizando o q vem de fora, triste! Parabéns pelo video
Concordo e confirmo o que vc disse Sandra! É exatamente isso
Com todo respeito, com 1 ano de Itália devo viver em outro país em relação ao que você vive. Acredito que você sofra da síndrome do vira lata. A imigração nāo é para os fracos e para os meninos, e exige resiliência, e talvez falando assim vc não tenha.
Abraço
Está filosófico hoje Vini?!? 🤣🤣🤣🤣
Hj eu tô kkkkkkk
Sou casado com uma italiana a 40 anos, o meu sogro era gerente de produção na Fiat.
Agora está aposentado, já fui várias vezes lá e nunca tive vontade de morar.
Minha mulher muito menos, nunca mais quis sair do Brasil. Não entendo porque essa vontade toda de ser cidadão italiano ou sair do Brasil.
Em qual cidade você mora so por curiosidade acho muito bonito ai... Eu tenho cidadania Italiana queri morar em uma cidade pequena pra aprender com minha família o Italiano
É ivrea. Mas parece que eles vão mudar pra outra cidade
❤❤