Eu só assisti esse filme 1 ou 2 anos depois do lançamento, em uma aula da cadeira de Antropologia na Universidade. Foi um tapa na minha cara.... abriu minha cabeça para começar a questionar realidades impostas e trabalhar na criação da minha própria. Filmaço!!
Parece que rola sim, mas dizem que normalmente as pessoas não curtem muito não esse papo de ter que pular de ponte ou cortar pulso pra deixar a partida e sair do jogo"principalmente pq os players saem sem dar o GG, esses bad manners" :P
Pessoal, tem que lembrar de dar like antes de ver o vídeo. Tem mais visualizações do que likes. Eu tbm fico louco para vero video logo, mas vou criar o habito de curtir antes. O conteúdo deles é demais.
Por que curtir antes de ver? Meteoro virou o bastião da verdade ou do conteúdo 100% "demais"? Like é pra depois do vídeo, sempre tentando ver se a mensagem transmitida foi boa.
Muito legal o vídeo! Lembrei de um livro da professora da Marilena Chauí (FFLCH USP) que cita o filme Matriz, acho que tem tudo a ver com o vídeo. Abraços e parabéns pelo ótimo canal.
Legal, DPLS! Gostei da definição que apresentou, aqui delirando um pouco sobre definições acho eu só “tiraria” a questão do “livremente”, pois pessoas vivem em sistemas de prisão (de vários tipos, prisões convencionais, aprisionamento em sistemas econômicos, políticos e sociais tbm) mas esta continua sendo a realidade delas embora não possam (no geral) circular livremente entre as esferas destas formas de aprisionamento. Enfim, rs
Na época, tanto quanto o filme, o livro Matrix e a filosofia, da editora Madras, me impressionava demais. Marcou muito a filosofia de vida que assumi com os anos, me aproximou da ciência e da filosofia oriental e cristã.
@@juliocaetano7930 não tem como, eu não fiz busca relacionadas a algo do gênero. Outro dia alguém sugeriu em uma live. E hoje eu vi duas vezes no Instagram. Essa foi a terceira. Eu vou assistir sim, pois é um clássico.
Assista e atualize seu sistema operacional atrasado a 20 anos. E não se esqueça de procurar o anime depois da trilogia que é excelente e muito relevante.
@@GilbertoFreire26 meu anjo, então uma criança de 5 anos iria assistir Matrix. Como o filme é atemporal, pelo que dizem, estou exatamente no tempo certo.
Adoraria se vocês fizessem um vídeo falando sobre “incels”. Sei que não é um tema tão importante em comparação ao atual caos social, mas depois do vídeo lançado pelo “spotniks” fiquei assustada como o número de incels é grande no nosso país.
Acho interessante tbm a ideia de Rick and Morty, do episódio q tinha um mundo dentro da bateria da nave do Rick e dentro desse mundo tinha outro mundo, tbm criado, pra fornecer energia. Rss
reassisti a pouco tempo e fiquei chocado como a estética do filme envelheceu mal. Entretanto a filosofia do filme, os impactos dela, são cada vez mais atuais. Obrigado Meteoro
@@italohispanico8074 O segundo filme sim, já o primeiro é bem ruim em questão de efeitos. Schuwarzeneger "boneco de cera", tirando um dos olhos... É assustador de bizarro!
Os indivíduos nascem já inseridos numa estrutura de hábitos, costumes, normas e preconceitos. São poucos os que nela educados conseguem libertar-se e corrigir o que não é compatível com seu adiantamento moral e social. Esta educação é um principio, ao qual não se adquire sem abnegação, frustração e transformação... também chamou-lhe Freud, o principio da realidade.
Boa tarde. Gosto bastante das análises que vocês fazem sobre filmes e revendo essa análise sobre Matrix me lembrei de um outro filme que vocês como "amantes da sétima arte" talvez conheçam: Waking Life (2001). Se não viram ainda, para lhes dar uma ideia com uma explicação extremamente simplificada (talvez até injusta!), o filme trata de uma comparação entre sonho e realidade. Os diálogos são densos (ao menos para mim) passam por vários temas e em alguns momentos não consigo acompanhar! Acho que seria uma boa sugestão para realizar uma análise, mas só se vocês quiserem! Parabéns pelo trabalho! Um abraço!
*Reassisti a trilogia Matrix recentemente e percebi coisas que eu não havia pego antes.* A impressão que eu fiquei é de que Zion também é uma segunda simulação para as mentes que rejeitaram a primeira simulação. Na Matrix, os animais, a Oráculo, o agente Smith, o francês, o chaveiro, o Serafim: Todos eles são programas. E cada um possui o seu propósito. Se um programa fica obsoleto, ele é isolado/exilado e vai parar na estação de trem. O francês ficou obsoleto com a chegada da Oráculo. No entanto, ele se rebelou e conseguiu escapar do exílio e trouxe consigo outros programas que ele julgou serem úteis para ele. Como a simulação possuía falhas que iam se somando e causando problemas na Matrix, seria necessário adicionar um fator de correção, o que minimizaria os efeitos desse erros tenta manter a balança em equilíbrio. Esse "fator" é Neo. Dentro da Matrix o código é verde. Já em Zion o código é amarelo. O código de Serafim continua amarelo mesmo quando ele está dentro da Matrix, como se ele fosse um programa que roda em duas simulações diferentes.
Da uma olhada nos videos do canal O Elegante sobre Matrix. Existem sim várias hipóteses de que Zion está em uma segunda camada da Matrix, e que na real ninguém conseguiu se libertar das simulações (e é bastante improvável que consigam).
@@RobertoLyrio Já maratonei a playlist sobre Matrix do canal Elegante. Na verdade, foi justamente depois de assistir a essa playlist que eu revi a trilogia. Obrigado pela indicação!
Lembro q na Escola uma vez eu fiz o trabalho de filosofia sobre o Matrix. com certeza foi um dos trabalhos que eu mais gosto de fazer na época da escola.
Faltou falar sobre o livro Simulacra and Simulation do Jean Baudrillard. Que foi basicamente quem inventou esse conceito de simulacro digital da realidade.
Eu percebo que muitos vídeos aqui são lançados e eu já vi !! Acho raro que não tenham uma marcação indicado quando foi lançado esse vídeo e que está sendo subido novamente !! Assim combinaria com esse " si vc quiser " que é bem chatinho ouvir isso a toda hora !!
Pessoal, por que o Meteoro está republicando vídeos antigos? Posso pedir licença para dar uma pequena sugestão para vocês? Seria legal que fosse indicado de maneira mais clara quando um vídeo for uma republicação de um conteúdo antigo (poderia ser algo no título). Eu não sei se isso tem afetado outras pessoas, mas o fato é que eu já vi praticamente todos os vídeo do Meteoro. Então, desde que vocês passaram a republicar vídeos antigos, eu passei a ter um trabalho adicional de pesquisar se o vídeo é uma republicação de um conteúdo antigo ou conteúdo novo. Faço isso só pra evitar de ficar assistindo novamente algo que eu já vi antes. Aproveito pra reafirmar o meu amor e admiração pelo Meteoro Brasil. Vocês são incríveis! Essa é só uma crítica construtiva (mais um pitaco do que uma crítica) que eu gostaria de compartilhar com muito carinho com vocês. Avaliem se ela faz sentido, ok? Abraços! Parabéns pelo lindo trabalho que vocês fazem!
Fato! E tempo é privilégio! Então, em vez de me fazer rever o vídeo, ou pesquisar pra confirmar que já vi, deem a informação logo. Pq isso evita de eu gastar um tempo que me é precioso e poderia estar vendo coisas novas, me informando mais, estudando, etc.
Muito bom, mas ficaria melhor se fosse mais atualizado, a Filosofia desde o século XX já se ocupa da relação realidade, virtual, atual, real, possível, impossível, ficção e etc. Gilles Deleuze, Bergson, Foucault, Derrida, Simondon e dentre outros já nos colocavam problemas análogos ao do filme, principalmente na relação humano/máquina, virtual/real. Pierre Lévy nos anos 90 já traz a tona que a questão entre virtualização e atualização na produção da nossa realidade que é essencial para ultrapassar de maneira mais interessante essa distinção entre "simulação" e realidade a fim de compreendermos a contemporaneidade. Indico as obras: "Diferença e repetição"; "O que é o virtual"; "As palavras e as coisas", "A individuação à luz das noções de forma e de informação"
Queria registrar aqui dois pontos que eu discordo bastante dos argumentos apresentados no vídeo. Vai ser meio TL;DR,, espero que alguém tenha saco de ler rs, mas quem quiser complementar algo ou apontar algum erro, fiquem à vontade. Primeiro, sobre o mito da caverna, é bem comum ver essa leitura de como vivemos em uma relaidade projetada sobre outra realidade, de forma recortada e em comparação com o filme Matrix e trazendo essa reflexão de o que é real, mas raramente vejo colocado em contexto na obra A República. O objetivo de Sócrates na obra é desenvolver toda uma argumentação sobre o que é a Verdade e como podemos reconhecê-la. A alegoria da caverna surge entre outras tantas metáforas e sitações mitológicas para descrever esse senso de como sabemos o que é verdade e como não conseguimos levá-la para quem não a entende, que precisamos necessariamente demonstrá-la... não era intenção criar uma noção de realidades paralelas, mas sim ilustrar esse senso sobre a grande Verdade, que mais tarde seria contestada por Nietsche como não haver apenas uma grande Verdade, mas sim várias visões diferentes dela. Aliás, a obra se desenvolve nesse senso de Verdade para desembocar na construção utópica de República de Sócrates, que se for analisada hoje é completamente inviável e desconectada da nossa realidade e de qualquer senso de como queremos que ela seja. Segundo, sobre a tese de Bostrom, é muito interessante e elaborado nos colocarmos na terceira hipótese e imaginar nosso mundo sobre essa perspectiva, mas pra mim parece bastante claro e inequívoco que na verdade estamos caminhando para a primeira hipótese, onde a civilização se extinguirá antes de ser capaz de construir uma simulação idêntica à realidade. Vocês usam o jogo God of War pra ilustrar como os jogos estão rapidamente evoluindo para um nível gráfico de realismo impressionante, mas qualquer um que entenda um pouco sobre desenvolvimento de jogos sabe que 99,99% do que o jogo 'simula' não passa de fumaça e espelhos, muito bem elaborado por programadores e designers, pra tornar a história de Kratos convincente e imersiva. Contudo, você só tem a opção de lutar ou morrer (e tentar de novo). Você não pode largar o machado e conversar com o monstro. Você não pode colher a grama no chão e manufaturar um artesanato e ir vender na praia. Não pode pedir pra moça o batom dela porque quer experimentar em você. Acredito que o poder de processamento necessário para uma simulação absoluta da realidade seja fisicamente inviável. Peço para a Ana que manja dessas coisas, que imagine uma simulação absoluta de algo bem simples. Eu tenho um girassol na minha janela. Vejo-o crescer um pouco todos os dias. Posso cortar suas folhas, escolher colocar mais ou menos água, experimentar suas sementes, destruí-la em pedaços minúsculos e irregulares e observar suas células num microscópio, ou fazer uma arte com suas flores. Imagine o quanto de processamento de linhas de código de simulação seria necessário para entregar isso para um usuário em tempo real, e considerando todas as infinitas variantes de interação com uma simples planta. O computador mais avançado hoje provavelmente travaria antes de renderizar o broto da flor na tela. Agora imagine o tamanho que um processador precisaria ter e a quantidade de energia demandada para aplicar isso em absolutamente tudo na realidade, toda a construção natural e física do mundo, todas as possibilidades de ações e reações desde roer minhas unhas até derrubar uma árvore em toda a complexidade que cada ação tem. Outra coisa que me incomodou bastante nesse vídeo, foi colocar a visão de um marqueteiro burguês e golpista como relevante nessa discussão. Se querem minha opinião, acho bastante oportuno para gente como ele quando um espectador questiona se estamos vivendo num videogame. É oportuno que aqueles menos privilegiados e seus consumidores, sintam subconscientemente que estamos acorrentados numa simulação, e só nos resta aguardar desapegados e apáticos de tudo que o Morpheus apareça para nos resgatar. Isso me leva de volta à alegoria da caverna. Não é uma questão de fuga de uma realidade para a outra, mas do reconhecimento de que sempre há verdades maiores do que somos capazes de enxergar, e precisamos aceitar a dor cegante de ir atrás delas constantemente.
acho que faltou vocês falarem um pouco tbm da trilogia do Sprawl do William Gibson (Neuromancer, Count Zero e Mona lisa Overdrive) que já falava de uma realidade simulada (inclusive usando o termo "matrix") que tbm foi usado como inspiração pra os filmes.
Eu acho bem desagradável assistir essas repostagens sem qualquer tipo de aviso do meteoro. Eu adoro o canal, adoro msm! Mas fico muito frustrado quando abro um link achando q é um vídeo novo e não é nem um remate, se trata apenas de uma reprise.
Acerca de jogos e redes sociais de imersão indistinguíveis da realidade, cabe lembra de Carpica (2009) [prequela de Battlestar Galactica (2004)] Claro que pode ter se inspirado em Matrix. É bem plausível. Ainda assim expande bastante a ideia, chegando, não só à senciência das máquinas, como dá emoções e alma.
Esse vídeo tem bastante a ver com a série WestWorld, e a microsoft acabou de registrar uma patente com relação também, por favor façam um vídeo sobre isso!
Dois pontos que eu gostaria de levantar. Primeiro é que as interações em mundos virtuais são sempre experiências incompletas. Segundo é que essa realidade em que o desenvolvimento tecnológico toma conta das relações humanas não resolve os problemas sociais. O meteoro deveria fazer um doc sobre a literatura cyberpunk
Se fosse para misturar com fé, a vida é um jogo onde Deus foi o criador e deu liberdade para fazer oq quiser. Poderia ser um jogo onde as pessoas reencarnariam toda vez que morre, ou teria um premio final após a morte. Sendo que para vencer teria que seguir as regrinhas do game. eita quanta viagem kkkkk.
Ótimo vídeo. Não querendo abusar, mas... seria perfeito se os trechos em inglês fossem traduzidos 😊 Não posso parar pra ler... ouço enquanto trabalho ✌
Matrix é sensacional, principalmente o primeiro Muitas referências filosóficas, com uma história baseada e com várias referências à Alice no País das Maravilhas Prof. Mario Cortella já falou sobre tbm
Amigos, espero não estar pedindo muito. Eu "vejo" muito os vídeos de vcs no carro, andando na rua, etc. Dá pra ver uma imagem ou outra mas é muiito complicado acompanhar os trechos em idioma estrangeiro com legenda. É possível dar uma resumida em áudio do que se esta falando ? Ajudaria muito! Infelizmente já tive que interromper vários vídeos (inclusive este) por não poder acompanhar a legenda naquele momento... :(
Matrix realmente é incrível. Traz muitos ruídos. Cada vez que assisto me encanto mais. Fora que Keanu sempre foi meu crush. Hahaha. Eu acredito que o espaço urbano é muito isso. Uma simulação. Não é natural, fato. Algumas pessoas conseguem acordar da programação do urbano.
que diferença faz se estamos ou não em uma simulção ? a realidade pode ser uma ambiente mais amistoso ou pior ou até mesmo indiferente ! a simulção atual não é satisfatória o suficiente ? se a simulação atual é satisfatória, devemos buscar entrar em contato com a realidade(mesmo que seja uma realidade pior) ?
Acharia interessante vocês darem uma olhada no livro "Superinteligência" do Nick Bostrom. Fala sobre super inteligências artificiais mas tem tudo a ver com realidades simuladas.
Acho que a melhor definição de Matrix que eu vi é do Zizek: Não é realmente uma escolha sobre ilusão e realidade, as ficções simbólicas da Matrix eram as que já estruturavam a nossa realidade. Eu quero uma terceira pílula!
na verdade não saímos da Caverna, apenas criamos a ilusão de "sair" de uma situação para entrar em outro tão "fechado" quanto, essa alegoria da Caverna é algo muito mais pessoal que coletivo, uma aceitação do que é real. e sobre realidades simuladas, a nº1 e a nª2 são as mais simples, a nº3 é algo que ta fora de se "provar" já que como vamos saber se estamos mesmo nela e ter consciência disso, não tem como provar que sim e nem que não, o conceito de realidade simulada, parece novamente dizer que "algo" está sobre o controle do universo, sobre nos...isso se chama crença, mesmo com toda roupagem física e filosófica
Se a por acaso estivermos vivendo uma simulação... E chegar o momento que criaremos a nossa simulação... Será um simulação dentro de outra simulação? Seremos tão "malvados" qtos os criadores desta? E se a civilização que criou está simulação já não existe mais e somos somente dados rodando infinitamente? E criando outras simulações?
Mas quem disse que seria boa para todos? Não nos esqueçamos nunca da verdade verdadeira apresentada pelo Thomas Hobbes, "o homem é o lobo do próprio homem". Sendo uma criatura desumana, o homem sentiria prazer ao impor sofrimento a outros homens, sem nunca esquecer, claro, do nível maior de simulação, aquele que nos mantém resignados, no beco da ignorância, crentes de que no paraíso, somente lá, somente depois da morte e somente no dia d e na hora h do juízo final, os aqui oprimidos lá serão exaltados.
Vi o Elon Musk no Joe Rogan e reassisti a trilogia toda semana passada. 1984 de George Orwell Exterminador do Futuro Blackmirror Admirável Mundo Novo ... também merecem menções nesse tema.
Matrix foi escrito baseado no conto simulacron 3, de Daniel Galouye... Outro filme com temática parecida, e que foi lançado na mesma época se chama 13o andar. Este talvez seja um pouco mais profundo e sem tantas apelações visuais. Mas trata da relação "existência e controle das realidades por simulações. Aconselho...
Quem sente dor e passa fome entre outras adversidades dessa vida,não constesta a nossa realidade física,porém,o que não tenho dúvidas é das paranoias,doidices,insensatez,demências do homem "moderno" na sua consciência obstinado em procurar aquilo que o distancia da verdade e o torna um ESCRAVO feliz.É preciso RENOVAR o entendimento sobre aquilo que nos foi apresentado como o certo.
Toda vez q falam de Matrix eu me sinto uma idosa! De qualquer forma um dos melhores filmes q já assisti. Fica pau a pau com interestelar. Sou fã de filmes de ficção científica e tecnologias.
É bem equívoco a centralidade que o vídeo atribui dessa tese na filosofia contemporânea. Ainda mais colocadas dessa forma. O que Platão, Descartes, Kant, discutem é bem mais sutil de delicado que isso. Questões do tipo podem até ter sido levantadas pela filosofia da mente, ou fil. da computação. Mas dificilmente foram tomadas a sério para durar até hoje. Podemos ver no vídeo mesmo que um pesquisador sério, o Tyson, não fez mais do que fazer chacota com o defensor dessa tese.
Nossa, passei anos da minha vida odiando Matrix e odiando filosofia antes de me permitir assistir novamente. Logo quando entrei no ensino médio, o primeiro assunto era filósofos pré-socráticos, e o livro ensinava o assunto a partir de Matrix. Eu não era lá muito chegada a filmes de ação, então ser forçada a assistir esse filme na escola e imediatamente ter que associar a pensamentos decorados de pessoas que não existem mais (que era como eu encarava a filosofia) foi tortura pra mim. Depois disso, nunca mais li nenhum outro capítulo do livro e peguei o mau hábito de pedir pra me explicarem o assunto no dia da prova, memorizar a maior parte e responder o suficiente pra passar. Só fui começar a me interessar pela filosofia lá pelo fim do ensino médio, pq entrou um outro professor que me mostrou a importância da filosofia para a ciência e aí começou a cair a ficha do tamanho da minha ignorância.
Pra quem está falando que o vídeo é reprise: na verdade esse é um bug na matrix, gerado quando ela se reseta para corrigir bugs. FREE YOUR MIND
Errado.
É um vídeo antigo do Meteoro. Eles repostaram.
=]
a chance de ser verdade é de 1 em 1 bilhão
Déjà vu
A gente que implantou a memória desse vídeo nos cérebros de vcs, mas nem assim vcs se ligam.
Eu só assisti esse filme 1 ou 2 anos depois do lançamento, em uma aula da cadeira de Antropologia na Universidade. Foi um tapa na minha cara.... abriu minha cabeça para começar a questionar realidades impostas e trabalhar na criação da minha própria. Filmaço!!
Na moral, se estamos numa realidade simulada... gostaria de pedir encarecidamente pro arquiteto me tirar do The Bad Place, rola?
Parece que rola sim, mas dizem que normalmente as pessoas não curtem muito não esse papo de ter que pular de ponte ou cortar pulso pra deixar a partida e sair do jogo"principalmente pq os players saem sem dar o GG, esses bad manners" :P
Tb quero isso.
eu AMO esse canal. Muito obrigado por existirem, é uma honra apoiar vocês, gratidão, gratidão, gratidão!
Sugestão pra vcs: quando for repost, deixa avisado na descrição, por favor :)
E se a ideia for apenas compartilhar novamente a informação que, a despeito do tempo decorrido, segue atual?
@@icsaguiar É uma ideia válida. Porém não custa nada deixar avisado
Exato. To achando super chato e bizarro essa repostagem cosntante de vídeos. Avisem que eu posso pular!
matrix é uma obra de arte perfeita veyy
Pessoal, tem que lembrar de dar like antes de ver o vídeo. Tem mais visualizações do que likes. Eu tbm fico louco para vero video logo, mas vou criar o habito de curtir antes. O conteúdo deles é demais.
Por que curtir antes de ver?
Meteoro virou o bastião da verdade ou do conteúdo 100% "demais"?
Like é pra depois do vídeo, sempre tentando ver se a mensagem transmitida foi boa.
@@oloko502 da pra tirar o like caso não goste, calma
@@oloko502 corretíssimo!
@@oloko502 a pessoa só quer ajudar. Não esquecer de dar like ajuda o canal no algoritmo. Se não gostar, só retirar o like como o rapaz disse
Sempre faço isso em todos o canais que vejo e se não gosto do conteúdo dou dislike ou retiro o like. Simples assim.
Muito legal o vídeo! Lembrei de um livro da professora da Marilena Chauí (FFLCH USP) que cita o filme Matriz, acho que tem tudo a ver com o vídeo. Abraços e parabéns pelo ótimo canal.
Sempre assisto e adoro a trilogia , é um marco filosófico
Eu vindo assitir pra colocar de citação na minha redação no Enem
Leia Baudrillard se esse tema te interessa, recomendo muito , boa sorte no enem, amanha sera um frade dia ,estamos juntos!
@@wisteria6656 Opa, obrigada pela recomendação, vamo q vamo
Usando todos os recusos disponíveis, né? Tudo bem que, depois da última prova, eu não espero nada "normal".
Também
Boa prova ✌️
"O universo é mental". Já dizia Hermes Trismegistro há mais 2.000 a.c quando falava sobre as 7 leia do universo. Leiam o Caibalion!
“Hermes Trismegisto e sua Tábua de Esmeralda...”
Trimegistro é um personagem ficcional, não existe nada escrito que seja dele realmente. Caibalion é um livro moderno.
@@rafaelladenthin7101 tabua de esmeralda????
@@gueresjohnson692 Corpus Hermeticum é atribuído a ele, a Tábua de Esmeralda também.
Corpus Hermeticum está custando 80$R na internet, com frete alguns trocados a mais, muito interessante aparecer este assunto aqui e agora.
Ter visto esse filme no cinema em 99, foi simplesmente sensacional.
Tamo junto!
inveja. Eu vi no cinema mas nao entendi porra nenhuma, pq tinha 10 anos
Nem nascido eu era ainda, que inveja boa kkk
Tinha 7 anos, mas só assisti bem depois já na TV.
A realidade simulada q existe são as "Ilusoões de Liberdade Política, Econoômica e Social".
Melhor comentário👏🏻👏🏻
@@josephabreu2369,
Me desculpe pelos erros de digitação, só os vi agora !
Legal, DPLS! Gostei da definição que apresentou, aqui delirando um pouco sobre definições acho eu só “tiraria” a questão do “livremente”, pois pessoas vivem em sistemas de prisão (de vários tipos, prisões convencionais, aprisionamento em sistemas econômicos, políticos e sociais tbm) mas esta continua sendo a realidade delas embora não possam (no geral) circular livremente entre as esferas destas formas de aprisionamento. Enfim, rs
Muito bom. Não é o primeiro vídeo a fazer essa análise Filosófica deste filme, mas com certeza é um dos melhores.
Nossa! Em 1999 me apaixonei por Matrix e consequentemente por filosofia, meu mundo mudou profundamente! Foi meu despertar.
Na época, tanto quanto o filme, o livro Matrix e a filosofia, da editora Madras, me impressionava demais. Marcou muito a filosofia de vida que assumi com os anos, me aproximou da ciência e da filosofia oriental e cristã.
Acho um máximo qndo usam um filme pra ilustrar uma linha de raciocínio
adorando revisitar vídeos clássicos do meteoro!
Eu amo demais esse vídeo, foi com ele que conheci o canal ❤️ parabéns e obrigada, vcs são maravilhosos!
Eu tenho que assistir Matrix. É um sinal, terceira vez no dia ouvindo falar. Put@ sincronicidade! 😲
Ou o algoritmo percebeu q vc gosta dos assuntos
Meu Deus! Veja logo. Tem na Netflix.
@@juliocaetano7930 não tem como, eu não fiz busca relacionadas a algo do gênero. Outro dia alguém sugeriu em uma live. E hoje eu vi duas vezes no Instagram. Essa foi a terceira. Eu vou assistir sim, pois é um clássico.
Assista e atualize seu sistema operacional atrasado a 20 anos. E não se esqueça de procurar o anime depois da trilogia que é excelente e muito relevante.
@@GilbertoFreire26 meu anjo, então uma criança de 5 anos iria assistir Matrix. Como o filme é atemporal, pelo que dizem, estou exatamente no tempo certo.
Adoraria se vocês fizessem um vídeo falando sobre “incels”. Sei que não é um tema tão importante em comparação ao atual caos social, mas depois do vídeo lançado pelo “spotniks” fiquei assustada como o número de incels é grande no nosso país.
Discordo, acho que é um tema importante. Isso é um problema de impacto social já relevante e que tende a aumentar.
Tem um vídeo do Philipe Peters que fala sobre o assunto
tem vídeo do canal Contra Points sobre tbm
Eu tive que procurar no google para saber o que é , acho válido. Vi que o Christian Dunker fez um vídeo sobre e gostaria de ver o meteoro!
Excel e um programa de computador amigo
Esse é um dos meu videos preferidos! Meu filme favorito, no meu canal favorito entrelaçado em ficção cientifica que atingiu a vida real! infalivel!
Acho interessante tbm a ideia de Rick and Morty, do episódio q tinha um mundo dentro da bateria da nave do Rick e dentro desse mundo tinha outro mundo, tbm criado, pra fornecer energia. Rss
reassisti a pouco tempo e fiquei chocado como a estética do filme envelheceu mal. Entretanto a filosofia do filme, os impactos dela, são cada vez mais atuais. Obrigado Meteoro
O unico filme q não envelheceu mal foi o Exterminador do Futuro de 91
@@italohispanico8074 O segundo filme sim, já o primeiro é bem ruim em questão de efeitos.
Schuwarzeneger "boneco de cera", tirando um dos olhos... É assustador de bizarro!
@@bryanm498 Sla, pr mais q acho efeitos práticos teatrais, ainda curto este estilo.
Os indivíduos nascem já inseridos numa estrutura de hábitos, costumes, normas e preconceitos. São poucos os que nela educados conseguem libertar-se e corrigir o que não é compatível com seu adiantamento moral e social. Esta educação é um principio, ao qual não se adquire sem abnegação, frustração e transformação... também chamou-lhe Freud, o principio da realidade.
Ou esse vídeo é um repost ou estou presenciando um déjà vu (uma falha na Matrix)
Teve até o carro com o adesivo.
A ciência já entende o deja vu. Não tem a ver com falha na matrix
@@gabrielj6609 não estrague a piada Hur dur
@@gabrielj6609 Jura .... 😮? , O meu deus...
@@Denislima1999 eu apenas não subestimo a burrice e a desinformação dos outros
Excelente resumo! Assistam o Anime tbm!
Esse debate eu assisti e achei muito bom, a hipótese da realidade simulada é muito interessante, vou até assistir novamente o debate, vlw
Tem coisas que a gente só relembra assistindo Meteoro. 👍❤
As vezes também imagino que exitem outras pessoas q nos observam e que podemos ser diversões para outros seres mas é muito louco isso.
Boa tarde.
Gosto bastante das análises que vocês fazem sobre filmes e revendo essa análise sobre Matrix me lembrei de um outro filme que vocês como "amantes da sétima arte" talvez conheçam: Waking Life (2001).
Se não viram ainda, para lhes dar uma ideia com uma explicação extremamente simplificada (talvez até injusta!), o filme trata de uma comparação entre sonho e realidade. Os diálogos são densos (ao menos para mim) passam por vários temas e em alguns momentos não consigo acompanhar!
Acho que seria uma boa sugestão para realizar uma análise, mas só se vocês quiserem!
Parabéns pelo trabalho!
Um abraço!
*Reassisti a trilogia Matrix recentemente e percebi coisas que eu não havia pego antes.*
A impressão que eu fiquei é de que Zion também é uma segunda simulação para as mentes que rejeitaram a primeira simulação.
Na Matrix, os animais, a Oráculo, o agente Smith, o francês, o chaveiro, o Serafim: Todos eles são programas. E cada um possui o seu propósito. Se um programa fica obsoleto, ele é isolado/exilado e vai parar na estação de trem. O francês ficou obsoleto com a chegada da Oráculo. No entanto, ele se rebelou e conseguiu escapar do exílio e trouxe consigo outros programas que ele julgou serem úteis para ele. Como a simulação possuía falhas que iam se somando e causando problemas na Matrix, seria necessário adicionar um fator de correção, o que minimizaria os efeitos desse erros tenta manter a balança em equilíbrio. Esse "fator" é Neo. Dentro da Matrix o código é verde. Já em Zion o código é amarelo. O código de Serafim continua amarelo mesmo quando ele está dentro da Matrix, como se ele fosse um programa que roda em duas simulações diferentes.
Da uma olhada nos videos do canal O Elegante sobre Matrix. Existem sim várias hipóteses de que Zion está em uma segunda camada da Matrix, e que na real ninguém conseguiu se libertar das simulações (e é bastante improvável que consigam).
@@RobertoLyrio Já maratonei a playlist sobre Matrix do canal Elegante. Na verdade, foi justamente depois de assistir a essa playlist que eu revi a trilogia. Obrigado pela indicação!
Lembro q na Escola uma vez eu fiz o trabalho de filosofia sobre o Matrix. com certeza foi um dos trabalhos que eu mais gosto de fazer na época da escola.
Como eu amo esse canal!
Meteoro vcs poderiam fazer um vídeo sobre o animê Ergo Proxy e sua simbologia e filosofia, por favor?
Coincidentemente revi a trilogia recentemente. Aprofundei mais as percepções que já tinha tido.
Matrix mudou minha vida.
Sempre bom rever
Ué, eles tão fazendo re upload? Vi esses dias logo depois de terminar Matrix
Tem um filme que assisti nos anos 90 e não é muito fácil de achar 13o andar, segue nesse tema também e é bem interessante.
Top clk
Amo muito esse filme
Faltou falar sobre o livro Simulacra and Simulation do Jean Baudrillard. Que foi basicamente quem inventou esse conceito de simulacro digital da realidade.
Eu percebo que muitos vídeos aqui são lançados e eu já vi !!
Acho raro que não tenham uma marcação indicado quando foi lançado esse vídeo e que está sendo subido novamente !!
Assim combinaria com esse " si vc quiser " que é bem chatinho ouvir isso a toda hora !!
Ficou excelente esse vídeo.
Pessoal, por que o Meteoro está republicando vídeos antigos? Posso pedir licença para dar uma pequena sugestão para vocês? Seria legal que fosse indicado de maneira mais clara quando um vídeo for uma republicação de um conteúdo antigo (poderia ser algo no título). Eu não sei se isso tem afetado outras pessoas, mas o fato é que eu já vi praticamente todos os vídeo do Meteoro. Então, desde que vocês passaram a republicar vídeos antigos, eu passei a ter um trabalho adicional de pesquisar se o vídeo é uma republicação de um conteúdo antigo ou conteúdo novo. Faço isso só pra evitar de ficar assistindo novamente algo que eu já vi antes. Aproveito pra reafirmar o meu amor e admiração pelo Meteoro Brasil. Vocês são incríveis! Essa é só uma crítica construtiva (mais um pitaco do que uma crítica) que eu gostaria de compartilhar com muito carinho com vocês. Avaliem se ela faz sentido, ok? Abraços! Parabéns pelo lindo trabalho que vocês fazem!
Sim! Ia ser otimo
Fato! E tempo é privilégio! Então, em vez de me fazer rever o vídeo, ou pesquisar pra confirmar que já vi, deem a informação logo. Pq isso evita de eu gastar um tempo que me é precioso e poderia estar vendo coisas novas, me informando mais, estudando, etc.
Saudade desses vídeos
vale a pena ver o Matrix 2 e 3?
Pq repostam os vídeos, quando fazem isso apagam o anterior?
Muito bom, mas ficaria melhor se fosse mais atualizado, a Filosofia desde o século XX já se ocupa da relação realidade, virtual, atual, real, possível, impossível, ficção e etc. Gilles Deleuze, Bergson, Foucault, Derrida, Simondon e dentre outros já nos colocavam problemas análogos ao do filme, principalmente na relação humano/máquina, virtual/real. Pierre Lévy nos anos 90 já traz a tona que a questão entre virtualização e atualização na produção da nossa realidade que é essencial para ultrapassar de maneira mais interessante essa distinção entre "simulação" e realidade a fim de compreendermos a contemporaneidade.
Indico as obras: "Diferença e repetição"; "O que é o virtual"; "As palavras e as coisas", "A individuação à luz das noções de forma e de informação"
Obrigado pelo vídeo.
Faz um vídeo explicando o que é THE YOGYAKARTA PRINCIPLES! ❤💕
Queria registrar aqui dois pontos que eu discordo bastante dos argumentos apresentados no vídeo. Vai ser meio TL;DR,, espero que alguém tenha saco de ler rs, mas quem quiser complementar algo ou apontar algum erro, fiquem à vontade.
Primeiro, sobre o mito da caverna, é bem comum ver essa leitura de como vivemos em uma relaidade projetada sobre outra realidade, de forma recortada e em comparação com o filme Matrix e trazendo essa reflexão de o que é real, mas raramente vejo colocado em contexto na obra A República. O objetivo de Sócrates na obra é desenvolver toda uma argumentação sobre o que é a Verdade e como podemos reconhecê-la. A alegoria da caverna surge entre outras tantas metáforas e sitações mitológicas para descrever esse senso de como sabemos o que é verdade e como não conseguimos levá-la para quem não a entende, que precisamos necessariamente demonstrá-la... não era intenção criar uma noção de realidades paralelas, mas sim ilustrar esse senso sobre a grande Verdade, que mais tarde seria contestada por Nietsche como não haver apenas uma grande Verdade, mas sim várias visões diferentes dela. Aliás, a obra se desenvolve nesse senso de Verdade para desembocar na construção utópica de República de Sócrates, que se for analisada hoje é completamente inviável e desconectada da nossa realidade e de qualquer senso de como queremos que ela seja.
Segundo, sobre a tese de Bostrom, é muito interessante e elaborado nos colocarmos na terceira hipótese e imaginar nosso mundo sobre essa perspectiva, mas pra mim parece bastante claro e inequívoco que na verdade estamos caminhando para a primeira hipótese, onde a civilização se extinguirá antes de ser capaz de construir uma simulação idêntica à realidade. Vocês usam o jogo God of War pra ilustrar como os jogos estão rapidamente evoluindo para um nível gráfico de realismo impressionante, mas qualquer um que entenda um pouco sobre desenvolvimento de jogos sabe que 99,99% do que o jogo 'simula' não passa de fumaça e espelhos, muito bem elaborado por programadores e designers, pra tornar a história de Kratos convincente e imersiva. Contudo, você só tem a opção de lutar ou morrer (e tentar de novo). Você não pode largar o machado e conversar com o monstro. Você não pode colher a grama no chão e manufaturar um artesanato e ir vender na praia. Não pode pedir pra moça o batom dela porque quer experimentar em você.
Acredito que o poder de processamento necessário para uma simulação absoluta da realidade seja fisicamente inviável. Peço para a Ana que manja dessas coisas, que imagine uma simulação absoluta de algo bem simples. Eu tenho um girassol na minha janela. Vejo-o crescer um pouco todos os dias. Posso cortar suas folhas, escolher colocar mais ou menos água, experimentar suas sementes, destruí-la em pedaços minúsculos e irregulares e observar suas células num microscópio, ou fazer uma arte com suas flores. Imagine o quanto de processamento de linhas de código de simulação seria necessário para entregar isso para um usuário em tempo real, e considerando todas as infinitas variantes de interação com uma simples planta. O computador mais avançado hoje provavelmente travaria antes de renderizar o broto da flor na tela. Agora imagine o tamanho que um processador precisaria ter e a quantidade de energia demandada para aplicar isso em absolutamente tudo na realidade, toda a construção natural e física do mundo, todas as possibilidades de ações e reações desde roer minhas unhas até derrubar uma árvore em toda a complexidade que cada ação tem.
Outra coisa que me incomodou bastante nesse vídeo, foi colocar a visão de um marqueteiro burguês e golpista como relevante nessa discussão. Se querem minha opinião, acho bastante oportuno para gente como ele quando um espectador questiona se estamos vivendo num videogame. É oportuno que aqueles menos privilegiados e seus consumidores, sintam subconscientemente que estamos acorrentados numa simulação, e só nos resta aguardar desapegados e apáticos de tudo que o Morpheus apareça para nos resgatar.
Isso me leva de volta à alegoria da caverna. Não é uma questão de fuga de uma realidade para a outra, mas do reconhecimento de que sempre há verdades maiores do que somos capazes de enxergar, e precisamos aceitar a dor cegante de ir atrás delas constantemente.
acho que faltou vocês falarem um pouco tbm da trilogia do Sprawl do William Gibson (Neuromancer, Count Zero e Mona lisa Overdrive) que já falava de uma realidade simulada (inclusive usando o termo "matrix") que tbm foi usado como inspiração pra os filmes.
Acho q muitos n sabem, mas isso e um repost de um video de 2019.
Pois é eu tava vendo isso e pensando será que eu sou um viajante no tempo hsushshshshsh
Eu acho bem desagradável assistir essas repostagens sem qualquer tipo de aviso do meteoro. Eu adoro o canal, adoro msm! Mas fico muito frustrado quando abro um link achando q é um vídeo novo e não é nem um remate, se trata apenas de uma reprise.
De qualquer forma, vale a pena ver de novo. 😄
Me liguei que era um vídeo antigo porque fala que matrix está perto de fazer 20 anos.
Na vdd não é um repost, vcs que estão tendo um déjà vu!
Acerca de jogos e redes sociais de imersão indistinguíveis da realidade, cabe lembra de Carpica (2009) [prequela de Battlestar Galactica (2004)]
Claro que pode ter se inspirado em Matrix. É bem plausível. Ainda assim expande bastante a ideia, chegando, não só à senciência das máquinas, como dá emoções e alma.
É vídeo repostado? Afinal, Matrix não vai fazer, mas já passou de 20 anos!
Acho que sim, já vi vários aqui repostados.
Sim, podem ter levado algum banimento por direito autoral. Daí editam e repostam
Ainda bem que achei esse comentário. Já estava achando que era um dejavu meu kkkkk
Esse vídeo tem bastante a ver com a série WestWorld, e a microsoft acabou de registrar uma patente com relação também, por favor façam um vídeo sobre isso!
Dois pontos que eu gostaria de levantar. Primeiro é que as interações em mundos virtuais são sempre experiências incompletas. Segundo é que essa realidade em que o desenvolvimento tecnológico toma conta das relações humanas não resolve os problemas sociais. O meteoro deveria fazer um doc sobre a literatura cyberpunk
Matrix é, desde 1999 meu filme predileto, já assisti, seguramente, mais de 20 vezes...
@Elisangela Maria ontem mesmo assisti a trilogia. Essa obra de arte do cinema e inevitável assistir uma única vez ao ano. Rsrsrsrs
@@rodrigoclint8574 acabei de assistir o primeiro 🤣 tipo, “ah nada pra fazer, vou botar um Matrix aqui” hahaha! Uma obra de arte, incansável!
Se fosse para misturar com fé, a vida é um jogo onde Deus foi o criador e deu liberdade para fazer oq quiser. Poderia ser um jogo onde as pessoas reencarnariam toda vez que morre, ou teria um premio final após a morte. Sendo que para vencer teria que seguir as regrinhas do game. eita quanta viagem kkkkk.
Acabou de sintetizar a doutrina espírita
@@Andre-mv1mp kkkk, vdd
Ótimo resumo! Daria um ótimo game, ainda mais colocando os personagens principais, teorias envolvidas, apócrifos e tudo.
Ótima análise
Ótimo vídeo. Não querendo abusar, mas... seria perfeito se os trechos em inglês fossem traduzidos 😊
Não posso parar pra ler... ouço enquanto trabalho ✌
Faz um vídeo sobre o final de matrix
Mais um conteúdo excelente
Obrigado por compartilhar
para mais videos de Matrix, canal: ELEGANTE, vale mto a pena!
Sim, o Elegante é foda nas análises de Matrix! Não tem melhor canal BR no UA-cam pra falar tudo sobre essa série...
Matrix é sensacional, principalmente o primeiro
Muitas referências filosóficas, com uma história baseada e com várias referências à Alice no País das Maravilhas
Prof. Mario Cortella já falou sobre tbm
Amigos, espero não estar pedindo muito. Eu "vejo" muito os vídeos de vcs no carro, andando na rua, etc. Dá pra ver uma imagem ou outra mas é muiito complicado acompanhar os trechos em idioma estrangeiro com legenda. É possível dar uma resumida em áudio do que se esta falando ? Ajudaria muito! Infelizmente já tive que interromper vários vídeos (inclusive este) por não poder acompanhar a legenda naquele momento... :(
Matrix realmente é incrível. Traz muitos ruídos. Cada vez que assisto me encanto mais. Fora que Keanu sempre foi meu crush. Hahaha.
Eu acredito que o espaço urbano é muito isso. Uma simulação. Não é natural, fato. Algumas pessoas conseguem acordar da programação do urbano.
que diferença faz se estamos ou não em uma simulção ?
a realidade pode ser uma ambiente mais amistoso ou pior ou até mesmo indiferente !
a simulção atual não é satisfatória o suficiente ?
se a simulação atual é satisfatória, devemos buscar entrar em contato com a realidade(mesmo que seja uma realidade pior) ?
Cyrus, é você?
@@marcusrp9 cyrus ?
Acharia interessante vocês darem uma olhada no livro "Superinteligência" do Nick Bostrom. Fala sobre super inteligências artificiais mas tem tudo a ver com realidades simuladas.
Perfeito!
Em 1999 também teve "O 13º Andar", que expande um pouco mais o conceito de realidade simulada.
Imagina ter tanta dificuldade de lidar com a realidade que vc se convence que isso tudo é uma simulação...
É o que teorias da conspiração fazem, muitos não q8erem ver a realidade que é cruel e por isso aceitam em coisas fantasiosas para explicar o mundo.
Assistindo em Paulo Afonso-BA !!!
Acho que a melhor definição de Matrix que eu vi é do Zizek:
Não é realmente uma escolha sobre ilusão e realidade, as ficções simbólicas da Matrix eram as que já estruturavam a nossa realidade. Eu quero uma terceira pílula!
Platão e a alegoria da caverna bebeu muito das filosofias da Índia 🇮🇳 (Gnomsofistas), e Matrix traz uma perspectiva da filosofia gnóstica e oriental
na verdade não saímos da Caverna, apenas criamos a ilusão de "sair" de uma situação para entrar em outro tão "fechado" quanto, essa alegoria da Caverna é algo muito mais pessoal que coletivo, uma aceitação do que é real. e sobre realidades simuladas, a nº1 e a nª2 são as mais simples, a nº3 é algo que ta fora de se "provar" já que como vamos saber se estamos mesmo nela e ter consciência disso, não tem como provar que sim e nem que não, o conceito de realidade simulada, parece novamente dizer que "algo" está sobre o controle do universo, sobre nos...isso se chama crença, mesmo com toda roupagem física e filosófica
Parabéns!
Poderiam avisar quando é repost
Se a por acaso estivermos vivendo uma simulação... E chegar o momento que criaremos a nossa simulação... Será um simulação dentro de outra simulação? Seremos tão "malvados" qtos os criadores desta? E se a civilização que criou está simulação já não existe mais e somos somente dados rodando infinitamente? E criando outras simulações?
que episódio!!!
A grande prova que nossa realidade é verdadeira, é que nossa realidade é ruim demais para ser mentira.
Mas quem disse que seria boa para todos? Não nos esqueçamos nunca da verdade verdadeira apresentada pelo Thomas Hobbes, "o homem é o lobo do próprio homem".
Sendo uma criatura desumana, o homem sentiria prazer ao impor sofrimento a outros homens, sem nunca esquecer, claro, do nível maior de simulação, aquele que nos mantém resignados, no beco da ignorância, crentes de que no paraíso, somente lá, somente depois da morte e somente no dia d e na hora h do juízo final, os aqui oprimidos lá serão exaltados.
Vi o Elon Musk no Joe Rogan e reassisti a trilogia toda semana passada.
1984 de George Orwell
Exterminador do Futuro
Blackmirror
Admirável Mundo Novo
... também merecem menções nesse tema.
Matrix foi escrito baseado no conto simulacron 3, de Daniel Galouye... Outro filme com temática parecida, e que foi lançado na mesma época se chama 13o andar. Este talvez seja um pouco mais profundo e sem tantas apelações visuais. Mas trata da relação "existência e controle das realidades por simulações. Aconselho...
Mil likes só pq começou com meu jogo preferido! Conker 🤎
Quem sente dor e passa fome entre outras adversidades dessa vida,não constesta a nossa realidade física,porém,o que não tenho dúvidas é das paranoias,doidices,insensatez,demências do homem "moderno" na sua consciência obstinado em procurar aquilo que o distancia da verdade e o torna um ESCRAVO feliz.É preciso RENOVAR o entendimento sobre aquilo que nos foi apresentado como o certo.
Vale lembrar tb, o "sacrifício" do Neo, e comparar com o de Sócrates.
Me parece mais com o sacrifício de Jesus.
@@GilbertoFreire26
É a jornada do herói.
Muito comum o herói se sacrificar pelo bem da humanidade ou de uma pessoa.
@@GilbertoFreire26 vdd🤗
@@victorvylion4536 Sim sim! O primeiro filme segue fielmente a sequência da jornada do herói mesmo.
@@victorvylion4536 quem é nosso herói é Deus e mais ninguém
Toda vez q falam de Matrix eu me sinto uma idosa! De qualquer forma um dos melhores filmes q já assisti. Fica pau a pau com interestelar. Sou fã de filmes de ficção científica e tecnologias.
Remake do video anterior sobre Matrix?
Boa Meteoro, assisti esse filme ontem de madrugada
Matrix é um filme alternativo, lançado por Hollywood. Muito bom esse vídeo.
Matrix sempre despertando o pensamento e a curiosidade, por isso não envelhece
esse vídeo foi respostado? faz tempo que vi ele...
É bem equívoco a centralidade que o vídeo atribui dessa tese na filosofia contemporânea. Ainda mais colocadas dessa forma. O que Platão, Descartes, Kant, discutem é bem mais sutil de delicado que isso.
Questões do tipo podem até ter sido levantadas pela filosofia da mente, ou fil. da computação. Mas dificilmente foram tomadas a sério para durar até hoje.
Podemos ver no vídeo mesmo que um pesquisador sério, o Tyson, não fez mais do que fazer chacota com o defensor dessa tese.
Pq o meteoro tá respostando os vídeos?
Boa Meteoro.
Outro filme que apresenta o cenário 03 é: O 13º andar.
Refilmagem de World on a Wire (Welt am Draht) de 1973.
Outra estética, outros dilemas.
Nossa, passei anos da minha vida odiando Matrix e odiando filosofia antes de me permitir assistir novamente. Logo quando entrei no ensino médio, o primeiro assunto era filósofos pré-socráticos, e o livro ensinava o assunto a partir de Matrix. Eu não era lá muito chegada a filmes de ação, então ser forçada a assistir esse filme na escola e imediatamente ter que associar a pensamentos decorados de pessoas que não existem mais (que era como eu encarava a filosofia) foi tortura pra mim. Depois disso, nunca mais li nenhum outro capítulo do livro e peguei o mau hábito de pedir pra me explicarem o assunto no dia da prova, memorizar a maior parte e responder o suficiente pra passar. Só fui começar a me interessar pela filosofia lá pelo fim do ensino médio, pq entrou um outro professor que me mostrou a importância da filosofia para a ciência e aí começou a cair a ficha do tamanho da minha ignorância.
Apenas o fato de nos questionarmos se estamos em uma simulação, já é a evidencia de que não estamos em uma simulação.
As refutações ao argumento tb são muito fortes. Eu mesmo tenho trabalhado nisso. Existe um viés nada trivial no argumento de Bostrom.