Canudos é um sentimento de pertencimento. Sou Prof. de História em Cansanção e apaixonado por esse fato histórico. Se Conselheiro tivesse tido suas ideias respeitadas com relação -- dentre outras coisas -- a resistência à república e ao golpe de 1889 não seríamos esse país a mercê da corrupção em proporções tão gigantescas. VIVA CANUDOS e VIVA CONSELHEIRO.
O Brasil tem histórias tristes e fascinantes, porém o povo brasileiro, muitos viram as costas para suas próprias raízes, e dão muito mais valor a histórias e acontecimentos de outros países.
Todas as vzs q assisto o documentário, três vzs Canudos, a emoção invade o meu íntimo, trazendo uma nostalgia de td q vivi com meu povo, minha infância, meu chão, meu Vaza _ Barris e meu Santo Antônio.
Sempre me interessei pela história da Guerra de canudos, pois ela foi a guerra entre dois mundos, o admirável mundo novo; presidencialista, federalista, industrializado, e que separava estado e religião. Enquanto que Conselheiro e o povo de Canudos representavam o velho jeito de governar; sob a bênção de Deus, e sob o manto da figura do Imperado Don Pedro II (Que desde criança se preparou para governar a nação, diferente de muitos presidentes que se seguiram com o titulo comprado pela oligarquia), e Abolicionista. O tempo em que se passava era a própria representação desta ilustração pois o infeliz fato se deu em 1896-1897, ou seja no fim do século XIX que marcou com isso o fim da velha maneira de governar pois muitos setores militares foram atingidos com o fim da monarquia, nossa marinha por exemplo nunca mais foi tão efetiva quanto na regência do marechal Joaquim Marques Lisboa que faleceu justamente em 1897. Ao Fim dessa guerra sangrenta e injusta, mesmo a república tendo "vencido", quem realmente conhece o que se seguiu com os soldados, o marechal de campo que comandou a 4° expedição, antônio conselheiro e os habitantes, até o próprio escritor Euclides da Cunha verá por sí mesmo que essa odisseia brasileira de Canudos não teve vencedor.
O massacre de Canudos faz parte da história do Brasil. O livro "Sertões", de Euclides da Cunha - um clássico da nossa literatura - é a melhor referência. O Estado tentou ocultar a história sob as águas e lamentavelmente as escolas não ensinam a respeito, consequentemente, o povo brasileiro continua sem conhecer a sua própria história.
O Livro Os Sertões distorce um pouco a realidade da comunidade de Belo Monte . É necessário ouvir as vozes locais , o ponto de vista dos descendentes dos sobreviventes , dos historiadores da região , visitar Canudos , adquirir lietraturas de escritores da região,para entender mais em profundidade a verdadeira realidade e os claros objetivos daquela sociedade de economia solidária . Eu visitei Canudos e adquiri uma visão mais próxima daquele povo . As informações que circulam são muito centradas na guerra e os conselheiristas são vistos como subversivos por parcela da sociedade . Não eram . Apenas queriam viver em comunidade de modo colaborativo e não competitivamente predativa, esta última caracteristica cada vez mais presente na sociedade atual , educada para competir e não colaborar . Belo Monte deixa esse exemplo de economia solidária .
CANUDOS "Sob o fogo da lembrança ainda arde entre montes soberbos e alinhados esqueletos de guerreiros e soldados devorados pela morte fria como a tarde Era outubro no país que descobria nos escombros de casebres sertanejos que a cidade encoberta por lampejos crepitava sob as chamas da utopia Não morriam os guerreiros adormecidos no silêncio ainda verberava a ira santa era a História exumando os esquecidos Ainda sangra sob o açude majestoso sob a aurora nosso povo luta e canta na memória os algozes estão vencidos" Euclides da Cunha
Também sou um conselheirista e não tenho dúvida que se a metade do exército brasileiro não tivesse dizimado Canudos na quarta expedição, com certeza Canudos séria a capital da Bahia, pois crescia assustadoramente.
aprendí de la Guerra de canudos a través de la novela La guerra del fin del mundo de Mario Vargas Llosa. Sería genial que doblaran este documental al español
O. Governo federal devia passar esse documentário sobre a guerra de canudos na tevê do senado para os brasileiros conhecer a sua história muitos não sabem
EU NUNCA ME CONFORMO COM A IDÉIA DE TER Q PAGAR ATÉ A ÁGUA Q BEBEMOS , E IMPOSTOS DE TUDO Q É JEITO PRA QUITAR TODO MÊS, E SE NUM PUDER, O PAU QUEBRA NAS COSTAS- É TRISTE
Lugar assombrado...espiritos ainda vagab lá, julgando estarem em luta...gritos e gemidos....choros. ...é horrível, é de gelar a espinha....vão lá e verão que não falo mentira!!!!😕😯😔😔
Canudos não precisava de exército, e sim de escolas assistência médica e odontológica, moradias dignas. pobres criaturas a mercê da sorte. que estupidez de prudente de Moraes e Gertulio Vargas. Viva o Nordeste viva o conselheiro.
Canudos prosperando, ninguém passando fome ali, todos se ajudando, respeitando... Governo: prosperando sem nos pagar impostos? Vamos lá exterminar todos Viva canudos, viva Antônio conselheiro!!!
"Ajuda do Dnocs ele foi muito útil para região"! Na minha pequena sabedoria, não consigo enxergar como benefício. Ę já vive em período de seca no Rio Grande do Norte. Quantas famílias perdeu lar, sua história, seu cantinho. Mas não desvalorizando a importância dessa 'barragem/açude". Uma história que tentam apagar, quanto custa " o desenvolvimento" no capitalismo ? #CanudosVive
@@User-kt7kj O capitalismo dizimou Canudos por 2 vezes e hoje vemos uma terceira tentativa de Canudos de se consolidar. Canudos nunca precisou do capitalismo para subsistir, o capitalismo sempre estará pronto para destruir cada nova Canudos que se forma.
A Vulgata Republicana esmagou essa sociedade alternativa chamada Canudos....o motivo foi Impostos e perda de mão de obra pobre nas fazendas....teve ali por traz as mãos dos coronéis....e a Igreja teve ciúmes do Conselheiro.....tempestade perfeita contra Canudos.......e essa senhora aí do vídeo....dá gargalhadas toda hora porque.?
SE O SISTEMA PERCEBER Q EXISTE ALGUÉM QUERENDO CONQUISTAR A LIBERDADE, ELE VEM LOGO E QUEBRA AS PERNAS - ESTÃO ACOSTUMADO A CONDUZIR O POVO NO CABRESTO COM BRIDE
Não li todos os comentários mas para enriquecer e abençoar no mês de outubro no dia 4 é o dia de São Francisco de Assis e Canudos começou a queimar e São Francisco de Assis a chorar por suas criaturinhas do Sertão de um ser tão bom ser Sertão bom ser tão bom Francisco de Assis ser bom ser Conselheiro conselhos do bem Querer dividir o pão na hora de ceiar a Terra é de Deus o arame farpado do capeta
Documentário mal feito pra cacete. Alguns testemunhos sem legenda, a maioria do conteúdo só falando da década de 40 e atualidades..pouco aproveitável no conteúdo histórico da guerra.
Por trás dessa tragédia três fatores concorreram para ela: o primeiro foi a Igreja Católica que Antônio Conselheiro não aceitou. Ela fez a intriga do reduto ao governo central; o segundo fator foi a pregação do Conselheiro defendendo a monarquia e afirmando que a democracia era governo do demo; assim sendo foram dizer junto ao governo central que o objetivo do reduto era uma revolução para restaurar a monarquia; terceiro fator foi quando o Conselheiro mandou fazer umas portas, pagou e não recebeu as portas; reclamou numa boa, como não recebeu as portas e nem o dinheiro atacou a cidade e praticou atrocidades no local.
Pelo que sei da história, ele não comprou portas, mas sim madeira para a construção de uma nova igreja. E que ele não atacou a cidade, ele apenas planejava ir com alguns homens para buscar a todo custo a sua madeira, que inclusive já estava paga mas que não queriam entregar. Daí se aproveitaram e escreveram uma carta ao governador dizendo que ele planejava invadir a cidade praticando estas atrocidades. Assim encontraram o apoio do governo que enviou as tropas do exército. Ele só queria trabalho, comida e bem estar para todos. O Brasil precisa de pessoas que pensassem assim.
Canudos é um sentimento de pertencimento. Sou Prof. de História em Cansanção e apaixonado por esse fato histórico.
Se Conselheiro tivesse tido suas ideias respeitadas com relação -- dentre outras coisas -- a resistência à república e ao golpe de 1889 não seríamos esse país a mercê da corrupção em proporções tão gigantescas. VIVA CANUDOS e VIVA CONSELHEIRO.
O Brasil tem histórias tristes e fascinantes, porém o povo brasileiro, muitos viram as costas para suas próprias raízes, e dão muito mais valor a histórias e acontecimentos de outros países.
Todas as vzs q assisto o documentário, três vzs Canudos, a emoção invade o meu íntimo, trazendo uma nostalgia de td q vivi com meu povo, minha infância, meu chão, meu Vaza _ Barris e meu Santo Antônio.
Como dizia Euclides da Cunha "O povo sertanejo é um povo heróico sobreviver por tudo que o clima oferece.
Sempre me interessei pela história da Guerra de canudos, pois ela foi a guerra entre dois mundos, o admirável mundo novo; presidencialista, federalista, industrializado, e que separava estado e religião. Enquanto que Conselheiro e o povo de Canudos representavam o velho jeito de governar; sob a bênção de Deus, e sob o manto da figura do Imperado Don Pedro II (Que desde criança se preparou para governar a nação, diferente de muitos presidentes que se seguiram com o titulo comprado pela oligarquia), e Abolicionista. O tempo em que se passava era a própria representação desta ilustração pois o infeliz fato se deu em 1896-1897, ou seja no fim do século XIX que marcou com isso o fim da velha maneira de governar pois muitos setores militares foram atingidos com o fim da monarquia, nossa marinha por exemplo nunca mais foi tão efetiva quanto na regência do marechal Joaquim Marques Lisboa que faleceu justamente em 1897. Ao Fim dessa guerra sangrenta e injusta, mesmo a república tendo "vencido", quem realmente conhece o que se seguiu com os soldados, o marechal de campo que comandou a 4° expedição, antônio conselheiro e os habitantes, até o próprio escritor Euclides da Cunha verá por sí mesmo que essa odisseia brasileira de Canudos não teve vencedor.
O massacre de Canudos faz parte da história do Brasil. O livro "Sertões", de Euclides da Cunha - um clássico da nossa literatura - é a melhor referência. O Estado tentou ocultar a história sob as águas e lamentavelmente as escolas não ensinam a respeito, consequentemente, o povo brasileiro continua sem conhecer a sua própria história.
O Livro Os Sertões distorce um pouco a realidade da comunidade de Belo Monte . É necessário ouvir as vozes locais , o ponto de vista dos descendentes dos sobreviventes , dos historiadores da região , visitar Canudos , adquirir lietraturas de escritores da região,para entender mais em profundidade a verdadeira realidade e os claros objetivos daquela sociedade de economia solidária . Eu visitei Canudos e adquiri uma visão mais próxima daquele povo . As informações que circulam são muito centradas na guerra e os conselheiristas são vistos como subversivos por parcela da sociedade . Não eram . Apenas queriam viver em comunidade de modo colaborativo e não competitivamente predativa, esta última caracteristica cada vez mais presente na sociedade atual , educada para competir e não colaborar . Belo Monte deixa esse exemplo de economia solidária .
Muito bom o Brasil precisa urgente resgatar sua história.
Pessoas que só queriam viver em paz tiveram um fim trágico
Essa é a "maravilhosa" república
No final deste filme na primeira vez que vi,eu enchi meus olhos de lágrimas e fiquei mudo durante uns 15 minutos....( ;- (
Precisamos reaver essa história e regatar essa verdade.
Revendo documentários as histórias e seus tempos. Em dias de quarentena nada melhor. 👏👏👏aos historiadores.
CANUDOS "Sob o fogo da lembrança ainda arde entre montes soberbos e alinhados esqueletos de guerreiros e soldados devorados pela morte fria como a tarde Era outubro no país que descobria nos escombros de casebres sertanejos que a cidade encoberta por lampejos crepitava sob as chamas da utopia Não morriam os guerreiros adormecidos no silêncio ainda verberava a ira santa era a História exumando os esquecidos Ainda sangra sob o açude majestoso sob a aurora nosso povo luta e canta na memória os algozes estão vencidos" Euclides da Cunha
o sertanejo e antes de tudo um forte Euclides da Cunha
Que riqueza esse documentário!! Obrigado por postar esse vídeo que sem dúvida é um dos melhores sobre o tema!!
Também sou um conselheirista e não tenho dúvida que se a metade do exército brasileiro não tivesse dizimado Canudos na quarta expedição, com certeza Canudos séria a capital da Bahia, pois crescia assustadoramente.
Opa amigo, vamos criar um grupo de conselheristas? Eu também sou
Vamo laaaa
Por favir me jogue no grupo
Sou Conselheirista de ❤ Sul Mato-grossense ,Descendente de Bugre Negro e Paraguayo com muito Orgulho .
Fico muito encantado pois sou da terra de Antônio conselheiro.....
Era um homem justo só queria viver em paz descansei em paz grandes guerreiros
Excelente documentário! Parabéns aos criadores!!!
Linda essa versão "acústica" de ""Canudos" de Marcos Canudos. Do álbum "Trabalho e Fé" (2015)
FICOU muito bom esse vídeo
aprendí de la Guerra de canudos a través de la novela La guerra del fin del mundo de Mario Vargas Llosa. Sería genial que doblaran este documental al español
O. Governo federal devia passar esse documentário sobre a guerra de canudos na tevê do senado para os brasileiros conhecer a sua história muitos não sabem
Lindo esse filme! Lindo!
Qhele Jemima
TOP demais
Bom dia
conheço muito bem ece luga é u lugar maravilhoso
A profecia se cumprindo
Eu vou montar uma nova canudos pra concretizar esses políticos q somos independentes. Cpncerteza hj o apoio seria bem maior
Parabéns irmão !
Eterno Canudos
EU NUNCA ME CONFORMO COM A IDÉIA DE TER Q PAGAR ATÉ A ÁGUA Q BEBEMOS , E IMPOSTOS DE TUDO Q É JEITO PRA QUITAR TODO MÊS, E SE NUM PUDER, O PAU QUEBRA NAS COSTAS- É TRISTE
Essa é a Merda da Republica criada pelas elites....para continuarem comandando
Alguém me fala o nome dessa música da intro, por favor!!! Preciso ouví-la com urgência!
ua-cam.com/video/fuNizviP-4o/v-deo.html
Vc é cearense ou baiano .?.?.?
Lugar assombrado...espiritos ainda vagab lá, julgando estarem em luta...gritos e gemidos....choros. ...é horrível, é de gelar a espinha....vão lá e verão que não falo mentira!!!!😕😯😔😔
Vc é de la amigo? Tem video sobre? Me interessei.
Nossa que espanto, moro aqui e não é tão assim.
Alguém pode me dá uma dica de como a história do filme poderia acabar?
Se as madeiras tivesse sido entregue conforme foi a compra e pagamento de Antonio Conselheiro provavelmente não tivesse ocorrido esse massacre.
O viver da comunidade primitiva simples que aceita p sistema político maligno é sempre uma ameaça por esse sistema maligno.
Melhor assistir esse documentario do que novela , isso é história e novela e nada ; o povo perde tempo vendo novela e que não leva a lugar nenhum ..
Novela e melhor
Canudos não precisava de exército, e sim de escolas assistência médica e odontológica, moradias dignas. pobres criaturas a mercê da sorte. que estupidez de prudente de Moraes e Gertulio Vargas. Viva o Nordeste viva o conselheiro.
Viva canudos, viva Antônio conselheiro, viva a monarquia, canudos não se rendeu!!!
Canudos prosperando, ninguém passando fome ali, todos se ajudando, respeitando...
Governo: prosperando sem nos pagar impostos?
Vamos lá exterminar todos
Viva canudos, viva Antônio conselheiro!!!
instrução participativa do povo.
"Ajuda do Dnocs ele foi muito útil para região"! Na minha pequena sabedoria, não consigo enxergar como benefício. Ę já vive em período de seca no Rio Grande do Norte. Quantas famílias perdeu lar, sua história, seu cantinho. Mas não desvalorizando a importância dessa 'barragem/açude". Uma história que tentam apagar, quanto custa " o desenvolvimento" no capitalismo ? #CanudosVive
canudos cresceu por causa do capitalismo
@@User-kt7kj O capitalismo dizimou Canudos por 2 vezes e hoje vemos uma terceira tentativa de Canudos de se consolidar. Canudos nunca precisou do capitalismo para subsistir, o capitalismo sempre estará pronto para destruir cada nova Canudos que se forma.
O lugar do massacre ainda existe?
Sim, hoje se encontra abaixo da água dessa represa que aparece no começo do filme, só na seca é possível ver parte das ruínas
Vc quer ir lá????É assombrada!!!!Incontáveis espiritos ainda julgam estar na luta...ouvem-se gritos e gemidos que falam a alma!!!!....slk...😯😯😯😔😔😔
Sim, e virou local para turistas, da uma olhada no cangaço na literatura, até hoje ainda existe ossos dos soldados lá.
O melhor gorveno de Jesus Cristo
Será que esse pessoal seria umas das crianças que estão no vídeo documentário "um sino dobra em Canudos"
e verdade e melhor 😃😃
Três vezes canudos
E O MAR VAI VIRAR SERTÃO e O SERTÃO VAI VIRAR MAR! E não é que VIROU? Hein, ANTONIO CONSELHEIRO?
Like like like like like
A Vulgata Republicana esmagou essa sociedade alternativa chamada Canudos....o motivo foi Impostos e perda de mão de obra pobre nas fazendas....teve ali por traz as mãos dos coronéis....e a Igreja teve ciúmes do Conselheiro.....tempestade perfeita contra Canudos.......e essa senhora aí do vídeo....dá gargalhadas toda hora porque.?
SE O SISTEMA PERCEBER Q EXISTE ALGUÉM QUERENDO CONQUISTAR A LIBERDADE, ELE VEM LOGO E QUEBRA AS PERNAS - ESTÃO ACOSTUMADO A CONDUZIR O POVO NO CABRESTO COM BRIDE
Exatamente isso
Não li todos os comentários mas para enriquecer e abençoar no mês de outubro no dia 4 é o dia de São Francisco de Assis e Canudos começou a queimar e São Francisco de Assis a chorar por suas criaturinhas do Sertão de um ser tão bom ser Sertão bom ser tão bom Francisco de Assis ser bom ser Conselheiro conselhos do bem Querer dividir o pão na hora de ceiar a Terra é de Deus o arame farpado do capeta
E porque canudos nun foi reconstituído de mesmo jeito igual nova jaguaribara
Documentário mal feito pra cacete. Alguns testemunhos sem legenda, a maioria do conteúdo só falando da década de 40 e atualidades..pouco aproveitável no conteúdo histórico da guerra.
Essa é a eficácia da nossa vergonhoso política corrupta do Brasil marcada por aí competência preihitoria que a te hoje e a mesma coisa
Por trás dessa tragédia três fatores concorreram para ela: o primeiro foi a Igreja Católica que Antônio Conselheiro não aceitou. Ela fez a intriga do reduto ao governo central; o segundo fator foi a pregação do Conselheiro defendendo a monarquia e afirmando que a democracia era governo do demo; assim sendo foram dizer junto ao governo central que o objetivo do reduto era uma revolução para restaurar a monarquia; terceiro fator foi quando o Conselheiro mandou fazer umas portas, pagou e não recebeu as portas; reclamou numa boa, como não recebeu as portas e nem o dinheiro atacou a cidade e praticou atrocidades no local.
Pelo que sei da história, ele não comprou portas, mas sim madeira para a construção de uma nova igreja. E que ele não atacou a cidade, ele apenas planejava ir com alguns homens para buscar a todo custo a sua madeira, que inclusive já estava paga mas que não queriam entregar. Daí se aproveitaram e escreveram uma carta ao governador dizendo que ele planejava invadir a cidade praticando estas atrocidades. Assim encontraram o apoio do governo que enviou as tropas do exército. Ele só queria trabalho, comida e bem estar para todos. O Brasil precisa de pessoas que pensassem assim.
Ei Rainara kkkkkk
Eu não gostei e não assisti até o fim. Tenho opinião diferente daquela dos criadores do documentário.
Dario ,cara, vc teve esse trabalho todo só pra escrever essa "frase" incompleta...( vai assistir sessão da tarde)
Rt//
Qual a sua opinião seu Dário? Contrária em que sentido?