Freud e a psicanálise: linguagem como método, ato falho, chistes, id, ego, superego, psique

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 вер 2024
  • O objetivo deste vídeo é mergulhar nas profundezas da mente humana para melhor entender o que é a linguagem. Muita gente tentou fazer isso ao longo da história, mas ninguém foi tão fundo como Sigmund Freud. O que vamos fazer hoje, neste vídeo, é mostrar o que ele encontrou lá no fundo da mente, olhando da perspectiva da linguagem.
    Freud é uma das personalidades mais conhecidas do mundo desde a primeira metade do século vinte, dentro e fora do mundo da ciência. Na ciência é considerado o pai da psicanálise, mas vamos visitá-lo, olhando para a linguagem.
    Vamos conferir como ele pode contribuir para a nossa área. Já sabemos que a linguagem foi a principal ferramenta que ele usou para fazer aquele mergulho profundo que vai do consciente até o inconsciente.
    Já sabemos também que ele usou a linguagem não só como ferramenta de pesquisa, mas também como objeto de estudo. Como ferramenta, usou a linguagem para acessar os pensamentos inconscientes, aqueles que estão abaixo do nível da consciência.
    Freud, ao buscar os impulsos inconscientes para explicar o comportamento humano, deu uma contribuição inquestionável não só para a Linguística, mas também para a Literatura e principalmente para a Linguística Aplicada.
    Embora Freud não seja a base principal da Linguística Aplicada, suas teorias sobre o inconsciente têm contribuído bastante para os estudos da produção e compreensão da linguagem, aquisição da segunda língua, e principalmente para a análise de discurso.
    LINK DO CANAL:
    Para mais vídeos, acesse meu canal: / @epifanias-em-la
    Palavras-chave: Vilson Leffa, projeto ELA, aula, Freud, atos falhos, chistes, id, superego, ego, pulsão, pulsão de vida, Eros, libido, pansexualismo, pulsão de morte, Tânatos, mente, psique, Adaptação, Sublimação, Negação, recalque, método, ensino, pedagogia, língua, linguística, ensino de línguas, abordagem, o que é ensino de línguas, o que é pós-método, abordagem pós-método, método ou abordagem, método da gramática e tradução, método direto, método da leitura, abordagem comunicativa, método audiolingual, abordagem comunicativa, instrumental, método silencioso, resposta física total, abordagem lexical, abordagem natural, aprendizagem baseada em tarefas, sala de aula, autonomia, melhor método, professor transgressor, teorias de aprendizagem, macroestratégias, contexto, interação, consciência linguística, heurística intuitiva, input linguístico, habilidades linguísticas, relevância social, consciência cultural, emancipação, emancipado, indução, dedução.

КОМЕНТАРІ • 7

  • @Gilberto_Branham
    @Gilberto_Branham 2 місяці тому +1

    Amando esse canal. Tenho interesse em cursar linguística para entender melhor como cada indivíduo usa a palavra para se fazer entender.

    • @leffav
      @leffav 2 місяці тому +1

      Não é fácil fazer se entender, mas temos que tentar.

  • @tchernobalde8106
    @tchernobalde8106 4 місяці тому

    Obrigado

  • @eduSombeR
    @eduSombeR 3 місяці тому +1

    Professor, seria interessante outro vídeo, mas seguindo pela linha de J. Lacan.
    Ele usou muito da linguística.

    • @Epifanias-em-LA
      @Epifanias-em-LA  3 місяці тому +3

      Bem lembrado, Edu. Lacan vai ser, para mim, um desafio. Mas vamos lá. Qualquer hora, sai.

    • @mariany.goncalves
      @mariany.goncalves Місяць тому

      ​@@Epifanias-em-LAaguardando ansiosa, professor! ❤