Projeto do Livro: Casa do Vovô Feliz

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 жов 2024
  • Essa é uma história diferente. Uma história que não, inicialmente, pertence a mim, mas que se fez brilhar ardente em minha alma e...acabou, por algo muito maior que o destino, se encaixando em mim.
    Aprecio aqueles que, no mistério e silêncio da calmaria que vem do coração, armazenam suas descobertas sublimes dentro de si. Eu nunca fui assim, sempre fui de me apaixonar fácil pelas entrelinhas e, assim, almejar que o mundo pudesse conhecê-las e amá-las, incondicionalmente, junto a mim.
    Eu vim, de fabricação, com essa necessidade de apontar para as pessoas ao meu redor que há sim beleza entre a gente, que há - muita - beleza entre a gente. Aprendi que essa sou eu, e tudo bem também, porque no fim, isso me trouxe almas lindas que partilham do mesmo anseio. Todas elas, meu querido leitor, sabem quem são porque, provavelmente, foi recíproco, e, sem exceção, são parte de quem eu sou.
    Com esse lugar não poderia ser diferente. O seu Jorge (fundador da Casa junto à sua amada dona Teresa) me escreveu uma vez em uma carta muito especial que estava com um pouquinho de medo sobre como seria a minha entrada lá. Uma jovem de 14 anos? Ingressar em um ambiente tão diferente, com pessoas de experiências, faixa etária e "realidades" completamente diferentes? Como me receberiam? Como eu as receberia?
    E eu também me questionei isso. No primeiro dia senti minhas mãos suarem e um questionamento me paralisava: "O que elas acharão de mim?" "Como será?" "Eu poderei ajudá-las como elas devem ser ajudadas?".
    Aaahhh Giovana do passado, e se eu te contar que já faz mais de um ano que você é sim parte do projeto mais lindo que já pôde cogitar em participar? E se eu te contar que o que elas querem é, apenas, amor e escuta? Que você nunca mais irá duvidar do potencial que mora no carinho? Que você será preenchida?
    Seu Jorge disse que se surpreende em como estava enganado...é Seu Jorge...eu também.
    Na verdade, acho que ambos sabíamos que seria mágico, mas nos faltava uma pitada da coragem que tudo que vem do bem tem consigo. Acho que somos muito parecidos em muitos aspectos, assim como me enxergo em cada um que se doa a esse projeto. Não há como estar aí e ser menos que amor. Quando estamos juntos, idade torna-se valor pequeno e pouco simbólico, a partilha é sempre gostosa, simbólica e construtiva.
    O que é a Casa do Vovô Feliz? Eu poderia explicar, com o maior prazer, mas há um ano tenho feito tanto isso que quero dar voz a quem pôde estar lá por meio dessa nova experiência magnífica que experimentamos e que uniu gerações de maneira surpreendente.
    Então para você, pessoa que ainda não alcançou os 60+ e que teve a oportunidade de estar lá, responda para quem ainda não teve nos comentários abaixo: "o que é a Casa do Vovô Feliz"?
    Enquanto vocês escrevem, vou escrever sobre vocês e a decisão linda que tiveram de ingressar comigo nessa.
    Então, depois de iniciar a minha singela e prazerosa doação de duas horinhas semanais toda tarde de segunda ao lado dos corações mais excepcionais, dona Teresa me compartilhou uma vontade antiga de escrever um livro com as histórias de vida de cada uma das senhoras do vovô feliz (aproximadamente 60) entrelaçadas com a história delas com essa instituição que as proporciona um novo olhar. Como eu já havia falado das minhas segundas perfeitas e transformadoras para todos que por mim passavam e já tinha levado alguns amigos para conhecerem, a Dona Teresa propôs fazermos isso com jovens.
    Sinto, muitas vezes, que os jovens são mantidos a parte das coisas porque todo adulto já foi jovem e tem leve receio de suas antigas versões. Eles, ou até mesmo você, querido leitor, sabe que essa fase é um tanto quanto confusa. E é de fato confusa, mas é muito rica também. Há sim perdas drásticas nos jovens de hoje, mas esses jovens estão sendo guiados por alguém, não estão? Existem potenciais lindos sendo descobertos nessa fase da vida e eles precisam ganhar espaço (HUMANIZE o jovem da sua casa, dialogue, o faça ler, ser, ouvir, falar, produzir).
    A dona Teresa abraçou esse potencial e a necessidade de "mão de obra" com força de vontade de escuta e, assim, iniciou-se o projeto do livro.
    Foi lindo. Apenas, mágico. Choros, risadas, muita troca, muitos beijos, muita gratidão. Só ouvi amor de quem escutou e de quem foi escutado.
    Ainda estamos no processo de construção do livro, mas já quero deixar MAIS UM grande agradecimento a cada um que sorriu para o meu convite (e à dona Teresa por confiá-lo a mim).
    Obrigada professora Pamela, por ir a frente de tudo, AGARRAR e amar o projeto. Por ser professora, amiga, parceira e empatia em pessoa.
    Obrigada dona Teresa, seu Jorge, Roseli e Danilo. (Fantásticos, gigantes, perfeitos, exemplos, amor).
    (Continua nos comentários)

КОМЕНТАРІ • 4

  • @giovanahengles
    @giovanahengles  10 днів тому +1

    (O início desse texto está na descrição)
    😊
    Obrigada Fran e dona Fátima. (BASES da Casa)
    Obrigada à todas as minhas avós (22 no total) do Vovô Feliz, que me adotaram desde o primeiro dia com lágrimas para assinar o papel da união (e que me dão bronca quando eu falto; abrem largos sorrisos e se emocionam quando me veem na rua; e me dão beijos molhadinhos e um "vai com Deus" depois do chá da Fátima toda segunda).
    Um agradecimento especial aos meus queridos amigos, jovens fantásticos, que sentaram e as escutaram. O futuro do mundo depende de corações palpitantes como os teus, e será brilhante siiiim!
    Obrigada Jesus por zelar por nós e nos fazer instrumento do Teu amor (Te vi em tudo).
    Obrigada, obrigada, obrigada.
    Que a gente leve o poder da cura a partir do amor para uma parte linda desse mundo que - merece - conhecê-la. Existe uma Giovana antes e uma Giovana depois de aceitar o chamado de ser voluntária de almas.
    NADA feito com amor é algo pequeno. Acredite.

    • @CasaVovoFeliz
      @CasaVovoFeliz 10 днів тому

      Nossa senhora, difícil de colocar em palavras o que estou sentindo agora... Muita emoção e feliz por tudo o que vocês vivenciaram na Casa do Vovô Feliz, todo nós amamos de todo o coração! Depois de todo esse AMOR espargido nessas lindas palavras da Gi, só tenho que agradecer a todos os estudantes que escolheram participar, à professora Pâmela por ter abraçado esse projeto maravilhosamente e ao Colégio 8 de Maio pelo suporte. Foi uma experiência incrível para todos, com certeza, e que acrescente algo mais na vida de cada um, que todos possamos ser melhores. Muito obrigada de todo o coração e alma! Mil beijos.

  • @giolazarin
    @giolazarin 5 днів тому

    Lindo demais fazer parte desse projeto! Agradeço pela oportunidade ;)

  • @isabelfranklin6647
    @isabelfranklin6647 10 днів тому

    Transformador, lindo e emocionante! Deveria acontecer todos os anos, todos devem ter a chance de experienciar algo tão único, o encontro de gerações 🤍